BRPI1104548A2 - corpo de borboleta individual para motor de combustço interna - Google Patents

corpo de borboleta individual para motor de combustço interna Download PDF

Info

Publication number
BRPI1104548A2
BRPI1104548A2 BRPI1104548A BRPI1104548A2 BR PI1104548 A2 BRPI1104548 A2 BR PI1104548A2 BR PI1104548 A BRPI1104548 A BR PI1104548A BR PI1104548 A2 BRPI1104548 A2 BR PI1104548A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
combustion engine
internal combustion
section
comet
cylindrical
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Carlo Enrico Camilli Pastrello
Original Assignee
Carlo Enrico Camilli Pastrello
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Carlo Enrico Camilli Pastrello filed Critical Carlo Enrico Camilli Pastrello
Priority to BRPI1104548 priority Critical patent/BRPI1104548A2/pt
Publication of BRPI1104548A2 publication Critical patent/BRPI1104548A2/pt

Links

Landscapes

  • Control Of Throttle Valves Provided In The Intake System Or In The Exhaust System (AREA)

Abstract

CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTçO INTERNA, componente que canaliza ar ambiente para um motor à combustão interna, do tipo com movimento alternado de pistão, em cada cilíndro do motor, que compreende uma base (2) com orifícios (3) de fixação por parafusos, de onde perpendicularmente uma seção como conduto cilíndrico (4) alongado que alimenta individualmente cada câmara de combustão do motor e alimentado com ar canalizado do meio externo através do conduto cilíndrico (4) no qual está previsto o acoplamento por rosca (5) de um corpo de captação de ar que apresenta em forma de cometa (6) montado na extremidade desse conduto cilíndrico (4), dita cometa (6) inclui uma primeira seção circular (7) para disposição da rosca interna (8) seguido do trecho cônico (9) progressivo para o meio externo terminando em uma borda (10) arredondada de acabamento, internamente a seção subsequente a rosca interna (8) da corneta (6) contempla um ressalto anelar (11) que limita o perímetro de uma tela (12) atuante como filtro de ar e assegurado pelo esmagamento da borda (13) do conduto cilíndrico (4) e dita tela (12) permanece em posição transversal entre a corneta (6) e o conduto cilíndrico (4) abrangendo toda área circular interna.

Description

"CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE
COMBUSTÃO INTERNA"
Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um "CORPO
DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE
______
COMBUSTÃO INTERNA" que compreende uma câmara de combustão de onde prolonga-se o duto condutor de ar, uma entrada oblíqua para o bico de injeção de combustível e uma cometa cônica de captação de ar. Na presente invenção o corpo de borboleta também conhecido como coletor de ar é voltado para motor de combustão e está previsto na condição individual para cada cilindro do motor.
Para melhor esclarecer a proposta do presente pedido o requerente apresenta uma explanação sobre o estado da técnica para os coletores de ar, corpo de borboleta ou coletores de admissão cuja função é captar e canalizar o ar para a mistura com combustível e conseqüente combustão.
Os coletores de ar para motores a combustão conduzem o ar do ambiente externo para uma região interna onde entra o combustível através dos bicos injetores e esta mistura alimenta a combustão interna do motor.
A patente US 4 210 107 de 1980 trata de um coletor de admissão sintonizável que inclui uma pluralidade de dutos de admissão, cada um tendo uma parede lateral que é ajustável através da totalidade da extensão de cada um dos dutos de admissão.
As paredes laterais ajustáveis se deslocam de modo transversal para dentro e para fora com respeito à direção de fluxo do ar através da totalidade do duto de admissão para correspondentemente decrescer e aumentar a área em seção transversal da travessia do fluxo. Embora uma parede lateral ajustável possa regular a área em seção transversal de cada um dos dutos, a parede lateral cria um espaço entre a parede lateral e o lado do duto do qual a parede lateral se afastou. As paredes laterais ajustáveis se deslocam transversalmente para dentro e para fora com respeito à direção de fluxo do ar através da totalidade do duto de admissão para correspondentemente decrescer a área em seção transversal de travessia do fluxo.
Embora uma parede lateral ajustável deste tipo possa ajustar a área em seção transversal de cada um dos dutos, a parede lateral cria um espaço entre a parede lateral e o lado do duto do qual se afastou. Este volume desocupado não é selado e pode receber partes do ar quando este o atravessa, o que reduz a eficácia do dispositivo e cria ineflcácias nos dutos de admissão. Além disso, estes espaços podem induzir turbulência indesejável nos dutos de admissão A PI 0109805-5 de 02/04/2001 refere-se a um coletor de admissão que compreende um plenum e condutos de ar dos quais pelo menos um, para cada câmara de combustão do motor, apresenta pelo menos um alargamento brusco de sua seção de passagem, imediatamente seguida para baixo de um trecho de conduto que apresenta uma redução progressiva de seção e terminando a montante de um flange de fixação do coletor ao motor e a seu cabeçote. O plenum e cada um dos condutos de ar pelo menos são fabricados em um material de síntese, de preferência moldável. Aplicação ao equipamento dos motores à combustão interna com pistões dotados de um movimento alternado em cilindros.
Estas e outras soluções do estado da técnica para coletores de ar apresentam ainda muitas desvantagens no que tange a captação e condução do ar, na mistura com o combustível e ainda é muito freqüente a admissão de ar com impurezas na forma de pequenas partículas de sujeira que adentram no motor causando falhas que levam a maiores danos internos.
A presente invenção "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA" teve como objetivo solucionar os problemas do estado da técnica, desenvolvimento este que materializou um coletor de ar na forma de corpo de borboleta para obter o máximo desempenho sendo que para tanto em uma realização preferida está previsto um coletor de ar individual destinado por unidade de cilindro do motor de combustão.
O corpo de borboleta inclui uma base de fixação ao bloco do motor de combustão de onde projeta o alongamento cilíndrico e está previsto uma projeção obliqua com acesso interno para fornecimento de combustível pelo bico de injeção. O corpo de borboleta sustenta na entrada uma cometa fixada por rosca e com formas cônicas progressivas para o meio externo. Como parte do escopo inventivo uma tela atua como filtro de ar, prevista no interior da cometa limitada pela borda do corpo cilíndrico quando rosqueadas.
A invenção "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA" será descrito a seguir com referência aos desenhos ilustrativos em anexo a fim de elucidar suas formas e funcionalidades.
Figura 1: Vista em perspectiva do corpo de borboleta onde em uma realização preferida revela o corpo cilíndrico, sobre a base e cometa de captação de ar;
Figura 2: Vista lateral do corpo de borboleta;
Figura 3: Vista lateral oposta do corpo de borboleta;
Figura 4: Vista superior do corpo de borboleta;
Figura 5: Vista inferior do corpo de borboleta; Figura 6: Vista em perspectiva do corpo principal do corpo de borboleta;
Figura 7: Vista em perspectiva da cometa do corpo de borboleta;
Figura 8: Vista em perspectiva do corpo principal do corpo de borboleta em uma variante construtiva.
O corpo de borboleta (1) revelado nas figuras é um componente que canaliza ar ambiente para um motor à combustão interna, do tipo com movimento alternado de pistão, em cada cilindro do motor é previsto individualmente um corpo de borboleta que alimenta com ar e promove a mistura interna com combustível desembocando esta mistura na câmara de combustão.
O "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA", para motor à combustão interna, o corpo de borboleta (1) sendo do tipo que compreende uma base (2) com orifícios (3) de fixação por parafusos, de onde perpendicularmente uma seção como conduto cilíndrico (4) alongado alimenta individualmente cada câmara de combustão do motor e alimentado com ar canalizado do meio externo através do conduto cilíndrico (4) no qual está previsto o acoplamento por rosca (5) de um corpo de captação de ar que apresenta em forma de cometa (6), montado na extremidade desse conduto cilíndrico (4), dita cometa (6) inclui uma primeira seção circular (7) para disposição da rosca interna (8) seguido do trecho cônico (9) progressivo para o meio externo terminando em uma borda (10) arredondada de acabamento, internamente a seção subseqüente a rosca interna (8) da cometa (6) contempla um ressalto anelar (11) que limita o perímetro de uma tela (12) atuante como filtro de ar e assegurado pelo esmagamento da borda (13) do conduto cilíndrico (4) e dita tela (12) permanece em posição transversal entre a cometa
(6) e o conduto cilíndrico (4) abrangendo toda área circular interna.
Está previsto uma projeção oblíqua (14) de diâmetro circular na superfície externa do corpo cilíndrico (4) que acessa o interior do corpo de borboleta (1) recepcionando o bico injetor de combustível que obviamente fornece o combustível que mistura com o ar para combustão.
O corpo cilíndrico (4) correspondente do corpo de borboleta (1) apresenta dois orifícios (15) (16) de eixos alinhados transversalmente e ortogonais ao eixo da projeção oblíqua (14). Ditos orifícios (15) (16) sustentam o mecanismo borboleta de controle de fluxo de ar ao passo que estão previstas reduções no diâmetro interno que formam uma borda limitadora (17)(18) deste mecanismo.
A cometa (6) de seção em arco sobre a seção plana circular
(7) com alargamento para a boca de entrada de ar dessa cometa (6) e no trecho cônico (9) estão previstas superfície interna convexa (20) e superfície externa côncava (21).
O corpo de borboleta (1) inclui o corpo cilíndrico (4) com pelo menos três orifícios que dão acesso interno ao corpo de borboleta (1) com uma seção circular do orifício (15), uma seção circular do orifício (16) e uma seção elíptica da projeção oblíqua (14).
A projeção oblíqua (14) é prevista como um trecho cilíndrico de ligação do meio externo com o interior do corpo de borboleta (1) onde é montado o bico injetor de combustível.
Na presente invenção cada corpo de borboleta (1) alimenta individualmente cada cilindro do motor de combustão de maneira que canaliza o ar externo passando pela tela (12) de filtro seguido da mistura com combustível e fornecimento dessa mistura para combustão.
Em uma variante construtiva o corpo de borboleta (1) apresenta conduto cilíndrico (4) sobre uma base (3) na qual a extremidade oposta recepciona a cometa (6) através de rosca e inclui dois orifícios laterais opostos (15)(16).

Claims (10)

1.) "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA"componente que canaliza ar ambiente para um motor à combustão interna, do tipo com movimento alternado de pistão, em cada cilindro do motor, que compreende uma base (2) com orifícios (3) de fixação por parafusos, de onde perpendicularmente uma seção como conduto cilíndrico (4) alongado CARACTERIZADO PELO fato de que corpo de borboleta (1) alimenta individualmente cada câmara de combustão do motor e alimentado com ar canalizado do meio externo através do conduto cilíndrico (4) no qual está previsto o acoplamento por rosca (5) de um corpo de captação de ar que apresenta em forma de cometa (6) montado na extremidade desse conduto cilíndrico (4), dita cometa (6) inclui uma primeira seção circular (7) para disposição da rosca interna (8) seguido do trecho cônico (9) progressivo para o meio externo terminando em uma borda (10) arredondada de acabamento, internamente a seção subseqüente a rosca interna (8) da cometa (6) contempla um ressalto anelar (11) que limita o perímetro de uma tela (12) atuante como filtro de ar e assegurado pelo esmagamento da borda (13) do conduto cilíndrico (4) e dita tela (12) permanece em posição transversal entre a cometa (6) e o conduto cilíndrico (4) abrangendo toda área circular interna.
2.) "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA", de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO PELO fato de que está previsto uma projeção obliqua (14) de diâmetro circular na superfície externa do corpo cilíndrico (4) que acessa o interior do corpo de borboleta (1) recepcionando o bico injetor de combustível que obviamente fornece 0 combustível que mistura com o ar para combustão.
3. ) "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA", de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO PELO fato de que dito corpo cilíndrico (4) correspondente do corpo de borboleta (1) apresenta dois orifícios (15) (16) de eixos alinhados transversalmente e ortogonais ao eixo da projeção oblíqua (14).
4.) "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA", de acordo com as reivindicações 1 ou 3, CARACTERIZADO PELO fato de que os orifícios (15) (16) sustentam o mecanismo borboleta de controle de fluxo de ar ao passo que estão previstas reduções no diâmetro interno que formam uma borda limitadora (17)(18) deste mecanismo.
5.) "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA", de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO PELO fato de que a cometa (6) de seção em arco sobre a seção plana circular (7) com alargamento para a boca de entrada de ar dessa cometa (6).
6. ) "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA", de acordo com as reivindicações 1 ou 5, CARACTERIZADO PELO fato de que a cometa (6) no trecho cônico (9) estão previstas superfície interna convexa (20) e superfície externa côncava (21).
7. ) "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA", de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO PELO fato de que esse corpo cilíndrico (4) com pelo menos três orifícios que dão acesso interno ao corpo de borboleta (1) com uma seção circular do orifício (15), uma seção circular do orifício (16) e uma seção elíptica da projeção obliqua (14).
8. ) "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA", de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO PELO fato de que a projeção obliqua (14) ser um trecho cilíndrico de ligação do meio externo com o interior do corpo de borboleta (1) onde é montado o bico injetor de combustível.
9. ) "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA", de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO PELO fato de que cada corpo de borboleta (1) alimenta individualmente cada cilindro do motor de combustão de maneira que canaliza o ar externo passando pela tela (12) de filtro seguido da mistura com combustível e fornecimento dessa mistura para combustão.
10. "CORPO DE BORBOLETA INDIVIDUAL PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA", de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO PELO fato de que em uma variante construtiva o corpo de borboleta (1) apresenta conduto cilíndrico (4) sobre uma base (3) na qual a extremidade oposta recepciona a cometa (6) através de rosca e inclui dois orifícios laterais opostos (15)(16).
BRPI1104548 2011-09-29 2011-09-29 corpo de borboleta individual para motor de combustço interna BRPI1104548A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1104548 BRPI1104548A2 (pt) 2011-09-29 2011-09-29 corpo de borboleta individual para motor de combustço interna

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1104548 BRPI1104548A2 (pt) 2011-09-29 2011-09-29 corpo de borboleta individual para motor de combustço interna

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1104548A2 true BRPI1104548A2 (pt) 2013-09-03

Family

ID=49036304

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1104548 BRPI1104548A2 (pt) 2011-09-29 2011-09-29 corpo de borboleta individual para motor de combustço interna

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1104548A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2661828T3 (es) Dispositivo para suministrar a un pulverizador un producto de revestimiento líquido
US9885323B1 (en) Compact ejector system for a boosted internal combustion engine
BR112016016803B1 (pt) Válvula de gaveta e aspirador compreendendo a válvula de gaveta
BR112016013348B1 (pt) Sistema para a criação de vácuo
BR112016021852B1 (pt) Válvula de retenção de derivação e dispositivo de venturi apresentando a mesma
BR112018000986B1 (pt) Dispositivos para produção de vácuo utilizando o efeito venturi e sistema compreendendo dispositivo para produção de vácuo
ES2765234T3 (es) Dispositivo de alimentación de un pulverizador con producto de recubrimiento líquido y herramienta de montaje/desmontaje de dicho dispositivo
ES2546104T3 (es) Motocicleta
ES2250375T3 (es) Colector de admisison de aire con ensanchamiento brusco, para motor de combustion interna.
ES2969561T3 (es) Unidad de radiación neumática
BRPI1104548A2 (pt) corpo de borboleta individual para motor de combustço interna
JP2014511967A (ja) エンジン、特に自動車のエンジン用の吸気ガス分配ボックスおよび前記ボックスを備えるガス供給モジュール
CN102506570B (zh) 气刀
JP2016102431A (ja) エンジンの吸気装置
CN202304327U (zh) 气刀
US20190242335A1 (en) Air cleaner connecting tube structure
CN105888774B (zh) 窜缸混合气处理装置和进气歧管
BR112016013075B1 (pt) Unidade de atenuação de ruído e sistema de fluxo de fluido dentro de um motor de combustão interna
WO2022077928A1 (zh) 一种用于等离子切割机的辅助装置
US2680592A (en) Sectional butterfly valve
JP6577551B2 (ja) 吸気装置
JP2018155124A5 (pt)
EP2706210A1 (en) Intake manifold with shutter device for an internal combustion engine
RU2581755C1 (ru) Воздуховод двигателя внутреннего сгорания
BR102014018700A2 (pt) sistema de aquecimento de combustível e calha de injeção de combustível

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2325 DE 28-07-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.