PT1802430E - Aparelho para distribuir numa camada fina uma mistura baseada em pedra aglomerada ou material cerâmico - Google Patents

Aparelho para distribuir numa camada fina uma mistura baseada em pedra aglomerada ou material cerâmico Download PDF

Info

Publication number
PT1802430E
PT1802430E PT05811018T PT05811018T PT1802430E PT 1802430 E PT1802430 E PT 1802430E PT 05811018 T PT05811018 T PT 05811018T PT 05811018 T PT05811018 T PT 05811018T PT 1802430 E PT1802430 E PT 1802430E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hopper
mixture
extractor
mat
support
Prior art date
Application number
PT05811018T
Other languages
English (en)
Inventor
Luca Toncelli
Original Assignee
Luca Toncelli
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Luca Toncelli filed Critical Luca Toncelli
Publication of PT1802430E publication Critical patent/PT1802430E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B13/00Feeding the unshaped material to moulds or apparatus for producing shaped articles; Discharging shaped articles from such moulds or apparatus
    • B28B13/02Feeding the unshaped material to moulds or apparatus for producing shaped articles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B13/00Feeding the unshaped material to moulds or apparatus for producing shaped articles; Discharging shaped articles from such moulds or apparatus
    • B28B13/02Feeding the unshaped material to moulds or apparatus for producing shaped articles
    • B28B13/0215Feeding the moulding material in measured quantities from a container or silo

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Processing And Handling Of Plastics And Other Materials For Molding In General (AREA)
  • Filling Or Emptying Of Bunkers, Hoppers, And Tanks (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)
  • Devices For Post-Treatments, Processing, Supply, Discharge, And Other Processes (AREA)

Description

ΕΡ 1 802 430/ΡΤ DESCRIÇÃO "Aparelho para distribuir numa camada fina uma mistura baseada em pedra aglomerada ou material cerâmico"
Campo do invento 0 presente invento refere-se a um aparelho para distribuir, numa camada fina sobre um suporte, uma mistura baseada em pedra aglomerada ou material cerâmico.
Arte anterior É bem conhecido o modo de produzir artigos planos - em particular lajes - ao utilizar misturas obtidas ao misturar pedra ou grânulos cerâmicos com ligantes. Os materiais de pedra de arranque podem ser pedra dura natural e os ligantes podem ser orgânicos, escolhidos de entre as resinas sintéticas, ou inorgânicos, por exemplo do tipo à base de cimento. A produção tem em conta a utilização de suportes ligeiramente maiores do que as lajes, os quais podem ter dimensões grandes, por exemplo 3,20 x 1,60 m, e espessuras muito pequenas, por exemplo 8 mm. Depois da distribuição da mistura numa camada fina, o artigo é sujeito em primeiro lugar a um passo de vibro-compactação, nomeadamente pressionar e simultaneamente vibrar, num ambiente em vácuo, e depois um passo de endurecimento, o qual precisa de um fornecimento de calor quando o ligante é orgânico.
Por conseguinte, tendo em conta: as numerosas composições das misturas aqui consideradas; - o facto de as misturas serem aderentes e terem uma consistência muito semelhante à consistência da areia molhada e, por conseguinte, marcadamente diferente da consistência de um betão; - os artigos produzidos com as misturas se destinarem a utilizar quer no sector da construção, como pavimento e revestimento para paredes internas ou externas de edifícios residenciais, quer no sector do mobiliário, como tampos para cozinhas ou casas de banho; 2
ΕΡ 1 802 430/PT - que é normalmente necessário utilizar substâncias de colorir em liquido ou em pó de modo a melhorar as caracteristicas estéticas dos artigos; as várias partes da instalação utilizadas para fabricar os referidos artigos têm de assegurar um nivel elevado de qualidade sem desperdício de material e/ou custos injustificáveis. Em particular, estes requisitos têm de ser satisfeitos pelo aparelho utilizado - a que se chama normalmente um distribuidor de mistura - e pelos dispositivos para distribuir as substâncias de colorir. A EP1170104 mostra um aparelho para distribuir numa camada fina, sobre um suporte utilizado numa instalação para produzir artigos de pedra de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. A EP 141 9863 mostra um equipamento para distribuir uma camada fina num suporte ao utilizar um tapete sem fim feito de material elastomérico antiestáctico.
Um exemplo recente de um distribuidor de mistura encontra-se descrito no pedido de patente WO-A-2004/039547 no nome do presente Requerente e compreende um carro que se pode mover no topo de um molde de tabuleiro e tendo uma tremonha disposta por cima. O fundo da tremonha é formado por um transportador - chamado de tapete extractor - o qual está inclinado para baixo e o qual passa por baixo de uma abertura proporcionada no fundo de uma parede da tremonha que, no seu lado interno, tem uma forma particular e prolonga-se para além da referida parede. A quantidade de mistura ligeiramente maior do que o necessário para produção de uma laje é carregada através de uma boca superior para dentro da tremonha e gradualmente descarregada através da referida abertura de modo a ser depositada finalmente dentro do molde enquanto o carro se move por cima da última. O objecto da referida forma interna é favorecer a uniformidade dimensional e aglomeração da mistura depositada dentro do molde devido ao facto de o escoamento da mistura dentro da tremonha ser obrigado a passar desde uma direcção vertical inicial até uma direcção paralela à inclinação do 3 ΕΡ 1 802 430/ΡΤ tapete extractor, estendendo-se a partir da abertura de descarga no fundo da tremonha.
Mesmo sabendo que este distribuidor, como um todo, deve ser considerado satisfatório, o mesmo precisa de operações de manutenção frequentes quando (tal como é usualmente o caso) a instalação de que o distribuidor forma parte é utilizada para a produção em massa de artigos. Devido em particular à capacidade de aderir já mencionada, a mistura tem de facto a tendência de revestir o tapete extractor e formar sobre a parede conformada acima mencionada e sobre a abertura de descarga da tremonha incrustações que, alterando as dimensões de secção transversal da camada de mistura descarregada para cima do tapete extractor, podem dar origem a uma distribuição não uniforme da mistura. É por conseguinte necessário interromper imediatamente a operação do distribuidor assim que uma irregularidade na descarga da mistura seja notada, de modo a eliminar as incrustações, mas obviamente estas interrupções reduzem a produtividade da instalação de que o distribuidor forma parte.
No que diz respeito à adição de substâncias de colorir às misturas, de entre as caracteristicas estéticas mais valorizadas e mais populares dos artigos, é importante mencionar o chamado efeito de veias que imita a aparência de material em pedra natural.
Uma primeira patente a respeito disto é a IT-A-1 273 903, apresentada em 22.7.1994, em nome do presente Requerente, na qual é considerado que, antes da mistura ser depositada num molde, adiciona-se uma substância de colorir liquida ou em pó em cima da sua superfície e distribui-se de uma maneira descontinua. Contudo, este procedimento, não realizado em conjunção com o distribuidor de acordo com o presente invento, é incapaz de assegurar sobre a totalidade do produto acabado aquela distribuição particular irregular e localizada do referido agente de colorir que é necessária para criar um efeito de veias adequado. O pedido de patente WO-A-03 027 042 descreve um método alternativo o qual é capaz de alcançar a distribuição desejada irregular e localizada do referido agente de colorir 4 ΕΡ 1 802 430/ΡΤ e, por conseguinte, o efeito de veias, directamente sobre o suporte com o qual uma laje é produzida, antes de ser realizado o passo de vibro-compactação a vácuo. Este método tem a desvantagem, contudo, de o efeito de veias permanecer localizado sobre a camada de superfície em vez de estar presente por toda a espessura da laje. Por conseguinte, quando a laje é sujeita a um polimento dos bordos ou a uma maquinagem profunda antes de ser utilizada, o efeito de veias já não é evidente tal como seria desejável.
Também vale a pena mencionar a EP-A-1 170 104 que descreve um distribuidor de produtos em pó para decorar ladrilhos cerâmicos que compreendem um tapete de transporte provido de meios ocos que se abrem para fora para conter partes dos produtos em pó.
Objecto e sumário do invento O objecto principal do invento é, por conseguinte, proporcionar um aparelho que compreenda e incorpore de uma maneira óptima um distribuidor de mistura de aglomerado do tipo mencionado e os dispositivos para adicionar às misturas substâncias de colorir de modo a obter o efeito de veias e/ou outros efeitos estéticos.
Este objecto, em conjunto com outros, é conseguido com uma instalação que tem as particularidades características das reivindicações que se seguem.
Breve descrição dos desenhos
Estas e outras particularidades características do presente invento e as vantagens consequentes irão tornar-se mais claras a partir da descrição detalhada que se segue de uma concretização preferida mas não exclusiva do invento, com referência aos desenhos anexos, nos quais: - a Fig. 1 é uma vista longitudinal esquemática, que não está à escala, de um aparelho de acordo com o presente invento, que forma parte de uma instalação de produção de lajes; 5 ΕΡ 1 802 430/ΡΤ - a Fig. 2 é uma vista em três dimensões, numa escala maior, do conjunto de dispositivos indicado pelo circulo A na Fig. 1, para distribuir substâncias liquidas de colorir; - a Fig. 3 é uma vista em secção transversal, numa escala maior, do dispositivo indicado pelo circulo B na Fig. 1, para distribuir substâncias em pó de colorir; - a Fig. 4 é uma vista em secção transversal, numa escala maior, do distribuidor de mistura do aparelho mostrado na Fig. 1; a Fig. 5 mostra, visto a partir da frente, o distribuidor de mistura de acordo com a Fig. 4 e um molde subjacente, parcialmente em secção; - a Fig. 6 é uma vista em secção transversal, numa escala maior, de um dispositivo de partir pedaços indicado pelo circulo C na Fig. 1; a Fig. 7 mostra uma vista em três dimensões do distribuidor (não completa com todos os detalhes mostrados nas Figs. 4 e 5 por razões de clareza) no topo da armação ao longo da qual se move.
Descrição de uma concretização do invento
Um aparelho de acordo com o invento, que tem a função de depositar uma camada fina, uniforme e adequadamente colorida de mistura em cima de um suporte, compreende as partes que se seguem, mostradas sem muitos detalhes na Fig. 1: - um tapete 10 que alimenta a mistura M a partir de um misturador (não mostrado) onde é preparada utilizando grânulos de pedra ou material cerâmico e ligantes orgânicos ou não orgânicos; - um grupo 30 de dispositivos para distribuição de substâncias liquidas de colorir em cima da mistura M que se move sobre o tapete alimentador 10 (na Fig. 1, o grupo 30 é indicado pelo circulo A); - um dispositivo 50 (indicado pelo circulo B na Fig. 1) para distribuir uma substância em pó de colorir em cima da mistura M que se move sobre o tapete alimentador 10; - um distribuidor de mistura móvel 100.
Se agora descrever-mos mais precisamente as várias partes do aparelho, o tapete alimentador horizontal 10, o 6 ΕΡ 1 802 430/ΡΤ qual é actuado por um motor 11 no sentido da seta Fl, recebe a mistura M a partir de um misturador (não mostrado, onde se produz ao utilizar os materiais indicados acima) por meio de uma tremonha fixa 12, de onde se forma o fundo. Por baixo da parede frontal conformada 13 da tremonha fixa 12 existe uma abertura de fundo 14 provida de uma passagem 16 que permite a regulação do caudal, interrompendo o mesmo durante a operação do distribuidor 100. As particularidades de construção da tremonha fixa 12 são as mesmas que as particularidades da tremonha móvel 120 que forma parte do distribuidor de mistura 100. A descrição correspondente é proporcionada por conseguinte mais abaixo. A capacidade real da tremonha fixa 12 é tal de modo a conter uma quantidade de mistura maior do que a quantidade máxima de mistura a ser distribuida sobre o suporte. Uma armação fixa, da qual na Fig. 1 apenas as partes superiores 20 e 22 são mostradas, suporta o tapete 10 numa posição levantada em relação ao distribuidor 100.
Por baixo da extremidade frontal 15 do tapete 10, onde está situado o tambor 24, existe um funil 26 que tem a função de transportar para o distribuidor 100 a mistura M que cai a partir do tapete 10 que, tal como já mencionado, se move no sentido da seta Fl mostrada na Fig. 1.
Entre a tremonha fixa 12 e a extremidade frontal 15 do tapete 10 está disposto em sucessão, por cima do referido tapete, um grupo 30 de dispositivos para distribuir substâncias liquidas de colorir (indicadas pelo circulo A na Fig. 1) e um dispositivo 50 (indicado pelo circulo B na mesma Fig. 1) para distribuir uma substância em pó de colorir em cima da mistura M que se move sobre o tapete 10.
Tal como mostrado na Fig. 2, o grupo 30 compreende uma pluralidade de pequenos tanques cilíndricos 32 dispostos de modo vertical e providos de respectivas tampas 34, de modo que possam encher-se com diferentes substâncias liquidas de colorir. Os tanques 32, a partir das tampas 34 dos quais misturadores de palhetas bem conhecidos (não mostrados) podem pender internamente, estão suspensos a partir de uma estrutura comum tipo caixa 36 que é, por sua vez, suportada por uma viga 2 8 da armação fixa já mencionada. A estrutura tipo caixa 36 envolve um número correspondente de 7 ΕΡ 1 802 430/ΡΤ dispositivos conhecidos de actuação e controlo (também não mostrados), incluindo dispositivos de fornecimento de energia para quaisquer motores eléctricos associados aos misturadores de palhetas. Respectivas ligações tubulares 33 prolongam-se a partir de aberturas adequadas nas extremidades de fundo dos tanques 32 e provendo-se de válvulas manuais de desligar 38 que estão ligadas por meio de tubos flexíveis (não mostrados para o bem da clareza) a respectivos dispositivos de distribuição 40, nos quais tanto a direcção como o caudal dos jactos pode ser regulado manualmente de uma maneira bem conhecida per se. Está claro que, uma vez que é possível utilizar pigmentos diferentes assim como ajustar a direcção e o caudal dos jactos das várias substâncias de colorir, as variedades de efeitos de veias que podem ser obtidos são praticamente ilimitados.
Se considerarmos agora o dispositivo 50 para distribuir uma substância em pó de colorir em cima de uma mistura M (ver a Fig. 3), é substancialmente do tipo descrito na patente IT-A-l 273 903. O mesmo compreende uma estrutura de suporte 51 que está fixa à armação acima mencionada e que suporta duas paredes inclinadas 52A, 52B que convergem para baixo, de modo a definirem um funil prismático que está fechado no topo por uma tampa 53 fixa por meio de maçanetas roscadas 54A às paredes 52A, 52B. Respectivas placas metálicas flexíveis 55A, 55B estão fixas no fundo das referidas paredes por meio de outras maçanetas roscadas 54B, sendo as referidas placas mantidas em contacto com um cilindro de medição 56 que forma o fundo do referido funil e é actuado no sentido da seta F4 por um motor (não mostrado). O eixo do cilindro de medição 56 está perpendicular ao sentido F1 de alimentação da mistura M acabada de fazer sobre o tapete 10 e está localizado a uma certa distância acima do mesmo. Quatro ranhuras helicoidais 57A-D, as quais estão coaxiais com o referido cilindro e desviadas em 90 graus em relação umas às outras, encontram-se formadas sobre a superfície do cilindro de medição 56. As substâncias em pó de colorir são carregadas para dentro do funil e também enchem a ranhura ou estas ranhuras (a ranhura 57B na posição mostrada na Fig. 3) as quais estão viradas para cima. A rotação gradual do cilindro de medição 56 no sentido da seta F4 move esta ranhura (ou ranhuras) para baixo, de modo que as substâncias de colorir carregadas para 8
ΕΡ 1 802 430/PT dentro da mesma (ou das mesmas) caem por meio da gravidade em cima da mistura subjacente transportada pelo tapete 10 enquanto, entretanto, outras ranhuras são cheias com as substâncias de colorir presentes entre as paredes 52A, 52B.
Antes de descrever o distribuidor de mistura 100 é indicado que está associado a uma linha para produção dos artigos acima mencionados que normalmente compreende uma armação fixa 70 que está segura ao chão por meio de pilares 78 e ao longo da qual um tapete de transporte horizontal 74 para mover o suporte 90 se desloca, sendo o referido tapete capaz de receber a mistura que é ali depositada. Antes da mistura ser depositada, é colocada uma armação envolvente rectangular horizontal 92 sobre o perímetro do suporte 90 (que pode ser, por exemplo, um molde conformado em tabuleiro do tipo descrito no pedido de patente EP-A-1 160 064 em nome do presente Requerente) , correspondendo a referida armação envolvente à forma e ao tamanho da laje a ser fabricada e tendo a função de ajudar e conter a mistura M que é distribuída sobre o suporte. Os quatro lados da armação envolvente 92 consistem em secções de metal com uma altura maior do que a altura da camada de mistura a ser distribuída e ligada aos respectivos actuadores 96 que estão montados verticalmente em suportes estacionários 98, de modo a não serem só levantados e baixados (ver as Figs. 5 e 7). Os referidos lados 92 da armação envolvente são também capazes de articular em torno de respectivos eixos horizontais, tal como será explicado mais claramente abaixo, uma vez que os mesmos são articulados no topo com outros respectivos cilindros pneumáticos 94 que estão montados horizontalmente. A Fig. 6 mostra um dos lados com o número de referência 92A quando está disposto numa posição oblíqua e com o número de referência 92B quando está na posição vertical. O distribuidor de mistura 100 (o qual é mostrado na Fig. 1 na posição assumida durante o carregamento com a mistura M fornecida pelo tapete alimentador 10 e no fim da distribuição da referida mistura sobre o suporte 90) compreende três partes principais, nomeadamente: - um carro 110 que é actuado por um motor de velocidade variável e equipado com rodas 112 acopladas a respectivos 9
ΕΡ 1 802 430/PT carris 76 fixos por cima das paredes longitudinais 72 da armação fixa 70 assim como sensores de carga 116 (ver também a Fig. 7) ligados de modo adequado a um controlador de processo alojado dentro da consola de comando (não mostrada) de todo o aparelho; - uma tremonha 120 que está fixa ao carro 110 e, por conseguinte, móvel, e sendo cheia através da boca superior 122 com uma quantidade predeterminada de mistura que cai a partir do tapete 10 através do funil 24; - um tapete extractor 150 que é parte integrante do carro 110 e actuado por um motor eléctrico 156; o lado superior 152 do tapete extractor 150 que está inclinado para a frente em cerca de 10° em relação à horizontal, forma o fundo da tremonha 120.
Nas Figs. 1 e 4, a seta F2 indica o sentido do carro 110 e, por conseguinte, de todo o distribuidor 100 durante a deposição da mistura M em cima do suporte 90, enquanto na Fig. 4 a seta F3 indica o sentido simultâneo de alimentação do tapete extractor 150 oposto a F2. A tremonha 120 (a qual constitui um aperfeiçoamento da tremonha descrita no pedido de patente já descrito WO-A-2004/039547 e que, tal como já mencionado, é idêntica sob o ponto de vista da construção à tremonha fixa 12) é mostrada em detalhe na Fig. 4 e compreende uma estrutura exterior paralelepipédica fixa ao longo dos lados mais pequenos 124 aos bordos correspondentes 118 do carro 110 (ver também a Fig. 7) . A referida estrutura exterior está provida de uma abertura rectangular 130 para descarregar a mistura no fundo do lado maior 128, que é aqui chamado "lado traseiro" pelo facto de estar localizado no lado oposto ao sentido da seta F2. Em adição à referida estrutura exterior, da qual o lado traseiro 128 forma parte em particular, a tremonha 120 compreende uma estrutura interna, o elemento caracterizante da qual é a parede traseira conformada 12 6 que é referida a partir daqui como "guia". A guia 126 tem um perfil com uma forma geométrica variável curvada para dentro e termina no fundo, de acordo com a particularidade característica do invento, num bordo aguçado 127 que forma o bordo superior 131 da abertura de descarga 130. Na Figura 4, a linha traço ponto T indica o plano tangencial ao perfil da parede 126 no bordo 10
ΕΡ 1 802 430/PT 127 e o ângulo α é o ângulo formado pelo referido plano com o plano inclinado definido pelo lado superior inclinado 152 do tapete extractor 150. De acordo com uma outra particularidade caracteristica do invento, a amplitude do ângulo α está entre 10 e 20° e é de preferência cerca de 15°.
De acordo com uma outra particularidade caracteristica fundamental do invento, a guia 126 da tremonha 120 está revestida com uma pelicula 132 feita de material anti-aderência (por exemplo PTFE - poli(tereftalado de etileno)) pelo menos na sua superfície virada para o lado de dentro da tremonha. A película 132 é alimentada a partir de uma bobina 134 suportada por meio de um suporte 136 que se projecta a partir do lado traseiro externo 128 da tremonha 120 a um nivel ligeiramente mais elevado do que o referido bordo superior 131 da abertura de descarga 130. Deste modo, a secção da pelicula situada entre a bobina de fornecimento 134 e o bordo aguçado 127 da guia 126 está inclinada para cima na direcção da referida bobina de fornecimento 134. O referido lado traseiro 128 também tem, fixo no mesmo, as partes 138 que suportam a bobina 140 para enrolar a película 132, a qual está disposta num nível mais elevado do que a boca de carregamento 122 da tremonha 120. A bobina de enrolar 140 é actuada de modo intermitente por um actuador 142 suportado por meio de uma consola 144 da tremonha 120. O tapete extractor 150 tem capacidade para receber no seu lado superior 152 (inclinado para baixo no sentido de alimentação, identificado pela seta F3) a mistura que passa para fora a partir da tremonha 120 através da abertura de descarga 130 e depositar a mesma sobre o suporte 90. Na Fig. 4, os números de referência 157 e 158 indicam respectivamente o rolo de accionamento frontal e o rolo traseiro livre ou accionado do tapete extractor 150. Numa concretização preferida do invento, o lado superior 152 do tapete 150 está protegido com uma película de plástico 151 (por exemplo polietileno) submetida a tensão, com a ajuda de um rolo de guia 155, entre um rolo alimentador livre 155A e um rolo de enrolar accionado por motor 153, os quais estão dispostos por cima um do outro em frente da tremonha 120 (ver a Fig. 4) . Deste modo, a pelicula 151 é desenrolada de modo continuo durante o movimento de avanço do tapete extractor 150 no 11
ΕΡ 1 802 430/PT sentido da seta F3. De modo a impedir que a película 151 deslize no lado superior subjacente 152 do tapete 150, a superfície do último é rugosa em vez de ser lisa.
De modo a optimizar a distribuição da mistura M, um dispositivo de rotura de pedaços, indicado em geral pelo número de referência 160, está inserido por baixo da extremidade frontal 159 do tapete extractor 150. O dispositivo de rotura de pedaços 160 compreende, em sucessão, um funil prismático 162 o qual está disposto paralelo ao lado traseiro 128 da estrutura exterior da tremonha 120 e tem o mesmo comprimento que a mesma, e dois rotores metálicos em gaiola de esquilo 164 e 166 (ver a Fig.6), os quais são síncronos e opostos à rotação e são actuados por um motor (ver a Fig.5) . Cada um dos referidos rotores compreende um par de discos de extremidade 165 sobre a circunferência dos quais está fixa uma pluralidade de barras direitas 167, adequadamente espaçadas umas das outras. A distância inter-eixos dos rotores 164 e 166 é tal que as respectivas barras 167 interferem ligeiramente umas com as outras, com o resultado de que, devido à sua rotação em sentidos opostos, quaisquer pedaços presentes na mistura M são quebrados, sendo a mistura feita para cair exactamente na zona de interferência dos dois rotores 164 e 166. O principio de operação do presente aparelho é agora descrito. A configuração inicial do presente aparelho é aquela onde a tremonha 120 do distribuidor 100 está posicionada por baixo do funil fixo 2 6 e um suporte 90, na forma de um tabuleiro rectangular, está posicionado sobre o tapete de transporte 74, por baixo do distribuidor 100. Deste modo, a parte traseira do carro 100 (isto é, a parte oposta à parte onde os motores 114 e 156 estão localizados) fica situada para além do lado do suporte 90 que pode ser visto no lado esquerdo na Fig. 1. Os actuadores 96 mantêm os quatro lados da armação envolvente dentro do suporte 90 na posição vertical 92 B mostrada na Fig. 6 e a uma curta distância dos bordos de perímetro do referido suporte. 12 ΕΡ 1 802 430/ΡΤ
Enquanto se mantêm os motores 114 e 156 parados, a tremonha 120 do distribuidor 100 é cheia através da boca 122 com mistura fresca M fornecida a partir da tremonha fixa 12 e alimentada por meio do tapete de transporte 10 no sentido da seta F1. Os dispositivos de distribuição 40 do grupo 30 e/ou o dispositivo 50 fazem com que as substâncias de colorir caiam, na combinação e maneiras desejadas, em cima da mistura antes de a mesma atingir a extremidade frontal 15 do tapete 10 e, por conseguinte, o funil fixo 26. A quantidade de mistura carregada para dentro da tremonha 120 é predeterminada dependendo das caracteristicas dimensionais e de peso da laje de material aglomerado a ser feita e é controlada de modo cuidado por meio dos sensores de carga 116.
Uma vez que o carregamento da tremonha 120 tenha acabado, com a consequente interrupção do escoamento de mistura fresca Μ, o motor 116 do carro 110 é arrancado de modo a levar o distribuidor 100 para a extremidade oposta do suporte 90 (em relação ao mostrado na Fig. 1) . Uma vez que esta posição tenha sido alcançada, o motor 116 muda o seu sentido de operação de modo a mover o carro 110 no topo do suporte 90 no sentido da seta F2 na Fig. 1, e os motores 156 da tapete extractor 150 e 168 do dispositivo de rotura de pedaços 160 são iniciados. Consequentemente, dentro da tremonha 120 existe um escoamento de mistura que, devido ao perfil conformado da guia 126, passa de uma direcção substancialmente vertical para uma direcção inclinada no ângulo α em relação ao lado superior 152 do tapete extractor 150. Devido à presença da fita anti-aderência 132, que cobre totalmente a guia 126 que fica estacionária, e a pelicula de protecção 151 que é desenrolada durante o movimento de avanço do tapete extractor, não existe contacto fisico entre a mistura e as superficies da guia 126 e o tapete extractor 150, respectivamente, constituindo isto uma particularidade caracteristica fundamental do presente invento. O escoamento de mistura passa para fora através da abertura de descarga 130 da tremonha 120, move-se para baixo no sentido da seta F3, cai para dentro do funil prismático 162, passa entre os rotores de contra rotação 164 e 166 e, finalmente, é depositado sobre o suporte 90, dentro da 13
ΕΡ 1 802 430/PT armação envolvente 92. O escoamento de mistura que cai a partir do distribuidor 100 é constantemente controlado pela unidade computorizada que gere a máquina através dos sensores de carga 116. Uma camada de mistura é assim gradualmente depositada sobre o suporte 90, sendo as suas dimensões geométricas determinadas pelo funil prismático 162 e pela armação envolvente 92, e o peso por unidade de área de superficie do suporte 90 é controlado por meio dos sensores de carga 116.
No fim da distribuição da mistura dentro do suporte 90, os lados da armação envolvente são girados segundo um ângulo de cerca de 20° de modo a levar os mesmos para a posição 92A mostrada na Fig. 6, de tal modo que a camada de mistura depositada permanece comprimida contra os seus bordos de perímetro, o que assume assim uma configuração inclinada na direcção do lado de dentro do suporte 90. O derrame da mistura sobre os bordos do suporte 90 é impedido quando, imediatamente a seguir à referida compressão, a armação envolvente 92 é levantada e extraida do molde depois dos seus bordos terem sido levados de volta para a posição vertical 92B, de novo por meio dos actuadores 96. Também é impedido um derrame adicional durante o movimento subsequente do suporte 90 para a estação de trabalho onde a vibro-compactaão é realizada. O distribuidor 100 (os motores 114, 156 e 158 do qual, assim como o motor, não mostrado, o qual actua o rolo 153 da película de plástico 151, foram entretanto parados) está assim situado de novo na posição mostrada na Fig. 1, com a tremonha 120 não completamente esvaziada de mistura, de modo que uma certa quantidade da mesma permanece depositada sobre a película de protecção 155 e o tapete extractor 150. Ao operar o actuador 142, um comprimento da fita anti-aderência 132 equivalente a uns poucos centímetros é enrolado na bobina 140 .
Neste momento, o aparelho fica pronto para repetir o ciclo de operação acima descrito, de modo a produzir uma nova laje, com referência a um novo suporte 90 que, entretanto, foi posicionado sobre o tapete de transporte 74. 14 ΕΡ 1 802 430/ΡΤ
Quando a fita de protecção 132 da guia 126 tiver sido completamente utilizada, e/ou no fim da troca de produção, o distribuidor 100 é removido de modo que pode ser lavado com um detergente adequado e/ou substituído por um novo. Por sua vez, no fim da utilização, a película de protecção 151 do tapete extractor 150 é transportada para fora para a instalação de reciclagem de plástico. A partir da descrição dada, as vantagens que se seguem do aparelho de acordo com o invento são evidentes: (a) os dispositivos de colorir são combinados com o distribuidor de mistura e permitem obter efeitos estéticos de qualquer tipo e variedade, também ao longo dos bordos e dentro do artigo; (b) a produtividade não é adversamente afectada pelas paragens devido à necessidade de limpar peças do aparelho (tremonha de distribuir e tapete extractor) que estão em contacto por períodos relativamente grandes com a mistura e quando o tipo ou cor de mistura e/ou os seus efeitos estéticos são mudados; (c) a uniformidade dimensional e o peso preciso da camada de mistura depositada sobre o suporte são respectivamente assegurados pela presença do bordo aguçado na extremidade da parede interna conformada da tremonha de distribuição e pelo controlo computorizado dos sensores de carga; (d) tanto a presença de pedaços como o deslize na camada da mistura depositada são impedidos antes de se sujeitar à vibro-compactação.
Muito embora a descrição acima se refira à concretização que é correntemente preferida, é entendido que as reivindicações que se seguem também compreendem outras variantes e concretizações, em particular: a protecção, com fita anti-aderência, da guia conformada que forma parte do distribuidor, pode ser limitada a apenas uma secção, em particular a secção terminal ou de fundo do perfil conformado da guia; - é possível utilizar um motor que funciona por passos em vez de um cilindro pneumático como o actuador da bobina para enrolar a fita anti-aderência; 15
ΕΡ 1 802 430/PT - a limpeza da guia pode ser conseguida ao utilizar também sistemas para além da fita anti-aderência, o que não afecta de modo adverso a produtividade da máquina; - as outras paredes da estrutura interna da tremonha de distribuição também podem ser limpas ao utilizar um dos sistemas acima mencionados; é possível utilizar uma tremonha de distribuição estacionária em vez de uma tremonha que esteja fixa sobre um carro e mover o suporte durante o depósito da camada de mistura.
Lisboa, 2012-03-28

Claims (19)

  1. ΕΡ 1 802 430/PT 1/5 REIVINDICAÇÕES 1 - Aparelho para distribuir numa camada fina, sobre um suporte (90) utilizado numa instalação para produzir artigos de pedra, uma mistura (M) com base em pedra aglomerada ou material cerâmico, à qual substâncias de colorir são adicionadas, dependendo de efeitos estéticos predeterminados, compreendendo o aparelho: - um distribuidor de mistura (100) que compreende uma tremonha (120) com uma boca superior (122) para carregar mistura fresca, uma parede conformada ou guia (126) que tem um perfil curvo na direcção do interior da tremonha (120) e uma abertura de descarga de mistura (130) no fim da referida parede conformada ou guia (126); - um tapete extractor (150) posicionado por baixo da referida tremonha (120) do distribuidor (100), de modo a formar com o seu lado superior (152) o fundo da referida tremonha e actuado de modo a depositar uma camada uniforme da referida mistura (M) , depois de a mesma ter escoado para dentro da tremonha (120) e passado para fora através da referida abertura de descarga (130), para cima do referido suporte (90) posicionado num nivel inferior ao nivel do referido tapete extractor (150) enquanto um movimento relativo da referida tremonha (120) e referido suporte (90) é mantido; caracterizado por compreender: - uma fita ou uma película (132) feita de material anti-aderência que reveste a parede conformada ou guia (126) da tremonha (120), pelo menos na sua superfície virada para o lado de dentro da tremonha (120); e - uma película de plástico (151) que protege o lado superior (152) do tapete extractor (150) e que se estende entre uma bobina de fornecimento livre (155) e uma bobina de enrolar accionada por motor (153), e estando continuamente a desenrolar durante a alimentação do referido tapete extractor (150) .
  2. 2 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida fita anti-aderência (132) se estender entre uma bobina de fornecimento (134) e uma bobina de enrolar (140), sendo a referida bobina de enrolar (140) actuada de modo intermitente por um actuador (142), estando ΕΡ 1 802 430/ΡΤ 2/5 as referidas bobinas (134, 140) fixas externamente à referida tremonha (12 0) .
  3. 3 - Aparelho de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a referida bobina (134) que fornece a fita anti-aderência (132) estar posicionada na vizinhança da referida abertura de descarga (130) da tremonha (120) e a bobina de enrolar (140) estar posicionada a um nivel mais elevado do que o nivel da referida boca de carregamento (122), com o resultado de os movimentos intermitentes da referida fita anti-aderência (132) ocorrerem a partir do fundo para o topo da referida tremonha (120) .
  4. 4 - Aparelho de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por os referidos meios para mover a fita anti-aderência (132) compreenderem uma polia (145) integral com a referida bobina de enrolar (140) e um mecanismo de impulso alternativo associado, um cilindro pneumático (142) .
  5. 5 - Aparelho de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por os referidos meios para mover a fita anti-aderência (132) compreenderem um motor que funciona por passos para actuar a referida bobina de enrolar (140).
  6. 6 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida guia (126) formar parte de uma estrutura interna da tremonha (120) e terminar no fundo num bordo aguçado (127) que forma o bordo superior (131) da referida abertura de descarga (130).
  7. 7 - Aparelho de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o plano (T) tangencial ao perfil da referida guia (126) da tremonha (120), no referido bordo aguçado (127), formar um ângulo (a) com o plano inclinado definido pelo referido lado superior inclinado (152) do tapete extractor (150), estando a amplitude do referido ângulo (a) compreendida entre 10° e 20° e, de preferência, sendo igual a cerca de 15°.
  8. 8 - Aparelho de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o lado superior do referido tapete extractor (150) ser rugoso, de modo que a referida pelicula ΕΡ 1 802 430/PT 3/5 de protecção (151) não escorrega em relação ao referido tapete extractor (150) .
  9. 9 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o mesmo compreender, para além da referida abertura de descarga (130) da tremonha (120) do distribuidor (100), um dispositivo (160) capaz de partir, imediatamente antes do depósito da mistura sobre o referido suporte (90), quaisquer torrões ou pedaços que se formam na referida mistura (M).
  10. 10 - Aparelho de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o referido dispositivo de rotura de pedaços (160) compreender pelo menos dois rotores síncronos de contra rotação (164, 166), os quais são actuados por um motor (168).
  11. 11 - Aparelho de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por cada um dos referidos rotores (164, 166) compreender um par de discos de extremidade (165) sobre a circunferência dos quais uma pluralidade de barras direitas (167) espaçadas umas das outras estão fixas pela sua extremidade, e por a distância interaxial dos referidos rotores (164, 166) ser tal de modo a criar uma ligeira interferência de modo que, em resultado da sua rotação em sentidos opostos, quaisquer torrões ou pedaços presentes na mistura (M) sejam partidos, sendo a referida mistura levada a cair exactamente na referida zona de interferência.
  12. 12 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida tremonha (120) do distribuidor de mistura estar equipada com meios de pesagem de retorno, em particular pelo menos um sensor de carga (116), o qual está ligado para controlar, de modo a regular a quantidade de mistura carregada na tremonha (120) e/ou a velocidade do referido tapete extractor (150), dependendo do artigo a ser produzido, assegurando um escoamento de peso uniforme da mistura (M) depositada sobre o referido suporte (90).
  13. 13 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida tremonha (120) estar fixa a um carro (110) que se move acima do referido suporte (90) durante a distribuição da mistura (M). ΕΡ 1 802 430/PT 4/5
  14. 14 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o mesmo compreender uma armação envolvente (92) que tem dimensões na vista planificada ligeiramente menores do que as dimensões do artigo de pedra a ser produzidas, permanecendo a referida armação envolvente dentro do molde durante o depósito da mistura.
  15. 15 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada lado da referida armação envolvente (92) consistir numa secção, feita de preferência de metal, ligada a meios de actuação (96), de modo a poder assumir uma posição (90A) inclinada para o lado de dentro do referido suporte (90), antes de ser levantada e removida do referido suporte.
  16. 16 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida mistura fresca (M), antes de ser carregada para dentro da referida tremonha (120), passar por baixo de meios de distribuição (40, 50) para distribuir substâncias liquidas e/ou em pó.
  17. 17 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por os meios (40) para distribuir substâncias líquidas de colorir compreenderem uma pluralidade de pulverizadores (42) nos quais, tanto a direcção como o caudal dos jactos podem ser regulados.
  18. 18 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por os meios (50) para distribuir substâncias em pó de colorir compreenderem um par de paredes (52A, 52B), as quais estão inclinadas e convergem para baixo e as quais, em conjunto com as respectivas placas flexíveis (55A, 55B) fixas ao seu fundo, definem um funil prismático, o fundo do qual é formado por um cilindro de medição rotativo (56) , contra a superfície de cujas referidas placas flexíveis (55A, 55B) se mantêm em contacto, tendo o referido cilindro de medição (56) um eixo o qual é horizontal e perpendicular à direcção (Fl) de alimentação da mistura fresca (M) na direcção do referido distribuidor de mistura (100) e estando situado a uma certa distância acima da mistura (M). ΕΡ 1 802 430/PT 5/5
  19. 19 - Aparelho de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por a superfície do referido cilindro de rotação (56) ter, ali formadas, quatro ranhuras helicoidais (57A-D), as quais são coaxiais com o referido cilindro e estão desviadas em relação umas às outras, e as quais são capazes de serem gradualmente dirigidas para o referido tambor prismático, de modo a serem cheias com as substâncias de colorir ali carregadas e, depois, serem esvaziadas em resultado da referida substância de colorir cair por meio da gravidade em cima da mistura subjacente (M). Lisboa, 2012-03-28
PT05811018T 2004-10-20 2005-10-19 Aparelho para distribuir numa camada fina uma mistura baseada em pedra aglomerada ou material cerâmico PT1802430E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000118A ITTV20040118A1 (it) 2004-10-20 2004-10-20 Apparecchiatura per la distribuzione in strato sottile di un impasto a base di materiale lapideo o ceramico agglomerato.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1802430E true PT1802430E (pt) 2012-04-11

Family

ID=35695589

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05811018T PT1802430E (pt) 2004-10-20 2005-10-19 Aparelho para distribuir numa camada fina uma mistura baseada em pedra aglomerada ou material cerâmico

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7837454B2 (pt)
EP (1) EP1802430B1 (pt)
KR (1) KR101238523B1 (pt)
CN (1) CN101043991B (pt)
CA (1) CA2582416C (pt)
ES (1) ES2380352T3 (pt)
IL (1) IL182425A0 (pt)
IT (1) ITTV20040118A1 (pt)
PT (1) PT1802430E (pt)
WO (1) WO2006045728A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITTV20050106A1 (it) 2005-07-18 2007-01-19 Luca Toncelli Procedimento ed impianto per la fabbricazione di manufatti in lastre o blocchi di conglomerato di materiale lapideo o litoide.
ITTV20070054A1 (it) * 2007-03-28 2008-09-29 Luca Toncelli Procedimento per la fabbricazione di lastre in materiale ceramico
WO2009003507A1 (de) * 2007-07-05 2009-01-08 Langenstein & Schemann Gmbh Befüllungseinrichtung zum befüllen von formwerkzeugen mit schüttfähigem formmaterial
ITTV20070126A1 (it) * 2007-07-16 2009-01-17 Luca Toncelli Procedimento ed apparecchiatura per la fabbricazione di lastre ad effet-to venato
IT1393456B1 (it) 2009-03-10 2012-04-20 Toncelli Apparecchiatura e metodo per la fabbricazione di lastre ad effetto venato
CN102275213B (zh) * 2011-08-17 2013-02-27 佛山科学技术学院 一种仿石材图案陶瓷墙地砖生产中的布料工艺及装置
ITUB20169840A1 (it) 2016-01-04 2017-07-04 Breton Spa Distributore per impasti
CN106239777B (zh) * 2016-08-09 2019-04-09 佛山慧谷科技股份有限公司 一种定量布料系统
IT201900010290A1 (it) 2019-06-27 2020-12-27 Dario Toncelli Impianto e metodo per la produzione di lastre in materiale lapideo composito a partire da un impasto e dispositivo atto ad essere montato in tale impianto.
IT201900016439A1 (it) 2019-09-17 2021-03-17 Luca Toncelli Metodo ed impianto per la fabbricazione di manufatti in materiale lapideo composito e dispositivo distributore di impasto per tale fabbricazione

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE294453C (pt)
US1726511A (en) * 1923-06-08 1929-08-27 Filtration Engineers Inc Apparatus and method for treating finely-divided solids
FR864846A (fr) 1938-05-24 1941-05-06 Torfit Werke G A Haseke & Co Procédé de moulage sous pression de plaques de grande surface, telles que des plaques de bâtiments, portes, cloisons et éléments analogues, par l'utilisation d'un produit à mouler sous pression composé de petits morceaux
GB880892A (en) 1959-10-05 1961-10-25 Alexander John Cherney An improved method and apparatus for the manufacture of tiles
US3540093A (en) * 1966-03-21 1970-11-17 Interpace Corp Apparatus for manufacture of pressed ceramic articles
FR1591141A (pt) 1968-10-18 1970-04-27
US3663137A (en) * 1969-06-30 1972-05-16 Werzalit Pressholzwerk J F Wer Apparatus for molding articles of uneven thickness
FR2052704A5 (pt) 1970-06-15 1971-04-09 Montcharmont Simone
US3954377A (en) * 1972-08-10 1976-05-04 Torres, Inc. Vertical mold for making textured concrete panels
EP0024237A3 (fr) * 1979-08-09 1981-07-15 So.De.Em Societe D'exploitation Des Etablissements Minato Presse de moulage de produits en béton, comprenant un dispositif d'alimention en béton
GB2164288B (en) * 1984-09-12 1988-06-02 Redland Roof Tiles Ltd Method and apparatus for manufacturing roof tiles and tiles made thereby
US4602771A (en) * 1984-11-09 1986-07-29 Narco Investors, Inc. Apparatus for casting refractory compositions
JP2643378B2 (ja) 1988-10-26 1997-08-20 松下電工株式会社 砂撒き装置
IT1247061B (it) * 1991-05-31 1994-12-12 Luca Toncelli Procedimento per effettuare il riempimento con un impasto di materiale lapideo di uno stampo per la realizzazione di una lastra del suddetto materiale e macchina per l'attuazione del detto procedimento
US6086349A (en) * 1992-05-26 2000-07-11 Del Monte; Ernest J. Variable wall concrete molding machine
DE4402251C1 (de) * 1994-01-26 1995-02-23 Netzsch Erich Holding Preßwerkzeug zum isostatischen Pressen steilwandiger topfförmiger Gegenstände aus keramischem Granulat
IT1273903B (it) 1994-07-22 1997-07-11 Luca Toncelli Procedimento ed impianto per la fabbricazione di manufatti in lastre e blocchi con effetto venato.
IT1269274B (it) 1994-11-22 1997-03-26 Carlo Antonio Camorani Metodo per la formatura di piastrelle ceramiche ed impianto relativo
IT1287505B1 (it) 1996-11-22 1998-08-06 Algeri Maris Metodo e mezzi per la pressatura di piastrelle ceramiche.
DE19712440A1 (de) * 1997-03-25 1998-10-01 Hymmen Theodor Gmbh Vorrichtung zum Herstellen von Span- oder Faserplatten aus Zellulosewerkstoffen
DE19916447A1 (de) * 1999-04-12 2000-10-19 Dieffenbacher Schenck Panel Formstation
JP3781933B2 (ja) 1999-12-07 2006-06-07 クボタ松下電工外装株式会社 粉粒体材料供給設備
IT251479Y1 (it) 2000-05-30 2003-11-19 Luca Toncelli Stampo a vassoio per la fabbricazione di lastre in conglomerato
ES2172418B1 (es) 2000-08-02 2003-12-16 Prefabricados Valerio S A Maquina para la fabricacion de piezas de escayola y materiales afines.
CN2434120Y (zh) * 2000-08-11 2001-06-13 陈炜 镁质波形瓦生产机
DE10050433A1 (de) * 2000-10-12 2002-04-18 Dieffenbacher Schenck Panel Dosierbunker
ITRE20010031U1 (it) * 2001-09-07 2003-03-07 Sacmi Punzone isostatico per stampo per pressatura di prodotti in polvere, in particolare per piastrelle ceramiche.
ITTV20010130A1 (it) 2001-09-24 2003-03-24 Luca Toncelli Procedimento per la fabbricazione di manufatti lapidei in particolarelastre ad effetto venato
ITTV20020131A1 (it) 2002-10-31 2004-05-01 Luca Toncelli Distributore di impasti di materiale lapideo o ceramico agglomerato per il riempimento di uno stampo
ITBO20030032A1 (it) 2003-01-24 2004-07-25 T S C Spa Apparecchiatura per l'applicazione di prodotti polverulenti

Also Published As

Publication number Publication date
ITTV20040118A1 (it) 2005-01-20
CA2582416C (en) 2014-05-27
ES2380352T3 (es) 2012-05-10
CN101043991A (zh) 2007-09-26
IL182425A0 (en) 2007-07-24
CA2582416A1 (en) 2006-05-04
US20090101790A1 (en) 2009-04-23
CN101043991B (zh) 2014-04-16
EP1802430B1 (en) 2012-01-25
EP1802430A1 (en) 2007-07-04
US7837454B2 (en) 2010-11-23
KR20070067222A (ko) 2007-06-27
WO2006045728A1 (en) 2006-05-04
KR101238523B1 (ko) 2013-02-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1802430E (pt) Aparelho para distribuir numa camada fina uma mistura baseada em pedra aglomerada ou material cerâmico
CA2973652C (en) Programmable station and plant for the production of plates with chromatic effects
PT1556197E (pt) Distribuidor de misturas que consistem em material aglomerado de cerâmica ou pedra para encher um molde
EP3890933B1 (en) Method, robot island and apparatus for manufacturing slabs made of conglomerate of stone and/or ceramic material with veined effect
US9579821B2 (en) Apparatus and method for manufacturing slabs with a veined effect
ES2366805T3 (es) Procedimiento y planta para la fabricación de artículos en forma de placas o bloques de piedra conglomerada o de material de tipo piedra.
PT2167295E (pt) Método e aparelho para fabricar lajes com efeito de veios
US11440216B2 (en) System and method for manufacturing multilayer claddings with a decorative layer
PT1321179E (pt) Unidade de mistura para materiais na forma granular ou em pó
US3020584A (en) Apparatus and method for forming floor tile
US926182A (en) Tile-coating machine.
JPH0951772A (ja) 絡餅製造装置
RU97104912A (ru) Способ и устройство измерения и распределения разливочного материала, особенно при производстве древесно-стружечных плит (дсп) с минеральным связующим веществом