PT106244A - Plataforma para trabalhos de tratamento de fundações de barragens e processo de operação da mesma - Google Patents
Plataforma para trabalhos de tratamento de fundações de barragens e processo de operação da mesma Download PDFInfo
- Publication number
- PT106244A PT106244A PT106244A PT10624412A PT106244A PT 106244 A PT106244 A PT 106244A PT 106244 A PT106244 A PT 106244A PT 10624412 A PT10624412 A PT 10624412A PT 106244 A PT106244 A PT 106244A
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- platform
- feet
- movement
- gallery
- ladder
- Prior art date
Links
Landscapes
- Ladders (AREA)
Abstract
A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A UMA PLATAFORMA (1) PARA TRABALHO DENTRO DE UMA GALERIA DE BARRAGEM. A INVENÇÃO REFERE-SE AINDA AO PROCESSO DE OPERAÇÃO DA PLATAFORMA (1). A PLATAFORMA COMPREENDE PÉS (7) DE FIXAÇÃO AJUSTÁVEIS EM ALTURA; UMA ÁREA (10) DE TRABALHO PARA OPERADORES, DISPOSTA NA PARTE CENTRAL E CONTÍGUA A UM ALOJAMENTO (9) E UM CORREDOR (15) DE PASSAGEM. A PRESENTE INVENÇÃO COMPREENDE AINDA, DE UM MODO PREFERIDO, PÉS (19) DE MOVIMENTO PARA POSSIBILITAR O MOVIMENTO DA PLATAFORMA (1) SEM NECESSIDADE DE A DESMONTAR. A INVENÇÃO REFERE-SE AINDA A UM PROCESSO DE IMOBILIZAÇÃO DA PLATAFORMA, COMPREENDENDO A EXTENSÃO DOS PÉS (7) DE FIXAÇÃO PARA DESABILITAR OS PÉS (19) DE MOVIMENTO; E A UM PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE MOVIMENTO DA PLATAFORMA COMPREENDENDO A RETRACÇÃO DOS PÉS (7) DE FIXAÇÃO PARA HABILITAR OS PÉS (19) DE MOVIMENTO, POSSIBILITANDO O MOVIMENTO DA PLATAFORMA. A INVENÇÃO PROPORCIONA CONSIDERÁVEIS GANHOS DE RENDIMENTO E SEGURANÇA.
Description
DESCRIÇÃO "PLATAFORMA PARA TRABALHOS DE TRATAMENTO DE FUNDAÇÕES DE BARRAGENS E PROCESSO DE OPERAÇÃO DA MESMA"
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a uma plataforma para apoio a trabalhos de tratamento de fundações de barragens. Em particular, a plataforma da invenção destina-se a trabalhos sobre escadas ou planos inclinados, tal como no interior de galerias de barragens.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os trabalhos de tratamento de fundações de barragens requerem a realização de furações à rotopercussão e rotação em galerias confinadas no corpo de uma barragem, com pendentes elevadas e com limitações de acesso. Nestas galerias, dadas as suas limitações de espaço e a existência de escadas construídas para vencer o declive formado pelo corpo da barragem, não existem meios de transporte para os equipamentos, sendo deste modo necessária a intervenção humana para desmontar os diversos equipamentos e, subsequentemente, transportar as peças desmontadas, que têm de ser novamente montadas no local seguinte de operação. Este trabalho de desmontagem e transporte é totalmente efectuado com recurso à mão-de-obra dos trabalhadores, sendo o apoio de maquinaria residual. 1
Por conseguinte, para os diversos trabalhos de tratamento de fundações a realizar, torna-se necessário efectuar dezenas de movimentações, entre perfis de furos, que se revelam morosas não só pela necessidade de criação de plataformas temporárias mas também pelo referido transporte manual dos equipamentos.
Existe, assim, um problema claramente identificado que decorre das reduzidas dimensões das galerias e da existência de escadas com inclinações significativas, que reduzem significativamente os tempos úteis de operação e conferem riscos consideráveis para a segurança dos operadores. A patente KR 10076538 BI divulga uma plataforma de trabalho para aplicação em escadas ou espaços de trabalho inclinados compreendendo uma parte de escada, instalada para cima a partir do solo, ligada a uma parte de estribo por meio de uma dobradiça; uma dobradiça auxiliar que possui uma ou mais ranhuras de suspensão; partes em forma de suporte de gancho que se prendem numa estrutura de construção; uma tampa compreendendo uma peça de ranhura inserida na ranhura de suspensão da dobradiça auxiliar; um botão, projectado para fora de uma barra vertical da parte de escada, que permite fixar a parte de estribo no local pretendido da parte de escada. O pedido de patente DE 3917222 AI divulga uma plataforma de trabalho para utilização sobre uma superfície vertical ou sobre uma superfície ligeiramente inclinada em relação à superfície, tal como numa barragem. Linguetas de fixação estão soldadas à superfície e possuem furos de parafuso para a fixação de vigas reforçadas. Estas vigas suportam carris para rodas ligadas a uma armação triangular que suporta a plataforma de trabalho. Um lado da armação triangular possui comprimento ajustável. Isto permite 2 que o lado da referida armação que suporta a plataforma seja mantido numa posição horizontal, independentemente do ângulo da superfície de trabalho.
Embora os documentos anteriores se refiram a equipamentos para utilização em superfícies inclinadas, a sua deslocação ao longo da superfície de trabalho não é possível sem a respectiva desmontagem e montagem nem a sua concepção permite uma utilização em espaços confinados. 0 pedido de patente CA 2699556 AI refere-se a uma plataforma móvel de altura ajustável. Esta plataforma inclui: um chassis com rodas de engate no solo; um mastro que se liga de modo articulado ao chassis, movendo-se entre uma posição de transporte e uma posição funcional durante uma extensão ascendente; um transportador que se move ao longo do mastro; uma plataforma de trabalho que se liga articuladamente ao transportador. Deste modo, a plataforma de trabalho move-se entre uma posição de transporte, na qual fica paralela ao mastro e uma posição de funcionamento, na qual fica perpendicular ao mastro. 0 pedido de patente CA 2728798 AI refere-se a um sistema com uma plataforma móvel de trabalho bem como um aparelho e dispositivo elevatório. 0 sistema compreende: um mastro ou estrutura elevatória; uma plataforma móvel de trabalho que se liga ao referido mastro; um dispositivo de ascensão e descida que permite mover a plataforma de trabalho ao longo do mastro;
uma armação móvel que se liga ao mastro; e suportes, superior e inferior, que se posicionam a uma distância um do outro, na direcção vertical , de modo a ligar a armação ao mastro. A referida armaçao estende-se para além da plataforma de trabalho 3 de modo que o suporte superior se posicione acima da plataforma de trabalho e o suporte inferior abaixo desta. Um dispositivo de elevação correspondente compreende também um dispositivo de elevação para manipulação de cargas e pesos, ligados à armação.
Ambos os documentos anteriores se referem a plataformas de trabalho móveis por meio de dispositivos elevatórios. No entanto, devido à sua complexidade, não se adequam ao trabalho em fundações de barragens e outras superfícies de trabalho semelhantes, que constituem áreas de dimensões muito reduzidas e mobilidade limitada.
De acordo com o exposto, existe a necessidade de desenvolver uma plataforma para trabalhos de tratamento de fundações de barragens, que permita a sua fixação nas escadas das galerias e possa ser facilmente transportada no interior das mesmas durante as operações, evitando acções de montagem e desmontagem para movimentação do equipamento, de modo a reduzir significativamente a intervenção humana e a aumentar consideravelmente o rendimento de execução dos trabalhos e a segurança dos trabalhadores.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção divulga uma plataforma (1) para trabalho sobre uma escada (2) de galeria de barragem, possuindo a plataforma uma parte (3) posterior, uma parte (4) central e uma parte (5) anterior, sendo a plataforma caracterizada por compreender: 4 • pelo menos, duas pernas (6) dispostas na parte (3) posterior, possuindo, cada perna (6) , um pé (7) de fixação ajustável em altura; • um elemento (8) de acesso à parte central disposto na parte (3) posterior; • um alojamento (9) disposto na parte central para alojar equipamentos de trabalho; • uma área (10) de trabalho para operadores, disposta na parte central e contígua ao referido alojamento (9), a área (10) de trabalho definindo: • um lado (11) de trabalho, • um lado (12) de passagem, oposto ao lado de trabalho, • um lado (13) anterior e • um lado (14) posterior, oposto ao lado (13) anterior; • um corredor (15) de passagem, disposto na parte (4) central e adjacente ao referido lado (12) de passagem da área (10) de trabalho; • elementos (16) de movimentação de plataforma, de um modo preferido seleccionados do grupo compreendendo ilhós, olhais, argolas, anéis de retenção, dispositivos de tracção e semelhantes e suas combinações; em que - a plataforma (1) é desmontável em, pelo menos, dois módulos distintos; 5 - o elemento (8) de acesso está disposto para comunicar a parte (4) central da plataforma com a escada (2) de galeria; - o corredor (15) de passagem comunica a parte (3) posterior com a parte (5) anterior da plataforma, estando o corredor (15) disposto para, em utilização, proporcionar a movimentação de operadores na galeria sem necessidade de desmontagem da plataforma (1) nem interferência com a área (10) de trabalho.
Num aspecto da plataforma (1) da invenção, o referido pé (7) ajustável em altura é telescópico; o elemento (8) de acesso é uma escada ou um elevador; a área (10) de trabalho é quadrada ou rectangular e é plana.
Num outro aspecto da invenção os referidos módulos estão ligados por uma ligação removível, de um modo preferido, por parafusos.
Numa forma de realização, a plataforma (1) da invenção compreende ainda uma estrutura (18) de suporte de calha de furação disposta na parte (5) anterior e uma barreira de protecção de operadores disposta na parte (3) posterior.
Num aspecto preferido, a parte (5) anterior da plataforma está disposta para assentar directamente num degrau da escada (2) de galeria, sem necessitar de pés (7) de fixação.
Ainda numa forma de realização preferida, a plataforma (1) da presente invenção compreende ainda, pelo menos, dois pés (19) de movimento dispostos na parte (3) posterior e, de um modo 6 preferido, compreende, pelo menos, um pé (19) de movimento disposto na parte (5) anterior.
Prefere-se que os pés (19) de movimento sejam ajustáveis em altura, por exemplo, de modo telescópico, sendo seleccionados do grupo compreendendo rodas, rolamentos, patins, esquis e semelhantes e suas combinações.
Numa forma de realização possível da invenção, os referidos pés (19) de movimento estão dispostos entre os pés (7) de fixação.
Numa outra forma de realização possível da invenção, os pés (7) de fixação estão dispostos entre os pés (19) de movimento.
Ainda numa outra forma de realização da invenção, os pés (19) de movimento estão dispostos alternadamente em relação aos pés (7) de fixação.
De um modo preferido os pés (19) de movimento estão preparados para apoio e movimento sobre elementos (17) de apoio que são independentes da plataforma.
Numa forma de realização preferida, a plataforma (1) é caracterizada por, na parte (3) posterior, dois pés (7) de fixação estarem dispostos entre dois esquis e por, na parte (5) anterior, estarem dispostos dois esquis, em que todos os esquis estão dispostos para se deslocarem apenas sobre dois elementos (17) de apoio. 7 A presente invenção refere-se igualmente a um processo de imobilização da plataforma (1), compreendendo: • extensão dos pés (7) de fixação que provoca uma correspondente elevação dos pés (19) de movimento ou • extensão dos pés (7) de fixação seguida de retracção dos pés (19) de movimento. A invenção também se refere a um processo de preparação para movimentação da plataforma (1), compreendendo: • retracção dos pés (7) de fixação até que os pés (19) de movimento entrem em contacto com elementos (17) de apoio ou • extensão dos pés (19) de movimento seguida de retracção opcional dos pés (7) de fixação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A descrição detalhada seguinte deve ser tomada em conjunto com os desenhos anexos, em que: A Fig. 1 é uma vista esquemática em perspectiva de uma plataforma exemplificativa da presente invenção. A Fig. 2 é uma vista esquemática em perspectiva de uma forma de realização preferida da presente invenção, mostrando pés de movimento. A Fig. 3 uma vista lateral esquemática, em corte, mostrando a plataforma da Fig. 1 disposta na escada de uma galeria de barragem. A Fig. 4 é uma vista esquemática mostrando a movimentação da plataforma da invenção por intermédio de uma grua. A Fig. 5 é uma vista esquemática em planta mostrando a disposição para movimentação da plataforma da Fig. 2 por intermédio de um guincho. A Fig. 6 é uma vista esquemática em corte de uma outra forma de realização da invenção, mostrando um pé de fixação desabilitado e um pé de movimento em forma de esqui disposto sobre uma calha em U.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a uma plataforma para apoio a trabalhos no interior de espaços confinados, tais como numa galeria de barragem. Esta estrutura suporta os equipamentos necessários à realização dos trabalhos bem como os seus operadores e manobradores, sendo que não carece de ser desmontada para movimentação no interior da galeria. A plataforma da presente invenção surge pela necessidade de aumentar os rendimentos e facilitar os trabalhos de tratamento de fundações nas galerias das barragens, dado que estes obrigam à mobilização de vários equipamentos sobre uma escada a diferentes níveis de trabalho. 9
Uma galeria de barragem apresenta uma dimensão muito reduzida entre paredes, de cerca de 1,5 m a 4 m de largura. A natureza da construção de uma barragem implica a existência de um declive muito acentuado entre o fundo e o topo da barragem. Para vencer este declive, é necessário construir uma escada com uma inclinação significativa a toda a dimensão da galeria, de modo a permitir a execução dos trabalhos subsequentes de tratamento de fundações. Uma galeria pode ser construída de modo a ficar a "céu aberto" ou coberta e pode possuir uma ou duas caleiras abertas entre a escada e qualquer das suas paredes. Em alguns casos, não existe qualquer caleira entre a escada e as paredes da galeria.
Consequentemente, para além do exíguo espaço disponível na galeria, o facto de a movimentação de equipamentos e operadores ter de se efectuar quase exclusivamente sobre a referida escada, coloca graves problemas de mobilidade. Também, os trabalhos de furação tinham de ser efectuados pelos operadores apoiados em degraus da referida escada, situação que colocava problemas adicionais de operacionalidade e de segurança dos trabalhadores. 0 facto de a plataforma da invenção permanecer montada no decurso dos trabalhos de tratamento de fundações de barragens e se poder movimentar por meios automáticos, proporciona um claro aumento do rendimento dos trabalhos, bem como uma comodidade e segurança acrescidas para os operadores, uma vez que dispensa o recurso à aplicação de força humana, bem como uma sucessiva montagem e desmontagem da plataforma para movimentação, proporcionando, adicionalmente, uma maior área de apoio aos operadores que estão a proceder aos trabalhos e um meio de passagem para operadores em trânsito não envolvidos directamente 10 nos trabalhos em execução, sem que os segundos interfiram com os primeiros.
Também a limitação da intervenção humana nas movimentações da plataforma e equipamentos nela dispostos, permite reduzir significativamente os riscos associados a acidentes de trabalho.
Como referido, a plataforma proporciona aos operadores uma área de trabalho, de um modo preferido plana, muito superior à que se verifica caso estes tenham apenas as escadas como ponto de apoio. Este melhoramento permite obter ganhos significativos de segurança bem como de conforto para os operadores durante as tarefas de furação propriamente ditas. A presente plataforma constitui assim uma solução para os problemas que decorriam das reduzidas dimensões das galerias e da existência de escadas de galerias com inclinações significativas, colmatando uma carência que há muito se verificava neste campo.
Mais concretamente, fazendo referência às Fig. 1 e 3, a plataforma (1) da presente invenção destina-se ao apoio a trabalhos numa galeria de barragem, sendo que, atendendo às limitações de espaço e mobilidade anteriormente referidas, a plataforma (1) ajusta-se às reduzidas dimensões entre paredes da galeria, proporcionando simultaneamente uma área (10) de trabalho suficiente aos operadores e um corredor (15) de passagem a outros trabalhadores em trânsito. Além disso, a plataforma (1) compreende meios que permitem a sua movimentação através de processos automáticos sem necessitar de ser desmontada. 11 A integração do referido corredor (15) de passagem na plataforma (1) é de grande importância, uma vez que evita uma concepção de plataforma que teria de deixar um espaço de passagem muito exiguo entre um lado da plataforma e a parede não submetida aos trabalhos. Como se compreenderá, este tipo de solução seria indesejável do ponto de vista da segurança, quer dos operadores que estivessem em cima da plataforma, quer dos restantes que tivessem de passar entre a plataforma e a parede não intervencionada da galeria. A plataforma da invenção, com a concepção de um corredor de passagem integrado, previne quedas do lado da parede não intervencionada da galeria, uma vez que poderá ficar encostada ou muito próxima dessa parede e actua como ponte de passagem para outros operadores em trânsito, que passam ao mesmo nivel dos operadores em trabalho sem interferir com estes, salvaguardando a segurança e operacionalidade de todos.
Para permitir a instalação inicial da plataforma (1) em tais espaços confinados, esta deverá ser constituída por, pelo menos, dois módulos, cuja montagem é realizada dentro da galeria antes do início dos trabalhos e apenas após ficarem asseguradas todas as condições necessárias ao seu bom funcionamento.
Após a referida montagem da plataforma (1) no interior da galeria, são incorporados todos os equipamentos necessários aos trabalhos de tratamento de fundações. Depois de montada, a plataforma é fixa/imobilizada na zona de trabalho e, sempre que necessário, deslocada para uma nova zona de trabalho e novamente fixa/imobilizada. Deve ser entendido que a fixação da plataforma em cada zona de trabalho justifica-se com a necessidade de garantir a sua total estabilização durante os trabalhos, uma vez 12 que é necessária precisão nas operações de furação e tem de ser garantida a segurança dos trabalhadores. Deste modo, as movimentações apenas são possíveis após remoção da fixação, cuja descrição será feita em detalhe adiante.
Os equipamentos a suportar pela plataforma são, por exemplo, unidade de potência, bomba de água, calha de furação, comandos, corpo de rotação/martelo e semelhantes.
Para suportar as cargas inerentes ao peso de equipamentos e homens, bem como às forças associadas às operações de furação, a plataforma deve ser formada por materiais de resistência adequada, cuja selecção será evidente para o especialista na técnica e, por conseguinte, desprovida de carácter inventivo, pelo que se dispensa quaisquer outras considerações sobre esta matéria na presente descrição.
De seguida descreve-se a plataforma (1) para trabalhos em galerias de barragens com mais detalhe.
Fazendo referência às Fig. 1 e 3, a plataforma (1) possui uma parte (3) posterior, uma parte (4) central e uma parte (5) anterior.
Deve ser entendido que as expressões "parte posterior", "parte central" e "parte anterior" se relacionam com uma orientação relativa à colocação da plataforma na escada (2) da galeria, sendo que a expressão "parte posterior" se refere à parte de trás da plataforma, que deve ser entendida como a parte que ficará assente num degrau da escada de galeria mais próximo do fundo da barragem. Neste sentido, a expressão "parte anterior" refere-se à parte da frente da plataforma, ou seja, 13 aquela que ficará disposta num degrau da escada mais próximo do topo da barragem. A expressão "parte central" refere-se à parte da plataforma que está disposta entre a "parte posterior" e a "parte anterior". Para melhor compreensão, tome-se o exemplo de um operador que se desloca do fundo da galeria para o topo. Assim, o operador ao subir a escada da galeria, encontra a "parte posterior" da plataforma, atravessa a "parte central" e continua passando pela "parte anterior" da plataforma, para prosseguir o seu trajecto até ao topo da galeria. A plataforma (1) da invenção compreende: • pelo menos, duas pernas (6) dispostas na parte (3) posterior, possuindo, cada perna (6), um pé (7) de fixação ajustável em altura, sendo o referido pé de fixação, de um modo preferido, telescópico, que pode ser accionado, por exemplo, por meios mecânicos, hidráulicos ou pneumáticos; • um elemento (8) de acesso à parte central disposto na parte (3) posterior e disposto para comunicar a parte (4) central da plataforma com a escada (2) de galeria, sendo que o elemento (8) de acesso é, de um modo preferido, uma escada ou um elevador; • um alojamento (9) disposto na parte central para alojar equipamentos de trabalho, tais como os equipamentos descritos acima; • uma área (10) de trabalho destinada aos operadores que procedem às operações de tratamento de fundações, tais como furações, sendo a área (10) de trabalho, de um modo preferido, quadrada ou rectangular e lisa, estando 14 a área (10) de trabalho disposta na parte central e contígua ao referido alojamento (9) e em que a área (10) de trabalho define: •um lado (11) de trabalho, que fica disposto na proximidade da parede a trabalhar quando a plataforma está instalada, • um lado (12) de passagem, oposto ao lado de trabalho, que fica disposto do lado da parede não intervencionada da galeria quando a plataforma está instalada, •um lado (13) anterior, disposto na proximidade da parte (5) anterior da plataforma e •um lado (14) posterior, oposto ao lado (13) anterior; um corredor (15) de passagem, disposto na parte (4) central da plataforma e adjacente ao referido lado (12) de passagem da área (10) de trabalho; este corredor (15) de passagem comunica a parte (3) posterior com a parte (5) anterior da plataforma, estando o corredor (15) disposto para, em utilização, proporcionar a movimentação de operadores na galeria sem necessidade de desmontagem da plataforma (1) nem interferência com a área (10) de trabalho; elementos (16) de movimentação de plataforma, de um modo preferido seleccionados do grupo compreendendo ilhós, olhais, argolas, anéis de retenção, dispositivos de tracção e semelhantes e suas combinações, sendo que a sua disposição na plataforma (1) permite a movimentação desta por intermédio de uma ligação a pontos de apoio ou dispositivos de elevação/tracção exteriores à plataforma (1). É de notar que no caso de o elemento (16) de movimentação ser um dispositivo de tracção, este pode estar disposto na plataforma (1) ou no exterior desta, como se explica com mais detalhe adiante. A plataforma (1) da invenção é desmontável em, pelo menos, dois módulos distintos, para permitir a sua instalação à medida no espaço confinado de uma galeria de barragem e subsequente remoção no fim dos trabalhos. Os referidos módulos devem ser ligados por uma ligação removível adequada, de um modo preferido por parafusos. A concepção dos referidos módulos deve tomar em conta aspectos construtivos e estruturais que assegurem, respectivamente, não só uma facilidade de montagem como uma integridade sólida da plataforma após a montagem. A título meramente exemplificativo e não limitativo, a presente invenção contempla o caso de 3 módulos constituídos por: • pernas (6) e alojamento (9); • área (10) de trabalho e corredor (15) de passagem; e • estrutura (18) de suporte.
Numa forma de realização, a plataforma (1) compreende a existência de 8 módulos. 16
De um modo preferido, a plataforma (1) de acordo com a invenção compreende ainda uma barreira (não ilustrada) de protecção de operadores, disposta na parte (3) posterior da plataforma. A plataforma (1) da invenção contempla ainda a existência de uma barreira (não ilustrada) de protecção de operadores disposta na parte (5) anterior da plataforma.
Em certos casos, a parede não intervencionada da galeria poderá não existir, pelo que o lado do corredor (15) de passagem, oposto ao referido lado (12) de passagem adjacente ao corredor (15), fica desprotegido. Esta situação constitui um risco de segurança relevante para os trabalhadores, sendo que a presente invenção prevê, igualmente, a existência de uma barreira de protecção nesse lado desprotegido do corredor (15) de passagem da plataforma.
Numa forma de realização preferida, a plataforma (1) da invenção compreende uma estrutura (18) de suporte de calha de furação disposta na sua parte (5) anterior, no lado (13) anterior da área (10) de trabalho. A disposição da estrutura (18) de suporte na plataforma (1) permite dispensar a colocação de uma barreira de protecção nesta parte (5) anterior da plataforma, uma vez que ocupa sensivelmente o mesmo espaço que a referida barreira de protecção, prevenindo, desse modo, igualmente, a queda de trabalhadores nessa zona da plataforma. Esta estrutura (18) de suporte destina-se a suportar a ferramenta de execução das operações de furação, habitualmente denominada como calha de furação. 17
Numa forma de realização muito preferida, a plataforma (1) da invenção compreende uma estrutura (18) de suporte de calha de furação disposta na sua parte (5) anterior e uma barreira de protecção de operadores disposta na sua parte (3) posterior.
Ainda numa forma de realização preferida, a parte (5) anterior da plataforma (1) está concebida para assentar directamente num degrau da escada (2) de galeria, sem necessitar de pés (7) de fixação.
Naturalmente que a presente invenção contempla a possibilidade da parte (5) anterior estar dotada de pés (7) de fixação para apoio na referida escada (2) da galeria.
Como se pode ver na Fig. 3, a plataforma (1) da invenção compensa o desnivel de altura, provocado pelo declive da escada (2) da galeria, entre a parte (3) posterior e a parte (5) anterior através da presença das pernas (6) e respectivos pés (7) de fixação ajustáveis em altura. A compensação do desnivel verificado permite dispor a parte (4) central da plataforma num plano substancialmente perpendicular à parede a trabalhar, servindo os pés (7) de fixação ajustáveis para estabelecer o nivel de perpendicularidade desejado e assentar de modo firme e seguro a plataforma nos respectivos degraus para apoio seguro. Esta disposição proporciona uma área útil de apoio estável aos operadores, área essa substancialmente maior e mais segura do que a proporcionada se apenas se utilizassem os degraus da escada (2), uma vez que neste último caso o operador teria de se apoiar em degraus distintos com vista a obter apoio e estabilidade suficientes para trabalhar ou, então, seria necessária a construção de plataformas temporárias e 18 rudimentares, com implicações importantes relativamente às questões de segurança.
Dada a configuração da plataforma (1) da presente invenção, normalmente serão desnecessárias pernas (6) na parte (5) anterior da plataforma e os pés (7) de fixação serão opcionais. No entanto, a concepção de pernas (6) e pés (7) de fixação na parte (5) anterior pode ser necessária por motivo de contingências particulares da construção da galeria, pelo que também esta configuração está contemplada na presente invenção.
Após o inicio dos trabalhos, é necessário movimentar conjuntamente a plataforma e os equipamentos dispostos nesta.
Para esse efeito, a plataforma da invenção está dotada de meios de movimentação que permitem proporcionar elevados ganhos de tempo nas transições entre as diferentes zonas de trabalho face aos processos exclusivamente manuais de técnica anterior que dependiam exclusivamente da mão-de-obra dos trabalhadores. A presente invenção contempla principalmente dois modos distintos para deslocar a plataforma na galeria: • quando a galeria está a "céu aberto", pode utilizar-se uma grua (Fig. 4) para elevar a plataforma verticalmente, de modo a colocá-la na zona desejada de trabalho na escada (2) da galeria; ou • no caso de galerias fechadas, recorre- se a um dispositivo de tracçao, tal como um guincho (Fig. 5), que pode estar instalado num ponto exterior à plataforma (D ou integrado nesta , com um ponto de 19 fixaçao do cabo ou cinta de tracção disposto, respectivamente, na plataforma ou no exterior da mesma.
Com referência às Fig. 2 e 5, no caso de movimentação por guincho, é necessário que a plataforma (1) se movimente tendo em conta os constrangimentos de construção da galeria, ou seja, sobre as escadas; em caleiras (não mostradas) existentes no chão da galeria entre a escada e as paredes; ou, então, numa caleira de um lado da galeria e sobre a escada do outro lado da galeria.
Para esse efeito, são proporcionados pés (19) de movimento na plataforma (1) . Os pés (19) de movimento podem ser constituídos por quaisquer elementos mecânicos adequados que permitam uma acção de deslocamento de um corpo em relação a outro, tais como, por exemplo, seleccionados do grupo compreendendo rodas, rolamentos, patins, esquis e semelhantes e suas combinações. De acordo com formas de realização possíveis da invenção, os pés (19) de movimento podem ser ajustáveis em altura, de um modo preferido, telescopicamente.
Os pés (19) de movimento estão preparados para permitirem o movimento da plataforma (1) sobre elementos (17) de apoio a movimento que são dispostos na escada (2) e/ou na(s) caleira(s) da galeria. Tal como acontece com os anteriormente referidos pés (7) de fixação, também os pés (19) de movimento podem ser suportados por pernas (6), em particular na parte (3) posterior da plataforma, embora esteja contemplada a mesma possibilidade para a parte (5) anterior da plataforma da invenção.
No contexto da presente descrição, a utilização da expressão "e/ou" pretende significar que ambas as condições se verificam ou se verifica apenas uma delas. Por exemplo, a 20 expressão "escada (2) e/ou caleira" significa "escada (2) e caleira ou escada (2) ou caleira".
Os referidos elementos (17) de apoio a movimento são peças independentes, não integradas na plataforma (1), e estão concebidos para serem dispostos sobre as escadas ou nas referidas caleiras, com vista a receberem os pés (19) de movimento da plataforma (1), proporcionando uma área lisa, de um modo preferido plana, para o deslocamento dos últimos. Os elementos (17) de apoio são selecionados do grupo compreendendo calhas, carris, guias e semelhantes. A título meramente exemplificativo, os elementos (17) de apoio podem possuir perfis em U, I, H ou L.
Estes elementos (17) de apoio são dispostos na escada de modo a ficarem imobilizados nesta em utilização. De um modo preferido, os elementos (17) de apoio deverão ser concebidos para proporcionarem uma instalação/remoção na/da escada (2) que seja simples e rápida. Para este efeito, no caso de calhas ou carris, estes podem ser dotados de elementos (não ilustrados) de fixação nos degraus da escada, cujos elementos de fixação possuem uma forma complementar com os referidos degraus de modo a poderem ser encaixados nestes para impedirem qualquer movimento (por exemplo, escorregamento ou deslizamento) da calha ou carril em relação à escada. Caso se pretenda fixar a calha ou carril numa caleira, pode utilizar-se qualquer método convencional de fixação de técnica anterior.
Para possibilitar e optimizar o movimento da plataforma (1), a invenção proporciona configurações adaptáveis entre os pés (19) de movimento e os respectivos elementos (17) de apoio, de modo a impedir o deslizamento lateral, para fora do 21 trajecto óptimo, dos pés (19) em relação aos respectivos elementos (17) de apoio. A titulo exemplificativo, os pés (19) de movimento podem ser rodas ou esquis configurados para assentarem e se encaixarem nos elementos (17) de apoio em forma de carril ou calha.
Numa forma de realização preferida e tal como se ilustra na Fig. 6, os pés (19) de movimento são esquis e os elementos (17) de apoio são calhas de perfil em U onde, em utilização, os esquis encaixam. A presente invenção prevê que possa ser utilizado um elemento lubrificante adequado para reduzir o coeficiente de atrito entre os esquis e as calhas e, assim, facilitar o movimento da plataforma.
Em termos construtivos, na parte (3) posterior da plataforma (1), as pernas (6) e respectivos pés (7) de fixação podem estar dispostos em qualquer posição relativamente aos pés (19) de movimento, dependendo dos constrangimentos ou do tipo de construção impostos pela escada e/ou caleiras na galeria, tal como se descreve de seguida. É de referir que também poderá existir, pelo menos, um pé (19) de movimento na parte (5) anterior da plataforma, de um modo preferido dois pés (19) de movimento, sendo que, caso existam, a sua disposição será essencialmente idêntica à dos pés (19) de movimento dispostos na parte (3) posterior e que se descreve de seguida.
No caso de não existirem caleiras na galeria, os pés (19) de movimento poderão estar montados interiormente em relação aos pés (7) de fixação (como se mostra na Fig. 2) . No entanto, nada impede que a construção adoptada disponha os pés (7) de fixação 22 interiormente em relação aos pés (19) de movimento ou mesmo alternadamente como, por exemplo: pé (7) - pé (19) - pé (7) -pé (19); ou pé (19) - pé (7) - pé (19) - pé (7), no caso de se utilizarem pares de pés (7, 19).
Se existirem duas caleiras, junto às paredes da galeria, a construção adoptada será, naturalmente, a que dispõe os pés (19) de movimento exteriormente aos pés (7) de fixação, ficando, assim, estes últimos dispostos entre os pés (19) de movimento.
Finalmente, se existir apenas uma caleira disposta próximo de uma das paredes, poderá adoptar-se a construção anterior ou outra, do tipo alternado, como, por exemplo, pé (19) para caleira - pé (7) - pé (19) - pé (7). A presente invenção também proporciona uma construção que disponha um conjunto de, pelo menos, dois pés (19) de movimento seguidos de um conjunto de, pelo menos, dois pés (7) de fixação ou vice-versa, embora estas configurações proporcionem uma distribuição de forças menos equilibrada e, por conseguinte, menos desejável.
Em utilização, a plataforma (1) da invenção deve estar firmemente fixa nas escadas, pelo que a disposição de pés (7) de fixação ajustáveis em altura permite que os pés (7) de fixação actuem para fixar a plataforma (1) para operação e que sejam recolhidos para movimentação da plataforma, dando, neste último caso, lugar à actuação dos pés (19) de movimento. Esta concepção permite alternar entre um estado de trabalho e um estado de movimento de um modo simples e tecnicamente eficaz. 23
Em termos operacionais, na fase de movimentação da plataforma, caso se utilizem, por exemplo, rodas, rolamentos ou patins em caleiras, pode dispensar-se a utilização de elementos (17) de apoio, caso se verifique que a superfície da caleira é suficientemente resistente e lisa para, respectivamente, suportar o peso da plataforma e permitir um movimento por rotação ou deslizamento desta.
Numa forma de realização preferida, proporcionam-se esquis (19) na plataforma (1) para deslizarem em calhas (17) de perfil em U. As referidas calhas (17) em U podem ser dispostas antes da instalação da plataforma, de modo a formarem um trajecto entre o ponto inicial e o ponto terminal dos trabalhos ou, então, pode recorrer-se a um número limitado (pelo menos duas) de calhas (17) que vão sendo colocadas no trajecto à medida que o movimento se processa. Esta última opção é vantajosa em termos de economia de custos e também no que se refere à mobilidade dos operadores dentro da galeria, caso esta seja constituída exclusivamente pela escada, sem qualquer caleira.
No momento da imobilização da plataforma (1) num local de trabalho, na parte (3) posterior da plataforma, os pés (7) de fixação telescópicos são actuados para se estenderem de modo a fixarem a plataforma num respectivo degrau da galeria e os pés (19) de movimento são recolhidos, por retracção telescópica ou por elevação motivada pela acção indirecta de extensão dos pés (7) de fixação. A seguir, é necessário fixar a parte (5) anterior da plataforma (D num respectivo degrau. Esta situação é mais complicada do que a anteriormente mencionada, uma vez que a inclinação da escada (2) e a concepção da plataforma (1) limitam severamente o espaço de manobra disponível para fixar a última nesta zona.
Deste modo, quando não é possível utilizar o mesmo processo de "substituição" dos pés (19) de movimento pelos pés (7) de fixação, como explicado acima, é necessário recorrer a, pelo menos, uma peça independente (não ilustrada) de fixação, do tipo "calço", por exemplo, com uma forma em cunha, onde vai assentar firmemente a parte (5) anterior da plataforma, deixando os pés (19) de movimento suspensos, sem contacto com a calha ou carril, até que se proceda à remoção da referida peça do tipo "calço". Esta colocação da parte (5) anterior sobre a peça do tipo "calço" pode processar-se por retracção telescópica dos pés (19) de movimento ou, simplesmente, elevando ligeiramente a parte (5) anterior por meios auxiliares e deixando-a assentar suavemente sobre a peça do tipo "calço". A utilização de uma peça do tipo "calço" com uma forma em cunha pode ser vantajosa para limitar as cargas envolvidas, tanto na fixação como na remoção da mesma. Para melhor compreensão, o termo "calço" refere-se a um volume de material que se destina a ser colocado por debaixo de um objeto para o fixar na posição desejada. 0 "calço" pode ser de qualquer material adequado para suportar as tensões envolvidas na operação e compreende formas paralelepipédicas, cilíndricas e em cunha, entre outras que se revelem adequadas.
Refira-se que esta parte (5) anterior da plataforma (1) da invenção está submetida a cargas de intensidade elevada decorrentes das operações de furação e do peso localizado da calha de furação que suporta e orienta as ferramentas de 25 furação, pelo que, de um modo preferido, a base de apoio e fixação desta parte (5' ) anterior no respectivo degrau deve ser superior à que se verifica na parte (3 ) posterior da plataforma (1).
Para preparar a plataforma para uma acção de movimentação, deve proceder-se inicialmente à remoção da peça do tipo "calço" antes da operação de desbloqueamento da parte (3) posterior da plataforma, de modo que tal operação inicial envolva menos forças aplicadas, nomeadamente pela acção da força gravitica, e facilite a remoção do(s) referido(s) "calço(s)". De um modo geral, no momento da remoção do(s) "calço(s)", pode estender-se telescopicamente os pés (19) de movimento ou, de outro modo, aplicar tensão nas cintas de tracção do guincho e utilizar-se os referidos meios auxiliares para actuar em sentido inverso ao da fixação e, assim, auxiliar a operação.
De acordo com o exposto e fazendo referência à Fig. 5, no caso de utilização de um guincho (16), o processo geral de montagem, instalação e operação da plataforma (1) da invenção compreende os passos de: 1) colocação de, pelo menos, uma calha ou carril (17) na galeria da barragem, caso se utilize um guincho (16) para a movimentação da plataforma (1); 2) montagem dos módulos de plataforma (1) no interior da galeria e fixação desta no ponto de trabalho; 3) instalação de todos os componentes dos equipamentos de furação no corpo da plataforma, tais como, unidade de potência, bomba de água, calha de furação, comandos, corpo de rotação/martelo, entre outros de menor importância; 26 4) movimentação da plataforma para novo ponto de trabalho.
Realizados os trabalhos, a plataforma é desmontada pela ordem inversa de montagem, retirando todos os componentes dos equipamentos de furação, desmontando os módulos da plataforma e retirando os carris das escadas.
Deve ser entendido que a presente descrição e respectivas formas de realização da invenção foram apresentadas a título meramente exemplificativo com referência aos desenhos anexos, pelo que não devem ser consideradas limitativas do âmbito da invenção definido nas reivindicações independentes.
Lisboa, 9 de Abril de 2012 27
Claims (20)
- REIVINDICAÇÕES 1. Plataforma (1) para trabalho sobre uma escada (2) de galeria de barragem, possuindo a plataforma uma parte (3) posterior, uma parte (4) central e uma parte (5) anterior, caracterizada por compreender: • pelo menos, duas pernas (6) dispostas na parte (3) posterior, possuindo, cada perna (6) , um pé (7) de fixação ajustável em altura; • um elemento (8) de acesso à parte central disposto na parte (3) posterior; • um alojamento (9) disposto na parte central para alojar equipamentos de trabalho; • uma área (10) de trabalho para operadores, disposta na parte central e contígua ao referido alojamento (9), a área (10) de trabalho definindo: • um lado (11) de trabalho, • um lado (12) de passagem, oposto ao lado (11) de trabalho, • um lado (13) anterior e • um lado (14) posterior, oposto ao lado (13) anterior; • um corredor (15) de passagem, disposto na parte (4) central e adjacente ao referido lado (12) de passagem da área (10) de trabalho; • elementos (16) de movimentação de plataforma; em que 1 - a plataforma (1) é desmontável em, pelo menos, dois módulos distintos; - o elemento (8) de acesso está disposto para comunicar a parte (4) central da plataforma com a escada (2) de galeria; - o corredor (15) de passagem comunica a parte (3) posterior com a parte (5) anterior da plataforma.
- 2. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido pé (7) ajustável em altura ser telescópico.
- 3. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o elemento (8) de acesso ser uma escada ou um elevador.
- 4. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a área (10) de trabalho ser quadrada ou rectangular.
- 5. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por a área (10) de trabalho ser plana.
- 6. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os referidos módulos estarem ligados por uma ligação removível.
- 7. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por a ligação removível ser constituída por parafusos. 2 reivindicação 1,
- 8. Plataforma (1) de acordo com a caracterizada por compreender ainda uma estrutura (18) de suporte de calha de furação disposta na parte (5) anterior.
- 9. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por compreender ainda uma barreira de protecção de operadores disposta na parte (3) posterior.
- 10. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os elementos (16) de movimentação de plataforma serem seleccionados do grupo compreendendo ilhós, olhais, argolas, anéis de retenção, dispositivos de tracção e semelhantes e suas combinações.
- 11. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por compreender ainda, pelo menos, dois pés (19) de movimento ajustáveis em altura dispostos na parte (3) posterior.
- 12 . Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por compreender ainda, pelo menos, um pé (19) de movimento disposto na parte (5) anterior.
- 13. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por os referidos pés (19) de movimento estarem dispostos entre os pés (7) de fixaçao.
- 14. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por os pés (7) de fixação estarem dispostos entre os pés (19) de movimento. 3
- 15. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por os referidos pés (19) de movimento estarem dispostos alternadamente em relação aos pés (7) de fixação.
- 16. Plataforma (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 15, caracterizada por os pés (19) de movimento serem rodas, rolamentos, patins, esquis ou suas combinações.
- 17. Plataforma (1) de acordo com a reivindicação 15, caracterizada por os pés (19) de movimento estarem preparados para apoio e movimento sobre elementos (17) de apoio que são independentes da plataforma.
- 18. Plataforma (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 17, caracterizada por, na parte (3) posterior, dois pés (7) de fixação estarem dispostos entre dois pés (19) de movimento e por, na parte (5) anterior, estarem dispostos dois pés (19) de movimento, em que todos os pés (19) de movimento estão dispostos para se deslocarem apenas sobre dois elementos (17) de apoio.
- 19. Processo de imobilização da plataforma (1) tal como reivindicada em qualquer uma das reivindicações 11 a 18, caracterizado por compreender as seguintes etapas: • extensão dos pés (7) de fixação que provoca uma correspondente elevação dos pés (19) de movimento ou • extensão dos pés (7) de fixação seguida de retracção dos pés (19) de movimento. 4
- 20. Processo de preparação para movimentação da plataforma (1) tal como reivindicada em qualquer uma das reivindicações 11 a 18, caracterizado por compreender as seguintes etapas: • retracção dos pés (7) de fixação até que os pés (19) de movimento entrem em contacto com elementos (17) de apoio ou • extensão dos pés (19) de movimento seguida de retracção opcional dos pés (7) de fixação. Lisboa, 20 de Junho de 2012 5
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT106244A PT106244A (pt) | 2012-04-09 | 2012-04-09 | Plataforma para trabalhos de tratamento de fundações de barragens e processo de operação da mesma |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT106244A PT106244A (pt) | 2012-04-09 | 2012-04-09 | Plataforma para trabalhos de tratamento de fundações de barragens e processo de operação da mesma |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT106244A true PT106244A (pt) | 2013-10-09 |
Family
ID=49553051
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT106244A PT106244A (pt) | 2012-04-09 | 2012-04-09 | Plataforma para trabalhos de tratamento de fundações de barragens e processo de operação da mesma |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
PT (1) | PT106244A (pt) |
Citations (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE3917222A1 (de) * | 1988-12-22 | 1990-11-29 | Karl Naeher | Hubarbeitsbuehne |
DE10116414A1 (de) * | 2001-04-02 | 2002-10-24 | Hek Mfg Bv | Hubarbeitsbühne |
US20100244404A1 (en) * | 2009-03-27 | 2010-09-30 | Colter Energy Services Inc. | Transportable well service platform |
-
2012
- 2012-04-09 PT PT106244A patent/PT106244A/pt not_active Application Discontinuation
Patent Citations (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE3917222A1 (de) * | 1988-12-22 | 1990-11-29 | Karl Naeher | Hubarbeitsbuehne |
DE10116414A1 (de) * | 2001-04-02 | 2002-10-24 | Hek Mfg Bv | Hubarbeitsbühne |
US20100244404A1 (en) * | 2009-03-27 | 2010-09-30 | Colter Energy Services Inc. | Transportable well service platform |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2637626T3 (es) | Unidad de elevación para ascender y descender un andamio | |
US10633874B2 (en) | Climbing equipment and climbing method for the construction of a building | |
US9556625B2 (en) | Suspended scaffolding system | |
AU2005250389A1 (en) | Modular multilevel access platform and method for erecting the same | |
BRPI0713495A2 (pt) | escada para uso na construção civil | |
CA2701102A1 (en) | Automated system for positioning and supporting the work platform of a mobile workover and well-servicing rig | |
KR100889022B1 (ko) | 출렁교의 시공공법 | |
CN109826411A (zh) | 一种建筑用的爬架及其运行方法 | |
GB2493283A (en) | Overhead access platform | |
KR20200082966A (ko) | 높이 조절이 용이한 구조물 수리용 이동식 가설기둥 | |
WO2020216983A1 (es) | Plataforma para trabajo en huecos de ascensor | |
KR20020062259A (ko) | 레일 브래킷 조립체 및 이를 이용한 수직 이동형 비계 | |
RU2648396C1 (ru) | Промежуточная опора | |
CN109468963B (zh) | 桥梁高空作业吊篮及桥梁高空施工方法 | |
CN109205502B (zh) | 爬升式料台 | |
US20170342728A1 (en) | System for raising and lowering a building | |
PT106244A (pt) | Plataforma para trabalhos de tratamento de fundações de barragens e processo de operação da mesma | |
ES2335586T3 (es) | Procedimiento para el montaje de un ascensor y sus carriles de guiado. | |
KR101006401B1 (ko) | 갱폼 인양장치 | |
JP2801520B2 (ja) | 急傾斜地掘削方法及び装置 | |
CN211444865U (zh) | 建筑施工用提升装置 | |
US1347430A (en) | Combined scaffold and derrick | |
RU2765774C2 (ru) | Самомонтирующийся козловой кран | |
KR100508125B1 (ko) | 타워크레인용 안전통로와 그 설치방법 및 이격설치방법 | |
CN114293759A (zh) | 土建施工承重设备 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 20120823 |
|
FC3A | Refusal |
Effective date: 20140327 |