BRPI1002342A2 - aparelho de recepção de difusão e processo de ajuste de pulo de canal - Google Patents

aparelho de recepção de difusão e processo de ajuste de pulo de canal Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002342A2
BRPI1002342A2 BRPI1002342-9A BRPI1002342A BRPI1002342A2 BR PI1002342 A2 BRPI1002342 A2 BR PI1002342A2 BR PI1002342 A BRPI1002342 A BR PI1002342A BR PI1002342 A2 BRPI1002342 A2 BR PI1002342A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
broadcast
channel
analog
digital
hop
Prior art date
Application number
BRPI1002342-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Hirotsugu Kato
Original Assignee
Toshiba Kk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Toshiba Kk filed Critical Toshiba Kk
Publication of BRPI1002342A2 publication Critical patent/BRPI1002342A2/pt
Publication of BRPI1002342A8 publication Critical patent/BRPI1002342A8/pt

Links

Landscapes

  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
  • Circuits Of Receivers In General (AREA)

Abstract

APARELHO DE RECEPçãO DE DIFUSãO E PROCESSO DE AJUSTE DE PULO DE CANAL. De acordo com uma concretização, um aparelho de recepção de difusão compreende: um receptor (52, 53, 54, 56) configurado para receber difusão analógica e difusão digital; um detector (65) configurado para detectar um canal analógico e um canal digital, que têm um mesmo conteúdo proporcionado pela difusão analógica e pela difusão digital; um módulo de ajuste (17h, 65) configurado para ajustar um pulo no canal analógico, que é detectado pelo detector; e um módulo de transmissão de informações de exibição (61), configurado para transmitir informações de exibição primárias, para exibir em uma primeira tela de lista os canais analógicos e os canais digitais, que são proporcionados pela difusão analógica e pela difusão digital, e para transmitir, em associação com o ajuste do pulo, informações de exibição secundárias para atualizar a primeira tela de lista a uma segunda tela de lista, que inclui as informações de pulo primárias, indicando que o pulo foi ajustado no canal analógico.

Description

APARELHO DE RECEPÇÃO DE DIFUSÃO E PROCESSO DE AJUSTE DE PULO DE CANAL
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Uma concretização da invenção se refere a um aparelho de recepção de difusão, que pode receber tanto difusão analógica, quanto difusão digital.
Com a predominância de difusão digital nesses anos, há aparelho de recepção de difusão que podem receber ambas as difusões analógica e digital. Estes aparelhos de recepção de difusão incluem um aparelho, que pode receber difusão analógica e difusão digital por comutação delas, e um aparelho que pode receber difusão analógica e difusão digital sem comutação delas. Por exemplo, considerar que uma estação de difusão A difunde o mesmo conteúdo por difusão analógica e difusão digital, enquanto que uma estação de difusão B proporciona apenas a difusão analógica. Nestas circunstâncias, o último aparelho é conveniente. O estado no qual o mesmo conteúdo é proporcionado por difusão digital e difusão analógica, como descrito acima, é chamado "difusão simultânea".
Nas circunstâncias acima, no entanto, no caso do aparelho que pode receber difusão analógica e difusão digital sem comutação delas, ocorre uma situação tal que, após a difusão digital da estação de difusão A ser selecionada por uma operação de seleção de canal, a difusão analógica da estação de difusão A é selecionada. Como foi descrito acima, uma vez que a difusão digital da estação de difusão Aea difusão analógica da estação de difusão B têm o mesmo conteúdo, essa seleção não é conveniente.
A publicação do pedido de patente japonesa KOKAI n° 2008- 311756 descreve uma técnica na qual, dos canais tendo mesmo ID (identificador) de fonte, um canal de um sistema de modulação digital é colocado em um estado efetivo e um canal de um sistema de modulação analógico é colocado em um estado cancelado.
Por meio da técnica descrita acima, é possível impedir que a difusão analógica da estação de difusão A seja selecionada, após a difusão digital da estação de difusão A ser selecionada. Em resumo, a difusão analógica da estação de difusão A pode ser pulada.
No entanto, a técnica mencionada acima é inconveniente, uma vez que um canal que vai ser cancelado (pulado) tem que ser selecionado um a um.
RESUMO DA INVENÇÃO
O objeto da presente invenção é proporcionar um aparelho de recepção de difusão no qual o ajuste de pular canal pode ser conduzido por uma simples operação, e a um processo de ajuste de pulo de canal.
De acordo com uma concretização da invenção, um aparelho de recepção de difusão compreende: um receptor configurado para receber difusão analógica e difusão digital; um detector configurado para detectar um canal analógico e um canal digital, que têm um mesmo conteúdo proporcionado pela difusão analógica e pela difusão digital; um módulo de ajuste configurado para ajustar um pulo no canal analógico, que é detectado pelo detector; e um módulo de transmissão de informações de exibição, configurado para transmitir informações de exibição primárias, para exibir em uma primeira tela de lista os canais analógicos e os canais digitais, que são proporcionados pela difusão analógica e pela difusão digital, e para transmitir, em associação com o ajuste do pulo, informações de exibição secundárias para atualizar a primeira tela de lista a uma segunda tela de lista, que inclui as informações de pulo primárias, indicando que o pulo foi ajustado no canal analógico.
De acordo com uma concretização da invenção, um processo de ajuste de pulo de canal compreende: a transmissão de informações de exibição primárias para exibir, em uma primeira tela de lista, os canais analógicos e os canais digitais que são proporcionados pela difusão analógica e pela difusão digital; o ajuste de um pulo de um canal analógico e de um canal digital, que têm o mesmo conteúdo proporcionado pela difusão analógica e pela difusão digital, o canal analógico com base em uma operação de ajuste de pulo, e a transmissão de informações de exibição secundárias para atualizar a primeira tela de lista a uma segunda tela de lista incluindo as informações de pulo primárias, indicando que o pulo foi ajustado no canal analógico.
BREVE DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS VISTAS DOS DESENHOS
Os desenhos anexos, que são incorporados no relatório descritivo e constituem parte dele, ilustram as concretizações da invenção, e conjuntamente com a descrição geral apresentada acima e a descrição detalhada das concretizações apresentada abaixo, servem para explicar os princípios da invenção.
A Figura 1 mostra um exemplo de uma tela de lista de canais (antes do ajuste de pulo) incluindo o canal de número 3 (analógico) e o canal de número 3 (digital).
A Figura 2 mostra um exemplo de uma tela de lista de canais (após ajuste de pulo), da qual o canal de número 3 (analógico) está excluído.
A Figura 3 mostra um exemplo de um controle remoto.
A Figura 4 mostra um exemplo de uma tela de concordância / discordância de início de varredura de canais, onde o quadro A mostra uma pergunta ao usuário, por exemplo, "Iniciar varredura de canais?", e os quadros BeC mostram as opções "Sim" e "Não", respectivamente.
A Figura 5 mostra um exemplo de uma tela de execução de varredura de canais.
A Figura 6 mostra um exemplo de uma tela de concordância / discordância de ajuste de pulo, onde o quadro A mostra uma pergunta ao usuário, por exemplo, "Pular o canal analógico de mesmo número do canal digital?", e os quadros BeC mostram as opções "Sim" e "Não", respectivamente.
A Figura 7 mostra um exemplo da estrutura de um aparelho de recepção de difusão de televisão digital, de acordo com uma concretização da invenção.
A Figura 8 mostra um exemplo de uma primeira tela de lista de canais (antes de ajuste de pulo).
A Figura 9 mostra um exemplo de uma segunda tela de lista de canais (após ajuste de pulo). A Figura 10 mostra um exemplo de uma terceira tela de lista de canais (após ajuste de pulo).
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Uma concretização da presente invenção vai ser então descrita com referência aos desenhos anexos.
A Figura 7 mostra esquematicamente a estrutura de um aparelho de recepção de difusão de televisão digital, de acordo com uma concretização da invenção.
A Figura 7 mostra um sistema de processamento de sinal principal do aparelho de recepção de difusão de televisão digital 11.
Especificamente, um sinal de difusão de televisão digital à terra, que é recebido por uma antena de recepção de difusão baixa (receptor) 52, é fornecido a um sintonizador 54 para difusão digital / difusão analógica por meio de um terminal de entrada 53. Em um módulo de processamento de sinal de difusão digital à terra do sintonizador 54, um sinal de difusão digital de um canal desejado é selecionado. O sinal de difusão digital, selecionado pelo sintonizador 54, é fornecido a um módulo de desmodulação OFDM (de multiplexação por divisão de freqüência ortogonal) 55. O sinal de difusão digital é desmodulado em um sinal de vídeo digital e um sinal de áudio digital, e o sinal de vídeo digital e o sinal de áudio digital são transmitidos a um módulo de processamento de sinal 51.
Um sinal de difusão de televisão analógica à terra, que é recebido pela antena de recepção de difusão baixa (receptor) 52, é fornecido ao sintonizador 56 por meio do terminal de entrada 53. Em um módulo de processamento de sinal de difusão de televisão analógica à terra do sintonizador 56, um sinal de difusão analógica de um canal desejado é selecionado. O sinal de difusão analógica, selecionado pelo sintonizador 56, é fornecido a um módulo de desmodulação analógico 57. O sinal de difusão analógica é desmodulado em um sinal de vídeo analógico e um sinal de áudio analógico, e o sinal de vídeo analógico e o sinal de áudio analógico são transmitidos para o módulo de processamento de sinal 51.
Um sinal de difusão de televisão digital de satélite, que é recebido por uma antena (receptor) 47 para receber difusão digital BS/CS, é fornecido a um sintonizador 49 para difusão digital por satélite, por meio de um terminal de entrada 48. Desse modo, um sinal de difusão de um canal desejado é selecionado.
O sinal de difusão, selecionado pelo sintonizador 49, é fornecido a um módulo de desmodulação PSK (de manipulação de mudança de fase) 50, e desmodulado em um sinal de vídeo digital e um sinal de áudio digital. O sinal de vídeo digital e o sinal de áudio digital são fornecidos ao módulo de processamento de sinal 51.
O módulo de processamento de sinal 51 executa um processo de sinal digital predeterminado nos sinais de vídeo e sinais de áudio digitais, fornecidos do módulo de desmodulação PSK 50 e módulo de desmodulação OFDM 55, e transmite os sinais processados a um módulo de processamento gráfico 58 e um módulo de processamento de áudio 59.
Os terminais de entrada 60a, 60b, 60c e 6Od são conectados ao módulo de processamento de sinal 51. Os terminais de entrada 60a a 60d permitem que os sinais de vídeo e os sinais de áudio analógicos sejam introduzidos de fora do aparelho de recepção de difusão de televisão digital 11.
O módulo de processamento de sinal 51 digitaliza seletivamente os sinais de vídeo e os sinais de áudio analógicos, que são fornecidos do módulo de desmodulação analógico 57 e dos terminais de entrada 60a a 60d, executa um processo de sinal digital predeterminado nos sinal de vídeo e sinal de áudio digitalizados, e depois transmite os sinais processados resultantes para o módulo de processamento gráfico 58 e módulo de processamento de áudio 59.
O módulo de processamento gráfico 58 tem uma função de superposição de um sinal OSD (de exibição na tela), que é gerado por um módulo de geração de sinal OSD 61, em um sinal de vídeo digital, que é fornecido do módulo de processamento de sinal 51, e transmitir o sinal resultante. O módulo de processamento gráfico 58 pode transmitir seletivamente um do sinal de vídeo de saída do módulo de processamento de sinal 51 e do sinal OSD de saída do módulo de geração de sinal OSD 61, e pode transmitir ambos os sinais de saída em uma combinação tal que ambos os sinais de saída constituem as metades de uma tela.
O sinal de vídeo digital, que é transmitido do módulo de processamento gráfico 58, é fornecido a um módulo de processamento de vídeo 62. O sinal de vídeo, que foi processado pelo módulo de processamento de vídeo 62, é fornecido a um exibidor de vídeo 14 e a um terminal de saída 63. O exibidor de vídeo 14 exibe vídeo com base no sinal de vídeo. Se um dispositivo externo for conectado ao terminal de saída 63, o sinal de vídeo, que foi suprido ao terminal de saída 63, é introduzido no dispositivo externo.
O módulo de processamento de áudio 59 converte o sinal de áudio digital de entrada em um sinal de áudio analógico de um formato que pode ser reproduzido por um alto-falante 15. O sinal de áudio analógico é transmitido para o alto-falante 15 e é reproduzido, e é também transmitido para o exterior por meio de um terminal de saída 64.
Todas as operações do aparelho de recepção de difusão de televisão digital 11, incluindo as várias operações de recebimento descritas acima, são controladas compreensivãmente por um módulo de controle 65. O módulo de controle 65 inclui uma CPU (unidade de processamento central), recebe as informações operacionais de um módulo de operação 16, ou as informações operacionais que são enviadas de um controle remoto 17 e recebidas por um módulo de recepção de luz 18, e controla os respectivos componentes de modo que o teor da operação das informações operacionais possa ser refletido.
Neste caso, o módulo de controle 65 faz, basicamente, uso de uma ROM (memória exclusiva de leitura) 66, que armazena um programa de controle, que é executado pela CPU, uma RAM (memória de acesso aleatório) 67, que proporciona uma área operacional para a CPU, e uma memória não volátil 68, que armazena várias informações de ajuste e informações de controle.
O módulo de controle 65 é conectado por uma I/F (interface) de cartão 69 a um portador de cartão 70, no qual um primeiro cartão de memória 19 pode ser carregado. Desse modo, o módulo de controle 65 pode executar a transmissão de informações por meio da I/F de cartão 69 para o / do primeiro cartão de memória 19, que é carregado no portador de cartão 70.
Além disso, o módulo de controle 65 é conectado por meio de uma I/F (interface) de cartão 71 a um portador de cartão 72, no qual um segundo cartão de memória 20 pode ser carregado. Desse modo, o módulo de controle 65 pode executar a transmissão de informações pela I/F de cartão para o / do segundo cartão de memória 20, que é carregado no portador de cartão 72.
O módulo de controle 65 é conectado a um terminal LAN (de rede de área local) 21 por meio de uma I/F de comunicação 73. Desse modo, o módulo de controle 65 pode executar a transmissão de informações pela I/F de comunicação 73 para o / do dispositivo capaz de LAN, que é conectado ao terminal LAN 21. Nesse caso, o módulo de controle 65 tem uma função de servidor DHCP (de protocolo de configuração central dinâmica), aloca um endereço IP (de protocolo de Internet) para o dispositivo capaz de LAN para o terminal LAN 21, e controla o dispositivo capaz de LAN.
O módulo de controle 65 é conectado a um primeiro terminal HDMI 22 por meio de uma primeira I/F HDMI 74. Desse modo, o módulo de controle 65 pode executar a transmissão de informações pela primeira I/F HDMI 74 para o / do dispositivo capaz de HDMI, que é conectado ao primeiro terminal HDMI 22. Além disso, o módulo de controle 65 é conectado a um segundo terminal HDMI 23 por meio de uma segunda I/F HDMI 75. Desse modo, o módulo de controle 65 pode executar a transmissão de informações pela segunda I/F HDMI 75 para o / do dispositivo capaz de HDMI, que é conectado ao segundo terminal HDMI 23.
O módulo de controle 65 é conectado a um terminal USB 24 por meio de uma I/F USB 76. Desse modo, o módulo de controle 65 pode executar a transmissão de informações por meio da I/F 76 para o / do dispositivo capaz de USB, que é conectado ao terminal USB 24.
Além disso, o módulo de controle 65 é conectado a um terminal i.LINK 25 por meio de uma I/F i.LINK 77. Desse modo, o módulo de controle 65 pode executar a transmissão de informações por meio da I/F i.LINK 77 para o / do dispositivo capaz de i-LINK, que é conectado ao terminal i.LINK 25.
A seguir, uma descrição é apresentada de ajuste de pulo de canal pelo aparelho de recepção de difusão de televisão digital 11 descrito acima.
Por exemplo, no caso em que ambas a difusão digital e a difusão analógica são proporcionadas por uma estação de difusão, o conteúdo da difusão digital e o conteúdo da difusão analógica são iguais (difusão simultânea). Nesse caso, o número do canal da difusão digital e o número do canal da difusão analógica são ajustados para serem o mesmo número de canal.
A memória não volátil 68 do aparelho de recepção de difusão de televisão digital 11 armazena informações de mapa de canais. As informações de mapa de canais incluem todos os números de canais de difusão analógica e todos os números de canais de difusão digital, e inclui as informações indicativas de que o número de canal N de difusão analógica corresponde ao número de canal N (ou N.M) de difusão digital. Em outras palavras, por meio das informações de mapa de canais, o número de canal (analógico) e o número de canal (digital) do mesmo conteúdo, que é proporcionado pela difusão analógica e pela difusão digital, são mutuamente associados.
Com base nessas informações de mapa de canais, o módulo de controle (detector) 65 pode detectar um canal analógico e um canal digital do mesmo conteúdo, que é proporcionado por uma estação de difusão (por difusão analógica e difusão digital).
Além disso, com base nas informações de mapa de canais, o módulo de controle 65 pode também detectar um canal digital principal e um subcanal digital, que são proporcionados pela estação de difusão. Além do mais, com base nas informações de mapa de canais, o módulo de geração de sinal OSD 61 pode gerar e transmitir informações de exibição para exibir uma tela de lista de canais, como vai ser descrito abaixo.
O número de canal de difusão digital não é indicativo de um canal físico efetivo, mas é um ID, que é proporcionado pelas informações de serviço de difusão digital. Em suma, o número de canal de difusão digital é as informações que são transmitidas conjuntamente com os dados de vídeo e áudio. Por outro lado, o número de canal de difusão analógica é um canal físico.
A Figura 1 mostra um exemplo de uma tela de lista de canais. A tela de lista de canais é uma tela que é gerada pelo módulo de geração de sinal OSD 61. A tela de lista de canais, mostrada na Figura 1, inclui os números de canal 1 (analógico), 3 (analógico), 3 (digital), 5 (digital), 6 (digital), 8 (analógico) e 9 (analógico). O número de canal 3 (digital) é associado com o canal B, como um nome de estação de difusão, 5 (digital) é associado com o canal C como um nome de estação de difusão, e 6 (digital) é associado com o canal D como um nome de estação de difusão. Além disso, a relação entre o número de canal 3 (analógico) e o número de canal 3 (digital) é a difusão simultânea. O aparelho de recepção de difusão de televisão digital 11 pode detectar o nome da estação de difusão dos dados digitais, que são incluídos na difusão digital.
Por exemplo, se o usuário executar uma operação selecionada (canal acima / canal abaixo) por meio do controle remoto 17, os números de canal 1 (analógico), 3 (analógico), 3 (digital), ), 5 (digital), 6 (digital), 8 (analógico) e 9 (analógico) são selecionados sucessivamente na ordem citada, ou os números de canal 9 (analógico), 8 (analógico), 6 (digital), 5 (digital), 3 (digital), 3 (analógico) e 1 (analógico) são selecionados sucessivamente na ordem citada. Desse modo, o número de canal 3 (analógico) e o número de canal 3 (digital) do mesmo teor de difusão são selecionados duas vezes, e o usuário sente uma perturbação.
Como um outro exemplo, a Figura 8 mostra um exemplo de uma primeira tela de lista de canais. A Figura 8 mostra que a difusão analógica (difusão de TV Al) de número de canal 5 e a difusão digital (difusão de TV Al) de número de canal 5.1 são difusões simultâneas, e a difusão analógica (difusão de TV Cl) de número de canal 12 e a difusão digital (difusão de TV Cl) de número de canal 12.1 são difusões simultâneas. Neste exemplo, o número de canal 5 e o número de canal 5.1 são considerados como sendo o mesmo número de canal, e o número de canal 12 e o número de canal 12.1 são considerados como sendo o mesmo número de canal.
Por exemplo, se o usuário executar uma operação selecionada (canal acima / canal abaixo) por meio do controle remoto 17, o número de canal 5 (analógico) e o número de canal 5.1 (digital) do mesmo conteúdo de difusão são selecionados duas vezes, e o número de canal 12 (analógico) e o número de canal 12.1 (digital) do mesmo conteúdo de difusão são selecionados duas vezes, e o usuário sente uma perturbação.
Para eliminar facilmente essa perturbação, o aparelho de recepção de difusão 11 pode ajustar pulo de canal. A Figura 3 mostra um exemplo do controle remoto 17, que controla remotamente o aparelho de recepção de difusão de televisão 11. Como mostrado na Figura 3, o controle remoto 17 inclui uma tecla de ligar / desligar 17a, teclas para seleção de canal 17b, uma tecla para canal acima / abaixo 17c, uma tecla de volume +/- 17d, uma tecla para mudo 17e, teclas de indicação de direção 17f, uma tecla de decisão 17g e uma tecla de pulo 17h.
Por seleção da tecla de pulo 17h, o pulo de canal pode ser ajustado. Com base na seleção da tecla de pulo 17h, o módulo de controle 65 controla a exibição da tela de lista de canais, por exemplo, mostrada na Figura 1, e o módulo de geração de sinal OSD 61 gera e transmite, com base no mapa de canais descrito acima etc., as informações de exibição primárias para exibir a tela de lista de canais. Desse modo, o monitor de vídeo 15 exibe a tela de lista de canais. Na presente concretização, é apresentada uma descrição do caso no qual a tela de lista de canais é exibida pela seleção da tecla de pulo 17h. Alternativamente, o controle remoto 17 pode ser dotado com uma tecla de menu ou uma tecla para exibição de lista de canais, e a tela de lista de canais pode ser exibida pela seleção da tecla de menu ou tecla de exibição de lista de canais.
Se a tecla de pulo 17h for selecionada no estado no qual a tela de lista de canais, mostrada na Figura 1, é exibida, o módulo de controle 65 executa um primeiro processo de pulo. Por meio do primeiro processo de pulo, o pulo de canal é ajustado para o canal analógico, cujo conteúdo é igual ao conteúdo do canal digital. Em outras palavras, o pulo de canal é ajustado para o número de canal 3 (analógico). Em associação com o pulo de canal, a tela de lista de canais, mostrada na Figura 1, é atualizada a uma tela de lista de canais mostrada na Figura 2. Especificamente, o módulo de geração de sinal OSD 61 gera e transmite as informações de exibição para atualização da tela de lista de canais, mostrada na Figura 1, para a tela de lista de canais mostrada na Figura 2.
Subseqüentemente, se o usuário executar uma operação de seleção pela tecla de canal acima / abaixo 17c do controle remoto 17, os números de canal 1 (analógico), 3 (digital), 5 (digital), 6 (digital), 8 (analógico) e 9 (analógico) são selecionados em uma ordem descendente ou em uma ordem ascendente. Em suma, o número de canal 3 (analógico) é pulado. Desse modo, uma perturbação, tal como a mencionada acima, é eliminada.
Antes de atualizar a tela de lista de canais, mostrada na Figura 1, para a tela de lista de canais mostrada na Figura 2, uma tela de concordância / discordância de início de varredura de canais, mostrada na Figura 4, pode ser exibida para pedir concordância do usuário para iniciar a varredura de canais. Se o usuário concordar com o inicio da varredura de canais, uma tela de concordância / discordância de pulo de canal, mostrada na Figura 6, pode ser exibida para pedir concordância do usuário para o ajuste de pulo. Se o usuário concordar com o pulo de canal, uma tela de execução de varredura de canais, mostrada na Figura 5, é exibida, e o ajuste de pulo de canal é completado.
A seguir, um outro exemplo do pulo de canal é descrito com referência às Figuras 8 a 10.
O módulo de controle 65 controla a exibição de, por exemplo, uma primeira tela de lista de canais, mostrada na Figura 8, com base na seleção da tecla de pulo 17h, e o módulo de geração de sinal OSD 61 gera e transmite as informações de exibição primárias para exibir a primeira tela de lista de canais, com base no mapa de canais descrito acima, ou assemelhados. Desse modo, o monitor de vídeo 14 exibe a primeira tela de lista de canais. Na presente concretização, é apresentada uma descrição do caso no qual a primeira tela de lista de canais é exibida por seleção da tecla de pulo 17h. Alternativamente, o controle remoto 17 pode ser dotado com uma tecla de menu ou uma tecla de exibição de lista de canais, e a primeira tela de lista de canais pode ser exibida por seleção da tecla de menu ou tecla de exibição de lista de canais.
Se um item de Skip_ATV for selecionado pela tecla de direção 17f, no estado no qual a primeira tela de lista de canais é exibida e então a tecla de decisão 17g é selecionada, ou se a tecla de pulo 17h for selecionada, no estado no qual o item de Skip_ATV é selecionado, o módulo de controle 65 executa o primeiro processo de pulo.
Por meio do primeiro processo de pulo, um pulo é ajustado para o canal analógico, cujo conteúdo é igual ao conteúdo do canal digital. Especificamente, um pulo é ajustado para a difusão analógica (difusão de TV Al) do número de canal 5 e a difusão analógica (difusão de TV Cl) do número de canal 12. Em associação com o ajuste de pulo, a primeira tela de lista de canais, mostrada na Figura 8, é atualizada a segunda tela de lista de canais, mostrada na Figura 9. Especificamente, o módulo de geração de sinal OSD 61 gera e transmite informações de exibição secundárias, para atualizar a primeira tela de lista de canais para a segunda tela de lista de canais.
Subseqüentemente, se o usuário executar uma operação de seleção pela tecla de canal acima / abaixo 17c do controle remoto 17, a difusão digital (difusão de TV Al) do número de canal 5.1, a difusão digital (difusão de TV A2) do número de canal 5.2, a difusão analógica (difusão de TV Bl) do número de canal 7, a difusão digital (difusão de TV Cl) do número de canal 12.1, a difusão digital (difusão de TV Dl) do número de canal 13.1 e a difusão digital (difusão de TV D2) do número de canal 13.2 são selecionadas em uma ordem descendente ou em uma ordem ascendente. Em suma, a difusão analógica (difusão de TV Al) do número de canal 5 e a difusão analógica (difusão de TV Cl) do número de canal 12 são puladas. Desse modo, uma perturbação, tal como a mencionada acima, é eliminada.
Se um item de Skip_ATV/DTV for selecionado pela tecla de direção 17f, no estado no qual a primeira tela de lista de canais é exibida, e depois a tecla de decisão 17g é selecionada, ou se a tecla de pulo 17h for selecionada, no estado no qual o item de Skip_ATV/DTV é selecionado, o módulo de controle 65 executa um segundo processo de pulo.
Por meio do segundo processo de pulo, um pulo é ajustado para o canal analógico, cujo conteúdo é igual ao conteúdo do canal digital, e também para o subcanal digital. O número de canal 5.1 é um canal digital principal, o número de canal 5.2 é um subcanal digital, o número de canal 13.1 é um canal digital principal e o número de canal 13.2 é um subcanal digital. Por meio do segundo processo de pulo, um pulo é ajustado para a difusão analógica (difusão de TV Al) do número de canal 5 e a difusão analógica (difusão de TV Cl) do número de canal 12, e para a difusão digital (difusão de TV A2) do número de canal 5.2 e a difusão digital (difusão de TV D2) do número de canal 13.2. Em associação com o ajuste de pulo, a primeira tela de lista de canais, mostrada na Figura 8, é atualizada a uma terceira tela de lista de canais mostrada na Figura 10. Especificamente, o módulo de geração de sinal OSD 61 gera e transmite as informações de exibição terciárias, para atualização da primeira tela de lista de canais na terceira tela de lista de canais.
Subseqüentemente, se o usuário executar uma operação de seleção pela tecla de canal acima / abaixo 17c do controle remoto 17, a difusão digital (difusão de TV Al) do número de canal 5.1, a difusão analógica (difusão de TV Bl) do número de canal 7, a difusão digital (difusão de TV Cl) do número de canal 12.1 e a difusão digital (difusão de TV Dl) do número de canal 13.1 são selecionadas em uma ordem descendente ou em uma ordem ascendente. Em outras palavras, a difusão analógica (difusão de TV Al) do número de canal 5 e a difusão analógica (difusão de TV Cl) do número de canal 12 são puladas, e a difusão digital (difusão de TV A2) do número de canal 5.2 e a difusão digital (difusão de TV D2) do número de canal 13.2 são puladas. Desse modo, no caso no qual uma estação de difusão está difundindo um canal digital principal e um subcanal digital, o subcanal digital pode ser pulado. Além do mais, este ajuste de pulo é fácil.
Por meio do processo descrito acima, um pulo pode ser facilmente ajustado para o canal analógico de difusão simultânea, e esse estado pode ser eliminado, de modo que o canal analógico e o canal digital de mesmo conteúdo, que é proporcionado pela difusão analógica e pela difusão digital, são selecionados por sobreposição. Além disso, uma vez que um pulo de canal em grupo pode ser ajustada pela primeira tela de lista de canais, mostrada na Figura 8, a operacionalidade do ajuste de pulo é excelente. Além disso, o estado de ajuste de pulo pode ser confirmado pela segunda tela de lista de canais, mostrada na Figura 8, ou terceira tela de lista de canais, mostrada na Figura 10.
Com base no ajuste de pulo descrito acima, o módulo de geração de sinal OSD 61 pode gerar um EPG (guia de programas eletrônico). Por exemplo, no estado de pulo não ajustado, mostrado na Figura 1, um EPG, incluindo os números de canal 1 (analógico), 3 (analógico), 3 (digital), 5 (digital), 6 (digital), 8 (analógico) e 9 (analógico) são gerados. Por outro lado, no estado de ajuste de pulo, mostrado na Figura 2, um EPG incluindo os números de canal 1 (analógico), 3 (digital), 5 (digital), 6 (digital), 8 (analógico) e 9 (analógico) é gerado. Em outras palavras, um EPG que não inclui o número de canal 3 (analógico) pode ser gerado.
De modo similar, no estado de pulo não ajustado, mostrado na Figura 8, um EPG incluindo a difusão analógica (difusão de TV A1) do número de canal 5, a difusão digital (difusão de TV Al) do número de canal 5.1, a difusão digital (difusão de TV A2) do número de canal 5.2, a difusão analógica (difusão de TV B1) do número de canal 7, a difusão analógica (difusão de TV C1) do número de canal 12, a difusão digital (difusão de TV C1) do número de canal 12.1, a difusão digital (difusão de TV D1) do não 13.1 e a difusão digital (difusão de TV D2) do número de canal 13.2 é gerado. Por outro lado, no estado de pulo ajustado, mostrado na Figura 9, um EPG incluindo a difusão digital (difusão de TV A1) do número de canal 5.1, a difusão digital (difusão de TV A2) do número de canal 5.2, a difusão analógica (difusão de TV B1) do número de canal 7, a difusão digital (difusão de TV C1) do número de canal 12.1, a difusão digital (difusão de TV D1) do número de canal 13.1 e a difusão digital (difusão de TV D2) do número de canal 13.1 é gerado. Em outras palavras, um EPG, que não inclui a difusão analógica (difusão de TV A1) do número de canal 5 nem a difusão analógica (difusão de TV C1) do número de canal 12, pode ser gerada.
No estado de ajuste de pulo, mostrado na Figura 10, um EPG incluindo a difusão digital (difusão de TV A1) do número de canal 5.1, a difusão analógica (difusão de TV B1) do número de canal 7, a difusão digital (difusão de TV C1) do número de canal 12.1 e a difusão digital (difusão de TV D1) do número de canal 13.1 é gerado. Em outras palavras, um EPG, que não inclui a difusão analógica (difusão de TV Al) do número de canal 5, a difusão digital (difusão de TV A2) do número de canal 5.2, a difusão analógica (difusão de TV Cl) do número de canal 12 ou a difusão digital (difusão de TV D2) do número de canal 13.2, pode ser gerado. Por este ajuste de pulo, o EPG também fica de mais fácil entendimento.
Os vários módulos do dispositivo descrito no presente relatório descritivo podem ser implementados como aplicações de software, módulos de hardware e/ou software, ou componentes em um ou mais computadores, tais como servidores. Ainda que os vários módulos sejam ilustrados separadamente, podem compartilhar parte ou tudo da mesma lógica ou código básico.
Outras vantagens e modificações vão facilmente ocorrer para aqueles versados na técnica. Portanto, a invenção, nos seus aspectos mais amplos, não é limitada aos detalhes específicos e às concretizações representativas mostradas e descritas no presente relatório descritivo. Consequentemente, várias modificações podem ser feitas sem que se afaste do espírito ou âmbito do conceito inventivo geral, como definido pelas reivindicações em anexo e seus equivalentes.

Claims (6)

1. Aparelho de recepção de difusão, caracterizado pelo fato de que compreende: um receptor (52, 53, 54, 56) configurado para receber difusão analógica e difusão digital; um detector (65) configurado para detectar um canal analógico e um canal digital, que têm um mesmo conteúdo proporcionado pela difusão analógica e pela difusão digital; um módulo de ajuste (17h, 65) configurado para ajustar um pulo no canal analógico, que é detectado pelo detector; e um módulo de transmissão de informações de exibição (61), configurado para ajustar transmitir informações de exibição primárias, para exibir em uma primeira tela de lista, os canais analógicos e os canais digitais, que são proporcionados pelas difusão analógica e difusão digital, e para transmitir, em associação com o ajuste do pulo, informações de exibição secundárias para atualizar a primeira tela de lista a uma segunda tela de lista, que inclui as informações de pulo primárias, indicando que o pulo foi ajustado no canal analógico.
2. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o detector é configurado para detectar um canal digital principal e um subcanal digital de uma estação de difusão idêntica; o módulo de ajuste é configurado para ajustar um pulo no subcanal digital, que é detectado pelo detector; e o módulo de transmissão de informações de exibição é configurado para transmitir, em associação com o ajuste do pulo, informações de exibição terciárias jpara atualizar a primeira tela de lista a uma terceira tela de lista, que inclui as informações de pulo primárias, indicativas de que o pulo foi ajustado no canal analógico, e informações de pulo secundárias, indicativas de que o pulo foi ajustado no subcanal digital.
3. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um módulo de mudança de canal (17c, 54, 56), configurado para mudar sucessivamente, em associação com uma operação de mudança de canal, em um momento sem ajuste de pulo, os canais analógicos e os canais digitais, que são proporcionados pela difusão analógica e pela difusão digital, e mudar sucessivamente, em associação com uma operação de mudança de canal, em um momento de ajuste de pulo, os canais analógicos e os canais digitais proporcionados pela difusão analógica e pela difusão digital, por pulo do canal analógico no qual o pulo foi ajustado.
4. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o módulo de ajuste é configurado para ajustar o pulo, de acordo com uma operação de um botão de pulo.
5. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o módulo de transmissão de informações é configurado para transmitir as informações de exibição de confirmação de ajuste de pulo, para exibir as informações de confirmação de ajuste de pulo, de acordo com uma operação de um botão de pulo; e o módulo de ajuste é configurado para ajustar o pulo de acordo com uma operação de seleção de uma instrução de ajuste de pulo, incluída nas informações de confirmação de ajuste de pulo.
6. Processo de ajuste de pulo de canal, caracterizado pelo fato de que compreende: transmissão de informações de exibição primárias para exibir, em uma primeira tela de lista, os canais analógicos e os canais digital que são proporcionados pela difusão analógica e pela difusão digital; ajuste de um pulo de um canal analógico e de um canal digital, que têm o mesmo conteúdo proporcionado pela difusão analógica e pela difusão digital, o canal analógico com base em uma operação de ajuste de pulo; e transmissão de informações de exibição secundárias para atualizar a primeira tela de lista a uma segunda tela de lista incluindo as informações de pulo primárias, indicando que o pulo foi ajustado no canal analógico.
BRPI1002342A 2009-08-05 2010-06-23 Aparelho de recepção de difusão e processo de ajuste de pulo de canal BRPI1002342A8 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009182695A JP2011035838A (ja) 2009-08-05 2009-08-05 放送受信装置及びチャンネルスキップ設定方法

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002342A2 true BRPI1002342A2 (pt) 2012-03-27
BRPI1002342A8 BRPI1002342A8 (pt) 2018-06-12

Family

ID=43764420

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002342A BRPI1002342A8 (pt) 2009-08-05 2010-06-23 Aparelho de recepção de difusão e processo de ajuste de pulo de canal

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP2011035838A (pt)
BR (1) BRPI1002342A8 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2013207688A (ja) * 2012-03-29 2013-10-07 Pioneer Electronic Corp 放送受信装置、放送受信方法、放送受信装置用プログラム及び放送受信装置用プログラムを格納した記録媒体
JP6044983B2 (ja) * 2012-10-10 2016-12-14 アルパイン株式会社 ラジオ受信装置
CN103888834A (zh) * 2014-03-25 2014-06-25 深圳市九洲电器有限公司 一种电视频道切换方法及系统

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4543557B2 (ja) * 2001-01-31 2010-09-15 船井電機株式会社 チャンネル情報のオンスクリーン表示機能を有する放送受信装置
JP2004179718A (ja) * 2002-11-25 2004-06-24 Sanyo Electric Co Ltd 放送受信装置
JP4788364B2 (ja) * 2006-02-07 2011-10-05 船井電機株式会社 放送受信装置
JP5169198B2 (ja) * 2007-12-18 2013-03-27 船井電機株式会社 放送受信装置

Also Published As

Publication number Publication date
JP2011035838A (ja) 2011-02-17
BRPI1002342A8 (pt) 2018-06-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5711261B2 (ja) ホームゲートウェイ無線インタフェースの干渉緩和を行うための方法および装置
EP1624670B1 (en) Digital cable TV receiver, diagnostic method for the same and data structure of DVI status report
US20120209916A1 (en) Network system, communication method, communication device, and computer-readable recording medium having communication program recorded thereon
US8291458B2 (en) Digital broadcasting receiver and digital broadcasting receiving system
EP2478697A1 (en) Method and device for providing complementary information
BRPI1002342A2 (pt) aparelho de recepção de difusão e processo de ajuste de pulo de canal
JP2003078830A (ja) デジタル放送受信装置および通信情報伝送方法
US20090133056A1 (en) Broadcasting system and method of processing emergency alert message
JP2011130104A (ja) 情報処理装置、表示制御方法、およびプログラム
US8125567B2 (en) Apparatus and method for controlling the screen size of real-time video
KR20070055208A (ko) 채널 자동 변환 방법
KR20070079258A (ko) 데이터 방송을 수신할 수 있는 방송 수신기의 사용자 선호옵션 제어 방법, 클래스와 인터페이스 구조 및 이를 위한방송 수신기
JP2008167210A (ja) テレビ放送視聴システム
US20100058428A1 (en) Broadcast receiving apparatus capable of communicating with external apparatus and method for using content
WO2015111478A1 (ja) 外部端末及びデジタル放送受信機
KR100689127B1 (ko) 수신 장치 및 수신 방법
EP1126699B1 (en) OSD system
KR20110110055A (ko) 방송 또는 통신 채널별로 서로 다른 보안 클라이언트를 원격 설치 및 갱신하는 방법 및 장치
KR101031437B1 (ko) 디스플레이장치 및 그의 채널 설정 방법
KR20080079045A (ko) 방송신호처리장치 및 그 제어방법
JP4670893B2 (ja) 信号処理装置および信号処理方法
KR20090014276A (ko) 어드레스 생성 방법 및 방송 수신 장치
JP5180635B2 (ja) 放送受信装置及びその音量制御方法
EP2939431B1 (en) Information processing apparatus and method to generate a program guide
AU2021302767A1 (en) Broadcast reception apparatus and operation method thereof

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: TOSHIBA VISUAL SOLUTIONS CORPORATION (JP)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements