PT1935464E - Escorrega aquático - Google Patents

Escorrega aquático Download PDF

Info

Publication number
PT1935464E
PT1935464E PT07020954T PT07020954T PT1935464E PT 1935464 E PT1935464 E PT 1935464E PT 07020954 T PT07020954 T PT 07020954T PT 07020954 T PT07020954 T PT 07020954T PT 1935464 E PT1935464 E PT 1935464E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
section
slide
handle section
water
slide according
Prior art date
Application number
PT07020954T
Other languages
English (en)
Inventor
Rainer Braun
Manfred Schmudermayer
Original Assignee
Aquarena Freizeitanlagen Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Aquarena Freizeitanlagen Gmbh filed Critical Aquarena Freizeitanlagen Gmbh
Publication of PT1935464E publication Critical patent/PT1935464E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63GMERRY-GO-ROUNDS; SWINGS; ROCKING-HORSES; CHUTES; SWITCHBACKS; SIMILAR DEVICES FOR PUBLIC AMUSEMENT
    • A63G21/00Chutes; Helter-skelters
    • A63G21/18Water-chutes

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Percussion Or Vibration Massage (AREA)
  • Hydraulic Turbines (AREA)
  • Chutes (AREA)
  • Domestic Plumbing Installations (AREA)
  • Structure Of Emergency Protection For Nuclear Reactors (AREA)
  • Casting Support Devices, Ladles, And Melt Control Thereby (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Manufacture, Treatment Of Glass Fibers (AREA)
  • Feeding And Watering For Cattle Raising And Animal Husbandry (AREA)
  • On-Site Construction Work That Accompanies The Preparation And Application Of Concrete (AREA)

Description

ΕΡ 1 935 464/ΡΤ
DESCRIÇÃO "Escorrega aquático" A invenção refere-se a um escorrega aquático com uma pista de escorrega que desemboca numa saida, que compreende uma secção de entrada e uma secção de saida que desemboca na saida. São cada vez maiores as exigências impostas às atracções nas instalações de lazer. Assim, por exemplo, nos parques aquáticos ou parques de aventuras são propostos escorregas aquáticos, os quais são configurados como escorregas de buraco negro ("Black-Hole"), como escorregas de pista larga bem como escorregas aquáticos de alta velocidade. Além disso já foi desenvolvido um escorrega aquático com um trampolim, e conhecido a partir de DE 201 20 561 Ul. É conhecido a partir de US 2004/0198520 Al um escorrega aquático, o qual é formado por duas secções de pistas que se prolongam em linha recta, estando estas associadas uma à outra em ângulo agudo e que desembocam uma na outra num ponto comum. Partindo de uma secção de entrada o fim do primeiro percurso de pista rectilineo conduz ao inicio do segundo percurso de pista rectilineo, o qual no seu termo converte-se numa secção de saida. Neste escorrega aquático o percurso da pista é configurado como um tipo de escorrega em ziguezague. Depois do utilizador ter deixada a secção de entrada, segue-se um movimento de escorrega orientado no sentido ascendente para cima. Na zona de transição do primeiro para o segundo percurso da pista, a velocidade de deslizamento é reduzida para zero, de modo que a pessoa em deslizamento é mudada, numa nova fase de aceleração, para a direcção oposta de deslizamento. Não é proporcionado um trajecto de escorrega configurado como uma alça circular ("looping").
Além disso, foi descrito um escorrega aquático, o qual apresenta uma secção de entrada muito comprida e íngreme, a qual se converte numa secção de alça, em que o ponto de partida da alça e o fim da alça se situam directamente contíguos e orientam a secção de alça no sentido vertical. Um escorrega configurado com alças circulares ("loopings") deste 2 ΕΡ 1 935 464/ΡΤ género apresenta a desvantagem das acelerações que ocorrem serem demasiado elevadas e os utilizadores sofrerem lesões na zona da nuca e na zona vertebral, bem como também experimentarem por breves momentos consideráveis perturbações do equilíbrio após a utilização do escorrega configurado com uma alça de "looping". A configuração de uma secção de alça como "looping" sem as desvantagens anteriormente mencionadas poderiam no entanto aumentar consideravelmente o carácter de aventura. 0 invento tem portanto por objecto desenvolver um escorrega aquático com um trajecto de escorrega que desemboca numa saída, o qual compreende um trajecto de alças, que proporciona um escorregar de cabeça para baixo e em que os esforços sobre o corpo humano se situam abaixo da força de aceleração máxima admissível de uma norma elaborada para escorregas aquáticos.
Este objecto é alcançado, de acordo com o invento, através das características da reivindicação 1. Outros aperfeiçoamentos e desenvolvimentos do invento estão indicados nas outras reivindicações. 0 aperfeiçoamento do escorrega aquático de acordo com o invento apresenta uma secção de alça, a qual, quando vista de um ponto de partida da secção de alça, compreende, pelo menos, um ângulo de circunferência de, pelo menos, 270° e a qual apresenta, pelo menos, entre o ponto de partida e um ponto mais elevado da secção de alça uma inclinação em relação a uma vertical ou uma inclinação transversal de, pelo menos, 5o a 80°. Devido à orientação da secção de alça prevista fora de uma vertical, pode a aceleração máxima, quando da transição do ponto de partida para a secção do trajecto ascendente da secção de alça ser reduzida, de modo que do esforço pelas forças de aceleração e centrífugas não resulta nenhum efeito negativo no utilizador. A fim de reduzir os esforços corporais, o ângulo de inclinação da secção de alça pode ser configurado de modo poder ser aumentado em relação à vertical, em que mesmo com um ângulo de inclinação muito acentuado em relação à vertical não pode ser transmitida ao utilizador a sensação de um trajecto de cabeça para baixo. Esta disposição apresenta, além disso, a 3 ΕΡ 1 935 464/ΡΤ vantagem do comprimento constante da secção de entrada permitir a utilização tanto por pessoas leves como também por pessoas pesadas. Devido à disposição inclinada, os utilizadores que escorregam muito lentamente ou os utilizadores que sejam muito leves, em vez de lhes proporcionar um trajecto de cabeça para baixo, experimentam um género de trajecto de montanha-russa.
Um aperfeiçoamento alternativo do escorrega aquático é proporcionado devido ao facto da secção de alça apresentar um ponto de cruzamento e da secção de alça estar inclinada por, pelo menos, 5o a 80° em relação a uma vertical. Deste modo a secção de entrada e a secção de saída a seguir à secção de subida e descida da secção de alça, pode ser orientada em direcções diferentes, de modo que é proporcionado um perfil flexível do escorrega.
De acordo com mais outro aperfeiçoamento preferido do invento está previsto que o raio de curvatura da secção de alça se reduza a partir do ponto de partida da secção de alça até ao ponto mais elevado da secção de alça. O ponto de partida da secção de alça representa, de preferência, a transição de um perfil descendente da secção de entrada para um perfil ascendente da secção de alça. A seguir reduz-se o raio de curvatura da secção de alça, de modo que a redução da velocidade de escorregamento resultante da força de gravidade é compensada pela redução do raio da secção de alça até ao ponto mais elevado, para não ou somente por pouco reduzir a força centrífuga, para que o ponto mais elevado seja passado a escorregar ou seja atravessado com a necessária velocidade mínima. De preferência, está previsto que a redução do raio da secção de alça conduza a uma aceleração constante da força centrífuga, a qual de preferência é menor ou igual à aceleração admissível.
De acordo com uma primeira forma de concretização alternativa está previsto que o raio de curvatura entre o ponto de partida e o ponto mais elevado da secção de alça seja reduzido de forma contínua. A secção de alça é composta por vários segmentos de calha individuais. Estes estão em correspondência com a redução do raio de curvatura de acordo com a dimensão do segmento do arco de círculo. Devido a este 4 ΕΡ 1 935 464/ΡΤ aperfeiçoamento é conseguida uma aceleração muito uniforme nas curvas.
De acordo com um aperfeiçoamento alternativo do invento está previsto que o raio de curvatura entre o ponto de partida e o ponto mais elevado da secção de alça seja reduzido em algumas secções. A redução do raio de curvatura por secções efectua-se de segmento de calha para segmento de calha, que compõem a secção de alça. Deste modo consegue-se um fabrico simples dos segmentos de calha individuais, dado que estes apresentam um raio constante através do seu sector angular. Deste modo, pode ser também realizada a produção com base em peças iguais para a secção entre, por um lado, o ponto de partida até ao ponto mais elevado e, por outro lado, do ponto mais elevado para o ponto de saída.
De preferência está previsto um raio de curvatura para um perfil de calha desde o ponto de partida até ao ponto mais elevado, o qual é formado pela combinação de uma trajectória para uma alça circular ("looping") e uma alça clotóide. Deste modo é assegurado que é conseguida uma aceleração uniforme do utilizador nas curvas, sendo a aceleração centrífuga que actua neste caso menor ou igual às acelerações admissíveis. Pode, por exemplo, ser conseguido pela combinação das duas formas de alças que as acelerações elevadas, que no caso de uma alça circular, surgem imediatamente após o ponto de partida, sejam consideravelmente reduzidas e que as acelerações demasiado reduzidas que surgem, no caso de uma alça puramente clotóide, por exemplo com um ângulo de 90°, 135°, 180° e 225°, sejam aumentadas, de modo que actue uma força centrífuga de valor maior ou igual a 1 g [m/s2] no utilizador e que seja evitado um levantamento do utilizador da superfície de deslizamento, não sendo uma força centrífuga de menos de 1 g em alguns segmentos de calha crítica, desde que a velocidade de deslizamento seja suficientemente elevada.
De acordo com um outro aperfeiçoamento preferido está previsto que a secção de alça seja configurada a partir do ponto mais elevado até ao ponto de saída como uma imagem de espelho invertida em relação ao perfil da calha a partir do ponto de partida até ao ponto mais elevado. Deste modo é 5 ΕΡ 1 935 464/ΡΤ alcançada não só uma construção simples por meio de peças iguais, mas podem ser também determinadas acelerações iguais nas curvas para cada sector dentro de uma secção de alça, o que proporciona uma sensação de deslizamento melhorada ao utilizador. A fim de reduzir as forças de aceleração durante o deslizamento na secção de alça, o perfil da calha compreende um raio minimo de 2 m a partir de uma base da calha no ponto de partida mais afastado do ponto mais elevado da secção de alça. Deste modo pode ser assegurado que não surjam acelerações demasiado elevadas as quais poderiam causar lesões ao utilizador.
De acordo com um outro aperfeiçoamento do invento está previsto que o trajecto do escorrega seja completamente fechado, pelo menos, ao longo da secção de alça. Deste modo pode ser criada uma secção de alça segura com um trajecto de escorrega a prolonga-se de baixo para cima. Esta disposição fechada da secção de alça pode ser realizada com diferentes materiais. Uma periferia parcial da secção de alça tubular pode por exemplo ser completamente transparente. Além disso também podem ser previstas secções tubulares, as quais apesar de deixarem passar a luz do dia, não proporcionarem contudo uma vista para as áreas envolventes.
Uma outra forma preferida de concretização prevê que a pista, quando vista em secção transversal, seja configurada de forma circular. Deste modo é possibilitado que para pessoas com pesos diferentes sejam criadas condições constantes quando as mesmas percorrerem a secção de alça.
Uma outra forma alternativa de concretização para o aperfeiçoamento da geometria da superfície de deslizamento prevê que a pista do escorrega seja delimitada por um perfil, o qual serve de guia para a pessoa a escorregar. Partindo por exemplo de uma secção transversal circular da pista do escorrega, podem ser aplicados perfis de guia laterais sobre a superfície do escorrega, de modo que o trajecto do escorrega fique predefinido. Deste modo podem ser atingidas altas velocidades de deslizamento e evitados movimentos oscilatórios não desejados da pessoa a escorregar. Em 6 ΕΡ 1 935 464/ΡΤ alternativa, para perfis de guia, os quais são aplicados ou integrados na pista do escorrega, pode o perfil de guia ser configurado com uma reentrância na superfície do escorrega, o qual fica sobreposta à secção transversal circular da pista do escorrega. Deste modo pode ser alcançado o mesmo efeito. Podem ser previstos perfis de guia laterais deste género por segmentos ou completamente ao longo de uma pista do escorrega. Os perfis de guia laterais também podem ser aplicados e adaptados noutras secções transversais da pista do escorrega, que diferem da secção transversal circular.
De acordo com um outro aperfeiçoamento alternativo do invento pode estar previsto que uma superfície de deslizamento da pista do escorrega, quando vista em corte transversal, apresente uma reentrância tipo calha. Deste modo a pessoa a escorregar, pode durante o deslizamento no escorrega aquático, ser completamente guiada. De preferência, a reentrância tipo calha é concebida de tal modo que o ponto mais baixo da reentrância tipo calha fique situado no vector direccional da actuação da força de aceleração máxima de uma pessoa a escorregar.
De acordo com mais outra forma alternativa de concretização do invento está previsto que uma superfície de deslizamento da pista do escorrega, quando vista em secção transversal, apresente uma superfície de deslizamento rectilínea, à qual se juntam paredes laterais de guia para uma delimitação lateral da superfície de deslizamento. Uma forma de concretização alternativa deste género permite por exemplo que duas pessoas, uma ao lado da outra, escorreguem através de uma secção de alça.
De preferência, é aplicada na superfície de deslizamento da pista do escorrega, pelo menos parcialmente, ao longo da secção de alça, uma película de água, um chuveiro de água ou uma pulverização de uma névoa de água, de modo que em toda a pista do escorrega, em particular, na zona de baixo para cima da secção de alça pode ser mantida uma película deslizante líquida.
Para que no ponto de partida da secção de alça seja evitada uma acumulação de água está integrada, de 7 ΕΡ 1 935 464/ΡΤ preferência, na superfície de deslizamento uma zona de escoamento de água. Esta zona de escoamento de água pode ser configurada por aberturas estreitas tipo grade ou tipo fendas e transitar de forma alinhada para a superfície de deslizamento.
No ponto de partida da secção de alça está, de preferência, prevista uma secção de saída. Esta secção de saída não está configurada como um tubo fechado, mas sim por exemplo como meio invólucro ou no caso de um tubo fechado apresenta, pelo menos, uma abertura de saída fora da superfície de deslizamento. Deste modo é possível proporcionar uma possibilidade de saída para as pessoas, as quais não tenham atingido a necessária altura de ascensão e que deslizam de para trás para o ponto de partida da secção de alça.
Além disso está, de preferência, previsto que o raio da alça ou o raio de curvatura de uma secção de alça seguinte seja menor em relação ao da secção de alça anterior. Deste modo é assegurado que a pessoa a escorregar tem ainda uma velocidade suficiente para passar a segunda secção de alça ou as seguintes.
Além disso, está, de preferência, previsto que o ângulo de inclinação de uma secção de alça seguinte é configurado de modo a ser maior do que o da secção de alça anterior em relação à vertical. Devido ao ângulo de inclinação se tornar mais baixo, uma ou várias secções de alça seguinte podem ser passadas com velocidades de deslizamento reduzidas, sem que se perca o efeito de "looping" da alça para o utilizador.
Além disso, está de preferência previsto que uma primeira secção de alça e, pelo menos, uma secção de alça seguinte estejam inclinadas como imagens invertidas em relação à vertical. Devido a esta orientação em forma de V de, pelo menos, duas secções de alça consecutivas pode ser criada uma sensação de aventura maior, devido a mais outra alteração da direcção. Em alternativa pode ser previsto que duas ou várias secções de alça estejam, de preferência, inclinadas com o mesmo ângulo em relação à vertical. 8 ΕΡ 1 935 464/ΡΤ
De acordo com mais outra forma preferida de concretização, está previsto que, por exemplo, uma primeira secção de alça compreende um ponto mais elevado mais baixo do que uma secção de alça seguinte. Deste modo é possível atingir diferentes velocidades de deslizamento, aumentando assim a sensação de aventura. A fim de controlar o escorrega aquático, tendo, pelo menos, uma secção de alça, está, de preferência, com, pelo menos, um sensor de controlo previsto no ponto mais elevado da secção de alça ou no fim da secção de saída, o qual acciona um dispositivo de sinalização, previsto na entrada, para indicar o desimpedimento da pista. Deste modo pode ser criado um escorrega aquático controlado e vigiado, o qual vigia as zonas do escorrega aquático não visíveis.
De acordo com um aperfeiçoamento preferido do invento está previsto que uma secção de subida e de descida da secção de alça estejam inclinadas numa zona de ângulo comum em relação à vertical. Deste modo pode ser formado um "looping" tipo laço. Desde que a orientação dos vários "loopings" tipo laços e seja proporcionada a alça oposta à vertical em sentido oposto, são então formados os chamados "loopings" tipo borboleta.
De acordo com um outro aperfeiçoamento alternativo do invento está previsto que uma secção de subida e uma secção de descida da secção de alça estejam inclinadas dentro de uma gama angular, como imagens invertidas em relação à vertical 22. Numa secção de alça deste género é obtido um perfil da pista a imitar uma volta de rosca. Uma pista de escorrega deste género é designada por "looping" helicoidal da alça. 0 invento e mais formas de concretização e aperfeiçoamentos do mesmo são a seguir descritos em pormenor na referência aos exemplos representados nos desenhos. As características que se concluem da descrição e dos desenhos podem, de acordo com invento, ser aplicadas individualmente cada uma por si mesmo, ou por várias numa qualquer combinação. Os desenhos mostram: 9 ΕΡ 1 935 464/ΡΤ nas Figs. la a d vistas esquemáticas de uma primeira forma de concretização de um escorrega aquático, nas Figs. 2a a d vistas esquemáticas de uma forma alternativa de concretização de um escorrega aquático, nas Figs. 3a a d vistas esquemáticas de mais outra forma de concretização alternativa de um escorrega aquático, e nas Figs. 4a a d vistas esquemáticas de mais outra forma de concretização alternativa de um escorrega aquático.
Nas Figs. la a d está representada uma primeira forma de realização de um escorrega aquático 11 de acordo com o invento. Na Fig. la está representada uma vista lateral de uma escorrega aquático 11. Este escorrega aquático 11 compreende uma pista de escorrega 12, a qual se prolonga a partir de uma rampa de partida 14 até a uma saida 16 representada esquematicamente. Esta saida 16 pode ser formada por um tanque de água ou uma secção de travagem como também por uma zona de aterragem. A pista de escorrega 12 compreende, a seguir à rampa de partida 14, uma secção de entrada 17 que se transforma numa secção de alça 18, que desemboca numa secção de saida 19, que termina na saida 16. A Fig. lb mostra uma vista frontal esquemática, a Fig. lc uma vista esquemática por detrás e a Fig. ld uma vista esquemática por cima do escorrega aquático 11. Esta forma de estende é denominada por "looping" tipo laço do laço. A pista de escorrega 12 é composta por segmentos de pista 21 individuais, os quais estão interligados entre si por meio de ligações de flange destacáveis. Os segmentos de pista 21 podem apresentar um perfil rectilineo ou curvo, de modo que, após a montagem dos vários segmentos de pista 21, é atingido o perfil de pista pretendido. Os segmentos de pista 21 são, de preferência, formados como tubos fechados. A superfície de deslizamento da pista de escorrega 12 é molhada por um névoa de água ou de pulverização de água, para que a resistência ao atrito seja mantida reduzida, de modo a ser mantida uma resistência de atrito reduzida a fim de ser obtida uma força de atrito ou atrito de deslizamento baixos. 10 ΕΡ 1 935 464/ΡΤ
Os segmentos de pista 21 são, de preferência, configurados como tubos de material sintético, em particular, tubos de material sintético reforçado com fibras de vidro, os quais são translúcidos ou opacos. Os tubos de material sintético podem em alternativa ser também formados por um material sintético transparente, tal como por exemplo PMMA ou PC.
Nas Figs. la a d a secção de alça 18 compreende, entre a secção de entrada 17 e a secção de saida 19, um ângulo de circunferência de, pelo menos, 270°, estando previsto que a secção de saida 19 constitui um prolongamento da secção de entrada 17 e está orientada na mesma direcção do que a da secção de entrada 17. No exemplo de concretização a secção de alça 18 está inclinada aproximadamente de 60 a 70° em relação a uma vertical 22. Partindo do ponto de partida 23, o perfil da pista da secção de alça 18, o qual forma a transição entre a secção de entrada 17 e a secção de alça 18, até ao ponto de saida 24, o qual forma a transição da secção de alça 18 para a secção de saida 19, apresenta um raio de curvatura, o qual, de preferência, é composto por uma pista de escorrega circular e um pista de escorrega clotóide. Neste caso, uma secção de subida entre o ponto de partida 23 e um ponto mais elevado 26 da secção de alça 18 está, de preferência, prevista simetricamente em relação a uma secção parcial do ponto mais elevado 26, até ao ponto de saida 24. Devido a este perfil de curvatura da secção de alça 18 é tornado possível que uma aceleração da força centrífuga máxima admissível não seja ultrapassada e uma pessoa com um peso corporal médio escorregue através da secção de alça 18 de cabeça para baixo no ponto mais elevado 26. Devido à disposição inclinada da secção de alça 18 em relação à vertical 22 é, além disso, tornado possível que as pessoas alcancem, a partir da rampa de arranque 14, apenas uma velocidade reduzida de deslizamento, experimentando a sensação de uma montanha-russa e alcancem através da secção de saída 19 a saída 16. Por conseguinte, pode por meio de uma secção de alça 18 ou de uma secção de "looping" inclinada transversalmente, ser proporcionada uma utilização múltipla. Além disso, para as pessoas que não atinjam uma velocidade suficiente para escorregar através do ponto mais elevado 26, é proporcionado que as mesmas recuem escorregando até ao 11 ΕΡ 1 935 464/ΡΤ ponto de partida 23 e abandonem num ponto de saída a pista de escorrega 12. A secção de alça 18 é, por exemplo, composta por oito segmentos de pista 21. Os raios são, de preferência, constantes no segmento da porção circular ou do segmento de arco. Na transição de uma porção circular para a porção circular contígua dos segmentos de pista 21 pode surgir por breves momentos uma força centrífuga inferior a 1 g. Isto não é, no entanto, problemático devido ao excesso de velocidade. Pelo contrário pode deste modo criar uma nova sensação de aventura. A combinação do perfil de pista circular e clotóide origina, em particular, que não surjam esforços, por exemplo, superiores a 2,6 g após a secção de entrada 17, na secção de subida da secção de alça 18. 0 mesmo aplica-se à secção de descida directamente na transição para a secção de saída 19.
Um escorrega aquático 11 deste género, o qual está representado nas Figs. la a d, apresenta, por exemplo, um raio da secção de alça 18 aproximadamente de 3 m. As velocidades de entrada preferidas na secção de alça 18 são de, aproximadamente, 50 a 60 km/h, as quais são, em geral, alcançadas a uma altura de entrada de 12 a 14 m em relação ao ponto de partida 23 da secção de alça 18.
Nas Figs. 2a a d é representada uma forma alternativa de concretização do escorrega aquático 11. Nesta forma alternativa de concretização a orientação da secção de entrada 17 é diferente em relação a secção de saída 19. A secção de saída 19 está, por exemplo, orientada numa gama angular de entre 70 e 110° em relação à secção de entrada 17. Esta forma de concretização do escorrega aquático 11 prova que, apesar de tudo, pode ser formada uma secção de alça 18, a qual inclui uma inclinação transversal. Devido às diferentes direcções das secções de saída 19 em comparação com as secções de entrada 17 pode o perfil da pista do escorrega ser configurado de forma flexível. A secção de alça 18 apresenta um ponto de cruzamento 25 entre a secção de subida e a secção de descida, em que o 12 ΕΡ 1 935 464/ΡΤ ângulo de circunferência intermédio se situa, por exemplo, numa gama de entre 260 e 290°. Deste modo a secção de alça 18 apresenta, quando vista por cima, uma forma correspondente a uma meia torção.
Nas Figs. 3a a d está representada mais outra forma alternativa de concretização do invento, a qual é denominada "loopings" de borboleta. Nesta forma de concretização, as duas secções de alça 18 estão directamente uma a seguir à outra entre a secção de entrada 17 e a secção de saída 19. A primeira secção de alça 18 corresponde à da Fig. 2. A segunda secção de alça 18 está, de preferência, inclinada como uma imagem de espelho invertida em relação à vertical 22 e à primeira secção de alça 18. Em alternativa, a segunda secção de alça 18 pode também compreender a mesma inclinação transversal da primeira secção de alça 18. A segunda secção de alça 18 apresenta, de preferência, a mesma ou uma inclinação maior em relação à vertical 22 do que a primeira secção de alça 18. Deste modo, as perdas de velocidade que podem acontecer devido ao atrito de deslizamento na zona de transição entre a primeira e a segunda secção de alça 18, podem ser eventualmente compensadas, mantendo um deslizamento de baixo para cima. A orientação e a dimensão da primeira e da segunda secção de alça 18 são meramente exemplificativas. É óbvio que também podem ser previstas várias secções de alça 18 entre uma secção de entrada e uma secção de saída, sendo possível que estas secções de alça 18 compreendam tanto a mesma direcção da inclinação como também uma direcção de inclinação de imagem de espelho invertida em relação à vertical 22 ou também inclinações e raios de alça diferentes. Além disso, é também possível que entre cada uma das secções de alça ou numa secção de alça sejam previstas secções estabilizadoras ou de transição, as quais compreendem uma maior distância entre as duas secções de alça a serem unidas. Além disso, é possível que o ponto mais elevado de uma segunda ou secção de alça seguinte 18 seja mais alto do que o ponto mais elevado de uma primeira ou secção de alça anterior 18.
Nas Figs. 4a a d está representada mais outra forma alternativa de concretização do escorrega aquático 11. Uma 13 ΕΡ 1 935 464/ΡΤ tal forma de concretização e a sua geometria é também designada de "looping" helicoidal. Esta forma de realização distingue-se, por exemplo, da forma de concretização de acordo com a Fig. 1 pelo facto do ponto de partida 23 e o ponto de saída 24 não estarem directamente adjacentes entre si, mas sim estarem dispostos a um distância maior entre si, de modo que a secção de alça 18 corresponde ao perfil de uma rosca de parafuso. 0 ponto de partida 23 e o ponto de saída 24 estão distanciados entre si na dependência do passo. As secções de alça 18 deste género permitem tanto um deslizamento de baixo para cima como também um trajecto de montanha-russa, no caso da velocidade de entrada para a secção de alça 18 não ser suficientemente elevada. Nas secções de alça deste género, as secções de subida e de descida, como por exemplo se depreende das Figs. 4b e c, podem estar dispostas com o mesmo ângulo em relação à vertical 22. Em alternativa uma das duas secções pode estar disposta com um ângulo maior ou menor em relação à vertical 22 ou em relação ao ponto mais elevado 26.
Todas as características acima mencionadas são respectivamente por si próprias essenciais para o invento e podem ser combinadas entre si como for desejado.
Lisboa, 2009-08-27

Claims (19)

  1. ΕΡ 1 935 464/ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Escorrega aquático com uma pista de escorrega (12) que desemboca numa saída (16), apresentando uma secção de entrada (17) e uma secção de saida (19), que desemboca na saida (16), caracterizado por, entre a secção de entrada (17) e a secção de saída (19) estar prevista, pelo menos, uma secção de alça ("loop") (18), a qual apresenta um ângulo de circunferência de, pelo menos, 270° ou um ponto de cruzamento (25) e a qual, pelo menos, entre um ponto de partida (23) e um ponto mais elevado (26) da secção de alça (18) está inclinada de 5o a 80° relação a uma vertical (22).
  2. 2 - Escorrega aquático de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o raio de curvatura diminuir a partir do ponto de partida (23) até ao ponto mais elevado (26) da secção de alça (18).
  3. 3 - Escorrega aquático de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a secção de alça (18) apresentar, a partir do ponto de partida (23) até ao ponto mais elevado (26) , um raio de curvatura, o qual é formado a partir de uma combinação de um perfil de pista para uma alça circular ("looping") e uma alça com a forma de curva clotóide.
  4. 4 - Escorrega aquático de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a secção de alça (18) a partir do ponto mais elevado (26) até ao ponto de saida (24) apresentar um perfil de imagem de espelho invertida em relação ao perfil de pista a partir do ponto de partida (23) até ao ponto mais elevado (26).
  5. 5 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por estar previsto um raio mínimo de, pelo menos, 2 m na secção de alça (18) de uma superfície de deslizamento da pista de escorrega (12) no ponto de partida (23) até ao ponto mais elevado (26).
  6. 6 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a pista de escorrega (12) estar completamente fechada, pelo menos, ao longo da secção de alça (18). ΕΡ 1 935 464/ΡΤ 2/3
  7. 7 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a superfície de deslizamento da pista de escorrega (12), quando vista em secção transversal, ter uma forma circular.
  8. 8 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a superfície de deslizamento da pista de escorrega (12) apresentar um perfil que serve de guia para a pessoa que escorrega.
  9. 9 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por a superfície de deslizamento da pista de escorrega (12), quando vista em secção transversal, apresentar uma reentrância tipo calha.
  10. 10 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por uma superfície de deslizamento da pista de escorrega (12) apresentar um perfil rectilíneo, ao qual se juntam lateralmente paredes laterais de guia a fim de delimitarem a superfície de deslizamento.
  11. 11 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por ser aplicada na superfície de deslizamento da pista de escorrega (12), pelo menos parcialmente, ao longo da secção de alça (18), em particular, na zona de deslizamento de cabeça para baixo, uma película de água, um chuveiro de água ou uma névoa de pulverização.
  12. 12 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por no ponto de partida (23) da secção de alça (18) estar integrada na superfície de deslizamento uma zona de escoamento de água.
  13. 13 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por no ponto de partida (23) da secção de alça (18) estar prevista uma secção de saída.
  14. 14 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o raio da alça ΕΡ 1 935 464/ΡΤ 3/3 de uma secção de alça seguinte (18) ser menor do que o da secção de alça anterior (18).
  15. 15 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o ângulo de inclinação em relação à vertical (22) de uma secção de alça seguinte (18) ser maior do que o da secção de alça anterior (18) .
  16. 16 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por uma primeira secção de alça (18) e, pelo menos, uma secção de alça seguinte (18) estarem inclinadas como imagens de espelho invertidas em relação à vertical (22) .
  17. 17 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por no ponto mais elevado (26) da secção de alça (18) ou no fim da secção de saída (19) da pista de escorrega (12) ser proporcionado, pelo menos, um sensor de controlo na entrada, o qual comanda um dispositivo de sinalização que indica o desimpedimento da pista.
  18. 18 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por uma secção de subida e uma secção de descida da secção de alça (18) estarem inclinadas numa gama angular comum em relação à vertical (22) .
  19. 19 - Escorrega aquático de acordo com uma das reivindicações 1 a 16 caracterizado por uma secção de subida e uma de descida da secção de alça (18) estarem inclinadas com um ângulo como uma imagem de espelho invertida em relação à vertical (22). Lisboa, 2009-08-27
PT07020954T 2006-12-22 2007-10-25 Escorrega aquático PT1935464E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006062349A DE102006062349B4 (de) 2006-12-22 2006-12-22 Wasserrutsche

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1935464E true PT1935464E (pt) 2009-09-03

Family

ID=38739335

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07020954T PT1935464E (pt) 2006-12-22 2007-10-25 Escorrega aquático

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7854662B2 (pt)
EP (1) EP1935464B1 (pt)
AT (1) ATE432754T1 (pt)
CY (1) CY1109901T1 (pt)
DE (2) DE102006062349B4 (pt)
ES (1) ES2327174T3 (pt)
HR (1) HRP20090432T1 (pt)
PL (1) PL1935464T3 (pt)
PT (1) PT1935464E (pt)
SI (1) SI1935464T1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8197353B2 (en) * 2008-07-15 2012-06-12 Whitewater West Industries, Ltd. Twisted waterslide flume
US8210953B1 (en) * 2008-11-12 2012-07-03 Whitewater Composites Ltd. Translucent closed-molded fiber-reinforced plastic and method of making the same
FI121741B (fi) * 2009-02-26 2011-03-31 Outotec Oyj Menetelmä neste-nesteuuttolaskeutusaltaan poistopään kourujärjestelyn valmistamiseksi ja kourujärjestely
TR201806801T4 (tr) * 2009-11-13 2018-06-21 Proslide Technology Inc Su kaydırağı.
EP2500070B1 (de) 2011-03-14 2013-07-03 wiegand.maelzer gmbh Wettkampf-Wasserrutsche
ITVR20110216A1 (it) * 2011-12-05 2013-06-06 New Dieresin 2000 S R L Acquascivolo per acquaparchi e simili, per gommoni particolarmente del tipo biposto
DE102013102945A1 (de) 2013-03-22 2014-09-25 Aquarena Gmbh Startvorrichtung für eine Rutsche sowie Verfahren zum Starten einer Rutschfahrt in einer Rutschbahn
CA3063165C (en) * 2014-06-13 2020-09-01 Proslide Technology Inc. Water ride
DE102014108892B3 (de) * 2014-06-25 2015-08-20 Klarer Freizeitanlagen Ag Wasserrutschensystem
USD855136S1 (en) 2017-06-08 2019-07-30 Whitewater West Industries Ltd. Looping ride element
USD838800S1 (en) * 2017-08-17 2019-01-22 Polin Su Parklari Ve Havuz Sistemleri Anonim Sirketi Water slide
USD838799S1 (en) * 2017-10-20 2019-01-22 Polin Su Parklari Ve Havuz Sistemleri Anonim Sirketi Water slide
CA179569S (en) * 2018-02-05 2019-03-07 Proslide Technology Inc Water ride structure
CA180884S (en) * 2018-04-16 2019-08-30 Proslide Technology Inc Water ride feature
USD905188S1 (en) * 2019-02-13 2020-12-15 Proslide Technology Inc. Water ride
CA187680S (en) * 2019-05-24 2021-05-04 Proslide Technology Inc Water ride structure
JP1679225S (pt) * 2019-09-12 2021-02-15
DE102021107560A1 (de) 2021-03-25 2022-09-29 Aquarena Holding Gmbh Verfahren zur Steuerung einer Rutschrichtung in einer Weiche sowie Weiche für eine Rutsche, insbesondere Wasserrutsche
DE102021107558A1 (de) * 2021-03-25 2022-09-29 Aquarena Holding Gmbh Rutsche, insbesondere Wasserrutsche

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4149710A (en) 1977-09-21 1979-04-17 Rouchard Paul P Waterslide amusement device
US4910814A (en) * 1987-11-19 1990-03-27 Weiner Robert I Splash pool for recreational water slides
DE3935061A1 (de) * 1989-10-20 1991-04-25 Gerhard Haubenwallner Wasserrutsche
US5433671A (en) * 1993-12-27 1995-07-18 Davis; Walter D. Water amusement ride
DE19839048A1 (de) * 1998-08-28 2000-03-09 Martin Wernado Sensorgesteuerte Einheit zur Erkennung von Personen auf einer muldenförmigen oder geschlossenen Rutschbahn, insbesondere Wasserrutschbahn
WO2000062883A1 (en) * 1999-04-16 2000-10-26 Scs Interactive, Inc. Multi-level play slide structure
US6450891B1 (en) * 1999-10-06 2002-09-17 David J. Dubeta Slide apparatus
BR0000833A (pt) * 2000-01-10 2001-09-11 Jason De Carvalho Gomes Jr Rampa helicoidal salva-vidas
US6527646B1 (en) * 2000-01-27 2003-03-04 Rick A. Briggs Competition water slide
US6342014B1 (en) * 2000-05-22 2002-01-29 Karin Lynch Educational and amusement center
US6729963B2 (en) * 2001-11-16 2004-05-04 Whitewater West Industries Inc. Undulating amusement slide
DE20120561U1 (de) * 2001-12-19 2002-03-21 Klarer Freizeitanlagen Ag Hall Wasserrutsche
DE202004011534U1 (de) 2004-07-22 2004-11-18 Henke, Christoph, Dr. Rutsche mit Looping
DE202006014776U1 (de) 2006-09-26 2007-01-11 Klarer, Armin Looping-Wasserrutsche

Also Published As

Publication number Publication date
DE102006062349B4 (de) 2009-02-26
SI1935464T1 (sl) 2009-10-31
CY1109901T1 (el) 2014-09-10
EP1935464B1 (de) 2009-06-03
US7854662B2 (en) 2010-12-21
HRP20090432T1 (hr) 2009-09-30
DE102006062349A1 (de) 2008-06-26
ATE432754T1 (de) 2009-06-15
DE502007000827D1 (de) 2009-07-16
US20080153610A1 (en) 2008-06-26
EP1935464A1 (de) 2008-06-25
PL1935464T3 (pl) 2009-11-30
ES2327174T3 (es) 2009-10-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1935464E (pt) Escorrega aquático
AU2021200555B2 (en) Water ride
US6485372B2 (en) Waterslide and waterslide bowl
CA2672366C (en) Waterslide with angled transition
EP3432997B1 (en) A waterslide system
US20230113886A1 (en) Ride Attraction and Method for Creating Impression of Rider Instability
US20220305393A1 (en) Slide, in particular water slide
RU53581U1 (ru) Горка
EA013705B1 (ru) Водный спуск
CA2635191C (en) Water chute
AU2008202697B2 (en) Water chute
JPH0422781Y2 (pt)
ITVR20110216A1 (it) Acquascivolo per acquaparchi e simili, per gommoni particolarmente del tipo biposto
WO2023017472A1 (en) Bend element for a waterslide
JPH02213375A (ja) ウォータースライダーの滑降路
WO2003093087A1 (de) Bob