PT1101559E - Processo para a soldobrasagem msg e utilização de um gás de protecção - Google Patents

Processo para a soldobrasagem msg e utilização de um gás de protecção Download PDF

Info

Publication number
PT1101559E
PT1101559E PT00122769T PT00122769T PT1101559E PT 1101559 E PT1101559 E PT 1101559E PT 00122769 T PT00122769 T PT 00122769T PT 00122769 T PT00122769 T PT 00122769T PT 1101559 E PT1101559 E PT 1101559E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
soldering
gas
msg
welding
mig
Prior art date
Application number
PT00122769T
Other languages
English (en)
Inventor
Friedrich Tischler
Original Assignee
Linde Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Linde Ag filed Critical Linde Ag
Publication of PT1101559E publication Critical patent/PT1101559E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23KSOLDERING OR UNSOLDERING; WELDING; CLADDING OR PLATING BY SOLDERING OR WELDING; CUTTING BY APPLYING HEAT LOCALLY, e.g. FLAME CUTTING; WORKING BY LASER BEAM
    • B23K9/00Arc welding or cutting
    • B23K9/16Arc welding or cutting making use of shielding gas
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23KSOLDERING OR UNSOLDERING; WELDING; CLADDING OR PLATING BY SOLDERING OR WELDING; CUTTING BY APPLYING HEAT LOCALLY, e.g. FLAME CUTTING; WORKING BY LASER BEAM
    • B23K1/00Soldering, e.g. brazing, or unsoldering
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23KSOLDERING OR UNSOLDERING; WELDING; CLADDING OR PLATING BY SOLDERING OR WELDING; CUTTING BY APPLYING HEAT LOCALLY, e.g. FLAME CUTTING; WORKING BY LASER BEAM
    • B23K3/00Tools, devices, or special appurtenances for soldering, e.g. brazing, or unsoldering, not specially adapted for particular methods
    • B23K3/04Heating appliances
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23KSOLDERING OR UNSOLDERING; WELDING; CLADDING OR PLATING BY SOLDERING OR WELDING; CUTTING BY APPLYING HEAT LOCALLY, e.g. FLAME CUTTING; WORKING BY LASER BEAM
    • B23K35/00Rods, electrodes, materials, or media, for use in soldering, welding, or cutting
    • B23K35/22Rods, electrodes, materials, or media, for use in soldering, welding, or cutting characterised by the composition or nature of the material
    • B23K35/38Selection of media, e.g. special atmospheres for surrounding the working area
    • B23K35/383Selection of media, e.g. special atmospheres for surrounding the working area mainly containing noble gases or nitrogen

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Plasma & Fusion (AREA)
  • Arc Welding In General (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Preventing Corrosion Or Incrustation Of Metals (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
"PROCESSO PARA A SOLDOBRASAGEM MSG E UTILIZAÇÃO DE UM GÁS DE PROTECÇÃO" A invenção é relativa a um processo para a soldobrasagem MSG de materiais metálicos, mediante a utilização de metais de adição/soldas, de acordo com o conceito superior da reivindicação 1 (ver, por exemplo, o JP-A-91 248 668).
Na aplicação industrial, há muito que está estabelecida a soldadura para ligar peças de trabalho metálicas. Aquando da soldagem, ocorre a fusão das peças de trabalho a serem ligadas.
Na soldadura com gás de protecção de metais (soldadura MSG), um arco eléctrico queima num invólucro de gás de protecção. Como variantes processuais da soldadura MSG, emprega-se sobretudo, e por um lado, com eléctrodo consumivel, a soldadura com gás inerte de metais (soldadura MIG), ou a soldadura com gás activo de metais (soldadura MAG) e, por outro lado, a soldadura com gás inerte de volfrâmio (soldadura WIG) com eléctrodo não consumivel. Além disso, a soldadura por plasma de volfrâmio (soldadura WP) representa uma variante processual adicional da soldadura MSG com eléctrodo não consumivel. As instalações e os equipamentos necessários à soldadura MSG são bem conhecidos nos sectores da especialidade.
Porém, apesar da plenitude dos processos de soldagem entretanto desenvolvidos e à disposição com variantes, existem possibilidades de aplicação da soldobrasagem como alternativa à soldagem. 2
Assim sendo, por exemplo a soldadura de peças de trabalho galvanizadas, aluminizadas ou revestidas de outra forma acarreta problemas. Com isto, os gases originados na ligação de chapas galvanizadas, devido ao baixo ponto de evaporação do zinco, afectam o arco eléctrico aquando da soldagem e levam a níveis de instabilidade do arco eléctrico. Daqui resultam poros e salpicos de soldadura.
Como alternativas eficientes e também baratas às técnicas de soldadura correntes, emprega-se por conseguinte as soldobrasagens MIG e WIG. Por soldobrasagem, designa-se um processo térmico de junção de materiais, originando-se uma fase líquida através da fusão de um metal de adição (solda). Na soldobrasagem não se atinge, ao contrário da soldadura, a temperatura de sólido das peças de trabalho a serem ligadas. A soldobrasagem MIG ou WIG é um processo de soldobrasagem/soldadura forte, no qual a ligação pelo material de adição é feita pela utilização de equipamentos para soldadura com gás de protecção MIG ou WIG. Na soldobrasagem MIG ou WIG, não se funde o material de base, produzindo-se em vez uma ligação forte por metal de adição (soldobrasagem = brasagem = soldadura forte) das peças de trabalho. Os metais de adição empregues têm pontos de fusão relativamente baixos, na ordem de grandeza de até cerca de 1 000°C (por exemplo, de 600 a 700°C).
Na soldobrasagem MIG ou WIG, emprega-se usualmente árgon, hélio ou uma mistura de árgon e de hélio como gás de protecção.
No entanto, também surgem por vezes problemas no caso da 3 soldobrasagem MSG sob gases de protecção inertes (soldobrasagens MIG ou WIG). Ocorrem ainda, por exemplo, instabilidades do arco eléctrico, que acarretam perdas claras de qualidade.
Por conseguinte, a presente invenção teve por objectivo apresentar um processo para a soldobrasagem MSG do tipo mencionado no inicio, que permitisse uma melhoria dessa soldobrasagem MSG. Sobretudo, deverá conseguir-se com a invenção no caso da soldobrasagem MSG, um arco eléctrico estável, uma maior velocidade de processamento e uma maior qualidade da ligação por metal de adição (soldobrasagem).
Este objectivo é atingido em conformidade com a invenção, através das caracteristicas definidas na reivindicação 1.
De forma surpreendente, verificou-se que, através da adição por mistura de pelo menos um componente de gás activo a um ou mais componentes de gás inerte do gás de protecção, é possível melhorar a soldobrasagem MSG da forma pretendida. A invenção inclui as variantes processuais da soldobrasagem MSG com eléctrodo consumível (soldobrasagens MIG ou MAG) e com eléctrodo não consumível (soldobrasagens WIG e WP).
Visto que o gás de protecção, além de gás inerte ou de gases inertes, apresenta pelo menos um componente de gás activo, será possível - no caso do processo segundo a invenção para a soldobrasagem MSG com eléctrodo consumível, em comparação com a soldobrasagem MIG conhecida sob gases de protecção (apenas) inertes, - fazer aqui referência a uma soldobrasagem MAG ou também soldobrasagem MIG-MAG. Para a soldobrasagem WIG e para a soldobrasagem WP, existem as 4 respectivas abreviaturas apresentadas, relativas à utilização de gases activos, da tecnologia das soldaduras.
Como componentes de gás activo, emprega-se oxigénio e/ou dióxido de carbono. Isto é surpreendente, na medida em que o gás de protecção na soldobrasagem tem justamente por função impedir de forma suficiente a formação de óxidos durante o processo de soldobrasagem (ver, por exemplo, a DIN 8505). No entanto, verificou-se que, através da adição segundo a invenção de gás activo a gás de protecção inerte, é possível atingir uma maior velocidade de processamento e um arco eléctrico estável, ao mesmo tempo que uma maior qualidade da ligação de soldobrasagem no caso da soldobrasagem MSG.
Contudo, a adição de gás activo não deve ser demasiado grande, de modo a que a mistura de gás possa cumprir a sua função como gás de protecção. Nas variantes processuais com eléctrodo não consumível (soldobrasagem wig e soldobrasagem WP), o teor de gás activo no gás de protecção é também limitado, dado que, no caso de teores demasiado elevados de gás activo no gás de protecção, se pode provocar danos nos eléctrodos. Verificou-se serem adequadas à soldobrasagem MSG de acordo com a invenção, misturas de gás de protecção com um teor de gás activo de 0,01 a 0,5% de vol., de preferência de 0,01 a 0,2% de vol., com particular preferência de 0,02 a 0,1% de vol. No âmbito da invenção, num gás de protecção com oxigénio e dióxido de carbono, o teor de oxigénio na mistura de gás de protecção pode ser escolhido para ser igual, superior ou inferior ao teor de dióxido de carbono.
Os gases inertes adequados ao gás de protecção são árgon e 5 hélio. A mistura de gás contém o gás inerte árgon, e 0 a 50% de vol. de hélio, de preferência 10 a 40% de vol. de hélio.
Em conformidade com a invenção, o material adicional empregue como metal de adição (solda) contém cobre (Cu). Em termos preferenciais, os metais de adição empregues são ligas de aluminio-bronze (Ai Bz), por exemplo Ai Bz 10 Fe, Ai Bz 8 e outras do género.
No processo segundo a invenção para a soldobrasagem MSG, é possível utilizar, como materiais metálicos, aços não ligados, aços pouco ligados ou aços fortemente ligados, em particular aços de crómio-niquel (CrNi-aços), cobre (Cu) e materiais contendo Cu, em particular metais não-ferrosos contendo Cu. Os materiais metálicos a serem trabalhados por meio de soldobrasagem MSG podem ser aqui revestidos (por exemplo, revestimentos contendo zinco ou alumínio) ou então não revestidos. A soldobrasagem MSG de acordo com a invenção, distingue-se pelo facto de ser possível, com custos relativamente baixos, uma ligação por soldobrasagem com uma reduzida ligação térmica e com uma reduzida deformação.
Na invenção, emprega-se como tipos de arco eléctrico na soldobrasagem MSG com eléctrodo consumível, sobretudo os arcos eléctricos curtos e os pulsados.
Com a soldobrasagem MSG segundo a invenção, encontra-se à disposição um processo com uma elevada qualidade reproduzível. A soldobrasagem MSG adequa-se a diferentes geometrias de costura de solda, por exemplo, ligação de 6 ângulo interior ou ligação de ângulo em junta sobreposta, podendo também ser empregue na ligação em ângulo exterior. Além disso, são permitidos maiores níveis de tolerância, visto que os reduzidos interstícios de ar são de muito bom preenchimento na soldobrasagem MSG.
Lisboa, 22 de Fevereiro de 2007
PT00122769T 1999-10-28 2000-10-19 Processo para a soldobrasagem msg e utilização de um gás de protecção PT1101559E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19952043A DE19952043A1 (de) 1999-10-28 1999-10-28 Verfahren zum MSG-Löten und Verwendung eines Schutzgases

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1101559E true PT1101559E (pt) 2007-03-30

Family

ID=7927238

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT00122769T PT1101559E (pt) 1999-10-28 2000-10-19 Processo para a soldobrasagem msg e utilização de um gás de protecção

Country Status (6)

Country Link
US (1) US6624387B1 (pt)
EP (1) EP1101559B1 (pt)
AT (1) ATE346712T1 (pt)
DE (2) DE19952043A1 (pt)
ES (1) ES2277582T3 (pt)
PT (1) PT1101559E (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10019095B4 (de) * 2000-04-18 2004-07-22 Alexander Binzel Schweisstechnik Gmbh & Co. Kg Verfahren zum Plasma-Pulver-Löten
DE10042989C2 (de) * 2000-09-01 2002-07-18 Thyssenkrupp Stahl Ag Fahrzeugrad in Leichtbauweise
DE10062564A1 (de) * 2000-12-15 2002-06-20 Linde Ag Schutzgas und Verfahren zum Lichtbogenschweißen
DE10062563A1 (de) * 2000-12-15 2002-06-20 Linde Ag Schutzgas und Verfahren zum Lichtbogenschweißen
DE10128461C2 (de) * 2001-06-12 2003-12-11 Ks Kolbenschmidt Gmbh Gekühlter Ringträger
DE10162937A1 (de) * 2001-12-20 2003-07-03 Linde Ag Verfahren zum Fügen artverschiedener Verbindungen unter Schutzgas
DE10162938A1 (de) 2001-12-20 2003-07-03 Linde Ag Verfahren zur Herstellung einer Schutzgasmischung
DE10257803B4 (de) * 2002-12-11 2007-05-31 Air Liquide Deutschland Gmbh Schutzgasgemisch für das Laser-Löten von Metallwerkstoffen
DE10328968A1 (de) * 2003-06-26 2005-01-13 Linde Ag Metall-Schutzgas-Fügen mit wechselnder Polarität
DE102004021065A1 (de) 2004-04-29 2005-11-24 Linde Ag Herstellung einer Schutzgasmischung zum Lichtbogen-Fügen
CN1305626C (zh) * 2004-12-24 2007-03-21 上海工程技术大学 氩弧铬铁钎炬
CN1296166C (zh) * 2004-12-24 2007-01-24 上海工程技术大学 氩弧铬铁钎焊的方法及其装置
FR2886561B1 (fr) * 2005-06-06 2007-09-07 Air Liquide Procede de soudo-brasage tig avec melange argon, helium et hydrogene
JP5066683B2 (ja) * 2005-08-11 2012-11-07 国立大学法人大阪大学 Tig溶接方法および被溶接物
DE102005040552A1 (de) * 2005-08-26 2007-03-01 Linde Ag Verfahren zum Lichtbogenfügen
DE102006062782B4 (de) * 2006-12-02 2010-07-22 Thyssenkrupp Vdm Gmbh Eisen-Nickel-Legierung mit hoher Duktilität und geringem Ausdehnungskoeffizienten
JP2009297738A (ja) * 2008-06-12 2009-12-24 Taiyo Nippon Sanso Corp アークブレージング用シールドガスおよびこれを用いたアークブレージング方法
US9352416B2 (en) * 2009-11-03 2016-05-31 The Secretary, Department Of Atomic Energy, Govt. Of India Niobium based superconducting radio frequency(SCRF) cavities comprising niobium components joined by laser welding, method and apparatus for manufacturing such cavities
DE102012107896A1 (de) 2012-08-28 2014-03-06 Reinhausen Plasma Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum Verbinden von Leitern mit Substraten
IT202100007253A1 (it) * 2021-03-25 2022-09-25 Atb Riva Calzoni S P A Processo di saldatura di componenti in rame

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2789065A (en) * 1953-11-05 1957-04-16 Ampco Metal Inc Aluminum bronze weld rod
US3575568A (en) * 1967-06-08 1971-04-20 Rikagaku Kenkyusho Arc torch
US3601573A (en) * 1969-10-13 1971-08-24 Chrysler Corp Fluxless argon arc soldering
SE444279B (sv) * 1984-08-10 1986-04-07 Aga Ab Sett att forbinda ett forbindningsstycke av metall vid en metallyta
DE4138835A1 (de) * 1991-11-26 1993-05-27 Linde Ag Schutzgas-lichtbogen-schweissverfahren mit speziellem schutzgas
FR2684910B1 (fr) * 1991-12-12 1995-07-28 Air Liquide Procede de soudage ou de brasage de pieces en metal fortement oxydable.
US5735451A (en) * 1993-04-05 1998-04-07 Seiko Epson Corporation Method and apparatus for bonding using brazing material
US5476210A (en) * 1993-06-25 1995-12-19 Fuji Jukogyo Kabushiki Kaisha Structure for joining plate elements and method for joining the same
DE4327671A1 (de) * 1993-08-17 1995-02-23 Linde Ag Schutzgas-Lichtbogen-Schweißverfahren für Nicht-Eisenmetalle, insbesondere Aluminiumwerkstoffe
DE4336000A1 (de) * 1993-10-21 1995-04-27 Siemens Ag Verfahren und Vorrichtung zum Kontaktieren des Wicklungsdrahtes einer Spule mit einem Anschlußstift
JP3312377B2 (ja) * 1993-12-09 2002-08-05 セイコーエプソン株式会社 ろう材による接合方法及び装置
JPH10508432A (ja) * 1994-11-04 1998-08-18 シーメンス アクチエンゲゼルシヤフト コイル巻線のコンタクトのための方法及び装置
JPH09248668A (ja) * 1996-03-15 1997-09-22 Kyodo Sanso Kk ガスシールド消耗電極式アークろう付け法
SE9601109A0 (sv) * 1996-03-22 1997-09-23 Aga Ab Lödningsförfarande med användning av en konsumerbar trådelektrod
US5793009A (en) * 1996-06-20 1998-08-11 General Electric Company Apparatus for joining metal components using broad, thin filler nozzle
SE508596C2 (sv) * 1996-11-13 1998-10-19 Aga Ab Förfarande för hårdlödning medelst plasma
DE19849510A1 (de) * 1998-10-27 2000-05-04 Messer Griesheim Gmbh Verfahren zum Lichtbogen-Hartlöten unter Schutzgas

Also Published As

Publication number Publication date
US6624387B1 (en) 2003-09-23
DE19952043A1 (de) 2001-05-03
EP1101559A2 (de) 2001-05-23
ES2277582T3 (es) 2007-07-16
EP1101559B1 (de) 2006-11-29
DE50013810D1 (de) 2007-01-11
EP1101559A3 (de) 2003-10-22
ATE346712T1 (de) 2006-12-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1101559E (pt) Processo para a soldobrasagem msg e utilização de um gás de protecção
Svensson Control of microstructures and properties in steel arc welds
US7189941B2 (en) Process for making heterogeneous joints under shielding gas
US7329828B2 (en) Method for inert gas welding or inert gas soldering of workpieces comprising identical or different metals or metal alloys by means of an additional Zn/Al metal
BRPI0505405B1 (pt) eletrodo com núcleo de baixa absorção de umidade, método para formar um filete de solda de baixo teor de hidrogênio difusível e componente de estabilização de arco.
KR940000204A (ko) 연기의 발생을 감소시키는 용접봉
US6969818B2 (en) Tandem welding shielding gases
US3560702A (en) Composite electrode for consumable electrode arc welding process
CA2019743A1 (en) Gas metal arc welding of aluminum-based workpieces
US6111219A (en) Shielding gas mixture for gas-metal arc welding
EP3444063A2 (en) Electrodes for forming austenitic and duplex steel weld metal
US2761047A (en) Joining aluminum and aluminum alloy to titanium and titanium alloy
JP5980778B2 (ja) 酸化性ガスを用いてアルミニウム被覆金属部品をアーク溶接する方法
ATE144449T1 (de) Schutzgas-lichtbogen-schweissverfahren für nicht- eisenmetalle, insbesondere aluminiumwerkstoffe
US20050230357A1 (en) Shielding gas and arc-welding method
KR101910216B1 (ko) 니켈 함량이 높은 강철의 용접용 플럭스-코어드 와이어
JP2001259888A (ja) 耐ピット及び耐ブローホール性能が優れた亜鉛メッキ鋼板溶接用フラックス入りワイヤ
US6303892B1 (en) Process for the TIG alternating-current welding of aluminum
Gray et al. Control of particulate emissions from electric-arc welding by process modification
JP2007083303A (ja) Migブレージング用シールドガスおよびこのシールドガスを用いた溶接方法
WO2004080638A2 (en) Gas composition for arc welding
JPH0227073B2 (pt)
JPS61180696A (ja) 鉄粉系太径フラツクス入りワイヤ
SU369996A1 (ru) Порошковая проволока
Singh Arc Welding Processes