BRPI1100956A2 - guindaste, e, método para operar um guindaste - Google Patents

guindaste, e, método para operar um guindaste Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100956A2
BRPI1100956A2 BRPI1100956A BRPI1100956A2 BR PI1100956 A2 BRPI1100956 A2 BR PI1100956A2 BR PI1100956 A BRPI1100956 A BR PI1100956A BR PI1100956 A2 BRPI1100956 A2 BR PI1100956A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
crane
lock
boom
power
controller
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Martin R Stander
Original Assignee
Manitowoc Crane Companies Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Manitowoc Crane Companies Llc filed Critical Manitowoc Crane Companies Llc
Publication of BRPI1100956A2 publication Critical patent/BRPI1100956A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66CCRANES; LOAD-ENGAGING ELEMENTS OR DEVICES FOR CRANES, CAPSTANS, WINCHES, OR TACKLES
    • B66C15/00Safety gear
    • B66C15/06Arrangements or use of warning devices
    • B66C15/065Arrangements or use of warning devices electrical
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66CCRANES; LOAD-ENGAGING ELEMENTS OR DEVICES FOR CRANES, CAPSTANS, WINCHES, OR TACKLES
    • B66C13/00Other constructional features or details
    • B66C13/12Arrangements of means for transmitting pneumatic, hydraulic, or electric power to movable parts of devices
    • B66C13/14Arrangements of means for transmitting pneumatic, hydraulic, or electric power to movable parts of devices to load-engaging elements or motors associated therewith
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66CCRANES; LOAD-ENGAGING ELEMENTS OR DEVICES FOR CRANES, CAPSTANS, WINCHES, OR TACKLES
    • B66C13/00Other constructional features or details
    • B66C13/18Control systems or devices
    • B66C13/40Applications of devices for transmitting control pulses; Applications of remote control devices
    • B66C13/44Electrical transmitters
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66CCRANES; LOAD-ENGAGING ELEMENTS OR DEVICES FOR CRANES, CAPSTANS, WINCHES, OR TACKLES
    • B66C13/00Other constructional features or details
    • B66C13/18Control systems or devices
    • B66C13/50Applications of limit circuits or of limit-switch arrangements
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66CCRANES; LOAD-ENGAGING ELEMENTS OR DEVICES FOR CRANES, CAPSTANS, WINCHES, OR TACKLES
    • B66C23/00Cranes comprising essentially a beam, boom, or triangular structure acting as a cantilever and mounted for translatory of swinging movements in vertical or horizontal planes or a combination of such movements, e.g. jib-cranes, derricks, tower cranes
    • B66C23/88Safety gear

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Control And Safety Of Cranes (AREA)
  • Jib Cranes (AREA)

Abstract

GUINDASTE, E, MéTODO PARA OPERAR UM GUINDASTE. Um gerador de energia é associado com uma lança de guindaste na ou junto à ponta da lança. O gerador responde a movimento do cabo de levantamento para iniciar a transmissão de um sinal para um controlador de guindaste. O sinal serve como um sinal de partida, ou de despertar, para o controlador de guindaste, o qual póde então imediatamente analisar a operação de, por exemplo, um dispositivo anti-bloqueio duplo associado com a ponta da lança. O controlador de guindaste pode então controlar a operação do guindaste de acordo com sinais recebidos a partir do dispositivo anti-bloqueio duplo ou identificar imediatamente mau funcionamento do dispositivo anti-bloqueio duplo e controlar as operações do guindaste de acordo.

Description

"GUINDASTE, Ε, MÉTODO PARA OPERAR UM GUINDASTE"
Campo da invenção
A invenção é relativa a métodos e aparelhos para energizar dispositivos anti-bloqueio duplo em gruas de levantamento e para integrar dispositivos e controles anti-bloqueio duplo em uma maneira vantajosa em um sistema de controle global para um guindaste.
Fundamento da invenção
A operação de gruas de levantamento requer atenção e controle cuidadosos para evitar diversos desenvolvimentos e condições indesejáveis. Uma condição a ser genericamente evitada durante operação de uma grua de levantamento é a que é conhecida como bloqueio duplo. Isto ocorre quando o gancho de levantamento ou o moitão de levantamento de um guindaste é levantado até o ponto em que ele entra em contato com a polia do nariz da lança, ou alguma outra porção do nariz da lança. Tal contato pode resultar em tensões que são muito grandes para diversos elementos estruturais do guindaste, ou pode resultar em operação instável.
E conhecido fornecer guindastes com dispositivos anti- bloqueio duplo que protegem contra tal condição e/ou avisam a um operador de guindaste de bloqueio duplo real ou iminente. Um tal dispositivo típico pode compreender um comutador mecânico que permanece em uma primeira posição durante operação genérica do guindaste, porém, que é movido para uma segunda posição por meio de contato com o moitão se o moitão se aproxima muito próximo ao nariz da lança. Um sinal que resulta da mudança em estado do comutador pode ser utilizado para avisar a um operador de possível bloqueio duplo, ou o sinal pode ser fornecido para um sistema de controle para gerenciar a operação do guindaste de maneira automática. Sensores anti-bloqueio duplo do tipo sem contato também são conhecidos. Tais sensores detectam a aproximação do moitão de levantamento ao nariz da lança por meio de dispositivo sem contato, tal como a utilização de tecnologia de infravermelho.
Como observado, dispositivos anti-bloqueio duplo e comutadores são normalmente localizados próximo ao nariz da lança de uma grua de levantamento. Como resultado, energia para o dispositivo deve, tipicamente, operar através de um fio e/ou conduto a partir de uma fonte de energia na base do guindaste, ao longo da lança do guindaste até a região do nariz da lança, para fornecer energia operacional. Em guindastes que compreendem lanças extensíveis, isto requer articulações complexas, condutos, ou outras estruturas para acomodar o fato que energia deve correr ao longo de um trajeto que é variável em comprimento, e entre elementos que podem ser articulados de diversas maneiras um em relação ao outro. Tais arranjos podem ser algo caros e difíceis de construir e manter.
E conhecido, em conexão com dispositivos anti-bloqueio duplo, utilizar uma bateria de armazenagem localizada próximo ao nariz da lança, para fornecer corrente operacional para o dispositivo. Baterias têm um inconveniente inerente uma vez que elas têm uma vida útil fínita. Consequentemente, confiar em uma bateria para energizar um dispositivos anti-bloqueio duplo apresenta um risco que o dispositivo simplesmente não terá energia operacional quando sua operação for necessária. Adicionalmente, quando da partida de um guindaste, pode levar algum tempo antes que possa ser reconhecido se o dispositivo anti-bloqueio duplo está funcionando de maneira adequada ou se ele não está funcionando devido à falta de corrente operacional ou por qualquer outra razão. Caso isto ocorra, e se o guindaste for operado durante qualquer período de tempo quando o dispositivo anti- bloqueio duplo não estiver funcionando de maneira adequada, é possível que o guindaste entre em bloqueio duplo sem aviso ou controle.
A presente invenção supera tais inconvenientes em diversas maneiras. De acordo com a invenção, uma fonte confiável e conveniente é fornecida para trocar baterias durante utilização normal do guindaste. Tal fonte de energia pode também ser utilizada para energizar diretamente o dispositivo anti-bloqueio duplo como necessário ou desejável. Um aspecto de um aparelho de acordo com a invenção é que ele fornece um sinal quando do início de operação de um guindaste para alertar ao operador do guindaste e/ou para sinalizar um sistema de controle para o guindaste que a operação começou e que uma determinação deve ser feita quanto a se o dispositivo de detecção anti-bloqueio duplo e está funcionando de maneira adequada. Este arranjo evita uma situação, como descrito acima, na qual o guindaste pode operar por um período indeterminado antes que possa ser reconhecido que um sinal apropriado pode não estar disponível devido a um mau funcionamento ou falta de corrente operacional para o dispositivo anti-bloqueio duplo.
A invenção fornece um aparelho e um método que facilitam controle de operação de um guindaste em uma matéria que evita de maneira mais confiável a possibilidade de bloqueio duplo durante operação do guindaste, especialmente no ponto de partida do guindaste.
Sumário da invenção
A invenção pertence a um guindaste que inclui um dispositivo anti-bloqueio duplo e um dispositivo de controle anti-bloqueio duplo próximo à ponta da lança do guindaste. Um dispositivo de sinalização é associado com o dispositivo anti-bloqueio duplo. Um gerador de energia é fornecido, o gerador respondendo a um movimento de um cabo de levantamento do guindaste e/ou respondendo a qualquer ação ou movimento do guindaste que provoque rotação de uma polia que engata o cabo de levantamento, para gerar energia. Os gerador de energia fornece energia para o dispositivo anti bloqueio duplo, para o dispositivo de controle anti- bloqueio duplo e para o dispositivo de sinalização. O guindaste ainda inclui um controlador de operação de guindaste. De acordo com a invenção, o controlador de operação de guindaste responde ao dispositivo anti-bloqueio duplo para impedir operação do guindaste em uma maneira que poderia resultar em bloqueio duplo. O dispositivo de sinalização fornece um sinal de início para o controlador de operação de guindaste em resposta ao começo de operação do gerador de energia para com isto atuar o controlador de operação de guindaste para monitorar operação de, e sinais a partir do dispositivo anti-bloqueio duplo.
A invenção também é relativa a um método para operar um guindaste que inclui gerar energia que responde a movimento de um cabo de levantamento, gerar um sinal de início em resposta à geração de energia, fornecer um sinal de início para um controlador do guindaste e operar o controlador do guindaste em resposta ao sinal de início, para monitorar uma condição do guindaste. Tal condição poderia ser, por exemplo, a condição de um dispositivo anti-bloqueio duplo associado com o guindaste.
Breve descrição dos desenhos
A invenção será mais bem entendida quando da consideração da descrição a seguir de uma modalidade preferida, considerada juntamente com os desenhos que acompanham, nos quais:
A figura 1 ilustra a ponta da lança de um guindaste que suporta uma carga e que compreende um sensor anti-bloqueio duplo e outros componentes estruturais de acordo com invenção;
A figura 2 é uma vista em corte parcial ao longo da linha A-A da figura 1, que delineia um exemplo de um componente gerador de energia de acordo com invenção;
A figura 3 é uma ilustração de outro exemplo de um componente de geração de energia de acordo com a invenção;
A figura 4 é uma ilustração esquemática de uma combinação de componentes que pode ser posicionada de maneira vantajosa próxima a uma ponta de lança de um guindaste de acordo com a presente invenção; e
A figura 5 é uma ilustração esquemática de um controlador de operação de guindaste de acordo com a presente invenção. Descrição detalhada de uma modalidade preferida
Fazendo referência à figura 1, nela está ilustrada a extremidade a mais superior, ou porção ponta, de um braço giratório ou lança de grua 10. Como é bem conhecido, o guindaste inclui um cabo 12 para levantar cargas.
O cabo suporta um moitão 14 que suporta uma carga 16 que pode ser levantada ou abaixada como necessário ou apropriado.
Quando o cabo 12 é liberado ou enrolado pelo guindaste o moitão 14 e a carga 16 são abaixados ou levantados. Durante operação do guindaste é possível que certas operações possam ocorrer, as quais poderiam levantar o moitão 14 até uma extensão em que ele poderia colidir ou entrar em contato com a polia do cabo 18 associada com a ponta da lança. Isto é uma condição normalmente indesejável, conhecida como bloqueio duplo.
Por exemplo, bloqueio duplo poderia ocorrer se o cabo 12 for enrolado demais pelo guindaste, levantando o moitão até o ponto onde ele poderia contatar a polia de cabo 18. O mesmo poderia ocorrer se a lança fosse estendida de maneira telescópica por alguma quantidade sem também liberar cabo suficiente 12 para considerar o maior comprimento da lança. Também é possível que bloqueio duplo possa ocorrer se a lança for abaixada (movida para uma posição angular mais próxima da horizontal) e sem liberar cabo suficiente para levar em consideração o que pode ser uma distância total aumentada entre a ponta da lança e o ponto no qual o cabo encontra a base do guindaste.
Tendo em vista a possibilidade de bloqueio duplo, é bem conhecido incluir um dispositivo anti-bloqueio duplo em um guindaste. Genericamente, um dispositivo anti-bloqueio duplo inclui um sensor para identificar ou sensorear uma situação na qual o moitão 14 se aproxima muito próximo da polia 18 ou de outros elementos associados com a ponta da lança. Como observado acima, tais dispositivos podem ser comutadores mecânicos que são atuados por meio de, por exemplo, contato com o moitão 14 se ele se aproxima muito próximo da ponta da lança.
Na modalidade tomada como exemplo ilustrada na figura 1, um sensor anti-bloqueio duplo 20 está montado junto à ponta da lança. Nesta modalidade o sensor 20 está montado adjacente à porção a mais inferior da ponta da lança, genericamente adjacente à polia 18. O sensor 20 nesta modalidade é um sensor de tipo sem contato que sensorea a aproximação do moitão 14 por meio de, por exemplo, energia de onda acústica, sensores de infravermelho, ou outros métodos conhecidos.
De acordo com a invenção, o guindaste ainda inclui um dispositivo de geração de energia que é atuado por meio de movimento do cabo de levantamento em relação a outras porções do guindaste. Em um exemplo da invenção, dispositivo de geração de energia é associado com a polia do cabo 22 posicionada na ponta da lança. Esta posição, contudo, não é limitante. O dispositivo de geração de energia poderia ser associado com a polia de cabo 18 ou outro elemento que responda a movimento do cabo. E mais conveniente, de acordo com a presente invenção, que o dispositivo de geração de energia seja localizado genericamente próximo à ponta da lança.
Uma primeira modalidade do dispositivo de geração de energia está ilustrada na figura 2. Como mostrado na figura 2, uma pluralidade de ímãs permanentes 24 podem ser montados em uma de a ambas as faces da polia 22. Uma pluralidade de bobinas eletromagnéticas 26 são montadas em suportes 28 para a polia 22 genericamente opostas ao ímãs permanentes 24. Imãs 24 são arranjados em um desenho regular em uma ou ambas as faces da polia 22, giram com a polia 22 ao redor do eixo 30. Bobinas 26 pegam o fluxo dos ímãs 24, com isto gerando energia. A polia 22 será feita girar, por exemplo, se o cabo de levantamento for enrolado ou liberado, se a lança for estendida ou retraída de maneira telescópica sem uma quantidade comensurável de cabo adicional sendo liberada ou enrolada, ou se a lança for levantada ou abaixada (a partir de uma primeira posição, seja em uma direção para cima no sentido de uma posição mais vertical ou em uma direção para baixo no sentido de uma posição mais horizontal).
A figura 3 ilustra uma abordagem alternativa para fornecer um dispositivo de geração de energia de acordo com a invenção. Como ilustrado na figura 3, um gerador auto contido 32 pode ser montado, por exemplo, no suporte 28 e acionado através do eixo 30 que suporta a polia 22. O gerador 32 pode ser acionado com ou sem engrenagem intermediária para controlar, de maneira seletiva, a velocidade relativa de rotação do gerador 32 quando comparada com a velocidade de rotação da polia 22. O gerador 32 poderia ser acionado pela polia 18, por exemplo.
O sensor anti-bloqueio duplo 20 e o dispositivo de geração de energia da invenção são conectados a um módulo de circuitos 34. O módulo de circuitos 34 contém diversos componentes e controles, como será descrito em maior detalhe daqui em diante. O módulo 34 é suportado de maneira conveniente junto à ponta da lança. Na modalidade tomada como exemplo mostrada na figura 1, o módulo 34 é montado em uma face lateral da lança. Contudo, esta localização é apenas tomada como exemplo, e não limitante.
A figura 4 é uma ilustração esquemática dos componentes e controles que, de acordo com a invenção, são vantajosamente localizados de maneira conveniente na vizinhança da ponta da lança de um guindaste. Como ilustrado na figura 3, estes componentes incluem primeiro um gerador de energia 36. Este gerador de energia compreende, genericamente, dispositivo de geração de energia como descrito acima com referência à figura 2 ou figura 3, ou um dispositivo similar ou equivalente. Uma bateria 38 é também fornecida. O sensor anti-bloqueio duplo 20 é conectado a ambos, ao gerador e à bateria através de um regulador de energia 40. O regulador de energia 40 serve para controlar o fluxo de corrente durante operação do dispositivo.
Particularmente, quando o gerador 36 está operacional como resultado de movimento de cabo e a bateria 38 requer carregamento, o regulador de energia controla o fluxo de corrente para a bateria 38, para com isto carregar a bateria. O regulador 40 também controla o fluxo de energia para o dispositivo anti-bloqueio duplo.20, possibilitando tal fluxo de corrente no caso de a bateria não estar energizando de maneira adequada o dispositivo 20, e/ou a bateria não precisar carregamento.
O dispositivo anti-bloqueio duplo 20 fornece sinais para um dispositivo de controle 42. Um dispositivo de acordo com a invenção também inclui um transmissor 44 que responde ao controle 42 em circunstâncias apropriadas, para transmitir sinais sem fio. O transmissor 44 transmite sinais que representam o estado do dispositivo anti-bloqueio duplo 20, bem como certos sinais de partida ou de despertar, como discutido em maior detalhe abaixo.
A operação da invenção será entendida com referência adicional à figura 5. A figura 5 é uma ilustração esquemática de um controlador de guindaste 46 que é fornecido para operação genérica e controle do guindaste e suas funções. O controlador de guindaste 46 está normalmente localizado na, ou junto da cabine do guindaste na base do guindaste, ou em alguma localização similar. O controlador 46 pode incluir tipicamente uma CPU 48, uma ROM 50, uma RAM 52 e/ou outros circuitos, dispositivos e software para gerenciar a operação controlada por computador de um guindaste, de acordo com programação apropriada. Os elementos ilustrado são típicos de um sistema de controle de guindaste, são apresentados meramente como tomados como exemplo, e não como limitantes da presente invenção.
Na operação do guindaste, o controle de guindaste fornece sinais de saída para uma variedade de mecanismos de controle de guindaste, genericamente indicados pelo numerai de referência 54. Os mecanismos de controle de guindaste podem compreender, genericamente, comutadores, servos, e outros controles e dispositivos para atuar ou interromper operações de diversas partes e funçoes do guindaste. As operações incluem, por exemplo, enrolamento de cabo, extensão da lança, operações de levantamento e abaixamento da lança, e uma variedade de outras funções associadas com operação de guindaste. O enrolamento de cabo, extensão da lança e operações de levantamento e abaixamento da lança são aquelas que poderiam provocar bloqueio duplo, como discutido acima.
De acordo com a invenção, um receptor 56 é associado com o controlador de guindaste 46. O receptor 56 recebe sinais sem fio a partir do transmissor 44 associado com o aparelho localizado na ponta da lança. Comunicação sem fio entre os componentes na ponta da lança e o controlador de guindaste na base da lança é vantajosa, uma vez que ela elimina a necessidade por qualquer conectividade física entre dispositivos naquelas respectivas localizações.
Como discutido acima, em um guindaste típico da técnica precedente, um dispositivo anti-bloqueio duplo pode ser fornecido na ponta da lança, energizado por uma bateria, para evitar a necessidade de conectividade física entre a ponta da lança e o controlador de guindaste na base do guindaste. Quando da partida do guindaste, o controlador de guindaste recebe entrada a partir de diversas fontes, sensores, etc., localizados em diversas partes do guindaste, que fornecem informação para o controlador a respeito da configuração física do guindaste, a posição de diversos elementos, a magnitude e direção de quaisquer cargas sobre o guindaste, etc.. Um sinal a partir do dispositivo anti-bloqueio duplo é um dos diversos sinais que poderiam necessários para fornecer informação adequada para o controlador de guindaste.
Contudo, no caso em que exista um mau funcionamento do dispositivo anti-bloqueio duplo, ou se não há energia sendo fornecida para o dispositivo anti-bloqueio duplo devido a uma bateria descarregada ou por outras razões, o controlador pode não reconhecer a existência daquele mau funcionamento por algum período de tempo. Como resultado, o guindaste poderia começar a operação sem reconhecimento do mau funcionamento. Isto cria uma possibilidade que bloqueio duplo possa ocorrer sem avisar, o que poderia ser altamente indesejável. A presente invenção supera esta desvantagem.
De acordo com a invenção, quando da partida do guindaste qualquer liberação ou enrolamento do cabo de levantamento 12, ou qualquer outra operação do guindaste que resulte em rotação da polia 22, como discutido acima, operação do dispositivo de geração de energia 36 começa imediatamente e o gerador de energia 36 gera energia de maneira confiável. Esta energia imediata e confiável quando do movimento do cabo é utilizada para iniciar e criar um sinal de partida, ou de despertar, que é transmitido pelo transmissor 44 como ilustrado na figura 4. O início do sinal de partida, ou de despertar, poderia ser o resultado de uma seqüência de comando iniciada no controle 42 em resposta à energia a partir dos gerador 36, como ilustrado de maneira esquemática em 37 na figura 4.
O sinal de partida, ou de despertar, emitido pelo transmissor 44 é recebido no receptor 56 associado com o controlador de guindaste. Como resultado, o controlador de guindaste 46 é informado imediatamente e de maneira confiável, que começou movimento do cabo em relação à ponta da lança. Este sinal do início de movimento do cabo serve como um alerta para o controlador de guindaste 46, que ele deve receber um sinal apropriado a partir do dispositivo anti- bloqueio duplo 20.
As possíveis situações que poderiam ser sensoreadas no controlador de guindaste 44 neste instante de tempo quando o sinal de partida, ou de despertar, é recebido no receptor 56 incluem uma primeira condição ou cenário, no qual o dispositivo anti-bloqueio duplo 20 está operacional e fornece um sinal para indicar que bloqueio duplo não ocorreu (isto é, o moitão 14 não está indesejavelmente próximo ou contatando a polia de cabo 18. Ao receber tal sinal, o controle de guindaste 46 poderia continuar a operação do controle em uma maneira normal.
Um segundo cenário possível seria uma recepção de um sinal que o dispositivo anti- bloqueio duplo 20 está operacional e que indica que ocorreu bloqueio duplo ou o moitão 14 está tocando ou está indesejavelmente próximo da polia 18. Neste caso, o controlador de guindaste 46 poderia atuar mecanismos de controle apropriados 54 para desabilitar funções que provocam, ou poderiam tender a provocar bloqueio duplo. Como observado acima, as funções a serem desabilitadas poderiam incluir, por exemplo, enrolamento de cabo, extensão da lança, e abaixamento da lança.
Um terceiro cenário possível é que quando da recepção do sinal de início ou de partida no receptor 56, nenhum sinal adicional, qualquer que seja ele, é recebido do dispositivo anti-bloqueio duplo 20. Esta ausência de informação pode ser transferida pelo controlador de guindaste 46 para também desabilitar as funções do guindaste, evitando assim a possibilidade de operação do guindaste em uma maneira que talvez pudesse provocar bloqueio duplo indesejável.
No segundo e terceiro cenários discutidos nos parágrafos imediatamente precedentes, o controlador de guindaste poderia ser programado de maneira conveniente para atuar um indicador 55. Este poderia ser uma luz, buzina, ou outro dispositivo para alertar o operador de guindaste que existe uma condição indesejável.
Assim, a presente invenção possibilita ao controlador de guindaste realizar funções, além de meramente permitir ou proibir certas operações de guindaste em resposta a sinais a partir de um dispositivo anti- bloqueio duplo. A invenção também fornece uma capacidade para um guindaste analisar a operação do sistema de sensoreamento anti-bloqueio duplo quanto a falhas e mau funcionamento, e possibilita ao controlador de guindaste desabilitar funções de guindaste, como necessário, para evitar condições indesejáveis no caso de tal mau funcionamento. A invenção fornece assim a função e capacidade que não estão presentes nos dispositivos da técnica precedente, a saber, uma capacidade para controlar operação de guindaste, impedir ocorrências indesejáveis não somente quando sinalizada para fazer isso, mas quando o controlador de guindaste não tem informação à qual ele deveria responder.
A invenção possibilita a um controlador de guindaste verificar quando o movimento do cabo começou e então, imediatamente, ou confirmar operação adequada do guindaste ou controlar o guindaste imediatamente para evitar operação imprópria quando tal operação imprópria for sinalizada ou quando informação suficiente a respeito da condição do guindaste não estiver disponível.
A invenção foi descrita com referência a certas modalidades preferidas. Contudo, ela não está limitada a estas modalidades. Por exemplo, geração de energia pode ser realizada em resposta a movimento de cabo utilizando dispositivos diferentes daqueles ilustrados nas figuras 2 e 3. Em um exemplo também ilustrado na figura 1, um gerador 60 pode ser montado na lança 10, genericamente ao longo do trajeto do cabo 12. O gerador 60 pode ser acionado, por exemplo, por uma roda de atrito 62 que engata o cabo de levantamento. Tal arranjo poderia ser particularmente vantajoso, por exemplo, para reequipar facilmente guindastes existentes, com dispositivos de acordo com a presente invenção.
O dispositivo de geração de energia de acordo com a invenção pode ser utilizado, de maneira vantajosa, para energizar outros dispositivos que são montados próximo à cabeça ou ponta da lança. Estes poderiam incluir dispositivos para sensorear direção do vento e velocidade do vento, dispositivos para sensorear ângulo de elevação da lança, dispositivos para sensorear comprimento da lança, dispositivos para medir a carga em um gancho da lança ou em outro elemento do guindaste, ou outras condições pertinentes à operação da lança, ou para energizar dispositivos diferentes de sensores.
Assim, a invenção não está limitada às modalidades e detalhes mostrados, mas inclui todas as variações e aspectos dentro do escopo das reivindicações anexas.

Claims (18)

1. Guindaste, caracterizado pelo fato de compreender: um dispositivo anti-bloqueio duplo e um dispositivo de controle anti-bloqueio duplo próximo à ponta da lança do guindaste; um dispositivo de sinalização próximo à ponta da lança do guindaste; um dispositivo de geração de energia próximo à ponta da lança do guindaste, dito dispositivo de geração de energia respondendo a movimento de um cabo de levantamento do guindaste para gerar energia; dito dispositivo de geração de energia fornecendo energia para dito dispositivo anti-bloqueio duplo, para dito dispositivo de controle anti- bloqueio duplo e para dito dispositivo de sinalização; um controlador de operação de guindaste para controlar operações do guindaste, dito controlador de operação de guindaste respondendo a dito dispositivo anti-bloqueio duplo e dito dispositivo de controle anti-bloqueio duplo, para impedir operação do guindaste em uma maneira que poderia resultar em bloqueio duplo; no qual dito dispositivo de sinalização fornece um sinal de início para dito controlador de operação de guindaste em resposta a começo de operação de dito dispositivo de geração de energia para atuar dito controlador de operação de guindaste para monitorar e responder a sinais de controle a partir de dito dispositivo anti-bloqueio duplo em operação do guindaste.
2. Guindaste de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o cabo de levantamento do guindaste passar sobre uma polia e dito dispositivo de geração de energia responder à rotação de dita polia.
3. Guindaste de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de dito dispositivo de geração de energia compreender um gerador acionado por dita polia.
4. Guindaste de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de dito dispositivo de geração de energia compreender um gerador acionado por dito cabo de levantamento e montado na vizinhança da ponta da lança do guindaste.
5. Guindaste de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de dito controlador de operação de guindaste ser posicionado em uma localização remota da ponta da lança do guindaste.
6. Guindaste de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de dito controlador de operação de guindaste ser localizado no guindaste em uma localização próxima à base da lança do guindaste.
7. Guindaste de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de dito dispositivo de sinalização comunicar sem fio com dito controlador de operação de guindaste.
8. Guindaste de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de dito dispositivo anti-bloqueio duplo, dito dispositivo de controle anti-bloqueio duplo e dito dispositivo de sinalização comunicarem sem fio com dito controlador de operação de guindaste.
9. Guindaste de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreender um dispositivo de armazenagem de energia próximo à ponta da lança do guindaste, dito dispositivo de armazenagem de energia fornecendo energia para dito dispositivo anti-bloqueio duplo e dito dispositivo de controle anti-bloqueio duplo.
10. Guindaste de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de ainda compreender um circuito de controle de energia para controlar distribuição de energia para dito dispositivo anti-bloqueio duplo e dito dispositivo de controle anti-bloqueio duplo a partir de dito dispositivo de armazenagem de energia e dito dispositivo de geração de energia.
11. Método para operar um guindaste, caracterizado pelo fato de compreender: gerar energia que responde a movimento de um cabo de levantamento do guindaste; gerar um sinal de início em resposta ao começo de dita geração de energia quando do movimento do cabo; fornecer dito sinal de início para um controlador para o guindaste; e operar dito controlador em resposta a dito sinal de início para monitorar uma condição do guindaste.
12. Método para operar um guindaste de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de compreender gerar energia utilizando movimento do cabo do guindaste para acionar um gerador.
13. Método para operar um guindaste de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de compreender transmitir sem fio dito sinal de início para o controlador para o guindaste.
14. Método para operar um guindaste de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de compreender monitorar a condição de um dispositivo anti-bloqueio duplo do guindaste em resposta ao sinal de início.
15. Método para operar um guindaste de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de ainda compreender fornecer dita energia gerada para um dispositivo para determinar a condição monitorada pelo controlador.
16. Método para operar um guindaste de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de compreender fornecer dita energia gerada para um dispositivo anti-bloqueio duplo montado próximo a uma ponta da lança do guindaste.
17. Método para operar um guindaste de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de compreender transmitir dito sinal de início sem fio a partir do dispositivo anti-bloqueio duplo para o controlador.
18. Método para operar um guindaste de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de compreender transmitir dito sinal de início sem fio a partir do dispositivo anti-bloqueio duplo para o controlador.
BRPI1100956 2010-04-16 2011-03-18 guindaste, e, método para operar um guindaste BRPI1100956A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/762,186 US8905250B2 (en) 2010-04-16 2010-04-16 Power and control for wireless anti-two block system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1100956A2 true BRPI1100956A2 (pt) 2012-08-21

Family

ID=44262902

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100956 BRPI1100956A2 (pt) 2010-04-16 2011-03-18 guindaste, e, método para operar um guindaste

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8905250B2 (pt)
EP (1) EP2377798B1 (pt)
JP (1) JP5866141B2 (pt)
CN (1) CN102219154B (pt)
BR (1) BRPI1100956A2 (pt)
RU (1) RU2011100472A (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8905250B2 (en) 2010-04-16 2014-12-09 Manitowoc Crane Companies, Llc Power and control for wireless anti-two block system
US20130167410A1 (en) * 2011-12-31 2013-07-04 Brian Bernard Langdon Clam-link apparatus and methods
FI126620B (fi) * 2012-04-26 2017-03-15 Konecranes Global Oy Laitteisto ja menetelmä energian keräämiseksi taittopyörästön yhteydessä taittopyörästöllä varustetussa nostolaitteessa
DE102012208635A1 (de) * 2012-05-23 2013-11-28 Hirschmann Automation And Control Gmbh Messung der Auslegerlänge eines Kranes mittels Laufzeitmessung
TWI478857B (zh) * 2012-09-19 2015-04-01 Univ Nat Taipei Technology 吊掛裝置
JP6218399B2 (ja) * 2013-03-07 2017-10-25 株式会社フジタ 建設機械
JP6308720B2 (ja) * 2013-03-07 2018-04-11 株式会社フジタ 建設機械
JP6582838B2 (ja) 2015-10-02 2019-10-02 株式会社タダノ クレーン車
US10974939B2 (en) * 2017-11-09 2021-04-13 Quanta Associates, L.P. Inductor to control transient currents during energized bond on
CN111591906B (zh) * 2018-06-12 2021-09-28 北京建筑大学 一种具有导向罩的防摇摆塔式起重机
CN110182690B (zh) * 2019-05-29 2021-05-11 徐州重型机械有限公司 控制系统、方法、装置、起重机和计算机可读存储介质
CN110921511A (zh) * 2019-11-29 2020-03-27 中联重科股份有限公司 应用于起重机吊臂的信号传输系统、方法以及起重机
US20220194750A1 (en) * 2020-12-17 2022-06-23 Delaware Capital Formation, Inc. Wind speed indicator

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2634405A (en) 1949-03-29 1953-04-07 Clifford E Van Stone Traveling block indicator for oil well derricks
US2772794A (en) 1954-03-30 1956-12-04 Side O Matic Unloader Corp Material hoisting and handling mechanism for vehicle
US2789282A (en) * 1954-05-17 1957-04-16 Vincent Mfg Corp Automatic approach alarm
US2925923A (en) 1956-04-09 1960-02-23 Wellman Engineering Company Locomotive crane
US3837698A (en) 1971-07-29 1974-09-24 Crc Crose Int Inc Lifting apparatus
US3922789A (en) 1974-12-11 1975-12-02 Koehring Co Boom length sensing system with two-block condition sensing
US4573725A (en) 1984-04-02 1986-03-04 Griffiths Edward E Remote controlled crane hook coupler
DE3536472A1 (de) 1985-10-12 1987-04-16 Rohr Gmbh Tiefenmesseinrichtung fuer krananlagen
FR2649966B1 (fr) 1989-07-18 1991-09-27 Potain Sa Dispositif motorise de rotation de charge, auto-alimente en energie, pour appareils de levage a cable
CA2255111C (en) 1997-12-05 2004-11-23 Grove U.S. L.L.C. Aerial work platform with pothole and/or obstacle detection and avoidance system
DE29906525U1 (de) 1999-04-13 1999-09-09 Klaas Theodor Gmbh & Co Dachdeckerkran mit Funksender am Kranausleger
CN2575078Y (zh) * 2002-09-20 2003-09-24 杨宝来 汽车起重机吊钩行程限位装置
US6994223B1 (en) * 2002-10-29 2006-02-07 Auto Crane Company Diagnostic readout for operation of a crane
US20050017513A1 (en) 2003-07-24 2005-01-27 Sipp Peter Fox Hydro-power generating system
JP4270012B2 (ja) * 2004-04-07 2009-05-27 コベルコ建機株式会社 旋回式作業機械
CN2871473Y (zh) 2006-02-26 2007-02-21 陈琪伟 起重设备节能器
WO2009089628A1 (en) 2008-01-16 2009-07-23 Load Systems International Inc. Upper hoist limiter
CN201176369Y (zh) * 2008-04-02 2009-01-07 中铁建工集团有限公司 群塔作业防碰撞监测系统
DE102008032603A1 (de) 2008-07-11 2010-01-14 Schenck Process Gmbh System zur Energieversorgung von Stromverbrauchern an einem Gießkran
SG10201400316TA (en) 2009-03-02 2014-06-27 Gen Electric Drive assembly and apparatus for hoist
JP2011102168A (ja) 2009-11-10 2011-05-26 Ohbayashi Corp クレーンのフックブロック及びそのフックブロックを備えたクレーン並びにそのフックブロックで発電する発電方法
US8905250B2 (en) 2010-04-16 2014-12-09 Manitowoc Crane Companies, Llc Power and control for wireless anti-two block system

Also Published As

Publication number Publication date
US8905250B2 (en) 2014-12-09
RU2011100472A (ru) 2012-07-20
JP5866141B2 (ja) 2016-02-17
EP2377798A1 (en) 2011-10-19
CN102219154B (zh) 2015-02-04
JP2011225372A (ja) 2011-11-10
CN102219154A (zh) 2011-10-19
EP2377798B1 (en) 2012-11-14
US20110253662A1 (en) 2011-10-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1100956A2 (pt) guindaste, e, método para operar um guindaste
US10472214B2 (en) Crane and method for monitoring the overload protection of such a crane
US8866469B2 (en) Electric field monitoring system and method
US20170334687A1 (en) Crane and method for monitoring the overload protection of such a crane
US8950605B2 (en) Monitoring and alarm device for construction machinery
CN102730584B (zh) 起重机主臂保护装置、保护方法和起重机
JP5785704B2 (ja) 巻上リミットスイッチ及び巻上装置
EP2684832B1 (en) Working vehicle with jib or boom angle control
JP2015535519A (ja) クレーンにおけるケーブル破断診断
CN103359617A (zh) 作业机械
CN200992464Y (zh) 具有位置安全监控系统的起重机械设备
EP2678262A1 (en) Mobile crane
US10175091B2 (en) Remote sensor control system
JP5151397B2 (ja) 掛本数検出装置
KR20230039093A (ko) 안전고리 체결감지시스템
JP2018040199A (ja) 建設機械の安全装置および安全管理方法
CN110194419B (zh) 甲板起重机系统及甲板起重机的控制方法
CN204022324U (zh) 一种轮胎式起重机吊钩限位控制系统和轮胎式起重机
RU2442742C1 (ru) Способ защиты и регистрации параметров работы грузоподъемной машины
JP6919668B2 (ja) クレーン
JP3101211B2 (ja) フックブロック警報装置
KR20210104978A (ko) 굴삭기의 주정차시 어태치먼트 안전장치 및 방법
JP2007001667A (ja) 巻上機
JP2000219489A (ja) 移動式クレーンの安全装置
CN212953963U (zh) 起重机起吊报警装置

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100956-0 PARA PP1100956-0.

B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)