PT1456479E - Comporta de água flexível - Google Patents

Comporta de água flexível Download PDF

Info

Publication number
PT1456479E
PT1456479E PT02785634T PT02785634T PT1456479E PT 1456479 E PT1456479 E PT 1456479E PT 02785634 T PT02785634 T PT 02785634T PT 02785634 T PT02785634 T PT 02785634T PT 1456479 E PT1456479 E PT 1456479E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
flexible
flexible water
gate
water gate
support
Prior art date
Application number
PT02785634T
Other languages
English (en)
Inventor
Martin Cullen
Original Assignee
Univ Glasgow
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Glasgow filed Critical Univ Glasgow
Publication of PT1456479E publication Critical patent/PT1456479E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02BHYDRAULIC ENGINEERING
    • E02B7/00Barrages or weirs; Layout, construction, methods of, or devices for, making same
    • E02B7/005Deformable barrages or barrages consisting of permanently deformable elements, e.g. inflatable, with flexible walls
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02BHYDRAULIC ENGINEERING
    • E02B7/00Barrages or weirs; Layout, construction, methods of, or devices for, making same
    • E02B7/20Movable barrages; Lock or dry-dock gates
    • E02B7/26Vertical-lift gates

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Barrages (AREA)
  • Revetment (AREA)
  • Memory System Of A Hierarchy Structure (AREA)
  • Special Wing (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Road Signs Or Road Markings (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "COMPORTA DE ÁGUA FLEXÍVEL" A presente invenção refere-se à área das comportas de água. Em particular, refere-se a uma comporta de água feita a partir de uma membrana flexivel para utilização dentro dos limites de um porto, canal ou estuário de rio.
As comportas de água são empregues num limite de docas, marinas e canais fechados em represa, para proteger embarcações dos efeitos prejudiciais das marés, vento e ondas. Além disso, tais comportas são empregues em mecanismos de fecho, para permitirem que as embarcações se movam para cima e para baixo, de um nivel de água para outro, dentro de um canal.
Uma outra área em que as comportas de água são empregues é na construção de barreiras de controlo de inundações. Tip icamente, um determinado número de comportas está localizado de um lado ao outro de um estuário de rio e são utilizadas, em determinados momentos, quando os níveis das marés atingem um tal ponto em que existe um perigo significativo de inundação da área circundante.
De forma a existirem barreiras de controlo de inundação projectadas para proporcionar a protecção necessária, a sua construção requer trabalho substancial de engenharia civil, que inclui a instalação de caixas de betão. Um bom exemplo de tal barreira de controlo de fluxo é a Thames Barrier (Barreira do Tamisa). Tais estruturas são pois extremamente caras e a sua instalação pode perturbar seriamente o habitat das formas de vida marinha e o ambiente envolvente. 2 0 estado da técnica mostra comportas de água de estilo Mitre, Sector, Radial e Flap empregues para as finalidades acima mencionadas. Todos eles compreendem estruturas de núcleo de aço com vários meios para proporcionar o tampão impermeabilizante requerido. Contudo, por diversas razões estas comportas assim projectadas são propicias a fugas.
No Reino Unido, apenas 73% das comportas que utilizam comportas Mitre exibem níveis substanciais de fugas. Tais fugas custam tempo e a associada perda de água pode tornar o porto pouco atractivo e em último caso impossível de operar. A substituição de comportas custa por volta de £800,000 e têm um tempo de duração de cerca de 30 a 50 anos Contudo, as comportas Mitre requerem maior trabalho de manutenção entre cada 10 a 15 anos o que tipicamente incorre em despesas de £200,000.
Além disso, o efeito de aquecimento global está a reduzir a eficiência das comportas Mitre devido ao aumento associado aos níveis de água. Estas comportas dependem da pressão hidráulica que resulta da diferença nos níveis de água da parte superior e da parte inferior da comporta Mitre. Tais aumentos dos níveis de água actuam para diminuir esta diferença, reduzindo por este motivo a eficiência da comporta.
Uma segunda desvantagem, de uma comporta assim projectada é o facto de estas utilizarem madeira dura, de modo a proporcionar tampões impermeabilizantes requeridos. Estas madeiras são caras, devido ao seu fornecimento limitado, e assim uma solução mais amiga do ambiente seria preferível. 3
Actualmente, as comportas Sector são a opção preferida para substituir as comportas Mitre. Apesar das comportas em si oferecerem uma alternativa económica às comportas Mitre, elas requerem que um exaustivo trabalho de enqenharia civil seja levado a cabo, para estabelecer os encaixes requeridos pela comporta Sector. Tal trabalho de engenharia civil consome tanto tempo como dinheiro incorrendo em custos de vários milhões de libras.
Uma parede de barragem portátil de altura variável é descrita na Patente Alemã N° 718 164. A parede de barragem compreende uma membrana flexível, à qual estão associadas correntes de suporte e varões de suporte telescópicos. Quando é requerido o seu posicionamento, as correntes de suporte são fixadas nos bancos de um rio, os varões telescópicos expandem-se para o tamanho requerido. A Patente Americana N° 2,593,969 refere uma comporta basculante que engloba tampões laterais de maneira a tentar melhorar os efeitos de fuga na superfície entre a comporta e os bancos do rio. É um objecto da presente invenção fornecer uma comporta de água flexivel adequada para reter água num porto, canal ou estuário de rio que seja económica de construir e manter, fornecendo também meios controláveis para posicionar a comporta quando requerido. É ainda um objecto da presente invenção proporcionar uma barreira de controlo de inundação flexivel, compreendendo uma ou mais comportas de água que possam ser posicionadas por controlo, em alturas em que os niveis da maré sobem 4 para produzir um risco eminente de inundação das áreas circundantes.
De acordo com a presente invenção é proporcionada uma comporta de água flexível para reter a água num porto, num canal ou estuário de rio compreendendo uma membrana flexível tendo uma primeira e uma segunda superfície; um mecanismo que opera a comporta, que move a comporta de água flexível entre uma posição fechada e uma posição aberta; uma reentrância localizada em ambos os lados da membrana flexível; e um tampão lateral associado com cada reentrância caracterizada pelo facto de os tampões laterais estarem localizados de maneira a que quando a comporta de água flexível está na posição de fechada a pressão hidráulica associada com a água retida actua contra a primeira superfície da membrana flexível, bem como para manter a segunda superfície da membrana flexível contra os tampões laterais para formar o tampão impermeabilizante requerido ao longo das laterais da comporta de água flexível.
Preferivelmente, a comporta de água flexível compreende ainda uma pluralidade de linhas de suporte.
De um modo preferido, as linhas de suporte são seleccionadas do grupo que compreende cabos, correntes, cordas, correias ou outro material adequado, capaz de fornecer a força de tensão requerida.
Preferivelmente, as membranas flexíveis compreendem Nylon. De um modo alternativo as membranas flexíveis compreendem 5
Poliéster, contudo, qualquer outro material flexível impermeável pode ser empregue.
Opcionalmente, o mecanismo que opera a comporta compreende um sistema de roldanas mecânico.
De um modo alternativo, o sistema para operar a comporta compreende uma câmara insuflável ligada à membrana flexível e uns meios de controlo de gás pressurizado.
Preferivelmente, a comporta de água flexível compreende ainda uma pluralidade de meios de ajuste, em que os meios de ajuste ligam as linhas de suporte e o sistema de roldanas mecânico.
De um modo mais preferido, as linhas de suporte estão ligadas ao sistema de roldanas mecânico num plano substancialmente vertical, em que quando o sistema de roldanas mecânico move as linhas de suporte de forma descendente dentro do referido plano substancialmente vertical a comporta de água flexível move-se da posição de fechada para a posição de aberta.
Preferivelmente, os meios de ajuste compreendem um parafuso de ajuste de tensão, em que o parafuso de ajuste de tensão permite que a tensão entre as linhas de suporte seja variável.
De um modo preferido, o sistema de roldanas mecânico está alojado entre a reentrância localizada em cada lateral da membrana flexível. 6
Preferivelmente, a comporta de água flexível compreende ainda um degrau associado a um canal, porto ou leito de rio no qual está localizado um tampão de fundo, uns meios de suporte, um grampo e uns meios de fixação onde os meios de suporte, o grampo e os meios de fixação actuam para segurar as arestas inferiores da membrana flexível.
De um modo mais preferido, a pressão hidráulica associada com a água retida actua para manter a membrana flexível contra o tampão de fundo como uma capa impermeável para a comporta de água flexível.
Preferivelmente, o sistema de roldanas mecânico compreende duas ou mais estruturas de suporte, uma corrente e uma pluralidade de rodas dentadas, em que a corrente e as rodas dentadas estão dispostas de maneira a que a corrente proporcione, pelo menos, duas secções substancialmente verticais de modo a que as secções da corrente que caiem entre essas secções verticais se deslocam com a mesma velocidade.
De um modo preferido, as estruturas de suporte compreendem uma coluna vertical com uma pluralidade de rolos, em que os rolos são livres de se moverem ao longo do comprimento da coluna vertical.
De um modo preferível, a estrutura de suporte compreende também uma ou mais espias de suporte, e um ou mais alicerces sobre estacaria, em que as espias de suporte ligam os alicerces sobre estacaria à coluna vertical.
Preferivelmente, a corrente e os parafusos de ajuste de tensão estão ligados aos rolos. 7
De um modo preferido, o sistema de roldanas mecânico é conduzido por um motor eléctrico.
Preferivelmente, o sistema que opera a comporta compreende ainda uma bóia e meios de ancoragem de bóia associados a cada lado da membrana flexível.
De um modo preferido, a membrana flexível é ligada a meios de ancoragem de bóia através de uma pluralidade de orifícios de ligação.
De um modo preferido, a comporta de água flexível compreende ainda uns meios de suporte, um grampo, e uns meios de fixação, em que os meios de suporte, o grampo e os meios de fixação seguram a aresta inferior da membrana flexível.
De um modo mais preferido, os meios de controlo de gás pressurizado actuam para encher e esvaziar a câmara insuflável com um gás, causando assim o movimento da comporta de água flexível entre as posições de fechada e de aberta, respectivamente.
Preferivelmente, o gás é seleccionado de um grupo que consiste do seguinte ar, oxigénio, azoto e dióxido de carbono.
As formas de realização da presente invenção serão agora descritas por meio de exemplos apenas com referência às figuras em anexo, em que: A Figura 1 apresenta uma ilustração esquemática de uma comporta de água flexível de acordo com um aspecto da presente invenção; A Figura 2 apresenta um plano elevado da estrutura de suporte e dos alicerces utilizados pela comporta de água flexível da Figura 1; A Figura 3 apresenta uma elevação lateral de um tampão para a parte mais baixa da comporta de água flexível da Figura 1; A Figura 4 apresenta uma ilustração esquemática de um mecanismo de roldanas utilizado para operar a comporta de água flexível da Figura 1; e A Figura 5 apresenta: a) uma vista lateral, com níveis de água iguais, de uma comporta de água flexível alternativa; b) uma vista lateral, com níveis de água inundados, de uma comporta de água flexível alternativa; e c) uma vista em perspectiva de uma barreira de controlo de inundação, compreendo duas comportas de água flexível alternativas, não abrangido pela presente invenção tal como reivindicada. A Figura comporta canal (2) flexivel 1 apresenta uma ilustração esquemática de uma de água flexível (1) que inclui um sistema de que contém uma embarcação (3). A comporta de água (1) pode ser vista para compreender uma membrana 9 flexível (4) feita tanto de Nylon como de Poliéster, uma pluralidade de cordas de comporta (5), duas estruturas de suporte (6) cada uma alojada dentro de uma reentrância da estrutura de suporte (7) e dois alicerces sobre estacaria (8) associados com cada uma das estruturas de suporte (6).
Mais detalhes das estruturas de suporte (6) e reentrâncias da estrutura de suporte (7) são apresentados na Figura 2. As reentrâncias da estrutura de suporte (7) compreendem um tampão de Neoprene (9) localizado no lado da comporta de água flexível (1) onde a água é mais baixa. A estrutura de suporte (6) compreende uma coluna vertical (10) , uma pluralidade de rolos (11) montados na coluna vertical (10), duas espias de suporte (12) e uma pluralidade de parafusos de ajuste de tensão (13) . A comporta de água flexível (1) está ligada à estrutura de suporte (6) através de cordas de comporta (5). Uma corda de comporta (5) em particular liga-se a uma extremidade de um parafuso de ajuste de tensão (13). A extremidade oposta do parafuso de ajuste de tensão (13) é depois ligada a um rolo (11) ·
Através do ajuste do parafuso de ajuste de tensão (13) a tensão é aplicada à comporta de água flexível (1). A pressão hidráulica associada à água retida faz com que a membrana flexível (4), faça pressão contra o tampão de Neoprene (9) formando o tampão impermeabilizante requerido ao longo das laterais da comporta de água flexível (1).
Numa forma de realização alternativa uma escora de suporte (não mostrada) pode ser posicionada entre a reentrância da estrutura de suporte (7) e a membrana flexível (4), no lado 10 da água retida da comporta de água flexível (1) . A adição de tal escora de suporte melhora a eficiência do tampão de Neoprene (9) particularmente em alturas de aumento dos níveis da água do lado com menos água da comporta de água flexível (1). A Figura 3 apresenta os meios para proporcionar o tampão impermeabilizante ao longo do fundo da comporta de água flexível (1). O lado inferior da membrana flexível (4) está ligado a um tubo de suporte (14) . O tubo de suporte (14) está depois seguro no lugar por um grampo (15) que está fixado ao chão do canal (16) por uma estaca de fixação (17) Um outro tampão de Neoprene (18), incorporado num degrau motorizado (19) no chão do canal (16), estabelece depois o tampão impermeabilizante requerido de modo similar aquele descrito anteriormente. A pressão hidráulica associada com a água retida faz com que a membrana flexível (4) seja pressionada contra o tampão de Neoprene (18) formando assim o tampão impermeabilizante requerido ao longo do fundo da comporta de água flexível (1). A comporta de água flexível (1) move-se entre uma posição de fechada e uma posição de aberta devido à acção de um sistema de roldanas dirigido por um motor eléctrico (20) mostrado esquematicamente na Figura 4. O sistema de roldanas (20) compreende uma corrente contínua (21) que interage com seis rodas dentadas (22) de modo a estabelecer quatro secções verticais (23, 24, 25 e 26), e duas secções horizontais (27 e 28) que atravessam o chão do canal (16). A orientação das secções verticais (23 e 24) é de tal modo, que se movem no mesmo sentido, quer ambas para cima ou ambas para baixo. De um modo similar as secções verticais (25 e 26) estão inter-relacionadas. 11
Através da ligação dos rolos tanto às secções verticais (23 e 24) como às secções verticais (25 e 26) da corrente (21) permite que a comporta de água flexível (1) seja movida entre a posição de fechada e a posição de aberta sob o controlo do motor eléctrico, como apropriado. À medida que a comporta de água flexível (1) se move, deslocando-se para a posição de aberta, a água retida é libertada permitindo que os níveis de água em cada lado da comporta de água flexível (1) fiquem iguais. A Figura 5 apresenta uma forma de realização alternativa de uma comporta de água flexível (29). Em particular, a Figura 5 (a) apresenta uma vista lateral de uma comporta de água flexível simples (29), com iguais níveis de água em lados alternativos da comporta (29). A Figura 5(b) apresenta uma vista lateral de uma comporta de água flexível simples (29) durante uma situação de inundação de modo que os níveis de água nos lados alternativos da comporta (29) não são mais iguais. A comporta de água flexível (29) pode distinguir-se por compreender uma membrana flexível (4), uma câmara de ar (30), bóias (31) localizadas em cada lado da membrana flexível (4) e um cabo de ancoragem (32) associado a cada bóia (31). A membrana flexível (4) está ligada em cada uma das extremidades a um cabo de ancoragem (32) através de uma pluralidade de orifícios de ligação (33).
Nesta forma de realização particular o funcionamento da comporta de água flexível (29) depende da aresta superior que sendo flutuante, puxa desse modo a membrana flexível (4) de modo apertado. Para engrenar a comporta de água flexível (29), o ar é bombeado para a câmara de ar (30) de maneira a 12 criar uma elevação positiva na comporta (29). De um modo similar, para desengrenar a comporta de água flexivel (29) o ar pressurizado dentro da câmara de ar (30) é libertado permitindo que a estrutura se afunde no leito maritimo.
Como o nivel de água exterior aumenta as diferentes forças hidrostáticas irão fazer com que a membrana flexível (4) se desloque em direcção à linha da costa como mostrado na Figura 5(b). Contudo, como o comprimento da membrana flexível (4) não se altera significativamente, a câmara de ar flutuante (30) é puxada para baixo. Esse movimento descendente actua para aumentar a força ascendente tendo tendência para puxar a membrana flexível (4) de novo para a sua posição inicial. O equilíbrio é então estabelecido entre a diferença no cimo da água e o aumento da flutuação, proporcionando deste modo estabilidade para a comporta de água flexível (29). A comporta de água flexível (29) é particularmente adequada para ajudar no encaminhamento de potenciais inundações de áreas costeiras. Pela disposição de duas ou mais comportas de água flexível (29) de extremo a extremo, uma barreira de controlo de inundação (34) pode ser construída, como se apresenta na vista em perspectiva na Figura 5(c). A barreira de controlo de inundação flexível (34) não tem como intenção ser impermeável pois irão haver fugas entre comportas de água flexível (29) individuais. Contudo, o efeito de tais fugas é de reduzida importância devido ao facto de os níveis de água da maré serem dependentes do tempo e serem assim eventualmente reduzidos com a baixa-mar 13
Apesar da barreira de controlo de inundação flexível (34) estar localizada em posição, em todos os momentos, em condições normais de maré a localização apenas será evidente pela presença das bóias (31) ancoradas no leito do rio. Como as membranas flexíveis (4) estão ligadas a cabos de ancoragem associados, a posição de cada comporta de água flexível (1) individual pode ser controlada independentemente. Quando não é requerido as membranas flexíveis podem ser todas movidas para as suas relevantes posições de armazenamento no leito do rio. A presença de câmaras de ar flutuante (30) dentro da barreira de controlo de inundação flexível (34) proporciona uma vantagem adicional para tal sistema, no qual, como esta projecção é flexível estabelece uma barreira de absorção física de energia à acção das ondas e qualquer detrito flutuante.
Os aspectos da presente invenção têm a vantagem de estabelecer uma comporta de água flexível para uso num porto, canal ou estuário de rio, a qual é tanto económica de construir como de instalar, assim como a proporcionar uma barreira impermeável. Através do uso de uma membrana flexível não biodegradável a necessidade de manutenção subsequente é reduzida, enquanto que a totalidade da duração da comporta é aumentada, quando comparada com aquelas previamente descritas no estado da técnica. A comporta de água flexível também tem a vantagem adicional de ser leve e compacta e ser assim fácil de transportar por longas distâncias e assim fácil de posicionar em áreas de difícil acessibilidade. 14
Ainda uma outra vantagem da comporta de água flexível é a de que não necessita dos mesmos níveis de conhecimento de engenharia como requerido pela instalação dos outros projectos de comporta contidas no estado da técnica. Sendo assim, a comporta de água flexível reduz a interrupção causada nos portos, canais e estuários de rio durante a instalação inicial e trabalho de manutenção.
Utilizando uma ou mais comportas de água flexíveis (29) para produzir uma barreira de controlo de inundação flexível (34) tem inúmeras vantagens sobre os sistemas de barreira de inundação existentes. Este sistema remove a necessidade do substancial trabalho de engenharia civil a ser realizado e a instalação de caixas de betão. A barreira de controlo de inundação flexível (34) é assim significativamente de maior eficiência face ao custo e de menor impacto ambiental do que os sistemas existentes.
Quando não se encontram em utilização as membranas flexíveis das comportas de água flexíveis podem ser guardadas na sua posição de abertas de tal forma que podem ficar localizadas no leito do rio. Deste modo, permitem o livre acesso das embarcações. A descrição anterior da presente invenção foi apresentada com a finalidade de ilustrar e descrever e não é intenção que seja exaustiva ou que limite a invenção à forma precisamente divulgada. As formas de realização descritas foram escolhidas e descritas de modo a melhor explicar os princípios da invenção e a sua aplicação prática para assim permitir que outros peritos no estado da técnica utilizem da melhor maneira a invenção em várias formas de realização e com várias modificações como seja conveniente ao 15 15 mais sem se pelas particular uso contemplado. Por conseguinte, modificações ou melhoramentos podem ser englobados afastar do âmbito da invenção como descrito reivindicações anexas.
Lisboa, 28 de Maio de 2007

Claims (22)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Uma comporta de água flexível (1) para reter a água num porto, num canal ou estuário de rio (2) compreendendo uma membrana flexível (4) tendo uma primeira e segunda superfície; uma comporta que opera o mecanismo que move a comporta de água flexível (1) entre uma posição fechada e uma posição aberta; uma reentrância (7) localizada em ambos os lados da membrana flexível (4); e um tampão lateral (9) associado com cada reentrância (7) caracterizada por os tampões laterais (9) estarem localizados de tal forma que quando a comporta de água flexível (1) está na posição de fechada a pressão hidráulica associada com a água retida actua contra a primeira superfície da membrana flexível (4), de modo a manter a segunda superfície da membrana flexível (4) contra os tampões laterais (9), para então formar o tampão de estancamento requerido, ao longo das laterais da comporta de água flexível (1).
2. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com a reivindicação 1, em que a comporta de água flexível (1) compreende ainda uma pluralidade de linhas de suporte (5) .
3. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com a reivindicação ou com a reivindicação 2, em que as linhas de suporte são seleccionadas a partir do grupo que compreende cabo, correntes, corda, correias ou outro material adequado capaz de fornecer a força de tensão requerida. 2
4. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a membrana flexível (4) compreende um material seleccionado a partir do grupo Nylon, Poliéster ou qualquer outro material flexível impermeável.
5. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o mecanismo de funcionamento da comporta compreende um sistema de roldanas mecânico (20).
6. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com a reivindicação 5, em que a comporta de água flexível (1) compreende ainda uma pluralidade de meios de ajuste (13), em que os meios de ajuste (13) ligam as linhas de suporte (5) e o sistema de roldanas mecânico (20).
7. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com a reivindicação 6, em que as linhas de suporte (5) estão ligadas ao sistema de roldanas mecânico (20) num plano substancialmente vertical, de tal modo que quando o sistema de roldanas mecânico (20) move as linhas de suporte para baixo dentro do referido plano substancialmente vertical, a comporta de água flexível (1) move-se da posição de fechada para a posição de aberta.
8. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com a reivindicação 6, em que os meios de ajuste (13) compreendem um parafuso de ajuste de tensão de modo que o parafuso de ajuste de tensão permita que a tensão entre as linhas de suporte seja variável. 3
9. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com as reivindicações 5 a 8, em que o sistema de roldanas mecânico (20) está alojado dentro das reentrâncias (7) localizadas em ambos os lados da membrana flexível (4).
10. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a comporta de água flexível (1) compreende ainda um degrau associado com o canal, porto ou leito do estuário do rio, um tampão de fundo (18), uns meios de suporte (14), um grampo (15) e meios de fixação (17), em que os meios de suporte (14), grampo (15) e os meios de fixação (17) actuam para segurar a aresta inferior da membrana flexível (4).
11. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com a reivindicação 10, em que a pressão hidráulica associada com a água retida actua para manter a membrana flexível (4) contra o tampão de fundo para assim proporcionar um tampão de estancamento ao longo do fundo da comporta de água flexível (1).
12. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com as reivindicações 5 a 11, em que o sistema de roldanas mecânico (20) compreende duas ou mais estruturas de suporte (6), uma corrente (21) e uma pluralidade de rodas dentadas (22), em que a corrente (21) e as rodas dentadas (22) estão organizadas de maneira a que a corrente (21) proporcione, pelo menos, duas secções substancialmente verticais (23, 24), de modo a que as secções da corrente (21) que caem dentro dessas secções verticais (23, 24) se desloquem à mesma velocidade. 4
13. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com a reivindicação 12, em que as estruturas de suporte (6) compreendem uma coluna vertical (10), uma pluralidade de rolos (11) de tal modo que os rolos são livres de se moverem ao longo do comprimento da coluna vertical (10)
14. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com a reivindicação 12 ou 13, em que a estrutura de suporte (6) compreende uma ou mais espias de suporte (12), e um ou mais alicerces sobre estacaria (8), de modo que as espias de suporte (12) liguem os alicerces sobre estacaria (8) à coluna vertical (10).
15. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 14, em que a corrente (21) e os parafusos de ajuste de tensão estão ligados aos rolos (11).
16. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 15, em que o sistema de roldanas mecânico (20) é dirigido por um motor.
17. Uma comporta de água flexível (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que o sistema de funcionamento da comporta compreende uma câmara insuflável (30), ligada à membrana flexível (4) e uns meios de controlo de gás pressurizado.
18. Uma comporta de água flexível (29), de acordo com a reivindicação 17, em que o sistema de funcionamento da comporta compreende ainda uma bóia (31) e uns meios de 5 ancoragem de bóia (32) associados a cada lado da membrana flexível (4).
19. Uma comporta de água flexível (29), de acordo com a reivindicação 18, em que a membrana flexível (4) é ligada aos meios de ancoragem de bóia (32) através de uma pluralidade de orifícios de ligação (33).
20. Uma comporta de água flexível (29), de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 19, em que a comporta de água flexível (29) compreende ainda meios de suporte (14), um grampo (15) e meios de fixação (17), em que os meios de suporte (14), o grampo (15) e os meios de fixação (17) seguram a aresta inferior da membrana flexível (4).
21. Uma comporta de água flexível (29), de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 20, em que os meios de controlo do gás pressurizado actuam de modo a encher e esvaziar a câmara insuflável com gás, fazendo assim com que a comporta de água flexível (29) se mova entre as posições de fechada e aberta respectivamente.
22. Uma comporta de água flexível (29), de acordo com a reivindicação 21, em que o gás é seleccionado a partir do grupo que consiste de ar, oxigénio, azoto e dióxido de carbono. Lisboa, 28 de Maio de 2007
PT02785634T 2001-12-08 2002-12-09 Comporta de água flexível PT1456479E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0129435.4A GB0129435D0 (en) 2001-12-08 2001-12-08 Flexible watertight gate

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1456479E true PT1456479E (pt) 2007-06-08

Family

ID=9927272

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02785634T PT1456479E (pt) 2001-12-08 2002-12-09 Comporta de água flexível

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7435036B2 (pt)
EP (1) EP1456479B1 (pt)
AT (1) ATE355417T1 (pt)
AU (1) AU2002350921A1 (pt)
DE (1) DE60218526T2 (pt)
DK (1) DK1456479T3 (pt)
ES (1) ES2283617T3 (pt)
GB (1) GB0129435D0 (pt)
PT (1) PT1456479E (pt)
WO (1) WO2003054306A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2002305243A1 (en) * 2001-04-26 2002-11-11 Gunderboom, Inc. Y-panel anchoring system for boom installation
HRP20030930A2 (en) * 2003-11-13 2005-06-30 Muvrin Boris Stably tighted self-rising boom used for sea protection at fuel stations in marinas
HRP20030929A2 (en) * 2003-11-13 2005-06-30 Muvrin Boris Stably tighted self-rising boom used for sea protection during accidental situations in marinas
US7410325B1 (en) * 2005-06-10 2008-08-12 Nelson Joseph L Modular guide frame for a gate
KR100663883B1 (ko) 2006-02-15 2007-01-03 (주)대도엔텍 고무보 프레임의 코너부 결합구조
US20080298899A1 (en) * 2007-05-17 2008-12-04 Northernstar Natural Gas Inc. Marine vessel landing site barrier
US8287209B2 (en) * 2008-12-11 2012-10-16 Boris Feldman Protective flood barrier system
JP4553979B1 (ja) * 2010-03-24 2010-09-29 八千代エンジニヤリング株式会社 膜式水門
US8740500B2 (en) 2011-09-01 2014-06-03 Dale A. Conway Pumping system for use on a moveable flood control barrier
PT2812494T (pt) * 2012-02-08 2018-02-07 Waters Louis A Jr Barreira contra inundações com acionamento automático
PT2971366T (pt) 2013-03-15 2019-02-19 Floodbreak Llc Sistema de elevação de barreira de proteção contra inundações
CN103215928B (zh) * 2013-04-24 2015-10-21 南京蓝昇船舶修造有限公司 阻潮闸门
US9303423B2 (en) * 2013-10-08 2016-04-05 Ilc Dover Ip, Inc. Deployable flexible flood mitigation device
US9303448B2 (en) * 2013-10-23 2016-04-05 Zachary Dax Olkin Flood shield systems and methods
CN104775399B (zh) * 2015-04-08 2016-06-29 上海诺山工程设计咨询有限公司 伸缩式挡水闸门
US10011966B1 (en) * 2017-07-10 2018-07-03 Clifford Chung Chen Shaw Cabled flexible wall dam
CN107620288B (zh) * 2017-09-05 2020-10-20 华北水利水电大学 百叶式防洪墙
CN112095542B (zh) * 2020-09-23 2021-10-12 扬州大学 一种多功能水利枢纽及其运行方法

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1067242A (en) * 1911-07-13 1913-07-15 Cassius E Gillette Canal-lock.
US1868147A (en) * 1927-01-06 1932-07-19 I P Morris And De La Vergne In Valve
US1810449A (en) * 1928-02-08 1931-06-16 Tahara Hisakichi Movable dam
DE718164C (de) 1938-11-19 1942-03-04 Eugen Herb Zusammenlegbare Stauwand
US2593968A (en) * 1945-12-26 1952-04-22 Mueller Co Lubricated valve
US2593969A (en) 1947-01-14 1952-04-22 Bowtell William John Sluice gate
US2889684A (en) * 1955-08-04 1959-06-09 William D Abrahams Prefabricated irrigation gate
US2984074A (en) * 1959-03-26 1961-05-16 Chapman Valve Mfg Co Sluice gate
US4484836A (en) * 1982-07-26 1984-11-27 Bailard James A Pneumatic spar sediment control curtain
US4662783A (en) * 1984-03-26 1987-05-05 Bridgestone Corporation Flexible membraneous weir
US4780024A (en) * 1987-06-05 1988-10-25 Obermeyer Henry K Crest gate
US4787774A (en) * 1987-07-01 1988-11-29 Grove William M Fluid control apparatus
US5154537A (en) * 1991-05-28 1992-10-13 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Barrier curtain
US5460462A (en) * 1993-09-09 1995-10-24 Regan; Patrick Liquid and flood water barrier wall forming-apparatus
NO314414B1 (no) * 2001-03-16 2003-03-17 Aquafence As En flombarriereseksjon og en flombarriere
GB2387225B (en) * 2001-12-22 2005-06-15 Westerngeco As A method of seismic surveying and a seismic surveying arrangement
US20030167696A1 (en) * 2002-03-08 2003-09-11 Shih-Hsin Chen Gate for the entry of a gateway for stopping the flow water

Also Published As

Publication number Publication date
EP1456479A1 (en) 2004-09-15
ATE355417T1 (de) 2006-03-15
ES2283617T3 (es) 2007-11-01
DK1456479T3 (da) 2007-06-25
US20050163570A1 (en) 2005-07-28
DE60218526D1 (de) 2007-04-12
AU2002350921A1 (en) 2003-07-09
DE60218526T2 (de) 2007-10-31
GB0129435D0 (en) 2002-01-30
WO2003054306A1 (en) 2003-07-03
US7435036B2 (en) 2008-10-14
EP1456479B1 (en) 2007-02-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1456479E (pt) Comporta de água flexível
AU2007206762B2 (en) Gravity foundations for tidal stream turbines
US7442002B2 (en) Tidal turbine installation
JP2011112045A (ja) 風力タービン固定および吊り上げ装置、および水上移動式作業プラットフォーム
KR20090129003A (ko) 중량체를 이용한 부유식 구조물 계류장치
JP6305940B2 (ja) 自己作動する洪水防水壁
JP2004169564A (ja) 河川水流発電設備
JP2007126862A (ja) 建築物用の水害・雪害および土砂災害対策構造
KR20190042135A (ko) 높이 조절식 부력체를 이용한 수상 태양광 발전시스템
GB2488809A (en) Buoyant weir
KR101521163B1 (ko) 부유식 풍력발전기
JP3958170B2 (ja) 堤体及び構造物の保護設備
KR20130041857A (ko) 승강식 터빈 지지구조물
KR20100114357A (ko) 부유식 방파제 및 그 시공방법
KR101642489B1 (ko) 반잠수식 해상 구조물
KR101018303B1 (ko) 수위 조절이 가능한 분수의 부력장치
JP2004003238A (ja) 高潮防止用水門
KR100578256B1 (ko) 하천의 수위조절을 위한 가동보
KR20160034140A (ko) 부하 승강 유도체
CN220905807U (zh) 一种水利水电工程防汛箱
JP2004076528A (ja) 堤体
CN114411671B (zh) 一种与旋转竖缝式鱼道结合的对开船闸及其运行方法
US20240093451A1 (en) Tidal barrage
JP4082260B2 (ja) フロート式選択取水設備
JPH093852A (ja) 陸地に固定されて深い海に設置されるブレークウォータ