PT102244B - Construcao compreendendo uma estrutura de sustentacao em madeira - Google Patents

Construcao compreendendo uma estrutura de sustentacao em madeira Download PDF

Info

Publication number
PT102244B
PT102244B PT102244A PT10224499A PT102244B PT 102244 B PT102244 B PT 102244B PT 102244 A PT102244 A PT 102244A PT 10224499 A PT10224499 A PT 10224499A PT 102244 B PT102244 B PT 102244B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
construction according
construction
panels
covering
insulating panels
Prior art date
Application number
PT102244A
Other languages
English (en)
Other versions
PT102244A (pt
Inventor
Serge Segur
Original Assignee
Sibat
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sibat filed Critical Sibat
Publication of PT102244A publication Critical patent/PT102244A/pt
Publication of PT102244B publication Critical patent/PT102244B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04BGENERAL BUILDING CONSTRUCTIONS; WALLS, e.g. PARTITIONS; ROOFS; FLOORS; CEILINGS; INSULATION OR OTHER PROTECTION OF BUILDINGS
    • E04B1/00Constructions in general; Structures which are not restricted either to walls, e.g. partitions, or floors or ceilings or roofs
    • E04B1/02Structures consisting primarily of load-supporting, block-shaped, or slab-shaped elements
    • E04B1/10Structures consisting primarily of load-supporting, block-shaped, or slab-shaped elements the elements consisting of wood

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Building Environments (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Finishing Walls (AREA)
  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
CONSTRUÇÃO COMPREENDENDO UMA ESTRUTURA DE SUSTENTAÇÃO EM MADEIRA
ÂMBITO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a uma construção compreendendo uma estrutura de sustentação em madeira constituída por caixilhos solidários contíguos, fechados nas suas faces anteriores e posteriores por painéis isolantes, sendo os ditos caixilhos mantidos entre uma prancha superior e uma prancha inferior igualmente em madeira.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Apesar do grande desenvolvimento ocorrido nos últimos anos relativamente à construção de casas com estrutura em madeira, estas apresentam, ainda, inúmeros inconvenientes, tais como, uma construção demorada, o que torna o seu custo relativamente elevado.
Assim, propõe-se uma construção compreendendo uma estrutura de sustentação em madeira constituída por caixilhos solidários contíguos, fechados nas suas faces anteriores e posteriores por painéis isolantes, sendo os ditos caixilhos mantidos entre uma prancha superior e uma prancha inferior igualmente em madeira. Estes painéis pré-fabricados são montados no local de modo simples e rápido, apenas por meio de aparafusamento e cavilhagem.
Além do que, este tipo de construção oferece boas garantias de isolamento em relação ao ar e à água, bem como, uma resistência acrescida, o que é particularmente interessante, dadas as suas caracteristicas de contravento, aquando da implantação destas construções em regiões atreitas a sismos e/ou ventos fortes.
Contudo, uma vez a construção concluída, é conveniente, também, tratar os painéis interiores e exteriores de modo a que estes apresentem um revestimento adequado. Estas operações para obter um revestimento podem ser executadas por um profissional do ramo, o que acarreta um custo suplementar â construção, ou serem realizadas pelo proprietário da construção, o qual, não sendo forçosamente um especialista, encorre no risco de obter um revestimento inadequado ou mal executado.
l /|3 JAN. 1999/ <· t X' $
Ευ &
No sentido de obviar a este inconveniente, a presente .invenção propõe uma construção em que todos os seus elementos são tratados de modo a que, quando a contrução é montada, não existe a necessidade de realizar trabalhos de acabamento.
Para o efeito, a invenção tem por objecto uma construção compreendendo uma estrutura de sustentação em madeira constituída por caixilhos solidários contíguos, fechados nas suas faces anteriores e posteriores por painéis isolantes, sendo os ditos caixilhos mantidos entre uma prancha superior e uma prancha inferior igualmente em madeira, instalada sobre um envasamento formando uma base de cimento (1) ou similar da construção, caracterizado por os painéis isolantes destinados a ser fixados no exterior da estrutura apresentarem uma face dotada de um revestimento adequado para exterior e os painéis isolantes destinados a ser fixados no interior da estrutura apresentarem uma face dotada de um revestimento adequado para interior.
Assim, obtém-se uma constução para a qual não é necessário proceder ao tratamento da fachada exterior no sentido de lhe conferir um revestimento exterior adequado, nem das paredes interiores com o objectivo de lhes conferir um revestimento apropriado para interior.
Portanto, de modo vantajoso, os painéis isolantes destinados a ser fixados no exterior apresentam uma face coberta de um revestimento exterior, formado por tiras de madeira, tendo uma película de polietileno, tal como a disponível comercialmente sob a marca registada “ polyane”, colada sobre a face externa de um painel exterior, entre o painel exterior e o revestimento de tiras de madeira.
De preferência, este revestimento de tiras de madeira é executado em bruto ou prépintado, o que permite oferecer aos utilizadores uma vasta gama de texturas e cores.
Preferencialmente, os painéis isolantes destinados ao interior da construção apresentam, numa face, um revestimento mural adequado a permitir a sua pintura directa ou a colocação de papéis pintados.
Preferencialmente, o revestimento mural interior é constituído por uma tela de vidro adequada a ser pintada.
£
L'
Outras características e vantagens da presente invençãç serão melhor divulgadas através da descrição de um exemplo de realização da invenção, ilustrado pelo desenho em anexo cuja figura única representa urna vista em corte de uma parede de uma construção realizada de acordo com a invenção.
DESCRIÇÃO DE UM EXEMPLO DE REALIZAÇÃO DA INVENÇÃO Para executar uma construção de acordo com a invenção, terá de dispôr-se de uma base (1) em cimento ou similar, realizada de maneira convencional por processos bem conhecidos e alisada “em helicóptero sobre toda a sua superfície. Esta base (1) apresenta-se preferencialmente como uma plataforma, existindo um leito de material compactado (15) intercalado entre o solo (S) e a dita base (1), e uma película de polietileno, tal como a disponível comercialmente sob a marca registada “ polyane”, (16) submetida a um tratamento anti-térmitas intercalada entre o dito leito de material compactado (15) e a dita base (1).
Sobre esta base (1) coloca-se uma prancha inferior (2), geralmente de madeira exótica ou pinheiro silvestre tratado classe 4, formando o suporte para os caixilhos de madeira destinados a constituir a estrutura de sustentação. A fim de se obter um isolamento perfeito, coloca-se um feltro (3) entre a prancha inferior (2) e a base (1).
Os caixilhos são constituídos por uma travessa inferior, um alizar horizontal (4a) e alizares verticais (4b) dotados de orifícios (4c), sendo as travessas inferiores (4a) e os alizares verticais (4b) sustentados por esquadros (4d) reforçados adequados. Podem, igualmente, colocar-se alizares intermédios de modo a quadricular o interior do caixilho, se tal for desejado. A travessa inferior (4a) é fixada à prancha inferior (2) por meio de uma cavilha (10) que atravessa ambas, fixando o conjunto, também, à base (1). O alizar vertical (4b) de um caixilho é, ele próprio, fixado ao alizar vertical (4b) de um caixilho contíguo através de cavilhas que atravessam os orifícios (4c) previstos para esse efeito. As faces anterior e posterior destes caixilhos são fechadas por meio de painéis isolantes (5 e 6), de espessura variável, fixados por pregagem, agrafamento ou aparafusamento sobre a parte dos alizares horizontais (4a) e verticais (4b) dos caixilhos.
Um painel isolante (5) que fica em contacto com o exterior da construção apresenta, então, uma face coberta de um revestimento para exterior, tal como um formado por tiras de madeira (7), tendo uma película de polietileno, tal como a disponível comercialmente f\ 7 T Τα :: J ·' ' Ç, i 13. JAN. 1999 '
LZ ί sob a marca registada “ polyane” (14), colocada, entre o painel exterior (5) e o revestimento de tiras de madeira (7), enquanto que o painel isolante (6) em contacto com o interior da construção apresenta uma face dotada de um revestimento para interior.
Assim, obtém-se uma construção apresentando uma fachada exterior já dotada de revestimento adequado para o exterior, enquanto que, as paredes interiores da dita construção apresentam um revestimento para o interior adequado a permitir um tratamento decorativo directo.
A parte inferior dos painéis (6) pode, no que se refere ao interior da construção, ser dissimulada através de um lambrim (12) clássico, nomeadamente quando o revestimento é constituído por ladrilhos (13). No que se refere à face externa dos painéis, geralmente intercala-se uma chapa (8) entre a face interior do painel exterior (5) e a base (1) de cimento armado.
De modo a aperfeiçoar o isolamento, enche-se o espaço livre entre o painel isolante exterior (5) e o painel isolante interior (6) com um isolante (9) constituído por bolas geralmente de um material sintético, ligadas entre si através de um ligante vegetal, e introduzidas por injecção, aglomerando-se as ditas bolas in situ. A figura única mostra, apenas, um enchimento parcial desse espaço. Esta concepção “em sanduíche11 da parede da construção confere-lhe características, muito elevadas e vantajosas, de isolamento e de contravento.
A invenção propõe, portanto, uma construção fácil de montar por, apenas, dois operários, sem necessidade de recorrer a qualquer dispositivo de elevação, sendo todos os elementos necessários à dita construção preparados e acabados em oficina. De preferência, utilizam-se porções de madeira idênticas ou, no máximo, de dois tipos diferentes.
Deste modo, os painéis (5, 6) são tratados em oficina de modo a apresentarem quer um revestimento para o exterior quer um revestimento para o interior, sendo, ainda, possível proceder antecipadamente à fixação do painel interior (6) ou exterior (5), de maneira a que não haja necessidade de o fazer no local da obra.
Contudo, os dois painéis (5, 6) não podem ser instalados antecipadamente na medida em que é necessário manter um acesso para a fixação das cavilhas nos orifícios dos alizares verticais, para permitir a fixação dos caixilhos, contíguos, bem como, a fixação dos caixilhos à prancha inferior (2).
Ao nível dos planos de junção dos dois painéis isolantes adjacentes encontra-se prevista a existência de uma adequada cobertura das juntas. Estes painéis isolantes são habitualmente painéis de partículas de ligante hidráulico. Sempre que estes painéis são destinados a executar um dos cantos da construção, coloca-se em cada ângulo da construção um barrote no qual estes se vêm fixar, geralmente por cavilhagem, de modo semelhante ao dos alizares verticais (4b) dos caixilhos, para dois painéis contíguos. Para fixar o conjunto, coloca-se, simetricamente à prancha inferior (2), uma prancha superior, ela própria fixada à travessa superior do caixilho através de meios de fixação. Desse modo, sempre que se quer executar um andar, a parte de ligação entre o rés-do-chão e o andar é constituída, por um lado, pela travessa superior horizontal do caixilho, por duas pranchas superiores, por um soalho, realizado geralmente num material isolante, e finalmente por uma travessa do caixilho constitutivo do andar superior. Obtém-se, assim, uma solidez perfeita do conjunto. Igualmente, para o telhado, procede-se de modo semelhante graças a caixilhos de forma específica que permitem receber as travessas ligadas entre si por meio de esticadores de madeira apropriada. O conjunto é fixado por meio de cunhas ou esquadros reforçados.
Obtém-se uma construção de acordo com a invenção compreendendo uma estrutura de sustentação em madeira constituída por caixilhos solidários contíguos fechados, nas suas faces anterior e posterior, por painéis isolantes, mantendo-se os ditos caixilhos entre si por meio de uma prancha superior e de uma prancha inferior, com as quais eles são solidários; por outro lado, a dita construção apresenta sobre a sua fachada exterior um revestimento para exterior apropriado, e sobre a sua fachada interior um apropriado revestimento para interior.
Por esse facto, obtém-se uma construção cuja montagem é rápida e fácil, que não necessita de trabalhos de alvenaria pesados nem de operações de tratamento suplementares, tal como, um tratamento para os painéis com vista a prepará-los para um revestimento exterior ou interior.
Lisboa, 13 JAN. 1999
Agente Oficia) da Propriedade industria) Arco da Conceição, 3,1! - 1100 LISBOA

Claims (9)

1. Construção compreendendo uma estrutura de sustentação em madeira constituída por caixilhos solidários contíguos fechados, nas suas faces anterior e posterior, por painéis isolantes, sendo os ditos caixilhos mantidos entre uma prancha superior e uma prancha inferior (2) igualmente em madeira colocada sobre um envasamento formando uma base de cimento (1) ou similar da construção, caracterizada por os painéis isolantes (5, 6) serem pré-tratados de maneira a que os painéis isolantes (5) destinados a ser fixados no exterior da estrutura apresentem uma face dotada de um revestimento para exterior e os painéis isolantes (6) destinados a ser colocados no interior da estrutura apresentem uma face coberta por um revestimento para interior.
2. Construção de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o revestimento previsto para o exterior ser um revestimento de tiras de madeira (7).
3. Construção de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o revestimento de tiras de madeira (7) ser pré-pintado.
4. Construção de acordo com uma das reivindicações 2 e 3, caracterizada por ser colocada sobre a face externa de um painel exterior (5), entre o painel exterior (5) e o revestimento de tiras de madeira (7) uma película de polietileno, tal como a disponível comercialmente sob a marca registada “polyane”.
5. Construção de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por o revestimento para interior ser um revestimento murai adequado a permitir a pintura directa dos ditos painéis (6) ou a colocação de papéis pintados.
6. Construção de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por o revestimento mural para o interior ser constituído por uma tela de vidro apta a ser pintada.
7. Construção de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada por um isolante (9), constituído por bolas geralmente de um material sintético ligadas entre si por um ligante vegetal, ser introduzido por injecção no espaço livre existente entre os painéis isolantes exterior e interior (5, 6), aglomerando-se as ditas bolas in situ.
I
8. Construção de acordo com uma das reivindicaçpes 1 a 7, caracterizada por os painéis isolantes (5, 6) serem painéis de partículas com ligante hidráulico.
9. Construção de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada por se colocar, entre a base (1) e o solo (S), um leito de material compactado (15), e, por se intercalar, entre o dito leito de material compactado (15) e a dita base (1), uma película de polietileno, tal como a disponível comercialmente sob a marca registada “polyane” (16).
PT102244A 1998-01-13 1999-01-13 Construcao compreendendo uma estrutura de sustentacao em madeira PT102244B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9800244A FR2773567B1 (fr) 1998-01-13 1998-01-13 Construction du type a ossature porteuse en bois
OA1200000185A OA11433A (fr) 1998-01-13 2000-06-22 Construction du type à ossature porteuse en bois.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT102244A PT102244A (pt) 1999-07-30
PT102244B true PT102244B (pt) 2001-04-30

Family

ID=33512661

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT102244A PT102244B (pt) 1998-01-13 1999-01-13 Construcao compreendendo uma estrutura de sustentacao em madeira

Country Status (4)

Country Link
ES (1) ES2150388B1 (pt)
FR (1) FR2773567B1 (pt)
OA (1) OA11433A (pt)
PT (1) PT102244B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2845707B1 (fr) 2002-10-09 2004-12-17 Conseils D Etudes Et De Securi Construction prefabriquee

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2528470A1 (fr) * 1982-06-14 1983-12-16 Gouneau Claude Procede de construction de batiments a partir d'elements modulaires d'ossature bois avec isolation incorporee, et elements modulaires pour la mise en oeuvre de ce procede
FR2595388A1 (fr) * 1986-03-06 1987-09-11 Kemper Construction Sarl Maison a ossature en bois
US5228249A (en) * 1991-04-12 1993-07-20 Campbell Carl W Wooden foundation wall and method
DE29703092U1 (de) * 1997-02-17 1997-04-03 Schwörer Haus GmbH & Co., 72764 Reutlingen Wandelement mit diffusionsoffener Folie

Also Published As

Publication number Publication date
ES2150388A1 (es) 2000-11-16
PT102244A (pt) 1999-07-30
OA11433A (fr) 2004-04-26
ES2150388B1 (es) 2001-04-01
FR2773567B1 (fr) 2000-03-10
FR2773567A1 (fr) 1999-07-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3131514A (en) Thin precast wall panel construction
US3885008A (en) Method for producing prefabricated wall section with molded panels
DE60027287T2 (de) Isolierende wandstruktur
JP2018523770A (ja) 現場において壁の内部を充填可能する長手方向軸に突出した構造を具備する構造壁
US2222037A (en) Building and building construction
DE4338185C2 (de) Verfahren zur Herstellung eines Fertighauses
DE4026472A1 (de) Befestigung einer plattenverkleidung
KR101312975B1 (ko) 이동식 목조건축물
PT102244B (pt) Construcao compreendendo uma estrutura de sustentacao em madeira
KR100913942B1 (ko) 피엔에프 불연방수판넬 및 그 시공방법
CN209585284U (zh) 滑动连接件
DE2938325A1 (de) Dach eines flachdachgebaeudes und verfahren zu seiner herstellung
US2362187A (en) Panel or unit for buildings and building constructed therefrom
JP7479686B2 (ja) 壁パネル
US1825346A (en) Building slab and wall construction
CN212897218U (zh) 一种极薄的屋顶檐口
RU2774367C1 (ru) Деревянная многослойная конструкция
DE19844579A1 (de) Holzstein zum Häuserbau und anderer Einsatzbereiche/Anwendungsbereiche, der Holzstein besteht aus Massivholz mit Verbindungsstiften
RU38476U1 (ru) Сборно-разборное здание модульного типа
CN206174506U (zh) 外形多样化的活动房
DE1952722A1 (de) Verbund-Isolierplatte
KR200420499Y1 (ko) 목재와 황토를 이용한 양면 인테리어 판넬
DE7327537U (de) Baukörper zum Fertigbelegen von Fußböden, Wänden und Decken mit Fliesen (Kacheln)
JPS6013150A (ja) 土台防湿用マツト
DE29706363U1 (de) Fertighaus und vorgefertigtes Element hierfür

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20010103

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20110713