PT1571994E - Instrumento urológico para avaliar fluxo de urina - Google Patents
Instrumento urológico para avaliar fluxo de urina Download PDFInfo
- Publication number
- PT1571994E PT1571994E PT03782982T PT03782982T PT1571994E PT 1571994 E PT1571994 E PT 1571994E PT 03782982 T PT03782982 T PT 03782982T PT 03782982 T PT03782982 T PT 03782982T PT 1571994 E PT1571994 E PT 1571994E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- instrument
- urine
- flow
- urological
- indicator means
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61B—DIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
- A61B5/00—Measuring for diagnostic purposes; Identification of persons
- A61B5/20—Measuring for diagnostic purposes; Identification of persons for measuring urological functions restricted to the evaluation of the urinary system
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61B—DIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
- A61B5/00—Measuring for diagnostic purposes; Identification of persons
- A61B5/20—Measuring for diagnostic purposes; Identification of persons for measuring urological functions restricted to the evaluation of the urinary system
- A61B5/207—Sensing devices adapted to collect urine
- A61B5/208—Sensing devices adapted to collect urine adapted to determine urine quantity, e.g. flow, volume
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Surgery (AREA)
- Urology & Nephrology (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- Biophysics (AREA)
- Pathology (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Heart & Thoracic Surgery (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Molecular Biology (AREA)
- Physiology (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- Medical Informatics (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Investigating Or Analysing Biological Materials (AREA)
- Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)
- Investigating Or Analysing Materials By Optical Means (AREA)
- External Artificial Organs (AREA)
- Measuring Pulse, Heart Rate, Blood Pressure Or Blood Flow (AREA)
- Measuring And Recording Apparatus For Diagnosis (AREA)
- Sampling And Sample Adjustment (AREA)
Description
DESCRIÇÃO "INSTRUMENTO UROLÓGICO PARA AVALIAR FLUXO DE URINA" A invenção refere-se a um instrumento urológico para avaliar um fluxo de urina, compreendendo um elemento de recepção para receber o fluxo de urina e compreendendo um meio indicador de fluxo para avaliar, pelo menos, uma magnitude do fluxo de urina, no qual, pelo menos num estado pronto a utilizar, o elemento de recepção está em comunicação liquida aberta, através de um guia de urina, com uma entrada do meio indicador. A magnitude do fluxo de urina significa, neste caso, a força ou velocidade possivelmente variável com a qual o fluxo de urina entra no instrumento.
Um instrumento deste tipo é conhecido da patente Holandesa NL-A-1015080. Este instrumento conhecido é corporalizado por um elemento de recepção do tipo funil ao qual o guia de urina está ligado. Este guia de urina pode ter uma abertura de descarga no seu lado inferior. 0 meio indicador de fluxo é formado neste dispositivo conhecido por uma parede lateral do guia que está dotada com várias aberturas de descarga distribuídas regularmente. A descarga por estas aberturas é representativa do caudal do fluxo de urina admitido.
Um inconveniente é que a utilidade prática do instrumento conhecido num ambiente hospitalar moderno ou no ambiente do doente individual não está em pé de igualdade com a simplicidade do instrumento conhecido e com o baixo custo a que este último pode ser fabricado. Um outro inconveniente do instrumento 1 conhecido é que só proporciona uma medição da magnitude do fluxo de urina e não dá qualquer informação acerca de outros parâmetros medicamente relevantes, tais como, por exemplo, a quantidade total do fluxo de urina admitido.
Outro instrumento urológico do tipo descrito no parágrafo de abertura é conhecido da patente dos Estados Unidos n° US 3871231. Embora este instrumento possa ser utilizado para avaliar a magnitude do fluxo de urina e a quantidade total, tem o inconveniente de não ser cómodo em termos de utilização pelo doente individual fora de um ambiente hospitalar. A patente do Reino Unido n° GB 2109117 descreve um instrumento urológico que é corporalizado como um elemento de recepção tipo funil compreendendo um meio indicador de fluxo. Este documento, no entanto, não divulga um instrumento com um elemento de recepção que está ligado ao meio indicador de fluxo através de um guia de urina. A invenção tem como objectivo, entre outros, proporcionar um instrumento urológico cuja utilização é cómoda e pode ser facilmente transportado por um utilizador sendo praticamente despercebido.
Num primeiro aspecto da invenção, o instrumento urológico é caracterizado, para esta finalidade, por o elemento de recepção ser relativamente compacto num estado de armazenamento e expandido num estado pronto a utilizar no qual o elemento de recepção é aberto, pelo menos num lado e compreende uma cavidade para ai receber o fluxo de urina, por o elemento de recepção ser concebido e adaptado para passar, manualmente, do estado de 2 armazenamento para o estado pronto a utilizar, por o instrumento ser corporalizado como um artigo descartável que é formado, substancialmente, por material flexível, por o instrumento estar numa posição dobrada no estado de armazenamento, estando componentes do instrumento reciprocamente dobrados uns sobre os outros e por o instrumento estar numa posição endireitada no estado pronto a utilizar, ficando os referidos componentes do instrumento, pelo menos substancialmente, alinhados uns com os outros. No estado de armazenamento, o instrumento pode, assim, ser relativamente compacto e cómodo, no seu todo, de modo a poder ser facilmente transportado por um utilizador e mantido em stock. De modo a ser utilizado, o instrumento pode passar, de um modo relativamente fácil e manual, para um estado pronto a utilizar, pela expansão de, pelo menos, o elemento de recepção. Depois, presente no mesmo, existe uma cavidade aberta em, pelo menos, um lado para aí receber o fluxo de urina.
Numa primeira forma de realização preferida, o instrumento de acordo com a invenção é caracterizado por um dispositivo de recolha ser aí proporcionado, o qual, pelo menos durante o funcionamento, está em comunicação aberta com uma saída do meio indicador de fluxo, por o dispositivo de recolha estar dotado com um elemento de fecho, normalmente na posição fechada e por o dispositivo de recolha ser expansível desde um estado de armazenamento relativamente compacto até uma posição expandida de utilização. Devido à presença do dispositivo de recolha, o instrumento também pode ser aplicado em situações nas quais um sistema de esgotos ou outro dreno não se encontra imediatamente disponível. Ao accionar-se o elemento de fecho, o dispositivo de recolha pode ser esvaziado subsequentemente num momento apropriado ou local adequado. Dado que o dispositivo de recolha é expansível, a comodidade de utilização e capacidade de 3 compactação acima mencionadas do instrumento não são adversamente influenciadas, ou quase nada, pelo menos no estado de armazenamento. Uma outra forma de realização particular deste instrumento tem a caracteristica de acordo com a invenção segundo a qual o dispositivo de recolha compreende um saco de recolha. Verificou-se que era possível, na prática, integrar esse saco de recolha no instrumento de um modo excepcionalmente simples sem atenuar a capacidade de compactação do dispositivo no estado de armazenamento. Durante a utilização, o saco expande-se à medida que se vai enchendo com urina.
Uma outra forma de realização preferida do instrumento tem a caracteristica de acordo com a invenção segundo a qual o dispositivo de recolha está dotado com um meio indicador de volume para um volume de urina aí recebido. Não só se pode medir, deste modo e facilmente, o caudal e magnitude do fluxo de urina, como também é possível medir a quantidade de urina servindo como base para a medição a ser efectuada com o instrumento. Após medição desta quantidade do fluxo de urina, a urina recolhida pode ser eliminada do dispositivo de recolha pelo accionamento do elemento de fecho.
Numa forma de realização específica, o instrumento de acordo com a invenção tem a característica de se ligar ao guia de urina, numa extremidade oposta ao elemento de recepção, um saco de recolha para a urina que está dotado com um elemento de fecho, normalmente na posição fechada e, em que o saco de recolha está dotado com um segundo meio indicador para a quantidade do fluxo de urina. 0 instrumento urológico de acordo com a invenção pode, aqui, ser adequadamente corporalizado de modo a que no estado de 4 armazenamento, pelo menos, um de entre o elemento de recepção e o dispositivo de recolha cubra o guia de urina num lado do meio indicador de fluxo. 0 instrumento de acordo com a invenção pode ser produzido em grande escala de um modo relativamente económico. Uma forma de realização particularmente prática do instrumento de acordo com a invenção tem, para esta finalidade, a caracteristica de o material flexível compreender, pelo menos, duas folhas metálicas unidas hermeticamente uma à outra numa superfície de contacto mútua, ao mesmo tempo que formam, parcialmente, um ou mais componentes do instrumento. Ao colar ou vedar duas folhas metálicas separadas, por exemplo localmente, uma à outra, um ou mais dos componentes do instrumento podem ser simultaneamente formados a partir disso na mesma etapa de processamento. No que se refere a estes componentes, uma outra forma de realização do instrumento refere-se, mais particularmente, a um ou mais dos componentes incluindo o elemento de recepção, o guia de urina, o meio indicador de fluxo e o dispositivo de recolha.
Numa outra forma de realização particular, o dispositivo de acordo com a invenção tem a caracteristica de o meio indicador de fluxo compreender um dispositivo de medição distinto encerrado entre as duas folhas metálicas. 0 dispositivo de medição pode, assim, ser fabricado separadamente com a precisão desejada e, opcionalmente, calibrado. As partes menos críticas do dispositivo, tais como o elemento de recepção, o guia de urina e, opcionalmente, o dispositivo de recolha, podem, depois, ser formadas directamente pelas duas folhas metálicas sem perda de precisão. 5
De modo a poder garantir medições fiáveis e reprodutíveis, uma outra forma de realização preferida do instrumento de acordo com a invenção tem a característica deste estar dotado com um vedante irreparável e quebrável para manter o instrumento no estado de armazenamento e de, só depois de o vedante quebrável ser partido, é que o instrumento pode passar para o estado pronto a utilizar.
Particularmente quando o instrumento é utilizado na situação doméstica, i. e., pelo próprio utilizador, a qualidade da medição mantém-se ou cai com a disciplina com a qual os dados de medição obtidos são registados e recolhidos. Tendo isto em consideração, uma outra forma de realização preferida do instrumento de acordo com a invenção tem a característica de um meio de registo estar disposto num seu lado externo para registo manual de um ou mais valores indicadores determinados com o instrumento. Mais particularmente, este instrumento tem a característica de o meio de registo compreender uma etiqueta amovível auto-adesiva. Os valores medidos obtidos podem, neste caso, ser registados de um modo simples no próprio dispositivo. A análise e diagnóstico finais irão, normalmente, ser deixados para um médico. Este último obtém os dados de medição na forma de uma ou mais etiquetas assim completadas. Na forma de realização auto-adesiva mencionada, isto é possível de um modo muito prático pela separação da etiqueta auto-adesiva do instrumento e pela afixação da mesma num local reservado para essa finalidade, por exemplo, num registo a conservar.
Uma outra forma de realização particular do instrumento tem a característica de acordo com a invenção de a etiqueta estar disposta na posição do meio indicador de fluxo e deixar uma janela transparente na posição de uma área de visualização do 6 meio indicador de fluxo. A etiqueta também pode, assim, servir como um enquadramento opcionalmente informativo do meio indicador de fluxo.
Uma indicação da composição química do fluxo de urina também pode ser desejável nalguns casos para além de, ou em vez dos, um ou mais, dados de medição acima mencionados. De modo a também proporcionar isto, uma outra forma de realização preferida do instrumento de acordo com a invenção tem a característica de se proporcionar um meio indicador de urina, pelo menos localmente, numa trajectória de urina através do instrumento de modo a determinar, pelo menos, um componente da composição do fluxo de urina e, mais particularmente, de o meio indicador de urina compreender um suporte flexível, em particular papel, que está dotado com uma substância indicadora adequada. Este meio indicador está, per se, disponível a um especialista na técnica e pode, assim, ser integrado de um modo simples no instrumento de acordo com a invenção. Numa forma de realização mais específica, isto implica a determinação de um ou mais componentes de urina de entre um grupo de glicose, bilirrubina, cetonas, sangue, proteínas, urobilinogénio, nitritos, leucócitos e ácidos.
Considerando o diagnóstico final a fazer, também é desejável, nalguns casos, ter informação disponível acerca do tempo total de micção do doente. De modo a proporcionar isto, uma outra forma de realização preferida do instrumento de acordo com a invenção tem a caracterí st ica de proporcionar um meio indicador de duração temporal no mesmo para determinar uma duração temporal do fluxo de urina. Numa forma de realização particular, o instrumento de acordo com a invenção é aqui caracterizado por o meio indicador de duração temporal 7 compreender um reservatório que, pelo menos durante a utilização, está em comunicação aberta, por meio de uma abertura de passagem definida, com o fluxo de urina e por o reservatório estar dotado com um meio indicador de volume para um volume de urina ai recebido. A abertura de passagem definida permite a passagem de uma quantidade mais ou menos fixa de urina por unidade de tempo. 0 volume total recebido no reservatório é, por conseguinte, uma medida da duração temporal da comunicação liquida com o fluxo de urina, i. e., a duração da micção. Numa outra forma de realização particular, o instrumento de acordo com a invenção tem, neste caso, a característica de a abertura de passagem estar situada, pelo menos, junto de uma entrada do meio indicador de fluxo. Esta forma de realização é, neste caso, baseada na dedução de que, entre outras partes, a saída do meio indicador de fluxo irá ser continuamente alimentada com o fluxo de urina durante a utilização. A invenção será ainda explicada em seguida fazendo-se referência a várias formas de realização exemplificativas e a um desenho associado. No desenho: figura 1 mostra o instrumento urológico de acordo com a invenção na posição de armazenamento, figura 2 mostra, visto de frente, o instrumento urológico de acordo com a invenção no estado pronto a utilizar, figura 3 mostra, visto por trás, o instrumento urológico de acordo com a invenção no estado pronto a utilizar, e 8 figura 4 mostra uma parte de uma segunda forma de realização de um instrumento de acordo com a invenção tendo um meio indicador de duração temporal integrado no mesmo.
As figuras são, aqui, meramente esquemáticas e, em qualquer caso, nem sempre desenhadas à mesma escala. Algumas dimensões, em particular, podem ser exageradas em menor ou maior medida, com o intuito de serem mais claras. Partes correspondentes são designadas, tanto quanto possível, nas figuras com o mesmo algarismo de referência.
No que se refere à figura 1, uma forma de realização exemplificativa do instrumento 1 urológico de acordo com a invenção é mostrado num estado de armazenamento, em que partes diferentes do instrumento estão dobradas de um modo relativamente compacto. 0 instrumento 1 está dotado com um vedante irreparável e quebrável na forma de uma tira 2 de abertura que, em conjunto com duas peças 21, 22 laterais dispostas em ambos os lados, mantêm o conjunto do artigo unido.
Após remoção desta tira 2 de abertura, o instrumento 1 urológico pode passar para o estado pronto a utilizar quando se desdobram as partes, como mostrado ao utilizador pelas instruções 3 e 4 gráficas, denominadas pictóricas, preparadas para esta finalidade. 0 estado pronto a utilizar é ainda mostrado nas figuras 2 e 3. 0 que se mostra nestas figuras é que, após o instrumento 1 passar do estado de armazenamento dobrado, mostrado na figura 1, para o estado desdobrado pronto a utilizar, os seus diferentes componentes ficam mutuamente alinhados. 0 instrumento aqui mostrado é corporalizado como um artigo descartável formado, praticamente na totalidade, por material 9 flexível. Para fabricar o instrumento utilizam-se, neste caso, duas folhas 11, 12 metálicas de forma idêntica que são colocadas em contacto uma com a outra ao mesmo tempo que envolvem uma borda ou inserção 15 de reforço em cartão, plástico ou outro material adequado relativamente rígido e resiliente. As folhas metálicas são, neste caso, unidas hermeticamente uma à outra na sua superfície de contacto, vedando-as com uma temperatura e pressão aumentadas de acordo com um padrão de vedação definido, padrão esse que define um elemento 5 de recepção, um guia 6 de urina, um meio 7 indicador de fluxo e um dispositivo 8 de recolha entre as duas folhas metálicas.
Para poder executar a sua função de medição, o instrumento 1 compreende um elemento 5 de recepção no topo, para receber o fluxo de urina, no qual se tem que efectuar uma medição de magnitude do caudal e uma medição de quantidade. No estado de armazenamento, o elemento 5 de recepção é relativamente achatado e dobrado em conjunto com os outros componentes para formar uma embalagem compacta. A parte 51 de reforço, disposta na posição do elemento de recepção, compreende dois pontos 52 de pressão com os quais o elemento de recepção pode ser aberto para o estado pronto a utilizar, ao exercer-se, manualmente, uma pressão apropriada sobre os mesmos. Nesta situação, o elemento 5 de recepção compreende uma cavidade que está aberta num lado de topo para aí receber o fluxo de urina.
Este elemento 5 de recepção adopta uma forma aberta no lado inferior e desemboca num guia 6 de urina que está dotado com o meio 7 indicador de fluxo que é mostrado na figura 2 e serve para permitir a avaliação de uma magnitude do fluxo de urina. 0 meio 7 indicador de fluxo compreende várias aberturas de descarga e canais 71...77 laterais de guia 6 de urina que foram 10 definidos no padrão de vedação das duas folhas metálicas. Por meio de uma parte do guia 6 de urina, uma entrada 78 do dispositivo 7 de medição está em comunicação aberta com o lado inferior aberto do elemento 5 de recepção de modo a recolher o fluxo de urina recebido, enquanto o fluxo de urina pode deixar o dispositivo de medição por uma saída 79.
Por meio do guia 6 de urina, o fluxo de urina percorre o dispositivo de medição por meio de uma ou mais aberturas de descarga e canais 71...77 laterais para a respectiva saída 79. Como mostrado pela figura, as aberturas 71...77 de descarga dispostas na parede lateral do guia de urina estão dispostas a alturas mutuamente diferentes, como visto desde um fundo 37. Quanto maior, i. e., mais forte, for a magnitude do fluxo de urina, maior será a coluna de urina existente na posição do dispositivo de medição no guia 6 de urina, para que, como visto desde o fundo, a urina possa deixar o dispositivo por meio de mais aberturas de descarga e canais 71...77 laterais. Estes canais 71...77 sobem com uma ligeira inclinação, como visto na direcção de escoamento, para impedir a possibilidade de o fluxo de urina se escoar prematuramente através dos mesmos, o que iria, caso contrário, afectar adversamente o resultado de medição. Não mostrado em pormenor, mas totalmente claro para o especialista na técnica, é o facto das aberturas 71...77 de descarga colocadas na parede lateral poderem estar dotadas com, por exemplo, um papel indicador ou outro meio de registo, tal como um sistema flutuante ou um circuito de registo electrónico, de modo a fazer com que a descarga de urina através das mesmas seja, se desejado, mais facilmente visível. 0 número de aberturas de descarga através das quais o fluxo é, assim, escoado é uma medida da magnitude do fluxo de urina recebido. 11 A forma de realização mostrada compreende um instrumento 1 de acordo com a invenção numa forma relativamente simples, i. e., com aberturas 71...77 de descarga que têm, todas, o mesmo diâmetro e que estão, além disso, distribuídas com uma disposição regular no guia 6 de urina. É óbvio que se podem conceber diversas variantes disto para satisfazer requisitos práticos, i. e., de modo a, por exemplo, tornar o instrumento linear, em que a descarga desde uma abertura 71-77 de descarga mais elevada corresponde, em cada caso, a um aumento igual no caudal de entrada no instrumento 1. 0 instrumento 1 permite uma utilização simples na prática, ao colocar-se, por exemplo, o instrumento 1 obliquamente numa proveta de medição na qual a urina que transbordou por meio das aberturas 71-77 de descarga pode ser recolhida. Esta proveta de medição, em seguida, também proporciona uma medida da quantidade de urina libertada. No entanto, na presente forma de realização, utiliza-se uma forma de realização em que um dispositivo 9 de recolha dotado com um meio 10 indicador de volume já está incorporado no próprio instrumento. O dispositivo de recolha compreende, neste caso, um saco de recolha definido no padrão de vedação das duas folhas metálicas. O saco 8 de recolha liga-se ao guia 6 de urina na extremidade oposta ao elemento 5 de recepção para receber a urina com a qual ocorreu a medição (magnitude) do caudal supramencionado do fluxo de urina. No estado de armazenamento, o saco 8 de recolha está dobrado em conjunto com o resto do instrumento e, neste caso, cobre o guia de urina na posição do dispositivo 7 de medição. O saco 8 de recolha está, de um modo preferido, dotado, no seu lado inferior, com um elemento 9 de fecho que se encontra, normalmente, na posição fechada. O saco 8 de recolha pode ser esvaziado ao accionar este elemento 9 de fecho. 12 A figura 2 mostra, ainda, que o saco 8 de recolha está dotado, no seu lado frontal, com uma indicação 10 de medição de conteúdo que, assim, forma o meio indicador de volume para determinar a quantidade total do fluxo de urina. Num lado frontal do instrumento 1, situa-se um meio de registo na forma de uma etiqueta 30 amovível auto-adesiva na qual os valores 31, 32 medidos possíveis da medição de magnitude e medição de volume são pré-impressos. Os valores correctos respectivos são registados de um modo fiável ao marcar os valores na mesma. A etiqueta 31 pode ser facilmente separada, após utilização do instrumento, e ser colada num diário ou noutro suporte adequado de modo a disponibilizar a informação ao médico que está a tratar do caso. A etiqueta 30 também está dotada com uma janela 33 transparente na posição de uma área de visualização do meio 7 indicador de fluxo de modo a não afectar adversamente a sua legibilidade. A etiqueta, assim, também proporciona um enquadramento informativo desta área de visualização.
Da explicação anterior será aparente que o instrumento 1 é, de um modo preferido, corporalizado como um artigo 5 descartável, em que é vantajoso que seja formado, substancialmente, por material flexível. Isto proporciona a opção de, a partir do estado de armazenamento mostrado na figura 1, no qual o elemento 5 de recepção, o guia de urina e o saco 8 de recolha estão dobrados uns sobre os outros, o instrumento 1 urológico poder passar facilmente para o estado pronto a utilizar mostrado nas figuras 2 e 3, no qual estes componentes são colocados mutuamente alinhados. Considerando uma maior precisão de medição, possivelmente desejada, um dispositivo de medição distinto pode, se desejado, ser aplicado ao meio indicador de fluxo, em que pode ser utilizada, substancialmente, a mesma configuração. Este pode, em particular, ser um artigo 13 moldado por injecção ou um corpo fabricado de qualquer outro modo que pode ser produzido com um elevado grau de reprodutibilidade de acordo com tolerâncias dimensionais precisas. Este dispositivo de medição pode, depois, ser encerrado e vedado em conjunto com uma borda 51 de reforço entre as duas folhas metálicas durante o fabrico do instrumento 1. A figura 4 mostra uma parte relevante de uma segunda forma de realização exemplificativa do instrumento de acordo com a invenção que é, de outra forma, substancialmente a mesma que na primeira forma de realização. Neste caso, o instrumento também está dotado com um meio 80 indicador de duração temporal integrado no mesmo para determinar uma duração temporal do fluxo de urina. O meio 80 indicador de duração temporal compreende, neste caso, um reservatório 81 que, por meio de uma abertura 82 de passagem definida, está em comunicação aberta com o guia 6 de urina e com o fluxo de urina que o atravessa. O reservatório 81 e a abertura 82 de passagem são definidos pelo padrão de vedação das duas folhas metálicas a partir das quais se formou o instrumento, embora, de modo semelhante ao meio 7 indicador de fluxo, possam, se desejado, também ser corporalizados como um dispositivo distinto e ser encerrados entre as duas folhas metálicas com a finalidade de, por exemplo, obter uma maior precisão opcionalmente desejada. Um reservatório 85 tampão precedendo a abertura 82 de passagem garante uma medição de tempo ininterrupta no caso de um fluxo de urina brevemente instável. A abertura de passagem está situada perto da entrada 78 do meio 7 indicador de fluxo, i. e., perto da abertura de descarga do elemento de recepção, para que, durante o funcionamento do instrumento, o reservatório 81 esteja a ser continuamente 14 alimentado com o fluxo de urina. Durante todo o tempo de micção, esta abertura 82 de passagem definida permite a passagem de uma quantidade mais ou menos fixa de liquido por unidade de tempo, para que o volume total recolhido no reservatório seja uma medida da duração temporal do fluxo de urina e, por conseguinte, do tempo de micção. 0 reservatório 81 está dotado com uma indicação de medição adequada, por exemplo, na forma de uma marca apropriada. A conversão enunciada de volume para duração temporal pode, se desejado, ser já calculada no indicador 83 de medição para que a duração temporal possa ser lida directamente. Um canal 84 de ventilação garante que, durante o funcionamento, o ar possa escapar-se livremente para fora do reservatório 81 à medida que este é cheio com urina.
Lisboa, 28 de Janeiro de 2009 15
Claims (20)
- REIVINDICAÇÕES Instrumento (1) urológico para avaliar um fluxo de urina, compreendendo um elemento (5) de recepção para receber o fluxo de urina e compreendendo um meio (7) indicador de fluxo para avaliar, pelo menos, uma magnitude do fluxo de urina, no qual, pelo menos num estado pronto a utilizar, o elemento de recepção está em comunicação liquida aberta, através de um guia (6) de urina, com uma entrada do meio indicador, caracterizado por o elemento de recepção ser relativamente compacto num estado de armazenamento e expandido num estado pronto a utilizar no qual o elemento de recepção é aberto, pelo menos num lado e compreende uma cavidade para ai receber o fluxo de urina, por o elemento de recepção ser concebido e adaptado para passar, manualmente, do estado de armazenamento para o estado pronto a utilizar, por o instrumento ser corporalizado como um artigo descartável que é formado, substancialmente, por material flexível, por o instrumento estar numa posição dobrada no estado de armazenamento, estando componentes do instrumento reciprocamente dobrados uns sobre os outros e por o instrumento estar numa posição endireitada no estado pronto a utilizar, ficando os referidos componentes do instrumento, pelo menos substancialmente, alinhados uns com os outros.
- Instrumento (1) urológico como reivindicado na reivindicação 1, caracterizado por um dispositivo de recolha ser aí proporcionado, o qual, pelo menos durante o funcionamento, está em comunicação aberta com uma saída do 1 meio indicador de fluxo, por o dispositivo de recolha estar dotado com um elemento (9) de fecho, normalmente na posição fechada e por o dispositivo de recolha ser expansível desde um estado de armazenamento relativamente compacto até uma posição expandida de utilização.
- 3. Instrumento (1) urológico como reivindicado na reivindicação 2, caracterizado por o dispositivo de recolha compreender um saco de recolha.
- 4. Instrumento (1) urológico como reivindicado na reivindicação 2 ou 3, caracterizado por o dispositivo de recolha estar dotado com um meio (10) indicador de volume para um volume de urina aí recebido.
- 5. Instrumento (1) urológico como reivindicado numa ou mais das reivindicações anteriores, caracterizado por se ligar ao guia de urina, numa extremidade oposta ao elemento de recepção, um saco de recolha para a urina que está dotado com um elemento de fecho, normalmente na posição fechada, e em que o saco de recolha está dotado com um segundo meio indicador para a quantidade do fluxo de urina.
- 6. Instrumento (1) urológico como reivindicado numa ou mais das reivindicações 2-5, caracterizado por, no estado de armazenamento, pelo menos, um de entre o elemento (5) de recepção e o dispositivo (8) de recolha cobrir o guia (6) de urina num lado do meio (7) indicador de fluxo.
- 7. Instrumento urológico como reivindicado numa ou mais das reivindicações anteriores, caracterizado por o material flexível compreender, pelo menos, duas folhas metálicas 2 unidas hermeticamente uma à outra numa superfície de contacto mútua, ao mesmo tempo que formam, parcialmente, um ou mais componentes do instrumento.
- 8. Instrumento urológico como reivindicado na reivindicação 7, caracterizado por os componentes incluírem o elemento de recepção, o guia de urina, o meio indicador de fluxo e o dispositivo de recolha.
- 9. Instrumento urológico como reivindicado numa ou mais das reivindicações 7 e 8, caracterizado por o meio indicador de fluxo compreender um dispositivo de medição distinto encerrado entre as duas folhas metálicas.
- 10. Instrumento (1) urológico como reivindicado numa ou mais das reivindicações anteriores, caracterizado por estar dotado com um vedante (2) irreparável e quebrável para manter o instrumento no estado de armazenamento (fig. 1) e por, só depois de o vedante (2) quebrável ser partido, é que o instrumento pode passar para o estado pronto a utilizar (fig. 2, 3).
- 11. Instrumento urológico como reivindicado numa ou mais das reivindicações anteriores, caracterizado por o meio de registo estar disposto num seu lado externo para registo manual de um ou mais valores indicadores determinados com o instrumento.
- 12. Instrumento urológico como reivindicado na reivindicação 11, caracterizado por o meio de registo compreender uma etiqueta amovível auto-adesiva.
- 13. Instrumento urológico como reivindicado na reivindicação 12, caracterizado por a etiqueta estar disposta na posição 3 do meio indicador de fluxo e deixar uma janela transparente na posição de uma área de visualização do meio indicador de fluxo.
- 14. Instrumento urológico como reivindicado numa ou mais das reivindicações anteriores, caracterizado por se proporcionar um meio indicador de urina, pelo menos localmente, numa trajectória de urina através do instrumento de modo a determinar, pelo menos, um componente da composição do fluxo de urina.
- 15. Instrumento urológico como reivindicado na reivindicação 14, caracterizado por o meio indicador de urina compreender um suporte flexível, em particular papel, que está dotado com uma substância indicadora adequada.
- 16. Instrumento urológico como reivindicado na reivindicação 14 ou 15, caracterizado por o, pelo menos um, componente fazer parte de um grupo compreendendo glicose, bilirrubina, cetonas, sangue, proteínas, urobilinogénio, nitritos, leucócitos e ácidos.
- 17. Instrumento urológico como reivindicado numa ou mais das reivindicações anteriores, caracterizado por se proporcionar um meio indicador de duração temporal no mesmo para determinar uma duração temporal do fluxo de urina.
- 18. Instrumento urológico como reivindicado na reivindicação 17, caracterizado por o meio indicador de duração temporal compreender um reservatório que, pelo menos durante a utilização, está em comunicação aberta, por meio de uma abertura de passagem definida, com o fluxo de urina e por o 4 reservatório estar dotado com um meio (10) indicador de volume para um volume de urina aí recebido.
- 19. Instrumento urológico como reivindicado na reivindicação 18, caracterizado por a abertura de passagem estar situada, pelo menos, junto de uma entrada do meio indicador de fluxo.
- 20. Instrumento urológico como reivindicado numa ou mais das reivindicações 17-19, caracterizado por o meio indicador de duração temporal compreender um dispositivo de medição distinto que está encerrado entre as duas folhas metálicas. Lisboa, 28 de Janeiro de 2009 5
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
NL1022161A NL1022161C2 (nl) | 2002-12-13 | 2002-12-13 | Urologisch instrument voor het beoordelen van een urinestroom. |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1571994E true PT1571994E (pt) | 2009-02-10 |
Family
ID=32589147
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT03782982T PT1571994E (pt) | 2002-12-13 | 2003-12-15 | Instrumento urológico para avaliar fluxo de urina |
Country Status (16)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US7651468B2 (pt) |
EP (1) | EP1571994B1 (pt) |
JP (1) | JP4633470B2 (pt) |
KR (1) | KR20050084285A (pt) |
CN (1) | CN100421623C (pt) |
AT (1) | ATE412370T1 (pt) |
AU (1) | AU2003296051A1 (pt) |
CA (1) | CA2509595C (pt) |
DE (1) | DE60324459D1 (pt) |
DK (1) | DK1571994T3 (pt) |
ES (1) | ES2322348T3 (pt) |
HK (1) | HK1085619A1 (pt) |
NL (1) | NL1022161C2 (pt) |
PT (1) | PT1571994E (pt) |
RU (1) | RU2336817C2 (pt) |
WO (1) | WO2004054446A1 (pt) |
Families Citing this family (18)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN101803968B (zh) * | 2004-07-14 | 2012-10-03 | 科洛普拉斯特公司 | 紧缩袋 |
US7727206B2 (en) * | 2005-12-27 | 2010-06-01 | Gorres Geoffrey H | Device for monitoring a patient for a urinary tract infection |
CN101772793B (zh) * | 2008-03-21 | 2012-07-25 | 爱科来株式会社 | 医疗设备 |
NL2001691C2 (nl) * | 2008-06-16 | 2009-12-17 | Iq & Invest N V | Meetinrichting, urologisch instrument en opvanginrichting. |
US20100312203A1 (en) * | 2009-06-04 | 2010-12-09 | Colorado Catheter Company, Inc. | Tear Away Fluid Collection Container |
EP3038670B1 (en) | 2013-08-30 | 2020-10-07 | Hollister Incorporated | Device for trans anal irrigation |
WO2015184365A1 (en) | 2014-05-30 | 2015-12-03 | Hollister Incorporated | Flip open catheter package |
DK3166662T3 (da) | 2014-07-08 | 2023-07-24 | Hollister Inc | Transanal irrigationsplatform med sengemodul |
US10737013B2 (en) | 2014-07-08 | 2020-08-11 | Hollister Incorporated | Portable trans anal irrigation device |
WO2017185052A1 (en) | 2016-04-22 | 2017-10-26 | Hollister Incorporated | Medical device package with flip cap having a snap fit |
US11020561B2 (en) | 2016-04-22 | 2021-06-01 | Hollister Incorporated | Medical device package with a twist cap |
CA3030143C (en) | 2016-07-08 | 2023-02-28 | Hollister Incorporated | Wireless electronic pump design for a body cavity irrigation device |
US11369298B2 (en) * | 2016-09-13 | 2022-06-28 | Kesem Health Pty Ltd | System and a method for measurement of momentary urine flow and urine volume, and the analysis of urine flow properties |
WO2018111713A1 (en) | 2016-12-14 | 2018-06-21 | Hollister Incorporated | Transanal irrigation device and system |
WO2018156589A2 (en) | 2017-02-21 | 2018-08-30 | Hollister Incorporated | Medical device package with flip cap having a snap fit |
LT3700612T (lt) | 2017-10-25 | 2024-07-10 | Hollister Incorporated | Kateterių pakuočių dangteliai |
LT3720536T (lt) | 2017-12-08 | 2024-09-10 | Hollister Incorporated | Medicinos prietaiso pakuotė, skirta ergonominiam prietaiso išėmimui |
CN110226939A (zh) * | 2019-07-03 | 2019-09-13 | 深圳市龙华区中心医院 | 尿液精密计量装置及尿量监控系统 |
Family Cites Families (19)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2856932A (en) * | 1955-12-16 | 1958-10-21 | Dade Reagents Inc | Bag and tube |
US3831453A (en) * | 1972-02-10 | 1974-08-27 | Kendall & Co | Urine meter and collection receptacle |
SE378356B (pt) * | 1973-02-20 | 1975-09-01 | S I Persson | |
US3831446A (en) * | 1973-05-14 | 1974-08-27 | Kendall & Co | Apparatus for measuring average flow rate |
US3871231A (en) * | 1973-05-14 | 1975-03-18 | Kendall & Co | Flow measuring device |
US4296502A (en) * | 1980-03-17 | 1981-10-27 | Bonnie Bortle | Self-packaging urine conduit |
GB2109117A (en) * | 1981-08-19 | 1983-05-25 | Kenneth Whittle Martin | A flowmeter for monitoring the flow-rate from the urinary bladder |
US4532936A (en) * | 1981-08-21 | 1985-08-06 | Leveen Eric G | Automatic urine flow meter |
US4753249A (en) * | 1984-07-19 | 1988-06-28 | Davstar Industries, Inc. | Urinometer and patient record combination |
US4886509A (en) * | 1985-12-20 | 1989-12-12 | Lars Mattsson | Device for collecting and absorbing urine |
JPH01263557A (ja) * | 1988-04-15 | 1989-10-20 | Isao Hirata | 尿検査容器 |
US4865046A (en) * | 1988-10-31 | 1989-09-12 | Edna Duran | Serial drain collector |
DE69025677T2 (de) * | 1989-08-25 | 1996-10-17 | Toto Ltd | Toilette mit einem System zur Inspektion des Gesundheitszustandes |
US5423792A (en) * | 1990-04-13 | 1995-06-13 | T-Systems, Inc. | Biological fluid specimen collection container |
US5605161A (en) * | 1994-06-24 | 1997-02-25 | Cross; Leta K. | Disposable urinalysis device with indicator |
US6530909B1 (en) * | 1997-02-27 | 2003-03-11 | Uni-Charm Corporation | Urine absorbent bag |
US6346097B1 (en) * | 1997-08-08 | 2002-02-12 | Kimberly-Clark Worldwide, Inc. | Personal care product with expandable BM containment |
NL1015080C2 (nl) | 2000-05-02 | 2001-11-05 | Stichting Tech Wetenschapp | Instrument voor het beoordelen van een urinestroom. |
US20020193762A1 (en) * | 2001-06-18 | 2002-12-19 | Suydam Kristen V. | Disposable urinal system |
-
2002
- 2002-12-13 NL NL1022161A patent/NL1022161C2/nl not_active IP Right Cessation
-
2003
- 2003-12-15 US US10/734,274 patent/US7651468B2/en not_active Expired - Fee Related
- 2003-12-15 EP EP03782982A patent/EP1571994B1/en not_active Expired - Lifetime
- 2003-12-15 WO PCT/NL2003/000893 patent/WO2004054446A1/en active Application Filing
- 2003-12-15 JP JP2004560716A patent/JP4633470B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 2003-12-15 AT AT03782982T patent/ATE412370T1/de active
- 2003-12-15 ES ES03782982T patent/ES2322348T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2003-12-15 CN CNB200380106000XA patent/CN100421623C/zh not_active Expired - Fee Related
- 2003-12-15 PT PT03782982T patent/PT1571994E/pt unknown
- 2003-12-15 DK DK03782982T patent/DK1571994T3/da active
- 2003-12-15 AU AU2003296051A patent/AU2003296051A1/en not_active Abandoned
- 2003-12-15 DE DE60324459T patent/DE60324459D1/de not_active Expired - Lifetime
- 2003-12-15 CA CA2509595A patent/CA2509595C/en not_active Expired - Fee Related
- 2003-12-15 KR KR1020057010810A patent/KR20050084285A/ko not_active Application Discontinuation
- 2003-12-15 RU RU2005122027/14A patent/RU2336817C2/ru not_active IP Right Cessation
-
2006
- 2006-03-14 HK HK06103314.7A patent/HK1085619A1/xx not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
RU2005122027A (ru) | 2006-01-27 |
CA2509595A1 (en) | 2004-07-01 |
EP1571994B1 (en) | 2008-10-29 |
JP2006509584A (ja) | 2006-03-23 |
JP4633470B2 (ja) | 2011-02-16 |
DE60324459D1 (de) | 2008-12-11 |
US20040243074A1 (en) | 2004-12-02 |
KR20050084285A (ko) | 2005-08-26 |
WO2004054446A1 (en) | 2004-07-01 |
AU2003296051A1 (en) | 2004-07-09 |
CA2509595C (en) | 2016-10-04 |
CN100421623C (zh) | 2008-10-01 |
ATE412370T1 (de) | 2008-11-15 |
NL1022161C2 (nl) | 2004-06-18 |
US7651468B2 (en) | 2010-01-26 |
EP1571994A1 (en) | 2005-09-14 |
DK1571994T3 (da) | 2009-08-24 |
RU2336817C2 (ru) | 2008-10-27 |
HK1085619A1 (en) | 2006-09-01 |
ES2322348T3 (es) | 2009-06-19 |
CN1725980A (zh) | 2006-01-25 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT1571994E (pt) | Instrumento urológico para avaliar fluxo de urina | |
JP2825349B2 (ja) | 分析装置およびその使用法 | |
US4085616A (en) | Liquid measuring and collection device | |
US3699815A (en) | Improvements in body fluid collection bottle | |
US3871230A (en) | Flow measuring apparatus | |
US4753249A (en) | Urinometer and patient record combination | |
US3929412A (en) | Liquid receiving device | |
US8776581B2 (en) | Blood collection module for measuring alcohol concentration | |
US7115421B2 (en) | Method and device for measurement of hematocrit | |
US4200112A (en) | Device for measuring the force of a urine discharge | |
US4100802A (en) | Liquid measuring device | |
CA1304959C (en) | Urine meter | |
CN208640728U (zh) | 一种患者排尿测量装置 | |
CN213466227U (zh) | 多功能集尿袋 | |
JPH0815255A (ja) | 尿量計 | |
CA1068188A (en) | Liquid measuring and collection device | |
CA1063477A (en) | Liquid measuring and collection device | |
JPH0755496Y2 (ja) | 採尿バック | |
CA1068191A (en) | Liquid measuring and collection device | |
CA1068190A (en) | Liquid measuring and collection device | |
KR840000659Y1 (ko) | 채뇨 측정장치 | |
CA1068189A (en) | Liquid measuring and collection device |