PT1157179E - Painel submergível flexível para tanques constituído por elementos modulares ocos alongados agrupados entre eles - Google Patents

Painel submergível flexível para tanques constituído por elementos modulares ocos alongados agrupados entre eles Download PDF

Info

Publication number
PT1157179E
PT1157179E PT99972284T PT99972284T PT1157179E PT 1157179 E PT1157179 E PT 1157179E PT 99972284 T PT99972284 T PT 99972284T PT 99972284 T PT99972284 T PT 99972284T PT 1157179 E PT1157179 E PT 1157179E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
panel
tank
elements
manifold
water
Prior art date
Application number
PT99972284T
Other languages
English (en)
Inventor
Beatrice Houlle
Edwin Wojta
Original Assignee
Beatrice Houlle
Edwin Wojta
Aqua Invest
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=9532779&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1157179(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Beatrice Houlle, Edwin Wojta, Aqua Invest filed Critical Beatrice Houlle
Publication of PT1157179E publication Critical patent/PT1157179E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04HBUILDINGS OR LIKE STRUCTURES FOR PARTICULAR PURPOSES; SWIMMING OR SPLASH BATHS OR POOLS; MASTS; FENCING; TENTS OR CANOPIES, IN GENERAL
    • E04H4/00Swimming or splash baths or pools
    • E04H4/06Safety devices; Coverings for baths
    • E04H4/065Floors adjustable in height

Description

DESCRIÇÃO
Painel submergível flexível para tanques constituído por elementos modulares ocos alongados agrupados entre eles. A presente invenção diz respeito a um painel submergível flexível para tanques, nomeadamente para piscinas, composto por elementos modulares ocos alongados agrupados entre eles.
Esta invenção refere-se mais precisamente a um painel formado por elementos que comportam numa extremidade uma abertura de colocação na água e na sua outra extremidade uma abertura de saida da água, as ditas aberturas situadas sobre os lados opostos frontais ao painel estando ligadas directamente ou indirectamente a um tubo distribuidor.
As coberturas de piscinas flutuando entre duas águas e formadas por elementos ocos ligados com junções de forma especial para desempenhar essa função, já foram descritas no documento DE 33 24 406 C (G. STIFTER).
Segundo esse documento, os elementos ocos são constituídos por uma tampa, uma base de apoio e peças contínuas para formar vazios. Para mais a cobertura está ligada a uma bomba reversível. Ela agita-se através de uma bomba hidráulica.
Consequentemente a função desses elementos ocos é apresentar internamente correntes de água num sentido e depois no sentido oposto. Isto é ilustrado pela forma especial das junções, consistindo estas em tubos flexíveis que constituem a ligação não só hidráulica mas também mecânica com pequenas ligações dentadas em material elástico.
Consequentemente a aplicação de forças importantes arrancam os painéis.
Daí ser obrigatório a utilização de pequenos elementos ocos. Essa cobertura para atingir um tamanho que permita cobrir um tanque, terá que ter sempre vários desses 1 pequenos elementos ocos, juntos ponta à ponta, através das referidas ligações elásticas. Essa cobertura apresenta consequentemente uma multitude de junções entre os referidos elementos.
Os movimentos de cada um dos elementos ocos resulta em correntes de água internas aleatórias. O que faz com que os elementos ocos apresentem uma densidade próxima ou superior à da água do tanque e que tenham movimentos contrários uns em relação aos outros. Isto conduz a riscos de arranque forçado ao nível das junções, cada vez menos aos movimentos relativos entre os elementos ocos. Tal facto impõe para além do uso de pequenos elementos ocos o uso de junções elásticas.
Todos estes factos resultam em dificuldades para assegurar a segurança do tanque ao nível das coberturas. Pequenos elementos ocos que têm uma densidade próxima da água não asseguram a força perpendicular efectuada pelo peso de uma criança sobretudo na proximidade das junções ou mesmo nelas. Portanto, estes elemntos não servem mais do que cobertura sem proteger de afogamentos. 0 segundo problema conhecido das coberturas reside na dificuldade de limpeza. No caso das coberturas constituídas por elementos fixos de maneira elástica ponta a ponta, cada junção forma uma ranhura à superfície da cobertura. A limpeza imperfeita das ranhuras permite a proliferação bacteriana. Para mais, as limpezas repetitivas nessas ranhuras de forma inconstante e complicada conduzirá a uma deterioração da cobertura.
Uma outra, devido a todos os movimentos ascendentes ou descendentes, os elementos ocos sendo alimentados com água, o tubo distribuidor situa-se na totalidade debaixo da cobertura para ligar esta a uma bomba localizada numa adaptação especifica equipada no fundo do tanque, com as dificuldades de construção que ela comporta. 2
Para mais, o circuito formado pelos painéis ocos conhecidos e o tubo distribuidor está fechado. Com efeito, a bomba alimenta não somente de ar mas também de água os painéis e tanto ar como água são aspirados pela bomba. A invenção tendo como objectivo fornecer um painel que apresente ele mesmo uma resistência à força perpendicular suficiente para assegurar a segurança das crianças e de ter um acesso acessível, sem trabalho no fundo do tanque para encastramento de uma turbina e permitir uma limpeza eficaz da superfície do meio de distribuição de gás comprimido, em particular de ar proveniente da bomba de forma a que um tubo passe por uma parte por cima dos elementos modulares ocos alongados do painel segundo a invenção e por cima da superfície do tanque e por outra parte, por baixo da superfície do tanque. Em particular o meio de distribuição de gás compreende por uma parte um tubo aéreo distribuidor ligado directamente ou não a uma parte um tubo mergulhado de introdução de gás comprimido ligado directamente ou não aos elementos modulares ocos alongados. Essa junção directa ou não está prevista debaixo ou por cima dos lados do elemento modular. As bordas do dito painel ajustam-se mais ou menos às paredes do tanque de maneira a formar uma cobertura do tanque numa posição superior e pelo menos um fundo em posição submergida.
Painéis formando coberturas deste tipo são descritos por exemplo no pedido de brevet europeu n° 0 044 104. Esses painéis submergíveis conhecidos são constituídos por vários elementos modulares ocos fixados entre eles. Conforme a primeira forma de realização a parte côncava de cada peça longa de secção constante e perfil particular constitui uma cavidade estanque inundável. 0 enchimento da cavidade com água do tanque pesa cada elemento o que faz afundar os painéis. As cavidades dos diferentes elementos estão ligadas a uma fonte de ar comprimido que permite a saída de
J água das cavidades sob pressão do ar. Essa saída de água alivia os elementos o que faz subir os painéis à superfície. Os painéis flutuando à superfície enquanto a água das ditas cavidades é esvaziada, constituem uma cobertura para o tanque.
Os painéis apresentam a vantagem de misturar a água no momento da sua imersão o que a homogeniza, daí a temperatura constante e a libertação das bactérias nas esquinas e nas arestas do tanque, local onde habitualmente elas se acumulam. Em posição de imersão, enquanto coberto, o painel isola a água do tanque do ar ambiente, o que mantém a temperatura do tanque e permite economizar energia. O dito painel conhecido pelo pedido de brevet europeu n° 0 044 104 com circuito aberto alimentado directamente por água do tanque e ao expulsar essa água ser do tipo submergível flexível para tanque nomeadamente para piscinas compostas por elementos modelares ocos alongados juntos entre eles, os ditos elementos comportam numa extremidade uma abertura para colocação na água por enchimento com água do tanque e na sua outra extremidade uma abertura de saída da água, as ditas aberturas situadas sobre os lados opostos frontais ao painel estando ligados a um meio distribuidor de gás comprimido passando, por uma parte, por cima dos elementos modulares ocos alongados e por cima da superfície do tanque e por outra parte, por baixo da superfície do tanque, o meio distribuidor compreendendo pelo menos um tubo distribuidor ao qual está ligado um tubo de introdução ligado aos elementos modulares ocos alongados, as bordas do dito painel ajustam-se mais ou menos às paredes do tanque de maneira a formar uma cobertura do tanque numa posição superior e pelo menos um fundo em posição submergida.
Todavia, esses painéis conhecidos apresentam inconvenientes, particularmente no que diz respeito à 4 limpeza, eles estão fixados no fundo fixo do tanque por cabos e diferentes mecanismos, eventualmente a face inferior do painel está munida de pés articulados para permitir uma pausa numa posição intermédia do painel sobre os ditos pés abertos. Todos esses mecanismos bloqueiam a passagem dos robots de limpeza e obrigam ao acesso sob o painel para o funcionamento. Por outro lado eles complicam a montagem do painel sendo necessárias adaptações especiais.
Para mais, o ar que entra nas cavidades deve estar suficientemente comprimido para puxar a água. Haverá uma tendência para se difundir de um lado do painel quando este é largo. 0 que levanta o lado para qual o ar se dirigiu, o outro lado mantem-se cheio de água. Se o tanque tiver três metros de fundo o painel oscila e a sua parte baixa repentinamente uma pressão considerável de três bar, a parte cheia de ar eleva-se e o painel parte-se quando da sua subida.
Com o objectivo de evitar os trabalhos de adaptação e para permitir a eliminação de bactérias tudo permitindo uma limpeza eficaz do painel sem deterioração e para evitar a agitação que conduz ao quebrar do painel, as faces horizontais superior e inferior do dito painel segundo a invenção estão planas e livres. A dita face superior horizontal estando mais ou menos igual ao comprimento do tanque está apta a formar uma cobertura em posição superior. O meio de distribuição de gás comprimido é constituído por um colector fixado ao lado frontal do painel podendo alimentar em gás cada um dos elementos de uma extremidade do painel pelo menos uma abertura adaptada para receber um tubo ligada a uma canalização central ao tubo de introdução de gás comprimido, a canalização horizontal do colector tem em cada extremidade uma abertura de colocação na água ou de saída de água e tem pelo menos 5 uma comporta, podendo regular o débito do fluido em cada uma dessas aberturas de extremidade. De forma a poder obter pelo menos dois níveis de fundo do tanque em posição submergida. A conservação do painel em posição horizontal permite a paragem num nível intermédio para formar um tanque de pouca profundidade, apesar da ausência de pé sob a face inferior livre. 0 painel é constituído transversalmente por pelo menos um conjunto fixo de vários elementos modulares ocos.
Desta maneira, os problemas técnicos sâo resolvidos por um painel onde as faces horizontais superior e inferior do painel são planas e livres, a dita face superior horizontal estando sensivelmente igual ao comprimento do tanque estando apta a formar uma cobertura em posição superior e o meio de distribuição de gás comprimido é constituído por um colector podendo alimentar em gás cada um dos elementos de uma extremidade do painel sendo ele mesmo alimentado por pelo menos duas fontes de gás comprimido de modo a formar dois circuitos de fluidos; uma comporta é colocada na canalização central ligando dois circuitos de fluidos de forma a homogeneizar a pressão entre os dois circuitos em cada extremidade da canalização central apresentando uma abertura que desagua no tanque, o dito colector estando fixado ao lado frontal do painel podendo alimentar em gás cada um dos elementos de uma extremidade do painel pelo menos uma abertura adaptada para receber um tubo ligada a uma canalização central ao tubo de introdução de gás comprimido, a canalização central horizontal do colector tem em cada extremidade uma abertura de colocação na água ou de saída de água e tem pelo menos uma comporta, podendo regular o débito do fluido em cada uma dessas aberturas de extremidade para colocar o painel pelo menos dois niveis de fundo do tanque em posição submergida, escondendo a recuperação do colector; os 6 elementos modulares estando ligados ponta a ponta por pelo menos uma junção mecânica articulada contendo um eixo horizontal enfiado e fixado nas duas partes laterais, o dito eixo é enfiado solto em rotação e bloqueado em translação no acto de perfurar uma outra parte lateral prolongando de maneira fixa o elemento montado a dobrar com pelo menos uma canalização fléxivel ligada de modo estanque à parte oca dos ditos elementos.
De modo a que o painel em posição submergida inferior forme o revestimento do fundo do tanque evitando a pose de um revestimento exterior liso como um mosaico para piscinas, aí incluído para tanques em vários niveis, por exemplo, para piscinas para grandes e pequenos banhos separadas por um plano inclinado, os elementos do painel são ligados ponta a ponta por pelo menos uma junção mecânica articulada montada a dobrar com pelo menos uma canalização flexível ligada de forma estanque à parte oca dos ditos elementos.
Isto permite ao painel na sua posição de revestimento de fundo fixo do tanque de não apresentar um fecho ao nível da paragem marcando a mudança de nível do fundo do tanque, fecho que provocaria um sifão na água do tanque.
Para este efeito, o tanque sendo de dimensões suficientes para aceitar vários niveis de fundo, um só painel na horizontal é mais ou menos igual ao comprimento do tanque podendo formar o fundo do tanque numa posição inferior, cada elemento sozinho ou em conjunto ponta a ponta tem pelo menos uma outro elemento formando o comprimento do dito painel.
Seguindo outras características, a junção do painel um eixo horizontal enfiado e fixado nas duas partes laterais prolongando de maneira fixa a extremidade de um elemento, o dito eixo estando enfiado solto em rotação e bloqueado em translação no acto de perfurar uma outra parte lateral 7 prolongando de maneira fixa a extremidade seguinte de modo a que em posição inferior o painel ajuste o fundo do tanque de parte e de outra de paragem de mudança de nível.
De modo a que o painel suba permanecendo horizontal por equilíbrio da pressão entre o ar e a água presente nas cavidades, o colector pode alimentar com gás cada um dos elementos de uma extermidade do painel sendo ele mesmo alimentado por pelo menos duas fontes de gás comprimido de modo a formar dois circuitos de fluidos, uma comporta estando disposto sob a canalização central ligando os dois circuitos de fluidos de modo a homogenizar a pressão entre os dois circuitos.
Com o objectivo de simplificar o fabrico e para que o painel apresente uma superfície plana até à parede da piscina, a canalização central e os pequenos tubos de alimentação do painel do colector sào dispostos horizontalmente no mesmo eixo prolongando os elementos modulares ocos. Eles são recobertos numa cavidade de modo a que o painel seja formado por elementos modulares e o colector.
Com vista a facilitar a manutenção e a permitir o uso de toda a superfície do painel, uma cavidade em forma de esquadro cobrindo o colector e mantendo uma abertura para baixo é fixada por pelo menos um parafuso na superfície dos elementos.
Um elemento não limitativo do funcionamento da invenção vai ser agora descrito tendo em vista os desenhos anexados: - a fig.l representa esquematicamente em vista de corte lateral um tanque equipado com um painel segundo a invenção. - a fig.2 representa a vista em corte do tanque da fig.l no qual o painel esta em posição submergida inferior; 8 - a fig.3 representa a vista de cima um colector munido de válvulas equilibradoras de pressão, ligadas aos elementos ocos, segundo a invenção; a fig. 4 representa a vista em corte de um colector fixado horizontalmente no eixo dos elementos modulares; 0 tanque representado na fig.l é coberto por um painel 1 constituído por diferentes elementos em perfil oco 2a, 2b, 2c, 2d, 2e, 2f, 2g, 2h e um colector 3 coberto por uma capot 4. Lateralmente os elementos em perfil ocos ajustados no sentido do comprimento são encaixados seguindo o princípio de montagem de linguetas e de ranhuras até obter a largura do tanque. As extremidades são seladas por tampas encaixadas e coladas 21. Longitudinalmente os perfis são ligados entre eles por uma junção articulada 5. Estes elementos em perfil oco são estanques e contêm aberturas de colocação na água 6 na extremidade frontal. Aberturas de chegada de ar 7 estão previstas na extremidade traseira. A junção articulada 5 junta os elementos ponta a ponta por pelo menos uma articulação mecânica 8 montada a dobrar com uma canalização flexível 9 juntando de modo estanque a parte oca dos ditos elementos depois das aberturas de colocação na água 6 dos diferentes elementos em perfil oco respectivos 2a, 2c, 2e, 2g às aberturas de chegada de ar 7 dos diferentes elementos em perfil oco 2b, 2d, 2f e 2h. O tanque tem na sua parte traseira um pequeno banho e um grande banho na parte frontal. Os dois banhos são separados por um plano inclinado que forma uma paragem no seu limite superior onde começa o pequeno banho. O painel 1 é submergível e pode descer depois da superfície até ao fundo fixo do tanque como representado na fig.2. Os diferentes elementos em perfil oco 2a, 2c, 2e, 2g cobrem o fundo do pequeno banho formando um revestimento, a junção articulada permite a inclinação da parte alta dos elementos em perfil 9 oco 2b, 2d, 2f e 2h, esses elementos suavizam progressivamente a sua inclinação, o que os faz descolar do plano inclinado para pousarem no fundo do grande banho até à parte frontal da piscina. Uma superfície importante do painel 1 pousa no fundo do grande banho e outra extremidade do painel pousa no fundo do pequeno banho.
Como representado na fig.3 o colector 3 é alimentado com ar comprimido via dois tubos flexíveis 10 vindo de uma fonte de ar comprimido P. Esses tubos 10 desaguam numa canalização central 11 do colector 3. Os tubos flexíveis 12 ligam a canalização central 11 às aberturas de chegada de ar 7 dos diferentes elementos em perfil oco 2a, 2c, 2e, 2g. O colector 3 sendo alimentado por ar comprimido pelos dois tubos flexíveis 10, o painel 1 compreende dois circuitos de fluídos. Um dispositivo de controle 13 é montado no meio da canalização central 11 para ligar entre eles os dois circuitos de fluidos. Em cada extremidade da canalização central 11 apresenta uma abertura que desagua no tanque. Tal abertura é regulada pelos dispositivos de controlo 14. Quando da montagem do painel 1, sob o efeito da chegada de ar comprimido, os dispositivos de controlo 13, 14 são de dimensões suficientes para manter o equilíbrio da pressão em toda a largura do painel proporcionalmente à pressão resultante da profundidade. O painel 1 pode subir regularmente e mesmo parar numa posição intermédia horizontal. A fig.4 representa uma vista em corte, a parte traseira do painel 1 apresentando a extremidade de um elemento em perfil oco 2 ao qual está fixado o colector 3. O anterior 3, apresenta-se sob a forma de um prato, os eixos dos seus diferentes tubos e canalizações estão confundidos no mesmo plano. A manga 15 é mantida na extremidade dos elementos em perfil oco 2 pelos parafusos 16. cada extremidade rígida 17 dos tubos flexíveis 10 de 10 chegada de ar vão-se localizar na manga 15 passando por uma abertura 18 do elemento em perfil oco 2. A extremidade extrema do tubo 10 está ligada à canalização central 11 do colector 3. A cavidade 4 é mais ou menos paralela ao plano dos eixos das canalizações e tubos do colector 3 e dos elementos em perfil oco 2. Essa cavidade 4 é fixada aos elementos em perfil oco 2 e cobre o colector 3. A extremidade da cavidade 3 é dobrada em esquadro para baixo. Desta forma, todo o painel 1 apresenta uma superfície superior plana livre e paralela ao plano contendo os eixos do colector 3 e dos elementos em perfil oco 2. A forma em esquadro da cavidade 4 permite-lhe cobrir a parte de cima da superfície traseira visivel do colector 3. 0 funcionamento do painel 1 segundo a invenção é o seguinte, o fecho das comportas 13, 14 formam um equilíbrio entre a pressão atmosférica e a pressão da água do tanque. Consequentemente a água deixa de poder entrar nos elementos em perfil oco 2a, 2b, 2c, 2d, 2e, 2f, 2g e 2h e o painel 1 flutua na superfície do tanque. Nessa posição o painel 1 forma uma cobertura que isola a água do tanque do ar ambiente. Daí economia de energia e segurança contra o afogamento, a cobertura suporta o peso de várias pessoas. A imersão do painel 1 ocorre quando da abertura das comportas 15. Essa abertura provoca o escape do ar contido nos perfis e a chegada da água pelas aberturas da extremidade da canalização central 12 do colector 3. O controle da comporta 13 permite manter o painel 1 em posição lateral horizontal. Os elementos em perfil oco 2a, 2b, 2c, 2d, 2e, 2f, 2g e 2h são enchidos com água progressivamente. O painel 1 começa a imergir por uma extremidade. Para formar um tanque de pouca profundidade, por exemple para bébés nadadores é possível para o painel 1 a esse nível intermédio que forma o fundo ao nível escolhido pelo fecho das comportas 14. A comporta 13 mantém 11 o painel em equilíbrio. Para obter um tanque de grande profundidade com grande e pequeno banho, deixa-se as comportas 13 abertas e os elementos em perfil oco 2a, 2b, 2c, 2d, 2e, 2f, 2g e 2h continuam a encher-se de água. 0 painel 1 acaba por posar-se no fundo fixo do tanque. A articulação permite à junção 5 cobrir a paragem do fundo do tanque e ao painel cobrir o fundo fixo do pequeno banho sem formar bolhas que provocariam um sifão. 0 painel 1, após a junção 5 desce numa inclinação arredondada decrescente em direcção ao fundo fixo do grande banho.
Para voltar a subir o painel 1 até à superfície insufla-se ar comprimido através de turbinas P nos elementos em perfil oco 2a, 2b, 2c, 2d, 2e, 2f, 2g e 2h.
Esse ar suga a água e o painel começa a subir. As comportas 13 têm uma função de tampas, sendo possível parar o painel 1 numa posição intermédia na qual ele forma o fundo do tanque de pouca profundidade. É também possível levar o painel 1 até à sua imersão. Ele flutuará sob a superfície e constituirá uma cobertura sobre o tanque. 0 isolamento térmico do painel 1 é excelente graças ao ar contido nos elementos em perfil oco 2a, 2b, 2c, 2d, 2e, 2f, 2g e 2h. 0 estancamento do painel 1 impede totalmente a evaporação e reduz muito consideravelmente os desperdícios caloríficos devidos às variações de temperatura, ao vento e à troca água/ar.
Os ganhos em energia e em temperatura são muito importantes nas piscinas ao ar livre, pelo que o painel 1 é totalmente imerso graças às qualidades de absorção do tanque, sobretudo porque o painel é de cor escura.
Para um tanque de grandes dimensões como uma piscina de 50 metros a junção 5 permite transportar elementos em perfil oco 2a, 2b, 2c, 2d, 2e, 2f, 2g e 2h de um 12 comprimento inferior a 25 metros e de os juntar na borda do tanque, o que simplifica a manipulação.
Mesmo que a invenção tenha sido descrita em ligação com estruturas muito particulares, ela não é de maneira nenhuma limitada e pode-se aí encontrar numerosas variantes, como por exemplo combinações de diferentes realizações representadas pelo desenho ou descritas acima sem sair do campo da invenção. Os sinais de referências inseridos após as características técnicas mencionadas nas reivindicações têm como único objectivo facilitar a compreensão dessas últimas e não limitam de maneira nenhuma o alcance.
Lisboa, 3 de Janeiro de 2007 13

Claims (5)

  1. Reivindicações 1. O painel submergível flexível para tanques, nomeadamente para piscinas (1), composto por elementos modulares ocos alongados agrupados entre eles, os ditos elementos comportam numa extremidade uma abertura para colocação na água (6) por enchimento com água do tanque e na sua outra extremidade uma abertura de saída da água(7), as ditas aberturas situadas sobre os lados opostos frontais ao painel (1) estando ligados a um meio distribuidor de gás comprimido (P) passando, por uma parte (Pl), por cima dos elementos modulares ocos alongados (2a, 2b, 2c, 2d, 2e, 2f, 2g e 2h) e por cima da superfície do tanque e por outra parte (P2), por baixo da superfície do tanque, o meio distribuidor (P2) compreendendo pelo menos um tubo distribuidor ao qual está ligado um tubo de introdução (12) ligado aos elementos modulares ocos alongados, as bordas do dito painel ajustam-se mais ou menos às paredes do tanque de maneira a formar uma cobertura do tanque numa posição superior e pelo menos um fundo em posição submergida caracterizadas pelas faces horizontais superior e inferior do painel serem planas e livres, a dita face superior horizontal estando sensivelmente igual ao comprimento do tanque estando apta a formar uma cobertura em posição superior e o meio de distribuição de gás comprimido é constituído por um colector (3) podendo alimentar em gás cada um dos elementos de uma extremidade do painel (1) sendo ele mesmo alimentado por pelo menos duas fontes de gás comprimido de modo a formar dois circuitos de fluidos; uma comporta (13) é colocada na canalização central (11) ligando dois circuitos de fluidos de forma a homogeneizar a pressão entre os dois circuitos em cada extremidade da canalização central (11) apresentando uma abertura que 14 desagua no tanque, o dito colector (3) estando fixado ao lado frontal do painel (1) podendo alimentar em gás cada um dos elementos de uma extremidade do painel pelo menos uma abertura adaptada para receber um tubo ligada a uma canalisação central (11) ao tubo de introdução (12) de gás comprimido, a canalização central (11) horizontal dc colector tem em cada extremidade uma abertura de colocação na água ou de saida de água e tem pelo menos uma comporta (14), podendo regular o débito do fluido em cada uma dessas aberturas de extremidade para colocar o painel pelo menos dois niveis de fundo do tanque em posição submergida, uma cavidade (4) cobrindo o colector; os elementos modulares estando ligados ponta a ponta por pelo menos uma junção mecanica articulada (5) contendo um eixo horizontal enfiado e fixado nas duas partes laterais, o dito eixo é enfiado solto em rotação e bloqueado em translação no acto de perfurar uma outra parte lateral prolongando de maneira fixa o elemento montado a dobrar com pelo menos uma canalização fléxivel ligada de modo estanque à parte oca dos ditos elementos ocos (2a, 2b, 2c, 2d, 2e, 2f, 2g, 2h).
  2. 2. O painel segundo a reivindicação 1, na qual a junção articulada (1) se prolonga de maneira fixa à extremidade de um elemento (2a, 2c, 2e, 2g) com o elemento (2b, 2d, 2f, 2h) seguinte de modo a que em posição inferior o painel pose no fundo do tanque de um lado e de outro da paragem de mudança de nivel.
  3. 3. O painel segundo as reivindicações 1 ou 2 constituem transversalmente pelo menos um conjunto fixo de vários elementos modulares ocos.
  4. 4. O painel segundo as reivindicações 1, 2 ou 3 nas quais o gás comprimido proveniente do meio distribuidor (P, Pl, P2) é do ar. 15 5. 0 painel segundo as reivindicações 1, 2, 3, ou 4 nas quais a canalização central (11) e os pequenos tubos de alimentação do painel (1) do colector (3) são dispostos horizontalmente no mesmo eixo prolongando os elementos 5 modulares ocos (2a, 2b, 2c, 2d, 2e, 2f, 2g, 2h). 6. 0 painel segundo uma das reivindicações precedentes na qual a canalização central (11) e os pequenos tubos de alimentação do painel (1) do colector (3) são cobertos numa cavidade de forma a que o painel seja formado por 10 elementos modulares e o colector.
  5. 7. O painel segundo a reivindicação 6 na qual a cavidade (4) é em forma de esquadro e mantém uma abertura em direcção abaixo é fixada por pelo menos um parafuso na superfície dos elementos do colector. 15 8. O painel segundo uma das reivindicações precedentes na qual pelo menos uma das comportas (14) de controlo da abertura da canalização central (11) e pelo menos uma comporta (13) de junção de circuitos de fluido permite regular a pressão no painel (1) de modo a que este pare 20 para formar o fundo do tanque à profundidade desejada. Lisboa, 3 de Janeiro de 2007 16
PT99972284T 1998-11-13 1999-11-10 Painel submergível flexível para tanques constituído por elementos modulares ocos alongados agrupados entre eles PT1157179E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9814374A FR2785930B1 (fr) 1998-11-13 1998-11-13 Panneau souple submersible pour bassin constitue d'elements modulaires creux allonges et ulilisation correspondante

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1157179E true PT1157179E (pt) 2007-01-31

Family

ID=9532779

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99972284T PT1157179E (pt) 1998-11-13 1999-11-10 Painel submergível flexível para tanques constituído por elementos modulares ocos alongados agrupados entre eles
PT01203417T PT1205615E (pt) 1998-11-13 1999-11-10 Dispositivo de condução vertical de um painel submergível flexível e procedimento correspondente

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT01203417T PT1205615E (pt) 1998-11-13 1999-11-10 Dispositivo de condução vertical de um painel submergível flexível e procedimento correspondente

Country Status (10)

Country Link
US (1) US6473914B1 (pt)
EP (2) EP1157179B1 (pt)
AT (2) ATE341682T1 (pt)
AU (1) AU1166900A (pt)
CA (1) CA2350672C (pt)
DE (2) DE69933479T2 (pt)
ES (2) ES2272407T3 (pt)
FR (1) FR2785930B1 (pt)
PT (2) PT1157179E (pt)
WO (1) WO2000029697A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR3016384B1 (fr) 2014-01-16 2016-11-25 Aqua Invest Panneau souple submersible pour bassin et procede de fabrication
FR3053713A1 (fr) * 2016-07-11 2018-01-12 Bluewood Fond mobile pour bassin

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3184763A (en) * 1963-03-06 1965-05-25 Donald P Kennedy Safety cover for swimming pools
US3423768A (en) * 1965-10-22 1969-01-28 Lee E Glenn Safety platform for swimming pools
US3813704A (en) * 1972-06-19 1974-06-04 D Troiano Floatable safety cover for swimming pools
AU2574077A (en) * 1976-09-01 1978-12-07 Coutts I B Swimming pool cover
WO1981000129A1 (en) * 1979-07-03 1981-01-22 Kirk C J Eng Ltd Swimming pool cover
AT370481B (de) * 1980-07-09 1983-04-11 Dipl Ing Dr Tech Heinz Sernetz Abdeckung fuer ein mit fluessigkeit gefuelltes becken
DE3324406C1 (de) * 1983-07-06 1984-11-22 Gustav 8922 Peiting Stifter Fluiddichte gelenkige Verbindung zwischen Hohlprofilen

Also Published As

Publication number Publication date
EP1157179B1 (fr) 2006-10-04
ATE337453T1 (de) 2006-09-15
DE69932955T2 (de) 2007-05-10
DE69933479D1 (de) 2006-11-16
FR2785930A1 (fr) 2000-05-19
CA2350672A1 (fr) 2000-05-25
PT1205615E (pt) 2007-01-31
FR2785930B1 (fr) 2001-03-23
CA2350672C (fr) 2007-02-06
DE69932955D1 (de) 2006-10-05
AU1166900A (en) 2000-06-05
US6473914B1 (en) 2002-11-05
EP1205615B1 (fr) 2006-08-23
EP1157179A1 (fr) 2001-11-28
ATE341682T1 (de) 2006-10-15
DE69933479T2 (de) 2007-06-14
EP1205615A1 (fr) 2002-05-15
ES2274657T3 (es) 2007-05-16
ES2272407T3 (es) 2007-05-01
WO2000029697A1 (fr) 2000-05-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2250365T3 (es) Drenaje y estructura de edificio que tiene un drenaje.
ES2587341T3 (es) Barandilla de planchas de vidrio
US4403137A (en) Method of heating a body of liquid and a water heating unit for tanks utilizing such method
US4143644A (en) Apparatus for producing useful heat from solar radiation
BR112020017155A2 (pt) Dispositivo de estágio de equipamento para geração de energia solar do tipo flutuante
US4574405A (en) Water level control device
PT1157179E (pt) Painel submergível flexível para tanques constituído por elementos modulares ocos alongados agrupados entre eles
KR100922874B1 (ko) 수로관
JPS61276688A (ja) 直交流冷却塔および流動水の運動エネルギの比較的均一な分散方法
US4716603A (en) Swimming pool cover
CN101142414B (zh) 作用保管型虹吸管装置
CN105145392B (zh) 滚塑畜牧水槽
US4266304A (en) Flush tank water saver
CN213508568U (zh) 一种防积水综合混泥土管廊结构
CN207220598U (zh) 一种地漏性能检测展示柜的改进结构
US6503241B1 (en) Pool heating apparatus
CN207228363U (zh) 一种具有断热桥作用的导水条
KR890003559Y1 (ko) 온수보일러의 관연결장치
CN205052475U (zh) 滚塑畜牧水槽
ES2714131T3 (es) Sistema de calefacción o refrigeración con un fluido de transferencia, del tipo bajo suelo
KR890006069Y1 (ko) 온수기용 물통
KR890004142Y1 (ko) 어항을 이용한 분수장치
CN206308139U (zh) 一种景观瀑布污水处理设备
CN210773645U (zh) 一种冷却塔布水装置
KR101013881B1 (ko) 수중폭기장치