BRPI0913111B1 - Método para pesquisar e para possibilitar pesquisar por uma célula, aparelho em um receptor para pesquisar por uma célula, e, aparelho para um transmissor de uma célula - Google Patents

Método para pesquisar e para possibilitar pesquisar por uma célula, aparelho em um receptor para pesquisar por uma célula, e, aparelho para um transmissor de uma célula Download PDF

Info

Publication number
BRPI0913111B1
BRPI0913111B1 BRPI0913111-6A BRPI0913111A BRPI0913111B1 BR PI0913111 B1 BRPI0913111 B1 BR PI0913111B1 BR PI0913111 A BRPI0913111 A BR PI0913111A BR PI0913111 B1 BRPI0913111 B1 BR PI0913111B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cell
carrier
predetermined
carriers
frequency
Prior art date
Application number
BRPI0913111-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Bengt Lindoff
Stefan Parkvall
Erik Dahlman
Ylva Jading
Original Assignee
Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) filed Critical Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Publication of BRPI0913111A2 publication Critical patent/BRPI0913111A2/pt
Publication of BRPI0913111B1 publication Critical patent/BRPI0913111B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/16Discovering, processing access restriction or access information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04JMULTIPLEX COMMUNICATION
    • H04J11/00Orthogonal multiplex systems, e.g. using WALSH codes
    • H04J11/0069Cell search, i.e. determining cell identity [cell-ID]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/08Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery

Abstract

método para pesquisar e para possibilitar pesquisar por uma célula, aparelho em um receptor para pesquisar por uma célula, e, aparelho para um transmissor de uma célula. métodos e aparelhos, para gerar e determinar células de portadora de multicomponentes, sem o uso de lista de células vizinhas, são descritos. métodos para gerar e informar a um terminal de sistema de comunicação sobre outras portadoras componentes pertencendo a uma determinada identidade de célula (id), e métodos e aparelho, para um terminal móvel utilizando informação de sincronização estendida, para fazer pesquisa de célula de portadora de multicomponentes, são descritos. também, métodos para medições de portadora de multicomponentes e métodos de relatar tais medições para uma rede são descritos.

Description

CAMPO TÉCNICO
[0001] Esta invenção se refere a sistemas de radiocomunicação e mais particularmente à medição de potência de sinal recebida em tais sistemas.
FUNDAMENTOS
[0002] Nas evoluções chegadas de padrões de sistema de radiocomunicação celular, tal como Evolução a Longo Prazo (LTE) e Acesso via Pacote em Alta Velocidade (HSPA), a taxa de dados máxima certamente será maior do que em sistemas anteriores. Taxas de dados maiores tipicamente requerem maiores larguras de banda de canal do sistema. Para um sistema avançado de IMT (i.e., um sistema de comunicação móvel de "quarta geração" (4G)), larguras de banda de 100 megahertz (MHz) e maiores estão sendo consideradas.
[0003] LTE e HSPA são algumas vezes chamados sistema de comunicação de "terceira geração" e estão correntemente sendo padronizados pelo Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP). As especificações de LTE podem ser vistas como uma evolução das especificações atuais de múltiplos acessos por divisão de código de banda larga (WCDMA). Um sistema de comunicação avançado de IMT usa um subsistema de multimídia (IMS) de protocolo de internet (IP) de um LTE, HSPA, ou outro sistema de comunicação para telefonia de multimídia de IMS (IMT). O 3GPP promulga as especificações de LTE, HSPA, WCDMA, e IMT, e especificações que padronizam outros tipos de sistema de comunicação celulares sem fio.
[0004] Um sistema de LTE usa multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM) como uma técnica de múltiplos acessos (chamada OFDMA) no enlace descendente (DL) a partir dos nós do sistema para os equipamentos de usuários (UEs). Um sistema de LTE tem larguras de banda de canal variando de 1,25 MHz a 20 MHz, e suporta taxas de dados até 100 megabits por segundo (Mb/s) nos canais de maiores larguras de banda. Um tipo de canal físico para o enlace descendente do LTE é o canal compartilhado do enlace descendente físico (PDSCH), que transporta informação das camadas superiores na pilha de protocolo do LTE e é mapeado um ou mais canais de transporte específicos. O PDSCH e outros canais de LTE são descritos na Especificação Técnica (TS) 36.211 V8.1.0 do 3GPP, Physical Channel and Modulation (Release 8) (Nov. 2007), dentre outras especificações.
[0005] Em um sistema de comunicação de OFDM A como LTE, a sequência de dados a ser transmitida é dividia em porções dentre um número de subportadoras de banda estreita que são transmitidas em paralelo. Em geral, um bloco de recursos dedicado a um particular UE é um particular número de particulares subportadoras usadas por um particular período de tempo. Um bloco de recursos é composto de elementos de recursos, cada um dos quais é uma particular subportadora usada por um menor período de tempo. Diferentes grupos de subportadoras podem ser usados em diferentes tempos para diferentes usuários. Porque cada subportadora é de banda estreita, cada subportadora experimenta principalmente desvanecimento constante, que torna mais fácil para um retirar a modulação de cada subportadora. Como muitos sistemas de comunicação modernos, transmissões de DL em um sistema de LTE são organizadas em quadros de 10 milissegundos (ms) de duração, e cada quadro tipicamente inclui vinte sucessivos intervalos de tempo. Sistemas de comunicações de OFDMA são descritos na literatura, na literatura, por exemplo, Publicação de Pedido de Patente dos U.S. de N° US 2008/0031368 Al por B. Lindoff et al.
[0006] A FIG. 1 representa um sistema de comunicação celular típico 10. Controladores de Rede de Rádio (RNCs) 12, 14 controlam várias funções de rede de rádio, incluindo por exemplo configuração de transportador de acesso via rádio, diversidade de comutação sem perda de comunicação, etc. Em geral, cada RNC direciona chamadas para e proveniente de um UE, tal como a Estação Móvel (MS), telefone móvel, ou outro terminal remoto, através da apropriada estação base(s) (BSs), que se comunica cada um com o outro através de enlace descendente (DL ou à frente) e enlace ascendente (UL, ou inverso). Na Fig. 1, RNC 12 é mostrado acoplado ao BSs 16, 18, 20, e RNC 14 é mostrado acoplado ao BSs 22, 24, 26.
[0007] Cada BS, ou nó B em vocabulário 3G, serve uma área geográfica que é dividida em um ou mais célula(s). Na Fig. 1, BS 26 é mostrado como tendo cinco setores de antena SI - S5, que pode ser dito compor a célula do BS 26, embora um setor ou outra área servida por sinais de uma BS também possa ser chamado de uma célula. Em adição, uma BS pode usar mais do que uma antena para transmitir sinais para um UE. As BSs são tipicamente acopladas aos seus correspondentes RNCs através de linhas de telefone dedicadas, enlaces de fibra ótica, enlaces de micro-onda, etc. Os RNCs 12, 14 são conectados com redes externas tal como a Rede de Telefonia Comutada Pública (PSTN), a internet, etc. através de um ou mais nós de rede núcleo, tal como um Centro de Comutação Móvel (não mostrado) e/ou um nó de serviço de rádio por pacote (não mostrado).
[0008] Deve ser entendido que o arranjo de funcionalidades representado na Fig. 1 pode ser modificado no LTE e outros sistemas de comunicação. Por exemplo, a funcionalidade dos RNCs 12, 14 pode ser movida para os nós Bs 22, 24, 26, e outras funcionalidades podem ser movidas para outros nós na rede. Também será entendido que uma estação base pode usar múltiplas antenas de transmissão para transmitir informação em uma célula/setor/área, e aquelas diferentes antenas de transmissão podem enviar respectivos, diferentes sinais de piloto.
[0009] Pesquisa de célula rápida e eficiente e medições de potência de sinal recebidas são importantes para um UE para pegar e ficar conectado a uma célula adequada, que pode ser chamado uma "célula servindo", e par4a ser comutada sem perda de comunicação a partir de uma célula servindo para uma outra. Nas correntes especificações de LTE, decisões de comutação sem perda de comunicação são com base nas medições de potência recebida de sinal de referência (RSRP), que pode ser definida como a potência de sinal recebida do UE média de sinais de referência ou símbolos (RS) transmitidos por um Nó B. Uma mede RSRP em sua célula servindo assim como nas células vizinhas que o UE foi detectado como um resultado de um processamento de pesquisa de célula especificado.
[00010] O RS, ou pilotos, são transmitidos a partir de cada nó B em frequências e instantes de tempo conhecidos, e são usados pelos UEs para sincronização e outros propósitos além de comutação sem perda de comunicação. Tais sinais de referência e símbolos são descritos, por exemplo, na seção 7.1.1.2.2 d Relatório Técnico (TR) 25.814 V7.0.0 do 3GPP, Physical Layer Aspects for Evolved Universal Terrestrial Radio Access (UTRA) (Release 7),Junho de 2006, e seções 6.10 e 6.11 da TS 36.211 do 3GPP citado acima. RS são transmitidos de cada possivelmente 1, 2, ou 4 antenas de transmissão de um nó B em particulares elementos de recursos (REs) que pode ser convenientemente representado em um plano de frequência versus tempo como representado na Fig. 2. Será entendido que o arranjo da Fig. 2 é apenas um exemplo e que outros arranjos podem ser usados.
[00011] A FIG. 2 mostra dois sucessivos intervalos de tempo, indicado pelas linhas sólidas verticais, que pode ser chamado um subquadro em um sistema de LTE. O intervalo de frequência representado na Fig. 2 inclui cerca de vinte e seis subportadoras, somente nove das quais são explicitamente indicadas. RS transmitido por uma primeira antena de transmissão (TX) de um nó B são denotados R e por uma possível segunda antena de TX antena no nó, são denotados por S. Na Fig. 2, RS é representado como transmitido em cada sexta subportadora bi símbolo de OFDM 0 e símbolo de OFDM 3 ou 4 (dependendo se os símbolos têm prefixos cíclicos longos ou curtos) em cada intervalo. Também na Fig. 2, os RSs nos símbolos 3 ou 4 são deslocados por três subportadoras relativas ao RS no símbolo de OFDM 0, o primeiro símbolo de OFDM em um intervalo.
[00012] Além de sinais de referência, sinais de sincronização são necessários durante pesquisa de célula. LTE usa um esquema de pesquisa de célula hierárquico similar à WCDMA na qual aquisição de sincronização e identificador de grupo de célula são obtidos de diferentes sinais de canal de sincronização (SCH). Assim sendo, um sinal de canal de sincronização primário (P-SCH) e um sinal de canal de sincronização secundário (S-SCH) são definidos com uma estrutura pré-definida na seção 6.11 da TS 36.211 do 3GPP. Por exemplo, sinais de P-SCH e S-SCH podem ser transmitidos em particulares subportadoras em particulares intervalos de tempo. Sinais de sincronização primário e secundário são descritos no Pedido de Patente dos U.S. de N° 12/024,765 depositada em 1 de Fevereiro de 2008, por R. Baldemair et al. para "Improved Syncronization for Chirp Sequences".
[00013] Problemas podem surgir em tais sistemas de comunicação porque o espectro de rádio é um recurso limitado que precisa ser compartilhado por muitos sistemas e operadores. Por exemplo, é difícil encontrar blocos contíguos não usados do espectro de frequência de rádio (RF) que são pelo menos, de largura de 100-MHz. Uma maneira para resolver tais problemas é agregar blocos contíguos e não contíguos de espectro de RF e por meio disso, - de um ponto de vista de largura de banda - obter uma largura de banda de RF de sistema bastante grande.
[00014] A FIG. 3 representa tal agregação de espectro de RF, mostrando dois blocos não contíguos de 20 MHz e um bloco de 10 MHz, que é contíguo com um dos blocos de 20-MHz, agregados para uma largura de banda de RF total de 50 MHz. Conforme visto na Fig. 3, os blocos agregados podem ser contíguos ou não contíguos, e o leitor vai entender que os blocos mostrados são condizentes com as especificações de LTE (Release 8, ou Rel- 8 do 3GPP).
[00015] Um benéfico de agregação de RF é que é possível obter larguras de banda de RF do sistema que são bastante grandes para suportar taxas de dados de um gigabit por segundo (Gb/s) e mesmo maior, que é um requisito de capacidade de transmissão para sistemas de comunicação de 4G como o sistema avançado de IMT. Ainda mais, agregação de RF torna possível adaptar os blocos agregados de espectro de RF para uma situação de comunicação e posição geográfica correntes, assim sendo fornecendo uma flexibilidade desejável do sistema de comunicação.
[00016] A simples agregação de RF descrita acima pode mesmo ser modificada introduzindo agregação de multiportadoras, o que quer dizer, agregação de segmentos de espectro de RF que estão disponíveis em diferentes sinais de portadora de rádio. Tais sinais de portadora seriam portadoras na mesma célula, por exemplo, uma célula de LTE, e tal uma célula pode ser dita ter uma "portadora de multicomponentes" ou ser uma "célula de multiportadoras". Um UE de LTE de "multiportadoras" vai, de forma simultânea, receber múltiplos sinais de portadora de LTE que têm diferentes frequências e diferentes larguras de banda.
[00017] Técnicas de pesquisa de célula correntes no LTE e outros sistemas de comunicação pode tratar somente células de portadora única, i.e., sistemas onde cada identidade de célula (ID) é associada com um segmento contíguo de largura de banda de RF. Após um UE ter detectado um ID de célula em uma determinada frequência de portadora, o UE, por definição nas técnicas correntes, determinou uma célula e ser ID da célula. Assim sendo, se a célula é a célula de multiportadoras e um UE detectou um ID de célula em uma frequência de portadora, técnicas de pesquisa de célula correntes não dizem nada sobre como detectar um ID de célula ou IDs de célula pertencendo a outras portadoras tendo outras frequências na mesma célula de multiportadoras.
[00018] Uma solução para esta deficiência é a corrente célula servindo informar ao UE sobre frequências de portadora adequadas e IDs de célula em células vizinhas, o que quer dizer, que o UE pode receber uma lista de células vizinhas. Todavia, aquela solução é indesejável, como era nos sistemas de comunicação celulares anteriores, porque isto requer planejamento de célula extensivo e coordenação de sítio, que são tipicamente tarefas caras, e usa recursos de sistema para transmitir a lista de células vizinhas.
[00019] Por conseguinte, há uma necessidade de métodos e aparelhos descrevendo como detectar células e fazer medições em células em um sistema celular de portadora de multicomponentes sem a necessidade de listas de células vizinhas.
SUMÁRIO
[00020] De acordo com aspectos desta invenção, é fornecido um método para pesquisar por uma célula tendo uma portadora de multicomponentes em um sistema de radiocomunicação. O método inclui receber um sinal transmitido pela célula em uma frequência de portadora tendo uma primeira frequência predeterminada; determinar um primeiro ID de célula com base no sinal recebido de acordo com um procedimento de pesquisa de célula realizado nos sinais recebidos na primeira frequência predeterminada; ler informação de sincronização estendida sobre portadoras de multicomponentes que é radiodifundida pela célula na primeira frequência predeterminada, onde a informação de sincronização estendida inclui um segundo ID de célula associada com uma segunda frequência de portadora predeterminada; com base na informação de sincronização estendida, realizar um procedimento de pesquisa de célula nos sinais recebidos na frequência de portadora predeterminada de modo a determinar a célula tendo o segundo ID de célula; e se o segundo ID de célula é detectado, medir potências de sinais recebidos nas primeira e segunda frequências predeterminadas.
[00021] Também de acordo com aspectos desta invenção, é fornecido um aparelho em um receptor para pesquisar por uma célula tendo uma portadora de multicomponentes em um sistema de radiocomunicação. O aparelho inclui um dispositivo para receber um sinal transmitido pela célula em uma frequência de portadora tendo uma primeira frequência predeterminada; e um dispositivo de processamento eletrônico configurado para determinar um primeiro ID de célula com base no sinal recebido de acordo com um procedimento de pesquisa de célula realizada nos sinais recebidos na primeira frequência predeterminada. O dispositivo de processamento eletrônico é ainda configurado para ler informação de sincronização estendida sobre portadora de multicomponentes que é radiodifundida pela célula na primeira frequência predeterminada; a informação de sincronizada estendida inclui um segundo ID de célula associado com uma segunda frequência de portadora predeterminada; e com base na informação de sincronização estendida, o dispositivo de processamento eletrônico é ainda configurado para realizar um procedimento de pesquisa de célula nos sinais recebidos na segunda frequência de portadora predeterminada de modo a determinar a célula tendo o segundo ID de célula.
[00022] Também de acordo com aspectos desta invenção, é fornecido um método para possibilitar pesquisar por uma célula tendo uma portadora de multicomponentes em um sistema de radiocomunicação. O método inclui gerar um sinal a ser transmitido pela célula em uma frequência de portadora tendo uma primeira frequência predeterminada. O sinal inclui um primeiro ID de célula e informação de sincronização estendida sobre portadoras de multicomponentes, e a informação de sincronização estendida inclui um segundo ID de célula associada com uma segunda frequência de portadora predeterminada.
[00023] Também de acordo com aspectos desta invenção, é fornecido um aparelho para um transmissor de uma célula tendo uma portadora de multicomponentes em um sistema de radiocomunicação. O aparelho inclui pelo menos, primeiro e segundo geradores de sinal de sincronização; e uma unidade de controle configurada para fornecer e receber controle e outros sinais para e proveniente de pelo menos, primeiro e segundo geradores de sinal de sincronização. O primeiro e segundo geradores incluem respectivos primeiro e segundo ID de célula informação na informação estendida incluída nos primeiro e segundo sinais de sincronização produzidos através do pelo menos, primeiro e segundo geradores; e a informação do primeiro e segundo ID de célula corresponde às respectivas portadoras componentes da portadora de multicomponentes.
DESCRIÇÃO BREVE DOS DESENHOS
[00024] Os vários recursos, objetos e vantagens desta invenção serão entendidos lendo esta descrição em conjunto com os desenhos, nos quais: FIG. 1 representa um sistema de comunicação celular; FIG. 2 representa sinais de referência em um sistema de comunicação que usa múltiplos acessos por divisão de frequência ortogonal; FIG. 3 representa agregação de espectro de frequência de rádio; FIGs. 4A, 4B representam sistemas de comunicação tendo portadoras de componente único e de multicomponentes, respectivamente; FIG. 5 é um fluxograma de um método de gerar e informar informação de identidade de célula de portadora componente; FIG. 6 é fluxograma de métodos de pesquisa de célula melhorados para uma portadora de multicomponentes; FIG. 7 é um diagrama em bloco de uma porção de um receptor em um sistema de comunicação celular; FIG. 8 representa um exemplo de um arranjo de símbolos para um canal de informação de sincronização estendida; e FIG. 9 é um diagrama em bloco de uma porção de um transmissor em uma célula de portadora de multicomponentes.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[00025] Esta descrição foca em um exemplo de sistema de comunicação no qual células de multiportadoras têm duas portadoras componentes, mas o leitor vai entender que a invenção em geral cobre sistemas nos quais células de multiportadoras têm um inteiro N de portadoras componentes, onde N > 1.
[00026] FIG. 4A é uma outra representação do sistema de comunicação 10 representado na Fig. 1. No sistema LTE/HSPA típico 10, um UE 130 é conectado a uma célula 100 em uma portadora tendo uma frequência fl. O UE 130, em uma base regular, realiza um procedimento de pesquisa de célula especificado para identificar células na mesma frequência de portadora fl. Isto é usualmente chamado pesquisa de célula intra-frequência. Após uma nova célula na frequência fl é detectada, por exemplo, célula 110, detectando o ID de célula para célula 110, e medições indicam que a célula detectada é mais adequada como a célula servindo do que a célula 100, o UE sofre comutação sem perda de comunicação (HO) para a nova célula 110. Se não há mais célula adequada naquela frequência de portadora e o UE está saindo da área de cobertura da célula servindo (como representado pela seta), o UE reconhece uma necessidade de realizar um procedimento de pesquisa de célula interfrequência especificado e medições de sinal. A rede 10 tipicamente informa o UE 130 sobre outras frequências de portadora para pesquisar, e.g., frequência de portadora f2 que neste exemplo, é usada pela célula 120. Em outras palavras, o UE 130 recebe uma lista de célula vizinha transmitida pelas células 100, 110, e após o UE achar uma nova célula adequada 120 na frequência de portadora f2, uma HO de interfrequência acontece.
[00027] FIG. 4B representa um sistema de comunicação de portadora de multicomponentes 10B, que é uma modificação do sistema de portadora de componente único típico 10. Será entendido que o sistema 10B pode incluir células de portadora de componente único legadas nos mesmos sítios de células, mas em diferentes frequências de portadora como células de portadora de multicomponentes. Na Fig. 4B, por exemplo, o sítio de célula 300 pode ter duas células legadas tendo respectivos ID de células em respectivas frequências de portadoras fl, f2; sítios de célula 310, 320 são arrumados em uma maneira similar. Um UE de multiportadoras 330 no sistema 10B realiza pesquisa de célula e medições de modo a serem capazes de tratar mobilidade.
[00028] Com as técnicas de pesquisa de célula correntes, após o UE 330 ter determinado um ID de célula em uma frequência portadora, o UE detectou uma célula, mas para células tendo portadora de multicomponentes, e.g., sítios 300, 310, 320, quando o UE 330 detectou um ID de célula, digamos, frequência fl, as técnicas de pesquisa de célula correntes não especificam como detectar o ID de célula(s) pertencendo à mesma portadora de multicomponentes em uma outra frequência portadora, digamos, frequência f2.
[00029] FIG. 5 é um fluxograma de um método de gerar e informar informação de ID de célula de portadora componente que pode ser usada em um sistema de comunicação 10B tal como aquele representado na Fig. 4B. O método associa diferentes IDs de célula em diferentes frequências de portadora, tal como IDs de célula de células de LTE ou HSPA legadas, com um ID de célula de portadora de multicomponentes (i.e., portadoras componentes pertencendo à mesma célula de multiportadoras). Na rede exemplo 10B representado na Fig. 4B, células legadas usam diferentes frequências de portadora, e.g., frequências fl, f2, e uma célula de portadora de multicomponentes compreende, por exemplo, duas tais células colocadas no mesmo sítio (e.g., sítios 300, 310, 320). O arranjo da Fig. 4B é representado na Fig. 5 pelo bloco 500, que mostra que há um ID de célula a na frequência fl e um ID de célula b na frequência f2.
[00030] De modo para o UE de multiportadoras 330 encontrar ID de célula b na frequência f2 quando fazendo pesquisa de célula na frequência de portadora fl, a célula a radiodifunde na frequência fl informação de sincronização estendida (etapa 510) que inclui informação sobre ID de célula b na frequência de portadora f2. Em uma maneira similar, a célula b radiodifunde (etapa 510) na frequência f2 informação de sincronização estendida que inclui informação sobre ID de célula a na frequência de portadora fl de modo ao UE 330 encontrar ID de célula a na frequência fl quando fazendo pesquisa de célula na frequência de portadora f2. A informação de sinal de sincronização estendida pode ser enviada em qualquer adequado canal físico e lógico transmitido pelas células, e tais métodos são descritos em mais detalhes abaixo. Na etapa 520, o UE 330 determina que ele está em uma célula de portadora de multicomponentes, com ID de célula a na frequência fl e ID de célula b na frequência f2, detectando a informação de sincronização estendida. O UE pode então realizar um procedimento de pesquisa de célula melhorado que usa a informação de sincronização estendida.
[00031] FIG. 6 é fluxograma de um método de pesquisa de célula de multiportadoras por uma portadora de multicomponentes que pode ser realizado por um UE 330. O UE é conectado a uma célula em uma determinada frequência portadora, digamos, frequência fl, e na etapa 600, o UE faz uma pesquisa de célula de acordo com qualquer técnica conhecida na frequência fl. Na etapa 610, a pesquisa de célula do UE localiza a célula tendo ID de célula a, e na etapa 620, o UE lê qualquer informação de sincronização estendida sobre possíveis portadoras de multicomponentes que podem ser radiodifundidos pela célula na frequência fl. Conforme explicado acima, a informação de sincronização estendida pode incluir o ID de célula b na frequência de portadora f2.
[00032] Com base na informação de sincronização estendida, o UE, em uma base regular, faz uma pesquisa de célula na frequência f2 de modo a detectar a célula tendo ID de célula b (etapa 630). Se o UE determina ID de célula b (Sim na etapa 640), o UE detectou uma célula de portadora de multicomponentes (etapa 650) e efetua medições de sinal recebido apropriadas nas frequências fl e f2 (e.g., o UE mede RSRP, RSRQ, etc.) em uma base regular e relatar as medições para a rede (etapa 660). RSRQ (qualidade do sinal de referência recebida) é usualmente definido como a proporção N x RSRP/RSSI, onde N é o número inteiro de blocos de recursos (RBs) da largura de banda da medição de RSSI da portadora, e RSSI é a indicação de potência do sinal recebido. As medições no numerador e denominador são feitas sobre o mesmo conjunto de blocos de recursos.
[00033] As medições de sinal recebidas são feitas de acordo com quaisquer técnicas conhecidas em cada portadora componente e então combinadas para determinar uma medição de RSRP combinada (ou similar). Por exemplo, a combinação pode ser uma soma ponderada como a seguir: RSRP-MC = a*RSRP_cell_ID_a + (1 -a)*RSRP_cell_ID_b no qual RSRP_MC é o RSRP combinado de uma célula de multiportadoras, α é um fator de ponderação, RSRP_cell_ID_a é a RSRP medida do ID de célula a na frequência fl neste exemplo, e RSRP_cell_ID_b é a RSRP medida do ID de célula b na frequência f2 neste exemplo.
[00034] O fator de ponderação α pode ser 0,5 (i.e., as RSRPS de portadora componente são aritmeticamente rateadas), mas o fator de ponderação α pode também variar, levando à diferentes contribuições pelas diferentes portadoras componentes. Ainda mais, o fator de ponderação α pode ser determinado ou pela rede ou pelo UE, e pode, por exemplo, ser uma função do ciclo de medição nas diferentes portadoras componentes (que pode ser uma função de ciclos de recepção descontínuos (DRX) configurados em uma portadora âncora relativa às portadoras componentes estendidas, etc.). Um UE tipicamente aloca uma pluralidade de seus recursos de receptor para a portadora âncora, i.e., a portadora (ou portadoras) na qual o UE recebe informação de controle, e assim o UE tipicamente faz medições mais precisas na portadora âncora ’’sempre ligada". Em outras portadoras componentes - para economia de energia - o UE somente necessita prestar atenção em (e fazer medições) uma fração do tempo (i.e., nos ciclos DRX), e assim o UE tipicamente faz medições menos precisas nas outras portadoras componentes não âncora. Consequentemente, um fator inferior de ponderação pode ser fornecido para tais outras portadoras.
[00035] Uma vantagem de ter o fator de ponderação α determinado pela rede é que a rede tem controle da quantidade de RSRP originando de diferentes portadoras componentes, e então pode tomar melhores decisões de comutação sem perda de comunicação usando esta informação e seu conhecimento da situação de carga corrente. A rede também pode decidir que portadora componente deve ser a portadora âncora. Ter o fator de ponderação α determinado pelo UE principalmente endereça questões de consumo de energia. O UE poderia colocar pesos inferiores em algumas portadoras e não necessita alocar muitos recursos do receptor para medições naquelas portadoras. Correntemente se acredita que ter o fator de ponderação α determinado pela rede é preferível.
[00036] A descrição acima é com base na suposição que um UE não inicia para fazer medições em uma nova célula até todos os IDs de célula de portadora componente terem sido detectados, mas que não é necessário. Conforme representado na Fig. 6, um método de pesquisa de célula pode opcionalmente incluir a etapa 615, através da qual o UE inicia a medir (e relatar) RSRP sobre os IDs de células componentes já detectados mesmo se nem todas as portadoras componentes tenham sido detectadas. As outras etapas do procedimento (etapas 600-660) são as mesmas conforme descrito acima. Em se relatório (etapa 615 ou etapa 660) para um nó B, o UE pode também opcionalmente incluir informação sobre o número de portadora componente que foi detectado. Tal informação pode ser usada pela rede no processo de decisão de HO.
[00037] Por exemplo, o UE pode enviar seus relatórios de medição como relatórios de medição do Controle de Recurso de Rádio (RRC) de acordo com os procedimentos bem conhecidos usados em HSPA/WCDMA e LTE para tais mensagens. Neste caso, os relatórios de medição do RRC usuais são prontamente estendidos para incluir informação cobrindo o componente de multiportadoras. Em adição, o UE pode relatar uma ou ambas de RSRP e RSRQ para cada portadora componente na respectiva mensagem de RRC, mas uma mensagem de RRC pode incluir uma representação de vetor de medições de RSRP e/ou RSRQ de várias portadoras componentes. O leitor vai entender que uma representação de vetor de, por exemplo, RSRP é simplesmente uma matriz ordenada de RSRPs de componente de portadora individuais.
[00038] FIG. 7 é um diagrama em bloco de uma porção 700 de um UE que pode implementar os métodos descritos acima. Será apreciado que os blocos funcionais representados na Fig. 7 podem ser combinados e rearrumados em uma variedade de maneiras equivalentes, e que muitas das funções podem ser efetuadas por um ou mais processadores de sinais digitais programados de forma adequada ou outros circuitos eletrônicos conhecidos.
[00039] Conforme representado na Fig. 7, um UE recebe um sinal de rádio do DL através de uma antena 702 e tipicamente converte para baixo o sinal de rádio recebido para um sinal de banda base analógico em um receptor de terminal dianteiro (Fe RX) 704. O sinal de banda base é formado à nível de espectro através de um filtro analógico 706 que tem uma largura de banda BWo, e o sinal de banda base formado gerado através do filtro 706 é convertido da forma analógica para digital por um conversor de analógico para digital (ADC)708.
[00040] O sinal de banda base digitalizado é ainda formado à nível de espectro através de um filtro digital 710 que tem uma largura de banda BWSync, que corresponde à largura de banda de sinais de sincronização (símbolos de OFDM) incluído no sinal do DL. O sinal formado gerado através do filtro 710 é fornecido para uma unidade de pesquisa de célula 712 que realiza um ou mais métodos de pesquisa por células como especificado para o particular sistema de comunicação, e.g., LTE, e como descrito acima. Tipicamente, tais métodos envolvem detectar predeterminados sinais de canal de sincronização primário e/ou secundário (P/S-SCH) no sinal recebido.
[00041] O sinal de banda base digitalizado é também fornecido pelo ADC 708 para um filtro digital 714 que tem a largura de banda BWo, e o sinal de banda base digital filtrado é fornecido a um processador 716 que implementa uma transformada de Fourier rápida (FFT) ou outro algoritmo de decomposição espectral adequado que gera uma representação no domínio da frequência (espectral) do sinal de banda base. A unidade de pesquisa de célula 712 troca os sinais de sincronismo adequados como o processador 716 para cada ID de célula candidato, i.e., cada célula cuja potência de sinal (e.g., RSSI,RSRP) será medida.
[00042] A unidade de pesquisa de célula 712 também fornece identificações de células e REs correspondendo às RSs para cada célula candidata para uma unidade de estimativa de canal 718, que também recebe sinais de sincronismo a partir do processador 716 e gera uma estimativa de canal Hi, j para cada uma das várias subportadoras i e células j. Por exemplo, a unidade 718 pode gerar as estimativas de canal com base nos sinais de controle fornecidos por uma unidade de controle 720. O estimador 718 fornece as estimativas de canal Hj para um detector de unidade de estimativa de potência 724 que gera medições de potência de sinal recebido (e.g., estimativas de RSSI, RSRP, RSRQ, potência de subportadora recebida Sj, proporção de sinal para interferência (SIR), etc.). O estimador 724 pode gerar tais estimativas em várias maneiras que são conhecidas. As estimativas de potência geradas pelo estimador 724 são tipicamente também usadas em processamento de sinal adicional no UE.
[00043] O leitor vai entender que a informação de sincronização estendida pode ser transportada por quaisquer mensagens adequadas em qualquer tempo/lugar acordado em um canal de sincronização lógico transmitido proporção uma célula de multiportadoras. Os elementos de informação que são incluídos na informação de sincronização estendida podem indicar um número (e.g., em um intervalo de 0 à N) de portadoras componentes extra, as frequências que as portadoras componentes extra têm (e.g., números de canais de rádio), e possivelmente também números de ID de célula nas respectivas portadoras componentes extra. Aqueles e outros itens desejados de informação são codificados em respectivos números adequados de bits (elementos de informação) que podem ser incluídos nas mensagens em um canal existente, tal como o canal de dados compartilhados PDSCH nos sistemas de comunicação condizentes com a REL-8 da LTE ou como mensagens colocadas em posições de frequência - tempo específicas em uma novo canal de sincronização estendido. Usando um PDSCH, a informação de sincronização estendida é transportada como informação de controle sobre um canal de dados em posições onde o PDSCH é transmitido. Um novo canal de sincronização estendido pode ser substancialmente similar àquele do P-SCH ou S-SCH em sistemas da REL-8 da LTE Rel-8, com seus símbolos localizados, por exemplo, um predeterminado número de símbolos de OFDM após (ou antes) dos símbolos de P-SCH.
[00044] A FIG. 8 representa um exemplo de um arranjo dos símbolos em um canal de sincronização estendido (E-SCH). Como a FIG. 2, FIG. 8 mostra sub-quadros e uma porção do intervalo de frequência de subportadora com RSs em um sistema de LTE. O primeiro símbolo de OFDM em um intervalo é o símbolo 0. Símbolos de P-SCH e S-SCH são transmitidos no meio de seis blocos de recursos nos sub-quadros 0 e 5, símbolos de OFDM 5, 6 (assumindo a operação com o prefixo cíclico longo e duplex por divisão de frequência (FDD)). Como descrito acima, a informação de sincronização estendida pode ser transmitida em um inteiro número m de símbolos de OFDM após o P-SCH, e como representado na Fig. 8, m = 3.
[00045] A FIG. 9 é um diagrama em bloco de uma porção de um transmissor 900 de uma célula, tais como células de multiportadoras 300, 310, 320, que podem formar e transmitir o canal de sincronização estendido para os métodos descritos acima. Será apreciado que os blocos funcionais representados na Fig. 9 podem ser combinados e receptor-arrumados em uma variedade de equivalentes maneiras, e que muitas das funções podem ser efetuadas por um ou mais processadores de sinais digitais programados de forma adequada e outros circuitos eletrônicos conhecidos.
[00046] O transmissor 900 é operado por uma unidade de controle 902, que tipicamente e vantajosamente é a do processador de sinal digital programado de forma adequada. A unidade de controle 902 tipicamente fornece e recebe controle e outros sinais de vários dispositivos no transmissor 900, mas por motivo de simplicidade é mostrado fornecer respectivos IDs de célula para um gerador de sinal de sincronismo 904 e um gerador de sinal de sincronismo 914. Os geradores 904, 914 incluem os respectivos IDs de células, e.g., ID de célula a e ID de célula b descritos acima, na informação estendida, incluída nos sinais de P-SCH e/ou S- SCH que são fornecidos pelos geradores 904, 914 para respectivos multiplexadores 906, 916, que combinam os sinais de P-SCH e/ou S-SCH com outros dados a serem transmitidos As sequências de informação combinadas produzidas pelos multiplexadores 906, 916 são convertidas por respectivos moduladores de OFDM 908, 918 em símbolos de modulação que são fornecidos para respectivos transmissores de terminal frotal (TX de Fe) 910, 920, que imprimem os símbolos de modulação nos respectivos sinais de portadora tendo frequências f 1, f2. Os sinais de portadora modulados são transmitidos através de respectivas antenas 912, 922.
[00047] Os métodos e aparelhos descritos neste pedido tornam possível para um UE ou outro dispositivo de comunicação móvel conectar- em uma maneira fácil - IDs de célula de portadora de componente único para um ID de célula de portadora de multicomponentes, e por conseguinte realizar pesquisa de célula em sistemas de multiportadoras. Ainda mais, não há necessidade de planejamento de ID de célula coordenado em diferentes portadoras em um sistema de portadora de multicomponentes e também não há necessidade de listas de células vizinhas, reduzindo a necessidade de planejamento de célula extensivo.
[00048] Será apreciado que procedimentos descritos acima são realizados repetidamente conforme necessário, por exemplo, para responder a natureza variando no tempo dos sinais de comunicação trocados entre transmissores e receptores.
[00049] Para facilitar o entendimento, muitos aspectos desta invenção são descritos em termos de sequências de ações que podem ser efetuadas através de, por exemplo, elementos de um sistema programável de computador. Será reconhecido que várias ações poderiam ser efetuadas por circuitos especializados (e.g., portas lógicas discretas interconectadas para efetuar uma função especializada ou circuitos integrados específicos de aplicação), por instruções de programa executadas por um ou mais processadores, ou por uma combinação de ambos. Transceptores sem fio implementado as modalidades desta invenção podem ser incluídos em, por exemplo, telefones móveis, radiolocalizadores, fones auriculares, computadores laptop e outros terminais móveis, estações base, e similar.
[00050] Mais ainda, esta invenção pode adicionalmente ser considerada para ser incorporada inteiramente dentro de qualquer forma de meio de armazenamento legível de computador tendo armazenado nele um apropriado conjunto de instruções para uso pelo, ou em conjunto com um dispositivo, aparelho ou sistema de execução de instrução, tal como um sistema baseado em computador, sistema contendo processador, ou outro sistema que pode pegar instruções de um meio e executar as instruções. Como usado aqui, um "meio legível de computador" pode ser qualquer meio que possa conter, armazenar, comunicar, ou transportar o programa para uso pelo ou em conjunto com o dispositivo, aparelho ou sistema de execução de instrução. O meio legível de computador pode ser, por exemplo, mas não limitado à, um dispositivo, aparelho ou meio eletrônico, magnético, óptico, eletromagnético, infra-vermelho, ou semicondutor. Mais exemplos específicos (um alista não exaustiva) do meio legível de computador incluem uma conexão elétrica tendo um ou mais fios, um disquete de computador portátil, uma memória de acesso randômico (RAM), uma memória de somente leitura (ROM), uma Memória de Somente Leitura Programável e Passível de Apagar (EPROM ou memória Temporária), e uma fibra óptica.
[00051] Assim sendo, a invenção pode ser incorporada em muitas formas diferentes, não todas das quais estão descritas acima, e todas tais formas estão contempladas para estarem dentro do escopo da invenção. Para cada um dos vários aspectos da invenção, qualquer tal forma pode ser referida como "lógica configurada para" efetuar uma ação descrita, ou alternativamente como "lógica que" desempenha uma ação descrita.
[00052] É enfatizado que os termos "compreende", "compreendendo", e "caracterizado pelo fato de compreender", quando usados neste pedido, especificam a presença de recursos, inteiros, etapas, ou componentes colocados não excluem a presença ou adição de um ou mais outros recursos, inteiros, etapas, componentes, ou grupos dos mesmos.
[00053] As modalidades particulares descritas acima são meramente ilustrativas e não devem ser consideradas restritivas em qualquer maneira. O escopo da invenção é determina pelas seguintes reivindicações, e todas as variações e equivalentes que caem dentro do intervalo das reivindicações são pretendidas para serem adotada aqui.

Claims (31)

1. Método para pesquisar por uma célula tendo uma portadora de multicomponentes em um sistema de radiocomunicação, em que a portadora de multicomponentes compreende pelo menos duas portadoras de componentes da mesma célula com as respectivas frequências de portadora diferentes que combinadas fornecem um único link de comunicação físico da célula, o método caracterizadopelo fato de compreender: receber um sinal transmitido pela célula em uma frequência de portadora tendo uma primeira frequência predeterminada da portadora de multicomponentes da célula; determinar (610) uma primeira identidade de célula, ID, com base no sinal recebido de acordo com um procedimento de pesquisa de célula realizado nos sinais recebidos na primeira frequência predeterminada; ler (620) informação de sincronização estendida sobre portadora de multicomponentes que é radiodifundida pela célula na primeira frequência predeterminada, onde a informação de sincronização estendida inclui um segundo ID de célula associado com uma segunda frequência de portadora predeterminada da portadora de multicomponentes da célula; e com base na informação de sincronização estendida, realizar (630) um procedimento de pesquisa de célula nos sinais recebidos na segunda frequência de portadora predeterminada da portadora de multicomponentes da célula de modo a determinar a célula tendo o segundo ID de célula.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de compreender adicionalmente, se o segundo ID de célula é detectado (640), medir as potências dos sinais recebidos nas primeira e segunda frequências predeterminadas.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de compreender adicionalmente transmitir (660) um relatório das potências medidas dos sinais recebidos nas primeira e segunda frequências predeterminadas.
4. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de compreender adicionalmente a formação de uma combinação ponderada das potências medidas dos sinais recebidos nas primeira e segunda frequências predeterminadas.
5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizadopelo fato de que a combinação ponderada é uma soma ponderada de acordo com: RSRP-MC = a*RSRP_cell_ID_a + (1 -a)*RSRP_cell_ID_b no qual RSRP_MC é a combinação ponderada, α é um fator de ponderação, RSRP_cell_ID_a é a potência medida dos sinais recebidos na primeira frequência predeterminada, e RSRP_ceH_ID_b é a potência medida dos sinais recebidos na segunda frequência de portadora predeterminada.
6. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizadopelo fato de que o fator de ponderação α é 0,5.
7. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizadopelo fato de que o fator de ponderação α é uma função de um ciclo de medição em diferentes portadoras de componentes.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de compreender adicionalmente medir (660) uma potência recebida na primeira frequência predeterminada antes de detectar um sinal de portadora de componente tendo a segunda frequência de portadora predeterminada.
9. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de compreender adicionalmente transmitir informação sobre um número de portadoras de componentes que foram detectadas.
10. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a informação de sincronização estendida é transportada por pelo menos uma mensagem em um tempo predeterminado em uma subportadora predeterminada em um canal de sincronização lógico.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a informação de sincronização estendida inclui pelo menos um elemento de informação que indica um número de portadoras de componentes extra e um elemento de informação que indica frequências de portadoras de componentes extra indicadas.
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que as frequências das portadoras de componentes extra indicadas são indicadas por números dos canais de rádio.
13. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que as informações de sincronização estendidas incluem ainda números de identificação de células nas respectivas portadoras de componentes extra.
14. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o canal de sincronização lógica é transmitido em um canal compartilhado do enlace descendente físico, PDSCH.
15. Aparelho em um receptor para pesquisar por uma célula tendo uma portadora de multicomponentes em um sistema de radiocomunicação, em que a portadora de multicomponentes compreende pelo menos duas portadoras de componentes da mesma célula com as respectivas frequências de portadora diferentes que combinadas fornecem um único link de comunicação físico da célula, o aparelho caracterizado pelo fato de compreender: um dispositivo (702, 704, 706, 708, 710) para receber um sinal transmitido pela célula em uma frequência de portadora tendo uma primeira frequência predeterminada da portadora de multicomponentes da célula; e um dispositivo de processamento eletrônico (712) configurado para determinar uma primeira identidade de célula, ID, com base no sinal recebido de acordo com um procedimento de pesquisa de célula realizada nos sinais recebidos na primeira frequência predeterminada; em que o dispositivo de processamento eletrônico é ainda configurado para ler informação de sincronização estendida sobre portadoras de multicomponentes que é radiodifundida pela célula na primeira frequência predeterminada da portadora de multicomponentes da célula; a informação de sincronização estendida inclui um segundo ID de célula associado com uma segunda frequência de portadora predeterminada da portadora de multicomponentes da célula; e com base na informação de sincronização estendida, o dispositivo de processamento eletrônico é ainda configurado para realizar um procedimento de pesquisa de célula nos sinais recebidos na segunda frequência de portadora predeterminada da portadora de multicomponentes da célula de modo a determinar a célula tendo o segundo ID de célula.
16. Aparelho de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente um dispositivo (724) configurado para medir, se o segundo ID de célula é detectado, potências dos sinais recebidos nas primeira e segunda frequências predeterminadas.
17. Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de processamento eletrônico é ainda configurado para determinar um relatório das potências medidas dos sinais recebidos nas primeira e segunda frequências predeterminadas.
18. Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de processamento eletrônico é ainda configurado para formar uma combinação ponderada das potências medidas dos sinais recebidos nas primeira e segunda frequências predeterminadas.
19. Aparelho de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a combinação ponderada é uma soma ponderada de acordo com: RSRP-MC = a*RSRP_cell_ID_a + (1 -a)*RSRP_cell_ID_b no qual RSRP_MC é a combinação ponderada, α é um fator de ponderação, RSRP_cell_ID_a é a potência medida dos sinais recebidos na primeira frequência predeterminada, e RSRP_cell_ID_b é a potência medida dos sinais recebidos na segunda frequência de portadora predeterminada.
20. Aparelho de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente um dispositivo configurado para medir uma potência recebida na primeira frequência predeterminada antes de um sinal de portadora de componente tendo a segunda frequência de portadora predeterminada ser detectado.
21. Método para possibilitar pesquisar por uma célula tendo uma portadora de multicomponentes em um sistema de radiocomunicação, em que a portadora de multicomponentes compreende pelo menos duas portadoras de componentes da mesma célula com as respectivas frequências de portadora diferentes que combinadas fornecem um único link de comunicação físico da célula, o método caracterizadopelo fato de compreender: gerar (500) um sinal a ser transmitido (510) pela célula na frequência de portadora tendo uma primeira frequência predeterminada da portadora de multicomponentes da célula, onde o sinal inclui uma primeira identidade de célula, ID, e informação de sincronização estendida sobre portadora de multicomponentes; e a informação de sincronização estendida inclui um segundo ID de célula associado com uma segunda frequência de portadora predeterminada da portadora de multicomponentes da célula.
22. Método de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que a informação de sincronização estendida é transportada por pelo menos uma mensagem em um tempo predeterminado em uma subportadora predeterminada em um canal de sincronização lógico.
23. Método de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que a informação de sincronização estendida inclui pelo menos um elemento de informação que indica um número de portadoras de componentes extra e um elemento de informação que indica frequências das portadoras de componentes extra indicadas.
24. Método de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que as frequências das portadoras de componentes extra indicadas são indicadas por números dos canais de rádio.
25. Método de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que as informações de sincronização estendidas incluem ainda números de identificação de células nas respectivas portadoras de componentes extra.
26. Aparelho para um transmissor de uma célula tendo uma portadora de multicomponentes em um sistema de radiocomunicação, em que a portadora de multicomponentes compreende pelo menos duas portadoras de componentes da mesma célula com as respectivas frequências de portadora diferentes que combinadas fornecem um único link de comunicação físico da célula, o aparelho caracterizadopelo fato de compreender: pelo menos primeiro e segundo geradores de sinal de sincronismo (904, 914) respectivamente correspondentes a pelo menos primeira e segunda portadoras de componentes da portadora de multicomponentes da célula, a primeira e segunda portadoras de componentes tendo as respectivas primeira e segunda frequências de portadora predeterminadas; e uma unidade de controle (902) configurada para fornecer e receber sinais de controle e outros sinais para e proveniente do pelo menos primeiro e segundo geradores de sinais de sincronismo; em que os primeiro e segundo geradores incluem respectiva informação das primeira e segunda identidades de célula, ID, na informação estendida incluída nos primeiro e segundo sinais de sincronização produzidos através do pelo menos primeiro e segundo geradores; e as primeira e segunda informações de ID de célula correspondem às respectivas portadoras de componentes da portadora de multicomponentes da célula.
27. Aparelho de acordo com a reivindicação 26, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente um dispositivo (920, 920) configurado para imprimir os primeiro e segundo sinais de sincronização nas respectivas portadoras de componentes.
28. Aparelho de acordo com a reivindicação 27, caracterizado pelo fato de que cada uma das primeira e segunda informações de sincronização é transportada através de pelo menos uma mensagem em um tempo predeterminado em uma subportadora predeterminada em um canal de sincronização lógico.
29. Aparelho de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de que cada uma das primeira e segunda informações de sincronização inclui pelo menos um elemento de informação que indica um número de portadoras de componentes extra e um elemento de informação que indica frequências de portadoras de componentes extra indicadas.
30. Aparelho de acordo com a reivindicação 29, caracterizado pelo fato de que as frequências das portadoras de componentes extra indicadas são indicadas por números dos canais de rádio.
31. Aparelho de acordo com a reivindicação 27, caracterizado pelo fato de que a informação estendida inclui ainda números de identidade de célula nas respectivas portadoras de componentes extra.
BRPI0913111-6A 2008-06-19 2009-06-03 Método para pesquisar e para possibilitar pesquisar por uma célula, aparelho em um receptor para pesquisar por uma célula, e, aparelho para um transmissor de uma célula BRPI0913111B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US7379308P 2008-06-19 2008-06-19
US61/073793 2008-06-19
US12/326,658 US8711811B2 (en) 2008-06-19 2008-12-02 Identifying multi-component carrier cells
US12/326658 2008-12-02
PCT/EP2009/056799 WO2009153165A1 (en) 2008-06-19 2009-06-03 Identifying multi-component carrier cells

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0913111A2 BRPI0913111A2 (pt) 2017-06-20
BRPI0913111B1 true BRPI0913111B1 (pt) 2020-10-06

Family

ID=41431216

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0913111-6A BRPI0913111B1 (pt) 2008-06-19 2009-06-03 Método para pesquisar e para possibilitar pesquisar por uma célula, aparelho em um receptor para pesquisar por uma célula, e, aparelho para um transmissor de uma célula

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8711811B2 (pt)
EP (2) EP2294869B1 (pt)
JP (2) JP5380529B2 (pt)
CN (2) CN102067679B (pt)
BR (1) BRPI0913111B1 (pt)
DK (1) DK2294869T3 (pt)
ES (1) ES2439290T3 (pt)
WO (1) WO2009153165A1 (pt)

Families Citing this family (84)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8711811B2 (en) * 2008-06-19 2014-04-29 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Identifying multi-component carrier cells
CN101616438A (zh) * 2008-06-24 2009-12-30 华为技术有限公司 多载波系统信号发射、接收方法及装置
US9867203B2 (en) 2008-07-11 2018-01-09 Qualcomm Incorporated Synchronous TDM-based communication in dominant interference scenarios
US8150478B2 (en) 2008-07-16 2012-04-03 Marvell World Trade Ltd. Uplink power control in aggregated spectrum systems
US8537802B2 (en) * 2008-07-23 2013-09-17 Marvell World Trade Ltd. Channel measurements in aggregated-spectrum wireless systems
CN103501216B (zh) 2008-08-04 2017-06-23 太阳专利信托公司 终端装置、集成电路、基站装置、接收方法以及发送方法
JP5004899B2 (ja) * 2008-08-11 2012-08-22 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信方法、交換局及び移動局
JP5145294B2 (ja) 2008-09-22 2013-02-13 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動端末装置、無線基地局装置及び移動通信システム
KR101197389B1 (ko) * 2008-10-20 2012-11-05 인터디지탈 패튼 홀딩스, 인크 캐리어 집적
JP2012507959A (ja) 2008-10-31 2012-03-29 インターデイジタル パテント ホールディングス インコーポレイテッド 高速パケットアクセス通信において多重搬送波を利用する方法と装置
US8514793B2 (en) * 2008-10-31 2013-08-20 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for monitoring and processing component carriers
JP5291565B2 (ja) * 2008-11-04 2013-09-18 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 無線基地局装置及び移動端末装置
CA2747974C (en) * 2008-12-26 2015-03-10 Sharp Kabushiki Kaisha Base station device, mobile station device, communication system, and communication method
US8605616B2 (en) 2008-12-26 2013-12-10 Sharp Kabushiki Kaisha Mobile station apparatus, base station apparatus, management method in a mobile station apparatus, processing section and communication system
EP3171634B1 (en) * 2008-12-26 2019-01-23 Sharp Kabushiki Kaisha Evaluation of measurement events in a system using carrier aggregation
JP2010166532A (ja) * 2009-01-19 2010-07-29 Toshiba Corp 移動無線端末装置および基地局探索方法
WO2010088536A1 (en) 2009-01-30 2010-08-05 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for component carrier aggregation in wireless communications
PT2393320E (pt) * 2009-02-02 2014-02-25 Huawei Tech Co Ltd Gestão de mobilidade num sistema com agregação de portadoras
EP2230786A1 (en) * 2009-03-16 2010-09-22 Panasonic Corporation Channel quality feedback signalling in communication systems
WO2010147445A2 (ko) * 2009-06-19 2010-12-23 엘지전자 주식회사 다중 반송파 시스템에서 셀 탐색 방법 및 장치
JP5059062B2 (ja) * 2009-07-08 2012-10-24 シャープ株式会社 通信システム、移動局装置および基地局装置
JP5446823B2 (ja) * 2009-12-16 2014-03-19 ソニー株式会社 ハンドオーバのための方法、端末装置、基地局及び無線通信システム
WO2011078582A2 (ko) * 2009-12-22 2011-06-30 엘지전자 주식회사 다중 반송파 지원 무선 통신 시스템에서 효율적인 채널 측정 방법 및 장치
US9462483B2 (en) * 2010-01-07 2016-10-04 Lg Electronics Inc. Power-efficient channel quality measuring method in a mobile communication system in which carrier aggregation is employed, and a device for the same
BR112012016821A2 (pt) * 2010-01-08 2016-09-27 Alcatel Lucent método e aparelho para controlar um equipamento de usuário para medir a portadora de componente de downlink inativa
CN102123479B (zh) 2010-01-08 2015-09-16 索尼公司 支持载波汇聚的通信系统及其系统信息更新方法和设备
JP4778091B2 (ja) * 2010-01-08 2011-09-21 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信システム
WO2011082988A1 (en) * 2010-01-11 2011-07-14 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Measurement handling with carrier aggregation
JP5687635B2 (ja) 2010-01-12 2015-03-18 富士通株式会社 移動通信システム、無線通信装置、移動通信装置および無線通信方法
JP2011155465A (ja) * 2010-01-27 2011-08-11 Hitachi Ltd 無線通信システム、無線基地局および無線端末装置
WO2011096744A2 (ko) * 2010-02-02 2011-08-11 엘지전자 주식회사 확장 캐리어에서의 측정 수행 방법 및 장치
KR101461974B1 (ko) 2010-02-02 2014-11-14 엘지전자 주식회사 확장 캐리어에서의 측정 수행 방법 및 장치
WO2011096742A2 (ko) * 2010-02-04 2011-08-11 엘지전자 주식회사 복수의 컴포넌트 캐리어를 지원하는 무선통신 시스템에서 데이터를 송수신하기 위한 방법 및 장치
KR101819501B1 (ko) 2010-02-04 2018-01-17 엘지전자 주식회사 복수의 컴포넌트 캐리어를 지원하는 무선통신 시스템에서 데이터를 송수신하기 위한 방법 및 장치
EP4009733A1 (en) * 2010-02-12 2022-06-08 InterDigital Technology Corporation Data split between multiple sites
MX2012009337A (es) * 2010-02-12 2012-11-29 Fujitsu Ltd Aparato de comunicacion por radio, sistema de comunicacion por radio y metodo de comunicacion por radio.
KR20110094163A (ko) * 2010-02-14 2011-08-22 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서 측정 결과값 정보의 전달 방법 및 이를 위한 장치
JP5150006B2 (ja) 2010-02-22 2013-02-20 シャープ株式会社 移動局装置、通信方法および集積回路
JP5440248B2 (ja) * 2010-02-25 2014-03-12 ソニー株式会社 ハンドオーバを制御するための方法、端末装置、基地局及び無線通信システム
KR101707691B1 (ko) 2010-03-09 2017-02-17 엘지전자 주식회사 복수의 요소 반송파를 사용하는 다중 반송파 시스템에서 단말의 통신 방법
WO2011111955A2 (ko) * 2010-03-09 2011-09-15 엘지전자 주식회사 복수의 요소 반송파를 사용하는 다중 반송파 시스템에서 단말의 통신 방법
US20110235619A1 (en) * 2010-03-29 2011-09-29 Ntt Docomo Inc. Enhanced frequency diversity technique for systems with carrier aggregation
CN102812764B (zh) * 2010-03-31 2015-11-25 富士通株式会社 无线通信系统、无线通信装置和无线通信方法
CN102215502A (zh) * 2010-04-02 2011-10-12 北京三星通信技术研究有限公司 一种lte-a系统的移动性小区测量方法
US9609536B2 (en) 2010-04-13 2017-03-28 Qualcomm Incorporated Measurement of received power and received quality in a wireless communication network
JP4814386B1 (ja) * 2010-04-28 2011-11-16 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信方法、無線基地局及び移動局
CN102238550A (zh) * 2010-05-04 2011-11-09 株式会社Ntt都科摩 一种载波聚合系统中配置终端的成员载波的方法及装置
WO2011145151A1 (ja) * 2010-05-21 2011-11-24 富士通株式会社 送信機、受信機、通信システム、通信方法
CN102111805B (zh) * 2010-06-18 2016-12-28 电信科学技术研究院 多载波系统的测量配置和上报方法及设备
EP2583398B1 (en) * 2010-06-21 2014-08-06 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Method and arrangement for signaling of parameters in a wireless network
WO2012014099A1 (en) 2010-07-27 2012-02-02 Marvell World Trade Ltd. Shared soft metric buffer for carrier aggregation receivers
CN104980264B (zh) * 2010-07-27 2019-06-14 索尼公司 电子设备、用于终端设备和基站的方法以及存储设备
CN103039114B (zh) * 2010-08-16 2016-09-28 瑞典爱立信有限公司 提供信号同步的方法以及相关网络和装置
US9144044B2 (en) * 2010-10-01 2015-09-22 Optis Cellular Technology, Llc Methods providing aided signal synchronization and related network nodes and devices
CN102457352B (zh) * 2010-11-04 2014-05-07 华为技术有限公司 一种聚合载波中rf能力上报的方法、设备和系统
EP3319395B1 (en) 2010-12-03 2023-05-03 InterDigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for performing multi-radio access technology carrier aggregation
KR101771257B1 (ko) * 2010-12-03 2017-08-25 엘지전자 주식회사 다중 노드 시스템에서 협력 전송 방법 및 장치
CA2832067C (en) * 2011-04-01 2019-10-01 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for controlling connectivity to a network
JP5420587B2 (ja) * 2011-05-06 2014-02-19 株式会社Nttドコモ ユーザ装置及び移動通信方法
GB2492948A (en) 2011-07-04 2013-01-23 Nec Corp Allowing a mobile communication device to use a secondary component carrier if it is within a secondary cell of a base station
CN103782632B (zh) * 2011-07-11 2017-09-29 华为技术有限公司 无线通信系统中的小区搜索方法
WO2013019501A1 (en) 2011-07-29 2013-02-07 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for radio resources management in multi-radio access technology wireless systems
US9629050B2 (en) * 2012-02-03 2017-04-18 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method, apparatus and computer program for cell identification
WO2013113988A1 (en) * 2012-02-03 2013-08-08 Nokia Corporation Method and apparatus for managing carriers
CN103297153B (zh) * 2012-02-28 2015-12-09 华为技术有限公司 功率测量方法、信号测量方法和设备
US9155089B2 (en) * 2012-08-10 2015-10-06 Qualcomm Incorporated Cell ID and antenna port configurations for EPDCCH
KR102040883B1 (ko) 2012-08-23 2019-11-05 인터디지탈 패튼 홀딩스, 인크 무선 시스템에서의 다중 스케줄러들을 이용한 동작
EP3836648A1 (en) 2012-08-23 2021-06-16 Interdigital Patent Holdings, Inc. Providing physical layer resources to different serving sites
US10075858B2 (en) * 2012-09-20 2018-09-11 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Weighted RSRP measurement
KR101988506B1 (ko) 2012-12-14 2019-09-30 삼성전자 주식회사 무선 이동통신 시스템에서 디스커버리 신호를 송/수신하는 방법 및 장치
WO2014106820A1 (en) 2013-01-04 2014-07-10 Marvell World Trade Ltd. Enhanced buffering of soft decoding metrics
JP5809660B2 (ja) * 2013-01-09 2015-11-11 株式会社Nttドコモ 無線通信システムおよび通信制御方法
KR101698702B1 (ko) 2013-01-14 2017-01-20 엘지전자 주식회사 탐색 신호를 검출하는 방법 및 장치
JP5781101B2 (ja) * 2013-02-06 2015-09-16 株式会社東芝 制御装置、代表基地局、無線通信システム及び基地局制御方法
WO2014206479A1 (en) * 2013-06-28 2014-12-31 Huawei Technologies Co., Ltd. Method for transmitting signals in the downlink of a cellular wireless communication system
WO2015026316A1 (en) * 2013-08-19 2015-02-26 Nokia Technologies Oy Method and apparatus for handling carrier aggregation and related signaling
JP5794267B2 (ja) * 2013-09-05 2015-10-14 富士通株式会社 無線通信システム、端末装置、基地局および無線通信方法
US10791476B2 (en) 2013-12-12 2020-09-29 Lg Electronics Inc. Method and device for performing measurement in wireless communication system
US9872299B1 (en) 2014-12-09 2018-01-16 Marvell International Ltd. Optimized transmit-power allocation in multi-carrier transmission
US10728078B2 (en) * 2015-10-19 2020-07-28 Lg Electronics Inc. Method and user equipment for receiving downlink signal, and method and base station for transmitting downlink signal
US10477537B2 (en) 2016-02-11 2019-11-12 Qualcomm Incorporated Multi-PRB operation for narrowband systems
US10681684B2 (en) 2016-07-18 2020-06-09 Qualcomm Incorporated Multi-PRB paging/random access for NB-IoT
EP3583728B1 (en) * 2017-02-14 2022-11-16 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Methods and apparatus for associating carriers in a wireless communication network
CN111491341B (zh) * 2019-01-29 2022-08-26 华为技术有限公司 一种小区重选的方法及终端

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2476508A (en) 1942-08-31 1949-07-19 Abbott Lab Syphilotherapy agent
US7403505B2 (en) * 2002-12-31 2008-07-22 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Resource granting in multi-carrier CDMA systems
US20050147127A1 (en) * 2004-01-02 2005-07-07 Padmaja Putcha Multicasting data method in a radio communication system
US7321570B2 (en) * 2004-02-03 2008-01-22 Motorola, Inc. Method and apparatus for dynamic power allocation to a multimedia broadcast/multicast service
WO2006092856A1 (ja) * 2005-03-02 2006-09-08 Fujitsu Limited マルチキャリア通信方法及びそれに使用される基地局及び移動局
US7961700B2 (en) * 2005-04-28 2011-06-14 Qualcomm Incorporated Multi-carrier operation in data transmission systems
US8396141B2 (en) 2005-11-29 2013-03-12 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Efficient cell selection
ATE523978T1 (de) * 2005-12-27 2011-09-15 Mitsubishi Electric Corp Verfahren und vorrichtung zur mitteilung an ein zweites telekommunikationsgerät von informationen in bezug auf in einem ersten telekommunikationsgerät in bestimmten frequenzteilbändern empfangene störungskomponenten
US7983143B2 (en) 2006-02-08 2011-07-19 Motorola Mobility, Inc. Method and apparatus for initial acquisition and cell search for an OFDMA system
KR20080021973A (ko) * 2006-09-05 2008-03-10 엘지전자 주식회사 이동 통신 단말기 및 이를 이용한 디지털 방송 주파수튜닝방법
JP4960059B2 (ja) * 2006-10-18 2012-06-27 シャープ株式会社 Ofdm送信装置、ofdm受信装置、基地局装置、移動局装置、ofdm通信システムおよびセルサーチ方法
JP5082390B2 (ja) * 2006-11-03 2012-11-28 日本電気株式会社 移動通信システムにおける移動局の移動管理方法および装置
US8144819B2 (en) 2007-04-30 2012-03-27 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Synchronization for chirp sequences
US8711811B2 (en) * 2008-06-19 2014-04-29 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Identifying multi-component carrier cells

Also Published As

Publication number Publication date
CN104980996A (zh) 2015-10-14
EP2648460B1 (en) 2014-08-13
US8711811B2 (en) 2014-04-29
WO2009153165A1 (en) 2009-12-23
DK2294869T3 (da) 2013-12-09
ES2439290T3 (es) 2014-01-22
JP5380529B2 (ja) 2014-01-08
EP2294869B1 (en) 2013-11-06
CN102067679B (zh) 2015-07-08
JP2011525327A (ja) 2011-09-15
CN104980996B (zh) 2018-09-07
CN102067679A (zh) 2011-05-18
JP5788454B2 (ja) 2015-09-30
JP2014030245A (ja) 2014-02-13
BRPI0913111A2 (pt) 2017-06-20
EP2294869A1 (en) 2011-03-16
US20090316659A1 (en) 2009-12-24
EP2648460A1 (en) 2013-10-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0913111B1 (pt) Método para pesquisar e para possibilitar pesquisar por uma célula, aparelho em um receptor para pesquisar por uma célula, e, aparelho para um transmissor de uma célula
JP7074687B2 (ja) 端末、無線通信方法、基地局及びシステム
CN108353349B (zh) 在许可辅助接入中发现参考信号配置和加扰
JP7337696B2 (ja) 端末、無線通信方法、基地局及びシステム
US9407489B2 (en) Cell identity design for LTE-advanced
BRPI1013054B1 (pt) método e aparelho para determinar uma estimativa de carga de célula em um receptor, e, meio legível por computador
TW201541883A (zh) 執行量測的方法及終端
BR112014003985B1 (pt) Dispositivo sem fio, método realizado por tal dispositivo para o processamento de sinais de rádio associados a comunicações sem fio e nó de rede
JPWO2018220854A1 (ja) ユーザ端末及び無線通信方法
US20170339714A1 (en) User terminal, radio base station and radio communication method
WO2014109689A1 (en) A radio node, a controlling node, a coordinating node and methods therein
TWI693840B (zh) 接收訊號強度指示測量之方法及其使用者設備
WO2015149349A1 (zh) 参考信号的检测方法、接收方法、用户设备和基站
KR102398789B1 (ko) 유저단말 및 무선 통신 방법
JP7450694B2 (ja) 端末、無線通信方法及びシステム
JP2023159218A (ja) 端末、基地局、無線通信方法及びシステム
JP7144420B2 (ja) 端末、無線通信方法及びシステム
KR102228469B1 (ko) 측정 신호 전송 방법 및 네트워크 장치
WO2019049345A1 (ja) ユーザ端末及び無線通信方法
RU2769973C1 (ru) Терминал, способ радиосвязи, базовая станция и система
JP2014138319A (ja) 基地局装置、端末装置、通信システム及び通信方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 48/16

Ipc: H04W 48/16 (2009.01), H04W 48/08 (2009.01), H04J 1

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.