PT1257523E - Processo para o fabrico de esteres do ácido 3-aminoal canico - Google Patents

Processo para o fabrico de esteres do ácido 3-aminoal canico Download PDF

Info

Publication number
PT1257523E
PT1257523E PT01911673T PT01911673T PT1257523E PT 1257523 E PT1257523 E PT 1257523E PT 01911673 T PT01911673 T PT 01911673T PT 01911673 T PT01911673 T PT 01911673T PT 1257523 E PT1257523 E PT 1257523E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
acid
process according
hydrogenation
esters
general formula
Prior art date
Application number
PT01911673T
Other languages
English (en)
Inventor
Rudolf Fuchs
Original Assignee
Lonza Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lonza Ag filed Critical Lonza Ag
Publication of PT1257523E publication Critical patent/PT1257523E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C227/00Preparation of compounds containing amino and carboxyl groups bound to the same carbon skeleton
    • C07C227/14Preparation of compounds containing amino and carboxyl groups bound to the same carbon skeleton from compounds containing already amino and carboxyl groups or derivatives thereof

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "PROCESSO PARA O FABRICO DE ÉSTERES DO ÁCIDO 3- AMINOALCÂNICO" A invenção é relativa a um processo para o fabrico de ésteres do ácido 3-aminoalcânico, através da hidrogenação de ésteres do ácido 3-amino-2-alcénico.
Conhece-se vários processos para a hidrogenação de ésteres do ácido 3-amino-2-alcénico. 0 RU C 2 026 289 descreve a hidrogenação do éster de etilo do ácido 3-aminocrotónico na presença de um catalisador de níquel. O US A 4 585 887 descreve o fabrico de ésteres do ácido 3-aminoalcânico opticamente activos, transformando-se um beta-cetoéster com uma amina quiral e hidrogenando-se a enamina daí resultante na presença de um catalisador de Pt/C. A velocidade de hidrogenação e a selectividade não são satisfatórias nos processos de hidrogenação conhecidos acima mencionados. O objectivo da presente invenção foi o de arranjar um processo para o fabrico de ésteres do ácido 3-aminoalcânico a partir de ésteres do ácido 3-amino-2-alcénico, decorrendo a hidrogenação com rapidez e com uma grande selectividade.
Em conformidade com a invenção, este objectivo é atingido pelo processo de acordo com a reivindicação 1.
Descobriu-se que a hidrogenação catalítica na presença de um ácido forte decorre muito rapidamente, e que se obtém ésteres do ácido 3-aminoalcânico com um maior rendimento. 2 0 processo em conformidade com a invenção é relativo ao fabrico de ésteres do ácido 3-aminoalcânico com a fórmula geral
em que R significa alquilo Ci_6 e R1 significa hidrogénio, alquilo Ci_6 ou fenilo, ou os respectivos sais, através da hidrogenação catalítica dos respectivos ésteres do ácido 3-amino-2-alcénico com a fórmula geral
em que R e R1 têm os significados acima mencionados. 0 processo é caracterizado pelo facto de a hidrogenação catalítica ser levada a cabo na presença de um ácido forte, e de o sal formado do éster do ácido 3-aminoalcânico (I) e do ácido forte ser transformado, eventualmente de forma de si conhecida, no éster livre do ácido 3-aminoalcânico (I) ou noutro sal. 0 alquilo Ci-6 trata-se aqui e seguidamente de todos os grupos alquilo lineares ou ramificados, com 1 a 6 átomos de carbono, tais como, por exemplo, metilo, etilo, propilo, isopropilo, butilo, isobutilo, sec.-butilo, terc.-butilo, pentilo, isopentilo, terc.-pentilo, neopentilo, hexilo ou 3 iso-hexilo. 0 radical R é de preferência metilo.
Os ácidos fortes tratam-se aqui e seguidamente de halogenetos de hidrogénio, tais como, por exemplo, ácido clorídrico ou ácido hidrobrómico, ácido sulfúrico, ácidos sulfónicos, como, por exemplo, ácido metanossulfónico, ácido benzenossulfónico ou ácido p-toluenossulfónico, e ácidos perfluoroalcânicos. 0 ácido forte é com vantagem empregue em quantidade equimolar ou em pequeno excesso, em relação ao éster.
Um halogeneto de hidrogénio preferido é o ácido clorídrico.
Os ácidos sulfónicos preferidos são o ácido metanossulfónico e o ácido p-toluenossulfónico.
Um ácido perfluoroalcânico preferido é o ácido trifluoroacético.
Os catalisadores preferidos são os catalisadores de platina, de paládio ou de ródio, em particular os catalisadores de suporte. É dada particular preferência a um catalisador de suporte de platina.
Como materiais de suporte adequam-se todos os materiais de suporte correntes, tais como, por exemplo, carvão activo, óxido de alumínio, dióxido de silício, óxido de silício-alumínio, carbida de silício, dióxido de titânio, óxido de magnésio ou zeólitos. 0 preferido é o carvão activo. 4
Os catalisadores de suporte contêm com vantagem cerca de 1 a 30% em peso, de preferência cerca de 5 a 10% em peso, de metal nobre.
Os catalisadores deste tipo podem ser obtidos no mercado, por exemplo, na Degussa ou na Heraeus.
Preferencialmente, a hidrogenação é realizada num solvente anidro.
Adequados são sobretudo os solventes do grupo dos álcoois (por exemplo, metanol, etanol), ésteres (por exemplo, éster de metilo do ácido acético), éteres (por exemplo, tetra-hidrofurano, dioxano, dietiléter) ou halogenoalcanos (por exemplo, diclorometano, 1,2-dicloroetano) de baixo peso molecular. É dada particular preferência ao metanol anidro. A hidrogenação é levada a cabo com vantagem a temperaturas de 0 - 150°C, e a pressões de 1 - 100 bar, de preferência aproximadamente à temperatura ambiente (20 - 30°C) e a pressões de 5 - 10 bar.
Os ésteres do ácido 3-amino-2-alcénico (II) podem ser obtidos, por exemplo, através da transformação de amoníaco com ésteres do ácido 3-oxoalcânico, como descrito na patente publicada russa, acima mencionada.
Outra possibilidade de fabrico de ésteres do ácido 3-amino-2-alcénico (I) é a abertura de anel de beta-lactamas descrita no DE A 2 425 705, e posterior esterificação por meio da transformação com álcool/HCl.
Os metanossulfonatos do éster do ácido 3-amonioalcânico com 5 a fórmula geral
em que R e R1 têm os significados acima dados, são novos e igualmente objecto da invenção. A transformação do sal do éster do ácido 3-aminoalcânico (I) e do ácido forte no éster livre do ácido 3-aminoalcânico (I), pode ser realizada de forma de si conhecida, através, por exemplo, da adição de uma base como a lixívia de soda cáustica.
Os exemplos que se seguem evidenciam a execução do processo conforme a invenção, sem que com isso haja qualquer limitação.
Exemplo 1
Fabrico de hidrocloreto do éster de metilo do ácido (RS)-3-aminobutirico (na presença de ácido clorídrico)
Num autoclave Parr de 160 ml, deitou-se 5,0 g (43,4 mmoles) de éster de metilo do ácido 3-aminocrotónico, 70 ml de uma solução a 9,3% de 17 g (43 mmoles) de gás de HC1 em metanol anidro, e 0,22 g de catalisador de Pt/C (Heraeus K0129). A hidrogenação teve lugar durante 3 horas a 21 - 25°C e a 5 -10 bar de pressão de hidrogénio. Em seguida, o catalisador foi separado por filtração e o solvente foi totalmente 6 separado por destilação no evaporizador rotativo. Obteve-se 6,34 g de hidrocloreto puro de éster de metilo do ácido (RS)-3-aminobutírico na forma de óleo.
Exemplo 2
Fabrico de hidrogenossulfato ou de sulfato de éster de metilo do ácido (RS)-3-aminobutírico (na presença de ácido sulfúrico)
Num autoclave Parr de 160 ml, deitou-se 5,0 g (43,4 mmoles) de éster de metilo do ácido 3-aminocrotónico, 70 ml de metanol anidro, 1,5 equivalentes de ácido sulfúrico e 0,22 g de catalisador de Pt/C (Heraeus K0129). A hidrogenação teve lugar durante 2 horas a cerca de 25°C e a 3 - 10 bar de pressão de hidrogénio. Em seguida, o catalisador foi separado por filtração e o solvente foi totalmente separado por destilação no evaporizador rotativo. Obteve-se 6,13 g de sulfato puro de éster de metilo do ácido (RS)-3-aminobutirico na forma de óleo. Em conformidade com isso, é possível produzir o hidrogenossulfato.
Exemplo 3 ester de metilo do acido presença de ácido
Fabrico de metanossulfonato de (RS)-3-aminobutírico (na metanossulfónico)
Num autoclave Parr de 160 ml, deitou-se 5,0 g (43,4 mmoles) de éster de metilo do ácido 3-aminocrotónico, 70 ml de metanol anidro, 1,0 equivalente de ácido metanossulfónico e 0,22 g de catalisador de Pt/C (Heraeus K0129). A hidrogenação teve lugar durante 2 horas a cerca de 20°C e a 7 5-10 bar de pressão de hidrogénio. Em seguida, o catalisador foi separado por filtração e o solvente foi totalmente separado por destilação no evaporizador rotativo. Obteve-se 6,2 g de metanossulfonato puro de éster de metilo do ácido (RS)-3-aminobutirico na forma de óleo.
Para fins de caracterização, cristalizou-se uma amostra de tetra-hidrofurano. Ponto de fusão: 83 - 85°C.
Lisboa, 13 de Setembro de 2006

Claims (9)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Processo para o fabrico dos ésteres do ácido 3-aminoalcânico com a fórmula geral
em que R significa alquilo Ci-6 e R1 significa hidrogénio, alquilo Ci-6 ou fenilo, ou os respectivos sais, através da hidrogenação catalítica dos respectivos ésteres do ácido 3-amino-2-alcénico com a fórmula geral
em que R e R1 têm os significados acima mencionados; processo esse que é caracterizado pelo facto de a hidrogenação ser levada a cabo na presença de um ácido forte - do grupo composto por halogenetos de hidrogénio, ácido sulfúrico, ácidos sulfónicos e ácidos perf luoroalcânicos -, e de o sal formado do éster do ácido 3-aminoalcânico (I) e do ácido forte ser transformado, eventualmente de forma de si conhecida, no éster livre do ácido 3-aminoalcânico (I) ou noutro sal.
2 . Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado 2 pelo facto de empregar-se, como ácido forte, ácido clorídrico, ácido metanossulfónico, ácido p- toluenossulfónico ou ácido trifluoroacético.
3 3 na em que R e R1 têm os significados mencionados reivindicação 1. 3-
3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto de empregar-se, como catalisador, um catalisador de suporte de platina, de paládio ou de ródio.
4. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de empregar-se, como catalisador de suporte, a platina ou o carvão activo.
5. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de R ser metilo.
6. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de a hidrogenação ser realizada num solvente anidro.
7. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de o solvente empregue ser um solvente do grupo dos álcoois, ésteres, éteres ou halogenoalcanos de baixo peso molecular.
8. Metanossulfonatos dos ésteres do ácido 3-amonioalcânico com a fórmula geral
9. Metanossulfonato do éster de metilo do ácido (RS) amoniobutirico. Lisboa, 13 de Setembro de 2006
PT01911673T 2000-02-22 2001-02-21 Processo para o fabrico de esteres do ácido 3-aminoal canico PT1257523E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP00103714 2000-02-22
US20390200P 2000-05-12 2000-05-12

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1257523E true PT1257523E (pt) 2006-11-30

Family

ID=26070584

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT01911673T PT1257523E (pt) 2000-02-22 2001-02-21 Processo para o fabrico de esteres do ácido 3-aminoal canico

Country Status (9)

Country Link
US (1) US6784311B2 (pt)
EP (1) EP1257523B1 (pt)
AT (1) ATE330932T1 (pt)
AU (1) AU2001240643A1 (pt)
DE (1) DE50110250D1 (pt)
DK (1) DK1257523T3 (pt)
ES (1) ES2267727T3 (pt)
PT (1) PT1257523E (pt)
WO (1) WO2001062707A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1386901B1 (en) * 2002-07-30 2015-07-01 Takasago International Corporation Method for producing an optically active beta-amino acid
JP4040602B2 (ja) * 2004-05-14 2008-01-30 Necエレクトロニクス株式会社 半導体装置
EP1857484A1 (en) * 2005-02-10 2007-11-21 Daicel Chemical Industries, Ltd. Ring-opening polymerization process for lactone compound and active carbon catalyst for ring-opening polymerization
CN104628586A (zh) * 2005-09-29 2015-05-20 中化帝斯曼制药有限公司荷兰公司 用于酯化有机酸的方法

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IE58243B1 (en) 1983-12-07 1993-08-11 Lonza Ag A process for the preparation of optically-active 3-amino carboxylic acids
RU2026289C1 (ru) 1992-04-17 1995-01-09 Анжеро-Судженский химфармзавод Способ получения 2,5-диметилпиперидона-4

Also Published As

Publication number Publication date
WO2001062707A1 (de) 2001-08-30
US6784311B2 (en) 2004-08-31
US20030114704A1 (en) 2003-06-19
ES2267727T3 (es) 2007-03-16
AU2001240643A1 (en) 2001-09-03
EP1257523A1 (de) 2002-11-20
DE50110250D1 (de) 2006-08-03
DK1257523T3 (da) 2006-10-23
ATE330932T1 (de) 2006-07-15
EP1257523B1 (de) 2006-06-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2049464B1 (en) Preparation of 3-[(1r,2r)-3-(dimethylamino)-1ethyl-2-methylpropyl]phenol
PT2046726E (pt) Preparação da (2r,3r)-3-(3-metoxifenil)-n,n,2- trimetilpentanamina
JP4770174B2 (ja) グルタミン酸誘導体及びピログルタミン酸誘導体の製造方法並びに新規製造中間体
US9828380B2 (en) Efficient method for the preparation of tofacitinib citrate
PT1257523E (pt) Processo para o fabrico de esteres do ácido 3-aminoal canico
AU592143B2 (en) Improved process for the resolution of 1-aminoindanes
BRPI0718724B1 (pt) processo para reagir um derivado de cianofenol e um substrato aromático
ES2399245T3 (es) Procedimiento para producir bepromolina
BR112015015229B1 (pt) processo para a preparação de um composto da fórmula, e, composto
BRPI0709209A2 (pt) processo de redução de hidreto para preparo de intermediários de quinolona
ES2432066T3 (es) Síntesis de 3-{[(2R)-1-metilpirrolidin-2-il]metil}-5-[2-(fenilsulfonil)etil]-1H-indol
JP2011006379A (ja) {2−アミノ−1,4−ジヒドロ−6−メチル−4−(3−ニトロフェニル)−3,5−ピリジンジカルボン酸3−(1−ジフェニルメチルアゼチジン−3−イル)エステル5−イソプロピルエステル}(アゼルニジピン)の再結晶方法、アゼルニジピンのイソプロピルアルコール付加体、およびアゼルニジピンの製造方法
JP5266708B2 (ja) ヒドロキシペンタフルオロスルファニルベンゼン化合物の製法
WO2007014973A2 (es) Procedimiento para la obtención de carbamatos de fenilo
JP4742484B2 (ja) 3−アミノアルカン酸エステルの製造方法
JP2012509305A (ja) 結晶化ペンタサッカライド、これを得る方法、およびイドラパリナックスの調製のためのこの使用
JP2005502651A (ja) 高純度セフロキシムアキセチルの製造方法
HU213315B (en) Process for producing arylacetic acids and their alkali metal salts
US20070083041A1 (en) Process for the preparation of 1-chloro-3,5-di-o-acyl-2-deoxy-l-ribofuranoside derivatives
EP3564219B1 (en) Process for preparing oxadiazacyclo compound and use thereof
JP2022055368A (ja) ベンゾアゼピン誘導体の製造方法及びその中間体
EP0481428A1 (en) Method for preparing 4-alkylsulfonyl-2-chloro-M-xylene
BRPI0709401A2 (pt) processo para a preparação de derivados de ácido beta-nucléico e intermediários dos mesmos
US5998635A (en) Process for producing a β-lactone derivative
JPWO2006083010A1 (ja) 4−アセチルピリミジン化合物の製造方法およびその結晶