PT1616726E - Revestimento têxtil anti-derrapante para pneus de veículos - Google Patents

Revestimento têxtil anti-derrapante para pneus de veículos Download PDF

Info

Publication number
PT1616726E
PT1616726E PT05381029T PT05381029T PT1616726E PT 1616726 E PT1616726 E PT 1616726E PT 05381029 T PT05381029 T PT 05381029T PT 05381029 T PT05381029 T PT 05381029T PT 1616726 E PT1616726 E PT 1616726E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fabric
vehicle tires
skid coating
tires according
textile
Prior art date
Application number
PT05381029T
Other languages
English (en)
Inventor
Sergio Lopez Roca
Isaac Valls Chaparro
Original Assignee
Sergio Lopez Roca
Isaac Valls Chaparro
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sergio Lopez Roca, Isaac Valls Chaparro filed Critical Sergio Lopez Roca
Publication of PT1616726E publication Critical patent/PT1616726E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C27/00Non-skid devices temporarily attachable to resilient tyres or resiliently-tyred wheels
    • B60C27/06Non-skid devices temporarily attachable to resilient tyres or resiliently-tyred wheels extending over the complete circumference of the tread, e.g. made of chains or cables
    • B60C27/16Non-skid devices temporarily attachable to resilient tyres or resiliently-tyred wheels extending over the complete circumference of the tread, e.g. made of chains or cables formed of close material, e.g. leather or synthetic mats
    • B60C27/18Non-skid devices temporarily attachable to resilient tyres or resiliently-tyred wheels extending over the complete circumference of the tread, e.g. made of chains or cables formed of close material, e.g. leather or synthetic mats the material being fabric, e.g. woven wire or textile

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Tires In General (AREA)
  • Woven Fabrics (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Reinforced Plastic Materials (AREA)
  • Ropes Or Cables (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)

Description

5247
DESCRIÇÃO
REVESTIMENTO TÊXTIL ΑΝΤΙ-DERRAPANTE PARA PNEUS DE VEÍCULOS OBJECTO DO INVENTO 0 presente invento refere-se a um revestimento anti-derrapante para pneus de veículos em condições atmosféricas adversas, de preferência neve ou gelo. 0 revestimento é caracterizado por uma configuração que o torna fácil de montar, proporcionando uma fiabilidade e estabilidade posicionai elevadas e boas propriedades mecânicas relativamente à abrasão causada pela sua utilização nas condições pretendidas. 0 revestimento é também caracterizado por uma estrutura e composição da ranhura que optimiza as suas capacidades anti-derrapantes e a sua resistência à abrasão.
ANTECEDENTES DO INVENTO
Guiar um veículo com pneus insufláveis em superfícies escorregadias, tais como neve ou gelo, é perigoso devido à redução abrupta do coeficiente de atrito.
Se o coeficiente de atrito for reduzido pela presença de gelo, a rigidez deste último exige a utilização de soluções baseadas em saliências de metal ou semelhante. 5247 São conhecidos pneus com espigões para serem inseridos no gelo ou neve para melhorar a aderência.
Este tipo de pneus é utilizado quando existem condições permanentes de neve ou gelo, tais como em veículos utilizados em estâncias de esqui.
Em situações onde uma aderência melhorada é exigida ocasionalmente, tal como quando é necessário atravessar um traçado de montanha coberto com neve, são mais comuns outros meios auxiliares que são mais fáceis de montar e remover, tais como correntes.
Elementos auxiliares deste tipo utilizam soluções de fixação diversas que procuram uma instalação simples.
As correntes são volumosas e ocupam um espaço significativo no porta-bagagens do veículo. A rigidez da corrente permite que esta adira à neve; no entanto, também significa que são aplicadas tensões consideráveis na superfície do pneu, danificando-o.
Este dano é maior quando existem áreas sem neve para amortecer o impacto da corrente no solo. Estas áreas são por vezes tão pequenas que não vale a pena remover e colocar as correntes outra vez.
Também é conhecida a utilização de revestimentos como uma alternativa às correntes. Neste sentido deve ser citada a Patente Europeia com o número de publicação EP 1165329, 2 5247 que descreve e protege um dispositivo que pode ser integrado em pneus de veículos para aumentar o atrito entre o pneu e a estrada, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. A configuração deste revestimento consiste numa cinta que envolve o pneu com uma sobre-dimensão de 4%, sendo a sua parte exterior totalmente fechada e tendo a sua parte interior uma faixa com um tensor elástico assimétrico periférico. A Patente DE 20115651 revela um revestimento de auxílio à tracção para um tipo que inclui, nos seus lados, grampos de ajuste elásticos que estão integrados em ambos os lados do pneu. O presente invento consiste numa concepção de um revestimento com um tecido especialmente concebido para suportar tensões tangenciais, melhorar a aderência e melhorar a estabilidade posicionai.
DESCRIÇÃO DO INVENTO O presente invento consiste num revestimento anti-derrapante para pneus de veículos, que consiste numa faixa principal feita num material têxtil de elevada resistência e ajustadores elásticos laterais dispostos simetricamente que facilitam a sua montagem e remoção. 3 5247 A faixa central de elevada resistência consiste num traçado de tecido de corda de vários fios. A presença de vários fios permite aumentar a resistência e a espessura de cada corda para proporcionar uma superfície com uma melhor aderência na superfície escorregadia. A faixa têxtil principal inclui cordas de espessuras diferentes, proporcionando a faixa com saliências e irregularidades que melhoram a sua aderência ao solo. 0 tecido incorpora um ligamento têxtil, de preferência feito de tafetá, que completa a composição do tecido. A faixa principal é um traçado cortado ao longo de um ângulo de 45° a 90° de modo que as fibras que eram originalmente longitudinais e transversais fiquem a um ângulo de 45°. De notar que ângulos inferiores a 45° resultam em configurações equivalentes, pois as fibras longitudinais tornam-se fibras transversais. É de particular interesse o caso específico no qual o ângulo é de 45° com variações até 10° na orientação das fibras. Esta inclinação foi comparada com a orientação natural de 90° e ficou demonstrado que melhorava as duas variáveis de maior interesse: atrito em superfícies escorregadias, tais como neve ou gelo, e resistência ao desgaste. 4 5247 A razão para isto é que se minimiza o desfiar, dado que as forças actuam igualmente em todas as fibras. Deve salientar-se que se as fibras longitudinais ou transversais sofrerem cargas ou abrasão maiores que as outras, todo o tecido se deteriora. A solução ideal consiste em equilibrar as exigências externas na fibra entre as fibras que têm uma e outra orientação, para proporcionar um desempenho geral ideal.
Os meios de corte possíveis são laser, tesouras ou soldadura por calor. Nos casos em que o corte produz fusão localizada, as extremidades de corte mostram uma tendência menor para desfiar antes de serem cosidas. 0 revestimento do invento por ser tratado para controlar a proliferação de parasitas e bactérias. Para este propósito, a corda que forma parte do revestimento é tratada com um produto antiparasita e anti-bacteriano. 0 revestimento pode ser guardado sem ser utilizado durante muito tempo sem desenvolver maus odores e sem se tornar numa fonte de proliferação de micro-organismos.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A presente memória descritiva fica completa com um conjunto de desenhos que ilustram a forma de realização preferida do invento sem o limitar em qualquer modo. 5 5247 A figura 1 é uma representação esquemática do tecido constituído por fibras longitudinais e transversais, assim como da orientação do corte. A figura 2 é uma vista em perspectiva do revestimento sem estar dobrado e a sua posição no pneu. 0 pneu não é ilustrado. A figura 3 mostra uma representação de uma forma de realização das costuras no revestimento.
FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA DO INVENTO A figura 1 mostra uma representação do tecido (1) com as suas fibras dispostas longitudinal e transversalmente.
Neste tecido (1), uma faixa (1.1) é cortada ao longo de um ângulo de 45° (a), que é considerado mais vantajoso dentro do intervalo possível de 45° a 90°, de tal modo que, em relação a esta faixa, as fibras transversais e longitudinais serão agora diagonais. O tecido é feito num material com um fiado de elevada tenacidade a partir de vários fios (este exemplo utiliza 5 a 9 fios) para proporcionar uma textura suficientemente grosseira para melhorar a aderência e aumentar a sua resistência. 6 5247 0 tecido (1) foi fabricado com uma densidade superficial de 0,3 a 1 kg/m2 utilizando ligamento de tafetá.
Neste tecido (1), um corte rectangular obliquo (a) é feito a 45° com um comprimento igual ao perímetro do revestimento mais a largura das faixas de costura e uma largura maior que a do pneu.
Grampos de ajuste elásticos (2) são incorporados nos lados do revestimento que são integrados em ambos os lados do pneu para estabilizar a instalação. A figura 2 mostra linhas a tracejado e ponteado (1.2, 1.3) que representam as referências posicionais para os rebordos do pneu. O tecido utilizado para o revestimento é, de preferência, polipropileno, devido à sua elevada tenacidade, às suas propriedades de repulsão de água e possibilidade de reciclagem. O polipropileno tem uma densidade baixa, menor que a da água, de modo que o revestimento feito com este material tem um peso menor que revestimentos com o mesmo volume, feitos em materiais de maior densidade.
Num segundo exemplo desta forma de realização, o material do revestimento é fibra para-aramidica, que é muito forte, resistente ao fogo e a corrosão. 7 5247
Num exemplo preferido da forma de realização, o revestimento pode ser feito a partir de uma peça fechada anular com uma costura (3) que junta as extremidades menores da faixa (1.1).
Este tipo de costuras (3) é normalmente feito sobrepondo uma extremidade na outra, tal como ilustrado no topo da figura 3, e constitui o principal ponto de ruptura do revestimento.
No revestimento do invento, a costura (3) é feita dobrando as extremidades para fora e cosendo-as nos pontos de contacto das referidas extremidades. A parte inferior da figura 3 mostra a posição das extremidades da cinta (1.1), dobradas para fora no momento de execução da costura, de modo que esta linha de união seja reforçada. A peça pode ser constituída como uma peça rectangular aberta com meios de fecho nas suas extremidades.
Estes meios de fecho são, de preferência, faixas de Velcro. A essência deste invento não é afectada por variações de materiais, forma, dimensão e disposição dos elementos componentes, descrito de um modo não limitativo que deve permitir a sua reprodução por um perito no ramo. 8 5247
Lisboa, 6 de Novembro de 2007 9

Claims (11)

  1. 5247 REIVINDICAÇÕES 1. Revestimento anti-derrapante para pneus de veículos, do tipo constituído por um tecido têxtil (1) feito de cordas de elevada tenacidade fiadas com vários fios e com um ligamento têxtil, produzindo um tecido com uma densidade superficial entre 0,3 a 1 kg/m2, sendo este tecido utilizado para constituir uma faixa principal (1.1) com um ângulo de orientação (a) das fibras longitudinais ou transversais do tecido de 45° a 90° em relação a um rebordo longitudinal da referida faixa principal (1.1), e uma largura maior que a largura do pneu, caracterizado por ser dotado nos seus lados com grampos elásticos de ajuste correspondente (2, 3) que são integrados em ambos os lados do pneu, e por a corda que forma o tecido (1) ter uma espessura diferente, para que a faixa principal (1.1) tenha irregularidades.
  2. 2. Revestimento anti-derrapante para pneus de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido ângulo de orientação (a) das fibras ser de 45° mais/menos 10°.
  3. 3. Revestimento anti-derrapante para pneus de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o ligamento têxtil ser tafetá.
  4. 4. Revestimento anti-derrapante para pneus de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a corda formada pelo tecido (1) compreender 5 a 9 fios. 5247
  5. 5. Revestimento anti-derrapante para pneus de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o tecido ser polipropileno.
  6. 6. Revestimento anti-derrapante para pneus de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o tecido ser para-aramidico.
  7. 7. Revestimento anti-derrapante para pneus de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a corda que forma o tecido têxtil (1) ter um tratamento antiparasita.
  8. 8. Revestimento anti-derrapante para pneus de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a corda que forma o têxtil (1) ter um tratamento anti-bacteriano.
  9. 9. Revestimento anti-derrapante para pneus de veículos de acordo com a revindicação 1, caracterizado por ser constituído como uma peça anular com uma costura na dobra exterior das extremidades.
  10. 10. Revestimento anti-derrapante para pneus de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser constituído como uma peça rectangular com meios de fecho nas suas extremidades.
  11. 11. Revestimento anti-derrapante de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por os meios de fecho serem faixas de Velcro. 2 5247 Lisboa, 6 de Novembro de 2007 3
PT05381029T 2004-07-14 2005-06-14 Revestimento têxtil anti-derrapante para pneus de veículos PT1616726E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200401719A ES2255398B1 (es) 2004-07-14 2004-07-14 Funda antideslizante para ruedas de vehiculos.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1616726E true PT1616726E (pt) 2007-11-19

Family

ID=35159763

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05381029T PT1616726E (pt) 2004-07-14 2005-06-14 Revestimento têxtil anti-derrapante para pneus de veículos

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1616726B1 (pt)
AT (1) ATE370850T1 (pt)
DE (1) DE602005002092T2 (pt)
DK (1) DK1616726T3 (pt)
ES (1) ES2255398B1 (pt)
PL (1) PL1616726T3 (pt)
PT (1) PT1616726E (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2008110702A (ja) * 2006-10-31 2008-05-15 Roca Sergio Lopez 車両タイヤ用滑り止め布カバー
NO326539B1 (no) * 2007-01-31 2008-12-29 Autosock As Tekstilmateriale
FR2912959B1 (fr) * 2007-02-27 2011-02-11 Ion Marica Housse antiderapante pour pneumatique
FR2912958B1 (fr) * 2007-02-27 2011-02-11 Ion Marica Housse antiderapante pour pneumatique
WO2009081979A1 (ja) * 2007-12-26 2009-07-02 Koizumi Co., Ltd. 車両用タイヤの滑り止め装置
DE102008047071A1 (de) * 2008-09-12 2010-03-18 Rud Ketten Rieger & Dietz Gmbh &. Co. Kg Gleitschutzvorrichtung mit erhöhter Standzeit
JP2013199148A (ja) * 2012-03-23 2013-10-03 Toyo Rubber Shokufu Kk 車両用タイヤの滑り止め装置
FR3111847A1 (fr) * 2020-06-24 2021-12-31 Abderrahim Ouabbas Bande de roulement rapportée et interchangeable pour conditions difficiles
WO2021260277A1 (fr) * 2020-06-24 2021-12-30 Abderrahim Ouabbas Bande de roulement antidérapante pour pneus de véhicule

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2392577A (en) * 1942-10-23 1946-01-08 Us Rubber Co Tire tread cover
US2682907A (en) * 1951-10-03 1954-07-06 Max E Krueger Traction increasing means for tires
DE2727523A1 (de) * 1977-06-18 1979-01-04 Continental Gummi Werke Ag Auswechselbare gleitschutzbandage fuer fahrzeugluftreifen
DE2900792A1 (de) * 1979-01-10 1980-07-24 Michio Hayashi Schlupfverhinderungsvorrichtung fuer fahrzeugreifen
NO309184B1 (no) * 1999-04-06 2000-12-27 Dekk Sokk As Anordning for anbringelse på et kjöretöyhjul og fremgangsmåte for anbringelse av anordningen
DE20115651U1 (de) * 2001-09-24 2002-01-03 Brockhaus Rolf Anfahrhilfe für Fahrzeuge

Also Published As

Publication number Publication date
EP1616726A1 (en) 2006-01-18
DE602005002092D1 (de) 2007-10-04
ATE370850T1 (de) 2007-09-15
EP1616726B1 (en) 2007-08-22
ES2255398B1 (es) 2007-04-01
PL1616726T3 (pl) 2008-03-31
DE602005002092T2 (de) 2008-05-15
DK1616726T3 (da) 2007-12-17
ES2255398A1 (es) 2006-06-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1616726E (pt) Revestimento têxtil anti-derrapante para pneus de veículos
EP1165329B1 (en) A gliding preventer for vehicle wheels
US9050867B2 (en) Slip-proof cover for vehicle tires
ES2312139T5 (es) Dispositivo antiderrape para vehículos
US8047245B2 (en) Non-skid tyre cover
US20090050249A1 (en) Anti-slipping device for dual tires
WO2011021662A1 (ja) 織物製タイヤチェーン
JP2008110702A (ja) 車両タイヤ用滑り止め布カバー
KR101181450B1 (ko) 스노우 체인
KR200426951Y1 (ko) 자동차용 겨울철 미끄럼방지기구
US20210101425A1 (en) Device for increasing tire traction
CN1966289B (zh) 车辆轮胎的防滑罩
US20190126695A1 (en) Device for increasing tire traction
KR20050081185A (ko) 전 차종 공용 스노우 체인
JPH0681803U (ja) ベルト状のタイヤの滑り止め具用紐