PT10181U - Ferramenta de corte manual motorizada - Google Patents

Ferramenta de corte manual motorizada Download PDF

Info

Publication number
PT10181U
PT10181U PT1018106U PT1018106U PT10181U PT 10181 U PT10181 U PT 10181U PT 1018106 U PT1018106 U PT 1018106U PT 1018106 U PT1018106 U PT 1018106U PT 10181 U PT10181 U PT 10181U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hollow body
ball
tool according
connecting cable
elongated hollow
Prior art date
Application number
PT1018106U
Other languages
English (en)
Other versions
PT10181T (pt
Inventor
Josep Gurri Molins
Original Assignee
Josep Gurri Molins
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Josep Gurri Molins filed Critical Josep Gurri Molins
Publication of PT10181T publication Critical patent/PT10181T/pt
Publication of PT10181U publication Critical patent/PT10181U/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26BHAND-HELD CUTTING TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B26B15/00Hand-held shears with motor-driven blades
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G3/00Cutting implements specially adapted for horticultural purposes; Delimbing standing trees
    • A01G3/02Secateurs; Flower or fruit shears
    • A01G3/033Secateurs; Flower or fruit shears having motor-driven blades
    • A01G3/037Secateurs; Flower or fruit shears having motor-driven blades the driving means being an electric motor
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26BHAND-HELD CUTTING TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B26B19/00Clippers or shavers operating with a plurality of cutting edges, e.g. hair clippers, dry shavers
    • B26B19/38Details of, or accessories for, hair clippers, or dry shavers, e.g. housings, casings, grips, guards
    • B26B19/3853Housing or handle
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26BHAND-HELD CUTTING TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B26B19/00Clippers or shavers operating with a plurality of cutting edges, e.g. hair clippers, dry shavers
    • B26B19/38Details of, or accessories for, hair clippers, or dry shavers, e.g. housings, casings, grips, guards
    • B26B19/3873Electric features; Charging; Computing devices

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Ecology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Scissors And Nippers (AREA)
  • Shearing Machines (AREA)
  • Knives (AREA)

Abstract

O PRESENTE INVENTO REFERE-SE A UMA FERRAMENTA DE CORTE MANUAL MOTORIZADA, DO TIPO QUE COMPREENDE UM CORPO OCO ALONGADO (1) , PRESO POR PARAFUSOS (24) E ADAPTADO PARA SER AGARRADO COM, PELO MENOS, UMA MÃO E PROVIDO DE UMA CAVIDADE INTERNA, NA QUAL ESTÁ ALOJADO UM GRUPO MOTRIZ (2) ; UMA CABEÇA DE CORTE (4) , SITUADA NUMA EXTREMIDADE DIANTEIRA DO DITO CORPO OCO ALONGADO (1), E PROVIDA DE UM PAR DE LÂMINAS (5, 6), PELO MENOS, UMA DAS QUAIS É UMA LÂMINA MÓVEL (5), E ESTÁ LIGADA AO DITO GRUPO MOTRIZ (2) , PARA UM MOVIMENTO DE ROTAÇÃO EM TORNO DO EIXO (25), DA DITA LÂMINA MÓVEL (5) EM RELAÇÃO À OUTRA LÂMINA (6); UM DISPOSITIVO DE LIGAÇÃO SITUADO NUMA EXTREMIDADE TRASEIRA DO CORPO OCO ALONGADO (1), PARA RECEBER UM CABO DE LIGAÇÃO (3) ; E, PELO MENOS, UM ÓRGÃO DE COMANDO (7, 8) , DISPOSTO NUMA ZONA DO CORPO OCO ALONGADO (1) DE MODO A SER ACCIONADO POR, PELO MENOS, UM DEDO DA DITA MÃO, TENDO O DITO ÓRGÃO DE COMANDO (7) UMA GUARDA EM ARCO (26) , E ESTANDO O DITO CABO (3), LIGADO MECANICAMENTE AO CORPO OCO ALONGADO (1) , COM A INTERPOSIÇÃO DE UMA MANGA DE REFORÇO (22) , POR INTERMÉDIO DE UM DISPOSITIVO DE RÓTULA (9), RETIDO NUMA MANGA DE SUJEIÇÃO (14).

Description

Ferramenta de corte manual motorizada"
Campo técnico 0 presente invento refere-se a uma ferramenta de corte manual motorizada, tal como uma tesoura para podar ou outras utilizações de agricultura e jardinagem, uma tesoura de corte de chapa, uma máquina de corte, etc. com um dispositivo para reduzir ou eliminar as flexões excessivas numa zona de um cabo de ligação, próxima de uma extremidade do corpo da tesoura, devidas ao peso do cabo.
Antecedentes São conhecidas na técnica ferramentas de corte constituídas essencialmente a partir de um corpo oco alongado, adaptado para ser agarrado por um mão e provido de uma cavidade interna, na qual está alojado um grupo motriz, que inclui um motor eléctrico, hidráulico, ou pneumático, geralmente com um redutor, ou um êmbolo pneumático ou hidráulico. Numa extremidade dianteira do dito corpo oco alongado está situada uma cabeça de corte, a qual compreende um par de lâminas, pelo menos, uma das quais é uma lâmina móvel, ligada por meio de uma transmissão a um eixo de saída do mencionado grupo motriz, para um movimento da dita lâmina móvel em relação à outra lâmina. Numa extremidade traseira do corpo oco alongado está disposto um dispositivo de ligação, adaptado para receber um cabo de ligação de energia, ligado a uma fonte de energia. Eventualmente, o mencionado cabo de ligação pode incluir ligações de controlo, ligadas a um dispositivo de controlo. A ferramenta de corte inclui, pelo menos, um órgão de comando, geralmente com a forma de gatilho, situado numa zona do corpo oco alongado, apropriado para ser accionado por, pelo menos, um dedo da mão que agarra o mesmo, de modo a governar o accionamento do motor, com o fim de efectuar manobras de fecho e de abertura da lâmina móvel.
Os documentos ES-A-2245217, ES-A-1050293 e ES-A-2243778 descrevem exemplos de ferramentas de corte que respondem a configuração descrita acima.
De modo geral, neste tipo de ferramentas de corte é utilizado um grupo motriz compacto, de configuração alongada, disposto numa direcção longitudinal do corpo oco alongado, o qual tem a forma de um punho. 0 mencionado dispositivo de ligação, situado na extremidade traseira do corpo oco alongado, está adaptado para receber o cabo de ligação numa direcção fixa, alinhada com a mencionada direcção longitudinal do corpo oco alongado. Um inconveniente desta disposição é que o peso do cabo de ligação em combinação com uma resistência relativa à flexão do mesmo puxa o cabo para baixo, enquanto o corpo de base é mantido pelo operário nas diferentes posições durante o trabalho, o que produz flexões repetidas numa zona de ligação adjacente à extremidade traseira do corpo oco alongado, que podem levar à ruptura do cabo na zona, por fadiga dos materiais que compõem o mesmo. Ainda que, em geral, a ferramenta de corte inclua uma manga flexível de reforço, que cobre a zona do cabo de ligação adjacente à extremidade traseira do corpo oco alongado, ao fim de algum tempo o cabo de ligação acaba por se romper sempre nesta zona. Para além disso, o peso do cabo de ligação em combinação com a resistência relativa à flexão do mesmo, influi na posição do corpo oco alongado da ferramenta e obriga o operário a efectuar esforços complementares para orientar a ferramenta nas diferentes direcções de trabalho, o que pode levar a fadiga, especialmente, na zona do pulso do operário.
Exposição do invento 0 presente invento contribui para minimizar o inconveniente anterior e outros, proporcionando uma ferramenta de corte manual motorizada do tipo que compreende um corpo oco alongado, adaptado para ser agarrado por, pelo menos, uma mão e provido com uma cavidade interna, na qual está alojado um grupo motriz; uma cabeça de corte, situada numa extremidade dianteira do dito corpo oco alongado e provido com um par de lâminas, pelo menos, uma das quais é uma lâmina móvel, ligada ao dito grupo motriz para um movimento da dita lâmina móvel, em relação à outra lâmina; um dispositivo de ligação, situado numa extremidade traseira do corpo oco alongado, para receber um cabo de ligação; e, pelo menos, um órgão de comando, disposto numa zona do corpo oco alongado, para ser accionado por, pelo menos, um dedo da dita mão. A ferramenta de corte do presente invento é caracterizada por o dito cabo de ligação estar ligado mecanicamente ao corpo oco alongado por meio de um dispositivo de rótula. 0 dispositivo de rótula compreende um corpo de ligação, que define uma porção de esfera e uma primeira e uma segunda porções de sede, adaptadas para prender entre si a porção de esfera, permitindo à mesma uma liberdade de movimentos predeterminada. A ligação mecânica do cabo de ligação pode ser efectuada directamente a um corpo de ligação, que define uma porção de esfera do dito dispositivo de rótula, ou por meio de uma ligação fêmea, acoplada a uma ligação macho, montada no dito corpo de ligação. O dispositivo de rótula permite reduzir ou eliminar as flexões numa zona do cabo de ligação, adjacente à extremidade traseira do corpo oco alongado, devidas ao peso e à resistência relativa à flexão do cabo de ligação, enquanto o corpo oco alongado, adopta uma variedade de posições, diminuindo com isso a fadiga dos materiais que compõem o cabo de ligação e aumentando o tempo de vida útil do cabo de ligação. Para além disso, o dispositivo de rótula permite reduzir ou eliminar as fadigas na zona do pulso do operário, devidas ao peso e à relativa resistência à flexão do cabo.
Descrição resumida dos desenhos
As vantagens anteriores e outras e as caracteristicas serão mais completamente compreendidas a partir da descrição pormenorizada seguinte de alguns exemplos de realização com referência aos desenhos anexos, nos quais: a Fig. 1 é uma vista em alçado lateral de uma ferramenta de corte manual motorizada de acordo com um primeiro exemplo de realização do presente invento; a Fig. 2 é uma vista em corte transversal pela linha II-II da Fig. 1; a Fig. 3 é uma vista parcial em corte longitudinal pela linha III-III da Fig. 2; a Fig. 4 é uma vista parcial em corte longitudinal semelhante à da Fig. 3, que mostra um segundo exemplo de realização do presente invento; a Fig. 5 é uma vista em alçado lateral de uma ferramenta de corte manual motorizada de acordo com um terceiro exemplo de realização do presente invento; a Fig. 6 é uma vista parcial em corte longitudinal semelhante â da Fig. 3, que mostra em pormenor o dito terceiro exemplo de realização do presente invento.
Descrição pormenorizada de alguns exemplos de realização
Fazendo referência em primeiro lugar à Fig. 1, a ferramenta de corte manual motorizada, de acordo com o primeiro exemplo de realização do presente invento, compreende um corpo oco alongado 1, com forma de punho, adaptado para ser agarrado por uma mão, ainda que nas ferramentas de corte de tamanho grande o mencionado corpo oco alongado 1, possa estar adaptado para ser agarrado por ambas as mãos. 0 corpo oco alongado 1 é formado a partir de duas peças de invólucro confrontantes e unidas por meio de parafusos 2 4, de maneira que o corpo oco alongado 1 fica provido com uma cavidade interna, na qual está alojado um grupo motriz, composto, neste exemplo de realização, por um motor eléctrico 2 (mostrado parcialmente na Fig. 3) e um redutor.
Numa extremidade dianteira do dito corpo oco alongado 1 está situada uma cabeça de corte 4, que compreende um par de lâminas 5, 6. No exemplo de realização, mostrado na Fig. 1, uma das lâminas é uma lâmina móvel 5, montada para rodar em torno de um eixo 25 e ligada por meio de uma transmissão a um eixo de saída do redutor para um movimento de dita lâmina móvel 5 em relação à outra lâmina, a qual é uma lâmina fixa 6. No entanto, a disposição da cabeça de corte 4 e da transmissão mecânica não faz parte do presente invento, e poderiam ter qualquer outra construção que facilmente poderia ocorrer a uma pessoa especialista na técnica. Numa zona inferior do corpo oco alongado 1 está disposto um órgão de comando 7, com a forma de um gatilho, adequado para ser accionado com o dedo indicador da mão que agarra o corpo oco alongado 1. A ferramenta inclui uma guarda em arco de protecção 26, adaptada para proteger o órgão de comando 7 e o correspondente dedo indicador. Numa parte superior do corpo oco alongado está disposto um segundo órgão de comando 8, adaptado para ser accionado pelo polegar da mesma mão que agarra o corpo oco alongado 1. No interior do corpo oco alongado 1 estão dispostos circuitos de ligação dos sistemas da ferramenta, quer dizer, o motor eléctrico 2 e os órgãos de comando 7, 8.
Numa extremidade traseira do corpo oco alongado 1, oposta à dita cabeça de corte 4, está situado um dispositivo de ligação que compreende um dispositivo de rótula 9. Um cabo de ligação 3, provido de condutores de ligação de energia e eventualmente de controlo para os sistemas da ferramenta está ligado mecanicamente ao corpo oco alongado 1 por meio do dito dispositivo de rótula 9, de maneira que uma porção do cabo de ligação 3, adjacente à extremidade traseira do corpo oco alongado 1, pode adoptar uma variedade de posições em relação ao corpo oco alongado 1 sem que se produza uma flexão na dita porção do cabo de ligação 3. A mencionada variedade de posiciones do cabo de ligação 3 em relação ao corpo oco alongado 1 está representada por meio de linhas a tracejado no plano do desenho na Fig. 1. No entanto, compreender-se-á que no espaço tridimensional tal variedade de posiciones inclui qualquer posição inscrita num cone em torno de um eixo representado pela direcção longitudinal do cabo de ligação numa posição neutra centrada.
Tal como se mostra nas Figs. 2 e 3, o dispositivo de rótula 9 compreende um corpo de ligação 10, ao qual está ligado mecanicamente o cabo de ligação 3. O mencionado corpo de ligação 10, define uma porção de esfera 13 e uma porção cilíndrica 28, que tem filetes de rosca exteriores. Na extremidade traseira do corpo oco alongado 1 é formada uma primeira porção de assento 11 esférico côncavo, e uma manga de sujeição 14, fixa ao corpo oco alongado 1, define uma segunda porção de assento 12 esférico côncavo. A mencionada manga de sujeição 14 está provida de filetes de rosca interiores, adaptados para se acoplarem aos filetes de rosca exteriores, formados na extremidade traseira do corpo oco alongado 1. Quando a manga de sujeição 14 está fixa ao corpo oco alongado 1, as citadas primeira e segunda porções de assento 11, 12 prendem entre si a porção de esfera 13 do corpo de ligação 10, permitindo uma predeterminada liberdade de movimentos ao mesmo.
De acordo com um exemplo de realização alternativo, não mostrado, e aproveitando que o corpo oco alongado 1 é formado a partir de duas peças de invólucro confrontantes e unidas, as primeira e segunda porções de assento podem ser formadas, respectivamente, nas extremidades traseiras das duas peças de invólucro e adaptadas para prenderem entre si a porção de esfera 13 do corpo de ligação 10, qualquer que seja a configuração deste corpo de ligação 10. Ainda que os mencionados parafusos 24 pudessem ser suficientes para manter unidas as duas peças de invólucro, prefere-se a inclusão de uma manga semelhante à manga 14, mostrada nas Figs. 1 a 3, ainda que sem a segunda porção de assento 12, para sujeitar a extremidade traseira das duas peças de invólucro mutuamente confrontantes unidas. O cabo de ligação 3 passa através do corpo de ligação 10, e uma manga de reforço 22 flexível está disposta de modo a cobrir uma zona do cabo de ligação 3, adjacente ao corpo de ligação 10. A mencionada manga de reforço 22 está solidamente unida a uma bainha isolante do cabo de ligação 3 e define um receptáculo 27 com filetes de rosca interiores, adaptados para se acoplarem nos ditos filetes de rosca exteriores, formados na porção cilíndrica 28 do corpo de ligação 10. O cabo de ligação 3 termina em condutores 17, ligados electricamente aos sistemas da ferramenta, por meio de uma ligação aérea 18 e uma aba 30 está unida fixamente a uma extremidade interior da bainha isolante do cabo de ligação 3, de modo a actuar como um batente contra puxões no cabo. Os condutores 17 têm um excesso de cumprimento e alojam-se de modo folgado num espaço 31, adequado no interior do corpo oco alongado 1 entre o dispositivo de rótula 9 e o motor eléctrico 2 com o fim de evitar tensões nos condutores 17 e nos seus correspondentes contactos, durante os movimentos do dispositivo de rótula 9. O dispositivo de rótula 9 da ferramenta, de acordo com o presente invento, inclui um dispositivo para evitar uma rotação indefinida da porção de esfera 13 dentro das primeira e segunda porções de assento 11, 12, o que poderia levar a uma torção indesejada do cabo de ligação 3, que poderia afectar negativamente os condutores 17 e as suas ligações aos sistemas da ferramenta. Assim, o dispositivo de rótula 9 compreende uma ou mais protuberâncias 15, que sobressaem da superfície esférica côncava da primeira porção de assento 11 e se projectam para o interior de respectivos recessos 16, formados na superfície de dita porção de esfera 13. Cada um dos ditos recessos 16 tem um bordo periférico, adaptado para interferir com a sua correspondente protuberância 15, com o fim de limitar os movimentos da porção de esfera 13, em relação à primeira porção de sede 11 e, por conseguinte, os movimentos do cabo de ligação 3, em relação ao corpo oco alongado 1 da ferramenta. Para um especialista na matéria será óbvio que tal dispositivo para limitar a rotação da porção de esfera 13 poderia ter uma construção inversa, quer dizer, com os recessos formados numa das porções de assento e as protuberâncias formadas na porção de esfera, com um resultado equivalente.
Na Fig. 4 é mostrado em secção transversal um segundo exemplo de realização da ferramenta de corte do presente invento. Neste segundo exemplo de realização, a configuração do corpo oco alongado e a disposição do corpo de ligação 10 à sua porção de esfera 13, presa entre as primeira e segunda porções de sede 11, 12 é semelhante à descrita anteriormente em relação às Figs. 1 a 3, e foram utilizadas as mesmas referências numéricas para indicar elementos iguais ou equivalentes. A diferença aqui consiste no facto do corpo de ligação 10 não tem a mencionada porção cilíndrica e no seu lugar compreende uma cavidade na qual está instalada uma ligação macho 20, ligada electricamente aos sistemas da ferramenta por meio de condutores 21. Os mencionados condutores 21 têm um excesso de cumprimento e estão alojados folgadamente num espaço 31, adequado no interior do corpo oco alongado 1 entre o dispositivo de rótula 9 e o motor eléctrico 2 com o fim de evitar tensões nos condutores 21 e nos seus correspondentes contactos, durante os movimentos do dispositivo de rotula. A ligação macho 20 é acessível através de uma abertura do corpo de ligação 10 e tem formados filetes de rosca exteriores, adaptados para acoplamento de correspondentes filetes de rosca interiores, formados no corpo de ligação 10. O cabo de ligação 3 termina numa ligação fêmea 19, adaptada para se acoplar à dita ligação macho 20. Como é habitual, a dita ligação fêmea 19 está associada a uma manga de reforço 23 flexível que cobre uma zona do cabo de ligação 3, adjacente à ligação fêmea 19. Com esta disposição, o cabo de ligação 3 pode ser desligado mecânica e electricamente do corpo oco alongado 1 da ferramenta de uma maneira fácil e rápida, e a ligação macho está dotada da liberdade de movimentos predeterminada e limitada por um dispositivo de protuberâncias 15 e recessos 16 semelhante ao descrito mais acima em relação ao primeiro exemplo de realização.
Nas Figs 5 e 6 é mostrado um terceiro exemplo de realização da ferramenta do presente invento, no qual a diferença principal em relação aos exemplos de realização anteriores reside no facto de que uma porção próxima da extremidade traseira do corpo oco alongado 1 da ferramenta define uma curvatura ou cotovelo 32, em virtude da qual o dispositivo de rótula 9, quando está numa posição neutra centrada, fica orientado numa direcção que forma um ângulo com a direcção longitudinal do corpo oco alongado 1. Esta curvatura ou cotovelo 32 dirige o dispositivo de rótula 9 numa direcção apropriada para diminuir as tensões experimentadas pelo cabo de ligação 3 numa zona adjacente ao corpo oco alongado 1, devidas ao peso e à relativa resistência à flexão do cabo. A direcção na qual está orientado o dispositivo de rótula 9 e o valor do ângulo que forma em relação à direcção longitudinal do corpo oco alongado 1, podem variar dependendo da aplicação prevista para a ferramenta de corte. No exemplo de realização das Figs. 5 e 6, o dispositivo de rótula 9 está orientado para trás e para baixo e forma um ângulo relativamente pequeno com a direcção longitudinal do corpo oco alongado 1. No entanto, noutras aplicações, o dispositivo de rótula 9 pode estar orientado para os lados ou para cima e/ou pode formar um ângulo relativamente grande, inclusivamente próximo de um ângulo recto, com a direcção longitudinal do corpo oco alongado 1.
Tal como se mostra na Fig. 6, neste terceiro exemplo de realização, a configuração do corpo oco alongado e a disposição do corpo de ligação 10 com a sua porção de esfera 13, presa entre as primeira e segunda porções de assento 11, 12, assim como a disposição das ligações fêmea e macho 19, 20, é semelhante à descrita mais acima em relação ao segundo exemplo de realização da Fig. 4, e foram utilizadas as mesmas referências numéricas para indicar elementos iguais ou $ equivalentes. No entanto, é óbvio que uma ferramenta de corte com um corpo oco alongado 1, configurado com a curvatura ou cotovelo 32, mostrada na Fig. 5 pode estar equipada com um dispositivo de rótula de acordo com o primeiro exemplo de realização descrito em relação às Figs. 2 e 3, o qual está dentro do âmbito do presente invento. A ferramenta de corte de acordo com qualquer dos exemplos de realização mostrados e descritos compreende, além disso, um dispositivo para impedir a entrada de pó e sujidade no interior do corpo oco alongado 1, através do dispositivo de rótula. Para isso, na segunda porção de sede 12 da manga de sujeição 14 é formada uma ranhura que aloja uma junta tórica 29 pressionada contra uma superfície exterior da porção de esfera 13 do corpo de ligação 10. O nível de compressão da dita junta tórica 29 entre a ranhura e a porção de esfera 13 deve estar calibrado de modo adequado para permitir facilmente os movimentos do dispositivo de rótula 9 pelo próprio peso do cabo de ligação 3. Em alternativa, a junta tórica 29 pode ser substituída por um anel de feltro ou outro elemento adequado com o fim de reduzir o binário de travamento por atrito contra a porção esférica 13.
Os que são especialistas na matéria serão capazes de introduzir variações e modificações nos exemplos de realização mostrados e descritos sem sair do âmbito do presente invento de acordo com o que está definido nas reivindicações anexas.
Lisboa,

Claims (10)

113 CAÇOES 1 - Ferramenta de corte manual motorizada, do tipo que compreende um corpo oco alongado (1) > adaptado para ser agarrado por, pelo menos, uma mão e provido de uma cavidade interna na qual está alojado um grupo motriz (2); uma cabeça de corte (4) , situada numa extremidade dianteira do dito corpo oco alongado (1) , e provida de um par de lâminas (5, 6), pelo menos, uma das quais é uma lâmina móvel (5) ligada ao dito grupo motriz (2) para um movimento de dita lâmina móvel (5) em relação com a outra lâmina (6) ; um dispositivo de ligação, situado numa extremidade traseira do corpo oco alongado (1) para receber um cabo de ligação (3) ; e, pelo menos, um órgão de comando (7, 8), disposto numa zona do corpo oco alongado (1) para ser accionado por, pelo menos, um dedo de dita mão, caracterizada por o dito cabo de ligação (3) estar ligado mecanicamente ao corpo oco alongado (1) por meio de um dispositivo de rótula (9).
2 - Ferramenta de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o dito dispositivo de rótula (9) compreender um corpo de ligação (10), ao qual pode ser ligado mecanicamente o cabo de ligação (3) e que define uma porção de esfera (13), e, pelo menos, primeira e segunda porções de assento, associadas à extremidade traseira do corpo oco alongado !1J, estando ditas primeira e segunda porções de assento adaptadas para prender entre si a dita porção de esfera (13) do corpo de ligação (10), permitindo uma liberdade predeterminada de movimentos para o mesmo.
3 - Ferramenta de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por a dita primeira porção de assento (11) ser formada na extremidade traseira do corpo oco alongado [1), e dita segunda porção de assento (12) ser formada numa manga de sujeição (14) provido de filetes de rosca interiores, adaptados para acoplar em filetes de rosca exteriores, formados na extremidade traseira do corpo oco alongado (1).
4 - Ferramenta de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o corpo oco alongado (1) ser formado a partir de duas peças de invólucro confrontantes e unidas, e as ditas primeira e segunda porções de assento serem formadas, respectivamente, nas ditas duas peças de invólucro.
5 - Ferramenta de acordo com a reivindicação 2, 3 ou 4, caracterizada por compreender, pelo menos, uma protuberância (15) que sobressai de uma de ditas primeira o segunda porções de assento (11) e se projecta para o interior de um recesso (16) , formado na superfície da dita porção de esfera (13), ou vice-versa, tendo dito recesso (16), pelo menos, um bordo periférico, adaptado para interferir com dita protuberância (15) com o fim de limitar os movimentos da porção de esfera (13) em relação à primeira ou segunda porção de sede (11).
6 - Ferramenta de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por o cabo de ligação (3) atravessar o corpo de ligação (10) e terminar em condutores (17), ligados electricamente aos sistemas de a ferramenta por meio de uma ligação aérea (18).
7 - Ferramenta de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por compreender uma manga de reforço (22) flexível, que cobre uma zona do cabo de ligação (3) adjacente ao corpo de ligação (10).
8 - Ferramenta de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por o cabo de ligação (3) terminar num ligação fêmea (19), adaptada para se acoplar numa ligação macho (20), montada dentro do corpo de ligação (10), estando a dita ligação macho (20), ligada electricamente aos sistemas da ferramenta por meio de condutores (21).
9 - Ferramenta de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por compreender uma manga de reforço (23) flexível, que cobre uma zona do cabo de ligação (3) adjacente à dita ligação fêmea (19).
10 - Ferramenta, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por uma porção do corpo oco alongado M> , próxima do dito dispositivo de rótula (9) , definir uma curvatura ou cotovelo (32) em virtude do qual o dispositivo de rótula (9), quando está numa posição neutra, fica orientado numa direcção que forma um ângulo com uma direcção longitudinal do corpo oco alongado (1). Lisboa
PT1018106U 2006-04-12 2006-11-28 Ferramenta de corte manual motorizada PT10181U (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200600852U ES1062628Y (es) 2006-04-12 2006-04-12 Herramienta de corte manual motorizada

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT10181T PT10181T (pt) 2007-05-31
PT10181U true PT10181U (pt) 2007-09-17

Family

ID=36638608

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT1018106U PT10181U (pt) 2006-04-12 2006-11-28 Ferramenta de corte manual motorizada

Country Status (5)

Country Link
DE (1) DE202007003514U1 (pt)
ES (1) ES1062628Y (pt)
FR (1) FR2899833B1 (pt)
IT (1) ITMI20060416U1 (pt)
PT (1) PT10181U (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102334420B (zh) * 2010-07-16 2013-10-16 苏州宝时得电动工具有限公司 植物修剪机
DE102022106355A1 (de) 2022-03-18 2023-09-21 Technische Universität München Pneumatische Zange zur Triebregulierung oder dem Einschneiden von Gehölzen

Also Published As

Publication number Publication date
ES1062628Y (es) 2006-10-01
PT10181T (pt) 2007-05-31
ITMI20060416U1 (it) 2007-10-13
FR2899833A1 (fr) 2007-10-19
FR2899833B1 (fr) 2015-07-17
ES1062628U (es) 2006-07-01
DE202007003514U1 (de) 2007-05-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8540624B2 (en) Instrument for endoscopic surgery
KR101681629B1 (ko) 2개의 샤프트를 갖는 기계화된 휴대용 전기 공구
US5265341A (en) Battery powered line trimmer arm rest
PT10181U (pt) Ferramenta de corte manual motorizada
CN108307785A (zh) 一种切口留茎式菠萝采摘辅助工具
WO2007069551A1 (ja) 曲折用アタッチメントおよびこれを装着してなる携帯型刈払機
WO2018001216A1 (zh) 电动剪刀
US10307924B2 (en) Motorized cutting tool with guard
CN208175382U (zh) 切口留茎式菠萝采摘辅助工具
JP5645857B2 (ja) 操作性を改良した手術器具
JP5490504B2 (ja) 背負い式動力作業機
JP5580795B2 (ja) 電動作業機用制御装置及び電動作業機
CN219963006U (zh) 刀头组件及多自由度超声刀
CN205847987U (zh) 植被切割工具
AU629704B2 (en) A hand tool
JP3722077B2 (ja) ハンディ電動装置
ES2285513T3 (es) Dispositivo de mando externo de caja de velocidades para salpicadero.
JP3945421B2 (ja) 刈込機
EP3579684B1 (en) Handheld tool
JP2017109290A (ja) 作業補助具
JP5770227B2 (ja) 間接活線工事用先端工具
EP0753245A1 (en) Portable gardening implement with adjustable safety handgrip
CN115023133B (zh) 切割工具
EP4245466A1 (en) Portable hydraulic tool and handle for a portable hydraulic tool
JP4274732B2 (ja) 刈込機

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 20070322

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 20070905