PT1688040E - Composição de pesticida compreendendo piriproxifeno - Google Patents

Composição de pesticida compreendendo piriproxifeno Download PDF

Info

Publication number
PT1688040E
PT1688040E PT05026767T PT05026767T PT1688040E PT 1688040 E PT1688040 E PT 1688040E PT 05026767 T PT05026767 T PT 05026767T PT 05026767 T PT05026767 T PT 05026767T PT 1688040 E PT1688040 E PT 1688040E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
weight
present
composition
product name
castor oil
Prior art date
Application number
PT05026767T
Other languages
English (en)
Inventor
Toshiyuki Tanedani
Original Assignee
Sumitomo Chemical Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sumitomo Chemical Co filed Critical Sumitomo Chemical Co
Publication of PT1688040E publication Critical patent/PT1688040E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/34Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one nitrogen atom as the only ring hetero atom
    • A01N43/40Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one nitrogen atom as the only ring hetero atom six-membered rings

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "COMPOSIÇÃO DE PESTICIDA COMPREENDENDO PIRIPROXIFENO" A presente invenção refere-se a uma composição de pesticida contendo piriproxifeno como um ingrediente activo. 0 éter 4-fenoxifenílico e 2-(2-piridiloxi)propilico (aqui referido adiante como piriproxifeno) é um composto que tem uma actividade de controlo de pragas (ver documento USP 4751225). Além disso, é conhecido um concentrado emulsionável contendo piriproxifeno (ver, por exemplo, documento USP 6296864) e uma emulsão óleo-em-água contendo piriproxifeno (ver, por exemplo, documento JP-7-285803A). 0 documento JP10120502 divulga concentrados emulsionáveis de, e.g., piriproxifeno, compreendendo (a) o agente activo, (b) um ou mais agentes tensioactivos não iónicos seleccionados de POE/POP-polímero de bloco, POE/POP-éter alquilarílico, POE/POP-éter alquilico, POE/POP-éter poliarílico, éster gordo de POE/POP-polimero de bloco, (c) um ou mais agentes tensioactivos aniónicos seleccionados a partir de sulfonato de alquilarilo e sulfonato de alquilbifenilo, (d) óleo vegetal e (e) um solvente de hidrocarboneto aromático. A presente invenção proporciona uma composição de pesticida que é excelente na estabilidade da preparação por combinação de piriproxifeno, álcool polivinilico e um tensioactivo não iónico seleccionado a partir de óleo de ricino alcoxilado, óleo de ricino hidrogenado alcoxilado e éster de ácido gordo de óleo de ricino hidrogenado alcoxilado (aqui referido adiante como o presente tensioactivo não iónico).
Isto é, a presente invenção proporciona uma composição de pesticida compreendendo piriproxifeno, um solvente orgânico hidrofóbico capaz de dissolver 0,1 vezes em peso de piriproxifeno a 0°C, álcool polivinilico, o presente tensioactivo não iónico e água, em que a proporção em peso de piriproxifeno e água está na gama de 1:20 a 1:3. 1 A composição de pesticida da presente invenção tem geralmente uma forma de formulação EW (emulsão, óleo em água) , é excelente na estabilidade da preparação, e é esperado que a composição de pesticida tenha um desempenho estável mesmo depois de ser armazenada durante um longo periodo de tempo. 0 piriproxifeno utilizado na presente invenção pode ser produzido, por exemplo, por um método descrito no documento USP 4751225. Além disso, pode ser também utilizado um produto de piriproxifeno disponível comercialmente.
Um solvente orgânico hidrofóbico capaz de dissolver 0,1 vezes em peso de piriproxifeno a 0°C utilizado na presente invenção (aqui referido adiante como o presente solvente orgânico hidrofóbico) significa um solvente orgânico hidrofóbico que produz uma solução estável e uniforme mesmo no caso em que após a mistura de uma parte em peso do presente solvente orgânico hidrofóbico e 0,1 parte em peso de piriproxifeno ser agitada, aquecida se necessário, e dissolvida, depois arrefecida a 0°C. O presente solvente orgânico hidrofóbico tem, de um modo preferido, uma solubilidade em água de 100 ppm ou menos a 20°C.
Os exemplos do presente solvente orgânico hidrofóbico utilizado na presente invenção incluem um solvente de hidrocarboneto baseado em benzeno, tal como tolueno, xileno, tetrametilbenzeno, 1,1-difenilometano, difeniletano, 1,1-ditoliletano, 1-fenil-l-xililetano, 1-fenil-l-(etilfenil)etano, 1-xilil-l-(α-metilbenzilfenil)etano e bis(α-metilbenzil)xileno; um solvente de hidrocarboneto baseado em naftaleno, tal como metilnaftaleno, dimetilnaftaleno e dimetilisopropilnaftaleno; um solvente baseado em éster aromático, tal como acetato de fenilo, acetato de benzilo, acetato de tolilo, acetato de 4-fenilbutilo, benzoato de metilo, benzoato de etilo, benzoato de propilo, benzoato de butilo e benzoato de isoamilo; um solvente baseado em éster alifático, tal como propionato de butilo, propionato de isoamilo, butirato de etilo, butirato de butilo, butirato de isoamilo, isovalerato de isoamilo e laurato 2 de metilo; um óleo vegetal, tal como óleo de soja, óleo de milho e óleo de semente de colza.
Na presente invenção, são utilizados de um modo preferido, o solvente de hidrocarboneto baseado em benzeno e o solvente do hidrocarboneto baseado em naftaleno. 0 presente solvente orgânico hidrofóbico utilizado na presente invenção inclui o solvente orgânico isolado descrito acima e uma mistura dos solventes orgânicos descritos acima.
Um solvente orgânico que está comercialmente disponível pode ser utilizado como o presente solvente orgânico hidrofóbico desde que esteja na presente invenção. Os exemplos do solvente orgânico que estão comercialmente disponíveis incluem Hisol SAS-296 (mistura de 1-fenil-l-xililetano e 1-fenil-l-etilfeniletano, nome de produto da Nippon Oil Co., Ltd.), Hisol SAS-LH (nome de produto da Nippon Oil Co., Ltd.), solvente Cactus HP-MN (metilnaftaleno a 80%, nome de produto da Japan Energy Corporation), solvente Cactus HP-DMN (dimetilnaftaleno a 80%, nome de produto da Japan Energy Corporation), solvente Cactus P-180 (mistura de metilnaftaleno e dimetilnaftaleno, nome de produto da Japan Energy Corporation), solvente Cactus P-200 (mistura de metilnaftaleno e dimetilnaftaleno, nome de produto da Japan Energy Corporation), solvente Cactus P-220 (mistura de metilnaftaleno e dimetilnaftaleno, nome de produto da Japan Energy Corporation), solvente Cactus PAD-1 (dimetilmonoisopropil-naftaleno, nome de produto da Japan Energy Corporation), Solvesso 200 (hidrocarboneto aromático, nome de produto da ExxonMobil Chemical Corporation), Swazol 100 (tolueno, nome de produto da Maruzen Petroleum Inc.) e Swazol 200 (xileno, nome de produto da Maruzen Petroleum Inc.). Além disso, estes solventes orgânicos que estão comercialmente disponíveis podem também ser utilizados como uma mistura.
Uma quantidade do presente solvente orgânico hidrofóbico na presente invenção pode ser correctamente determinada dependendo da facilidade de produção da composição da presente 3 invenção, do objectivo da utilização da composição da presente invenção e semelhantes, mas geralmente, está contida na composição da presente invenção na gama de 5 a 30% em peso, e, de um modo mais preferido, na gama de 10 a 20% em peso. O álcool polivinilico utilizado na presente invenção significa um composto polimérico que pode ser obtido por saponificação de acetato de polivinilo obtido por polimerização de acetato de vinilo com alcali, ácido ou amoníaco. Com referência ao álcool polivinilico, as suas propriedades físicas são variadas dependendo do seu grau de polimerização e do grau de saponificação. Na presente invenção, é preferido relativamente ao álcool polivinilico que a viscosidade da solução aquosa a 4% em peso esteja na gama de 1 a 70 mPa a 20°C e o seu grau de saponificação esteja na gama de 70 a 100% em mole. É mais preferido que relativamente ao álcool polivinilico, a viscosidade da solução aquosa a 4% em peso seja 40 mPa*s ou menos a 20°C, e o seu grau de saponificação seja de 90% em mole ou menos. Para a presente invenção, como álcool polivinilico, pode ser utilizado um produto na sua forma comercialmente disponível, e os exemplos desse álcool polivinilico incluem GOHSENOL GL-05 (nome de produto da Nippon Synthetic Chemical Industry, Co., Ltd.), GOHSENOL GL-03 (nome de produto da Nippon Synthetic Chemical Industry, Co., Ltd.) e GOHSENOL KL-05 (nome de produto da Nippon Synthetic Chemical Industry, Co., Ltd.).
Uma quantidade de álcool polivinilico na presente invenção está geralmente na gama de 0,5 a 4% em peso e, de um modo preferido, na gama de 1 a 3% em peso na composição da presente invenção. O óleo de rícino alcoxilado no presente tensioactivo não iónico utilizado na presente invenção é um composto que é obtido através da realização de uma polimerização de adição de óxido de alquileno possuindo 2-4 átomos de carbono (por exemplo, óxido de etileno, óxido de propileno) ao óleo de rícino na presença de uma base, e os seus exemplos incluem óleo 4 de rícino etoxilado em que a polimerização de adição de óxido de etileno é realizada ao óleo de rícino, e óleo de rícino propoxilado etoxilado em que é realizada uma polimerização de bloco ou aleatória de óxido de etileno e óxido de propileno ao óleo de rícino. 0 óleo de rícino hidrogenado alcoxilado é um composto que é obtido através da realização, na presença da base, de polimerização de adição de óxido de alquileno possuindo 2-4 átomos de carbono (por exemplo, óxido de etileno, óxido de propileno) ao óleo de rícino hidrogenado (denominado óleo de rícino endurecido) que é obtido pela hidrogenação de óleo de rícino, e os seus exemplos incluem óleo de rícino hidrogenado etoxilado no qual a polimerização de adição de óxido de etileno é realizada ao óleo de rícino hidrogenado e óleo de rícino hidrogenado propoxilado etoxilado no qual é realizada polimerização de bloco ou aleatória de óxido de etileno e óxido de propileno ao óleo de rícino hidrogenado. 0 éster de ácido gordo de óleo de rícino hidrogenado alcoxilado é um mono- ou tri-éster obtido através da realização de uma esterificação de óleo de rícino hidrogenado alcoxilado e um ácido gordo (por exemplo, ácido isosteárico, ácido láurico), e os seus exemplos incluem éster de ácido gordo de óleo de rícino hidrogenado etoxilado.
Um composto obtido por adição de óxido de etileno a um triglicérido do ácido ricinoleico, que é um componente principal do óleo de rícino, tem uma estrutura representada pela seguinte fórmula:
5 [em que, cada um de p, q e r representa um número inteiro de 0 ou mais, e cada um de x, y e z representa um número inteiro de 1 ou mais].
Os exemplos de óleo de rícino etoxilado que estão comercialmente disponíveis incluem Alkamulus R81 (nome de produto da Rhodia, Co, Ltd.), Alkamulus BR (nome de produto da Rhodia, Co, Ltd.), Alkamulus OR/40 (nome de produto da Rhodia, Co, Ltd.), Alkamulus 14R (nome de produto da Rhodia, Co, Ltd.), Sorpol CA30 (nome de produto da Toho Chemical Industry, Co., Ltd.), Sorpol CA42 (nome de produto da Toho Chemical Industry Co., Ltd.), CO-20TX (número adicional de moles de óxido de etileno: 20, nome de produto da Nikko Chemicals, Co., Ltd.), CO-40TX (número adicional de moles de óxido de etileno: 40, nome de produto da Nikko Chemicals, Co., Ltd.), CO-50TX (número adicional de moles de óxido de etileno: 50, nome de produto da Nikko Chemicals, Co., Ltd.), CO-60TX (número adicional de moles de óxido de etileno: 60, nome de produto da Nikko Chemicals, Co., Ltd.), Etocas 29 (número adicional de moles de óxido de etileno: 29, nome de produto da Croda Japan KK), Etocas 35 (número adicional de moles de óxido de etileno: 35, nome de produto da Croda Japan KK) , Etocas 40 (número adicional de moles de óxido de etileno: 40, nome de produto da Croda Japan KK), Etocas 60 (número adicional de moles de óxido de etileno: 60, nome de produto da Croda Japan KK), EMALEX C-20 (número adicional de moles de óxido de etileno: 20, nome de produto da Nihon Emulsion Co., Ltd.) EMALEX C-30 (número adicional de moles de óxido de etileno: 30, nome de produto da Nihon Emulsion Co., Ltd.) e EMALEX C-40 (número adicional de moles de óxido de etileno: 40, nome de produto da Nihon Emulsion Co., Ltd.). Os exemplos de óleo de rícino hidrogenado etoxilado que estão comercialmente disponíveis incluem Croduret 7 (nome de produto da Croda Japan KK), Croduret 25 (nome de produto da Croda Japan KK) , Croduret 40 (nome de produto da Croda Japan KK), Croduret 50 (nome de produto da Croda Japan KK), BCroduret 60 (nome de produto da Croda Japan KK), HCO-20 (número 6 adicional de moles de óxido de etileno: 20, nome de produto da Nikko Chemicals, Co., Ltd.), HCO-30 (número adicional de moles de óxido de etileno: 30, nome de produto da Nikko Chemicals, Co., Ltd.), HCO-40 (número adicional de moles de óxido de etileno: 40, nome de produto da Nikko Chemicals, Co., Ltd.), EMALEX HC-20 (número adicional de moles de óxido de etileno: 20, nome de produto da Nihon Emulsion Co., Ltd.) e semelhantes. Os exemplos de éster de ácido gordo de óleo de rícino hidrogenado etoxilado que estão comercialmente disponíveis incluem EMALEX RWIS-158 (monoisostearato de óleo de rícino hidrogenado etoxilado, número adicional de moles de óxido de etileno: 58, nome de produto da Nihon Emulsion Co., Ltd.), EMALEX RWIS-360 (triisostearato de óleo de rícino hidrogenado etoxilado, número adicional de moles de óxido de etileno: 60, nome de produto da Nihon Emulsion Co., Ltd.) e EMALEX Rwl-160 (laurato de óleo de rícino hidrogenado etoxilado: nome de produto da Nihon Emulsion Co., Ltd.).
Como o presente tensioactivo não iónico, é preferido óleo de rícino etoxilado ou óleo de rícino hidrogenado etoxilado. Entre óleo de rícino etoxilado ou óleo de rícino hidrogenado etoxilado, são adequados aqueles que têm um balanço hidrófilo-lipófilo (denominado HLB) na gama de 9,0 a 20,0 e são particularmente adequados aqueles que têm o HLB em torno de 14,0.
Uma quantidade do presente tensioactivo não iónico na presente invenção está geralmente na gama de 0,5 a 4% em peso e, de um modo preferido, na gama de 1 a 3% em peso na composição da presente invenção. A água na presente invenção pode ser a denominada água macia ou água dura, e pode também ser utilizada água desionizada, água destilada ou semelhantes. É utilizada de um modo preferido água possuindo uma condutividade eléctrica de 2 yS/cm ou menos e uma resistência eléctrica de 0,5 ΜΩ ou mais.
Uma quantidade de água na presente invenção está geralmente na gama de 25 a 85% em peso na composição da presen- 7 te invenção. A composição da presente invenção é geralmente uma emulsão óleo-em-água, e uma proporção em peso de piriproxifeno e água na composição da presente invenção está na gama de 1:20 a 1:3 e está, de um modo preferido, na gama de 1:15 a 1:5. A composição da presente invenção contém piriproxifeno, o presente solvente orgânico hidrofóbico, álcool polivinilico, o presente tensioactivo não iónico e água como componentes essenciais mas, se for necessário, pode conter qualquer um tensioactivo à excepção do presente tensioactivo não iónico, um agente de ajuste de viscosidade, um agente antiespumante, um agente anticongelante, um agente anti-séptico, um agente estabilizante, um agente corante, um perfume, um agente intensificador de eficácia e um agente redutor do efeito prejudicial do medicamento.
Os exemplos do tensioactivo à excepção do presente tensioactivo não iónico incluem um tensioactivo não iónico, tal como éster de ácido gordo de glicerina e polioxietilénico, éster de ácido gordo de sorbitano e polioxietilénico, éter alquilico e polioxietilénico, éter alquilfenilico e polioxietilénico, condensado de éter alquilfenilico e polioxietilénico/formalina e óxido de etileno/óxido de propileno/polimero de bloco e um tensioactivo aniónico, tal como sulfato de alquilo, sulfato de éter alquilico e polioxietilénico, sulfato de éter alquilfenilico e polioxietilénico, sulfato de éter fenilico e polioxiestirilico, sulfossuccinato de dialquilo, sulfonato de alquilbenzeno, sulfonato de monoalquilnaftaleno, sulfonato de dial-quilnaftaleno, condensado de sulfonato de naftaleno/formalina, dissulfonato de éter alquildifenilico e sulfonato de éter alquilfenilico e polioxietilénico.
Os exemplos do agente de ajuste de viscosidade incluem um polissacárido natural, tal como goma de xantano, goma de luntana, goma de feijão torrado, goma de guar, carragenina, goma de welan, ácido alginico, alginato e goma de tragacanto; um polímero sintético, tal como poliacrilato de sódio; um polímero semi-sintético, tal como carboximetilcelulose; um pó mineral, tal como silicato de alumínio, silicato de alumínio e magnésio, esmectite, bentonite, heclite, hidrato de silicato sintético e sílica seca; e alumina sol. Esse agente de ajuste de viscosidade que está comercialmente disponível pode ser utilizado como tal e pode ser listado como goma de xantano, por exemplo, Keltan S (nome de produto da Monsant, Corp.), pode ser listado como silicato de alumínio, por exemplo, Beagum R (nome de produto da Vanderbilt, Co., Ltd.), pode ser listado como sílica seca, por exemplo, Aerosil 200 (nome de produto da Degussa-Huels AG), pode ser listado como a mistura de sílica seca e alumínio sol, por exemplo, Aerosil COK-84 (nome de produto da Degussa-Huels AG) . No caso em que é utilizado o agente de ajuste de viscosidade, a sua quantidade está geralmente na gama de 0,01 a 10% em peso, e, de um modo preferido, na gama de 0,1 a 5% em peso na composição da presente invenção.
Os exemplos de agente antiespumante incluem um agente antiespumante baseado em silicone, tal como Antifoam C (nome de produto da Dow Corning Ltd.), Antifoam CE (nome de produto da Dow Corning Ltd.), TSA 730 (nome de produto da Toshiba Silicone Co., Ltd.), TSA 731 (nome de produto da Toshiba Silicone Co., Ltd.), TSA 732 (nome de produto da Toshiba Silicone Co., Ltd.); e IMA 6509 (nome de produto da Toshiba Silicone Co., Ltd.); e um agente antiespumante baseado em flúor, tal como Fluowet PL 80 (nome de produto da Clariant Ltd.). No caso em que é utilizado o agente antiespumante, uma sua quantidade está geralmente na gama de 0,001 a 3% em peso na composição da presente invenção.
Os exemplos do agente anticongelante incluem um glicol solúvel em água, tal como etilenoglicol e propilenoglicol.
No caso onde é utilizado o agente anticongelante, uma sua quantidade está geralmente na gama de 0,5 a 30% em peso, de um modo preferido, na gama de 1 a 20% em peso e, de um modo mais 9 preferido, na gama de 5 a 10% em peso na composição da presente invenção.
Os exemplos de agente anti-séptico incluem o éster do ácido p-hidroxibenzóico, derivados do ácido salicilico e derivados de isotiazolin-3-ona (por exemplo, Biohope L (nome de produto da K.l. Chemical Industry Co., Ltd.).
No caso em que é utilizado o agente anti-séptico, uma sua quantidade está geralmente na gama de 0,01 a 5% em peso, de um modo preferido, na gama de 0,05 a 3% em peso e, de um modo mais preferido, na gama de 0,1 a 1% em peso na composição da presente invenção. A composição da presente invenção pode ser produzida, por exemplo, através do seguinte método.
Uma solução de fase oleosa uniforme contendo piriproxifeno é preparada por mistura de piriproxifeno, o presente solvente orgânico hidrofóbico e o presente tensioactivo não iónico, se for necessário, com aquecimento. Separadamente, é preparada uma solução de fase aquosa contendo álcool polivinílico por mistura de álcool polivinílico e água, se for necessário, adicionando ainda o agente antiespumante. Em seguida, a composição da presente invenção é produzida por emulsão e dispersão da solução de fase oleosa e da solução de fase aquosa. Se for necessário, podem ser ainda adicionados o agente de ajuste de viscosidade, agente anticongelante, agente anti-séptico, agente estabilizador e agente corante, descritos acima para a composição produzida da presente invenção.
Como um método de emulsão e dispersão, por exemplo, é pretendido um método de dispersão mecânica por dispersão forçada através de aplicação de energia mecânica.
Os exemplos do método de dispersão mecânica incluem um método por dispersão e emulsão forçada de uma solução de piriproxifeno em água através de elevada força de cisalhamento mecânico. Os exemplos de uma máquina de dispersão que produz uma elevada força de cisalhamento utilizada neste método incluem uma máquina que agita a mistura da solução de 10 piriproxifeno e a solução aquosa de álcool polivinílico a uma alta velocidade (por exemplo, máquina de agitação planetária, homomixer) , uma máquina que injecta a mistura em água a uma alta velocidade a partir de um poro indo contra uma placa (por exemplo, homogeneizador de Gaulin, microfluidificador), uma máquina que dispersa a mistura através de forças de cisalhamento geradas após passagem forçada através de uma abertura estreita (por exemplo, moinho de colóides), ou uma máquina de dispersão que utiliza a onda supersónica e semelhantes, e estas podem ser utilizadas. A máquina de dispersão utilizada na presente invenção pode ser seleccionada considerando em conjunto a facilidade da dispersão da mistura, a viscosidade de um sistema, a adaptabilidade com os todos os passos e a quantidade de produto. À composição da presente invenção obtida através do passo de emulsão e dispersão, pode ser adicionada água de modo que a composição seja correctamente diluída e à água que é adicionada, pode ser adicionado o tensioactivo à excepção do presente tensioactivo não iónico, o agente de ajuste de viscosidade, o agente anti-espumante, o agente anticongelante, o agente anti-séptico, o agente estabilizante, o agente corante, o perfume, o agente de intensificação da eficácia, o agente redutor do efeito prejudicial do medicamento. A composição da presente invenção é uma composição na qual foram uniformemente dispersas gotas de óleo numa fase aquosa contínua. Na presente invenção, na perspectiva da estabilidade da preparação durante o armazenamento a longo prazo, é seleccionada uma condição de emulsão e dispersão de modo que o diâmetro mediano do volume da partícula de gota de óleo seja, de um modo preferido, na gama de 0,1 a 7 ym, de um modo mais preferido, na gama de 0,5 a 5 ym e, de um modo ainda mais preferido, na gama de 1 a 3 ym. O diâmetro mediano do volume da partícula de gota de óleo na composição da presente invenção é um valor calculado por análise de uma imagem de um grande número de partículas, medida 11 por difusão da difracção da radiação laser com base na teoria de difusão de Mie, e como uma máquina de medição especifica, pode ser listada a Master Sizer 2000 (nome de produto da Malburn Co., Ltd.). Uma distribuição de tamanho da partícula medida por um dispositivo é uma distribuição de tamanho da partícula com base num volume de partícula quando a partícula medida é suposta estar numa forma esférica e, deste modo, o diâmetro mediano do volume (VMD) na presente descrição indica o valor em que um volume total das partículas que têm um valor menor do que este valor e um volume total das partículas que têm um valor maior do que este valor ocupa 50% do volume total, respectivamente.
Os exemplos de uma praga de insectos à qual a composição da presente invenção exerce um efeito de controlo incluem os seguintes:
Pragas de insectos Hemiptera:
Planthoppers, tais como o small brown planthopper (Laodelfax striatellus), brown planthopper (Nilaparvata lugens) e white-backed rice planthopper (Sogatella furcifera); leafhoppers, tais como o green rice leafhopper (Nephotettix cincticeps) e Tawain green rice leafhopper (Nephotettix virescens); afídeos, tais como o pulgão do algodoeiro (Aphis gossypii), pulgão cinzento do pessegueiro (Myzus persicae), pulgão da macieira (Aphis citricola), pulgão do nabo (Lipaphis pserudobrassicae), pulgão da pereira (Nippolachnus piri), pulgão negro dos citrinos (Toxoptera aurantii) e pulgão negro da laranjeira (Toxoptera citricidus); percevejos, tais como o percevejo verde (Nezara antennata), Cletus punctiger, percevejo do feijão (Riptortus clavatus) e percevejo verde de asa castanha (Plautia stali); moscas brancas, tais como a mosca branca da estufa (Trialeurodes vaporariorum), mosca branca da batata-doce (Bemisia tabaci) e mosca branca de folha prateada (Bemisia argentifolii); cochonilhas, tais como a cochonilha 12 vermelha da Califórnia (Aonidiella aurantii), cochonilha de S. José (Comstockaspis perniciosa), cochonilha branca dos citrinos (Unaspis citri), cochonilha branca do pessegueiro (Pseudaulacaspis pentagona), cochonilha negra (Saissetia oleae), cochonilha vírgula (Lepidosaphes beckii), cochonilha vermelha (Ceroplastes rubens) e icéria (Icerya purchasi); pulgão de ácer ; e piolhos das plantas.
Pragas de insectos lepidoptera:
Pyralidae, tais como a lagarta do pé de arroz (Chilo suppressalis), rice leafroller (Cnaphalocrocis medinalis), lagarta do milho europeu (Ostrinia nubilalis), pirale da couve (Hellulla undalis), pirale da poa (Parapediasia teterrella), cotton leafroller (Notarch derogata) e traça da farinha indiana (Plodia interpunctella); Noctuidae, tais como a lagarta rosca do tabaco (Spodoptera litura), lagarta do arroz (Pseudaletia separata), lagarta da couve (Mamestra brassicae), lagarta negra (Agrotis ipsilon), Trichoplusia spp., Heliothis spp. e
Helicoverpa spp.; Pieridae, tais como a lagarta branca (Pieris rapae); Tortricidae, tais como Adoxophyes spp., traça oriental da fruta (Grapholita molesta) e bichado da fruta (Cydia pomonella); Carposinidae, tais como a traça do pessegueiro (Carposina niponensis), Lionetiidae, tais como Lyonetia spp.; Lymantriidae, tais como Lymantria spp. e Euproctis spp.; Yponomeutidae, tais como a traça da couve (Plutella xylostella); Gelechiidae, tais como a lagarta rosada (Pectinophora gossypíella); Arctiidae, tais como o pirale do Outono (Hyphantria cunea); Tineidae, tais como as traças da roupa (Tinea translucens, Tineola bisselliella);
Pragas de insectos Diptera:
Culex spp., tais como o mosquito comum (Culex pipiens pallens) e mosca oriental da latrina (Culex tritaeniorhynchus); Aedes spp., tais como o mosquito de dengue (Aedes aegypti) e 13 mosquito tigre (Aedes albopictus); Anófeles spp., tais como o mosquito chinês da malária (Anopheles sinensis) ; Chironomidae, Muscidae, tais como a mosca doméstica (Musca domestica) e mosca falsa do estábulo (Muscina stabulans); Calliphoridae,
Sarcophagidae, pequena mosca doméstica (Fannia canicularis), Anthomyiidae, tais como a larva do milho (Delia platura) e larva da cebola (Delia antiqua) ; larvas mineiras (Liriomyza trifolii); moscas da fruta, Phoridae, Drosophila, traças, Simuliidae (mosca negra) , moscas do cavalo e Culicoides;
Pragas de insectos Coleoptera:
Lagartas raiz do milho, tais como a lagarta da raiz do milho Ocidental (Diabrotica virgifera virgifera) e lagarta da raiz do milho do sul (Diabrotica undecimpunctata howardi); escaravelhos dourados, tais como cupreous chafer (Anómala cuprea) e escaravelho da soja (Anómala rufocuprea); gorgulhos, tais como o gorgulho do trigo (Sitophilus zeamais), gorgulho do arroz (Lissorhoptrus oryzophilus), gorgulho da alfalfa (Hypera pastica) e gorgulho do feijão adzuki (Callosobruchuys chienensis); Tenebrionidae, tais como a larva da farinha amarela (Tenebrio molitor) e escaravelhos vermelhos da farinha (Tribolium castaneum); Chrisomelidae, tais como o escaravelho da folha de abóbora (Aulacophora femoralis), escaravelho listado (Phyllotreta striolata) e escaravelho do Colorado (Leptinotarsa decemLineata); Epilachna, tais como joaninhas de vinte-oito-manchas (Epilachna vigintioctopunctata), Bostry-chidae e escaravelho robe (Paederus fuscipes);
Pragas de insectos Thysanoptera:
Tripés do melão (Thrips palmi), tripés da cebola (Thrips tabaci), tripés da flor (Thrips hawaiiensis), tripés do chá amarelo (Scirtothripes dorsalis), tripés da flor (Frankliniella intonsa), tripés da flor ocidental (Frankliniella occidentalis) 14 e Ponticulothripes diospyrosi;
Pragas de insectos Hymenoptera:
Formigas, moscardos, Bethylidae, vespões, tais como o vespão da couve (Athalia japónica).
Quando a composição de pesticida contendo piriproxifeno na presente invenção é pulverizada, uma sua quantidade pode variar dependendo de uma variedade de condições, tais como condições meteorológicas, período de aplicação, métodos de aplicação, condições do solo, culturas em causa, pragas em causa e semelhantes, contudo, geralmente a composição de pesticida é aplicada através da sua diluição com água de modo que uma quantidade de piriproxifeno esteja na gama de 0,1 a 1000 g/1000 m2 e, de um modo preferido, na gama de 1 a 100 g/1000 m2. Essa quantidade de aplicação ou pulverização pode variar dependendo de uma situação, tal como tempos de aplicação, locais de aplicação, métodos de aplicação, tipos de pragas e graus de lesão das culturas, independentemente da gama descrita acima, e a quantidade pode ser aumentada e diminuída.
Além disso, a presente composição que foi diluída com água para pulverização pode também ser pulverizada no ar, por exemplo, a partir de helicópteros, aviões ou helicópteros controlados por rádio.
Exemplos
Daqui em diante, a presente invenção será descrita abaixo em detalhe através de Exemplos de Produção e Exemplos Experimentais, contudo a presente invenção não está limitada aos mesmos. Deve ser assinalado que nos Exemplos seguintes, o termo "parte (s)" significa parte(s) em peso.
Exemplo 1 de Produção
Foi preparada uma solução de fase oleosa por dissolução de 10 partes em peso de piriproxifeno em 20 partes em peso de uma mistura de 1-fenil-l-xililetano e 1-fenil-l-etilfeniletano 15 (Hisol SAS-296, nome de produto da Nippon Oil Co., Ltd.) e ainda por adição e dissolução de 2,5 partes em peso de polímero de bloco de óxido de etileno/óxido de propileno (Pepol B-184, HLB= 10,1, nome de produto da Toho Chemical Industry Co., Ltd.) e 2,5 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Sorpol CA42, HLB= 13,3, nome de produto da Toho Chemical Industry Co., Ltd.) na mistura.
Separadamente da solução de fase oleosa descrita acima, foi preparada uma solução aquosa de álcool polivinílico por dissolução de 2,0 partes em peso de álcool polivinílico (GOHSENOL GL-05, tensão superficial de 1% em peso da solução aquosa: 45 dyne/cm, viscosidade da solução aquosa a 4% a 20°C: 4,8-5,8 mPa-s, qrau de saponificaçâo: 86,5-89,0%, nome de produto da Nippon Synthetic Chemical Industries, Co., Ltd.) em 18 partes em peso de água.
Foi obtida uma emulsão óleo-em-água por adição de 20 partes em peso da solução aquosa de álcool polivinílico descrita acima a 35 partes em peso da solução de fase oleosa descrita acima, agitando durante 5 minutos a 6000 rpm através de um T.K. autohomomixer (homogeneizador, produzido por Tokushu Kika Kogyo, Co., Ltd.) para emulsionar e dispersar a mesma. Foram adicionadas 5 partes em peso de propilenoglicol à emulsão óleo-em-água obtida e, adicionalmente, foram adicionadas 40 partes em peso de água para perfazer uma quantidade total de composição em 100 partes em peso e, deste modo, foi obtida a Composição 1 da presente invenção.
Exemplo 2 de Produção
Foi preparada uma solução de fase oleosa uniforme por colocação de 10,1 partes em peso de piriproxifeno previamente aquecido e derretido, 20 partes em peso de uma mistura de 1-fenil-l-xililetano e 1-fenil-l-etilfeniletano (Hisol SAS-296, nome de produto da Nippon Oil Co., Ltd.) e 2 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Alkamulus OR/40, HLB= 14, nome de produto da Rhodia Corp.) num recipiente e agitando-a através de um agitador magnético durante uma hora a 25°C.
Foi preparada uma solução aquosa uniforme de álcool polivinilico a 6,25% por colocação de 29,8 partes em peso de água, 0,2 partes em peso de agente antiespumante (Antifoam C, nome de produto da Dow Corning Asia, Corp.) e 2 partes em peso de álcool polivinilico (GOHSENOL GL-05, tensão superficial de solução aquosa a 1% em peso: 45 dyne/cm, viscosidade de solução aquosa a 4% a 20°C: 4,8-5,8 mPa-s, grau de saponificação: 86,5-89,0%, nome de produto da Nippon Synthetic Chemicals Co., Ltd.) noutro recipiente e agitando-a através de um Tree One Motor (agitador produzido pela Yamato Scientific Co., Ltd.) a 300 rpm durante uma hora após a temperatura ter subido até 60 °C.
Foi obtida uma emulsão óleo-em-água por adição de 32,1 partes em peso da solução de fase oleosa descrita acima a 32 partes em peso da solução aquosa de álcool polivinilico a 6,25% descrita acima, agitando através do T.K. autohomomixer (homogeneizador, produzido por Tokushu Kika Kogyo Co., Ltd.) a 6000 rpm durante 10 minutos a 25 °C para emulsionar e dispersar a mesma. Foram adicionadas 5 partes em peso de propilenoglicol e depois 26,6 partes em peso de uma solução aquosa contendo 0,2 partes em peso de goma de xantano, 0,4 partes em peso de silicato de alumínio e 0,2 partes em peso de Proxicel GXL (solução aquosa de 1,2-benzisotiazolino-3-ona em propilenoglicol a 20%, nome de produto da Avecia KK) à obtida emulsão óleo-em-água e foram ainda adicionadas 6,3 partes em peso de água e, deste modo, foi obtida a Composição 2 da presente invenção. O diâmetro mediano do volume da gota de óleo era 1,5 pm na Composição 2 da presente invenção (medida por Master Sizer 2000, produzido pela Malburn Co., Ltd.) e a viscosidade era 1940 mPa*s (quando foi utilizado um medidor de viscosidade do tipo B com um rotor N° 2 a 6 rpm, 25°C). 17
Exemplo 3 de Produção A composição 3 da presente invenção foi obtida através de preparação semelhante ao Exemplo 2 de Produção, excepto que 2 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Alkamulus OR/40, HLB= 14, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.) do Exemplo 2 de Produção foram alteradas para 2 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Alkamulus R81, HLB= 9,2, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.). 0 diâmetro mediano do volume da gota de óleo era 1,4 pm na Composição 3 da presente invenção (medida por Master Sizer 2000, produzido pela Malburn Co., Ltd.).
Exemplo 4 de Produção A composição 4 da presente invenção foi obtida através de preparação semelhante ao Exemplo 2 de Produção, excepto que 2 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Alkamulus OR/40, HLB= 14, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.) do Exemplo 2 de
Produção foram alteradas para 2 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Alkamulus BR, HLB= 12,6, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.). O diâmetro mediano do volume da gota de óleo era 1,6 pm na
Composição 4 da presente invenção (medida por Master Sizer 2000, produzido pela Malburn Co., Ltd.).
Exemplo 5 de Produção A composição 5 da presente invenção foi obtida através de preparação semelhante ao Exemplo 2 de Produção, excepto que 2 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Alkamulus OR/40, HLB= 14, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.) do Exemplo 2 de
Produção foram alteradas para 2 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Sorpol CA42, HLB= 13,3, nome de produto da Toho Chemical Industry Co., Ltd.). O diâmetro mediano do volume da gota de óleo era 1,5 pm na
Composição 5 da presente invenção (medida por Master Sizer 2000, produzido pela Malburn Co., Ltd.). 18
Exemplo 6 de Produção A composição 6 da presente invenção foi obtida através de preparação semelhante ao Exemplo 2 de Produção, excepto que 2 partes em peso de óleo de ricino etoxilado (Alkamulus OR/40, HLB= 14, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.) do Exemplo 2 de Produção foram alteradas para 2 partes em peso de óleo de ricino etoxilado (Alkamulus 14R, HLB= 14,9, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.). 0 diâmetro mediano do volume da gota de óleo era 1,6 ym na Composição 6 da presente invenção (medida por Master Sizer 2000, produzido pela Malburn Co., Ltd.).
Exemplo 7 de Produção A composição 7 da presente invenção foi obtida através de preparação semelhante ao Exemplo 2 de Produção, excepto que 20 partes em peso da mistura de 1-fenil-l-xililetano e 1-fenil--1-etilfeniletano (Hisol SAS-296, nome de produto da Nippon Oil Co., Ltd.) do Exemplo 2 de Produção foram alteradas para 20 partes em peso de solvente de hidrocarboneto aromático (Solvesso 200, nome de produto da ExxonMobil Co., Ltd.). O diâmetro mediano do volume da gota de óleo era 1,1 ym na
Composição 7 da presente invenção (medida por Master Sizer 2000, produzido pela Malburn Co., Ltd.).
Exemplo 8 de Produção A composição 8 da presente invenção foi obtida através de preparação exactamente semelhante ao do Exemplo 2 de Produção excepto que 2 partes em peso de goma de xantano e 4 partes em peso de silicato de aluminio do Exemplo 2 de Produção foram alteradas para 1,4 partes em peso da goma de xantano e 2,8 partes em peso de silicato de aluminio. O diâmetro mediano do volume da gota de óleo era 1,5 ym na
Composição 8 da presente invenção (medida por Master Sizer 2000, produzido pela Malburn Co., Ltd.) e a viscosidade era 1210 mPa*s (quando foi utilizado um medidor de viscosidade do 19 tipo B com um rotor N° 2 a 6 rpm, 25°C).
Exemplo 9 de Produção A composição 9 da presente invenção foi obtida através de preparação exactamente semelhante ao do Exemplo 1 de Produção excepto que 45 partes em peso de água foram adicionadas em vez de 5 partes em peso de propilenoglicol e 40 partes em peso de água.
Em seguida, serão descritos abaixo Exemplos de Produção de composições Comparativas.
Exemplo 1 de Produção Comparativo
Foi preparada uma solução de fase oleosa por dissolução de 10 partes em peso de piriproxifeno em 20 partes em peso da mistura de 1-fenil-l-xililetano e 1-fenil-l-etilfeniletano (Hisol SAS-296, nome de produto da Nippon Oil Co., Ltd.) e, adicionalmente, por adição e dissolução de 2,5 partes em peso de polímero de bloco de óxido de etileno/óxido de propileno (Pepol B-184, HLB= 10,1, nome de produto da Toho Chemical Industry Co., Ltd.) e 2,5 partes em peso de óleo de ricino etoxilado (Sorpol CA42, HLB= 13,3, nome de produto da Toho Chemical Industry Co., Ltd.).
Foi obtida uma emulsão óleo-em-água por adição de 20 partes em peso de água à solução de fase oleosa descrita acima e por agitação através de T.K. autohomomixer (homogeneizador, produzida por Tokushu Kika Kogyo, Co., Ltd.) a 6000 rpm durante 5 minutos para emulsionar e dispersar. Foram adicionadas 5 partes em peso de propilenoglicol à emulsão óleo-em-água obtida e foram ainda adicionadas 40 partes em peso de água para perfazer uma quantidade total de composição em 100 partes em peso e foi obtida a Composição 1 Comparativa da presente invenção. 20
Exemplo 2 de Produção Comparativo A Composição comparativa 2 da presente invenção foi obtida através de preparação semelhante ao Exemplo 2 de Produção, excepto que 2 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Alkamulus OR/40, HLB= 14, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.) do Exemplo 2 de Produção não foram adicionadas e ainda que foram alteradas 2 partes em peso de álcool polivinílico (GOHSENOL GL-05: nome de produto da Nippon Synthetic Chemical Industry Co., Ltd.) para 4 partes em peso de álcool polivinílico (GOHSENOL GL-05: nome de produto da Nippon Synthetic Chemical Industry Co., Ltd.). 0 diâmetro mediano do volume da gota de óleo era 3,2 ym na Composição 2 comparativa da presente invenção (medida por Master Sizer 2000, produzido pela Malburn Co., Ltd.) e a viscosidade da Composição 2 comparativa foi 1890 mPa*s (quando foi utilizado um medidor de viscosidade do tipo B com um rotor N° 2 a 6 rpm, 25 °C) .
Exemplo 3 de Produção Comparativo A Composição 3 comparativa da presente invenção foi obtida através de preparação semelhante ao Exemplo 2 de Produção, excepto que 2 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Alkamulus OR/40, HLB= 14, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.) do Exemplo 2 de Produção foram alteradas para 2 partes em peso de éter triestirilfenílico de polioxietileno (Soprophor CY8, HLB= 13,7, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.). O diâmetro mediano do volume da gota de óleo era 2,0 ym na Composição 3 comparativa da presente invenção (medida por Master Sizer 2000, produzido pela Malburn Co., Ltd.) e a viscosidade da Composição 3 comparativa foi 1900 mPa*s (quando foi utilizado um medidor de viscosidade do tipo B com um rotor N° 2 a 6 rpm, 25°C). 21
Exemplo Comparativo 4 de Produção A Composição 4 comparativa da presente invenção foi obtida através de preparação semelhante ao Exemplo 2 de Produção, excepto que 2 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Alkamulus OR/40, HLB= 14, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.) do Exemplo 2 de Produção foram alteradas para 2 partes em peso de polioxietileno nonilfenol do (Igepar CO-720, HLB= 13,6, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.). 0 diâmetro mediano do volume da gota de óleo era 1,5 pm na Composição 4 comparativa (medida por Master Sizer 2000, produzido pela Malburn Co., Ltd.) e a viscosidade da Composição 4 comparativa foi 1940 mPa*s (quando foi utilizado um medidor de viscosidade do tipo B com um rotor N° 2 a 6 rpm, 25°C) .
Exemplo 5 de Produção Comparativo A Composição 5 comparativa da presente invenção foi obtida através de preparação semelhante ao Exemplo 2 de Produção, excepto que 2 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Alkamulus OR/40, HLB= 14, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.) do Exemplo 2 de Produção foram alteradas para 2 partes em peso de éster de sorbitano de polioxietileno (Alkamulus T20, HLB= 16,7, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.). O diâmetro mediano do volume da gota de óleo era 1,6 pm na Composição 5 comparativa (medida por Master Sizer 2000, produzido pela Malburn Co., Ltd.) e a viscosidade da Composição 5 comparativa foi 1900 mPa*s (quando foi utilizado um medidor da viscosidade do tipo de B com um rotor N° 2 a 6 rpm, 25°C).
Exemplo 6 de Produção Comparativo A Composição 6 comparativa foi obtida através de preparação semelhante ao Exemplo 2 de Produção excepto que 2 partes em peso de óleo de rícino etoxilado (Alkamulus OR/40, HLB= 14, nome de produto da Rhodia Co., Ltd.) do Exemplo 2 de Produção foram alteradas para 2 partes em peso de éster do ácido monoláurico de sorbitano de polioxietileno (Sorbon T20, 22 HLB= 13,6, nome de produto da Toho Chemical Industry Co., Ltd.). 0 diâmetro mediano do volume da gota de óleo era 1,5 pm na Composição 6 comparativa (medida por Master Sizer 2000, produzido pela Malburn Co., Ltd.) e a viscosidade da Composição 6 Comparativa foi 1940 mPa»s (quando foi utilizado um medidor de viscosidade do tipo B com um rotor N° 2 a 6 rpm, 25°C).
Exemplo 1 Experimental
Cada 100 g de Composição 1 da presente invenção e de Composição 1 comparativa foram colocados separadamente num recipiente feito de HDPE e o recipiente foi selado firmemente. O recipiente foi armazenado sob uma condição de modo que foi alternadamente repetido um ciclo de deixar o recipiente a -15°C durante 3 dias e a 30°C durante 4 dias. A aparência da composição após um período predeterminado foi visualmente observada e foi examinada uma proporção de uma fase aquosa transparente na composição. Os resultados são indicados na Tabela 1
Tabela 1
Após 2 semanas Composição 1 da presente invenção Quantidade extremamente vestigial Composição 1 comparativa 44% A composição da presente invenção é excelente em estabilidade de armazenamento visto que mesmo no caso em que é armazenada sob a condição de repetição de temperaturas baixas e altas, existe pouca separação entre uma fase aquosa e uma fase oleosa. 23
Exemplo 2 Experimental
Cada 100 g de Composições 1, 9 e Composição 3 comparativa foram colocados separadamente num recipiente feito de HDPE e o recipiente foi selado firmemente. O recipiente foi armazenado sob uma condição de modo que foi alternadamente repetido um ciclo de deixar o recipiente a -15 °C durante 3 dias e a 30°C durante 4 dias. Foram examinados a aparência e a proporção da separação de fase na composição após duas semanas. Os resultados são indicados na Tabela 2.
Tabela 2
Aparência Grau de separação (%) Composição 1 da presente invenção Sem alteração 0 Composição 7 da presente invenção Ligeira separação da fase aquosa Vestígios Composição 3 comparativa Separação da fase aquosa na parte superior 10
Exemplo 3 Experimental
Cada 100 g de Composições 2-8 da presente invenção e composições 2-6 comparativas foram colocados separadamente num recipiente feito de HDPE e o recipiente foi selado firmemente. O recipiente foi armazenado a 54°C. Após o periodo predeterminado, o diâmetro mediano do volume da partícula de gota de óleo na composição foi medido por Master Sizer 2000 produzido pela Malburn Co., Ltd. Os resultados são indicados na Tabela 3. 24
Tabela 3
Antes do armazenamento (ym) Após 2 semanas (ym) Composição 2 da presente invenção 1,5 1,4 Composição 3 da presente invenção 1,4 1,3 Composição 4 da presente invenção 1,6 1,5 Composição 5 da presente invenção 1,5 1,4 Composição 6 da presente invenção 1,6 1,5 Composição 7 da presente invenção 1,1 1,1 Composição 8 da presente invenção 1,5 1,5 Composição 2 comparativa 3,2 6,2 Composição 3 comparativa 2,0 9,5 Composição 4 comparativa 1,5 6,4 Composição 5 comparativa 1,6 3, 6 Composição 6 comparativa 1,7 5,1 A composição da presente invenção é excelente na estabilidade de armazenamento visto que mesmo no caso de armazenamento sob a condição da alta temperatura, o tamanho de partícula da partícula de gota líquida na fase oleosa é dificilmente aumentado.
Exemplo 4 Experimental
Foi observada a aparência e a proporção da separação da fase das composições após 3 meses de armazenamento a 4 0°C. Os resultados são indicados na Tabela 4. 25
Tabela 4
Aparência Relação da separação de fase (%) Composição 1 da presente invenção Sem alteração 0 Composição 2 da presente invenção Quantidade extremamente vestigial de separação da fase aquosa 1> Composição 3 da presente invenção Sem alteração 0 Composição 4 da presente invenção Sem alteração 0 Composição 5 da presente invenção Sem alteração 0 Composição 6 da presente invenção Sem alteração 0 Composição 7 da presente invenção Sem alteração 0 Composição 1 comparativa Separação da fase aquosa na parte superior 5 Composição 2 comparativa Separação da fase aquosa na parte superior 15 Composição 4 comparativa Separação da fase aquosa na parte superior 10 Composição 5 comparativa Separação da fase aquosa na parte superior 5 Composição 6 comparativa Separação da fase aquosa na parte superior 5
Lisboa, 15 de Outubro de 2007 26

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Composição de pesticida compreendendo (a) éter 4-fenoxifenílico e 2-(2-piridiloxi) propí-lico, (b) um solvente orgânico hidrofóbico capaz de dissolver 0,1 vezes em peso de éter 4-fenoxifenílico e 2-(2-piridiloxi)propílico a 0 °C, (c) álcool polivinílico, (d) um tensioactivo não iónico seleccionado a partir de óleo de rícino alcoxilado, óleo de rícino hidrogenado alcoxilado e éster de ácido gordo de óleo de rícino hidrogenado alcoxilado, e (e) água, em que uma proporção em peso de (a) éter 4-fenoxifenílico e 2-(2-piridiloxi) propílico e (e) água está na gama de 1:20 a 1:3.
  2. 2. Composição de pesticida de acordo com a Reivindicação 1, em que as quantidades (b) do solvente orgânico hidrofóbico, (c) do álcool polivinílico, (d) do tensioactivo não iónico e (e) da água estão na gama de 5 a 30% em peso, de 0,5 a 4% em peso, de 0,5 a 4% em peso e de 25 a 85% em peso, respectivamente.
  3. 3. Composição de pesticida de acordo com a Reivindicação 1, em que as quantidades (b) do solvente orgânico hidrofóbico, (c) do álcool polivinílico, (d) do tensioactivo não iónico e (e) da água estão na gama de 10 a 20% em peso, de 1 a 3% em peso, de 1 a 3% em peso e de 25 a 85% em peso, respectivamente. 1
  4. 4. Composição de pesticida de acordo com a Reivindicação 1, em que a proporção em peso de (a) éter 4-fenoxifenilico e 2-(2-piridiloxi)propilico e (e) água está na gama de 1:15 a 1:5.
  5. 5. Composição de pesticida de acordo com a Reivindicação 4, em que as quantidades (b) do solvente orgânico hidrofóbico, (c) do álcool polivinilico, (d) do tensio- activo não iónico e (e) da água estão na gama de 5 a 30% em peso, de 0,5 a 4% em peso, de 0,5 a 4% em peso e de 25 a 85% em peso, respectivamente.
  6. 6. Composição de pesticida de acordo com a Reivindicação 4, em que as quantidades (b) do solvente orgânico hidrofóbico, (c) do álcool polivinilico, (d) do tensio- activo não iónico e (e) da água estão na gama de 10 a 20% em peso, de 1 a 3% em peso, de 1 a 3% em peso e de 25 a 85% em peso, respectivamente.
  7. 7. Composição de pesticida de acordo com qualquer uma das Reivindicações 1-6, em que (b) o solvente orgânico hidrofóbico é um solvente de hidrocarboneto aromático. Lisboa, 15 de Outubro de 2007 2
PT05026767T 2004-12-14 2005-12-07 Composição de pesticida compreendendo piriproxifeno PT1688040E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2004360988 2004-12-14

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1688040E true PT1688040E (pt) 2007-10-25

Family

ID=36121382

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05026767T PT1688040E (pt) 2004-12-14 2005-12-07 Composição de pesticida compreendendo piriproxifeno

Country Status (16)

Country Link
US (1) US9028854B2 (pt)
EP (1) EP1688040B1 (pt)
KR (1) KR101290501B1 (pt)
AT (1) ATE373424T1 (pt)
AU (1) AU2005239726C1 (pt)
BR (1) BRPI0505513B1 (pt)
CO (1) CO5770082A1 (pt)
CY (1) CY1106884T1 (pt)
DE (1) DE602005002529T2 (pt)
DK (1) DK1688040T3 (pt)
ES (1) ES2294623T3 (pt)
IL (1) IL172441A (pt)
PL (1) PL1688040T3 (pt)
PT (1) PT1688040E (pt)
TW (1) TWI344339B (pt)
ZA (1) ZA200510135B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2863741B1 (en) * 2012-06-26 2020-07-29 Sumitomo Chemical Company, Limited Pesticidal composition in the form of aqueous emulsion
WO2014003083A1 (en) 2012-06-26 2014-01-03 Sumitomo Chemical Company, Limited Pesticidal composition in the form of aqueous emulsion

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2539269A (en) * 1948-04-23 1951-01-23 Pennsylvania Salt Mfg Co Insecticidal composition
JPS59199673A (ja) * 1983-04-25 1984-11-12 Sumitomo Chem Co Ltd 含窒素複素環化合物、その製造法およびそれを有効成分とする有害生物防除剤
JPH0676281B2 (ja) * 1986-01-17 1994-09-28 住友化学工業株式会社 安定化された水中油型懸濁状農薬組成物
JP3761593B2 (ja) * 1994-04-21 2006-03-29 住友化学株式会社 農薬組成物
DE4417742A1 (de) * 1994-05-20 1995-11-23 Bayer Ag Nicht-systemische Bekämpfung von Parasiten
US5674517A (en) * 1996-04-26 1997-10-07 Henkel Corporation Emulsifier for pesticide concentrates
JP3882236B2 (ja) * 1996-10-22 2007-02-14 住友化学株式会社 農薬組成物
JP3855321B2 (ja) * 1996-11-01 2006-12-06 住友化学株式会社 農薬組成物
JPH11207706A (ja) * 1998-01-29 1999-08-03 Yuukou Yakuhin Kogyo Kk 木材用防腐・殺虫剤
TWI221082B (en) * 1999-04-14 2004-09-21 Sumitomo Chemical Co Pesticidal compositions
EP1210877A1 (en) * 2000-12-01 2002-06-05 Aventis CropScience GmbH Oil-in-water emulsion formulation of insecticides

Also Published As

Publication number Publication date
DE602005002529D1 (de) 2007-10-31
ZA200510135B (en) 2006-11-29
US20060129021A1 (en) 2006-06-15
TW200637489A (en) 2006-11-01
BRPI0505513A (pt) 2006-09-12
AU2005239726B2 (en) 2010-04-08
AU2005239726C1 (en) 2010-11-18
ATE373424T1 (de) 2007-10-15
BRPI0505513B1 (pt) 2014-07-22
KR101290501B1 (ko) 2013-07-26
IL172441A (en) 2010-11-30
IL172441A0 (en) 2006-04-10
ES2294623T3 (es) 2008-04-01
TWI344339B (en) 2011-07-01
KR20060067833A (ko) 2006-06-20
DK1688040T3 (da) 2007-12-17
EP1688040B1 (en) 2007-09-19
DE602005002529T2 (de) 2008-06-19
EP1688040A1 (en) 2006-08-09
AU2005239726A1 (en) 2006-06-29
US9028854B2 (en) 2015-05-12
CO5770082A1 (es) 2007-06-29
PL1688040T3 (pl) 2008-02-29
CY1106884T1 (el) 2012-09-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5143733B2 (ja) 層状の液晶コーティングでコーティングされた油状小球に基づく水中油型エマルジョンを含む農業的組成物
KR101424240B1 (ko) 아버멕틴류의 수중유 제제
KR101846543B1 (ko) 농업적으로 활성인 성분을 포함하는 안정화된 수중유 에멀젼
JP6228153B2 (ja) マイクロカプセル化された活性成分の放出速度を調節する方法により得られる組成物
BR112013017674B1 (pt) Composição em emulsão óleo-em-água apresentando pelo menos um composto agricolamente ativo, e método para tratamento de uma planta
BRPI0813692B1 (pt) Composição pesticida compreendendo spinetoram e método de controle de peste
JP2014240424A (ja) 農学的に活性な成分を含む安定化された水中油型エマルジョン
ES2245260B1 (es) Composicion de regulacion del crecimiento de insectos.
PT1688040E (pt) Composição de pesticida compreendendo piriproxifeno
BR102013021474A2 (pt) Suspoemulsão aquosa nova e um processo para preparar a mesma
JP4983014B2 (ja) 水中油型乳濁状組成物
JP4615086B2 (ja) サスポエマルジョン型の農園芸用農薬組成物
JP5735335B2 (ja) 殺虫剤の殺虫効力増強剤
AU2021106869A4 (en) Pesticide formulation comprising emamectin
CN104247715A (zh) 一种含有联苯菊酯、氟蚁腙和氟氯苯菊酯的高效杀虫剂
PH12013000229A1 (en) A formulation useful for spraying
CN109984141A (zh) 一种含呋虫胺的微乳剂