PT102191B - Sistema de seguranca para estruturas de moldacao de cofragens - Google Patents
Sistema de seguranca para estruturas de moldacao de cofragens Download PDFInfo
- Publication number
- PT102191B PT102191B PT10219198A PT10219198A PT102191B PT 102191 B PT102191 B PT 102191B PT 10219198 A PT10219198 A PT 10219198A PT 10219198 A PT10219198 A PT 10219198A PT 102191 B PT102191 B PT 102191B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- formwork
- support
- net
- spike
- telescopic
- Prior art date
Links
Landscapes
- Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)
- Manufacturing Of Tubular Articles Or Embedded Moulded Articles (AREA)
- Moulds, Cores, Or Mandrels (AREA)
- Pit Excavations, Shoring, Fill Or Stabilisation Of Slopes (AREA)
Description
Descrição “Sistema de segurança para estruturas de moldação de cofragens”
Objecto da invenção
A presente invenção refere-se, de acordo com o enunciado da presente memória descritiva, a um sistema de segurança para estruturas de moldação de cofragens, com o qual se proporcionam características notáveis relevantes e vantajosas, relativamente aos sistemas de segurança actuais.
Estas estruturas são formadas geralmente por perfis de suporte de peças de apoio, que se aplicam em espeques, ficando numa disposição paralela e tendo o comprimento requerido para se unirem linearmente uns perfis aos outros, ficando sobrepostos vasto apresentarem elementos complementares de fixação.
Sobre estes perfis de suporte dispõem-se outros perfis, que constituem peças de apoio, dispostos transversal mente. Os perfis de suporte incluem elementos auxiliares preparados para garantir a fixação das peças de apoio. Neste tipo de cofragens, recuperáveis, podem utilizar-se tinas de material plástico ou similar.
Um objecto da presente invenção consiste em prever a existência de redes de segurança na parte inferior aos tabuleiros de cofragem, fixadas por meio de ferragens aos próprios espeques telescópicos da obra.
Antecedentes da invenção
Os sistemas de segurança que actualmente são previstos para evitar a queda dos operários, são definidos basicamente por balaustradas ou redes, que se colocam nos lados da construção, mas praticamente nunca foram previstos sistemas de segurança que evitem a queda dos operários para o interior da obra. Há que ter em conta que, até ser executada a cofragem, existem espaços abertos pelos quais pode verificar-se a queda acidental dos operários.
Em algumas ocasiões, têm-se previsto redes para evitar a queda do operário para o interior, mas dispostas sobre os painéis de cofragem e de modo tal que se produz assim o inconveniente de se tomarem um obstáculo para a operação da cofragem, sendo além disso perdidas, isto é, não são recuperáveis porque é sobre as mesmas que se realiza a cofragem correspondente.
Descrição da invenção
Em linha gerais, o sistema de segurança para estrutura de moldação de cofragem, que se propõe na presente invenção, dispõe as redes de segurança por baixo dos painéis de cofragem, podendo assim ser recuperadas para serem utilizadas noutras construções, as vezes que for necessário. Antes de efectuar a descofragem, retiram-se as redes.
Como atrás se mencionou, a fixação da rede faz-se nos espeques telescópicos de suporte da estrutura de cofragem, os quais são formados por duas porções telescópicas, uma interior e outra exterior, estando a superior provida de uma pluralidade de orifícios alinhados, que a atravessam diametralmente, permitindo assim posicionar uma cavilha num deles, com funções de esbarro na introdução telescópica. A parte exterior das duas extremidades das porções telescópicas do espeque termina, respectivamente, em placas providas de orifícios, havendo também em cada placa um orifício central de passagem das espigas existentes nos referidos suportes das peças de apoio, para ajudar a estabilização do espeque. A regulação do espeque para que tome o comprimento total requerido consegue-se pelo facto de existir, na parte superior do troço telescópico exterior, uma porção roscada, na qual avança uma porca provida de orelhas, para facilidade da sua rotação. Nesta porca
J ί apoia-se directamente o gancho ou cavilha de aproximação parcial atrás referida.
Um tipo de ferragens para a fixação da rede, previamente colocado à altura escolhida nos espeques correspondentes, é definido por um gancho que inclui uma parte extrema que envolve em mais de uma volta o espeque e de maneira que a sua extremidade inferior fica afastada relativamente à espira, apresentando uma porção restante que emerge tangencialmente do espeque, pela parte superior, possuindo nesta extremidade saliente um remate, em forma de gancho propriamente dito, para a fixação da rede. Com esta disposição, a ferragem pode ficar situada à altura desejada, mantendo-se em posição estável pelo próprio peso da rede, podendo situar-se tanto no tubo exterior como no interior do conjunto telescópico do espeque, dependendo apenas das dimensões da espira.
Outra forma de suportar a rede de segurança consiste simplesmente em prever uma série de ganchos em forma de S, que se fixam no orifício escolhido do tubo interior telescópico dos espeques, ou então nos furos existentes na placa extrema superior do espeque que, como atrás se indicou, inclui, de uma maneira conhecida, furos situados normalmente nas zonas angulares.
Como terceira solução para fixar a rede, previu-se que cada uma das ferragens seja materializada por uma anilha com um diâmetro correspondente ao do tubo interior do espeque telescópico, estando essa anilha provida de duas extensões diametralmente opostas, que se tomam arqueadas para cima, para materializar ganchos respectivos de fixação da rede. Esta ferragem situa-se à altura desejada, por meio de uma cavilha idêntica à utilizada para obter o batente de introdução de um dos tubos telescópicos no outro, do espeque atrás referido.
Finalmente, a rede de segurança pode ficar suspensa por meio de ferragens,
materializadas por platinas respectivas, que se situam na placa extrema superior do espeque telescópico, providas de um orifício central para que também seja atravessado pelo eixo de articulação que sai do suporte da peça de apoio correspondente que, como atrás se disse, se introduz pela boca superior do espeque, ficando portanto esta platina imobilizada. As extremidades desta platina que ficam mais salientes para lá das dimensões da placa, estão dobradas, formando cada uma um gancho no qual pode suspender-se a rede.
Para facilitar a compreensão das caracteristicas da invenção e fazendo parte integrante da presente memória descritiva, anexam-se desenhos, cujas figuras, com carácter ilustrativo e não limitativo representam o seguinte:
Breve descrição dos desenhos
A fig. 1, uma vista em perspectiva de um primeiro tipo de ferragens para suspensão da rede, disposto de modo que envolve o espeque, representado parcialmente, segundo a invenção;
A fig. 2, uma vista em perspectiva de um espeque telescópico, que existe habitualmente nas estruturas de moldação de cofragens recuperáveis, provido de um segundo tipo de ferragens, em forma de S, situado num dos orifícios do tubo interior do espeque telescópico. Existe outra ferragem num dos orifícios da placa extrema superior do referido espeque;
A fig. 3, uma vista em perspectiva de um terceiro tipo de ferragem para suspensão da rede, colocado à altura desejada do troço tubular interior do espeque telescópico, estando este último representado parcialmente; e
A fig. 4, uma vista em perspectiva com as peças separadas, do quarto tipo de ferragem de suspensão da rede segundo a invenção, destinado a ficar situado na
placa extrema superior do espeque telescópico.
Descrição da forma de realização preferida
Fazendo referência à numeração adoptada nas figuras, pode ver-se como o sistema de segurança para estruturas de moldação de cofragens, proposto pela presente invenção, é definido por redes que se fixam nas ferragens fixadas previamente nos próprios espeques telescópicos (1), um dos quais pode ver-se representado completamente na fig. 2.
O espeque telescópico (1) é formado por um tubo exterior inferior (2) e outro superior (3), de menor diâmetro e que é deslizante no interior do tubo inferior (2). As extremidades do espeque (1) terminam em placas de apoio (4) respectivas. A caracteristica telescópica do espeque (1) permite obter o comprimento requerido, pelo facto de o tubo superior (3) dispor de uma pluralidade de orifícios (5), através de um dos quais se coloca uma cavilha convencional (6), de modo a determinar o meio de batente na introdução do tubo superior relativamente ao inferior (2), como se vê claramente nesta fig. 2. Logo que o comprimento do espeque telescópico (1) esteja o mais próximo possível de um valor teórico, o ajuste final é obtido por rotação da porca (7), que é enroscada na extremidade, também roscada, do tubo telescópico inferior (2), fazendo-se rodar a porca por meio de uma barra que entra nas orelhas (8) previstas para esse efeito, ou então manualmente.
Na fig. 1 indica-se genericamente com o número (9) a ferragem que realiza uma das formas de suspensão da rede. E formada por uma porção extrema (10) que envolve o espeque (1), definindo uma espira, cuja extremidade (11) fica separada axialmente relativamente ao espeque, para possibilitar uma colocação estável para a ferragem, já que a extremidade restante da vareta emerge tangencial e
horizontalmente do espeque, afastando-se do mesmo e terminando, na sua extremidade, num gancho (12) propriamente dito, no qual pode fixar-se a rede.
Na fig. 2, mostra-se outras das ferragens, com várias das quais pode conseguir-se perfeitamente a fixação da rede de segurança. Estas ferragens estão referenciadas em geral com o número (13) e apresentam a forma de um S, um de cujos extremos fica introduzido num dos orifícios (5) do tubo interior do espeque ( (1), à altura desejada. Estas ferragens (13) também podem situar-se em qualquer dos 1 orifícios (14) existentes na placa extrema superior (4) do espeque telescópico, estando na fig. 2 representadas as duas soluções.
Na fig. 3, com o número (15) está referenciada genericamente outra das ferragens previstas de acordo com a invenção para a fixação da rede. Tem a forma de uma antilha (16), com dois prolongamentos diametralmente opostos (17), soldados ou formando uma só peça com a superfície discoidal da anilha, dobrados em arco, para cima, e virados sobre si mesmas, para definir, cada um, um gancho l? propriamente dito de fixação da rede. Para que a ferragem (15) se situe à altura desejada e totalmente estabilizada, basta colocar uma cavilha (6) do tipo das que se utilizam como meios de esbarro de introdução do conjunto telescópico (ver a fig. 2), sendo sobre esta cavilha (6) que ficará apoiada a ferragem (15).
Finalmente, na fíg. 4, o número (18) referencia genericamente outro tipo de ferragens que podem utilizar-se para a fixação da rede, colocado neste caso na parte superior do espeque (1), concretamente apoiado na placa extrema (4) do mesmo. A ferragem (18) inclui um orifício central (19), que fica alinhado com o orifício (20) da placa superior (4) do espeque, para introduzir pelos mesmos a espiga de articulação (21) soldada nas peças de suporte das peças de apoio (22). As extremidades da platina que constitui a ferragem (18) estão dobradas para formar ganchos respectivos para fixação da rede.
Claims (5)
- Reivindicações1. Sistema de segurança para estruturas de moldação de cofragens, sendo estas estruturas de preferência do tipo que inclui peças de apoio e peça de suporte destas últimas, dispostas sobre espeques (1), para o apoio de tabuleiros e tinas de cofragem, nas quais se formam espaços abertos até que se realize a cofragem pelos quais podem acidentalmente cair os operários, caracterizado por incluir uma rede que fica esticada por baixo dos painéis de cofragem e fixada nos espeques (1) de suporte da estrutura de cofragem, por meio de ferragens (9, 13, 15, 18).
- 2. Sistema de segurança para estruturas de moldação de cofragens de acordo com a reivindicação l, caracterizado por as ferragens (9) serem definidas por ganchos que incluem uma parte extrema (10), que envolve em mais de uma volta o espeque (1), adoptada ao diâmetro do tubo exterior (2) ou ao do interior (3) do conjunto telescópico, tendo outra porção restante (12) que emerge tangencialmente do espeque (1), pela parte superior e é finalmente rematada por um gancho (12) propriamente dito de fixação da rede.
- 3. Sistema de segurança para estruturas de moldação de cofragens de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as ferragens (13) serem realizadas por ganchos em S, que se fixam nos orifícios (5) do tubo interior (3) telescópico do espeque (1) ou nos furos (14) existentes na placa extrema (4) superior do mesmo que, convencionalmente, o espeque (1) inclui, como elementos de apoio e pressão.
- 4. Sistema de segurança para estruturas de moldação de cofragens de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as ferragens (15) serem realizadas por anilhas respectivas (16) com diâmetro interior correspondente ao do tubo telescópico superior (3) ou interior do espeque (1), providas de duas extensões radiais exteriores (17), diametralmente opostas e que se viram arqueadamente pela parte superior, para formar ganchos respectivos de fixação da rede.
- 5. Sistema de segurança para estruturas de moldação de cofragens de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as ferragens (18) serem realizadas por platinas respectivas providas de um orifício central (19), apoiadas na placa extrema superior (4) respectiva do espeque telescópico (1) e de forma que por este orifício (19) passe o eixo de articulação (21) que está soldado nas peças de suporte das peças de apoio (22) para ser introduzido na extremidade do espeque (1), tendo sido previsto que as extremidades da platina se dobrem, imcialmente para baixo e depois para cima, para formar ganchos de fixação da rede.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
ES9701810A ES2143924B1 (es) | 1997-08-19 | 1997-08-19 | Sistema de seguridad para estructuras de conformacion de encofrados. |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT102191A PT102191A (pt) | 1999-02-26 |
PT102191B true PT102191B (pt) | 2000-03-31 |
Family
ID=8300425
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT10219198A PT102191B (pt) | 1997-08-19 | 1998-08-18 | Sistema de seguranca para estruturas de moldacao de cofragens |
Country Status (2)
Country | Link |
---|---|
ES (1) | ES2143924B1 (pt) |
PT (1) | PT102191B (pt) |
Families Citing this family (5)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
ES2165267B1 (es) * | 1999-04-09 | 2003-02-16 | Sistemas Tecn Encofrados Sa | Protector de seguridad para encofrados de piso. |
ES2296426B1 (es) * | 2004-07-12 | 2008-12-16 | Jorge Marquez Ruiz | Dispositivo de seguridad para fijacion de redes en edificios en construccion. |
ES2262439B1 (es) * | 2005-09-23 | 2007-11-16 | Ulma C Y E, S. Coop. | Soporte de doble gancho de redes de proteccion anticaida para obras de construccion. |
DE102017123014A1 (de) * | 2017-10-04 | 2019-04-04 | Zaugg Construction GmbH | Hammock Safety System |
DE102021201990A1 (de) * | 2021-03-02 | 2022-09-08 | Peri Ag | Anschlussvorrichtung, Deckenschalungssystem mit Anschlussvorrichtung sowie Verwendung einer Anschlussvorrichtung |
Family Cites Families (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3661360A (en) * | 1970-11-12 | 1972-05-09 | Gen Safety Inc | Stressed chain fence |
US3662993A (en) * | 1971-04-07 | 1972-05-16 | Anthony Lionetto | Protective guard fixture |
US3822850A (en) * | 1973-01-29 | 1974-07-09 | Dell Holdings Ltd | Support for construction fence |
US3980278A (en) * | 1975-01-17 | 1976-09-14 | Dell Holdings Limited | Interlocking safety fence post and panel |
FR2582336A1 (fr) * | 1985-05-23 | 1986-11-28 | Etude Install Siderurg Ste Fse | Systeme de protection d'ouvertures munies de trappes, contre le risque de chute dans le vide. |
AU675213B2 (en) * | 1991-10-31 | 1997-01-30 | Dgs Property Pty Ltd | Stanchions for steel framed buildings |
-
1997
- 1997-08-19 ES ES9701810A patent/ES2143924B1/es not_active Expired - Fee Related
-
1998
- 1998-08-18 PT PT10219198A patent/PT102191B/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
ES2143924B1 (es) | 2001-02-01 |
PT102191A (pt) | 1999-02-26 |
ES2143924A1 (es) | 2000-05-16 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
CZ279660B6 (cs) | Nosná konstrukce | |
EA002286B1 (ru) | Усовершенствованная складная палатка/тент с запорным механизмом для блокировки каркаса | |
IE902324A1 (en) | Formwork System | |
KR19990022817A (ko) | 옥내외용 접힘가능 디스플레이 구조체 | |
US3564803A (en) | Extensible scaffold and other load supporting elements | |
CN211818479U (zh) | 具有中心锁和加固杆的可折叠帐篷 | |
JPH08128202A (ja) | コンクリート構築用傾斜サポート | |
US4276957A (en) | Portable scaffold assembly with movable anchor | |
PT102191B (pt) | Sistema de seguranca para estruturas de moldacao de cofragens | |
US2201608A (en) | Scaffolding | |
CN111989446A (zh) | 支撑架构 | |
JP6484615B2 (ja) | 分解可能および/または折畳み可能なシェルターを設置するための装置 | |
EP1178166B1 (en) | Multi-purpose prefabricated centering | |
JP3606346B2 (ja) | 自在吊りハンガー足場 | |
US3850187A (en) | Dyna-shade | |
KR200169292Y1 (ko) | 건축용 낙하물 받침틀 | |
DE4306733C2 (de) | Gerüstleiter | |
JPH0756444Y2 (ja) | タンク内部の仮設足場装置 | |
JPS6110669A (ja) | 階段室における仮設吊足場 | |
JP7216417B2 (ja) | 単管クランプ | |
TWM591543U (zh) | 具連接結構之帳棚 | |
KR200345162Y1 (ko) | 빨래 걸이대 | |
KR20230149552A (ko) | 안전 그물망 설치용 접이식 거치대 | |
JPS608037Y2 (ja) | 仮設用足場板の支持金具 | |
KR930002707Y1 (ko) | 다단식 지주의 신축조절장치 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 19981117 |
|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19991222 |
|
MM4A | Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 20090218 |