PT1263302E - Método de fabrico de um artigo para calçado - Google Patents

Método de fabrico de um artigo para calçado Download PDF

Info

Publication number
PT1263302E
PT1263302E PT01907987T PT01907987T PT1263302E PT 1263302 E PT1263302 E PT 1263302E PT 01907987 T PT01907987 T PT 01907987T PT 01907987 T PT01907987 T PT 01907987T PT 1263302 E PT1263302 E PT 1263302E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
perimeter
fold
article
foldable
sole
Prior art date
Application number
PT01907987T
Other languages
English (en)
Inventor
Franco Vicentini
Original Assignee
Robotex Solutions Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Robotex Solutions Ltd filed Critical Robotex Solutions Ltd
Publication of PT1263302E publication Critical patent/PT1263302E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B13/00Soles; Sole-and-heel integral units
    • A43B13/14Soles; Sole-and-heel integral units characterised by the constructive form
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B13/00Soles; Sole-and-heel integral units
    • A43B13/02Soles; Sole-and-heel integral units characterised by the material
    • A43B13/12Soles with several layers of different materials
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B9/00Footwear characterised by the assembling of the individual parts
    • A43B9/04Welted footwear
    • A43B9/06Welted footwear stitched or nailed through
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B9/00Footwear characterised by the assembling of the individual parts
    • A43B9/10Footwear with out-turned uppers

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)
  • Lubricants (AREA)

Description

Descrição Método de fabrico de um artigo para calçado A presente invenção refere-se a um método de fabrico de um artigo para calçado.
Na presente descrição, as referências a uma superfície inferior irão referir-se à superfície que está relativamente mais próxima do solo e as referências a uma superfície superior irão referir-se à superfície que está relativamente mais longe do solo, quando considerado no contexto de um utilizador a usar um artigo para calçado.
Os artigos para calçado compreendem uma sola, a superfície inferior a qual está em contacto com o solo quando um utilizador caminha e uma parte superior, a qual em conjunto com a sola, define um espaço no qual o utilizador insere o seu pé. Por norma, uma palmilha é provida na superfície superior da sola. A construção total do artigo para calçado e a maneira pela qual a parte superior e a sola são fixas em conjunto para prover, por exemplo um sapato, varia de acordo com os parâmetros de custo colocados nos materiais brutos, o processo de fabrico e o preço a retalho final.
No campo do calçado e em particular em relação a sapatos, existe uma ampla variedade de construções. Por exemplo, como é conhecido da técnica, a sola e a parte superior podem ser fixas em conjunto utilizando adesivos, pregos, costura à máquina e costura à mão.
Um sapato tradicional, conhecido como sapato San Crispino por aqueles que são especialistas na técnica, é mostrado na figura 1. Neste caso, a parte superior 1 é formada por 1/14 couro. A parte superior inclui uma parte com dobra 2 que é dobrada sobre o perímetro ou bordo de uma palmilha 3. Deste modo, a parte superior sobrepõe ambos os lados da periferia da palmilha. Uma linha de pontos 4 é então cosida nesta periferia para formar uma costura a qual junta em conjunto, a parte superior e a palmilha. Uma sola (não mostrada) é então fixa ao lado inferior da palmilha, convenientemente através de costura.
Por norma, a parte superior é feita de couro ou uma alternativa artificial cara. A construção acima mencionada é um desperdício de couro, visto que a parte com dobra é a parte de uma parte superior e daí compreender que o mesmo couro é normalmente de qualidade superior e daí caro. Adicionalmente, esta construção é demorada e difícil para fabricar, visto que a parte com dobra deve ser cuidadosamente dobrada sobre o bordo da palmilha e ser lá fixa pelo mesmo método. Enquanto que a máquina de coser pode fazer a parte com dobra à palmilha, esta é uma operação altamente especializada. A costura à mão não é uma opção facilmente particular, visto que mesmo se forem feitos orifícios pré-feitos na parte superior principal, a parte com dobra e a palmilha, devido à natureza da construção, é extremamente difícil de alinhar os vários orifícios na parte superior com aqueles da palmilha. Assim, esta construção de sapato é demorada e difícil.
Uma construção alternativa para o acima mencionado tem sido desenvolvida, por meio do qual a parte com dobra compreende um elemento com dobra separado que compreende uma peça alongada de couro, uma aba, a qual é cosida no bordo da parte superior. Esta aba é então dobrada sobre o bordo da palmilha a ser lá cosida. Isto produz uma poupança no material de couro, visto que pode ser utilizado couro com 2/14 fraca qualidade para formar a aba. A parte superior, aba e palmilha são ainda cosidas em conjunto numa operação, mas ainda é extremamente dificil alinhar os orifícios prontos para a costura. Um problema adicional com a construção acima descrita é que é muitas vezes desejado moldar a sola com material plástico na superfície inferior da palmilha, por exemplo através de moldagem por injecção. Contudo, a qualidade e espessura da aba anteriormente mencionada, varia o que é difícil de coincidir com precisão uma costura em conjunto da parte superior e a palmilha numa maneira repetitiva. Isto leva a variações significativas na aparência e tamanho da sola moldada.
Outra desvantagem da construção anteriormente mencionada é que pode ser a entrada de humidade no sapato ao longo da linha de costura. Isto pode levar ao desconforto para o utilizador e pode limitar a força e durabilidade do artigo para calçado devido à degradação da costura que faz com que a costura se desfaça. A FR 1054485 descreve um método para fazer um artigo para calçado com as características do preâmbulo da reivindicação 1. Também é descrito um elemento com dobra formado de um material plástico moldável com superfícies opostas que definem o canal do meio, a parte superior sendo inserível e compressível pelas superfícies opostas do canal de tal forma que as superfícies do elemento de dobra sobrepõe ambos os lados de pelo menos uma secção do perímetro da parte superior. E um objectivo da presente invenção prover um artigo para calçado e a construção do mesmo, o que vai substancialmente ultrapassar todos os problemas anteriormente mencionados. 3/14
De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é provido um método de fabrico de um artigo para calçado como especificado nas reivindicações 1-12.
Desta forma, é provido um canal que assiste com a localização da parte superior. Além disso, o alinhamento de qualquer orifício nos componentes do artigo para calçado é mais rápido e mais simples reduzindo desta forma os custos de fabrico. Adicionalmente, visto que o elemento com dobra é separado da parte superior, pode ser feito separadamente e com fiabilidade permitindo desta forma, uma sola ser reprodutivelmente aderida ou moldada ao artigo. Com tal elemento com dobra, também é possível evitar o uso de couro reduzindo desta forma os custos do material bruto. Visto que o elemento com dobra é elástico, a provisão de orifícios pré-formados torna o alinhamento dos orifícios durante a construção muito mais simples e rápido, reduzindo desta forma os custos associados com o fabrico.
Numa realização, o elemento com dobra é formado para estender à volta de todo o perímetro da parte superior.
Como consequência, o fabrico mais simples do artigo aplica-se a todo o perímetro do mesmo.
Noutra realização preferida, o artigo compreende dois ou mais dos ditos elementos com dobra.
Como consequência, é possível alargar o design alternativo do artigo ao empregar por exemplo, uma alívio da superfície diferente e/ou cores para o elemento com dobra.
Adicionalmente, os elementos com dobra podem ter tamanhos diferentes. Num caso, o elemento com dobra na traseira do artigo para calçado, pode estender para prover um barra. 4/14 É preferido que a dita secção do perímetro compreenda uma parte maior do mesmo.
Convenientemente, o elemento com dobra é formado por um material moldável.
Desta forma, o elemento com dobra pode ser produzido facilmente, com precisão e fiabilidade. Além disso, ao usar os materiais moldáveis, uma ampla variedade de materiais pode ser empregue e pode ser reduzido os custos do material bruto. É preferível que os ditos elementos com dobra sejam formados por material tipo borracha.
Assim, o elemento pode selar bem a parte superior.
Numa realização, o dito elemento com dobra é formado de poliuretano térmico (TPU).
Este material é particularmente adequado para o elemento com dobra visto que é inerentemente estável, não é rígido ou restabelece-se para lá do tempo, é de peso leve e é facilmente moldável. É preferível que o artigo para calçado compreenda uma sola fixa à parte superior.
Numa realização particular, o elemento com dobra é integralmente formado para prover uma sola.
Como resultado, o número de componentes requeridos para montar e construir um artigo para calçado é reduzido, assim para reduzir o tempo e custos associados com o fabrico. 5/14
Numa realização particular, o elemento com dobra é integralmente formado para prover uma palmilha.
Como resultado, o número de componentes requerido para montar e construir um artigo para calçado, é assim reduzido para reduzir o tempo e custos associados com o fabrico.
Numa realização particular, o artigo para calçado compreende uma palmilha inserivel com a parte superior no dito canal com o elemento com dobra sobrepondo em ambos os lados da periferia da palmilha e parte superior ao longo da secção do perímetro do mesmo.
Convenientemente, uma forma de moldagem, configurada com a flange para projectar no canal do elemento com dobra, é provida dentro do interior do sapato durante o processo de moldagem.
De preferência, o processo de moldagem é a moldagem por injecção.
Em todos as realizações, o elemento com dobra é moldado com uma pluralidade de orifícios de costura.
De acordo com outro aspecto da presente invenção, o método provê uma forma para o uso no fabrico de um artigo para calçado, a forma que compreende: - um elemento principal conforme com a forma interior geral do artigo para calçado; e - um elemento com flange provido à volta de pelo menos parte de uma periferia inferior da forma. 6/14
Exemplos da presente invenção serão agora descritos com referência aos desenhos em anexo, nos quais: - a figura 1 ilustra uma parte transversal através de um sapato San Crispino tradicional conhecido, tirado no sapato na planta do pé; - a figura 2 ilustra uma vista em perspectiva obliqua de um elemento com dobra para o artigo para calçado incorporando a presente invenção; - a figura 3 ilustra uma parte transversal através do elemento com dobra da figura 2 ao longo da linha A-A; - a figura 4 ilustra a construção de um artigo para calçado que usa o elemento com dobra mostrado nas figuras 2 e 3; - a figura 5 ilustra um elemento com dobra integralmente formado para prover uma palmilha; - a figura 6 ilustra uma parte transversal através do elemento com dobra da figura 5 ao longo da linha B-B; - a figura 7 ilustra um método de fabrico da presente invenção; - a figura 8 mostra uma forma de moldagem para o uso com o método da figura, e - a figura 9 mostra uma parte transversal de uma outra construção de elemento com dobra juntamente com uma parte superior. 7/14
Será apreciado que as figuras mostradas nesta descrição não estão à escala.
Referindo às figuras 2 e 3, o elemento com dobra 20 é moldado por injecção como uma única peça integral do material plástico. O elemento é alongado com uma curvatura na forma de um ferradura. Foi descoberto que o TPU (poliuretano térmico) é um material ideal, visto que é inerentemente estável, não é rigido ou restabelece-se para além do tempo, é de baixo peso e fácil de moldar. Como pode ser visto em particular da parte transversal na figura 3, o elemento com dobra 20 tem uma flange inferior 21 a qual estende a largura para curvar no ponto 22 para corresponder com uma flange superior 23 oposta à flange inferior 21. Deste modo, um canal 26 é formado entre as flanges opostas 21 e 23. A flange superior tem uma largura relativamente mais pequena que a flange inferior e inclui um extremo geralmente alto 24. Uma série de orifícios 25 é formada em ambas as flanges superior e inferior. Os orifícios são formados no elemento com dobra como parte do seu processo de moldagem e portanto não requer o processamento separado. Os orifícios podem ser espaçados equidistantemente, os orifícios na flange superior coincidem com aqueles na flange inferior. É preferido que o elemento com dobra seja formado por uma borracha flexível tipo material elástico, apesar de poder ser usado um material relativamente mais duro. Visto que o elemento com dobra não é formado de couro, e pode ser produzido facilmente de um material moldado, são conseguidas poupanças dos custos consideráveis nos materiais em bruto. Em adição, ao usar os materiais de plástico moldados, o objecto considerável para alternativas de design são providos comparados com tais tipos de técnica 8/14 anteriores como o artigo para calçado. Por exemplo, a variação de cores e/ou alivio da superfície podem ser conseguidos ao estender do ponto 22 para o extremo 24. 0 elemento com dobra é formado para que tenha uma forma pré-determinada que siga ou coincida com a parte superior associada. 0 elemento com dobra não necessita portanto de ser cortado ou arqueado na forma de construção do sapato, simplificando deste modo bastante o processo de fabrico e tornando-o muito mais fiável.
Para começar com a construção de um artigo para calçado, é cortada uma parte superior 30 para o tamanho desejado. O perimetro de uma base palmilha 31, de preferência formada de látex, é inserida no canal 26 ao longo do perimetro do corte superior de tal modo que as flanges 21 e 23 sobrepondo ambos os lados da periferia da palmilha e parte superior ao longo do perimetro. A palmilha e parte superior têm lá uma série de orifícios pré-formados, os quais podem ser equidistantes e que correspondem com os orifícios 25 nas flanges.
Por conseguinte, uma linha de pontos 34 é cosida nesta periferia através de orifício pré-formados. À medida que os pontos são puxados com força, a região da periferia no perímetro da palmilha e a parte superior são comprimidas entre as flanges inferior e superior 21 e 23 e firmemente fixas no meio. Deste modo, é criado um selo waterlight.
Onde os orifícios no elemento com dobra são verticalmente alinhados, como mostrado na figura 4, a costura da costura inferior está protegida atrás da sola como oposto, sendo exposto ao exterior. 9/14
Numa modificação do elemento com dobra, os orifícios providos lá podem contudo ser dispostos em ziguezague. Nesta modificação, os orifícios providos na flange inferior são posicionados para que não sejam verticalmente alinhados com os orifícios na flange superior, mas em vez disso, inclinados para fora da vertical. Desta forma, e como é mostrado através do exemplo na figura 9, uma pessoa que cosa o sapato tem mais espaço na área "X" para trabalhar. Claramente, na realização da figura 9 onde a parte superior é cosida para o combinado do elemento com dobra e sola, se o orifício na flange inferior for provido num alinhamento vertical com o orifício na flange superior, haveria menos espaço para trabalhar.
Os orifícios podem além disso, não ser uniformes ou não equidistantes para que o seu espaçamento seja diferente ao longo dos lados da palmilha daqueles das áreas do calcanhar e dedos dos pés. Isto pode ser por razões estéticas, mas também visto que as áreas curvas da periferia do sapato, tal como as áreas dos dedos dos pés e calcanhar, o material da parte superior tem de ser reunidos para uma extensão. Como tal, mais orifícios são geralmente requeridos nesses pontos de curvatura para evitar a formação da parte superior na configuração ondulada e na sua conecção com o elemento com dobra.
Como o elemento com dobra é elástico, o alinhamento do elemento com dobra, palmilha e parte superior é consideravelmente mais simples do que com o sapato tradicional San Crispino. Isto leva à poupança considerável de custos no fabrico de tal sapato. Além disso, a espessura da flange inferior pode ser consistentemente e com precisão estabelecido na largura e espessura para que a sola (não mostrada) possa ser directamente aderida a ou moldada na 10/14 superfície inferior da flange 21 e palmilha 31 numa forma precisa e reproduzível. Deste modo, o aparecimento de um sapato San Crispino é provido com uma sola simplesmente moldada ou aderida.
Referindo às figuras 5 e 6, um elemento com dobra melhorado 50 é mostrado. Neste caso, o elemento com dobra tem uma palmilha integrada com ela, o conjunto sendo formado da mesma forma e com os mesmos materiais como o elemento com dobra descrito com referência às figuras 2 a 4. Este elemento com dobra é desta forma formado como um único processo de moldagem, preferivelmente um processo de moldagem por injecçâo. O elemento com dobra 50 tem uma flange inferior 51 a qual estende na parte inteira na qual um pé deve assentar no sapato final, formando com efeito a palmilha. No bordo externo da flange 51, o material do mesmo estende-se para curvar numa extremidade redonda 52 para corresponder uma flange superior 53 oposta a uma região do bordo externo da flange inferior 51. Deste modo, é formado um canal 56 entre as flanges opostas 51 e 53, a flange superior inclui um extremo geralmente alto 54. Uma série de orifícios equidistantes e correspondentes 55 são formados na flange superior e inferior. Esses orifícios são formados como parte do processo de moldagem por injecçâo do elemento com dobra.
Para iniciar a construção de um artigo para calçado que incorpora este elemento com dobra, um parte superior 30, cortado para o tamanho requerido e com orifícios pré-formados correspondentes, é simplesmente inserido no canal 56 e uma linha de pontos 34 é cosida através dos orifícios correspondentes. Deste modo, uma palmilha separada não é requerida. Além disso, o alinhamento dos orifícios durante a construção é significativamente mais simples que a 11/14 construção mostrada na figura 4. Além disso, a superfície inferior nesta fase da construção é completamente plana comparada com a construção da figura 4 que deste modo melhora a adesão ou moldagem de uma sola. De facto, a construção das figuras 5 e 6, a qual é essencialmente uma construção de três partes, abre a possibilidade de uma construção automática de sapatos. A possibilidade de construção automática de sapatos é aumentada ao usar uma sola com um canal lateral para coser visto que a sola pode ser pré-aderida ou moldada a ou com o elemento com dobra 50 para que tudo o que seja requerido seja a inserção da parte superior no canal 56 seguido de costura para fixar a parte superior, o que é essencialmente uma construção de duas partes. Tal possibilidade é mostrada na figura 9, onde o elemento com dobra 90 é formado integralmente com a sola 91 e fixa a um parte superior 92 com costura 93.
Um outro método de formar um artigo para calçado é mostrado nas figuras 7 e 8.
Como mostrado na figura 7, os elementos superiores de um sapato foram providos para um molde 70. Esses elementos incluem uma parte superior 71 e um combinado palmilha/elemento com dobra 72. Os componentes superiores do sapato podem ser formados como acima descrito, com a palmilha e elemento com dobra sendo providos integralmente (como molde de uma única peça) ou pode ser provido como partes separadas, juntas à parte superior.
Entre uma face sob a palmilha 72 e uma superfície interna 73 do molde 70 é formada uma cavidade 74. Nesta cavidade é provido um material adequado para formar a sola do sapato. 12/14
Tal material pode compreender plásticos ou materiais elastómeros, os quais podem fundir-se ou misturar-se com a palmilha, sem a necessidade de meios de fixação adicionais. 0 material pode ser injectado na cavidade via porta 76 para que o fabrico das solas seja feito através de moldaqem por injecção.
Para que a forma e alinhamento dos elementos do sapato se mantenham correctamente durante o processo de moldaqem, uma forma de moldagem 80 é colocado dentro do interior do sapato. A forma 80 inclui um elemento com flange 81 o qual salienta na área do elemento com dobra para assegurar deste modo que o espaçamento dos lados opostos do elemento com dobra seja mantido como desejado durante o processo de moldagem.
Evidentemente, se o elemento com dobra não estende à volta de toda a periferia da parte superior, então o elemento com flange pode ser formado consequentemente. A forma de moldagem 80, 81 pode ser provida em qualquer material adequado, com a possibilidade de que o elemento com flange 81 seja destacavelmente montado para a forma principal 80.
Deve ser notado que a forma 80, 81 pode ser usada para manter em segurança os componentes do artigo para calçado juntamente também na eventualidade dos componentes serem colados em vez de fixos como parte de um processo de moldagem. A forma portanto pode manter os componentes em correspondência e manter a forma do elemento com dobra, permitindo que os componentes sejam correctamente alinhados. O elemento com flange 81 podem ser usados para 13/14 manter a margem na forma quando, seguindo a aplicação da cola os componentes são pressionados em conjunto num aparelho de pressão adequado. Sem o elemento com flange, uma margem formada do elemento com dobra, pode distorcer e por exemplo tornar-se assimétrico. A presente invenção tem sido descrita nas formas acima mencionadas através de um exemplo e é capaz de modificação considerável, os detalhes os quais vão ser prontamente aparentes para aqueles especialistas na técnica. Por exemplo, será apreciado que os elementos com dobra tenham sido descritos como se estendendo só à volta da parte maior do sapato pela planta do pé. Contudo, a presente invenção não está, limitada nesta forma e o elemento com dobra pode-se estender à volta de todo o perímetro do artigo para calçado. Alternativamente, mais do que um elemento com dobra pode ser empregue e de facto, os elementos com dobra diferentes podem ser usados para prover apresentações de design diferentes. Por exemplo, o elemento com dobra na traseira do sapato pode incorporar um extremo estendido 24 de tal forma que é provido uma barra.
Apesar da presente invenção ter sido descrita com referência particular aos sapatos San Crispino, será apreciado que o termo "sapato" deva englobar outros tipos de calçado em que a construção acima mencionada possa ser aplicada.
Lisboa, 14/14

Claims (12)

  1. Reivindicações 1.Método de fabrico de um artigo para calçado que compreende os passos de: (a) formar uma parte superior (1,30,71,92) com um perímetro de forma definida (b) formar um elemento com dobra (20,50,72,90) de um material plástico para fixação da dita parte superior para a sola; o elemento com dobra tendo flanges superior e inferior (21,23; 51,53) definindo um canal (26,56) para acomodar pelo menos uma secção do perímetro da dita parte superior; o método sendo caracterizado pelo facto de que: (c) moldar o elemento com dobra para conformar com a forma pelo menos uma secção do perímetro da dita parte superior; (d) moldar uma série de orifícios (25,55) em cada uma das ditas flanges superior e inferior do elemento com dobra, para acomodar a costura para segurar a mesma, pelo menos a secção do perímetro da parte superior entre as ditas flanges superior e inferior do elemento com dobra e para a sola; (e) formando na periferia do dito pelo menos a secção do perímetro da parte superior uma série de orifícios correspondentes com aqueles nas flanges superior e inferior do elemento com dobra; e (f) provendo o dito elemento com dobra com elasticidade suficiente para acomodar o alinhamento dos orifícios correspondentes nos ditos componentes do artigo para calçado; deste modo facilitando a dita costura. 1/3
  2. 2. Um método de acordo com a reivindicação 1, em que o elemento com dobra é formado para se estender à volta de todo o perímetro da parte superior.
  3. 3. Um método de acordo com a reivindicação 1, utilizando dois ou mais ditos elementos com dobra.
  4. 4. Um método de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 3, em que a dita secção do perímetro compreende uma parte maior do mesmo.
  5. 5. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o elemento com dobra é formado por TPU.
  6. 6. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende além disso, uma fixação de uma sola à parte superior.
  7. 7. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende além disso, a formação integral do elemento com dobra com uma sola.
  8. 8. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende além disso, a formação do elemento com dobra integral com uma palmilha.
  9. 9. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende além disso, a inserção de uma palmilha com a parte superior no dito canal com as flanges superior e inferior do elemento com dobra sobrepondo em ambos os lados da periferia da palmilha e parte superior ao longo da secção de um perímetro do mesmo. 2/3
  10. 10. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende: - prover uma forma (80) no interior do artigo para calçado na preparação da finalização da formação do artigo para calçado, a forma tendo um elemento com flange (81) para a projecção no canal do elemento com dobra.
  11. 11. Um método de acordo com a reivindicação 10 que compreende além disso, o elemento com dobra, com a parte superior inserida, numa cavidade do molde e moldando a sola para o elemento com dobra, o material da sola fundindo com o elemento com dobra.
  12. 12. Um método de acordo com a reivindicação 10 ou reivindicação 11 que compreende além disso, a concepção de uma forma que compreende: - um elemento com dobra conforme a forma interior geral de um artigo para calçado; e - um elemento com flange (81) provido à volta de pelo menos parte de uma periferia inferior da forma. Lisboa, 3/3
PT01907987T 2000-03-02 2001-03-02 Método de fabrico de um artigo para calçado PT1263302E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0005109.4A GB0005109D0 (en) 2000-03-02 2000-03-02 Footwear item and method of making the same

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1263302E true PT1263302E (pt) 2007-08-06

Family

ID=9886867

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT01907987T PT1263302E (pt) 2000-03-02 2001-03-02 Método de fabrico de um artigo para calçado

Country Status (10)

Country Link
US (2) US20030196349A1 (pt)
EP (1) EP1263302B1 (pt)
AT (1) ATE360380T1 (pt)
AU (1) AU2001235849A1 (pt)
DE (1) DE60128074T2 (pt)
DK (1) DK1263302T3 (pt)
ES (1) ES2286102T3 (pt)
GB (1) GB0005109D0 (pt)
PT (1) PT1263302E (pt)
WO (1) WO2001064068A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2842078B1 (fr) * 2002-07-11 2004-12-10 Marquet & Cie Procede de montage de semelle de mule et mule ainsi obtenue
US7020987B2 (en) * 2003-04-15 2006-04-04 Columbia Insurance Co. Method and apparatus for a shoe having improved shoe construction
US20050172514A1 (en) * 2004-02-09 2005-08-11 Chia-Shan Wu Waterproof footwear construction
FR2902981B1 (fr) * 2006-06-28 2008-10-31 Salomon Sa Chaussure a coque rigide
KR101127039B1 (ko) * 2011-09-29 2012-03-26 오성관 신발 및 이의 제조 방법
US20160302519A1 (en) * 2015-04-17 2016-10-20 Adidas Ag Article of Footwear Having a Midsole and Methods of Making the Same
KR101837961B1 (ko) 2016-09-23 2018-03-13 유성엽 무접착 방식의 신발 제조방법
USD926451S1 (en) * 2019-08-10 2021-08-03 Albert Stevens Footwear midsole covering

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE564271A (pt) *
US401060A (en) * 1889-04-09 Boot or shoe
US1284788A (en) * 1918-08-05 1918-11-12 Clem Y Sawyer Cloth shoe.
FR1010663A (fr) * 1948-09-28 1952-06-13 Procédé de fabrication de chaussures et chaussures résultant de l'application de ce procédé
FR1054485A (fr) * 1952-04-15 1954-02-10 Rotin Sa Du Nouveau recouvrement pour <<lisses>> de chaussures
US2918735A (en) * 1956-05-03 1959-12-29 Johnston Percy William Ro Hill Rubber sole attaching means for shoes having a flexible attaching flange
US4001954A (en) * 1975-05-19 1977-01-11 Genesco, Inc. Shoe construction
US4586209A (en) * 1980-05-12 1986-05-06 Bensley Douglas W Method of making footwear
US4308671A (en) * 1980-05-23 1982-01-05 Walter Bretschneider Stitched-down shoe
US4819345A (en) * 1988-02-29 1989-04-11 Starensier, Inc. Waterproof shoe construction and manufacture
DE4244147A1 (de) * 1992-06-06 1994-06-30 Ehrhart Hans Schuh, insbesondere Mokassinschuh
DE9321049U1 (de) * 1993-09-02 1996-01-04 Prodomo S.A., Luxemburg/Luxembourg Schuh aus hochwertigen Naturwaren
DE19517865A1 (de) * 1995-03-17 1996-09-19 Rieker Schuh Gmbh Schuhwerk und Verfahren zur Verbindung des Schuhschafts mit der Sohle
US6029301A (en) * 1998-12-24 2000-02-29 Columbia Insurance Company Method for construction of footwear
US6574886B1 (en) * 1999-03-31 2003-06-10 H.H. Brown Shoe Company, Inc. Footwear and its method of construction

Also Published As

Publication number Publication date
WO2001064068A2 (en) 2001-09-07
US7159337B2 (en) 2007-01-09
DE60128074D1 (de) 2007-06-06
ATE360380T1 (de) 2007-05-15
DE60128074T2 (de) 2008-01-10
AU2001235849A1 (en) 2001-09-12
WO2001064068A3 (en) 2002-03-07
DK1263302T3 (da) 2007-09-03
ES2286102T3 (es) 2007-12-01
US20030196349A1 (en) 2003-10-23
EP1263302A2 (en) 2002-12-11
EP1263302B1 (en) 2007-04-25
GB0005109D0 (en) 2000-04-26
US20060150440A1 (en) 2006-07-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1282371B1 (en) Shoes
EP1603739B1 (en) Toe protection sandal
US4267649A (en) Interchangeable shoe
US4944099A (en) Expandable outsole
US4132016A (en) Shoe, particularly for general sporting activities and training
JP4908209B2 (ja) 囲われて関節のようにつなげられているつま先を有する履物の物品
US20090193684A1 (en) Convertible shoe
US8181363B2 (en) Modular shoe system
JP2006528519A5 (pt)
US7159337B2 (en) Footwear item and method of making the same
WO1997046127A1 (en) Shoe having perforated shoe upper with outwardly protruding outsole and method of making the same
US6101655A (en) Device for preventing slippage of heel of woman&#39;s shoe, molded heel cup and method of forming device and molded heel cup
US7293370B2 (en) Fitting system for children&#39;s footwear
ITTV970086A1 (it) Struttura di pattino
CN117084481A (zh) 鞋底
EP0152783A2 (en) Insole with integral toe puff and heel counter
ITTV950072A1 (it) Dispositivo di sostegno per la caviglia, particolarmente per calzature sportive
JP4766411B2 (ja) 履物、その製造方法及びこれに用いる中底
KR200180616Y1 (ko) 크기가 조절되는 어린이용 운동화
JP4660801B2 (ja) 履物の製造方法
EP0974280A1 (en) Shoe with hull-shaped sole stitched to the upper
IT202200003930U1 (it) Calzature in kit assemblabile e modalità di montaggio
JPH11198252A (ja) 運動靴及びその製造方法
JPS583522Y2 (ja) 山靴
JPH04505408A (ja)