PT1323495E - Processo e dispositivo de monitorização de ferramentas - Google Patents

Processo e dispositivo de monitorização de ferramentas Download PDF

Info

Publication number
PT1323495E
PT1323495E PT02027798T PT02027798T PT1323495E PT 1323495 E PT1323495 E PT 1323495E PT 02027798 T PT02027798 T PT 02027798T PT 02027798 T PT02027798 T PT 02027798T PT 1323495 E PT1323495 E PT 1323495E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sensor device
stator
sensor
amplifier
contact
Prior art date
Application number
PT02027798T
Other languages
English (en)
Inventor
Christian Pflueg
Mirko Luetgens
Original Assignee
Growth Finance Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=7710705&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1323495(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Growth Finance Ag filed Critical Growth Finance Ag
Publication of PT1323495E publication Critical patent/PT1323495E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23QDETAILS, COMPONENTS, OR ACCESSORIES FOR MACHINE TOOLS, e.g. ARRANGEMENTS FOR COPYING OR CONTROLLING; MACHINE TOOLS IN GENERAL CHARACTERISED BY THE CONSTRUCTION OF PARTICULAR DETAILS OR COMPONENTS; COMBINATIONS OR ASSOCIATIONS OF METAL-WORKING MACHINES, NOT DIRECTED TO A PARTICULAR RESULT
    • B23Q17/00Arrangements for observing, indicating or measuring on machine tools
    • B23Q17/09Arrangements for observing, indicating or measuring on machine tools for indicating or measuring cutting pressure or for determining cutting-tool condition, e.g. cutting ability, load on tool
    • B23Q17/0952Arrangements for observing, indicating or measuring on machine tools for indicating or measuring cutting pressure or for determining cutting-tool condition, e.g. cutting ability, load on tool during machining
    • B23Q17/0961Arrangements for observing, indicating or measuring on machine tools for indicating or measuring cutting pressure or for determining cutting-tool condition, e.g. cutting ability, load on tool during machining by measuring power, current or torque of a motor
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23QDETAILS, COMPONENTS, OR ACCESSORIES FOR MACHINE TOOLS, e.g. ARRANGEMENTS FOR COPYING OR CONTROLLING; MACHINE TOOLS IN GENERAL CHARACTERISED BY THE CONSTRUCTION OF PARTICULAR DETAILS OR COMPONENTS; COMBINATIONS OR ASSOCIATIONS OF METAL-WORKING MACHINES, NOT DIRECTED TO A PARTICULAR RESULT
    • B23Q11/00Accessories fitted to machine tools for keeping tools or parts of the machine in good working condition or for cooling work; Safety devices specially combined with or arranged in, or specially adapted for use in connection with, machine tools
    • B23Q11/0042Devices for removing chips
    • B23Q11/0057Devices for removing chips outside the working area

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Arrangements For Transmission Of Measured Signals (AREA)
  • Force Measurement Appropriate To Specific Purposes (AREA)
  • Spinning Or Twisting Of Yarns (AREA)
  • Machine Tool Sensing Apparatuses (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "PROCESSO E DISPOSITIVO DE MONITORIZAÇÃO DE FERRAMENTAS" [0001] A invenção refere-se a um processo de monitorização de ferramentas numa árvore ou num porta-ferramentas, em particular de ferramentas rotativas, bem como a um dispositivo para o efeito.
[0002] Para a árvore de uma máquina-ferramenta contribuem diversas grandezas fisicas. A designar, antes de mais, a força de avanço, o momento de torção e o momento de flexão. Através da furadora multiárvores, conseguem detectar-se erros críticos das ferramentas e do processo, para adaptar o funcionamento da correspondente máquina-ferramenta ou encontrar contra-medidas. Antes de mais têm que ser detectadas ferramentas com defeito, quebradas ou ferramentas desgastadas.
[0003] Nas máquinas de ferramentas existentes até agora ou não se faz qualquer monitorização destas grandezas físicas, ou há um sensor individual associado a cada bucha porta-brocas, que pode limitar muito esta medição de grandezas. Se for necessária uma nova gama de medição, será necessário um novo sensor.
[0004] No caso da DE 42 29 569 Cl, é conhecido um processo do tipo acima mencionado, através do qual grandezas físicas, como por exemplo o momento de torção, a força, a aceleração, a temperatura, a pressão e a velocidade em ensaio, transmissão, motorização, etc., são definidas. Estas são transferidas sem contacto para um estator.
[0005] No caso da DE 199 17 626 Al, decorre a necessidade de posicionar as diferentes variáveis no rotor electrónico, para garantir um funcionamento correcto. Para exemplificar, o ponto 0 do extensómetro e o factor de amplificação têm que ser estabelecidos. Isto pode ser efectuado através de uma 2 transferência bidireccional de dados, onde é proposto construir um programa no microprocessador do rotor electrónico, que defina estas variáveis e que possa ser solucionado através da recepção de um comando do estator.
[0006] A presente invenção permite desenvolver um processo e um dispositivo do tipo acima mencionado através do qual as grandezas físicas acima mencionadas possam ser determinadas com exactidão numa grande amplitude de medição.
[0007] Para a resolução desta tarefa, é necessário a combinação das características das respectivas reivindicações 1 e 8.
[0008] Isto significa que a medição das correspondentes grandezas físicas é determinada directamente através de um sensor na componente mecânica rotativa (árvore, porta--ferramentas ou ferramenta). À própria componente mecânica rotativa está associado , com um afastamento previamente definido, um estator que não é rotativo mas que comunica sem contacto com a unidade electrónica rotativa, e esta pode alimentar com corrente o sinal digital recebido.
[0009] Desta forma é possível determinar, por exemplo, através de um processo de abertura de roscas em peças-fêmea, de uma espessura superior ou inferior ao furo roscado, uma profundidade da rosca não correcta ou um desvio da no grau do avanço.
[0010] 0 processo passa pela invenção de um dispositivo, no qual um estator está associado ao sensor, para gerar um campo eléctrico e/ou electromagnético e para transferência do sinal sem contacto.
[0011] Como sensores são aplicados extensómetros e sensores piezoeléctricos, os quais são depois dispostos numa configuração, de acordo com a medida de grandeza que determinem.
[0012] Os sensores conectados à componente mecânica rotativa 3 convertem as medições das grandeza mecânicas numa grandeza eléctrica proporcional. O sinal conduz a uma unidade de amplificação programável que, por sua vez, controla o microprocessador existente no rotor. 0 sinal amplificado é digitalizado pelo rotor e, através de modulação de amplitude, é enviado do rotor ao estator. Deste modo, o rotor e a bobina do estator beneficiam da estrutura do campo electromagnético e formam um transformador para o transporte de energia sem contacto do estator para o rotor. Os sinais modulados do estator formam-se num amplificador principal, onde são desmodulados e interpretados. 0 controlo do microprocessador da componente mecânica rotativa faz-se novamente sem contacto através da modulação de amplitude do sinal de comando do processador do amplificador principal da unidade estacionária, que está ligada ao estator.
[0013] Se o sinal de medição for demasiado grande ou pequeno, é dado um comando ao amplificador principal estacionário, modulado e enviado através do campo para o microprocessador do rotor, para regular o amplificador programável do sinal de medição analógico, de modo a seleccionar a gama de medição ideal, antes de o sinal ser digitalizado. O sensor pode regular ele próprio a gama de medição óptima, através do que se forma um sistema adaptativo.
[0014] A ideia principal é que o dispositivo sensor seja configurável de modo digital e flexivel e que o microprocessador estático do dispositivo de sensor possa comunicar com ele sem contacto, para beneficiar de uma gama de medição óptima. Graças à transmissão digital é permitida a independência do ruido.
[0015] Preferencialmente trabalha-se com uma frequência de transmissão abaixo de 125 kHz, uma vez que esta gama é permitida a nivel internacional.
[0016] Nesta transmissão sem contacto do sinal é necessário 4 um fornecimento de energia, por exemplo, para as baterias, e um serviço regular, uma vez que apenas é fornecida uma resistência parcial dos elementos únicos do dispositivo da invenção. 0 dispositivo da invenção permite informações exactas sobre as medições de grandeza desejadas.
[0017] O sistema é a razão da transmissão sem contacto de energia, sinal de comando e de medida sem manutenção.
[0018] Outras vantagens, caracteristicas e detalhes da invenção decorrem da descrição seguinte de exemplos de execução preferenciais, bem como através do desenho; este mostra na:
Figura 1 um perfil de dois exemplos de execução de peças do dispositivo da invenção para a monitorização das ferramentas;
Figura 2 uma visualização de diagrama de blocos do dispositivo da invenção para a monitorização das ferramentas;
Figura 3 uma planta das peças do dispositivo da invenção;
Figura 4 um perfil parcial de elementos do dispositivo da invenção relativo à figura 3;
Figura 5 uma visão frontal de um estator;
Figura 6 um perfil longitudinal esquemático através de peças do dispositivo da invenção relativo à figura 4.
[0019] Na figura 1 estão identificados dois porta-ferramentas 1.1 e 1.2, e cada um tem um adaptador de ferramentas 2.1 e 2.2 uma ferramenta 3.1 e 3.2. Quanto à ferramenta 3.1, trata-se de um macho de roscar, quanto à ferramenta 3.2 de uma broca.
[0020] As ferramentas giram na direcção z, e vão pousar numa peça em bruto apontada não próxima. Isto é indicado para a ferramenta 3.2 através da flecha 4. 5 [0021] O accionamento do porta-ferramentas 1.1, 1.2 produz no o porta-ferramentas uma força de avanço, um momento de torção e um momento de flexão. Para a determinação desta influência é associado um dispositivo sensor 5.1, 5.2 à árvore 1.1, 1.2, o qual gira com a árvore 1.1 e 1.2. Para cada dispositivo sensor 5.1, 5.2 existe por sua vez um estator 6.1 e/ou 6.2 para recepção dos sinais correspondentes do dispositivo sensor 5.1, 5.2, através do qual é efectuada a transmissão do sinal através de telemetria. Os campos eléctricos e/ou electromagnéticos 7 correspondentes são fortemente influenciados.
[0022] Na figura 2 é visível que o estator 6.1/6.2 está ligado a um amplificador principal 8, este a um monitor de ferramentas 9 e este a um processador 10.
[0023] Nas figuras 3 a 5, o dispositivo sensor 5.1/5.2 e o estator 6.1/6.2 são representados ampliados. Aí, o estator 6.1/6.2 tem um afastamento a do dispositivo sensor 5.1/5.2. Em 11 é mostrada uma ficha adaptadora para uma saída do amplificador principal 8.
[0024] As diferentes medições de grandeza, que são descritas acima, são determinadas através de sensores. No exemplo de concretização existente, trata-se de um medidor de vibração 24 e/ou de extensómetros, onde os extensómetros 11.1 e 11.2 (ver figura 6) estão dispostos paralelamente ao eixo longitudinal A da árvore. Os extensómetros 12.1 e 12.2, para o momento de torção, estão dispostos com um ângulo de 45° relativamente ao eixo longitudinal da árvore. Os extensómetros 14.1 e 14.2 formam relativamente a ele, um eixo em parte paralelo e em parte transversal. Eles têm a função de absorção da força de avanço. 0 captador de vibrações (24) é transportado pelo porta-ferramentas (1.1, 1.2) ou pela árvore. 6 [0025] A amplitude conjunta dos sensores e electrónica é fornecida por uma estrutura anelar, na qual é fornecida uma espira de bobina (16) revestida pela electrónica, que não é mostrada próxima e está ligada à electrónica.
[0026] O estator 6.1/6.2 apresenta um induzido em anel 17, junto do qual está construída uma culatra 18, na qual está enrolada uma bobina 19. Esta bobina 19 está ligada ao amplificador principal referido acima.
[0027] Nas figuras 2 e 6 é visivel que também no dispositivo sensor 5.1/5.2 está integrado um amplificador 21, que é controlado por um microprocessador 22 existente no dispositivo de sensor 5.1/5.2.
[0028] O modo de funcionamento da referida invenção é o seguinte: [0029] Na bobina 19 é colocado um potencial eléctrico com uma frequência abaixo de 125 kHz e é instalado um campo eléctrico 7, através do qual é também estimulada a espira de bobina 16.
[0030] O sinal de medição do sensor 11.1, 11.2 transmite uma unidade amplificadora programável, que por sua vez é controlada no rotor por um microprocessador 22 existente. O sinal amplificado é digitalizado no rotor (conversor A/D 23) e através da modulação de amplitude enviado do rotor ao estator. O sinais modulados do estator são fornecidos a um amplificador 8 estacionário, onde são desmodulados e interpretados. Os sinais transmitidos pelo amplificador principal 8 podem ser preparados através do software correspondente através do processador 10 no monitor de ferramentas.
[0031] Como foi mencionado acima, está também integrado no dispositivo sensor 5.1/5.2 um amplificador 21, que é controlado pelo microprocessador 22. Através do crescimento/amplificação do apenas pontilhado campo magnético 7 indicado, o microprocessador recebe comandos para o ajustamento da amplificação desejada do sinal de medição 7 analógico. 0 sinal de medição é depois digitalizado no dispositivo sensor 5.1/5.2 e reenviado modulado sobre o campo 7 para o estator 6.1/6.2, onde é finalmente desmodulado e analisado no amplificador principal externo 8.
[0032] Se o sinal de medição for muito grande ou muito pequeno, será imediatamente dado um comando do amplificador principal externo 8, modulado e enviado através do campo 7 para o microprocessador 22 do dispositivo sensor 5.1/5.2, para regular a amplificação do sinal analógico, de modo a escolher a gama de medição óptima.
[0033] Através do controlo do amplificador é possível um sistema adaptativo, isto é, através do controlo do amplificador o sensor pode ele próprio fornecer a gama de medição ideal.
[0034] 0 estabelecimento da amplificação do amplificador 21 no dispositivo sensor 5.1/5.2 também pode ser alterado e definido manualmente, sem haver um sinal de medição anterior.
[0035] Na figura 6 verifica-se que preferencialmente pelo menos uma peça 20.1 da armadura se prolonga para a estrutura anelar 15 do dispositivo sensor. Assim, é criado um campo 7.1, indicado por linhas pontilhadas, que envolve melhor a espira de bobina 16.
Listagem de referências 1 Porta-ferramentas 34 67 2 Adaptador de ferramentas 35 68 3 Ferramenta 36 69 4 Flecha 37 70 5 Dispositivo sensor 38 71 6 Estator 39 72 7 Campo eléctrico e/ou electromagnético 40 73 8 Amplificador principal 41 74 9 Monitor de ferramentas 42 75 10 Processador 43 76 11 Extensómetro (Flexão) 44 77 12 Extensómetro (Momento de torção) 45 78 13 Furo de guiamento 46 79 14 Extensómetro (Avanço) 47 15 Estrutura anelar 48 16 Espira de bobina 49 17 Induzido em anel 50 18 Culatra 51 19 Bobina 52 20 Peça 53 21 Amplificador 54 22 Microprocessador 55 23 Conversor A/D 56 H Eixo longitudinal 24 Sensor de vibração 57 a Afastamento 25 58 26 59 27 60 Z Direcção de rotação 28 61 29 62 30 63 31 64 32 65 33 66
Porto, 7 de Julho de 2008

Claims (14)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Processo de monitorização de ferramentas (3.1, 3.2) numa árvore ou porta-ferramentas (1.1, 1.2), em particular de ferramentas rotativas, onde são determinadas grandezas fisicas, tais como o momento de torção e/ou a força de avanço e/ou o momento de flexão e/ou vibrações, por pelo menos um sensor (11.1, 11.2, 12.1, 12.2, 14.1, 14.2, 24) num dispositivo sensor (5.1, 5.2), e transmitidas sem contacto a um estator (6.1, 6.2), após o que é efectuado o tratamento dos correspondentes sinais num amplificador principal (8), e onde o dispositivo sensor (5.1, 5.2) é digitalmente configurado sem contacto, por um processador do amplificador principal (8) que dá um comando, que é enviado modulado através do estator (6.1, 6.2), a um microprocessador (22) do dispositivo sensor (5.1, 5.2), através do qual ocorrerá uma adaptação da gama de medição no mecanismo sensor (5.1, 5.2).
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o dispositivo sensor (5.1, 5.2) comunicar externamente sem contacto com o estator (6.1, 6.2), e ser controlado e/ou alimentado por este.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto de ser criado um campo eléctrico e/ou electromagnético entre o estator (6.1, 6.2) e o dispositivo sensor (5.1, 5.2).
4. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de uma amplificação do sinal de medição analógico no dispositivo sensor (5.1, 5.2) ser digitalmente configurável sem contacto a partir do 2 exterior, de modo a que, com ajustamento de sinal, seja estabelecida uma regulação de um sinal de medição analógico para uma gama de medição óptima, antes do sinal ser transmitido num formato digitalizado e modulado.
5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de ser transmitido o sinal de medição digital, garantindo assim uma independência do ruido.
6. Processo de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de, depois do estator (6.1, 6.2), os sinais serem desmodulados e avaliados no amplificador (8).
7. Processo de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 6, caracterizado pelo facto de o amplificador (8), construído inteligentemente com o processador (10) , avaliar os sinais de medição e controlar o dispositivo sensor (5.1, 5.2), transmitindo os comandos de configuração ao microprocessador (22) do dispositivo sensor (5.1, 5.2).
8. Dispositivo para monitorizar ferramentas (3.1, 3.2) numa árvore ou num porta-ferramentas (1.1, 1.2), em particular ferramentas rotativas, onde à árvore ou o porta-ferramentas (1.1, 1.2) está associado pelo menos um sensor (11.1, 11.2, 12.1, 12.2, 14.1, 14.2, 24) num dispositivo sensor (5.1, 5.2), para determinar grandezas físicas, tais como o momento de torção e/ou a força de avanço e/ou o momento de flexão e/ou vibrações e, por sua vez, está associado sem contacto a um estator (6.1, 6.2) para gerar um campo eléctrico e/ou electromagnético (7) e para aceitar os sinais, e onde um amplificador principal (8) é 3 fornecido para tratar os sinais de transmissão, caracterizado pelo facto de o dispositivo sensor (5.1, 5.2) ser digitalmente configuráveis sem contacto, por um processador do amplificador principal (8), através do qual, se o sinal de medição for demasiado grande ou demasiado pequeno, um comando pode ser modulado e comunicado pelo estator (6.1, 6.2) a um microprocessador (22) do dispositivo sensor (5.1, 5.2), podendo assim ser efectuada uma adaptação da gama de medição no dispositivo sensor (5.1, 5.2).
9. Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de o dispositivo sensor (5.1, 5.2) compreender extensómetros (11.1, 11.2, 12.1, 12.2, 14.1, 14.2) ou sensores piezoeléctricos (24), que estão dispostos na árvore e/ou porta-ferramentas (1.1/ 1.2) ou dentro desta(e).
10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizado pelo facto de uma espira de bobina ser associada ao dispositivo sensor (5.1, 5.2).
11. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 8 a 10, caracterizado pelo facto de existir associado ao sensor (11.1, 11.2, 12.1, 12.2, 14.1, 14.2, 24) um amplificador programável (21) , um conversor A/D (23) e, a este, um microprocessador (22).
12. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 8 a 11, caracterizado pelo facto de o estator (6.1, 6.2) compreender um induzido em anel (17) que é envolvido, pelo menos parcialmente, por uma bobina (19). 4
13. Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo facto de o induzido em anel (17) se sobrepor, pelo menos parcialmente, à espira de bobina (16) associada ao sensor.
14. Dispositivo de acordo com a reivindicação 12 ou 13, caracterizado pelo facto de a bobina (19) do estator (6.1, 6.2) estar ligada ao amplificador (8) que controla o dispositivo sensor (5.1, 5.2). Porto, 7 de Julho de 2008
PT02027798T 2001-12-21 2002-12-12 Processo e dispositivo de monitorização de ferramentas PT1323495E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10163734A DE10163734B4 (de) 2001-12-21 2001-12-21 Verfahren und Vorrichtung zum Überwachen von Werkzeugen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1323495E true PT1323495E (pt) 2008-09-11

Family

ID=7710705

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02027798T PT1323495E (pt) 2001-12-21 2002-12-12 Processo e dispositivo de monitorização de ferramentas

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1323495B1 (pt)
AT (1) ATE385450T1 (pt)
DE (3) DE10163734B4 (pt)
DK (1) DK1323495T3 (pt)
ES (1) ES2300416T3 (pt)
PT (1) PT1323495E (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10329561A1 (de) * 2003-06-30 2005-02-10 Richter, Marc, Dipl.-Ing. Sensorintegrierte Werkzeugaufnahme
DE102004051145C5 (de) 2004-10-20 2021-03-18 Marposs Monitoring Solutions Gmbh Sensorsystem für eine spanabhebende Werkzeugmaschine und spanabhebende Werkzeugmaschine mit einem Sensorsystem
DE102006008395A1 (de) * 2006-02-21 2007-08-30 Reishauer Ag Rotierendes Werkzeug mit elektronischem Datenträger
DE102006030834B4 (de) 2006-07-04 2009-11-26 ARTIS Gesellschaft für angewandte Meßtechnik mbH Sensorsystem für Werkzeugmaschinen
DE202006015944U1 (de) * 2006-10-18 2007-01-04 Röhm Gmbh Spannfutter
DE102008009340A1 (de) * 2008-02-14 2009-08-20 Volkswagen Ag Vorrichtung zur Erfassung und Anzeige einer Störung eines Werkzeugs
DE102008015005A1 (de) * 2008-03-19 2009-09-24 Mtu Aero Engines Gmbh Spannfutter-integriertes Kraftmesssystem
DE502008002670D1 (de) 2008-07-16 2011-04-07 Siemens Ag Industrieroboter mit einem Datenerfassungsmodul für drahtlose Kommunikation und Verfahren zum Betrieb eines solchen
DE102010044767B4 (de) * 2010-09-08 2017-07-13 Hottinger Baldwin Messtechnik Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum Kalibrieren eines Ladungsverstärkers einer piezoelektrischen Messkette
DE102011105306A1 (de) * 2011-06-22 2012-12-27 Robert Bosch Gmbh Tragbares Werkzeug mit drahtloser Messwertübertragung
DE102012022982A1 (de) * 2012-11-26 2014-05-28 GIF Gesellschaft für Industrieforschung mbH Drehmomentmesseinrichtung und Verfahren zum Messen eines Drehmoments
DE102012023665A1 (de) * 2012-12-04 2014-06-05 Brankamp Gmbh Stanzvorrichtung mit einem Sensor und Verfahren zur Übertragung eines Sensorsignals
DE102014103240A1 (de) * 2014-03-11 2015-10-01 Pro-Micron Gmbh & Co. Kg Verfahren zur Einrichtung und/oder Überwachung von Betriebsparametern einer Werkstückbearbeitungsmaschine
CH709714A1 (de) 2014-05-22 2015-11-30 Kistler Holding Ag Messvorrichtung und Verfahren zum telemetrischen Übertragen von Messdaten von einer Messeinheit an einem bewegten System zu einer Basisstation.
WO2016116804A1 (en) * 2015-01-23 2016-07-28 Colibri Spindles Ltd. Machining center, fluid driven spindle system, machining center conversion kit, and method using wireless sensor for access control
US10207379B2 (en) 2016-01-21 2019-02-19 Colibri Spindles Ltd. Live tool collar having wireless sensor
CN106092193A (zh) * 2016-06-12 2016-11-09 上海航天设备制造总厂 无线在线力学和温度测量方法、装置和应用
FR3064937B1 (fr) * 2017-04-06 2019-06-14 Peugeot Citroen Automobiles Sa Chaine d’instrumentation thermique d’un outillage de coupe tournant a plaquettes.
DE102021100465A1 (de) 2021-01-13 2022-07-14 Technische Universität Darmstadt, Körperschaft des öffentlichen Rechts Sensorvorrichtung zum Erfassen werkzeugnaher Schwingungen beim Bearbeiten eines Werkstücks mit einem Werkzeug
CN112872801A (zh) * 2021-01-19 2021-06-01 石红利 一种用于电机壳加工的钻孔攻丝设备
DE102021103106A1 (de) 2021-02-10 2022-08-11 Homag Gmbh Bearbeitungsvorrichtung sowie Verfahren zum Betrieb einer Bearbeitungsvorrichtung
JP2024000493A (ja) 2022-06-20 2024-01-05 キストラー ホールディング アクチエンゲゼルシャフト 製造プロセスのプロセスステップにおいて測定変数を測定するための手順及びその手順を実行するための測定チェーン

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4229569C1 (de) * 1992-09-04 1994-02-24 Weidmueller Interface Werkzeug mit telemetrisch überwachter Welle
JP3465021B2 (ja) * 1997-02-14 2003-11-10 エヌティーエンジニアリング株式会社 作業機械およびその通信方法
DE19738229A1 (de) * 1997-09-02 1999-03-04 Bilz Otto Werkzeug Werkzeug oder Werkzeughalter
DE19917626A1 (de) * 1999-04-19 2000-10-26 Mayr Christian Gmbh & Co Kg Vorrichtung zum Messen eines Drehmomentes, insbesondere bei Wellenausgleichs- oder Überlastkupplungen

Also Published As

Publication number Publication date
DK1323495T3 (da) 2008-06-09
DE10163734B4 (de) 2005-06-16
EP1323495A1 (de) 2003-07-02
ES2300416T3 (es) 2008-06-16
DE20213102U1 (de) 2003-01-09
ATE385450T1 (de) 2008-02-15
EP1323495B1 (de) 2008-02-06
DE10163734A1 (de) 2003-07-10
DE50211644D1 (de) 2008-03-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1323495E (pt) Processo e dispositivo de monitorização de ferramentas
EP2103379B1 (de) Spannfutter-integriertes Kraftmesssystem
US7289873B2 (en) Sensor system for a cutting machine tool
US11084139B2 (en) Sensor module and tool holder for a cutting tool
TWI457196B (zh) 可即時監測工作狀態之工具機主軸結構
EP0929371B1 (en) Apparatus and method for automatically compensating for lateral runout
US20100307218A1 (en) Torque-measuring device, torque-measuring flange and torque-measuring method
US4458880A (en) Method and apparatus to measure tension in a pull line for cable
WO1998009754A9 (en) Apparatus and method for automatically compensating for lateral runout
US5974878A (en) Runout measurement and control system for a disc brake lathe
CN101084475A (zh) 机器和控制系统
CN209613807U (zh) 一种轧机主传动系统实时扭振在线监测装置
JPH01501213A (ja) 回転切削ツールおよび該回転切削ツールを工作機械と組み合わせて有した装置
EP2242620B1 (en) Power nutrunner with a power transmitting gearing and rotation sensing means and method for determining the status
CZ9702005A3 (cs) Způsob určování výkonu a zařízení k jeho provádění
JPH10104095A (ja) トルク測定装置
CN106853645A (zh) 舵机齿轮虚位测量装置和方法
US6347554B1 (en) Torque transducer assembly
JPH03123998A (ja) 回転する構成部材で測定される物理量を無接触伝送する方法
JP2007040988A (ja) 磁界変調する角度測定装置とその作動方法
JPH0780756A (ja) センサ内蔵チャック
CN107165949A (zh) 扭矩仪校准联轴器
SK9313Y1 (sk) Prípravok na nastavenie požadovanej polohy telemetrického snímača rotačného dynamometra upnutého vo vretene obrábacieho stroja
JP3036776U (ja) 小径ドリル用トルク検出器
JPH03223602A (ja) 自動計測プローブ