PT1961336E - Assento de mesa com parte de assento rotativa - Google Patents

Assento de mesa com parte de assento rotativa Download PDF

Info

Publication number
PT1961336E
PT1961336E PT08100895T PT08100895T PT1961336E PT 1961336 E PT1961336 E PT 1961336E PT 08100895 T PT08100895 T PT 08100895T PT 08100895 T PT08100895 T PT 08100895T PT 1961336 E PT1961336 E PT 1961336E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
seat
frame
child
arm
supporting
Prior art date
Application number
PT08100895T
Other languages
English (en)
Inventor
Lorenzo Anselmi
Luciano Pedretti
Original Assignee
Artsana Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Artsana Spa filed Critical Artsana Spa
Publication of PT1961336E publication Critical patent/PT1961336E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47DFURNITURE SPECIALLY ADAPTED FOR CHILDREN
    • A47D1/00Children's chairs
    • A47D1/10Children's chairs capable of being suspended from, or attached to, tables or other articles
    • A47D1/106Children's chairs capable of being suspended from, or attached to, tables or other articles attachable to tables

Landscapes

  • Seats For Vehicles (AREA)
  • Passenger Equipment (AREA)
  • Chair Legs, Seat Parts, And Backrests (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "ASSENTO DE MESA COM PARTE DE ASSENTO ROTATIVA" A presente invenção refere-se a um assento de mesa para criança.
Sabe-se que um assento de mesa compreende uma armação dobrável apta a ser fixa à mesa e suportando um receptáculo ou parte de assento, pelo menos parcialmente, dobrável para acomodar uma criança. A armação compreende partes laterais que lhe permite ser fixa num tampo de mesa, apresentando cada uma das referidas partes um par de braços sobrepostos: um primeiro braço é posicionado por cima do referido tampo (plano) de mesa, enquanto o segundo braço é posicionado por baixo do tampo de mesa e compreende meios para prender, de modo amovível, a parte de assento à mesa. 0 documento EP1317896 descreve um assento desse tipo; neste último, cada parte de armação lateral apresenta um braço inferior definido por uma estrutura tubular e dotado com uma parte intermédia móvel para estabelecer contacto, de modo amovível, com o lado inferior do referido tampo de mesa. 0 referido segundo braço do assento descrito na patente Europeia anterior é dobrado na direcção do tampo de mesa e coopera com este para prender firmemente o assento à mesa.
Em assentos de mesa conhecidos, o local de acomodação ou parte de assento da criança está fixo na armação. Este facto impede que a criança assuma diferentes posições axiais em relação à mesa. Neste sentido, se a criança precisar de ser rodada numa direcção lateral relativamente ao tampo de mesa, 1 isso nao pode ser feito com as configurações conhecidas, nas quais a criança está sempre virada de frente para a mesa. 0 documento US 5451093 divulga um assento para crianças compreendendo uma unidade de base com pernas dobráveis e um suporte de assento anelar compreendendo um tampo de mesa e ao qual uma unidade de suporte de criança dobrável está ligado.
Esta última tem uma orla circular que é suportada, de modo amovível, na sua borda externa, numa borda circunferencial interna do suporte de assento. A unidade de suporte de criança pode rodar livremente em relação ao suporte de assento de modo a permitir que o bebé seja disposto em diferentes posições espaciais relativamente à unidade de base. O suporte de assento pode rodar em torno de um eixo central perpendicular a um plano geométrico do tampo de mesa citado acima.
Um objectivo da presente invenção é, por conseguinte, proporcionar um assento de mesa com o qual a posição espacial da criança possa ser modificada em relação ao tampo plano de mesa, para que a criança possa ser virada numa direcção que a afaste do tampo de mesa.
Outro objectivo é proporcionar um assento de mesa do tipo supracitado que permita que a criança seja orientada, com posições estáveis, em relação ao tampo de mesa. 2
Um outro objectivo é proporcionar um assento de mesa do tipo supracitado que seja simples de construir e utilizar.
Estes e outros objectivos que serão evidentes para os especialistas na técnica são conseguidos com um assento de mesa de acordo com as reivindicações anexas. A presente invenção irá ser evidente a partir dos desenhos anexos que são proporcionados a título de exemplo não limitativo e nos quais: A Figura 1 é uma vista em perspectiva de um assento de mesa da presente invenção mostrado numa posição de utilização particular; A Figura 2 é uma vista lateral do assento da Figura 1 com determinadas partes em corte, para uma maior visibilidade, mas numa posição de utilização diferente; A Figura 3 é uma vista do assento da Figura 2, visto de cima;
As Figuras 4 e 5 são vistas em perspectiva explodidas do assento da Figura 2, visto segundo dois ângulos diferentes.
No que se refere às referidas figuras, um assento de mesa é indicado, genericamente, por 1 e compreende uma armação IA dobrável e um invólucro ou local de acomodação ou parte 2 de assento, também, pelo menos parcialmente, dobrável, apto a suportar uma criança. A armação 1 compreende partes 3 laterais que permitem a fixação do assento a um tampo 5 de uma mesa 6, 3 apresentando o referido tampo uma superfície 7 superior e uma superfície 8 inferior.
Cada parte lateral compreende um primeiro braço 10 superior e um segundo braço 11 inferior, possuindo o primeiro, um batente 12 com uma superfície 12A inferior antideslizante, posicionado na superfície 7 do referido tampo 5, sendo o segundo 11 posicionado na respectiva superfície 8. Ambos os braços têm uma estrutura tubular. O segundo braço 11 apresenta uma extremidade 16 livre e suporta, pelo menos, uma parte 17 intermédia; uma parte 18 de extremidade, funcionalmente semelhante ou idêntica à parte 17, está associada, no exemplo, à extremidade 16 livre do referido braço 11.
As partes 17 e 18 compreendem partes 17A e 18A de extremidade de um material de elevado coeficiente de atrito para estabelecer contacto com a superfície 8 do tampo 5, para impedir qualquer deslizamento recíproco. No entanto, como alternativa, a parte 18 poderia ser substituída por uma parte arqueada finalizada por um elemento de elevado coeficiente de atrito para estabelecer contacto com a superfície 8 do tampo 5 da mesa 6.
Como já descrito no documento EP1317896, a parte 17 intermédia do segundo braço 11 de cada parte 3 lateral compreende um elemento 20 tubular que pode deslizar no interior de uma parte 21 fixa rígida com o braço 1. Cada elemento 20 pode ser deslocado ao longo do seu eixo K longitudinal no interior da parte 21 fixa. O interior do elemento tubular pode ser formado como descrito no documento EP1317896. O elemento 20 tubular compreende, na sua superfície 25 externa, uma parte 26 dentada com dentes tendo, em corte 4 longitudinal, uma forma de trapézio rectangular (ou triângulo rectangular, não mostrado). Consequentemente, cada dente apresenta um lado disposto de modo perpendicular à referida superfície 25 (para aí definir um entalhe inferior) e um lado oposto inclinado. Esta parte 26 dentada coopera com um elemento 29 de bloqueio (ou alavanca ou peça de gatilho) associado com a parte 21 fixa e preparado para bloquear o movimento do elemento 20 ao longo do eixo K.
Mais particularmente, a parte 21 fixa compreende uma peça 30, contendo o elemento 29 de bloqueio, fixa à estrutura tubular de cada braço 11 inferior. Esta parte 21 fixa, o elemento 29 de bloqueio (na forma de uma alavanca ou parte de gatilho) e o recipiente 30 também podem ser formados como descrito no documento EP1317896, ao qual se deve recorrer para uma descrição mais pormenorizada.
No exemplo, a parte 18 é idêntica à parte 17 descrita anteriormente; consequentemente, elementos ou componentes correspondendo aos desta última são indicados pelos mesmos algarismos de referência.
Quando o assento é posicionado no tampo 5 da mesa 6, cada parte 17 e 18 do segundo braço 11 de cada parte 3 lateral fica situada por baixo deste tampo. Para fixar o assento ao tampo, esta parte é empurrada na direcção da superfície 8 do tampo 5 para obter um movimento livre da parte em relação ao braço 11 correspondente. Este movimento na direcção do tampo 5 é livre. O movimento é efectuado até que cada parte 17 e 18 entre em contacto com o tampo. A posição atingida é estável na medida em que a parte 26 dentada de cada elemento 20 tubular é bloqueada, na posição 5 atingida no interior da parte 21 fixa, pelo elemento 29 de bloqueio.
Para remover o assento, este elemento de bloqueio ou gatilho 29 é, em primeiro lugar, premido. 0 elemento 20 tubular é separado do tampo 5 e conduzido até à posição das Figuras 1 e 2. A armação IA compreende uma parte 50 que suporta o invólucro 2 (ou local de acomodação ou parte de assento) para suportar uma criança. De acordo com a invenção, este invólucro ou local de acomodação ou parte 2 de assento pode rodar em torno de um eixo W central perpendicular ao plano geométrico no qual a superfície 7 da mesa 6 se situa; isto permite que a criança seja orientada na direcção desta superfície 7 ou seja, posteriormente, rodada noutras direcções. Além disso, de um modo vantajoso e, de um modo preferido, a parte de assento ou invólucro ou local 2 de acomodação pode ser bloqueada/o numa pluralidade de posições angularmente diferentes em relação à parte 50 da armação IA.
Mais particularmente, o invólucro ou parte 2 de assento compreende uma estrutura 55 rígida (fixa à parte 50 da armação IA) e uma estrutura 54 flexível, geralmente em tecido ou semelhante, associada à estrutura 55 rígida e na qual a criança é posicionada. A estrutura flexível é mostrada a tracejado nas Figuras 1 e 2. A estrutura 55 rígida compreende uma parte 56 anelar dotada com uma borda 57 elevada que funciona como um apoio para as 6 costas do assento 2. A parte 56 anelar também compreende uma reentrância 58 externa periférica (em forma de C) para receber a parte 50 da armação IA. Esta parte compreende um primeiro elemento 50A tubular no qual as partes 3 laterais da armação são acopladas, de modo amovível, e um segundo elemento 50B em forma de U (que pode ser formado pela ligação de uma pluralidade de componentes rectilíneos e curvos). Estes elementos cooperam directamente com a reentrância 58 externa periférica da referida parte 56 anelar e são recebidos nesta última (o elemento 50A apenas parcialmente por meio de uma sua parte 50K de borda). A parte 56 anelar pode ser bloqueada numa pluralidade de posições relativas afastadas angularmente (por exemplo, em 90°) em torno da parte 50 da armação IA ou em torno dos seus elementos 50A e 50B. Com esta finalidade, orifícios 63A, 63B, 63C e 63D afastados são proporcionados nos referidos elementos ao longo de uma circunferência para receber um pino 64 rígido com um elemento 65 de accionamento para rodar o assento 2 em torno da parte 50 da armação IA.
Especificamente, o referido elemento 65 de accionamento está associado com uma sede 66 proporcionada na parte 56 anelar do assento 2, de um modo preferido, na borda 57 elevada da referida parte. O elemento 65 de accionamento compreende uma sede 70 para uma mola 71 de compressão, sendo a referida sede definida por paredes 72 e 73 periféricas laterais, uma parede 74 inferior e uma parede 75 superior. Esta última está aberta em 76 para receber uma saliência 78 de projecção no topo 79 da sede 66 da parte 56. As paredes 72 e 73 laterais da referida sede 70 estão preparadas para cooperar com ressaltos 80 guias que sobressaem desde uma base 81 da sede 66 na qual a parede 74 7 inferior da sede 70 e, de um modo geral, o elemento 65, são suportados quando em repouso.
Na base 81 da sede 66, proporciona-se um orifício 83 para receber, através do mesmo, o referido pino 64, sendo o referido pino fixo no elemento 65 de accionamento. Por fim, este último apresenta uma reentrância 87 de superfície que funciona como uma pega manual para deslocar o elemento 65 no interior da sede 66 da parte 56 anelar, sendo este movimento necessário para libertar a parte 2 de assento e permitir a sua rotação em torno do eixo W.
Assumir-se-á, agora, que o assento 1 contém o invólucro ou parte 2 de assento na posição da Figura 2 ou Figura 3. Para o/a rodar (seta P da Figura 1) para a posição mostrada na Figura 1, um utilizador agarra o elemento 65 de accionamento pela pega manual ou reentrância 87 e desloca-o no interior da sede 66 da parte 56 anelar na direcção do topo 89 da referida sede. Durante este movimento, o elemento 65 é contrariado pela acção da saliência 78 contra a mola 71 de compressão.
Pelo referido movimento, o pino 64 é extraído do orifício 63A. Ao rodar, em simultâneo, a parte 2 de assento sobre a parte 50 da armação IA e libertar o elemento 65 de accionamento, o pino 64, essencialmente impelido pela mola 71, fica, finalmente assente no segundo elemento 50B tubular da parte 50 da armação, para permitir a continuação da rotação até que o referido pino 64 atinja o orifício 63B no qual, de novo impelido pela mola 71, é forçado a penetrar. A rotação da parte 2 de assento é, portanto, interrompida e a criança aí sentada olha, agora, numa direcção perpendicular ao plano 5 da mesa 8. A construção e utilização do assento da invenção sao simples e oferecem uma versatilidade de utilização considerável.
Descreveu-se uma forma de realização preferida da invenção. Outras, no entanto, são possíveis, tal como aquela em que a parte 50 tem uma forma diferente ou que compreende uma parte anelar com um simples rebordo na sua borda (sem reentrância em forma de C) e assente na referida parte 50. Também se deve considerar que estas diferentes formas de realização são abrangidas pelo âmbito da presente invenção.
Lisboa, 20 de Abril de 2010 9

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Assento de mesa compreendendo uma armação (IA) dobrável que suporta um local de acomodação ou parte (2) de assento, pelo menos parcialmente, dobrável para receber e suportar uma criança, compreendendo a referida armação (IA) partes (3) laterais opostas que permitem que o assento (1) seja fixo, de modo amovível, a um tampo (5) da mesa (6), compreendendo cada parte (3) um primeiro braço (10) superior e um segundo braço (11) inferior, sobrepostos, compreendendo o segundo braço (11), pelo menos, uma parte (17) intermédia móvel preparada para cooperar, inferiormente (em 8), com o tampo (5) da mesa (6) e, pelo menos, uma parte (16) de extremidade, estando o local (2) de acomodação de criança associado a uma parte (50) de suporte fixa nas referidas partes (3) laterais, compreendendo o local de acomodação ou parte (2) de assento de criança uma estrutura (55) associada, de modo rotativo, com a referida parte (50) de suporte e permitindo que a criança seja posicionada com diferentes posições espaciais em relação à mesa (6), podendo a referida estrutura (55) rodar em torno de um eixo (W) central perpendicular a um plano geométrico paralelo ao referido tampo (5) de mesa, caracterizado por compreender meios de bloqueio da parte (2) de assento em posições angulares particulares sobre a parte de suporte da armação (IA) de assento.
  2. 2. Assento, como reivindicado na reivindicação 1, caracterizado por os referidos meios de bloqueio serem, pelo menos, um pino (64) para cooperar com orifícios (63A, 1 63Β, 63C, 63D) distribuídos ao longo da parte (50) de suporte da armação (IA) de assento. Assento, como reivindicado na reivindicação 2, caracterizado por o pino estar associado com um elemento (65) de accionamento que pode ser deslocado contra uma mola (71) no interior de uma sede (66) proporcionada na parte (56) anular. Assento, como reivindicado na reivindicação 2, caracterizado por os orifícios (63A, 63B, 63C, 63D) estarem afastados por ângulos predefinidos, de um modo preferido, afastados 90°. Assento, como reivindicado na reivindicação 1, caracterizado por a parte (50) de suporte da armação (IA) compreender um primeiro elemento (50A) tubular ao qual as partes laterais opostas da referida armação estão associadas e um segundo elemento (50B) substancialmente em forma de U. Assento, como reivindicado na reivindicação 1, caracterizado por a parte (17) intermédia móvel do segundo braço (11) compreender um elemento (20) tubular oco que se pode deslocar ao longo do seu eixo (K) longitudinal em relação ao referido braço (11), podendo o referido braço (11) deslizar no interior de uma parte (21) fixa no referido braço (11). Assento, como reivindicado na reivindicação 1, caracterizado por uma parte (18) móvel idêntica à parte (17) intermédia móvel estar associada com a parte (16) de extremidade de cada braço (11) inferior.
  3. 8. Assento, como reivindicado na reivindicação 1, caracterizado por a estrutura (55) rotativa compreender uma parte (56) rigida associada, de modo rotativo, com a parte (50) de suporte da armação (IA) de assento numa estrutura (54) flexível no interior da qual se posiciona a criança, estando a referida estrutura associada com a parte (56) rígida, tendo esta última uma forma anelar.
  4. 9. Assento, como reivindicado na reivindicação 8, caracterizado por a parte (56) anelar rígida compreender, pelo menos, uma borda (58) periférica de projecção assente na parte (50) de suporte da armação (IA) de assento.
  5. 10. Assento, como reivindicado na reivindicação 8, caracterizado por a parte (56) anelar rígida compreender uma reentrância (58) periférica externa com uma secção em C preparada para receber, por deslizamento relativo, a parte (50) de suporte da armação (IA) de assento. Lisboa, 20 de Abril de 2010 3
PT08100895T 2007-02-23 2008-01-24 Assento de mesa com parte de assento rotativa PT1961336E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000348A ITMI20070348A1 (it) 2007-02-23 2007-02-23 Seggiolino da tavolo con seduta rotante

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1961336E true PT1961336E (pt) 2010-04-28

Family

ID=39327165

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08100895T PT1961336E (pt) 2007-02-23 2008-01-24 Assento de mesa com parte de assento rotativa

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7651161B2 (pt)
EP (1) EP1961336B1 (pt)
AT (1) ATE459269T1 (pt)
DE (1) DE602008000728D1 (pt)
ES (1) ES2340102T3 (pt)
IT (1) ITMI20070348A1 (pt)
PT (1) PT1961336E (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7591506B2 (en) * 2007-05-30 2009-09-22 Regale International, Llc Child booster seat tuckable under the table
US7621592B1 (en) * 2008-04-30 2009-11-24 Regalo International, Llc Rocker and hook on high chair apparatus
US8235400B2 (en) * 2008-07-10 2012-08-07 Shaun Gibson Multi-use child seating apparatus
CN201767546U (zh) * 2010-07-29 2011-03-23 中山市隆成日用制品有限公司 具有迫紧显示机构的桌边餐椅
US9161618B2 (en) * 2011-02-23 2015-10-20 Bambinos!, Llc Tray device with docking station
CN103423187A (zh) * 2012-05-25 2013-12-04 鸿富锦精密工业(武汉)有限公司 风扇转速控制系统
US9039080B2 (en) 2012-06-04 2015-05-26 Nathan Guffey Sliding child seat
US10378262B2 (en) 2014-10-23 2019-08-13 Leon Yulkowski Door operator and clutch
CN205548135U (zh) 2016-03-30 2016-09-07 蔚冠五金制品深圳有限公司 桌边椅
CN106388419B (zh) * 2016-11-18 2023-09-08 东莞硕仕儿童用品有限公司 一种桌边椅
US10321769B2 (en) * 2016-11-29 2019-06-18 Artsana Usa, Inc. Clip-on child booster seat
US10786073B1 (en) * 2019-05-22 2020-09-29 Anthony Dillard Table attachable tray assembly
US11382437B2 (en) 2020-10-16 2022-07-12 Artsana Usa, Inc. Rotatable clip-on table seat

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3126226A (en) * 1964-03-24 johnson
US2812012A (en) * 1954-09-22 1957-11-05 George B Hansburg Combined chair and table unit for infants
US5451093A (en) 1994-03-11 1995-09-19 Item New Product Development, Inc. Spring-mounted infant seat
ITMI20010635U1 (it) 2001-12-05 2003-06-05 Artsana Spa Seggiolino da tavolo di semplice e sicuro posizionamento

Also Published As

Publication number Publication date
US7651161B2 (en) 2010-01-26
DE602008000728D1 (de) 2010-04-15
ITMI20070348A1 (it) 2008-08-24
US20080203780A1 (en) 2008-08-28
EP1961336A1 (en) 2008-08-27
ATE459269T1 (de) 2010-03-15
ES2340102T3 (es) 2010-05-28
EP1961336B1 (en) 2010-03-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1961336E (pt) Assento de mesa com parte de assento rotativa
CN108791451B (zh) 儿童推车装置
US5562548A (en) Convertible child swing
CA2675470C (en) Infant swing seat
JP5113167B2 (ja) バウンサー
ES2946410T3 (es) Aparato de cochecito de niño
US8469832B2 (en) Swing apparatus with detachable infant holding device
JP5705874B2 (ja) チャイルドシートの固定装置、およびチャイルドシート
US20070216201A1 (en) Seating device with a foldable table
AU2009238269B2 (en) Infant swing seat
JP2011255884A (ja) 複数の使用形態を有する幼児搬送装置及びその操作方法
CN202147605U (zh) 安全座椅装置
JP4651964B2 (ja) 幼児用椅子
JP2010012900A (ja) チャイルドシートおよびサポートレッグ
PT1477356E (pt) Cadeira de criança para veículo
JP7389993B2 (ja) チャイルドシート
JPH1085285A (ja) サイドテーブル
JP2006247077A (ja) 電気掃除機
JP4045088B2 (ja) 乳幼児用折り畳みシート
KR102384886B1 (ko) 회전 가능한 관절장치 및 이를 구비한 휠체어
KR20190089108A (ko) 휴대용 접이식 머그컵
CN211748346U (zh) 旋转定位组件和儿童高餐椅
ES2884118T3 (es) Mecanismo de liberación de soporte para las piernas y silla de ruedas que comprende el mismo
JPS6127308Y2 (pt)
JP3007586U (ja) ドリンクホルダー