BRPI1001352A2 - dispositivo do limpador de para-brisa - Google Patents

dispositivo do limpador de para-brisa Download PDF

Info

Publication number
BRPI1001352A2
BRPI1001352A2 BRPI1001352A BRPI1001352A2 BR PI1001352 A2 BRPI1001352 A2 BR PI1001352A2 BR PI1001352 A BRPI1001352 A BR PI1001352A BR PI1001352 A2 BRPI1001352 A2 BR PI1001352A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
push bar
windshield wiper
elements
wiper device
output shaft
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Guenther Friderichs
Original Assignee
Bosch Gmbh Robert
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bosch Gmbh Robert filed Critical Bosch Gmbh Robert
Publication of BRPI1001352A2 publication Critical patent/BRPI1001352A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60SSERVICING, CLEANING, REPAIRING, SUPPORTING, LIFTING, OR MANOEUVRING OF VEHICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60S1/00Cleaning of vehicles
    • B60S1/02Cleaning windscreens, windows or optical devices
    • B60S1/56Cleaning windscreens, windows or optical devices specially adapted for cleaning other parts or devices than front windows or windscreens
    • B60S1/58Cleaning windscreens, windows or optical devices specially adapted for cleaning other parts or devices than front windows or windscreens for rear windows
    • B60S1/583Cleaning windscreens, windows or optical devices specially adapted for cleaning other parts or devices than front windows or windscreens for rear windows including wiping devices
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60SSERVICING, CLEANING, REPAIRING, SUPPORTING, LIFTING, OR MANOEUVRING OF VEHICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60S1/00Cleaning of vehicles
    • B60S1/02Cleaning windscreens, windows or optical devices
    • B60S1/04Wipers or the like, e.g. scrapers
    • B60S1/06Wipers or the like, e.g. scrapers characterised by the drive
    • B60S1/16Means for transmitting drive
    • B60S1/166Means for transmitting drive characterised by the combination of a motor-reduction unit and a mechanism for converting rotary into oscillatory movement

Abstract

DISPOSITIVO DO LIMPADOR DE PARA-BRISA. A presente invenção refere-se a um dispositivo de limpador de pára-brisa (1) em particular para um limpador de para-brisa traseiro de um veículo automotor, com um motor do limpador (2) que aciona um eixo de saída de movimento (4) através de uma disposição de engrenagem, em cujo eixo está fixada ou pode ser fixada uma alavanca do limpador, sendo que, para a transmissão de um movimento de rotação do motor do limpador (2) em um movimento de oscilação do eixo de saída de movimento (4), a disposição de engrenagem apresenta uma barra de empurrar (6, 20). A barra de empurrar (6, 20) é executada dividida axialmente, sendo que pelo menos dois elementos da barra de empurrar (21, 22) estão ligados entre si axialmente móveis, de tal modo que, no caso da ultrapassagem de uma força máxima introduzida por fora na barra de empurrar (6, 20) através do eixo de saida de movimento (4), os elementos possam realizar movimentos de compensação na forma de deslocamentos, um em relação ao outro.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO DO LIMPADOR DE PARA-BRISA".
Estado da técnica
A presente invenção refere-se a um dispositivo do limpador depara-brisa, em particular, para um limpador de para-brisa traseiro de um veí-culo automotor, com um motor do limpador que aciona um eixo de saída demovimento através de uma disposição de engrenagem, em cujo eixo estáfixada ou pode ser fixada uma alavanca do limpador, sendo que, para atransmissão de um movimento de rotação do motor do limpador para ummovimento de oscilação do eixo de saída de movimento, a disposição deengrenagem apresenta uma barra de empurrar. Além disso, a presente in-venção refere-se a uma barra de empurrar com uma proteção de sobrecarga.
Acionamentos de limpador de para-brisa traseiros, com um mo-tor do limpador, acionado em uma direção de rotação constante, cujo motoraciona automaticamente uma engrenagem de fuso através de um eixo deancoragem, são conhecidos de modo geral. A fim de transformar o movi-mento de formato circular da roda de fuso em um movimento oscilatório doeixo de saída de movimento, os acionamentos de limpador de para-brisatraseiros apresentam freqüentemente um segundo estágio de engrenagem,por exemplo, na forma de uma engrenagem de transformação ou de umaengrenagem com quatro articulações. No caso de ângulos de limpeza >120° é empregada, de modo preponderante, uma engrenagem com quatroarticulações, como segundo estágio de engrenagem na carcaça da engre-nagem do acionamento do limpador de para-brisa traseiro. No caso de ân-gulos de limpeza entre 120° e 180° é empregada, de preferência, uma en-grenagem de transformação, em particular, na forma de uma engrenagemde segmentos de dentes com outra engrenagem de transformação. Engre-nagens de transformação normalmente são constituídas de componentesrígidos, a fim de poder transmitir, o máximo possível sem perdas, as forçasde operação que atuam sobre o braço do limpador ou sobre o motor.
Neste caso, a fim de evitar que as cargas no caso de abuso, porexemplo, devido ao agarramento do braço do limpador em um dispositivo delavagem, e devido aos componentes da engrenagem de grandes dimen-sões, sejam transmitidas ao motor do limpador através do eixo de saída demovimento e dos estágios da engrenagem, e eventualmente danifiquem oscomponentes individuais do acionamento do limpador de para-brisa traseiro,é conhecido prever, como a denominada segurança à sobrecarga, um aco-plamento de desengate no eixo de saída de movimento, pelo fato de que, oeixo de saída de movimento é executado separado, e apresenta discos deacoplamento que são submetidos a uma tensão prévia por uma mola emespiral. Contudo, esta segurança à sobrecarga é muito dispendiosa e exigeuma montagem de uma multiplicidade de componentes.
Além disso, o emprego de uma segurança à sobrecarga destetipo exige que o diâmetro da carcaça da engrenagem precisa ser aumenta-do, pelo menos, na área do eixo de saída de movimento, o que exige umaumento do espaço de montagem para o acionamento do limpador de para-brisa traseiro em uma área sensível da tampa traseira. Também os encostosna carcaça da engrenagem, necessários para a segurança à sobrecarga,que devem evitar uma limpeza excessiva do braço de limpeza no caso dodesengate, são dependentes do ângulo de limpeza e do emprego, isto é,para cada ângulo de limpeza precisa ser adaptada uma ferramenta fundidaàs dimensões necessárias da carcaça da engrenagem.
Descrição da invenção
Portanto, a tarefa da presente invenção é disponibilizar uma se-gurança à sobrecarga com uma montagem mais simples, que pode sermontada universalmente em uma carcaça da engrenagem-padrão.
De acordo com a invenção, esta tarefa é solucionada, pelo fatode que a barra de empurrar é executada dividida axialmente, sendo que pe-lo menos dois elementos da barra de empurrar estão ligados entre si axial-mente móveis, de tal modo que, no caso da ultrapassagem de uma forçamáxima que atua externamente sobre a barra de empurrar, através do eixode saída de movimento, os elementos podem realizar movimentos de com-pensação na forma de deslocamentos, um em relação ao outro.Uma segurança à sobrecarga deste tipo pode ser integrada emcada acionamento do limpador de para-brisa traseiro através de uma sim-ples troca de um componente já existente no acionamento do limpador depara-brisa traseiro, isto é, a tradicional barra de empurrar. Uma outra altera-ção nas aplicações, por exemplo, uma adaptação da dimensão da carcaçada engrenagem ou similar, não é necessária em uma execução da barra deempurrar deste tipo.
Neste caso, a barra de empurrar pode ser executada, de tal mo-do que ela apresente dimensões que permitam empregar um componente jáexistente, isto é, a corrediça oscilante. De modo vantajoso, a barra de em-purrar composta de pelo menos dois elementos da barra de empurrar podeser pré-montada como grupo de montagem, e este grupo de montagem pré-montado na linha de montagem do motor pode ser integrado de modo idên-tico no acionamento do limpador de para-brisa traseiro ao invés da tradicio-nal corrediça oscilante. Com isto, não é necessário nenhum dispêndio adi-cional no curso da montagem propriamente dito do acionamento do limpadorde para-brisa. Deste modo, a pré-montagem e a montagem podem ser ajus-tadas entre si, de tal modo que não devem ser esperados tempos de paradaadicionais durante a montagem do acionamento do limpador de para-brisatraseiro.
A barra de empurrar de acordo com a invenção é projetada detal modo que ela possa transmitir os movimentos de rotação do motor dolimpador introduzidos pelo motor do limpador, além de um valor de seguran-ça, da roda do fuso para o segmento de dente ou para a manivela. Se a for-ça introduzida na engrenagem ultrapassar uma determinada medida, entãoisto leva a uma soltura da ligação entre os dois elementos da barra de em-purrar, de tal modo que os dois elementos da barra de empurrar se deslo-quem um em relação ao outro e, deste modo, realizem movimentos de com-pensação. A força máxima a ser transmitida pelos elementos da barra deempurrar ou pelas barras de empurrar pode ser ajustada, por exemplo, atra-vés da provisão de uma alma com um ponto de ruptura teórica entre os doiselementos da barra de empurrar. Se a força máxima for ultrapassada, entãoa alma rompe-se no ponto predeterminado, e os dois elementos da barra deempurrar deslocam-se um em relação ao outro. Contudo, a desvantagemdesta forma de execução é que, no caso da ultrapassagem da força máximauma vez, a barra de empurrar de várias partes precisa ser trocada.
Uma forma de execução alternativa da invenção em questãoprevê que os elementos da barra de empurrar possam ser deslocados umpara dentro do outro de modo telescópico. Com isto, é possível trazer denovo os dois elementos da barra de empurrar para a sua posição inicial, porexemplo, através da movimentação da alavanca do limpador, em cujo cam-po de limpeza são deslocados de volta para seu estado inicial.
Uma possibilidade particularmente simples para trazer os ele-mentos da barra de empurrar de novo para uma posição de operação e/oupara manter a posição de operação pode ser alcançada, pelo fato de que abarra de empurrar apresenta, pelo menos, um meio de posicionamento e/oude retenção.
Em um outro exemplo de execução, um elemento da barra deempurrar é executado elástico, pelo menos parcialmente, sendo que a forçamáxima aplicada externamente através do eixo de saída de movimento po-de ser ajustada através da constante de mola da parte elástica do elementoda barra de empurrar. Com isto, é obtido que, no caso da ultrapassagem daforça máxima aplicada através da constante de mola, uma deformação elás-tica dos elementos da barra de empurrar conduzem ao fato de que esta par-te se movimenta para fora do meio de posicionamento e de retenção, de talmodo que os elementos da barra de empurrar desloquem-se relativamenteum para o outro, através da força introduzida.
Além disso, por exemplo, um dos elementos da barra de empur-rar pode apresentar um recesso, no qual se encaixa um ressalto executadode modo complementar no outro elemento da barra de empurrar. O ressaltopode ser executado, por exemplo, como saliência de encaixe. Com isto, a-través de um simples deslocamento do elemento da barra de empurrar, noqual a parte elástica é executada, é possível realizar um encaixe automáticono recesso executado no outro elemento da barra de empurrar. Um ajusteparticularmente fino da força máxima a ser transmitida é tornado possível sea saliência de encaixe apresentar pelo menos uma inclinação de acesso.Esta inclinação de acesso providencia também para que seja garantido umencaixe particularmente suave e confiável da saliência de encaixe no recesso.
Uma forma de execução particularmente simples da invençãoem questão prevê que o elemento da barra de empurrar seja executadocompletamente como elemento de mola e apresente uma alavanca de mola,em particular elástica, na qual está encaixado o ressalto, o qual, no estadode operação dos elementos da barra de empurrar, encaixa no recesso pre-visto de modo complementar no outro elemento da barra de empurrar exe-cutado, em particular, em forma de luva. Através da execução de um doselementos da barra de empurrar totalmente como elemento de mola esseelemento pode ser fabricado de modo particularmente simples. Por exem-pio, este elemento de mola pode ser fabricado como parte estampada pla-na, em particular, retangular.
A fim de evitar uma limpeza excessiva da alavanca de limpezasobre o para-brisa do veículo, no caso de elementos de barras de traçãodeslocadas uma em relação à outra, em um exemplo de execução, no eixode saída de movimento está previsto um amortecimento de fim de curso, porexemplo, na forma de um esbarro final dentro da carcaça da engrenagem.
Os materiais dos dois elementos da barra de empurrar não pre-cisam ser forçosamente iguais. Por exemplo, um dos elementos da barra deempurrar pode ser executado de aço de mola, ao passo que o outro elemen-to da barra de empurrar é fabricado de material sintético ou de um outro ma-terial apropriado.
Outras execuções vantajosas da invenção em questão estãodescritas nas reivindicações subordinadas, ou também nos desenhos a se-guir.
Exemplos de execução
São mostrados:
na figura 1, uma representação em perspectiva de um dispositi-vo de limpador de para-brisa de acordo com o estado da técnica com corre-diças oscilantes tradicionais;
na figura 2, uma vista de cima de uma corrediça oscilante devárias partes com um elemento de mola; e
na figura 3, uma representação esquemática da corrediça osci-lante de acordo com a figura 2 em corte.
A figura 1 mostra uma representação em perspectiva de um dis-positivo de limpador de para-brisa 1 para um limpador de para-brisa traseirode um veículo automotor de acordo com o estado da técnica.
O dispositivo de limpador de para-brisa 1 apresenta um motordo limpador 2 que aciona um eixo de saída de movimento 4 através de umadisposição de engrenagem alojada na carcaça da engrenagem 3. O eixo desaída de movimento 4 aciona, por sua vez, uma alavanca do limpador, nãorepresentada em detalhe, em um para-brisa de um veículo automotor, de talmodo que esta alavanca movimenta-se de um lado para o outro sobre o pa-ra-brisa. Neste exemplo de execução, a disposição de engrenagem apre-senta uma engrenagem de conversão 5 para a transmissão de um movi-mento rotacional do motor do limpador 2 em um movimento de rotação osci-latório do eixo de saída de movimento 4. A engrenagem de conversão 5 a-presenta barra de empurrar 6, bem como, um suporte planetário 8 ligadaarticulado com a barra de empurrar 6 através de um pino de fixação 7.
O suporte planetário 8 está apoiado, podendo girar, distanciadode um eixo de rotação do eixo de saída de movimento 4, fixamente na car-caça da engrenagem 3 através de um pino de articulação 9 removível e, a-través de uma barra de empurrar 6 está ligada articulada com uma roda defuso 11. Neste exemplo de execução, para a limitação plana e recepção dosuporte planetário 8, a carcaça da engrenagem 3 está moldada em suasposições extremas, de tal modo que elas formem superfícies de encosto 3apara o suporte planetário 8.
No suporte plantário 8 está previsto um segmento de dente 12, oqual penteia com um pinhão 13 colocado à prova de torção no eixo de saídade movimento 4.0 segmento de dente 12 é executado em peça única com osuporte plantário 8. Um amortecimento de fim de curso 14 providencia paraque, no caso de um desengate de um dos componentes da engrenagem oude uma ruptura da barra de empurrar 6, o braço do limpador impeça um ex-cesso de limpeza do braço do limpador, e está colocado dentro da carcaçada engrenagem 3 no eixo de saída de movimento 4 em função do ângulo delimpeza.
Se, agora, no caso de um abuso como, por exemplo, através doagarramento do braço do limpador através de uma disposição de escovasem uma instalação de lavagem de carro, uma força é transmitida para a en-grenagem, através do eixo de saída de movimento 4 e, com isto, tambémpara o motor do limpador 2, então isto pode provocar grandes danos aoscomponentes individuais do dispositivo de limpador de para-brisa 1. A fim deevitar isto, de acordo com a invenção é sugerido, substituir a barra de em-purrar 6 por uma barra de empurrar 20 de acordo com a invenção, de acor-do com as figuras 2 e 3.
A barra de empurrar 20 de acordo com a invenção é executadadividida axialmente, e apresenta dois elementos da barra de empurrar 21,22. Os dois elementos da barra de empurrar 21, 22 estão ligados axialmentemóveis, de tal modo que, no caso de ultrapassagem de uma força máximaintroduzida por fora através do eixo de saída de movimento 4 sobre a barrade empurrar 20, eles possam executar um movimento de compensação umem relação ao outro em deslocamento de forma. Para isso, nesse exemplode execução os elementos da barra de empurrar 21, 22 podem ser desloca-dos um para dentro do outro em forma de telescópio. O elemento da barrade empurrar 21 é executado de modo correspondente como corpo oco, nes-te caso, como luva na forma de um tubo retangular, com uma abertura 23lateral, na qual está inserido o elemento da barra de empurrar 22 executadocomo elemento de mola. Nas áreas finais dos elementos da barra de empur-rar 21, 22 afastadas uma da outra estão previstos furos 24, a fim de poderfixar a barra de empurrar 21 na carcaça da engrenagem 3 simplesmente pormeio de troca com a barra de empurrar 6 no dispositivo de para-brisa 1 jáexistente de acordo com a figura 1 através de pinos de fixação 7.A fim de poder manter os elementos da barra de empurrar 21,22 em uma posição de operação mostrada nas figuras 2 e 3 durante atransmissão do movimento de rotação do motor do limpador 2 para o movi-mento de translação do eixo de saída de movimento 4 contra as forças queatuam sobre os elementos da barra de empurrar 21, 22, e ao mesmo tempo,assegurar que os elementos da barra de empurrar 21, 22 no caso da ultra-passagem da força máxima a ser transmitida assumam a função de um a-coplamento de desengate, nesse exemplo de execução é feito um recesso25 no elemento da barra de empurrar 21, no qual se encaixa um ressaltoexecutado no elemento da barra de empurrar 22, na forma de uma saliênciade encaixe 26.
O elemento da barra de empurrar 22 é executado como parteestampada de formato retangular plana, com uma alavanca de mola 27, emcuja extremidade está prevista a saliência de encaixe 26. A força máxima aser transmitida, com isso, pode ser ajustada através da conformação geo-métrica do elemento da barra de empurrar 22 ou da alavanca de mola 27,bem como através da constante de mola do aço de mola empregado. Se aforça introduzida na engrenagem ultrapassar uma certa medida, a alavancade mola 27 é deformada ao contrário da força de mola, através de superfí-cies de acesso 28 executadas na saliência de encaixe 26, de tal modo que asaliência de encaixe 26 movimente-se para fora do recesso 25. Nesse mo-mento o denominado acoplamento de desengate em forma dos elementosda barra de empurrar 21, 22 é desengatado, e o elemento da barra de em-purrar 22 pode movimentar-se para um lado e para o outro em relação aoelemento da barra de empurrar 21. Neste caso, a alavanca de mola 27 deveser projetada de tal modo que o momento de carga aplicado pelo motor dolimpador 2 seja transmitido com um valor de segurança. Em contrapartida,uma força introduzida por fora através do eixo de saída de movimento, queultrapassa o momento de carga produzido pelo motor do limpador 2, e pode-ria levar a danos no dispositivo de limpador de para-brisa 1, pelo contrário,tem como conseqüência um deslocamento relativo dos elementos da barrade empurrar 21, 22, um em relação ao outro.À direita e à esquerda da saliência de encaixe 26, o elementode mola 27 deveria ser, pelo menos, tão longo de tal modo que, também noestado deslocado, ainda seja garantida a condução suficiente do elementoda barra de empurrar 22 no elemento da barra de empurrar 21. O compri-mento de guia mínimo é determinado pelo fato de que, no estado desloca-do, pode-se movimentar livremente o braço do limpador no campo de limpe-za todo sobre o para-brisa, sem que a ligação deslizante seja eliminada,neste caso, entre o elemento da barra de empurrar 21 e o elemento da bar-ra de empurrar 22, ou de tal modo que a roda de fuso 11 possa executaruma rotação completa na carcaça da engrenagem 3. É evitada uma limpezaexcessiva do braço do limpador para fora do campo de limpeza, através doamortecimento de fim de curso 14 entre o eixo de saída de movimento e acarcaça da engrenagem.
Após a eliminação da sobrecarga colocada na engrenagem a-través do eixo de saída de movimento 4, o dispositivo de limpador de para-brisa 1 pode ser reconduzido ao seu estado de operação de dois tipos di-versos. Por um lado, por fora a alavanca de limpeza pode ser movimentadano campo de limpeza até que a saliência de encaixe 26 no elemento da bar-ra de empurrar 22 se encaixe novamente no recesso 25 do elemento da bar-ra de empurrar 21. Em uma outra variante, o motor do limpador 2 pode sersimplesmente acionado novamente. Neste caso, a roda de fuso 11 aciona oelemento da barra de empurrar 22, pelo que o elemento da barra de empur-rar 22 se movimenta por tanto tempo no elemento da barra de empurrar 21,até que a saliência de encaixe 26 se encaixe novamente no elemento dabarra de empurrar 21, e permaneça ali por tanto tempo, até que a carga má-xima a ser transmitida seja ultrapassada novamente.

Claims (11)

1. Dispositivo de limpador de para-brisa (1) em particular paraum limpador de para-brisa traseiro de um veículo automotor, com um motordo limpador (2) que aciona um eixo de saída de movimento (4) através deuma disposição de engrenagem, em cujo eixo está fixada ou pode ser fixadauma alavanca do limpador, sendo que, para a transmissão de um movimen-to de rotação do motor do limpador (2) em um movimento de oscilação doeixo de saída de movimento (4), a disposição de engrenagem apresentauma barra de empurrar (6, 20), caracterizado pelo fato de que a barra deempurrar (6, 20) é executada dividida axialmente, sendo que, pelo menos,dois elementos da barra de empurrar (21, 22) estão ligados entre si axial-mente móveis, de tal modo que, no caso da ultrapassagem de uma forçamáxima introduzida por fora na barra de empurrar (6, 20), através do eixo desaída de movimento (4) os elementos podem realizar movimentos de com-pensação na forma de deslocamentos, um em relação ao outro.
2. Dispositivo de limpador de para-brisa (1) de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os elementos da barra deempurrar (21, 22) podem ser deslocados um para dentro do outro de modotelescópico.
3. Dispositivo de limpador de para-brisa (1) de acordo com areivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a barra de empurrar (6,20) apresenta, pelo menos, um meio de posicionamento e/ ou de retenção(25, 26), através do qual os elementos da barra de empurrar (21, 22) podemser trazidos, em particular, de modo repetitivo para uma posição de opera-ção e/ ou são mantidos na posição de operação.
4. Dispositivo de limpador de para-brisa (1) de acordo com qual-quer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que umelemento da barra de empurrar (21, 22) é executado elástico, pelo menosparcialmente, sendo que a força máxima introduzida por fora, através doeixo de saída de movimento (4) pode ser ajustada através da constante demola da parte elástica do elemento da barra de empurrar (21, 22)
5. Dispositivo de Iimpadorde para-brisa (1) de acordo com qual-quer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que um doselementos da barra de empurrar (21, 22) apresenta um recesso (25) no qualse encaixa um ressalto (26) executado de modo complementar no outro e-Iemento da barra de empurrar (21, 22).
6. Dispositivo de limpador de para-brisa (1) de acordo com areivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o ressalto é executado comosaliência de encaixe (26).
7. Dispositivo de limpador de para-brisa (1) de acordo com areivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que a saliência de encaixe(26) apresenta, pelo menos, uma inclinação de acesso (28).
8. Dispositivo de limpador de para-brisa (1) de acordo com qual-quer uma das reivindicações de 5 a 7, caracterizado pelo fato de que umelemento da barra de empurrar (22) é executado como elemento de mola, eapresenta uma alavanca de mola (27), em particular, elástica, na qual estáfeito o ressalto (26), a qual, no estado desengatado dos elementos da barrade empurrar (21, 22), encaixa no recesso (25) previsto de modo comple-mentar no outro elemento da barra de empurrar (21) executado, em particu-lar, em forma de luva.
9. Dispositivo de limpador de para-brisa (1) de acordo com qual-quer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o elemen-to da barra de empurrar (22) é executado como parte estampada plana, emparticular, retangular.
10. Dispositivo de limpador de para-brisa (1) de acordo comqualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que noeixo de saída de movimento (4) dentro de uma carcaça da engrenagem (3)está previsto um amortecimento de fim de curso (14).
11. Barra de empurrar (20) para um dispositivo de limpador depara-brisa (1) de um veículo automotor, o qual, para a transmissão de ummovimento de rotação em um movimento de oscilação, está colocado oupode ser colocado em uma disposição de engrenagem do dispositivo delimpador de para-brisa (1), caracterizada pelo fato de que, para a garantiade sobrecarga, ela é executada subdividida axialmente, sendo que pelo me-nos dois elementos da barra de empurrar (21, 22) estão ligados entre si axi-almente móveis, de tal modo que, no caso da ultrapassagem de uma forçamáxima introduzida por fora na barra de empurrar (20) através do eixo desaída de movimento (4), os elementos podem realizar movimentos de com-pensação na forma de deslocamentos, um em relação ao outro.
BRPI1001352 2009-05-06 2010-05-04 dispositivo do limpador de para-brisa BRPI1001352A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE200910002850 DE102009002850A1 (de) 2009-05-06 2009-05-06 Scheibenwischervorrichtung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1001352A2 true BRPI1001352A2 (pt) 2011-06-21

Family

ID=42932205

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1001352 BRPI1001352A2 (pt) 2009-05-06 2010-05-04 dispositivo do limpador de para-brisa

Country Status (4)

Country Link
CN (1) CN101879887B (pt)
BR (1) BRPI1001352A2 (pt)
DE (1) DE102009002850A1 (pt)
FR (1) FR2945258B1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102011079049A1 (de) * 2011-07-13 2013-01-17 Robert Bosch Gmbh Antriebseinrichtung für eine Scheibenwischvorrichtung in einem Fahrzeug
DE102011079047A1 (de) * 2011-07-13 2013-01-17 Robert Bosch Gmbh Antriebseinrichtung für eine Scheibenwischvorrichtung in einem Fahrzeug
RU176879U1 (ru) * 2017-05-10 2018-01-31 Общество с ограниченной ответственностью "Завод "Автоприбор" Привод стеклоочистителя
CN110001586A (zh) * 2019-05-09 2019-07-12 一汽解放汽车有限公司 一种可快速拆装的刮水器刮臂装置

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10013201A1 (de) * 2000-03-17 2001-09-27 Bosch Gmbh Robert Scheibenwischerantrieb
CN2476930Y (zh) * 2001-04-11 2002-02-20 邬永龙 割草机的伸缩调节杆
CN2531972Y (zh) * 2002-01-16 2003-01-22 郭明星 电磁驱动式汽车后视镜刮水器
CN2642602Y (zh) * 2003-08-01 2004-09-22 蒋辉敏 可实现180°摆角的雨刮器
JP4508799B2 (ja) * 2004-09-21 2010-07-21 株式会社ミツバ ワイパモータ
CN101272038B (zh) * 2007-03-20 2011-06-08 西门子公司 抽出式断路器的摇柄装置
CN201113662Y (zh) * 2007-09-19 2008-09-10 林建光 内置传杆式刮水电机

Also Published As

Publication number Publication date
FR2945258A1 (fr) 2010-11-12
CN101879887B (zh) 2016-01-13
DE102009002850A1 (de) 2010-11-11
FR2945258B1 (fr) 2016-12-09
CN101879887A (zh) 2010-11-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1001352A2 (pt) dispositivo do limpador de para-brisa
US10807534B2 (en) Electric retractable view device for vehicle
JP7101757B2 (ja) 高速締付装置、工作機械、及び、工作機械システム
EP1029755A2 (en) Arrangement for electrically locking the steering shaft of a steering device
CN103635357B (zh) 动力车辆外后视镜调整装置及其自动切换离合器
RU2009118688A (ru) Машина для обвязки арматурных прутков
EP2218615A1 (en) Electric steering lock for vehicles
US8807239B2 (en) Handheld power tool having a switchable gear
US8205682B2 (en) Rotary switch
JP4295317B2 (ja) ウインドワイパ装置
JP5969401B2 (ja) クラッチ装置及びパワーウィンドウ駆動装置
KR20170019369A (ko) 유지 장치 및 상기 유형의 유지 장치에 배치되는 핀
JP2005537984A (ja) ワイパ装置
EP1864751A1 (en) A locking device for the mandrel shaft of a motorised tool
CN105270340B (zh) 擦拭器装置和用于擦拭器装置的擦拭器刮片
BR112014004342B1 (pt) dispositivo comutador e câmbio
JP5638149B2 (ja) ウインドウワイパ装置
JPS62299453A (ja) 格納式ワイパ−装置
JP2011085238A (ja) パーキングロックアクチュエータ
KR100712244B1 (ko) 리어와이퍼 구동장치
JP2017517657A (ja) ギア要素の回転軸の距離を保護する為の駆動ユニット
EP3395628A1 (en) Vehicle wiper device
CN105799653B (zh) 用于车辆中的玻璃刷洗装置的雨刷臂
JP7296690B1 (ja) 回転機構
JP2008285078A (ja) ワイパモータ及びワイパ装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)