BRPI0905122A2 - processo de produção de lipases por meio de modificação genética de levedura - Google Patents

processo de produção de lipases por meio de modificação genética de levedura Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905122A2
BRPI0905122A2 BRPI0905122-8A BRPI0905122A BRPI0905122A2 BR PI0905122 A2 BRPI0905122 A2 BR PI0905122A2 BR PI0905122 A BRPI0905122 A BR PI0905122A BR PI0905122 A2 BRPI0905122 A2 BR PI0905122A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
yeast
production process
genetic
lipase production
demodification
Prior art date
Application number
BRPI0905122-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Castro Alyne Machado De
Bevilaqua Juliana Vaz
Freire Denise Maria Guimaraes
Torres Fernando Araripe Goncalves
Santa Anna Lidia Maria Melo
Estrada Gutarra Melissa Limoeiro
Barbosa Caroline Alexandre
Almeida Rodrigo Volcan
De Menezes Reginaldo Ramos
Cunha Aline Gomes
Original Assignee
Petroleo Brasileiro Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Petroleo Brasileiro Sa filed Critical Petroleo Brasileiro Sa
Priority to BRPI0905122-8A priority Critical patent/BRPI0905122A2/pt
Priority to US12/972,063 priority patent/US20110183400A1/en
Publication of BRPI0905122A2 publication Critical patent/BRPI0905122A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12NMICROORGANISMS OR ENZYMES; COMPOSITIONS THEREOF; PROPAGATING, PRESERVING, OR MAINTAINING MICROORGANISMS; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING; CULTURE MEDIA
    • C12N9/00Enzymes; Proenzymes; Compositions thereof; Processes for preparing, activating, inhibiting, separating or purifying enzymes
    • C12N9/14Hydrolases (3)
    • C12N9/16Hydrolases (3) acting on ester bonds (3.1)
    • C12N9/18Carboxylic ester hydrolases (3.1.1)
    • C12N9/20Triglyceride splitting, e.g. by means of lipase
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12YENZYMES
    • C12Y301/00Hydrolases acting on ester bonds (3.1)
    • C12Y301/01Carboxylic ester hydrolases (3.1.1)
    • C12Y301/01003Triacylglycerol lipase (3.1.1.3)

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Micro-Organisms Or Cultivation Processes Thereof (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Enzymes And Modification Thereof (AREA)

Abstract

<B>PROCESSO DE PRODUçãO DE LIPASES POR MEIO DE MODIFICAçãO GENéTICA DE LEVEDURA <D>A presente invenção trata de um processo para a construção de genes sintéticos a partir de genes de expressão de lipase, sua inserção em um vetor comercial e subsequente inserção no genoma da levedura Píchia pastoris. A obtenção de tais enzimas tem por objetivo viabilizar uma rota enzimática para produção de biodiesel.

Description

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LIPASES POR MEIO DEMODIFICAÇÃO GENÉTICA DE LEVEDURA
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção trata de um processo para a construção degenes sintéticos e sua inserção no genoma da levedura Pichia pastoris,passando essa a produzir Iipases em elevados níveis de expressão e comalta produtividade. A invenção consiste na manipulação genética dalevedura Pichia pastoris, de forma que adquira a capacidade de produçãode lipases, utilizando processo de fermentação submersa.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Lipases (triglicerol ester hidrolases - EC 3.1.1.3 ) são enzimas quecatalisam a quebra de gorduras e óleos, liberando ácidos graxos,diacilgliceróis, monoacilgliceróis e glicerol. São eficientes em váriasreações, como por exemplo, esterificação, transesterificação einteresterificação em meio de solventes orgânicos. São encontradas emvários tecidos animais, vegetais e em microrganismos, tendo papelfundamental no metabolismo de lipídios desses seres vivos. Embora aIipase pancreática tenha sido a mais estudada, lipases de origemmicrobiana têm despertado maior interesse industrial, visto que permitemprodução em larga escala.
Enzimas em sua forma nativa, enzimas livres, vêm sendo usadasatravés dos séculos na indústria de alimentos, e mais recentemente, nasindústrias farmacêuticas . e químicas. Modernas metodologias deengenharia genética possibilitaram a produção em larga escala dessasenzimas, assim como a modificação de sua estrutura primária, visandoalteração de algumas de suas características físico-químicas e biológicas.A manipulação via modificação do DNA, permite a preparação de enzimasespecialmente dirigidas para uma determinada finalidade.
Atualmente, as lipases respondem por cerca de 5% do mercadomundial de enzimas; entretanto, existe uma forte tendência de crescimentopor conta do seu vasto campo de aplicação. Estas enzimas apresentamuma grande versatilidade de propriedades, tais como termoestabilidade,resistência a solventes orgânicos, especificidade, regioseletividade eestereoseletividade, razão pela qual sua participação no mercado mundialde enzimas industriais vem crescendo significativamente.
TÉCNICA RELACIONADA
A função biológica das Iipases é primordialmente a de catalisarreações de hidrólise para liberar ácidos graxos e glicerol. Entretanto, emcondições em que a água é restrita no meio, a maioria das Iipases é capazde exercer sua atividade catalítica em reações de alcoólise etransesterificação, de grande interesse para a indústria do petróleo, taiscomo para a produção de biolubrificantes e biodiesel.
A técnica de manipulação genética tem sido largamente empregadapara desenvolver sistemas enzimáticos dos mais variados tipos. Odocumento de patente WO 03068926, citado como referência, descrevedetalhadamente o processo de manipulação genética para obtenção decélulas recombinantes e hospedeiras.
A levedura P. pastoris tem se revelado como um dos maispoderosos sistemas de expressão eucarióticos graças a característicascomo: expressão em altas densidades celulares, secreção de proteínasheterólogas e processo fermentativo de produção bem conhecido (Daly eHea, 2005). Além disso, este hospedeiro vem sendo utilizado com sucessopara a produção heteróloga de Iipases como pode ser comprovado pelaextensa literatura disponível (Rotticci-Mulder et al. Protein Expression andPurification. 21 (3), 386, 2001; Minning et al. Journal of Biotechnology. 66(2-3), 147, 1998; Jiang et al. BMC Biotechnology. 8, 4, 2008).
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção trata de um processo para a construção degenes sintéticos a partir de genes de expressão de lipase, sua inserçãoem um vetor comercial e subsequente inserção no genoma da leveduraPichia pastoris. A obtenção de tais enzimas tem por objetivo viabilizar umarota enzimática para produção de biodiesel.
Foram construídos três genes sintéticos com base nos genes quecodificam para as Iipases de Candida antarctica, Thermomyceslanuginosus e Pseudomonas cepacia. Esses genes apresentam seqüênciainédita, e foram utilizados para a construção de vetores de expressão, queforam inseridos no genoma da levedura. Com base em ensaios descreening, o clone mais promissor da levedura recombinante foiselecionado para produção de Iipase por fermentação submersa embiorreator instrumentado.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A Figura 1 apresenta uma representação esquemática daconstrução do vetor para manipulação genética de Pichia pastoris.
A Figura 2 apresenta o gráfico de produção de Iipases por P.pastoris recombinante utilizando glicerina bruta de soja como fonte decarbono.
A Figura 3 apresenta o gráfico de produção de Iipases por P.pastoris recombinante utilizando glicerina bruta de mamona como fonte decarbono.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Para que a invenção possa ser mais bem compreendida e avaliada,a descrição detalhada do método empregado para a construção genéticaserá descrito tomando-se como referência o mapa ilustrado na Figura 1.
Deve ficar claro que o exemplo a seguir não é Iimitativo da invenção epossui caráter meramente ilustrativo.
Como mostrado esquematicamente na Figura 1, o gene sintético(LipB)1 que codifica para a Iipase de C. antartica, foi clonado no vetorpPGKA3 para expressão constitutiva em Pichia pastoris gerando o vetorpPGKA3-LIPB. Este vetor foi ainda modificado pela substituição dopeptídeo-sinal original por uma variante reconstruída com códonsotimizados para Pichia. O vetor resultante foi denominadopPGKΔ3_PRO_LIPB.
Células de P. pastoris (cepa X-33) transformadas com este vetorforam conservadas em glicerol (25%) e congeladas em freezer a -80°C ou em nitrogênio líquido.
Para o preparo do pré-inóculo, uma única colônia crescida em placacom meio de cultura sólido YPD1 largamente conhecido e empregadopelos especialistas na matéria, foi transferida para 10 mL de YPD. O meiofoi incubado em agitador rotatório a 30°C com agitação de 250 rpm por 16 horas. Foi realizado um inóculo de 1% - 5%, a partir do pré-inóculo, em200 mL de meio YPD em Erlenmeyer haletado de 1 L. O meio foi incubadoem agitador rotatório a 30°C com agitação de 250 rpm por 12 - 24 h. Apóso devido tempo, foi medida a densidade ótica do inóculo, e o meiofermentado foi centrifugado a 5.000 rpm por 5 minutos utilizando um volume de cultura suficiente para inocular 1,5 L de meio YPD obtendo-seuma densidade ótica inicial entre 1 e 3, no biorreator.
Após centrifugação, o sobrenadante foi descartado e as célulasnovamente suspensas em meio estéril contendo entre 1% e 8% (v/v) deglicose, glicerol puro ou glicerina residual da produção de biodiesel como substrato, e inoculadas no biorreator. A fermentação foi conduzida a 30°Csob agitação de 300 rpm - 800 rpm. O pH da fermentação foi mantido em6,0.
Os genes foram inseridos com sucesso na levedura, de forma queessa passou a excretar atividades da ordem de 12910 U/L de Iipases ousuperior.
Comparado à produção convencional das enzimas por fungosfilamentosos nativos, não recombinantes, o tempo de processo foisignificativamente mais curto.
A Tabela 1 compara os resultados de produtividade de enzima, obtida com P. pastoris modificada com o gene sintético de C. antarctica dapresente invenção, e a produtividade obtida por organismo nativo(,Penicillium simplicissimum), conforme processo de fermentação em meiosólido descrito no pedido brasileiro Pl 0703290-0, de propriedade dadepositante.
<table>table see original document page 6</column></row><table>
Um outro aspecto examinado durante os ensaios está relacionadoao emprego da glicerina como substrato. Nos experimentos foi utilizadaglicerina obtida a partir de diferentes fontes, como por exemplo, soja,mamona, pinhão manso, girassol, macaúba e óleo de fritura.
A levedura obtida por modificação genética foi capaz de crescer eproduzir Iipases a níveis expressivos, utilizando-se glicerina loira (glicerinabruta) residual da produção de biodiesel. Os resultados obtidos estãomostrados nos gráficos das Figuras 2 e 3.
A Tabela 2 abaixo apresenta o resultado comparativo do rendimento(Yp/S) em produto, lípase, com base na concentração de substratoadicionada. Os valores comprovam que as fontes provenientes deprocessos de produção de biodiesel foram metabolizadas com eficiênciasuperior ao substrato puro.
TABELA 2
<table>table see original document page 6</column></row><table>A descrição que se fez até aqui do processo de produção deIipases por meio da construção de genes sintéticos e sua inserção nogenoma da levedura Pichia pastoris, objeto da presente invenção, deveser considerada apenas como uma possível ou possíveis concretizações,e quaisquer características particulares nelas introduzidas devem serentendidas como ilustrativa, visando apenas facilitar a compreensão.Desta forma, não podem de forma alguma ser consideradas comoIimitantes da invenção, a qual está limitada ao escopo das reivindicaçõesque seguem.

Claims (6)

1. PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LIPASES POR MEIO DEMODIFICAÇÃO GENÉTICA DE LEVEDURA, caracterizado porcompreender a construção de genes sintéticos a partir de genes deexpressão de Iipase e sua inserção no genoma da levedura Pichiapastoris, de modo que esta passe a produzir Iipases em elevados níveisde expressão e com alta produtividade.
2. PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LIPASES POR MEIO DEMODIFICAÇÃO GENÉTICA DE LEVEDURA, de acordo com areivindicação 1, caracterizado por os genes sintéticos seremconstruídos com base nos genes que codificam para as Iipases deCandida Antarctica, Thermomyces Ianuginosus e Pseudomonascepacia.
3. PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LIPASES POR MEIO DEMODIFICAÇÃO GENÉTICA DE LEVEDURA, de acordo com areivindicação 1, caracterizado por os genes sintéticos inseridos nalevedura P. pastoris passarem a excretar atividades da ordem de 12910U/L de lipases.
4. PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LIPASES POR MEIO DE MODIFICAÇÃO GENÉTICA DE LEVEDURA, de acordo com areivindicação 1, caracterizado por empregar como substrato glicerinaobtida a partir de diferentes fontes, que podem ser selecionadas entresoja, mamona, pinhão manso, girassol, macaúba, óleo de fritura.
5. PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LIPASES POR MEIO DEMODIFICAÇÃO GENÉTICA DE LEVEDURA, de acordo com areivindicação 1, caracterizado por empregar como substrato glicerinaresidual da produção de biodiesel.
6. PROCESSO DE PRODUÇÃO DE LIPASES POR MEIO DEMODIFICAÇÃO GENÉTICA DE LEVEDURA, de acordo com areivindicação 1, caracterizado por a fermentação ser conduzida a 30°Csob agitação de 400 rpm e pH da fermentação mantido em 6,0.
BRPI0905122-8A 2009-12-17 2009-12-17 processo de produção de lipases por meio de modificação genética de levedura BRPI0905122A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0905122-8A BRPI0905122A2 (pt) 2009-12-17 2009-12-17 processo de produção de lipases por meio de modificação genética de levedura
US12/972,063 US20110183400A1 (en) 2009-12-17 2010-12-17 Process for production of lipases by genetic modification of yeast

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0905122-8A BRPI0905122A2 (pt) 2009-12-17 2009-12-17 processo de produção de lipases por meio de modificação genética de levedura

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0905122A2 true BRPI0905122A2 (pt) 2011-08-09

Family

ID=44309249

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0905122-8A BRPI0905122A2 (pt) 2009-12-17 2009-12-17 processo de produção de lipases por meio de modificação genética de levedura

Country Status (2)

Country Link
US (1) US20110183400A1 (pt)
BR (1) BRPI0905122A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8897536B2 (en) * 2011-04-24 2014-11-25 Universidade Da Coruna. Otri Molecular block-matching method for gel image analysis
CN108239648B (zh) * 2016-12-26 2023-04-07 丰益(上海)生物技术研发中心有限公司 高效表达米黑根毛霉脂肪酶的方法
CN107815460B (zh) * 2017-09-30 2020-06-23 武汉轻工大学 脂肪酶基因、重组表达载体、重组表达菌株、脂肪酶及其制备方法、及生物柴油的制备方法
CN115725636A (zh) * 2022-07-29 2023-03-03 青岛蔚蓝生物集团有限公司 一种高产脂肪酶的毕赤酵母突变菌株

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1997007206A1 (en) * 1995-08-11 1997-02-27 Okkels, Jens, Sigurd Method for preparing polypeptide variants
US7785872B2 (en) * 2004-12-08 2010-08-31 Simpson Biotech Co., Ltd. Nucleic acids for enhancing gene expression and use thereof
WO2008017646A2 (en) * 2006-08-08 2008-02-14 Novozymes A/S Expression of genes from gram negative bacteria in fungi
CN1958797B (zh) * 2006-11-23 2010-12-08 上海交通大学 南极假丝酵母脂肪酶的制备方法

Also Published As

Publication number Publication date
US20110183400A1 (en) 2011-07-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Huang et al. Biodiesel production from microalgae oil catalyzed by a recombinant lipase
ES2899431T3 (es) Métodos y productos para la producción de ésteres de cera
Piligaev et al. Lipid production by microalga Micractinium sp. IC-76 in a flat panel photobioreactor and its transesterification with cross-linked enzyme aggregates of Burkholderia cepacia lipase
Fillet et al. Microbial production of fatty alcohols
ES2363094T3 (es) Proceso para la producción de ésteres alquílicos de ácidos grasos a partir de triglicéridos y alcoholes que utilizan una combinación de dos enzimas lipolíticas.
Ayaz et al. Purification and characterization of organic solvent-tolerant lipase from Streptomyces sp. OC119-7 for biodiesel production
WO2001038553A1 (fr) Fabrication d&#39;alcool ester inferieur d&#39;acide gras
CN103958692B (zh) 包含4-羟基苯甲酰基-coa硫酯酶的遗传改造的微生物以及使用其的方法
Baba et al. Transcriptome analysis of an oil-rich race A strain of Botryococcus braunii (BOT-88-2) by de novo assembly of pyrosequencing cDNA reads
BR112020021373A2 (pt) produção de hidrocarbonetos
BRPI0905122A2 (pt) processo de produção de lipases por meio de modificação genética de levedura
CN103756985B (zh) 缺刻缘绿藻二酰甘油酰基转移酶基因序列及其应用
Gupta et al. Biodiesel synthesis assisted by ultrasonication using engineered thermo-stable Proteus vulgaris lipase
Meghwanshi et al. Archaeal lipolytic enzymes: current developments and further prospects
BR112014010715B1 (pt) Método para produção de n-butiraldeído
Sinumvayo et al. One-pot production of butyl butyrate from glucose using a cognate “diamond-shaped” E. coli consortium
JPWO2019155790A1 (ja) ランダムエステル交換リパーゼ
JPWO2019155789A1 (ja) ランダムエステル交換リパーゼ
Sundaramahalingam et al. An encapsulated report on enzyme-assisted transesterification with an allusion to lipase
Subileau et al. Lipases/acyltransferases for lipid modification in aqueous media
Tcacenco et al. The preparation and immobilization of some yeast lipases for rapeseed oil transesterification to biodiesel
Schreck et al. Characterization of halophilic Acyl-CoA thioesterase from Chromohalobacter salexigens for use in biofuel production
CN108588099A (zh) 缺刻缘绿藻二酰甘油酰基转移酶(MiDGAT2C)基因序列及功能鉴定
BRPI1006650A2 (pt) Ácidos desoxiribonucléicos sintéticos otimizados para produção de lipases, plasmídeos e leveduras recombinantes e processo de produção de lipases por meio de levedura geneticamente modificada
US11981937B2 (en) Light-powered, biological methyl laurate production from CO2 and water

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B11K Dismissal acc. art. 17, par 2 of ipl - pending earlier application (priority claim) definitively shelved

Free format text: PRIORIDADE INTERNA NO PI1006650-0

B03G Publication of an application: publication cancelled [chapter 3.7 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 2118 DE 09/08/2011.

B03F Publication of an application: publication of application definitely dismissed [chapter 3.6 patent gazette]