PT1273409E - Método para carregar moldes para formação de ladrilhos cerâmicos, instalação para a sua implementação, e os ladrilhos assim obtidos - Google Patents

Método para carregar moldes para formação de ladrilhos cerâmicos, instalação para a sua implementação, e os ladrilhos assim obtidos Download PDF

Info

Publication number
PT1273409E
PT1273409E PT02077415T PT02077415T PT1273409E PT 1273409 E PT1273409 E PT 1273409E PT 02077415 T PT02077415 T PT 02077415T PT 02077415 T PT02077415 T PT 02077415T PT 1273409 E PT1273409 E PT 1273409E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
installation
plate
die
cavity
carriage
Prior art date
Application number
PT02077415T
Other languages
English (en)
Inventor
Pietro Rivola
Original Assignee
Sacmi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sacmi filed Critical Sacmi
Publication of PT1273409E publication Critical patent/PT1273409E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B13/00Feeding the unshaped material to moulds or apparatus for producing shaped articles; Discharging shaped articles from such moulds or apparatus
    • B28B13/02Feeding the unshaped material to moulds or apparatus for producing shaped articles
    • B28B13/0295Treating the surface of the fed layer, e.g. removing material or equalization of the surface
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B13/00Feeding the unshaped material to moulds or apparatus for producing shaped articles; Discharging shaped articles from such moulds or apparatus
    • B28B13/02Feeding the unshaped material to moulds or apparatus for producing shaped articles
    • B28B13/0215Feeding the moulding material in measured quantities from a container or silo
    • B28B13/023Feeding the moulding material in measured quantities from a container or silo by using a feed box transferring the moulding material from a hopper to the moulding cavities

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Press-Shaping Or Shaping Using Conveyers (AREA)
  • Devices For Post-Treatments, Processing, Supply, Discharge, And Other Processes (AREA)
  • Moulds, Cores, Or Mandrels (AREA)

Description

ΕΡ 1 273 409/ΡΤ
DESCRIÇÃO "Método para carregar moldes para formação de ladrilhos cerâmicos, instalação para a sua implementação, e os ladrilhos assim obtidos"
Este invento refere-se de uma maneira totalmente genérica à fabricação de ladrilhos cerâmicos, e mais particularmente diz respeito a um método para carregar os materiais em pó para dentro dos respectivos moldes de formação. 0 invento também se refere aos meios para implementar o dito método e os materiais assim obtidos. 0 sector da fabricação de ladrilhos cerâmicos é conhecido por procurar constantemente novos e originais motivos ornamentais, e em particular decorações que reproduzam o aspecto da pedra natural, tal como mármore, o qual é conhecido por apresentar nervuras e estrias alongadas de formas e cores variadas. Os motivos decorativos que reproduzem o dito aspecto tipico do mármore podem ser obtidos pela moderna tecnologia cerâmica ligada à fabricação do grés fino porcelanizado, a qual é bem conhecida dos peritos neste sector, pelo que não será descrita em detalhe. É suficiente dizer que esses motivos decorativos podem afectar tanto todo o volume, isto é, toda a espessura do ladrilho, como apenas a camada localizada na face exposta do dito ladrilho.
Em particular, no segundo caso é efectuada uma dupla carga, utilizando a primeira carga um material de base sem valor especial destinado a formar o suporte do ladrilho, ao passo que a segunda utiliza um material de acabamento, isto é, que possui propriedades de forma a proporcionar as caracteristicas desejadas na face exposta do ladrilho. 0 dito segundo material pode consistir em pelo menos dois pós pelo menos parcialmente misturados que têm caracteristicas diferentes, tipicamente cores diferentes. 2 ΕΡ 1 273 409/ΡΤ Ο invento refere-se a ambos os ditos métodos de carregamento. Um exemplo do primeiro método de carregamento é dado na EP-A-1 074 361 que apresenta um método e uma instalação para carregar moldes cerâmicos, de acordo com o preâmbulo das reivindicações 1 e 7.
Para simplificar, será feita mais adiante uma referência especial a ladrilhos decorados através de todo o seu volume, ficando contudo entendido que o que for dito é também válido para ladrilhos decorados só através de uma parte do seu volume.
Esses ladrilhos decorados em todo o seu volume são conhecidos por serem formados em moldes compreendendo pelo menos uma cavidade de formação que é cheia por um carro de carregamento adequado equipado com um compartimento de carga para reter os pós, estando o compartimento de carga normalmente equipado com uma grelha. O carro é accionado num movimento rectilineo alternativo horizontal entre uma posição retraída em que se dispõe a grelha em correspondência com uma estação de fornecimento de pó, e uma posição avançada em que se dispõe a grelha por cima da dita pelo menos uma cavidade de formação, onde os pós caem por gravidade.
Em certos casos a massa de pó que consiste em pelo menos dois materiais, pelo menos parcialmente misturados, que têm características diferentes, tipicamente cores diferentes, é directamente descarregada para dentro da grelha, ao passo que noutros casos os ditos dois materiais estão contidos nas respectivas tremonhas localizadas por cima da grelha.
Em todos os casos a grelha apresenta uma capacidade maior que a da cavidade de formação, a fim de obter o enchimento completo da dita cavidade de formação, e por isso a desejada espessura do ladrilho.
Além disso, as geratrizes inferiores da grelha estão normalmente posicionadas alinhadas com a face superior da placa de matriz, que define o bordo superior da cavidade de formação, sendo em frente da grelha aí normalmente montado um 3 ΕΡ 1 273 409/ΡΤ raspador que durante o movimento de retracção do carro alisa o material depositado na cavidade de formação. Em alguns casos a grelha pode estar ligeiramente afastada da placa de matriz. 0 dito movimento de retracção do carro faz com que o excesso de material ainda presente dentro da grelha escorregue para a camada superficial do material existente na cavidade de formação, resultando no facto de a distribuição original do pó ser alterada.
Em especial as ditas massas misturam-se uma com a outra para criar uma camada ou lâmina superficial de cor virtualmente uniforme. 0 efeito estético resultante é obviamente inaceitável, sendo então necessário para expor a decoração do ladrilho executar uma operação com uma rectificadora com o intuito de remover a dita camada superficial de cor uniforme a fim de expor a verdadeira distribuição dos pós de cores variadas subjacentes.
Isto envolve custos francamente consideráveis devido, em particular, ao equipamento necessário e aos problemas relacionados com a contenção e eliminação dos pós finos produzidos por essa operação mecânica.
Além disso não é possível produzir ladrilhos que tenham superfícies irregulares, por exemplo, com porções elevadas ou salientes que reproduzem as fendas da pedra natural, dado que a dita rectificação destrói essas irregularidades.
Um objectivo do invento consiste em proporcionar um método capaz de superar os ditos problemas, em particular capaz de eliminar os ditos defeitos superficiais devidos ao dito deslizamento durante o enchimento da cavidade de formação, a fim de não necessitar de operações subsequentes de acabamento do ladrilho depois da cozedura.
Outro objectivo consiste em proporcionar um método pelo qual os ladrilhos podem ser obtidos com a sua superfície exposta não só com várias cores mas também irregular, apresentando por exemplo saliências semelhantes às fendas das 4 ΕΡ 1 273 409/ΡΤ pedras naturais. Outro objectivo consiste em proporcionar meios para a implementação do dito método dentro do contexto de uma construção simples, racional, segura, com grande duração e de baixo custo.
Os ditos objectivos são alcançados em virtude das caracteristicas indicadas nas reivindicações.
As caracteristicas e méritos do invento serão evidentes a partir da sua descrição detalhada feita em seguida com referência às figuras dos desenhos anexos, os quais, a titulo de exemplo não limitativo, ilustram três concretizações preferidas dos meios para a implementação do método do invento. A Figura 1 é um corte lateral que mostra esquematicamente os meios do invento associados ao carro de carregamento usual de um molde cerâmico. A Figura 2 mostra uma parte da Figura 1 numa escala maior. A Figura 3 é uma vista semelhante à anterior que mostra uma concretização modificada dos meios de implementação do método do invento. A Figura 4 é uma vista esquemática semelhante à da Figura 1, mostrando os meios do invento associados a uma unidade de carregamento que funciona de acordo com a técnica de duplo carregamento. A Figura 5 é um corte mais detalhado através dos meios de acabamento superficial do invento.
As ditas figuras, e em particular as Figuras 1 a 3, mostram um molde cerâmico usual, indicado em todas pela referência numérica 1, compreendendo uma placa de matriz 2 que tem uma única cavidade de formação 3, uma matriz inferior 4 recebida de modo deslizante no interior da dita cavidade de formação 3, e uma matriz superior 12 transportada na cruzeta móvel de uma prensa cerâmica, não mostrada por ser de tipo conhecido. 5 ΕΡ 1 273 409/ΡΤ
Deve-se notar que o molde 1 pode ter qualquer número de cavidades de formação 3. A placa de matriz 2 e a matriz 4 estão posicionadas na base da prensa cerâmica por meio de dispositivos conhecidos capazes de ajustar a sua altura conforme necessário.
Num dos lados do molde 1 existe um transportador 5 para remover os ladrilhos formados 6 e, no outro lado, existe uma mesa horizontal de operações 8 com a qual está associada uma unidade 70 para o carregamento do pó de várias cores 7 para dentro da dita cavidade 3. A dita unidade 70 compreende um carro 9 que é accionado com um movimento rectilíneo alternativo horizontal e que está equipado na sua parte frontal com um compartimento de carga 11 que compreende uma grelha 10. A grelha 10 pode ter uma configuração reticulada diferente da mostrada como é bem conhecido pelos peritos na arte. O carro 9 e a grelha 10 deslocam-se entre uma posição retraida na qual a grelha 10 fica em correspondência com uma estação de carregamento para os pós de várias cores 7 e uma posição avançada na qual fica por cima da cavidade 3.
Na Figura 3 os bordos inferiores do compartimento de carga 11 e a grelha 10 estão em contacto com a face superior da mesa 8 da placa de matriz 2. Na concretização das Figuras 1 e 2 o bordo inferior da parede transversal frontal 111 do compartimento de carga 11 e os bordos inferiores da grelha 10 estão afastados da mesa 8 numa pequena distância.
Para os fins deste invento, a dita distância pode estar entre 0,1 e 4 mm.
Como variante, a parede 111 pode ser feita para deslizar verticalmente para ser ajustada em altura de acordo com as exigências em conjunto com a grelha 10. O dito ajuste pode ser feito por meios manuais, tais como elementos roscados, ou por meios automáticos controlados pelo sistema geral de controlo da prensa cerâmica. 6 ΕΡ 1 273 409/ΡΤ
Em frente da dita parede 111 pode ser vista nas Figuras 1-3 uma unidade de acabamento superficial 17 para a camada de pó associada com a cavidade 3, e na Figura 4 uma tremonha 18 além da unidade de acabamento 17.
Como pode ser visto em todas as figuras anexas, a dita unidade de acabamento 17 compreende um elemento tubular horizontal 14 de secção transversal recta posicionado transversalmente em relação à direcção do movimento do carro 9, e tendo um comprimento que excede a dimensão correspondente da cavidade 3. 0 dito elemento tubular 14 é formado pela junção, utilizando elementos roscados, de uma série de elementos planos e perfilados, os quais são mostrados na Figura 5 mas não necessitam ser descritos em detalhe. É suficiente dizer que a parede inferior do elemento 14, proporcionada pela parede base de uma secção de canal indicada por 140, apresenta no lado virado para a parede frontal 111 do compartimento de carga 11, um orifício 141 que tem um comprimento pelo menos igual ao da dimensão da cavidade 3 na direcção transversal àquela em que o carro 9 desliza. Além disso, a parede frontal 142 do elemento 14 estende-se para além da base da dita secção de canal 140, onde suporta uma consola 143 que se estende na direcção do dito orifício 141. A consola 143 termina num bisel largo 144 o qual é inclinado para baixo na direcção da parede 111, para de uma maneira saliente suportar a placa de acabamento superficial 13. A dita placa de acabamento 13 é fixa contra o dito bisel 144 por um dispositivo de grampo que permite que a sua posição de funcionamento seja ajustada de acordo com as exigências. Especificamente, o dito dispositivo de grampo compreende uma placa compressora sobrejacente 145 e uma série de parafusos de aperto subjacentes 146 que passam através da consola 143 e se aparafusam na placa compressora 145. A região traseira da placa compressora 145 apresenta ao longo de todo o seu comprimento um bisel virado para o orifício 141 do elemento tubular 14. Nas extremidades opostas da consola 143 estão montadas duas sapatas 147 que se apoiam na face superior da placa de matriz 2 exterior à cavidade 3. 7 ΕΡ 1 273 409/ΡΤ A placa de acabamento 13 está posicionada perpendicularmente à direcção de deslizamento do carro 9. 0 comprimento da dita placa é maior que a dimensão correspondente da cavidade 3, e o seu bordo livre longitudinal é aguçado. A este respeito, a mesma apresenta ao longo de toda a sua extensão um bisel virado para a placa de matriz de molde 2 e praticamente em contacto com a mesma. A placa alongada 13 está inclinada na secção de corte vertical para definir, com a placa de matriz de molde, um ângulo com o seu vértice virado para o carro (9) . Como mostrado ainda na Figura 5, o elemento tubular 14 é fechado por dois diafragmas terminais transversais 148, em que pelo menos um dos quais apresenta uma abertura 149 à qual está ligado um tubo se aspiração 15 (ver Figuras 1-4) interceptado por uma válvula 99. A dita válvula 99 é fechada e aberta pelos cursos dos movimentos para fora e para trás do carro 9, os quais estão sob o controlo do sistema geral de controlo da prensa cerâmica para os seus adequados ajustamentos. 0 dito elemento tubular ou colector 14 está ligado à parede 111 do compartimento de carga 11 por dois braços nas extremidades 16 por meio de uma flange de ligação e de ajustamento 166 (ver Figura 5). Entre o bordo inferior da dita flange 166 e o bordo aguçado subjacente do elemento de acabamento 13 está definido um intervalo estreito através do qual o ar atmosférico é aspirado para dentro do colector 14 para arrastar com o mesmo toda a poeira 7 levantada pelo dito bordo aguçado. Se a parede 111 for feita para ser ajustável em altura como aqui dito antes, os ditos dois braços 16 são de preferência ligados aos lados ou paredes laterais do compartimento de carga 11. 0 tubo de aspiração 15 é ligado a um ambiente capaz de colocar o colector 14 sob vácuo, a fim de remover a poeira 7 que se deposita pelo deslizamento ao longo da rampa criada pelo elemento 13.
Em alternativa, o dito colector 14 e o dito pelo menos um tubo de aspiração 15 podem ser omitidos, e o bordo traseiro do elemento 13 ser associado a um canal que aloja um dispositivo 8 ΕΡ 1 273 409/ΡΤ de remoção mecânica tal como uma correia transportadora ou um sem-fim motorizado.
Se a cavidade 3 for cheia pelo sistema das Figuras 1 e 2, quer a parede 111 seja feita ajustável em altura quer não, a placa 13 e a respectiva unidade de acabamento 17 podem estar relativamente perto da dita parede 111 como mostrado. Se contudo for usado o sistema de carga da Figura 3, o bordo inferior aguçado da placa 13 tem de estar afastado da parede 111 numa distância pelo menos igual à dimensão da cavidade 3 na direcção de deslizamento do carro 9. Como variante, o elemento 13 e a respectiva unidade de acabamento 17 podem ficar separados do compartimento de carga 11 e ser montados numa unidade de accionamento independente sob o controlo do sistema de controlo da prensa cerâmica. Nesse caso a dita unidade tem de ser capaz de determinar os cursos dos movimentos para fora e para trás com um comprimento pelo menos igual à dimensão da cavidade 3 na direcção de deslizamento do carro 9.
As explicações acima dadas referentes à posição de funcionamento da placa 13 são igualmente válidas para o sistema de dupla carga da Figura 4. Esta mostra uma placa de matriz 2 com a respectiva cavidade de formação 3; um compartimento de carga 11 com a respectiva grelha 10; uma tremonha 18 com uma válvula de regulação de fluxo 180 operada por uma unidade de cilindro - êmbolo 181 controlada pelo sistema de controlo da prensa cerâmica; e uma unidade de acabamento superficial 17 do tipo já descrito. Especificamente, o compartimento de carga 11 é destinado a conter o material em pó não particularmente valioso 71, isto é, adequado para formar a base ou a parte de suporte do ladrilho 6, enquanto que a tremonha 18 é destinada a conter o material de acabamento 77, isto é, capaz de proporcionar as caracteristicas estéticas desejadas para a face exposta do ladrilho. O dito material de acabamento 77 pode compreender dois pós com diferentes caracteristicas, tipicamente duas massas de pó diferentemente coloridas misturadas uma com a outra, pelo menos parcialmente. 9 ΕΡ 1 273 409/ΡΤ
Os bordos inferiores do compartimento de carga 11 e da grelha 10 são coplanares e de preferência alinhados com a face superior da placa de matriz 2; as geratrizes inferiores do orifício de descarga da tremonha 18 estão de preferência ligeiramente afastadas da placa de matriz 2; e a placa 13 está de preferência posicionada para rasar a placa de matriz 2.
Finalmente, em frente do colector 14 existe um impulsor 333 para remover os ladrilhos 6.
Com referência às Figuras 1 e 2, os meios descritos funcionam da seguinte maneira.
No fim de uma operação de prensagem a matriz 4 está na sua posição máxima elevada, não mostrada, onde suporta o ladrilho previamente formado 6 enquanto espera a grelha 10.
Quando esta avança, o impulsor 333 impele o ladrilho 6 para o transportador 5 e, quase simultaneamente, a matriz 4 é trazida para a posição ilustrada em que a mesma liberta a parte superior da cavidade 3, que se enche com o pó de várias cores 7.
Durante o curso seguinte de retracção da grelha 10, e em virtude da distância existente entre a placa de matriz 2 e os bordos inferiores da grelha 10 e da parede 111, uma fina camada de material em pó forma-se na superfície definida pela face superior da placa de matriz 2. A dita camada fina está em excesso porque a quantidade de pó 7 necessário para obter a espessura desejada para o ladrilho 6 é definida pela profundidade da cavidade 3.
Durante o retorno do carro 9, para a esquerda nas figuras, a placa 13 comporta-se como uma lâmina que "varre" a boca superior da cavidade 3 para recolher o dito material em excesso.
Especificamente, a placa 13 remove a camada superficial de pó sujeita a raspagem e mistura pelos bordos inferiores da grelha 10 e da parede 111 (ver Figura 2), expondo por isso a 10 ΕΡ 1 273 409/ΡΤ verdadeira e nítida distribuição dos pelo menos dois materiais constituintes do pó de várias cores 7. O material recolhido pela placa 13 é removido continuamente pela aplicação de uma aspiração adequada no colector 14.
Depois disto, têm lugar as outras etapas do ciclo, isto é, a matriz inferior 4 primeiramente move-se para o seu máximo de descida ou posição de compressão, depois a matriz superior 12 é descida para formar o ladrilho 6, e finalmente as duas matrizes 12 e 4 são elevadas quase simultaneamente, com a primeira 12 a assumir a posição mostrada na figura 1 e a segunda 4 a ficar ao mesmo nível da placa de matriz 2 para apresentar o ladrilho 6 ao impulsor 333.
Com a concretização da Figura 3, a grelha 10 e o compartimento de carga 11 estão praticamente em contacto com a superfície superior da mesa 8, e o pó de várias cores 7 está completamente contido no interior da cavidade 3 antes da actuação da placa 13.
Mais especificamente, durante a retracção do carro 9, a matriz 4 é descida numa distância igual à espessura do pó destinado a formar o ladrilho 6 mais a espessura do excesso da camada superficial, ficando a dita camada superficial ao mesmo nível do compartimento de carga 11. A dita posição descida da matriz 4 está indicada na Figura 3 por 991.
Neste ponto é possível actuar-se de dois modos. O primeiro modo consiste em elevar a matriz 4, depois da passagem do compartimento de carga 11, mas antes da chegada da placa 13, numa distância igual à espessura da dita camada superficial, para a pôr à disposição da placa 13 (Figura 3). O segundo modo consiste em descer a placa de matriz 2 numa distância igual à espessura da dita camada superficial de pó 7, ocorrendo a dita descida de preferência depois da parede 111 do compartimento de carga 11 ter alcançado a mesa de operações 8. 11 ΕΡ 1 273 409/ΡΤ
Nesse caso, a unidade de acabamento 17 é suportada pela sua própria unidade de accionamento utilizando meios que lhe permitem deslizar verticalmente. Isto é para permitir à placa 13 apoiar-se na placa de matriz 2 quando está na posição descida. 0 dito deslizamento vertical pode ser obtido tanto por meios automáticos como mais simplesmente por gravidade. Além disso, com o sistema de carregamento descrito existe um processador 888 o qual é ligado ao sistema de controlo geral da prensa para controlar de maneira sincronizada os ditos movimentos verticais da matriz 4 e da placa de matriz 2 de acordo com os dois modos de funcionamento descritos em relação à Figura 3. É possível um terceiro modo de carregamento da cavidade 3 que consiste em manter a matriz 4 na posição mostrada pelas linhas contínuas da Figura 3, e elevar o compartimento de carga e grelha 11-10 combinados durante a retracção do carro 9. Especificamente, a dita combinação 11-10 está afastada da placa de matriz 2 numa distância igual à espessura da dita camada superficial e, uma vez que a parede 111 tenha passado para além da cavidade 3, a combinação 11-10 é descida outra vez para a sua posição de arranque. A camada superficial do pó de várias cores 7 é removida como anteriormente.
Com o sistema de carregamento da Figura 4, durante a viagem de retorno do carro 9, a matriz 4 fica posicionada a dois níveis diferentes. Quando a matriz 4 ocupa o nível mais elevado, o compartimento de carga 11 deposita dentro da cavidade 3 a quantidade necessária de material de base 71, a qual é raspada pela parede 111.
Quando a parede 111 tiver passado, e antes do orifício de descarga da tremonha 18 alcançar a cavidade 3, a matriz 4 move-se para o nível mais baixo para desse modo libertar a parte superior da cavidade 3. Então o orifício da tremonha 18 alcança o bordo direito da cavidade 3, a válvula 180 recebe o comando para abrir, para depois fechar outra vez quando a tremonha 18 atingir o bordo esquerdo da cavidade 3. Desta maneira, é depositada sobre o material de base 71 presente no fundo da cavidade 3 uma camada de material de acabamento 77 12 ΕΡ 1 273 409/ΡΤ para se projectar ligeiramente para além da boca da cavidade 3, sendo esta parte saliente removida pela placa 13.
Os méritos e vantagens do invento são evidentes a partir da descrição anterior e das figuras anexas. É necessário simplesmente acrescentar que a face activa da matriz superior 12 pode ser lisa ou com perfis em relevo pelas razões explicadas na introdução.
Lisboa, 2007-12-17

Claims (26)

  1. ΕΡ 1 273 409/ΡΤ 1/5 REIVINDICAÇÕES 1 - Método para carregar moldes cerâmicos que apresenta uma placa de matriz (2) que tem pelo menos uma cavidade de formação (3) na qual uma matriz (4) é recebida de maneira deslizante, que compreende as seguintes etapas operacionais para cada ciclo completo de carga: - preparar uma camada de pó (7), em que pelo menos a parte superior da qual tem propriedades correspondentes às caracteristicas estéticas exigidas para a face exposta do ladrilho; e - transferir a dita camada (7) para cima da dita pelo menos uma cavidade de formação (3); - depositar dentro da dita pelo menos uma cavidade (3) uma camada de pó (7) que tem uma espessura maior que a necessária para obter a espessura desejada de ladrilho; - fazer com que a camada superficial do pó sobressaia acima do plano definido pela placa de matriz (2); caracterizado por compreender as seguintes fases operacionais r - submeter a dita camada sobressaída à acção mecânica de uma placa (13) inclinada em relação ao plano definido pela placa de matriz (2), a qual varre a boca superior da cavidade (3), deslizando sobre o plano definido pela placa de matriz (2), para recolher o dito material em excesso; - remover o material recolhido pela placa (13); e - pressionar o pó para dentro da cavidade de moldagem.
  2. 2 - Método tal como reivindicado na reivindicação 1, caracterizado por a dita camada superficial ser criada acima do plano definido pelo bordo superior da dita pelo menos uma cavidade de formação, isto é, o plano definido pela placa de matriz (2).
  3. 3 - Método tal como reivindicado na reivindicação 1, caracterizado por a dita camada superficial ser criada no interior da dita pelo menos uma cavidade de formação (3), até ao nível do seu bordo superior.
  4. 4 - Método tal como reivindicado na reivindicação 3, caracterizado por antes da dita remoção, a dita camada ΕΡ 1 273 409/ΡΤ 2/5 superficial ser elevada para além do plano definido pela placa de matriz (2).
  5. 5 - Método tal como reivindicado na reivindicação 4, caracterizado por a dita elevação ser conseguida ao deslizar para cima a matriz (4) em relação à dita placa de matriz.
  6. 6 - Método tal como reivindicado na reivindicação 4, caracterizado por a dita elevação ser conseguida ao deslizar a placa de matriz (2) para baixo em relação à matriz (4).
  7. 7 - Instalação para carregar moldes cerâmicos equipada com pelo menos uma cavidade de formação (3), compreendendo um carro de carregamento (9) que apresenta um compartimento de carga (11) equipado com uma grelha (10) para reter os pós, e accionado num movimento rectilineo alternativo horizontal entre uma posição retraída na qual o mesmo dispõe a grelha por baixo de pelo menos uma tremonha para fornecer uma massa de pó cerâmico, e uma posição avançada na qual o mesmo dispõe a grelha por cima da dita pelo menos uma cavidade de formação (3), caracterizada por compreender uma unidade de acabamento (17) que está preparada para se deslocar ao longo da dita cavidade de formação (3) na direcção do movimento do carro (9), e compreende um elemento de acabamento (13) que compreende uma placa alongada (13) posicionada na perpendicular à direcção do movimento do carro (9) e tendo um comprimento maior que a dimensão correspondente da dita pelo menos uma cavidade (3), estando a dita placa alongada inclinada na secção transversal vertical para definir, com a placa de matriz de molde (2), um ângulo com o seu vértice virado para o carro (9), apresentando o bordo inferior da dita placa alongada ao longo de toda a sua extensão um bisel que é virtualmente paralelo à placa de matriz de molde.
  8. 8 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 7, caracterizada por compreender meios para criarem, em correspondência com a dita cavidade de formação (3), uma camada de pó que excede o que é necessário para se obter a requerida espessura do ladrilho. ΕΡ 1 273 409/ΡΤ 3/5
  9. 9 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 8, caracterizada por a camada de pó excedente ter uma espessura de 0,1 - 4,0 mm.
  10. 10 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 8, caracterizada por os ditos meios serem formados de tal maneira a dispor a dita camada em excesso para além do bordo superior da dita cavidade de formação (3).
  11. 11 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 10, caracterizada por os ditos meios serem proporcionados pela parede transversal frontal (111) do compartimento de carga (11) e da grelha (10).
  12. 12 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 11, caracterizada por a dita parede frontal (111) e a dita grelha (10) serem ajustáveis em altura.
  13. 13 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 12, caracterizada por o dito ajustamento em altura ser conseguido por meios manuais.
  14. 14 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 10, caracterizada por os ditos meios serem proporcionados pela combinação do compartimento de carga (11) e da grelha (10), tendo a dita combinação os seus bordos inferiores posicionados no mesmo plano e estando ligada à respectiva estrutura de suporte por uma unidade capaz de variar a sua posição em altura em relação à placa de matriz (2).
  15. 15 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 8, caracterizada por os ditos meios serem meios para elevar a matriz (4) contida na dita cavidade de formação (3).
  16. 16 - Instalação tal como reivindicado na reivindicação 8, caracterizada por os ditos meios serem meios que baixam a placa de matriz (2) definindo a dita cavidade de formação (3).
  17. 17 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 7, caracterizada por os meios estarem associados ao bordo superior da dita placa (13) para remover o pó levantado pela placa (13). ΕΡ 1 273 409/ΡΤ 4/5
  18. 18 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 17, caracterizada por os ditos meios de remoção compreenderem um colector (14) que apresenta um orificio de aspiração perto do bordo superior da dita placa (13), e que está ligado a um ambiente de vácuo.
  19. 19 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 18, caracterizada por a ligação entre o dito orificio e o dito ambiente de vácuo ser feita por um tubo de aspiração (15) interceptado por um elemento de válvula (99) preparado para fechar e abrir em sincronismo com o movimento para fora e de retorno do carro (9).
  20. 20 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 17, caracterizada por os ditos meios de remoção compreenderem um canal situado por trás do bordo superior da dita placa (13) e apresentando na sua parte do fundo uns meios transportadores tais como uma correia ou um sem-fim motorizado.
  21. 21 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 7, caracterizada por a dita unidade de acabamento (17) ser rígida com o dito carro (9).
  22. 22 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 7, caracterizada por, entre o dito carro (9) e a dita unidade de acabamento (17), estar interposta uma tremonha (18) contendo o pó, cujo orifício de descarga está posicionado a pequena distância da placa de matriz (2) e é interceptado por uma válvula reguladora de fluxo (180) .
  23. 23 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 7, caracterizada por a dita unidade de acabamento (17) estar afastada do carro (9) numa distância pelo menos igual à dimensão da cavidade de formação na direcção de deslocamento do carro.
  24. 24 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 22, caracterizada por a dita unidade de acabamento (17) estar afastada da dita tremonha (18) numa distância pelo menos igual à dimensão da cavidade de formação na direcção de deslocação do carro. ΕΡ 1 273 409/ΡΤ 5/5
  25. 25 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 7, caracterizada por a unidade de acabamento (17) estar separada do carro (9) e estar montada numa unidade de accionamento independente sob o controlo do sistema de controlo da prensa cerâmica, sendo a dita unidade de accionamento capaz de determinar os cursos de deslocamento para fora e de retorno da unidade de acabamento de comprimento pelo menos igual à dimensão da cavidade 3 na direcção de deslize do carro 9.
  26. 26 - Instalação tal como reivindicada na reivindicação 7, caracterizada por o elemento da dita placa (13) ser suportado pela dita unidade de acabamento (17) por meio de meios interpostos que lhe permitem ser ajustável em altura. Lisboa, 2007-12-17 ΕΡ 1 273 409/ΡΤ 1/5
    EP 1 273 409/PT 2/5 m
    C\| O Ll. ΕΡ 1 273 409/ΡΤ 3/5 111
    ΕΡ 1 273 409/ΡΤ 4/5
    Φ ο; ϋ_
PT02077415T 2001-07-05 2002-06-18 Método para carregar moldes para formação de ladrilhos cerâmicos, instalação para a sua implementação, e os ladrilhos assim obtidos PT1273409E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT2001RE000072A ITRE20010072A1 (it) 2001-07-05 2001-07-05 Metodo per il caricamento degli stampi ceramici di formatura delle piastrelle, impianto per la sua attuazione, e piastrelle ottenute con det

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1273409E true PT1273409E (pt) 2007-12-27

Family

ID=11454130

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02077415T PT1273409E (pt) 2001-07-05 2002-06-18 Método para carregar moldes para formação de ladrilhos cerâmicos, instalação para a sua implementação, e os ladrilhos assim obtidos

Country Status (9)

Country Link
US (1) US6684913B2 (pt)
EP (1) EP1273409B1 (pt)
CN (1) CN1221365C (pt)
AT (1) ATE373551T1 (pt)
DE (1) DE60222501T2 (pt)
ES (1) ES2292688T3 (pt)
IT (1) ITRE20010072A1 (pt)
MX (2) MXPA02006634A (pt)
PT (1) PT1273409E (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITRE20010073A1 (it) * 2001-07-05 2003-01-05 Sacmi Metodo per il caricamento degli stampi ceramici di formatura delle piastrelle, relativi mezzi di attuazione, e piastrelle ottenuti con detti
ITMO20010253A1 (it) 2001-12-18 2003-06-18 Mirage Granito Ceramico Spa Sistema di alimentazione di una pressa per la formatura di manufatti ceramici
ITRE20030082A1 (it) * 2003-09-15 2005-03-16 Sacmi Metodo ed impianto per la formatura di piastrelle o lastre ceramiche.
WO2005068143A1 (fr) * 2003-10-29 2005-07-28 Jimian Chen Equipement de distribution de materiau a tuyaux multiples pour le compactage de tuiles et procede de distribution
WO2010141705A1 (en) * 2009-06-03 2010-12-09 Keystone Retaining Wall Systems, Inc. Floating cut-off bar for a mold box
US20100310695A1 (en) * 2009-06-03 2010-12-09 Keystone Retaining Wall Systems, Inc. Floating cut-off bar and method of use thereof
DE102011050367B4 (de) * 2011-05-13 2012-12-20 Rekers Verwaltungs-GmbH & Co. KG Schüttelrost für einen Füllwagen einer Steinformmaschine
ITRN20120039A1 (it) * 2012-07-31 2014-02-01 Rp S R L Apparato e metodi di alimentazione di stampi pressa nella formatura di piastrelle multistrato o prodotti simili.
CN104772817B (zh) * 2015-04-16 2017-06-23 佛山市简一陶瓷有限公司 一种制作通体大理石瓷砖的布料系统
CA2982208C (en) * 2015-05-06 2019-07-09 Darko Kristo System and method of controlling fibers in a mold
DE102016121594A1 (de) * 2016-11-10 2018-05-17 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V. Verfahren zur verbesserung der oberflächenqualität generativ hergestellter bauteile
CN107379232A (zh) * 2017-06-09 2017-11-24 信益陶瓷(中国)有限公司 一种通体大理石瓷砖坯体成型工艺
US10280634B1 (en) * 2018-08-30 2019-05-07 Jorge P Remos Product leveling device for tile machines
IT201900003663A1 (it) * 2019-03-13 2020-09-13 Davide Maternini S P A Apparecchiatura di fabbricazione di dischi abrasivi e relativo metodo

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE427815B (sv) * 1980-02-29 1983-05-09 Abece Ab Maskin for formning av betongtakpannor
GB2277707B (en) * 1993-04-29 1996-07-03 Redland Technology Ltd Improvements in a roof tile making machine
US6213168B1 (en) * 1997-03-31 2001-04-10 Therics, Inc. Apparatus and method for dispensing of powders
IT1310965B1 (it) * 1999-08-02 2002-02-27 Lb Officine Meccaniche Spa Attrezzatura per il caricamento del materiale nella cavita' dellamatrice di uno stampo, in particolare, per la pressatura di piastrelle
ITMO20010253A1 (it) * 2001-12-18 2003-06-18 Mirage Granito Ceramico Spa Sistema di alimentazione di una pressa per la formatura di manufatti ceramici

Also Published As

Publication number Publication date
MXPA02006633A (es) 2004-08-19
ITRE20010072A0 (it) 2001-07-05
DE60222501T2 (de) 2008-01-10
MXPA02006634A (es) 2004-08-19
ES2292688T3 (es) 2008-03-16
US6684913B2 (en) 2004-02-03
DE60222501D1 (de) 2007-10-31
CN1221365C (zh) 2005-10-05
EP1273409B1 (en) 2007-09-19
EP1273409A3 (en) 2004-06-23
EP1273409A2 (en) 2003-01-08
US20030006525A1 (en) 2003-01-09
ITRE20010072A1 (it) 2003-01-05
CN1396046A (zh) 2003-02-12
ATE373551T1 (de) 2007-10-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1273409E (pt) Método para carregar moldes para formação de ladrilhos cerâmicos, instalação para a sua implementação, e os ladrilhos assim obtidos
WO2005090034A1 (en) Method and plant for preparing a layer of powders to be pressed to obtain ceramic tiles
EP1273408B1 (en) Method for loading ceramic tile forming moulds, relative means for its implementation, and tiles obtained thereby
BRPI0705308B1 (pt) Aparelho para formar uma estampa em azulejo ou ladrilho de cerâmica com espessura especificada
ITRE970056A1 (it) Sistema di caricamento degli stampi delle presse per la formatura di p iastrelle e relativi mezzi di attuazione.
KR100715221B1 (ko) 도자기그릇 성형장치
PT1321256E (pt) Método e instalação para fabricar ladrilhos e lajes cerâmicos
CN211492146U (zh) 一种市政用地砖生产装置
CN115256600B (zh) 一种陶瓷制品生产用塑形设备
EP0839618B1 (en) Clay loading device for ceramic tile presses
US1416691A (en) Manufacture of hollow cementitious products
KR200419779Y1 (ko) 도자기그릇 성형장치
CN217144280U (zh) 一种使用高度可调节的陶瓷滚压装置
US20020011680A1 (en) Unit and method for loading the mould cavity with powder or granular material, in ceramic tile manufacture
EP0569069B1 (en) Ceramic mold for forming tiles, and the relative loading means
CN221021509U (zh) 一种砖瓦压制成型装置
CN219235628U (zh) 一种尺寸可调模具
WO2002007939A1 (en) System for feeding a ceramic press
CN221902124U (zh) 一种便于脱模的烘烤模具
KR830000119B1 (ko) 단이 부착된 기와의 성형장치
KR102431053B1 (ko) 원판 도자기 성형기
EP1225016A2 (en) Method for loading ceramic tile forming moulds, relative means for its implementation, and tiles obtained thereby
US4150933A (en) Apparatus for molding roofing panels having a stepped portion
EP1256428A2 (en) Method for loading ceramic tile forming moulds, a plant for its implementation, and tiles obtained thereby
GB2143467A (en) Moulding apparatus