PT1832433E - Processo de gravação e impressão de uma folha - Google Patents

Processo de gravação e impressão de uma folha Download PDF

Info

Publication number
PT1832433E
PT1832433E PT06405099T PT06405099T PT1832433E PT 1832433 E PT1832433 E PT 1832433E PT 06405099 T PT06405099 T PT 06405099T PT 06405099 T PT06405099 T PT 06405099T PT 1832433 E PT1832433 E PT 1832433E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
printing
printed
cylinder
embossing
mold
Prior art date
Application number
PT06405099T
Other languages
English (en)
Inventor
Raymond Sieffert
Markus Luethi
Micha Weik
Carolina Rosenberger
Christian Weber
Original Assignee
Amcor Flexibles Kreuzlingen
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Amcor Flexibles Kreuzlingen filed Critical Amcor Flexibles Kreuzlingen
Publication of PT1832433E publication Critical patent/PT1832433E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41FPRINTING MACHINES OR PRESSES
    • B41F19/00Apparatus or machines for carrying out printing operations combined with other operations
    • B41F19/02Apparatus or machines for carrying out printing operations combined with other operations with embossing
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41MPRINTING, DUPLICATING, MARKING, OR COPYING PROCESSES; COLOUR PRINTING
    • B41M1/00Inking and printing with a printer's forme
    • B41M1/24Inking and printing with a printer's forme combined with embossing
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C43/00Compression moulding, i.e. applying external pressure to flow the moulding material; Apparatus therefor
    • B29C43/32Component parts, details or accessories; Auxiliary operations
    • B29C43/44Compression means for making articles of indefinite length
    • B29C43/46Rollers
    • B29C2043/461Rollers the rollers having specific surface features
    • B29C2043/463Rollers the rollers having specific surface features corrugated, patterned or embossed surface
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41MPRINTING, DUPLICATING, MARKING, OR COPYING PROCESSES; COLOUR PRINTING
    • B41M1/00Inking and printing with a printer's forme
    • B41M1/10Intaglio printing ; Gravure printing
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/24Structurally defined web or sheet [e.g., overall dimension, etc.]
    • Y10T428/24479Structurally defined web or sheet [e.g., overall dimension, etc.] including variation in thickness

Landscapes

  • Printing Methods (AREA)
  • Machines For Manufacturing Corrugated Board In Mechanical Paper-Making Processes (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Credit Cards Or The Like (AREA)
  • Printers Characterized By Their Purpose (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
Processo de gravação e impressão de uma folha 0 presente invento refere-se a um processo para gofragem e impressão de um material a imprimir de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. É conhecida, por exemplo, a gofragem de materiais planos. São comprimidos cunhos de gofrar ou cilindros de gofrar contra o material plano, sendo que no material plano se forma uma cópia do cunho de gofrar ou do cilindro de gofrar. Exemplos típicos são as películas metálicas ou películas metálicas revestidas com plástico, que são dotadas com uma gofragem de damasco ou de verme.
Em EP-A-1 344 580 é publicado um processo para produção de uma banda em alumínio com uma superfície texturada. Neste caso uma banda laminada a frio é conduzida através do espaço entre cilindros de texturar dotados com uma amostra de rugosidade e a amostra de rugosidade com uma força dos cilindros de texturar actuando sobre a banda é transmitida para a superfície da banda.
Em DE-A-102 27 198 é publicado um processo para aplicação de um holograma sobre uma banda de material num mecanismo de gofragem de películas, sendo que simultaneamente com a aplicação da camada do holograma sobre a banda de material, o holograma é produzido num cilindro de gofragem para películas.
Em JP-A-57 056 212 é publicado um processo para produção de uma banda de película de plástico impressa e gofrada, em 1 cujo processo um papel de separação de moldes gofrado na superfície do modelo de gofragem é revestido com uma resina sintética transparente. Após a secagem do revestimento da resina sintética este é impresso com tinta de impressão e laminado numa banda de película sintética. Seguidamente o papel de separação de moldes é removido.
De preferência, a gofragem de películas, principalmente para quantidades industriais, processa-se contínua entre os cilindros de gofrar. As películas a gofrar podem ser previstas para utilização, por exemplo, como materiais de embalagem. Isto significa que as películas a gofrar já são impressas repetitivas ou em registo com spots publicitários, textos, logos, etc. Coloca-se, no entanto, a dificuldade da gofragem na película impressa em registo, ou seja, gofrada continuamente convergente com a impressão. Além disso, o processo de gofragem e também precisamente a disponibilização dos cilindros de gofrar é um projecto manifestamente caro. 0 objectivo do presente invento é contornar as referidas desvantagens e propor um processo de gofragem melhorado e um novo material a imprimir já gofrado.
De acordo com o invento isto será conseguido com um processo com as características da reivindicação 1.
Mecanismos de impressão adequados para execução do processo são por exemplo, os mecanismos de impressão em máquinas de rotogravura e em máquinas de flexografia.
Na impressão côncava ou na impressão de cobre em rotogravura por meio das impressoras de rotogravura o motivo da impressão é gravado num cilindro de moldar. Os entalhes de impressão da gravura recebem a cor a partir de uma cuba de 2 tinta. A tinta excedente é removida com um raspador. Um cilindro de impressão ou prensador pressiona o material a imprimir contra o cilindro de moldar que fornece a tinta ao material a imprimir.
Na flexografia por meio de impressoras de flexografia trata-se de um processo de alta pressão. A tinta passa através de um cilindro de reticulas para os elementos salientes do molde de impressão e dali, directamente, para o material a imprimir. Na flexografia o molde de impressão é uma placa fotopolimera, por exemplo, um molde de impressão pré-fabricado, que é utilizado fixo no cilindro de moldar. 0 molde de impressão para o processo de acordo com o presente invento é, normalmente, um cilindro de moldar com os elementos de impressão nele aplicados. Disposto em oposição ao cilindro de moldar rola um cilindro de impressão ou prensador. 0 material a imprimir é conduzido entre ambos os cilindros. Entre o cilindro de moldar e o cilindro de impressão forma-se uma pressão de superfície. Ao imprimir com cores, estas são transmitidas para o material a imprimir. Dependente da impressão, ou impressão a preto e branco, impressão a três cores ou impressão a quatro cores, pode estar disposto um mecanismo de impressão condutor de cor ou podem estar dispostos vários mecanismos de impressão condutores de cores, principalmente com as cores preto, ciano, magenta e amarelo na máquina impressora. Para execução do processo de acordo com o invento, adicionalmente aos mecanismos de impressão condutores de cor, estão dispostos de forma vantajosa um ou vários mecanismos de impressão na máquina impressora, os quais procedem à gofragem no material a imprimir. 0 ou os mecanismos de impressão para execução da gofragem estão dispostos antes e, de forma vantajosa, depois dos mecanismos de impressão condutores de cores. No processo 3 de acordo com o invento, por exemplo, para a rotogravura o molde de impressão para a gofragem é principalmente um cilindro de moldar com os elementos de impressão gravados. Na máquina impressora os cilindros de moldar do ou dos mecanismos de impressão, os quais aplicam a gofragem no material a imprimir, podem apresentar a mesma periferia ou diâmetro que os moldes de impressão nos mecanismos de impressão condutores de cores e os mecanismos de impressão podem ser accionados pelo mesmo accionamento ou individualmente por accionamentos independentes. De outra forma na máquina impressora os cilindros de moldar do ou dos mecanismos de impressão, os quais aplicam a gofragem no material a imprimir, podem apresentar uma periferia ou diâmetro diferente em comparação com os moldes de impressão nos mecanismos de impressão condutores de cores e os mecanismos de impressão, neste caso, são accionados por accionamentos separados, sendo que os accionamentos são comandados com vantagem sincronizados em relação à velocidade periférica dos moldes de impressão.
Especialmente vantajoso no processo de acordo com o invento é que a pressão de entrega da cor e a gofragem na mesma máquina impressora se processa por meio de mecanismos de impressão dispostos directamente seguidos. Com isto consegue-se que as cores de impressão, bem como a gofragem em registo sejam aplicadas no material a imprimir principalmente isentas de desvios e de distorções. Se um material a imprimir não for simultaneamente impresso no mesmo mecanismo de impressão com todas as cores ou como se apresenta aqui, ainda tem que ser gofrado, isso pode, através de um enrolamento tornado necessário, armazenamento temporário e novo desenrolamento do material a imprimir um deslocamento mútuo das imagens de impressão individuais e principalmente das imagens da gofragem contra as imagens de impressão. 4
De acordo com o presente invento o processo de gofragem, semelhante a um processo de impressão, inserido no processo de impressão igualmente com um cilindro de moldar gravado, eventualmente com vários cilindros de moldar gravados, é executado sem aplicação de cor, como impressão sem tinta. No presente processo, principalmente no ou nos mecanismos de impressão para gofragem não é aplicada qualquer tinta no cilindro de moldar, respectivamente no molde de impressão. 0 cilindro de moldar, respectivamente o molde de impressão, aplica, sem qualquer auxilio, a gofragem no material a imprimir.
Os referidos mecanismos de impressão funcionam de forma vantajosa à temperatura ambiente. A gofragem do material a imprimir processa-se, em regra, à temperatura ambiente. Uma alimentação de energia para as superfícies dos cilindros ou para o material a imprimir, bem como um aquecimento durante a gofragem, normalmente não está prevista. Um aquecimento do mecanismo de impressão ou peças do mesmo, assim como o aquecimento do cilindro de moldar e/ou do cilindro de impressão e/ou do material a imprimir pode ser útil para a gofragem de materiais a imprimir a partir de ou contendo camadas de material sintético. Através do aquecimento a viscosidade da camada plástico pode baixar e, devido a isso, influenciar o processo de gofragem. 0 material a imprimir pode também conter camadas reactivas, que através de reacção física ou química alteram o seu comportamento ou estado, p. ex. , endurecer, polimerizar, inchar, desenvolver espuma, alterar-se em solubilidade etc., e a alteração de comportamento pode ser regulada durante a gofragem, ocasionalmente através de alimentação de energia a partir do exterior. 5
Os cilindros de moldar com elementos de impressão gravados podem ser produzidos por meio de gravura electromecânica dos cilindros com uma superfície metálica. Por exemplo, é feita a leitura de um texto ou de uma imagem por meio de um dispositivo de leitura e digitalmente memorizada. Os dados memorizados são transmitidos através do posicionamento e accionamento de um buril. Os movimentos do buril provocam que através de desbaste de material da superfície do cilindro de moldar o texto ou motivo de imagem a imprimir, em si ou como reticula são gravados na superfície do cilindro de moldar como elementos de impressão.
Os cilindros de moldar para as tintas de impressão e para a gofragem podem ser tratados na mesma cama da máquina, de acordo com o presente invento, por exemplo, no mesmo programa de "layout" ou programa da impressão de imagem e, neste caso, de preferência, através do mesmo processador de tratamento de imagem, bem como na produção de reticula ou de gravura. Através do comando da profundidade, da peneira de gravuras ou da reticula de gravuras através da produção células e de paredes de separação, ou seja, dos elementos de impressão e das reticulas de protecção e através da forma do buril, podem ser produzidos cilindros de moldar optimizados para a gofragem. Também é possível, nos cilindros de moldar para a gofragem aplicar não apenas gravuras mais profundas como elementos de impressão, mas também alternadamente, os elementos de impressão em relevo. A gofragem em si pode, entre outros, ser influenciada pelo material ou pela superfície do cilindro de impressão ou prensador, bem como pela dureza ou maleabilidade da camada de superfície do cilindro de impressão ou prensador e também 6 através de factores de deslizamento entre os cilindros e do material a imprimir.
Os elementos de impressão aplicados no cilindro de moldar, por exemplo para a rotogravura ou impressão em côncavo podem, em comparação com a superfície do cilindro de moldar, ser gravados numa profundidade de 60 até 500 pm, apropriadamente de 60 até 250 pm, de forma vantajosa de 80 até 200 pm e principalmente de 100 até 200 pm.
Os elementos de impressão gravados no cilindro de moldar podem apresentar uma reticula de protecção reduzida ou ser isentos de reticula. Na gravação de cilindros de moldar para a transmissão de cor, pretende-se uma reticula de protecção típica de impressão, para se obter uma admissão de cor, transmissão de cor e entrega de cor optimizadas. Por isso, a reticula de suporte pode, relativamente à superfície do elemento de impressão gravado, completamente - até 100% - ser suprimida ou a reticula de protecção pode apresentar apenas até 80% e principalmente até 50% da superfície a proteger de uma reticula de protecção típica de impressão.
Relativamente à superfície activa de um cilindro de moldar, ou seja, a que rola sobre o material a imprimir, os elementos de impressão gravados podem comportar até 80%, de preferência até 50%. De forma adequada isto também se aplica aos elementos de impressão isentos de reticula de protecção.
Por exemplo, na flexografia ou noutro processo de impressão de alta pressão o molde de impressão apresenta elementos de impressão em relevo ou salientes. Os elementos de impressão na flexografia ou noutro processo de impressão de alta pressão estão em relevo em relação à superfície do molde de impressão e podem estar salientes 60 até 500 pm, 7 apropriadamente de 60 até 250 μιη, de forma vantajosa de 80 até 200 μπι e principalmente de 100 até 200 μπι.
Para no mecanismo de impressão se gravar os elementos de impressão no material a imprimir como gofragem, o material a imprimir é conduzido entre o cilindro de moldar e um cilindro de impressão. Ambos os cilindros rolam sobre o material a imprimir, normalmente sob uma pressurização previamente regulada. O cilindro de impressão pode apresentar uma camada da superfície indeformável, moldável ou elástica. A superfície do cilindro de impressão é, em regra, lisa e não apresenta elementos de impressão. Por exemplo, o cilindro de impressão pode ser um cilindro de aço com uma superfície em aço. No caso do cilindro de impressão pode tratar-se, ocasionalmente, também de um cilindro de aço com uma camada de superfície de material elástico, como borracha, ou de papel ou de um cilindro de borracha. A pressão de encosto do cilindro de impressão no cilindro de moldar pode ser ajustada. Para o presente processo de gofragem podem ser utilizadas, por exemplo, pressões até 3 t por metro de largura de cilindro efectiva, apropriadamente até 2 t por m, de forma vantajosa até 1,5 t por m, particularmente vantajosa até 1 t por m e principalmente até 0,5 t por m. As pressões mínimas podem situar-se em 0,2 t por m por largura de cilindro efectiva e, de preferência, até 0,4 t por m. As larguras típicas de cilindros atingem de 200 mm até 5600 mm e, de preferência, de 500 mm até 1200 mm. Ocasionalmente pode ser aplicado no mecanismo de impressão um denominado "Underlay" (=alça).
Entre o par de cilindros composto por cilindro de moldar e cilindro de impressão é gofrado o formato de impressão. A profundidade da gofragem no material a imprimir pode ser 8 alterada através da profundidade da gravura no cilindro de moldar, através do comando da pressão de encosto do cilindro de impressão sobre o cilindro de moldar e da natureza do material da camada de superfície do cilindro de impressão.
Numa forma de execução opcional o cilindro de impressão também pode representar um cilindro de moldar e apresentar elementos de impressão. Um cilindro de impressão deste tipo como cilindro de moldar pode, principalmente, apresentar a imagem negativa, respectivamente, os elementos de impressão em forma de negativo e os elementos de impressão do cilindro de moldar e os negativos elementos de impressão do cilindro de impressão actuam em simultâneo sobre o material a imprimir. Isto significa que o cilindro de impressão é igualmente um cilindro de moldar com o negativo gofrado dos elementos de impressão do outro cilindro de moldar. 0 cilindro de impressão descrito, respectivamente o outro cilindro de moldar, representa, por conseguinte, a forma contrária ou molde macho. Principalmente podem as partes salientes do motivo gofrado numa superfície do cilindro de moldar nas partes do motivo gravadas, respectivamente aprofundadas, podem engrenar na superfície do outro cilindro de moldar. De forma igualmente forte o material a imprimir passando entre ambos os cilindros é moldado e recebe a gofragem.
Também é possível que dois cilindros de moldar diferentes em mecanismos de impressão independentes possam actuar de tal forma sobre o material a imprimir, de modo que um cilindro de moldar executa a gofragem num sentido e o outro cilindro de moldar executa a gofragem em sentido contrário no material a imprimir. Uma gofragem a partir de ambos os lados sobre o material a imprimir pode também ser 9 executada através do desvio do material a imprimir por meio de uma cruz de inversão na máquina impressora.
Também é possível conduzir comprimido o material a imprimir entre diferentes cilindros de moldar contra o mesmo cilindro de impressão ou contra cilindros de impressão separados para gofrar sucessivamente no material a imprimir imagens de impressão ou motivos de impressão diferentes sobrepondo-se ou escalonados com a mesma profundidade.
Finalmente também deve ser referida a possibilidade do mecanismo de impressão só ser utilizado para gofrar e não aplicar quaisquer mecanismos de impressão condutores de tinta. Esta utilização é de interesse elevado para produção de materiais a imprimir e para materiais a imprimir, que em si são incompatíveis com tintas de imprensa, toners, tintas, diluentes e semelhantes, em cujos materiais a imprimir em vez de uma impressão, pode ser aplicada, pelo menos, uma gofragem.
De acordo com o presente invento podem, no mecanismo de impressão, por exemplo, ser gofrados os elementos de impressão do molde de impressão no material a imprimir como gofragem, como amostra saliente, como protuberâncias em tipo de relevo, como amostras úteis para hologramas ou como escrita por pontos ou em Braille ou como atenuação, como furos, como perfuração, ou linhas de vincos. Evidentemente que podem ser executadas as mais diversas gofragens num mecanismo de impressão através do mesmo cilindro de moldar e no mesmo material a imprimir em combinações mais diversas.
As gofragens aplicadas no material a imprimir como saliências ou reentrâncias num ou em vários mecanismos de impressão entre o cilindro de moldar e o cilindro de 10 impressão podem, ocasionalmente, ser executadas num outro mecanismo de impressão com cilindro de moldar e de impressão com superfície lisa para limitação ou profundidade de gofragem, respectivamente para alisamento ou atenuação da estrutura da gofragem. Através de um comando da pressão de encosto pode, neste caso, ser ajustada a profundidade pretendida da gofragem.
Materiais a imprimir gofrados são aqueles, cuja gofragem num mecanismo de impressão com os elementos de impressão ou com o motivo de impressão num molde de impressão, principalmente num molde de impressão no ou sobre o cilindro de impressão, foi aplicada no material a imprimir.
Exemplos de materiais a imprimir são aqueles cujo motivo de impressão como gofragem está saliente da superfície do material a imprimir 20 até 500 pm, apropriadamente de 50 até 250 pm, de forma vantajosa 70 até 200 pm e principalmente de 80 até 200 pm. Em regra o motivo da imagem de impressão está saliente num dos lados do material a imprimir. Se a gofragem tivesse sido executada entre dois cilindros de moldar ou em ambas as direcções, a gofragem pode, alternadamente e em conformidade estar saliente em cada lado do material a imprimir com a altura indicada.
Como material a imprimir podem ser utilizados principalmente materiais em forma de película. Exemplos são as películas metálicas, como películas de aço e principalmente películas de alumínio, películas de plástico, papéis ou cartão. Outros exemplos são as películas de união, contraplacados e laminados de material plástico, de materiais plásticos e películas de metal, de materiais plásticos e papel, de materiais plásticos e cartão, de películas de metal e papel, de películas de metal e cartão ou de materiais 11 plásticos, películas de metal e papel ou películas de metal, plásticos e cartão.
Se forem utilizadas como materiais a imprimir ou como parte de materiais a imprimir películas de plástico, são adequadas, p. ex., películas de plástico em cloreto de polivinil, poliamidas, poliésteres, policarbonatos, poliolefinas, principalmente polietileno, polipropileno, poliestireno etc. As películas de plástico podem também apresentar copolímeros. As películas de plástico podem também ser formadas por laminados com duas ou mais camadas por meio de forrar, extrusão conjunta, etc. A espessura das películas de plástico ou camadas de plástico individuais pode comportar de 12 até 250 pm, apropriadamente de 15 até 100 pm, e de forma vantajosa de 20 até 50pm. Podem ser transparentes, translúcidas, opacas ou pintadas. As películas de plástico podem ser seláveis ou ser equipadas num ou em ambos os lados com uma camada funcionando como selo ou com um lacre de selagem.
Se forem utilizadas películas de metal, como alumínio como materiais a imprimir ou nos materiais a imprimir, a sua espessura pode comportar de 12 até 200 pm, apropriadamente 15 até 100 pm, e de forma vantajosa de 20 até 50 pm. As películas de alumínio podem ser produzidas a partir de alumínio puro com um teor de pureza de 99% até 99,5% ou de uma liga de alumínio. O estado do material do alumínio pode ser macio até duro ou duro para laminar. As películas de alumínio podem, de um ou de ambos os lados ser escovadas, causticadas, coloridas, anodizadas, neutralizadas, envernizadas e/ou pintadas.
Outros materiais a imprimir são os laminados, entre outros de películas de metal, de películas de plástico, entre 12 outras ou de películas de plástico e de metal. Como exemplo podem ser denominados os laminados de uma película de alumínio, que é revestido ou forrado de um ou de ambos os lados com películas de poliéster ou com películas de poliolefinas. Materiais a imprimir adequados são também os laminados ou materiais laminados de cartão de papelão ou papel e pelo menos uma camada de plástico. Estes materiais são conhecidos dos especialistas, p. ex. , como "mixpap".
Entre as camadas individuais dos laminados ou materiais laminados podem, ocasionalmente, estar dispostos colas, primers, camadas isoladoras, etc., nos lados apontando para fora, camadas isoladoras e camadas de selagem, etc.
Outros materiais a imprimir são os papéis com pesos de superfície de 80 até 300g/m2 e adequadamente de 100 até 270 g/m2 . Os papéis podem, de um ou de ambos os lados, ser forrados ou forrados com brilho.
Nos materiais a imprimir existentes o motivo da impressão estampado pode ser uma gofragem ou uma amostra saliente. A gofragem pode ser uma amostra visível saliente, qualquer sequência de números ou de letras, elementos gráficos, motivos, imagens, amostras repetitivas arbitrárias, p. ex., ornamentos, damasco ou amostras "Paisley". Também podem ser produzidas amostras adequadas para hologramas. Nos materiais a imprimir de acordo com o invento pode ser aplicada uma escrita por pontos ou em Braille. De acordo com o invento é possível que no material a imprimir sejam aplicadas pequenas gofragens, como motivos de imagens ou textos com uma altura de imagem ou de texto de 0,5 mm e mais pequenas. O presente invento também compreende materiais a imprimir com gofragens, como motivos de imagens ou textos, 13 com uma altura de imagem ou de texto de 0,5 mm e mais pequenas. 0 motivo da impressão gofrado no material a imprimir pode ser uma atenuação, uns orifícios e/ou uma perfuração. Naturalmente que todas as gofragens referidas podem ser aplicadas individualmente ou em combinações aleatórias no material a imprimir.
Segundo o processo de acordo com o invento os motivos de impressão e as gofragens produzidos através de cores são aplicados no material a imprimir em pelo menos uma e principalmente na mesma máquina impressora. Os moldes de impressão, como os cilindros de moldar com os elementos de impressão gravados podem, tanto para os moldes de impressão condutores de cores assim como de gofrar, ser produzidos da forma igualmente simples e de custos favoráveis e podem com a mesma facilidade e rapidez ser montados ou substituídos. Isto permite uma substituição rápida e de custos favoráveis dos motivos de impressão coloridos, como também das gofragens no material a imprimir.
Os materiais a imprimir produzidos com o processo de acordo com o invento têm aplicação p. ex., como materiais de embalagem para objectos de todos os tipos, incluindo embalagens para produtos alimentares, embalagens na medicina e em farmácia, embalagens para medicamentos, embalagens de produtos para fumadores, como cigarros, charutos ou embalagens para tabaco avulso. Outras utilizações são tapetes e outros materiais de decoração planos. Se os materiais a imprimir forem trabalhados para materiais de embalagem, as gofragens podem representar comprovativos não falsificáveis de segurança, de origem e de originalidade nas embalagens. As gofragens podem complementar ou reforçar a imagem de 14 impressão ou o motivo de impressão produzido com tinta de impressão através dos elementos visivelmente salientes. Durante o processo da impressão podem no material a imprimir, p. ex. , num material a imprimir posteriormente como material de embalagem, ser aplicadas atenuações, p. ex., como posteriores auxiliares para projectos ou linhas de dobra, como perfurações ou escritas por pontos ou em Braille, principalmente em registo, ou seja, com posicionamento exacto. Motivos de impressão e elementos visivelmente salientes e/ou atenuações podem sobrepor-se entre si. Porque os elementos individuais são aplicados ou inseridos no mesmo mecanismo de impressão em registo no material a imprimir, pode ser predeterminado o correspondente posicionamento dos elementos entre si ou sobrepostos e depois do abandono do mecanismo de impressão os elementos localizam-se no local predeterminado lado a lado ou sobrepostos sobre o material a imprimir. Por exemplo, os materiais a imprimir que devem ser aplicados como materiais de embalagem, podem conter atenuações, como perfurações como meios de auxilio de projectos ou linhas de dobragem e correspondentes motivos de imagem, como indicações sobre os meios auxiliares de projectos e, dai podem produzir-se de forma simples embalagens com elevado nivel de qualidade, relativamente a sobreposição do motivo de impressão, saliências visivelmente reconhecíveis e meios auxiliares de projectos.
Diversos materiais a imprimir são conduzidos num mecanismo de impressão entre um cilindro de moldar e um cilindro de impressão e, neste caso, o motivo de impressão aplicado no cilindro de moldar é gofrado no material a imprimir. 0 motivo da impressão é gravado a 70, respectivamente 120 pm de profundidade na superfície do cilindro de moldar ("profundidade da gravura"). O cilindro de impressão tem uma superfície lisa sem gofragem. A velocidade 15 de avanço do material a imprimir comporta em todos os testes 20 m/seg2. Em diferentes testes o material a imprimir foi gofrado com uma base, neste caso um papel com um peso de superfície de 270g/m2, entre o cilindro de moldar e o cilindro de impressão. A base está próxima do cilindro de impressão, o material a imprimir do cilindro de moldar. A imagem de impressão gofrada produzida no material a imprimir é classificada, sendo que imagens gofradas reproduzidas com nitidez ou claramente visíveis, são consideradas como amostra visivelmente saliente no material a imprimir.
Nr. Profundidade da gravura em pm Material a imprimir, espessura em pm Pressão de laminagem Base Resultado 1 70 Película de alumínio, dura, 20 pm 1,5t não + + 2 70 Papel, 270g/m2 2t não + + 3 120 Película de alumínio, dura, 20 pm 1,5t sim + + + 4 120 Película de alumínio, dura, 20 pm 1,5t não + + + 5 120 Laminado: AI 30 pm/PET 12 pm 1) 1,5t não + + + 6 120 Película de alumínio, dura, 20 pm 1,5t não + + + 7 120 Película de alumínio, dura, 20 pm 1,5t sim + + + 8 120 Película de alumínio, dura, 20 pm 2t não + + + 9 120 Película de alumínio, dura, 20 2t sim + + + 16 μτη 1) Laminado AI 30pm/PET 12 pm = Laminado de alumínio película de espessura 30 pm e de espessura de 12 pm Imagem de gofragem nítida +++ Imagem de gofragem distinta ++ Imagem de gofragem visível + uma película de poliéster
Lisboa, 15 de Novembro de 2011. 17

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1 - Processo para gofragem e impressão de um material a imprimir, em cujo processo o material a imprimir é gofrado entre, pelo menos, um par de cilindros e numa máquina impressora por meio de, pelo menos um mecanismo de impressão condutor de cor através de elementos de impressão de um molde de impressão é transmitida cor ao material a imprimir, caracterizado por o material a imprimir ser gofrado na mesma máquina impressora, em pelo menos um mecanismo de impressão não condutor de cor, por meio dos elementos de impressão de um molde de impressão, em que os mecanismos de impressão estão dispostos directamente seguidos.
  2. 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o molde de impressão ser um cilindro de moldar com elementos de impressão gravados como reentrâncias.
  3. 3 - Processo de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por os elementos de impressão gravados no cilindro de moldar, em comparaçao com uma superfície do cilindro de moldar, serem gravados a uma profundidade de 60 até 500 μιη, apropriadamente de 60 até 250 μπι, de forma vantajosa de 80 até 200 μιη e principalmente de 100 até 200 pm.
  4. 4 - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por os elementos de impressão previstos para gofrar no cilindro de moldar, serem gravados com uma retícula reduzida ou sem ela.
  5. 5 — Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o molde de impressão ser aplicado num 1 cilindro de moldar e os elementos de impressão estarem salientes do molde de impressão.
  6. 6 — Processo de acordo com as reivindicações 1 e 5, caracterizado por o molde de impressão aplicado no cilindro de moldar conter elementos de impressão que, em comparação com a superfície do cilindro de moldar, estão salientes de 60 até 500 pm, apropriadamente de 60 até 250 pm, de forma vantajosa de 80 até 200 pm e principalmente de 100 até 200 pm.
  7. 7 - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por no mecanismo de impressão os elementos de impressão do molde de impressão serem gofrados no material a imprimir como gofragem, sendo que o material a imprimir é gofrado entre o cilindro de moldar e um cilindro de impressão e o cilindro apresenta os elementos de impressão negativos do molde de impressão e os elementos de impressão do cilindro de moldar e os elementos de impressão negativos do cilindro de impressão actuam simultaneamente sobre o material a imprimir.
  8. 8 - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por no mecanismo de impressão os elementos de impressão do molde de impressão serem gofrados no material a imprimir como gofragem, como amostra em relevo, como amostra apta para um holograma ou como escrita por pontos ou em Braille.
  9. 9 — Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por no mecanismo de impressão a imagem de impressão do molde de impressão ser gofrada no material a imprimir como atenuação, como orifícios ou como perfuração. 2
  10. 10 - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por o material a imprimir conter ou ser formado a partir de uma película de metal, principalmente de uma película de aço ou de uma película de alumínio, de uma película de plástico, de um papel, de um cartão ou películas compostas de plásticos, de plásticos e de películas metálicas, de plásticos e de papel, de plásticos e cartão, de películas metálicas e papel, de películas metálicas e cartão, de plásticos, películas metálicas e papel ou de plásticos, películas metálicas e cartão. Lisboa, 15 de Novembro de 2011. 3
PT06405099T 2006-03-07 2006-03-07 Processo de gravação e impressão de uma folha PT1832433E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06405099A EP1832433B1 (de) 2006-03-07 2006-03-07 Verfahren zum Prägen und Bedrucken eines Bedruckstoffes

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1832433E true PT1832433E (pt) 2011-12-02

Family

ID=36888980

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06405099T PT1832433E (pt) 2006-03-07 2006-03-07 Processo de gravação e impressão de uma folha

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20070295229A1 (pt)
EP (1) EP1832433B1 (pt)
AT (1) ATE524323T1 (pt)
CA (1) CA2580903A1 (pt)
DK (1) DK1832433T3 (pt)
PL (1) PL1832433T3 (pt)
PT (1) PT1832433E (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103612496B (zh) * 2013-11-26 2016-02-10 深圳市科彩印务有限公司 定位特种纸的制备方法及在定位特种纸上印刷加工的方法
ES2610971B1 (es) * 2015-09-30 2018-02-09 Acr Ii Aluminium Group Cooperatief U.A. Proceso de grabación de superficies de aluminio

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5756212A (en) * 1980-09-18 1982-04-03 Lonseal Corp Manufacture of print and embossed sheet free from displacement of pattern
US5315196A (en) * 1991-08-08 1994-05-24 Canon Kabushiki Kaisha Shaft with grooves for dynamic pressure generation and motor employing the same
DE19845440A1 (de) * 1998-10-02 2000-04-06 Giesecke & Devrient Gmbh Stichtiefdruckverfahren zum vollflächigen Bedrucken großer Flächen
EP1022134A1 (de) * 1999-01-22 2000-07-26 Blockfabrik Lichtensteig AG Verfahren und Vorrichtung zum Erzeugen eines Prägedrucks
DE10044711A1 (de) * 2000-09-08 2002-03-21 Giesecke & Devrient Gmbh Wertdokument
US6780270B2 (en) * 2001-10-17 2004-08-24 Sca Hygiene Products Ab Method and device for web for embossing and printing a web of flexible material, such as paper and nonwoven, and a web material produced by the method
EP1344580A1 (de) * 2002-03-12 2003-09-17 Alcan Technology & Management Ltd. Verfahren und Anlage zur Herstellung eines Aluminiumbandes mit texturierter Oberfläche
DE10227198A1 (de) * 2002-06-18 2004-01-08 Steuer, Armin Verfahren und Vorrichtung zum Erzeugen und Aufbringen eines Hologramms auf eine Materialbahn
CN1802248A (zh) * 2003-06-23 2006-07-12 宝洁公司 在可拉伸基质上生产印刷图像和压花图像高度对准的产品的方法
JP2005015736A (ja) * 2003-06-30 2005-01-20 Fuji Photo Film Co Ltd シール及びシールの製造方法並びに写真用ロールフイルムの封止シール
DE10351305A1 (de) * 2003-10-31 2005-05-25 Man Roland Druckmaschinen Ag Kombinierte Druckmaschine
US7178457B2 (en) * 2004-06-23 2007-02-20 Commercial Envelope Manufacturing Co. Foil look printing technique

Also Published As

Publication number Publication date
DK1832433T3 (da) 2012-01-16
ATE524323T1 (de) 2011-09-15
CA2580903A1 (en) 2007-09-07
PL1832433T3 (pl) 2012-03-30
EP1832433B1 (de) 2011-09-14
EP1832433A1 (de) 2007-09-12
US20070295229A1 (en) 2007-12-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101360776B1 (ko) 신규한 마킹 및 이를 생성시키는 방법
US8248702B2 (en) Thin film high definition dimensional image display device and methods of making same
US8964297B2 (en) Thin film high definition dimensional image display device and methods of making same
JP5304018B2 (ja) パッチ中間転写記録媒体の製造方法
JP2005319777A (ja) 受容層転写材及び転写シート、並びにそれを用いた画像形成方法
RU2417896C2 (ru) Способ изготовления тисненой платинки
PT1832433E (pt) Processo de gravação e impressão de uma folha
US20110076395A1 (en) Method for imparting topical holographic effect to a polymeric film substrate
JP2004284096A (ja) 中間転写記録媒体とその製造方法及び画像形成方法
ES2372065T3 (es) Procedimiento para el gofrado e impresión de un substrato de impresión.
US20130128325A1 (en) Process for obtaining a variable high security hologram and its applications
JP3215011B2 (ja) 立体印刷されたシールおよびその製造方法
WO2016152508A1 (ja) 転写媒体
BRPI0604672B1 (pt) Processo de gofragem e micro-gofragem e respectivos componentes
JP3144752U (ja) 箔押しシート
US833391A (en) Method of embossing printed matter.
UA16913U (en) Holographic protective element with marking
KR20110030122A (ko) 책표지 제조방법
CZ16703U1 (cs) Materiál pro technické, montážní a dekorační účely