PT1684552E - Dispositivo de comando por botões alargado de dispositivos de controlo operacional para lâmpadas - Google Patents

Dispositivo de comando por botões alargado de dispositivos de controlo operacional para lâmpadas Download PDF

Info

Publication number
PT1684552E
PT1684552E PT60000395T PT06000039T PT1684552E PT 1684552 E PT1684552 E PT 1684552E PT 60000395 T PT60000395 T PT 60000395T PT 06000039 T PT06000039 T PT 06000039T PT 1684552 E PT1684552 E PT 1684552E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
control device
operational control
button
switch
address
Prior art date
Application number
PT60000395T
Other languages
English (en)
Inventor
Reinhold Juen
Joachim Maier
Martin Rudigier
Original Assignee
Tridonic Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=36128502&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1684552(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Tridonic Gmbh & Co Kg filed Critical Tridonic Gmbh & Co Kg
Publication of PT1684552E publication Critical patent/PT1684552E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05BELECTRIC HEATING; ELECTRIC LIGHT SOURCES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; CIRCUIT ARRANGEMENTS FOR ELECTRIC LIGHT SOURCES, IN GENERAL
    • H05B41/00Circuit arrangements or apparatus for igniting or operating discharge lamps
    • H05B41/14Circuit arrangements
    • H05B41/36Controlling
    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05BELECTRIC HEATING; ELECTRIC LIGHT SOURCES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; CIRCUIT ARRANGEMENTS FOR ELECTRIC LIGHT SOURCES, IN GENERAL
    • H05B47/00Circuit arrangements for operating light sources in general, i.e. where the type of light source is not relevant
    • H05B47/10Controlling the light source
    • H05B47/175Controlling the light source by remote control
    • H05B47/185Controlling the light source by remote control via power line carrier transmission

Landscapes

  • Circuit Arrangement For Electric Light Sources In General (AREA)
  • Non-Portable Lighting Devices Or Systems Thereof (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE COMANDO POR BOTÕES ALARGADO DE DISPOSITIVOS DE CONTROLO OPERACIONAL PARA LÂMPADAS" A presente invenção em termos gerais refere-se a um processo e a dispositivos, por meio dos quais lâmpadas, como por exemplo LEDs, lâmpadas de descarga em gás, lâmpadas de alta pressão, etc. podem ser comandadas e/ou reguladas para niveis de intensidade luminosa (graus de intensidade luminosa) preliminarmente definidos.
No domínio das lâmpadas de descarga em gás em termos gerais os dispositivos de controlo operacionais da referida natureza geralmente são designados por balastro eletrónico (EVG).
Do estado da técnica é conhecido acionar, por exemplo balastros eletrónicos (EVGs) da referida natureza, apenas para referir um exemplo de dispositivos de controlo operacional para lâmpadas , através de um barramento digital. A este respeito remete-se para a literatura relativa ao chamado padrao DALI (Digital Addressable Light Interface). Neste caso a um dispositivo de controlo operacional para lâmpadas numa entrada de comando são atribuídos sinais digitais, que entre outros podem alegar predeterminar valores de referência de intensidade luminosa.
Considerando que um utilizador nem sempre está disposto para para além do dispositivo de controlo operacional para lâmpadas com um interface digital da referida natureza 2 utilizar igualmente o dispositivo de barramento associado incluindo um controlador digital, do estado da técnica são igualmente conhecidos dispositivos de controlo operacional, nos quais numa entrada de comando digital da referida natureza (interface digital) opcionalmente pode ser criado um sinal digital ou igualmente um sinal gerado por meio de um interruptor alimentado com tensão de rede. Neste caso um utilizador, quando não quer torcer a periferia digital, pode acionar a entrada de comando digital do dispositivo de controlo operacional por meio do acionamento de um interruptor. Neste caso por exemplo o período de tempo assim como a taxa de repetição do acionamento do interruptor através do dispositivo de controlo operacional conectado podem ser avaliados enquanto sinal para ligar/desligar ou para reduzir a intensidade luminosa.
Um exemplo para um dispositivo de controlo operacional da referida natureza, em cuja entrada de comando digital pode igualmente ser criado um sinal a partir de um botão ou de um interruptor alimentado com tensão de rede, é por exemplo apresentado no modelo de utilidade alemão DE 297 24 657.
Da DE 42 36 145 AI é conhecido um balastro eletrónico (EVG) , em que pode ser realizada uma poupança de energia através de um comando de luz de dois níveis em função da luz do dia. Para este efeito está prevista uma conexão para redução da intensidade luminosa, na qual podem ser tomadas correntes contínuas, cuja grandeza e dimensão é para a frequência de comando e por conseguinte igualmente para a luminosidade das lâmpadas.
Da US 5 365 154 A é conhecido um dispositivo de controlo operacional para lâmpadas, que pode ser acionado a partir 3 de um interruptor conectado a uma tensão de alimentação. No dispositivo de controlo operacional existem funcionalidades preliminarmente programadas.
Por conseguinte a presente invenção tem por objetivo alargar o dispositivo de comando por botões conhecido.
De acordo com a presente invenção o alargamento consiste no facto de pela primeira vez serem programadas e/ou chamadas funcionalidades complexas, tal como até ao presente apenas eram conhecidas no domínio do acionamento de barramento digital ou analógico.
Neste caso uma funcionalidade "complexa" caracteriza-se por, ao contrário do que sucede no caso das funcionalidades "simples" conhecidas, ser seguido um sinal de comando essencialmente temporalmente próximo de 1:1. Os exemplos de funcionalidades "simples" são o ligar e o desligar assim como a predeterminação de valores de intensidade luminosa.
No caso das funcionalidades de acordo com a presente invenção pelo contrário podem igualmente ser ativados procedimentos temporalmente diferidos, que frequentemente são preliminarmente programados. 0 sinal de comando pode igualmente apresentar o caráter de um sinal de seleção, através do qual é acionada uma de várias funcionalidades preliminarmente programadas.
De acordo com um primeiro aspeto da presente invenção está previsto um processo para a configuração de um dispositivo de controlo operacional para lâmpadas a partir de um botão ou de um interruptor conectado a uma tensão de alimentação. Neste caso o botão ou o interruptor é manualmente ativado, 4 para de forma seletiva aplicar a tensão de alimentação enquanto sinal de comando a uma entrada de comando do dispositivo de controlo operacional. 0 sinal de comando é avaliado. Em função da avaliação a funcionalidade do dispositivo de controlo operacional é armazenada, modificada ou eliminada. Por conseguinte esta funcionalidade na envolvente correspondentemente modificada no caso de um futuro funcionamento do dispositivo de controlo operacional pode ser disponibilizada para ser correspondentemente chamada.
Após a realização da configuração a funcionalidade armazenada pode ser chamada por acionamento do botão ou do interruptor ou igualmente através de outros interfaces sem fios ou com fios.
Através do acionamento preliminarmente definido do botão ou do interruptor o dispositivo de controlo operacional pode ser colocado num modo de configuração. Neste modo de configuração são possibilitados o armazenamento, a modificação ou a eliminação de funcionalidades.
No caso do modo de configuração ativado o dispositivo de controlo operacional pode interpretar acionamentos adicionais de botões ou de interruptores como uma edição de funcionalidades. A funcionalidade pode por exemplo igualmente ser a atribuição de um endereço ao dispositivo de controlo operacional. 0 sinal de comando em si pode igualmente ser transmitido em função de um endereço, quer dizer, pelo menos uma parte do 5 sinal de comando é interpretada como endereço (lógico) por um dispositivo de controlo operacional conectado.
De acordo com um outro aspeto da presente invenção está previsto um processo para o acionamento de um dispositivo de controlo operacional para lâmpadas a partir de um botão ou de um interruptor alimentado com uma tensão de alimentação, como por exemplo uma tensão de rede. Neste caso as funcionalidades no dispositivo de controlo operacional são preliminarmente programadas. Estas funcionalidades subsequentemente podem ser chamadas por acionamento manual do botão ou do interruptor, sendo que através do acionamento do botão ou do interruptor de forma seletiva a tensão de alimentação enquanto sinal de comando é aplicada a uma entrada de comando do dispositivo de controlo operacional.
As funcionalidades referidas podem por exemplo compreender a atribuição de endereço, o acionamento endereçado, a programação de funcionalidades, a programação de parâmetros para futuros acionamentos e/ou a chamada de sucessões (sequências).
Finalmente está igualmente previsto um processo para o acionamento de um dispositivo de controlo operacional para lâmpadas a partir de um botão ou de um interruptor conectado a uma tensão de alimentação, como por exemplo uma tensão de rede. Neste caso o acionamento a partir do botão ou do interruptor pode ser endereçado, quer dizer, o dispositivo de controlo operacional interpreta pelo menos uma parte do sinal gerado pelo botão ou pelo interruptor como endereço lógico. 6
Por conseguinte particularmente pode ser realizado um endereçamento em grupo. A presente invenção refere-se a dispositivos de controlo operacional para lâmpadas, particularmente a um balastro eletrónico para lâmpadas de descarga em gás, que são concebidas para o apoio de um processo da referida natureza.
As demais vantagens, caracteristicas e propriedades da presente invenção são mais detalhadamente explicadas com base na única figura anexa. Esta figura apresenta um sistema de acordo com a presente invenção para o acionamento de uma lâmpada.
Conforme representado na única figura, o sistema de acordo com a presente invenção apresenta um sistema eletrónico de dispositivos de controlo operacional 1, que pode por exemplo ser um balastro eletrónico para lâmpadas de descarga em gás. Este dispositivo de controlo operacional 1 aciona fontes luminosas, como por exemplo lâmpadas 2. 0 dispositivo de controlo operacional 1 está conectado a uma tensão de alimentação 3, como por exemplo uma tensão de rede. Além disso o dispositivo de controlo operacional 1 apresenta um interface 5, 6, sendo que no exemplo de realização representado uma conexão 6 do interface 5, 6 está conectada ao condutor neutro da tensão de alimentação 3. Entre a segunda conexão 5 do interface e o condutor de fase L é comutado um botão ou um interruptor 4. Através do acionamento manual do botão ou do interruptor 4 a tensão do condutor de fase L pode ser aplicada à conexão 5 do interface 5, 6 do dispositivo de controlo operacional 1 de forma seletiva. 7
Em termos gerais trata-se de um sistema com um dispositivo de controlo operacional 1 para lâmpadas 2, que pode ser acionado através do acionamento manual de um botão ou de um interruptor 4.
Do estado da técnica conforme inicialmente referido é conhecido, por meio do acionamento do botão ou do interruptor, transmitir comandos de intensidade luminosa assim como os comandos LIGAR/DESLIGAR diretamente através do dispositivo de controlo operacional. A presente invenção ultrapassa largamente esta conceção relativamente simples, considerando que prevê igualmente um acionamento por botões para a geração de funcionalidades complexas.
Conforme mais detalhadamente explicado em seguida, estas funcionalidades complexas referem-se a facilidades, que vão além da realização direta de um sinal de comando proveniente do botão/interruptor já conhecida.
Apenas a titulo exemplificativo referem-se as seguintes funcionalidades mais complexas:
Atribuição de endereço;
Acionamento endereçado;
Programação de funcionalidades;
Programação de parâmetros para futuros acionamentos, e/ou;
Chamada de sequências.
No caso da maior parte destas funcionalidades complexas parte-se do pressuposto que esta funcionalidade é armazenada num dispositivo de armazenamento do dispositivo de controlo operacional 1. Por conseguinte neste caso o sinal do botão já não representa um sinal de acionamento no verdadeiro sentido da palavra, mas um sinal de seleção para as funcionalidades mais complexas.
Os exemplos concretos destas funcionalidades mais complexas são por exemplo:
Parâmetros para futuros procedimentos de redução da intensidade luminosa, por exemplo o ajuste da velocidade da redução da intensidade luminosa; Armazenamento de cenas luminosas programadas; Chamada de cenas luminosas preliminarmente programadas;
Seleção de modos operativos;
Programação de um nível de intensidade luminosa mínimo e máximo;
Programação de um nível de intensidade luminosa de ligação para futuros procedimentos de ligação; Atribuição de endereço;
Comando de grupos de endereços;
Atribuição a um grupo lógico de endereços.
De acordo com um aspeto da presente invenção está previsto que as funcionalidades complexas podem igualmente ser configuradas no dispositivo de controlo operacional. Por exemplo uma nova funcionalidade pode ser ativada através de uma pressão específica sobre um botão com uma duração definida ou uma sucessão definida (sequência) de acionamentos por botão (por exemplo "duplo clique").
Além disso pode estar previsto que através de um acionamento por botões específico o dispositivo de controlo operacional é colocado num modo de configuração, no qual os 9 seguintes acionamentos por botão são interpretados como comandos de programação pelo dispositivo de controlo operacional.
Quando a funcionalidade é preliminarmente programada, o que pode por exemplo ser realizado durante a produção ou através de outros interfaces por fios ou sem fios, através de uma pressão especifica sobre um botão ou de uma sequência de acionamentos por botões definida pode ser diretamente realizada uma das funcionalidades complexas. Pode por exemplo estar previsto que através de uma pressão sobre um botão com uma duração predeterminada é selecionada e ativada uma cena luminosa definida.
No caso da presente invenção está igualmente previsto que um sistema de comando com um botão conectado a uma tensão de alimentação é concebido de modo a poder ser endereçado. Por outras palavras, os dispositivos de controlo operacional estão dispostos, de modo que pelo menos uma parte dos sinais de comando provenientes do botão é interpretada como endereço lógico, particularmente como endereço operacional. Assim quando ao dispositivo de controlo operacional preliminarmente tiver sido atribuído um endereço lógico, por exemplo por sua vez através de um acionamento de um botão ou através de interfaces com fios ou sem fios, o dispositivo de controlo operacional pode verificar, se particularmente no caso de vários dispositivos de controlo operacional conectados a um botão é determinado um comando de comando linear para o presente dispositivo de controlo operacional. Por conseguinte pode igualmente ser realizado um acionamento em grupo, quando vários dispositivos de controlo operacional estão agrupados em grupos com endereços lógicos conformes. 10 A atribuição de endereço a um dispositivo de controlo operacional pode ser realizada através de uma codificação simples por exemplo por introdução de resistências num interface acessível pelo exterior (ver por exemplo EP 1 492 391 Al), através de programação firmware ou através de outros interfaces com fios ou sem fios.
Conforme acima referido, evidentemente a atribuição de endereço em si pode igualmente ser realizada através do acionamento por botões.
Como exemplo para um acionamento endereçado de dispositivos de controlo operacional referem-se os seguintes cenários:
No caso de um acionamento por botões com uma determinada duração pode ser ativado um modo para o armazenamento de cenas luminosas. Todos os dispositivos de controlo operacional ativados e conectados são então reduzidos para o valor de intensidade luminosa mínimo.
Através de uma pressão breve sobre o botão subsequentemente os dispositivos de controlo operacional podem ser selecionados em função do respetivo endereço, quer dizer, o dispositivo de controlo operacional com o endereço correspondente é aumentado para um valor de intensidade luminosa máximo, enquanto todos os restantes permanecem num valor de intensidade luminosa mínimo.
Através de uma pressão longa sobre botão, o dispositivo de controlo operacional atualmente selecionado pode ser ajustado para o valor de luminosidade da cena luminosa (sequência luminosa) desejado. Após término da seleção (por exemplo uma pressão breve sobre o botão) o dispositivo de 11 controlo operacional em questão pode armazenar o valor de luminosidade ajustado como um valor da cena luminosa (sequência luminosa).
Referem-se as sequintes funcionalidades adicionais: - Ajuste da velocidade da redução da intensidade luminosa
No caso de um acionamento especifico do botão, por exemplo no caso de um acionamento por botões com uma duração definida ou uma sucessão (sequência) definida de acionamentos por botões os dispositivos de controlo operacional ativados podem modificar a velocidade de redução da intensidade luminosa entre valores para a velocidade de redução de intensidade luminosa preliminarmente definidos.
Por exemplo num dispositivo de controlo operacional podem ser ajustadas três velocidades de redução da intensidade luminosa diferentes.
No caso de uma primeira pressão sobre o botão é ajustada a primeira velocidade de redução da intensidade luminosa. No caso da segunda pressão do botão é ajustada a segunda velocidade de redução da intensidade luminosa. No caso da terceira pressão do botão é ajustada a terceira velocidade de redução da intensidade luminosa.
No caso da quarta pressão do botão por sua vez volta a ser ajustada a primeira velocidade de redução da intensidade luminosa, etc..
Chamada de cenas luminosas (sequências luminosas)
No caso de um acionamento especifico do botão com uma duração definida ou uma sequência definida de 12 acionamentos por botões um dispositivo de controlo operacional programado pode selecionar uma de várias sequências luminosas predeterminadas. Também neste caso a o acionamento por botões representa um sinal de seleção.
Seleção de diferentes modos operacionais
Neste caso estão armazenados diferentes modos operacionais no dispositivo de controlo operacional. Por conseguinte neste caso o acionamento por botões representa um sinal de seleção para os modos operacionais. Os modos operacionais podem por exemplo distinguir-se através do tipo e do número das funções apresentadas pelo dispositivo de controlo operacional. Através da seleção do modo operacional pode por exemplo ser estabelecido, se um sinal de saída de um sensor de luz ou de um sensor de movimento conectado é avaliado ou não.
Reset
No caso de um acionamento específico do botão evidentemente pode igualmente ser reproduzida a seleção realizada de todos os parâmetros ajustáveis no dispositivo de controlo operacional.
Acionamento em grupo
No caso de um acionamento específico do botão ou de uma sequência definida de acionamentos para todos os acionamentos por botões subsequentes pode ser selecionado um novo grupo de um determinado número de grupos predefinidos ou pré-programados. Por conseguinte já só reagem os dispositivos de controlo operacional aos acionamentos por botões subsequentes, 13 que pertencem ao grupo selecionado. Neste caso o primeiro sinal do botão é um sinal de seleção para os diferentes grupos. - Atribuição de endereço
No caso de um acionamento especifico do botão com uma duração definida ou de uma sequência definida de acionamentos por botões os meios de controlo operacional conectados podem mudar para o modo de endereçamento (modo de atribuição de endereço). Subsequentemente todos os dispositivos de controlo operacional esperam ser selecionados (a seleção pode por exemplo ser realizada através da manipulação manual diretamente no dispositivo de controlo operacional ou através de uma manipulação das lâmpadas conectadas, como por exemplo a conexão e a desconexão de uma lâmpada). Um dispositivo selecionado deste modo atribui-se a si mesmo o valor mais baixo da existência de endereços. Subsequentemente pode ser realizado um acionamento adicional por botões, pelo que é concluído o endereçamento do primeiro dispositivo de controlo operacional. Todos os dispositivos de controlo operacional adicionais, ainda não endereçados sabem agora, que o endereço mais baixo já foi atribuído. 0 dispositivo seguinte, que por sua vez é selecionado através da manipulação do dispositivo de controlo operacional em si ou das lâmpadas conectadas, por conseguinte atribui-se a si mesmo o próximo endereço mais alto da existência de endereços.
Finalmente através de uma pressão sobre o botão (ou sequência) definida adicional pode ser concluído o modo de 14 atribuição de endereço para os dispositivos de controlo operacional. - Atribuição de grupos
Por outro lado um acionamento especifico por botões especifico ou uma sequência especifica de acionamentos por botões podem representar um sinal de seleção para os dispositivos de controlo operacional conectados, que os muda para o modo de atribuição de grupos. Neste caso é necessário que os dispositivos de controlo operacional já possuam um endereço lógico.
Através de uma pressão especifica por botões os dispositivos de controlo operacional são selecionados em função do respetivo endereço, quer dizer, o dispositivo de controlo operacional com o endereço, que por exemplo corresponde ao número de acionamentos por botões longos, apresenta uma reação (por exemplo oticamente através da redução da intensidade luminosa das lâmpadas para o máximo, enquanto todos os outros meios de controlo operacional reduzem as respetivas lâmpadas para o mínimo) . Através de um número de por exemplo acionamentos por botões breves o dispositivo de controlo operacional presentemente selecionado é atribuído ao grupo, que corresponde ao número de acionamentos por botões breves. Após o término do modo de seleção através do acionamento por botões correspondente o dispositivo de controlo operacional correspondente armazena a atribuição de grupo (em função de um endereço de grupo). Através de um acionamento por botões definido adicional vários dispositivos de controlo operacional conectados terminam o modo de atribuição de grupo. 15
Ajuste de parâmetros (modo de configuração de parâmetros)
No caso de um acionamento por botões específico os dispositivos de controlo operacional conectados mudam para o modo de configuração. Neste modo de configuração podem ser ajustados os parâmetros de futuros acionamentos dos dispositivos de controlo operacional. Neste caso são possíveis diferentes modos de configuração, como por exemplo o armazenamento de cenas luminosas, o ajuste do nível de conexão, o ajuste de valores da redução da intensidade luminosa mínimo/máximo, etc..
Em seguida apenas a título de exemplo apenas é descrito o modo de configuração para o ajuste de cenas luminosas, sendo que um procedimento da referida natureza pode igualmente ser utilizado no caso de outros modos de configuração.
Supondo que aos dispositivos de controlo operacional conectados já foi atribuído um endereço. Através de uma pressão por botões definida por sua vez os dispositivos de controlo operacional são selecionados em função do respetivo endereço, quer dizer, o dispositivo de controlo operacional com o endereço, que corresponde ao número por exemplo de acionamentos por botões breves, apresenta uma reação (por sua vez por exemplo oticamente através da redução da intensidade luminosa das lâmpadas conectadas). Através de um acionamento por botões longo o dispositivo de controlo operacional presentemente selecionado é sujeito a uma redução da intensidade luminosa para o valor de intensidade luminosa desejado. Após o término 16 da seleção através de uma pressão por botões definida este dispositivo de controlo operacional armazena o valor correspondente como valor de cena. Através de um acionamento por botões definido adicional os dispositivos de controlo operacional terminam o modo de configuração.
Atribuição alternativa de endereços
No caso de um acionamento por botões especifico, preliminarmente definido, os dispositivos de controlo operacional conectados mudam para o modo de endereçamento. Agora todos os dispositivos de controlo operacional podem gerar um número aleatório compreendido entre 1 e N. Por meio de pressões longas de botões correspondentes a uma duração compreendida entre 1 e N são determinados os endereços aleatórios dos dispositivos de controlo operacional conectados. Quando a duração da pressão de botões é correlacionada com o número aleatório, o dispositivo de controlo operacional, que atribuiu o número aleatório a si mesmo, é considerado selecionado e confirma este facto através de uma reação por exemplo do tipo ótico (redução da intensidade luminosa para o máximo, etc.). Através de uma pressão breve sobre botões o dispositivo de controlo operacional selecionado atribui a si mesmo o endereço mais baixo da pilha de endereços. Todos os dispositivos de controlo operacional não endereçados nesta etapa sabem agora, que o endereço mais baixo da pilha de endereços já foi atribuída. 0 dispositivo seguinte, que é selecionado através de uma pressão longa sobre botões, atribui a si mesmo o endereço subsequente mais alto da pilha de endereços. Através de uma pressão de botões específica 17 adicional ou de uma sequência definida o modo de endereçamento de vários meios de controlo operacional conectados pode ser concluído a partir do botão.

Claims (7)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Processo para a configuração de um dispositivo de controlo operacional para lâmpadas a partir de um botão ou de um interruptor conectado a uma tensão de alimentação, sendo que o processo apresenta as seguintes etapas: Acionamento manual do botão ou do interruptor, para deste modo de forma seletiva aplicar a tensão de alimentação enquanto sinal de comando a uma entrada de comando do dispositivo de controlo operacional, e; Avaliação do sinal de comando e armazenamento, modificação ou eliminação de uma funcionalidade do dispositivo de controlo operacional, de modo que esta funcionalidade durante o funcionamento futuro do dispositivo de controlo operacional correspondentemente está disponível para ser chamada ou eliminada.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que a funcionalidade armazenada é chamada por acionamento do botão ou do interruptor.
3. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que através de um acionamento predefinido do botão ou do interruptor o dispositivo de controlo operacional é colocado num modo de configuração, no qual é possível o armazenamento, a modificação ou a eliminação de uma funcionalidade.
4. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por durante o modo de configuração ativado o 2 dispositivo de controlo operacional interpretar acionamentos adicionais de botões ou de interruptores como um armazenamento, uma modificação ou uma eliminação de uma funcionalidade.
5. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por a funcionalidade ser a atribuição de um endereço ao dispositivo de controlo operacional.
6. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o sinal de comando ser transmitido em função de um endereço.
7. Processo para o acionamento de um dispositivo de controlo operacional para lâmpadas a partir de um botão ou de um interruptor conectado a uma tensão de alimentação, em que o processo apresenta as seguintes etapas: Programação preliminar de funcionalidades no dispositivo de controlo operacional, e; Acionamento manual do botão ou do interruptor, para deste modo de forma seletiva aplicar a tensão de alimentação enquanto sinal de comando a uma entrada de comando do dispositivo de comando operacional e ativar uma das funcionalidades preliminarmente programadas, em que as funcionalidades compreendem: Atribuição de endereço; Acionamento endereçado; - Programação de funcionalidades; - Programação de parâmetros para futuros acionamentos, e/ou; Chamada de sequências.
PT60000395T 2005-01-21 2006-01-02 Dispositivo de comando por botões alargado de dispositivos de controlo operacional para lâmpadas PT1684552E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005002974.4A DE102005002974B4 (de) 2005-01-21 2005-01-21 Verfahren zur erweiterten Tastersteuerung von Leuchtmittelbetriebsgeräten sowie Leuchtmittelbetriebsgerät

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1684552E true PT1684552E (pt) 2012-12-10

Family

ID=36128502

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT60000395T PT1684552E (pt) 2005-01-21 2006-01-02 Dispositivo de comando por botões alargado de dispositivos de controlo operacional para lâmpadas

Country Status (6)

Country Link
EP (2) EP2538758B1 (pt)
DE (2) DE102005002974B4 (pt)
DK (1) DK1684552T3 (pt)
ES (1) ES2394091T3 (pt)
PL (1) PL1684552T3 (pt)
PT (1) PT1684552E (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101548584A (zh) * 2006-10-27 2009-09-30 皇家飞利浦电子股份有限公司 用于控制设备操作的方法和电路
DE102007048341A1 (de) * 2007-08-08 2009-02-12 Tridonicatco Gmbh & Co. Kg Dimmen von Leuchtmittelbetriebsgeräten auf vorab definierte Pegel
EP2182778B1 (de) * 2008-10-29 2020-09-02 SITECO GmbH Verfahren zum Steuern einer Außenleuchte und zugehörige Leuchte
WO2010048652A2 (de) * 2008-10-31 2010-05-06 Tridonicatco Gmbh & Co Kg Verfahren zur ansteuerung von leuchtmittelbetriebsgeräten
WO2010071913A1 (de) * 2008-12-22 2010-07-01 Tridonicatco Gmbh & Co Kg Verfahren zur ansteuerung von betriebsgeräten
DE102010029095A1 (de) * 2010-05-19 2011-11-24 Osram Gesellschaft mit beschränkter Haftung Steuervorrichtung für eine Schaltungsanordnung zum Betreiben einer Lichtquelle zum Einstellen eines ersten und eines zweiten Beleuchtungsstatus, System aus einer ersten Schaltungsanordnung zum Betreiben einer Lichtquelle zum einstellen eines ersten und eines zweiten Beleuchtungsstatus, einer zweiten Schaltungsanordnung zum Betreiben einer Entladungslampe und einer derartigen Steuervorrichtung sowie Verfahren zum Betreiben einer Lichtquelle zum Einstellen eines ersten und eines zweiten Beleuchtungsstatus
DE102010043672A1 (de) * 2010-11-10 2012-01-05 Osram Gesellschaft mit beschränkter Haftung Schaltung und Verfahren zum Betrieb mindestens eines Leuchtmittels
US9736914B2 (en) 2013-10-03 2017-08-15 Casambi Technologies Oy Intelligent lighting control
DK3053413T3 (da) * 2014-10-28 2019-05-13 Taolight Company Ltd Dæmpeligt LED-modul og fremgangsmåde til anvendelse deraf
AT519064A1 (de) * 2016-08-22 2018-03-15 Ing Michael Meth Dipl Lichtquellenschaltungseinrichtung

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4439688A (en) * 1980-03-20 1984-03-27 Dynascan Corporation Electrical control apparatus
US5365154A (en) 1991-07-12 1994-11-15 North Coast Electronics, Inc. Appliance control system and method
DE4236145A1 (de) 1992-10-27 1994-04-28 Semperlux Gmbh Digitales 2-Stufen-Spar-EVG
DE29724657U1 (de) 1997-03-04 2002-09-05 TridonicAtco GmbH & Co. KG, Dornbirn Elektronisches Vorschaltgerät
WO2001052607A1 (de) * 2000-01-14 2001-07-19 Patent-Treuhand-Gesellschaft Für Elektrische Glüh Lampen Mbh Vorrichtung zur steuerung von betriebsmitteln für mindestens ein elektrisches leuchtmittel und verfahren zur steuerung von betriebsmitteln für mindestens ein elektrisches leuchtmittel
JP4155553B2 (ja) 2001-08-01 2008-09-24 キヤノン株式会社 表示素子及びその製造方法
US6685339B2 (en) * 2002-02-14 2004-02-03 Polaris Pool Systems, Inc. Sparkle light bulb with controllable memory function
DE10329090B4 (de) 2003-06-27 2016-06-02 Tridonic Gmbh & Co Kg Adressierung von Vorschaltgeräten über einen Sensor-Eingang

Also Published As

Publication number Publication date
ES2394091T3 (es) 2013-01-17
DE102005002974A1 (de) 2006-07-27
DE102005002974B4 (de) 2019-07-11
EP2538758A3 (de) 2016-12-14
EP1684552B1 (de) 2012-08-29
PL1684552T3 (pl) 2013-01-31
DE502006011896C5 (de) 2024-07-18
EP2538758B1 (de) 2019-12-25
DK1684552T3 (da) 2012-12-17
EP2538758A2 (de) 2012-12-26
EP1684552A2 (de) 2006-07-26
EP1684552A3 (de) 2010-09-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1684552E (pt) Dispositivo de comando por botões alargado de dispositivos de controlo operacional para lâmpadas
US20010000422A1 (en) Addressable light dimmer and addressing system
US6175201B1 (en) Addressable light dimmer and addressing system
JP3123559B2 (ja) 照明装置
US9854654B2 (en) System and method of control of a programmable lighting fixture with embedded memory
JP2006106762A (ja) インテリジェント照明モジュールおよびそのようなインテリジェント照明モジュールの動作方法
US20080136680A1 (en) Method of configuring a keypad of a load control system
TW200841767A (en) A light source
US6731080B2 (en) Multiple ballast and lamp control system for selectively varying operation of ballasts to distribute burn times among lamps
JP4609419B2 (ja) 照明スケジュール制御システム
JPH06508239A (ja) 照明制御装置
CN102264177A (zh) 照明器具的电源控制装置以及照明系统
WO2011023140A1 (zh) 一种基于dali协议的灯光设备及其标识地址设定方法
JP2001273981A (ja) 光源の制御装置
JP2002260871A (ja) 照明制御システム
CN109041332B (zh) 一种led灯串及其控制芯片
JP5034165B2 (ja) 点灯制御システム
US20040140776A1 (en) Control device for the actuation of lamps
JP2002008874A (ja) 照明装置
JPH06203968A (ja) 照明器具
JP4232557B2 (ja) パラメータ値表示装置
JP2010165592A (ja) 調光装置
JP4784124B2 (ja) 点灯制御システム及び点灯制御装置
JPS6123639B2 (pt)
JPH0676957A (ja) 照明制御装置