BRPI0713495A2 - escada para uso na construção civil - Google Patents

escada para uso na construção civil Download PDF

Info

Publication number
BRPI0713495A2
BRPI0713495A2 BRPI0713495-9A BRPI0713495A BRPI0713495A2 BR PI0713495 A2 BRPI0713495 A2 BR PI0713495A2 BR PI0713495 A BRPI0713495 A BR PI0713495A BR PI0713495 A2 BRPI0713495 A2 BR PI0713495A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stairway
section
platforms
building
platform
Prior art date
Application number
BRPI0713495-9A
Other languages
English (en)
Inventor
John Clement Preston
Original Assignee
John Clement Preston
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from AU2006903316A external-priority patent/AU2006903316A0/en
Application filed by John Clement Preston filed Critical John Clement Preston
Publication of BRPI0713495A2 publication Critical patent/BRPI0713495A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04GSCAFFOLDING; FORMS; SHUTTERING; BUILDING IMPLEMENTS OR AIDS, OR THEIR USE; HANDLING BUILDING MATERIALS ON THE SITE; REPAIRING, BREAKING-UP OR OTHER WORK ON EXISTING BUILDINGS
    • E04G27/00Temporary arrangements for giving access from one level to another for men or vehicles, e.g. steps, ramps
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64FGROUND OR AIRCRAFT-CARRIER-DECK INSTALLATIONS SPECIALLY ADAPTED FOR USE IN CONNECTION WITH AIRCRAFT; DESIGNING, MANUFACTURING, ASSEMBLING, CLEANING, MAINTAINING OR REPAIRING AIRCRAFT, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; HANDLING, TRANSPORTING, TESTING OR INSPECTING AIRCRAFT COMPONENTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B64F1/00Ground or aircraft-carrier-deck installations
    • B64F1/30Ground or aircraft-carrier-deck installations for embarking or disembarking passengers
    • B64F1/315Mobile stairs
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F11/00Stairways, ramps, or like structures; Balustrades; Handrails
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F11/00Stairways, ramps, or like structures; Balustrades; Handrails
    • E04F11/02Stairways; Layouts thereof
    • E04F11/022Stairways; Layouts thereof characterised by the supporting structure

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Steps, Ramps, And Handrails (AREA)
  • Ladders (AREA)
  • Movable Scaffolding (AREA)

Abstract

ESCADA PARA USO NA CONSTRUçãO CIVIL. A presente invenção vem a ser uma unidade de escadaria modular portátil para uso em uma obra durante a construção de um edifício de vários andares, a unidade de escadaria incluindo: uma seção de curso de escada com uma pluralidade de pisos de degrau de escada separados em elevação, a seção de curso de escada tendo uma extremidade superior e uma extremidade inferior; uma plataforma superior ligada à seção de curso de escada na, ou a uma distância da, extremidade superior da seção de curso de escada; uma plataforma inferior ligada à seção de curso de escada na, ou a uma distância da, extremidade inferior da seção de curso de escada; em que cada uma das plataformas possuem porções que se estendem lateralmente para além de uma largura da seção de curso de escada, as plataformas sendo concebidas de modo a se estenderem internamente, para dentro dos respectivos níveis de andar superior e inferior do edifício quando a unidade de escadaria é posicionada adjacente a uma face do edifício; e um meio de ancoragem disposto de modo a prender de maneira removível as plataformas, em uso, nos níveis de andar superior e inferior de modo a, assim, prover à seção de curso de escada uma montagem de duplo balanço que se estende entre os dois níveis de andar do edifício.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESCADA PARA USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL"
CAMPO DA TÉCNICA
A presente invenção refere-se a escadas, em especial a esca- das adequadas para montagem e utilização temporárias em um canteiro de obras durante a construção de um edifício.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Escadas temporárias são freqüentemente exigidas nos locais de construção durante a construção de um edifício de vários andares de modo a permitir que os trabalhadores da construção se desloquem de um andar do prédio para outro.
Embora escadas permanentes sejam com freqüência formadas ao mesmo tempo em que as lajes de piso dos andares, tornar seguras as escadas acidentadas (por exemplo, fundidas em concreto) para uso por par- te dos trabalhadores exige uma construção adicional no local, ou seja, a ins- talação de itens de segurança, tais como corrimões, superfícies de piso de degrau de escada antiderrapantes, ou coisa do gênero. Mais importante, as escadarias das escadas permanentes são muitas vezes localizadas no inte- rior do edifício ou em uma extremidade do mesmo, de tal forma que, durante o trabalho de construção, quando os trabalhadores estão trabalhando em locais diferentes no interior do edifício, um tempo de viagem adicional torna- se necessário no sentido de ter acesso às escadas. Este inconveniente é exacerbado quando também se torna necessário o transporte de materiais entre os níveis do edifício, uma vez que várias viagens a partir de locais dis- tantes podem ser necessárias.
Para acelerar o processo e se obter um ambiente mais eficiente para os trabalhadores da construção, escadas temporárias podem ser erigi- das em numerosas localidades ao redor do edifício em construção e, em seguida, removidas quando a construção estiver completa, ou quando as escadas permanentes estiverem concluídas e seguras para uso.
Para os prédios de vários andares, as escadas temporárias são tipicamente providas em ou dentro da estrutura de andaimes presente do lado de fora do edifício. Por exemplo, a Patente U.S. Ns 3 684 057 apresenta uma escada portátil cõmpôstade seções dotipo escada de degraus que são montadas de maneira Iiberavelmente fechável sobre suportes de escoras salientes que, por sua vez, são fixadas de maneira Iiberavelmente fechável nos pilares retos dos andaimes. Trilhos de proteção lateral de segurança são articuladamente fixados a calhas de suporte que por sua vez são montadas de maneira pivotável nos elementos de estrutura lateral da escada de de- graus.
Embora as montagens de escada portátil incorporadas em an- daimes tenham encontrado um uso crescente no setor da construção, a des- vantagem de tais estruturas de escadaria de andaimes é que as mesmas exigem a presença de um andaime externo, e a incorporação de numerosos componentes estruturais adicionais, em particular no sentido de prender as seções modulares de escada de degraus sobre o andaime, por exemplo.
Outro problema que existe com tais tipos de escadarias modula- res / portáteis é que as mesmas não apresentam capacidade de ajuste piso - altura, isto é, as mesmas são concebidas para uma altura de andar discreta entre os níveis de piso de um andar inferior e superior adjacentes. O ângulo de inclinação da seção de curso de escada, sendo esta parte da escadaria a que incorpora a pluralidade de degraus individuais (cada qual definido por uma subida vertical e um curso horizontal), com relação à horizontal, fica essencialmente confinada a valores discretos, uma vez que os códigos de construção requerem padrões mínimos de segurança dimensional para cada degrau no curso da escada. Por exemplo, a subida e o piso de cada degrau individual podem ser fixados de tal ordem que a subida não seja superior a 215 milímetros, enquanto o piso não deve ter uma extensão menor que 215 milímetros; a prática da indústria é usar fórmulas de razão subida para piso na produção de seções de curso de escada.
Na indústria da construção e dos transportes é também conhe- cido se utilizar construções de escadas reguláveis à altura ou auto- reguláveis à altura, nas quais uma pluralidade de placas de piso de degrau é disposta em uma relação escalonada, paralela, e movelmente fixada sobre um par de traves longitudinais opostas com elos de extremidades terminais através das mesmas. As traves e os elos são ligados de maneira pivotável de tal modo a proporcionar uma estrutura em paralelogramo que suporta os pisos de degrau de escada. Como se observa, os pisos de degrau de esca- da se estendem entre as traves longitudinais, e a escada pode, portanto, ser manipulada como uma montagem flexível a fim de atender a uma inclinação desejada ou ângulo de inclinação das traves necessário para estender qual- quer altura desejada, mediante o que as placas de piso permanecem subs- tancialmente horizontais, mas a elevação irá variar de acordo com a mudan- ça do ângulo de inclinação. Exemplos de tais escadas reguláveis podem ser encontrados na Patente U.S. N5 3 626 438, na Patente U.S. Ng 3 593 821 e na Patente U.S. N- 4 768 617. É de notar que, embora todos estes docu- mentos descrevam construções de escadaria de altura ajustável, ao conhe- cimento da Requerente, nenhuma destas construções foram empregadas em unidades de escada temporária entre os níveis de edifícios de vários an- dares.
É um objeto da presente invenção prover uma unidade de esca- da portátil adequada para uso na construção civil durante a construção de edifícios de vários andares, a qual pode ser empregada em um estado mon- tado e ajustada para utilização em edifícios com diferentes alturas do térreo ao teto. De preferência, essas unidades de escada devem ser modulares em desenho e incorporar ou utilizar estruturas de fixação que permitam à unida- de de escada ficar temporariamente presa em um local do prédio e ser fa- cilmente removida para emprego em um local diferente.
Seria igualmente vantajoso prover uma construção de escada temporária, que pode ser fixada de uma forma desmontável ao edifício sem danos estruturais aos componentes do edifício, por exemplo, na construção dos pisos dos andares, das paredes ou coisa do gênero.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
De acordo com um aspecto da presente invenção, é provida uma unidade de escada modular portátil para uso em uma obra durante a construção de um edifício de vários andares, a unidade de escada incluindo: - uma seção de curso de escada com uma pluralidade de pisos de escada separados em elevação, a seção de curso de escadas tendo uma extremidade superior e uma extremidade inferior;
- uma plataforma superior ligada à seção de curso de escada na, ou a uma distância da, extremidade superior da seção de curso de escada;
- uma plataforma inferior ligada à seção de curso de escada na, ou a uma distância da, extremidade inferior da seção de curso de escada;
- onde cada uma das plataformas têm porções que se estendem lateralmente além de uma largura da seção de curso de escada, as plata- formas sendo concebidas de modo a se estenderem para dentro na direção dos respectivos níveis de andar superior e inferior do edifício quando a uni- dade de escada é posicionada adjacente a uma face do edifício; e
- um meio de ancoragem disposto de modo a prender de manei- ra removível as plataformas, em uso, nos níveis de andar superior e inferior e, assim, prover uma montagem de duplo balanço da seção de curso de es- cada que se estende entre os dois níveis de andar.
As escadas modulares, de acordo com a presente invenção, ob- têm uma significativa economia de custo com relação ao tempo de ereção, uma vez que a escada pode ser posicionada como uma unidade pré- montada em um local externo adjacente à face da construção, após o que uma ancoragem adequada das plataformas nos andares superior e inferior mantém o módulo de escadaria no lugar.
De preferência, pelo menos uma das plataformas é presa de maneira pivotável na seção de curso de escada de modo a permitir a inclina- ção da seção de curso de escada de modo a permitir que a inclinação da seção de curso de escada, quando em uso, varie. Mais preferivelmente, ca- da uma das plataformas é articulada com relação à seção de curso de esca- da, pois isso permitirá que as plataformas se dobre na direção da seção de degrau de modo a facilitar o transporte, quando o módulo de escadaria não se encontra em uso.
Modalidades de escadaria que incorporam plataformas que se articulam ou dobram, tanto em uma extremidade superior ou inferior da se- ção de curso de escada permitem o desdobramento e uso da mesma unida- de de escadaria em edifícios com diferentes alturas de andar (ou seja, a dis- tância entre um piso para outro de andares contíguos do edifício), que vari- am dentro de uma estreita faixa predefinida. Por exemplo, alguns edifícios de múltiplos níveis incorporam níveis de piso com diferentes alturas do piso ao teto, por exemplo, com os níveis mais baixos tendo uma altura do piso ao teto de 2.700 milímetros, enquanto os níveis dos pisos superiores podem ter uma altura maior do piso ao teto, de, por exemplo, 2.900 milímetros.
Em uma forma alternativa, pelo menos uma das plataformas fica presa na seção de curso de escada de tal forma a permitir um movimento linear ao longo de um eixo geométrico longitudinal da seção de curso de es- cada, e inclui ainda um meio de fixação de modo a manter a plataforma em uma posição desejada ao longo da seção de curso de escada, por meio do que a distância entre os pisos superior e inferior na seção de curso de esca- da poderá variar e ser fixada em uma posição desejada.
Em particular, a plataforma inferior fica disposta de modo a ser presa em um determinado ângulo de inclinação com relação ao eixo geomé- trico longitudinal da seção de curso de escada, de modo que o piso e a subi- da de cada degrau possam se manter, respectivamente, horizontal e vertical, à medida que a seção de curso de escada se movimenta com relação à pla- taforma.
Em uma outra modalidade preferida e vantajosa, a seção de curso de escada é concebida com uma pluralidade de pisos de degrau cuja inclinação com relação ao eixo geométrico longitudinal da seção de curso de escada pode variar seletivamente e ser fixada de tal forma que os pisos permaneçam substancialmente horizontais independentemente do ângulo de inclinação que a seção de curso de escada tem ao se estender entre anda- res adjacentes do edifício. A variação de inclinação de piso de degrau é de preferência obtida por meio da provisão de um mecanismo de articulação que articula os pisos individuais para um outro de tal maneira que a variação do ângulo de inclinação da seção de curso de escada se resolva em um au- to-ajuste dos pisos em uma atitude horizontal. A presente invenção contem- pla a utilização de princípios de construção conhecidos de seção de curso de escada ajustável conforme ilustrado nas patentes norte-americanas aci- ma mencionadas de Cornell, Lister, Mason e outros.
De preferência, são providos meios de ancoragem por meio de apoios de altura ajustável dispostos para carregamento em compressão ao se estender entre o chão e o teto de um respectivo andar onde a respectiva plataforma deve ser fixada. O uso de apoios de compressão ao invés de pa- rafusos, ganchos e alças de ancoragem mais convencionais evita danos à estrutura do edifício, uma vez que não há necessidade de furar a estrutura do edifício a fim de prover um ponto de fixação para as plataformas da uni- dade modular de escadaria. Os apoios reguláveis à altura são conhecidos na indústria da construção no sentido de se obter o trabalho de forma antes e após a fundição das lajes dos andares de um edifício. Convém notar, todavi- a, que tais prendedores convencionais, como, por exemplo, parafusos, po- dem também ser usados, por exemplo, a fim de temporariamente prender as plataformas no desdobramento da escadaria modular.
Uma modalidade ilustrativa da presente invenção será agora descrita com referência às figuras em anexo. Novas funcionalidades e van- tagens da presente invenção tornar-se-ão evidente a partir da descrição em anexo provida com relação aos desenhos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista lateral esquemática de uma escada mo- dular, de acordo com uma modalidade da presente invenção, instalada con- tra uma face exterior dos e entre dois andares de um edifício;
A figura 2 é uma vista de topo ao longo da direção da seta Il da escada da figura 1;
A figura 3 é uma vista de extremidade ao longo da direção da seta III da escada da figura 1;
A figura 4 é uma vista lateral da escada da figura 1, quando em um transporte ou em uma posição não desdobrada;
A figura 5 é uma vista lateral parcial esquemática, de uma esca- da modular, de altura regulável, de acordo com uma outra modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DA MODALIDADE PREFERIDA
A figura 1 mostra uma unidade de escadaria modular 10 em po- sição na face externa e entre um andar superior 12 e um andar inferior 14 de um edifício. A unidade de escadaria modular consiste de uma plataforma superior 16, uma plataforma inferior 18, uma seção de curso de escada 20 que se estende entre e liga as plataformas 16, 18 e quatro elementos de an- coragem 22a a 22d por plataforma, conforme descrito em maiores detalhes a seguir.
A seção de curso de escada 20 inclui essencialmente uma plu- ralidade de pisos de degrau 24 na forma de chapas, com subidas opcionais 26 estendendo-se entre os mesmos. O pisos de degrau 24 são devidamente presos e suportados em suas extremidades na direção da largura nos pai- néis de barra de suporte de piso de degrau opostos (não mostrados) de uma forma conhecida, por exemplo, como a descrita na Patente U.S. N9 3 788 028. Alternativamente, uma montagem de curso de escada ajustável à subi- da do piso de degrau pode ser empregada, tal como descrito na Patente U.S. N2 3 593 821 ou na Patente U.S. N5 4 768 617, permitindo, naturalmen- te, as necessárias modificações exigidas para a incorporação de tal tipo de montagens de curso de escada reguláveis ao conceito da presente invenção.
A figura 1 ilustra também esquematicamente com a referência numérica 28 estruturas de cerca de segurança que ficam presas em cada lado na direção da largura da seção de curso de escada 20, desta maneira proporcionando uma segurança maior aos usuários da unidade de escadaria modular; um corrimão convencional podendo ser substituído.
A seção de curso de escada 20 é fabricada e montada a partir de materiais e componentes normalmente utilizados na fabricação de uma escadaria portátil. De preferência, os componentes são feitos de chapas ou seção de aço, permitindo que a escadaria 10 se torne à prova de intempé- ries e forte o suficiente para resistir às fortes cargas, tais como as verificadas durante a construção civil.
Conforme melhor observado na figura 2, as duas plataformas 16, 18, essencialmente chapas de aço retangulares, têm, cada qual, uma porção identificada pelas referências numéricas 16a, 18a, respectivamente, que se projeta para um lado na direção da largura para além da largura da seção de curso de escada 20, isto é, as plataformas possuem porções de escoras salientes que servem para prender a escadaria 10 em um edifício. No desdobramento da unidade de escadaria modular 10, conforme ilustrado nas figuras 1 e 2, as porções de plataforma 16a, 18a se estendem para den- tro do edifício em uma relação horizontal substancialmente coplanar ao chão 12a, 14a dos respectivos níveis de chão 12 e 14. Ambas as plataformas su- perior e inferior 16, 18 ficam presas de uma forma articulada (por exemplo, usando dobradiças de eixo) nas extremidades superior e inferior da seção de curso de escada 20, respectivamente, permitindo, assim, que toda a unidade de escadaria modular se desdobre entre os andares do edifício com alturas variadas do teto 14b ao chão 14a, ao mesmo tempo mantendo a orientação horizontal das plataformas superior e inferior 16, 18, respectivamente. Será apreciado que, dependendo da altura entre o teto e o chão, o ângulo de in- clinação (i) da seção de curso de escada 20 irá variar.
A escadaria modular 10 inteira é presa de maneira removível de modo a ficar em balanço em dois locais, a saber, nos pavimentos superior e inferior 12, 14 por meio de um total de oito apoios de compressão longitudi- nalmente reguláveis 22a a 22d do tipo conforme comumente empregado na construção civil, por exemplo apoios de parafuso. Os apoios 22a a 22c con- sistem essencialmente de um pilar tubular com bases de chapa na extremi- dade terminal inferior, a extremidade oca superior oposta dos tubos de apoio tendo um piso de degrau interno dentro do qual são inseridas hastes exter- namente roscadas. É preferido que o mecanismo que permite o ajuste da altura (e tensionamento / cunhagem) dos apoios se situe na extremidade superior (cabeçote) das unidades a fim de evitar a distensão dos apoios du- rante o uso da escada.
Como se pode observar a partir das figuras 1 a 4, um total de quatro apoios 22a a 22d é provido por plataforma 16,18, proporcionando as- sim uma disposição de ancoragem estável no fundo e no topo da unidade de escadaria nos níveis do edifício, sendo que cada apoio se situa próximo das arestas das seções de plataforma 16a, 18a, e, assim, garantir que sejam minimizadas a curvatura e a deformação potenciais das plataformas em fun- ção do peso da escadaria ou da carga sobre a escadaria. A disposição como um todo cria uma montagem de duplo balanço da seção de curso de escada 20 no edifício.
Os apoios individuais podem ser presos nas plataformas 16,18 de uma maneira conhecida, por exemplo, passando os apoios através de furos de passagem adequadamente dimensionados nas plataformas e, em seguida, prendendo a posição relativa das plataformas 16, 18 com relação aos pilares de apoio tubulares. É preferível que os apoios sejam soldados com as plataformas durante a fabricação do sistema de modo a prover uma unidade totalmente pré-fabricada a fim de diminuir a quantidade de ereção. Será imediatamente apreciado que, ao se utilizar os apoios para prender e fixar / ancorar a unidade de escadaria modular 10 entre os andares de um edifício, a instalação de toda a unidade se torna independente, uma vez que não há necessidade de se prover locais fixos de ancoragem / fixação na es- trutura do edifício, por exemplo, nas lajes dos pavimentos.
É igualmente possível se dispensar furos de receptáculos para os apoios e, em vez de soldar (ou de outra forma prender), as bases de a- poio sobre a face superior das seções de plataforma 16a, 18a, os cabeçotes de todos os quatro apoios 22a a 22d podem se estender de modo a se en- caixarem sobre a superfície do teto, quando, então, outro tensionamento pressiona as seções de plataforma de aço elasticamente deformáveis fir- memente sobre a superfície do piso do pavimento de modo a, assim, obter um encaixe seguro à prova de atrito da plataforma naquele pavimento. Se desejado, acabamentos de maior atrito podem estar presentes sobre as su- perfícies das plataformas 16, 18.
Conforme melhor observado na figura 1, mas também ilustrado esquematicamente nas figuras 2 e 3, cada plataforma é provida com uma estrutura de cerca em forma de L 30, 32 sobre as laterais que faceiam para fora do edifício, de modo a garantir, assim, a segurança dos usuários da uni- dade de escadaria, sendo que, se percebe que a cerca 30, 32 se estende na direção dos andares do edifício, uma vez que a unidade é montada e presa no lugar.
A figura 4 mostra a escadaria modular em uma posição de transporte, na qual a seção de curso de escada 20 se estende paralela e horizontal às plataformas 16 e 18, facilitando, assim, o transporte da unidade de escadaria modular em um caminhão de leito plano. A construção modu- lar, articulada da unidade de escadaria 10 permite que a unidade seja trans- portada de uma maneira pré-montada no local do edifício, onde um elevador de guindaste poderá ser usado para içar a unidade no lugar na face exterior do edifício.
Tal como referido acima, em uma forma preferida, a seção de curso de escada 20 é de um tipo tal tendo pisos de degrau de altura regulá- vel de modo a permitir a utilização da mesma unidade de escadaria modular 10 em diferentes alturas de nível de pavimento. No entanto, a disposição articulada das plataformas de topo e de fundo 16, 18 em cada extremidade da seção de curso de escada 20 por si só é capaz de oferecer um certo grau de adaptabilidade às diferentes alturas de nível de pavimento (dentro das tolerâncias de construção), uma vez que a mudança no ângulo de inclinação (i) da posição de inclinação do curso de escada, na qual os pisos de degrau ficam essencialmente horizontais, poderá ser alterada em um grau determi- nado sem fazer com que a unidade de escadaria como um todo fique insegura.
As larguras e os ângulos dos pisos de degrau e as distâncias entre as pisos de degrau devem preferencialmente acatar o código ou nor- mas de construção relevantes. Por exemplo, o Padrão australiano AS 1657- 1992 afirma que as escadarias não devem ser inferiores a 600 milímetros de largura, e o ângulo de inclinação das escadarias não deve ser inferior a 26,5 graus e não superior a 45 graus, a altura de cada subida deve estar entre 150 mm a 215 mm, e o comprimento de cada piso de degrau deve estar en- tre 215 mm a 305 mm.
A figura 5 ilustra uma modalidade modificada da ilustrada nas fi- guras 1 a 4. Numerais de referência semelhantes são usados na figura 5 para fazer referência a componentes similares, os quais, portanto, não serão descritos em mais detalhes no presente documento. Tal como acontece na modalidade anterior, a plataforma superior 16 é articulada à extremidade superior da seção de curso de escada 20, permitindo, assim, a variação do ângulo (ii) entre a plataforma 16 e o plano longitudinal nocional (ou eixo) da seção 20. Em contrapartida à modalidade anterior, no entanto, a plataforma inferior 18 fica presa na seção de curso de escada 20 de tal maneira a per- mitir um deslocamento ao longo do eixo geométrico longitudinal da secção 20, ao mesmo tempo mantendo a atitude de modo geral horizontal da plata- forma 18. Para esse efeito, a plataforma 18 é provida com uma seção de suporte 32 que define uma luva na qual a extremidade de terminal inferior da seção de curso de escada 20 é recebida por meio de um encaixe deslizante com a mesma, permitindo, assim, que toda a estrutura de plataforma 18 se desloque para cima e para baixo ao longo das setas (iii) no sentido do com- primento da unidade 20. O elemento de luva 32 é convenientemente ligado às chapas ou barras laterais 34 da seção de curso de escada 20, na qual um rolo conectado à plataforma 18 é posicionado de modo a permitir que a pla- taforma 18 se movimente com relação e ao longo dos elementos de barra 34. Quando a plataforma 18 se encontra em uma posição desejada, a mes- ma é imobilizada com relação às e fixada na seção de curso de escada 20, por exemplo, usando grampos de porca e parafuso, posicionando pinos ou parafusos, etc. De preferência, uma série de furos 36 encontram-se presen- tes na barras laterais 34 da seção de curso de escada 20 em posições dife- rentes, nos quais um parafuso é inserido através da seção de suporte 32 para dentro de pelo menos um furo 36, desta forma prendendo a plataforma 18 na posição desejada.
Será apreciado por pessoas versadas na técnica que a presente invenção pode ser implementada de diferentes maneiras, sem se afastar do âmbito do espírito e do âmbito de aplicação da presente invenção. Qualquer apresentação de documentos, dispositivos, atos ou conhecimentos no presente relatório descritivo que explique o contexto da presente invenção encontra-se incluída no presente documento. Não deve ser tomado como uma admissão que qualquer destes materiais façam parte da técnica anterior com base no conhecimento geral comum da técnica em questão na Austrália antes ou após a data de depósito do pedido de patente ao qual pertence o presente relatório descritivo.

Claims (8)

1. Unidade de escadaria modular portátil para uso em uma obra durante a construção de um edifício de vários andares, a unidade de esca- daria incluindo: - uma seção de curso de escada com uma pluralidade de pisos de degrau de escada separados em elevação, a seção de curso de escada tendo uma extremidade superior e uma extremidade inferior; - uma plataforma superior conectada à seção de curso de esca- da na, ou a uma distância da, extremidade superior da seção de curso de escada; - uma plataforma inferior conectada à seção de curso de escada na, ou a uma distância da, extremidade inferior da seção de curso de escada; - em que cada uma das plataformas possui porções que se es- tendem lateralmente para além da largura da seção de curso de escada, as plataformas sendo concebidas de modo a se estenderem para dentro de respectivos níveis de andar superior e inferior do edifício quando a unidade de escadaria é posicionada adjacente a uma face do edifício; e - um meio de ancoragem disposto de modo a prender de manei- ra removível as plataformas, em uso, nos níveis de andar superior e inferior, para, assim, prover uma montagem de duplo equilíbrio da seção de curso de escada que se estende entre os dois níveis de andar de edifício.
2. Unidade de escadaria, de acordo com a reivindicação 1, na qual pelo menos uma das plataformas fica presa de maneira pivotável na seção de curso de escada de tal maneira a permitir que a seção de curso de escada varie com relação pelo menos uma plataforma.
3. Unidade de escadaria, de acordo com a reivindicação 2, na qual cada uma das plataformas é articulada nas respectivas extremidades da seção de curso de escada.
4. Unidade de escadaria, de acordo com a reivindicação 1, na qual pelo menos uma das plataformas fica presa na seção de curso de es- cada de tal forma a permitir um movimento linear ao longo de um eixo longi- tudinal da seção de curso de escada, e incluindo ainda um meio de fixação a fim de prender a plataforma em uma posição desejada ao longo da seção de curso de escada, em função do que uma distância entre as plataformas su- perior e inferior da seção de curso de escada pode ser modificada ou fixada em posições desejadas.
5. Unidade de escadaria, de acordo com a reivindicação 4, na qual a plataforma inferior é disposta de modo a se manter em um determina- do ângulo de inclinação com relação ao eixo longitudinal da seção de curso de escada.
6. Unidade de escadaria, de acordo com a reivindicação 4 ou 5, na qual a seção de curso de escada inclui discretos pontos de fixação espa- çados entre si ao longo da extensão longitudinal da seção de curso de escada.
7. Unidade de escadaria, de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, incluindo ainda um meio para prender a plataforma superior em um ângulo determinado com relação à seção de curso de escada.
8. Unidade de escadaria, de acordo com a reivindicação 7, na qual o ângulo predeterminado é de cerca de 26,5° a 45° a partir da posição horizontal.
BRPI0713495-9A 2006-06-20 2007-06-20 escada para uso na construção civil BRPI0713495A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AU2006903316 2006-06-20
AU2006903316A AU2006903316A0 (en) 2006-06-20 Stairway For Use On Building Sites
PCT/AU2007/000863 WO2007147210A1 (en) 2006-06-20 2007-06-20 Stairway for use on building sites

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0713495A2 true BRPI0713495A2 (pt) 2012-01-24

Family

ID=38832999

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0713495-9A BRPI0713495A2 (pt) 2006-06-20 2007-06-20 escada para uso na construção civil

Country Status (12)

Country Link
US (1) US20100293875A1 (pt)
EP (1) EP2029835A4 (pt)
JP (1) JP2009541612A (pt)
KR (1) KR20090028716A (pt)
CN (1) CN101473097A (pt)
AU (1) AU2007262663A1 (pt)
BR (1) BRPI0713495A2 (pt)
CA (1) CA2655377A1 (pt)
RU (1) RU2009101481A (pt)
TW (1) TW200809061A (pt)
WO (1) WO2007147210A1 (pt)
ZA (1) ZA200810634B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR20130001841A (ko) * 2011-06-28 2013-01-07 삼성전자주식회사 이동 로봇용 단차 승월장치 및 이동 로봇 승월 시스템과 이동 로봇의 단차 승월방법
CN102363483A (zh) * 2011-06-29 2012-02-29 苏州新达电扶梯部件有限公司 一种电梯护栏斜挡板
AU2013203442B2 (en) * 2012-04-12 2015-01-22 Natform Pty Ltd Screen Module
US9758981B2 (en) 2014-10-14 2017-09-12 Emeh, Inc. Stair expansion joint system with freedom of movement between landings
US9869084B2 (en) * 2014-10-14 2018-01-16 Emeh, Inc. Stair expansion joint system with freedom of movement between landings
TWI589332B (zh) * 2015-03-13 2017-07-01 Adjustable lifting angle of the ladder machine
AU2016306708B2 (en) 2015-08-11 2021-08-19 Zev BIANCHI A retractable staircase
CN105600176A (zh) * 2015-10-20 2016-05-25 张跃 梯板运组
TWI620705B (zh) * 2017-05-02 2018-04-11 He cheng yu 升降式樓梯結構
EP4219858A3 (en) 2017-05-15 2023-09-20 EMEH, Inc. Moveable stair systems and methods
WO2020005560A1 (en) * 2018-06-28 2020-01-02 Emeh, Inc. Rotational connections for stairs
US10745919B1 (en) * 2019-07-26 2020-08-18 Big Time Investment, Llc Method and apparatus for installing a staircase assembly into a building
CN112081320A (zh) * 2020-08-27 2020-12-15 衡东县佳时鸿丰建材有限责任公司 一种可调节式木楼梯及其使用方法
US20220235562A1 (en) * 2021-01-26 2022-07-28 Commercial Scaffolding Companies, Inc. Scaffolding stair system
FR3127183A1 (fr) * 2021-09-22 2023-03-24 Speedinnov Dispositif d’ajustement d’un escalier entre deux étages d’une structure

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3299590A (en) * 1964-06-01 1967-01-24 Carter Lavoy Prefabricated, adjustable stairway, ramp or bridge
US3626438A (en) * 1969-12-15 1971-12-07 Ozark Metal Products Inc Adjustable stairs
US3593821A (en) * 1969-12-22 1971-07-20 Unit Step Farm Co Inc Adjustable stairstep unit
US3684057A (en) * 1971-06-04 1972-08-15 Horace Eppinette Portable stairway
SE374068B (pt) * 1973-01-30 1975-02-24 Welin Ab
SE419736B (sv) * 1978-03-17 1981-08-24 Welin Ab Embarkeringsanordning vid fartyg
US4606431A (en) * 1984-03-19 1986-08-19 Ruder Sr Fred A Evacuation slides for multi-story buildings
US4642953A (en) * 1986-02-10 1987-02-17 Degood David A Moveable stair apparatus
US4768617A (en) * 1987-07-16 1988-09-06 Wenger Corporation Adjustable stairway having retractable wheel carriage
IT1222227B (it) * 1988-04-01 1990-09-05 Georgel Valentin Stanescu Scala per l'imbarco e lo sbarco di passeggeri da imbarcazioni,con mezzi attuatori per il posizionamento ed il ritiro
US5189854A (en) * 1992-09-14 1993-03-02 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Army Adjustable height stairway
AUPN087395A0 (en) * 1995-01-31 1995-02-23 Preston, John Clement Suspendable container
US6003270A (en) * 1998-04-16 1999-12-21 Macintyre; James R. Variable riser seating system
US6415891B1 (en) * 2000-11-08 2002-07-09 Yates Westley Hayman Scaffold stair
US6527081B1 (en) * 2001-05-30 2003-03-04 Aluminum Ladder Company, Embankment stairway
EP1467042A1 (en) * 2001-12-28 2004-10-13 Nippon Light Metal Company Ltd. Stairway
DE10307087B4 (de) * 2003-02-19 2009-07-09 Pröbst, Christian Bautreppe
US7637350B2 (en) * 2003-05-23 2009-12-29 Interstate Equipment Corporation Portable barge access ladder
US6923140B1 (en) * 2004-03-03 2005-08-02 Aluminum Ladder Company Boat access stairway
US7377080B2 (en) * 2004-03-29 2008-05-27 The Boeing Company Stowable spiral staircase system for overhead space access
US20080190049A1 (en) * 2007-02-08 2008-08-14 David Muti Portable construction staircase

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007147210A1 (en) 2007-12-27
CN101473097A (zh) 2009-07-01
KR20090028716A (ko) 2009-03-19
ZA200810634B (en) 2009-08-26
JP2009541612A (ja) 2009-11-26
RU2009101481A (ru) 2010-07-27
EP2029835A1 (en) 2009-03-04
CA2655377A1 (en) 2007-12-27
AU2007262663A1 (en) 2007-12-27
EP2029835A4 (en) 2010-08-18
TW200809061A (en) 2008-02-16
US20100293875A1 (en) 2010-11-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0713495A2 (pt) escada para uso na construção civil
US7971408B2 (en) Stairtower and method for erecting the same
US3392801A (en) Scaffold device
CA2567141A1 (en) Modular multilevel access platform and method for erecting the same
KR100989111B1 (ko) 교량의 점검통로 접근용 출입계단 구조물
US6527081B1 (en) Embankment stairway
US2142651A (en) Scaffolding
JP5837332B2 (ja) 廻り階段用作業足場
US3307653A (en) Demountable stairway unit
US3994113A (en) Stairs and railing system for multi-floored buildings and method of constructing same
KR102558279B1 (ko) 지주식 인도교 및 데크로드 시공용 안전 작업구조물
US5492197A (en) Frame parts for temporary ladder
US6109391A (en) Ladder scaffold
AU2021215192B2 (en) Temporary Stairway with Void Cover
US3490559A (en) Knockdown scaffolding
JP2016204983A (ja) 階段仮設足場
KR20100055605A (ko) 개량형 조립식 계단
US4050203A (en) Stairs and railing system for multi-floored buildings and method of constructing same
US5372218A (en) Mini portable scaffolding
JP3981604B2 (ja) 仮設階段用踊り場
KR102673237B1 (ko) 경사 거푸집 설치용 작업대
GB2428729A (en) A scaffold stair unit
EP3957807B1 (en) A scaffolding support structure and a method for assembling scaffolding
CA2577570A1 (en) Bracing for insulating concrete forms
SU1242594A1 (ru) Подъемные подмости дл возведени железобетонных оболочек сооружений

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 4A E 5A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE AS 4A E 5A ANUIDADES.