PT1562453E - Pinça para cabelo. - Google Patents

Pinça para cabelo. Download PDF

Info

Publication number
PT1562453E
PT1562453E PT03773843T PT03773843T PT1562453E PT 1562453 E PT1562453 E PT 1562453E PT 03773843 T PT03773843 T PT 03773843T PT 03773843 T PT03773843 T PT 03773843T PT 1562453 E PT1562453 E PT 1562453E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
jaws
hair
hair clip
clip according
resilient
Prior art date
Application number
PT03773843T
Other languages
English (en)
Inventor
Shelley-Anne Salisbury
Lindsey Julia-Jane Walker
Original Assignee
Linshell Holdings Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Linshell Holdings Ltd filed Critical Linshell Holdings Ltd
Publication of PT1562453E publication Critical patent/PT1562453E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45DHAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
    • A45D8/00Hair-holding devices; Accessories therefor
    • A45D8/20Hair clamps, i.e. elastic multi-part clamps, the parts of which are pivotally connected between their ends
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45DHAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
    • A45D8/00Hair-holding devices; Accessories therefor
    • A45D8/004Hair-holding devices; Accessories therefor with decorative arrangements or form
    • A45D8/006Interchangeable ornaments attached to hair holding devices

Landscapes

  • Cleaning And Drying Hair (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)
  • Adornments (AREA)
  • Brushes (AREA)
  • Finger-Pressure Massage (AREA)
  • Hair Curling (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)

Description

ΡΕ1562453 1
DESCRIÇÃO "PINÇA PARA CABELO" Âmbito do invento 0 presente invento diz respeito a pinças para cabelo e, em particular, a pinças para cabelo providas de mandíbulas articuladas em torno de eixos de rotação, destinadas a prender o cabelo.
Antecedentes do invento
Um dos tipos de pinças providas de mandíbulas articuladas em torno de eixos de rotação da técnica precursora é o conhecido como pinça borboleta. Este tipo de pinças é composto por duas mandíbulas providas de dentes e unidas ao longo de um mesmo eixo de rotação. No eixo de rotação é montado um sistema de molas destinado a forçar os dentes da mandíbula a assumir resilientemente uma posição de fecho, prendendo o cabelo. Para permitir o desengate dos dentes e a abertura das mandíbulas, estas são providas de componentes alavanca que se projectam a partir delas no sentido oposto ao de projecção dos dentes. Confere-se deste modo à pinça a aparência clássica de 'borboleta', de que deriva a sua designação comum. Quando os pinças estão a ser utilizadas, são sobretudo visíveis os componentes alavanca 2 PE1562453 ou 'asas' e o mecanismo constituído pela articulação e pelas molas. Embora de fácil manuseamento por parte de uma única mão, o mecanismo constituído pelas molas e pela articulação é, contudo, esteticamente pouco apelativo. 0 sistema dado a conhecer em US5862815 tenta dar resposta a este problema ao prover o mecanismo constituído pela articulação e pelas molas de uma cobertura. Desta cobertura exige-se, contudo, que seja flexível ou dobrável quando da abertura da pinça e consequente aproximação das 'asas'. 0 mecanismo da cobertura é, por conseguinte, frágil e de fabrico complexo, estando sujeito a danificar-se quando em uso, especialmente à medida que a pinça envelhece.
Um outro tipo de pinça provida de mandíbulas articuladas em torno de eixos de rotação é o dado a conhecer em US6142159. Esta pinça inclui uma barra que consiste numa única tira plana de um material resiliente. As extremidades da tira plana formam dentes que engatam uns nos outros quando na posição de fecho. Num dos exemplos de execução, a pinça pode ser aberta mediante o puxar das suas extremidades de modo a afastá-las. Esta operação requer o uso das duas mãos, sendo por conseguinte mais complexa que a requerida pela abertura de uma pinça borboleta. Num outro exemplo de execução descrito em US6142159, a pinça é provida de manípulos e a tira flecte numa região central. Embora possa ser manuseado com uma única mão, este exemplo de execução requer que a sua região central seja flexível, o que limita as possibilidades decorativas da mesma. 3 PE1562453
Em US6186151 é dada a conhecer uma combinação de um dispositivo penteador com uma pinça para cabelo em que num corpo se encontra alojado um dispositivo penteador, tal como uma escova, que se projecta articuladamente para o exterior do corpo quando utilizada para pentear o cabelo. 0 corpo é provido de dois braços articulados que tornam o dispositivo apto a ser usado como pinça para cabelo. Este dispositivo é, contudo, volumoso enquanto pinça para cabelo e pouco apelativo do ponto de vista estético.
Em consequência, constitui um objectivo do presente invento disponibilizar uma pinça para cabelo aperfeiçoada que não apresente as deficiências exibidas pelas da técnica precursora.
Sumário do invento 0 presente invento disponibiliza uma pinça para cabelo composta pelas seguintes partes: um corpo, mandíbulas ligadas ao corpo referido, e um sistema de abertura das mandíbulas que possibilite a sua abertura por acção de uma única mão; mandíbulas essas que são providas de dentes e se encontram articulada e resilientemente ligadas ao corpo referido por forma a forçarem os dentes uns de encontro aos outros para efeito da prisão de cabelo; em que as mandíbulas referidas se encontram ligadas ao corpo referido em posições de articulação que definem, relativamente ao corpo, eixos de rotação lateralmente afastados um do outro; o dispositivo de abertura referido 4 PE1562453 consiste em manípulos que se projectam a partir das mandíbulas referidas no sentido oposto ao de projecção dos dentes, permitindo a abertura das mandíbulas referidas ao serem forçadas a rodar em torno dos eixos referidos; o corpo referido compreende um vão receptor do cabelo preso entre os dentes referidos; e o vão receptor de cabelo referido defronta as mandíbulas referidas e estende-se entre os dois eixos lateralmente distanciados referidos e a todo o comprimento do corpo referido. 0 afastamento lateral dos eixos de articulação permite a utilização de um corpo que pode ser decorado ou tornado menos visível, ou ainda, se necessário, funcionar de modo a ocultar os mecanismos de articulação, contribuindo assim para melhorar esteticamente a aparência da pinça em uso. 0 presente invento inclui qualquer tipo de corpo, tal como um corpo único ou um corpo com múltiplos componentes que funcione de modo a espaçar lateralmente as posições efectivas de articulação dos sistemas mandibu-lares. Os sistemas mandibulares também incluem qualquer sistema constituído por uma única mandíbula ou por múltiplos componentes mandibulares. Sendo o corpo provido de múltiplos componentes mandibulares, estes podem encontrar-se articuladamente ligados entre si de modo a formarem um sistema mandibular multiplamente articulado. As articulações de um tal sistema dispor-se-ão de modo essencialmente paralelo entre si. 0 sistema de abertura das 5 ΡΕ1562453 mandíbulas pode incluir qualquer peça ou colecção de peças que permita que os sistemas mandibulares sejam forçados rodar contra a força de restituição da ligação resiliente entre os sistemas mandibulares e o sistema constituinte do corpo de modo a assumirem uma posição de abertura.
Numa forma de execução do presente invento, o sistema constituinte do corpo exibe uma face externa e os mecanismos de articulação encontram-se montados no sistema constituinte do corpo de modo a serem exteriores a essa face externa. Deste modo, os mecanismos de articulação ficam escondidos no cabelo quando do uso da pinça.
Numa forma de execução do presente invento, o sistema de abertura inclui manipulos que se projectam a partir dos sistemas mandibulares referidos no sentido oposto ao de projecção dos dentes e actuam como alavancas de modo a rodar os sistemas mandibulares em torno das articulações, afastando-os.
Numa forma de execução alternativa do presente invento, o sistema de abertura inclui um elemento de accionamento disposto entre os sistemas mandibulares, o qual pode ser manobrado segundo uma direcção paralela aos eixos de articulação de modo a actuar sobre os sistemas mandibulares, forçando-os a abrir. 0 elemento de accionamento das mandíbulas também pode estar montado no sistema constituinte do corpo. Por exemplo, o elemento de accionamento das mandíbulas pode estar montado no referido sistema 6 ΡΕ1562453 constituinte do corpo de modo a poder deslizar relativamente a este a fim de accionar os referidos sistemas mandibulares.
Numa outra forma de execução do presente invento, as partes resilientes encontram-se dispostas entre o sistema constituinte do corpo e os sistemas mandibulares de modo a proporcionarem a ligação resiliente entre o sistema constituinte do corpo e os sistemas mandibulares. Nesta forma de execução, as mandíbulas podem ser montadas no sistema constituinte do corpo por intermédio de cavilhas de articulação e as partes resilientes podem incluir molas que interagem com o sistema constituinte do corpo e com os sistemas mandibulares. Numa forma de execução alternativa do presente invento, as mandíbulas são fabricadas a partir da mesma peça de material que a parte constituinte do corpo, apresentando o material uma secção transversal menos espessa nos eixos de articulação, de modo a permitir que as partes mandibulares rodem relativamente à parte constituinte do corpo e é providenciado um componente resiliente que força os sistemas mandibulares a assumir a posição de fecho. Numa outra forma de execução alternativa do presente invento, as partes resilientes consistem num material resiliente que liga os sistemas mandibulares ao sistema constituinte do corpo.
Numa outra forma de execução do presente invento, o sistema constituinte do corpo integra as seguintes partes: uma base à qual estão ligados os sistemas 7 PE1562453 mandibulares e pelo menos uma cobertura decorativa. Nesta forma de execução, pelo menos uma das coberturas decorativas é amovível pelo(/a) utilizador(a), permitindo que sejam montadas na base diversas coberturas.
Numa outra forma de execução, as zonas pouco espessas adjacentes ao bordo do corpo definem entre os eixos de rotação das mandíbulas uma abertura central que atravessa o corpo. Por conseguinte, o cabelo do(/a) utilizador(a) pode ser visto através do corpo desta forma de execução da pinça, sendo a visibilidade da mesma reduzida.
Numa forma de execução do presente invento, as mandíbulas exibem secções transversais arqueadas, definindo um volume entre o sistema constituinte do corpo e os sistemas mandibulares no qual o cabelo fica preso quando a pinça se encontra em uso.
Numa forma de execução do presente invento, cada um dos sistemas mandibulares integra diversos componentes mandibulares articulada e resilientemente acoplados uns aos outros, estando cada um destes acoplamentos articulados disposto ao longo de um eixo paralelo aos eixos lateralmente afastados referidos.
Breve descrição dos desenhos
Figura 1: em perspectiva, um diagrama de uma primeira ΡΕ1562453 forma de execução de uma pinça para cabelo de acordo com o presente invento;
Figura 2: uma vista explodida da primeira forma de execução de uma pinça para cabelo de acordo com o presente invento;
Figura 3: uma secção transversal da primeira forma de execução de uma pinça de acordo com o presente invento, na posição aberta;
Figura 4: uma secção transversal da primeira forma de execução de uma pinça de acordo com o presente invento, na posição de fecho;
Figura 5: uma vista explodida de uma segunda forma de execução de uma pinça para cabelo que não é objecto do presente invento;
Figura 6: em perspectiva, um diagrama de uma segunda forma de execução de uma pinça para cabelo que não é objecto do presente invento;
Figura 7: uma vista de topo de uma segunda forma de execução de uma pinça para cabelo que não é objecto do presente invento;
Figura 8: uma secção transversal através de uma segunda forma de execução de uma pinça para cabelo que não é 9 ΡΕ1562453 objecto do presente invento, na posição de fecho;
Figura 9: uma secção transversal através de uma segunda forma de execução de uma pinça para cabelo que não é objecto do presente invento, na posição aberta;
Figura 10: uma perspectiva de uma segunda forma de execução de uma pinça para cabelo que não é objecto do presente invento, na posição aberta, exibindo o interior da pinça para cabelo;
Figura 11: em perspectiva, um diagrama de uma terceira forma de execução de uma pinça para cabelo de acordo com o presente invento;
Figura 12: esquematicamente, uma secção transversal através de uma quarta forma de execução de uma pinça para cabelo de acordo com o presente invento;
Figura 13: esquematicamente, uma secção transversal através de uma quinta forma de execução de uma pinça para cabelo de acordo com o presente invento.
Descrição das formas de execução do invento
No que se segue será descrita com referência às Figuras 1 a 4 uma primeira forma de execução do presente invento. 10 ΡΕ1562453 A pinça para cabelo em que consiste esta forma de execução compreende um corpo 1 formado por uma base lb e por uma cobertura la acoplada à base lb. A cobertura decorativa pode ser destacável por parte de um utilizador, permitindo a sua substituição, ou simplesmente fixa. Neste último caso é possivel fixar coberturas diferentes no mesmo modelo de base lb durante o processo de fabrico. A base lb exibe uma superfície portadora alongada e arqueada que serve de suporte à cobertura decorativa la de forma alongada e arqueada. Sob a superfície de suporte foram montados em posições afastadas uma da outra, junto a lados opostos da base lb, dois braços 4a e 4b que se projectam para fora da base lb. Os braços 4a e 4b exibem orifícios 5a e 5b destinados a receber as cavilhas de articulação 6a e 6b.
Duas mandíbulas 2 e 3 alongadas e montadas em lados opostos do corpo exibem secções transversais curvilíneas ou aproximadamente arqueadas. Braços articulados 2a e 3a, respectivamente, projectam-se para o interior a partir de um bordo superior de cada uma das mandíbulas 2 e 3 e exibem orifícios destinados a receber, respectivamente, as cavilhas de articulação 6a e 6b. Em consequência, as mandíbulas 2 e 3 poder ser montadas na base lb de modo a rodarem em torno de eixos de articulação afastados um do outro. Os braços de articulação 2a e 3a exibem rebordos superiores 2b e 3b, respectivamente, destinados a restringir a posição de fecho das mandíbulas 2 e 3 mediante o engate na superfície interna da base lb. Componentes de 11 PE1562453 cobertura 2d e 2e, respectivamente 3d e 3e, projectam-se para o interior, paralelamente aos braços articulados 2a e 3a, a partir dos bordos superiores das respectivas mandíbulas 2 e 3, de modo a colmatarem a fenda formada entre as mandíbulas 2 e 3 e a base lb quando as mesmas se encontram fechadas. Ao longo dos bordos das mandíbulas 2 e 3 opostos aos provido dos braços de articulação 2a e 3a e dos componentes da cobertura 2d, 2e 3d e 3e, respectivamente, projectam-se no sentido uns dos outros dentes 2c e 3c, respectivamente, destinados a prender cabelo. Na posição de fecho, os dentes 2c e 3c das mandíbulas 2 e 3 interpenetram. As mandíbulas 2 e 3 também são providas de manípulos ou 'asas' 2f e 3f que se projectam a partir das mandíbulas 2 e 3, junto aos seus bordos superiores, no sentido oposto ao de projecção dos dentes 2c e 3c. Os manípulos 2f e 3f encontram-se dispostos acima dos eixos de articulação de modo a poderem ser aproximados um do outro por acção dos dedos de uma única mão, a fim de forçar as mandíbulas 2 e 3 a assumir a posição aberta.
Nas cavilhas de articulação 6a e 6b também se encontram montadas molas 7a e 7b providas de braços elásticos que actuam sobre os braços 4a e 4b e sobre os braços articulados 2a e 3a de modo a forçá-los a afastar-se e, consequentemente, forçar as mandíbulas 2 e 3 a assumir a posição de fecho. É visível que nesta forma de execução os eixos de articulação das mandíbulas 2 e 3 se encontram lateralmente 12 PE1562453 afastados e situados em lados opostos do corpo 1 de modo a que os mecanismos de articulação fiquem ocultos sob o corpo 1. Em consequência, o corpo 1 pode ser decorado no intuito de melhorar esteticamente a sua aparência. Nesta sua forma de execução, a aparência da pinça também pode ser alterada a gosto mediante a substituição da cobertura la.
No que se segue é descrita com referência às Figuras 5 a 10 uma segunda forma de execução, que não é objecto do presente invento. Esta forma de execução é semelhante à primeira se exceptuarmos o sistema de abertura das mandíbulas, que é diferente.
Esta forma de execução de uma pinça para cabelo integra um corpo 10 que exibe uma superfície externa decorativa alongada e arqueada. Sob a superfície decorativa foram montados dois braços 10a e 10b que se projectam para fora do corpo 10 em posições afastadas uma da outra junto a lados opostos do corpo 10. Os braços 10a e 10b exibem orifícios destinados a receber as cavilhas de articulação 15a e 15b.
As duas mandíbulas alongadas 11 e 12 possuem uma secção transversal curvilínea ou aproximadamente arqueada. Braços articulados 11a e 12a, respectivamente, projectam-se para o interior a partir de um bordo superior de cada uma das mandíbulas 11 e 12, exibindo orifícios destinados a acolher cavilhas de articulação 15a e 15b. Deste modo, as mandíbulas 11 e 12 podem ser montadas no corpo 10 de modo a 13 ΡΕ1562453 rodarem em torno de eixos de articulação afastados um do outro. Ao longo dos bordos das mandíbulas 11 e 12 opostos aos providos dos braços articulados 11a e 12a projectam-se uns em direcção aos outros, para efeito de prisão do cabelo, dentes 11c e 12c, respectivamente, os quais se interpenetram quando na posição de fecho. É providenciado um componente de abertura 13 que actua sobre as mandíbulas 11 e 12 referidas no sentido de abri-las. 0 corpo 10 é provido de nervuras 10c e lOd que se estendem ao longo de bordos interiores e, numa sua face interior, de uma fenda de engate lOe onde engata o elemento de abertura. O corpo 10 também é provido de uma placa de topo lOf que se projecta para fora da face interior, a partir da aresta desta situada próximo da fenda de engate lOe. O elemento de abertura integra um componente principal 13a, cuja secção transversal foi configurada de modo a conformar-se à superfície interna do corpo 10, e que exibe ranhuras 13b que encaixam nas nervuras 10c e lOd do corpo 10, pelo que o elemento de abertura 13 pode deslizar longitudinalmente ao longo do corpo 10. O elemento de abertura é também provido de um braço 13c que se projecta a partir do respectivo corpo 13a. O braço 13c exibe uma superfície inclinada 13d destinada a actuar sobre os braços articulados 11a e 12a das mandíbulas 11 e 12 de modo a forçá-las a abrir. A extremidade do braço 13c do elemento de abertura 13 que engata na fenda de engate lOe do corpo 10 é provida de um trinco 13e que impede que o elemento de abertura 13 se solte do corpo 10. A manipulação executada 14 PE1562453 por uma única mão para abrir a pinça envolve segurar a pinça nessa mão por forma a poder apertar um de encontro à outra o elemento de abertura 13 e a placa de topo lOf por acção do polegar e dos restantes dedos.
Nas cavilhas de articulação 15a e 15b também estão montadas molas 16a e 16b providas de braços elásticos que interagem com os braços 10a e 10b e com os braços articulados 11a e 12a de modo a forçá-los a afastar-se e, consequentemente, obrigar as mandíbulas 11 e 12 a assumir a posição de fecho. O elemento de abertura 13 é manobrado de modo a contrariar a acção das molas 15a e 15b. É visível que nesta forma de execução as mandíbulas 11 e 12 rodam em torno de eixos de articulação lateralmente afastados um do outro e situados em lados opostos do corpo 10 de modo a ficarem ocultos sob o corpo 10. Por conseguinte, o corpo pode ser decorado e contribuir para melhorar do ponto de vista estético a aparência da pinça.
Nesta forma de execução, embora a face 13d do elemento de abertura 13 que interage com os braços 10a e 10b seja plana, esta face pode exibir qualquer forma adequada a facilitar a aplicação de uma força de abertura sobre os braços 10a e 10b. Por exemplo, a face pode ser composta por duas facetas com inclinações opostas de modo a exibir uma secção transversal triangular. 15 ΡΕ1562453
No que se segue é descrita com referência à Figura 11 uma terceira forma de execução do presente invento. Esta forma de execução é semelhante à primeira, embora seja de menor comprimento e o seu corpo 100 exiba ums abertura mais ampla.
Nesta forma de execução, o corpo 100 consiste num material de secção transversal pouco espessa que dá forma a uma abertura localizada entre os dois eixos de articulação em torno dos quais rodam as mandíbulas 101 e 102. Em consequência, quado esta forma de execução da pinça se encontra em uso, o cabelo do(/a) utilizador(a) pode ser visto através da abertura, sendo reduzida a visibilidade de pinça. Adicionalmente, e uma vez que se encontram montados na face inferior do corpo ou no interior da pinça, os mecanismos de articulação das mandíbulas são ocultados pelo cabelo do(/a) utilizador(a) quando a pinça se encontra em uso.
Esta forma de execução pode ser provida de uma cobertura amovivelmente montada no corpo 100 de modo a cobrir a abertura. O/a utilizador(a) pode então optar por usar ou não uma cobertura decorativa e, caso sim, escolher entre várias a cobertura decorativa.
No que se segue é descrita com referência à Figura 12 uma quarta forma de execução do presente invento. Esta forma de execução é semelhante à primeira, embora o sistema de articulação das mandíbulas com o corpo consista 16 PE1562453 num adelgaçamento da secção transversal do material constituinte do corpo.
Esta forma de execução da pinça integra um corpo 20 que exibe uma superfície de suporte alongada e arqueada. Ao longo de cada um dos seus bordos longitudinais, o corpo 20 encontra-se ligado a mandíbulas 21 e 22. A ligação consiste nas zonas 25 e 26, situadas entre o corpo 20 e as mandíbulas 21 e 22, em que o material exibe uma secção transversal menos espessa. Forma-se assim um eixo de articulação que se estende ao longo dos bordos do corpo 20. Por conseguinte, o corpo 20 e as mandíbulas 21 e 22 podem ser fabricadas num mesmo material, por exemplo um plástico com zonas de menor espessura. Alternativamente, o corpo 20 e as mandíbulas 21 e 22 podem consistir em três peças unidas entre si por zonas suas de secção transversal menos espessa. No interior formado pelas mandíbulas 21 e 22 e pelo corpo 20 foram montadas molas que exercem a força de restituição que força as mandíbulas 21 e 22 a assumir a posição fechada. As mandíbulas 21 e 22 são providas de manípulos 21a e 22a que permitem que a pinça para cabelo seja manipulada por uma única mão. As mandíbulas 21 e 22 também exibem dentes 21b e 22b destinados a prender o cabelo.
Por conseguinte, o deslocamento lateral dos eixos de rotação das mandíbulas um em relação ao outro verificado nesta forma de execução da pinça viabiliza a utilização de um corpo decorado ao mesmo tempo que mantém assegurada a 17 ΡΕ1562453 sua manipulação por parte de uma única mão. Os mecanismos de articulação foram deslocados para um e para o outro dos lados do corpo decorativo.
No que se segue é descrita com referência à
Figura 13 uma quinta forma de execução do presente invento. Esta forma de execução é semelhante à quarta, embora o sistema de articulação das mandíbulas com o corpo consista em regiões de material resiliente que interligam as mandíbulas ao corpo.
Esta forma de execução da pinça para cabelo inclui um corpo 30 provido de uma superfície de suporte alongada e arqueada. Ambos bordos longitudinais do corpo 30 se encontram ligados a mandíbulas 31 e 31. A ligação consiste em duas zonas de material resiliente 33 e 34 localizadas entre cada uma das mandíbulas 32 e 32 e o corpo 30. Ficam deste modo constituídos eixos de articulação que se estendem ao longo de um e do outro dos bordos longitudinais do corpo 30. Por conseguinte, o corpo 30 e as mandíbulas 31 e 32 formam três peças ligadas entre si por zonas 33 e 34 constituídas por um material resiliente.
As mandíbulas 31 e 32 são providas de manípulos 31a e 32a que permitem que a pinça para cabelo seja manipulada por uma única mão. As mandíbulas 31 e 32 também exibem dentes 31b e 32b destinados a prender o cabelo.
Por conseguinte, o deslocamento lateral dos eixos 18 PE1562453 de rotação das mandíbulas um em relação ao outro verificado nesta forma de execução da pinça viabiliza a utilização de um corpo decorado ao mesmo tempo que mantém assegurada a sua manipulação por parte de uma única mão. Os mecanismos de articulação foram deslocados para um e para o outro dos lados do corpo decorativo. A Figura 14 ilustra mais uma outra forma de execução do presente invento. Esta forma de execução é semelhante à quinta, embora as mandíbulas 41 e 42 sejam compostas por diversos componentes mandibulares 41c, 41d, 42c e 42d.
Esta forma de execução da pinça para cabelo integra um corpo 40 que exibe uma superfície de suporte alongada e arqueada, duas mandíbulas 41 e 42 articulada e resilientemente montadas num e noutro dos bordos longitudinais do corpo 40. As mandíbulas 41 e 42 são compostas por diversos componentes mandibulares 41c, 41d, 42c e 42d. Os primeiros componentes mandibulares 41c e 42c encontram-se ligados ao corpo 40 por intermédio de zonas de material resiliente 44a e 43a, respectivamente. Os segundos componentes mandibulares 41d e 42d encontram-se ligados ao corpo 40 por intermédio de zonas de material resiliente 44b e 43b, respectivamente. As mandíbulas foram providas de manípulos 41a e 42a, que se projectam a partir dos segundos componentes mandibulares 41d e 42d, e de dentes 41b e 42b, que se projectam a partir dos segundos componentes mandibulares 41d e 42d em sentido oposto ao de projecção 19 PE1562453 dos manípulos.
Por conseguinte, nesta forma de execução o material resiliente dá forma a acoplamentos articulados dispostos paralelamente ao eixo longitudinal do corpo 40 .
Qualquer uma das formas de execução da pinça para cabelo descritas precedentemente pode ser fabricada num qualquer material adequado tal como plástico decorativo ou metal, por exemplo ouro ou prata no caso de a pinça ser uma peça de joalharia. Os componentes resilientes ou as molas podem ser fabricados em qualquer material adequado a exercer entre o corpo e as mandíbulas uma força de restituição que force estas a assumir a posição de fecho, tal como um metal um plástico flexíveis usados em molas. A pinça para cabelo pode exibir qualquer comprimento, não necessitando de ser alongada. Também é possível montar na pinça cabelo falso que permita o uso de extensões capilares por parte do(/a) utilizador(a).
Lisboa, 23 de Abril de 2007

Claims (17)

  1. PE1562453 1 REIVINDICAÇÕES 1. Pinça para cabelo composta pelas seguintes partes: um corpo (1), mandíbulas (2, 3) montadas no corpo referido e um dispositivo de abertura das mandíbulas que permite que as mesmas sejam abertas por acção de uma única mão; mandíbulas essas que são providas de dentes e se encontram articulada e resilientemente ligadas ao corpo referido de modo a que os dentes sejam forçados uns de encontro aos outros para efeito da prisão de cabelo, em que as mandíbulas referidas se encontram ligados ao corpo referido em posições de articulação que definem, relativamente ao mesmo, eixos lateralmente afastados um do outro; o dispositivo de abertura referido consiste em manípulos (2f, 3f) que se projectam a partir das mandíbulas referidas no sentido oposto ao de projecção dos dentes referidos, permitindo a abertura das mesmas ao serem forçadas a rodar em torno dos eixos referidos; o corpo referido integra um vão receptor do cabelo preso entre os dentes referidos; e o vão receptor de cabelo referido defronta as mandíbulas referidas e estende-se entre os dois eixos lateralmente afastados referidos e a todo o comprimento do corpo referido.
  2. 2. Pinça para cabelo de acordo com a reivindicação 1, em que o corpo referido exibe uma face externa e as mandíbulas referidas se encontram articuladas com o corpo referido em posições exteriores à face externa 2 ΡΕ1562453 referida.
  3. 3. Pinça de acordo com as reivindicações 1 ou 2, a qual integra componentes resilientes dispostos entre o corpo referido e as mandíbulas referidas e destinados a proporcionar a ligação resiliente entre o corpo referido e as mandíbulas referidas.
  4. 4. Pinça para cabelo de acordo com a reivindicação 3, em que as mandíbulas referidas se encontram montadas no corpo referido por intermédio de cavilhas de articulação e as partes resilientes referidas incluem molas que interagem com o corpo referido e com as mandíbulas referidas.
  5. 5. Pinça para cabelo de acordo com a reivindicação 3, em que o corpo referido e as mandíbulas referidas são formados por uma única peça de material que exibe uma menor espessura nas posições de articulação referidas, de modo a permitir a rotação das mandíbulas referidas relativamente ao corpo referido, e em que as partes resilientes referidas incluem componentes resilientes que interagem com as mandíbulas referidas e com o corpo referido.
  6. 6. Pinça para cabelo de acordo com a reivindicação 3, em que as partes resilientes referidas são formadas por um material resiliente que liga as mandíbulas referidas ao corpo referido. 3 ΡΕ1562453
  7. 7. Pinça para cabelo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o corpo referido se compõe de uma base à qual se encontram ligadas as mandíbulas referidas e de pelo menos uma cobertura decorativa.
  8. 8. Pinça para cabelo de acordo com a reivindicação 7, em que pelo menos uma das coberturas decorativas referidas é amovivel por um(a) utilizador(a), permitindo o encaixe de coberturas diferentes na base referida.
  9. 9. Pinça para cabelo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, em que o corpo referido exibe bordos de secção transversal inferior à do corpo que definem entre os eixos referidos uma abertura ampla, através da qual, quando em uso, se vê o cabelo de um (a) utilizador(a).
  10. 10. Pinça para cabelo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que as mandíbulas referidas exibem uma secção transversal arqueada, definindo entre o corpo referido e as mandíbulas referidas um volume no interior do qual o cabelo pode ser preso quando a pinça se encontra em uso.
  11. 11. Pinça para cabelo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que cada um das mandíbulas referidas é formada por uma pluralidade de 4 PE1562453 componentes mandibulares articulada e resilientemente acoplados, estando cada um dos eixos dos elementos do acoplamento articulados disposto paralelamente aos eixos lateralmente afastados referidos.
  12. 12. Pinça para cabelo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o corpo referido exibe uma secção essencialmente arqueada.
  13. 13. Pinça para cabelo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que as mandíbulas referidas e o corpo referido definem uma superfície externa da pinça para cabelo, a qual é essencialmente cilíndrica quando as mandíbulas referidas se encontram na posição de fecho.
  14. 14. Pinça para cabelo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que as mandíbulas referidas exibem uma secção transversal arqueada, definindo elas e o corpo referido um volume no interior do qual pode ser preso cabelo, quando a pinça se encontra em uso.
  15. 15. Pinça para cabelo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que cada um das mandíbulas referidas é formada por uma pluralidade de componentes mandibulares articulada e resilientemente acoplados, estando cada um dos eixos dos elementos do acoplamento articulados disposto paralelamente aos eixos lateralmente afastados referidos. 5 PE1562453
  16. 16. Pinça para cabelo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o corpo referido exibe uma secção essencialmente arqueada.
  17. 17 Pinça para cabelo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o pinça para cabelo referido exibe uma forma essencialmente cilíndrica. Lisboa, 23 de Abril de 2007
PT03773843T 2002-11-18 2003-11-11 Pinça para cabelo. PT1562453E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0226891A GB2382300C (en) 2002-11-18 2002-11-18 A hair clip

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1562453E true PT1562453E (pt) 2007-05-31

Family

ID=9948062

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03773843T PT1562453E (pt) 2002-11-18 2003-11-11 Pinça para cabelo.

Country Status (23)

Country Link
US (1) US20060124149A1 (pt)
EP (2) EP1787544B1 (pt)
JP (3) JP2006506148A (pt)
CN (2) CN1711040B (pt)
AT (2) ATE530085T1 (pt)
AU (1) AU2003282224B2 (pt)
BR (1) BR0315105A (pt)
CA (1) CA2504936C (pt)
DE (1) DE60311860T2 (pt)
DK (1) DK1562453T3 (pt)
EA (1) EA007893B1 (pt)
ES (1) ES2281673T3 (pt)
GB (4) GB2382300C (pt)
IL (1) IL168398A (pt)
IS (1) IS7877A (pt)
MX (1) MXPA05005255A (pt)
NO (1) NO20053007L (pt)
NZ (1) NZ539949A (pt)
PL (1) PL210456B1 (pt)
PT (1) PT1562453E (pt)
UA (1) UA85171C2 (pt)
WO (1) WO2004045332A2 (pt)
ZA (1) ZA200503883B (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2888731B1 (fr) * 2005-07-22 2007-10-12 Art C D Sarl Pince a cheveux munie d'un podium
US20070028942A1 (en) * 2005-08-02 2007-02-08 Leung Anthony K L Hair decoration tool
US7886750B2 (en) 2005-08-02 2011-02-15 Hilaire Coral Hair clip provided with a podium
FR2900315B1 (fr) * 2006-04-28 2008-07-04 Jean Francois Potut Pince a verrouillage.
US8011375B2 (en) 2007-08-03 2011-09-06 Goody Products, Inc. Unitary hair clip and method of use
US7823594B2 (en) * 2007-08-03 2010-11-02 Goody Products, Inc Flexible seamless hair clamp
US8360077B2 (en) * 2007-08-03 2013-01-29 Goody Products, Inc. Headband with pliable ends
JP4616326B2 (ja) * 2007-12-18 2011-01-19 ▲宗▼大興業有限公司 髪止め具
US20090255553A1 (en) * 2008-04-11 2009-10-15 Wei-Cheng Hsu Hair clip without coil spring
FR2949262B1 (fr) * 2009-08-20 2012-12-28 Snecma Dispositif d'etalonnage de moyens de controle non destructif d'une piece de turbomachine
US8528573B2 (en) * 2010-08-31 2013-09-10 Goody Products Inc. Resilient claw hair clip
US9591907B2 (en) * 2014-09-29 2017-03-14 Jake Johnson Hair clip with appendage to create a fuller thicker pony tail
US10842239B2 (en) 2015-12-08 2020-11-24 Shirley Miller-Johnson Detangling hair comb
US11653735B2 (en) * 2018-11-26 2023-05-23 Tung Hing Plastic Manufactory Limited Hair fastener

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US67100A (en) * 1867-07-23 Improved olothes-piu
US527156A (en) * 1894-10-09 William e
US444171A (en) * 1891-01-06 Grift
US1429182A (en) * 1921-01-04 1922-09-12 Frank M Ashley Binding clip
US2155616A (en) * 1936-10-21 1939-04-25 Rilling Arnao Company Heater for permanent wave apparatus
US2163824A (en) * 1939-02-18 1939-06-27 Bacon Robert Hair curl clasp
DE2748601A1 (de) * 1977-10-29 1979-05-03 Hans Eugen Ihne Federklammer zum ergreifen von haarstraehnen in einer frisur
US4557503A (en) * 1982-03-25 1985-12-10 Linn Maynard W Binding unit
JPH0732707Y2 (ja) * 1989-09-25 1995-07-31 株式会社大林組 プレキャストコンクリート製中空柱
CN2163568Y (zh) * 1992-12-07 1994-05-04 周国华 拱形发夹多段卡扣
DE4401794C2 (de) * 1994-01-22 1997-07-03 Maier G Paschal Werk Klammer zum Verbinden von Schaltafeln mit deren Randprofile zusammendrückenden Spannbacken
US5697387A (en) * 1996-03-14 1997-12-16 Hanisco; Christine Interchangeable decorative article
US5651167A (en) * 1996-07-18 1997-07-29 Jovanovich; Radomir M. Side-actuated clip
US5722437A (en) * 1996-12-03 1998-03-03 Chang; Wen-Hsiung Hair clip
TW319999U (en) * 1997-04-14 1997-11-11 jun-fu Huang Improved hair ring structure
US5862815A (en) * 1997-09-08 1999-01-26 Helen Of Troy, L.P. Hair clip
US5894848A (en) * 1997-09-18 1999-04-20 Schach; Bernadine Hair styling device
US6257249B1 (en) * 1998-07-31 2001-07-10 Samuel L. Thomas Hair clamp
US6142159A (en) * 1998-12-31 2000-11-07 Lloyd; Lisa Hair clasp
US6035863A (en) * 1999-02-08 2000-03-14 Mao; Chun-Pi Hair clip device
US5988184A (en) * 1999-03-22 1999-11-23 Shu; Ying Jen Device for styling hair
US5975092A (en) * 1999-04-20 1999-11-02 Tsai; Kai-Mou Wave clip and ornament arrangement
US6186151B1 (en) * 1999-08-18 2001-02-13 Diana Newlin Apparatus for grooming and decorating hair
CN1289576A (zh) * 1999-09-29 2001-04-04 苏盈仁 多功能的发夹
US6135125A (en) * 2000-02-03 2000-10-24 Hair Blast, Inc. Hair accessory
US6681778B1 (en) * 2002-11-18 2004-01-27 Linshell Holdings Limited Hair clip

Also Published As

Publication number Publication date
DE60311860D1 (de) 2007-03-29
JP2010029678A (ja) 2010-02-12
PL210456B1 (pl) 2012-01-31
BR0315105A (pt) 2005-08-30
CN1711040A (zh) 2005-12-21
GB2382300C (en) 2006-06-14
EA200500854A1 (ru) 2005-12-29
GB2385266A (en) 2003-08-20
NO20053007L (no) 2005-06-20
JP5001340B2 (ja) 2012-08-15
GB2384983B (en) 2004-01-07
EP1787544A1 (en) 2007-05-23
GB0313500D0 (en) 2003-07-16
AU2003282224A1 (en) 2004-06-15
ATE530085T1 (de) 2011-11-15
CN102613800B (zh) 2017-09-01
EA007893B1 (ru) 2007-02-27
GB0313499D0 (en) 2003-07-16
DE60311860T2 (de) 2007-11-22
WO2004045332A3 (en) 2004-08-26
GB0313502D0 (en) 2003-07-16
IL168398A (en) 2007-03-08
CA2504936C (en) 2012-04-17
CA2504936A1 (en) 2004-06-03
IS7877A (is) 2005-05-31
GB0226891D0 (en) 2002-12-24
EP1562453A2 (en) 2005-08-17
GB2382300B (en) 2003-08-13
PL377386A1 (pl) 2006-02-06
US20060124149A1 (en) 2006-06-15
GB2382300A (en) 2003-05-28
ATE353573T1 (de) 2007-03-15
GB2385266B (en) 2004-01-07
GB2385267A (en) 2003-08-20
CN1711040B (zh) 2012-08-08
ES2281673T3 (es) 2007-10-01
WO2004045332A2 (en) 2004-06-03
GB2385267B (en) 2004-01-07
AU2003282224B2 (en) 2008-09-25
EP1562453B1 (en) 2007-02-14
UA85171C2 (ru) 2009-01-12
EP1787544B1 (en) 2011-10-26
DK1562453T3 (da) 2007-06-11
ZA200503883B (en) 2006-12-27
CN102613800A (zh) 2012-08-01
GB2384983A (en) 2003-08-13
MXPA05005255A (es) 2006-02-22
JP2006506148A (ja) 2006-02-23
JP2010042278A (ja) 2010-02-25
NZ539949A (en) 2007-01-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5001340B2 (ja) ヘアクリップ
US6050272A (en) Device to hold the hair
US20200323325A1 (en) Applicator for makeup product
US6681778B1 (en) Hair clip
KR102375425B1 (ko) 메이크업 제품의 시술기
US6257249B1 (en) Hair clamp
JP2004520121A (ja) 弾性機構の付いた留め具付き髪飾り
KR200481334Y1 (ko) 헤어클립
JP6679953B2 (ja) バンド、美錠付き時計バンドおよび時計
KR950008394Y1 (ko) 개량 손톱깎이
KR200270322Y1 (ko) 머리핀
JPH0531772U (ja) グリツプスプリング
JP3003741U (ja) 櫛付髪飾り留め
JPS6314725Y2 (pt)
JP3100496U (ja) 髪挟み
JP3059638U (ja)
KR200371056Y1 (ko) 헤어핀
JPH10243819A (ja) 歯ブラシ
JP3100570U (ja) 髪挟み
KR20060058185A (ko) 손잡이 탈착식 헤어클립 및 그 손잡이
BRMU8900083U2 (pt) sistema de presilhas para mechas
JPH11346820A (ja) 美容具