PT1654922E - Dispositivo para sacudir para colheita de frutos, por exemplo, azeitonas e outros semelhantes - Google Patents

Dispositivo para sacudir para colheita de frutos, por exemplo, azeitonas e outros semelhantes Download PDF

Info

Publication number
PT1654922E
PT1654922E PT05100808T PT05100808T PT1654922E PT 1654922 E PT1654922 E PT 1654922E PT 05100808 T PT05100808 T PT 05100808T PT 05100808 T PT05100808 T PT 05100808T PT 1654922 E PT1654922 E PT 1654922E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
elements
shaking
drive
main body
circumscribed
Prior art date
Application number
PT05100808T
Other languages
English (en)
Inventor
Marco Cecchi
Daniela Cecchi
Sabrina Cecchi
Original Assignee
Marco Cecchi
Daniela Cecchi
Sabrina Cecchi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Marco Cecchi, Daniela Cecchi, Sabrina Cecchi filed Critical Marco Cecchi
Publication of PT1654922E publication Critical patent/PT1654922E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D46/00Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
    • A01D46/26Devices for shaking trees or shrubs; Fruit catching devices to be used therewith
    • A01D46/264Devices for beating or vibrating the foliage; Fruit catching devices to be used therewith
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D46/00Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
    • A01D46/26Devices for shaking trees or shrubs; Fruit catching devices to be used therewith
    • A01D2046/266Portable devices to shake branches

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Preparation Of Fruits And Vegetables (AREA)
  • Food-Manufacturing Devices (AREA)
  • Breeding Of Plants And Reproduction By Means Of Culturing (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)
  • Transmission Devices (AREA)
  • Mixers With Rotating Receptacles And Mixers With Vibration Mechanisms (AREA)

Description

BlSCtlÇlO
DESPOSITIVO PARA SACUDIR PARA COLHEITA DE FRUTOS, POR EXEMPLO, AZEITONAS E OUTROS SEMELHANTES A invenção refere-se a um dispositivo para sacudir para colheita de frutos, por exemplo, azeitonas e outros semelhantes a partir dos ramos das plantas caks os produzem (ver, e.g., US-A-3813860) .
Este tipo de máquina encontra aplicação na agricultura, de uma maneira geral, nas safras que implicam um passo da colheita com retirada de frutos do grosso da folhagem das plantas produtoras e, particularmente, no campo da produção de azeitonas. A cada vez maior pressão sobre a necessidade de harmonizar uma produtividade mais elevada com tempos de colheita reduzidos, bem como a diminuição da mão de obra tradicionalmente utilizada na colheita manual, conduziu à progressiva mecanização dos processos de colheita de frutos, tais como, azeitonas, avelãs e outros e ao abandono do habitual processo de batida com varas. São conhecidos dispositivos de colheita mecânica que permitem poupar aos trabalhadores agrícolas um gasto exigente de energia e um progresso excessivamente lento na execução dos passos de colheita de frutos.
De acordo com o tipo de máquinas empregado na técnica conhecida, os modos como é conseguida a retirada dos frutos dos pedúnculos variam.
Actualmente, são utilizados meios de colheita por remoção, tais como, pentes actuando directamente no fruto, ou máquinas de colheita por "percussão", e.g., do tipo hidráulico com transferência de vibrações sobre o tronco ou sobre os ramos individuais, aplicando esforços que obrigam os frutos a se separarem do pedúncuio sacudindo os ramos.
Contudo, estas máquinas têm o inconveniente de serem pouco produtivas, fazendo uma colheita incompleta da quantidade de frutos disponíveis nos ramos. Além disso, são potencialmente perigosas para a integridade da folhagem, dos troncos e das raizes das plantas produtoras.
Os dispositivo para sacudir de concepção modem estão também disponíveis comercialmente, os quais actuam sobre os ramos e são utilizados como uma alternativa aos referidos modos de colheita, utilizando braços rotativos que, além de sacudirem a folhagem, têm um efeito combinado de sacudir/bater.
Contudo, a sua eficácia é reduzida pelo facto da capacidade de penetração na folhagem dos braços rotativos não ser suficiente para colher completamente os frutos. Em particular, de uma maneira geral, uma quantidade considerável de frutos mantém-se sem ser colhida no qrosso da folhagem, na sua zona mais interior; portanto, na realidade, a colheita é concretizada de uma forma completa apenas na porção periférica. Isto deve-se ao facto de os pernos que constituem cada braço rotativo terem necessariamente um comprimento limitado, para evitar o aparecimento de fenómenos de instabilidade elástica qu-ç poderiam gerar vibrações sem controlo e induzir neles deformações permanentes ât.4 causarem a perda dê funcionalidade e a sua possível quebra. Além disso, qualquer "verqastada" derivada do referido fenómeno poderia danificar as plantas produtoras quebrando os ramos e muitas vezes deteriorando os próprios frutos.
Então, o problema técnico subjacente à presente invenção é proporcionar um dispositivo para sacudir preparado para ultrapassar os inconvenientes atrás mencionados, com referência à técnica conhecida.
Este problema é resolvido por um dispositivo para sacudir para colheita de frutos, por exemplo, azeitonas e outros semelhantes, de plantas de acordo com a reivindicação 1. A introdução de meios de reforço de acordo com a presente invenção permite substancialmente um aumento geral substancial do comprimento dos elementos para sacudir relativamente às dimensões máximas que podem ser atingidas pelos pernos que constituem os braços rotativos dos dispositivos para sacudir conhecidos, eliminando o risco de instabilidade mecânica. Assim, com vantagem, é atingida maior profundidade de penetração na folhagem da porção efectiva de cada elemento para sacudir com a obtenção de um rendimento mais elevado das operações de colheita.
Como atrás mencionado, este resultado é atingido sem comprometer a estabilidade elástica das porções eficazes dos elementos para sacudir, cujo comprimento máximo é mantido menor que o comprimento critico, no qual as "vergastadas" aplicadas poderiam aumentar em frequência até se tornarem instáveis ou, de qualquer forma, danificar as plantas e os frutos a serem colhidos. Isto é conseguido também em virtude do facto da referida introdução de meios de reforço se aplicar às porções accionadoras dos elementos para sacudir, i.e., às porções ligadas aos meios de accionamento. Assim reforçadas, as porções accionadoras podem ficar com um comprimento apropriado e levar a cabo a função adicional de extensões.
Assim, através do aumento geral e estrutural compatível do comprimento dos elementos para sacudir, consegue-se um melnor desempenho dos passos de colheita implicando um aumento da produção.
Com vantagem, o dispositivo de acordo com a invenção permite também, devido à sua eficácia, a redução dos tempos e, portanto, dos custos da colheita.
Além disso, permite atingir ao mesmo tempo um produto de qualidade, respeitando a integridade das plantas, em resultado dos modos de colheita não traumáticos. De facto, em virtude da utilização do dispositivo para sacudir de acordo com a invenção, os efeitos prejudiciais na folhagem e nos frutos das plantas produtoras e as quedas dos galhos são minimizados.
Uma outra vantagem do dispositivo para sacudir de acordo com a invenção assenta no facto de integrar firmeza, leveza e facilidade de manobra.
Além disso, com vantagem, podem ser proporcionados meios para ajustamento da inclinação e da posição do corpo principal do próprio dispositivo para sacudir. Desta maneira, é assegurado um ajustamento rápido a qualquer condição de funcionamento e a qualquer morfologia da zona de colheita. 0 dispositivo para sacudir de acordo com a invenção proporciona a opção de uma mcntagem com inclinação variável para ligação de um perno de extensão. Com vantagem, este perno de extensão pode ser telescópico, de maneira que o dispositivo para sacudir pode funcionar a alturas variáveis de acordo com as necessidades.
Outras vantagens, características e modos de emprego da presente invenção serão evidenciadas na seguinte descrição pormenorizada dada a titulo de exemplo não limitativo.
Será feita referência às figuras dos desenhos anexos, nos quais: A Figura 1 é um alçado lateral em corte parcial de uma forma de realização preferida de um dispositivo para sacudir de acordo com a invenção; A Figura 2 é uma vista de frente do dispositivo para sacudir da Figura 1; A Figura 3 é uma vista posterior do dispositivo para sacudir da Figura 1; A Figura 4A é uma perspectiva lateral ilustrando a ligação de um perno de extensão telescópico para uma montagem de inclinação variável do dispositivo para sacudir da Figura 1; A Figura 4B ê uma perspectiva lateral que descreve o dispositivo para sacudir da Figura 1 montado no perno de extensão da Figura 4A e ligado a uma unidade portátil recarregável de fornecimento de energia; A Figura 5 ilustra um operador utilizando o dispositivo para sacudir da Figura 1, na configuração da Figura 4B num terreno;
As Figuras 6A e 6B mostram uma perspectiva de frente e uma perspectiva lateral, respectivamente, de uma segunda forma de realizãção preferida da invenção.
Com referência âs Figuras 1 a 3, será a seguir descrito o dispositivo para sacudir, indicado, de uma maneira geral, por 1, para colheita de frutos, tais como, azeitonas, avelãs e outros a partir das plantas produtoras de acordo com uma forma de realização preferida da invenção. Q. dispositivo 1 para sacudir tem um corpo principal que compreende uma cobertura 3 posterior, no interior da qual são alojados meios de accionamento rotativos, de um modo preferido, eléctricos, preparados para desenvolver um movimento rotativo, e uma caixa 2 frontal. No interior desta última, são alojados meios 4 para a transmissão do movimento de rotação gerado pelos meios de accionamento dos elementos 5 para sacudir, que se projectam frontalmente da própria caixa 2.
Estes elementos 5 para sacudir são substancialmente em forma de perno e rodam em torno dos respectivos eixos de rotação A-A substancialmente paralelos entre si.
Cada um dos elementos 5 para sacudir compreende uma porção 6 para sacudir respectiva frontal efectiva, excêntrica relativamente ao eixo de rotação A-A, e uma porção 7 accionadora, integrada na porção 6 para sacudir e funcionando em conjunto com os meios 4 de transmissão, que ficam substancialmente alinhados com o referido eixo A-A.
As duas porções 6 e 7 são ligadas por uma secção 8 rígida inclinada, nelas integrada. No caso específico, esta secção 8 de ligação rígida entre a porção 7 accionadora e a porção 6 para sacudir efectiva é representada por um canto oblíquo.
Na forma de realização aqui descrita, os meios de transmissão do movimento são implementados por engrenagens, são também, cada um, indicados por 4 como acima mencionado, e funcionam em conjunto com a porção 7 accionadora do respectivo elemento 5 para sacudir de maneira a fazê-lo rodar.
Mais especificamente, a combinação destas engrenagens 4 constitui uma série de rodas dentadas gue são atribuídas, por meio de um eixo, ao movimento rotativo gerado pelos meios de accionamento, e.g., por um motor eléctrico, e engrenam de maneira a sincronizar a rotação dos elementos 3 para sacudir. A engennaria deste conjunto de rodas através da implementação de uniões apropriadas das referidas engrenagens 4 poderá proporcionar a opção de induzir de forma selectiva, de acordo com as necessidades contingentes, uma rotação dos referidos elementos 5 para sacudir num sentido concordante ou mutuamente discordante.
Além disso, uma variante da forma de realização proporciona gue os elementos 5 para sacudir possam ser activados de forma selectiva individualmente ou em grupos pelo o operador, e portanto não necessariamente todos postos a rodar ao mesmo tempo.
Além disso, o dispositivo 1 para sacudir de acordo com a invenção pode ser equipado com meios para ajuste da velocidade de rotação dos elementos 5 para sacudir, de maneira gue o operador possa, de forma selectiva, escolher uma dada velocidade para todos ou para cada um dos referidos elementos, por exemplo, com um comutador de velocidade, cujas funcionalidades podem ser activadas por meio de um comutador de posições múltiplas.
No corpo principal do dispositivo 1 para sacudir, existe um punho 9, de um modo preferido, ergonómico, para controlo directo do dispositivo 1 para sacudir pelo operador e, opcicnalmente, para funcionamento a partir de uma posição próxima da planta produtora.
Os meios de accionãmento podem ser operados por meio de um comutador 15 convencional, opcionalmente do tipo que obriga a manter-se pressionado para uma operação continua dos próprios meios de accionamento.
De acordo com a invenção, o dispositivo 1 para sacudir compreende meios de reforço dos elementos 5 para sacudir dispostos na sua zona 7 de accionamento.
Na presente forma de realização, estes meios de reforço compreendem, para cada zona 7 de accionamento dos elementos 5 para sacudir, um primeiro elemento 30 de reforço integrado na caixa 2 e um segundo elemento 31 de reforço que pode rodar integrado na própria porção 7 de accionamento. Ambos estes elementos ficam circunscritos à respectiva zona 7 de accionamento, e o segundo elemento 31 está montado no interior do primeiro elemento 30.
Em particular, os primeiros elementos de reforço são constituídos por mangas 30, que se projectam da caixa 2 do corpo principal e estão nela integradas, e.g., por meios convencionais de ligação removíveis.
Nesta forma de realização, as mangas 30 são substancialmente corpos frustocónicos e prolongam-se praticamente por todo o comprimento das respectivas zonas 7 de accionamento, projectando-se da caixa 2. Como é evidente, variantes das formas de realização proporcionam diferentes configurações das referidas mangas 30, as quais poderão também ser, e.g., cilíndricas. Os segundos elementos 31 de reforço são constituídos por elementos tubulares que envolvem e são fixados, cada um, a uma respectiva porção 7 de accionamento.
Neste cãso, são os próprios elementos 31 tubulares que são postos a rodar por uma engrenagem 4 respectiva a eles ligada, ârrastando as respectivas porções 7 de accionamento.
Na forma de realização preferida do dispositivo 1 para sacudir aqui considerado, uma acção adicional de reforço é levada a cabo para cada elemento 5 por um par de rolamentos de esferas 19Ά e 19B preparados para ligar de forma rotativa a porção 7 de accionamento relevante ou o elemento 31 respectivo à caixa 2 do corpo principal.
Em particular, os rolamentos 19A e 19B de esferas são colocados, cada um, na ou perto da respectiva extremidade da referida porção 7 accionadora ou do respectivo elemento 31.
Nesta forma de realização, os rolamentos 19A de esferas têm um anel exterior integrado no invólucro 2 e um anel interior integrado nos elementos 31.
Da mesma maneira, as mangas 30 encaixam, assentando no anel exterior dos rolamentos 19A, em torno do respectivo elemento 31 tubular.
Os rolamentos 19B, interiores ao invólucro 2, podem ser do tipo axial e terem um anel exterior fixado ao invólucro 2 e um anel interior fixado ao respectivo elemento 31.
Será agora melhor compreendido que, devido à acção de reforço e de firmeza estrutural exercida pelos referidos meios de reforço e pela suas possíveis combinações, se torna possível aumentar o comprimento das porções 7 de accionamento dos elementos 5 para sacudir relativamente aos dispositivos conhecidos. Em particular, é possível adoptar um modo construtivo, no qual a parte das porções 7 de accionamento dos elementos 5 para sacudir, que se projectam da caixa 2 da máquina (secções 8 rígidas de incluídas), é caracterizada por um maior comprimento relativamente ao geralmente permitido por razões estruturais nos equipamentos conhecidos. De acordo com isto, o comprimento total dos elementos 5 para sacudir é aumentado relativamente ao das máquinas conhecidas. Dai resulta um aumento da profundidade de penetração das respectivas porções 6 efectivas para sacudir.
No que respeita à forma de realização apresentada aqui a titulo de exemplo e representada nas Figuras 1 a 3, o dispositivo 1 para sacudir de acordo com a invenção compreende quatro elementos 5 para sacudir, cada um dos quais é colocado num vértice respectivo de um quadrilátero.
Dai que as porções 7 de accionamento e, de acordo com isso, os elementos 30 e 31 nelas circunscritos, ficam dispostos de maneira a definir um compartimento 32 central de alojamento preparado para alojar os ramos já sacudidos ajudando também a capacidade dos elementos 5 de sacudir de penetrar em profundidade na folhagem das plantas produtoras. A referida configuração frustocónica das mangas 30 mantém o alojamento dos ramos já sacudidos no referido compartimento 32 de alojamento, uma vez que a inclinação constitui uma face para o deslizamento e a fixação dos referidos ramos.
Com referência também k Figura 5, os elementos 5 para sacudir, ao descreverem circunferências em torno de um eixo A-A respectivo na sua rotação, produzem um efeito combinado provocando a queda dos frutos 200 da folhagem, por exemplo, num conjunto de redes colocadas antecipadamente no terreno à volta das plantas produtoras. Fõra uma capacidade de manobra melhorada do dispositivo l para sacudir, mesmo de uma posição não próxima, no corpo principal do dispositivo 1 para sacudir, são, de um modo preferido, obtidos meios 10 de ligação para ligar a um perno de extensão, mostrado nas Figuras 4A e 4B e indicado por 11.
De um modo preferido, estes meios 10 de ligação têm uma inclinação variável e, na forma de realização especifica do dispositivo 1 para sacudir representado nas figuras, compreendem um suporte oco ou acoplamento, preparado para receber uma extremidade do referido perno 11 de extensão. O suporte oco é eguipado de meios 16 para o ajustamento rápido da inclinação, por exemplo, do tipo de parafuso de fixação. A ligação do perno 11 de extensão ao suporte 10 é, de um modo preferido, rígida e, por exemplo, implementada através de um dispositivo 18 de aperto rápido.
De acordo com uma forma de realização preferida e com referência às Figuras 4A e 4B, o perno 11 é tubular e telescópico, permitindo assim um ajustamento rápido à altura da planta da qual se faz a colheita.
Os referidos meios de accionamento são alimentados por uma unidade 13 de energia, por exemplo, do tipo seco, de um modo preferido, recarregável, através de um dispositivo 12 apropriado, e meios necessários para ligação à distribuição de energia eléctrica; uma unidade como esta é apresentada na Figura 4B.
Com referência às Figuras 4B e 5, tendo em vista a necessrdade de uma larga margem de manobra na zona de trabalho do dispositivo 1 para sacudir, de um modo preferido, a referida unidade 13 de energia é portátil e pode ser guardada num saco. O operador indicado por 100 na Figura 5 pode transportar o referido saco, trazendo-o, por exemplo, à volta da cintura por meio de uma correia 14 ajustável ou às costas por meio de correias apropriadas para os ombros.
Deve entender-se que a presente invenção é susceptivel de ter várias formas de realização alternativas da que é aqui descrita., algumas das quais serão, de uma forma breve, apresentadas a seguir com referência apenas aos aspectos que as diferenciam da primeira forma de realização aqui considerada.
Com referência às Figuras 6A e GB, um dispositivo para sacudir de acordo com outra forma de realização preferida da invenção é indicado, de uma maneira geral, por 20. O dispositivo 20 inclui um corpo principal formado, neste caso, tanto por uma cobertura 3 posterior, no interior da qual estão alojados meios de accionamento rotativos análogos aos até aqui descritos, como por uma caixa frontal indicada, neste caso por 21, que tem uma forma apropriada para receber cinco elementos para sacudir. Quatro destes últimos, indicados por 50, são colocados nos vértices de um quadrilátero, enquanto o quinto elemento, indicado por 51, é colocado numa posição substancialmente centrada relativamente aos primeiros. A disposição geral do dispositivo 20 é tal que os pares de elementos 50 para sacudir adjacentes rodam em sentido oposto, como indicado a titulo de exemplo pelas setas da Figura 6A. disso, o elemento 51 para sacudir central roda a uma velocidade substancialmente inferior I dos elementos 50 laterais. A disposição e configuração atrás descritas obrigam o elemento 51 para sacudir a actuar como elemento transportador, i.e., para transportar pelo seu movimento rotativo os ramos e galhos na áibèvçló dos elementos 50 laterais, fíntao, estes Últimos actuam como os verdadeiros elementos para bater e sacudir.
Outras formas Se realização podem considerar um número e uma configuração diferentes dos dois tipos de elementos para sacudir, acima mencionados.
Em particular, por exemplo, é possível proporcionar anéis concêntricos plurais de elementos, e.g., adicionando um anel exterior dos elementos transportadores e um outro anel, nele circunscrito, dos elementos para bater, etc., à referida configuração básica de cinco elementos.
Além disso, é também possível dispor o elemento/elementos transportadores exteriormente aos de bater.
Uma tal associação de um ou mais elementos transportadores para sacudir com um ou mais elementos para bater circunscritos a ou inscritos no primeiro torna a colheita dos frutos menos traumática para todos os componentes das plantas, assegurando ao mesmo tempo uma produtividade elevada ao processo de colheita e tempos reduzidos para a sua conclusão.
Em particular, deverá apreciar-se que, em virtude do número limitado de rotações do elemento ou elementos transportadores relativamente aos elementos para bater, os ramos e os galhos são transportados suavemente na direcção Cies verdadeiros elementos para sacudir, reduzindo o risco de quebra dos ramos e galhos, deitando folhas abaixo e/ou danificando os frutos.
Estas vantagens são também importantes em virtude da forma de realização variante descrita reduzir de forma considerável os riscos da queda da chamada "flor da azeitona" ou "olhinho"s i.e., os rebentos para a produção dos próximos anos.
Ao dispositivo para sacudir acima descrito para a colheita de frutos a partir das plantas produtoras, um especialista na técnica, para satisfazer outras e contingentes necessidades, pode efectuar outras modificações e variantes, todas contudo no âmbito do objectivo de protecção da presente invenção como definido pelas reivindicações anexas.
Lisboa, 12 de Setembro de 2007

Claims (39)

  1. mznmxrn Dispositivo (1; 20) para sacudir para colheita de frutos (200), tais como, azeitonas, avelãs e outros semelhantes, das plantas relevantes, compreendendo: um corpo (2, 3; 21, 3) principal; meios de accionamento rotativos; e uma multiplicidade de elementos (:>; 50, 51) para sacudir projectando-se do referido corpo (2, 3; 21, 3) principal, sendo os referidos elementos (5; 50, 51) para sacudir substancialmente em forma de perno e rodando em torno dos respectivos eixos (ΛΑ) de rotação substancialmente paralelos entre si por acção dos referidos meios de accionamento, em que cada um dos referidos elementos (5; 50, 51) para sacudir tem, por sua vez: uma porção (6) efectiva para sacudir substancialmente excêntrica relativamente ao respectivo eixo (A-A) de rotação; e uma porção (7) de accionamento que pode ser accionada pelos referidos meios de accionamento, que está substancialmente centrada relativamente ao referido eixo de rotação (A-A) respectivo e está preparada para aumentar a profundidade de penetração do próprio elemento (5) para sacudir, caracterizado por o referido diitpssritiv© (1) compreender tarnbém meios (30, 31, 19A, 19B) de reforço na referida porção (7) de accionamento de cada elemento (5) para sacudir e preparado para evitar deformações elásticas dos referidos elementos (5) para sacudir durante os seus movimentes de rotação.
  2. 2. Dispositivo (l; 20) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender meios (4) de transmissão do movimento colocados entre os referidos meios de accionamento e as referidas porções (7) de accionamento dos referidos elementos (5; 50, 51) para sacudir.
  3. 3. Dispositivo (1; 20) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por os referidos meios (4) de transmissão estarem alojados no referido corpo (2, 3; 21, 3) principal.
  4. 4. Dispositivo (l; 20) de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado por os referidos meios de transmissão compreenderem engrenagens (4) associadas, cada uma, com a respectiva porção (7) de accionamento de maneira a fazer rodar um elemento (5; 50, 51) para sacudir respectivo.
  5. 5. Dispositivo (1; 20) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por as referidas engrenagens (4) formarem um sistema de engrenagens denteadas engrenando de maneira a sincronizar a rotação dos referidos elementos (5; 50, 51) para sacudir.
  6. 6. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a disposição geral ser tal que os referidos elementos (5) para sacudir estão em condições de rodar num sentido concordante.
  7. 7. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a disposição geral ser tal que os elementos (5) para sacudir estão em condições de rodar num sentido mutuamente discordante.
  8. 8. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos elementos (5; 50, 51) para sacudir poderem ser activados de forma selectiva por um operador (100) .
  9. 9. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender meios para ajustamento da velocidade de rotação dos referidos elementos (5; 50, 51) para sacudir.
  10. 10. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos meios de accionamento serem meios eléctricos.
  11. 11. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos meios de accionamento estarem alojados no referido corpo (2, 3; 21, 3) principal.
  12. 12. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender um punho (9) obtido no referido corpo (2, 3; 21, 3) principal.
  13. 13. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender meios (10) de ligação para ligação a um perno (11) de extensão colocado no referido corpo (2, 3; 21, 3) principal.
  14. 14. Dispositivo (1; 20) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por os referidos meios (10) de ligação terem urra inclinação variável.
  15. 15. Dispositivo (1; 20) de acordo com a reivindicação 13 ou 14, caracterizado por os referidos meios de ligação compreenderem um suporte (10) oco preparado para receber uma extremidade do referido perno (11) de extensão.
  16. 16. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações 13 a 15, caracterizado por compreender um perno (11) de extensão, em que o referido perno (11) é telescópico.
  17. 17. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender uma unidade (13) de potência recarregável para os referidos meios rotativos de accionamento.
  18. 18. Dispositivo (1) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender uma unidade (13) de potência portátil para os referidos meios rotativos de accionamento.
  19. 19. Dispositivo (1; 20) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a referida unidade (13) de potência poder ser alojada num saco que poae ser usado por um operador (100) .
  20. 20. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos meios de reforço compreenderem, para cada porção (7) de accionamento dos referidos elementos (5; 50, 51) para sacudir, pelo menos, rr elemento (30, 31) de reforço nela circunscrito.
  21. 21. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos meios de reforço compreenderem, para cada porção (7) de accionamento dos referidos elementos (5; 50, 51) para sacudir, pelo menos, um elemento (30) de reforço fixado ao referido corpo (2, 3; 21, 3) principal.
  22. 22. Dispositivo (1; 20) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por o referido elemento de reforço compreender uma manga (30) que se projecta do corpo (2, 3; 21, 3) principal.
  23. 23. Dispositivo (1; 20) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a referida manga (30) ser substancialmente cilíndrica.
  24. 24. Dispositivo (1; 20) de acordo com a reivindicação 22, caracterizado por a manga (30) ser substancialmente frustocónica.
  25. 25. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os meios de reforço compreenderem, por cada porção (7) de accionamento dos referidos elementos (5; 50, 51) para sacudir, pelo menos, um elemento (31) de reforço, que pode rodar integrado na própria porção (7) de accionamento.
  26. 26. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações 21 a 24, caracterizado por os referidos meios de reforço compreenderem, para cada (7) de accionamento dos referidos elementos (5; 50, 57) para sacudir, pelo menos, um primeiro elemento (30) de refcrço fixado ao referido corpo (2, 3; 21, 3) principal e, pelo menos, um segundo elemento (31) de reforço, que pode rodar integrado na própria porção (7) de accionamento, sendo o referido primeiro elemento (30) circunscrito ao referido segundo elemento (31) .
  27. 27. Dispositivo (1; 20) de acordo com a reivindicação 25 ou 26, caracterizado por o referido elemento de reforço rotativo compreender uma manga (31) tubular envolvendo a respectiva porção (7) de accionamento.
  28. 28. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por as referidas porções (7) de accionamento estarem dispostas de maneira a definirem uma zona (32) de alojamento para os ramos já sacudidos.
  29. 29. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos meios de reforço compreenderem, para cada elemento (5; 50, 51) para sacudir, um par de rolamentos (19A, 19B) de esferas; ligando de forma rotativa cada uma das referidas porções (7) de accionamento ao referido corpo (2, 3; 21, 3) principal, colocadas, cada uma, substancialmente numa extremidade respectiva da referida porção (7) de accionamento.
  30. 30. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações antericres, caracterizado por compreender quatro elementos (5; 50) para sacudir.
  31. 31. Dispositivo (1; 20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos elementos (5; 50? para sacudir estarem colocados num vértice respectivo de um polígono.
  32. 32. Dispositivo (20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a referida multiplicidade de elementos para sacudir compreender, pelo menos, um elemento (51) transportador e, pelo menos, um elemento (50) para bater, tendo o primeiro uma velocidade de rotação inferior à do segundo, de maneira que o referido elemento (51) transportador esteja apto para transportar a folhagem com frutos na direcção do referido elemento (50) para bater.
  33. 33. Dispositivo (20) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por compreender uma multiplicidade de elementos (50) para bater circunscritos ao referido, pelo menos, um elemento (51) transportador.
  34. 34. Dispositivo (20) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por compreender quatro elementos (50) para bater circunscritos ao referido, pelo menos, um elemento (51) transportador.
  35. 35. Dispositivo (20) de acordo com a reivindicação 32, caracterizado por compreender uma multiplicidade de elementos (51) transportadores circunscritos a, pelo menos, um elemento (50) para bater.
  36. 36. Dispositivo (20) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por compreender quatro elementos (51) transportadores circunscritos ao referido, pelo menos, um elemento (50) para bater.
  37. 37. Dispositivo (20) i de acordo com qualquer das reivindicações 32 a 36, caracterizado por compreender uma multiplicidade de anéis de elementos (50) para bater circunscritos aos elementos respectivos ou anéis dos elementos (51) transportadores.
  38. 38. Dispositivo (20) de acordo com qualquer das reivindicações 32 a 37, caracterizado por compreender uma multiplicidade de elementos (51) transportadores circunscritos aos respectivos elementos ou anéis dos elementos (50) para bater.
  39. 39. Dispositivo (20) i de acordo com qualquer das reivindicações 32 a 38, caracterizado por o referido ou referidos elementos (50) para bater rodarem num sentido oposto a um elemento ou elementos (51) transportadores respectivos. Lisboa, 12 de Setembro de 2007
PT05100808T 2004-11-05 2005-02-04 Dispositivo para sacudir para colheita de frutos, por exemplo, azeitonas e outros semelhantes PT1654922E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000549A ITRM20040549A1 (it) 2004-11-05 2004-11-05 Dispositivo scuotitore per la raccolta di frutti quali olive e simili.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1654922E true PT1654922E (pt) 2007-09-25

Family

ID=35478933

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05100808T PT1654922E (pt) 2004-11-05 2005-02-04 Dispositivo para sacudir para colheita de frutos, por exemplo, azeitonas e outros semelhantes

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1654922B1 (pt)
AT (1) ATE365448T1 (pt)
CY (1) CY1106862T1 (pt)
DE (1) DE602005001489D1 (pt)
ES (1) ES2289649T3 (pt)
IT (1) ITRM20040549A1 (pt)
PT (1) PT1654922E (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITBS20060116A1 (it) 2006-05-29 2007-11-30 Vilde Nardicchia Attrezzo per la raccolta meccanica di frutti dalle rispettive piante
EP1913805B1 (en) 2006-10-19 2010-07-21 Marco Cecchi Shaking device for harvesting fruits such as olives and the like
DE102006051163A1 (de) 2006-10-26 2008-04-30 Hüttich, Hans Vorrichtung zum Ernten von Oliven und anderen auf Bäumen oder Sträuchern wachsenden Früchten
ITBS20090033A1 (it) * 2009-02-27 2010-08-28 Vilde Nardicchia Attrezzo multiutensile per la raccolta meccanica di frutti e bacche dalle rispettive piante
ES2372105B1 (es) * 2009-06-02 2012-09-14 Instituto Murciano De Investigación Y Desarrollo Agrario Y Alimentario Imida Dispositivo mecánico portátil para el aclareo de flores y frutos recience cuajados en árboles y arbustos.
CN103329681B (zh) * 2013-07-15 2015-05-13 内蒙古自治区林业科学研究院 小林果实采收装置
ES2606183T3 (es) 2013-07-23 2017-03-23 Mehmet Celik Máquina cosechadora para oliva y frutas similares con frecuencia de vibración de resonancia de fruta ajustable
IT202100015482A1 (it) * 2021-06-14 2022-12-14 Quirico Colasante Raccoglitore modulare e attrezzo cogliolive

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3478501A (en) * 1967-03-02 1969-11-18 Albert W Patzlaff Berry harvesting machine
US3601962A (en) * 1969-05-22 1971-08-31 Curtis J Townsend Fruit harvester with offset fruit removing device
IT946202B (it) * 1971-11-10 1973-05-21 Cecchi R Raccoglitrice meccanica per olive a denti ruotanti fuori centro
US6178730B1 (en) * 1998-05-22 2001-01-30 Thomas R. Visser Single shaker head harvesting apparatus and method
ITPE990017A1 (it) * 1999-08-02 2001-02-02 Marco Emidio Di Attrezzo multiutensile intercambiabile per esguire la raccolta di olive e caffe dalle relative piante di uluvo e caffe ,mediante sistema a s
US20030046916A1 (en) * 2001-09-07 2003-03-13 Rojewski Wilbert E. Beater rod and beater rod assembly for a harvester

Also Published As

Publication number Publication date
ES2289649T3 (es) 2008-02-01
ATE365448T1 (de) 2007-07-15
EP1654922A1 (en) 2006-05-10
CY1106862T1 (el) 2012-09-26
ITRM20040549A1 (it) 2005-02-05
DE602005001489D1 (de) 2007-08-09
EP1654922B1 (en) 2007-06-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1654922E (pt) Dispositivo para sacudir para colheita de frutos, por exemplo, azeitonas e outros semelhantes
ES2393479T3 (es) Aparato para recoger aceitunas y similares
EP2699076B1 (en) Apparatus for harvesting olives and similar products
ES2300971T3 (es) Dispositivo para cosechar aceitunas, frutas y productos similares.
ES2793233T3 (es) Aparatos para varear, en particular para varear aceitunas y similares
EP2374345B1 (en) Beating apparatus, particularly for beating olives and the like
US2625867A (en) Portable weeder
WO2019030596A1 (en) HOLLOW FRUIT HARVESTING MACHINE HAVING A ROTARY BRUSH-SHAPED SUSPENSION MOUNTED ON ARTICULATED ARMS
ES2949798T3 (es) Cabezal de peine de doble peine vibrante y herramienta de recolección provista de dicho cabezal de peine
EP1913805B1 (en) Shaking device for harvesting fruits such as olives and the like
US4112657A (en) Beater for a grape harvesting machine, as well as grape harvesting machines provided with such a beater
WO2011026204A1 (pt) Aperfeiçoamento introduzido em máquina portátil derriçadeira para café e outros
EP1887850A1 (en) A shaking machine for pendulous fruit
EP2689652B1 (en) System for picking olives and other fruits
CN208016351U (zh) 多功能农用机
CN109983923A (zh) 一种桑葚采摘机
CN207354842U (zh) 一种手持式园林植树挖坑机
CN205611269U (zh) 一种振幅和仰角可调的林果采摘设备
CN212993136U (zh) 一种高度可调的果树采摘装置
CN218998900U (zh) 背负手持采菊机
CN108391643A (zh) 一种枇杷种植用不伤果皮的除虫装置
CN211531761U (zh) 一种农业种植用刨坑装置
CN108293406A (zh) 多功能农用机
CN213486159U (zh) 一种拔树装置
ES2560353B2 (es) Sistema y método de cosecha lateral de árboles frutales mediante vareo mecánico modular