PT1348597E - Sistema portador para tejadilho, destinado a uma viatura automóvel - Google Patents
Sistema portador para tejadilho, destinado a uma viatura automóvel Download PDFInfo
- Publication number
- PT1348597E PT1348597E PT03005652T PT03005652T PT1348597E PT 1348597 E PT1348597 E PT 1348597E PT 03005652 T PT03005652 T PT 03005652T PT 03005652 T PT03005652 T PT 03005652T PT 1348597 E PT1348597 E PT 1348597E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- cover
- carrier system
- aluminum
- base part
- roof
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60R—VEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- B60R9/00—Supplementary fittings on vehicle exterior for carrying loads, e.g. luggage, sports gear or the like
- B60R9/04—Carriers associated with vehicle roof
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)
- Body Structure For Vehicles (AREA)
- Air-Conditioning For Vehicles (AREA)
- Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)
Description
DESCRIÇÃO "SISTEMA PORTADOR PARA TEJADILHO, DESTINADO A UMA VIATURA AUTOMÓVEL" A invenção refere-se a um sistema portador para tejadilho, destinado a uma viatura automóvel, tratando-se nomeadamente de uma barra para tejadilho ou de uma calha para tejadilho, constituída por duas partes terminais que podem ser aparafusadas pelo lado de fora no tejadilho da viatura automóvel e por uma parte central disposta entre aquelas partes terminais.
Sistemas portadores para tejadilho do género atrás referido são já conhecidos. São de um modo preferido utilizados em viaturas automóveis com porta traseira. Quando estes sistemas portadores para tejadilho têm um certo afastamento em relação ao tejadilho da viatura automóvel são designados por barras para tejadilho e quando estão configurados directamente no tejadilho da viatura automóvel pretende-se que no âmbito da presente invenção sejam designados por calhas para tejadilho. No sistema portador para tejadilho podem ser fixados outros equipamentos, como por exemplo uma mala para esquis, um suporte para bicicletas, etc. 0 sistema portador já conhecido apresenta partes terminais, cada uma das quais possui uma parte de base feita de alumínio fundido, parte essa na qual se encontra enclipsada, para a cobrir, uma peça cromada de matéria sintética. Quando a cobertura tiver sido retirada, tornam-se acessíveis na parte de base os furos de fixação, de modo que o sistema portador para 1 tejadilho pode ser aparafusado pelo lado de fora, por meio de parafusos, no tejadilho da viatura automóvel. Depois de as partes de base estarem aparafusadas, enclipsam-se as coberturas nessas partes, para deste modo conseguir o design pretendido. As coberturas cromadas são muito sensíveis, podendo nomeadamente o cromado esfoliar-se em algumas partes, não sendo possivel fixar equipamentos nas partes terminais, uma vez que estes equipamentos iriam danificar as coberturas de matéria sintética, além de a cromagem das peças de matéria sintética ser dispendiosa e provocar a inquinação do meio ambiente. Acresce que um tal design cromado nem sempre é do gosto do consumidor.
Um outro sistema portador congénere para tejadilho ficou a ser conhecido pelo documento da DE 4339879 C. Nesse documento não se refere o material que é utilizado para a cobertura. A invenção tem o objectivo de criar um sistema portador melhorado para o tejadilho de viaturas automóveis.
Este objectivo atinge-se por um sistema portador para tejadilho de acordo com a reivindicação 1. Cada uma das partes terminais apresenta pelo menos uma cobertura, que é feita de aluminio e designadamente de chapa de aluminio. As coberturas de aluminio das partes terminais fazem com que nestas seja criado um design apelativo, que é resistente às influências atmosféricas e à corrosão. Tornam-se desnecessários processos de revestimento dispendiosos, nomeadamente revestimentos de crómio, que provocam a inquinação do meio ambiente. Pode estar nomeadamente previsto que a cobertura seja constituída por aluminio anodizado. Esta configuração faz com que o observador tenha a impressão de a peça ter uma certa classe. A forma da cobertura obtém-se por moldagem. 2 A parte de base e o reforço formam - visto em corte - um perfil em forma de L ou um perfil em forma de T. Tratando-se de um perfil em forma de L, a chapa inferior forma uma das abas e a chapa de reforço a outra aba do perfil. Tratando-se de um perfil em forma de T, a chapa inferior forma o traço transversal do T e a chapa de reforço forma o traço longitudinal do T.
Além disso será vantajoso que a cobertura seja feita de alumínio revestido, sendo nomeadamente revestida por pó aglutinante. 0 revestimento faz com que se consigam criar efeitos de cor especiais, dando-se preferência a um revestimento de cor negra, que em termos de cor condiz com qualquer cor da pintura da viatura automóvel.
De acordo com a invenção está previsto que cada parte terminal comporte uma peça de base, nomeadamente uma chapa inferior feita de alumínio, na qual está fixada a cobertura. A parte de base está dotada de furos de fixação ou de outros meios de fixação para poder efectuar a montagem pelo lado de fora no tejadilho da viatura automóvel. "Pelo lado de fora" significa por exemplo que as cabeças dos parafusos de fixação não são apertadas a partir do habitáculo da viatura automóvel, mas sim pelo lado de fora do mesmo.
De acordo com um aperfeiçoamento da invenção está previsto que a cobertura seja retida na parte de base mediante uma ligação amovível por clipes e/ou mediante uma ligação por engate. Uma fixação deste género permite uma montagem fácil.
Além disso será vantajoso que a parte de base, nomeadamente a chapa inferior, comporte um reforço que é parte integrante da parte de base ou que esteja soldado do lado de dentro da parte 3 de base. 0 reforço faz com que a parte terminal possa suportar elevadas cargas sem que a parte de base seja deformada elasticamente de uma maneira inadmissível. 0 reforço pode nomeadamente ser uma chapa de reforço feita de aluminio ou uma chapa de reforço feita de magnésio. Neste caso a chapa de reforço - numa posição de pé em relação ao plano da parte de base - é fixada nessa parte de base, sendo nomeadamente soldada e de um modo preferido soldada a laser, o que permite criar um perfil de forma rigida.
Será vantajoso que na parte de base e/ou no reforço esteja soldado um bocal de encaixe que permite um encaixe na parte central, que tem a configuração de um perfil oco. 0 bocal de encaixe pode de um modo preferido ser feito de aluminio ou de magnésio e estar perfilado de tal maneira que na zona de encaixe preenche com complementaridade de formas o espaço oco da parte central, que tem a configuração de um perfil oco. O lado de fora da parte de base e/ou do reforço tem pelo menos na parte visível um acabamento por anodização ou então um revestimento. A parte de base apresenta de um modo preferido uma zona de assentamento, pela qual assenta no tejadilho da viatura automóvel, fazendo essa parte a transição para uma zona arqueada que tem um certo afastamento em relação ao tejadilho da viatura automóvel. No estado já montado esta zona arqueada é visivel. Dado que a zona visível tem um acabamento anodizado ou provido de um revestimento, consegue adaptar-se ao design da superfície da parte restante do sistema portador para tejadilho.
Finalmente a parte de base pode comportar junto dos seus bordos pelo menos um degrau de encaixe, que serve para fixar a 4 cobertura. A cobertura apresenta meios de retenção que interactuam com o degrau de encaixe. Durante a montagem o degrau de encaixe e os meios de retenção são levados ao engate um com o outro. Para tal a cobertura é de um modo preferido deslocada na direcção longitudinal. Durante esse movimento a parte de base e a cobertura engatam uma na outra.
Os desenhos ilustram a invenção mediante exemplos de realização, mostrando-se na:
Figura 1 uma vista geral de uma barra para tejadilho, Figura 2 a parte da frente de uma barra para tejadilho, numa representação explodida, Figura 3 um corte ao longo da linha A-A da figura 2, Figura 4 um corte ao longo da linha B-B da figura 2, Figura 5 uma zona de acoplamento de uma parte terminal para encaixe numa parte central da barra para tej adilho, Figura 6 um corte ao longo da linha A-A da figura 5, Figura 7 uma ligação por enclipsagem, para a fixação de uma cobertura por meio de um dispositivo de engate por mola, Figura 8 um dispositivo de engate por mola de acordo com um outro exemplo de realização, 5
Figura 9 uma zona de ligação entre uma parte terminal e uma parte central da barra para tejadilho,
Figuras 10 a 12 zonas de uma parte terminal, com patilhas de posicionamento para efeitos de maquinação,
Figura 13 um outro exemplo de realização de uma parte terminal de uma barra para tejadilho,
Figura 14 um corte ao longo da linha A-A da figura 13 e
Figura 15 um corte ao longo da linha B-B da figura 13. A figura 1 mostra um sistema portador 1 para tejadilho que comporta uma barra 2 para tejadilho, sendo de um modo preferido fixadas duas destas barras para tejadilho, uma paralela à outra, no tejadilho de uma viatura automóvel, não representada na figura.
Cada barra 2 para tejadilho apresenta duas partes terminais 3 e uma parte central 4 disposta entre aquelas duas outras partes. Por motivos de melhor clareza a parte central 4 encontra-se representada na figura 1 de modo a ficar interrompida.
De acordo com a figura 2 a parte terminal 3 apresenta uma peça 5 de base, tratando-se nomeadamente de uma chapa inferior 5' que possui uma zona 6 de assentamento e uma zona arqueada 7. A zona 6 de assentamento e a zona arqueada 7 formam em conjunto uma peça inteiriça. Mediante a zona 6 de assentamento a parte terminal 3 assenta numa correspondente área do tejadilho da viatura automóvel. A zona 6 de assentamento apresenta um furo 8 6 de fixação, no qual é enfiado a partir do lado de fora, isto é, na direcção da seta 9, um elemento de fixação, por exemplo um parafuso com rosca que é enroscado numa correspondente bucha roscada prevista no tejadilho da viatura. Do lado 10 de dentro da parte inferior 5 está soldado um reforço 11, que será nomeadamente soldado a laser. O reforço 11 é configurado a partir de uma chapa 12 de reforço feita de aluminio. De acordo com as figuras 3 e 4 a chapa 12 de reforço feita de aluminio forma um ângulo com a chapa inferior 5', nomeadamente um ângulo recto. Os cordões de soldadura criados durante a soldadura a laser encontram-se referenciados na figura 2 pelo indice de referência 13. Devido à configuração de um ângulo recto entre a chapa 12 de reforço feita de aluminio e a chapa inferior 5' , estas peças formam, de acordo com as figuras 3 e 4, um perfil em forma de T. A chapa 12 de reforço feita de aluminio é parte integrante de um bocal 14 de encaixe. Para tal remete-se nomeadamente para a figura 5. Alternativamente é no entanto também possivel configurar a chapa 12 de reforço feita de aluminio e o bocal 14 de encaixe como peças separadas que são soldadas uma com a outra. Sendo este o caso, o bocal 14 de encaixe pode ter a configuração de uma peça moldada, nomeadamente a de uma peça fundida. Também neste caso se dá preferência a uma soldadura por laser. Durante a montagem o bocal 14 de encaixe é enfiado na parte central 4, que tem a configuração de um perfil oco 15 feito de alumínio (a figura 2 mostra o estado desencaixado, a figura 1 o estado encaixado) . Para tapar o lado 10 de dentro da chapa inferior 5, bem como para cobrir a cabeça, não representada, do parafuso de fixação e também a chapa 12 de reforço feita de alumínio, encontra-se fixada na parte inferior 5 uma cobertura 16 em forma de capa, que é formada por uma chapa 7 moldada de alumínio. Pormenores a este respeito serão a seguir abordados.
De acordo com a figura 2 a chapa 12 de reforço feita de alumínio está soldada não só com o lado 10 de dentro da zona arqueada como também com o lado 10 de dentro da zona 10 de assentamento. . A aresta soldada do reforço 11 está adaptada, no que se refere à sua conformação, ao perfil da chapa inferior 5', que tem uma forma semelhante à de uma colher. A chapa inferior 5' apresenta um recorte 17 rectangular, no qual se encontra engatado um clipe 18 de matéria sintética. Este encontra-se representado nomeadamente na figura 7. A zona marginal do recorte 17 é coberta no estado engatado por saliências 19, 20 do clipe 18 de matéria sintética, pelo que o clipe 18 de matéria sintética fica fixado de maneira segura mas amovível na chapa inferior 5' . Do seu lado 21 de baixo o clipe 18 de matéria sintética, que tem uma configuração semelhante à de uma mesa, está provido de entalhes 22 nos quais pode engatar uma língua 23 de chapa de mola. A língua 23 de chapa de mola está fixada de maneira apropriada do lado 24 de dentro (figuras 3, 4) da cobertura 16, sendo de um modo preferido colada nessa cobertura.
De acordo com a figura 5 o bocal 14 de encaixe comporta uma zona 25 de encaixe, que está adaptada à secção transversal da parte interior do perfil oco da parte central 4. A zona 25 de encaixe faz a transição, de uma forma integral, para uma zona 26 de flange que, conforme o exemplo de realização da figura 5, se encontra ligada de maneira integral com a chapa 12 de reforço feita de alumínio. A zona 26 de flange está soldada a laser, por meio dos cordões 13 de soldadura, com a chapa inferior 5' . Um rebaixo 27 atravessa a zona 26 de flange e uma parte da zona 25 de encaixe. O rebaixo 27 serve para alojar uma mola 28 de aço com uma configuração contracurvada, que é visível na figura 9. Uma zona terminal 2 9 da mola 28 de aço está fixada do lado de dentro 24 da cobertura 16, nomeadamente por colagem.
De acordo com as figuras 2 e 4 a zona 7 arqueada apresenta de ambos os lados e junto de cada um dos seus bordos um degrau 29 rebaixado. Na cobertura 16 estão configurados meios 30 de retenção complementares daquele degrau, sob a forma de bordos laterais 31 revirados.
Durante o fabrico e a montagem do sistema portador 1 para tejadilho procede-se da seguinte maneira. Depois de a chapa inferior 5' e a chapa 12 de reforço feita de alumínio, bem como a zona 2 6 de flange terem sido soldadas umas com as outras, enclipsa-se o clipe 18 de matéria sintética no recorte 17. A língua 23 de chapa de mola e a mola 28 de aço são coladas na cobertura 16. O bocal 14 de encaixe é inserido com a sua zona 25 de encaixe no interior da parte central 4 produzida pelo processo de moldagem por extrusão, e colado. De maneira correspondente fixa-se na outra zona terminal da parte central 4 a outra peça terminal 3. As barras 2 para tejadilho assim formadas são fixadas no tejadilho de uma viatura automóvel por meio de parafusos de fixação que enroscam nos furos 8 de fixação das peças terminais 3. Seguidamente fixam-se as coberturas 16 nas partes terminais 3 e nas peças inferiores 5. Isto efectua-se por forma a que a parte terminal livre 32 (figura 9) da mola 4 de aço seja inserida no rebaixo 27. Enquanto isso os bordos laterais 41 são encaixados nos degraus 29 rebaixados. Devido ao movimento de inserção daí resultante (seta 33 da figura 2), a língua 23 de chapa de mola engata nos entalhes 22 do clipe 18 de matéria sintética. No fim do movimento de inserção a extremidade livre da língua 23 de chapa de mola engata na correspondente 9 reentrância de engate dos entalhes 22 e mantém deste modo a cobertura 16 na sua posição final.
Na figura 6 mostra-se na zona de ligação entre a parte terminal 3 e a parte central 4 o estado em que estas partes já estão encaixadas, não estando a cobertura 16 no entanto ainda fixada.
As figuras 13 a 15 mostram mais outro exemplo de realização de um sistema portador 1 para tejadilho, que se distingue do sistema portador 1 para tejadilho das figuras anteriores unicamente no que se refere à configuração da parte 5 de base, nomeadamente da chapa inferior 5', e à cobertura 16. Como se depreende das figuras 14 e 15, a chapa inferior 5' tem uma configuração em forma de L obtida por quinagem, formando uma aba 34 a chapa inferior 5' e a outra aba 35 a chapa 12 de reforço feita de aluminio. Isto significa que estas partes têm uma configuração integral. A cobertura 16 não está configurada como nos exemplos de realização das figuras 3 e 4 com uma secção transversal aproximadamente em forma de U - mas no essencial em forma de arco (figura 15) , isto é, a forma em L da chapa inferior 5' e o reforço 11 são complementados por uma correspondente forma em arco da cobertura 16, de modo que é nomeadamente configurada uma câmara oca no interior destas partes, para poder ai alojar a cabeça de um parafuso de fixação, não representado na figura, parafuso esse que atravessa o furo 8 de fixação na zona 6 de assentamento. A zona 7 em forma de arco, bem como a respectiva zona do reforço 11, apresentam de ambos os lados degraus 29 rebaixados que interactuam com correspondentes meios 30 de retenção da cobertura 16, tratando-se concretamente de bordos laterais 31 revirados. Por motivos de maior simplicidade não se encontram reproduzidos na figura os 10 restantes meios de fixação necessários para reter a cobertura 16. A figura 8 mostra um exemplo de realização no qual não se utiliza nenhum clipe 18 de matéria sintética, apresentando em vez disso a chapa 12 de reforço feita de alumínio uma aresta 36 de engate pelo lado de baixo, provida de entalhes 22, com os quais interactua a língua de chapa de mola configurada em forma de arco da cobertura 16.
As figuras 10 a 12 representam um exemplo de realização no qual a cobertura 16 está equipada de pelo menos uma patilha 37 de posicionamento que, de acordo com a seta 38, é dobrada de tal maneira que fica a assentar do lado de baixo da chapa inferior 5' . A patilha 37 de posicionamento serve para reter temporariamente a cobertura 16. Após a operação de rectificação da cobertura 16 a patilha 37 de posicionamento é eliminada.
Globalmente está previsto nos exemplos de realização do sistema portador 1 para tejadilho que a peça 5 de base, nomeadamente a chapa inferior 5', a cobertura 16 e a parte central 4 sejam feitas de alumínio, de um modo preferido de alumínio anodizado. De um modo preferido o reforço 11 e o bocal 14 de encaixe são igualmente feitos de alumínio. Em vez de alumínio pode também utilizar-se o magnésio. Também é pensável fabricar determinadas partes de alumínio e outras partes de magnésio. A cobertura e a peça de base são no entanto feitas sempre à base de alumínio. Em vez da anodizaçao é também possível revestir o alumínio, efectuando-se de um modo preferido um revestimento com material em forma de pó, que aglutina. Devido à confecção da cobertura 16 sob a forma de uma peça feita de chapa de alumínio, encontra-se assegurada uma elevada duração 11 e uma configuração opticamente apelativa. A chapa de alumínio pode ser moldada para obter uma forma semelhante à de uma capa ou então uma forma em L. Uma vez que o lado de fora da zona 7 em forma de arco da chapa inferior 5 forma uma zona visível, também esta zona será nomeadamente anodizada ou então esta zona do alumínio será provida de um revestimento, tratando-se nomeadamente de um processo de revestimento por pó aglutinante. Quando for efectuado um revestimento também a parte central 4, bem como a cobertura 16 estão de um modo preferido providas do revestimento.
Lisboa, 15 de Setembro de 2006 12
Claims (10)
- REIVINDICAÇÕES 1. Sistema portador para tejadilho, destinado a uma viatura automóvel, tratando-se nomeadamente de uma barra para o tejadilho ou de uma calha para o tejadilho, constituída por duas partes terminais e por uma parte central disposta entre aquelas partes terminais, apresentando cada uma das partes terminais (3) pelo menos uma cobertura (16) e cada uma das partes terminais (3) uma parte (5) de base feita de aluminio, na qual está fixada uma cobertura (16), e comportando ainda cada parte (5) de base, para poder fixar as partes terminais (3) pelo lado de fora no tejadilho da viatura automóvel, por meio de parafusos, pelo menos um furo (8) de fixação tapado pela cobertura (16), caracterizado por a cobertura ser constituída por alumínio, nomeadamente por chapa de alumínio, e por a parte (5) de base comportar o reforço (11), de tal maneira que a parte (5) de base e o reforço (11) formam, visto em corte, um perfil em forma de L ou um perfil em forma de T.
- 2. Sistema portador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a cobertura (16) ser feita de alumínio anodizado.
- 3. Sistema portador de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a cobertura ser feita de alumínio que tem um revestimento, nomeadamente por alumínio revestido a pó aglutinante.
- 4. Sistema portador de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a cobertura (16) ser retida 1 na parte (5) de base, nomeadamente na chapa inferior (5'), por meio de uma ligação amovivel por enclipsagem ou por meio de uma ligação por engate.
- 5. Sistema portador de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o reforço (11) ser uma chapa (12) de reforço feita de aluminio ou uma chapa de reforço feita de magnésio.
- 6. Sistema portador de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por na parte (5) de base e/ou no reforço (11) estar soldado, nomeadamente soldado a laser, um bocal (14) de encaixe para permitir o seu encaixe na parte central (4) que tem a configuração de um perfil oco.
- 7. Sistema portador de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o lado de fora da parte (5) de base e/ou do reforço (11) ser anodizada ou revestida pelo menos na zona visivel.
- 8. Sistema portador de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a parte (5) de base, nomeadamente a chapa inferior (5'), comportar nos seus bordos pelo menos um degrau (9) de encaixe para a cobertura (16) e por a cobertura (16) comportar meios (30) de retenção que interactuam com o degrau (9) de encaixe.
- 9. Sistema portador de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por as partes (5) de base terem a configuração de chapas inferiores (5').
- 10. Sistema portador de acordo com qualquer das reivindicações 2 anteriores, caracterizado por o reforço (11) ser integrante da parte (5) de base ou estar soldado do (10) de dentro da parte (5) de base, sendo de um preferido soldado a laser. Lisboa, 15 de Setembro de 2006 parte lado modo 3
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE20205087U DE20205087U1 (de) | 2002-03-25 | 2002-03-25 | Dach-Trägersystem für ein Kraftfahrzeug |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1348597E true PT1348597E (pt) | 2006-11-30 |
Family
ID=7969572
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT03005652T PT1348597E (pt) | 2002-03-25 | 2003-03-13 | Sistema portador para tejadilho, destinado a uma viatura automóvel |
Country Status (7)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1348597B1 (pt) |
AT (1) | ATE331647T1 (pt) |
DE (2) | DE20205087U1 (pt) |
DK (1) | DK1348597T3 (pt) |
ES (1) | ES2268187T3 (pt) |
PT (1) | PT1348597E (pt) |
SI (1) | SI1348597T1 (pt) |
Families Citing this family (11)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB0124675D0 (en) * | 2001-10-13 | 2001-12-05 | Thule Automotive Ltd | Roof rail |
US20060086767A1 (en) * | 2004-09-21 | 2006-04-27 | Sportrack Llc | Stanchion assembly |
DE102005018158A1 (de) | 2004-09-24 | 2006-04-06 | Hans und Ottmar Binder GmbH Oberflächenveredelung | Dachträgersystem für ein Fahrzeug sowie Verfahren zur Herstellung des Dachträgersystems und Fahrzeug mit einem Dachträgersystem |
DE102005017884A1 (de) | 2005-04-19 | 2006-10-26 | Hans und Ottmar Binder GmbH Oberflächenveredelung | Dachgepäckträger für ein Fahrzeug sowie Verfahren zum Befestigen des Dachgepäckträgers |
DE102006012050B4 (de) | 2006-03-16 | 2008-06-26 | Hans und Ottmar Binder GmbH Oberflächenveredelung | Dachreling für ein Kraftfahrzeug sowie Verfahren zur Herstellung einer Dachreling |
DE102007005651A1 (de) * | 2007-01-31 | 2008-08-07 | Jac Products Deutschland Gmbh | Dachreling für Fahrzeuge |
DE102007005653A1 (de) * | 2007-01-31 | 2008-08-07 | Jac Products Deutschland Gmbh | Dachreling für Fahrzeuge |
DE102008004967A1 (de) * | 2008-01-11 | 2009-08-06 | Hans und Ottmar Binder GmbH Oberflächenveredelung | Tiefziehkappe für Dachreling |
CN101856996B (zh) * | 2010-06-21 | 2012-06-06 | 宁波信泰机械有限公司 | 一种汽车车顶行李架 |
DE102011101532A1 (de) | 2011-05-14 | 2012-02-16 | Daimler Ag | Halteanordnung einer Trägereinrichtung an einem Dachteil eines Daches eines Kraftwagens |
DE102012000827B4 (de) * | 2012-01-17 | 2023-12-14 | Hans und Ottmar Binder GmbH Oberflächenveredelung | Dachreling für ein Kraftfahrzeug sowie Verfahren zur Befestigung einer Abdeckung einer Dachreling |
Family Cites Families (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE4339879C1 (de) * | 1993-11-23 | 1995-03-16 | Happich Gmbh Gebr | Dachreling für Fahrzeuge |
DE19618641A1 (de) * | 1996-05-09 | 1997-11-13 | Happich Fahrzeug Dachsysteme | Dachreling für Fahrzeuge |
GB0124675D0 (en) * | 2001-10-13 | 2001-12-05 | Thule Automotive Ltd | Roof rail |
-
2002
- 2002-03-25 DE DE20205087U patent/DE20205087U1/de not_active Expired - Lifetime
-
2003
- 2003-03-13 DK DK03005652T patent/DK1348597T3/da active
- 2003-03-13 EP EP03005652A patent/EP1348597B1/de not_active Expired - Lifetime
- 2003-03-13 ES ES03005652T patent/ES2268187T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2003-03-13 PT PT03005652T patent/PT1348597E/pt unknown
- 2003-03-13 AT AT03005652T patent/ATE331647T1/de active
- 2003-03-13 SI SI200330460T patent/SI1348597T1/sl unknown
- 2003-03-13 DE DE50304013T patent/DE50304013D1/de not_active Expired - Lifetime
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DK1348597T3 (da) | 2006-10-23 |
EP1348597B1 (de) | 2006-06-28 |
DE20205087U1 (de) | 2002-06-13 |
ATE331647T1 (de) | 2006-07-15 |
ES2268187T3 (es) | 2007-03-16 |
EP1348597A1 (de) | 2003-10-01 |
DE50304013D1 (de) | 2006-08-10 |
SI1348597T1 (sl) | 2006-12-31 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US5934733A (en) | Extruded instrument panel structure | |
PT1348597E (pt) | Sistema portador para tejadilho, destinado a uma viatura automóvel | |
CN204488683U (zh) | 支架和车辆 | |
JP3976197B2 (ja) | 自動車のフロントボデー構造 | |
US7252398B2 (en) | Dual mirror mounting assembly | |
EP4063152B1 (en) | 2k door gasket, rear view device, vehicle and assembling and attachment method | |
RU2654452C2 (ru) | Подузел панели приборов для транспортного средства | |
JP2009029236A (ja) | リヤバンパー取付け構造 | |
JP4593560B2 (ja) | 光ユニットハウジング構造体 | |
US4293140A (en) | Automobile splash guard and attachment means therefor | |
JP2018012383A (ja) | 車両用補機のカバー構造 | |
JP2007137080A (ja) | 車両のバンパ取付け構造 | |
JP2006256375A (ja) | 車両用天井材 | |
JP2005178498A (ja) | 車両用フードロック取付構造 | |
JP3408621B2 (ja) | 自動車用ドアトリム | |
JP2577678Y2 (ja) | ライセンスプレート取付構造 | |
JP4466317B2 (ja) | 車両用インストルメントパネルへの機器の取付構造 | |
JP3092475B2 (ja) | 車両用ルーフヘッダートレイ | |
CN106394698B (zh) | 一种翼子板安装支架、翼子板总成及汽车 | |
JP2020011666A (ja) | 自動車のバックドア構造 | |
JP2000190801A (ja) | 自動車のエアバッグ取付構造 | |
JP6727258B2 (ja) | 自動車のバックドア構造 | |
JP3606117B2 (ja) | フロントフェンダ構造 | |
JPH11115624A (ja) | ランプの取付構造 | |
JPH067977Y2 (ja) | 自動車のランプ取付構造 |