BRPI1002576A2 - sistema para fixação de uma bomba de administração e garrafa para administração de um produto fluido - Google Patents

sistema para fixação de uma bomba de administração e garrafa para administração de um produto fluido Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002576A2
BRPI1002576A2 BRPI1002576-6A BRPI1002576A BRPI1002576A2 BR PI1002576 A2 BRPI1002576 A2 BR PI1002576A2 BR PI1002576 A BRPI1002576 A BR PI1002576A BR PI1002576 A2 BRPI1002576 A2 BR PI1002576A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ring
collar
outer collar
skirt
neck
Prior art date
Application number
BRPI1002576-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas Roosel
Pierre Dumont
Original Assignee
Rexam Dispensing Sys
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rexam Dispensing Sys filed Critical Rexam Dispensing Sys
Publication of BRPI1002576A2 publication Critical patent/BRPI1002576A2/pt
Publication of BRPI1002576B1 publication Critical patent/BRPI1002576B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B05SPRAYING OR ATOMISING IN GENERAL; APPLYING FLUENT MATERIALS TO SURFACES, IN GENERAL
    • B05BSPRAYING APPARATUS; ATOMISING APPARATUS; NOZZLES
    • B05B11/00Single-unit hand-held apparatus in which flow of contents is produced by the muscular force of the operator at the moment of use
    • B05B11/01Single-unit hand-held apparatus in which flow of contents is produced by the muscular force of the operator at the moment of use characterised by the means producing the flow
    • B05B11/10Pump arrangements for transferring the contents from the container to a pump chamber by a sucking effect and forcing the contents out through the dispensing nozzle
    • B05B11/1042Components or details
    • B05B11/1043Sealing or attachment arrangements between pump and container
    • B05B11/1049Attachment arrangements comprising a deformable or resilient ferrule clamped or locked onto the neck of the container by displacing, e.g. sliding, a sleeve surrounding the ferrule

Landscapes

  • Closures For Containers (AREA)
  • Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)

Abstract

SISTEMA PARA FIXAçãO DE UMA BOMBA DE ADMINISTRAçãO E GARRAFA PARA ADMINISTRAçãO DE UM PRODUTO FLUIDO. A presente invenção refere-se a um sistema de fixação de uma bomba de administração (3) no gargalho (2) de uma garrafa contendo um produto fluido, dito sistema compreende uma manga (7) que tem um colar interior (8) que contém um meio de fixar a bomba (3) e uma saia inferior (12) provida com o meio de fixação da dita manga na dita garrafa, dito sistema compreende ainda um anel (16) que é montado de forma deslizante ao redor da saia (12) entre uma posição de topo em que o meio de fixação está livre e uma posição de fundo em que o meio para fixação é forçado pelo dito anel, dito sistema compreende ainda um colar exterior (17) montado ao redor do colar interior (8) pelo intermédio de um dispositivo para deslocamento do dito colar exterior entre uma posição de uso inferior e uma posição de desmontagem superior, o anel (16) na posição de fundo sendo fixado ao colar exterior (17), a fim de acionar o deslocamento do dito colar em direção à sua posição superior pela direção do dito anel em relação à saia (12) em um impacto que é suficiente para liberar o meio de fixação.

Description

"SISTEMA PARA FIXAÇÃO DE UMA BOMBA DE ADMINISTRAÇÃO E GARRAFA PARA ADMINISTRAÇÃO DE UM PRODUTO FLUIDO"
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um sistema para fixar uma bomba para dispensar no gargalo de uma garrafa contendo um produto fluido, bem como uma garrafa para dispensar um produto fluido compreendendo uma bomba fixada ao meio do dito sistema.
Em particular, a garrafa permite o condicionamento e a aplicação de um líquido ou de um creme, por exemplo, um perfume, para uma aplicação cosmética ou farmacêutica.
Antecedentes da Invenção
Ditas garrafas - compreendendo um corpo definindo um reservatório para condicionar o produto são conhecidas, um gargalo sobreposto ao dito corpo pela definição de uma abertura superior para o dito reservatório, e uma bomba montada na dita abertura superior pela disposição de meios para suprir a dita bomba dentro do dito reservatório. Como tal, a bomba torna possível restaurar o produto condicionado no reservatório.
A fim de prover para o posicionamento e a fixação da bomba em relação ao corpo, um sistema pode ser usado compreendendo uma manga que tem um colar contendo um meio para fixar a bomba e uma saia inferior com meios providos de fixação da dita manga na dita garrafa.
O sistema para fixar compreende ainda um anel mon tado de forma deslizante ao redor da saia entre uma posição superior, em que o meio de fixação está livre, de tal maneira que permita o posicionamento da dita saia ao redor do gargalo, e uma posição inferior, em que o meio de fixação é forçado pelo dito anel, a fim de prover a fixação lacrada da manga no dito gargalo.
Em particular, o documento US-4773553 discute o uso de uma saia provida de garras que tem uma configuração aberta, a fim de permitir seu posicionamento ao redor do gargalo, ditas garras são ρ uxadas de volta e mantidas na posição sob o gargalo durante o deslizamento do anel na direção da sua posição inferior.
O anel, em particular feito de material rígido, como tal, forma uma ferramenta para puxar de volta as garras e tornar possível prover a manutenção ao longo do tempo das garras na posição dobrada, em particular, relativamente às variações de temperatura. Além disso, ele pode adquirir um efeito estético pela formação de aparas para encobrir o gargalo, a zona de junção entre o corpo e o gargalo (chamado como os ombros do corpo), bem como possivelmente a parte inferior da bomba.
O problema que surge com o uso dos ditos sistemas de acordo com o estado da técnica é que a fixação da bomba é irremovível. Ou, em termo de problemas de reciclagem ecológica no final da vida útil da garrafa, é comum facilitar a separação da bomba, constituída substancialmente de materiais plásticos e de metais, do corpo, geralmente executado em uma categoria de materiais plásticos diferentes ou de vidro.
A fim de resolver esse problema, o uso de mangas que podem ser enrascadas no gargalo é conhecido. No entanto, profissionais do ramo de perfumes, cosmetologistas ou farmacêuticos geralmente não desejam que as mangas possam ser desenroscadas e enrascadas novamente de forma fácil pelos usuários, em particular, por razões da possível degradação do produto distribuído ou de uma mudança de finalidade da garrafa.
Além disso, as mangas enroscáveis deixam necessariamente um espaço funcional repugnante entre o fundo da dita manga e os ombros do corpo. Também, o seu enroscamento nas linhas de preenchimento é lento, e consequentemente caro. Ademais, as mangas enroscáveis devem ser enrascadas nas linhas de preenchimento de acordo com um torque muito preciso que deve ser perfeitamente respeitado, a fim de prover suas vedações no gargalo.
Descrição Resumida da Invenção
A invenção tem por objetivo aperfeiçoar o estado da técnica propondo, em particular, um sistema para fixar uma bomba no gargalo de uma garrafa, que permite sua quase-irreversível separação no final da reciclagem, e promovendo uma estética vantajosa e uma simplicidade em termos de fixação.
Dessa forma, e de acordo com um primeiro aspecto, a invenção propõe um sistema para fixar uma bomba de administração no gargalo de uma garrafa contendo um produto fluido, dito sistema compreende uma manga que tem um colar interior que contém o meio para fixar a bomba, e uma saia inferior provida com meios para fixar a dita manga na dita garrafa, dito sistema compreende ainda um anel montado de forma deslizante ao redor da saia entre uma posição superior, em que o meio de fixação está livre, de tal maneira que permita o posicionamento da dita saia ao redor do gargalo, e uma posição inferior, em que o meio de fixação é forçado pelo dito anel, a fim de prover a fixação lacrada da manga no dito gargalo, dito sistema compreende, ainda, um coiar exterior montado ao redor do colar interior pelo intermédio de um dispositivo para deslocar o dito colar exterior entre uma posição de uso inferior e uma posição de desmontagem superior, o anel na posição inferior sendo anexado ao colar exterior, a fim de acionar o deslocamento do dito colar na direção da posição superior pelo direção do dito anel, relativamente à saia em um impacto que seja suficiente para liberar o meio de fixação.
De acordo com um segundo aspecto, a invenção propõe uma garrafa para administrar um produto fluido, que compreende um corpo definindo um reservatório para condicionar o dito produto, um gargalo sobreposto ao dito corpo pela definição de uma abertura superior para o dito reservatório, e uma bomba montada na dita abertura superior pela disposição do meio para suprir a dita bomba dentro do dito reservatório, dita garrafa compreende ainda o dito sistema de fixação, e a bomba é anexada ao anel interior, e o meio de fixação da saia é forçado pelo anel na posição inferior a fim de prover a fixação lacrada da manga no gargalo.
Descrição Resumida das Figuras
Outros objetivos e vantagens da invenção irão aparecer na descrição a seguir, provida em referência às figuras anexa, em que:
A Figura 1 é uma representação da seção longitudinal de um sistema de fixação, de acordo com uma modalidade da invenção, em que uma bomba (não seccionada) é anexa, o dito sistema está em uma configuração de posicionamento no gargalo de uma garrafa com o anel na posição superior e o colar exterior na posição inferior;
As Figuras 2 mostram a manga e o colar exterior do sistema de fixação, de acordo com a Figura 1, respectivamente em uma perspectiva explodida (Figura 2a) e seccionada longitudinalmente na posição superior (Figura 2b);
As Figuras 3 mostram respectivamente uma modalidade alternativa de um trajeto de deslizamento para um dispositivo para o deslocamento do colar exterior;
A Figura 4 é uma representação da seção longitudinal do anel do sistema de fixação, de acordo com a Figura 1;
A Figura 5 é uma representação da seção longitudinal parcial de uma bomba (não seccionada) fixada no gargalo de uma garrafa por meio do sistema de fixação, de acordo com a Figura 1; a Figura 5a é uma vista ampliada da zona A da Figura 5;
A Figura 6a é uma representação em perspectiva parcial mostrando o gargalo da garrafa, de acordo com a Figura 5;
A Figura 6b é uma representação de um gargalo de uma garrafa, de acordo com outra modalidade da invenção;
A Figura 7 é uma representação análoga da Figura 5, em que o colar exterior está na posição superior para a desmontagem do sistema de fixação - unidade da bomba;
As Figuras 8 são representações em perspectiva de uma manga de acordo com outra modalidade da invenção.
Descrição Detalhada das Figuras Na descrição, os termos de posicionamento no espaço são tomados com referência à posição do sistema de fixação mostrada nas figuras.
Com relação às figuras, uma garrafa destinada a conter um produto fluido para os propósitos de sua administração é descrita aqui abaixo. Nos exemplos particulares, o produto pode ser um líquido ou um creme, por exemplo, um perfume, para uma aplicação cosmética ou farmacêutica.
A garrafa compreende um corpo 1 que pode ser formado a partir de um material rígido, em particular vidro ou um material plástico, a fim de definir um reservatório para condicionar o produto. O corpo 1 é sobreposto por um gargalo 2 formado de uma parte única com o dito corpo para definir uma abertura superior para o reservatório. De acordo com uma modalidade, o gargalo 2 é de um tipo carnette, tal como o que tornou-se padrão pelo padrão FEA na Europa, sem a invenção estando restrita a um dito tipo de gargalo.
A garrafa para administrar compreende ainda uma bomba 3 montada na abertura superior pela disposição de meios de suprimento da dita bomba dentro do reservatório. A bomba mostrada compreende um corpo do qual a periferia é montada sem apertar a abertura.
O corpo da bomba 3 possui uma parte inferior que é provida com um orifício de suprimento, o meio de suprimento compreende um tubo pistão 4, que tem uma parte superior fixada no orifício, e uma parte inferior disposta contra o fundo do reservatório. Além disso, a bomba compreende um botão de pressão 5 provido com um orifício de administração 6. De acordo com uma modalidade conhecida, o botão 5 atua em translação reversível com um bico em um impacto de administração e um pistão é montado também no bico entre um estado para lacrar e um estado para os orifícios de suprimento do bico. No entanto, a invenção não está restrita a uma modalidade particular da bomba 3:
A garrafa pode também ser provida com uma cobertura de proteção da bomba entre as duas utilizações. Alternativamente, a bomba pode ser passível de ser travada, em particular por rotação do botão de pressão entre uma posição de administração e uma posição em que a pressão do botão de pressão é bloqueada.
A fim de prover o posicionamento e a fixação da bomba 3 no gargalo 2, a garrafa compreende ainda um sistema de fixação que compreende uma manga 7, que pode ser executado de uma maneira de peça única de material dúctil, em particular materiais plásticos do tipo de poliolefina.
Na parte superior, a manga 7 tem um colar interior 8 que mantém o meio de fixação da bomba 3. Na modalidade mostrada, uma armadura de associação aa bomba 3 é formada no colar interior 3, a fim de manter dita bomba integrada a manga 7. Em uma alternativa não mostrada, a manga 7 pode ser integrada dentro do corpo da bomba 3, por exemplo, pela formação de um extensor para a dita bomba, o meio de fixação, então é permanente.
Em particular, a armadura de associação compreende um orifício 9 em que a bomba 3 é montada com o botão de pressão 5 disposto acima da manga 7, dita armadura compreende ainda um sulco para o ajuste por estalo 10 de uma saliência 11 formada no corpo da bomba 3.
A manga 7 tem também uma saia inferior 12 que se estende axialmente a partir de uma parte sob o colar interior 8, dita saia sendo provida com meios de fixação da dita manga na garrafa. Em particular, a saia 12 pode ser deformada entre uma configuração de montagem, em que dita saia pode ser posicionada ao redor do gargalo 2, e uma configuração de aperto da dita saia ao redor do dito gargalo, a fim de prover a fixação. Para isso, a saia 12 pode formar um envelope interior com, respectivamente, uma geometria cônica para o posicionamento e uma cilíndrica para a fixação.
Na modalidade mostrada, a saia 12 tem uma coroa superior 13 sob a qual se estendem as garras 14 formando um meio de fixação. Ademais, a coroa 13 é conectada à extremidade inferior do colar interior 8 pelo intermédio de um ombro interno 15.
O sistema de fixação compreende ainda um anel 16, feito de uma parte única, em particular de material rígido, tal como um metal e, por exemplo, alumínio. O anel 16 é montado de maneira deslizante ao redor da saia 12 entre uma posição superior, em que o meio de fixação está livre, de tal modo a permitir o posicionamento da dita saia ao redor do gargalo 2, e uma posição inferior, em que o meio de fixação é forçado pelo dito anel, a fim de prover a fixação lacrada da manga 7 no dito gargalo.
Como tal, a fixação da bomba 3 na garrafa é executada anexando a dita bomba ao colar interior 8, o meio de fixação da saia 12 é forçado pelo anel 16 na posição inferior, a fim de prover a fixação lacrada da manga 7 no dito gargalo 2.
Na modalidade mostrada, o diâmetro interno do anel 16 é disposto a fim de permitir um deslizamento do dito anel na coroa 13, as garras 14 no estado livre são dispostas em relevo em relação à dita coroa (Figuras 1, 7). O anel 16 na posição superior é montado ao redor da coroa 13 e, na posição inferior, o deslizamento do anel 16 ao redor das garras 14 forçam o seu retrocesso, então, sua manutenção radial sob o gargalo 2 (Figura 5).
Na alternativa não mostrada, as garras 14 no estado livre podem ser organizadas substancialmente na extensão axial da coroa 13, o anel 16 na posição inferior, então promove a manutenção radial das ditas garras, a fim de prover a fixação lacrada da manga 7 no gargalo 2.
O sistema de fixação compreende ainda um colar exterior 17, que é montado ao redor do colar interior 8 pelo intermédio de um dispositivo para deslocar o dito colar exterior entre uma posição inferior de utilização e uma posição superior de desmontagem. Em particular, o colar exterior 17 é montado acima do ombro interno 15 e possui uma espessura substancialmente igual ao comprimento do dito ombro, de tal modo que o exterior do dito colar seja substancialmente da extensão axial do exterior da coroa 13.
Ademais, o anel 16 na posição inferior é fixado ao colar exterior 17, a fim de acionar o deslocamento do dito colar na direção da sua posição superior pelo direcionamento do dito anel relativamente à saia. 12, em um impacto que é suficiente para liberar o meio de fixação (Figura 7). Em particular, o impacto pode corresponder àquele relativo à passagem do anel 16 da sua posição superior na direção da sua posição inferior, o colar exterior 17 na posição superior, então, torna possível organizar o anel 16 na posição superior.
Como tal, após a fixaçao da bomba 3 (Figura 5), e possível desmontar o sistema de fixação - a unidade da bomba 3 exercendo uma força adaptada ao anel 16, de tal maneira para acionar o deslocamento relativamente da saia 12 do colar exterior 17 - unidade do anel 16. Como tal, as restrições de reciclagem dos componentes da garrafa podem ser satisfeitas de maneira simples.
O dispositivo para deslocar pode ser pelo menos parcialmente acionado em rotação pelo anel 16. Como tal, a desmontagem é executada por um movimento intuitivo de desenroscar, em particular no sentido anti-horário, por intermédio do anel 16. Essa modalidade combina, assim, as vantagens de uma fixação por meio de uma manga deformável 7 com a possibilidade de desenroscar a dita manga, e isso sem a desvantagem de cada uma dessas modalidades.
Em particular, o sistema de fixação torna possível prover um anel 16 que, na posição inferior, serve de apoio sem ir contra os ombros do corpo 1 (Figura 5), de tal modo que permite aperfeiçoar a estética da garrafa. Ademais, as garrafas são particularmente simples de instalar nas linhas de preenchimento, pois a montagem da bomba 3 não requer enroscamento.
De acordo com a modalidade mostrada, a desmontagem é executada por uma cinemática do tipo baioneta, compreendendo uma rotação seguida por uma translação do colar exterior 17 - unidade do anel 16 em relação à saia 12. Alternativamente, uma rotação isolada pode ser provida, sendo que o dispositivo para deslocamento é, então, disposto para transformar uma força de rotação do anel 16 em um movimento de translação do colar exterior 17 - unidade do anel 16.
A fim de evitar uma desmontagem intempestiva do sistema de fixação - unidade da bomba 3, o dispositivo para deslocar pode incluir um meio de travamento do colar exterior 17 na posição inferior, dito meio sendo desativado pela aplicação de uma força limiar.
Ademais, o dispositivo para deslocar pode incluir um impulso de manutenção contendo o colar exterior 17 na posição superior do colar interior 8. Como tal, na posição de desmontagem da Figura 7, é possível remover isoladamente o sistema de fixação - unidade da bomba 3 por tração do anel 16.
De acordo com uma modalidade, os colares 8, 17 são coaxiais, o colar exterior 17 possui uma superfície axial interior 17a e o colar interior 8 possui uma superfície axial exterior 8a circundada pela dita superfície interior, o dispositivo para deslocamento é provido entre as ditas superfícies.
Em particular, o dispositivo para deslocamento pode incluir pelo menos uma protrusão 18 anexa a uma das superfícies 17a, 8a, dita protrusão sendo montada em pelo menos um trajeto de deslizamento 19 anexo na outra superfície 8a, 17a, o deslizamento da protrusão 18 no trajeto de deslizamento 19 induz o deslocamento do colar exterior 17, da sua posição inferior em direção da sua posição superior.
Nas modalidades mostradas, a superfície interior 17a tem duas protrusões opostas diametricamente 18, um trajeto de deslizamento 19 para cada uma das ditas protrusões é formado na superfície exterior 8a. Em relação às Figuras 2 e 3, os trajetos de deslizamento 19 possuem:
- uma parte periférica 20 que se estende sobre um setor da superfície exterior 8a, dita parte periférica não sendo transversal; e
- uma parte axial superior transversal 21 na superfície exterior 8a, dita parte compreende uma abertura superior 22 e comunica-se com a parte inferior na parte periférica 20.
Como tal, quando o colar exterior 17 está na posição inferior, cada protrusão 18 é disposta na extremidade cega 23 da parte periférica 20. Então, durante a desmontagem por acionamento da rotação do anel 16, as protrusões 18 deslizam nas partes periféricas 20 a fim de alcançar as partes axiais superiores 21 e, devido a tração do anel 16, as protrusões 18 deslizam nas ditas partes superiores a fim de dispor o colar exterior 17 na posição superior. Em particular, o comprimento axial das partes superiores 21 é suficiente para liberar o meio de fixação da saia 12.
Com relação as Figuras 2, as partes periféricas 20 se estendem em um plano radial, o colar exterior 17 então permanece na posição inferior durante o deslizamento das protrusões 18 nessas partes 20. Em uma realização alternativa, mostrada na Figura 3b, a parte periférica 20 pode ser inclinada para cima a fim de imprimir um movimento ascendente para o colar exterior 17 durante o deslizamento da protrusão 18 nessa parte 20. Em uma realização alternativa não mostrada, o trajeto do deslizamento 19 pode ser destituído da parte axial, a parte periférica 20 se estende, então, de forma helicoidal a fim de deslocar o colar exterior 17 da sua posição inferior em direção a sua posição superior.
Com relação as Figuras 8, os trajetos de deslizamento 19 se estendem sobre um setor da superfície exterior 8a e tem uma parte axial 19a e uma parte helicoidal 19b, cada protrusão 18 é organizada em uma parte axial 19a a fim de guiar o deslocamento na translação do colar exterior 17 a partir da sua posição superior na direção da sua posição inferior. Assim, durante a desmontagem por acionamento na rotação do anel 16, as protrusões 18 deslizam nas partes helicoidais 19b a fim de deslocar dito colar exterior da posição superior.
O trajeto de deslizamento 19 pode ter um invólucro 24 para reter a protrusão 18, dito invólucro formando um meio de travar o colar exterior 17 na posição inferior. Nas Figuras 2 e 3, o invólucro 24 é formado na proximidade da extremidade cega 23 da parte periférica 20.
Nas Figuras 2 e 3b, o invólucro 24 se estende radialmente a fim de que todos da disposição da protrusão 18 fique dentro dele, a passagem da borda traseira do dito invólucro pela protrusão 18 exige uma força limiar para o desbloqueio do dispositivo de deslocamento. De acordo com a Figura 3b, a borda traseira pode ser provida com um chanfro radial 25, a fim de tornar confiável a disposição da protrusão 18 no invólucro 24 pelo aumento da força de desbloqueio.
De acordo com a Figura 3a, o invólucro 24 é delimitado pelo chanfro 26 que se estende axialmente na parte periférica 20, a passagem da protrusão 18 no dito chanfro torna o travamento confiável e confere a força exigida para o desbloqueio.
Em relação às Figuras 8, o invólucro 24 é formado entre um chanfro radial 25 formado na junção entre as partes axiais 19a e helicoidais 19b, de tal maneira a requerer uma força limiar de desbloqueio do dispositivo de deslocamento. Ademais, a parte axial 19a é provida com uma protrusão 40 que possui uma face superior chanfrada a fim de permitir o deslizamento da protrusão 18 sobre ela durante a montagem do colar exterior 17 na posição inferior, e uma face inferior angular, a fim de prover um travamento axial da dita protrusão no invólucro 24 para travar o colar exterior 17 na posição inferior.
Em particular, a protrusão 40 é disposta de tal maneira que a borda superior do colar interior 8 forme uma superfície pré-posicionada do colar exterior 17 na posição superior. Ademais, o chanfro 40 tem uma altura de modo que a dimensão axial do invólucro 24 é levemente menor do que a parte helicoidal 19b, a fim de evitar um espaçamento da protrusão 18 no invólucro 24 enquanto ainda favorece o deslizamento da dita protrusão na dita parte helicoidal.
O trajeto de deslizamento 19 mostrado é também provido com um chanfro radial intermediário 41 que torna possível, em caso de desmontagem acidental, formar um ponto rígido no impacto rotativo, a fim de alertar o usuário antes que o γπθιο de fixaçao seja liberado.
No final do impacto de desmontagem, a parte helicoidal 19b é provida com um invólucro 42 em que a protrusão 18 é disposta. Em particular, o invólucro 42 é delimitado lateralmente por um rolamento de pressão 43 que é disposto para prevenir o retorno da protrusão 18 do trajeto de deslizamento 18 e assim, a remontagem da bomba 3. Ademais, o invólucro 42 tem uma borda inferior 44 que é organizada para, mesmo em caso de engate axial no colar exterior 17, prevenir a disposição do anel 16 na posição de fixação inferior.
Na modalidade mostrada, o anel 16 é montado de maneira deslizante ao redor do colar exterior 17 entre as suas posições altas e baixas, mais precisamente ao redor da superfície interior 17a do dito colar. Em particular, uma força de aperto é provida na interface entre o anel 16 e o colar exterior 17.
Ademais, a borda superior do colar interior 8 tem um núcleo radial 27 que coopera com um núcleo radial 28 formado na borda inferior do colar exterior 17, a fim de manter o colar exterior 17 na posição superior do colar interior 8 (Figuras 2b, 7).
Com relação às Figuras 2, as aberturas 22 dos trajetos de deslizamento 19 emergem no núcleo radial 27. Como tal, devido a deformação elástica do colar exterior 17 ser cruzado pelas partes axiais 21 dos trajetos de deslizamento 19, as protrusões 18 podem ser dispostas nos trajetos de deslizamento 19, então a força de aperto empregada pelo anel 16 no colar exterior 17 toma possível fazer uma cooperação de núcleos 27, 28 confiável, a fim de ser capaz de manter o. colar exterior 17 na posição superior do colar interior 8. Em particular, a manutenção pode ser suficiente para resistir uma força de tração no anel 16 durante a desmontagem do sistema de fixação - unidade da bomba 3.
Com relação às figuras 8, as partes axiais 19a, bem como o invólucro 42 emergem no núcleo radial 27, de tal maneira a permitir o pré- posicionamento do colar exterior 17 na posição superior e a manutenção do dito colar no colar interior 8 após a desmontagem.
Ademais, a fim de direcionar o deslocamento do colar exterior 17 - unidade de anel 16 relativamente à saia 12, a força de acionamento, em particular de rotação, do dispositivo para deslocamento é menor do que aquela do deslocamento da manga 7.
Para isso, pode ser provido o aperto na interface entre o anel 16 e o colar exterior 17, sendo maior do que o aperto na interface entre o dito anel e a saia 12. Por exemplo, o diâmetro externo da coroa 13 pode ser levemente menor do que aquele no colar exterior 17.
A força para o deslocamento da manga 7 pode também ser aumentada pelo fornecimento de zonas de fricção. Em particular, na modalidade mostrada, o sistema de fixação compreende um lacre anular 29 que é disposto na manga 7 a fim de que seja, por um lado, no engate axial da parede superior no gargalo 2 e por outro lado, em engate axial na extensão da parede inferior no ombro interno 15, ditos engates conferem uma força de resistência com relação à rotação da dita manga em relação ao dito gargalo.
Ademais, a parede superior tem um núcleo em relevo 30 que aumenta a força de resistência, esse núcleo pode ser contínuo ou interrompido. Em uma alternativa não mostrada, o núcleo pode ser um sulco oco. Alternativamente, o corpo da bomba 3 pode ser mantido, possivelmente de uma maneira estanque, na abertura do corpo 1.
Ademais, o gargalo 2 e/ou a manga 7 podem ser providos com meios recíprocos de retenção em rotação, a força de retenção conferida pelo dito meio sendo maior do que o torque exigido para acionar em rotação o colar exterior 17 da sua posição inferior em direção a sua posição superior.
Com relação às Figuras 6, o gargalo 2 tem pelo menos uma parada giratória 31 contendo garras 14 na posição dobrada. Na Figura 6a, os mancais de parada são formados sob o gargalo 2, e a seção dessas paradas pode ser retangular ou triangular. Em particular, o número de mancais de parada 31 pode ser igual ou ser um submúltiplo ou um múltiplo do número de garras 14, a fim de evitar a obstrução da bomba 3 durante o posicionamento do dispositivo de fixação no gargalo 2. Na Figura 6a, quatro mancais de paradas 31 são providos para cooperar com oito garras 14.
A Figura 6b mostra a execução dos mancais de parada 31 na periferia exterior do gargalo 2. Mais precisamente, a parte inferior da periferia do gargalo 2 tem duas cavidades opostas diametricamente 32, ditas cavidades emergem sob dito gargalo. As garras 14 na posição dobrada são inseridas nas ditas cavidades, de tal maneira que as bordas das ditas cavidades formam o mancai de parada 31. Na modalidade mostrada, o anel 16 na posição inferior e o colar exterior 17 têm um meio recíproco de fixação. Como tal, após o engate na posição inferior, o anel 16 é fixado ao colar exterior 17, a fim de permitir seus deslocamentos de junta, em particular em rotação.
Ademais, o meio de fixação é interrompido na interface entre o anel 16 na posição inferior e a saia 12, de tal forma que não conduza a manga 7 em deslocamento junto com o colar exterior 17 - unidade de anel 16.
Com relação à Figura 4, o meio de fixação inclui estrias axiais 32 que são formadas no interior do anel 16, substancialmente na metade superior da zona de deslizamento do dito anel. As estrias 32 são dispostas a fim de serem incrustadas no colar exterior 17 durante o deslizamento do anel 16 na posição inferior, de tal maneira a tornar confiável a direção da rotação do dito colar exterior pelo dito anel. Alternativamente, a cooperação dos sulcos nas costelas pode ser usada.
Ademais, na posição inferior, a extremidade inferior das estrias 32 se estende através do colar exterior 17, de tal maneira que ditas estrias não estão incrustadas na saia 12. Ademais, na posição superior, a extremidade inferior das estrias 32 pode ser incrustada no colar exterior 17, a fim de fazer a manutenção do anel 16 na posição confiável durante a montagem do sistema de fixação - unidade da bomba 3 no gargalo 2.
Com relação à Figura 5a, a extremidade inferior das estrias 32 tem lingüetas 33 que podem ser obtidas via impacto. As lingüetas 33 estendem interiormente, a fim de serem engatadas sob o colar exterior 17 quando o anel 16 está na posição inferior.
Como tal, a fixação do colar exterior 17 - unidade do anel 16 torna-se confiável em rotação, bem como em tração e essa, sem criar estrias 32 de relevos substanciais e/ou com um perfil da ponta do anel 16, em particular, executado por estampagem de um material de metal.

Claims (15)

1. SISTEMA PARA FIXAÇÃO DE UMA BOMBA DE ADMINISTRAÇÃO, no gargalo (2) de uma garrafa contendo um produto fluido, dito sistema compreendendo uma manga (7) que possui um colar interior (8) contendo meios de fixação da bomba (3) e uma saia inferior (12) provida com um meio de fixação da dita manga na dita garrafa, dito sistema compreende ainda um anel (16) montado de maneira deslizante ao redor da saia (12) entre uma posição superior, em que o meio de fixação está livre de tal maneira a permitir o posicionamento da dita saia ao redor do gargalo (2), e uma posição inferior em que o meio de fixação é forçado pelo dito anel, a fim de prover a fixação lacrada da manga (7) no dito gargalo, dito sistema é caracterizado pelo fato de que compreende ainda um colar exterior (17) montado ao redor do colar interior (8) pelo intermédio de um dispositivo para deslocar o dito colar exterior entre uma posição de utilização inferior e uma posição de desmontagem superior, o anel (16) na posição inferior sendo fixado ao colar exterior (17), a fim de acionar o deslocamento do dito colar na direção da sua posição superior pela direção do dito anel, em relação à saia (12) em um impacto que é suficiente para liberar o meio de fixação.
2. SISTEMA PARA FIXAÇÃO, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado pelo fato deque o dispositivo para deslocamento compreende o meio de travamento do colar exterior (17) na posição inferior, dito meio sendo desativado pelo emprego de uma força limiar.
3. SISTEMA PARA FIXAÇÃO, de acordo com a reivindicação -1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o dispositivo para deslocamento compreende um mancai de pressão de manutenção do colar exterior (17) na posição superior do colar interior (8).
4. SISTEMA PARA FIXAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o dispositivo para deslocamento é pelo menos acionado parcialmente em rotação pelo anel (16).
5. SISTEMA PARA FIXAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o colar exterior (17) possui uma superfície interior (17a) e o colar interior (8) tem uma superfície exterior (8a) circundada pela dita superfície interior, o dispositivo para deslocamento compreende pelo menos uma protrusão (18) fixada a uma das superfícies (17a, 8a), dita protrusão sendo montada em pelo menos um trajeto de deslizamento(19) fixado à outra superfície (8a, 17a), o deslizamento da protrusão (18) no trajeto de deslizamento (19) induz o deslocamento do colar exterior (17) a partir da sua posição inferior em direção a sua posição superior.
6. SISTEMA PARA FIXAÇÃO, de acordo com a reivindicação -5, caracterizado pelo fato de que o trajeto de deslizamento (19) possui um invólucro (24) para a retenção da protrusão (18), dito invólucro forma um meio para travar o colar exterior (17) na posição inferior.
7. SISTEMA PARA FIXAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a borda superior do colar interior (8) tem um núcleo radial (27), dito núcleo cooperando com um nucleo radial (28) formado na borda inferior do colar exterior (17), a fim de manter o colar exterior (17) na posição superior do colar interior (8).
8. SISTEMA PARA FIXAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o anel (16) é montado de maneira deslizante ao redor do colar exterior (17) entre as suas posições altas e baixas.
9. SISTEMA PARA FIXAÇÃO, de acordo com a reivindicação -8, caracterizado pelo fato de que a interface entre o anel (16) na posição inferior e o colar exterior (17) que tem um meio recíproco de fixação, dito meio sendo interrompido na interface entre o anel (16) na posição inferior e a saia (12).
10. SISTEMA PARA FIXAÇÃO, de acordo com a reivindicação -9, caracterizado pelo fato de que o meio de fixação inclui estrias (32) formadas no interior do anel (16).
11. SISTEMA PARA FIXAÇÃO, de acordo com a reivindicação -10, caracterizado pelo fato de que a extremidade inferior das estrias (32) tem uma lingüeta (33) que é engatada sob o colar exterior (17) quando o anel (16) está na posição inferior.
12. SISTEMA PARA FIXAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que o meio de fixação inclui garras (14) que são, possivelmente após o retrocesso, mantidas radialmente pelo anel (16) na posição inferior, a fim de prover a fixação lacrada da manga (7) no gargalo (2).
13. GARRAFA PARA ADMINISTRAÇÃO DE UM PRODUTO FLUIDO, compreendendo um corpo (1) definindo um reservatório para condicionar dito produto, um gargalo (2) sobrepondo dito corpo pela definição de uma abertura superior para o dito reservatório, e uma bomba (3) montada na dita abertura superior pela disposição do meio de suprir a dita bomba dentro do dito reservatório, dita garrafa sendo caracterizada por compreender ainda um sistema de fixação conforme definido em qualquer uma das reivindicações -1 a 12, e a bomba (3) fixada ao colar interior (8) e o meio de fixação da saia (12) sendo forçados pelo anel (16) na posição inferior, a fim de prover a fixação lacrada da manga (7) no gargalo (2).
14. GARRAFA PARA ADMINISTRAÇÃO DE UM PRODUTO FLUIDO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que o gargalo (2) e/ou a manga (7) são providas com um meio recíproco para manter, em rotação, a força de retenção conferida pelo dito meio que é maior do que o torque exigido para acionar em rotação o colar exterior (17), a partir da sua posição inferior em direção a sua posição superior.
15. GARRAFA PARA ADMINISTRAÇÃO DE UM PRODUTO FLUIDO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que o gargalo (2) tem pelo menos um mancai de pressão (31) para parar em rotação o meio de fixação da saia (12).
BRPI1002576-6A 2009-07-28 2010-07-28 Sistema para fixação de uma bomba de administração e garrafa para administração de um produto fluido BRPI1002576B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0903712 2009-07-28
FR0903712A FR2948641B1 (fr) 2009-07-28 2009-07-28 Systeme de fixation d'une pompe de distribution sur le col d'un flacon contenant un produit fluide

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002576A2 true BRPI1002576A2 (pt) 2012-03-27
BRPI1002576B1 BRPI1002576B1 (pt) 2020-02-18

Family

ID=41800625

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002576-6A BRPI1002576B1 (pt) 2009-07-28 2010-07-28 Sistema para fixação de uma bomba de administração e garrafa para administração de um produto fluido

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8544691B2 (pt)
EP (1) EP2279799B1 (pt)
BR (1) BRPI1002576B1 (pt)
FR (1) FR2948641B1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2948344B1 (fr) * 2009-07-27 2011-09-02 Valois Sas Systeme de fixation demontable.
JP5755020B2 (ja) * 2011-05-12 2015-07-29 キャニヨン株式会社 容器の口部とキャップとのバヨネット型接続構造
FR2995290B1 (fr) * 2012-09-13 2014-09-26 Rexam Dispensing Sys Flacon remplissable de distribution d’un produit fluide
FR2996829B1 (fr) * 2012-10-15 2014-10-24 Rexam Dispensing Sys Flacon remplissable de distribution d’un produit fluide
FR2996828B1 (fr) * 2012-10-15 2014-10-24 Rexam Dispensing Sys Flacon remplissable de distribution d’un produit fluide
US10518282B2 (en) 2017-04-10 2019-12-31 O2Cool, Llc Drink and misting bottle with trigger lock
EP3518264A1 (en) * 2018-01-29 2019-07-31 KONE Corporation Push-button equipment, pressel therefor and push-button arrangement
FR3090596B1 (fr) * 2018-12-20 2021-01-08 Albea Services Systeme de fixation pour le montage d’une pompe de distribution sur un flacon et flacon de produit fluide associe
FR3095133B1 (fr) * 2019-04-17 2021-09-24 Shiseido Int France Distributeur de produit fluide
FR3097536B1 (fr) * 2019-06-24 2022-05-13 Albea Services Système de fixation d’un organe de distribution sur un col fileté d’un réservoir
US10875042B1 (en) 2019-09-20 2020-12-29 O2Cool, Llc Bottle closure
EP4070889A4 (en) * 2020-01-22 2023-12-27 Mitani Valve Co., Ltd. REMOVABLE/DISPOSABLE SPRAY CONTAINER AND CONTENTS SPRAY UNIT
FR3135972B1 (fr) * 2022-05-31 2024-04-19 Albea Services Dispositif de distribution d’un produit fluide avec blocage axial de la tête de distribution

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4773553A (en) * 1985-09-12 1988-09-27 Risdon Corporation Assembly for securing and sealing a dispenser to a flanged container
US5348174A (en) * 1993-01-14 1994-09-20 Eyelematic Manufacturing Co., Inc. Metal flexible finger ferrule for flanged container closure
US5562219A (en) * 1994-09-22 1996-10-08 Valois, S.A. Device for attaching a dispenser member to a receptacle
FR2777209B1 (fr) * 1998-04-14 2000-06-30 Sofab Dispositif pour le prepositionnement d'une collerette d'habillage sur un bouton-poussoir
FR2779129B1 (fr) * 1998-05-26 2000-08-18 Sofab Diffuseur de produits liquides sous forme d'aerosols
FR2790743B1 (fr) * 1999-03-08 2001-06-01 Sofab Dispositif pour l'assemblage d'une pompe sur le col d'un recipient a collerette d'accrochage
US6601735B2 (en) * 2001-01-19 2003-08-05 Valois S.A. Fluid dispenser device
FR2820123B1 (fr) * 2001-01-30 2003-05-02 Valois Sa Dispositif de fixation d'organe de distribution sur un col de recipient
US6874664B1 (en) * 2002-06-05 2005-04-05 Rexam Medical Packaging Inc. Push-pull dispenser with folding fingers
FR2845357B1 (fr) * 2002-10-07 2005-09-16 Valois Sas Dispositif de fixation et distributeur comprenant un tel dispositif de fixation
US7780043B2 (en) * 2005-04-25 2010-08-24 Valois S.A.S Fastener device for fastening a pump or a valve onto a receptacle neck and a fluid dispenser including such a fastener device
FR2886632B1 (fr) * 2005-06-03 2007-09-07 Valois Sas Ensemble de fixation d'un organe de distribution de produit fluide
FR2891530B1 (fr) * 2005-10-04 2007-12-07 Valois Sas Organe de recouvrement, procede de fabrication d'un tel organe et distributeur de produit fluide utlisant un tel organe.
FR2893011B1 (fr) * 2005-11-10 2010-03-05 Valois Sas Organe de distribution de produit fluide et distributeur utilisant un tel organe.
FR2904294B1 (fr) * 2006-07-26 2011-01-21 Valois Sas Tete de distribution de produit fluide.
FR2904812B1 (fr) * 2006-08-09 2008-10-24 Rexam Dispensing Systems Sas Dispositif de fixation, ensemble de distribution comprenant un tel dispositif, distribeur comprenant un tel ensemble et procede de montage d'un tel distributeur
FR2945283B1 (fr) * 2009-05-06 2015-06-26 Valois Sas Dispositif de fixation pour fixer une pompe sur un col de reservoir
FR2948344B1 (fr) * 2009-07-27 2011-09-02 Valois Sas Systeme de fixation demontable.

Also Published As

Publication number Publication date
FR2948641B1 (fr) 2016-02-12
EP2279799B1 (fr) 2021-02-24
US20110024465A1 (en) 2011-02-03
EP2279799A1 (fr) 2011-02-02
FR2948641A1 (fr) 2011-02-04
US8544691B2 (en) 2013-10-01
BRPI1002576B1 (pt) 2020-02-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1002576A2 (pt) sistema para fixação de uma bomba de administração e garrafa para administração de um produto fluido
US8985162B2 (en) Device for connection between a recipient and a container and method for assembling and using such a device
ES2893523T3 (es) Sistema de obturación para recipiente
CN105960255B (zh) 注射针覆盖系统
US20160000653A1 (en) Transfer set
US8777506B2 (en) Liquid applicator
CN103328110B (zh) 流体产品分配头
BRPI0507552B1 (pt) Dispensing nozzle, cap for mounting on a dispensing nozzle and container
JP2006503676A5 (pt)
JPH01281132A (ja) 2成分を別々に収容し、最初の使用の際にそれらを即席に混合するための収容放出システム並びにその組み立て法
KR20110102167A (ko) 토출기 및 토출기 부착 용기
US3344786A (en) Syringe structure
BR102013019172A2 (pt) luva para a fixação vedada de um membro de dispensação no gargalo de um frasco e frasco para dispensação de um produto líquido
CN109562877A (zh) 具有显窃启带的闭合件
US20150314079A1 (en) Needle base retractable-type safe self-locking-type self-destructing syringe
ES2400800T3 (es) Sistema de distribuición de un producto fluido
BR102015031867A2 (pt) Sistema para atuar um elemento para dispensar um produto fluido
EP3081312B1 (en) Fluid dispenser with one-use pump
ES2204534T3 (es) Dispositivo para el montaje de una bomba sobre el cuello de un recipiente con collarin de enganche.
JP5918002B2 (ja) 容器用吐出器
ES2966188T3 (es) Sistema de conexión entre una botella y un cabezal de dispensación
JP5941743B2 (ja) キャップ
KR20120028218A (ko) 개봉수단이 딸린 용기
CN210471328U (zh) 一种回旋止锁的胶笔容器
ES2425189T5 (es) Botella para la distribución de un producto líquido que comprende un manguito para mantener la bomba de distribución deformable y desenroscable

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: ALBEA LE TREPORT (FR)

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/07/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.