BRPI1001224A2 - processo de fabricação de formulação injetável a base de fluazuron associado a avermectinas para o controle e prevenção de endo e ectoparasitas em animais domésticos - Google Patents

processo de fabricação de formulação injetável a base de fluazuron associado a avermectinas para o controle e prevenção de endo e ectoparasitas em animais domésticos Download PDF

Info

Publication number
BRPI1001224A2
BRPI1001224A2 BRPI1001224A BRPI1001224A2 BR PI1001224 A2 BRPI1001224 A2 BR PI1001224A2 BR PI1001224 A BRPI1001224 A BR PI1001224A BR PI1001224 A2 BRPI1001224 A2 BR PI1001224A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
oil
solvents
item
product
fluazuron
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Souza Gladstone Santos De
Original Assignee
Clarion Biociencias Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Clarion Biociencias Ltda filed Critical Clarion Biociencias Ltda
Priority to BRPI1001224 priority Critical patent/BRPI1001224A2/pt
Publication of BRPI1001224A2 publication Critical patent/BRPI1001224A2/pt

Links

Landscapes

  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Abstract

PROCESSO- DE- FABRICAçãO DE FORMULAçãO INJETáVEL A BASE DE FLUAZURON ASSOCIADO A AVERMECTINAS PARA O CONTROLE E PREVENçãO DE ENDO E ECTOPARASITAS EM ANIMAISflOMéSTICOS No contexto da presente patente de invenção, os componentes- ativos- acima- citados; terão como solventes e excipientes os seguintes produtos: Solventes: 2-pirrolidona, N-metil- pirrolidona, dimetilacetamida, dimetilsulfóxido, benzoato de benzila; óleos fixos: óleo de sésamo, óleo de algodão, óleo de soja, óleo de milho, óleo de coco, óleo de camaúba, óleo de mamona, óleo de neem- e óleo de oliva; Conservantes e estabilizantes álcool benzílico, butóxido de piperonila, butilhidróxitolueno, polissorbato e gaiato de propila. O produto em questão possui como ingrediente ativo o fluazuron com concentração compreendendo entre 1% a 20% associado -a avermectinas, representadas pelos seguintes produtos: Abamectina, ivermoctinar Eprinornectina e Dorarnoctina, com concentra ções entre 1% a 10%

Description

"PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE FORMULAÇÃO INJETÁVEL ABASE DE FLUAZURON ASSOCIADO A AVERMECTINAS PARA OCONTROLE E PREVENÇÃO DE ENDO E ECTOPARASITAS EM
ANIMAIS DOMÉSTICOS"
Trata o presente relatório descritivo da patentede invenção de um inédito processo de fabricação de formulaçãoinjetável a base de um regulador de crescimento de larvas de insetose ácaros, fluazuron, associado a avermectinas, para o controle eprevenção de endo e ectoparasitas em animais domésticos. Maisespjecifiòamente uso do ativo fluazuron na concentração de 1% a 20%associado a avermectinas na concenteração de 1% a 10% paraformulação de produto de uso veterinário injetável.
A formulação injetável contendo fluazuronassociada a avermectinas são de concepção inovadora e dotadas deimportantes melhoramentos tecnológicos e funcionais, segundo osmais modernos conceitos de produtos desenvolvidos para a medicinaveterinária. As formulações estão de acordo com normas eespecificações exigidas, revestindo-se de características próprias edotadas com requisitos fundamentais de novidade e atividadeinventiva, fazendo resultar uma série de reais e extraordináriasvantagens técnicas, práticas e econômicas.
Existe, atualmente no mercado, umadificuldade crescente na ação de síntese ou isolamento de novosativos que possuam função terapêutica e que tenham efeitoscolaterais mínimos ou toleráveis para o tratamento de doenças queacometem os animais domésticos. Os principais ingredientes ativosdisponíveis para o mercado veterinário mostram uma atividadeespecífica contra determinado grupo de parasitos. Aquelas moléculasque apresentam dupla ação contra endo e ectoparasitas, acabamtendo sua performance comprometida contra um ou outro parasito, oque implica numa sobreposição de tratamentos que acarretam naeJevação dos custos de .produção, diminuição da produtividade emfunção do estresse da movimentação dos animais, principalmenteanimais de rebanho, e elevação do número de resíduos, em forma deativos, excipientes e veículos nos produtos de origem animal, que osquais, era maior ou menor grau, afetam diretamente o ser humano oqual esta no topo da cadeia alimentar.
ESTADO DA TÉCNICA
Como é do conhecimento dos técnicos noassunto, os principais parasites internos (endoparasitas) são:Haemonchus placei, Ostertagia Ostertagif Trichostrongylus axei,Cooperia oncophora, Cooperia punctata, Cooperia surnabada,Cooperia spp, Oesophagostomum radiatum, Bunostomumphlebotomum e Dictyocaulus viviparous. Os principais parasitosexternos (ectoparasitas) são os çarrapatos da família Ixodidae dosseguintes gêneros: Boophilus, Amblyomma, Dermacentor, Ixodes eHaemaphysalis; os çarrapatos da família Argasidae dos seguintesgêneros: Argasl Ornithodoros e Otobius\ Berne: Dermatobia hominis\Bicheira: Cochliomyia hominivorax, puJga: CtBnocephaUdes spp, e aMosca-dos-chifres: Haematobia irritans.
Sendo assim em vez de procurar odesenvolvimento de novos princípios ativos, que demandariamexaustivas pesquisas durante anos, foi preferível investir nodesenvolvimento de moléculas existentes que possam ser utilizadasem novas aplicações de forma isolada ou por meio de associações demoléculas de grupos químicos diferentes, cada uma com sua altaeficiência para determinado grupo de parasitos e que quandoassociadas em um mesmo produto, possam controlar um maiornumero de endo e ectoparasitas com um menor numero detratamentos, reduzindo assim os custos de produção, níveis deresíduos, nos produtos de origem animal, e fundamentalmente, oaumento da produtividade de gêneros de origem animal.
Essas moléculas possuem níveis desolubilidade e estabilidade diferentes entre si, que requerem umelevado grau de conhecimento de formulação e um elevadoinvestimento na busca dos solventes, co-solventes, excipientes,conservantes e estabilizantes necessários para que o produtoformulado permaneça estável, não possua efeitos colateraisindesejáveis para os animais, que são objeto do tratamento, nem parao homem que realiza a aplicação do produto ou num segundomomento, se alimentar de produtos de origem animal, oriundos deanimais tratados. Outro item de extrema importância é que o produtoem si e os dejetos de animais tratados venham a contaminar o meioambiente ou causar danos a espécies que não são alvo dotratamento.
Em vista disso, ao longo do tempo foramprocedidos estudos visando eliminar esses problemas e, comoresultado, foi desenvolvida formulação que pode ser administrada aosanimais domésticos pela via injetável.
Urn dos objetivos da presente patente é proveruma formulação para uso veterinário que contenha Fluazuron,combinado com vermífugo a base de Ivermectina, Abamectina,Doramectina e Eprinomectina. Também, relaciona ao uso destescomponentes na produção de medicamentos veterinários, na formafarmacêutica solução ou suspensão e administrado pela via injetável,salientando que sua finalidade básica é controlar ecto e endoparasitasem animais domésticos.Outro objetivo da presente patente è alcançadona medida em que a formulação tem por finalidade o combate,controle e prevenção de infestações pelos principais ecto eendoparasitas que acometem os animais domésticos.
No contexto da presente patente de invenção,os componentes ativos acima citados, terão como solventes eexcipientes os seguintes produtos:
Solventes: 2-pirrolidona, N-metil-pirrolidona,dimetilacetamida, dimetiisulfóxido, benzoato de benzila.
Óleos fixos: óleo de sésamo, óleo de algodão,óleo de soja, óleo de milho, óJeo de coco, óleo de carnaúba, óleo demamona, óleo de neem e óleo de oliva.
Conservantes e estabilizantes: álcool benzílico,butóxido de piperonila, butilhidróxitolueno, polissorbato e gaiato depropila.
O produto em questão possui como ingredienteativo o fluazuron com concentração compreendendo entre 1% a 20%associado a avermectinas, representadas pelos seguintes produtos:
Abamectina, Ivermectina, Epnnomectina e Doramectina, comconcentrações entre 1% a 10%.
Abaixo segue a faixa de concentração dossolventes, óleos fixos, conservantes e estabilizantes:
1. Solventes representados pelos seguintesprodutos: 2-pirrolidona, N-metil-pirrolidona, dimetilacetamida,dimetiisulfóxido, benzoato de benzila, compreendendo concentraçõesque podem variar de 1 a 90% m/v isolados ou combinados entre si emquaisquer proporções,
2. Óleos fixos representados pelosseguintes produtos: óleo de sésamo, óleo de algodão, óleo de soja,óleo de milho, óleo de coco, óleo de carnaúba, óleo de mamona, óleode neem e óleo de oliva, compreendendo concentrações que podemvariar de 1% a 50% m/v isolados ou combinados entre si emquaisquer proporções.
3. Conservantes e estabilizantesrepresentados pelos seguintes produtos: álcool benzílico, butóxido depiperonila, butilhidróxitolueno, polissorbato e gaiato de propila,compreendendo concentrações que podem variar de 0,001 a 5%m/visolados ou combinados entre si em quaisquer proporções.
4. Ajustadores de pH representados pelosseguintes produtos: Ácido clorídrico, Hidróxido de sódio,monoetanolamina, dietanolamina, trietanolamina em quantidadessuficientes para estabilizar o produto e acordo com o pKa de cadaativo, levando em conta a dissociação ácida ou alcalina.
A combinação do ativo fluazuron com qualquerum dos ativos do grupo das avermectinas eleva o espectro de ação emelhora a performance do produto final deixando-o numa condição deeficácia superior contra endo e ectoparasitas do que o uso dequalquer uma das substâncias isoladamente.
Os intervalos de doses terapêuticas de cadaformulação levarão em conta o peso corporal, espécie destinada e oparasito alvo. As vias utilizadas serão a via injetável compreendidacorno intramuscular, intramuscular profunda, subcutânea, endovenosae subcutânea auricular.
Para cada 1000mL do produto o processo defabricação se realiza da seguinte forma:
Formulação principal:
A) Em um reator de material inerte ao solventecom a agitação e tipo de héfice apropriados ou por turbilhonamento degases, ou por rotação por tombamento ou giro em eixo fixo deverá seradicionado um ou mais solventes descritos no item 1 ou um ou maisoleos fixos descritos no item 2.
B) Em seguida aumentar a agitação e adicionaro produto do grupo Avermectinas até completa sofubilização. Podendoser adicionado solventes descritos no item 1.
C) Sob constante agitação adicionar osconservantes/estabilizantes que estão descritos no item 3 e aguardaraté completa homogeneização.
D) Adicionar o fluazuron até completasolubilização. Podendo ser adicionado solventes descritos no item 1,
E) Sob constante agitação adicionar osconservantes/estabilizantes que estão descritos no item 3 e aguardaraté completa homogeneização.
F) Averiguar o pH e caso necessário fazer oseu ajuste com os produtos descritos no item 4.
G) Completar o volume com a quantidadesuficiente para IOOOmL corn os produtos descritos nos itens 1 e/ou 2 eliberar o produto para o envase.
Até a presente data não se tem conhecimentode nenhum produto injetável de uso veterinário a base de fluazuron,inibidor de desenvolvimento de larvas de insetos e ácaros da famíliabenzQilfenil(acil)\iiê\a- associado a avermectinas para o controle eprevenção de endo e ectoparasitas em animais domésticos, quereüna conjuntamente, todas as características construtivas efuncionais acima relatadas, e que diretamente ou indiretamente, é oufoi tão efetivo quanto a formulação objeto da presente patente.
Tendo sido descrita e ilustrada a presenteinvenção, é para ser compreendido que a mesma pode sofrerinúmeras modificações e variações em sua forma de realização,desde que tais modificações e variações não se afastem a partir doespírito e escopo da invenção, tal corno definido nas -reivindicações.

Claims (5)

1. - "ATIVO FLÜAZURON NA CONCENTRAÇÃODE 1% A 20% ASSOCIADO A AVERMECTINAS NACONCENTRAÇÃO DE 1% A 10% PARA FORMULAÇÃO DEPRODUTO DE USO VETERINÁRIO INJETÁVEL" caracterizado pelofato de serem representados pelos seguintes produtos: Abamectina,Ivermectina, Eprinomectina e Doramectina, com concentrações entre-1% a 10;
2. - "SOLVENTES E EXCIPIENTES DOSCOMPONENTES ATIVOS" caracterizado por serem constituídos porA) Solventes: 2-pirrolidona, N-metil-pirrolidona,Glimetilacetamidar dimetiJsuIfóxido, benzoato de benzila.B) Óleos fixos: óleo de sésamo, óleo dealgodão, óleo de soja, óleo de milho, óleo de coco, óleo de carnaúba,óleo de mamona, óleo de neem e óleo de oliva:C) Conservantes e estabilizantes: álcoolbenzílico, butóxido de piperonila, butilhidróxitolueno, polissorbato egaiato de propita;
3. - "FAIXA DE CONCENTRAÇÃO DOSSOLVENTES, ÓLEOS FIXOS, CONSERVANTES EESTABILIZANTES" caracterizada pelo fato de serem constituídas porA) Solventes representados pelos seguintesprodutos: 2-pirrolidona, N-metil-pirrolidona, dimetilacetamida,dimetilsulfóxido, benzoato de benzila, compreendendo concentraçõesque podem variar de 1 a 90% m/v isolados ou combinados entre si emquaisquer proporções.A) Óleos fixos representados pelos seguintesprodutos: óleo de sésamo, óleo de algodão, óleo de soja, óleo demilho, óleo de coco, óleo de carnaúba, óleo de mamona, óleo deneem e óleo de oliva, compreendendo concentrações que podemvariar de 1% a 50% m/v isolados ou combinados entre si emquaisquer proporções,C) Conservantes e estabilizantesrepresentados pelos seguintes produtos: álcool benzílico, butóxido depiperonila, butilhidróxitolueno, polissorbato e gaiato de propila,compreendendo concentrações que podem variar de OfOOt a 5%m/visolados ou combinados entre si em quaisquer proporções.D) Ajustadores de pH representados pelosseguintes produtos: Ácido clorídrico, Hidróxido de sódio,monoetanolamina, dietanolamina, trietanolamina em quantidadessuficientes para estabilizar o produto e acordo com o pKa de cadaativo, levando em conta a dissociação ácida ou alcaüna.
4. - "PRODUTO" caracterizado pelo fato dacombinação do ativo fluazuron com qualquer um dos ativos do grupodas avermectinas eleva o espectro de ação e melhora a performancedo produto final deixando-o numa condição de eficácia superior contraendo e ectoparasitas do que o uso de qualquer uma das substânciasisoladamente;
5. - "PROCESSO" caracterizado pelo fato deque para cada IOOOmL do produto, a formulação principal é:A) Em um reator de material inerte ao solventecom a agitação e tipo de hélice apropriados ou- por turbiihonamento degases, ou por rotação por tombamento ou giro em eixo fixo deverá seradicionado um ou mais solventes descritos no item 1 ou um ou maisóleos fixos descritos no item 2.B) Em seguida aumentar a agitação e adicionaro produto do grupo Avermectinas até completa solubilização. Podendoser adicionado solventes descritos no item 1.C) Sob constante agitação adicionar osconservantes/estabilizantes que estão descritos no item 3 e aguardaraté completa homogeneização.D) Adicionar o fluazuron até completasolubilização. Podendo ser adicionado solventes descritos no item 1.E) Sob constante agitação adicionar osconservantes/estabilizantes que estão descritos no item 3 e aguardaraté completa homogeneização.F) Averiguar o pH e caso necessário fazer oseu ajuste corn os produtos descritos no item 4.G) Completar o volume com a quantidadesuficiente para IOOOmL com os produtos descritos nos itens 1 e/ou 2 eliberar o produto para o envase.
BRPI1001224 2010-04-07 2010-04-07 processo de fabricação de formulação injetável a base de fluazuron associado a avermectinas para o controle e prevenção de endo e ectoparasitas em animais domésticos BRPI1001224A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1001224 BRPI1001224A2 (pt) 2010-04-07 2010-04-07 processo de fabricação de formulação injetável a base de fluazuron associado a avermectinas para o controle e prevenção de endo e ectoparasitas em animais domésticos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1001224 BRPI1001224A2 (pt) 2010-04-07 2010-04-07 processo de fabricação de formulação injetável a base de fluazuron associado a avermectinas para o controle e prevenção de endo e ectoparasitas em animais domésticos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1001224A2 true BRPI1001224A2 (pt) 2011-03-15

Family

ID=43719675

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1001224 BRPI1001224A2 (pt) 2010-04-07 2010-04-07 processo de fabricação de formulação injetável a base de fluazuron associado a avermectinas para o controle e prevenção de endo e ectoparasitas em animais domésticos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1001224A2 (pt)

Cited By (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103006559A (zh) * 2012-12-14 2013-04-03 江苏恒丰强生物技术有限公司 一种多拉菌素注射液及其制备方法
WO2014098623A1 (en) * 2012-12-20 2014-06-26 Alleva Animal Health Limited Injectable eprinomectin formulation and anthelmintic use thereof
US9616044B2 (en) 2012-03-13 2017-04-11 Bayer New Zealand Ltd Long acting compositions
AU2017200250B2 (en) * 2016-01-28 2020-08-27 Anidea Limited A Tick Treatment

Cited By (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9616044B2 (en) 2012-03-13 2017-04-11 Bayer New Zealand Ltd Long acting compositions
CN103006559A (zh) * 2012-12-14 2013-04-03 江苏恒丰强生物技术有限公司 一种多拉菌素注射液及其制备方法
WO2014098623A1 (en) * 2012-12-20 2014-06-26 Alleva Animal Health Limited Injectable eprinomectin formulation and anthelmintic use thereof
AU2017200250B2 (en) * 2016-01-28 2020-08-27 Anidea Limited A Tick Treatment

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2013368849B2 (en) Diclofenac composition
US20040198676A1 (en) Topical anthelmintic veterinary formulations
CN104602529B (zh) 螺环异噁唑啉杀寄生虫组合
MX2007014862A (es) Composiciones inyectables y procedimiento para la preparacion de dichas composiciones.
BRPI0813235B1 (pt) uso de 2-desoxoparaherquamide e abamectina e composição anti-helmíntica
PT109395B (pt) Composições veterinárias orais parasiticidas compreendendo agentes activos de actuação sistémica, métodos e as suas utilizações
BR0307974B1 (pt) “composição parasiticida de ação prolongada contendo um composto de salicilanilida, uma espécie polimérica e pelo menos um outro composto antiparasita”
BRPI1001224A2 (pt) processo de fabricação de formulação injetável a base de fluazuron associado a avermectinas para o controle e prevenção de endo e ectoparasitas em animais domésticos
AU2005200099A1 (en) Levamisole, avermectins or similar in pyrrolidone solvent
AU2022224829A1 (en) Bisphosphocin gel formulations and uses thereof
US9345779B2 (en) Aqueous ophthalmic composition
BRPI0619620A2 (pt) composição, uso da mesma para o tratamento e controle de infecção ou infestação endo-e ectoparasìtica em um animal homeotérmico e processo para a preparação da composição
US20140371123A1 (en) Aqueous ophthalmic composition
BR112020010297A2 (pt) composição para tratar infestações de parasitas
BR112015025875B1 (pt) Composição injetável estável para o tratamento de uma infecção endoparasitária por helmintos em animais não humanos, composição para o tratamento de uma infecção ou infestação endoparasitária por helmintos em um animal não humano, e uso de doramectina e levamisol, ou um sal farmaceuticamente aceitável do mesmo
US20080312304A1 (en) Topical compositions containing metronidazole
US20160095925A1 (en) Stable formulation of azacitidine or salts thereof and their process for preparation
PT1646425E (pt) Composição parasiticida
BRPI1001593A2 (pt) processo de fabricaÇço de formulaÇço injetÁvel a base de eprinomectina para controle e prevenÇço de endo e ectoparasitas em animais
BRPI1003278A2 (pt) processo de fabricação de formulação, injetável, pourn-on e oral a base de um regulador de crescimento de larvas de insetos e ácaros do grupo diacilhidrazinas para controle e prevenção de endo e ectoparasitas em animais
ES2232195T3 (es) Solucion parenteral de propofol (2,6-diisopropilfenol) y 2,5-di-o-metil-1,4;3,6-dianhidro-d-glucitol como solvente.
US20080287514A1 (en) Topical compositions containing metronidazole
DE102018005078A1 (de) Verfahren zur Herstellung und Zusammensetzung von stabilisierten Cob(II)alamin- und Cob(II)inamide-Lösungen als Ausgangszubereitungen zur Herstellung von Arzneimitteln, Medizinprodukten, Nahrungsergänzungsmitteln und Kosmetika
RU2129430C1 (ru) Препарат для борьбы с экто- и эндопаразитами животных "сантомектин"
JP6273252B2 (ja) 長時間作用型の組成物

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: anticipated publication
B07D Technical examination (opinion) related to article 229 of industrial property law
B07G Grant request does not fulfill article 229-c lpi (prior consent of anvisa)

Free format text: NOTIFICACAO DE DEVOLUCAO DO PEDIDO POR NAO SE ENQUADRAR NO ART. 229-C DA LPI.

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06I Technical and formal requirements: publication cancelled
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL