BRPI1007853B1 - sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo com lente bifocal - Google Patents

sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo com lente bifocal Download PDF

Info

Publication number
BRPI1007853B1
BRPI1007853B1 BRPI1007853-3A BRPI1007853A BRPI1007853B1 BR PI1007853 B1 BRPI1007853 B1 BR PI1007853B1 BR PI1007853 A BRPI1007853 A BR PI1007853A BR PI1007853 B1 BRPI1007853 B1 BR PI1007853B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lens
field
view
image
detector
Prior art date
Application number
BRPI1007853-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Caron Hubert
Original Assignee
Thales Canada Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=42630657&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1007853(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Thales Canada Inc filed Critical Thales Canada Inc
Publication of BRPI1007853A2 publication Critical patent/BRPI1007853A2/pt
Publication of BRPI1007853B1 publication Critical patent/BRPI1007853B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B3/00Simple or compound lenses
    • G02B3/10Bifocal lenses; Multifocal lenses
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B23/00Telescopes, e.g. binoculars; Periscopes; Instruments for viewing the inside of hollow bodies; Viewfinders; Optical aiming or sighting devices
    • G02B23/12Telescopes, e.g. binoculars; Periscopes; Instruments for viewing the inside of hollow bodies; Viewfinders; Optical aiming or sighting devices with means for image conversion or intensification
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N23/00Cameras or camera modules comprising electronic image sensors; Control thereof
    • H04N23/45Cameras or camera modules comprising electronic image sensors; Control thereof for generating image signals from two or more image sensors being of different type or operating in different modes, e.g. with a CMOS sensor for moving images in combination with a charge-coupled device [CCD] for still images
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B27/00Optical systems or apparatus not provided for by any of the groups G02B1/00 - G02B26/00, G02B30/00
    • G02B27/64Imaging systems using optical elements for stabilisation of the lateral and angular position of the image
    • G02B27/644Imaging systems using optical elements for stabilisation of the lateral and angular position of the image compensating for large deviations, e.g. maintaining a fixed line of sight while a vehicle on which the system is mounted changes course

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Human Computer Interaction (AREA)
  • Astronomy & Astrophysics (AREA)
  • Lenses (AREA)
  • Studio Devices (AREA)
  • Focusing (AREA)
  • Blocking Light For Cameras (AREA)
  • Cameras In General (AREA)

Abstract

sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo com lente bifocal a presente invenção refere-se a um sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo que é fornecido para obtenção de duas imagens de uma cena, cada imagem possuindo um campo de visão diferente. o sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo inclui uma lente bifocal dianteira, a lente bifocal possuindo uma zona central de comprimento de foco f1 produzindo uma imagem de campo de visão largo em um primeiro plano focal e uma zona periférica de comprimento focal f2 maior do que f1 produzindo uma imagem de campo de visão estreito em um segundo plano focal; e um detector para detectar e adquirir a imagem de campo de visão largo e a imagem de campo de visão estreito, o detector sendo móvel ao longo de um percurso ótico para o posicionamento seletivo no primeiro plano focal ou no segundo plano focal.ta

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para SISTEMA DE CRIAÇÃO DE IMAGEM ÓTICA DE CAMPO DE VISÃO DUPLO COM LENTE BIFOCAL.
Campo da Invenção [001] A presente invenção refere-se ao campo de sistemas óticos. Mais particularmente, a presente invenção refere-se a um sistema de criação de imagem ótica fornecendo campo de visão duplo utilizando uma lente bifocal e um detector de movimento.
Antecedentes da Invenção [002] Uma aplicação principal para os sistemas de criação de imagem ótica é a detecção, reconhecimento e identificação de objetos (DRI).
[003] Dessa forma, uma exigência frequentemente encontrada desses sistemas óticos é que os mesmos sejam capazes de fornecer uma imagem de uma cena possuindo um campo de visão largo (WFOV) e baixa amplificação e outra imagem da cena possuindo um campo de visão estreito (NFOV) e uma amplificação relativamente maior.
[004] Os sistemas de criação de imagem ótica que respeitam essa exigência frequentemente utilizam múltiplos sistemas de componentes complexos. Geralmente, uma lente ou sistema de lentes é utilizada para fornecer a imagem WFOV da cena enquanto outra lente ou sistemas de lentes é utilizada para fornecer a imagem NFOV. Existem sistemas óticos onde um conjunto básico de lentes comuns a ambas a aquisição de imagem WFOV e NFOV é utilizado em conjunto com as lentes de campo de visão específico adicional para aquisição da imagem de campo de visão específico. Em tais sistemas óticos, as lentes adicionais são seletivamente inseridas no percurso ótico para selecionar o campo de visão desejado (FOV). O mecanismo de seleção de tais sistemas pode se aumentar o volume do tamanho geral do siste
Petição 870190070902, de 25/07/2019, pág. 4/21
2/11 ma de criação de imagem ótica. À medida que o número de componentes óticos de um sistema ótico aumenta, o ajuste dos componentes se torna mais complicado e o peso e tamanho total do sistema tende a aumentar.
[005] A fim de se visualizar separadamente duas imagens de campos de visão diferentes que são formadas, sistemas de criação de imagem ótica incluem um detector no qual a imagem é focada.
[006] Em alguns sistemas da técnica anterior, cada uma das duas imagens de campos de visão diferentes é designada uma localização separada no detector utilizando componentes óticos adicionais tal como prismas ou filtros para redirecionar ou mudar uma ou ambas as imagens no detector. No entanto, com essa abordagem da detecção de imagem, a qualidade e a resolução de cada uma das imagens é menos que ideal visto que apenas uma parte dos pixels totais do detector é na verdade utilizada para cada uma das imagens.
[007] Em outros sistemas da técnica anterior, os elementos do sistema de lente são movidos ao longo do percurso ótico para uma posição onde uma imagem da cena é focada em toda a superfície do detector fixo e são então movidos ao longo do percurso ótico para outra posição onde a outra imagem é agora focada em toda a superfície do detector fixo. É conhecido também o uso de dois detectores diferentes para representar uma cena com dois campos de visão diferentes. Obviamente, esse último método pode servir para um sistema mais oneroso e mais volumoso.
[008] Existe portanto, uma necessidade de se criar um sistema de imagem ótica, que reduza o número de componentes óticos e forneça duas imagens de uma cena, cada uma possuindo um campo de visão diferente, pela utilização de toda a superfície ativa de um detector.
Sumário da Invenção
Petição 870190070902, de 25/07/2019, pág. 5/21
3/11 [009] De acordo com um aspecto da presente invenção, é portando, fornecido um sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo, para obtenção de duas imagens de uma cena, cada imagem possuindo um campo de visão diferente. O sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo inclui:
[0010] uma lente bifocal dianteira, a lente bifocal possuindo uma zona central de comprimento focal f1 produzindo uma imagem de campo de visão largo em um primeiro plano focal e uma zona periférica de comprimento focal f2 maior do que f produzindo uma imagem de campo de visão estreita em um segundo plano focal; e [0011] um detector para detectar e adquirir a imagem de campo de visão largo e a imagem de campo de visão estreito, o detector sendo móvel ao longo de um percurso ótico para o posicionamento seletivo no primeiro plano focal ou segundo plano focal.
[0012] A lente bifocal dianteira é preferivelmente fixada em posição e tem construção unitária, isto é, uma lente de peça única.
[0013] O sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo pode incluir adicionalmente um corretor de campo para corrigir as aberrações de campo de visão, o corretor de campo sendo posicionado ao longo do percurso ótico entre a lente bifocal dianteira e o detector. O corretor de campo inclui preferivelmente uma lente única para corrigir as aberrações para ambos os campos de visão largo e estreito, o corretor de campo de lente única movendo em conjunto com o detector. De acordo com outra modalidade, o corretor de campo pode incluir mais de uma lente, cada lente personalizada para corrigir as aberrações de campo de visão específicas e sendo posicionadas de acordo.
[0014] Telas, por exemplo, proteções ou placas defletoras móveis, podem ser utilizadas para bloquear a luz parasítica.
[0015] De acordo com outro aspecto da presente invenção, é for
Petição 870190070902, de 25/07/2019, pág. 6/21
4/11 necido um método de aquisição de duas imagens de uma cena, cada imagem possuindo um campo de visão diferente. O método inclui o fornecimento de um sistema ótico de criação de imagem de campo de visão duplo como descrito acima, movendo o detector para o primeiro plano focal 18 e adquirindo a imagem WFOV, e movendo o detector para o segundo plano focal 20 e adquirindo a imagem NFOV. O método pode incluir adicionalmente o fornecimento de telas e o bloqueio de luz parasítica utilizando essas telas. O método também pode incluir a realização de uma correção de desvio para ruído espacial.
[0016] Outras características e vantagens da presente invenção serão mais bem compreendidas mediante a leitura da descrição abaixo com referência aos desenhos em anexo.
Breve Descrição dos Desenhos [0017] A figura 1 é um diagrama esquemático de uma lente bifocal dianteira de acordo com uma modalidade da presente invenção, ilustrando uma zona central de comprimento focal f1 e uma zona periférica de comprimento focal f2;
[0018] afigura 2 é um diagrama de resíduo de raio esquemático de um sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0019] afigura 3 é um diagrama de resíduo de raio esquemático de um sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo de acordo com outra modalidade da presente invenção;
[0020] afigura 4 é um diagrama de resíduo de raio esquemático de um sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo de acordo com outra modalidade da presente invenção, ilustrando o uso de uma placa defletora e proteção para bloquear a luz parasítica;
[0021] afigura 5 é um diagrama de resíduo de raio esquemático de um sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo de acordo com outra modalidade da presente invenção.
Petição 870190070902, de 25/07/2019, pág. 7/21
5/11
Descrição da Invenção [0022] Os aspectos da presente invenção serão descritos mais completamente aqui com referência aos desenhos em anexo, figuras de 1 a 5.
[0023] A presente invenção tem por objetivo fornecer um sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo 10 que pode ser utilizado para obtenção de duas imagens de uma cena sendo observada: uma imagem de um campo de visão largo (WFOV) da cena e outra imagem de um campo de visão estreito (NFOV) da cena com uma amplificação relativamente maior.
[0024] Para se produzir essas duas imagens, o sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo 10 inclui uma lente bifocal dianteira e um detector, como ilustrado na figura 2.
[0025] Uma modalidade da lente bifocal dianteira 12 é ilustrada na figura 1. Com referência às figuras de 2 a 5, a luz que chega da cena sendo observada entra na frente do sistema de criação de imagem ótica 10 e impinge na lente bifocal 12. A lente bifocal 12 é uma lente convergente positiva que possui uma zona central 14 de comprimento focal f que produz uma imagem de campo de visão larga da cena em um primeiro plano focal 18 e uma zona periférica 16 de comprimento focal f2 maior do que f1 que produz uma imagem de campo de visão estreito da cena em um segundo plano focal 20 atrás do primeiro plano focal 18.
[0026] Diferentemente dos sistemas da técnica anterior que utilizam um elemento ótico para obtenção de uma imagem de campo de visão e outro elemento ótico para obtenção de outra imagem de campo de visão, a lente bifocal 12 do presente sistema de criação de imagem ótica 10 é vantajosamente de construção unitária. Preferivelmente, a lente bifocal 12 é uma lente de peça única, por exemplo, fabricada pela moldagem ou pela utilização de um torno mecânico controlado
Petição 870190070902, de 25/07/2019, pág. 8/21
6/11 por computador, o primeiro sendo mais barato enquanto o último apresentando um melhor desempenho. Alternativamente, a lente bifocal 12 pode ser feita de duas partes de lente adequadas que são combinadas juntas, preferivelmente em uma configuração impermeável a vazamento, para formar a lente bifocal 12. Por exemplo, uma primeira parte de lente utilizada para formar a zona central 14 pode ser inserida e fundida com o centro recortado de uma segunda parte de lente utilizada para formar a zona periférica 16. De acordo com outra modalidade, uma primeira parte de lente pode ser colocada sobre e fundida com o centro de uma segunda parte de lente; a energia da lente combinada no centro fornecendo a zona central WFOV 14 da lente bifocal 12 e a região externa fornecendo a zona periférica NFOV 16 da lente bifocal
12.
[0027] Obviamente, a lente bifocal 12 não está limitada às modalidades descritas acima e pode ser fabricada utilizando-se quaisquer meios adequados.
[0028] A superfície externa 22A da lente bifocal 12 pode exibir um raio duplo de curvatura ou pode ser asférica consistente com a natureza de foco duplo da lente ou pode ser suave exibindo um único raio de curvatura desmentindo a natureza de foco da lente - a primeira possuindo a vantagem de facilitar o desenho e a fabricação. No caso onde a superfície externa 22A exibe um único raio de curvatura, a superfície interna 22B pode ter um perfil personalizado para fornecer característica de foco duplo da lente bifocal 12. Vantajosamente, a superfície interna 22B pode ter um perfil personalizado para corrigir as aberrações óticas, por exemplo, aberração esférica ou cromática. A superfície externa 22A e/ou a superfície interna 22B pode, adicionalmente, incluir um revestimento antirreflexo. A transição entre a zona central 14 e a zona periférica 16 pode ocorrer de forma súbita, por exemplo, em uma interface 34 como observado na figura 5, ou gradualmente através de
Petição 870190070902, de 25/07/2019, pág. 9/21
7/11 uma zona de transição 32, por exemplo, como mais bem observado na figura 4. Deve-se notar que o limite entre a zona central e a zona periférica pode não ser distinguido a olho nu e que a delineação ilustrada na figura 1 é incluída para fins de indicação das duas zonas.
[0029] Ademais, a lente bifocal 12 pode ser feita de qualquer material adequado transparente à luz que chega da cena sendo observada. Obviamente, a escolha do material depende do comprimento de onda de luz a ser criado. Pode ser feita de um material cristalino ou amorfo. Por exemplo, pode ser feita de germânio (Ge), silício (Si), seleneto de zinco (ZnSe), safira, vidro de sílica, etc. Para a criação da luz nas regiões visível a infravermelha de onda curta (SWIR) do espectro eletromagnético (diga-sede 0,5qm a 3 qm), a lente bifocal pode ser feita de vidro de sílica, ao passo que para a criação da luz nas regiões de onda média para onda longa (MWIR e LWIR) do espectro eletromagnético (diga-se de 3 qm a 14 qm), a lente bifocal pode ser feita de germânio.
[0030] Como mencionado, um detector 24 para detecção e aquisição de duas imagens de campo de visão é incluído no sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo 10. A escolha do detector 24 pode variar dependendo da aplicação, faixa de espectro eletromagnético sendo observada e custo. Por exemplo, um detector com base em detecção de fóton - tal como um CCD (dispositivo acoplado a carga), fotocondutor ou detector fotovoltaico - ou detecção térmica tal como um bolômetro que mede as mudanças de resistência elétrica com temperatura - podem ser utilizados. Imagens produzidas por detectores de fóton versus as produzidas por detectores térmicos tendem a ter maior qualidade. Para imagens de qualidade ainda maior, a sensibilidade dos detectores de fóton pode ser aumentada pelo resfriamento criogênico dos detectores. No entanto, os detectores resfriados são geralmente mais volumosos e mais onerosos, tanto para se comPetição 870190070902, de 25/07/2019, pág. 10/21
8/11 prar quanto para se operar.
[0031] Com referência às figuras 2 a 5, o detector 24 é alinhado com a lente bifocal 12 ao longo de um eixo geométrico ótico comum. No entanto, diferentemente da lente bifocal dianteira 12, o detector 24 é seletivamente móvel ao longo do eixo geométrico ótico do sistema de criação de imagem ótica 10. O detector 24 é movido para uma posição em ou perto do primeiro plano focal 18 para aquisição de imagem WFOV e movido para ou perto do segundo plano focal 20 para aquisição da imagem NFOV. (Deve-se notar que as figuras de 2 a 5 ilustram, cada uma, as duas possíveis posições do detector e não implicam no uso de dois detectores). Vantajosamente, o mecanismo utilizado para mover o detector 22 é o mesmo mecanismo utilizado para fornecer o ajuste de foco fino das imagens. De acordo com uma modalidade, o mecanismo compreende um único mecanismo de parafuso rosqueado simples utilizado para mover o detector axialmente.
[0032] Para se corrigir qualquer aberração de campo de visão (por exemplo, aberrações asféricas ou cromáticas) da lente bifocal 12 e dessa forma, limitar a distorção de imagem, um corretor de campo 26 pode ser posicionado ao longo do eixo geométrico ótico do sistema entre a lente bifocal dianteira 12 e o detector 24.
[0033] O corretor de campo 26 inclui preferivelmente uma única lente que pode ser utilizada para corrigir as aberrações para ambos os campos largo e estreito de visão, como observado na modalidade do sistema ilustrado na figura 5. Como tal, o corretor de campo de lente única 26 pode ser feito para mover em conjunto com o detector 24. De acordo com outra modalidade do sistema ilustrado na figura 3 e 4, o corretor de campo 26 pode incluir mais de uma lente, onde cada lente 26A e 26B é personalizada para corrigir aberrações de campo de visão específicas e é de acordo, posicionada para mover em conjunto com o detector 24. Nessa última modalidade, as lentes de correção de campo
Petição 870190070902, de 25/07/2019, pág. 11/21
9/11 são projetadas de modo que no modo WFOV, o detector 24 olhe através da lente de coletor de campo. Enquanto a lente bifocal dianteira 12 é feita de germânio, a lente de corretor de campo e/ou lentes são geralmente menores e podem ser feitas de materiais amorfos relativamente econômicos.
[0034] A luz parasítica pode ser um problema quando da aquisição de duas imagens: imagens WFOV e NFOV. A luz parasítica proveniente da zona da lente bifocal não envolvida na produção da imagem em questão pode formar imagens fantasma estranhas indesejadas. Por exemplo, a luz parasítica proveniente da zona central 14 da lente bifocal 12 quando tenta adquirir uma imagem NFOV utilizando a zona periférica 16 da lente bifocal 12 pode resultar em imagens fantasma estranhas gradientes que podem afetar a qualidade da imagem. Telas, por exemplo, proteções ou placas defletoras móveis, podem ser estrategicamente utilizadas para bloquear a luz parasítica e impedir a formação de imagens fantasma estranhas.
[0035] Como pode ser observado na modalidade do sistema de criação de imagem ótica ilustrado na figura 4, uma opção é se adicionar placas defletoras 28 e proteções 30 na lente bifocal dianteira 12. As placas defletoras podem ser localizadas para cobrir/peneirar a zona de transição 32 para impedir que a luz parasítica que entra a partir da zona de transição seja reproduzida. Obviamente, qualquer tela adequada ou combinação de telas pode ser utilizada para minimizar os efeitos da luz parasítica.
[0036] O sistema de criação de imagem ótica da presente invenção pode ser utilizado em qualquer aplicação exigindo campo de visão duplo e possui a vantagem de minimizar o número de elementos óticos necessários e simplificando a aquisição de imagens de dois campos de visão.
[0037] Através do desenho adequado da lente bifocal e da escolha
Petição 870190070902, de 25/07/2019, pág. 12/21
10/11 necessária de detector, o sistema de criação de imagem ótica da presente invenção pode ser utilizado, por exemplo, para criação de imagem térmica ou infravermelha (IR). A criação de imagem IR é utilizada para detectar a radiação infravermelha, essa parte do espectro eletromagnético situada na faixa de 700 nm (0,7gm) a 14000 nm (14 gm). Visto que a radiação IR é emitida por todos os objetos de acordo com o princípio de radiação de corpo negro (“blackbody”), a criação de imagem IR é utilizada para detectar objetos através da radiação IR que emitem. De acordo com uma modalidade ilustrativa e não limitadora do sistema de criação de imagem ótica utilizado para a criação de imagem IR, preferivelmente na região de IR de onda longa entre 8gm e 14gm, a lente bifocal pode ter uma zona central WFOV 14 com comprimento focal de 49 mm, uma zona periférica NFOV 16 de comprimento focal igual a 148 nm, e um diâmetro (isto é, abertura total) de 112 mm. É possível se obter uma imagem NFOV e WFOV de boa qualidade de um objeto tão perto quanto 10 m (isto é, um foco próximo de 10 m é possível para ambos NFOV e WFOV).
[0038] De acordo com outro aspecto da presente invenção, é fornecido um método de aquisição de duas imagens de uma cena, cada imagem possuindo um campo de visão diferente: um NFOV e um WFOV. O método inclui: o fornecimento de um sistema ótico de criação de imagem de campo de visão duplo que inclui uma lente bifocal dianteira 12 possuindo uma zona central de comprimento focal f1 para produção de uma imagem de campo de visão largo em um primeiro plano focal e uma zona periférica de comprimento focal f2 maior do que f1 para produção de uma imagem de campo de visão estreito em um segundo plano focal, um detector 24 e um corretor de campo como descrito acima; a movimentação do detector para o primeiro plano focal 18 e aquisição da imagem WFOV; e a movimentação do detector para o segundo plano focal 20 e aquisição da imagem NFOV. O detec
Petição 870190070902, de 25/07/2019, pág. 13/21
11/11 tor pode ser movido de um plano focal para o outro utilizando um mecanismo de acionamento de parafuso. A posição do detector é sintonizada de forma fina para focar a imagem. Vantajosamente, o ajuste fino da posição do detector pode ser realizado utilizando-se o mesmo mecanismo de acionamento de parafuso. Para se aperfeiçoar a qualidade das imagens e limitar as imagens fantasma estranhas, o método também pode incluir o fornecimento de telas e bloqueio de luz parasítica utilizando-se essas telas. O método pode incluir adicionalmente a realização de uma correção de desvio para corrigir o ruído espacial nas imagens. O ruído espacial é decorrente do fato de cada pixel do detector geralmente não responder de forma idêntica. O ruído espacial pode fornecer um aspecto granulado à imagem. Vantajosamente, o método pode incluir a correção da resposta diferente de cada pixel zerandose cada pixel. Isso pode ser feito pela iluminação do detector de maneira uniforme desfocando severamente o sistema ótico, obtendo a imagem de referência e subtraindo a imagem de referência da imagem básica.
[0039] O sistema de criação de imagem ótica da presente invenção, portanto, oferece a simplificação ótica em termos de número de elementos óticos (isto é, lentes) enquanto fornece baixa distorção em ambos os campos de visão.
[0040] Inúmeras modificações podem ser feitas a qualquer uma das modalidades descritas acima sem se distanciar do escopo da presente invenção.

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo (10), caracterizado pelo fato de que compreende:
    uma lente bifocal, a dita lente possuindo uma zona central (14) de comprimento focal f1 e uma zona periférica (16) de comprimento focal f2, em que f2 é maior do que f1, em que a dita zona central (14) é adaptada para produzir uma imagem de campo de visão largo e a dita zona periférica (16) é adaptada para produzir uma imagem de campo de visão estreito, a dita lente sendo montada em um suporte;
    um detector (24) montado de forma móvel no dito suporte, para detectar e adquirir duas imagens de campo de visão, o dito detector (24) sendo alinhado com a dita lente ao longo de um eixo geométrico ótico comum, o dito detector (24) sendo axialmente móvel entre uma primeira posição correspondente ao dito comprimento focal f1 e uma segunda posição correspondente ao dito comprimento focal f2; e um controlador para capturar imagens de campo de visão largo e estreito produzidas pela dita lente.
  2. 2. Sistema de criação de imagem (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita lente é uma lente de peça única.
  3. 3. Sistema de criação de imagem (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita lente é feita de duas partes de lente que são combinadas juntas.
  4. 4. Sistema de criação de imagem (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita lente possui uma superfície externa (22A) que possui um raio de curvatura duplo.
  5. 5. Sistema de criação de imagem (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita lente possui uma superfície externa (22A) que é asférica.
    Petição 870190070902, de 25/07/2019, pág. 15/21
    2/3
  6. 6. Sistema de criação de imagem (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita lente possui uma superfície interna (22B) que é personalizada para corrigir aberrações óticas.
  7. 7. Sistema de criação de imagem (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita lente possui uma superfície externa (22A) e uma superfície interna (22B), e em que a dita superfície interna (22B), ou a dita superfície externa (22A) ou ambas são proporcionadas com um revestimento antirreflexo.
  8. 8. Sistema de criação de imagem (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita lente é feita de um material que é transparente para uma faixa de comprimentos de onda de luz de uma cena sendo observada.
  9. 9. Sistema de criação de imagem (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito detector (24) é um detector com base em fóton ou um detector com base em temperatura.
  10. 10. Sistema de criação de imagem (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende um corretor de campo localizado entre a dita lente e o dito detector (24).
  11. 11. Sistema de criação de imagem (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito sistema de criação de imagem (10) ainda inclui uma tela para bloquear a luz parasítica.
  12. 12. Método de aquisição de duas imagens de uma cena, uma primeira imagem possuindo um campo de visão largo e uma segunda imagem possuindo um campo de visão estreito, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:
    (a) proporcionar uma lente de campo de visão duplo pos
    Petição 870190070902, de 25/07/2019, pág. 16/21
    3/3 suindo uma zona central (14) de comprimento focal fl para produzir uma imagem de campo de visão largo em um primeiro plano focal (18) e uma zona periférica (16) de comprimento focal f2 para produzir uma imagem de campo de visão estreito em um segundo plano focal (20);
    (b) proporcionar um detector (24) móvel, o dito detector (24) sendo alinhado com um eixo geométrico ótico comum com a dita lente de campo de visão duplo, o dito detector (24) sendo móvel entre os ditos comprimentos focais f1 e f2; e (c) um controlador para detectar e adquirir as ditas duas imagens obtidas nos ditos comprimentos focais f1 e f2.
BRPI1007853-3A 2009-02-20 2010-02-19 sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo com lente bifocal BRPI1007853B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15418209P 2009-02-20 2009-02-20
PCT/CA2010/000237 WO2010094133A1 (en) 2009-02-20 2010-02-19 Dual field-of-view optical imaging system with dual focus lens

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1007853A2 BRPI1007853A2 (pt) 2018-03-06
BRPI1007853B1 true BRPI1007853B1 (pt) 2019-11-12

Family

ID=42630657

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1007853-3A BRPI1007853B1 (pt) 2009-02-20 2010-02-19 sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo com lente bifocal

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8294808B2 (pt)
EP (1) EP2399157B1 (pt)
JP (1) JP2012518804A (pt)
AU (1) AU2010215048B2 (pt)
BR (1) BRPI1007853B1 (pt)
CA (1) CA2750354C (pt)
DK (1) DK2399157T3 (pt)
ES (1) ES2423604T3 (pt)
HR (1) HRP20130712T1 (pt)
IL (1) IL214734A (pt)
NZ (1) NZ594238A (pt)
PL (1) PL2399157T3 (pt)
SI (1) SI2399157T1 (pt)
WO (1) WO2010094133A1 (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20110169931A1 (en) * 2010-01-12 2011-07-14 Amit Pascal In-vivo imaging device with double field of view and method for use
IL214894A (en) * 2011-08-30 2016-09-29 Rafael Advanced Defense Systems Ltd A combination of narrow field of view images and wide field of view
US20130070091A1 (en) * 2011-09-19 2013-03-21 Michael Mojaver Super resolution imaging and tracking system
US10924668B2 (en) 2011-09-19 2021-02-16 Epilog Imaging Systems Method and apparatus for obtaining enhanced resolution images
US9137433B2 (en) 2011-09-19 2015-09-15 Michael Mojaver Super resolution binary imaging and tracking system
CN102331617A (zh) * 2011-09-23 2012-01-25 长春理工大学 双视场/双色红外被动消热差光学系统
JP5837805B2 (ja) * 2011-11-18 2015-12-24 株式会社 清原光学 撮像装置および望遠鏡
US8953084B2 (en) 2012-05-30 2015-02-10 Digimarc Corporation Plural focal-plane imaging
US9667872B2 (en) * 2012-12-05 2017-05-30 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Camera to capture multiple images at multiple focus positions
KR101428296B1 (ko) * 2012-12-18 2014-08-08 현대오트론 주식회사 차량용 카메라 모듈 및 이를 포함하는 모니터링 시스템
DE102014000073B4 (de) * 2014-01-09 2023-03-16 HELLA GmbH & Co. KGaA Sensorvorrichtung, insbesondere zur Erfassung von Umgebungsbedingungen eines Kraftfahrzeuges
CN104013383A (zh) * 2014-06-04 2014-09-03 南京航空航天大学 双焦点眼前后节同步成像系统及成像方法
EP3001867B1 (en) 2014-08-08 2017-06-21 FotoNation Limited Smartphone configured to perform biometric recognition of an iris pattern and corresponding facial features of a subject
US10152631B2 (en) 2014-08-08 2018-12-11 Fotonation Limited Optical system for an image acquisition device
US9912848B2 (en) 2015-01-21 2018-03-06 Siemens Energy, Inc. Method and apparatus for turbine internal visual inspection with foveated optical head and dual image display
US9910260B2 (en) 2015-01-21 2018-03-06 Siemens Energy, Inc. Method and apparatus for turbine internal visual inspection with foveated image optical head
CN107852453B (zh) 2015-07-10 2020-06-23 深圳市大疆创新科技有限公司 具有分光器的双镜头系统
US9762812B2 (en) 2015-10-30 2017-09-12 Raytheon Company Dual-field-of-view optical system
US10401216B2 (en) * 2015-10-30 2019-09-03 Avago Technologies International Sales Pte. Limited Combination lens including an ambient light sensor portion and a proximity sensor portion for proximity sensing and ambient light sensing
US10082657B2 (en) 2016-08-17 2018-09-25 The United States Of America, As Represented By The Secretary Of The Navy Dual magnification apparatus and system for examining a single objective in a scanning optical microscope using two wavelengths of light
CN109975961A (zh) * 2019-04-18 2019-07-05 哈尔滨新光光电科技股份有限公司 一种可见光与长波红外的共口径复合成像光学系统
FR3107977B1 (fr) * 2020-03-03 2022-03-18 Thales Sa Procede d'aide a la detection d'elements, dispositif et plateforme associes
CN112305703A (zh) * 2020-11-26 2021-02-02 电子科技大学中山学院 一种焦距长的多焦点系统
CN112305702A (zh) * 2020-11-26 2021-02-02 电子科技大学中山学院 一种便捷的多焦点光路系统

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4354742A (en) 1980-11-10 1982-10-19 Honeywell Inc. Optical system having a dual field of view
DE3927334C1 (pt) * 1989-08-18 1991-01-10 Messerschmitt-Boelkow-Blohm Gmbh, 8012 Ottobrunn, De
US5161051A (en) 1990-12-13 1992-11-03 Hughes Aircraft Company Simultaneous dual field of view sensor
US5438187A (en) 1991-11-01 1995-08-01 Spectra-Physics Scanning Systems, Inc. Multiple focus optical system for data reading applications
IL100657A0 (en) * 1992-01-14 1992-09-06 Ziv Soferman Multifocal optical apparatus
JPH0583746U (ja) * 1992-04-14 1993-11-12 コニカ株式会社 フィルム一体型カメラの多焦点レンズ
US5986779A (en) * 1995-08-18 1999-11-16 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Multiple focus lens, an optical head apparatus and an optical information recording-reproducing apparatus
DE69805077T2 (de) * 1997-07-30 2002-10-31 Pinotage, Llc Bildaufnahmevorrichtung
US6750435B2 (en) * 2000-09-22 2004-06-15 Eastman Kodak Company Lens focusing device, system and method for use with multiple light wavelengths
JP3554703B2 (ja) * 2000-10-12 2004-08-18 リバーベル株式会社 情報端末装置
DE10064685A1 (de) * 2000-12-22 2002-07-04 Zeiss Carl Lithographieobjektiv mit einer ersten Linsengruppe, bestehend ausschließlich aus Linsen positiver Brechkraft
JP3830466B2 (ja) * 2003-06-27 2006-10-04 京セラ株式会社 撮像装置
US7561202B2 (en) * 2003-08-21 2009-07-14 Konica Minolta Opto, Inc. Image device with lens adjustment for various environmental conditions
JP2005084151A (ja) * 2003-09-05 2005-03-31 Sony Corp ズームレンズ装置
US6870690B1 (en) * 2003-09-09 2005-03-22 Cbc-America Dual-band lens
JP4161865B2 (ja) * 2003-09-29 2008-10-08 カシオ計算機株式会社 撮像装置、フォーカス制御方法及びコンピュータプログラム
JP4864869B2 (ja) * 2004-02-26 2012-02-01 カール・ツァイス・エスエムティー・ゲーエムベーハー マイクロリソグラフィ投影露光装置のための照明系
DE102005036486A1 (de) * 2005-07-20 2007-01-25 Leica Microsystems (Schweiz) Ag Optisches Gerät mit erhöhter Schärfentiefe
JP2007108600A (ja) * 2005-10-17 2007-04-26 Matsushita Electric Ind Co Ltd 撮像装置
JP2007312311A (ja) * 2006-05-22 2007-11-29 Matsushita Electric Ind Co Ltd 画像処理装置
JP2008051894A (ja) * 2006-08-22 2008-03-06 Matsushita Electric Ind Co Ltd 撮像装置
JP5012135B2 (ja) * 2007-03-28 2012-08-29 コニカミノルタアドバンストレイヤー株式会社 超深度画像生成装置
US8319949B2 (en) * 2007-06-18 2012-11-27 Leddartech Inc. Method for detecting objects with visible light
US7764440B2 (en) * 2007-11-27 2010-07-27 Eastman Kodak Company Dual focal length lens system
US7573654B2 (en) * 2007-11-27 2009-08-11 Eastman Kodak Company Dual focal length lens system
US7796349B2 (en) * 2008-10-09 2010-09-14 Visera Technologies Company Limited Miniature image capture lens

Also Published As

Publication number Publication date
EP2399157A1 (en) 2011-12-28
IL214734A0 (en) 2011-11-30
EP2399157B1 (en) 2013-05-01
PL2399157T3 (pl) 2013-10-31
SI2399157T1 (sl) 2013-10-30
US20100214468A1 (en) 2010-08-26
AU2010215048B2 (en) 2013-10-17
US8294808B2 (en) 2012-10-23
CA2750354A1 (en) 2010-08-26
AU2010215048A1 (en) 2011-08-25
CA2750354C (en) 2015-07-21
NZ594238A (en) 2012-12-21
JP2012518804A (ja) 2012-08-16
ES2423604T3 (es) 2013-09-23
WO2010094133A1 (en) 2010-08-26
DK2399157T3 (da) 2013-07-29
BRPI1007853A2 (pt) 2018-03-06
IL214734A (en) 2015-10-29
EP2399157A4 (en) 2012-06-20
HRP20130712T1 (hr) 2013-10-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1007853B1 (pt) sistema de criação de imagem ótica de campo de visão duplo com lente bifocal
US9036078B1 (en) Reducing light damage in shutterless imaging devices
KR101841198B1 (ko) 비냉각 열화상카메라 6배율 연속줌 광학계
US9194750B2 (en) Infra-red imager
US9200966B2 (en) Dual field of view telescope
TWI587001B (zh) 紅外線成像系統
US7564617B2 (en) Short infrared zoom lens system
KR101741602B1 (ko) 고배율 연속줌 원적외선 광학계
KR101265436B1 (ko) 비냉각 열화상카메라용 연속줌 렌즈모듈
KR101841200B1 (ko) 냉각 열화상카메라 중적외선 10배율 연속줌 광학계
JP6567764B2 (ja) デュアル瞳孔デュアルバンドの広視野再結像光学システム
Muñoz et al. Novel fast catadioptric objective with wide field of view
US20150153232A1 (en) Microscope with detector stop matching
KR102209218B1 (ko) 원거리 감시용 단적외선 카메라 광학계
US7136235B2 (en) Optical apparatus
EP0861426B1 (en) Infrared optical system
KR101127907B1 (ko) 비균등렌즈가 적용된 비대칭 광각 적외선 광학계 및 상기 광학계를 포함하는 열영상장비
US20180203212A1 (en) Terahertz-gigahertz fisheye lens system
CN205507188U (zh) f5mm大相对孔径机械被动式无热化镜头
US20170339354A1 (en) Device for non-uniformity correction
CN106168704A (zh) 一种无中央盲区的全景成像镜头
Vdovin et al. Adaptive Optics-Turbulent surveillance—Or how to see a Kalashnikov from a safe distance
WO2018136058A1 (en) Terahertz-gigahertz fisheye lens system
JP7124069B2 (ja) 熱画像化装置のための凸状ウォームシールド
JP6139260B2 (ja) 赤外線カメラの光学系の構造

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS