BRPI0921510B1 - elemento de placa de concreto protendido - Google Patents

elemento de placa de concreto protendido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0921510B1
BRPI0921510B1 BRPI0921510A BRPI0921510A BRPI0921510B1 BR PI0921510 B1 BRPI0921510 B1 BR PI0921510B1 BR PI0921510 A BRPI0921510 A BR PI0921510A BR PI0921510 A BRPI0921510 A BR PI0921510A BR PI0921510 B1 BRPI0921510 B1 BR PI0921510B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
plate element
elements
concrete plate
prestressed
support
Prior art date
Application number
BRPI0921510A
Other languages
English (en)
Inventor
Krecov Dejan
Stücklin Michael
Original Assignee
Cobiax Tech Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cobiax Tech Ag filed Critical Cobiax Tech Ag
Publication of BRPI0921510A2 publication Critical patent/BRPI0921510A2/pt
Publication of BRPI0921510B1 publication Critical patent/BRPI0921510B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04BGENERAL BUILDING CONSTRUCTIONS; WALLS, e.g. PARTITIONS; ROOFS; FLOORS; CEILINGS; INSULATION OR OTHER PROTECTION OF BUILDINGS
    • E04B5/00Floors; Floor construction with regard to insulation; Connections specially adapted therefor
    • E04B5/02Load-carrying floor structures formed substantially of prefabricated units
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04BGENERAL BUILDING CONSTRUCTIONS; WALLS, e.g. PARTITIONS; ROOFS; FLOORS; CEILINGS; INSULATION OR OTHER PROTECTION OF BUILDINGS
    • E04B5/00Floors; Floor construction with regard to insulation; Connections specially adapted therefor
    • E04B5/16Load-carrying floor structures wholly or partly cast or similarly formed in situ
    • E04B5/32Floor structures wholly cast in situ with or without form units or reinforcements
    • E04B5/326Floor structures wholly cast in situ with or without form units or reinforcements with hollow filling elements
    • E04B5/328Floor structures wholly cast in situ with or without form units or reinforcements with hollow filling elements the filling elements being spherical

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Panels For Use In Building Construction (AREA)
  • Reinforcement Elements For Buildings (AREA)
  • Manufacturing Of Tubular Articles Or Embedded Moulded Articles (AREA)
  • Bridges Or Land Bridges (AREA)
  • Rod-Shaped Construction Members (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Hall/Mr Elements (AREA)
  • Control Of Vending Devices And Auxiliary Devices For Vending Devices (AREA)
  • Read Only Memory (AREA)
  • Electrochromic Elements, Electrophoresis, Or Variable Reflection Or Absorption Elements (AREA)
  • Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
  • Audible-Bandwidth Dynamoelectric Transducers Other Than Pickups (AREA)
  • Breeding Of Plants And Reproduction By Means Of Culturing (AREA)
  • Scissors And Nippers (AREA)
  • Wire Processing (AREA)

Description

(54) Título: ELEMENTO DE PLACA DE CONCRETO PROTENDIDO (73) Titular: COBIAX TECHNOLOGIES AG. Endereço: Oberallmendstrasse 20A., 6301 Zug, SUIÇA(CH) (72) Inventor: MICHAEL STÜCKLIN; DEJAN KRECOV.
Prazo de Validade: 20 (vinte) anos contados a partir de 26/10/2009, observadas as condições legais
Expedida em: 04/12/2018
Assinado digitalmente por:
Liane Elizabeth Caldeira Lage
Diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados
1/13
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para ELEMENTO DE PLACA DE CONCRETO PROTENDIDO.
A presente invenção refere-se a um elemento de placa de concreto protendido de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, e a um uso preferencial de tal elemento de placa de concreto de acordo com a reivindicação 14, e a um método de fabricação de um elemento de placa de concreto de acordo com a reivindicação 15.
Já é conhecido produzir elementos particularmente finos de placa de concreto e assim, com mais preferência, construções de teto plano com base em elementos ocos incorporados nele. Os elementos de placa de concreto especificados aqui são então chamados de elementos reforçados não protendido, cujo reforço consiste em barras de reforço dispostas de forma ortogonal que absorvem as forças de tração que se desenvolvem no concreto. A eficiência estrutural desta tecnologia de construção leve permite, por exemplo, a construção de construções de teto plano finas, mas ainda com grandes vãos com eficiência de recurso simultâneo. Dependendo do diâmetro e da geometria dos elementos ocos, é possível a concretização de espessuras de teto de aproximadamente 20 cm.
Entretanto, com os então chamados elementos de placa de concreto protendidos, os elementos protendidos adicionais como cabos são instalados, sendo tensionados depois do endurecimento do concreto. Por isso, é possível criar forças adicionais que podem deslocar as cargas criadas pelo peso morto até um certo grau. Dependendo da disposição geométrica dos cabos, apenas uma força de compressão é criada através da protensão, ou seja, os cabos situam-se em paralelo ao teto plano ou adicionalmente uma força de deflexão que atua de forma perpendicular ao teto plano, no caso de uma forma de parábola ou trapézio ou então chamada posição livre dos cabos. A força de deflexão criada através da protensão varia na prática entre 80% e 100% do peso morto do teto. Dependendo do padrão de edificação, também é possível, além do peso morto, deslocar ainda a carga móvel que atua no teto através das forças de deflexão dos cabos de tensionamento.
2/13
Assim, os elementos de placa de concreto protendido também incluem os elementos de tensionamento, além das barras de reforço não protendidas. Em um caso extremo, a adição de reforço não protendido pode ser reduzido a um projeto mínimo, por exemplo, para acomodar as forças parasitas e limitadoras que ocorrem localmente e à medida que o reforço contra a superfície se rompe quando o peso morto e a carga móvel do elemento são completamente deslocados através das forças de deflexão.
Os dispositivos necessários para a protensão são os cabos de tensionamento, as buchas que circundam os cabos, os materiais de injeção que são introduzidos entre a bucha e o cabo depois do tensionamento dependendo do método de instalação, as cabeças de âncora, os acoplamentos, as ferramentas de suporte para as buchas e para os cabos e os dispositivos de tensionamento.
A massa do peso morto do teto a ser deslocado através das forças de deflexão dos cabos de tensionamento é diretamente proporcional à força de tensão aplicada e, consequentemente, à seção transversal dos cabos de tensionamento empregados.
Os cabos de tensionamento consistem em aço de alta resistência, que tem uma resistência à tração particularmente alta. A fabricação dos cabos está, portanto, sujeita a severas especificações de qualidade tendo como um resultado um custo muitas vezes mais alto dos cabos que os custos para o aço de reforço não protendido convencional.
Nas bordas do teto os cabos de protensão são ajustados nas cabeças de âncora que descarregam as tensões do cabo no concreto. Cada cabo de protensão exige suas próprias cabeças de âncora em ambas as bordas opostas do teto. Estas cabeças de âncora adicionalmente aumentam os custos.
O uso de protensão permite o fechamento de vãos maiores com a redução simultânea da espessura do teto e assim, do peso morto do teto. Além disso, a protensão permite o controle melhor da formação de rachaduras no concreto através da armação unida horizontal. Uma vantagem adicional da protensão são as deformações reduzidas do teto, com as quais o di3/13 mensionamento dos tetos de concreto frequentemente é o critério decisivo para a espessura do teto. Mediante o emprego de protensão, o tempo de construção pode ser adicionalmente otimizado uma vez que a madeira compensada de um teto protendido pode ser removida mais cedo.
Um aumento adicional da eficiência dos elementos de placa de concreto protendido ou reforçado não protendido, entretanto, não parece possível até hoje.
A publicação AU 505 760 B2 descreve os componentes de um elemento de placa de concreto que têm uma região que é oca em direção ao fundo e pode ser pré-fabricada de concreto. Estes componentes são, em seguida, dispostos um em relação ao outro no local e fixados. Para esta finalidade, elementos protendidos são usados que se estendem ao longo das bordas laterais dos respectivos componentes.
A publicação DE 12 22 643 B apresenta um elemento de placa de concreto que é pré-fabricado em uma planta de concreto. O elemento de placa de concreto na vista superior da sua superfície contém pelo menos uma região de elemento oco com elementos ocos ali contidos. Os elementos protendidos ou esteiras de reforço são moldados no fundo e na superfície do teto, estendendo-se um ao outro em duas direções em um ângulo reto.
É o objetivo da presente invenção fornecer um elemento de placa de concreto aprimorado que possa ser fabricado de forma cuidadosa em termos de material, que seja leve e capaz de transportar carga, bem como de custo eficaz.
Este objetivo é solucionado através de um elemento de placa de concreto e, com mais preferência, através de um elemento de teto de acordo com a reivindicação 1.
No contexto deste pedido, o termo disposição em formato de treliça dos elementos protendidos significa uma estrutura em que estes elementos cruzam um ao outro ou vários ângulos que não precisam ser necessariamente ângulos retos. Os elementos protendidos não precisam se estender em uma linha reta, mas, com mais preferência, com geometrias de
4/13 placa de concreto geometricamente sofisticadas também podem ser instalados de forma curva, por exemplo, arco de um formato em círculo, de forma parabólica ou ortogonal ou similar de modo a satisfazer o encaixe de carga relevante.
A invenção tem por base que os elementos protendidos que passaram pela região de elemento oco permitem apenas a protensão limitada devido ao material reduzido. Além disso, um problema geométrico surge uma vez que o espaço para acomodar estes elementos é consideravelmente restrito. Assim, se a instalação não era de modo algum possível no passado, a combinação de região de elemento oco e protensão não resultaria necessariamente na eficiência aprimorada do elemento de placa de concreto. A protensão excessiva nestas regiões pode até mesmo danificar o elemento de placa de concreto e assim, tornando-o imprestável.
Um ponto essencial da presente invenção consiste nas tiras de suporte especificamente reforçadas, que unem as regiões de suporte individual do elemento de placa de concreto umas às outras. Isso possibilita uma combinação híbrida das regiões de elemento oco e regiões protendidas de um elemento de placa de concreto, o que aumenta a o efeito de otimização em ambos os reforços de uma maneira técnica, econômica e ecológica.
A abordagem de empregar módulos inteiros com elementos ocos para reduzir o peso morto do teto conhecido dos tetos planos reforçados não protendido também pode ser aplicada aos tetos protendidos, em que ou apenas o peso morto ou as cargas inteiras são deslocados através dos cabos de protensão. Aqui, as vantagens técnicas de ambos os métodos podem ser combinadas e a redução do peso morto do teto comparado aos tetos de concreto reforçado não protendido de projeto sólido ou tetos protendidos pode ser ainda aumentada. As cargas que atuam nos elementos verticais, como os suportes, paredes e fundações de uma estrutura de transporte são assim reduzidas ainda mais. Ao mesmo tempo, o uso de material em termos de cabos de protensão e cabeças de âncora é otimizado ainda mais uma vez que o peso morto do teto adicionalmente reduzido por entre 25% e 30% tem uma influência diretamente proporcional na seção
5/13 transversal do cabo de protensão exigido. Além disso, o volume do concreto exigido é reduzido e a deformação do teto é adicionalmente reduzida.
Dependendo do contorno do teto e da grade de suporte, um planejador tem várias possibilidades de organizar os cabos. Ele pode, por exemplo, selecionar a protensão de área durante a qual os cabos são dispostos distribuídos de maneira uniforme por um comprimento e largura do teto. Outra opção é oferecida pela protensão da tira de suporte, em que os cabos são dispostos de uma maneira concentrada nas zonas que passam pelos suportes nas tiras dispostas de forma ortogonal uma em relação à outra. Entretanto, uma combinação de ambas as disposições também podem ser selecionadas em que uma direção já é trabalhada, a outra com o uso de tira de suportes.
Um reforço adicional do elemento de placa de concreto é alcançado pelo fato de que na sua vista lateral os elementos protendidos são instalados no elemento de placa de concreto similar à onda e sustentam eles mesmos em pelo menos um sistema de treliça de barras com os elementos ocos ali mantidos, cuja altura respectiva é adaptada ao formato da onda. Uma vez que o sistema de treliça descarrega as forças introduzidas a partir do elemento protendido além dos espaços ocos, estes são protegidos contra a destruição. Isso permite até agora a condução do elemento protendido desconhecida e assim, a protensão mesmo ao longo da região de elemento oco. Os desenvolvimentos preferenciais adicionais do elemento de placa de concreto de acordo com a invenção são mencionados nas subreivindicações e se referem aos tipos de reforço do elemento com área, tira de suporte e protensão combinadas.
No evento da protensão de área, a tira de suporte de preferência compreende pelo menos uma região de material sólido através da qual as cargas introduzidas podem ser descarregadas. Entretanto, de modo a obter uma construção particularmente leve, prefere-se aqueles campos adjacentes de forma lateral da estrutura em formato de treliça pelo menos de 1 tira de transporte longa com as regiões de elemento oco que são dispostas entre duas tiras de suportes.
6/13
Entretanto, no caso da protensão da tira de suporte, os elementos protendidos adicionais são, de preferência, dispostos na direção longitudinal de uma tira de suporte para reforçar o elemento de placa de concreto. Estes elementos protendidos não precisam necessariamente se estender lateralmente pela tira. Eles podem, com mais preferência, ser dispostos distribuídos por sua largura ou ser localizados apenas na região mediana. Estes elementos protendidos adicionais também podem ser configurados comparativamente mais espessos que outros.
Alternativamente ou adicionalmente, os elementos protendidos que se estendem na direção longitudinal de uma tira de suporte podem, eles mesmos, ser reforçados, por exemplo, ter uma seção transversal maior ou um material de resistência à tração maior que outros elementos protendidos. Para reduzir o peso, uma tira de suporte pode compreendem pelo menos uma região de elemento oco.
No caso de protensão adicional combinada de área e de tira de suporte, os elementos protendidos de material sólido podem, por exemplo, ser fornecidos dentro de uma tira de suporte, enquanto outra tira de suporte só é reforçada de forma lateral e compreende as regiões de elemento oco. Para reforçar ainda mais a tira de suporte, os elementos protendidos adicionais podem ser fornecidos, sendo distribuídos por sua largura ou apenas se estendendo no seu centro. Se estes elementos protendidos se engatarem pelas regiões de elemento oco da tira de suporte, estas são fornecidas com protensão reduzida. A redução de peso do elemento de placa de concreto pode ser alcançada através de transporte das tiras que se estendem na estrutura de treliça entre as tira de suportes.
Em cada um dos casos, um elemento de placa de concreto é obtido sendo particularmente simples na construção e pode ser carregado em uma única direção se sua estrutura em formato de treliça formar uma grade de campos retangulares. Dependendo do caso de aplicação, qualquer outra estrutura que consiste em elementos protendidos que se estendem em uma linha reta ou linha curva também pode ser fornecida, que se cruzam em um determinado ou uma pluralidade de ângulos diferentes.
7/13
É preferencial que as hastes dos sistemas de treliça em relação a uma normal da superfície do elemento de placa de concreto sejam dispostas com uma orientação ligeiramente oblíqua. Os módulos desenvolvidos de tal maneira deslocam assim a redução local da capacidade de transporte da carga de força transversal da seção transversal de placa de concreto causada através dos elementos ocos. Além disso, estas barras em treliça podem absorver as protensões parasitas locais de forma vertical ao plano do teto geradas no concreto através da protensão se aplicável.
Além disso, nas zonas cobertas pelos cabos de protensão, onde os cabos na região inferior da seção transversal do teto se estendem em paralelo ao plano do teto, os módulos adicionais podem ser instalados se exigido. Para este fim, estes são posicionados por meio de um espaçador em um espaçamento adequado para os cabos de protensão e acima destes, dependendo dos padrões e dos detalhes do fabricante para a blindagem mínima do concreto dos cabos. Entretanto, o diâmetro do elemento oco que pode ser empregado é reduzido se aplicável.
As tiras laterais das regiões de elemento oco ainda podem ser reforçadas pelo fato de que o sistema de treliça compreende as barras de suporte que na direção longitudinal se projetam por uma região de recepção para os elementos ocos e sobre a qual os elementos protendidos são instalados. O suporte lateral pode ainda ser aprimorado pelo fato de que os sistemas de treliça individuais de barras com os elementos ocos ali mantidos são então dispostos um em relação ao outro tal que as suas barras de suporte em ambos os lados se sobrepõem mutuamente uma sobre a outra. Ao mesmo tempo, o reforço que na direção longitudinal se estende por pelo menos dois sistemas de treliça é criado.
Dependendo das especificações estruturais, pode ser preferencial, entretanto, que os sistemas de treliça compreendam as regiões de recepção que não contêm quaisquer elementos ocos e sobre as quais os elementos protendidos são instalados. Como um resultado, um reforço extremamente flexível do elemento de placa de concreto mesmo sobre as regiões que contêm os elementos ocos, mas apesar da protensão da área exis8/13 tente ou tira de suporte, exige reforço adicional é possível.
De preferência, o elemento de placa de concreto de acordo com a invenção é para ser usado como elemento de teto uma vez que especialmente as cargas que ocorrem neste local exigem baixo peso e grande capacidade de transporte de carga da construção de teto. Entretanto, seu uso não é apenas limitado a isso uma vez que também pode ser utilizado em qualquer outra forma de aplicação onde os elementos particularmente leves e ainda particularmente resistentes são, ao mesmo tempo, exigidos. Isso não é apenas o caso de construção residencial e comercial, mas também inclui, com mais preferência, usinas elétricas, pontes, represas, etc.
O objetivo supracitado é solucionado também através de um método para produzir um elemento de placa de concreto de acordo com a reivindicação 15.
Um ponto substancial do método de acordo com a invenção consiste na sua capacidade de execução simples tanto na aplicação de concreto clássico in-situ quanto também nos elementos pré-fabricados fabricados em uma planta de pré-moldagem com concreto. A aplicação deste método é concebível tanto para o uso com concreto de composição convencional quanto para a qualidade, bem como para o concreto de mistura e conceito alternativo, como concreto leve e fibra de concreto. Os sistemas em treliça com os elementos ocos ali contidos são, de preferência, fornecidos como módulos.
Estes módulos são diretamente instalados nas zonas do teto não ocupadas pelos cabos de protensão entre o reforço não protendido inferior e superior. Se nas zonas ocupadas pelos módulos não for fornecido nenhum reforço não protendido, os módulos são diretamente posicionados nos espaçadores com descanso na madeira compensada. Isso é vantajoso na medida em que a seção transversal do teto através da ausência das camadas de reforço não protendido superior e/ou inferior pode ser melhor utilizada em favor dos módulos. Levando em consideração a cobertura de concreto mínima inferior e superior dos módulos, os elementos ocos maiores podem ser empregados como um resultado.
9/13
Com a protensão de área ou tira de suporte, os elementos pretendidos podem adicionalmente reforçar o elemento de placa de concreto que se estende pelas regiões de elemento oco. Aqui, estes elementos não precisam ter a tensão básica da área ou tiras de suporte, mas podem ser pretendidos a um grau inferior. O reforço não pretendido não é mais totalmente exigido, de modo que um espaçamento maior entre os módulos e as superfícies do elemento de placa de concreto pode ser utilizado para acomodar os elementos pretendidos. Aqui, os módulos podem servir de forma simultânea como auxílio de suporte para os cabos pretendidos. Nesse caso, os módulos no tamanho escalonado são selecionados de acordo com um curso geométrico dos cabos de protensão e nas regiões onde os cabos de protensão são localizados na região superior da seção transversal do teto, posicionados sob os cabos de protensão. Por isso, as áreas adicionais podem ser cobertas com os módulos e os pesos salvos adicionalmente otimizados, bem como os auxílios de suporte convencionais salvos. Além disso, a geometria dos módulos usada aqui pode ainda ser adaptada às circunstâncias e aos requisitos específicos dos cabos de protensão, se exigido. De preferência, o pelo menos um elemento pretendido é posicionado nas barras de suporte do sistema de treliça que na direção longitudinal se projetam por uma região de recepção para os elementos ocos. Como um resultado, as regiões finais receptivas do sistema de treliça podem ser adicionalmente reforçadas uma vez que nenhum elemento oco será mais posicionado nesse local.
Em uma maneira vantajosa, pelo menos dois sistemas de treliça também são instalados aqui sendo que suas respectivas barras de suporte sobrepõem umas às outras. Por outro lado, isso fornece mais suporte para os elementos pretendidos. No caso dos tetos, onde o reforço não pretendido é inteiramente omitido ou tal é apenas localizado instalado em certas áreas do teto, ou apenas um mínimo do reforço não pretendido é exigido, a presença dos módulos tem o efeito de que as barras longitudinais inferiores e superior dos módulos podem ser consideradas como reforço adicional não pretendido. Por isso, o reforço mínimo adicional pode ser reduzido pelo me10/13 nos na direção do reforço dos módulos e a função do reforço de rachadura parcial ou completamente assumida pelos módulos. Entretanto, para que isso seja possível é preciso garantir que as protusões das barras longitudinais dos módulos se estendem por uma dimensão de sobreposição definida pelos padrões e subsequentemente dispostas em uma maneira a se sobrepor. Por isso, a continuidade do reforço exigida pelos padrões é alcançada.
A seguir, a invenção é explicada por meio de exemplos em que a referência é feita às figuras anexas. As partes idênticas ou que atuam da mesma forma são dotadas de figuras de referência idênticas. Como é mostrado:
figura 1 a construção esquemática de um elemento de placa de concreto de acordo com a invenção com protensão de área em uma vista superior da sua superfície;
figura 2 a construção esquemática de um elemento de placa de concreto de acordo com a invenção com protensão em tira de suporte em uma vista superior da sua superfície;
figura 3 uma vista lateral do primeiro e do segundo elemento de placa de concreto com um curso de um elemento protendido por sistemas de treliça com elementos ocos mantidos ali;
figura 4 um sistema de treliça de acordo com a invenção com os elementos ocos mantidos ali e barras protuberante; e figura 5 uma combinação de dois sistemas de treliça da figura 4 dispostos de uma forma a se sobrepor ao redor das barras protuberantes.
A figura 1 mostra a construção esquemática de um elemento de placa de concreto 10 de acordo com a invenção com protensão de área em uma vista superior da sua superfície 11.0 elemento 10 nesse caso compreende as regiões de elemento oco 20 e as regiões de suporte 30. Neste exemplo, dispostos de forma ortogonal, os elementos protendidos 40 formam uma estrutura em formato de treliça 50 cujos respectivos campos 51 limitam as regiões 20 e 30. Os campos adjacentes de forma lateral 51 formam as tiras de suporte 60 que conectam as regiões de suporte 30 uma à outra pelos campos 51, em que estes campos são concretizados como regiões de
11/13 material sólido para o reforço da tira de suporte. Os campos adjacentes de forma lateral 51 em contraste formam fileiras de tiras de transporte longas 80 com as regiões de elemento oco 20 que já são protendidas através dos elementos protendidos 40. Tal elemento de placa de concreto 10 é, de preferência, empregado como um elemento de teto que é montado nas regiões de suporte 30. Em conjunto com a protensão de área através do sistema de treliça 50, as tiras de suporte 60 de material sólido fornecem a estabilidade adequada para as tiras de transporte 80 que se estendem no meio de modo que um elemento de teto é criado, sendo leve e ainda capaz de transportar a carga ao mesmo tempo. Através da instalação de ângulo reto dos elementos protendidos 40, a fabricação simples e de baixo curso do elemento 10 é, ao mesmo tempo, garantida.
A figura 2 mostra a construção esquemática de um elemento de placa de concreto 10’ com a protensão de tira de suporte de acordo com a invenção em uma vista superior da sua superfície 11’. Novamente, o elemento 10’ compreende as regiões de elemento oco e de suporte 20 e 30. Aqui também, os elementos protendidos 40 orientados de forma ortogonal formam uma estrutura em formato de treliça 50 cujos campos 51 limitam as regiões 20 e 30. Ao longo das tiras de suporte 60, que se estendem de forma ortogonal uma em relação à outra pelo elemento de placa de concreto 10’, os elementos protendidos 40 são, entretanto, reforçados, neste exemplo de projeto duplo. Entretanto, para o reforço, uma seção transversal maior e/ou um material de maior resistência à tração dos elementos protendidos podem ser fornecidos. As tiras de suporte 60 são assim reforçadas de tal maneira que este caso também compreende as regiões de elemento oco que resultam no elemento 10’ mais leve. Através do reforço das tiras de suporte 60, as tiras de transporte 80 podem ser dotadas de grandes regiões de elemento oco 20 de área que se estendem de forma vertical e horizontal entre as tira de suportes 60. Embora todos os campos 51 possíveis aqui sejam concretizados com regiões de elemento oco 20, não apenas um peso ótimo, mas também uma capacidade ótima de transporte de peso é assim, alcançada com tal elemento 10’. Aqui também, a instalação de ângulo reto
12/13 dos elementos protendidos 40 possibilita a fabricação simples e de baixo custo do elemento 10’.
A figura 3 mostra uma vista lateral do primeiro e do segundo elemento de placa de concreto 10, 10’ com um curso de um elemento protendido 40 pelos sistemas de treliça 90 com os elementos ocos 21 ali mantidos. O tamanho dos sistemas de treliça 90 aqui é então selecionado que este determina o curso do elemento protendido 40. Os sistemas de treliça são construídos de barras 91 cuja, por exemplo, armação em formato de trapézio, por um lado, produz particuiarmente alta estabilidade e, por outro lado, particuiarmente alta descarga de força da protensão do elemento protendido 40 no material. O elemento protendido 40 aqui descansa nas barras longitudinais 91 dos sistemas de treliça 90 que se estendem de forma vertical ao plano de lâmina. Estas barras 91 têm um efeito de reforço que corresponde àquele de um reforço 100 e podem até mesmo substituir o reforço 100 mediante as circunstâncias ainda a serem descritas a seguir. A combinação dos sistemas de treliça 90 e dos elementos protendidos 40 possibilita a protensão nas regiões de elemento oco 20 dos elementos de placa de concreto 10, 10’ das figuras 1 e 2 e assim, reforço do elemento 10, 10’.
A figura 4 mostra um sistema de treliça 90 de acordo com a invenção com barras ocas 21 ali mantidas e protuberantes 92 que se projetam pelas regiões de recepção 93 para os elementos ocos 21. O elemento protendido 40, apenas mostrado como exemplo na figura 3, pode, entretanto, ser instalado em qualquer ponto desejado, por exemplo, pela barra longitudinal mais distante 91 do sistema de treliça 90. Entretanto, é vantajoso guiálo por, por exemplo, a barra de suporte mais distante 92 do sistema de treliça 90 em uma e em outra extremidade do sistema de treliça 90 uma vez que essas extremidades são preenchidas com material sólido que permite uma protensão maior e assim, o reforço. Obviamente, também é possível remover os elementos ocos 21 individuais do sistema de treliça 90 de modo a criar zonas de materiais sólidos nesta localização ou estas localizações nas quais o reforço específico através de, particuiarmente, elementos altamente protendidos 40 é fornecido.
13/13
A figura 5 finalmente mostra uma combinação de dois sistemas de treliça 90 da figura 4 dispostos de uma maneira a se sobrepor ao redor das barras de projeção 92. Devido a essa sobreposição, todas as barras longitudinais 91 de ambos os sistemas de treliça 90 atuam como os reforços
100 orientados de modo correspondente na figura 3. Ao mesmo tempo, as barras de sobreposição 92 fornecem um suporte mais estável para o cabo de protensão 40 da mesma forma mostrada se for instalado sobre estas barras 92.
Através das medidas apresentadas de acordo com a invenção, o reforço calculado de um elemento de parede dependendo do uso planejado se torna possível. O elemento de placa de concreto de acordo com a invenção tem uma capacidade de transporte de carga claramente maior e é simultaneamente mais leve em peso que um elemento de placa de concreto conhecido. A construção simples permite a fabricação com boa relação cus15 to/benefício ao mesmo tempo. Devido a essa eficiência, prefere-se empregar como um elemento de teto que transporta por amplas áreas.
1/3

Claims (16)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Elemento de placa de concreto protendido (10), em particular a um elemento de placa de concreto fabricado de acordo com o método de concreto in-situ ou pré-fabricado em uma planta de pré-moldagem com concreto que na vista superior da sua superfície (11) compreende pelo menos uma região de elemento oco (20) com elementos ocos (21) ali contidos e pelo menos uma região de suporte (30) para sustentar ou manter o elemento de placa de concreto (10) sem os elementos ocos (21), bem como os elementos protendidos (40) para reforçar o elemento de placa (10), que são, cada um, instalados através do elemento de placa de concreto (10) e formam uma estrutura em formato de treliça (50), em que os campos individuais (51) desta estrutura (50) estabelecem um suporte ou região de elemento oco (20, 30) e campos lateralmente adjacentes (51) da estrutura em formato de treliça (50) de pelo menos uma tira de suporte longa (60) que une as regiões de suporte individuais (30) umas às outras e que é incorporada de uma maneira reforçada, caracterizado pelo fato de que os elementos protendidos (40), que em uma vista lateral do elemento de placa de concreto (10) são instalados no elemento de placa de concreto (10) similar à onde e que sustentam eles mesmos em pelo menos um sistema de treliça (90) de barras (91) com elementos ocos (21) mantidos nele, cuja altura respectiva é própria para o formato ondulado.
  2. 2. Elemento de placa de concreto (10), de acordo com a reivindicação 1, em que a pelo menos uma tira de suporte (60) compreende pelo menos uma região de material sólido(70).
  3. 3. Elemento de placa de concreto (10), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que os campos lateralmente adjacentes (51) da estrutura em formato de treliça (50) formam pelo menos uma tira de transporte longa (80) com as regiões de elemento oco (20) que são dispostas entre as duas tiras de suporte (60).
  4. 4. Elemento de placa de concreto (10), de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, em que na direção longitudinal pelo menos de uma tira de suporte (60) adicional , os elementos protendidos (40)
    2/3 são fornecidos.
  5. 5. Elemento de placa de concreto (10), de acordo com a reivindicação 4, em que os elementos protendidos (40) adicionais são dispostos distribuídos por uma largura da pelo menos uma tira de suporte (60) ou estão localizadas na sua região mediana.
  6. 6. Elemento de placa de concreto (10), de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, em que na direção longitudinal de uma tira de suporte (60), os elementos protendidos (40) reforçados são fornecidos, que são reforçados quando comparados a outros elementos protendidos (40).
  7. 7. Elemento de placa de concreto (10), , de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, em que uma tira de suporte (60) compreende pelo menos uma região de elemento oco (20).
  8. 8. Elemento de placa de concreto (10), de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, em que a estrutura em formato de treliça (50) forma uma grade de campos retangulares.
  9. 9. Elemento de placa de concreto (10), de acordo com a reivindicação 8, em que as barras (91) dos sistemas de treliça (90) são dispostas de uma maneira ligeiramente oblíqua em relação ao normal da superfície (11) do elemento de placa (10).
  10. 10. Elemento de placa de concreto (10), de acordo com a reivindicação 8 ou 9, em que o sistema de treliça (90) compreende as barras de suporte (92) que na direção longitudinal se projetam por uma região de recepção (93) para os elementos ocos (21) e através da qual os elementos protendidos (40) são instalados.
  11. 11. Elemento de placa de concreto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 10, em que os sistemas de treliça (90) compreendem as regiões de recepção (93) que não contêm quaisquer elementos ocos (21) e através das quais os elementos protendidos (40) são instalados.
  12. 12. Elemento de placa de concreto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 11, em que os sistemas de treliça individu3/3 ais (90) das barras (91) com os elementos ocos (21) ali mantidos são dispostos um em relação ao outro de tal maneira que suas barras de suporte (92) em ambos os lados sobrepõem mutalmente uma à outra.
  13. 13. Uso do elemento de placa de concreto (10), como definido 5 em qualquer das reivindicações anteriores, como elemento de teto.
  14. 14. Método para fabricar um elemento de placa de concreto (10), com mais preferência, um elemento de placa de concreto como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 12, com as etapas:
    - posicionar um reforço não protendido (100) inferior em espaça10 dores de uma madeira compensada;
    - posicionar pelo menos um sistema de treliça (90) de barras (91) com os elementos ocos (21) ali mantidos no reforço (100) ou nos espaçadores;
    - posicionar pelo menos um elemento protendido (40) no pelo 15 menos um sistema de treliça (90);
    - posicionar um reforço não protendido (100) superior no pelo menos um sistema de treliça (90) ou nos compartimentos de espaçamento;
    - introduzir e inicialmente endurecer a primeira camada de concreto para prender os elementos ocos (21) contra a pressão de elevação;
    20 - introduzir e endurecer uma segunda camada de concreto para produzir a espessura final do elemento de placa (10);
    - protender os elementos protendidos (40) para reforçar o elemento de placa (10).
  15. 15. Método, de acordo com a reivindicação 14, em que o pelo 25 menos um elemento protendido (40) é posicionado nas barras de suporte (92) do sistema de treliça (90) que na direção longitudinal se projetam por uma região de recepção (93) para os elementos ocos (21).
  16. 16. Método, de acordo com a reivindicação 15, em que os pelo menos dois sistemas de treliça (90) são instalados de modo que suas res30 pectivas barras de suporte (92) se sobreponham uma à outra.
    1/5
BRPI0921510A 2008-11-19 2009-10-26 elemento de placa de concreto protendido BRPI0921510B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP08405282A EP2189586B1 (de) 2008-11-19 2008-11-19 Plattenelement mit Verstärkung
PCT/CH2009/000342 WO2010057322A1 (en) 2008-11-19 2009-10-26 Prestressed slab element

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0921510A2 BRPI0921510A2 (pt) 2016-03-08
BRPI0921510B1 true BRPI0921510B1 (pt) 2018-12-04

Family

ID=40434930

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0921510A BRPI0921510B1 (pt) 2008-11-19 2009-10-26 elemento de placa de concreto protendido

Country Status (26)

Country Link
US (1) US8590230B2 (pt)
EP (1) EP2189586B1 (pt)
JP (1) JP5619017B2 (pt)
KR (1) KR101615407B1 (pt)
CN (1) CN102216540B (pt)
AT (1) ATE504704T1 (pt)
AU (1) AU2009317842A1 (pt)
BR (1) BRPI0921510B1 (pt)
CA (1) CA2744095A1 (pt)
CY (1) CY1112573T1 (pt)
DE (1) DE502008003131D1 (pt)
DK (1) DK2189586T3 (pt)
ES (1) ES2367069T3 (pt)
HK (1) HK1162630A1 (pt)
HR (1) HRP20110500T1 (pt)
MX (1) MX2011005149A (pt)
MY (1) MY154091A (pt)
NZ (1) NZ593215A (pt)
PL (1) PL2189586T3 (pt)
PT (1) PT2189586E (pt)
RU (1) RU2516174C2 (pt)
SA (1) SA109300688B1 (pt)
SI (1) SI2189586T1 (pt)
TW (1) TW201030221A (pt)
WO (1) WO2010057322A1 (pt)
ZA (1) ZA201104033B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102015009485B4 (de) * 2015-07-21 2019-11-21 Andrej Albert Anordnungen von Verdrängungskörpern zum Einbringen in Stahlbetonbauteile, Verdrängungskörper und zur Sicherung der Verdrängungskörper dienende Halte- und Abstandselemente sowie Stahlbetonbauteil
DE102020126633A1 (de) * 2020-10-12 2022-04-14 Studio Werner Sobek Gmbh Anordnung zur Integration in ein Bauteil, vorzugsweise Gradienten-Bauteill
US11566423B2 (en) 2021-03-08 2023-01-31 Plascon Plastics Corporation Lattice of hollow bodies with reinforcement member supports
FR3132725A1 (fr) * 2022-02-11 2023-08-18 Lesage Developpement Dalle de plancher à rupture de pont thermique, procédé de fabrication d’un plancher et plancher obtenu

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1222643B (de) 1962-01-11 1966-08-11 Leopold Mueller Ein- oder zweiachsig gespannte Beton-Hohlplattendecke und Aussparungskoerper hierfuer
AU505760B2 (en) 1976-07-14 1979-11-29 Plan-Tek A/S Building construction
DE2964741D1 (en) * 1979-10-30 1983-03-17 Kaiser Omnia Bausysteme Three-dimensional lattice girder
EP0065089B1 (de) * 1981-05-18 1984-12-05 Carl, Heinz, Ing.grad. Verdrängungskörper
US4702048A (en) * 1984-04-06 1987-10-27 Paul Millman Bubble relief form for concrete
DK166462B1 (da) * 1990-10-01 1993-05-24 Joergen Breuning Plant, dobbeltspaendt jernbetonhuldaek og fremgangsmaade til fremstilling heraf
AT398218B (de) * 1993-01-12 1994-10-25 Avi Alpenlaendische Vered Deckenkonstruktion und verfahren zum herstellen derselben
AU6423594A (en) * 1994-03-10 1995-09-25 Jorgen Lassen Element for use in making a reinforced concrete structure with cavities, filler body for making such an element, and method of making a reinforced concrete structure with cavities
US6263629B1 (en) * 1998-08-04 2001-07-24 Clark Schwebel Tech-Fab Company Structural reinforcement member and method of utilizing the same to reinforce a product
JP2000120203A (ja) 1998-10-15 2000-04-25 Toshio Takemoto 鉄筋コンクリート中空スラブおよびその製造方法
JP2002004476A (ja) * 2000-06-20 2002-01-09 Mitsui Constr Co Ltd スラブ構築方法
JP2003321894A (ja) 2002-03-01 2003-11-14 Mon:Kk 平面格子中空コンクリートスラブ及び押さえ金物
RU2241809C1 (ru) * 2003-03-31 2004-12-10 Орловский государственный технический университет Многопустотная железобетонная плита перекрытия
EP1568827A1 (de) * 2004-02-25 2005-08-31 Cobiax Technologies AG Verfahren und Hilfsmittel zur Herstellung von Betonteilen, insbesondere von Betonhalbzeug und/oder von Betondecken sowie Hilfsmittel zur Herstellung von Betondecken
US7540121B2 (en) * 2004-08-13 2009-06-02 Bam Ag Steel-concrete hollow bodied slab or ceiling
CN2878587Y (zh) * 2006-04-05 2007-03-14 江苏双良复合材料有限公司 建筑平面模板
EP2024580A1 (de) * 2006-05-30 2009-02-18 Technische Universität Wien Flächige beton-tragkonstruktion sowie verfahren zur herstellung derselben
PT2075387E (pt) * 2007-12-28 2014-12-02 Cobiax Technologies Ag Módulo para fabrico de componentes de betão
KR100887706B1 (ko) 2008-06-05 2009-03-12 주식회사 신화엔지니어링 슬래브 속에 매설되는 스페이서 및 이를 이용한 슬래브

Also Published As

Publication number Publication date
JP5619017B2 (ja) 2014-11-05
DE502008003131D1 (de) 2011-05-19
RU2516174C2 (ru) 2014-05-20
EP2189586A1 (de) 2010-05-26
TW201030221A (en) 2010-08-16
RU2011119646A (ru) 2012-12-27
ES2367069T3 (es) 2011-10-28
WO2010057322A1 (en) 2010-05-27
DK2189586T3 (da) 2011-07-25
HK1162630A1 (en) 2012-08-31
KR20110088563A (ko) 2011-08-03
CN102216540A (zh) 2011-10-12
EP2189586B1 (de) 2011-04-06
ZA201104033B (en) 2012-02-29
US8590230B2 (en) 2013-11-26
BRPI0921510A2 (pt) 2016-03-08
SI2189586T1 (sl) 2011-08-31
HRP20110500T1 (hr) 2011-08-31
KR101615407B1 (ko) 2016-04-25
AU2009317842A1 (en) 2010-05-27
PL2189586T3 (pl) 2011-09-30
CN102216540B (zh) 2013-10-23
MX2011005149A (es) 2011-09-22
MY154091A (en) 2015-04-30
CY1112573T1 (el) 2016-02-10
ATE504704T1 (de) 2011-04-15
CA2744095A1 (en) 2010-05-27
NZ593215A (en) 2013-01-25
SA109300688B1 (ar) 2013-11-04
JP2012509421A (ja) 2012-04-19
PT2189586E (pt) 2011-07-11
US20110258949A1 (en) 2011-10-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101225662B1 (ko) 조립식 프리캐스트 격자형 강합성 바닥판 및 그 시공방법
BRPI0921510B1 (pt) elemento de placa de concreto protendido
KR20100065245A (ko) 중공 슬래브 시공용 2방향 경량체
JP2007254974A (ja) 形鋼を用いた鋼・コンクリートの複合構造のプレストレストコンクリート床版橋とこのプレストレストコンクリート床版橋の施工方法
KR101329443B1 (ko) 포스트텐션 방식으로 연속화된 프리캐스트 콘크리트 슬래브를 이용한 건축물용 프리캐스트 콘크리트 골조 및 그의 시공방법
KR100720067B1 (ko) 아치형 플레이트를 이용한 합성 보의 시공방법
RU2638597C2 (ru) Система и способ для двухосной сборной легковесной бетонной плиты
CN112160479B (zh) 一种肋板骨架混凝土现浇板
EA006124B1 (ru) Железобетонная кровельно-потолочная конструкция с двойным предварительным напряжением с решетчатым плоским потолком для крайне больших пролётов
KR102170635B1 (ko) 비용절감형 중공pc 바닥판넬
KR101709209B1 (ko) 돌출형 케이블과 트러스구조로 변단면 구조를 보강하여 강성을 증대시킨 저형고 pc콘크리트빔 구조
CN114075855A (zh) 一种大跨度双向预应力砼密肋夹心叠合楼板
KR101541454B1 (ko) 장스팬 바닥판 시스템
CN210238889U (zh) 一种钢木混合预制楼板
JP2022037522A (ja) 梁の施工方法、及び梁型枠支持構造
KR101447537B1 (ko) 연속화모듈을 이용한 프리캐스트 바닥판 연속화 방법
KR101004221B1 (ko) 포스트텐션으로 연속화된 와플형 슬래브 시스템 및 포스트텐션닝 방법
KR20100022703A (ko) Gfrp 소재의 데크플레이트를 이용한 합성슬래브
RU2796280C1 (ru) Железобетонная пустотная плита
JP6232190B2 (ja) 目地構成部材、コンクリート打設方法、コンクリート構造物
CN220747386U (zh) 一种双向密肋钢筋桁架混凝土组合免拆模板
CN220620635U (zh) 一种双向密肋钢筋桁架混凝土空心楼盖组合板
KR101044469B1 (ko) 돌출보가 부착된 프리스트레스트 콘크리트 거더
CN211368416U (zh) 一种预制桥面板用浇筑模板及桥面板
CN213418184U (zh) 预制屋面板及屋顶结构

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/10/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment