PT1716301E - Estaca para vinhas - Google Patents

Estaca para vinhas Download PDF

Info

Publication number
PT1716301E
PT1716301E PT05707136T PT05707136T PT1716301E PT 1716301 E PT1716301 E PT 1716301E PT 05707136 T PT05707136 T PT 05707136T PT 05707136 T PT05707136 T PT 05707136T PT 1716301 E PT1716301 E PT 1716301E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
section
flap
tongue
shaped
hook
Prior art date
Application number
PT05707136T
Other languages
English (en)
Inventor
Raimund Reisacher
Original Assignee
Reisacher Winzerbedarf Gmbh Dr
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Reisacher Winzerbedarf Gmbh Dr filed Critical Reisacher Winzerbedarf Gmbh Dr
Publication of PT1716301E publication Critical patent/PT1716301E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G17/00Cultivation of hops, vines, fruit trees, or like trees
    • A01G17/04Supports for hops, vines, or trees
    • A01G17/14Props; Stays

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Supports For Plants (AREA)
  • Food-Manufacturing Devices (AREA)
  • Metal Rolling (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
ESTACA PARA VINHAS O invento refere-se a uma estaca para vinhas de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Para armações de arame na viticultura e na fruticultura são utilizados perfis metálicos abertos ou fechados, que nas abas apresentam ganchos localizados exteriores que são formados através do corte e dobragem moldada de linguetas do material base.
Perfis metálicos deste tipo - que posteriormente serão designados como estacas para vinhas - são, por exemplo, conhecidos em DE 44 36 936 C2 (ganchos escorados e estampados), DE 196 52 597 AI (ganchos em forma de S, localizados à altura do corte) em DE 196 239 023 Cl (ganchos moldados em forma de S), bem como em DE 299 11 927 UI (ganchos de localização interior).
Nos perfis metálicos descritos nos anteriores documentos verifica-se o problema das linguetas metálicas dos ganchos se localizarem acima das correspondentes aberturas estampadas e na utilização de máquinas de colheita automática, através das suas barras de choque ligeiramente inclinadas, podem ser pressionados para dentro, pelo que uma seguinte suspensão do arame nos ganchos em causa não é possível assim tão fácil. Além disso, as superfícies deslizantes formadas nos ganchos para os arames no interior dos ilhós são tecnicamente condicionadas por serem atingidas com rebarbas do corte, de modo que em ferramentas de estampar rombas o deslizar do arame é com frequência fortemente condicionado. 2
Em DE-A-3522 140 é descrita uma fixação em forma de estaca para redes, encerados e películas que compreende uma barra, a qual apresenta ganchos na forma de secções em forma de linguetas desengatadas da chapa da barra. Embora os terminais das secções em forma de linguetas desengatados de uma abertura em material de chapa localizada por baixo estejam dobrados em sentido de retrocesso, as secções em forma de linguetas prolongam-se afastando-se da abertura estampada e são dobrados na secção do centro da abertura estampada em sentido de retrocesso. De acordo com isto os ganchos podem ser comprimidos para dentro da abertura estampada, devido ao efeito de choque do exterior. Além disso, a fixação em forma de estaca antes descrita não é indicada para utilização como estaca para vinhas também devido à sua forma e flexibilidade.
Em FR-A-1 380 669 é descrita uma estaca para vedações com uma secção transversal circular, em cuja parte exterior, estão fixos, por meio de soldadura, ganchos com forma de lingueta dobrados em sentido de retrocesso. O documento não dá qualquer informação para produzir os ganchos através de corte das secções em forma de linguetas e sua dobragem para trás directamente do material do corpo base da estaca.
Em DE-A-2 529 395 é descrita uma barra de plantas para cepas que possui um corpo base com uma secção transversal em forma de V, do qual para fixação de arames para vinhas, são separadas secções em forma de linguetas das abas do corpo base, que para fixação do arame na zona do centro da secção em forma de lingueta, são enroladas em torno do arame, afastando-se da parte exterior da aba com forma semelhante a um parafuso. Neste caso, a secção em forma de lingueta não é dobrada em sentido de retrocesso, mas antes o arame é fixado entre a superfície exterior da aba presa por estampagem ou 3 rebarbas de corte e a secção em forma de lingueta. Através do enrolamento em forma de parafuso da secção em forma de lingueta, não é obtida qualquer superfície paralela em relação à superfície exterior da aba para colocar ou prender o arame.
Em conformidade com isto é um objectivo do presente invento obter uma estaca do tipo anteriormente referido, bem como um processo para produção da mesma, em que os ganchos, também com a utilização de dispositivos de colheita automática não podem ser comprimidos para dentro dos correspondentes furos estampados devido aos choques surgidos e em que as superfícies típicas de deslizamento e de assento dos arames são formadas sem as perturbadoras rebarbas de corte.
Esta tarefa será, de acordo com o invento, solucionada através das características da reivindicação 1 e 19.
Outras características são descritas nas reivindicações dependentes.
Uma vantagem especial das estacas para vinhas de acordo com o invento consiste em que os ganchos podem ser facilmente arredondados com nervuras, através do que estas recebem não apenas uma aresta de assento do arame definida ou superfície deslizante, mas também apresentam uma resistência mecânica mais elevada. As estacas para vinhas de acordo com o invento possuem a vantagem dos ganchos, devido às aberturas estampadas ordenadas no lado oposto da superfície exterior das abas não podem ser cravados nestas, de modo que os ganchos são resistentes à colheita automática.
Além disso obtém-se uma economia de material - e com ela uma redução de custos - porque através da concepção dos ganchos 4 dobrados em retrocesso, estes podem ser conduzidos até à aresta superior da cabeça perfilada especialmente submetida a esforço durante o cravar e descravar, sem enfraquecer a cabeça de perfil através das aberturas estampadas. Através disto a estaca pode ser reduzida no tamanho em cerca de 25mm, sendo que através disto também resultam menos problemas com os denominados aparelhos cortadores de folhagem em linha no assentamento da cabeça da estaca.
Além disso, o grau de corte formado forçosamente durante o corte da secção em forma de lingueta não assenta na superfície interior da secção do ilhó ou da secção de recepção dobrada em forma de nó, mas antes na superfície exterior da mesma, de modo que em consequência da espessura da chapa metálica existe uma distância suficiente entre o grau de corte e do arame assente, através da qual podem ser evitados danos dos arames ou um encravamento dos mesmos ao serem puxados para fora.
Uma outra vantagem da estaca de acordo com o invento consiste em que todas as superfícies de assento podem ser dotadas de forma muito simples com nervuras, porque as ferramentas de estampagem podem atacar concentradas no eixo central das secções em forma de linguetas e não têm que ser conduzidas nas arestas de corte exteriores, através do que resultam, normalmente, problemas no que se refere a tolerâncias de produção durante a pós-estampagem se esta tiver que ser efectuada atravessando o furo de corte ou o furo de estampar.
Uma outra vantagem consiste numa forma de realização do gancho em S, as nervuras resultam, natural e parcialmente através do sentido da dobragem seleccionado do material na moldagem do gancho, das secção em forma de lingueta, através 5 do que a produção é, em parte, substancialmente facilitada. Além disso, nas estacas de acordo com o invento, abre-se a possibilidade das nervuras para escoramento dos ganchos poderem ser objectivamente posicionadas, através do que a elasticidade dos ganchos pode ser alterada, desde um modelo muito rígido até um aperfeiçoamento flexível em elevada amplitude dos ganchos ou sectores individuais dos mesmos.
Uma outra vantagem na produção da estaca de acordo com o invento consiste em que o tempo de duração do punção de corte para separação das secções em forma de lingueta, que seguidamente e de acordo com o invento são dobrados com a forma de gancho pretendida, é muito elevado porque não pode ser utilizado um corte côncavo, mas antes um corte inclinado ou de telhado.
Principalmente é possível, através da dobragem das secções em forma de lingueta em sentido de retrocesso, ou seja afastando-se da abertura estampada, obter secções de recepção em forma de ilhó ou em forma de laço de grande dimensão para os arames que possuem uma saliência reforçada, especialmente quando as nervuras forem estampadas, antes da dobragem das secções em forma de lingueta, como nervuras centrais longitudinais nas secções em forma de linguetas.
Uma outra vantagem da forma de execução de acordo com o invento deve ser vista de modo que o furo de estampar se situa numa grande parte livre por baixo do gancho e através disto pode ser utilizado noutras aplicações, por exemplo, para guarnições de plástico ou como grampos para fixação dos arames, o que p. ex., nos ganchos referidos no inicio da situação da Técnica, nos quais as aberturas estampadas, em regra, são tapadas pelas secções em forma de lingueta, não é este o caso. 6
Uma vantagem principalmente vantajosa das estacas de acordo com o invento, no que se refere a uma longa duração dos arames, consiste em que o arame, devido à nervura decorrente bem definida centralmente o longo do lado interior global da secção em forma de lingueta, através da qual o sector da base da lingueta é mantido afastado da superfície exterior da aba correspondente, porque ele na nervura libertando-se da base da lingueta e devido à força de gravidade desliza ligeiramente para baixo e assim está sempre posicionado afastado da parte exterior da base da estaca. Através disto uma corrosão por contacto devido a humidade e a substâncias químicas, que por exemplo existem nos produtos para pulverização das uvas, é de antemão evitada, porque contrariamente à situação da Técnica, entre a superfície exterior da aba da estaca e o próprio arame não se pode acumular humidade, como acontece com frequência ao serem observadas as estacas da situação da Técnica devido à tensão da superfície nos líquidos. Além disso, é dado ao arame melhor comportamento de deslizamento, de modo que raramente se verifica o emperrar ou encravar do mesmo.
Além disso a estaca de acordo com o invento apresenta a vantagem de uma força actuante lateralmente sobre o terminal livre da aresta, que por exemplo, é produzida pelos elementos de choque de um dispositivo de colheita automática, ao contrário dos ganchos conhecidos, nos quais a secção em forma de lingueta está ordenada sobre a abertura estampada, ao aperfeiçoamento de acordo com o invento, não provocada uma orientação do binário na aba da estaca, a qual tem que ser compensada através de uma força de apoio elevada que é utilizada pela base da lingueta, que facilmente pode dar origem a uma deformação e com ela a fissuras na região da 7 base da lingueta. Isto deve atribuir-se a que a secção de admissão em forma arqueada pode receber em si o binário. 0 invento será seguidamente descrito em relação com os desenhos e com o auxilio de formas de execução preferidas.
Os desenhos mostram:
Na Fig. 1 uma apresentação espacial esquemática de uma estaca para vinhas de acordo com o invento, na Fig. 2 uma vista lateral espacial esquemática de um aperfeiçoamento de um gancho preferido em forma de S, na Fig. 3 uma vista de uma secção transversal de um gancho de acordo com o invento, no qual na secção de recepção em forma arqueada aperfeiçoada em forma de C para o arame, se liga uma secção terminal rectilinea escorada em ângulo para o exterior que define uma abertura de inserção do arame, na Fig. 4 uma outra forma de execução do gancho de acordo com o invento, no qual se liga na secção de recepção em forma de c, uma secção de guia essencialmente rectilinea que decorre no sentido do lado exterior da aba da estaca, na Fig. 5 uma outra forma de execução do gancho de acordo com o invento, no qual na secção de recepção em forma arqueada se liga uma secção decorrente rectilinea paralela em relação ao lado exterior da aba da estaca, bem como uma secção terminal arqueada que se liga a esta apontando para a superfície exterior da aba da estaca, através da qual se obtém um ilhó fechado em forma de 0. 8 na Fig. 6 uma outra forma de execução do gancho mostrado na Fig. 5, no qual o terminal da secção terminal arqueada é inserido numa reentrância formada na superfície exterior da aba da estaca. na Fig. 7a, 7b uma outra forma de execução do invento, na qual o gancho é formado como gancho duplo, na Fig. 8a, 8b uma outra forma de execução de um gancho duplo, no qual as arestas terminais da secção rectilínea decorrem paralelas em ângulo entre si, para impedir o saltar do arame para fora sob um esforço de tracção, na Fig. 9a uma apresentação lateral esquemática de uma primeira etapa do processo na produção de uma estaca de acordo com o invento, na qual numa operação combinada de estampar e cortar a secção em forma de lingueta é estampada para fora e simultaneamente é dotada com uma estampagem em forma de nervura, assim como, com um terminal com desvio angular, o qual com o produto final terminado define uma abertura de inserção que se vai alongando para o arame. na Fig. 9b uma vista sobre a secção em forma de lingueta estampada na etapa do processo da Fig. 9a, na Fig. 10 uma outra etapa do processo na produção do gancho de acordo com o invento, no qual a secção em forma de lingueta pré-estampada e com desvio angular afastada da abertura estampada através de um cunho de estampagem inserido de baixo para cima é arqueado numa posição decorrente essencialmente perpendicular para o lado exterior da aba da estaca. 9 na Fig. 11 uma outra etapa do processo, na qual a secção em forma de lingueta para fora da posição 10 através de uma outra ferramenta de estampar móvel paralela em relação à superfície exterior da aba da estaca, bem como de uma matriz de estampagem disposta no outro lado da secção em forma de lingueta é dobrada na posição final em forma de S. na Fig. 12 uma vista em corte transversal através de uma secção em forma de lingueta para clarificação do abaulado convexo formado na secção interior da secção de recepção em forma arqueada com um arame apresentado esquematicamente e na Fig. 13 uma outra forma de execução do gancho de acordo com o invento, no qual, na secção de recepção em forma de C se liga uma secção essencialmente rectilínea bem como uma secção terminal, a qual apresenta um abaulado convexo em forma de prato ou de colher para a superfície exterior da aba.
Conforme mostrado na Fig. 1, uma estaca para vinhas 1 de acordo com o invento compreende um corpo base 2 em chapa metálica, principalmente em chapa de aço que apresenta uma secção transversal essencialmente em forma de U com abas 4, nas quais de acordo com o invento são formados ganchos 6 para recepção de arames para vinhas 8.
Os ganchos 6 são, neste caso e de acordo com a apresentação da Fig. 2, produzidos a partir da chapa metálica, através de corte e dobra de uma secção 12 em forma de lingueta, prolongando-se de uma base da lingueta 10 até um terminal livre. 10
Como também se depreende da apresentação da Fig. 2 detalhada, a secção em forma de lingueta apresenta uma secção de recepção 18 formada a partir da abertura estampada 14 dobrada em pelo menos 90° no sentido de retrocesso clarificada através da seta 16, a qual é preparada essencialmente em forma de C mostrada na forma de execução do invento mostrada na Fig. 2 e é referida através da linha tracejada.
Como se depreende da Fig. 2, bem como da apresentação em corte transversal da Fig. 4 correspondente a esta, na secção de recepção 18 em forma arqueada, que de preferência é forma em C, embora possa ser preparada em forma de U ou de outra forma arqueada, liga-se uma secção de guia 20, de preferência rectilinea, que na forma de execução do invento mostrada nas Figuras 2 e 4, decorre em ângulo agudo na direcção da superfície exterior da aba 4, embora de acordo com o aperfeiçoamento da Fig. 5 e 6 possa estar de igual modo disposta num plano decorrente essencialmente paralelo em relação à superfície exterior da aba 4, se for pretendido um ilhó fechado para recepção do arame 8.
Neste caso é de especial importância que até um sector parcial condicionado pela solidez da curvatura da secção 18, esta secção 18, pelo menos parcialmente, e a secção de guia 20 que se liga a ela estejam dispostas completamente fora da abertura estampada 14 sobre uma secção fechada da superfície exterior da aba 4, de modo que a superfície exterior, no caso de um efeito de choque oriundo do exterior actua como superfície de apoio que impede a compressão do gancho, principalmente para dentro da abertura estampada 14. 11
De acordo com a apresentação da Fig. 3 pode, directamente na secção 18 em forma arqueada ou também na secção rectilínea 20 do gancho 6, ligar-se uma secção terminal 22 que, de preferência, também é igualmente aperfeiçoada rectilínea e se prolonga num ângulo de, por exemplo, 45° em relação à superfície exterior da aba 4 e afastando-se desta, para definir uma abertura de inserção 24 ampliada para o arame 8. O alinhamento da secção em forma de lingueta ou da secção de recepção 18 de forma arqueada é de preferência, de modo que esta se desenvolve ao longo de um plano pensado essencialmente paralelo em relação ao eixo longitudinal da estaca e de preferência perpendicular em relação à superfície exterior da correspondente aba 4, em que de preferência também a secção de guia 20 e/ou a secção terminal 22 decorrem neste plano.
De acordo com a forma de execução do invento mostrada nas Figuras 5 e 6 existe também a possibilidade de, em vez da secção terminal 22 orientada para o exterior, na secção 20 decorrente rectilínea de preferência paralela em relação à superfície exterior da aba 4, liga-se uma secção terminal 26 de forma arqueada, cujo terminal livre, conforme mostrado na Fig. 5, assenta com a parte exterior na superfície exterior da aba 4 ou de acordo com a forma de execução da Fig. 6, é recebido numa reentrância 28 formada na superfície exterior ou no material da aba 4.
De acordo com um outro aperfeiçoamento do invento e para formação de um gancho duplo mostrado nas Figuras 7a até 8b o primeiro gancho 6a, bem como um segundo gancho 6b aperfeiçoado para isto simétrico são conjuntamente dispostos a uma curta distância entre si, em que os terminais livres 12 das secções de guia 20a e 20b essencialmente rectilineas dos ganchos em causa se localizam opostos a uma distância d formando uma fenda 38 que é igual ou ligeiramente maior que o diâmetro de um arame 8. Também aqui os ganchos 6a e 6b formados simétricos do gancho duplo 30, através do corte das secções 14a, 14b em forma de lingueta correspondentes e do dobrar das mesmas afastando-se da base da lingueta 10a ou 10b são produzidos entre si em sentido de retrocesso, em que a secção de recepção de forma arqueada libertando-se da correspondente base de lingueta 10a, 10b, no caso da forma de execução ser constituída de acordo com as Figuras 7a até 8d essencialmente em forma de C.
Na forma de execução do invento mostrada na Fig. 8a e 8b decorre a fenda 38 entre as secções terminais das secções 20a, 20b rectilineas decorrentes num ângulo, de por exemplo, 45° para o plano central 36 do gancho duplo em causa 30, de modo que o arame antes da colocação tem que ser rodado num ângulo deste tipo para fora da horizontal, para poder ser inserido na secção de recepção através da fenda 38 entretanto formada.
Conforme se mostra na Fig. 12, a secção 12 em forma de lingueta no sector de recepção 18 de forma arqueada, apresenta um abaulado de forma disposta convexa 40 no sector interior da secção de recepção em forma de ilhó, no qual o arame 8 tem que passar atravessando o gancho 6, que se prolonga do centro da secção 12 em forma de lingueta, de preferência simétrico, por exemplo, como um tipo de selim ou de uma nervura para os bordos da secção em forma de lingueta 12. O abaulado convexo 40 define, neste caso, uma secção 20 no sector do plano médio central do gancho 6 ao longo da secção de recepção 18 em forma arqueada ou de preferência, também ao longo da secção 20 essencialmente rectilínea, bem 13 como das secções terminais 22 e 26 das formas de execução antes descritas da superfície de assento 42 decorrente abaulada convexa, ao longo da qual o arame 8 pode deslizar com um atrito reduzido e sem o perigo de rebarbas salientes.
Como também é mostrado na Fig. 13, pode ser previsto que a secção terminal 22 rectilínea decorra essencialmente paralela em relação à superfície exterior 4 ou também decorra ligeiramente inclinada afastando-se dela e o abaulado convexo apontando na direcção da superfície exterior da aba 4 é aperfeiçoado como uma reentrância 40a em forma de prato que é aplicada de preferência por meio de uma ferramenta de estampar adequada na secção terminal 22, em que outras nervuras para escoramento adicional são aplicadas, de preferência, na secção de recepção 18 e/ou na secção de guia 20. A reentrância em forma de prato ou de colher 40a tem, neste caso, uma profundidade de p. ex., 0,5 até 3 mm. Num caso pretendido a secção terminal 22 pode, em comparação com a secção de guia 20 ser ampliada p. ex., em forma circular ou elíptica para nos bordos obter uma distância maior da superfície exterior da aba 4 e facilitar a inserção do arame 8. Neste caso o abaulado é aplicado de preferência, central na secção terminal 22 principalmente aperfeiçoada com ampliação de forma circular ou elíptica, de modo que a distância definidora da abertura de inserção 24 entre a superfície exterior da aba 4 e o lado próximo da superfície exterior da reentrância 40a em forma de prato no sector do diâmetro do arame, é p. ex., na ordem de 0,5 até 3 mm. A forma de execução antes descrita do invento possui a vantagem dos batedores dos dispositivos de colheita automática estarem submetidos a cargas extremamente 14 reduzidas, porque não existem pontas de ganchos salientes e os batedores só se deparam com superfícies planas com arestas arredondadas, principalmente quando as arestas de corte exteriores aguçadas - como na forma de execução preferida -são moldadas na estampagem.
Uma outra vantagem consiste em que uma estampagem de prato de grande estabilidade é produzida no aspecto mecânico que nos materiais e espessuras de materiais normalmente utilizados não é deformável pelos batedores dos dispositivos de colheita automática e, através disto, não pode ser batida pelos dispositivos de colheita automática - o que é diferente dos ganchos em forma de lingueta moldados de forma tradicional sem escoramento. Além disso a geometria em forma de prato das reentrâncias 40a na estampagem profunda dos ganchos pode ser mantida facilmente e sem exagerado desgaste da ferramenta e também respeitada com grande precisão.
Uma outra vantagem da forma de execução antes descrita consiste em que a reentrância 40a em forma de prato também escora simultaneamente a restante secção 12 em forma de lingueta, de modo que esta se torna mais resistente contra deformações e adicionalmente abaulados adicionais em forma de nervuras ou reentrâncias para reforço da secção 12 em forma de lingueta que por vezes podem ser suprimidas, o que reduz os custos das ferramentas e acelera o processo de produção.
Concluindo, o arame 8 na inserção desliza exclusivamente sobre raios e não sobre arestas, através do que resultam relações de deslizamento de grande estabilidade, porque o arame não entra em contacto com rebarbas de corte. Isto resulta principalmente em forças bem definidas de inserção e de preparação para os arames e, além disso, podem ser aplicados arames de plástico ou arames revestidos com 15 plástico que de contrário são facilmente danificados devido a rebarbas de corte/arestas muito vivas.
Para produção da estaca de acordo com o invento o corpo base 2 e de forma já conhecida é dobrado na forma mostrada na Fig.l de uma chapa metálica em forma de tira correspondente e eventualmente dotada com cortes prévios e depois através de ferramenta de corte e de estampar 62 aplicada pela parte interior 60, a qual actua conjuntamente com uma matriz de corte e de estampar 64 sobre a parte exterior da aba 4.
Neste caso e para produção do aperfeiçoamento do gancho 6 mostrado na Fig. 2 e 4, que na estaca 1 produzida, da secção terminal 22 afastando-se da superfície exterior da aba 4, conforme mostrado na Fig. 9a, com a operação de corte é gravada na secção 12 em forma de lingueta, em que para isso e simultaneamente também o arqueamento convexo 40 mostrado na Fig. 12, de preferência sobre o comprimento global da secção 12 em forma de lingueta afastando-se da base da lingueta 10 é estampado nesta. O arqueamento convexo 40 na apresentação da Fig. 9a está disposto na parte superior da secção 12 em forma de lingueta.
Numa próxima etapa do processo, vindo de baixo e atravessando a abertura estampada 14 com um segundo cunho de estampagem 70, a forma arqueada é estampada na secção 12 em forma de lingueta para formação da secção de recepção 18 em forma arqueada, para o que a secção 12 em forma arqueada -conforme mostrado na Fig. 10 é dobrada para cima, de preferência, aproximadamente perpendicular.
Na próxima e última etapa do processo seguinte, uma terceira ferramenta de estampar 72 é movimentada num plano essencialmente paralelo em relação à superfície exterior da 16 aba 4 decorrente na direcção da seta 74 mostrada na Fig. 11 contra a secção 12 em forma de lingueta prolongando-se em afastamento perpendicular da superfície exterior, em que simultaneamente por meio de uma outra matriz de estampagem 76, que apresenta uma ponta 78 aperfeiçoada correspondente à forma arqueada da secção de recepção 18 em forma arqueada, é produzida uma pressão contrária correspondente que obriga o gancho 6 a fixar-se na sua forma final.
Desejável pode também o terminal da lingueta 22 ser pós-estampado e separado o terminal da lingueta 22 através de uma outra ferramenta de estampar não apresentada.
Simultaneamente e/ou adicionalmente à operação de estampar as arestas exteriores da secção 12 em forma de lingueta atingidas com as rebarbas de corte podem ser pós-estampadas, para de antemão eliminar as rebarbas de corte. Isto pode acontecer, por exemplo, através do correspondente chanfrar das arestas dos contornos exteriores.
Lisboa, 8 de Novembro de 2012.

Claims (25)

1 REIVINDICAÇÕES 1 - Estaca com pelo menos um gancho para fixação de um arame (8) em viticultura ou em fruticultura, que apresenta um corpo base (2) com pelo menos uma aba (4) em chapa metálica, na qual o gancho (6) é produzido da chapa metálica, através de corte e dobragem de uma secção (12) em forma de lingueta desenvolvendo-se de uma base de lingueta (10) para um terminal livre, caracterizada por a secção (12) em forma de lingueta dando origem a uma secção de recepção (18) em corte transversal com forma arqueada para o arame (8), partindo da base de lingueta (10) e afastando-se da abertura estampada (14) em mais de 90° em sentido de retrocesso (16) é dobrada, de modo que a secção de recepção (18), pelo menos parcialmente, e uma secção de guia (20) ligando-se a ela completamente fora da abertura estampada (14) estão dispostas sobre um sector fechado da superfície exterior da aba (4), de modo que a superfície exterior no caso de um efeito de choque do exterior serve como superfície de apoio, que impede uma pressão do gancho (6) para dentro da abertura estampada (14).
2 - Estaca de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a secção de recepção (18) em forma arqueada possuir uma secção transversal essencialmente em forma C.
3 - Estaca de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por na secção de recepção (18) em forma arqueada se ligar uma secção de guia (20) essencialmente rectilínea.
4 - Estaca de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por a secção de guia (20) rectilínea se prolongar do terminal da secção de recepção (18) no sentido da superfície exterior da aba (4). 2
5 - Estaca de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizada por na secção de recepção (18) em forma arqueada e/ou na secção de guia (20) se ligar uma secção terminal (22) essencialmente rectilinea decorrente paralela em relação à superfície exterior ou direccionada afastando-se da superfície exterior da aba (4), que conjuntamente com a superfície exterior da aba (4) define uma abertura de inserção (24) que se vai alargando para o arame (8).
6 - Estaca de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizada por à secção de recepção (18) de forma arqueada e/ou à secção de guia (20) rectilinea se ligar uma secção terminal (26) de forma arqueada direccionada para a superfície exterior da aba (4).
7 - Estaca de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por o terminal da secção terminal (26) de forma arqueada estar disposto a curta distância em relação à superfície exterior da aba (4) ou assentar nesta.
8 - Estaca de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por o terminal da secção terminal (26) de forma arqueada ser admitido numa reentrância (28) formada na superfície exterior da aba (4).
9 - Estaca de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por a secção de guia essencialmente rectilinea se prolongar num plano decorrente essencialmente paralelo em relação à superfície exterior da aba 4).
10 - Estaca de acordo com a reivindicação 9, caracterizada por para formação de um gancho duplo (30) ser moldado um outro gancho (6d) simétrico em relação ao gancho 3 (6a) na superfície exterior da aba (4), em que os terminais livres das secções de guia (20a, 20b) essencialmente rectilíneos se localizarem opostos no plano decorrente essencialmente paralelo em relação à superfície exterior da aba (4) e entre a base de lingueta (10a) do gancho (6a) bem como da base de lingueta (10b) do outro gancho (6b) existir uma distância (d) que é maior que o dobro do comprimento das secções de guia rectilíneas (20a, 20b).
11 - Estaca de acordo com a reivindicação 10, caracterizada por as arestas dos terminais das secções de guia (20a,20b) essencialmente rectilíneas do gancho (6a) bem como do outro gancho (6b) decorrerem paralelas a uma distância (d) entre si, em que a distância (d) é maior que o diâmetro do arame (8).
12 - Estaca de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por as arestas dos terminais das secções de guia (20a, 20b) essencialmente rectilíneas estarem dispostas em ângulo para uma linha de ligação (36) pensada entre a base de lingueta (10a) do gancho (6a) bem como da base de lingueta (10b) do outro gancho (6b).
13 - Estaca de acordo com uma das anteriores reivindicações, caracterizada por a secção de recepção (18) em corte transversal com forma arqueada ser dotada na superfície interior com um abaulado convexo (40) que define uma superfície de apoio (42) para o arame (8) que se prolonga a partir da base da lingueta (10).
14 - Estaca de acordo com uma das reivindicações 3 a 13, caracterizada por a secção de guia (18) essencialmente rectilínea ser dotada com um abaulado (40) convexo apontando em direcção da superfície exterior da aba (4). 4
15 - Estaca de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por a secção terminal (22) rectilinea ser dotada com um abaulado convexo apontando na direcção da superfície exterior da aba (4) .
16 - Estaca de acordo com a reivindicação 15, caracterizada por o abaulado convexo ser aperfeiçoado como uma reentrância (40a) em forma de prato aplicada na secção terminal (22).
17 - Estaca de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por a secção terminal em forma arqueada ser dotada com um abaulado convexo apontando na direcção da superfície exterior da aba.
18 - Estaca de acordo com uma das reivindicações 13 a 17, caracterizada por o abaulado no corte da secção em forma de lingueta ser produzido por uma ferramenta de estampar actuando centralmente sobre a referida secção.
19 - Processo para produção de uma estaca de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelas seguintes etapas do processo: Dobragem de uma chapa metálica essencialmente plana para um corpo base (2) apresentando uma aba (4), corte de uma secção (12) em forma de lingueta por meio de uma primeira ferramenta de estampar (62) a partir da parte interior (60) do corpo base (2) e dobragem da secção (12) em forma de lingueta partindo do corpo base (10) da secção (12) em forma de lingueta em pelo menos 90° afastando-se da abertura estampada (14) em sentido de retrocesso (16). 5
20 - Processo de acordo com a reivindicação 19, caracterizado por a secção (12) em forma de lingueta ser dotada com uma nervura abaulada convexa na parte exterior da aba (4) .
21 - Processo de acordo com a reivindicação 20, caracterizado por na secção (12) em forma de lingueta simultaneamente com o corte da abertura estampada (14) ser estampada uma secção final (22) essencialmente rectilinea com desvio angular que depois do corte e da estampagem se prolonga em ângulo para a superfície exterior da aba (4).
22 - Processo de acordo com uma das reivindicações 19 até 21, caracterizado por a secção (12) em forma de lingueta ser dobrada em torno de uma matriz de estampagem (76) disposta na parte exterior da aba (4) com uma ponta (78) adaptada à forma arqueada da secção de recepção (18) de forma arqueada.
23 - Processo de acordo com uma das reivindicações 19 até 22, caracterizado por a dobragem da secção (12) em forma de lingueta se processar através de uma ferramenta rotativa actuando pela parte de dentro (60) até à aba (4) sobre a secção (12) em forma de lingueta e atravessando a abertura estampada (14).
24 - Processo de acordo com uma das reivindicações 19 até 22, caracterizado por a dobragem da secção (12) em forma de lingueta se processar através de várias ferramentas de estampar (70,72,76) actuantes seguidas em direcção em sentido perpendicular em relação à superfície exterior da aba (4), assim como em sentido paralelo, neste caso, sobre a secção (12) em forma de lingueta. 6
25 - Processo de acordo com uma das reivindicações 19 até 24, caracterizado por as arestas exteriores da secção (12) presentes com rebarbas de corte, depois do corte serem achatadas, principalmente chanfradas para eliminar as rebarbas de corte. Lisboa, 8 de Novembro de 2012
PT05707136T 2004-02-13 2005-02-02 Estaca para vinhas PT1716301E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE200410007470 DE102004007470A1 (de) 2004-02-13 2004-02-13 Weinbergpfahl
DE202004009482U DE202004009482U1 (de) 2004-02-13 2004-06-15 Weinbergpfahl

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1716301E true PT1716301E (pt) 2012-11-22

Family

ID=34716742

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05707136T PT1716301E (pt) 2004-02-13 2005-02-02 Estaca para vinhas

Country Status (3)

Country Link
DE (2) DE102004007470A1 (pt)
ES (1) ES2393190T3 (pt)
PT (1) PT1716301E (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102009034661A1 (de) 2009-07-24 2011-01-27 Dr. Reisacher Winzerbedarf Gmbh Weinbergpfahl
EP2921045B1 (fr) 2014-03-21 2018-11-07 Perfiles de Precision, S.L. Piquet de vigne avec un nouveau système pour soutenir les fils de fer
DE202015104522U1 (de) 2015-07-20 2016-10-24 Alfred Fuchs Profilstab für den Wein, Obst- oder Gemüseanbau
GR1010065B (el) * 2017-07-12 2021-08-26 Χρηστος Καμαρακης Ε.Π.Ε. Αμπελουργικος μεταλλικος πασσαλος υποστυλωσης προγαλβανισμενος ή ανοιξειδωτος με εξωτερικες εγκοπες
WO2021035300A1 (en) * 2019-08-29 2021-03-04 Commercialisation Express Pty Ltd Fencing wire spacer
DE102021132181A1 (de) * 2021-12-07 2023-06-07 voestalpine Präzisionsprofil GmbH Pfahl aus Metallblech für den Wein- oder Obstbau

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1380669A (fr) * 1963-10-21 1964-12-04 Perfectionnements apportés aux piquets de clôtures
DE2522054A1 (de) * 1975-05-17 1976-11-25 Schmolz & Bickenbach Weinbergstickel
DE2529395A1 (de) * 1975-07-02 1977-01-13 Josef Dr Ing Reisacher Pflanzstaebe fuer weinstoecke und fruchtstauden
DE8412856U1 (de) * 1984-04-17 1984-10-04 Lindner, Karl, 6407 Schlitz Rohr- oder profilierter stahlpfosten
DE8515053U1 (de) * 1985-05-22 1985-12-19 Baum, Jürgen, 6718 Grünstadt Haken für Drahtanlagen im Weinbau
DE3522140A1 (de) * 1985-06-21 1987-01-08 Eisen Und Plastverarbeitung Gm Pfahlartige halterung fuer netze, planen, folien od. dgl. bespannungen
DE8620130U1 (de) * 1986-07-26 1986-09-11 Gebhardt, Manfred Vorrichtung zur Halterung von Spanndrähten für den Einsatz insbesondere im Wein- und Obstbau
DE9317352U1 (de) * 1993-11-12 1994-01-20 Reisacher, Raimund, Dr.-Ing., 67105 Schifferstadt Pfahl aus Stahlblech für Drahtrahmen im Wein- oder Obstbau
DE19629023C1 (de) * 1996-07-18 1997-09-18 Raimund Dr Ing Reisacher Pfahl aus Stahlblech für Drahtrahmen im Wein- oder Obstbau
DE19652597C2 (de) * 1996-07-18 2000-04-13 Raimund Reisacher Pfahl aus Stahlblech für Drahtrahmen im Wein- und Obstbau
DE29911927U1 (de) * 1999-07-13 1999-09-09 Reisacher Raimund Pfahl aus Stahlblech

Also Published As

Publication number Publication date
DE202004009482U1 (de) 2005-06-30
DE102004007470A1 (de) 2005-09-01
ES2393190T3 (es) 2012-12-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1716301E (pt) Estaca para vinhas
US20130340377A1 (en) Hidden Decking Fastener
AU2013203633B2 (en) A post mounting system and apparatus
US4063567A (en) Tent peg
US20230039568A1 (en) Agricultural trellis systems, and associated devices and methods
US4235148A (en) Connector plate
PT2456296E (pt) Estaca para vinha
PT1629709E (pt) Estaca em placa metálica de lâminas perfiladas para a viticultura e fruticultura
EP1716301B1 (de) Weinbergpfahl
US4294430A (en) Supports
US4058882A (en) Metal fence post and method of making
EP3195722B1 (de) Pfahl für wein- oder obstbau
EP2418340A2 (en) A fencing panel
AU773477B2 (en) Structural framework and webs therefor
US6679669B2 (en) Fastener for wood having locking portion
US3330632A (en) Earth anchor wing
ES2348470T3 (es) Dispositivo de fijación de hilo, en particular de hilo para viñas.
US20220412116A1 (en) Post socket and a method to make a post socket
AU2015215839B2 (en) A garden edge and assembly
US324310A (en) Barbed-wire-fence nail
US1180721A (en) Fencing-post.
US1197404A (en) Fence-post.
AU2019100340A4 (en) Viticulture clip
US1593099A (en) Fencepost
KR200382172Y1 (ko) 비닐하우스용 클립