BRPI1104204A2 - sistemas de prateleiras deslizantes para um forno - Google Patents

sistemas de prateleiras deslizantes para um forno Download PDF

Info

Publication number
BRPI1104204A2
BRPI1104204A2 BRPI1104204-4A2A BRPI1104204A BRPI1104204A2 BR PI1104204 A2 BRPI1104204 A2 BR PI1104204A2 BR PI1104204 A BRPI1104204 A BR PI1104204A BR PI1104204 A2 BRPI1104204 A2 BR PI1104204A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shelf
oven
lower shelf
stop
vertical rod
Prior art date
Application number
BRPI1104204-4A2A
Other languages
English (en)
Inventor
Padilha Eramis Braz
Brites Allexandre Cesar Abib
Original Assignee
Electrolux Do Brasil Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Electrolux Do Brasil Sa filed Critical Electrolux Do Brasil Sa
Priority to BRPI1104204-4A2A priority Critical patent/BRPI1104204A2/pt
Priority to US13/585,069 priority patent/US9175860B2/en
Publication of BRPI1104204A2 publication Critical patent/BRPI1104204A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24CDOMESTIC STOVES OR RANGES ; DETAILS OF DOMESTIC STOVES OR RANGES, OF GENERAL APPLICATION
    • F24C15/00Details
    • F24C15/16Shelves, racks or trays inside ovens; Supports therefor
    • F24C15/162Co-operating with a door, e.g. operated by the door
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24CDOMESTIC STOVES OR RANGES ; DETAILS OF DOMESTIC STOVES OR RANGES, OF GENERAL APPLICATION
    • F24C15/00Details
    • F24C15/16Shelves, racks or trays inside ovens; Supports therefor
    • F24C15/168Shelves, racks or trays inside ovens; Supports therefor with telescopic rail systems

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)

Abstract

SISTEMAS DE PRATELEIRAS DESLIZANTES PARA UM FORNO.A invenção refere-se a sistemas de prateleiras deslizantes para fomos que proporcionam uma maior segurança e conforto de uso. De acordo com uma realização da invenção, o sistema compreende uma prateleira inferior(160); e uma prateleira superior (161), em que a prateleira inferior (160)compreende uma haste vertical (220); e a prateleira inferior (160) compreende um elemento de engate (210) e um batente (230) horizontalmente distante do dito elemento de engate (210), sendo que a dita haste vertical (220) da dita prateleira inferior (160) interage mecanicamente com o dito elemento de engate (210) e com o dito batente (230).

Description

"SISTEMAS DE PRATELEIRAS DESLIZANTES PARA UM FORNO"
Campo da Invenção
A invenção refere-se, de uma maneira geral, a prateleiras para fomos e, mais especificamente, a invenção está relacionada a sistemas de prateleiras deslizantes para fornos que proporcionam uma maior segurança e conforto de uso.
Antecedentes da Invenção
Fornos são utensílios domésticos e/ou industriais bastante conhecidos e imprescindíveis para o preparo de alimentos. São conhecidos fornos individuais, ou seja, aqueles nos quais existe apenas a cavidade de cozimento, e também fornos associados a fogões, quais sejam, fogões dotados de uma ou mais queimadores que são combinados a um forno, este último geralmente disposto abaixo da mesa do fogão.
A cavidade de cozimento de um forno, por sua vez, geralmente compreende um formato paralelepípedico tendo 5 paredes fixas e um dos lados com uma parede removível, tal como uma porta, pela qual é possível se ter acesso ao interior da cavidade. As paredes podem compreender também revestimento térmico, a fim de evitar a dissipação de calor gerado no interior da cavidade, bem como uma abertura para saída do gás e do calor gerado na cavidade, de forma a compensar a temperatura e pressão internas.
Da mesma forma, podem ser empregadas diferentes fontes de radiação para a geração de calor no interior da cavidade do forno ou diretamente no alimento, tais como, porém sem limitação, a queima de gás, o uso de resistência elétrica, geração de microondas, vapor aquecido etc. Também mais de uma fonte de calor pode estar associada em um mesmo forno, tal como a combinação de forno a gás com resistência elétrica, forno de microondas com resistência elétrica etc.
Os fornos podem compreender uma ou mais prateleiras em seu interior, com a finalidade de tanto servir de suporte para o cozimento do alimento como para regular a altura do alimento no interior do forno.
São conhecidas no estado da técnica inúmeras realizações de prateleiras para fornos que, geralmente, são realizadas a partir de um arame metálico, formando uma grelha.
As prateleiras de fornos geralmente possuem uma característica deslizante, ou seja, podem correr horizontalmente dentro da cavidade do forno, a fim de facilitar a inserção ou retirada do alimento a ser cozido, que normalmente está contido em um recipiente, tal como uma assadeira, caçarola, tigela etc.
Também são conhecidos no estado da técnica sistemas que conjugam o deslizamento da prateleira à abertura da porta do forno. Os documentos US 1.885.404; US 3.016.276; e US 2005/0217658, por exemplo, revelam alguns exemplos de realizações de prateleiras deslizantes, cujo movimento deslizante horizontal da prateleira está condicionado e é solidário ao movimento angular de abertura e fechamento da porta do forno. Em outras palavras, as prateleiras se movem horizontalmente em um sentido para fora da cavidade do fogão quando a porta é aberta, e retornam à posição original dentro da cavidade quando a porta é novamente fechada. O problema relacionado a estes sistemas do estado da técnica é
que todas as prateleiras percorrem a mesma distância horizontal e, dessa forma, as prateleira ficam alinhadas verticalmente quando expostas para fora da cavidade do forno. Caso o usuário deseje inserir ou retirar o alimento que esteja em uma prateleira entre as demais prateleiras, poderá se queimar ao encostar-se em um prateleira, se estiver quente devido à temperatura do forno. A inserção e remoção do alimento pode também ser prejudicadas, muitas vezes devido ao pequeno espaço existente entre as prateleiras.
A fim de tentar contornar este inconveniente, os documentos MU 8601330-0 e WO 2010/132191 revelam realizações de prateleiras deslizantes nas quais as prateleiras possuem um movimento horizontal defasado uma em relação à outra. Em outras palavras, a prateleira inferior possui um deslocamento horizontal maior que a prateleira inferior. Dessa forma, se o alimento estiver contido na prateleira inferior, poderá ser removido mais facilmente e evita-se o risco do usuário tocar na prateleira superior, também reduzindo o perigo de queimaduras e acidentes.
Apesar destes sistemas do estado da técnica serem eficientes no sentido de garantir uma maior conveniência ao usuário e evitar o risco de acidentes, sua construção é relativamente complexa, porque faz uso de hastes e trilhos para promover um movimento coordenado das prateleiras. Ademais, a inserção e remoção das prateleiras da cavidade do forno, no caso de limpeza, por exemplo, também se torna uma tarefa complexa, porque é necessário que o usuário desmonte e monte uma série de componentes. A regulagem da altura das prateleiras, uma em relação à outra, também fica limitada nestas realizações.
Portanto, existe a necessidade de um sistema que permita um movimento defasado de prateleiras de um forno e que seja de simples construção, bem como permita a fácil inserção e remoção da prateleira no interior da cavidade do forno e não limite a regulagem da altura de uma prateleira em relação à outra.
Descrição da Invenção A invenção visa contornar os inconvenientes acima citados, dentre outros, ao propor um sistema de prateleiras deslizantes para um forno, que compreende:
uma prateleira inferior; e
uma prateleira superior, em que
a prateleira inferior compreende uma haste vertical; e a prateleira inferior compreende um elemento de engate e um batente horizontalmente distante do dito elemento de engate, sendo que a dita haste vertical da dita prateleira inferior interage mecanicamente com o dito elemento de engate e com o dito batente.
De acordo com realizações adicionais ou alternativas da
invenção, o sistema pode compreender ainda as seguintes características, sós ou em combinação:
- dita haste vertical compreende uma altura inferior à distância vertical que separa a prateleira inferior da prateleira superior, mas uma altura
suficiente para interagir com o dito elemento de engate e com o dito batente;
- dito elemento de engate compreende uma alavanca fixada e que pode pivotar em torno de um eixo e se estende, de um lado, em um sentido descendente em relação à prateleira superior e, de outro lado, se estende horizontalmente e se apóia em um ponto de apoio posterior da prateleira;
- dito elemento de engate é montado diretamente em um arame
transversal que forma a prateleira;
- dita prateleira inferior está conectada à porta de um forno, de forma a se mover horizontalmente de forma solidária ao movimento de abertura e fechamento da porta do forno;
- dito sistema compreende mais de duas prateleiras.
De acordo com uma segunda realização da invenção, o sistema de prateleiras deslizantes para um forno compreende: uma prateleira inferior; e uma prateleira superior, em que
a prateleira inferior compreende uma haste vertical e um pino
encaixado de forma removível à dita haste; e
a prateleira inferior compreende um elemento de engate e um batente horizontalmente distante do dito elemento de engate, sendo que o dito pino da dita prateleira inferior interage mecanicamente com o dito elemento de engate e com o dito batente.
Conforme realizações adicionais ou alternativas desta segunda realização da invenção, as seguintes características, sós ou em combinação, podem estar presentes:
- dita haste vertical compreende uma altura inferior à distância vertical que separa a prateleira inferior da prateleira superior e altura insuficiente para interagir mecanicamente com o dito elemento de engate e o dito batente;
- dito elemento de engate compreende uma alavanca fixada e que
pode pivotar em torno de um eixo e se estende, de um lado, em um sentido descendente em relação à prateleira superior e, de outro lado, se estende horizontalmente e se apóia em um ponto de apoio na parte posterior da prateleira;
- dito elemento de engate é montado diretamente em um arame
transversal que forma a prateleira;
- dita prateleira inferior está conectada à porta de um forno, de forma a se mover horizontalmente de forma solidária ao movimento de abertura e fechamento da porta do forno;
- dito sistema compreende mais de duas prateleiras.
Breve Descrição dos Desenhos
A invenção será agora descrita com relação às suas realizações particulares, fazendo-se referência às figuras anexas, dadas apenas como exemplo de realizações particulares da invenção. Tais figuras são
esquemáticas, e suas dimensões ou proporções podem não corresponder à realidade, uma vez que visam apenas a ilustrar a invenção de forma didática, sem impor quaisquer limitações além daquelas definidas nas reivindicações mais adiante, sendo que: - A figura 1 é uma vista esquemática lateral em corte de um forno com prateleiras deslizantes do estado da técnica;
- A figura 2 é uma vista em detalhe da prateleira da figura 1;
- A figura 3 é uma vista esquemática lateral em corte de um sistema de prateleiras de acordo com uma primeira realização da invenção;
- A figura 4 é uma vista em corte do detalhe da figura 2, revelando o elemento de engate da prateleira superior;
- A figura 5 é uma vista posterior do detalhe da figura 2, que revela a haste vertical da prateleira inferior;
-A figura 6 é uma vista posterior de uma prateleira superior de
acordo com uma realização da invenção, que revela o elemento de engate da prateleira superior;
- A figura 7 é uma vista lateral esquemática em corte da prateleira inferior interagindo mecanicamente com o batente da prateleira superior;
-A figura 8 é uma vista posterior do detalhe da figura 7, que
revela o batente da prateleira superior;
- A figura 9 ilustra a interação mecânica entre o elemento de engate e a haste vertical;
- A figura 10 é uma vista lateral ampliada do detalhe da figura 9;
- A figura 11 é uma vista lateral esquemática em corte de uma
realização alternativa da invenção; e
- A figura 12 é uma vista do detalhe da figura 11.
Descrição de Realizações Particulares da Invenção
No presente relatório descritivo, quando for utilizada a expressão
inserção ou remoção do "alimento" e suas variantes, está-se a referir como qualquer objeto que se deseja inserir ou retirar da cavidade de um forno, incluindo um alimento, ou não, ou ainda um alimento contido em um recipiente, tal como uma assadeira, uma caçarola etc. Da mesma forma, o termo "interação mecânica" e suas variantes deve ser compreendido como a interação, pelo menos parcial, de um elemento mecânico em relação a outro, produzindo um resultado.
Com relação, primeiramente, às figuras 1 e 2, é representado um forno (100) que compreende uma cavidade (110) e uma abertura (120) dotada de uma porta (130) para acesso ao interior da cavidade (110). O forno aqui representado esquematicamente é um forno associado a um fogão, mas naturalmente poderia ser um forno de embutir ou industrial.
A cavidade (110) do forno é, geralmente, revestida com um material de isolamento (140), tal como uma manta de lã de vidro revestida com filme de alumínio, e apresenta trilhos (150) sobre os quais são montadas as prateleiras para que sejam apoiados os alimentos (170) que são cozidos no interior da cavidade (110). Nesta representação, estão ilustradas duas prateleiras, uma superior (161) e outra inferior (160), mas naturalmente o forno pode compreender mais de duas prateleiras. Nas realizações conhecidas do estado da técnica, a prateleira inferior (160) está conectada à porta (130) do forno por meio de hastes (180), por exemplo, e também está conectada à prateleira superior (161). Como pode ser observado, à medida que a porta (130) do forno é aberta, o movimento angular da porta (130) é transferido para a haste, que o transforma em um movimento linear, arrastando a prateleira inferior (160) que, por sua vez, também arrasta a prateleira superior (161). No entanto, em tais realizações do estado da técnica, tanto a prateleira superior (161) como a inferior (160) percorrem a mesma distância linear e, portanto, ficam alinhadas quando a porta (130) é aberta. A inserção ou retirada de alimentos (170) podem ser dificultadas pelo pequena altura existente entre as prateleiras e, ademais, o usuário poderá encostar em alguma das prateleiras, correndo o risco de queimadura, caso ainda estejam quentes.
Por ser uma representação esquemática nas figuras, outros elementos que compõem o forno, tais como queimadores, outras fontes de radiação, luzes internas etc. foram omitidos para melhor compreensão da invenção.
A figura 3 é uma representação esquemática lateral em corte de um sistema de prateleiras deslizantes para um forno, que permite um deslizamento defasado horizontal do movimento das prateleiras, de acordo com uma primeira realização da invenção.
A prateleira inferior (160) pode compreender um meio de ligação (180) com a porta (130) de um forno, para que o movimento angular da porta (130) seja convertido, de forma solidária, em um movimento linear da prateleira inferior (160). Tal meio de conexão pode ser, por exemplo, uma haste pivotável (180) ligada, de um lado, à prateleira inferior (160) e, de outro lado, ligada à porta (130) do forno, tal como já conhecido no estado da técnica.
A prateleira inferior (160) deve compreender ainda uma haste vertical (220) de altura inferior à distância que separa a prateleira inferior (160) da prateleira superior (161), mas com altura suficiente para interagir com um elemento de engate (210) e um batente (230) da prateleira superior (161), como ficará mais claro adiante.
A prateleira superior (161), por sua vez, deve compreender um elemento de engate (210), particularmente consistindo de uma alavanca que pode pivotai; em torno de um eixo (211) e se estende, de um lado, em um sentido descendente e, de outro lado, se estende horizontalmente, e o eixo de pivotamento está previsto no próprio plano da prateleira, conforme pode ser melhor visualizado nas figuras 3 a 5, 9 e 10. O elemento de engate se apóia, do lado que se estende horizontalmente, em um ponto de apoio (212), que também pode consistir de um arame que forma a prateleira. Como as prateleiras de fornos geralmente são realizadas em arame metálico, tendo o formato parecido de uma grelha, o elemento de engate (210) pode ser montado diretamente em um dos arames transversais que formam a prateleira. De forma preferencial, o elemento de engate (210) possui uma largura suficiente para interagir com a haste vertical (220) da prateleira inferior (160), como pode ser observado na figura 6. A prateleira superior (161) compreende adicionalmente um batente (230) que também se estende verticalmente no sentido da prateleira inferior (160) e possui altura suficiente para encostar com a haste vertical (220) da prateleira inferior (160). A distância longitudinal entre o batente (230) e o elemento de engate (210) pode ser determinada como a defasagem desejada da prateleira superior (161) em relação à prateleira interior. A invenção será agora descrita com relação ao seu
funcionamento, fazendo-se igualmente referência às figuras anexas.
Quando inserida a prateleira superior (161) no forno, esta desliza no sentido para dentro da cavidade (110) e o elemento de engate (210) encontra a haste vertical (220) da prateleira inferior (160). Nesse caso, a haste exerce uma resistência contra o elemento de engate (210) devido ao movimento horizontal de inserção da prateleira na cavidade (110). O elemento de engate (210), por sua vez, pivota em torno de seu eixo de fixação (211) em um sentido anti-horário, tendo-se por referência as vistas das figuras anexas e, particularmente, a figura 10. Dessa forma, o elemento de engate (210) pode transpassar a haste vertical (220) sem resistência e, após transpassar a haste vertical (220) da prateleira inferior (160), volta à sua posição de repouso, tal como representada na figura 7, e a prateleira superior (161) pode ser inserida completamente na cavidade (110) do forno. Assim, o elemento de engate (210), em modo de operação, fica localizado posteriormente à haste vertical (220) da prateleira inferior (160).
Quando a porta (130) do forno é aberta, a prateleira inferior (160) desloca-se horizontalmente no sentido para fora da cavidade (110) do forno e sua haste vertical (220) se encontra com o batente (230) da prateleira inferior (160). Como pode ser observado, como o batente (230) da prateleira superior
(161) está em uma posição deslocada horizontalmente em relação à haste da prateleira inferior (160), esta move-se a certa distância sem mover a prateleira superior (161). Somente quando a haste vertical (220) da prateleira inferior
(160) encontra o batente (230) da prateleira superior (161) começa, então, a "puxar" também a prateleira superior (161) e, dessa forma, é possível manter uma defasagem entre a distância percorrida pela prateleira inferior (160) em relação à prateleira superior (161).
Por outro lado, quando a porta (130) do forno é fechada, a prateleira inferior (160) começa a se mover horizontalmente no sentido inverso, ou seja, no sentido para o interior da cavidade (110). Neste momento, a prateleira superior (161) permanece sem movimento até que a haste da prateleira inferior (160) encontre o elemento de engate (210) e, como este é pivotável em apenas um sentido de rotação (no caso representado, apenas no sentido anti-horário, para permitir a fácil inserção da prateleira superior (161), conforme acima descrito), a haste da prateleira inferior (160) encontrará uma resistência com o elemento de engate (210), então "empurrando" a prateleira inferior (160) no mesmo sentido de movimento para o interior da cavidade (110), até que a porta (130) do forno seja completamente fechada e as prateleiras superior e inferior estejam alinhadas no interior da cavidade (110).
Caso seja desejável a retirada da prateleira superior (161), para fins de limpeza, por exemplo, esta pode ser facilmente removida ao se "levantar" o elemento de engate (210), ou seja, pivotá-lo, para que não encoste na haste vertical (220) da prateleira inferior (160), e a prateleira superior (161) pode ser retirada sem qualquer resistência ou desmontagem de elementos adicionais.
Em uma realização alternativa da presente invenção, conforme representada nas figuras 11 e 12, a haste (220) da prateleira inferior (160) possui uma altura menor que a altura do elemento de engate (210) e do batente (230) da prateleira superior (161), que se projetam de forma descendente. Em outras palavras, a haste não possui altura suficiente para interagir com o elemento de engate (210) ou com o batente (230) quando a prateleira inferior (160) se move horizontalmente. Esta característica pode ser desejável, caso o usuário deseje não usar ou "desabilitar" o movimento solidário defasado da prateleira superior (161) em relação à prateleira inferior (160). No entanto, caso o usuário deseje novamente usar o movimento defasado conjugado das duas prateleiras, pode inserir um pino (250) que se encaixa na haste (220), de forma a aumentar a altura da mesma e, então, permitir a interação mecânica entre a haste associada ao pino o elemento de engate (210) e batente (230) da prateleira superior (161). O funcionamento do sistema, então, segue conforme acima descrito.
Como pode ser observado, a invenção proporciona uma realização de fácil aplicação e com poucos elementos para permitir um movimento horizontal defasado de prateleiras de fornos que, inclusive, pode ser facilmente aplicado a prateleiras já existentes.
Apesar das realizações acima descritas exemplificarem um forno compreendendo duas prateleiras, é natural que a invenção possa ser aplicada a fornos contendo três prateleiras ou mais, bastando, apenas, replicar os elementos aqui descritos, como a haste vertical (220), o elemento de engate (210) e o batente (230), para as demais prateleiras, podendo inclusive promover uma defasagem progressiva entre as prateleiras, sendo necessário apenas prever a defasagem do(s) batente(s) em distâncias progressivas, conforme desejado.
Embora a presente invenção tenha sido descrita em relação às suas realizações particulares, os técnicos no assunto poderão promover uma série de alterações estruturais e de forma ou, ainda, expandir os conceitos acima expostos para outras aplicações não contempladas no presente relatório descritivo. Portanto, as reivindicações mais adiante devem ser interpretadas como cobrindo todos e quaisquer equivalentes que se enquadram na invenção.

Claims (12)

1. SISTEMA DE PRATELEIRAS DESLIZANTES PARA UM FORNO, que compreende: uma prateleira inferior (160); e uma prateleira superior (161), caracterizado pelo fato de que: a prateleira inferior (160) compreende uma haste vertical (220); e a prateleira inferior (160) compreende um elemento de engate (210) e um batente (230) horizontalmente distante do dito elemento de engate (210), sendo que a dita haste vertical (220) da dita prateleira inferior (160) interage mecanicamente com o dito elemento de engate (210) e com o dito batente (230).
2. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dita haste vertical (220) compreende uma altura inferior à distância vertical que separa a prateleira inferior (160) da prateleira superior (161), mas uma altura suficiente para interagir com o dito elemento de engate (210) e com o dito batente (230).
3. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito elemento de engate (210) compreende uma alavanca fixada e que pode pivotar em torno de um eixo (211) e se estende, de um lado, em um sentido descendente em relação à prateleira superior (161) e, de outro lado, se estende horizontalmente e se apóia em um ponto de apoio (212).
4. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito elemento de engate (210) é montado diretamente em um arame transversal que forma a prateleira.
5. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dita prateleira inferior (160) está conectada à porta (130) de um forno, de forma a se mover horizontalmente de forma solidária ao movimento de abertura e fechamento da porta (130) do forno.
6. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito sistema compreende mais de duas prateleiras.
7. SISTEMA DE PRATELEIRAS DESLIZANTES PARA UM FORNO, que compreende: uma prateleira inferior (160); e uma prateleira superior (161), caracterizado pelo fato de que: a prateleira inferior (160) compreende uma haste vertical (220) e um pino (250) encaixado de forma removível à dita haste ; e a prateleira inferior (160) compreende um elemento de engate (210) e um batente (230) horizontalmente distante do dito elemento de engate (210), sendo que o dito pino (250) da dita prateleira inferior (160) interage mecanicamente com o dito elemento de engate (210) e com o dito batente (230).
8. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que dita haste vertical (220) compreende uma altura inferior à distância vertical que separa a prateleira inferior (160) da prateleira superior (161) e altura insuficiente para interagir mecanicamente com o dito elemento de engate (210) e o dito batente (230).
9. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que dito elemento de engate (210) compreende uma alavanca fixada em e que pode pivotar em torno de um eixo (211) e se estende, de um lado, em um sentido descendente em relação à prateleira superior (161) e, de outro lado, se estende horizontalmente e se apóia em um ponto de apoio (212).
10. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que dito elemento de engate (210) é montado diretamente em um arame transversal que forma a prateleira.
11. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que dita prateleira inferior (160) está conectada à porta (130) de um forno, de forma a se mover horizontalmente de forma solidária ao movimento de abertura e fechamento da porta (130) do forno.
12. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que dito sistema compreende mais de duas prateleiras.
BRPI1104204-4A2A 2011-08-15 2011-08-15 sistemas de prateleiras deslizantes para um forno BRPI1104204A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1104204-4A2A BRPI1104204A2 (pt) 2011-08-15 2011-08-15 sistemas de prateleiras deslizantes para um forno
US13/585,069 US9175860B2 (en) 2011-08-15 2012-08-14 System of sliding shelves for an oven

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1104204-4A2A BRPI1104204A2 (pt) 2011-08-15 2011-08-15 sistemas de prateleiras deslizantes para um forno

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1104204A2 true BRPI1104204A2 (pt) 2013-08-06

Family

ID=47711739

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1104204-4A2A BRPI1104204A2 (pt) 2011-08-15 2011-08-15 sistemas de prateleiras deslizantes para um forno

Country Status (2)

Country Link
US (1) US9175860B2 (pt)
BR (1) BRPI1104204A2 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TR201911518A2 (tr) 2019-07-30 2021-02-22 Bsh Ev Aletleri San Ve Tic As Konteynir çikartma düzeni̇ne sahi̇p bi̇r firin

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1487950A (en) 1922-10-23 1924-03-25 William J Kimmerle Extension tray for ovens
US1885404A (en) 1932-03-11 1932-11-01 Edward C Bamberg Oven rack operating mechanism
GB562323A (en) 1943-01-29 1944-06-27 Ernest Strother Davies Improvements in or relating to cooking stoves
US2804068A (en) 1953-03-12 1957-08-27 Admiral Corp Adjustable oven rack
US3016276A (en) 1960-03-14 1962-01-09 Charles L Morse Oven construction
US3830220A (en) 1973-07-16 1974-08-20 J Demetreon Oven rack operating mechanism
US4637373A (en) 1983-11-16 1987-01-20 Sanyo Electric Co., Ltd. Oven
US5586817A (en) * 1995-09-05 1996-12-24 Pitney Bowes Inc. Drawer interlock apparatus
BR0203687B1 (pt) 2002-08-27 2011-10-18 arranjo de prateleira para forno.
BRPI0405488A (pt) 2004-12-07 2006-08-29 Eletrolux Do Brasil S A aperfeiçoamentos em prateleira telescópica para forno de fogão doméstico
US7380410B2 (en) * 2005-03-31 2008-06-03 U-Line Corporation Pull-out access cooler unit
BRMU8601330U (pt) 2006-07-17 2008-03-04 Electrolux Do Brasil Sa disposição construtiva introduzida em prateleiras articuláveis de movimento oscilatório pendular para forno de fogão e similares
CN201230843Y (zh) 2008-07-25 2009-05-06 陈国珍 一种烤炉架的锁止装置
ITVA20080027U1 (it) 2008-12-18 2010-06-19 Whirlpool Co Sistema di supporto e scorrimento per ripiani estraibili da un forno.
BRMU8900649U2 (pt) 2009-03-31 2010-11-30 Bsh Continental Eletrodomesticos Ltda disposição construtiva em conjunto de prateleira móvel para fornos de aparelhos de cocção
US8308250B2 (en) 2009-05-11 2012-11-13 Electrolux Home Products, Inc. Rack system for an appliance

Also Published As

Publication number Publication date
US9175860B2 (en) 2015-11-03
US20130042854A1 (en) 2013-02-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8936333B2 (en) Appliance and a rack assembly for the same
US20140283814A1 (en) Appliance shelving system
US20150101592A1 (en) Double oven appliance
KR20080030464A (ko) 체인 후크 회전식 전기오븐
US20150007806A1 (en) Range having an adjustable rear panel
EP3161385A1 (en) Domestic oven having a door with two door wings
KR20100119135A (ko) 회전 랙을 구비한 오븐 레인지
JP2005237464A (ja) 調理容器、およびこの調理容器を収容させた加熱調理装置
BRPI1104204A2 (pt) sistemas de prateleiras deslizantes para um forno
BR102012008747A2 (pt) Forno e fogão de cozinha
US3024344A (en) Oven thermostat protector
JP2008295671A (ja) グリル
US3128363A (en) Broil unit for top viewing oven
KR102103721B1 (ko) 조리기기
ITTO20080110U1 (it) Apparecchio di cottura di uso domestico, in particolare un forno
CN203953295U (zh) 用于烹饪器具的内锅和烹饪器具
US20140026880A1 (en) Air flow management for an oven appliance with hidden heating source
AU2014241251A1 (en) Oven broil burner
US9822992B2 (en) Solar oven
BR102013026554B1 (pt) Aparelho integrado de forno e fogão
US2106538A (en) Extension shelf
EP1767870A2 (en) Device for protecting access to a cooking top
US8651099B2 (en) Oven appliance with a mechanism for securing a pair of doors in a closed configuration
JP2011217789A (ja) 加熱調理器
CN209031970U (zh) 一种电烤箱用烤盘

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)