PT1369547E - Dispositivo de activação, em particular para puxadores de janelas - Google Patents

Dispositivo de activação, em particular para puxadores de janelas Download PDF

Info

Publication number
PT1369547E
PT1369547E PT02425369T PT02425369T PT1369547E PT 1369547 E PT1369547 E PT 1369547E PT 02425369 T PT02425369 T PT 02425369T PT 02425369 T PT02425369 T PT 02425369T PT 1369547 E PT1369547 E PT 1369547E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
wheels
teeth
row
movement
wheel
Prior art date
Application number
PT02425369T
Other languages
English (en)
Inventor
Michele Loperfido
Original Assignee
Master Srl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Master Srl filed Critical Master Srl
Publication of PT1369547E publication Critical patent/PT1369547E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05CBOLTS OR FASTENING DEVICES FOR WINGS, SPECIALLY FOR DOORS OR WINDOWS
    • E05C9/00Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing
    • E05C9/04Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing with two sliding bars moved in opposite directions when fastening or unfastening
    • E05C9/041Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing with two sliding bars moved in opposite directions when fastening or unfastening with rack and pinion mechanism

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Window Of Vehicle (AREA)
  • Transmission Devices (AREA)
  • Wing Frames And Configurations (AREA)
  • Power-Operated Mechanisms For Wings (AREA)

Description

Descrição
Dispositivo de activação, em particular para puxadores de janelas. A presente invenção refere-se a um dispositivo de activação melhorado, que é habitualmente aplicado em janelas com alhetas deslizantes montadas nos puxadores das janelas, permitindo assim abrir e fechar o caixilho da janela. Já é conhecido um mecanismo de acçao nesta área em GB 2 264 529. Uma roda motriz e uma roda conduzida estão ligadas por uma roda dentada em forma de Z. Cada uma destas rodas faz parte da engrenagem juntamente com uma roda de dentes direitos que formam um último batente que é usado para abrir e fechar uma alheta.
Hoje em dia, entre os sistemas de secção para construir caixilhos de janelas, o mais utilizado é do tipo de madeira-aluminio: isto porque a madeira que existe no lado interior da configuração serve melhor as necessidades arquitecturais e estéticas, enquanto que o alumínio na parte exterior garante a solidez do caixilho com o passar do tempo, pois resiste melhor (em relação à madeira) ao ataque dos agentes atmosféricos. Além do mais, actualmente, esses sistemas de secção madeira-alumínio foram desenvolvidos tanto no que se refere à dimensão das secções, como no que se refere ao aspecto estético com a presença de anilhas melhores e mais pronunciados no lado da madeira (condições melhoradas relativamente a sistemas anteriores). 0 que foi afirmado anteriormente não é obviamente a única aplicação do mecanismo da invenção, mas sim um exemplo não limitativo de uma das suas realizações, uma vez que o mecanismo inventivo pode estender-se a 1/8 qualquer tipo de caixilhos e ser construído com qualquer tipo de material (por exemplo, alumínio, aço, PVC, etc), e ainda a janelas com abertura interna ou externa e com qualquer formato ou acabamento. 0 objectivo da presente invenção, relativamente aos produtos actuaimente disponíveis no mercado, é satisfazer estas novas necessidades de uso, melhorando alguns aspectos do tipo funcional e aplicativo. De facto, o mecanismo da presente invenção alcança os objectivos referidos anteriormente ao optimizar o sistema de transmissão adoptado. Além dc mais, este sistema é eficiente e, ao mesmo tempo prático porque, para ser instalado, o operador-não tem de fazer mais do que pressionar ligeiramente o mecanismo sem mais complicações, e sem a ajuda de mais ferramentas.
Os objectivos referidos anteriormente, e outros, assim como as vantagens já referidas, tal como se poderá ver na descrição a seguir, consegue-se através de um mecanismo melhorado tal como é reivindicado na Reivindicação 1. Realizações preferidas e variações não triviais da presente invenção são reivindicadas nas Reivindicações dependentes. A presente invenção será melhor descrita através de algumas realizações preferidas daquela, feita como um exemplo não limitativo, relativamente às ilustrações em anexo, em que: • A Figura 1 é uma perspectiva de uma realização de um mecanismo de acordo com a presente invenção; • A Figura 2 é uma perspectiva expandida do mecanismo da Figura 1; 2/8 • A Figura 3 é uma perspectiva do mecanismo da Figura 1, aborta de um dos lados, de modo a mostrar as junções dos seus componentes; • A Figura 3A é uma perspectiva pormenorizada de parte da Figura 3, • A Figura 4 é uma perspectiva lateral do mecanismo da Figura 3 na posição de aberto; • A Figura 5 é uma perspectiva semelhante da Figura 1 mas com o mecanismo virado para o outro lado; • A Figura 5A é uma perspectiva pormenorizada da Figura 5; • A Figura 5B é uma perspectiva lateral do mecanismo da invenção inserido numa posição de funcionamento; • A Figura 6 é uma perspectiva semelhante da Figura 5 relativamente a sistemas conhecidos actualmente; • A Figura 6A é uma perspectiva semelhante da Figura 5; e • As Figuras 7 e 8 mostram posições de funcionamento do mecanismo da invenção.
Relativamente às figuras, uma realização preferida do mecanismo melhorado da presente invenção será ilustrado e descrito. Será imediatamente óbvio que inúmeras variações e modificações (por exemplo, em relação à forma, aos tamanhos, várias cores e partes com funções equivalentes) podem ser feitas ao mecanismo descrito sem se afastar do âmbito da invenção, tal como se pode ler nas Reivindicações em anexo.
Tal como está ilustrado, a funcionalidade dos movimentos do mecanismo 1 da invenção ocorre usando-se puxadores de janela 10 sem um mecanismo interno, mas com um eixo quadrado (geralmente de 7 x 7 mm de tamanho), que é 3/8 encaixado na base G do mecanismo de activação 1 (Figura 3A) . Depois, através de um movimento rotativo (de preferência, com um ângulo de 90°) no puxador, o movimento é transferido para c eixo X, esse movimento dependente dos movimentos, através de uma peça de transmissão apropriada, sendo transformado num movimento de translação linear Y (Figura 7 e 8) (de ura batente predeterminado), permitindo a abertura e o fecho da alneta deslizante da janela. A distância A (Figura 7), que determina a posição da base quadrada do puxador relativamente ao limite da secção, tem de ser a mais comprida possível, ao mesmo tempo que mantém o travão na altura H dentro de certos limites, de modo a nãc interferir com a base de vidro.
Os mecanismos de activação disponíveis actuaimente no mercado são mais curtos A e isto, uma vez aplicado nas secções actuaís, faz com que o puxador 10 fique colocado ao lado das (muito salientes) anilhas laterais do batente; daqui resulta um destaque inestético do puxador 10 visto de lado, em que as anilhas laterais ficam muito perto desce. (Figura 6).
Do ponto de vista da aplicação, os mecanismos de activação actuaís usam um sistema de segurança na secção, composto por um buraco na haste da qrade que, numa posição predeterminada, tem outro buraco na caixa; através de um parafuso de punção ou de fecho, a secção de activação fica assim bloqueada. Este sistema é muito funcional mas pouco prático porque requer muitas passagens operativas antes de se terminar o trabalho. Há dois tipos de necessidades que requerem pré montagem do mecanismo de activação: primeiro que tudo é necessário colocar no caixilho da janela todos os acessórios necessários (incluindo a montagem do 4/8 mecanismo de activação) para abrir e fechar o próprio mecanismo, excluindo a montagem do puxador da janela porque está sujeito a ser projectado contra o plano do caixilho, se não estiver adequadamente protegido, e arrisca-se a arranhões e/ou a partir-se durante c manuseamento e o aperto, numa oficina ou num estaleiro, evitando possíveis custos adicionais de reparação; em segundo lugar, sendo possível evitar a montagem do puxador, o espaço é optimizadc para efeitos de transporte, o tempo de empacotamento (porque o puxador tem de ser protegido de forma adequada) é reduzido e tudo resulta numa redução de custos e numa melhoria da qualidade do produto final.
Do ponto de vista funcional, a melhoria trazida pela presente invenção foi obtida com a criação de um mecanismo de activação M com uma maior distância A relativamente aos produtos actualmente comercializados (Figura 6A), mantendo a peça H no seu máximo valor permitido pelas secções; com esta combinação, o mecanismo pode ser usado em todas as secções existentes, tanto as que têm uma secção estreita, como as que têm uma secção larga.
De modo a limitar o tamanho global H, obteve-se duas rodas dentadas, nomeadamente, uma roda motriz 7 e uma roda conduzida 3, com duas filas de dentes com diferentes módulos: a) sendo a primeira fila de dentes C parcial, com um módulo adaptado para levar a roda dentada de dentes direitos 9 a realizar o batente final Y que será usado para abrir e fechar a alheta; e b) a segunda dentição B, que é muito ma is pequena do que a primeira e que é completa, e que transfere o movimento da roda motriz 7 para a segunda roda conduzida 3 através de uma roda dentada em forma de Z, de dentes direitos IA. Além disso, a segunda roda conduzida 3 tem, à semelhança da roda motriz 7, uma dentição completa 5/8 E, e outra dentição C parcial cora um módulo maior que faz a engrenagem com a segunda roda dentada de dentes direitos 9.
Com este sistema de transmissão, é possível ter uma distância A que é muito maior do que a que oferecem os produtos actualmente comercializados, mantendo a peça K no seu valor mínimo, também devido à pequena altura dos dentes B presentes nas rodas de carretos motriz 7 e conduzida 3. 0 mecanismo 1 da invenção é ainda substancialmente composto por dois elementos 2 e 3, que juntos definem uma espécie de caixa, dentro da qual o verdadeiro sistema de movimento fica colocado, que é composto pelas rodas de carretes motriz 7 e conduzida 3 ligadas mutuamente (para transmitir o movimento) por uma roda dentada em forma de Z IA que faz a engrenagem com a segunda dentição B presente nas duas rodas 3 e 7; de tai modo que a roda dentada em forma de Z IA desliza sendo guiada através de duas lamelas L em bases apropriadas S obtidas nas duas caixas 2 e 8. As rodas motrizes 7 e conduzida 3 com a segunda fila de dentes parciais C engrenam com duas roda dentadas simétricas 9 que transmitem o movimento para os elementos condutores do sistema do caixilho.
Além do mais, o melhoramento dado ao mecanismo da presente invenção, do ponto de vista da aplicação, consiste em duas molas 6 colocadas nas extremidades do mecanismo deslizante e der.tro de bases apropriados 6A; essas molas 6 são de plástico com altas propriedades elásticas e auto lubrificantes: isto, acrescentando-se as extremidades em forma de esferas, permite a aplicação do mecanismo de movimento com um estalido (e por isso muito facilmente) e prendê-lo sob a ranhura da secção do caixilho. As molas 6, quando montadas na secção (Figura 5B), ficam presas por 6/8 trás das linguetas. Este sistema é muito válido e ao mesmo tempo prático porque o operador só tem de pressionar ligeiramente o mecanismo, sem mais complicações e sem a ajuda de mais ferramentas. 0 que foi descrito anteriormente é a típica combinação que não se limita, mas é extensível a qualquer outra combinação adcptada que inclua os mesmos objectos.
Em suma, no mecanismo melhorado da presente invenção, a distância A é aumentada relativamente aos produtos apresentados no mercado, mantendo o tamanho global H dentro das peças das secções dos mais variados sistemas de alumínio para caixilhos de janelas com as vantagens descritas a seguir. Partindo do princípio que este mecanismo será aplicado sobretudo em caixilhos de janelas do tipo de madeira-alumínio, a crescente descentralização A implica uma deslocação do puxador para o interior da janela (lado do vidro); operando desse modo, a base do puxador vai apoiar-se completamente na parte plana da secção de madeira, evitando as anilhas das extremidades da secção (que são sempre muito salientes nas secções de madeira-alumínio) . Esta maior descentralização A (Figura 6A) (mantendo à mesma o tamanho global H do mecanismo reduzido) é conseguida com uma roda dentada em forma de Z IA que transmite o movimento entre a roda motriz 7 e a roda conduzida 3, através de um movimento de translação linear, paralelo à direcção Y engrenando-se directamente com uma segunda dentição mais pequena, obtida no diâmetro inferior dos dentes principais C de ambas as rodas; o batente mantém-se fixo porque o raio de desmultiplicaçâo entre a roda, a roda dentada e a roda mantém-se inalterado; além do mais, parte da segunda fila de dentição C estando presente nas segundas rodas motriz 7 e conduzida 3 foi também 7/8 um aparada D cora um ângulo superior a 180°, permitindo maior aproveitamento do espaço do tamanho global H.
Lisboa, 8/8

Claims (5)

  1. Reivindicações 1. Mecanismo de activação (1), em particular para aplicações em puxadores de janelas (10), em que o mecanismo de activação é configurado de modo a que se aumente a distância (A) que vai da posição de uma base quadrada (G) do puxador (10) até um limite numa secção onde o puxador assenta, através de pelo menos uma roda motriz (7) e pelo menos uma roda conduzida (3), estando as referidas rodas equipadas com pelo menos duas filas de dentes (B, C) com diferentes módulos, de modo a transmitir um movimento entre pelo menos uma referida roda motriz (7) e pelo menos uma referida roda conduzida (3), compreendendo cada uma das referidas rodas (3, 7) uma primeira fila parcial de dentes (C), com um módulo adaptado para formar uma roda dentada de dentes direitos (9) com a qual referida roda motriz (7) vai engrenar, fazer um último batente (Y) que será usado para abrir e fechar uma alheta, e compreendendo cada uma das referidas rodas uma segunda fila de dentes (B) que é muito mais pequena do que a primeira fila de dentes (C) e está presente em toda a circunferência das referidas rodas (3,7), transferindo a referida segunda fila de dentes (B) um movimento a partir da referida roda motriz (7), através de uma roda dentada de dentes direitos em forma de Z (IA) para a referida roda motriz (3).
  2. 2. Mecanismo de activação (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de parte da segunda fila de dentes (C) presente nas duas rodas motriz (7) e conduzida (3) ter sido aparada para formar um ângulo maior do que 180° .
  3. 3. Mecanismo de activação (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de compreender ainda pelo menos 1/2 uma mola (6) colocada nas extremidades do mecanismo de activação e colocada numa respectiva base (6A).
  4. 4. Mecanismo de activação (1) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado peio facto de a referida pelo menos uma mola (6) ser feita de plástico, com propriedades muita elásticas e auto-lubrificantes, a referida mola (6), acrescentando as extremidades em forma de esfera, ser adaptada para se aplicar o mecanismo de movimento com um estalido que é preso sob as linguetas de uma ranhura da secção do caixilho da janela.
  5. 5. Mecanismo de activação (1) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de ser composto por dois elementos em forma de caixa (2, 8) dentro dos quais fica colocado o mecanismo de activação, sendo esse sistema composto pelas referidas rodas matriz (7) e conduzida (3) mutuamente ligadas para transmitir um movimento através da roda dentada em forma de Z (IA) que engrena na segunda fila de dentes (B) presentes nas duas rodas (3, 7), deslizando a referida roda dentadas em forma de Z (IA) sendo guiada através de duas linguetas (L) para duas bases apropriadas {S) obtidas em dois elementos com a forma de caixas (2, 8}, as referidas rodas (3, 7) com a primeira fila parcial de dentes (C) engrenando com as duas roda dentadas simétricas (9) que transmitem um movimento aos elementos motrizes de um sistema de caixilho. Lisboa, 2/2
PT02425369T 2002-06-05 2002-06-05 Dispositivo de activação, em particular para puxadores de janelas PT1369547E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP02425369A EP1369547B1 (en) 2002-06-05 2002-06-05 Moving mechanism, particularly for applications with window handles

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1369547E true PT1369547E (pt) 2007-05-31

Family

ID=29433248

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02425369T PT1369547E (pt) 2002-06-05 2002-06-05 Dispositivo de activação, em particular para puxadores de janelas

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1369547B1 (pt)
AT (1) ATE353391T1 (pt)
DE (1) DE60218020D1 (pt)
ES (1) ES2281500T3 (pt)
PT (1) PT1369547E (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN100356025C (zh) * 2006-01-20 2007-12-19 萧树庄 一种新型窗锁
EP1950368A1 (en) * 2007-01-25 2008-07-30 Giussani Techniques S.P.A. Cabinet lock
ES2347896T3 (es) * 2008-03-01 2010-11-24 Roto Frank Ag Herraje para una ventana, una puerta o semejante.
DK2339100T3 (da) * 2009-12-23 2013-03-04 Roto Frank Ag Gearsamling på et drivstangbeslag, drivstangbeslag med en sådan gearsamling samt vindue, dør eller deslignende med et sådant drivstangbeslag
PL2339099T3 (pl) * 2009-12-23 2013-08-30 Roto Frank Ag Układ przekładni okucia zasuwnicowego, okucie zasuwnicowe z tego rodzaju układem przekładni oraz okno, drzwi lub tym podobne z tego rodzaju okuciem zasuwnicowym
JP6727743B2 (ja) * 2017-05-26 2020-07-22 株式会社パイオラックス ロック装置
US11668119B2 (en) * 2019-04-23 2023-06-06 Volvo Car Corporation Coupler-actuator assembly for a powered latch system

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2264529B (en) * 1992-02-29 1995-04-12 Cego Ltd Operating mechanism for espagnolettes and other similar fasteners
DE9212950U1 (de) * 1992-09-25 1992-12-03 Siegenia-Frank Kg, 5900 Siegen Treibstangenbeschlag für Fenster, Türen o.dgl.
GB2300665B (en) * 1995-05-06 1998-05-20 Plus Plan Operating mechanism for espagnolette fastening system

Also Published As

Publication number Publication date
ATE353391T1 (de) 2007-02-15
EP1369547A1 (en) 2003-12-10
DE60218020D1 (de) 2007-03-22
ES2281500T3 (es) 2007-10-01
EP1369547B1 (en) 2007-02-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP3315389B2 (ja) 蝶 番
BR9704024A (pt) Dispositivo de fecho para ferramenta dobrável
US1359645A (en) Mirror-support
PT1369547E (pt) Dispositivo de activação, em particular para puxadores de janelas
KR102319637B1 (ko) 창문형 에어컨의 창틀 설치 프레임 조립체
US7673928B2 (en) Tailgate spoiler with integrated rotating hinge cover
BR112015031816A2 (pt) dobradiça desacelerada para móveis
US6672010B1 (en) Casement window operator with adjustable bushing
JP4062944B2 (ja) 空気吹出調整用レジスタ
JP3826316B2 (ja) ブラインド装置
BR9906058A (pt) Dobradiça
BRPI0800641A2 (pt) sistema de seguranÇa antifurto para um marco de porta ou janela
ES2894326T3 (es) Mecanismo de ajustador de faro de vehículo con acoplamiento
US6397921B1 (en) Roller screen
US4620777A (en) Sideview mirror with spring-loaded water shield for vehicle
ITMI20140212U1 (it) Serratura per generatori da campo
US4881282A (en) Adjustable shower head
US1975282A (en) Reflector mounting
KR100854054B1 (ko) 자동차 도어의 파손 방지장치
KR100445360B1 (ko) 차량용 와이퍼의 암 헤드 캡 결합구조
WO2004106684A1 (es) Deslizador para elevalunas para vehiculos automoviles
JP3880832B2 (ja) 吊戸用ガイドローラ
JPH0426269Y2 (pt)
JPH0247177Y2 (pt)
JPH0734132Y2 (ja) 可動ルーバー窓