PT1943917E - Fecho de grampo basculante para pulseira - Google Patents

Fecho de grampo basculante para pulseira Download PDF

Info

Publication number
PT1943917E
PT1943917E PT07023826T PT07023826T PT1943917E PT 1943917 E PT1943917 E PT 1943917E PT 07023826 T PT07023826 T PT 07023826T PT 07023826 T PT07023826 T PT 07023826T PT 1943917 E PT1943917 E PT 1943917E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
slider
closure according
catch
section
closure
Prior art date
Application number
PT07023826T
Other languages
English (en)
Inventor
Gerard Girard
Alexandre Negaty-Hindi
Original Assignee
Boucledor Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Boucledor Sa filed Critical Boucledor Sa
Publication of PT1943917E publication Critical patent/PT1943917E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A44HABERDASHERY; JEWELLERY
    • A44CPERSONAL ADORNMENTS, e.g. JEWELLERY; COINS
    • A44C5/00Bracelets; Wrist-watch straps; Fastenings for bracelets or wrist-watch straps
    • A44C5/18Fasteners for straps, chains or the like
    • A44C5/22Fasteners for straps, chains or the like for closed straps
    • A44C5/24Fasteners for straps, chains or the like for closed straps with folding devices
    • A44C5/246Fasteners for straps, chains or the like for closed straps with folding devices having size adjusting means

Landscapes

  • Buckles (AREA)
  • Adornments (AREA)
  • Folding Of Thin Sheet-Like Materials, Special Discharging Devices, And Others (AREA)

Description

ΕΡ 1 943 917/ΡΤ
DESCRIÇÃO " Fecho de grampo basculante para pulseira" 0 presente invento refere-se a um fecho de grampo basculante para pulseira, que inclui um primeiro elemento e, pelo menos, um segundo elemento articulados entre si, cada um por uma primeira extremidade, em que uma segunda extremidade do primeiro elemento está disposta para ser ligada a uma primeira secção da pulseira, enquanto uma segunda extremidade do segundo elemento desdobrável se destina a ser ligada a uma segunda secção da pulseira, em que o fecho inclui um mecanismo de regulação, disposto para permitir uma regulação do comprimento da pulseira em, pelo menos, duas posições.
Os fechos deste tipo são conhecidos e utilizados nomeadamente para pulseiras de relógio. Os mesmos permitem adaptar o comprimento da pulseira ao pulso do utilizador. No entanto, os fechos conhecidos apresentam uma construção complicada e/ou os mesmos não permitem regular muito rapidamente, de modo confortável e fiável o comprimento da pulseira, quando a mesma é usada pelo seu utilizador. 0 objectivo do presente invento é remediar estes inconvenientes e criar um fecho de grampo basculante, que permite uma regulação rápida, confortável e fiável comprimento da pulseira, que apresenta ao mesmo tempo uma construção simples e estética e segura com um número reduzido de componentes. 0 fecho de acordo com o invento é caracterizado para este efeito, por o mecanismo de regulação compreender um suporte, ligado ao segundo elemento, e um cursor móvel montado de modo deslizante neste suporte, graças a, pelo menos, uma calha prevista no suporte, em que o cursor móvel leva uma lingueta pressionada elasticamente contra uma parte do suporte, a qual está conformada para determinar, pelo menos, uma posição encurtada e uma posição alongada do fecho e da pulseira, em que os meios de accionamento estão previstos para actuarem na lingueta a fim de desengatar a lingueta da referida parte, para permitir o deslocamento do 2 ΕΡ 1 943 917/ΡΤ cursor na calha, em que o cursor está munido de um órgão de fixação que permite fixar a segunda secção ao cursor.
Graças a estas características é obtida uma regulação imediata do comprimento confortável e precisa, ao mesmo que beneficia de uma construção simples, estética e fiável, com um número reduzido de componentes e uma dimensão reduzida.
De modo vantajoso, a referida parte deste suporte é constituída por um ressalto, contra o qual é pressionada uma extremidade da lingueta e ao longo do qual desliza a extremidade da lingueta, em que este ressalto inclui, pelo menos, dois entalhes com os quais o trinco coopera para determinar as posições encurtada e alongada do fecho.
Estas características asseguram um funcionamento particularmente preciso e fiável.
De maneira favorável, o órgão de fixação da segunda secção no cursor é constituído por uma tampa, montada de modo articulado no cursor, graças a um eixo de articulação e que inclui na sua face virada para o cursor um pino de retenção, destinado a cooperar com, pelo menos, um orificio previsto na segunda secção. É assim obtido um fecho prático de utilizar e com um aspecto muito estético.
De acordo com um modo de execução vantajoso, a tampa é susceptivel de ser articulada a partir de uma primeira posição elevada para uma segunda posição rebatida, na qual a segunda secção é mantida no cursor, em que a tampa está munida de um impulsor, que constitui os referidos meios de accionamento e disposto de modo a cooperar com uma porção da lingueta na posição rebatida da tampa, para afastar e fazer sair a extremidade da lingueta dos entalhes contra o efeito de um elemento elástico de retenção.
Estas características permitem uma regulação duplamente fácil do comprimento da pulseira, quer alterando a posição da segunda secção por articulação da tampa, quer pelo accionamento do impulsor. 3 ΕΡ 1 943 917/ΡΤ
De modo favorável, o suporte é constituído por uma pequena placa que apresenta nos seus dois bordos laterais as calhas laterais, destinadas a cooperarem com formas correspondentes, previstas nos bordos laterais do cursor, em que o ressalto é formado numa das calhas laterais. É obtida, graças a estas características, uma construção particularmente precisa e simples.
De modo vantajoso, a lingueta está montada de modo articulado no cursor, graças a uma haste de articulação sensivelmente perpendicular à pequena placa alongada, numa ranhura prevista num dos bordos laterais do cursor, em que uma pequena barra elástica está alojada num orifício cego do cursor e disposta de modo a actuar na lingueta, para servir de órgão elástico de chamada.
Estas caracteristicas permitem um aspecto muito estético do fecho, um funcionamento fiável e uma montagem fácil.
De acordo com um modo de execução vantajoso, a pequena placa é solidária ou é formada integralmente com o segundo elemento. Assim é obtida uma construção muito que ocupa pouco espaço.
De acordo com uma variante, a pequena placa está montada no segundo elemento por meio de órgãos de montagem, tais como um estribo que coopera com uma pequena barra elástica. Graças a estas caracteristicas, é possível modificar e transformar os fechos de grampo basculante simples existentes anteriormente em fechos extensíveis.
Outras vantagens serão salientadas das caracteristicas expressas nas reivindicações dependentes e da descrição que expõe a seguir o invento com mais pormenor com o auxílio dos desenhos, os quais representam esquematicamente e a título de exemplo dois modos de execução.
As Figs. 1 e 2 são vistas em perspectiva explodida de um primeiro modo de execução, que ilustra separadamente os 4 ΕΡ 1 943 917/ΡΤ diferentes componentes e elementos do primeiro modo de execução. A Fig. 3 é uma vista lateral deste modo de execução na posição encurtada. A Fig. 4 representa uma vista plana de cima do primeiro modo de execução na posição encurtada.
As Figs. 5 e 6 são vistas em perspectiva de cima e de baixo deste modo de execução na posição encurtada. A Fig. 7 é uma vista lateral do primeiro modo de execução na posição alongada. A Fig. 8 representa uma vista plana de cima do primeiro modo de execução na posição alongada.
As Figs. 9 e 10 são vistas em perspectiva de cima e de baixo deste modo de execução na posição alongada. A Fig. 11 é uma vista em perspectiva explodida de um segundo modo de execução. A Fig. 12 ilustra uma vista lateral deste segundo modo de execução. A Fig. 13 é uma vista plana de cima do segundo modo de execução. A Fig. 14 é uma vista em perspectiva explodida de um terceiro modo de execução.
As Figs. 15 e 16 são vistas em perspectiva do terceiro modo de execução visto de baixo, em duas posições.
Com referência às Figs. 1 a 10, a primeiro modo de execução diz respeito a um fecho de grampo basculante para pulseiras, mais particularmente, para pulseiras de relógios. Este grampo basculante 10 é constituído por um primeiro elemento, ou elemento de base 11 e por um segundo elemento, ou componente desdobrável 12, articulados entre si graças a 5 ΕΡ 1 943 917/ΡΤ um eixo de articulação 14, que liga as primeiras extremidades 15, 16 destes dois elementos 11, 12.
Uma segunda extremidade 17 do elemento de base 11 está ligada por um pino 18 a uma primeira secção 19 de uma pulseira. Este pino 18 está montado no elemento de base 11, graças a uma flange de fixação 20, soldada na segunda extremidade 17.
Uma segunda secção 21 da pulseira está ligada a uma segundo extremidade 22 do elemento desdobrável 12. O fecho está munido de um mecanismo de regulação 25, disposto de modo a permitir uma regulação do comprimento da pulseira segundo, pelo menos, duas posições, a saber, uma posição encurtada e uma posição alongada. O mecanismo de regulação 25 compreende um cursor móvel 26 montado de modo deslizante no elemento desdobrável 12, mais particularmente, na sua segunda extremidade 22, que constitui um suporte com a forma de uma pequena placa alongada 27 ao longo de uma direcção longitudinal 29 e curva.
Esta pequena placa apresenta próximo da sua segunda extremidade 22, nos seus dois bordos laterais, calhas laterais 30, 31 que se destinam a cooperar com formas correspondentes 32, 33, previstas nos bordos laterais do cursor 26. Estas formas correspondentes são constituídas pelos bordos em U que envolvem parcialmente as calhas laterais 30, 31. 0 cursor móvel 26 leva uma lingueta 36, a qual é pressionada elasticamente contra uma parte 37 do elemento desdobrável 12 ou da pequena placa 27, a qual está conformada para determinar, pelo menos, uma posição encurtada e uma posição alongada do fecho e da pulseira. Os meios de accionamento 50 estão previstos para actuarem na lingueta 36 a fim de desengatar a mesma da parte 37 do elemento desdobrável, para permitir o deslocamento do cursor 26 nas calhas 30, 31. O cursor 26 está ainda munido de um órgão de fixação 40, que permite a montagem e a fixação da segunda secção 21 da pulseira no cursor 26. 6 ΕΡ 1 943 917/ΡΤ A parte 37 do elemento desdobrável 12 é formada por um ressalto 38 bem visível na Fig. 2. Uma extremidade livre 39 da lingueta é pressionada contra este ressalto 38 e desliza ao longo do mesmo, durante o deslocamento do cursor. Este ressalto 38 apresenta dois entalhes 41, 42, nos quais é introduzida a lingueta 36, sob o efeito de um órgão elástico de chamada, constituído por uma pequena barra elástica 43, alojada num orifício cego 44 do cursor 26 e que actua na lingueta de modo a pressionar elasticamente a sua extremidade 39 contra o ressalto 38. Os entalhes 41 e 42 deste último determinam a posição encurtada (Figs. 3 a 6) e a posição alongada (Figs. 4 a 10) do fecho. O entalhe 42, que determina a posição alongada, apresenta uma face oblíqua 48 (Fig. 2), que permite que a lingueta 36 saia do entalhe 42, quando o cursor 26 é deslocado para a posição encurtada. Assim, na posição desdobrada aberta do grampo basculante 10, o cursor 26 é deslocado automaticamente para a posição encurtada, na qual o qual o mesmo permanece bloqueado, porque o recesso 41 possui uma face 49 (Fig. 2) não oblíqua sensivelmente perpendicular à direcção longitudinal 29 de deslocamento do cursor. A lingueta 36 está montada de modo articulado no cursor 26 por meio de uma haste de articulação 45 sensivelmente perpendicular à pequena placa alongada 27 numa ranhura lateral 46 (Fig. 2), prevista num dos bordos laterais do cursor 26. Assim, esta lingueta é muito pouco visível, o que contribui para o aspecto estético do fecho. A mesma compreende uma parte traseira elevada 47, que coopera, por um lado, com a pequena barra elástica 43 e, por outro lado, com os meios de accionamento 50.
Uma tampa 51 está montada de modo articulado no cursor 26, graças a uma pequena barra elástica 52, alojada num tubo 53. 0 último está fixo por meio de soldadura ou colagem na parte anterior do cursor 26. 0 mesmo está munido na sua face virada para o cursor, de um pino de retenção 54, destinado a cooperar com os orifícios previstos na segunda secção 21 da pulseira.
Assim, a tampa 51 com o seu pino 54 serve de órgão de fixação 40 da segunda secção 51. O mesmo é susceptível de ser 7 ΕΡ 1 943 917/ΡΤ articulado de uma primeira posição elevada, na qual a segunda secção 21 pode ser introduzida no espaço 55 (Fig. 3) entre a tampa 51 e o cursor 26, para uma segunda posição rebatida, na qual a segunda secção 21 é mantida e bloqueada no cursor 26.
Um impulsor 57 que constitui os meios de accionamento 50 está montado numa perfuração 58 da tampa 51. O mesmo coopera, na posição rebatida da tampa 51, com a parte 47 da lingueta 36 para afastar e fazer sair a extremidade 39 desta lingueta dos entalhes 41, 42 do ressalto 38 contra o efeito da pequena barra elástica 43. Deve ser notado que o ressalto 38 apresenta duas porções externas 60, 61 que cooperam com a lingueta 36 para delimitarem a amplitude máxima do deslocamento do cursor 26 no elemento desdobrável. Esta amplitude máxima está tipicamente compreendida entre 2 mm e 20 mm, vantajosamente, entre 4 mm e 10 mm e, de preferência, entre 5 e 7 mm. Mesmo quando se acciona o impulsor 57 para mover de modo articulado a lingueta, esta última encosta-se contra as porções externas 60, 61. O deslocamento do cursor é, por conseguinte, precisamente determinado e o cursor não pode ser removido do elemento desdobrável 12 sem desmontar a lingueta. O fecho está ainda munido de um mecanismo de retenção 65 do elemento desdobrável 12 contra o elemento de base 11. Este mecanismo compreende um botão com a forma de uma porca 66, montada com uma anilha elástica 67 e com um parafuso 68 montados no elemento desdobrável 12.
Este botão 65 pode ser introduzido com atrito numa perfuração 69, prevista no elemento de base 11. Deve ser bem entendido que o botão 65 poderia igualmente estar montado no elemento de base, para cooperar com uma perfuração praticada no elemento desdobrável. O segundo modo de execução, ilustrado nas Figs. 11 a 13 apresenta um mecanismo de regulação 25 e meios de accionamento 50 idênticos ao primeiro modo de execução. Os elementos idênticos ou semelhantes estão indicados por números de referência idênticos. A descrição do primeiro modo de execução é, por conseguinte, igualmente válida para este segundo modo de execução no que se refere aos elementos 8 ΕΡ 1 943 917/ΡΤ idênticos ou semelhantes. 0 segundo modo de execução diferencia-se do primeiro modo de execução devido ao facto de que o mesmo apresenta dois elemento desdobráveis 12a e 12b, articulados no elemento de base 11a ao longo de dois eixos de articulação 14a e 14b. A segunda secção 19 não está, por conseguinte, directamente fixa ao elemento de base, mas ligada a este último por intermédio de um segundo elemento desdobrável 12b.
Este último leva um estribo 75, montado de modo articulado, graças a uma pequena barra 76, dentro de um tubo 77, soldado ao segundo elemento desdobrável 12b. A segunda secção 19 da pulseira está montada no estribo 75, graças a uma pequena barra 78. 0 fecho pode ser assim aberto basculando os dois elementos dobráveis 12a e 12b. A regulação do comprimento da pulseira é efectuada como descrito anteriormente, deslocando o cursor 26 no elemento desdobrável 12a após ter accionado o impulsor 57. 0 terceiro modo de execução, mostrado nas Figs. 14 a 16 apresenta um mecanismo de regulação 25 e meios de accionamento 50, semelhantes ao primeiro modo de execução. Os elementos idênticos ou semelhantes são, por conseguinte, indicados por números de referência idênticos. A descrição do primeiro modo de execução é, por conseguinte, igualmente válida para este terceiro modo de execução, no que diz respeito aos elementos idênticos ou semelhantes. O terceiro modo de execução diferencia-se do primeiro modo de execução devido ao facto do mecanismo de regulação 25 não estar integrado directamente no elemento desdobrável, mas fixo a este último graças a órgãos de montagem 80. O grampo basculante 10c é constituído por um elemento de base 11 e um elemento desdobrável 12c, articulados ente si graças a uma articulação 14, que liga as primeiras extremidades 15, 16. 9 ΕΡ 1 943 917/ΡΤ A segunda extremidade 17 do elemento de base está ligada pelo pino 18 e pela flange de fixação 20 à primeira secção da pulseira. A segunda secção da pulseira está ligada à segunda extremidade 22 do elemento desdobrável 12 por intermédio do mecanismo de regulação 25, montado na segunda extremidade 22, graças aos referidos órgãos de montagem 80. O grampo basculante pode, por conseguinte, consistir num grampo desdobrável convencional, existente anteriormente, ao qual foi junto um mecanismo de regulação 25.
Este último inclui igualmente um suporte com a forma de uma pequena placa alongada 27c, ao longo da direcção longitudinal 29, munida de calhas laterais 30, 31, destinadas a cooperar com formas correspondentes 32, 33, previstas nos bordos laterais do cursor 26 e constituídas pelos bordos em U. 0 cursor móvel 26 leva igualmente uma lingueta 36, que coopera com o ressalto 38 e em que os seus dois entalhes 41, 42 definem a posição encurtada (Fig. 15) e a posição alongada (Fig. 16).
Uma pequena barra elástica 43, alojada num orifício cego do cursor, actua na lingueta para pressionar a mesma contra o ressalto 38. O órgão de fixação 40 da segunda secção da pulseira compreende igualmente a tampa 51, montada de modo articulado no cursor 26 e que leva o pino de retenção 54. O impulsor 57, que constitui os meios de accionamento 50, está montado na tampa 51 e coopera, na posição rebatida do mesmo, com a lingueta 36. O fecho compreende igualmente um mecanismo de retenção 65 com uma porca 66, que coopera com uma com um orifício 69 para reter o elemento desdobrável 12c no elemento de base 11.
Os órgãos de montagem 80 permitem ligar a pequena placa alongada 27c de modo articulado ao elemento desdobrável 12c, 10 ΕΡ 1 943 917/ΡΤ e incluem um estribo 81 solidário à pequena placa alongada 27a e que coopera com uma pequena barra elástica 82, alojada num tubo 83, soldado ao elemento desdobrável 12c na sua segunda extremidade 22. Graças a esta construção que inclui os órgãos de montagem 80 para ligar o mecanismo de regulação 25 a um grampo desdobrável, é possível integrar um mecanismo de regulação com grampos desdobráveis convencionais sem modificações das peças.
Assim, no caso dos três modos de execução, é possível, por meio de uma simples pressão no impulsor 57 alongar ou encurtar imediatamente a pulseira. É possível, por conseguinte, adaptar facilmente o comprimento da pulseira a diferentes condições exteriores, por exemplo, a posição encurtada permite que retenção firme da pulseira e do relógio para efectuar actividades desportivas e a posição alongada assegura um aumento conforto acrescido em repouso.
Deve ser bem entendido que os modos de execução descritos acima não apresentam qualquer carácter limitativo e os mesmos podem receber todas as modificações desejáveis dentro do âmbito tal como definido pela reivindicação 1. Em particular, o mecanismo de regulação 25 poderá ser previsto para mais do que duas posições, por exemplo, 3 a 5 posições, munindo o ressalto 38 de vários entalhes.
Os meios de accionamento 50 poderão ser diferentes, por exemplo, constituídos por uma corrediça, em vez de um impulsor. O órgão de fixação 40, que permite fixar a segunda secção ao cursor, poderá ser constituído por qualquer outro órgão diferente da tampa articulada 51, por exemplo, por um elemento de aperto, tal como uma pinça de retenção. 0 mecanismo de retenção 65 do elemento desdobrável poderá apresentar uma qualquer construção diferente, por exemplo, a de um gancho de retenção.
Os órgãos de montagem 80 poderão ser de uma natureza diferente. 0 estribo 81 poderá estar solidário ao elemento desdobrável 12a, e cooperar com uma pequena barra elástica 11 ΕΡ 1 943 917/ΡΤ que faz parte da pequena placa 27c. 0 mecanismo de regulação 25, em vez de estar ligado ao elemento desdobrável 12, 12c poderá ser ligado ao elemento de base 11. 0 fecho para pulseira está tipicamente adaptado para a uma utilização em ligação com relógios, mas o mesmo poderá igualmente ser utilizado com qualquer outro objecto ou um instrumento de pulso, tal como um altímetro, um computador de mergulho, um GPS, uma pulseira de bijuteria, etc.
Lisboa, 2013-07-08

Claims (14)

  1. ΕΡ 1 943 917/ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Fecho de grampo basculante (10) para pulseira que inclui um primeiro elemento (11) e, pelo menos, um segundo elemento (12), articulados entre si, cada um por uma primeira extremidade (15, 16), em que uma segunda extremidade (17) do primeiro elemento (11) está disposta para ser ligada a uma primeira secção (19) da pulseira, enquanto uma segunda extremidade (22) do segundo elemento (12) se destina a ser ligada a uma segunda secção (21) da pulseira, em que o fecho inclui um mecanismo de regulação (25) , disposto de modo a permitir a regulação do comprimento da pulseira em, pelo menos, duas posições, caracterizado por o mecanismo de regulação (25) compreender um suporte (27, 27c), ligado ao segundo elemento (12) e um cursor móvel (26), montado de modo deslizante no suporte (27, 27c), graças a, pelo menos, uma calha (30, 31), prevista no suporte (27, 27c), em que o cursor móvel (26) leva uma lingueta (36), pressionada elasticamente contra uma parte (37) do suporte (27, 27c), o qual está conformado para determinar, pelo menos, uma posição encurtada e uma posição alongada do fecho e da pulseira, em que os meios de accionamento (50) estão previstos para actuarem na lingueta (36), a fim de desengatar a lingueta da referida parte (37) para permitir o deslocamento do cursor (26) na calha (30, 31), em que o cursor (26) está munido de um órgão de fixação (40), que permite fixar a segunda secção (21) ao cursor.
  2. 2 - Fecho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida parte (37) deste suporte (27, 27c) compreende um ressalto (38) contra o qual uma extremidade (39) da lingueta (36) é pressionada e ao longo do qual esta extremidade (39) da lingueta desliza, em que este ressalto (38) inclui, pelo menos, dois entalhes (41, 42), com os quais a lingueta (36) coopera para determinar a posição encurtada e a posição alongada do fecho.
  3. 3 - Fecho de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o ressalto (38) apresentar duas porções externas (60, 61), que cooperam com a lingueta (36) para delimitarem a amplitude máxima do deslocamento do cursor (26) no suporte (27, 27c). ΕΡ 1 943 917/ΡΤ 2/3
  4. 4 - Fecho de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o órgão de fixação (40) da segunda secção (21) no cursor (26) ser constituída por uma tampa (51), montada de modo articulado no cursor (26), graças a um eixo de articulação (52), e que inclui na sua face virada para o cursor (26), um pino de retenção (54), destinado a cooperar com, pelo menos, um orifício previsto na segunda secção (21).
  5. 5 - Fecho de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a tampa (51) ser susceptível de ser movida de modo articulado de uma primeira posição elevada para uma segunda posição rebatida, na qual a segunda secção (21) é mantida no cursor (26), em que a tampa (51) está munida com um impulsor (57) que constitui os referidos meios de accionamento (50) e disposto de modo a cooperar com uma porção (47) da lingueta (36) na posição rebatida da tampa (51) para afastar e fazer sair a extremidade (39) da lingueta dos entalhes (41, 42) contra o efeito de um elemento elástico de retenção (43).
  6. 6 - Fecho de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o suporte ser constituído por uma pequena placa (27, 27c), que apresenta nos seus dois bordos laterais as calhas laterais (30, 31), destinadas a cooperarem com formas correspondentes (32, 33), previstas nos bordos laterais do cursor (26), em que o ressalto (38) é formado numa (31) das calhas laterais.
  7. 7 - Fecho de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a lingueta (36) estar montada de modo articulado no cursor (26), graças a uma haste de articulação (45), sensivelmente perpendicular à pequena placa (27, 27c) numa ranhura (46), prevista num dos bordos laterais do cursor (26), em que uma pequena barra elástica (43) está alojada num orifício cego (44) do cursor e disposta para actuar na lingueta (36) para servir de órgão elástico de chamada.
  8. 8 - Fecho de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o eixo de articulação da tampa ser constituído por uma pequena barra elástica (52), montada num tubo (53) fixo ao cursor (26). ΕΡ 1 943 917/ΡΤ 3/3
  9. 9 - Fecho de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a pequena placa (27) estar solidária ou formar uma única peça com o segundo elemento (12).
  10. 10 - Fecho de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a placa (27c) estar montada no segundo elemento (12) por meio de órgãos de montagem (80).
  11. 11 - Fecho de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por os órgãos de montagem (80) serem do tipo articulado e incluírem um estribo (81), que coopera com uma pequena barra elástica (82).
  12. 12 - Fecho de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o primeiro elemento ser constituído por um elemento de base (11) e o segundo elemento ser formado por, pelo menos, um elemento desdobrável (12).
  13. 13 - Fecho de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o entalhe (42) que determina a posição alongada ser conformado de modo que o cursor (26) é deslocado livremente para a posição encurtada, quando o primeiro e segundo elemento (11, 12) estão numa posição basculada.
  14. 14 - Fecho de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender um mecanismo de retenção (65) do segundo elemento (12) no primeiro elemento (11) , em que este mecanismo inclui um botão (66), montado num (12) dos elementos e destinado a ser introduzido com atrito numa perfuração (69), prevista no outro elemento (11). Lisboa, 2013-07-08
PT07023826T 2007-01-10 2007-12-10 Fecho de grampo basculante para pulseira PT1943917E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH192007 2007-01-10

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1943917E true PT1943917E (pt) 2013-07-15

Family

ID=39301253

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07023826T PT1943917E (pt) 2007-01-10 2007-12-10 Fecho de grampo basculante para pulseira

Country Status (2)

Country Link
EP (1) EP1943917B1 (pt)
PT (1) PT1943917E (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH702061A1 (fr) 2009-10-26 2011-04-29 Thi Technologies Horlogeres Ind S A Fermoir extensible pour bracelet.
CH704335B1 (fr) 2011-01-13 2015-06-30 Thi Technologies Horlogères Ind S A Fermoir extensible pour bracelet notamment d'une montre.
CH705149B1 (fr) * 2011-06-30 2016-02-29 Thi Technologies Horlogères Ind S A Fermoir extensible pour bracelet notamment d'une montre.
EP2997847B1 (fr) * 2014-09-19 2018-04-18 Omega SA Fermoir pour bracelet ou ceinture
EP3085265B1 (fr) 2015-04-23 2020-12-30 Omega SA Fermoir pour bracelet
EP3170420B1 (fr) * 2015-11-20 2020-01-01 Dexel S.A. Fermoir pour bracelet comportant un dispositif de réglage de longueur du bracelet
FR3093897A1 (fr) 2019-03-20 2020-09-25 Michel Gigoux Boucle déployante avec longerons rigides parallèles
FR3094873A1 (fr) 2019-04-09 2020-10-16 Michel Gigoux mini boucle déployante avec longerons rigides

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5927577A (en) * 1997-05-16 1999-07-27 E. Gluck Corporation Foldover buckle extender
JPH11206426A (ja) * 1998-01-07 1999-08-03 Masaaki Hidaka 二ツ折れ型中留
US6944916B2 (en) * 2001-03-19 2005-09-20 Citizen Watch Co., Ltd. Length adjustment device of band-shaped ornament

Also Published As

Publication number Publication date
EP1943917B1 (fr) 2013-04-17
EP1943917A2 (fr) 2008-07-16
EP1943917A3 (fr) 2012-08-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1943917E (pt) Fecho de grampo basculante para pulseira
US7571519B2 (en) Device for setting the length of a bracelet, bracelet provided with such a device and watch fitted with such a bracelet
US7591581B2 (en) Watch case including a strap clasp
ES2305919T3 (es) Dispositivo de fijacion de una correa intercambiable en un reloj.
JP4292535B2 (ja) 長さ調節可能な支柱を備えた可動域蝶番を有する整形外科ギプス
US6397476B1 (en) Opening and closing assisting mechanism for a folding knife
CN108697211B (zh) 包括用于调节环带长度的设备的环带卡扣
US7162281B2 (en) Mobile phone holder
TWI440449B (zh) 具頸圈之頸胸輔具
JP6975218B2 (ja) 調整可能なバンド中留
CN108991661B (zh) 链扣钩
JP2007521892A (ja) ブレスレット用の調節可能な留め金装置
JP2016202899A (ja) 締め輪クラスプ
JPH05333293A (ja) 折畳み眼鏡
BRPI0807150A2 (pt) Óculos com hastes largas
JP7078598B2 (ja) 調整可能なバンド中留
JP3657882B2 (ja) ブレスレットの留め具
US11013300B2 (en) Connecting device for bracelet
US7794139B2 (en) Wristwatch with an unfolding case
US8613127B2 (en) Device for securing a strap or bracelet
US4564982A (en) Clasp for a bracelet or the like
KR102648453B1 (ko) 팔찌 또는 벨트용 걸쇠
US5077866A (en) Belt fastener
JP3101567U (ja) ベルトのバックル
JP2017131441A (ja) バンド、美錠付き時計バンドおよび時計