BRPI1000964A2 - dispositivo de limpeza por pulverização, sistema e processo para limpeza de unidade de energia auxiliar em aeronaves - Google Patents

dispositivo de limpeza por pulverização, sistema e processo para limpeza de unidade de energia auxiliar em aeronaves Download PDF

Info

Publication number
BRPI1000964A2
BRPI1000964A2 BRPI1000964-7A BRPI1000964A BRPI1000964A2 BR PI1000964 A2 BRPI1000964 A2 BR PI1000964A2 BR PI1000964 A BRPI1000964 A BR PI1000964A BR PI1000964 A2 BRPI1000964 A2 BR PI1000964A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
spray
arms
cleaning device
aircraft
nozzles
Prior art date
Application number
BRPI1000964-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Henrik Amcoff
Sebastian Nordlund
Original Assignee
Gas Turbine Efficiency Sweden
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gas Turbine Efficiency Sweden filed Critical Gas Turbine Efficiency Sweden
Publication of BRPI1000964A2 publication Critical patent/BRPI1000964A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01DNON-POSITIVE DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, e.g. STEAM TURBINES
    • F01D25/00Component parts, details, or accessories, not provided for in, or of interest apart from, other groups
    • F01D25/002Cleaning of turbomachines
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B08CLEANING
    • B08BCLEANING IN GENERAL; PREVENTION OF FOULING IN GENERAL
    • B08B3/00Cleaning by methods involving the use or presence of liquid or steam
    • B08B3/02Cleaning by the force of jets or sprays
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F05INDEXING SCHEMES RELATING TO ENGINES OR PUMPS IN VARIOUS SUBCLASSES OF CLASSES F01-F04
    • F05DINDEXING SCHEME FOR ASPECTS RELATING TO NON-POSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, GAS-TURBINES OR JET-PROPULSION PLANTS
    • F05D2220/00Application
    • F05D2220/50Application for auxiliary power units (APU's)

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE LIMPEZA POR PULVERIZAçãO, SISTEMA E PROCESSO PARA LIMPEZA DE UNIDADE DE ENERGIA AUXILIAR EM AERONAVES. A presente invenção refere-se a um dispositivo de limpeza por pulverização para efetuar a limpeza de uma unidade geradora de energia auxiliar (APU) dentro de uma aeronave compreende um ou mais bocais (232) de pulverização, um tubo de água para fornecer água aos bocais (232), e dispositivos posicionadores (440). Um processo para limpeza de APUs compreende proporcionar um dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230), afixar o dispositivo de limpeza a uma estrutura de tomada de ar (501) de uma aeronave (100) e fornecer fluido de lavagem ao dispositivo de limpeza a uma pressão de pulverização, temperatura de pulverização, e dimensão de gotículas de pulverização, desejadas.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO DE LIMPEZA POR PULVERIZAÇÃO, SISTEMA E PROCESSO PARA LIMPEZA DE UNIDADE DE ENERGIA AUXILIAR EM AERONAVES"
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a sistemas e processos para lim- peza de turbinas, especialmente unidades de energia elétrica auxiliar (APU) em aeronaves. A limpeza pode ocorrer in situ e/ou em linha, isto é, quando a turbina está operando a plena potência.
Antecedentes
Turbinas a gás em geral e talvez motores de aeronaves em par- ticular são expostos a muitos tipos de contaminação durante o funcionamen- to. A contaminação é causada por material que é aspirado para o interior da turbina durante a operação. A contaminação é causada por material que é aspirado para o interior da turbina através da tomada de ar. O material pode ser de muitos tipos tais como partículas provenientes de gases de exaustão, insetos, de animais maiores tais como pássaros, poluição atmosférica tais como fuligem, etc. Todos estes materiais aderem às pás da turbina e for- mam, revestimentos contaminantes que afetam desfavoravelmente a opera- ção da turbina, pelo decrescer o fluxo de ar do compressor da turbina, dessa forma decrescendo o desempenho global da turbina a gás.
A limpeza do compressor pode ser mantida usando um progra- ma rotineiro de lavagem à água. Duas das ditas manobras de lavagem à água realizadas sobe as turbinas a gás são designadas de fora-de-linha e em-linha, respectivamente. Uma manobra fora-de-linha é conduzida com a turbina a gás em um estado resfriado usando velocidade ou potência propul- sora, ao passo que uma manobra em-linha é conduzida com a turbina a gás à temperatura operacional. Esta manobra em linha tipicamente faz uso so- mente de água. Ambas as manobras de lavagem utilizam padrões de pulve- rização de água altamente atomizada projetados para penetrar completa- mente no interior do núcleo do compressor de uma turbina. A manobra fora- de-linha lima o inteiro núcleo e recupera o desempenho perdido ao passo que a manobra em-linha efetua a limpeza dos estágios iniciais do núcleo e maximiza o período de tempo entre as lavagens fora-de-linha necessárias. Os sistemas conhecidos para lavar turbinas são dirigidos para efetuar a lim- peza de turbinas de motores em aeronaves, ou de turbinas estacionárias industriais. A limpeza de APUs, todavia, que são previstas para gerar eletri- cidade em aeronaves durante paradas em aeroportos, não tem sido contem- plada pelos sistemas conhecidos.
Na verdade é prática usual desmontar uma APU da aeronave e quer efetuar sua substituição para limpeza separadamente e voltar a renovar sua montagem em posição.
Conforme pode ser apreciado por aqueles versados na técnica, este procedimento é razoavelmente tedioso, e em conseqüência, há uma tendência para permitir o transcurso de extensos intervalos de tempo entre a limpeza/substitiuição de APU's. Em conseqüência, uma APU pode perder parte de sua capacidade geradora de energia, dessa maneira se somando ao custo de operação da aeronave.
Sumário
Em virtude dos problemas com os processos e sistemas atuais, existe uma necessidade de aperfeiçoar a lavagem de SPUs em aeronaves e em particular reduzir o tempo de paralisação e aperfeiçoar o desempenho de APUs para ter maior rendimento através de um período de tempo extenso quando comparado ao atual.
Assim, um aspecto da presente invenção é proporcionar um sis- tema e processo de limpeza para eficientemente limpar uma ou mais APUs in situ sem efetuar sua remoção da aeronave e/ou em linha enquanto a APU está operando a plena potência.
Em um exemplo, um dispositivo de limpeza por pulverização é proporcionado e em linha. Em outro exemplo, é apresentado um sistema para limpeza de APUs in situ e em linha, cujo sistema inclui um dispositivo de limpeza por pulverização. Em ainda outro exemplo é apresentado um processo de limpeza de APUs.
O âmbito adicional de aplicabilidade da presente invenção se evidenciará de descrição detalhada fornecida a seguir e dos desenhos a- pensos que são apresentados meramente a título de exemplo, e assim para não serem considerados limitativos.
Descrição Sucinta dos Desenhos
A figura 1 mostra a cauda de uma aeronave típica com uma to- mada de ar para uma APU ilustrada e um operador fazendo uso de um dis- positivo de pulverização de acordo com uma modalidade;
A figura 2 uma primeira modalidade típica de um dispositivo pul- verizador;
A figura 3 mostra o dispositivo pulverizado típico da figura 2, montado em uma tomada de ar APU típica;
A figura 4 uma segunda modalidade típica de um dispositivo pul- verizador;
A figura 5a mostra a modalidade típica da figura 4, em um esta- do montado.
A figura 5b mostra a modalidade típica da figura 4, em um esta- do pré-montado durante a inserção; e
A figura 6 mostra uma modalidade de um mecanismo para con- trole remoto de um dispositivo pulverizador;
A figura 7 mostra uma modalidade de um processo para limpeza de uma ou mais APUs.
Descrição Detalhada
A presente invenção é baseada sobre a idéia de que pelo pro- porcionar uma pulverização de água sob alta pressão dotada de proprieda- des apropriadas que pode ser injetada através da tomada de ar para uma APU, será possível efetuar a limpeza da APU tanto em linha como fora de linha sem ter de desmontar a APU de uma aeronave.
Um dispositivo de limpeza por pulverização de acordo com uma modalidade na sua forma geral, compreende pelo menos um bocal suscetí- vel de gerar uma pulverização controlada de água atomizada a uma pressão desejada e um fluxo volumétrico desejado. Convenientemente, os parâme- tros de pulverização são variáveis de tal modo que a pressão possa estar entre 2 e 20 MPa (20 e 200 Bar), a dimensão de gotículas na pulverização atomizada pode ser estabelecida entre 40 e 250 mm, e o fluxo volumétrico pode situar-se entre 1 e 20 litros/minuto (dependendo da taxa de vazão per- mitida pelo manual de manutenção do motor).
Os valores de parâmetros efetivos a serem usados variarão com o tipo de APU a receber limpeza, com o grau de contaminação presente na APU, se a APU tiver de ser limpa em-linha ou fora-de-linha e/ou vários ou- tros fatores. Aqueles versados na técnica estarão capacitados a adaptar os parâmetros a APU em questão.
Um dispositivo de limpeza por pulverização de acordo com uma modalidade também compreende uma parte de tubo rígido que é portadora dos bocais. No caso de um único bocal, uma peça de tubo rígida pode ser usada para manter o bocal em posição. Caso o dispositivo de limpeza com- preenda vários bocais, o tubo pode ser ramificado em várias direções de tal modo que a posição de cada bocal situe-se conforme desejado com respeito ao APU que está sendo limpo. Alternativamente, múltiplos tubos rígidos po- dem ser usados para alojar os vários bocais.
Em uma modalidade alternativa, a parte de bocal e/ou tubo rígi- do pode ser integrada em um tubo de alimentação alongados para adminis- tra sob alta pressão requerido ao APU. Este tubo alongado também pode ser usado para formar um elemento de manejo para um operador.
De maneira a dispor os bocais em uma posição correta com re- lação ao interior de uma APU, é previsto um elemento posicionador sobre o dispositivo sobre o elemento de limpeza. Este elemento posicionador na sua construção mais simples compreende um membro que é projetado para se amoldar e se entrosar com uma parte da tomada de ar da APU de uma ae- ronave. Desta maneira, o restante do dispositivo de limpeza pode simples- mente ser estacionado em posição contra o corpo da aeronave, desse modo conferindo apoio para manter os bocais em uma posição fixa. Para maior estabilidade, um operador pode aplicar pressão adicional ao dispositivo de limpeza para contrabalançar as forças de reação da pulverização quando o dispositivo de limpeza está em funcionamento.
Alternativamente, o dispositivo posicionador pode ser configura- do como um grampo ou prendedor. Em conseqüência, o dispositivo de lim- peza pode temporariamente ser fixado ao corpo da aeronave de uma manei- ra muito segura sem pressão adicional por parte de um operador, desse mo- do liberando o operador para monitorar em vez disso a operação de limpeza.
O grampo pode ser configurado de numerosas maneiras, e pode ser adaptador para se amoldar ao corpo de cada modelo de aeronave espe- cífico, particularmente uma vez que as APUs são incorporadas a diferentes aeronaves em posições diferentes.
Reportando-se a seguir à figura 1, uma parte da cauda de uma aeronave típica 100 (por exemplo, Boeing 737) é ilustrada. Nesta aeronave 100, as APUs, uma de cada lado, são localizadas no interior do corpo da aeronave. As tomadas de ar 102 nas APUs são previstas de um e outro lado da aeronave 100 imediatamente à frente das asas traseiras 103. Também mostrado na figura 1 existe um operador de limpeza 105 usando um disposi- tivo de limpeza por pulverização 104 de acordo com uma modalidade (o sis- tema fonte de alimentação de água para fornecer água sob alta pressão não é mostrado). Como mostrado na figura 1, o dispositivo de limpeza por pulve- rização 104 é operado a partir do solo enquanto o operador 105 segura o dispositivo de limpeza 104 com suas mãos. Devido ao tubo alimentador de água alongado 106, a tomada de ar 102 para o APU pode ser usada para acessar a turbina para fins e limpeza sem a necessidade de escadas ou dis- positivos elevadores.
A figura 2 ilustra uma modalidade típica de um dispositivo de limpeza por pulverização 230. O dispositivo 230 compreende um bocal pul- verizador 232, a construção do qual será exposta abaixo em maior detalhe. O bocal 232 é afixado a um tubo pulverizador 234 (isto é, um tubo portador de bocal) que é mostrado dobrado a cerca de 90°, embora outros ângulos sejam apropriados para aplicações específicas principalmente dependendo da construção do APU, e/ou de sua posição no corpo de uma aeronave. O raio de curvatura do tubo 24 não é crítico, porém, naturalmente deve ser tal que o fluxo de líquido através do mesmo não seja limitado.
Afixado ao tubo 234 existe um dispositivo posicionador ajustável 236. Na presente modalidade, o dispositivo posicionador 236 é mostrado como um membro geralmente em forma de 'U', no qual as paredes "inter- nas" do membro são configuradas para se amoldar à estrutura de parede de tomada de ar de uma aeronave. Deve ser entendido, todavia, que este dis- positivo posicionador 236 pode ser configurado de acordo com qualquer per- fil desejado, e se amoldar a qualquer sítio de montagem.
O tubo portador do bocal pulverizador 234 é afixado para ser integrado com um tubo administrador de água 238 na sua extremidade dis- tai. O fluido de lavagem (por exemplo, água ou outro fluido de lavagem, tais como detergentes provenientes de uma fonte de fluido (não mostrada) pode ser injetado através do tubo administrador de água 238, para cima através do tubo de bocal 234, e para o exterior através dos bocais 232. Conforme é mostrado, o dispositivo posicionador 236 é rigidamente conectado ao con- junto de tubo administrador de água 234, 238 com uma orientação inclinada. Desta maneira, mediante a montagem do dispositivo pulverizador 230 em uma tomada de ar de aeronave, os bocais pulverizadores 2123 já estarão orientados na direção desejada. Em outra modalidade, o dispositivo posicio- nador 236 pode ser folgadamente conectado ao conjunto de tubo adminis- trador de água de bocal 234, 238, caso em que os bocais 232 podem ser posicionados após o dispositivo pulverizador ter sido montado. Em uma mo- dalidade deste tipo, uma vez que os bocais 232 sejam orientados em uma direção desejada, o dispositivo posicionador 236 pode ser trancado e/ou tra- vado em posição.
Reportando-se a seguir à figura 3, o dispositivo pulverizador tfpi- co 230 de acordo com a figura 2 é mostrado em uma posição montada em uma tomada de ar 301. Como mostrado, o dispositivo pulverizador 230 foi montado diretamente sobre uma borda da tomada de ar 301. O dispositivo posicionador 23 é mostrado acomodando uma borda da tomada de ar 301 para formar uma conexão temporária firme entre a tomada de ar 301 e o dispositivo pulverizador 230. Também mostradas são duas cavilhas rosca- das 303 sobre um lado traseiro do dispositivo posicionador 236. Estas cavi- lhas 303 são usadas para conectar fixamente o dispositivo posicionador 236 com o conjunto de tubo administrador de água de bocal 234, 238. Como in- dicado acima, isto habilita os bocais pulverizadores 232 a situarem-se em uma posição correta uma vez que o dispositivo pulverizador tenha sido mon- tado. Deve ser observado, todavia, que qualquer recurso conhecido para prender fixamente o dispositivo posicionador 236 ao conjunto de tubo admi- nistrador de água de bocal 234, 238 pode ser utilizado sem se afastar do âmbito da modalidade. Uma vez que o dispositivo pulverizador 230 seja se- guramente montado na tomada de ar 301, fluido de lavagem proveniente de uma fonte de fluido (não mostrada) é injetado do interior do tubo administra- dor de água 238 e forçado através do tubo de bocal 234, para fora dos bo- cais 232, e para o interior da APU.
A figura 4 ilustra uma modalidade típica de um dispositivo pulve- rizador 440. Esta modalidade típica é projetada para ser rigidamente fixada a uma tomada de ar. Como resultado, será possível fazer uso de mangueiras flexíveis para a administração de água.
O dispositivo pulverizador típico 440 compreende um ou mais bocais 442, que são afixados a um tubo de bocal 444, que é curvado a um ângulo de flexão de cerca de 90°. O tubo 444 é acoplado a uma outra seção de tubo 454 munida de uma conexão de mangueira 445 para acoplamento a uma mangueira flexível ou outro tubo administrador de água com o dispositivo 440.
É também previsto um membro de suporte 446 compreendendo uma parte de corpo principal 446a dotada de duas partes de asa 446b em suas respectivas extremidades. O membro de suporte 446 é conveniente- mente produzido de metal em chapa, embora qualquer outro material rígido possa ser usado. Em uma modalidade, o membro de suporte 446 pode ser construído de tubos.
O tubo de bocal 444 é rigidamente afixado, por exemplo através de soldagem à parte de corpo principal 446a do membro de suporte 446, de modo a proporcionar uma posição fixa dos bocais 442 com relação a uma APU quando montado.
Sobre cada parte de asa 446b do membro de suporte 446 é afi- xada uma braçadeira posicionadora 448. Estas braçadeiras 448 podem ser essencialmente em forma de "U", como mostrado, ou ter qualquer outra con- figuração apropriada para se amoldar ao contorno de uma borda de uma tomada de ar de APU, e para reter o dispositivo pulverizador 440 em uma posição fixa em ambas as direções lateral e vertical.
De maneira a prevenir que forças de pulverização forem o dis- positivo pulverizador 440 a se afastar de sua posição de montagem deseja- da, é previsto um dispositivo de fixação 449. Este dispositivo de fixação 449 assegura que nenhum movimento descontrolado ocorra pelo confinar as par- tes da estrutura de tomada de ar (não mostradas) com uma força suficiente para prevenir qualquer movimento indesejado. Isto pode ser realizado quer exclusivamente por forças de fricção sobre o corpo da aeronave na tomada de ar, quer por uma parte do dispositivo de fixação 449 eficazmente impedir movimento de recuo do dispositivo pulverizador 440.
Na modalidade específica mostrada na figura 4, o dispositivo de fixação 449 compreende dois braços governados por mola 450 dispostos em uma configuração em "V". Os braços 450 são conectados através de uma mola de torção que compele os braços 450 a se separar de modo a alargar o "V". De modo opcional, batentes limitadores extremos são previstos para impedir que os braços se alarguem de maneira excessiva. Convenientemen- te, a deflexão máxima poderia ser estabelecida para corresponder a um vão ligeiramente maior que a largura do espaço no qual os mesmos devem ser contidos. As extremidades de cada braço 450 de preferência são munidas de uma cobertura de borracha 452 para proporcionar fricção ao confinar com o corpo da aeronave.
Em uma modalidade alternativa, um dos braços 450 pode ser rígido a passo que o outro braço 450 pode ser compelido elasticamente pela mola de torção 451.
A figura 5a mostra o dispositivo típico 440 descrito com respeito à figura 4, montado em uma tomada de ar 501 para uma APU de uma aero- nave. De maneira conveniente, a máxima deflexão pode ser definida para corresponder a um vão ligeiramente maior que a largura do espaço dentro do qual devem ser sujeitados. As extremidades de cada braço 450 de prefe- rência são guarnecidas de uma cobertura de borracha 452 para oferecer fricção quando confinando com o corpo da aeronave.
Em uma modalidade alternativa, um dos braços 450 pode ser rígido ao passo que o outro 450 pode ser elasticamente compelido pela mola de torção 451.
A figura 5a mostra o dispositivo típico 440 descrito com respeito à figura 4, montado em uma tomada de ar 501 para uma APU de uma aero- nave. Como pode ser visto, a mola de torção (não ilustrada) força os braços 450 contra uma parte da estrutura de tomada de ar 501. A fricção entre a cobertura de borracha 452 e a tomada de ar 501 juntamente com a força da mola de torção cria uma força de reação que é suficiente para suportar a força de pulverização de água quando se propaga através do líquido de la- vagem e tubos de bocal 454 e 444. Na figura 5a, a tomada de ar 501 com- preende superfícies que têm uma ligeira inclinação que auxilia no criar a for- ça de reação. Todavia, mesmo no caso onde somente existe uma superfície de entrada de ar essencialmente horizontal para o repouso dos braços 450, a fricção resultante da cobertura de borracha 452 e a força da mola de tor- ção podem ser suficientes para manter o dispositivo de pulverização em po- sição durante a operação. De maneira a montar o dispositivo de pulveriza- ção 440, ou reposicionar o dispositivo de pulverização 440, os braços 450 podem ser forçados um contra o outro e quando o dispositivo de pulveriza- ção 440 está em posição, os braços 450 podem ser liberados para exercer uma força contra a superfície da tomada de ar 501.
Quando o dispositivo pulverizador 440 está em uma posição montada, como na figura 5a, os braços 450 pressionam contra a tomada de ar 501 e mantém o dispositivo pulverizador 440 em posição. Para remover o dispositivo pulverizador 440, os braços 450 podem ser forçados um contra o outro, contra a força da mola, como indicado na figura 5b. dessa maneira removendo a força de fricção da tomada de ar 501.
Em uma modalidade alternativa, um dispositivo pulverizador po- de compreender um controle remoto para habilitar um operador de maneira remota a montar, desmontar e/ou posicionar o dispositivo pulverizador. Um controle remoto típico 600 é mostrado na figura 6. Como ilustrado, o controle remoto 600 compreende um fio 660 acoplado aos braços 662a, 662b de um dispositivo pulverizador fixo 640 de tal maneira que pelo puxar o fio 660, os braços 662a, 662b sejam forçados um no sentido do outro. O fio 660 pode ser afixado ao braço inferior 662b no ponto de fixação 670, e passado em torno de uma polia 664 sobre o braço superior 662a, ou através de um orifí- cio no braço superior 662a (não mostrado). O fio 660 pode então ser puxado ao longo do tubo 665 em membros/estruturas guias apropriadas, que em uma modalidade poderiam ser implementados na forma de curtos segmen- tos de tubo 668 afixados ao tubo 665. Quando o fio 660 é puxado, o fio 660 causará o braço inferior 662b a deslocar para cima e o braço superior 662 a se deslocar para baixo (como indicado pelas setas na figura), dessa forma reduzindo o intervalo entre os braços 662a, 662b. Uma vez que o fio seja liberado, os braços 662a, 662b passam a se separar um do outro, criando tensão contra uma estrutura de tomada de ar.
Em uma modalidade alternativa, um motor e um mecanismo de engrenagens (não mostrado) podem ser previstos para mecanicamente abrir e fechar os braços 662a, 662b. Este mecanismo de motor/engrenagens po- deria então se controlado por um operador remoto. O motor, similar ao fio 660 poderia então ser usado para acionar os braços 662a, 662b em direções opostas quer para dentro para sua liberação de uma posição montada, quer para fora para seu travamento em posição.
Com referência ao fluxograma da figura 7, um processo para limpeza de uma ou mais APUs é apresentado. Como uma etapa inicial 710, um novo dispositivo de limpeza por pulverização, conforme exposto aqui, é fornecido. O dispositivo de limpeza pode compreender um ou mais bocais para pulverizar líquido de lavagem sobre uma ou mais APUs, um tubo de água para alimentar fluido de lavagem aos bocais, e um dispositivo posicio- nador para posicionar um ou mais bocais em uma orientação desejada. O dispositivo posicionador pode, opcionalmente, ainda compreender um dispo- sitivo de fixação adaptado para se engatar com uma estrutura de tomada de ar de uma aeronave. Opcionalmente, o dispositivo posicionador pode tam- bém incluir um membro de suporte, para uso em ter o dispositivo de limpeza por pulverização contra uma parte do corpo da aeronave. Conectado a uma extremidade do tubo de água pode haver um tubo alongado rígido produzido de qualquer material rígido apropriado, ou uma mangueira flexível produzida de qualquer material tubular flexível apropriado. Opcionalmente, o tubo alon- gado rígido pode ser telescopicamente extensível, dessa forma habilitando um operador a levantar e baixar o dispositivo de limpeza por pulverização.
Uma vez que o dispositivo de limpeza por pulverização seja pre- visto em 720, o mesmo pode ser engatado sobre a estrutura de tomada de ar da aeronave através do membro de fixação. Opcionalmente, se o disposi- tivo posicionador inclui um membro de suporte, um operador pode manter o membro de suporte contra uma parte do corpo de aeronave. Conforme será apreciado por aqueles versados na técnica, a utilização do membro de su- porte desta maneira, além disso, confere maior estabilidade e apoio para o dispositivo de limpeza enquanto em operação. Na verdade, dependendo da implementação, o membro de suporte pode ser utilizado sem ter de se enga- tar com o membro de fixação.
Em 730, após o dispositivo de limpeza por pulverização ter sido corretamente engatado, fluido de lavagem proveniente de uma fonte de flui- do pode ser fornecido por intermédio dos bocais através do tubo de água a uma pressão de pulverização,temperatura de pulverização desejada e di- mensão de gotículas de pulverização desejadas.
Opcionalmente, conforme acima indicado, o dispositivo de Iim- peza por pulverização pode incluir dos braços em uma configuração em 'V'. Em uma modalidade deste tipo, o processo pode ainda compreender compe- lir os dois braços a se reunirem, posicionar o dispositivo de limpeza por pul- verização, e então liberar os dois braços. Caso os braços sejam governados por mola, a força gerada como um resultado da carga elástica causará os dois braços a se separarem e contra partes da aeronave. De preferência, a carga da mola é selecionada para conferir força suficiente para manter o dispositivo de limpeza por pulverização estável e em posição durante uma operação de lavagem. Nas modalidades onde um mecanismo de controle remoto é usado para operar os braços, o processo pode ainda compreender manualmente ou mecanicamente compelir os dois braços a se separarem anteriormente ao posicionamento do dispositivo de limpeza por pulverização, e a seguir liberar os dois braços para se engatarem com partes de aeronave.
Completada a operação de lavagem, o dispositivo de limpeza por pulverização pode ser removido da estrutura de tomada de ar através do destravamento do membro de fixação, liberação do membro de suporte, e/ou propensão dos dois braços a se reunirem, dependendo de em cuja forma o dispositivo de limpeza por pulverização é implementado.
Em 730, após o dispositivo de limpeza por pulverização ter sido corretamente engatado, fluido de lavagem proveniente de uma fonte de flui- do pode ser fornecido através dos bocais através do tubo de água a uma pressão de pulverização, temperatura de pulverização, e dimensão de gotí- cuias de pulverização.
Opcionalmente, conforme acima indicado, o dispositivo de lim- peza por pulverização pode incluir dois braços em uma configuração em 'V'. Em uma modalidade, o processo pode ainda compreender compelir os dois braços a se reunirem, posicionar o dispositivo de limpeza por pulverização, e a seguir liberar os dois braços. Caso os braços sejam governados por mola ou ação elástica, a força geada como um resultado da carga da mola causa- rá a separação dos dois braços e a atuação contra partes da aeronave. De preferência, a carga elástica da mola é selecionada para conferir força sufi- ciente para manter o dispositivo de limpeza por pulverização estável e em posição durante uma operação de lavagem. Nas modalidades onde um me- canismo de controle remoto é usado para operar os braços, o processo pode ainda compreender manualmente ou mecanicamente compelir os dois bra- ços a se separar antes de posicionar o dispositivo de limpeza por pulveriza- ção e a seguir liberar os dois braços para se engatar com partes da aeronave.
Mediante a conclusão a operação de lavagem, o dispositivo de limpeza por pulverização pode ser removido da estrutura de tomada de ar através do desprendimento do membro de fixação, liberação do membro de suporte e/ou compelir os dois braços conjuntamente, dependendo da forma o dispositivo de limpeza por pulverização é implementado.
Os exemplos precedentes são fornecidos meramente a título de explanação e de maneira alguma devem ser interpretados como limitativos. Embora referência a várias modalidades sejam mostradas, os termos usa- dos aqui são palavras de descrição e ilustração, mais exatamente que como palavras de limitação. Outrossim, ainda que referência a dispositivos, mate- riais, e modalidades específicas sejam mostradas, inexiste limitação para os particulares aqui expostos. Mais exatamente, as modalidades se estendem a todas as estruturas, processo s e aplicações funcionalmente equivalentes, tais como se enquadrem dentro do âmbito das reivindicações apensas.

Claims (32)

1. Dispositivo de limpeza por pulverização para (104, 230) efetu- ar a limpeza de uma unidade de energia auxiliar (APU) localizada no interior do corpo de uma aeronave (100), o dispositivo de limpeza caracterizado pelo fato de que compreende: - um ou mais bocais (232) de pulverização; - um tubo de água para administrar água aos bocais (232), aos bocais (232) sendo afixados a uma parte extrema distai do tubo de água; e - dispositivos posicionadores rigidamente conectados ao tubo de água para posicionar os bocais (232) com respeito a APU.
2. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato dos dispositivos posicionado- res compreenderem um membro de fixação adaptado para se engatar com uma estrutura sobre o corpo da aeronave (100) para fixar o dispositivo de pulverização (440) em uma posição desejada.
3. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato dos dispositivos posicionado- res compreenderem um membro de suporte adaptado para ser retido contra uma parte selecionada do corpo da aeronave para reter o dispositivo de Iim- peza por pulverização (104, 230) firmemente em uma posição desejada sem efetuar sua faixa ao corpo da aeronave (100).
4. Dispositivo de limpeza por pulverização de acordo com a rei- vindicação 1, caracterizado pelo fato dos dispositivos posicionadores serem conectados a uma parte rígida distai do tubo de água.
5. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do tubo de água ser conecta- do de maneira amovível com pelo menos um de um tubo alongado rígido e uma mangueira flexível.
6. Dispositivo de limpeza por pulverização de acordo com a rei- vindicação 5, caracterizado pelo fato do tubo alongado rígido ser telescopi- camente extensível.
7. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a parte extrema distai do tubo de água ser curvada de modo a dirigir os bocais de pulverização para um local desejado na APU a ser limpa.
8. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o tubo de água ser ramifi- cado para oferecer pelo menos duas partes extremas distais rígidas, cada uma compreendendo pelo menos um bocal de pulverização.
9. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de pelo menos duas partes extremas rígidas serem adaptadas para posicionamento independente dos bocais (232).
10. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de o membro de fixação com- preender dois braços em uma configuração em 'V', pelo menos um dos bra- ços sendo governado por mola.
11. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de ambos os braços serem governados por mola.
12. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de a força elástica resultante dos braços governados por mola compelir os braços a se separar.
13. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 12, caracterizado ainda pelo fato de compreender dis- positivos para compelir os braços a se reunirem contra a força elástica da mola.
14. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de cada braço compreender dispositivos redutores de fricção.
15. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado ainda pelo fato de compreender um dispositivo de controle remoto (600) para compelir os braços um contra o outro.
16. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato dos dispositivos de controle remoto (600) compreenderem um fio (660) afixado a um primeiro dos braços (662A) e passado em torno de uma polia (664) afixada a um segundo dos braços (662B), no qual a tensão para baixo sobre o fio (660) causa os pri- meiro e segundo braços a se deslocarem um no sentido do outro.
17. Dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de os dispositivos de contro- le remoto (600) compreenderem pelo menos um engrenagem afixada a pelo menos um dos braços, e um motor afixado a pelo menos uma engrenagem para acionar a engrenagem, em que a operação do motor aciona a pelo me- nos uma engrenagem de tal modo que os braços sejam compelidos a se reunirem.
18. Sistema para limpeza de uma unidade de energia motriz au- xiliar (APU) em aeronaves, caracterizado pelo fato de que compreende: - um ou mais bocais (232) de pulverização; - um tubo de água para administrar água aos bocais (232), aos bocais (232) sendo afixadas a uma parte extrema distai do tubo de água; e - um dispositivo posicionador (440) rigidamente conectado com ao tubo de água para posicionar aos bocais com relação à APU; e - um sistema de alimentação para fornecer fluido de lavagem pressurizado e de temperatura controlada ao dispositivo de limpeza por pul- verização (104, 230).
19. Sistema de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato do sistema de alimentação administrar fluido de lavagem sob um pressão de 3 a 8,5 MPa (30 - 85 Bar), uma temperatura de 70°C ambiente, e com uma dimensão média de gotículas de pulverização de 40 a 250 pm.
20. Processo para limpeza de uma unidade de energia auxiliar (APU) localizada no interior do corpo de uma aeronave (100), o processo caracterizado pelo fato de que compreende: - proporcionar um dispositivo de limpeza por pulverização que compreende um ou mais bocais (232), um tubo de água para administrar fluido de lavagem aos bocais (232), e um dispositivo posicionador (440) pra posicionar a um ou mais bocais (232) em uma orientação desejada, os dis- positivos posicionadores (440) compreendendo um membro de fixação a - daptado para se engatar com uma estrutura de tomada de ar da aeronave (100); - engatar o membro de fixação sobre uma estrutura de tomada de ar (501); e - administrar fluido de lavagem a uma ou mais bocais (232) atra- vés do tubo de água a uma desejada pressão de pulverização, temperatura de pulverização, e dimensão de gotículas de pulverização.
21. Processo de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de o dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) ainda com- preender um membro de suporte (446), o processo adicionalmente incluindo: - reter manualmente o membro de suporte (446) contra uma par- te selecionada do corpo da aeronave (100) para manter o posicionamento do dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230).
22. Processo de acordo com a reivindicação 20, caracterizado ainda pelo fato do membro de fixação compreender dois braços em uma configuração em 'V', pelo menos um dos braços sendo governado por mola, o processo adicionalmente incluindo: - compelir os dois braços a se reunirem; - posicionar o dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230) no interior de uma parte da aeronave (100); e - liberar os dois braços, no qual a força conferida pela propensão elástica (ou carga da mola) compelir os dois braços a se separar e atuarem contra partes da aeronave.
23. Processo de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos braços ser governado por mola.
24. Processo de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de um dispositivo de controle remoto (600) ser usado para compelir os braços a se reunirem.
25. Processo de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato do dispositivo de controle remoto (600) compreender um fio (660) fixamente preso a um primeiro dos braços (662A) e passado em torno de uma polia (664) afixada a um segundo dos braços (662B), em que a tensão descendente exercida sobre o fio (660) causa o primeiro e segundo braços a se deslocarem um no sentido do outro, o processo ainda compreendendo: - aplicar tensão descendente sobre o fio para compelir os dois braços a se reunirem; - posicionar o dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230); e - liberar a tensão sobre o fio (660) para forçar os dois braços a se separar e contra partes da aeronave (100).
26. Processo de acordo com a reivindicação 24, em que o dis- positivo de controle remoto (600) compreende pelo menos uma engrenagem afixada a pelo menos um dos braços, e um motor afixado a pelo menos uma engrenagem para acionar a dita engrenagem, em que a operação do motor aciona pelo menos uma engrenagem de tal modo que os braços sejam com- pelidos a se reunirem, o processo adicionalmente caracterizado pelo fato de que compreende: - ativar o motor para acionar as engrenagens de tal modo que os braços sejam compelidos a se reunirem; - posicionar o dispositivo de limpeza por pulverização (104, 230); e - acionar as engrenagens em uma direção oposta para forçar os dois braços a se separar e contra partes da aeronave.
27. Processo de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato dos dispositivos posicionadores (440) serem conectados a uma parte rígida distai do tubo de água.
28. Processo de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato do tubo de água ser conectável de maneira amovível a pelo menos um de um tubo alongado rígido e uma mangueira flexível.
29. Processo de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato do tubo alongado rígido ser telescopicamente extensível.
30. Processo de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato do tubo de água compreender uma parte extrema distai que é cur- vada para dirigir a pulverização dos bocais (232) para um local desejado na APU.
31. Processo de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de o tubo água ser ramificado para proporcionar pelo menos duas partes extremas distais rígidas, cada uma compreendendo pelo menos um bocal (232).
32. Processo de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo fato de pelo menos duas partes extremas rígidas distais serem adapta- das para posicionamento independente dos bocais (232), o processo adicio- nalmente compreendendo posicionar cada bocal (232) com respeito a uma ou mais APUs a receberem limpeza.
BRPI1000964-7A 2009-03-30 2010-03-30 dispositivo de limpeza por pulverização, sistema e processo para limpeza de unidade de energia auxiliar em aeronaves BRPI1000964A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US16458209P 2009-03-30 2009-03-30
US12/633,354 US9080460B2 (en) 2009-03-30 2009-12-08 Turbine cleaning system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1000964A2 true BRPI1000964A2 (pt) 2012-01-24

Family

ID=42782622

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1000964-7A BRPI1000964A2 (pt) 2009-03-30 2010-03-30 dispositivo de limpeza por pulverização, sistema e processo para limpeza de unidade de energia auxiliar em aeronaves

Country Status (16)

Country Link
US (1) US9080460B2 (pt)
EP (1) EP2251103B1 (pt)
JP (1) JP5150850B2 (pt)
KR (1) KR101205080B1 (pt)
CN (1) CN101857090B (pt)
AR (1) AR075611A1 (pt)
AU (1) AU2010200370B2 (pt)
BR (1) BRPI1000964A2 (pt)
CA (1) CA2691464C (pt)
CL (1) CL2010000169A1 (pt)
IL (1) IL204560A (pt)
MX (1) MX2010003520A (pt)
MY (1) MY162648A (pt)
RU (1) RU2428265C1 (pt)
SG (1) SG165229A1 (pt)
TW (1) TWI418416B (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102011008649A1 (de) * 2011-01-14 2012-07-19 Abb Turbo Systems Ag Turbinenreinigung
JP5673121B2 (ja) * 2011-01-19 2015-02-18 セイコーエプソン株式会社 サーバー装置、印刷システム、および、印刷方法
US8444083B2 (en) * 2011-06-30 2013-05-21 Hamilton Sundstrand Corporation Auxiliary power unit inlet
US9206703B2 (en) * 2011-11-01 2015-12-08 Aero Jet Wash Llc Jet engine cleaning system
US9260968B2 (en) 2012-04-25 2016-02-16 General Electric Company Systems and methods for reconditioning turbine engines in power generation systems
US9631511B2 (en) * 2012-06-27 2017-04-25 Ecoservices, Llc Engine wash apparatus and method
US9500098B2 (en) 2013-03-13 2016-11-22 Ecoservices, Llc Rear mounted wash manifold and process
US9212565B2 (en) 2013-03-13 2015-12-15 Ecoservices, Llc Rear mounted wash manifold retention system
KR102698164B1 (ko) 2013-10-02 2024-08-22 에어로코어 테크놀로지스 엘엘씨 제트 엔진용 세정 방법
US11643946B2 (en) 2013-10-02 2023-05-09 Aerocore Technologies Llc Cleaning method for jet engine
SG11201602221RA (en) 2013-10-10 2016-04-28 Ecoservices Llc Radial passage engine wash manifold
CN104858195A (zh) * 2015-06-17 2015-08-26 京东方科技集团股份有限公司 一种喷淋装置和清洗设备
CN109563817A (zh) * 2016-07-12 2019-04-02 丹麦绳索机器人公司 在线缆上具有技术装置的系统及其操作方法、使用和工具套件
CN109996613A (zh) * 2016-09-30 2019-07-09 通用电气公司 用于燃气涡轮发动机的清洗系统
CN107503803B (zh) * 2017-09-30 2019-10-08 江西洪都航空工业集团有限责任公司 清洗涡轮风扇发动机前三级可调导向器执行机构的方法
CN112983571A (zh) * 2021-02-07 2021-06-18 包头钢铁(集团)有限责任公司 一种汽轮机转子优化除盐除垢方法
CN113279826B (zh) * 2021-06-22 2022-03-25 中国核动力研究设计院 一种适用于汽轮机管道内异物作业工具的导向支撑装置

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1935806A (en) * 1931-11-18 1933-11-21 Westinghouse Air Brake Co Remote control mechanism
JPS50104862A (pt) 1974-01-21 1975-08-19
JPS5219166U (pt) * 1975-07-29 1977-02-10
JPS5219166A (en) 1975-08-06 1977-02-14 Nippon Sheet Glass Co Ltd Process for reductive removal of nitrogen oxides
DE8913588U1 (de) * 1989-11-17 1990-01-25 Heidelberger Druckmaschinen Ag, 69115 Heidelberg Stellantrieb
SE504323C2 (sv) 1995-06-07 1997-01-13 Gas Turbine Efficiency Ab Förfaringssätt för tvättning av objekt såsom t ex turbinkompressorer
EP0891218B1 (en) * 1996-02-02 2005-04-13 Pall Corporation An engine arrangement with a soot filter
US5702175A (en) * 1996-07-15 1997-12-30 Chen; Jenn-Hwang Movable lamp device
KR100363297B1 (ko) * 1996-10-11 2002-11-30 포스터-밀러, 인코포레이티드 스팀 생성기의 상부 튜브 다발용 세척, 탐색, 및 수리 시스템
US6312328B1 (en) * 1998-07-08 2001-11-06 Nippon Sanso Corporation System and method for producing and supplying highly clean dry air
GB2393383B (en) * 2002-09-24 2005-12-28 Dyson Ltd A vacuum cleaning head
SE522132C2 (sv) * 2002-12-13 2004-01-13 Gas Turbine Efficiency Ab Förfarande för rengöring av en stationär gasturbinenhet under drift
US7065955B2 (en) 2003-06-18 2006-06-27 General Electric Company Methods and apparatus for injecting cleaning fluids into combustors
DE602004026362D1 (de) * 2004-06-14 2010-05-12 Gas Turbine Efficiency Ab System und vorrichtungen zum sammeln und behandeln von abwässern von motorreinigung
US7454913B1 (en) * 2005-04-29 2008-11-25 Tassone Bruce A Method and system for introducing fluid into an airstream
US7428818B2 (en) 2005-09-13 2008-09-30 Gas Turbine Efficiency Ab System and method for augmenting power output from a gas turbine engine
RU2323051C1 (ru) 2006-08-04 2008-04-27 Закрытое акционерное общество "Заречье" Установка для промывки и эмульсирования воздушно-газового тракта газотурбинного двигателя
US7703272B2 (en) 2006-09-11 2010-04-27 Gas Turbine Efficiency Sweden Ab System and method for augmenting turbine power output
US8197609B2 (en) 2006-11-28 2012-06-12 Pratt & Whitney Line Maintenance Services, Inc. Automated detection and control system and method for high pressure water wash application and collection applied to aero compressor washing
US7445677B1 (en) * 2008-05-21 2008-11-04 Gas Turbine Efficiency Sweden Ab Method and apparatus for washing objects

Also Published As

Publication number Publication date
RU2428265C1 (ru) 2011-09-10
SG165229A1 (en) 2010-10-28
US20100243001A1 (en) 2010-09-30
CN101857090A (zh) 2010-10-13
KR101205080B1 (ko) 2012-11-26
CN101857090B (zh) 2015-03-11
MX2010003520A (es) 2010-09-29
KR20100109460A (ko) 2010-10-08
JP2010235111A (ja) 2010-10-21
CL2010000169A1 (es) 2011-04-08
CA2691464A1 (en) 2010-09-30
CA2691464C (en) 2014-04-29
IL204560A0 (en) 2010-11-30
AU2010200370A1 (en) 2010-10-14
AR075611A1 (es) 2011-04-20
IL204560A (en) 2013-11-28
EP2251103A1 (en) 2010-11-17
JP5150850B2 (ja) 2013-02-27
US9080460B2 (en) 2015-07-14
AU2010200370B2 (en) 2012-06-21
TWI418416B (zh) 2013-12-11
TW201039933A (en) 2010-11-16
MY162648A (en) 2017-06-30
EP2251103B1 (en) 2014-05-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1000964A2 (pt) dispositivo de limpeza por pulverização, sistema e processo para limpeza de unidade de energia auxiliar em aeronaves
TWI529011B (zh) 引擎清洗裝置及方法
TWI619559B (zh) 引擎清洗裝置及方法-收集器
CA2925232C (en) Radial passage engine wash manifold
US9707936B2 (en) Wiper system for spraying a cleaning and/or deicing fluid from the region of a windscreen wiper
CA2905454C (en) Rear mounted wash manifold and process
TWI586445B (zh) 引擎清洗裝置及方法-歧管
CN105189974A (zh) 后部安装式清洗歧管保持系统
CN114458862A (zh) 一种管道检测修复装置
CN106862133A (zh) 一种航空发动机地面清洗车
MX2015000208A (es) Conectores para el limpiaparabrisas de un vehiculo.
AU2012216638A1 (en) Turbine cleaning system
US5638844A (en) Device for the cleaning of ventilation ducts
CN114986680B (zh) 一种预制桥梁预制场循环式自动喷淋养护系统
EP2255895B1 (de) Hochdruckreinigungsgerät
CN213222849U (zh) 一种管道内外壁喷涂装置
CN215245538U (zh) 防振动的植保无人机
CN218751455U (zh) 一种飞机发动机清洗支架
US6206015B1 (en) Interior tank cleaning apparatus
JP2934364B2 (ja) 配管内作業装置
CN215032038U (zh) 一种多功能化工装置吹扫装置
CN218622046U (zh) 一种喷射角度可调的洒水车用中喷推安装结构
CN220646006U (zh) 一种全断面泡沫除尘装置
KR200359874Y1 (ko) 터널 세척용 차량
CN115814548A (zh) 一种工地降尘装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: PRATT AND WHITNEY LINE MAINTENANCE SERVICES, INC.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2307 DE 24/03/2015.