[001] A presente invenção se refere a uma cabina de pintura a pó, equipada com um sistema aperfeiçoado sistema de limpeza automático.
[002] Vários tipos de cabinas de pintura a pó tendem a ter um sistema aperfeiçoado de limpeza automática, os quais permitem uma rápida mudança de cor, são conhecidos pelas pessoas especializadas no campo.
[003] São conhecidas cabinas, onde os resíduos de pó são eliminados por meio de esponjas úmidas, montadas sobre uma estrutura que tem um perfil de uma cabina e transladadas de um lado para o outro.
[004] Cabinas cilíndricas axialmente rotativas equipadas com lâminas doctor de limpeza, cabinas cilíndricas tendo um eixo vertical fazendo a limpeza do fundo, através de bocais de ar comprimido, cabinas com um piso vibratório, cabinas com um sinto móvel sugado e muitas outras que também são conhecidas.
[005] Uma cabina de pintura a pó do tipo conhecido é descrito e ilustrado, por exemplo, no EP 1656998 Bl.
[006] Essas plantas são complexas, complicadas, caras, difíceis de usar, e, em alguns casos, exigem operações de limpeza manuais adicionais, depois das operações automática.
[007] O tempo médio de mudança de cor nos sistemas conhecidos indicados acima varia geralmente de 10 a 20 minutos. Adicionalmente, regulamentações de higiene ambiental estão se tornando crescentemente mais restritivas e tendem a evitar operações de limpeza manual na presença de pós e produtos químicos.
[008] Um objetivo da presente invenção é superar os inconvenientes da arte conhecida e em particular: - evitar completamente operações de limpeza manual; - evitar dispersões de pó no ambiente; - permitir uma mudança de cor em um tempo menor do que 5 minutos; - produzir cabinas construtivamente mais simples; e - reduzir a manutenção da cabina ao mínimo
[009] O objetivo acima é alcançado por uma cabina que tem as características indicadas na reivindicação principal e nas sub reivindicações anexas.
[0010] As características estruturais e funcionais da cabina de acordo com a invenção, e suas vantagens em relação à arte conhecida, ficarão mais claras a partir da seguinte descrição com referência aos desenhos esquemáticos, os quais ilustram exemplos de configuração prática da mesma invenção.
[0011] Nos desenhos: - A figura 1 é uma seção vertical ilustrando um exemplo de uma cabina produzida de acordo com os princípios da presente invenção na fase de pintura operativa de um item; - A figura 2 é uma seção vertical ilustrando a cabina da Figura 1, na fase de limpeza automática; - A figura 3 é uma vista plana da cabina da figura 1, 2; e - A figura 4 é um esquema do sistema móvel do septo de limpeza móvel.
[0012] Com referência aos desenhos, um exemplo de uma cabina de pintura com o uso de pós, produzidos de acordo com a invenção é indicado como um todo por 10 e pode ter, por exemplo, uma forma cilíndrica, mas, também outras formas diferentes adequadas para o propósito, por exemplo, poligonal. A cabina 10 é feita, estruturalmente, de um envoltório 11 com um teto (12) e um fundo (base) 13, ambos cônicos.
[0013] Como pode ser claramente visto, na Figura 1, 3, a cabina 10 tem uma passagem diamétrica 14 que está sobre um plano que passa através do eixo A com uma simetria vertical da cabina em si.
[0014] O item a ser pintado 15 passa por dita passagem 14 o qual é transportado por um sistema de transporte do tipo conhecido designado com 16.
[0015] Conforme mostrado no plano da Figura 3. dita passagem 14 é equipada com portas de fechar 17 da cabina durante a fase de limpeza.
[0016] 18 indica os elementos do tipo conhecido por fornecer o pó de pintura que são introduzidos de forma retrátil no interior da cabina 10 através das passagens diamétricas opostas 19 situadas no envoltório 11.
[0017] As ditas passagens 19 ficam em um plano que passa através do eixo A da cabina, o qual é perpendicular ao plano sobre o qual a passagem 14 está. As passagens 19 são providas com respectivos sistemas de fechamento, cada um incluindo um obturador de rolamento vertical 20 consistindo de uma fita feita de material plástico puxada entre os rolos de rolamento do terminal motorizado 21 e acionadas para transladar verticalmente para cima e para baixo (figura4).
[0018] De acordo com a invenção entre os obturadores 20 um septo 22 é também fixado em 42, o qual, no exemplo mostrado, tem uma configuração bicônica, a qual é também, consequentemente acionada para transladar verticalmente para cima dentro da cabina cilíndrica 10.
[0019] Acima do dito septo 22 existem também braços motorizados 24 articulados rotativamente em 23, equipados com bocais de ejeção 25 de ar comprimido de limpeza.
[0020] Como pode ser claramente visto a partir da figura 1 dos desenhos, o septo 22, em uma posição abaixada, define com o fundo 13 e o invólucro 11, uma passagem anelar estreita 26, através da qual, o ar presente dentro da cabina 10 é sugado, de acordo com as setas 27, através de um duto de sucção 30 conectado a dispositivos de sucção (não mostrados).
[0021] A cabina 10 é, portanto, mantida em depressão.
[0022] O funcionamento da cabina de acordo com a invenção é claro a partir da descrição acima com referência às figuras e é, resumidamente, o seguinte.
[0023] A cabina na fase de pintura está na posição da Figura 1.
[0024] O septo bicônico 22 é abaixado perto do fundo oposto 13, consequentemente a largura da passagem anular definida 26 e a divergência das paredes opostas28, 29 do fundo 13 e septo 22 são tais como criar um efeito Venturi o qual, acelera significativamente o fluxo de ar sugado na direção das setas 27 através do duto e sucção 30.
[0025] Na fase de pintura, os bocais de ejeção de ar comprimido 25 podem também estar funcionando.
[0026] No final da fase de pintura, os elementos de suprimento de pó 18, móveis na direção da seta 40, são extraídos da cabina e a passagem diamétrica 14 é fechada por meio de portas 17, todas com sucção de ar e os bocais 25 funcionando.
[0027] O sistema de movimentação do septo bicônico 22, é também colocado em funcionamento, o qual varre a cabina verticalmente para cima e para baixo, nas direções da seta 41 (figura 2), efetuando, portanto, uma limpeza completa e automática de todas as paredes internas da cabina, incluindo o teto 12. Como explicado anteriormente, o mesmo sistema de movimentação do disco arrasta o obturador isolado 20 fechando a passagem 19 dos elementos de suprimento de pó 18.
[0028] No final da fase de limpeza automática de todas as superfícies internas da cabina - uma limpeza simples e rápida e sem qualquer intervenção manual - a mesma cabina está pronta para uma aplicação de uma nova cor, diferente da anterior.
[0029] O objetivo mencionado no preâmbulo da descrição está, portanto, alcançado.
[0030] O escopo de proteção da invenção é definido pelas seguintes reivindicações.