BRPI0918711B1 - Artigo absorvente - Google Patents

Artigo absorvente Download PDF

Info

Publication number
BRPI0918711B1
BRPI0918711B1 BRPI0918711-1A BRPI0918711A BRPI0918711B1 BR PI0918711 B1 BRPI0918711 B1 BR PI0918711B1 BR PI0918711 A BRPI0918711 A BR PI0918711A BR PI0918711 B1 BRPI0918711 B1 BR PI0918711B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
absorbent article
sensor
conductive
article
signaling device
Prior art date
Application number
BRPI0918711-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas Michael Ales
Andrew Mark Long
Chuck R. Tomsovic
Davis-Dang H. Nhan
Shirlee Ann Weber
Jason C. Cohen
Shawn Jeffrey Sullivan
Xuedong Song
Original Assignee
Kimberly-Clark Worldwide, Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kimberly-Clark Worldwide, Inc filed Critical Kimberly-Clark Worldwide, Inc
Publication of BRPI0918711A2 publication Critical patent/BRPI0918711A2/pt
Publication of BRPI0918711B1 publication Critical patent/BRPI0918711B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F13/00Bandages or dressings; Absorbent pads
    • A61F13/15Absorbent pads, e.g. sanitary towels, swabs or tampons for external or internal application to the body; Supporting or fastening means therefor; Tampon applicators
    • A61F13/42Absorbent pads, e.g. sanitary towels, swabs or tampons for external or internal application to the body; Supporting or fastening means therefor; Tampon applicators with wetness indicator or alarm

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Absorbent Articles And Supports Therefor (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)

Abstract

"sistemas de detecção remota para artigos absorventes". a presente invenção descreve sistemas de sinalização, os quais indicam uma mudança em um artigo absorvente, tal como a presença de um fluído do corpo. os vários sistemas de sinalização diferentes descritos não incluem quaisquer elementos condutores contidos no interior do artigo, conforme eram necessários no passado. ao invés disso as mudanças são monitoradas a partir da cobertura externa do artigo. em uma modalidade, por exemplo, zonas condutoras são formadas diretamente na cobertura externa para formação do sistema de sinalização. alternadamente, um sensor pode ser montado na cobertura externa do artigo, para monitorar mudanças dentro do artigo. o sensor pode compreender, por exemplo, um sensor de temperatura, um sensor de condutividade , um sensor óptico, um sensor de vibração, um sensor de unidade, um sensor de expansão de material, um sensor químico ou similares.

Description

HISTÓRICO
[01] Artigos absorventes, tais como fraldas, calças de treinamento, produtos para incontinência, produtos para higiene feminina, roupas íntimas para natação, e os similares convencionalmente incluem um revestimento voltado para o corpo permeável a líquido, uma cobertura externa impermeável a líquido e um núcleo absorvente. Tipicamente, o núcleo absorvente localizado entre a cobertura externa e o revestimento para absorver e reter líquidos (por exemplo, urina) exsudados pelo usuário.
[02] O núcleo absorvente pode ser feito de, por exemplo, partículas superabsorventes. Muitos artigos absorventes, especialmente aqueles vendidos sob o nome comercial HUGGIESTM, pela Kimberly-Clark Corporation, são tão eficientes em absorver líquidos que é, algumas vezes, difícil se dizer se o artigo absorvente foi descarregado com um fluido do corpo.
[03] Consequentemente, vários tipos de indicadores eletrônicos de umidade ou de condição molhada foram sugeridos para uso em artigos absorventes. Os indicadores de umidade podem incluir dispositivos de alarme, que são projetados para auxiliar os pais ou atendentes a identificar uma condição de fralda umedecida precocemente. Esses dispositivos podem produzir um sinal audível, tátil, eletromagnético ou visual.
[04] Em algumas modalidades, por exemplo, fios ou películas condutoras têm sido dispostos nos artigos absorventes, que se estendem do artigo até a traseira do artigo. Os materiais condutores servem como entes condutores para um dispositivo de sinalização e formam um circuito aberto no artigo que pode ser fechado quando um fluido do corpo, tal como urina, fechar o circuito.
[05] A incorporação de entes condutores a artigos absorventes, contudo, causou vários problemas. Por exemplo, artigos absorventes, tipicamente, são produzidos em massa em maquinários que se movem muito rapidamente. A incorporação de entes condutores a um artigo absorvente, em velocidades de máquina convencionais tem sido problemática.
[06] Em adição, artigos absorventes embalados são tipicamente alimentados através de um detector de metais, para assegurar que não haja objetos estranhos contidos na embalagem. Se os entes condutores forem feitos a partir de ou contiverem um metal, o detector de metais pode ser ativado, registrando um falso positivo. A incorporação de materiais metálicos a artigos absorventes também pode causar problemas para aqueles usando vestimentas, ao se tentar passar através de portais de segurança, que incluam detectores de metais..
[07] Em vista do acima, atualmente, existe uma demanda por um sistema de sinalização para um artigo absorvente, que não exija que elementos condutores contendo metal ou outros dispositivos sejam inseridos no interior do artigo.
RESUMO
[08] De maneira geral, a presente invenção é dirigida a vários sistemas de sinalização, que são particularmente bem adequados para uso conjunção com artigos absorventes. Os sistemas de sinalização, por exemplo, podem ser conectados a um dispositivo de sinalização, que possa ser configurado para emitir um sinal, tal como um sinal audível, tátil, eletromagnético ou visual, para indicação a um usuário de que um fluido do corpo está presente no artigo absorvente. Por exemplo, em uma modalidade, o artigo absorvente compreende uma fralda e o sistema de sinalização é configurado para indicar a presença de urina ou um movimento intestinal. Em outros artigos absorventes, entretanto, os sistemas de sinalização podem ser configurados para indicar a presença de levedura ou de metabólitos.
[09] Mais particularmente, a presente invenção é dirigida a sistemas de sinalização para artigos absorventes, que possam detectar a presença de um fluido do corpo sem se ter que colocar ou inserir elementos condutores no interior do artigo. Por exemplo, em uma modalidade, um sensor pode ser montado em uma superfície externa do artigo absorvente, que seja capaz de sentir uma mudança no interior do artigo, que indique a presença de um fluido do corpo, tal como urina. Em uma modalidade alternativa, zonas condutoras podem ser formadas sobre a cobertura externa do artigo absorvente, as quais possam ser conectadas a um dispositivo de sinalização. Uma vez que um fluido do corpo, tal como urina, entre em contato com a cobertura externa, uma conexão elétrica é formada entre as zonas condutoras sobre a cobertura externa, que, então, ativa o dispositivo de sinalização.
[10] Por exemplo, em uma modalidade, a presente invenção é dirigida a um artigo absorvente compreendendo uma cobertura externa apresentando uma superfície interna superfície externa. Uma estrutura absorvente é posicionada adjacente à superfície interna. Em uma modalidade, o artigo absorvente pode incluir adicionalmente um revestimento permeável a líquido. A estrutura absorvente pode ser posicionada entre a cobertura externa e o revestimento.
[11] De acordo com a presente invenção, a cobertura externa pode incluir uma primeira zona condutora espaçada de, e descontínua de uma segunda zona condutora. Cada zona condutora pode compreender uma área sobre a cobertura externa, que define uma pluralidade de aberturas. As aberturas, por exemplo, podem se estender através da cobertura externa. As aberturas são recobertas por uma composição condutora. A composição condutora não somente torna condutoras as diferentes zonas, mas, também, podem ser usada para selar as aberturas, para evitar que líquidos, que entram em contato com a superfície externa da cobertura externa, vazem através da superfície externa. O uso das aberturas, contudo, permite o contato da superfície interna da cobertura externa, para fazer uma conexão elétrica entre as duas zonas condutoras. Quando uma conexão elétrica for feita entre as duas zonas condutoras, um circuito é formado, que pode, então, ativar um dispositivo de sinalização. O dispositivo de sinalização, por exemplo, pode emitir sinal audível ou visual, que indique a presença de um fluido do corpo.
[12] A composição adesiva, que é usada para recobrir as aberturas, pode variar dependendo da aplicação em particular. Por exemplo, em uma modalidade, um corante condutor ou um adesivo condutor podem ser usados. O tamanho das aberturas também pode variar. As aberturas, em uma modalidade, podem apresentar um diâmetro de, geralmente, cerca de 0,1 mm a cerca de 1,5 mm, tal como de cerca de 0,5 mm a cerca de 1 mm. Cada zona condutora pode conter de cerca de 10 aberturas/cm2 a cerca de 50 aberturas/cm2.
[13] O artigo absorvente pode incluir uma região frontal, uma região posterior e uma região de virilha posicionada entre a região frontal e a região posterior. A primeira zona condutora e a segunda zona condutora podem se estender da região frontal ou posterior até a região de virilha.
[14] O dispositivo de sinalização pode compreender qualquer dispositivo adequado capaz de fazer uma conexão elétrica à primeira e à segunda zonas condutoras e que seja capaz de produzir um sinal, quando desejado. Em uma modalidade, o dispositivo de sinalização pode compreender um dispositivo, que se pretende seja reutilizável, tal que o dispositivo seja removido do artigo absorvente depois que o artigo seja usado. Por exemplo, em uma modalidade, o dispositivo de sinalização pode compreender um grampo que vá sobre uma borda do artigo absorvente e faça uma conexão elétrica com as duas zonas condutoras. Alternativamente, o dispositivo de sinalização pode incluir membros do tipo condutor, que possa se fixar à cobertura externa do artigo absorvente e também faze ruma conexão elétrica com as primeira e segunda zonas condutoras. Em ainda outra modalidade, o dispositivo de sinalização pode incluir um adesivo condutor, que fixe o dispositivo ao artigo absorvente.
[15] O dispositivo de sinalização também pode ser configurado para ser disposto com o produto. Nessa modalidade, por exemplo, o dispositivo de sinalização pode ser incorporado diretamente à cobertura externa do artigo absorvente.
[16] Em uma modalidade alternativa da presente invenção, o artigo absorvente inclui um sistema de sinalização que compreende um sensor. O sensor é configurado para ser fixado à cobertura externa do artigo absorvente e é configurado para sentir uma mudança em uma condição dentro da estrutura absorvente. Nessa modalidade, o sensor pode compreender, por exemplo, um sensor de temperatura, um sensor de condutividade, um sensor de umidade, um sensor de vibração, um sensor químico ou um sensor de expansão de material. O sensor pode ser colocado em comunicação com um dispositivo de sinalização. Uma vez que uma mudança dentro do interior do artigo absorvente seja detectada, o dispositivo de sinalização pode ser configurado para emitir um sinal, que indique que um fluido do corpo está presente no artigo absorvente.
[17] Quando o sensor compreender um sensor de temperatura, por exemplo, o sensor de temperatura pode ser fixado ou colocado em íntima proximidade à superfície externa da cobertura externa do artigo absorvente, para monitorar a temperatura dentro do artigo. Em uma modalidade, o dispositivo de sinalização pode ser configurado para emitir um sinal, quando o sensor de temperatura sentir uma temperatura dentro da vestimenta maior do que cerca de 32°C, tal como maior do que cerca de 34°C. Em uma modalidade alternativa, o dispositivo de sinalização pode ser configurado para emitir um sinal baseado em um rápido aumento de temperatura. Por exemplo, o dispositivo de sinalização pode ser configurado para emitir um sinal, quando a temperatura do lado de dentro do artigo absorvente aumentar mais do que cerca de 8°C em menos do que cerca de um minuto, tal como menos do que 30 segundos.
[18] Em ainda outra modalidade, o sistema de sinalização pode incluir mais do que um sensor de temperatura para sentir a temperatura do lado de dentro do artigo absorvente e para medir a temperatura do lado de fora do artigo absorvente. Nessa modalidade, o dispositivo de sinalização pode ser configurado para emitir um sinal, quando a diferença entre a temperatura do lado de dentro do artigo e a temperatura do lado de fora do artigo exceder um certo limite previamente ajustado. O limite previamente ajustado, por exemplo, pode ser um diferencial de temperatura maior do que cerca de 8°C, tal como maior do que cerca de 10°C, tal como maior do que cerca de 12°C.
[19] Ao invés de usar um sensor de temperatura, em uma modalidade, o sistema de sinalização pode incluir um sensor de condutividade, que sinta mudanças de condutividade dentro do artigo. Urina, por exemplo, é um fluido condutor. Assim, descarregando-se o artigo absorvente com urina, criar-se-á uma mudança de condutividade. Em uma modalidade, por exemplo, o sensor de condutividade pode compreender uma bobina de indução de RF, que sinta mudanças de impedância. A mudança de impedância pode ser medida por um oscilador.
[20] Em ainda outra modalidade, o sensor pode compreender um sensor de umidade. Surtando-se um artigo absorvente com urina, será causado um aumento de umidade dentro do artigo. Essas mudanças de umidade podem ser monitoradas do lado de fora do artigo absorvente, especialmente quando a cobertura externa for respirável. Em uma modalidade, por exemplo, o dispositivo de sinalização pode. ser configurado para emitir um sinal, quando a umidade dentro da vestimenta aumentar em mais do que cerca de 10% em menos do que cerca de 30 segundos. Alternativamente, o sistema de sinalização pode incluir um primeiro sensor de umidade, que sinta umidade dentro do artigo absorvente, e um segundo sensor de umidade, que sinta umidade do lado de fora do artigo. Nessa modalidade, o dispositivo de sinalização pode ser configurado para emitir um sinal, quando a diferença de umidade entre o lado de dentro do artigo e do lado de fora do artigo alcançar um limite previamente ajustado ou a taxa de mudanças de umidade entre os dois variar.
[21] Em ainda outra modalidade, o sensor contido no sistema de sinalização pode compreender um sensor de vibração, que sinta vibrações dentro do artigo absorvente, tal como som. Por exemplo, em uma modalidade, o sensor de vibração pode compreender um microfone. Nessa modalidade, o artigo absorvente pode conter uma composição de produção de ruído, que produza ruído quando umedecida. O sensor de vibração pode ser configurado para sentir as vibrações emitidas pela composição de produção de ruído, fazendo, assim, que o dispositivo de sinalização emita um sinal.
[22] Em ainda outra modalidade, o sensor pode compreender um sensor químico, que sinta um produto químico em particular dentro do artigo absorvente, para indicar que um fluido do corpo está presente, tal como urina. Por exemplo, nessa modalidade, o artigo absorvente pode conter um produto químico indicando composição que emita uma espécie química, quando umedecida. O sensor químico pode ser configurado para sentir a existência de uma espécie química. Assim, quando o artigo absorvente estiver umedecido, a composição de indicação de produto químico produz a espécie química que é sentida pelo sensor químico, fazendo com que o dispositivo de sinalização emita um sinal. A espécie química, por exemplo, pode compreender um gás ou um líquido. Em uma modalidade, a espécie química pode compreender um composto orgânico volátil e o sensor químico pode ser configurado para detectar a presença de compostos inorgânicos voláteis. Esses compostos podem ser sentidos a partir da superfície externa da cobertura externa do artigo absorvente, especialmente quando a cobertura externa for respirável.
[23] Em outras modalidades, a espécie química, que pode ser produzida pela composição de indicação de produto químico, pode compreender dióxido de carbono ou nitrogênio. Um sensor químico pode, então, ser capaz de sentir a presença de dióxido de carbono ou de nitrogênio.
[24] Alternativamente, gases orgânicos voláteis, que são constituintes da urina, podem ser medidos diretamente, tal como amônia. Nessa modalidade, uma composição de indicação de produto químico pode não ser necessária.
[25] Em ainda outra modalidade da presente invenção, o sensor contido no sistema de sinalização pode compreender um sensor de expansão de material. Nessa modalidade, o sensor é configurado para indicar quando um local em particular do artigo absorvente se expandiu. Tais expansões ocorrem, por exemplo, quando o artigo tiver sido umedecido e o artigo tem, então, que suportar o peso do fluido do corpo. Nessas modalidades, elementos particulares do artigo absorvente, na região de virilha, podem se expandir em tamanho. O sensor de expansão de material pode ser configurado para monitorar e sentir essas expansões. Por exemplo, em uma modalidade, o sensor de expansão de material pode compreender um expansômetro, que ative o dispositivo de sinalização quando a expansão de material for sentida.
[26] Outras características e aspectos da presente invenção são discutidos em maiores detalhes abaixo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[27] Uma descrição completa e capacitante da presente invenção, incluindo o melhor modo da mesma para os técnicos no assunto, é mostrada mais particularmente no restante do relatório descritivo, incluindo referência às figuras acompanhantes, nas quais: A Figura 1 é uma vista em perspectiva posterior de uma modalidade de um artigo absorvente preparado de acordo com a presente invenção; A Figura 2 é uma vista em perspectiva frontal do artigo absorvente ilustrado na Figura 1; A Figura 3 é uma vista em planta do artigo absorvente mostrado na Figura 1,com o artigo em uma condição não fixada, desdobrada e aplainada, mostrando a superfície do artigo que se volta para longe do usuário; A Figura 4 é uma vista em planta similar à Figura 3, mostrando a superfície do artigo absorvente que se volta para o usuário, quando usado, e com porções removidas por corte para mostrar características subjacentes; A Figura 5 é uma vista em perspectiva da modalidade mostrada na Figura 1, incluindo adicionalmente uma modalidade de um dispositivo de sinalização; A Figura 6 é um desenho exemplificativo de perfurações, que podem ser colocadas em um material de cobertura externa, para um artigo absorvente de acordo com a presente invenção; A Figura 7 é um desenho exemplificativo mostrando a cobertura externa perfurada na Figura 6, em que as perfurações tinham sido recobertas por uma composição condutora de acordo com a presente invenção; A Figura 8 é uma vista em perspectiva de uma modalidade de um dispositivo de sinalização, que pode ser usada de acordo com a presente invenção; A Figura 9 é uma vista em perspectiva de outra modalidade de um dispositivo de sinalização, que pode ser usada de acordo com a presente invenção; A Figura 10 é uma vista em perspectiva de ainda outra modalidade de um dispositivo de sinalização de acordo com a presente invenção; A Figura 11 é uma vista em planta de outra modalidade de um artigo absorvente, incluindo um sistema de sinalização de acordo com a presente invenção; A Figura 12 é uma vista em planta de outra modalidade de um dispositivo de sinalização de acordo com a presente invenção; e A Figura 13 são representações gráficas de um experimento, que foi realizado de acordo com a presente invenção. O uso repetido de caracteres de presente relatório descritivo e nos desenhos pretende representar as mesmas características ou elementos ou características ou elementos análogos da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[28] Deve ser entendido, por um técnico no assunto, que a presente discussão é somente uma descrição de modalidades exemplificativas, e não se pretende que seja limitante dos aspectos mais amplos da presente invenção.
[29] A presente invenção é, de maneira geral, dirigida a sistemas de sinalização para artigos absorventes, que indiquem a um usuário quando um fluido do corpo tiver surtada o artigo. Por exemplo, em uma modalidade, o sistema de sinalização é projetado para emitir um sinal, quando urina for detectada no artigo absorvente. O artigo absorvente pode ser, por exemplo, uma fralda, uma calça de treinamento, um produto de incontinência, um produto para higiene feminina, uma vestimenta médica, uma bandagem e os similares.
[30] De particular vantagem, sistemas de sinalização preparados de acordo com a presente invenção podem sentir a presença de um fluido do corpo dentro do artigo absorvente sem se ter que construir o artigo absorvente com quaisquer elementos ou sensores contidos no interior do artigo. No passado, por exemplo, contatos condutores metálicos, tipicamente, eram colocados dentro do interior do artigo absorvente. Os sistemas de sinalização da presente invenção, por outro lado, podem sentir a presença de um fluido de corpo a partir de uma superfície externa do artigo, o que pode simplificar grandemente a incorporação do sistema de sinalização ao artigo.
[31] De acordo com a presente invenção, o sistema de sinalização pode apresentar várias configurações e projetos. Em uma modalidade, por exemplo, zonas condutoras podem ser integradas em uma cobertura externa de um artigo absorvente. As zonas condutoras podem ser construídas sobre a cobertura externa, de modo que elas estejam em contato com qualquer fluido condutor, que possa estar contido no lado de dentro do artigo absorvente, tal como um fluido do corpo.
[32] Por exempla em uma modalidade, a cobertura externa pode incluir zonas com aberturas, que, então, são seladas com uma composição condutora para criar as zonas condutoras. A cobertura externa pode incluir pelo menos duas zonas condutoras separadas e descontínuas ou pode conter mais zonas condutoras, conforme desejado. As zonas condutoras podem ser colocadas em comunicação com um dispositivo de sinalização. Nessa configuração, um fluido condutor, tal como urina, contido dentro do artigo absorvente, formará uma ponte condutora entre as duas zonas condutoras e, por meio disso, fechando um circuito que, então, ativa o dispositivo de sinalização.
[33] Referindo-se às Figuras 1 e 2, para finalidades exemplificativas, é mostrado um artigo absorvente 20, que pode ser usado em conjunção com sistemas de sinalização da presente invenção. O artigo absorvente 20 pode ou não ocorrer ser descartável. É entendido que a presente invenção é adequada para uso com vários outros artigos absorventes pretendidos para uso pessoal, incluindo, mas não limitado a, fraldas, calças de treinamento, calças de natação, produtos para higiene feminina, produtos de incontinência, vestimentas médicas, almofadas e bandagens cirúrgicas, outras vestimentas de cuidado pessoal ou de cuidado com a saúde, e os similares, sem se desviar do escopo da presente invenção.
[34] Somente por meio de ilustração, vários materiais e métodos para construção de artigos absorventes, tal como a fralda 20 dos vários aspectos da presente invenção são descritos no Pedido de Patente PCT WO 00/37009 publicado em 29 de Junho de 2000, de Fletcher et al.; na Patente U.S. No. 4.940.464 concedida em 10 de Julho de 1990, de Van Gompel et al., na Patente U.S. No. 5.766.389 concedida em 16 de Junho de 1998, de Brandon et al., e na Patente U.S. No. 6.645.190 concedida em 11 de Novembro de 2003, de Olson et al., que são aqui incorporados por referência, na extensão em que eles sejam consistentes (isto é, não conflitantes) aqui.
[35] Uma fralda 20 está ilustrada de maneira representativa na Figura 1 em uma condição parcialmente presa. A fralda 20 mostrada nas Figuras 1 e 2 também está representada nas Figuras 3 e 4 em um estado aberto e desdobrado. Especificamente, a Figura 3 é uma vista em planta ilustrando o lado externo da fralda 20, enquanto a Figura 4 ilustra o lado interno da fralda 20. Conforme mostrado nas Figuras 3 e 4, a fralda 20 define uma direção longitudinal 48, que se estende a partir da frente do artigo do veículo, quando vestida até a traseira do artigo. Oposta à direção longitudinal 48 é uma direção lateral 49.
[36] A fralda 20 define um par de regiões terminais longitudinais, às quais, de outra maneira, se refere aqui como uma região frontal 22 e uma região posterior 24, e uma região central, à qual, de outra maneira, se refere aqui como uma região de virilha 26, que se estende longitudinalmente entre e interconectando as regiões frontal e posterior 22, 24. A fralda 20 também define uma superfície interna 28 adaptada em uso (por exemplo, posicionada em relação aos outros componentes do artigo 20) a ser disposta em direção ao usuário, e uma superfície externa 30 oposta à superfície interna. As regiões frontal e posterior 22, 24 são aquelas porções da fralda 20, que, quando usada, recobre ou circundam completamente ou parcialmente, a cintura ou o torso médio-inferior do usuário. A região de virilha 26, em geral, é aquela porção da fralda 20, que, quando usada, está posicionada entre as pernas do usuário e recobre o torso inferior e a virilha do usuário. O artigo absorvente 20 apresenta um par de bordas laterais 36 lateralmente opostas e um par de bordas de cintura longitudinalmente opostas, respectivamente designadas como borda de cintura frontal 38 e borda de cintura posterior 39.
[37] A fralda 20 ilustrada inclui um chassi 32, que, nesta modalidade, engloba a região frontal 22, a região posterior 24 e a região de virilha 26. Referindo-se às Figuras 1-4, o chassi 32 inclui uma cobertura externa 40 e um revestimento voltado para o corpo 42 (Figuras 1 e 4), que podem ser unidas à cobertura externa 40 em uma relação superimposta com ela por adesivos, ligações ultrassônicas, ligações térmicas ou outras técnicas convencionais. Referindo-se à Figura 4, o revestimento 42 pode ser adequadamente unido à cobertura externa 40 ao longo do perímetro do chassi 32, para formar uma costura de cintura frontal 62 e uma costura de cintura posterior 64. Conforme mostrado na Figura 4, o revestimento 42 pode ser adequadamente unida à cobertura externa 40, para formar um par de costuras laterais 61 na região frontal 22 e a região posterior 24. O revestimento 42, de maneira geral, pode ser adaptado, isto é, posicionado em relação aos outros componentes do artigo 20, a estar disposto em direção à pele do usuário durante o uso do artigo absorvente. O chassi 32 pode incluir adicionalmente uma estrutura absorvente uma estrutura absorvente 44, particularmente mostrada na Figura 4 disposta entre a cobertura externa 40 e o revestimento voltado para o corpo 42, para absorver exsudações do corpo líquidas, exsudadas pelo usuário, e pode incluir adicionalmente um par de abas de contenção 46, presas ao revestimento voltado para o corpo 42, para inibir o escoamento lateral de exsudações do corpo.
[38] As abas de contenção elasticizadas 46, como mostradas na Figura 4, definem uma borda parcialmente não fixada, que assume uma configuração ereta pelo menos na região de virilha 26, da fralda 20, para formar um selo contra o corpo do usuário. As abas de contenção 46 podem se estender longitudinalmente ao longo de todo o comprimento do chassi 32 ou podem se estender somente parcialmente ao longo do comprimento do chassi. Construções e disposições adequadas para as abas de contenção 46, de maneira geral, são bem conhecidas pelos técnicos no assunto e descritas na Patente U.S. No. 4.704.116 concedida em 03 de Novembro de 1987, de Enloe, a qual é aqui incorporada por referência.
[39] Para intensificar adicionalmente a contenção e/ou a absorção de exsudações do corpo, a fralda 20 também pode incluir adequadamente membros elásticos para as pernas 58 (Figura 4), conforme são conhecidos pelos técnicos no assunto. Os membros elásticos para as pernas 58 podem ser unidos de maneira operativa à cobertura externa 40 e/ou ao revestimento voltado para o corpo 42, e posicionados na região de virilha 26 do artigo absorvente 20.
[40] Os membros elásticos para as pernas 58 podem ser formados de qualquer material elástico adequado. Conforme é bem conhecido pelos técnicos no assunto, materiais elásticos adequados incluem folhas, tranças ou fitas de borracha natural, borracha sintética ou polímeros elastoméricos termoplásticos: Os materiais elásticos podem ser estirados e aderidos a um substrato, aderidos a um substrato reunido, ou aderidos a um substrato e, então, elasticizados ou encolhidos, por exemplo, com a aplicação de calor, tal que as forças retrativas elásticas sejam conferidas ao substrato. Em um aspecto particular, por exemplo, os membros elásticos para as pernas 58 podem incluir uma pluralidade de fios elastoméricos de spandex multifilamentos coalescidos por. fiação à seco, vendidos sob o nome comercial LYCRA e disponível a partir de Invista, Wilmington, Delaware, EUA.
[41] Em algumas modalidades, o artigo absorvente 20 podem incluir adicionalmente uma camada de gerenciamento de descarga (não mostrada), que pode ser opcionalmente posicionada adjacente à estrutura absorvente 44 e fixada a vários componentes no artigo 20, tal como a estrutura absorvente 44 ou o revestimento voltado para o corpo 42, por métodos conhecidos na técnica, tal como por uso de um adesivo. Uma camada de gerenciamento de descarga ajuda a desacelerar e a difundir descargas ou golfadas de líquido que possam ser rapidamente introduzidos na estrutura absorvente do artigo. Desejavelmente, a camada de gerenciamento de descarga pode aceitar rapidamente e reter temporariamente o líquido antes de liberar o líquido para as porções de armazenamento ou de retenção da estrutura absorvente. Exemplos de camadas de gerenciamento de descarga adequadas são descritas na Patente U.S. No. 5.486.166; e na Patente U.S. No. 5.490.846. Outros materiais de gerenciamento de descarga adequados são descritos na Patente U.S. No. 5.820.973. As descrições inteiras dessas patentes são por meio disto aqui incorporadas por referência, na extensão em que elas sejam consistentes (isto é, não conflitantes) com o mesmo.
[42] Como mostrado nas Figuras 1-4, o artigo absorvente 20 inclui adicionalmente um par de painéis laterais elásticos opostos 34, que estão fixados à região posterior do chassi 32. Conforme mostrado particularmente nas Figuras 1 e 2, os painéis laterais 34 podem ser estirados em torno da cintura e/ou do quadril de um usuário, a fim de prender a vestimenta no lugar. Conforme mostrado nas Figuras 3 e 4, os painéis laterais elásticos são fixados ao chassi ao longo de um par de bordas longitudinais opostas 37. Os painéis laterais 34 podem ser fixados ou ligados ao chassi 132 usando qualquer técnica de ligação adequada. Por exemplo, os painéis laterais 34 podem ser unidos ao chassi por adesivos, ligações ultrassônicas, ligações térmicas ou outras técnicas convencionais.
[43] Em uma modalidade alternativa, os painéis laterais elásticos também podem ser integralmente formados com o chassi 32. Por exemplo, os painéis laterais 34 podem compreender uma extensão do revestimento voltado para o corpo 42, da cobertura externa 40 ou tanto do revestimento voltado para o corpo 42 quanto da cobertura externa 40.
[44] Nas modalidades mostradas nas figuras, os painéis laterais 34 são conectados à região posterior do artigo absorvente 20 e se estendem sobre a região frontal do artigo, quando prendendo o artigo no lugar em um usuário. Entretanto, deve ser entendido que os painéis laterais 34, alternativamente, podem ser conectados à região frontal do artigo 20 e se estender sobre a região posterior, quando ao artigo for vestido.
[45] Com o artigo absorvente 20 na posição fixada, conforme parcialmente ilustrado nas Figuras 1 e 1, os painéis laterais elásticos 34 podem ser conectados por um sistema de fixação 80, para definirem uma configuração de fralda tridimensional apresentando uma abertura para a cintura 50 e um par de aberturas para as pernas 52. A abertura para a cintura 50 do artigo 20 é definida pelas bordas de cintura 38 e 39, que circundam a cintura do usuário. Nas modalidades mostradas nas figuras, os painéis laterais são liberavelmente fixáveis à região frontal 22, do artigo 20, pelo sistema de fixação. Entretanto, deve ser entendido que, em outras modalidades, os painéis laterais podem ser permanentemente unidos ao chassi 32 em cada extremidade. Os painéis laterais podem ser permanentemente ligados em conjunto, por exemplo, quando da formação de uma calça de treinamento ou de uma vestimenta para natação absorvente.
[46] Os painéis laterais elásticos 34, cada qual, apresentam uma borda externa longitudinal 68, uma borda de extremidade de pernas 70, disposta em direção ao centro longitudinal da fralda 20, e as bordas de extremidade de cintura 72, dispostas em direção a uma extremidade longitudinal do artigo absorvente. As bordas de extremidade de pernas 70, do artigo absorvente 20, podem ser adequadamente curvadas e/ou anguladas em relação à direção lateral 49, para fornecer um melhor ajuste em torno das pernas do usuário. No entanto, entende-se que somente uma das bordas de extremidade de pernas 70 pode ser curvada ou angulada, tal como a borda de extremidade para aperna da região posterior 24, alternativamente, nenhuma das bordas de extremidade de pernas pode ser curvada ou angulada, sem se desviar do escopo da presente invenção. Como mostrado na Figura 4, as bordas externas 68 são, em geral, paralelas à direção longitudinal 48, enquanto que as bordas de extremidade de cintura 72 são, em geral, paralelas ao eixo transversal 49. No entanto, deve ser entendido que, em outras modalidades, as bordas externas 68 e/ou as bordas de cintura 72 podem ser inclinadas ou curvadas, conforme desejado. Finalmente, os painéis laterais 34 são, de maneira geral, alinhados com uma região de cintura 90 do chassi.
[47] O sistema de fixação 80 pode incluir primeiros componentes de fixação 82 lateralmente opostos, adaptados para engate refixável aos segundos componentes de fixação 84 correspondentes. Na modalidade mostrada nas figuras, o primeiro componente de fixação 82 é posicionado nos painéis laterais elásticos 34, enquanto o segundo componente de fixação 84 é posicionado na região frontal 22, do chassi 32. Em um aspecto, uma superfície frontal ou externa de cada um dos componentes de fixação 82, 84 inclui uma pluralidade de elemento de engate. Os elementos de engate dos primeiros componentes de fixação 82 são adaptados para, repetidamente, se engatarem aos, e se desengatarem dos, elementos de engate correspondentes dos segundos componentes de fixação 84, para prender de maneira liberável o artigo 20 em sua configuração tridimensional.
[48] Os componentes de fixação 82, 84 podem ser fixadores refixáveis adequados para artigos absorventes, tais como fixadores adesivos, fixadores coesivos, fixadores mecânicos, ou os similares. Em aspectos particulares, os componentes de fixação incluem elementos de fixação mecânicos para desempenho aperfeiçoado. Elementos de fixação mecânicos adequados podem ser fornecidos por intertravamento de materiais formatados geométricos, tais como ganchos, laços, bulbos, cogumelos, pontas de flechas, bolas ou troncos, componentes de acoplamento macho e fêmea, fivelas, botões de pressão ou os similares.
[49] No aspecto ilustrado, os primeiros componentes de fixação 82 incluem fixadores de gancho e os segundos componentes de fixação 84 incluem fixadores de laço complementares.
[50] Alternativamente, os primeiros componentes de fixação 82 podem incluir fixadores de laço e os segundos componentes de fixação 84 podem ser fixadores de gancho complementares. Em outro aspecto, os componentes de fixação 82, 84 podem ser fixadores de superfície similares de intertravamento, ou elementos de fixação adesivos e coesivos, tais como um fixador adesivo e uma zona ou material de assentamento receptivo a adesivo; ou os similares.
[51] Em adição a se apresentar possivelmente painéis laterais elásticos, o artigo absorvente 20 pode incluir vários membros elásticos para a cintura para o fornecimento de elasticidade em torno da abertura para a cintura. Por exemplo, conforme mostrado nas figuras, o artigo absorvente 20 pode incluir um membro elástico para a cintura frontal 54 e/ou um membro elástico para a cintura posterior 56.
[52] Conforme descrito acima, a presente invenção é particularmente dirigida à incorporação de um sistema de sinalização, tal como um dispositivo de sensoriamento de umidade ou de urina, ao artigo absorvente 20. Nesse respeito, como mostrado na Figura 1-4, o artigo absorvente 20 inclui uma primeira zona condutora 100 espaçada de uma segunda zona condutora 102. De acordo com a presente invenção, a primeira zona condutora 100 e a segunda zona condutora 102 são integrais com ou de outra maneira formadas sobre a cobertura externa 40 do artigo absorvente 20.
[53] Por exemplo, referindo-se às Figuras 6 e 7, mostrada uma maneira se se incorporar zonas condutoras à cobertura externa 40. Conforme ilustrado na Figura 6, as zonas condutoras 100 e 102 podem compreender áreas sobre a cobertura externa 40, nas quais a cobertura externa tenha sido perfurada. Por exemplo, conforme mostrado, cada uma das zonas inclui aberturas 104, que se estendem através da cobertura externa 40. As aberturas podem ser formadas na cobertura externa usando qualquer técnica adequada. Por exemplo, em uma modalidade, as aberturas podem ser formadas na cobertura externa usando agulhas ou qualquer outro equipamento de perfuração adequado.
[54] O tamanho e a densidade das aberturas, contidas nas zonas condutoras, podem variar dependendo da aplicação em particular. Em uma modalidade, por exemplo, as aberturas podem apresentar um tamanho de cerca de 0,1 mm a cerca de 1,5 mm, tal como de cerca de 0,25 mm a cerca de 1 mm. Em adição, as aberturas podem estar presentes em uma quantidade de cerca de 10 aberturas/cm2 a cerca de 50 aberturas/cm2. As dimensões mencionadas acima, entretanto, são meramente exemplificativas e podem variar dependendo da aplicação em particular.
[55] Conforme mostrado na Figura 7, as aberturas 104 são recobertas ou seladas por uma composição condutora 106. A composição condutora 106 fornece as zonas com suas características condutoras ou, em outras palavras, a capacidade das zonas portarem corrente elétrica. Em geral, qualquer composição condutora adequada pode ser colocada sobre as aberturas. Em uma modalidade, por exemplo, uma composição pode ser selecionada, que forneça as zonas condutoras com propriedades impermeáveis à água, de modo que urina ou outros fluidos do corpo não vazem para fora do artigo absorvente. Exemplos de composições condutoras, que podem ser usadas para recobrir as aberturas, incluem tintas condutoras, adesivos condutores, e os similares. Por exemplo, várias tintas condutoras diferentes estão disponíveis, as quais contêm prata. Adesivos condutores incluem qualquer epóxi condutor adequado, que seja capaz de se fixar à cobertura externa do artigo.
[56] Em uma modalidade alternativa, a composição adesiva pode ser parte de uma tira adesiva ou coesiva, que seja colocada sobre as aberturas. Em uma modalidade particular a tira adesiva pode ser pelo menos parcialmente recoberta com um revestimento de liberação. Durante o uso do artigo, o revestimento de liberação pode ser removido e um dispositivo de sinalização pode ser colocado sobre a tira adesiva. Portanto, a tira adesiva não somente aderiria ao dispositivo de sinalização, mas forneceria uma conexão elétrica ao dispositivo de sinalização.
[57] Na modalidade ilustrada nas Figuras 1-4, as zonas condutoras se estendem a partir da região posterior 24 do artigo absorvente até a região de virilha 26, sem interseção. A primeira zona condutora 102 não intercepta a segunda zona condutora 102, a fim de formar um circuito aberto que possa ser fechado, por exemplo, quando um fluido condutor estiver posicionado entre as zonas condutoras.
[58] As zonas condutoras 100 e 102 podem ser incorporadas à cobertura externa 40 em qualquer localização adequada, tanto quanto as zonas condutoras estejam posicionadas de modo a entrar em contato com um fluido do corpo que seja absorvido pelo artigo absorvente 20.
[59] Referindo-se à Figura 5, para finalidades exemplificativas, é mostrado um dispositivo de sinalização 110 fixado às zonas condutoras 100 e 102. O dispositivo de sinalização 110 inclui um par de terminais opostos, que são eletricamente conectados às zonas condutoras correspondentes. Quando um fluido do corpo estiver no artigo absorvente 20, o circuito aberto formado pelas zonas condutoras 100 e 102 é fechado, o que, por sua vez, ativa o dispositivo de sinalização 110. Mais particularmente, quando o artigo absorvente estiver molhado, geralmente o líquido escorre para longe da área de virilha e se move para fora entrando em contato com a cobertura externa. Ao entrar em contato com a cobertura externa, o líquido contata as zonas condutoras e forma uma ponte condutora entre as zonas. A presença das aberturas aumenta a acurácia de velocidade da detecção.
[60] O dispositivo de sinalização 110 pode emitir qualquer sinal adequado, a fim de indicar ao usuário que o circuito foi fechado. O sinal, por exemplo, pode compreender um sinal audível, um sinal tátil, um sinal eletromagnético ou um sinal visual. O sinal audível, por exemplo, pode ser tão simples quanto um bip ou pode compreender uma melodia musical. Em ainda outra modalidade, o dispositivo de sinalização pôde emitir um sinal sem fio que, então, ativa um dispositivo remoto, tal como um telefone ou um pager.
[61] Referindo-se às Figuras 8-10, estão ilustradas várias modalidades diferentes de dispositivos de sinalização, que podem ser usados em conjunção com as zonas condutoras na Figura 5. Numerais de referência iguais foram usados para indicar elementos similares. Referindo-se à Figura 8, é mostrado um dispositivo de sinalização, o qual é configurado para fazer conexões elétricas com as zonas condutoras 100 e 102, conforme mostrado na Figura 5. Nessa modalidade, os dispositivo de sinalização 110 inclui uma primeira almofada condutora de tipo gancho 112 espaçada de uma segunda almofada condutora de tipo gancho 113. Os materiais de tipo gancho, no dispositivo de sinalização 110, são configurados não somente para fixar o dispositivo de sinalização à cobertura externa 40, mas, também, são projetados para fazer uma conexão elétrica com as zonas condutoras 100 e 102. Por exemplo, a cobertura externa 40 pode ser construída a partir de uma ou mais tramas não tecidas, que podem servir como material de tipo laço para os ganchos condutores. Alternativamente, um material tipo laço condutor pode ser fixado às zonas condutoras para conexão ao dispositivo de sinalização.
[62] Referindo-se à Figura 9, é mostrada uma modalidade alternativa de um dispositivo de sinalização 110. Nessa modalidade, o dispositivo de sinalização 110 compreende um grampo que vai sobre a borda do artigo absorvente. O dispositivo de sinalização inclui um primeiro pino condutor 116 espaçado de um segundo pino condutor 117. Os pinos 116 e 117 são para fazer conexões elétricas com as zonas condutoras 100 e 102, conforme mostrado.
[63] Referindo-se à Figura 10, é mostrada outra modalidade de um dispositivo de sinalização 110. Nessa modalidade, o dispositivo de sinalização também compreende um grampo que se estendo sobre uma borda do artigo absorvente. Ao invés de pinos condutores, contudo, o dispositivo de sinalização 110, mostrado na Figura 10, inclui uma pluralidade de picos condutores 118, que se combinam contra os membros de parada correspondentes 119. Quando colocados sobre a borda do artigo absorvente, os picos condutores formam uma conexão elétrica com as zonas condutoras 100 e 102.
[64] Em adição à conexão às zonas condutoras do dispositivo de sinalização, formadas na cobertura externa do artigo absorvente, em outras modalidades da presente invenção, vários sensores podem ser colocados no lado de fora da cobertura do artigo absorvente, os quais possam detectar mudanças dentro do artigo e que possam estar em comunicação com um dispositivo de sinalização. O sensor pode compreender, por exemplo, um sensor de temperatura, um sensor de condutividade, um sensor de umidade, um sensor de -vibração, um sensor químico ou um sensor de expansão de material. Conforme será descrito abaixo, cada um desses sensores pode ser colocado em uma superfície exterior do artigo absorvente e pode ser configurado para monitorar uma mudança dentro do artigo que seja indicativa da presença de um fluido do corpo, tal como urina. Cada um desses sensores pode ser usado de acordo com a presente invenção sem o uso das zonas condutoras descritas acima. Alternativamente, as zonas condutoras descritas acima pode ser usada para conectar eletricamente um dos sensores acima a um dispositivo de sinalização.
[65] Referindo-se à Figura 11, é mostrada uma modalidade de um artigo absorvente, que incorpora um sistema de sinalização da presente invenção contendo um sensor. Numerais de referência iguais foram usados para indicar os mesmos elementos ou elementos similares. Conforme mostrado, o artigo absorvente 20 inclui uma região de virilha 26 separando uma região frontal 22 e uma região posterior 24. Conforme descrito acima, o artigo absorvente pode incluir uma estrutura absorvente posicionada entre um revestimento permeável a líquido e urna cobertura externa impermeável a líquido 40. A cobertura externa 40 inclui uma superfície interna, que se volta para a estrutura absorvente, e uma superfície externa conforme mostrado. De acordo com a presente invenção, é montado, sobre a superfície externa da cobertura externa 40, um sensor 120. O sensor 120 está em comunicação com um dispositivo de sinalização. O dispositivo de sinalização pode ser posicionado em qualquer lugar sobre artigo absorvente, pode ser posicionada remotamente, ou pode ser integral com o sensor 120: Por exemplo, em uma modalidade, o sensor 120 e o dispositivo de sinalização pode estar contido em um único compartimento.
[66] O sensor 120 é configurado para sentir uma mudança em uma condição dentro do artigo absorvente, tal como dentro da estrutura absorvente remotamente a partir da superfície externa da cobertura externa 40. Em uma modalidade, por exemplo, o sensor 120 pode compreender um sensor de temperatura. O sensor de temperatura pode compreender, por exemplo, um termopar que seja capaz de monitorar uma temperatura através da cobertura externa 40. Em uma modalidade alternativa, o sensor de temperatura pode ser impelido por IV.
[67] Quando um artigo absorvente for surtado com um fluido do corpo, tal como urina, o fluido aumenta a temperatura do artigo onde o fluido for absorvido. Em particular, fluidos são descarregados tipicamente em uma temperatura do corpo, que, usualmente, mais elevada do que a temperatura ambiente. O sensor de temperatura 120, conforme mostrado na Figura 11, pode ser configurado para detectar o aumento de temperatura, quando um fluido do corpo tiver sido absorvido. O sistema de sinalização pode ser projetado, tal que um dispositivo de sinalização emita um sinal, quando o sensor de temperatura 120 sentir uma temperatura previamente ajustada ou sentir uma taxa particular de aumento de temperatura.
[68] A fim de demonstrar as vantagens de usar um sensor de temperatura de acordo com a presente invenção, foi conduzido um teste e os resultados são mostrados na Figura 13. Em particular, um artigo absorvente foi colocado em um manequim. Nessa modalidade, o artigo absorvente era um artigo semelhante à calça. De acordo com a presente invenção, um sensor de temperatura foi fixado à superfície externa da cobertura externa do artigo absorvente na região de virilha. Um segundo sensor de temperatura foi fixado na região posterior.
[69] Dez mililitros de água, em uma temperatura de 38°C foram injetados na região de virilha do artigo absorvente. A Figura 13 é uma ilustração gráfica das temperaturas que foram sentidas pelos diferentes sensores de temperatura. Conforme mostrado, o sensor de temperatura fixado à superfície exterior do artigo absorvente, na região posterior, monitorou de maneira consistente uma temperatura de aproximadamente 23°C, que era aproximadamente a temperatura do ambiente circundante. O sensor de temperatura posicionado na região de virilha, que monitorava a temperatura do lado de dentro do artigo, entretanto, começou a monitorar os aumentos de temperatura depois de aproximadamente 15 segundos. Conforme mostrado, a temperatura aumentou de aproximadamente 24°C a cerca de 38°C em cerca de 15 segundos. 38°C é aproximadamente a temperatura do corpo. Conforme mostrado, os dados na Figura 13 podem ser usados para ativar um dispositivo de sinalização para indicar que o artigo absorvente tinha sido molhado.
[70] Conforme descrito acima, em uma modalidade, o sensor de temperatura pode fazer com que o dispositivo de sinalização se ative ou emita um sinal, quando tiver sido alcançada uma temperatura previamente ajustada. A temperatura previamente ajustada, por exemplo, pode ser maior do que cerca de 32°C, tal como maior do que cerca de 35°C, tal como maior do que cerca de 37°C.
[71] Alternativamente, o dispositivo de sinalização pode ser configurado para emitir um sinal, quando um aumento de temperatura em particular tiver sido sentido sobre durante um período de tempo em particular. Por exemplo, o dispositivo de sinalização pode ser configurado para emitir um sinal, quando a temperatura dentro do artigo tiver aumentado em pelo menos 8°C em menos do que cerca de 1 minuto, tal como menos do que cerca de 30 segundos.
[72] Em ainda outra modalidade da presente invenção, o dispositivo de sinalização pode ser configurado para emitir um sinal, quando um diferencial de temperatura em particular for sentido entre a temperatura do lado de dentro do artigo absorvente e a temperatura do lado de fora do artigo absorvente. Nessa modalidade, por exemplo, o sistema de sinalização pode compreender dois sensores de temperatura, conforme mostrado na Figura 12. Mais particularmente, o sistema de sinalização pode incluir um primeiro sensor de temperatura 120, que monitore e sinta a temperatura dentro do artigo absorvente, e um segundo sensor de temperatura 122, que pode ser projetado para monitorar a temperatura no exterior do artigo absorvente. Conforme mostrado, cada um dos sensores de temperatura pode estar em comunicação com um dispositivo de sinalização 110. Nessa modalidade, o dispositivo de sinalização pode emitir um sinal, por exemplo, quando a diferença de temperatura entre o lado de dentro do artigo absorvente e o lado de fora do artigo absorvente for maior do que cerca de 8°C, tal como maior do que cerca de 10°C, tal como maior do que cerca de 12°C.
[73] Na modalidade ilustrada na Figura 12, os dois sensores de temperatura podem ser colocados em diferentes locais no artigo absorvente. Alternativamente, os sensores de temperatura podem ser incorporados em um único dispositivo. Por exemplo, os sensores de temperatura podem estar contidos em um termopilha ou um sensor de fluxo de calor. Por exemplo, uma pilha de termopares pode ser colocada em série com uma saída de voltagem, que seja proporcional à diferença de temperatura entre as direções de sensoriamento dos sensores. Idealmente, a termopilha seria configurada tal que um lado se volte para cobertura externa do produto e os outros lados se voltem para o exterior do produto longe do corpo do usuário. Conforme a temperatura mude do lado de dentro do produto com respeito ao lado externo do produto, pode ser monitorado e sentido um gradiente térmico, que pode ser indicativo da presença de um fluido do corpo. Alternativamente, a temperatura externa do artigo absorvente pode não ter que ser medida em uma direção linear com respeito ao sensor que monitora o interior do produto. Vários ângulos a partir da direção linear até a perpendicular podem ser aplicados. Uma mudança no ângulo de sensoriamento de temperatura pode reduzir a mudança de medição da temperatura externa, sendo afetada por mudanças no ambiente circundante. Os ângulos, por exemplo, podem ser posicionados de maneira estratégica, para tomar medições ambientais do ambiente próximo ao produto, para estabelecer uma temperatura de linha de base da cobertura externa, para comparação com a temperatura dentro do artigo absorvente.
[74] Em adição aos sensores de temperatura; sensor 120, conforme mostrado na Figura 11, pode compreender vários outros sensores que sejam capazes de sensoriamento, seja diretamente seja indiretamente, a presença de um fluido do corpo. Por exemplo, em uma modalidade alternativa, o sensor 120 pode compreender um sensor de umidade, que sinta a umidade do lado de dentro do artigo absorvente ou mudanças de umidade. O sensor de umidade 120 pode ser posicionado na superfície externa da cobertura externa do artigo absorvente, tanto quanto a cobertura externa seja respirável. Em particular, a cobertura externa pode ser construída de modo a permitir medições de umidade através do material. Entretanto, a cobertura externa também pode ser construída para ainda permanecer impermeável a líquido.
[75] Quando o sensor 120 compreender um sensor de umidade, o sistema de sinalização da presente invenção pode ser configurado para emitir um sinal, quando a umidade alcançar um certo limite previamente ajustado dentro do artigo. Por exemplo, um dispositivo de sinalização pode emitir um sinal, quando a umidade sentida dentro do artigo for maior do que cerca de 50%, tal como maior do que cerca de 60%, tal como maior do que cerca de 70%, tal como maior do que cerca de 80%, tal como maior do que 90%.
[76] Alternativamente, o dispositivo de sinalização pode ser configurado para emitir um sinal com base em uma taxa particular de aumento de umidade dentro do artigo. Por exemplo, o dispositivo de sinalização pode ser configurado para emitir um sinal, quando a umidade dentro do artigo aumentar em mais do que 20% durante um período de tempo de menos do que cerca de dois minutos, tal como menos do que cerca de um minuto.
[77] Em ainda outra modalidade, múltiplos sensores de umidade podem ser incluído no sistema de sinalização para sensoriamento da umidade dentro do artigo absorvente e do lado de fora do artigo absorvente. Por exemplo, similar ao sistema mostrado na Figura 12, um primeiro sensor de umidade 120 pode ser configurado para monitorar a umidade do lado de dentro do artigo, enquanto um segundo sensor de umidade 122 pode ser configurado para monitorar a umidade exterior ao artigo absorvente. Nessa modalidade, o dispositivo de sinalização 110 pode ser configurado para emitir um sinal, quando a diferença de umidade for maior do que um limite previamente ajustado. Para finalidades exemplificativas, por exemplo, o dispositivo de sinalização pode ser configurado para emitir um sinal, quando a diferença de umidade for maior do que cerca de 20%, tal como maior do que cerca de 30%, tal como maior do que cerca de 40%, tal como maior do que cerca de 50%.
[78] Quando o dispositivo de sinalização incluir mais do que um sensor de umidade, em uma modalidade, os sensores podem ambos ser dispostos em um único invólucro ou compartimento. Um sensor de umidade, por exemplo, pode monitorar o lado de dentro do produto, enquanto outro coletaria dados a partir do ambiente circundante. Em uma modalidade, o sensor do ambiente pode ser usado para indicar quaisquer mudanças no ambiente circundante, que afetaria a variabilidade da medição, devido à localização do usuário. Dessa maneira, uma umidade de linha de base no ambiente circundante pode ser calculada pelo sistema de sinalização e comparada ao sensor que se volta para o interior do artigo absorvente.
[79] Em ainda outra modalidade da presente invenção, o sensor 102, conforme mostrado na Figura 11, pode compreender um sensor de condutividade, que sinta mudanças de condutividade dentro do interior do artigo absorvente 20. Sensores de condutividade são capazes de monitorar mudanças através de um material, tal como a cobertura externa. Em uma modalidade, a cobertura externa 40, do artigo absorvente, pode ser respirável, a fim de auxiliar nas condições de monitoramento.
[80] Em uma modalidade, por exemplo, o sensor de condutividade pode gerar um campo eletromagnético entre duas placas paralelas. Quando as placas ou regiões condutoras forem colocadas nas proximidades de um material contendo umidade, a água modifica o dielétrico e altera o campo. Dessa maneira, a presença de umidade pode ser quase que imediatamente detectada.
[81] Em uma modalidade alternativa, o sensor de condutividade pode compreender uma ou mais bobinas de indução, tais como bobinas de indução de RF (radiofrequência). Por exemplo, cada bobina de indução incluída com o sensor pode ser impelida por um campo de RF. A bobina de indução pode fazer com que se desenvolvam correntes de Foucault. As correntes de Foucault podem, então, reirradiar energia de RF de volta à. bobina fonte, modificando a impedância da bobina no processo. A mudança de impedância pode, então, ser medida, a fim de medir a mudanças de condutividade dentro do artigo.
[82] A mudança de impedância na bobina de indução pode ser medida usando qualquer dispositivo adequado, tal como um oscilador. Em uma modalidade, por exemplo, um oscilador marginal pode ser usado para medir as mudanças de impedância. Um oscilador marginal, por exemplo, é um oscilador que opera no limite de oscilação. Em outras palavras, o oscilador opera com apenas retroalimentação suficiente para sustentar a oscilação. Dessa maneira, qualquer interação dissipativa com a bobina remove uma fração da energia do oscilador, fazendo com que a saída se modifique. Portanto, a amplitude do oscilador é muito sensível à quantidade de dissipação de energia ou ao aumento de energia no circuito. Em uma modalidade, o oscilador marginal pode ser combinado com um detector e amplificador, configurados de modo que resulte uma saída aumentada, quando houver um aumento na condutividade do artigo absorvente.
[83] Um sensor de condutividade, conforme descrito acima, é descrito, por exemplo, no Pedido de Patente U.S. No. de Série 11/511.583, e no Pedido de Patente Publicado U.S. No. 2008/0048786, os quais são ambos aqui incorporados por referência em suas totalidades.
[84] Nessa modalidade, o sensor de condutividade 120 seria configurado para sentir aumentos de condutividade. Uma vez que um certo limite seja alcançado, o dispositivo de sinalização pode, então, ser configurado para emitir um sinal.
[85] Em uma modalidade, um agente de intensificação de condutividade pode ser incorporado ao artigo absorvente, a fim de aumentar a capacidade do sensor de condutividade em medir mudanças. Por exemplo, em uma modalidade, um aditivo químico pode ser adicionado à estrutura absorvente do artigo, que aumente mudanças de condutividade, quando molhado para melhor detecção de fluidos do corpo.
[86] Quando se usa um sensor de condutividade, que é baseado na geração de um campo eletromagnético, o agente de intensificação de condutividade pode aumentar a absorção do campo e auxiliar a distinguir a absorção devida à umidade, ou devida ao agente de intensificação de umidade. A frequência do campo poderia ser sintonizada para um agente de intensificação de condutividade específico, para intensificar a absorção da radiação.
[87] Quando se usa um sensor de temperatura, um sensor de umidade ou um sensor de condutividade conforme descrito acima, em uma modalidade, os sistema pode ser projetado para levar em consideração mudanças nas medições acima, quando o artigo absorvente for primeiramente colocado no usuário. Por exemplo, quando o artigo for vestido pela primeira vez, podem ser esperados aumentos de temperatura, de umidade e de condutividade. A fim de levar em consideração essas mudanças, o sistema da presente invenção pode ser configurado para somente fazer com que sinais sejam emitidos pelo dispositivo de sinalização, quando tiverem sido alcançadas condições de estado estacionário dentro do artigo.
[88] Por exemplo, em uma modalidade, o sistema pode ser configurado, tal que o dispositivo de sinalização não emita sinais dentro de um certo período de tempo, uma vez que o sistema tenha sido ativado pela primeira vez. O período de tempo pode variar dependendo das circunstâncias em particular e da aplicação em particular. Por exemplo, em uma modalidade, os sistema pode ser configurado para não emitir sinais durante pelo menos os primeiro 15 minutos, tal como pelo menos os primeiros 30 minutos, tal como pelo menos os primeiros 45 minutos, tal como pelo menos a primeira hora que o artigo absorvente seja usado.
[89] Em uma modalidade alternativa, o estado estacionário é determinado pelo sensor usado no sistema. O estado estacionário pode ser determinado quando mudanças substanciais ou significativas de temperatura, de umidade ou de condutividade falharem em ocorrer durante um certo período de tempo, indicando que as condições de estado estacionário tinham sido alcançadas. Por exemplo, o sistema pode ser configurado para somente se tornar ativado uma vez que o sensor não determine quaisquer mudanças substanciais dentro do interior do artigo durante um período de cerca de cinco minutos, tal como cerca de 10, minutos, tal como cerca de 20 minutos, tal como dentro de cerca de 30 minutos, tal como dentro de cerca de 45 minutos, tal como dentro de cerca de uma hora. Por exemplo, se o sensor for um sensor de umidade, o estado estacionário pode ser determinado, quando o sensor de umidade sentir não mais do que cerca de 5% de mudança de umidade no interior do artigo durante um período de pelo menos 10 minutos. Um sensor de temperatura ou um sensor de condutividade pode ser configurado de alguma maneira.
[90] Quando se usar um sensor de temperatura, um sensor de condutividade, ou um sensor de umidade, o sensor pode ser colocado em qualquer localização adequada do artigo absorvente. Por exemplo, o sensor pode ser colocado na região de virilha, na região posterior ou na região frontal do artigo, dependendo de vários fatores. Conforme descrito acima, em certas aplicações, o sensor pode ser colocado em uma superfície externa da cobertura externa do artigo absorvente. A cobertura externa pode ser respirável, onde o sensor seja colocado, de modo a facilitar o monitoramento de mudanças dentro do artigo. De fato, em certas circunstâncias, pode ser desvantajoso para o sensor entrar em contato direto com um fluido do corpo, tal como urina. Por exemplo, se urina tivesse que contactar diretamente com certos sensores de umidade, o sensor pode não operar apropriadamente. Nesse respeito, o sensor pode ser colocado em um local que não entre em contato direto com um fluido do corpo ou uma cobertura impermeável líquida altamente respirável pode ser colocada em torno do sensor.
[91] Em ainda outra modalidade, o sensor 120, conforme mostrado na Figura 11, compreende um sensor de vibração, que sinta vibrações, tais como sons, que podem se originar a partir do interior do artigo absorvente. Nessa modalidade, por exemplo, uma composição de produção de ruído pode ser incorporada ao artigo absorvente. A composição de produção de ruído, por exemplo, pode ser posicionada na superfície interna da cobertura externa ou pode ser incorporada à estrutura absorvente. A composição de produção de ruído pode compreender uma composição, que, quando molhada, faça um ruído. Em uma modalidade, qualquer composição adequada que crie um som “efervescente” pode ser usada. Por exemplo, em uma modalidade, a composição de produção de ruído pode compreender um bicarbonato isoladamente ou combinado com um ácido, tal como ácido tartárico. O som é gerado a partir da formação de gás, tal como descrito na Patente U.S. No. 6.929.819 de Underhill, et al., que é aqui incorporada. De maneira geral, o absorvente pode incluir um agente efervescente ou combinação de agentes efervescentes que, por liberação de gás e por causar um som concussivo (isto é, “pipocar”, “crepitar”, “borbulhar” ou “efervescer”) suave, o qual é distinto do ruído ambiente, Um exemplo de uma combinação ácido/base adequada é mostrada na equação (1):
Figure img0001
[92] Na equação (1), bicarbonato de sódio e bitartarato de potássio reagem, na presença de um líquido (urina), para formar gás de dióxido de carbono e subprodutos. A produção do gás de dióxido de carbono alerta o usuário da almofada contendo o ácido e a base de que urinação ocorreu.
[93] Outra combinação ácido/base adequada é mostrada na equação (2):
Figure img0002
[94] Na equação (2), sulfato de sódio e alumínio e bicarbonato de sódio reagem, na presença de líquido (urina), para formar gás de dióxido de carbono e subprodutos. Outros ácidos, que podem ser usados em combinação com bicarbonato de sódio para produzir um agente efervescente de acordo com a presente invenção, incluem ácido ascórbico, lático, glicólico, málico, tartárico e fumárico. Quando misturados com bicarbonato de sódio e contactados com urina, esses ácidos produzem dióxido de carbono.
[95] O sistema de sinalização, em conjunção com o sensor de vibração, pode ser sintonizado para sentir o som particular feito pela composição de produção de ruído. Portanto, quando o som em particular for detectado, um dispositivo de sinalização é configurado para emitir um sinal.
[96] Deve ser entendido que os sons produzidos dentro do artigo absorvente podem ser grandemente inaudíveis, mas podem ser detectados pelo sensor. O sensor pode compreender, por exemplo, um ou mais microfones e hardware e software processadores de sinal. O sistema pode ser configurado para detectar um algoritmo em particular, que seja indicador de vibrações sendo produzidas pela composição de produção de ruído quando molhada. Uma vez que o algoritmo seja detectado, um dispositivo de sinalização pode ser desencadeado ou ativado, de modo a emitir um sinal indicando a presença de um fluido do corpo modalidade, o software associado com o sensor de vibração pode ser configurado para sentir ruído feito durante a urinação. Portanto, nessa modalidade, uma composição de produção de ruído pode não ser necessária no interior do artigo.
[97] Em ainda outra modalidade da presente invenção, o sensor 120, conforme mostrado na Figura 11, compreende um sensor óptico, que é configurado para sentir uma mudança de cor em particular. Nessa modalidade, por exemplo, uma composição de mudança de cor pode ser incorporada ao artigo absorvente. A composição de mudança de cor pode ser projetada para mudar de cor quando molhada. A composição de mudança de cor pode estar contida dentro da estrutura absorvente. Alternativamente, a composição de modificação de cor pode ser incorporada ao próprio sensor ou posicionada oposta ao sensor na superfície interior da cobertura externa. Nessa modalidade, a cobertura externa pode ser construída, de modo que o sensor óptico possa sentir mudanças de cor através da cobertura externa do artigo absorvente.
[98] A composição de mudança de cor, conforme descrita acima, pode mudar de cor quando molhada. Alternativamente, a composição de mudança de cor pode mudar de cor com base em uma mudança de pH ou quando contactada com um composto químico tipicamente contido na urina ou com um vapor contido na urina.
[99] Em uma modalidade particular, a composição de mudança de cor pode compreender corante de Verde de Bromocresol. O corante de Verde de Bromocresol é sensível ao pH. Quando o pH, muda, o corante de Verde de Bromocresol muda para azul. O sensor óptico pode ser configurado para ler a mudança de cor e fazer com que um dispositivo de sinalização emita um sinal.
[100] Em outras modalidades, a composição de mudança de cor pode compreender uma tinta lavável, especialmente se o sensor estiver posicionado em uma porção colorida do artigo absorvente. Nessa modalidade, quando o artigo absorvente for molhado, a tinta é lavada do ponto sobre o produto e o sensor sentiria a mudança de intensidade de cor ou a ausência de cor.
[101] Em outra modalidade da presente invenção, o sensor 120 pode compreender um sensor químico que é configurado para sentir apresença de uma espécie química em particular. Nessa modalidade, uma composição de indicação de produto químico, pode estar presente no artigo absorvente, que, quando molhada, produz a espécie química. Alternativamente, o sensor químico pode ser configurado para sentir um composto químico em particular encontrado na urina.
[102] O sensor 120 ou a cobertura externa 40 do artigo absorvente pode ser construído, de modo a ser capaz de sentir a espécie química através da cobertura externa. A espécie química pode compreender pode compreender ou um gás ou um líquido.
[103] Em uma modalidade, por exemplo, a cobertura externa do artigo absorvente pode ser respirável.
[104] Em uma modalidade, por exemplo, o sensor químico pode ser configurado para sentir a presença de dióxido de carbono. Várias composições de indicação de produto químico estão disponíveis, que, quando em contato com urina, produziriam quantidades copiosas de dióxido de carbono para detecção. Por exemplo, em uma modalidade, a composição de indicação de produto químico pode compreender um ácido orgânico em combinação com um carbonato. Tais carbonatos podem incluir, por exemplo, carbonato de sódio ou bicarbonato de sódio. O ácido orgânico pode compreender, por exemplo, ácido ascórbico, ácido lático, ácido tartárico, ácido cítrico, ácido oxálico ou ácido carboxílicos poliméricos, tais como poli(ácidos acrílicos). Tais ácidos reagem com carbonato de sódio ou bicarbonato de sódio, para gerar dióxido de carbono na presença de água ou de urina. Os ácidos orgânicos e o carbonato pode estar na forma de um grão, pó ou pode estar encapsulado em matrizes solúveis em água, tais como carboidratos (por exemplo, açúcares), sai (por exemplo, cloreto de sódio), etc. Dessa maneira, a composição não produz dióxido de carbono, a menos que água ou urina estejam presentes.
[105] Em uma modalidade alternativa, um sensor químico pode ser configurado para sentir a presença de nitrogênio. Similar a dióxido de carbono, nitrogênio é inodoro e seguro. Nessa modalidade, a composição de indicação de produto químico pode compreender ácido sulfâmico e nitrito de sódio, que rapidamente produz nitrogênio na presença de água. Ambos os entes químicos não são reativos no estado seco. Portanto, a composição pode ser adicionada na forma de um tablete, um pó ou encapsulada em uma matriz solúvel em água. Uma vez contatada com urina, entretanto, a composição produzirá copiosas quantidades de nitrogênio, que podem ser sentidas pelo sensor químico.
[106] Quando se usa um sensor químico conforme descrito acima, o sensor pode não necessitar de ser colocado na região de virilha, conforme mostrado na Figura 11. Ao invés disso, o sensor pode ser colocado em qualquer lugar no artigo, tal como na faixa de cintura, onde a liberação de gases pode ocorrer. Alternativamente, o sensor pode ser colocado em qualquer lugar sobre a cobertura externa, tanto quanto gases possam ser detectados através da cobertura externa.
[107] Em ainda outra modalidade, o sensor químico pode compreender um sensor de composto orgânico volátil. Nessa modalidade, um composto orgânico volátil pode ser colocado em associação com o artigo absorvente, tal como no lado de dentro do artigo ou diretamente em associação com o sensor. Uma vez em contato com a água, um composto orgânico volátil pode ser produzido, o qual pode ser sentido. O sensoriamento do composto orgânico volátil fará com que o dispositivo de sinal para emitir um sinal.
[108] Em ainda outra modalidade da presente invenção, o sensor 120 pode compreender um sensor de expansão de material, que é configurado para detectar quando uma certa porção do artigo absorvente aumentar de tamanho devido ao fato do artigo absorver quantidades substanciais de um líquido, tal como urina. Uma vez que seja detectada uma expansão de material, um dispositivo de sinalização é configurado para emitir um sinal indicando a presença de um fluido do corpo.
[109] Em uma modalidade, por exemplo, o sensor de expansão de material pode compreender um expansômetro. O expansômetro pode ser adaptado para medir a expansão da cobertura externa, ou de qualquer outro componente do artigo absorvente. Dispositivos de expansômetro são descritos, por exemplo, na Patente U.S. No. 5.454.376.
[110] Todos os sensores descritos acima podem ser configurados para serem descartados com o artigo absorvente. Quando descartável, o sensor pode ser integrado à cobertura externa do artigo. Por exemplo, em uma modalidade, a cobertura externa pode compreender mais do que uma camada e o sensor pode ser posicionado entre as duas camadas.
[111] Em uma modalidade alternativa, o sensor pode ser configurado para ser removido do artigo absorvente, quando o artigo for descartado, e colocado em um novo artigo. De fato, em uma modalidade, o sensor e/ou dispositivo de sinalização pode incluir múltiplos ajustes, dependendo do artigo absorvente ao qual ele esteja fixado. Dessa maneira, o sistema de sinalização pode ser modificado com base nas especificações de produto em particular.
[112] Por exemplo, em certas modalidades, a respirabilidade da cobertura externa pode ter impacto sobre a eficácia do sensor. Em uma modalidade, o sistema de sinalização pode incluir diferentes ajustes, dependendo da respirabilidade da cobertura externa, do produto em particular usado em conjunção com o sistema de sinalização. Por exemplo, o sistema de sinalização pode incluir um algoritmo, que seja uma função das especificações de produto (por exemplo, respirabilidade e/ou absorbância) e os critérios de sinalização podem ser baseados, em parte, no algoritmo.
[113] Em um exemplo particular, por exemplo, o sensor de umidade pode funcionar de maneira diferente, dependendo da respirabilidade da cobertura externa do artigo absorvente. De acordo com a presente invenção, o sensor de umidade pode incluir ajustes diferentes, que sejam dependente da respirabilidade em particular da cobertura externa do produto usado em associação com o sensor. O produto comprado, por exemplo, pode fornecer informações ao consumidor relacionadas a qual ajuste usar.
[114] Conforme o artigo absorvente aumente em eficácia, em uma modalidade, o sistema de sinalização da presente invenção pode ser configurado para emitir um sinal ou para não emitir um sinal durante a primeira descarga de urina e/ou para emitir um sinal, quando uma segunda descarga ocorrer. Em uma modalidade, por exemplo, o artigo absorvente pode ser construído de modo a ser capaz de reter duas descargas de urina a partir do usuário. Um sistema de sensoriamento de umidade pode ser particularmente necessário para esses dois tipos de artigo, de modo que um cuidador possa diferenciar entre a primeira descarga e a segunda descarga. De acordo com a presente invenção, o sistema de sinalização pode ser construído de modo a reconhecer uma mudança dentro do artigo absorvente devida à primeira descarga e, então, reajustar os critérios com base na segunda descarga. Uma vez que a segunda descarga seja reconhecida, o sistema de sinalização pode ser projetado para emitir um sinal.
[115] Por exemplo, em uma modalidade, o sensor pode compreender um sensor de umidade. Depois de uma primeira descarga com urina, o sensor de umidade pode sentir uma umidade dentro do artigo dentro de uma primeira faixa, tal como de cerca de 60% a cerca de 80%. Depois da segunda descarga, entretanto, o sensor pode ser configurado para sentir umidade dentro de uma segunda faixa. A segunda faixa, por exemplo, pode se sobrepor à primeira faixa ou ser separada. Em uma modalidade, por exemplo, a segunda faixa pode ser maior do que 80%, a qual pode, então, ser usada para diferenciar entre primeiras descargas e segundas descargas do artigo.
[116] Essas e outras modificações e variações, em relação à presente invenção, podem ser praticadas pelos técnicos no assunto, sem se desviar do espírito e do escopo da presente invenção, que são mais particularmente mostrados nas reivindicações anexas. Em adição, deve ser entendido que aspectos das várias modalidades podem ser intercambiados; tanto no todo; quanto em parte. Além disso, os técnicos no assunto apreciarão que a descrição precedente é somente por meio de exemplo, e não se pretende limitar a invenção assim adicionalmente descrita, em tais reivindicações anexas.

Claims (15)

1. Artigo absorvente (20), compreendendo: uma cobertura externa (40) apresentando uma superfície interna e uma superfície externa; uma estrutura absorvente posicionada adjacente à superfície interior; e uma primeira zona condutora (100) espaçada de, e descontínua de uma segunda zona condutora (102), as zonas condutoras (100, 102) estando localizadas sobre a cobertura externa, caracterizadopelo fato de que cada zona condutora (100, 102) compreende uma área sobre a cobertura externa (40), que define uma pluralidade de aberturas (104), que se estendem através da cobertura externa (40), as aberturas estando recobertas por uma composição condutora (106) que torna as zonas (100, 102) condutoras e sela as aberturas (104), ditas zonas condutoras (100, 102) localizadas sobre a cobertura externa (40) sendo posicionadas para entrar em contato com fluido corporal absorvido pelo artigo (20).
2. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que inclui uma região de virilha (26) posicionada entre uma região frontal (22) e uma região posterior (24), e sendo que a primeira zona condutora (100) e a segunda zona condutora (102) se estendem para a região de virilha (26).
3. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizadopelo fato de que a composição condutora (106) compreende uma tinta condutora ou um adesivo condutor.
4. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizadopelo fato de que compreende adicionalmente um sistema de sinalização, que inclui um dispositivo de sinalização (110), que está configurado para fazer uma conexão elétrica com a primeira zona condutora (100) e com a segunda zona condutora (102), o dispositivo de sinalização (110) produzindo um sinal, quando uma substância condutora, presente no artigo absorvente (20), efetuar uma conexão elétrica entre a primeira zona condutora (100) e a segunda zona condutora (102).
5. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que as aberturas (104), na primeira zona condutora (100) ou na segunda zona condutora (102), apresentam um diâmetro de 0,1 mm a 1,5 mm, ou estão em uma densidade de 10 aberturas/cm2 a 50 aberturas/cm2.
6. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de sinalização (110) compreende um grampo que se estende sobre uma borda do artigo, para efetuar uma conexão elétrica com a primeira zona condutora (100) e com a segunda zona condutora (102), inclui um material tipo gancho capaz de formar uma fixação com a cobertura externa (40) do artigo absorvente (20), para efetuar uma conexão elétrica com a primeira zona condutora (100) e com a segunda zona condutora (102), ou inclui um adesivo condutor, que fixa o dispositivo de sinalização (110) à primeira zona condutora (100) e à segunda zona condutora (102) no artigo absorvente (20).
7. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o sistema de sinalização compreende um sensor de temperatura (120) e sendo que o dispositivo de sinalização (110) está configurado para emitir um sinal, quando o sensor de temperatura sentir uma temperatura dentro do artigo absorvente (20) maior do que 32°C, ou em que o dispositivo de sinalização (110) está configurado para emitir um sinal, quando o sensor de temperatura (120) sentir um aumento de temperatura no artigo absorvente (20) maior do que 8°C em menos do que um minuto.
8. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o sistema de sinalização compreende um primeiro sensor de temperatura (120) e um segundo sensor de temperatura (122), o primeiro sensor de temperatura (120) sentindo uma temperatura dentro da estrutura absorvente, o segundo sensor de temperatura (122) sentindo uma temperatura exterior em relação ao artigo absorvente (20), o dispositivo de sinalização (110) emitindo um sinal, quando a diferença de temperatura entre o primeiro sensor de temperatura (120) e o segundo sensor de temperatura (122) exceder um limite previamente ajustado.
9. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o sistema de sinalização compreende um sensor de condutividade (120), que compreende uma bobina de indução de RF, que sente mudanças de impedância.
10. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o sistema de sinalização compreende um sensor de umidade (120) e em que o dispositivo de sinalização (110) está configurado para emitir um sinal, quando o sensor de umidade (120) sentir um aumento de umidade, no artigo absorvente (20), maior do que20% em 60 Segundos.
11. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o sistema de sinalização compreende um primeiro sensor de umidade (120) e um segundo sensor de umidade (122), o primeiro sensor de umidade (120) sentindo umidade dentro da estrutura absorvente, o segundo sensor de umidade (122) sentindo umidade exterior ao artigo absorvente (20), o dispositivo de sinalização (110) emitindo um sinal, quando a diferença de umidade entre o primeiro sensor de umidade (120) e o segundo sensor de umidade (122) exceder um limite previamente ajustado.
12. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o sistema de sinalização está configurado para diferenciar entre uma primeira descarga do artigo absorvente (20) com um fluido do corpo de uma segunda descarga do artigo absorvente (20) com um fluido do corpo.
13. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o sistema de sinalização compreende um sensor de vibração (120), e de que o artigo absorvente (20) contém uma composição de produção de ruído, que produz vibrações quando molhada, o sensor de vibração (120) estando configurado para sentir vibrações produzidas pela composição de produção de ruído, fazendo com que o dispositivo de sinalização (110) emita um sinal.
14. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o sistema de sinalização compreende um sensor químico (120), e de que o artigo absorvente (20) contém uma composição de indicação de produto químico, que libera uma espécie química quando molhada, o sensor químico (120) estando configurado para detectar a presença da espécie química dentro do artigo absorvente (20), fazendo com que o dispositivo de sinalização (110) emita um sinal, em que a espécie química preferencialmente compreende um composto orgânico volátil, dióxido de carbono, nitrogênio ou amônia.
15. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o sistema de sinalização compreende um sensor óptico (120), e em que o artigo absorvente (20) contém uma composição de mudança de cor, que muda de cor quando molhada, o sensor óptico (120) estando configurado para sentir a mudança de cor, fazendo com que o dispositivo de sinalização (110) emita um sinal.
BRPI0918711-1A 2008-12-31 2009-11-17 Artigo absorvente BRPI0918711B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/347,539 US8274393B2 (en) 2008-12-31 2008-12-31 Remote detection systems for absorbent articles
US12/347,539 2008-12-31
PCT/IB2009/055120 WO2010076679A2 (en) 2008-12-31 2009-11-17 Remote detection systems for absorbent articles

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0918711A2 BRPI0918711A2 (pt) 2021-04-20
BRPI0918711B1 true BRPI0918711B1 (pt) 2021-09-08

Family

ID=42284207

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0918711-1A BRPI0918711B1 (pt) 2008-12-31 2009-11-17 Artigo absorvente

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8274393B2 (pt)
EP (1) EP2376047B1 (pt)
KR (1) KR101749354B1 (pt)
CN (1) CN102271641B (pt)
AU (1) AU2009334407B2 (pt)
BR (1) BRPI0918711B1 (pt)
MX (1) MX2011007017A (pt)
RU (1) RU2506939C2 (pt)
WO (1) WO2010076679A2 (pt)

Families Citing this family (98)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7977529B2 (en) 2004-11-03 2011-07-12 Fred Bergman Healthcare Pty Ltd. Incontinence management system and diaper
US8628506B2 (en) 2008-06-30 2014-01-14 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Multifunctional monitoring device for absorbent articles
US8101813B2 (en) * 2008-10-30 2012-01-24 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Training progress indicator
US8172982B2 (en) * 2008-12-22 2012-05-08 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Conductive webs and process for making same
JP5396234B2 (ja) * 2009-10-23 2014-01-22 ユニ・チャーム株式会社 排便検出装置
JP5396233B2 (ja) * 2009-10-23 2014-01-22 ユニ・チャーム株式会社 排便排尿判別装置
JP5396232B2 (ja) * 2009-10-23 2014-01-22 ユニ・チャーム株式会社 排便検出装置
US9018434B2 (en) 2010-08-06 2015-04-28 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Absorbent articles with intricate graphics
USD656852S1 (en) 2010-08-06 2012-04-03 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wetness indicator
US8698641B2 (en) * 2010-11-02 2014-04-15 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Body fluid discriminating sensor
US8642832B2 (en) 2010-11-10 2014-02-04 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Apparatus and method for product and signaling device matching
US8871994B2 (en) * 2010-12-10 2014-10-28 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wetness sensor for use in an absorbent article
US20120157947A1 (en) * 2010-12-15 2012-06-21 Davis-Dang Hoang Nhan Attachment Means For A Conductor-Less Detection System For An Absorbent Article
US8987544B2 (en) 2010-12-17 2015-03-24 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Article with heat-activatable expandable structures
TW201225933A (en) * 2010-12-27 2012-07-01 Po-Hsun Cheng Moisture alert method and device for body fluid-absorbing articles
US9220640B2 (en) 2010-12-30 2015-12-29 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Absorbent article including two dimensional code made from an active graphic
US8740869B2 (en) * 2011-03-11 2014-06-03 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Personal care articles with tactile visual cues
EP3788998A1 (en) * 2011-06-03 2021-03-10 The Procter & Gamble Company Sensor systems comprising anti-choking features
US9907707B2 (en) 2011-06-03 2018-03-06 The Procter & Gamble Company Sensor systems comprising auxiliary articles
CA2837960A1 (en) * 2011-06-03 2012-12-06 The Procter & Gamble Company Sensor systems comprising auxiliary articles
US9241839B2 (en) * 2011-07-15 2016-01-26 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Absorbent article fullness indicator
US8933292B2 (en) * 2011-10-28 2015-01-13 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Absorbent article with sensor array for body exudate detection
US8816149B2 (en) 2011-10-28 2014-08-26 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. System for detection and monitoring of body exudates using a gas emitting substance for use in interactive toilet training
US9119748B2 (en) 2011-10-28 2015-09-01 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Electronic discriminating device for body exudate detection
US9278033B2 (en) 2011-11-22 2016-03-08 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Contactless passive sensing for absorbent articles
US8889944B2 (en) * 2011-12-06 2014-11-18 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Sensor products using wicking materials
DK2797565T3 (en) * 2011-12-29 2018-12-17 Essity Hygiene & Health Ab Absorbent article comprising a moisture detector
CN102727344A (zh) * 2012-06-14 2012-10-17 上海伟赛智能科技有限公司 一种智能失禁报警装置
KR102008020B1 (ko) * 2012-09-25 2019-10-28 주식회사 광세로 용변 감지기능을 갖춘 기저귀
US20140135722A1 (en) * 2012-11-13 2014-05-15 Sca Hygiene Products Ab Disposable absorbent product with detectable inodorous component, and systems including same
US9301884B2 (en) 2012-12-05 2016-04-05 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Liquid detection system having a signaling device and an absorbent article with graphics
US9138354B2 (en) 2012-12-27 2015-09-22 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Attachment for a conductorless wetness detector for an absorbent article
US9861533B2 (en) 2013-05-08 2018-01-09 The Procter & Gamble Company Apertured nonwoven materials and methods for forming the same
US9170193B2 (en) 2013-06-06 2015-10-27 General Electric Company Detecting coolant leaks in turbine generators
US9097657B2 (en) 2013-07-23 2015-08-04 General Electric Company Leak detection of stator liquid cooling system
DE112014003621B4 (de) 2013-08-08 2022-07-14 The Procter & Gamble Company Sensorsysteme für absorbierende Gegenstände umfassend Sensorschleusen
EP4233587A1 (en) * 2013-08-20 2023-08-30 VMR Products, LLC Vaporizer
CN104970921B (zh) * 2014-04-02 2019-07-19 林有健 排泄物感测装置及具有排泄物感测装置的尿布
MX2017004382A (es) * 2014-10-31 2017-06-22 Kimberly Clark Co Manejo y cuantificacion de productos desechables.
WO2016073724A1 (en) 2014-11-06 2016-05-12 The Procter & Gamble Company Crimped fiber spunbond nonwoven webs / laminates
MX2017005908A (es) 2014-11-06 2017-06-27 Procter & Gamble Articulos absorbentes que comprenden laminados orientados hacia la prenda.
PL3229747T3 (pl) 2014-12-11 2020-03-31 Essity Hygiene And Health Aktiebolag Czujniki impedancji do wykrywania i monitorowania wilgoci w wyrobach chłonnych
CN104605992A (zh) * 2015-01-24 2015-05-13 林思智 一种尿裤显色识别警报系统及方法
US10350115B2 (en) 2015-02-27 2019-07-16 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Absorbent article leakage assessment system
US9918884B2 (en) 2015-04-22 2018-03-20 Kpr U.S., Llc Remote monitoring of absorbent article
CN105054912A (zh) * 2015-09-01 2015-11-18 饶彬 微型生命体征探测装置
CN106510959B (zh) * 2015-09-15 2019-09-06 华星科技股份有限公司 智能护理耗材与其卷带式制造方法以及卷带式感应模块
US11134925B2 (en) 2016-03-01 2021-10-05 The Procter & Gamble Company Diaper adapted for collection of urine sample from an infant
WO2017151710A1 (en) 2016-03-01 2017-09-08 The Procter & Gamble Company Diaper adapted for collection of uncontaminated and intact stool sample from an infant
US10285871B2 (en) * 2016-03-03 2019-05-14 The Procter & Gamble Company Absorbent article with sensor
US10470669B2 (en) * 2016-03-10 2019-11-12 Xtrava Inc Contactless measurement, monitoring and communication of bodily functions of infants and other helpless individuals
US11229557B2 (en) 2016-06-17 2022-01-25 Medline Industries, Lp Sensor for absorbent article
US10624795B2 (en) 2016-06-17 2020-04-21 Medline Industries, Inc. Sensor for absorbent article
EP4335420A3 (en) 2017-02-16 2024-05-29 The Procter & Gamble Company Absorbent articles with substrates having repeating patterns of apertures comprising a plurality of repeat units
TWM554340U (zh) * 2017-02-17 2018-01-21 I Ding Medical Equipment Co Ltd 具攝像功能之尿濕提示檢驗系統
US10716714B2 (en) * 2017-03-02 2020-07-21 5Tech Llc Soiled diaper detection system
US10720040B2 (en) * 2017-03-02 2020-07-21 5Tech Llc Soiled diaper detection system
AU2018231073B2 (en) 2017-03-07 2023-06-29 Medline Industries, Lp Sensor for absorbent article
CN107028703B (zh) * 2017-03-15 2020-11-13 东莞市南星电子有限公司 一种尿布使用程度显示及报警方法
KR102099784B1 (ko) 2017-04-05 2020-04-10 킴벌리-클라크 월드와이드, 인크. 흡수 용품 누출 검출 의복 및 이를 이용한 흡수 용품 누출 검출 방법
US10492959B2 (en) * 2017-05-07 2019-12-03 Dongguan Southstar Electronics Limited Method for indicating and alarming about wet level of diaper
JP2020524063A (ja) * 2017-06-05 2020-08-13 クレイダース カンパニー,リミテッド 吸収用品の製造方法
KR102068269B1 (ko) * 2018-02-28 2020-02-11 (주)크레이더스 패턴이 구비된 흡수 용품
KR102121923B1 (ko) * 2018-02-28 2020-06-11 (주)크레이더스 흡수 용품 제조 방법 및 패턴 롤
KR102121916B1 (ko) * 2017-06-05 2020-06-11 (주)크레이더스 흡수 용품 및 흡수 용품 제조 방법
KR102121920B1 (ko) * 2018-02-28 2020-06-11 (주)크레이더스 단말부가 구비된 흡수 용품
EP3636235A4 (en) * 2017-06-05 2021-01-27 Craders Co.,Ltd ABSORPTION PRODUCT PROVIDED WITH A TERMINAL UNIT
EP3644924A1 (en) 2017-06-27 2020-05-06 The Procter and Gamble Company Diaper product adapted for collection of exudate sample from an infant
EP3644923A1 (en) 2017-06-27 2020-05-06 The Procter and Gamble Company Configurable absorbent articles having improved bodily exudate separation and sampling
GB2565833A (en) * 2017-08-25 2019-02-27 Oxford Caresense Ltd Wetness sensor
US11504280B2 (en) * 2017-09-19 2022-11-22 Care Changer Inc. Incontinence care system and method therefor
US10828205B2 (en) * 2017-12-05 2020-11-10 S-Square Systems, Llc Remote detection of wetness in diapers and bandages using reusable electronics
GB201720685D0 (en) 2017-12-12 2018-01-24 Oxford Caresense Ltd Wetness monitoring
WO2019126131A1 (en) 2017-12-20 2019-06-27 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. System for intervening and improving the experience of the journey of an absorbent article change
WO2019126437A1 (en) 2017-12-20 2019-06-27 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. System for documenting product usage by recognizing an acoustic signature of a product
PL3727253T3 (pl) * 2017-12-21 2024-06-17 Johnson & Johnson Consumer Inc. Wyrób higieny osobistej z elementem cyfrowym
US11679036B2 (en) 2019-04-12 2023-06-20 Verily Life Sciences Llc Determining diaper loading using color detection or activity state
WO2019213336A1 (en) 2018-05-04 2019-11-07 The Procter & Gamble Company Sensor devices and systems for monitoring the basic needs of an infant
US11373102B2 (en) 2018-05-04 2022-06-28 The Procter & Gamble Company Sensing and activity classification for infants
US10575390B2 (en) * 2018-05-04 2020-02-25 Verily Life Sciences Llc Color sensing using pulsed light
US11090001B2 (en) * 2018-06-21 2021-08-17 Rsc Associates, Inc. Monitoring device for detecting wetness in a garment
KR102161135B1 (ko) * 2018-06-26 2020-09-29 동양미래대학교 산학협력단 대소변 구별 감지시트
US11051996B2 (en) 2018-08-27 2021-07-06 The Procter & Gamble Company Sensor devices and systems for monitoring the basic needs of an infant
US11607143B2 (en) 2019-04-12 2023-03-21 Verily Life Sciences Llc Sensing physiological parameters through an article
WO2020219414A1 (en) 2019-04-24 2020-10-29 The Procter & Gamble Company Highly extensible nonwoven webs and absorbent articles having such webs
CN110672713A (zh) * 2019-09-24 2020-01-10 安徽三联机器人科技有限公司 一种尿液的检测装置及方法
BE1027287B1 (nl) 2019-10-01 2020-12-09 P2Solutions Cooeperatieve Vennootschap Met Beperkte Aansprakelijkheid Vocht monitoringssysteem voor absorberende artikelen
JP2021069876A (ja) * 2019-11-01 2021-05-06 ユニ・チャーム株式会社 センサーユニット、吸収性物品キット、及び吸収性物品包装体
WO2021113230A1 (en) 2019-12-03 2021-06-10 Medline Industries, Inc. Sensor for absorbent article
US11881093B2 (en) 2020-08-20 2024-01-23 Denso International America, Inc. Systems and methods for identifying smoking in vehicles
US11636870B2 (en) 2020-08-20 2023-04-25 Denso International America, Inc. Smoking cessation systems and methods
US11760170B2 (en) 2020-08-20 2023-09-19 Denso International America, Inc. Olfaction sensor preservation systems and methods
US11813926B2 (en) 2020-08-20 2023-11-14 Denso International America, Inc. Binding agent and olfaction sensor
US11760169B2 (en) 2020-08-20 2023-09-19 Denso International America, Inc. Particulate control systems and methods for olfaction sensors
US11828210B2 (en) 2020-08-20 2023-11-28 Denso International America, Inc. Diagnostic systems and methods of vehicles using olfaction
US11932080B2 (en) 2020-08-20 2024-03-19 Denso International America, Inc. Diagnostic and recirculation control systems and methods
US12017506B2 (en) 2020-08-20 2024-06-25 Denso International America, Inc. Passenger cabin air control systems and methods
GB2596183B (en) * 2021-04-08 2022-10-26 Oxford Healthtech Ltd Sensing device for a nappy

Family Cites Families (49)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4100324A (en) 1974-03-26 1978-07-11 Kimberly-Clark Corporation Nonwoven fabric and method of producing same
US4068221A (en) * 1974-09-09 1978-01-10 Mcclintock Manufacturing Corporation Immersion responsive sensor
US4191950A (en) * 1978-02-09 1980-03-04 Levin Anne F Anti-bed-wetting device
US4571750A (en) 1984-02-21 1986-02-25 The University Of Michigan Acoustic myography
CA1341430C (en) 1984-07-02 2003-06-03 Kenneth Maynard Enloe Diapers with elasticized side pockets
US4926871A (en) 1985-05-08 1990-05-22 International Biomedics, Inc. Apparatus and method for non-invasively and automatically measuring the volume of urine in a human bladder
US4768023A (en) 1987-03-12 1988-08-30 Xie Alex J Diaper wetness signalling system
US4940464A (en) 1987-12-16 1990-07-10 Kimberly-Clark Corporation Disposable incontinence garment or training pant
CA2048905C (en) 1990-12-21 1998-08-11 Cherie H. Everhart High pulp content nonwoven composite fabric
US5350624A (en) 1992-10-05 1994-09-27 Kimberly-Clark Corporation Abrasion resistant fibrous nonwoven composite structure
US5322067A (en) 1993-02-03 1994-06-21 Hewlett-Packard Company Method and apparatus for determining the volume of a body cavity in real time
US5454376A (en) 1993-08-16 1995-10-03 Stephens; David L. Breathing monitor articles of wearing apparel
DE69510707T2 (de) 1994-03-04 1999-11-04 Kimberly Clark Co Vliesstoff mit verbesserten Flüssigkeits-Strömungs-Eigenschaften für absorbierende Artikel der persönlichen Pflege und dergleichen
US5486166A (en) 1994-03-04 1996-01-23 Kimberly-Clark Corporation Fibrous nonwoven web surge layer for personal care absorbent articles and the like
US5766389A (en) 1995-12-29 1998-06-16 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Disposable absorbent article having a registered graphic and process for making
US6200250B1 (en) * 1996-05-07 2001-03-13 Knox Security Engineering Corporation Diapers with moisture detection and process and apparatus for making them
US5845644A (en) * 1996-08-26 1998-12-08 Hughes; Charles B. Bladder and bowel training system
US5820973A (en) 1996-11-22 1998-10-13 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Heterogeneous surge material for absorbent articles
ATE226349T1 (de) 1997-12-22 2002-11-15 Bent Thorning Bensen As Verfahren und vorrichtung zur detektion einer flüssigkeit
US6359190B1 (en) 1998-06-29 2002-03-19 The Procter & Gamble Company Device for measuring the volume of a body cavity
US6645190B1 (en) 1999-11-22 2003-11-11 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Absorbent article with non-irritating refastenable seams
US6761711B1 (en) 1998-12-18 2004-07-13 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Absorbent articles with refastenable side seams
SE513206C2 (sv) 1999-03-12 2000-07-31 Ber Lin Wu Urindetekterande och signalerande anordning för användning i en blöja
US6110111A (en) 1999-05-26 2000-08-29 Diagnostic Ultrasound Corporation System for quantizing bladder distension due to pressure using normalized surface area of the bladder
MXPA02005484A (es) * 1999-12-21 2002-11-29 Procter & Gamble Trama laminada que comprende una capa con aberturas y metodo para fabricar la misma.
US6576810B1 (en) 2000-10-25 2003-06-10 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Toilet training article containing an effervescent agent
US6484053B2 (en) 2000-11-29 2002-11-19 Pairash Thajchayapong Method and apparatus for treating poor laryngeal-elevation disorder with sequential-high voltage electrical stimulation
US6731215B2 (en) * 2000-11-30 2004-05-04 Frederick H. Harms Moisture monitoring system
US6580013B1 (en) 2002-01-10 2003-06-17 Gregorio M. Belloso Inexpensive diaper wetness monitoring system
US8083678B2 (en) 2003-04-16 2011-12-27 Eastern Virginia Medical School System, method and medium for acquiring and generating standardized operator independent ultrasound images of fetal, neonatal and adult organs
US20050156744A1 (en) * 2003-09-02 2005-07-21 Pires Harold G. Diaper wetness annunciator system
JP2006043389A (ja) * 2004-08-06 2006-02-16 Miinosu Denshi Kk おむつ交換時期報知装置
US7477156B2 (en) * 2005-04-29 2009-01-13 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Connection mechanisms in absorbent articles for body fluid signaling devices
US7394391B2 (en) * 2005-04-29 2008-07-01 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Connection mechanisms in absorbent articles for body fluid signaling devices
US20070048709A1 (en) 2005-08-31 2007-03-01 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. System for detection and analysis of biological waste spread in an undergarment
US8304598B2 (en) * 2005-12-15 2012-11-06 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Garments with easy-to-use signaling device
US7737322B2 (en) * 2005-12-21 2010-06-15 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Personal care products with microchemical sensors for odor detection
US8725245B2 (en) 2006-08-14 2014-05-13 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Resonant coil for measuring specimen condition
US20080077042A1 (en) 2006-08-29 2008-03-27 Feldkamp Joseph R Breastfeeding Quantification
US7833177B2 (en) 2006-08-29 2010-11-16 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Breast feeding quantification
US8114030B2 (en) 2006-08-29 2012-02-14 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Breastfeeding quantification
US20080054408A1 (en) * 2006-08-31 2008-03-06 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Conduction through a flexible substrate in an article
US8299317B2 (en) 2007-03-29 2012-10-30 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Absorbent articles with external access to internal conductors
US20080266122A1 (en) 2007-04-30 2008-10-30 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wetness sensor with audible signal for an absorbent article
US8334425B2 (en) * 2007-06-27 2012-12-18 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Interactive garment printing for enhanced functionality of absorbent articles
US20090062756A1 (en) 2007-08-31 2009-03-05 Andrew Mark Long Signaling Device For Disposable Products
US8134042B2 (en) 2007-12-14 2012-03-13 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wetness sensors
US8628506B2 (en) * 2008-06-30 2014-01-14 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Multifunctional monitoring device for absorbent articles
US8222476B2 (en) 2008-10-31 2012-07-17 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Absorbent articles with impending leakage sensors

Also Published As

Publication number Publication date
KR101749354B1 (ko) 2017-06-20
AU2009334407A1 (en) 2010-07-08
RU2506939C2 (ru) 2014-02-20
US8274393B2 (en) 2012-09-25
RU2011131921A (ru) 2013-02-10
CN102271641B (zh) 2014-11-05
EP2376047A4 (en) 2012-04-25
EP2376047B1 (en) 2015-03-18
BRPI0918711A2 (pt) 2021-04-20
KR20110107330A (ko) 2011-09-30
US20100164733A1 (en) 2010-07-01
WO2010076679A3 (en) 2010-10-28
EP2376047A2 (en) 2011-10-19
AU2009334407B2 (en) 2015-10-22
MX2011007017A (es) 2011-09-06
WO2010076679A2 (en) 2010-07-08
CN102271641A (zh) 2011-12-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0918711B1 (pt) Artigo absorvente
RU2621649C2 (ru) Электронное распознающее устройство для обнаружения выделений из тела
KR101753437B1 (ko) 흡수 용품을 위한 전도체-무함유 검출 시스템
RU2614331C2 (ru) Впитывающее изделие, снабженное массивом датчиков для обнаружения выделений из тела
KR101768242B1 (ko) 흡수용품용 적외선 젖음 검출 시스템
RU2582442C2 (ru) Устройство и способ для сопряжения изделия с сигнальным устройством
BR112014008842B1 (pt) Sistema de detecção e monitoramento de resíduos corporais e método de transmissão de informação de um artigo absorvente
KR20130138787A (ko) 체액 구별 센서
US20030014025A1 (en) Absorbent article having a fever indicator
BRPI0520368B1 (pt) System for detecting when an absorbent article is disconnected or removed from a user's body
MX2008013620A (es) Sistema de vigilancia de mojado con sistema de notificacion de estado.
JP2009538667A (ja) 検知用物品のための整列補助装置
KR102099784B1 (ko) 흡수 용품 누출 검출 의복 및 이를 이용한 흡수 용품 누출 검출 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/11/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.