BRPI0911006B1 - um aparelho para apertar um fixador dotado de um dispositivo de segurança - Google Patents

um aparelho para apertar um fixador dotado de um dispositivo de segurança Download PDF

Info

Publication number
BRPI0911006B1
BRPI0911006B1 BRPI0911006-2A BRPI0911006A BRPI0911006B1 BR PI0911006 B1 BRPI0911006 B1 BR PI0911006B1 BR PI0911006 A BRPI0911006 A BR PI0911006A BR PI0911006 B1 BRPI0911006 B1 BR PI0911006B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fastener
operator
safety device
hand
housing
Prior art date
Application number
BRPI0911006-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Kurt Junkers John
Original Assignee
Junkers John K
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=41305092&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0911006(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Junkers John K filed Critical Junkers John K
Publication of BRPI0911006A2 publication Critical patent/BRPI0911006A2/pt
Publication of BRPI0911006B1 publication Critical patent/BRPI0911006B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25BTOOLS OR BENCH DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, FOR FASTENING, CONNECTING, DISENGAGING OR HOLDING
    • B25B21/00Portable power-driven screw or nut setting or loosening tools; Attachments for drilling apparatus serving the same purpose
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25BTOOLS OR BENCH DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, FOR FASTENING, CONNECTING, DISENGAGING OR HOLDING
    • B25B23/00Details of, or accessories for, spanners, wrenches, screwdrivers
    • B25B23/0078Reaction arms

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Details Of Spanners, Wrenches, And Screw Drivers And Accessories (AREA)
  • Mixers With Rotating Receptacles And Mixers With Vibration Mechanisms (AREA)
  • Basic Packing Technique (AREA)
  • Mechanical Control Devices (AREA)
  • Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)

Abstract

um aparelho para apertar um fixador dotado de um dispositivo de segurança um aparelho para apertar e afrouxar fixadores, o aparelho incluindo um dispositivo (1)-(5) para efetuar a rotação do fixador provido de um gatilho (5) operável por uma mão do operador e um dispositivo de segurança (8) a (19) ou (22) a (29) operável pela outra mão do operador e sendo configurado de modo que, em uso, o dispositivo (1)-(5) para efetuar a rotação seja operável, mas quando é usada apenas uma mão do operador e o gatilho (5) é operado, o aparelho não está funcionando para apertar ou afrouxar o fixador.

Description

“UM APARELHO PARA APERTAR UM FIXADOR DOTADO DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA”
Descrição da Invenção [001] A presente invenção se refere ferramentas elétricas de torque. Mais particularmente, esta invenção se refere a um aparelho para apertar um fixador provido de rosca, dotado de um dispositivo de segurança.
[002] As ferramentas elétricas são conhecidas na técnica. Uma dessas ferramentas conhecidas é a ferramenta elétrica de torque pneumático. Outras ferramentas de torque elétricas são conhecidas por serem acionadas elétrica, hidráulica ou manualmente, ou de outro modo. Cada ferramenta elétrica de torque possui uma força de ação e uma força de reação igual e oposta. Em qualquer uma das ferramentas de torque, por exemplo, uma ferramenta de torque pneumática, um multiplicador de torque, uma ferramenta de torque elétrica ou hidráulica, a força de ação é igual à força de reação em sentido oposto. Na medida em que o aperto de fixadores está se tornando uma técnica mais precisa, cargas de parafuso exatas ou pelo menos uniformes constituem uma exigência. No entanto, isso não pode ser realizado com chaves de boca ou chaves de impacto.
[003] As ferramentas elétricas de torque necessitam de um braço de reação para se encostar a um objeto adjacente estacionário, de modo a impedir que a ferramenta gire ao redor de um parafuso e, em vez disso, gire a porca. Nessas ferramentas elétricas de torque, o braço de reação é geralmente conectado ao redor de um eixo e é previsto um mecanismo para segurar o braço de forma estável em relação ao alojamento da ferramenta durante a operação. Isso pode ser feito
Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 27/40
I 13 com ranhuras, hexágonos ou outras configurações.
[004] O motivo pelo qual as ferramentas elétricas de torque incluem um braço de reação é que as ferramentas são incapazes de apertar e afrouxar fixadores, por exemplo, uma porca, a menos que o alojamento da ferramenta seja impedido de girar no sentido oposto. Isso significa que a força de reação igual e oposta à força de giro da porca tem que ser desviada para que uma ferramenta elétrica de torque funcione adequadamente. Vários exemplos de ferramentas elétricas de torque conhecidas que incluem um braço de reação para encostar-se a um objeto estacionário são descritos na Patente norte-americana No. 6.152.243, Patente norte-americana No. 6.253.642 e Patente norte-americana No. 6.715.881, de mesma titularidade e aqui incorporadas como referência.
[005] Nas ferramentas elétricas de torque conhecidas com braço de reação, existe um risco significativo de que durante o uso previsto, os dedos ou a mão do operador fiquem presos entre o braço de reação e a área de apoio quando o operador não estiver prestando atenção. O objeto estacionário ou área de apoio na qual o braço de reação necessário encosta pode ser uma das porcas adjacentes, um alojamento da aplicação, um cano do qual o flange é parte ou outros. [006] O operador segura a ferramenta com a mão de operação que também aciona a operação da ferramenta de torque. A outra mão do operador está livre e pode mover-se inadvertidamente para o braço de reação, ou se aproximar do braço de reação no qual a mão livre pode ficar presa, quando o braço de reação se move contra um objeto estacionário para encontrar a área de apoio enquanto o operador aciona e ativa a ferramenta de torque usando a mão de operação. Esse
Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 28/40
I 13 é um dos maiores perigos do parafusamento usando ferramentas elétricas de torque e acontece com frequência, pois, na maioria dos casos, a força de reação aplicada pela ferramenta é muito maior que o torque LBSIFT (libras-pé), quando a parte do braço de reação que se encosta está muitas vezes a menos de um quarto de pé (7,62 cm) de distância do eixo giratório da ferramenta. Ferramentas desse tipo vêm amputando e amputarão dedos.
[007] Os ferimentos na mão livre e nos dedos são graves. Esses acidentes ocorrem com frequência e precisam de atenção. Às vezes não é só o trabalho do operador que para devido ao ferimento, mas a operação inteira precisa parar. Alguém que esteja próximo de um membro da força de trabalho ferido normalmente dirige sua atenção para o ferimento e para o operador ferido. Portanto, não só o operador se feriu e se machucou, como também o custo do trabalho ou tarefa e a perda de produtividade são enormes. No que diz respeito a esse assunto, os acidentes de trabalho geralmente estão sujeitos às exigências de relato OSHA.
[008] Consequentemente, é um objetivo da presente invenção fornecer uma ferramenta elétrica de torque que evita as desvantagens da técnica anterior.
[009] Atendo-se a esses e outros objetivos que se tornarão evidentes aqui em diante, uma característica da presente invenção reside, resumidamente, em um aparelho para apertar e afrouxar fixadores, o aparelho incluindo um dispositivo para efetuar a rotação do fixador provido de um gatilho operável por uma mão do operador e um dispositivo de segurança operável pela outra mão do operador e sendo
Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 29/40
I 13 configurado de modo que, em uso, o dispositivo para efetuar a rotação seja operável, mas quando é usada apenas uma mão do operador e o gatilho é operado, o aparelho não está funcionando para apertar ou afrouxar o fixador.
[010] De acordo com outra característica da presente invenção, um braço de reação conectável e desconectável de um alojamento do aparelho e configurado para encostar-se a um objeto estacionário adjacente durante o funcionamento do aparelho de modo a impedi-lo de girar ao redor do fixador quando este é apertado ou afrouxado, o dispositivo de segurança sendo configurado de modo que o braço de reação seja conectado de forma não giratória ao alojamento, quando o dispositivo de segurança está em uso, para que possa desviar uma força de reação para o objeto estacionário adjacente, mas seja desconectado do alojamento quando é usada apenas uma mão do operador e o gatilho é operado e, portanto, quando desconectado, não possa desviar uma força de reação ao objeto estacionário adjacente. [011] Ainda outra característica da presente invenção reside em um aparelho para apertar e afrouxar fixadores, no qual o dispositivo de segurança inclui um cabo manual, de modo que quando o cabo é operado pelo operador, o braço de reação é conectado de forma não giratória ao alojamento, mas quando é usada apenas uma mão do operador e o gatilho é operado, o braço de reação é desconectado automaticamente do alojamento.
[012] De acordo com outra característica da presente invenção, o dispositivo de segurança inclui um elemento de engate localizado substancialmente entre o braço de reação e o alojamento e deslocável entre uma primeira posição, na qual conecta de forma não giratória o
Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 30/40
I 13 braço de reação ao alojamento e uma segunda posição, na qual desconecta o braço de reação do alojamento.
[013] O dispositivo de segurança pode ainda incluir meios de mola dispostos de modo que quando o cabo é operado pelo operador, o elemento de engate é movido da segunda posição para a primeira posição contra uma força de mola, mas quando o operador solta o cabo, os meios de mola deslocam automaticamente o elemento de engate de volta da segunda posição para a primeira posição.
[014] De acordo com outro modo de realização da presente invenção, o dispositivo de segurança é configurado de modo que quando operado pela outra mão do operador, o dispositivo para efetuar a rotação do fixador, um motor, por exemplo, é alimentado de energia elétrica, mas quando é usada apenas uma mão do operador e o gatilho é operado, o dispositivo para efetuar a rotação do fixador não recebe energia elétrica e o aparelho não está funcionando para apertar ou afrouxar o fixador. Esse dispositivo de segurança é utilizável para qualquer chave elétrica de torque, incluindo elétrica, hidráulica, pneumática ou outras.
[015] Por exemplo, para uma chave elétrica de torque com acionamento (pneumático ou hidráulico) operado a fluido, o dispositivo de segurança pode ser configurado de modo que quando operado forneça um suprimento de fluido de trabalho ao dispositivo para efetuar a rotação do fixador, mas quando é usada apenas uma mão do operador e o gatilho é operado, o fornecimento de fluido de trabalho ao dispositivo para efetuar a rotação do fixador é interrompido e o aparelho não está funcionando para apertar ou afrouxar o fixador.
[016] Os aspectos novos que são considerados características da
Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 31/40
I 13 presente invenção são apresentados em especial nas reivindicações anexas. A invenção propriamente dita, contudo, tanto quanto a sua construção como seu método de operação, juntamente com objetivos e vantagens adicionais da mesma, será mais bem compreendida a partir da descrição que se segue dos modos de realização específicos, quando lidos com referência aos desenhos anexos.
[017] A Figura 1 é uma vista que ilustra um corte transversal de uma chave elétrica de torque de acordo com um modo de realização da presente invenção;
[018] A Figura 2 é uma vista que ilustra partes de um dispositivo de segurança da chave elétrica de torque da invenção, incluindo uma haste do deslocador e uma luva;
[019] A Figura 3 é uma vista que ilustra outra parte do dispositivo de segurança da chave elétrica de torque da invenção, especialmente uma articulação do deslocador;
[020] A Figura 4 é uma vista que ilustra uma região de engate de uma parte de um braço de reação com uma parte do alojamento da ferramenta da chave elétrica de torque da invenção, em escala ampliada; e [021] As Figuras 5 e 6 são vistas que ilustram duas posições do dispositivo de segurança, de acordo com outro modo de realização da presente invenção.
[022] Uma chave elétrica de torque manual, de acordo com a presente invenção, possui um alojamento que é identificado com o número de referência 1 e aloja um motor 2, que pode consistir em um motor hidráulico, pneumático, elétrico ou outros. Um elemento de acionamento 3 é acionado em rotação pelo motor 2 e engata um fixador
Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 32/40
I 13 a ser apertado ou afrouxado, de modo que quando o motor 2 é acionado, o elemento de acionamento 3 gira e fornece rotação a um fixador correspondente. A chave elétrica de torque pode ser provida de meios intensificadores de torque para aumentar uma saída de torque do motor de acionamento 2 para o elemento de acionamento 3. Os meios intensificadores de torque podem consistir em engrenagens planetárias que se localizam no alojamento 1 e não são mostradas nos desenhos.
[023] A chave elétrica de torque possui ainda um cabo 4 para segurar a chave elétrica de torque em uma posição com uma mão do operador, com um gatilho 5 para ativar a ferramenta elétrica de torque com uma mão do operador. O cabo 4 é, por exemplo, conectado fixamente ao alojamento 1. Quando o operador segura o cabo 4 e puxa o gatilho 5, o motor de acionamento 2 é ativado.
[024] A ferramenta elétrica de torque possui ainda um braço de reação para se se encostar a um objeto adjacente estacionário e desviar uma força de reação gerada durante a operação para o objeto adjacente estacionário. O braço de reação possui uma parte distal 6 configurada para se encostar ao objeto estacionário de modo a impedir que a ferramenta gire ao redor de um fixador e uma parte proximal 7 conectável e desconectável do alojamento 1 da chave elétrica de torque, conforme será explicado abaixo. As partes 6 e 7 do braço de reação são conectadas entre si para que sejam não giráveis uma em relação à outra ao redor de um eixo A de rotação do elemento de acionamento 3.
[025] A chave elétrica de torque manual, de acordo com a presente
Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 33/40
I 13 invenção, possui uma saída de torque que excede uma saída de torque que pode ser neutralizada pela mão do operador. Em outras palavras, o operador não pode impedir que o alojamento da ferramenta gire sob a ação de uma força de reação que é oposta a uma força de ação fornecida pelo elemento de acionamento 3, mas, ao contrário, para o funcionamento da chave elétrica de torque da invenção, o braço de reação deve ser sempre estar funcionando também. Deve ser conectado ao alojamento de forma não giratória ao redor de um eixo A do alojamento 1 e do elemento de acionamento 3 e deve se encostar ao objeto adjacente estacionário.
[026] De acordo com a presente invenção, a chave elétrica de torque é provida de um dispositivo de segurança operável pela outra mão do operador e projetado de modo que quando a chave elétrica de torque é operada com a outra mão do operador, ela funciona para apertar ou afrouxar o fixador, mas quando o operador usa apenas uma mão para segurar a chave elétrica na posição segurando o cabo 4 e apertando o gatilho 5, a chave elétrica de torque não está funcionando para apertar ou afrouxar o fixador.
[027] De acordo com um exemplo do modo de realização da presente invenção descrito neste pedido, o dispositivo de segurança é configurado de modo que quando operado pela outra mão do operador, o braço de reação é conectado ao alojamento e pode se encostar a um objeto adjacente estacionário durante o funcionamento da chave elétrica de torque de modo a impedir que o alojamento da chave elétrica de torque gire ao redor do fixador durante o aperto ou afrouxamento deste último. Contudo, o braço de reação é desconectado do alojamento quando o dispositivo de segurança não é operado pela outra
Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 34/40
I 13 mão do operador e, portanto, no último caso o braço de reação não pode desviar uma força de reação para o objeto adjacente estacionário.
[028] Conforme pode ser visto nas Figuras 1 e 4, a parte distal 7 do braço de reação é provida de ranhuras internas axialmente mais longas 8, enquanto uma parte do alojamento 1 que se estende pelo interior da parte distal 7 é provida de ranhuras externas axialmente mais curtas 9, configuradas de modo que as ranhuras 8 e 9 fiquem radialmente espaçadas entre si. O dispositivo de segurança mencionado aqui acima inclui um elemento de engate que consiste, por exemplo, de um anel 10 que é móvel em sentido axial e possui ranhuras externas 11 que sempre engatam, por exemplo, em ranhuras internas 8 da parte distal 7 do braço de reação e também possui ranhuras internas 12 que são engatáveis, por exemplo, nas ranhuras 9 da parte do alojamento 1 e desengatáveis das mesmas. O número de referência 20 identifica rolamentos previstos nessa região.
[029] Na posição ilustrada na Figura 4, o anel 10 é deslocado axialmente para baixo de modo que as ranhuras 12 não engatem nas ranhuras 9 do alojamento e, portanto, a parte 7 do braço de reação não é conectada ao alojamento 1 de forma não giratória ao redor do eixo A. A fim de conectar o braço de reação ao alojamento de forma não giratória ao redor do eixo A, o anel 10 é deslocado axialmente para cima para que não só suas ranhuras 11 engatem nas ranhuras 8 do braço de reação, como também suas ranhuras 12 engatem nas ranhuras 9 do alojamento. O braço de reação fica conectado ao alojamento de forma não giratória ao redor do eixo A. Nessa posição, quando a parte distal 6 ou o braço de reação se se encosta a um
Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 35/40
I 13 objeto vizinho estacionário durante a operação da chave elétrica de torque, a chave elétrica de torque pode funcionar, pois uma saída de torque de reação que não pode ser neutralizada pela mão do operador é neutralizada pelo braço de reação que se encosta no objeto adjacente estacionário.
[030] A fim de deslocar o anel 10 axialmente para cima para oferecer engate do braço de reação no alojamento, um operador atua em uma perna do cabo 13, de modo que sua outra perna, por meio de um elo de corrente 14, eleve uma haste do deslocador 15. A haste do deslocador 15 eleva uma luva 16, a qual por sua vez, eleva um elo 17, quando então eleva um deslocador 18 conectado ao anel 10, então, finalmente o anel 10 é elevado. Como aqui explicado, quando o anel 10 é deslocado para cima, ele fornece a conexão do braço de reação com o alojamento para que o braço de reação fique conectado ao alojamento de forma não giratória ao redor do eixo A.
[031] Acredita-se, portanto, estar entendido que uma chave elétrica de torque só pode funcionar quando ambas as ações ocorrerem: um operador segurar o cabo 4 da ferramenta elétrica de torque na posição e puxar o gatilho 5 com uma mão e ao mesmo tempo o operador operar o dispositivo de segurança atuando no cabo 13 com a outra mão e, portanto, sua outra mão não pode estar na região do braço de reação.
[032] Quando o operador não atua no cabo 13 com sua outra mão, uma mola de retorno 19 que foi tensionada quando o cabo 13 foi operado, relaxa. Ela desloca os elementos 16, 17 e 18 axialmente para baixo e o anel 10 também é deslocado axialmente para baixo, de
Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 36/40
I 13 modo que suas ranhuras 12 desengatem das ranhuras 9 do alojamento e o braço de reação não é mais conectado ao alojamento de modo não giratório.
[033] O dispositivo de segurança para a chave elétrica de torque manual, de acordo com outro modo de realização, pode ser constituído, por exemplo, para que quando a outra mão do operador operar o dispositivo de segurança, seja fornecida alimentação elétrica ao motor 2, mas quando apenas uma mão do operador for usada para segurar a chave elétrica de torque na posição, segurando o cabo 4 e apertando o gatilho 5, a alimentação de energia elétrica ao motor 2 é interrompida e a chave elétrica de torque não está funcionando para apertar ou afrouxar o fixador. Esse dispositivo de segurança pode ser usado para as chaves elétricas de torque com acionamentos de tipos diferentes, por exemplo, elétricos, pneumáticos, hidráulicos e outros acionamentos. Um exemplo deste modo de realização da presente invenção é ilustrado nas figuras 5 e 6 que mostram o dispositivo de segurança em duas posições diferentes.
[034] Nesse modo de realização, a chave elétrica de torque possui meios para fornecer um fluido de trabalho (líquido ou gás) ao motor 21 consistindo, por exemplo, de um motor a ar e provido de uma válvula direcional 22. Os meios para fornecer o fluido de trabalho incluem uma passagem de entrada de fluido 23 através da qual o fluido de trabalho é fornecido. Uma passagem de escape através da qual o fluido de trabalho é retirado é identificada pelo número de referência 24.
[035] O dispositivo de segurança de acordo com a presente invenção inclui um cabo girável 25 a ser segurado pela outra mão do operador
Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 37/40
I 13 e que é provido de uma mola de retorno 26. Um operador atua em um braço superior do cabo 25, enquanto o braço inferior é conectado a uma haste 27 que desliza em uma bucha-guia 28 e é conectada a um pistão 29. O pistão 29 é móvel transversalmente à passagem de entrada 23 entre uma posição mostrada na figura 5, na qual fecha uma abertura de passagem da passagem de entrada 23 e impede que o fluido de trabalho flua para o motor a ar 21 e uma posição mostrada na figura 6 na qual abre a abertura da passagem de entrada 23 para permitir que o fluxo de fluido de trabalho entre no motor a ar 21.
[036] A fim de deslocar a haste 27 com o pistão 29 da posição mostrada na figura 5 para a posição mostrada na figura 6, o operador deve segurar o cabo 25 com a outra mão e girá-lo, por exemplo, no sentido horário, para que a abertura de passagem da passagem de entrada 23 abra e o fluido de trabalho seja fornecido ao motor a ar 21 e a chave elétrica de torque possa funcionar. Quando, contudo, o operador retira a outra mão do cabo 25, a mola 26 o empurra no sentido anti-horário, a perna interna do cabo 25 deslocando a haste 27 com o pistão 29 para a posição ilustrada na figura 6, na qual o pistão 29 fecha a abertura de passagem da passagem interna 23, o fluido de trabalho não é mais fornecido ao motor 21 e a chave elétrica de torque não funciona.
[037] Acredita-se estar claro que outros modos de realização também são possíveis para o dispositivo de segurança que é projetado de acordo com a presente invenção, de modo que não só quando uma única mão do operador segura a chave elétrica de torque e puxa o gatilho, mas também quando a outra mão do operador é usada para
Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 38/40
I 13 a operação da chave elétrica de torque é que a chave elétrica de torque funciona. Contudo, quando a outra mão do operador não é usada para ativar um componente da chave elétrica de torque, a chave elétrica de torque para de funcionar.
[038] Será compreendido que cada um dos elementos descritos acima, ou dois ou mais juntos, também podem ter uma aplicação útil em outros tipos de construções diferentes dos tipos acima descritos. [039] Embora a invenção tenha sido ilustrada e descrita na forma de uma chave elétrica de torque com controle de segurança de braço de reação, ela não se destina a ficar limitada aos detalhes ilustrados, posto que podem ser feitas várias modificações e alterações estruturais sem fugir de modo algum do espírito da presente invenção.
[040] Sem maior análise, o acima exposto descreve integralmente a essência da presente invenção, sendo que outros, aplicando conhecimentos atuais, podem prontamente adaptá-la para várias aplicações sem omitir elementos que, do ponto de vista da técnica anterior, constituem claramente características essenciais dos aspectos genéricos ou específicos desta invenção.
[041] O que se reivindica como novo e se deseja proteger por CartaPatente encontra-se descrito nas reivindicações anexas.

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1) . “UM APARELHO PARA APERTAR UM FIXADOR DOTADO DE
    UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA” compreendido por:
    - um dispositivo (1) a (5) ou (21)-(24) para efetuar a rotação do fixador dotado de um gatilho (5) operável por uma mão de um operador; caracterizado por
    - um dispositivo de segurança (8) a (19) ou (22) a (29) operável pela outra mão do operador e sendo configurado de tal modo que, em uso, o dispositivo (1) a (5) ou (21)-(24) para efetuar a rotação é operável, mas quando é usada apenas uma mão do operador e o gatilho (5) é operado, o aparelho não está funcionando para apertar ou afrouxar o fixador.
  2. 2) . “UM APARELHO PARA APERTAR UM FIXADOR DOTADO DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir um braço de reação (6)-(7) conectável e desconectável de um alojamento (1) do aparelho e configurado para encostar-se a um objeto estacionário adjacente durante o funcionamento do aparelho de modo a impedi-lo de girar ao redor do fixador quando este é apertado ou afrouxado, o dispositivo de segurança (8) a (19) sendo configurado de modo que o braço de reação (6)-(7) seja
    Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 22/40
    2 / 5 conectado de forma não giratória ao alojamento (1), quando o dispositivo de segurança (8) a (19) está em uso e possa desviar uma força de reação para o objeto estacionário adjacente, mas seja desconectado do alojamento (1) quando é usada apenas uma mão do operador e o gatilho (5) é operado e, portanto, quando desconectado, não possa desviar uma força de reação para o objeto estacionário adjacente.
  3. 3) . “UM APARELHO PARA APERTAR UM FIXADOR DOTADO DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA”, de acordo com a reivindicação
    2, caracterizado pelo dispositivo de segurança (8) a (19) incluir um cabo manual (13), de modo que quando o cabo (13) é operado pelo operador, o braço de reação (6)-(7) é conectado de forma não giratória ao alojamento (1), mas quando é usada uma mão do operador e o gatilho (5) é operado, o braço de reação (6)-(7) é desconectado automaticamente do alojamento (1).
  4. 4) . “UM APARELHO PARA APERTAR UM FIXADOR DOTADO DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA”, de acordo com a reivindicação
    3, caracterizado pelo dispositivo de segurança (8) a (19) incluir um elemento de engate (10) localizado substancialmente entre o braço de reação (6)-(7) e o alojamento (1) e deslocável entre uma primeira posição na qual conecta de forma não giratória o braço de reação (6)-(7)
    Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 23/40
    3 / 5 ao alojamento (1) e uma segunda posição na qual desconecta o braço de reação (6)-(7) do alojamento (1).
  5. 5) . “UM APARELHO PARA APERTAR UM FIXADOR DOTADO DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA”, de acordo com a reivindicação
    4, caracterizado pelo dispositivo de segurança (8) a (19) incluir meios de mola (19) dispostos de modo que quando o cabo (13) é operado pelo operador, o elemento de engate (10) é movido da segunda posição para a primeira posição, mas quando o operador solta o cabo (13), os meios de mola (19) deslocam automaticamente o elemento de engate (10) de volta da primeira posição para a segunda posição.
  6. 6) . “UM APARELHO PARA APERTAR UM FIXADOR DOTADO DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA”, de acordo com a reivindicação
    5, caracterizado pelo elemento de engate (10) ser em forma de anel e possuir formações de engate (11), (12), estas permanentemente engatadas em formações de engate (9) do alojamento (1) e as formações de engate (11), na primeira posição, engatáveis e, na segunda posição, desengatáveis de formações de engate (8) do braço de reação (6)-
  7. (7).
    7-). “UM APARELHO PARA APERTAR UM FIXADOR DOTADO DE
    Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 24/40
    4 / 5
    UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir um alojamento (1) que contém o dispositivo para efetuar a rotação do fixador e um cabo (4) para manter o aparelho em uma posição com uma mão do operador.
  8. 8) . “UM APARELHO PARA APERTAR UM FIXADOR DOTADO DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo dispositivo de segurança ser configurado de modo que, quando é operado pela outra mão do operador, o dispositivo (1) a (5) para efetuar a rotação do fixador é alimentado de energia elétrica, mas quando é usada apenas uma mão do operador e o gatilho (5) é operado, o dispositivo (1) a (5) para efetuar a rotação do fixador não recebe energia elétrica e o aparelho não está funcionando para apertar ou afrouxar o fixador.
  9. 9) . “UM APARELHO PARA APERTAR UM FIXADOR DOTADO DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA”, de acordo com a reivindicação 1 e compreendendo um dispositivo (21)-(24) movido a fluido de trabalho para efetuar a rotação do fixador, caracterizado por dispositivo de segurança (22) a (29) que inclui meios para fornecer um fluido de trabalho ao dispositivo (21)-(24) para efetuar a rotação do fixador para operá-lo e, portanto, funcionar o aparelho, o dispositivo de segurança
    Petição 870190080022, de 18/08/2019, pág. 25/40
    5 / 5 (22) a (29) sendo configurado de modo que quando é operado pela outra mão do operador, os meios para fornecer fluido de trabalho fornecem o fluido de trabalho ao dispositivo (21)-(24) para efetuar a rotação do fixador, mas quando é usada apenas uma mão do operador e o gatilho é operado, os meios para fornecer fluido de trabalho param de fornecer o fluido de trabalho ao dispositivo (21)-(24) para efetuar a rotação do fixador e o aparelho não está funcionando para apertar ou afrouxar o fixador.
  10. 10). “UM APARELHO PARA APERTAR UM FIXADOR DOTADO DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA”, de acordo com a reivindicação 9 , caracterizado pelos meios para fornecer fluido de trabalho incluem uma passagem (23) pela qual o fluido de trabalho é capaz de ser fornecido ao dispositivo (21)-(24) para efetuar a rotação do fixador e meios (29) para abrir ou fechar a passagem (23) quando a outra mão do operador opera o dispositivo de segurança (22) a (29) ou quando é usada apenas uma mão do operador e o gatilho é operado de modo correspondente.
BRPI0911006-2A 2008-07-18 2009-07-18 um aparelho para apertar um fixador dotado de um dispositivo de segurança BRPI0911006B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US8176508P 2008-07-18 2008-07-18
US12/325,815 US7832310B2 (en) 2008-07-18 2008-12-01 Torque power tool
PCT/US2009/051085 WO2010009454A1 (en) 2008-07-18 2009-07-18 An apparatus for tightening a fastener having a safety device

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0911006A2 BRPI0911006A2 (pt) 2018-01-09
BRPI0911006B1 true BRPI0911006B1 (pt) 2019-11-05

Family

ID=41305092

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0911006-2A BRPI0911006B1 (pt) 2008-07-18 2009-07-18 um aparelho para apertar um fixador dotado de um dispositivo de segurança

Country Status (24)

Country Link
US (1) US7832310B2 (pt)
EP (1) EP2328721B1 (pt)
JP (1) JP5643199B2 (pt)
KR (1) KR101595867B1 (pt)
CN (1) CN102171004B (pt)
AU (1) AU2009270698B2 (pt)
BR (1) BRPI0911006B1 (pt)
CA (1) CA2731075C (pt)
CO (1) CO6331454A2 (pt)
DE (1) DE112009001780T5 (pt)
DK (1) DK2328721T3 (pt)
EA (1) EA023669B1 (pt)
ES (1) ES2556209T3 (pt)
GB (1) GB2473405B (pt)
HK (1) HK1161181A1 (pt)
HR (1) HRP20160042T1 (pt)
HU (1) HUE029103T2 (pt)
MX (1) MX2011000734A (pt)
PE (1) PE20110530A1 (pt)
PL (1) PL2328721T3 (pt)
PT (1) PT2328721E (pt)
TW (1) TWI464042B (pt)
WO (1) WO2010009454A1 (pt)
ZA (1) ZA201100803B (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EA030710B1 (ru) * 2010-02-09 2018-09-28 Хайторк Дивижн Юнекс Корпорейшн Устройство для затягивания резьбовых соединений
SE535307C2 (sv) * 2010-07-14 2012-06-26 Atlas Copco Tools Ab Låsmutter för en reaktionsarm
US20160067849A1 (en) 2013-04-24 2016-03-10 HYTORC Division Unex Corporation Apparatus for tightening threaded fasteners
US20150111692A1 (en) * 2013-10-17 2015-04-23 Torq Fusion LLC Planetary gear train for use with extended length sun in high torque applications
TW202033892A (zh) 2013-12-17 2020-09-16 美商海特克優尼克斯股份有限公司 用於鎖緊螺紋緊固件之設備
DE102014201183B4 (de) * 2014-01-23 2020-11-05 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Schraubwerkzeug mit motorischer Antriebseinrichtung und Momentenabstützung
AU2015218456B2 (en) * 2015-08-26 2016-06-16 Redback Pneumatics Pty Ltd Rotational driver
CN114161354A (zh) 2016-02-24 2022-03-11 凯特克分部尤尼克斯公司 用于拧紧螺纹紧固件的装置
WO2018160230A1 (en) 2017-03-02 2018-09-07 HYTORC Division Unex Corporation Two-part tapered thread nut assembly
EP3423236B1 (en) 2016-03-02 2022-08-17 Hytorc Division Unex Corporation Threaded fastener with friction coefficient increasing treatments
ES2842437T3 (es) 2016-08-08 2021-07-14 Hytorc Division Unex Corp Aparato para apretar fijaciones roscadas
DE102017105025A1 (de) * 2017-03-09 2018-09-13 Frank Hohmann Anordnung aus einem Reaktionsmomente ableitenden Stützarm und einem Drehschrauber
GB2573728B (en) * 2017-12-21 2022-08-10 Enerpac Uk Ltd Tool for use in places with restricted access
BR112021008510A2 (pt) 2018-11-01 2021-08-03 HYTORC Division Unex Corporation arruela de reação anti-afrouxamento
WO2020121066A2 (en) 2018-12-04 2020-06-18 HYTORC Division Unex Corporation Apparatus for tightening threaded fasteners
US20230148339A1 (en) 2020-03-10 2023-05-11 HYTORC Division Unex Corporation Apparatus for tightening threaded fasteners
US11701760B2 (en) * 2020-06-12 2023-07-18 Nanjing Chervon Industry Co., Ltd. Electric tool
TWI841839B (zh) * 2021-05-03 2024-05-11 中國氣動工業股份有限公司 可彈性擴充倍力板手的輸出扭力的裝置與方法
GB2615732A (en) * 2021-12-15 2023-08-23 Atlas Copco Ind Technique Ab Hydraulic torque wrench
USD1042067S1 (en) 2023-02-28 2024-09-17 Primesource Consulting Llc Limited clearance tool
USD1034126S1 (en) 2023-02-28 2024-07-09 Primesource Consulting Llc Limited clearance tool

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3651391A (en) * 1969-09-26 1972-03-21 Black & Decker Mfg Co Electronic switch arrangements
US3970110A (en) * 1975-02-06 1976-07-20 Chicago Pneumatic Tool Company Safety inlet air valve control arrangement for air powered hand held tool
JPS58143168U (ja) * 1982-03-19 1983-09-27 油谷鉄工株式会社 工具の反力受け装置
US4565312A (en) * 1985-02-19 1986-01-21 Uniset Corporation Powder actuated tool with safety
US4959906A (en) * 1989-08-28 1990-10-02 Moore Jr Marvin J Safety device for chain saws
DE19507955A1 (de) * 1995-03-07 1996-09-12 Jan Nieberle ESW-Ergonomischer Sicherheits-Winkeltrennschleifer
JPH11114847A (ja) * 1997-10-07 1999-04-27 Toshiba Corp ねじ締め装置
US6253642B1 (en) * 1998-09-22 2001-07-03 John K. Junkers Power tool
US6152243A (en) * 1999-08-05 2000-11-28 Junkers; John K. Universal torque power tool
JP2001166758A (ja) * 1999-12-09 2001-06-22 Seiko Epson Corp プレゼンテーション支援システムおよびプロジェクタシステム
US6715381B2 (en) * 2002-01-22 2004-04-06 John K. Junkers Adjustable reaction arm for torque power tool, and torque power tool provided therewith
DE20301759U1 (de) * 2003-02-05 2004-06-17 Wagner, Paul-Heinz Kraftschrauber
DE10306682A1 (de) * 2003-02-13 2004-08-26 C. & E. Fein Gmbh Elektrowerkzeug
DE202006011224U1 (de) * 2006-07-21 2007-11-22 Wagner, Paul-Heinz Drehschrauber
US8042434B2 (en) * 2008-01-24 2011-10-25 Junkers John K Safety torque intensifying tool

Also Published As

Publication number Publication date
GB2473405A (en) 2011-03-09
EP2328721B1 (en) 2015-10-14
BRPI0911006A2 (pt) 2018-01-09
CO6331454A2 (es) 2011-10-20
DE112009001780T5 (de) 2011-05-26
AU2009270698B2 (en) 2013-04-18
TWI464042B (zh) 2014-12-11
PT2328721E (pt) 2016-02-16
ZA201100803B (en) 2011-10-26
CN102171004B (zh) 2015-04-29
JP5643199B2 (ja) 2014-12-17
KR101595867B1 (ko) 2016-02-19
AU2009270698A1 (en) 2010-01-21
CA2731075A1 (en) 2010-01-21
HRP20160042T1 (hr) 2016-02-12
US7832310B2 (en) 2010-11-16
KR20110041529A (ko) 2011-04-21
PE20110530A1 (es) 2011-08-07
GB2473405B (en) 2012-12-12
WO2010009454A8 (en) 2011-11-03
WO2010009454A1 (en) 2010-01-21
PL2328721T3 (pl) 2016-09-30
AU2009270698A8 (en) 2012-09-06
HK1161181A1 (zh) 2012-08-24
ES2556209T3 (es) 2016-01-14
HUE029103T2 (en) 2017-02-28
DK2328721T3 (en) 2016-01-25
GB201100649D0 (en) 2011-03-02
US20100011912A1 (en) 2010-01-21
EA023669B1 (ru) 2016-06-30
MX2011000734A (es) 2011-08-03
TW201012601A (en) 2010-04-01
CA2731075C (en) 2016-10-18
EA201100057A1 (ru) 2011-08-30
JP2012504500A (ja) 2012-02-23
EP2328721A1 (en) 2011-06-08
CN102171004A (zh) 2011-08-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0911006B1 (pt) um aparelho para apertar um fixador dotado de um dispositivo de segurança
US7497147B2 (en) Torque tool for tightening or loosening connections, and method of tightening or loosening the same
JP5647228B2 (ja) 締結具の締付けまたは緩め器具
ES2910174T3 (es) Instalación de revestimiento de molino
US20130074315A1 (en) Fastener wrenching apparatus and method
ES2371892A1 (es) Herramienta amplificadora de par motor, de seguridad.
BR112015014452B1 (pt) Chave de impulso com característica de partida por impulsão
CA2652784A1 (en) A power tool and chuck release tool
US20240335928A1 (en) Handheld hydraulic power tool
CN206484473U (zh) 一种多功能液压扳手
JP2006218609A (ja) ラチェットレンチ
US20100270048A1 (en) Reaction adaptors for torque power tools and methods of using the same
KR20230113010A (ko) 유압 토크 렌치
ES2909142T3 (es) Destornillador
KR20180059712A (ko) 볼트 채결이 용이한 전동드라이버
JPH1094971A (ja) 配管用圧力駆動レンチ
US7052216B1 (en) Work saver for an electric drill
JPH0579197A (ja) 破砕装置
NO329752B1 (no) Verktoy for montering og demontering av en protektor

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/11/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment