PT106467A - Painel laminado impermeável com uma camada estrutural de material à base de cortiça - Google Patents

Painel laminado impermeável com uma camada estrutural de material à base de cortiça Download PDF

Info

Publication number
PT106467A
PT106467A PT106467A PT10646712A PT106467A PT 106467 A PT106467 A PT 106467A PT 106467 A PT106467 A PT 106467A PT 10646712 A PT10646712 A PT 10646712A PT 106467 A PT106467 A PT 106467A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
layer
cork
thickness
panel according
quot
Prior art date
Application number
PT106467A
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Antonio Marchao Das Chagas
Graca Maria Ferreira Da Rocha
Original Assignee
Amorim Revestimentos S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Amorim Revestimentos S A filed Critical Amorim Revestimentos S A
Priority to PT106467A priority Critical patent/PT106467A/pt
Publication of PT106467A publication Critical patent/PT106467A/pt

Links

Landscapes

  • Floor Finish (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A UM PAINEL LAMINADO IMPERMEÁVEL POSSUINDO UMA CAMADA ESTRUTURAL À BASE DE CORTIÇA. O PAINEL LAMINADO IMPERMEÁVEL DA INVENÇÃO COMPREENDE UMA CAMADA (1) ESTRUTURAL CONSTITUÍDA POR UM COMPÓSITO DE CORTIÇA E MATERIAL POLIMÉRICO, UMA CAMADA (3) DE TOPO DE MATERIAL POLIMÉRICO DISPOSTA NUMA FACE DA CAMADA (1) ESTRUTURAL E EVENTUALMENTE UMA CAMADA (2) DE BASE DE MATERIAL POLIMÉRICO DISPOSTA NA OUTRA FACE DA CAMADA (1) ESTRUTURAL. O PAINEL LAMINADO DA INVENÇÃO PODERÁ SER AINDA DOTADO DE UMA PELÍCULA (5) IMPRESSA DISPOSTA SOBRE A CAMADA (3) DE TOPO E UMA CAMADA (6) DE DESGASTE TRANSPARENTE DISPOSTA SOBRE A PELÍCULA (5) IMPRESSA. A UNIÃO DAS REFERIDAS CAMADAS (1, 2, 3, 5, 6) OBTÉM-SE, DE UM MODO PREFERIDO, POR COLAGEM. O PRESENTE PAINEL APLICA-SE, PARTICULARMENTE, A PAVIMENTOS.

Description

DESCRIÇÃO "PAINEL LAMINADO IMPERMEÁVEL COM UMA CAMADA ESTRUTURAL DE MATERIAL À BASE DE CORTIÇA"
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um painel laminado impermeável, possuindo uma camada estrutural de material à base de cortiça. A presente invenção aplica-se, sem estar limitada, a pavimentos.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO É bem conhecida a utilização da cortiça numa diversidade de aplicações industriais e, mais particularmente, em pavimentos, paredes e tectos.
As caracteristicas naturais do material de cortiça têm sido exaustivamente exploradas na produção de pavimentos dotados de caracteristicas excepcionais em termos de amortecimento de impactos de passos, bem como de isolamento acústico e térmico, entre outras.
Estas caracteristicas dos pavimentos que utilizam materiais de cortiça proporcionam elevados níveis de conforto aos seus utilizadores, sendo que a combinação da cortiça com outros materiais permite ainda acrescentar uma maior versatilidade a estes produtos, nomeadamente, no que se refere aos aspectos 1 estéticos e a outros como, por exemplo, a resistência ao desgaste.
No entanto, dada a conhecida permeabilidade a liquidos, nomeadamente água, os pavimentos de material à base de cortiça não têm encontrado aplicação fiável em locais sujeitos a elevados níveis de humidade e/ou contacto frequente com água e soluções aquosas, tal como em cozinhas, casas de banho, saunas, instalações circundantes de piscinas e semelhantes. Efectivamente, dada a natureza das actividades que ocorrem nestes locais, para além das atmosferas intrinsecamente húmidas, são necessárias acções frequentes de lavagem, as quais se mostram incompatíveis com a utilização do material de cortiça, que, como se referiu, não apresenta uma adequada resistência a meios húmidos. A técnica tem desenvolvido produtos à base de cortiça que apresentam uma combinação de materiais com vista a ultrapassar este problema, nomeadamente, através de produtos em "sanduíche", nos quais a camada de cortiça é revestida por camadas de materiais impermeáveis. No entanto, estas soluções não se têm mostrado suficientemente fiáveis, devido, principalmente, à infiltração dos líquidos nas zonas de união entre painéis ou nas zonas de ligaçao às paredes do local, migrando em seguida para a camada de cortiça.
Estas deficiências ou dificuldades na impermeabilização dos pavimentos à base de cortiça proporcionam, no decurso da normal utilização de tais espaços húmidos, a degradação da camada de cortiça, com impacto negativo na integridade estrutural do pavimento, para além do efeito prejudicial no que se refere à salubridade desses espaços. 2
Por estes motivos, até ao presente, não tem sido possível dotar os referidos espaços húmidos, nomeadamente cozinhas e casas de banho, de pavimentos de material à base de cortiça para, desse modo, beneficiar das suas vantagens em termos de conforto e isolamento térmico e acústico. A patente Europeia EP 1634696 BI divulga um elemento de pavimento de várias camadas, compreendendo uma camada de núcleo e uma camada de revestimento, que está disposta acima da camada de núcleo. A camada de núcleo contém um material de madeira resistente à pressão e a camada de revestimento contém cloreto de polivinilo com estrutura heterogénea que compreende um núcleo de espuma e está disposto entre duas ou mais folhas. Abaixo da camada de núcleo está disposta uma camada de cortiça que apresenta uma espessura entre 1,0 e 3,0 mm. A patente Europeia EP 528194 BI refere-se a um processo para a produção de pavimentos a partir de copolímeros de etileno-acetato de vinilo e de materiais de enchimento com uma cobertura transparente sem PVC. 0 copolímero de etileno linear de baixa densidade e/ou muito baixa densidade, contendo até 2% em peso de auxiliares de processamento convencionais, é derretido e desenrolado sobre uma calandra para se obter uma folha. Essa folha é depois duplicada ou triplicada com as folhas de pavimento sem PVC com base no copolímero de etileno-acetato de vinilo e, de um modo opcional, proporcionada com um suporte de base de um pano, tecido ou não-tecido, ou cortiça. O pedido de patente Japonesa JP 9151596 A divulga um pavimento laminado compreendendo uma camada de resina de cloreto de vinilo e pó de madeira, um adesivo, uma camada de cortiça e 3 uma camada de superfície transparente. A camada de cortiça é formada por cortiça natural ou cortiça comprimida e possui uma espessura de 0,3-3 mm. O pedido de patente Alemão DE 102007008062 divulga um processo de produção de ladrilhos, para pavimento, com impressão digital em cortiça. Este pedido reivindica ainda o ladrilho, fabricado pelo referido processo, compreendendo: uma camada de isolamento, uma camada de HDF, cortiça de elevada densidade (espessura de 2 a 5 mm) , uma tinta de base acrílica, uma camada de verniz de cura por UV e duas a quatro camadas de vedante.
Embora os documentos anteriores divulguem elementos para pavimentos compreendendo combinações laminadas de material de cortiça e termoplásticos, estes não conseguem resolver os problemas relacionados com a permeabilidade da cortiça a líquidos e, por conseguinte, não são passíveis de serem aplicados de modo fiável em espaços húmidos e/ou sujeitos a operações de lavagem frequentes.
De acordo com o exposto, existe a necessidade de um painel laminado de material à base de cortiça, apresentando um elevado nível de impermeabilização e um custo competitivo, que permita a instalação de um pavimento impermeável em espaços húmidos, possibilitando a combinação das exigentes acções de utilização e manutenção desses espaços com as características de conforto e isolamento térmico/acústico proporcionadas por um pavimento à base de cortiça. 4
SUMARIO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um painel laminado compreendendo: • uma camada (1) estrutural constituída por um compósito de cortiça e material polimérico, • uma camada (3) de topo de material polimérico disposta numa face da camada (1) estrutural.
De um modo preferido, o painel da invenção compreende ainda uma camada (2) de base de material polimérico disposta na outra face da camada (1) estrutural.
Num aspecto da presente invenção, o referido material polimérico da camada (1) estrutural é policloreto de vinilo e as camadas de base (2) e de topo (3) são, igualmente, de policloreto de vinilo.
De um modo preferido, a camada (1) estrutural possui uma espessura compreendida no intervalo de 1 a 5 mm, possuindo a camada (2) de base e a camada (3) de topo, cada uma delas, uma espessura compreendida no intervalo de 0,4 a 2 mm.
Numa forma de realização, o painel da invenção compreende uma camada (1) estrutural com 3 mm de espessura, uma camada (2) de base de policloreto de vinilo com 1,2 mm de espessura e uma camada (3) de topo de policloreto de vinilo com 1,8 mm de espessura. 5
Numa forma de realização preferida, o painel compreende ainda uma película (5) impressa disposta sobre a camada (3) de topo e uma camada (6) de desgaste transparente disposta sobre a película (5) impressa.
De um modo preferido, a referida película (5) impressa possui uma espessura até 0,1 mm e a referida camada (6) de desgaste possui uma espessura no intervalo de 0,2 a 1 mm.
Numa forma de realização, as referidas camadas (1, 2, 3, 5, 6) estão unidas por colagem. A presente invenção refere-se ainda a um pavimento formado pelos painéis acima descritos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A seguir procede-se à descrição da invenção fazendo referência aos desenhos anexos, em que: A Fig. 1 é uma vista esquemática em perspectiva de uma forma de realização possível de um painel laminado da invenção. A Fig. 2 é uma vista esquemática em perspectiva de uma forma de realização preferida do painel da invenção. A Fig. 3 é uma vista em planta de um pavimento construído a partir da união de painéis da invenção, mostrando as juntas de união entre painéis. 6
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um painel laminado compreendendo uma camada estrutural de um compósito de cortiça e material polimérico, para formação de um pavimento impermeável que possa ser utilizado em espaços húmidos, assegurando simultaneamente as características excepcionais em termos de conforto e isolamento térmico/acústico reconhecidas aos pavimentos à base de cortiça. A expressão "material de cortiça" ou simplesmente "cortiça" refere-se a cortiça natural, cortiça natural colmatada, cortiça aglomerada, cortiça micro-aglomerada ou semelhantes e suas combinações. A expressão "cortiça aglomerada" refere-se, de acordo com a norma ISO 2190, a material de cortiça que compreende, pelo menos, 51% (em peso) de granulado de cortiça com uma granulometria mínima de 0,5 mm e um teor em água igual ou inferior a 8%, sendo que a expressão "cortiça micro-aglomerada" se refere a cortiça aglomerada, mas cujos grãos de cortiça possuem uma granulometria de 0,5 - 2 mm. A expressão "material à base de cortiça", no contexto da presente invenção, refere-se a material de cortiça, tal como definido acima, combinado com outro material, tal como, por exemplo, na forma de um composto de material polimérico e material de cortiça. A expressão "material polimérico" refere-se a material que, de acordo com as suas caracteristicas mecânicas, pode ser 7 dividido em termoplásticos, termoendurecíveis e elastómeros. Os termoplásticos incluem os conhecidos plásticos, largamente disponíveis no mercado, que podem ser fundidos várias vezes e, nalguns casos, podem até dissolver-se em vários solventes, sendo, por isso, materiais recicláveis. Os termoendurecíveis são rígidos e frágeis, sendo muito estáveis a variações de temperatura, embora o aquecimento do polímero termoendurecível acabado promova a decomposição do material antes de sua fusão, tornando a sua reciclagem complicada. No que se refere aos elastómeros, estes materiais apresentam alta elasticidade, não sendo rígidos como os termoendurecíveis e não sendo passíveis de serem fundidos, situação que reduz as possibilidades de reciclagem.
Note-se que independentemente da apresentação explicita da expressão quantitativa "cerca de X", qualquer valor X apresentado no decurso da presente descrição deve ser interpretado como um valor aproximado do valor X real, uma vez que tal aproximação ao valor real seria razoavelmente esperada pelo especialista na técnica devido a condições experimentais e/ou de medição que introduzem desvios ao valor real.
Salvo indicação em contrário, os intervalos de valores apresentados na presente descrição destinam-se a proporcionar um modo simplificado e tecnicamente aceite para indicar cada valor individual dentro do respectivo intervalo. A título de exemplo, a expressão "1 a 2" ou "entre 1 e 2" significa qualquer valor dentro deste intervalo, por exemplo 1,0; 1,1; 1,2; 1,3; 1,4; 1,5; 1,6; 1,7; 1,8; 1,9; 2,0. Todos os valores mencionados na presente descrição devem ser interpretados como valores aproximados, por exemplo a referência a "2,0" significa "cerca de 2,0". 8
No contexto da presente descrição, o termo "compreendendo" deve ser entendido como "incluindo, entre outros". Como tal, o referido termo não deve ser interpretado como "consistindo apenas de".
Fazendo referência às Fig. 1 e 2, o painel laminado da presente invenção compreende: • uma camada (1) estrutural constituída por um compósito de cortiça e material polimérico e • uma camada (3) de topo de material polimérico disposta numa face da camada (1) estrutural.
Está igualmente contemplada a possibilidade de existir uma camada (2) de base de material polimérico disposta na outra face da referida camada (1) estrutural.
Numa forma de realização preferida, o referido material polimérico da camada (1) estrutural é policloreto de vinilo (também designado como PVC).
Este compósito é particularmente adequado, uma vez que a combinação da cortiça com o PVC proporciona um elevado nível de impermeabilização ao material de cortiça, o que, em combinação com as camadas poliméricas envolventes, proporciona um painel apresentando um elevado nível de impermeabilização, adequado para a formação de um pavimento que pode ser aplicado, a um custo competitivo, em espaços como, por exemplo, cozinhas e casas de banho. 9
Note-se que, em função das propriedades combinadas requeridas para a camada (1) estrutural, o compósito de material polimérico e cortiça poderá combinar ainda outro material adicional seleccionado do grupo compreendendo, fibras naturais, fibras sintéticas e suas combinações. A camada (2) de base e a camada (3) de topo são de material polimérico seleccionado do grupo compreendendo policloreto de vinilo, polietileno, polipropileno, poliestireno, polietileno tereftalato, etileno vinil acetato, poliuretano, teflon, borracha e semelhantes e suas combinações.
Numa forma de realização preferida, a camada (2) de base e a camada (3) de topo são de policloreto de vinilo.
De um modo preferido, a camada (1) estrutural possui uma espessura compreendida no intervalo de cerca de 1 a 5 mm, de um modo mais preferido cerca de 2 a 4 mm, de um modo ainda mais preferido cerca de 3 mm. A camada (2) de base e a camada (3) de topo possuem, cada uma delas, de um modo preferido, uma espessura compreendida no intervalo de cerca de 0,4 a 2 mm, de um modo mais preferido cerca de 1 a 2 mm. De um modo ainda mais preferido, a camada (2) de base possui uma espessura de cerca de 1,2 mm e a camada (3) de topo possui uma espessura de cerca de 1,8 mm.
Como se pode ver na Fig. 2, o painel laminado da invenção compreende ainda uma película (5) impressa disposta sobre a camada (3) de topo e uma camada (6) de desgaste transparente disposta sobre a película (5) impressa. Naturalmente, o painel poderá compreender apenas uma das camadas (5, 6). Deste modo, é 10 possível criar padrões com vista ao enriquecimento estético do pavimento, bem como proteger o pavimento do desgaste provocado pela utilização. A referida película (5) impressa possui uma espessura até cerca de 0,2 mm, de um modo preferido até cerca de 0,1 mm e a referida camada (6) de desgaste possui uma espessura no intervalo de cerca de 0,2 a 1 mm, de um modo preferido cerca de 0,3 a 0,8 mm, de um modo mais preferido cerca de 0,4 mm.
Numa forma de realização preferida, o painel impermeável de cortiça da invenção possui uma camada (1) estrutural de um compósito de cortiça e policloreto de vinilo com 3 mm de espessura, uma camada (2) de base de policloreto de vinilo com 1,2 mm de espessura e uma camada (3) de topo de policloreto de vinilo com 1,8 mm de espessura, na qual está disposta uma película (5) impressa de 0,1 mm e, sobre esta, uma camada (6) de desgaste de 0,4 mm. A união entre as diferentes camadas mencionadas anteriormente pode ser efectuada por qualquer processo conhecido na técnica, sendo que, de um modo preferido, a união das camadas (1, 2, 3, 5, 6) é obtida por colagem.
Para maximizar o efeito de impermeabilização de um pavimento formado pelos painéis da presente invenção, é aconselhável vedar as respectivas juntas (4) de união entre painéis (ver Fig. 3). Esta operação permitirá aumentar o tempo de vida útil do pavimento e poderá ser efectuada com recurso a processos conhecidos do estado da técnica, pelo que não serão objecto de descrição. 11
Os painéis laminados da presente invenção são particularmente adequados para a formação de pavimentos. Contudo, as suas aplicações poderão variar, sendo igualmente previsível a sua utilização, por exemplo, em paredes. A descrição aqui apresentada deve ser compreendida como exemplificativa e não limitativa do âmbito da presente invenção, o qual está definido nas reivindicações anexas.
Lisboa, 27 de Julho de 2012 12

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES Painel laminado, caracterizado por compreender: • uma camada (1) estrutural constituída por um compósito de cortiça e material polimérico e • uma camada (3) de topo de material polimérico disposta numa face da camada (1) estrutural. Painel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda uma camada (2) de base de material polimérico disposta na outra face da camada (1) estrutural. Painel de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a camada (2) de base possuir uma espessura compreendida no intervalo de 0,4 a 2 mm. Painel de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a camada (2) de base ser de policloreto de vinilo. Painel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido material polimérico da camada (1) estrutural ser policloreto de vinilo. Painel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a camada (3) de topo ser de policloreto de vinilo.
  2. 7. Painel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a camada (1) estrutural possuir uma espessura compreendida no intervalo de 1 a 5 mm.
  3. 8. Painel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a camada (3) de topo possuir uma espessura compreendida no intervalo de 0,4 a 2 mm.
  4. 9. Painel de acordo com as reivindicações 4 a 8, caracterizado por compreender uma camada (1) estrutural com 3 mm de espessura, uma camada (2) de base de policloreto de vinilo com 1,2 mm de espessura e uma camada (3) de topo de policloreto de vinilo com 1,8 mm de espessura.
  5. 10. Painel de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender ainda uma película (5) impressa disposta sobre a camada (3) de topo e uma camada (6) de desgaste transparente disposta sobre a película (5) impressa.
  6. 11. Painel de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a película (5) impressa possuir uma espessura até 0,1 mm e a camada (6) de desgaste possuir uma espessura no intervalo de 0,2 a 1 mm.
  7. 12. Painel de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por as referidas camadas (1, 2, 3, 5, 6) estarem coladas umas às outras. 2
  8. 13. Painel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser utilizado modularmente formando um pavimento. Lisboa, 2 de Outubro de 2012 3
PT106467A 2012-07-27 2012-07-27 Painel laminado impermeável com uma camada estrutural de material à base de cortiça PT106467A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106467A PT106467A (pt) 2012-07-27 2012-07-27 Painel laminado impermeável com uma camada estrutural de material à base de cortiça

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106467A PT106467A (pt) 2012-07-27 2012-07-27 Painel laminado impermeável com uma camada estrutural de material à base de cortiça

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT106467A true PT106467A (pt) 2014-01-27

Family

ID=50112620

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106467A PT106467A (pt) 2012-07-27 2012-07-27 Painel laminado impermeável com uma camada estrutural de material à base de cortiça

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT106467A (pt)

Citations (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0467794A1 (fr) * 1990-07-12 1992-01-22 Taraflex Procédé pour la réalisation de plaques (ou dalles) de liège présentant une résistance photochimique élevée
GB2421473A (en) * 2004-12-27 2006-06-28 Personal & Original S L Protective decorative panels for household appliances
US20100319282A1 (en) * 2009-06-22 2010-12-23 Carl Ruland Floor Panel Containing A Polymer And Cork

Patent Citations (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0467794A1 (fr) * 1990-07-12 1992-01-22 Taraflex Procédé pour la réalisation de plaques (ou dalles) de liège présentant une résistance photochimique élevée
GB2421473A (en) * 2004-12-27 2006-06-28 Personal & Original S L Protective decorative panels for household appliances
US20100319282A1 (en) * 2009-06-22 2010-12-23 Carl Ruland Floor Panel Containing A Polymer And Cork

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN102224308B (zh) 地面装饰套件及其敷设方法
KR20190085007A (ko) 플로어 패널 및 플로어 패널을 제조하기 위한 방법
TWI226851B (en) Decorative melamine sheet laminated floor covering
ES2738309T3 (es) Película compuesta multicapa estampada y laminada en estado fundido
US8474208B2 (en) Floor panel containing a polymer and cork
BR112017000202B1 (pt) Método para produção de uma folha termoplástica resistente ao desgaste e painel de construção
PT109513A (pt) Piso de cortiça com ligação de encaixe à pressão
BR112014002196B1 (pt) painel do piso, teto ou parede decorada e método para a produção dos mesmos
EP3683380B1 (en) Floor panel and floor covering
BR112014007692B1 (pt) painel como cobertura de piso, teto ou parede e método para produção do mesmo
KR101954184B1 (ko) 개선된 바닥재용 지지층
JP2006328879A (ja) 建材用透湿防水シート
US20240011306A1 (en) Floor panel
US20040018354A1 (en) Underlayment for floating flooring comprising a sandwich membrane
KR20150131811A (ko) 폴리비닐부틸알이 첨가된 염화비닐 바닥재 및 그 제조방법
WO2020075111A1 (en) Underlayment
PT106466A (pt) Painel laminado impermeável com uma camada estrutural de material à base de cortiça e seu processo de fabrico
US20050221056A1 (en) Multi-layered plastic strip or plate having a three-dimensional optical aspect, method for the production and use thereof
US20230330980A1 (en) Composite panels and methods for making the same
WO2005045155A1 (fr) Lame de plancher amelioree etanche a l'humidite et ignifuge
PT106467A (pt) Painel laminado impermeável com uma camada estrutural de material à base de cortiça
ITTV20100034U1 (it) Struttura di pannello impermeabile ai gas, particolarmente per l'isolamento di edifici.
PT106746B (pt) Painel laminado de material à base de cortiça dotado de um elemento de união em material à base de cortiça e desprovido de camadas de madeira
JP5978690B2 (ja) 防水シートの施工方法
JP6789816B2 (ja) 粘着層付屋根下葺材

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20121207

FC3A Refusal

Effective date: 20140702