PT1608246E - Fecho para pulseira - Google Patents

Fecho para pulseira Download PDF

Info

Publication number
PT1608246E
PT1608246E PT04723279T PT04723279T PT1608246E PT 1608246 E PT1608246 E PT 1608246E PT 04723279 T PT04723279 T PT 04723279T PT 04723279 T PT04723279 T PT 04723279T PT 1608246 E PT1608246 E PT 1608246E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
axis
arms
pawl
tongue
arm
Prior art date
Application number
PT04723279T
Other languages
English (en)
Inventor
Jacques Sester
Palmiro Monti
Original Assignee
Eberhard Et Co Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eberhard Et Co Sa filed Critical Eberhard Et Co Sa
Publication of PT1608246E publication Critical patent/PT1608246E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A44HABERDASHERY; JEWELLERY
    • A44CPERSONAL ADORNMENTS, e.g. JEWELLERY; COINS
    • A44C5/00Bracelets; Wrist-watch straps; Fastenings for bracelets or wrist-watch straps
    • A44C5/18Fasteners for straps, chains or the like
    • A44C5/22Fasteners for straps, chains or the like for closed straps
    • A44C5/24Fasteners for straps, chains or the like for closed straps with folding devices

Landscapes

  • Buckles (AREA)
  • Adornments (AREA)
  • Magnetic Treatment Devices (AREA)
  • Extensible Doors And Revolving Doors (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)

Description

1 ΡΕ1608246 DESCRIÇÃO "FECHO PARA PULSEIRA" 0 presente invento diz respeito aos fechos, do tipo destinado a ligar, de maneira amovível, as duas extremidades de uma pulseira, por exemplo um relógio de pulso. Trata-se mais particularmente de um fecho desdobrável, comportando dois braços rígidos ligados um ao outro de maneira articulada a uma das suas extremidades e de um sistema de fechamento por encaixe. Os braços podem ocupar uma posição aberta, permitindo ao portador da pulseira retirar ou fazer deslizar a pulseira no pulso, e uma posição fechada na qual os dois braços são tornados solidários um com outro de maneira amovível por meio do sistema de fechamento.
Por exemplo, um destes fechos toma uma estrutura dita de diapasão descrita no documento CH 665.536 segundo o qual um dos braços está munido de uma peça rígida, apresentando o outro uma estrutura em forma de diapasão cujos tramos elásticos se engatam de um lado e de outro da peça rígida para constituir um encaixe e manter os dois braços ligados um sobre o outro.
Esta solução é bem conhecida do profissional e a simplicidade da sua realização é sedutora. Entretanto, é suficiente, para abrir o fecho, exercer uma força que visa 2 ΡΕ1608246 afastar uma da outra, as extremidades de cada um dos braços fixados à pulseira. Esta força pode assim sobrevir independentemente da vontade do portador, que se arrisca agora a perdê-la, além de que com o passar do tempo, o material pode envelhecer e perder as suas qualidades elásticas. É conhecido a partir do documento EP 1 279 349 um fecho munido de um sistema de fechamento por engate de uma parte macho numa parte fêmea. Estas partes são bloqueadas por meio de peças montadas, de maneira a poderem articular-se, nos braços do fecho e que impedem a parte macho de se desengatar da parte fêmea. No instante em que as peças de bloqueio são desengatadas, a parte macho não é mais retida na parte fêmea, senão por atrito. 0 presente invento propõe um fecho para pulseira que permite evitar toda a abertura intempestiva de acordo com a reivindicação 1. Ele comporta, de maneira conhecida, dois braços rígidos, definindo um eixo longitudinal AA, ligados um ao outro de maneira articulada numa das suas extremidades segundo um eixo BB perpendicular a AA e um sistema de fechamento por encaixe para manter OS dois braços fechados. 0 sistema de fechamento compreende: uma parte macho e uma parte fêmea dispostas respectivamente no primeiro e no segundo dos referidos braços, móveis uma em relação à outra e susceptíveis de ocupar uma primeira posição, na qual a parte macho está 3 PE1608246 engatada na parte fêmea para manter os braços fechados, e uma segunda posição, na qual elas estão livres uma em relação à outra para permitir a abertura dos braços, e um órgão elástico cooperando com uma e/ou outra das partes macho e fêmea para lhes permitir passar da sua primeira para a sua segunda posição por intermédio de um encaixe.
De acordo com o invento, a parte macho do sistema de fechamento comporta um lingueta montada móvel no seu braço e podendo ocupar uma primeira posição na qual ela está em sobreposição com a parte fêmea e disposta de maneira a activar o referido órgão elástico quando ela entra ou sai da parte fêmea, e uma segunda posição na qual ela bloqueia os braços um em relação ao outro.
Vantajosamente, a referida lingueta é de forma oblonga de comprimento L, de largura 1, de espessura e e de eixo longitudinal CC montada móvel em rotação no referido primeiro braço, a referida lingueta encontrando-se na interface com o outro braço, o órgão fêmea compreendendo uma abertura de eixo longitudinal DD atravessando o referido segundo braço, de comprimento L/_ superior ao seu comprimento L e de largura ligeiramente inferior à largura 1_ e inferior ao comprimento L e disposta fazendo face à referida lingueta quando os dois braços (10, 12) do fecho são aplicados um contra o outro. 4 PE1608246
Deste modo, a lingueta forma com a abertura um órgão cujas partes estão ligadas uma à outra por uma engrenagem de encaixe, a qual é formada pelo engate dos lados do lingueta e da abertura respectivamente paralelos aos eixos CC e DD. Assim, quando o órgão de bloqueio está na sua primeira posição, o eixo CC da lingueta está paralelo ao eixo DD da abertura de maneira a permitir à lingueta lá se engatar. Quando o órgão está na sua segunda posição, o eixo CC da lingueta está decalado em relação ao eixo DD da abertura, de maneira a permitir à lingueta, quando os seus braços estão fechados, impedir a sua abertura.
Para permitir a rotação da lingueta quando os dois braços estão fechados, a espessura do segundo braço é limitada, ao nivel da abertura, por meio de uma cavidade disposta na sua face superior, de profundidade sensivelmente igual à espessura e da lingueta, a espessura do braço, no que lhe diz respeito, sendo ligeiramente inferior à altura h da base.
De acordo com um dos modos de realização particularmente vantajosos do invento, a lingueta constitui a parte macho do sistema de fechamento por encaixe. Ela é montada solidária com uma alavanca que se estende para lá do bordo do braço para permitir ao portador fazer articular a lingueta. A base sobre a qual está montada a lingueta, está 5 ΡΕ1608246 disposta sobre uma base de suporte definida pelos bordos de montante, laterais e de jusante, e a alavanca está adaptada de maneira a que: numa primeira posição, ela está em apoio contra um primeiro bordo da base de suporte, o eixo CC do lingueta estando paralelo ao eixo AA do fecho, e numa segunda posição, ela está em apoio contra o outro bordo da base de suporte, o eixo CC da lingueta estando cerca de 45° em relação ao eixo AA do fecho.
Pode ser útil definir a primeira e segunda posições da alavanca por intermédio de um encaixe formado por uma parte saliente, disposta sobre a base de suporte em contacto com a alavanca de maneira que o lado da alavanca, oposto ao que está apoiado contra a base, se apoie sobre ela. 0 invento será melhor compreendido com a leitura da descrição que se segue, feita comparativamente ao desenho anexo, no qual: - a figura 1 é uma vista em perspectiva explodida dos dois braços, - a figura 2 é uma vista em perspectiva da parte macho do sistema de fechamento, e 6 ΡΕ1608246 a figura 3 mostra, em grande plano e visto de cima o sistema de bloqueio, respectivamente em posição desbloqueada em a e bloqueada em b.
Na figura 1, foi representado um fecho para pulseira de acordo com o invento. De eixo longitudinal AA ele comporta dois braços rígidos, um 10, superior e o outro 12, inferior, ligados um ao outro por meios de articulação 14 de eixo BB perpendicular a AA, situados numa das suas extremidades. Cada uma das suas outras extremidades é dotada com meios de fixação 16 a uma pulseira. 0 fecho é dotado com um sistema de fechamento por encaixe comportando uma parte macho 18, uma parte fêmea 20, dispostas respectivamente nos braços inferior 12 e superior 10, na vizinhança dos meios de fixação 16 e um órgão elástico 21, contíguo à parte fêmea. A parte macho 18 compreende, na face superior do braço inferior 12, uma base de suporte 22 definida por bordos de montante 24, situados do lado dos meios de fixação 16, laterais 26 e de jusante 28, situados do lado da articulação 14, e uma lingueta rectangular 30 de comprimento L, de largura 1, de espessura e e de eixo longitudinal CC paralelo a AA, disposto sobre a base de suporte 22. Tal como o mostra particularmente a figura 2, a lingueta 30 está montado sobre uma base 32, mais pequena que a lingueta e de altura h. 7 ΡΕ1608246 0 órgão elástico 21, é constituído por dois tramos 21a e 21b definidos por uma ranhura central 34 disposta segundo o eixo AA e atravessando o braço superior 10 na sua espessura. A parte fêmea 20 é constituída por uma abertura rectangular 36 de eixo DD paralelo a AA, de comprimento L' superior ao comprimento L da lingueta e de largura 1_[_ ligeiramente inferior à largura 1_ e inferior ao comprimento L da lingueta. A abertura 36 está disposta de maneira a ser sobreposta à lingueta 30 quando os dois braços são aplicados um contra o outro. Além disso, como a largura é ligeiramente inferior à largura 1, o engate da lingueta 30 na abertura 36 forma um encaixe.
Ao nível da abertura 36, a espessura do braço 10 está limitada por um recesso 38 disposto na sua face superior. A profundidade do recesso é sensivelmente igual à espessura e da lingueta 30, enquanto que a espessura do braço, a este respeito, é ligeiramente inferior à altura h da base 32.
Assim, quando se quer fechar o fecho, é suficiente aplicar um contra o outro os braços superior 10 e inferior 12. Os bordos 40 da lingueta 30 paralelos a AA vêm ao contacto dos bordos, 42, da abertura 36. É então necessário exercer uma pressão sobre os braços visando aproximá-los agora um do outro. Os bordos 40 apoiam-se sobre os bordos 42, de maneira que a lingueta 8 PE1608246 30 afasta um do outro os tramos elásticos 21a e 21b. A passagem da lingueta 30 através da abertura 36 define assim um encaixe.
Em posição fechada, a lingueta 30 está alojada no recesso 38 e os seus bordos 40 apoiam-se sobre os bordos 42, da abertura 36 mas, desta vez, do lado da face superior do braço superior 10. A resistência ao afastamento dos tramos 21a e 21b é suficiente para manter o fecho em posição fechada na maior parte das situações.
Para abrir o fecho, é preciso exercer uma força que vise afastar uma da outra as extremidades de cada um dos braços 10 e 12 fixados à pulseira. Compreende-se facilmente que esta força deve ser suficiente para vencer a resistência ao afastamento dos tramos 21a e 21b e permitir à lingueta 30 voltar a passar através da abertura 36.
Existe já no mercado um certo número de pulseiras funcionando de acordo com este principio de fecho de diapasão. Entretanto, pode acontecer, muito facilmente, que o fecho se abra de maneira intempestiva, simplesmente porque a pulseira ficou presa, por exemplo a uma peça de vestuário. A fim de evitar estes problemas, a lingueta 30 é montada, de maneira a poder articular-se, na base de 9 PE1608246 suporte 22, segundo um eixo EE visível na figura 2, perpendicular ao plano definido pela base de suporte 22 e passando pelo seu centro. Uma alavanca dobrada em forma de cotovelo 44 está solidária com a lingueta 30 e intercala-se entre a base de suporte 22 e a base 32. Ela alonga-se para lá do bordo do braço 12 e termina por uma maçaneta 45 para permitir ao portador fazer articular a lingueta 30. O curso da alavanca 44 e portanto a rotação da lingueta 30 são limitados pela entrada em contacto de um dos lados da alavanca 44 contra os bordos da base de suporte 22. Mais precisamente, a alavanca 44 está adaptada de maneira a que: - numa primeira posição, ela esteja em apoio contra o bordo de jusante 28 da base de suporte 22 e o eixo CC do lingueta 30 seja paralelo ao eixo DD da abertura 36 (figura 3a) , e numa segunda posição, ela esteja em apoio contra o bordo de montante 24 da base de suporte 22 e o eixo CC do lingueta 30 esteja a cerca de 45° em relação ao eixo DD da abertura 36 (figura 3b). A primeira e segunda posições da alavanca 44 são definidas por uma protuberância 46, disposta sobre a base de suporte 22 ao contacto da alavanca 44 de maneira que o lado da alavanca oposto a este que está em apoio 10 ΡΕ1608246 contra a base de suporte, se apoia sobre ela para formar um encaixe. A alavanca 44 é suficientemente elástica para passar simplesmente da primeira à segunda posição deslizando sobre a protuberância.
No braço superior 10, o recesso é circular e de dimensão suficiente para que, quando o fecho está na posição de fechado (figura 3b) , a lingueta 30 inscreve-se lá quando se articula.
Assim, quando se quer fechar o fecho, é preciso, em primeiro lugar, cuidar que a alavanca 44 esteja na sua primeira posição, de maneira que o eixo CC da lingueta 30 esteja alinhado com o eixo DD da abertura 36. A lingueta pode então engatar-se ai e tomar lugar no recesso 38, tal como foi descrito anteriormente. A posição fechada é em seguida bloqueada pelo accionamento da alavanca 44 que passa por cima da protuberância 46 e atinge a sua segunda posição, levando à articulação da lingueta 30 no recesso 38. O seu eixo CC não está mais alinhado com o eixo DD da abertura e dois dos seus ângulos opostos tomam lugar acima do recesso 38, impedindo assim todo o movimento relativo dos dois braços 21a e 21b do fecho.
Assim, é proposto um fecho de encaixe que, uma 11 ΡΕ1608246 vez fechado, pode ser bloqueado nesta posição. Toda a abertura intempestiva do fecho está portanto excluída. Por outro lado, a descrição aqui feita anteriormente não foi dada senão a título de exemplo e o invento não se limita a este modo de realização particular. Ela pode ser facilmente adaptada a qualquer sistema de fecho de encaixe, por exemplo de esfera. A fim de conferir uma maior flexibilidade de funcionamento, a alavanca 44 poderia ser realizada em duas peças, uma rígida contígua à lingueta 30, a outra flexível, fixada à primeira peça pela maçaneta 45 e ligando a base 32 abaixo do braço 12. Desta maneira, a alavanca 44 é montada por atrito no braço 12, evitando assim qualquer risco de folga.
Lisboa, 14 de Setembro de 2010

Claims (9)

1 PE1608246 REIVINDICAÇÕES 1. Fecho desdobrável para pulseira de eixo longitudinal AA comportando dois braços rígidos (10, 12) ligados um ao outro de maneira articulada numa das suas extremidades segundo um eixo BB perpendicular a AA e um sistema de fechamento de encaixe para manter os dois braços fechados, compreendendo: -uma parte macho (18) e uma parte fêmea (20) dispostas respectivamente no primeiro (12) e segundo (10) dos referidos braços, móveis uma em relação à outra e susceptíveis de ocupar uma primeira posição na qual a referida parte macho (18) está engatada na referida parte fêmea (20) para manter os referidos braços fechados, e uma segunda posição na qual elas estão livres uma em relação à outra para permitir a abertura dos referidos braços, -um órgão elástico (21) cooperando com uma ou outra das partes macho (18) e fêmea (20) para lhes permitir passar da sua primeira para a sua segunda posição por intermédio de um encaixe, caracterizado pelo facto de que a parte macho do sistema de fechamento comporta uma lingueta (30) montada no seu braço e podendo ocupar uma primeira posição na qual ela está em sobreposição com a parte fêmea e disposta de maneira a activar o referido órgão elástico quando ele 2 ΡΕ1608246 entra ou sai da parte fêmea, e uma segunda posição na qual ele bloqueia os braços um em relação ao outro.
2. Fecho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de que a referida lingueta é de forma oblonga de comprimento L, de largura _1, de espessura e e de eixo longitudinal CC montada móvel em rotação no referido primeiro braço (12), a referida lingueta (30) encontrando-se na interface com o outro braço (10), o órgão fêmea compreendendo uma abertura (36) de eixo longitudinal DD atravessando o referido segundo braço (10), de comprimento Ld_ superior ao seu comprimento L e de largura ligeiramente inferior à largura 1. e inferior ao comprimento L e disposta fazendo face à referida lingueta (30) quando os dois braços (10, 12) do fecho são aplicados um contra o outro.
3. Fecho de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de que, na primeira posição do órgão de bloqueio, o eixo CC da lingueta (30) está paralelo ao eixo DD da abertura (36) de maneira a permitir à lingueta (30) engatar-se ai.
4. Fecho de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de que, na segunda posição do órgão de bloqueio, o eixo CC da lingueta (30) está decalado em relação ao eixo DD da abertura (36) de maneira a permitir à referida lingueta, quando os dois braços (10, 12) são fechados, impedir a sua abertura. 3 PE1608246
5. Fecho de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo facto de que a espessura do segundo braço (10) está limitada, ao nivel da abertura (36), por um recesso (38) disposto na sua face superior, a profundidade do recesso (38) sendo sensivelmente igual à espessura e da lingueta (30).
6. Fecho de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo facto de que a lingueta (30) constitui a parte macho (18) do sistema de fecho de encaixe.
7. Fecho de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 6, caracterizado pelo facto de que a lingueta (30) está montada solidária com uma alavanca (44) que se salienta para além do bordo do braço (12) para permitir ao portador fazer articular a lingueta (30) .
8. Fecho de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de que a lingueta (30) está disposta sobre uma base de suporte (22) definida por bordos de montante (24) , laterais (26) e de jusante (28) , e pelo facto de que a alavanca (44) está adaptada de maneira que: -numa primeira posição , ela está apoiada contra um primeiro bordo da base (22), o eixo CC da lingueta (30) estando paralelo ao eixo AA do fecho, 4 ΡΕ1608246 -numa segunda posição, ela está apoiada contra um outro bordo da base de suporte (22), o eixo CC da lingueta (30) estando a cerca de 45° em relação ao eixo AA do fecho.
9. Fecho de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de que a primeira e segunda posições da alavanca (44) são definidas por meio de um encaixe formado por uma parte saliente (30), disposta na base de suporte (22), em contacto com a alavanca (44), de maneira a que o lado da referida alavanca, oposto ao que está encostado contra a base, se apoia sobre ela. Lisboa, 14 de Setembro de 2010
PT04723279T 2003-04-03 2004-03-25 Fecho para pulseira PT1608246E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH00597/03A CH696576A5 (fr) 2003-04-03 2003-04-03 Fermoir pour bracelet.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1608246E true PT1608246E (pt) 2010-09-21

Family

ID=33102869

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04723279T PT1608246E (pt) 2003-04-03 2004-03-25 Fecho para pulseira

Country Status (13)

Country Link
EP (1) EP1608246B1 (pt)
CN (1) CN1798510B (pt)
AT (1) ATE473649T1 (pt)
CH (1) CH696576A5 (pt)
CY (1) CY1111540T1 (pt)
DE (1) DE602004028109D1 (pt)
DK (1) DK1608246T3 (pt)
ES (1) ES2348390T3 (pt)
HK (1) HK1092026A1 (pt)
PL (1) PL1608246T3 (pt)
PT (1) PT1608246E (pt)
SI (1) SI1608246T1 (pt)
WO (1) WO2004086895A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITPI20080107A1 (it) * 2008-10-14 2010-04-15 Rossano Lunardi Chiusura di sicurezza che per il suo corretto funzionamento sfrutta la gravita, da applicare ai cinturini degli orologi e/o bracciali in genere.
CH704978B1 (fr) * 2011-05-19 2015-10-30 Boucledor Sa Fermoir à boucle déployante.
FR3058030B1 (fr) 2016-10-31 2019-09-06 Watchlock Boucle securisee

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1426346A (en) * 1972-11-13 1976-02-25 Suisse Pour Lindustrie Horloge Clasp fastener for fastening togehter two elements
US4188688A (en) * 1978-02-24 1980-02-19 Orgelys Henri Y D Fastener
JPH06327508A (ja) * 1993-03-26 1994-11-29 Citizen Watch Co Ltd 時計バンドの中留構造
FR2705873B1 (fr) * 1993-06-03 1995-08-11 Ferrario Luigi Fermoir du type à boucle déployante pour bracelet.
EP1279349A1 (fr) * 2001-07-23 2003-01-29 Maier S.A.R.L. Fermoir à poussoirs pivotants

Also Published As

Publication number Publication date
DE602004028109D1 (de) 2010-08-26
CN1798510B (zh) 2010-08-11
SI1608246T1 (sl) 2010-10-29
PL1608246T3 (pl) 2010-12-31
WO2004086895A1 (fr) 2004-10-14
HK1092026A1 (en) 2007-02-02
EP1608246B1 (fr) 2010-07-14
ES2348390T3 (es) 2010-12-03
EP1608246A1 (fr) 2005-12-28
CN1798510A (zh) 2006-07-05
CY1111540T1 (el) 2015-08-05
WO2004086895A9 (fr) 2004-11-25
ATE473649T1 (de) 2010-07-15
CH696576A5 (fr) 2007-08-15
DK1608246T3 (da) 2010-10-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
FI123401B (fi) Solki hihnalle, jossa on joukko paloja
TWI334768B (en) A watchcase with a fastener
ES2876924T3 (es) Pestillo de gancho de enlace único
US9486042B2 (en) Wristband with recessed clasp and method of assembling and operating same
CN102630145A (zh) 用于腕带,特别是表带的可伸展的扣件
ES2602080T3 (es) Cierre de pulsera que incluye un dispositivo de regulación fina de la longitud efectiva de la pulsera
BRPI0807150A2 (pt) Óculos com hastes largas
CN107581726B (zh) 表带
US10470532B2 (en) Adjusting device for bracelet
JP3657882B2 (ja) ブレスレットの留め具
PT1608246E (pt) Fecho para pulseira
PT1943917E (pt) Fecho de grampo basculante para pulseira
US2796747A (en) Locket attachment for watch bands or the like
US6681778B1 (en) Hair clip
PT91671B (pt) Porta-chaves de argola
PL210456B1 (pl) Klamra do włosów
US2169738A (en) Adjustable watchcase for wrist watches
US2545267A (en) Locket construction
US1591295A (en) Clasp for bracelets
US2624092A (en) End clasp for bracelets or the like
JP2001046125A (ja) 首飾りの装飾物固定環
US2557273A (en) Pendant watchcase
US1787143A (en) Snap fastener
JP7279129B2 (ja) リストレット用またはベルト用のクラスプ
JP2022118342A (ja) 中留、バンド及びリスト機器