PT1399770E - Unidade de terminação de fibras óptivas - Google Patents

Unidade de terminação de fibras óptivas Download PDF

Info

Publication number
PT1399770E
PT1399770E PT02735574T PT02735574T PT1399770E PT 1399770 E PT1399770 E PT 1399770E PT 02735574 T PT02735574 T PT 02735574T PT 02735574 T PT02735574 T PT 02735574T PT 1399770 E PT1399770 E PT 1399770E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cable
cable retention
groove
positioning unit
base element
Prior art date
Application number
PT02735574T
Other languages
English (en)
Inventor
Erik Schurmans
Heidi Bleus
Peter Bos
Original Assignee
Tyco Electronics Raychem Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tyco Electronics Raychem Nv filed Critical Tyco Electronics Raychem Nv
Publication of PT1399770E publication Critical patent/PT1399770E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B6/00Light guides; Structural details of arrangements comprising light guides and other optical elements, e.g. couplings
    • G02B6/44Mechanical structures for providing tensile strength and external protection for fibres, e.g. optical transmission cables
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B6/00Light guides; Structural details of arrangements comprising light guides and other optical elements, e.g. couplings
    • G02B6/44Mechanical structures for providing tensile strength and external protection for fibres, e.g. optical transmission cables
    • G02B6/4439Auxiliary devices
    • G02B6/4471Terminating devices ; Cable clamps
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B6/00Light guides; Structural details of arrangements comprising light guides and other optical elements, e.g. couplings
    • G02B6/44Mechanical structures for providing tensile strength and external protection for fibres, e.g. optical transmission cables
    • G02B6/4439Auxiliary devices
    • G02B6/4459Ducts; Conduits; Hollow tubes for air blown fibres

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Light Guides In General And Applications Therefor (AREA)
  • Mechanical Coupling Of Light Guides (AREA)
  • Optical Couplings Of Light Guides (AREA)
  • Manufacture, Treatment Of Glass Fibers (AREA)
  • Seal Device For Vehicle (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)
  • Packaging Of Annular Or Rod-Shaped Articles, Wearing Apparel, Cassettes, Or The Like (AREA)
  • Golf Clubs (AREA)

Description

ΡΕ1399770 1 DESCRIÇÃO "UNIDADE DE TERMINAÇÃO DE FIBRAS ÓPTICAS" 0 presente invento refere-se a uma unidade de posicionamento de fibras ópticas. Mais em particular, o presente invento refere-se a uma unidade de posicionamento para cabos de fibra óptica, compreendendo a unidade um elemento de base e pelo menos dois elementos de retenção de cabos.
Os dispositivos terminais ou de separação destinados ao posicionamento de cabos de fibra óptica são bem conhecidos. 0 pedido de patente internacional WO 95/07481, por exemplo, divulga um dispositivo de separação no qual se podem passar fibras de um tubo guia maior para uma série de tubos guia mais pequenos sem perda significativa de luz. O pedido de patente internacional WO 00/72073 divulga um dispositivo de separação que permite a utilização de tubos e/ou cabos de fibra com vários diâmetros.
No pedido de patente internacional WO 00/75704 são divulgados sistemas de retenção para a terminação de fibras ópticas. Estes sistemas de retenção conhecidos são concebidos, em particular, para a retenção de cabos de fibra óptica que possuem um elemento de reforço flexível, por exemplo um elemento de reforço feito em KEVLAR®. 2 ΡΕ1399770 0 sistema de retenção prende firmemente o elemento de reforço para que qualquer aplicação de tracção ao cabo da fibra não resulte numa tracção sobre a relativamente frágil fibra óptica.
Os documentos JP-A-09189378 e JP-A-06233426 descrevem elementos de retenção de cabos empilhados fixados uns aos outros.
Dado o número cada vez maior de fibras ópticas utilizadas em redes de telecomunicações, existe uma necessidade crescente de miniaturização. Na medida em que os modernos cabos de fibra óptica contêm um grande número de cabos constituintes relativamente finos ou unidades de cabo (por exemplo chamadas "pig tails"), um grande número desses cabos tem que ser terminado num espaço relativamente pequeno. Existe, por conseguinte, uma necessidade de ter componentes mais pequenos. Além disso, deseja-se um elevado grau de flexibilidade dado que o número de cabos terminado num determinado componente (e.g., bastidor de gestão de fibras) pode variar ao longo do seu tempo de vida útil. É, por conseguinte, um objectivo do presente invento proporcionar uma unidade de posicionamento para cabos de fibra óptica que seja adequado para unidades de cabo com um diâmetro pequeno. É outro objectivo do presente invento proporcionar uma unidade de posicionamento para cabos de fibra óptica que proporcione uma efectiva redução de tensão. É ainda um objectivo do presente invento propor- 3 PE1399770 cionar uma unidade de posicionamento para cabos de fibra óptica que seja flexível e económica.
Consequentemente, o presente invento proporciona uma unidade de posicionamento de acordo com a reivindicação 1.
Ao proporcionar pelo menos um par de paredes entre as quais se podem acomodar elementos de retenção de cabos, obtém-se um elevado grau de flexibilidade dado que se podem adicionar ou retirar elementos de retenção de cabos.
Ao proporcionar em cada elemento de retenção de cabos uma protuberância que pode efectuar uma imobilização em relação a um elemento de retenção de cabos adjacente, obtém-se uma rigidez estrutural amplamente melhorada de um modo extremamente simples. Esta rigidez estrutural é particularmente útil para transferir forças de tracção axiais do elemento de reforço e do elemento de retenção de cabos associado para os elementos de retenção de cabos adjacentes e para o elemento de base. Dado que a estrutura é simples, a tendência para a miniaturização é muito grande.
De acordo com um aspecto (A) do presente invento, as paredes do elemento de base estão dotadas de nervuras que sobressaem para o espaço de modo a receber elementos de retenção de cabos e para transferirem para as nervuras quaisquer forças de tracção axiais dos elementos de reten- 4 PE1399770 ção de cabos. A utilização de nervuras de engate além das protuberâncias de imobilização proporciona uma rigidez estrutural melhorada. Além disso, as nervuras podem ajudar a posicionar os elementos de retenção de cabos entre as paredes. Múltiplas pilhas desses elementos de retenção de cabos podem estar situadas numa única placa de base, proporcionando, desse modo, a possibilidade de terminar um número relativamente grande de cabos de fibra óptica.
De preferência, a referida protuberância estende-se de modo a afastar-se do elemento de base e, de acordo com um segundo aspecto (B) do presente invento, o elemento de base possui uma protuberância que pode ser recebida num recesso de um elemento de retenção de cabos. Em alternativa, o elemento de base pode estar dotado com um recesso para receber a protuberância de imobilização do elemento de retenção de cabos mais próximo da placa de base quando as protuberâncias estão viradas para o elemento de base.
Os cabos de fibra óptica destinados a ser terminados e/ou separados em elementos constituintes de cabo possuem, normalmente, uma bainha de cabo que é descarnada com um determinado comprimento para facilitar a terminação, expondo os elementos constituintes do cabo e um qualquer elemento de reforço. Consequentemente, a parte terminal do cabo tem um diâmetro mais pequeno do que o resto do cabo. De modo a estar apto a acomodar, de modo adequado, essa extremidade do cabo, é preferível que a ranhura destinada a receber um cabo de fibra óptica tenha uma parte mais larga 5 PE1399770 junto da face posterior e uma parte mais estreita junto da face anterior do elemento de retenção de cabos. A verdadeira largura da ranhura irá depender, evidentemente, do tipo particular de cabo a terminar. No entanto, na forma de realização preferencial a parte mais larga da ranhura tem uma largura inferior a 4 mm, tendo essa largura, de preferência, aproximadamente 2 mm.
Para conter melhor um qualquer cabo terminado, é preferível que o elemento de retenção de cabos esteja dotado com uma cobertura articulada destinada a cobrir pelo menos parte da referida ranhura. Para facilitar a aplicação do elemento de retenção de cabos e para minimizar o número de peças é preferível que a cobertura seja solidária com o elemento de retenção de cabos. Numa forma de realização preferencial, a cobertura, quando fechada, cobre apenas a parte mais larga da ranhura. Esta situação permite que o cabo seja contido fechando apenas a parte que tem um diâmetro relativamente grande e deixando livre a extremidade de diâmetro mais pequeno para qualquer manuseamento e/ou manipulação .
Para terminar um grande número de cabos de fibra óptica é vantajoso dispor os pares de paredes verticais em pelo menos duas filas desencontradas. A configuração desencontrada permite que os cabos terminados na fila anterior dos elementos de retenção de cabos passem entre os elementos de retenção de cabos de uma fila posterior. Cada conjunto (de preferência pilha) de elementos de retenção de 6 ΡΕ1399770 cabos pode compreender 2, 3, 4, 5 ou mesmo mais elementos de retenção de cabos, embora se prefiram conjuntos de 3 elementos de retenção de cabos.
Para guiar os cabos de fibra óptica para os elementos de retenção de cabos, o elemento de base pode estar dotado de paredes verticais adicionais que são curvas e possuem um raio de curvatura igual ou maior do que o raio de curvatura mínimo dos cabos de fibra óptica. 0 presente invento proporciona ainda um conjunto de peças próprio para proporcionar uma unidade de posicionamento como definida anteriormente, e um organizador para fibras ópticas dotado com essa unidade de posicionamento. 0 elemento de base da unidade de posicionamento pode, de um modo vantajoso, ser integrado num elemento de base do organizador . 0 presente invento será ainda explicado fazendo-se referência a uma forma de realização exemplificativa ilustrada no desenho em anexo, em que: a Figura 1 mostra, esquematicamente, uma unidade de posicionamento de acordo com o presente invento; a Figura 2 mostra, esquematicamente e em perspec-tiva, a unidade de posicionamento da Fig. 1 quando vista pelo lado de trás; e 7 PE1399770 as Figuras 3a e 3b mostram, esquematicamente e em perspectiva, um elemento de retenção de cabos destinado a ser utilizado na unidade de posicionamento da Figura 1. A unidade de posicionamento 1, mostrada na Fig. 1 apenas a titulo de exemplo não limitativo, possui um elemento de base 2 no qual se acomodam múltiplos elementos 3 de retenção de cabos. O elemento de base 2 mostrado na Fig. 1 possui quatro pares de paredes 4 verticais. Cada par de paredes 4 define um espaço no qual se acomoda uma série (no exemplo mostrado: três) de elementos 3 de retenção de cabos. Uma nervura 12 sobressai de cada parede 4 para dentro do referido espaço de modo a engatar-se nos elementos de retenção de cabos.
Cada elemento 3 de retenção de cabos possui uma ranhura 7 que se estende na sua direcção longitudinal, desde uma face anterior 8 até a uma face posterior 9 (ver Fig. 3a). Uma cobertura articulada 14 cobre parte da ranhura 7 para conter um cabo de fibra óptica (não mostrado) aí acomodado.
De acordo com um aspecto importante do presente invento, cada elemento 3 de retenção de cabos possui uma protuberância 10 que serve para efectuar uma interligação de imobilização com outro elemento de retenção de cabos. Como se mostra na Fig. 1, as protuberâncias ou pinos 10 de imobilização estendem-se na mesma direcção que as paredes 4, afastando-se do elemento de base 2, transversalmente à ΡΕ1399770 direcção da ranhura 7. Esta configuração assegura que quaisquer forças de tracção exercidas sobre o elemento de reforço de um cabo de fibra óptica acomodado numa ranhura 7 irão ser, pelo menos parcialmente, absorvidas por qualquer elemento de retenção de cabos adjacente dessa mesma pilha. Em resultado disso, qualquer tensão é distribuída pela retenção de cabos da pilha. Além disso, as protuberâncias 10 de imobilização mantêm a orientação dos elementos de retenção de cabos.
Os cabos de fibra óptica (não mostrados) são guiados nas suas trajectórias na direcção dos elementos 3 de retenção de cabos por paredes guiamento 16 que mantêm um raio de curvatura mínimo. Na forma de realização mostrada, as paredes guiamento 16 e as paredes 4 fazem parte integrante do elemento de base 2.
Na forma de realização mostrada, no elemento de base 2 acomodam-se quatro pilhas de elementos 3 de retenção de cabos, em duas filas. As pilhas da fila posterior não estão posicionadas imediatamente por detrás das da fila anterior mas estão desviadas em cerca de metade da sua largura. Esta configuração desencontrada permite que os cabos de fibra óptica terminados na fila posterior passem entre as pilhas da fila anterior. A vista da Fig. 2 mostra claramente as paredes guiamento 16 destinadas a guiar quaisquer cabos de fibra óptica (não mostrados) na direcção das ranhuras 7 existen- 9 PE1399770 tes nas faces posteriores 9 dos elementos 3 de retenção de cabos. O elemento 3 de retenção de cabos da Fig. 3a é representado possuindo uma ranhura 7 que se estende longitudinalmente para acomodar um cabo de fibra óptica (por exemplo chamado "pig tail"). A ranhura 7 tem uma parte mais larga 7a na qual pode encaixar a parte com bainha do cabo, e uma parte mais estreita 7b para acomodar a parte do cabo cuja bainha foi descarnada. As partes 7a e 7b da ranhura estão separadas por uma ranhura 17 transversal na qual se pode acomodar o elemento de reforço do cabo. De preferência, o elemento de reforço que emerge da bainha na parte mais larga 7a da ranhura é enrolado, através da ranhura 17 transversal (por exemplo da esquerda para a direita na Fig. 3a) , uma ou mais vezes em torno do elemento de retenção de cabos, e depois passada longitudinalmente através da parte mais estreita 7b da ranhura ou sobre a cobertura (fechada) 14.
As Figuras 3a e 3b mostram claramente os entalhes 13 que servem para acomodar as nervuras 12 mostradas na Fig. 1, e por conseguinte para neles irem encaixar as paredes 4. Estes entalhes 13, que permitem que os elementos de retenção de cabos deslizem para cima ou para baixo entre as paredes 4 ao mesmo tempo que mantêm o seu encaixe, transferem quaisquer forças de tracção para as paredes 4. Além disso, as protuberâncias 10 transferem quaisquer forças de tracção para outros elementos de retenção de cabos. Para 10 PE1399770 este efeito, os elementos de retenção de cabos estão dotados de um recesso 11 próprio para acomodar a protuberância de outro elemento de retenção de cabos, como se mostra na Fig. 3b. A cobertura 14 é representada sendo solidária com o elemento 3 de retenção de cabos, ligada pela chamada "dobradiça flexível" 15. É possível, evidentemente, que a cobertura 14 seja articulada por uma articulação amovível ou que nem sequer seja articulada.
Lisboa, 20 de Novembro de 2006

Claims (7)

  1. PE1399770 1 REIVINDICAÇÕES 1. Unidade de posicionamento (1) para posicionar cabos de fibra óptica, a unidade compreendendo um elemento de base (2) e pelo menos dois elementos (3) de retenção de cabos, o elemento de base (2) possuindo pelo menos um par de paredes verticais (4) que definem um espaço destinado a receber dois ou mais elementos (3) de retenção de cabos empilhados, retendo cada um respectivamente um cabo diferente, cada elemento (3) de retenção de cabos possuindo uma ranhura (7) que se estende entre uma face anterior (8) e uma face posterior (9) do elemento de retenção de cabos, para receber um cabo de fibra óptica, caracterizada por cada um dos referidos elementos (3) de retenção de cabos possuir num dos lados uma protuberância (10) que se estende de modo substancialmente transversal relativamente à ranhura (7) e um recesso (11) num lado oposto para receber uma protuberância (10) correspondente de outro elemento de retenção de cabos adjacente de modo a formar uma pilha de elementos de retenção de cabos imobilizados uns em relação aos outros, em que (A) as paredes (4) do elemento de base (2) estão dotadas com nervuras (12) que sobressaem para o espaço de modo a receberem elementos de retenção de cabos, e os elementos (3) de retenção de cabos têm entalhes (13) para acomodar as nervuras (12); e/ou (B) o elemento de base (2) possui uma protuberância (10) que pode ser recebida num recesso (11) de um ele- 2 PE1399770 mento (3) de retenção de cabos, ou o elemento de base (2) tem um recesso que pode receber uma protuberância (10) de um elemento de retenção de cabos.
  2. 2. Unidade de posicionamento de acordo com a reivindicação 1, em que o elemento (3) de retenção de cabos está dotado com uma cobertura articulada (14) destinada a cobrir pelo menos parte da referida ranhura (7).
  3. 3. Unidade de posicionamento de acordo com a reivindicação 2, em que a cobertura (14) é solidária com o elemento (3) de retenção de cabos.
  4. 4. Unidade de posicionamento de acordo com a reivindicação 2 ou 3, em que a ranhura (7) tem uma parte mais larga (7a) e uma parte mais estreita (7b), e a cobertura (14), quando fechada, cobre apenas a parte mais larga (7a) da ranhura (7).
  5. 5. Conjunto de peças destinadas a proporcionar uma unidade de posicionamento (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores.
  6. 6. Organizador de fibras ópticas, dotado com pelo menos uma unidade de posicionamento (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-4.
  7. 7. Organizador de acordo com a reivindicação 6, em que o elemento de base (2) da unidade de terminação (1) 3 ΡΕ1399770 está integrado num elemento de base do organizador. Lisboa, 20 de Novembro de 2006
PT02735574T 2001-05-31 2002-05-17 Unidade de terminação de fibras óptivas PT1399770E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0113114.3A GB0113114D0 (en) 2001-05-31 2001-05-31 Optical fibre termination unit

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1399770E true PT1399770E (pt) 2007-01-31

Family

ID=9915545

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02735574T PT1399770E (pt) 2001-05-31 2002-05-17 Unidade de terminação de fibras óptivas

Country Status (12)

Country Link
EP (1) EP1399770B1 (pt)
KR (1) KR100890688B1 (pt)
AT (1) ATE345514T1 (pt)
AU (1) AU2002310586B2 (pt)
CA (1) CA2447277A1 (pt)
DE (1) DE60216092T2 (pt)
DK (1) DK1399770T3 (pt)
ES (1) ES2276939T3 (pt)
GB (1) GB0113114D0 (pt)
MX (1) MXPA03010951A (pt)
PT (1) PT1399770E (pt)
WO (1) WO2002097505A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20100092147A1 (en) * 2006-10-16 2010-04-15 Christophe Desard Optical fiber cable retention device
JP4908480B2 (ja) * 2008-11-10 2012-04-04 住友電気工業株式会社 光接続用ケーブル把持部材
EP2538256A1 (en) 2011-06-20 2012-12-26 Tyco Electronics Raychem BVBA Cable termination device
WO2019072782A1 (en) 2017-10-09 2019-04-18 CommScope Connectivity Belgium BVBA DEVICES AND METHODS FOR FIXING CABLES
US11860432B2 (en) 2019-03-01 2024-01-02 Commscope Technologies Llc Devices, assemblies and methods for anchoring components of telecommunications cables
WO2020219571A1 (en) 2019-04-22 2020-10-29 Commscope Technologies Llc Cable fixation assembly with improved strength member yarn anchoring and method of anchoring cable strength member yarn
US11867872B2 (en) 2020-02-11 2024-01-09 Commscope Technologies Llc Cable fixation devices and arrangements with improved installation and space utilization at telecommunications enclosures

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5146532A (en) * 1990-11-20 1992-09-08 Scientific-Atlanta, Inc. Optical fiber retention device
JP3013279B2 (ja) * 1993-02-04 2000-02-28 未来工業株式会社 ケーブル収容布設具及びケーブル布設方法
JP3824694B2 (ja) * 1996-01-09 2006-09-20 古河電気工業株式会社 可撓管の固定構造
JP2940864B2 (ja) * 1996-12-11 1999-08-25 富士通電装株式会社 光ケーブル固定金具
JP2000089041A (ja) * 1998-09-14 2000-03-31 Nikko Ind Corp 光ファイバー用マークバンド

Also Published As

Publication number Publication date
EP1399770B1 (en) 2006-11-15
EP1399770A1 (en) 2004-03-24
ES2276939T3 (es) 2007-07-01
WO2002097505A1 (en) 2002-12-05
AU2002310586B2 (en) 2006-11-09
DK1399770T3 (da) 2007-02-19
CA2447277A1 (en) 2002-12-05
KR20040002944A (ko) 2004-01-07
ATE345514T1 (de) 2006-12-15
MXPA03010951A (es) 2004-02-27
DE60216092D1 (de) 2006-12-28
DE60216092T2 (de) 2007-06-21
KR100890688B1 (ko) 2009-03-26
GB0113114D0 (en) 2001-07-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20210080660A1 (en) Telecommunications cabinet with connector storage
ES2690894T3 (es) Bloque de adaptador de fibra óptica
KR0136261Y1 (ko) 접속 기구 트레이
ES2539428T3 (es) Módulo divisor de fibra óptica
ES2652647T3 (es) Montaje de cable
ES2399957T3 (es) Organizador de fibras ópticas
ES2768340T3 (es) Sistema de montaje para elementos de distribución de telecomunicaciones
JP4340783B2 (ja) 光ファイバのオーガナイザ
US20240168237A1 (en) Frame assemblies for optical fiber distribution elements
US8625951B2 (en) Modular support system for optical fiber trays
US20240159982A1 (en) Frame assemblies for optical fiber distribution elements
EP0530325A1 (en) FIBER OPTICAL DISTRIBUTION RACK.
US20220334332A1 (en) Fiber optic connection cassette
ES2814330T3 (es) Bandeja basculante para fibras ópticas
US20210382258A1 (en) Fiber optic closures and support structures and assemblies for fiber optic closures
PT1399770E (pt) Unidade de terminação de fibras óptivas
EP3767354A1 (en) Cable management system
AU2002310586A1 (en) Optical fibre termination unit
US5127070A (en) Optical fiber distribution module
US11860432B2 (en) Devices, assemblies and methods for anchoring components of telecommunications cables
ES2940067T3 (es) Módulo de empalme con guía para cable de parcheo
JP3768273B2 (ja) 光ファイバケーブル成端箱
JP2022155788A (ja) 配線架
AU2016201870A1 (en) Multi-position fiber optic connector holder and method
BRPI0707734B1 (pt) Conjunto de telecomunicações e método de uso de um chassi de telecomunicações