BRPI0905061B1 - Estrutura de correia em ziguezague deslocada para um pneumático - Google Patents

Estrutura de correia em ziguezague deslocada para um pneumático Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905061B1
BRPI0905061B1 BRPI0905061-2A BRPI0905061A BRPI0905061B1 BR PI0905061 B1 BRPI0905061 B1 BR PI0905061B1 BR PI0905061 A BRPI0905061 A BR PI0905061A BR PI0905061 B1 BRPI0905061 B1 BR PI0905061B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
layer
zigzag
belt
tire
pneumatic
Prior art date
Application number
BRPI0905061-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Roland Willibrord Krier
Vincent Benoit Mathonet
Original Assignee
The Goodyear Tire & Rubber Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by The Goodyear Tire & Rubber Company filed Critical The Goodyear Tire & Rubber Company
Publication of BRPI0905061A2 publication Critical patent/BRPI0905061A2/pt
Publication of BRPI0905061B1 publication Critical patent/BRPI0905061B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C9/00Reinforcements or ply arrangement of pneumatic tyres
    • B60C9/18Structure or arrangement of belts or breakers, crown-reinforcing or cushioning layers
    • B60C9/26Folded plies
    • B60C9/263Folded plies further characterised by an endless zigzag configuration in at least one belt ply, i.e. no cut edge being present
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C9/00Reinforcements or ply arrangement of pneumatic tyres
    • B60C9/18Structure or arrangement of belts or breakers, crown-reinforcing or cushioning layers
    • B60C9/20Structure or arrangement of belts or breakers, crown-reinforcing or cushioning layers built-up from rubberised plies each having all cords arranged substantially parallel
    • B60C2009/2012Structure or arrangement of belts or breakers, crown-reinforcing or cushioning layers built-up from rubberised plies each having all cords arranged substantially parallel with particular configuration of the belt cords in the respective belt layers
    • B60C2009/2025Structure or arrangement of belts or breakers, crown-reinforcing or cushioning layers built-up from rubberised plies each having all cords arranged substantially parallel with particular configuration of the belt cords in the respective belt layers with angle different or variable in the same layer
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C2200/00Tyres specially adapted for particular applications
    • B60C2200/06Tyres specially adapted for particular applications for heavy duty vehicles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Tires In General (AREA)

Abstract

estrutura de correia em ziguezague deslocada para um pneumático. um pneumático possui uma carcaça e uma estrutura de reforço de correia. a estrutura de reforço de correia inclui uma primeira camada de correia em ziguezague tendo uma primeira amplitude e um primeiro comprimento de onda e uma segunda camada de correia em ziguezague tendo uma segunda amplitude e um segundo comprimento de onda. o primeiro comprimento de onda da primeira camada em ziguezague é defasado com o segundo comprimento de onda da segunda camada em ziguezague.

Description

Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um pneumático tendo uma carcaça e uma estrutura de reforço de correia e, mais particularmente, a um pneu de lona radial de carga pesada tendo uma carcaça e uma estrutura de correia de alta resistência.
Fundamento da Invenção
Em um pneumático convencional, uma grande variedade de lonas de correia, que enrijecem a área de base, é colada uma em cima da outra e é suscetível a rachaduras dentro das camadas de correia. Estas rachaduras podem posteriormente crescer tanto axial e radialmente para fora, causando um corte / descascamento repentino e espalhamento da correia / banda de rodagem durante a operação.
Em um pneu convencional, camadas correia em ziguezague têm sido utilizadas para as camadas correia radialmente internas com os ângulos de cordão aumentando progressivamente das camadas de correia radialmente internas para as camadas de correia radialmente externas. Desta forma, as lonas de correia podem conter cordões que se estendem substancialmente em um caminho em ziguezague em um ângulo de cordão de 5 graus a 15 graus na direção circunferencial em relação ao plano equatorial, enquanto sendo dobrado em ambos os lados, ou bordas laterais, das lonas. Cada uma das lonas de correia externas pode conter cordões com um ângulo de cordão B maior do que o ângulo de cordão A das lonas de correia internas.
Em outro pneu convencional, cada uma das porções de extremidade laterais entre lonas de correia em ziguezague internas é fornecida com uma porção extra-laminada adicional de uma tira contínua que se estende na direção circunferencial. Além disso, as porções extra-laminadas podem ser coladas uma sobre a outra na direção radial. Verificou-se que a rigidez circunferencial deste pneu nas proximidades da borda lateral de cada extremidade da lona ou extremidade da banda de rodagem é localmente aumentada desta forma para que o crescimento radial na proximidade da porção de extremidade da banda de rodagem durante a corrida em alta velocidade posse ser reduzido.
Ainda outro pneu convencional possui uma carcaça e uma estrutura de reforço de correia composta com um par de camadas em ziguezague radialmente externas e uma camada de correia dobrada em espiral com cordões inclinados em uma inclinação de 5 graus ou menos na direção circunferencial em relação ao plano equatorial e localizados radialmente internamente de, e adjacente a, camadas de correia em ziguezague radialmente externas. As camadas de correia em ziguezague radialmente externas possuem cordões inclinados a 5 graus a 30 graus na direção circunferencial com relação ao plano equatorial e se estendendo em alternância dos pontos de rotação em cada borda lateral da camada de correia.
Em cada ponto de rotação, os cordões são dobrados ou, preferencialmente, inclinados para mudança de direção em toda a base da carcaça, formando assim um percurso de cordão em ziguezague. As camadas de correia em ziguezague radialmente internas são posicionadas entre a carcaça e a camada de correia dobrada em espiral. Cada uma das camadas radialmente de correia em ziguezague radialmente internas possui cordões dobrados com uma inclinação de 5 graus a 30 graus na direção circunferencial com relação ao plano equatorial se estendendo em alternância dos pontos de rotação em cada borda lateral das camadas de correia.
Sumário da Invenção
De acordo com uma modalidade exemplar da presente invenção, um pneumático possui uma carcaça e uma estrutura de correia. A estrutura de reforço de correia inclui uma primeira camada de correia em ziguezague tendo uma primeira amplitude e um primeiro comprimento de onda e uma segunda camada de correia em ziguezague tendo uma segunda amplitude e um segundo comprimento de onda. O primeiro comprimento de onda da primeira camada em ziguezague é defasada com o segundo comprimento de onda da segunda camada em ziguezague.
De acordo com outro aspecto da presente invenção, a primeira camada de correia em ziguezague compreende cordões inclinados uma quantidade na faixa de 3,0 a 8,5 graus em relação a um plano equatorial do pneumático.
De acordo com ainda outro aspecto da presente invenção, a segunda camada em ziguezague compreende cordões inclinados uma quantidade na faixa de 3,0 a 8,5 graus em relação a um plano equatorial do pneumático.
De acordo com ainda outro aspecto da presente invenção, o pneumático inclui ainda uma camada enrolada em espiral circunferencial interposta entre a primeira camada em ziguezague e a segunda camada em ziguezague.
De acordo com ainda outro aspecto da presente invenção, a camada enrolada em espiral circunferencial compreende cordões inclinados em uma quantidade na faixa de 0 a 5 graus em relação a um plano equatorial do pneumático.
De acordo com ainda outro aspecto da presente invenção, a primeira camada em ziguezague defasada por radianos n/2 radianos com a segunda camada em ziguezague.
De acordo com ainda outro aspecto da presente invenção, a primeira camada em ziguezague está disposta radialmente dentro da segunda camada em ziguezague.
De acordo com outra modalidade exemplar da presente invenção, um pneumático tem uma carcaça e uma estrutura de reforço de correia. A estrutura de reforço de correia inclui uma primeira camada de correia em ziguezague com uma primeira amplitude e um primeiro comprimento de onda e uma segunda camada de correia em ziguezague com uma segunda amplitude e um segundo comprimento de onda. O primeiro comprimento de onda da primeira camada em ziguezague é 90 graus defasado com o segundo comprimento de onda da segunda camada em ziguezague.
De acordo com outro aspecto da presente invenção, a primeira camada de correia em ziguezague compreende cordões inclinados uma quantidade na faixa de 3,0 a 8,5 graus em relação a um plano equatorial do pneumático.
De acordo com ainda outro aspecto da presente invenção, a segunda camada de correia em ziguezague compreende cordões inclinados uma quantidade na faixa de 3,0 a 8,5 graus em relação a um plano equatorial do pneumático.
De acordo com ainda outro aspecto da presente invenção, o pneumático inclui ainda uma camada dobrada em espiral circunferencial interposta entre a primeira camada em ziguezague e a segunda camada em ziguezague.
De acordo com ainda outro aspecto da presente invenção, a camada dobrada em espiral circunferencial compreende cordões inclinados em uma quantidade na faixa de 0 a 5 graus em relação a um plano equatorial do pneumático.
De acordo com ainda outro aspecto da presente invenção, a primeira camada em ziguezague é disposta radialmente dentro da segunda camada em ziguezague.
De acordo com ainda outro aspecto da presente invenção, a primeira amplitude é maior que a segunda amplitude.
De acordo com ainda outro aspecto da presente invenção, a primeira camada em ziguezague, a segunda camada em ziguezague, e a camada dobrada em espiral circunferencial são formadas a partir de uma tira contínua de material.
Definições
"Vértice" significa um elastômero não-reforçado posicionado radialmente acima de um núcleo de talão.
"Razão de Aspecto" do pneu significa a razão da sua altura de seção (SH) para sua largura de seção (SW) multiplicada por 100% para a expressão em porcentagem.
"Axial" e "axialmente" significam linhas ou direções que são paralelas ao eixo de rotação do pneu.
"Talão" significa aquela parte do pneu que inclui um membro de tração anular envolto por cordões de lona e moldados com ou sem outros elementos de reforço, tais como enchimentos, destroçadores, vértices, pegadas e forras, para ajustar a jante de design.
"Correia de corte" ou "estrutura de reforço de correia de corte" significa pelo menos duas camadas cortadas de lonas de cordões paralelos, tecidos ou desfiados, subjacentes ao talão, não-apoiados no talão, e com ambos os ângulos do cordão esquerdo e direito no intervalo de 10 graus a 33 graus em relação ao plano equatorial do pneu.
"Pneu de lona diagonal", um pneu tendo uma carcaça com cordões de reforço na lona de carcaça se estendendo diagonalmente através do pneu do núcleo de talão para o núcleo de talão a cerca de um ângulo de 25-50 graus em relação ao plano equatorial do pneu. Cordões correm em ângulos opostos em camadas alternadas.
"Carcaça" significa a estrutura do pneu além da estrutura de correia, banda de rodagem, sub-banda de rodagem e a borracha lateral ao longo das lonas, mas incluindo os talões.
"Circunferencial" significa linhas ou direções que se estendem ao longo do perímetro da superfície da banda de rodagem anular perpendicular à direção axial.
"Forras" referem-se a tiras estreitas de material colocadas em torno do exterior do talão para proteger as lonas de cordão da jante, distribuir flexão sobre a jante, e selar o pneu.
"Destroçadores" significam uma estrutura de reforço localizada na porção de talão do pneu.
"Cordões" significam uma das tiras de reforço de que as lonas no pneu são compreendidas.
"Plano equatorial (EP)" significa o plano perpendicular ao eixo do pneu de rotação e que passa pelo centro de sua banda de rodagem.
"Enchimentos" significam um tecido reforçado enrolado sobre o núcleo de talão e vértice.
"Pegada" significa o percurso de contato ou a área de contato da banda de rodagem do pneu com uma superfície plana, em velocidade zero e sob carga e pressão normais.
"Revestimento interno" significa a camada ou camadas de elastomer© ou outros materiais que formam a superfície interna de um pneu sem câmara e que contêm o líquido de inflação dentro do pneu.
"Razão bruta-líquida" significa a razão da borracha da banda de rodagem do pneu que faz contato com a superfície da estrada enquanto na pegada, dividida pela área da banda de rodagem na pegada, incluindo as porções de não-contato, tais como ranhuras.
“Diâmetro de jante nominal” significa o diâmetro médio do flange de jante no local onde a porção de talão do pneu é assentada.
"Pressão de inflação normal" refere-se à pressão de inflação específica do projeto e carga atribuída pela organização de normas adequadas para a condição de serviço para o pneu.
"Carga normal" refere-se à pressão de inflação específica do projeto e carga atribuída pela organização de normas adequadas para a condição de serviço para o pneu.
"Lona" significa uma camada contínua de cordões paralelos revestidos com borracha.
"Radial" e "radialmente" significa direções radialmente afastadas ou distantes do eixo de rotação do pneu.
"Pneu de lona radial" significa um pneumático circunferencialmente restrito ou com correias em que os cordões de lona que se estendem de talão a talão são colocados em ângulos de cordão entre 65-90 graus em relação ao plano equatorial do pneu.
"Altura da seção" (SH) significa a distância radial a partir do diâmetro de jante nominal ao diâmetro externo do pneu no seu plano equatorial.
"Estrutura de reforço de correia em ziguezague" significa pelo menos duas camadas de cordões ou uma fita de cordões paralelos com 2-20 cordões em cada fita e posicionadas em um padrão alternado se estendendo a um ângulo entre 2-30 graus entre as bordas laterais das camadas da correia.
Breve Descrição das Figuras
A FIGURA 1 é uma visão esquemática transversal de parte de um pneu de acordo com a presente invenção;
A FIGURA 2 é uma vista em perspectiva esquemática de uma camada de correia em ziguezague durante a formação, de acordo com a presente invenção;
A FIGURA 3 é uma visão esquemática radial de parte de duas camadas de correia em ziguezague circunferencialmente deslocada, de acordo com a presente invenção;
A FIGURA 4 é uma visão ampliada esquemática radial de um exemplo de parte de uma das camadas de correia em ziguezague da FIGURA 3;
A FIGURA 5 é uma visão ampliada esquemática radial de outro exemplo de parte de uma das camadas de correia em ziguezague da FIG. 3; e
A FIGURA 6 é uma visão esquemática radial de uma camada de correia em ziguezague, de acordo com a presente invenção.
Descrição Detalhada de uma Modalidade Exemplar da Invenção
Conforme mostrado na meia seção transversal da FIGURA 1, um pneu radial e- xemplar 10, de acordo com a presente invenção, inclui duas porções de talão 23 (uma mostrada), cada uma com um núcleo de talão 22 embutido nele, duas porções de parede lateral 24 (uma mostrada) se estendendo radial e ligeiramente axialmente para fora de cada uma das porções de talão 23 na direção radial do pneu, e uma porção de banda de rodagem cilíndrica 25 se estendendo entre as extremidades radialmente externas das porções de parede lateral 24. O pneu 10 é reforçado por uma carcaça 31 se estendendo toroidalmente de uma porção de talão 23 para a outra porção de talão 23 (não mostrado).
A carcaça 31 pode incluir pelo menos uma lona de carcaça 32 (FIGURA 1). A lona de carcaça 32 pode girar em torno de cada núcleo de talão 22 do interior do pneu 10 para fora do plano equatorial EP para formar porções expostas. O padrão de banda de rodagem 36 é disposto radialmente externo à carcaça 31.
Uma estrutura de correia 40 é disposta entre a carcaça 31 e a porção de banda de rodagem 25. A estrutura de correia 40, de acordo com uma modalidade exemplar da presen- te invenção, compreende uma camada de correia interna 41 disposta radialmente adjacente à carcaça 31 e uma camada de correia externa 42 disposta radialmente adjacente à porção de banda de rodagem 25. Como mostrado nas Figuras 2 e 6, múltiplas lonas da camada de correia interna 41 podem ser formadas por enrolamento de uma tira de borracha 43 de um ou mais cordões de aço ou aramida 46 em torno de um tambor em uma direção geralmente circunferencial ao ser dobrado para se estender entre extremidades laterais, ou bordas laterais 44, 45, da camada de correia interna formando um caminho em ziguezague.
A tira de borracha 43 pode ser enrolada muitas vezes, enquanto a tira é deslocada aproximadamente uma largura da tira na direção circunferencial, para não deixar um espaço entre tiras adjacentes 43. Como resultado, os cordões 46 se estendem substancialmente em ziguezague na direção circunferencial ao mudar o sentido de dobra 48 em ambas as bordas laterais 44, 45. Os cordões 46 podem ser incorporados de maneira uniforme em toda a camada de correia interna 41. Além disso, os cordões 46 podem se sobrepor um ao outro tal que várias lonas da camada de correia interna 41 sejam formadas durante o cruzamento dos cordões 46 uns com os outros.
Da mesma forma, como mostrado na FIGURA 3, várias lonas da camada de correia radialmente externa 42 podem ser formadas pelo mesmo método. A largura da camada de correia externa 42, ou a amplitude do padrão de ziguezague da camada de correia externa, pode ser menor que a largura / amplitude da camada de correia interna 41. Opcionalmente, interposta entre a camada de correia interna 41 e a camada correia externa 42 pode ter uma camada enrolada em espiral circunferencial 39 (FIGURA 1) de cordas 46, as cordas sendo enroladas em um ângulo de mais ou menos 5 graus ou menos em relação ao plano equatorial EP do pneu 10.
Os cordões 46 da camada de correia interna 41 e camada correia externa 42 podem cruzar uns com os outros em um ângulo de cordão A de 2 graus a 16 graus, ou mais especificamente, 3,0 graus a 8,5 graus, tal como 5 graus ou 6,54 graus, com relação ao plano equatorial EP do pneu 10, quando a tira 43 for alternada pelo menos uma vez entre ambas as bordas laterais 44, 45 da camada interna dentro de cada 360 graus da circunferência do pneu, como mostrado na FIGURA 3. Se o cordão 46 for uma corda de nylon e a tensão de compressão ultrapassar 25%, pode resultar em fadiga do cordão. No entanto, quando uma razão de R / W (R é um raio de curvatura (mm) da tira 43 nas bordas laterais 44, 45 da camada de correia interna 41, e W é uma largura (mm) da tira 43) for de 2,0 ou superior, como mostrado na FIGURA 4, a tensão de compressão no cordão 46 não poderá exceder 25%. Portanto, quando a camada de correia 41 é formada por uma tira de borracha 43 contendo múltiplos cordões de aço ou aramida 46, por exemplo, pode ser desejável que o valor de R / W não seja inferior a 2,0. A W largura da tira 43 pode ser na faixa de 5 mm a 15 mm ou, mais especificamente, na faixa de 12 mm a 14 mm.
Além de um caso em que a tira 43 é dobrada em ambas as bordas laterais 44, 45 da camada de correia interna 41 em uma configuração de arco, como mostrado na FIGURA 4, a tira pode ter uma porção reta se estendendo ao longo da borda lateral 44 ou 45 e uma porção de arco localizada em cada extremidade de uma porção reta (FIGURA 5). Aqui também é desejável que o valor de R / W na porção de arco não seja inferior a 2,0. Além disso, quando a tira 43 é enrolada enquanto dobrada com um determinado raio de curvatura R em ambas as bordas laterais 44, 45 da camada de correia interna 41, uma zona 47 formando um triângulo dobrado pode ser formada, como mostrado na FIGURA 4, e repetidamente criada na direção circunferencial.
Na modalidade exemplar, as camadas 41, 39 e 42 podem ser todas formadas a partir de uma tira contínua 43 que simplesmente forma a(s) camada(s) em ziguezague radialmente interna(s) 41 e, em seguida, continua a formar a pelo menos uma camada de enrolamento em espiral 39 e depois continua a formar a(s) camada(s) em ziguezague radialmente externa(s) 42. Alternativamente, a(s) camada(s) de enrolamento em espiral 39 poderiam ser formadas como uma camada separada da outra tira 43. Esta alternativa permite que os cordões 46 sejam de tamanhos diferentes ou até mesmo de diferentes materiais das camadas em ziguezague internas e externas 41, 42 (ou seja, uma camada interna de aço e uma camada externa de aramida).
A camada de enrolamento em espiral circunferencial 39, entre as camadas em ziguezague internas e externas 41,42, pode reduzir o crescimento circunferencial do pneu 10, não apenas nas bordas laterais 44, 45, mas também a área de base padrão de banda de rodagem 36. Desta forma, a camada de enrolamento em espiral circunferencial 39, por crescimento resistente na área de base do pneu 10, pode reduzir significativamente a propensão ao corte devido a danos por objetos estranhos e também reduzir rachaduras na banda de rodagem, particularmente sob as ranhuras da banda de rodagem.
A fim de melhorar a uniformidade, a forma de superfície, capacidade e durabilidade de carga alta, regularidade no desgaste, como mostrado na FIGURA 3, o padrão da camada em ziguezague externa 42 é circunferencialmente deslocada, ou defasada, a partir da camada em ziguezague interna 41, por exemplo, por radianos fl / 2 (ou 90 graus de rotação do tambor da FIGURA 2). Esse deslocamento reduz o número de tiras 46 se sobrepondo umas às outras nas bordas laterais das camadas 41, 42, reduzindo assim a espessura criada pelas camadas nas bordas da banda de rodagem 25. Isto, por sua vez, resulta em uma estrutura de correia mais uniforme 40 por concentrações atenuantes de porções zero grau nas tiras 46 e redução da tensão latente / tensão do fio nas tiras nas bordas da banda de rodagem 25. Cunhas adicionais (não mostradas) também poderão ser depositadas entre as camadas 41, 42, a fim de reduzir ainda mais a tensão.
Variações na presente invenção são possíveis à luz da descrição aqui fornecida. Uma vez que determinadas modalidades e detalhes foram mostrados com a finalidade de ilustrar assunto da invenção, será evidente para aqueles versados na técnica que diversas alterações e modificações podem ser feitas, sem se afastar do escopo do assunto da inven- ção. Deve, portanto, ser entendido que mudanças podem ser feitas nas modalidades parti-culares descritas, as quais estarão totalmente dentro do escopo definido pelas reivindica-ções anexas.

Claims (15)

1. Pneumático tendo uma carcaça (31) e uma estrutura de reforço de correia (40), a estrutura de reforço de correia (40) compreendendo uma primeira camada de correia em ziguezague (41) tendo uma primeira amplitude e largura de camada e um primeiro comprimento de onda, em que a primeira camada de correia em ziguezague (41) é formada por enrolamento de uma tira contínua que se estende em um padrão de ziguezague entre as bordas laterais da primeira camada de correia em ziguezague (41), e uma segunda camada de correia em ziguezague (42) tendo uma segunda amplitude e largura de camada e um segundo comprimento de onda, o primeiro comprimento de onda da primeira camada em ziguezague (41) sendo defasado com o segundo comprimento de onda da segunda camada em ziguezague (42) em que a segunda camada de correia em ziguezague (42) é formada por enrolamento de uma tira contínua que se estende em um padrão de ziguezague entre as bordas laterais da segunda camada de correia em ziguezague (42), em que o padrão da primeira camada de correia em ziguezague (41) é circunferen- cialmente deslocado a partir do padrão da segunda camada de correia em ziguezague (42), e em que a primeira camada de correia em ziguezague (41) compreende cordões inclinados (46) uma quantidade na faixa de 3,0 a 8,5 graus em relação a um plano equatorial do pneumático (EP), e a segunda camada de correia em ziguezague (42) compreende cordões inclinados (46) uma quantidade na faixa de 3,0 a 8,5 graus em relação a um plano equatorial do pneumático (EP), CARACTERIZADO pelo fato de que o ângulo de inclinação dos cordões (46) na primeira camada (41) é diferente do ângulo de inclinação dos cordões (46) da segunda camada (42).
2. Pneumático, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato pelo fato de que o ângulo de inclinação dos cordões (46) da primeira camada (41) é pelo menos 0,5 graus diferente do ângulo de inclinação dos cordões (46) na segunda camada (42).
3. Pneumático, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato pelo fato de que o ângulo de inclinação dos cordões (46) na primeira camada (41) é pelo menos 1 grau diferente do ângulo de inclinação dos cordões (46) na segunda camada (42).
4. Pneumático, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato pelo fato de que a primeira camada em ziguezague (41) e a segunda camada em ziguezague (42) são, cada uma, formadas de uma tira de material tendo uma largura (W) em uma faixa entre 5 a 20 mm.
5. Pneumático, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato pelo fato de que a primeira camada em ziguezague (41) e a segunda camada em ziguezague (42) são, cada uma, formadas de uma tira de material tendo uma largura (W) em uma faixa entre 10 a 15 mm.
6. Pneumático, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato pelo fato de que a primeira amplitude, ou primeira largura de camada, e a segunda amplitude, ou segunda largura de camada, são iguais.
7. Pneumático, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato pelo fato de que a primeira amplitude e a segunda amplitude são diferentes.
8. Pneumático, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato pelo fato de que a primeira amplitude e a segunda amplitude são, pelo menos, 5 mm diferentes, ou pelo menos 70% da largura (W) da tira (43) tal como 70% a 200% da largura (W) da tira (43) diferentes.
9. Pneumático, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de adicionalmente incluir uma camada de enrolamento em espiral circunferencial (39) interposta entre a primeira camada em ziguezague (41) e a segunda camada em ziguezague (42).
10. Pneumático, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de adicionalmente incluir uma camada de enrolamento em espiral circunferencial (39) radialmente acima da primeira camada em ziguezague (41) e da segunda camada em ziguezague (42).
11. Pneumático, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de adicionalmente incluir uma camada de enrolamento em espiral circunferencial (39) radialmente abaixo da primeira camada em ziguezague (41) e da segunda camada em ziguezague (42).
12. Pneumático, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 11, CARACTERIZADO pelo fato de que a camada de enrolamento em espiral circunferencial (39) compreende cordões inclinados uma quantidade na faixa de 0 a 5 graus em relação a um plano equatorial (EP) do pneumático.
13. Pneumático, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que a camada de enrolamento em espiral circunferencial (39) compreende cordões inclinados uma quantidade na faixa de 0 a 2 graus em relação a um plano equatorial (EP) do pneumático.
14. Pneumático, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira camada em ziguezague (41) é disposta radialmente para dentro da segunda camada em ziguezague (42).
15. Pneumático, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira camada em ziguezague (41), a segunda camada em ziguezague (42), e a camada de enrolamento em espiral circunferencial (39) são formadas a partir de uma tira contínua única de material.
BRPI0905061-2A 2008-12-19 2009-12-14 Estrutura de correia em ziguezague deslocada para um pneumático BRPI0905061B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/339,546 US20100154965A1 (en) 2008-12-19 2008-12-19 Offset zigzag belt structure for a pneumatic tire
US12/339.546 2008-12-19

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0905061A2 BRPI0905061A2 (pt) 2011-02-08
BRPI0905061B1 true BRPI0905061B1 (pt) 2020-10-06

Family

ID=41796108

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0905061-2A BRPI0905061B1 (pt) 2008-12-19 2009-12-14 Estrutura de correia em ziguezague deslocada para um pneumático

Country Status (3)

Country Link
US (1) US20100154965A1 (pt)
EP (1) EP2202094B1 (pt)
BR (1) BRPI0905061B1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2962371B1 (fr) * 2010-07-07 2014-03-21 Michelin Soc Tech Armature de sommet pour pneumatique d'avion
FR3017822B1 (fr) * 2014-02-24 2017-06-09 Michelin & Cie Armature de sommet de pneumatique pour avion

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2201925B (en) * 1987-03-12 1991-02-27 Dunlop Ltd Radial ply tyre
JP2527801B2 (ja) * 1988-03-09 1996-08-28 株式会社ブリヂストン 帯状の積層補強体並びに空気入りタイヤ
EP0364291B1 (en) * 1988-10-14 1994-12-21 Bridgestone Corporation Radial tire for aircraft
US5225013A (en) * 1989-03-14 1993-07-06 Bridgestone Corporation Pneumatic radial tire including wavy or zigzag belt cords
JPH04173404A (ja) * 1990-11-06 1992-06-22 Sumitomo Rubber Ind Ltd 空気入りタイヤ
US5465773A (en) * 1993-04-30 1995-11-14 Bridgestone Corporation Pneumatic radial tires with zigzag belt and rubberized cord ply belt reinforcing layer
JP3532981B2 (ja) * 1994-12-13 2004-05-31 株式会社ブリヂストン 空気入りラジアルタイヤ
WO1998004424A1 (fr) * 1996-07-25 1998-02-05 The Yokohama Rubber Co., Ltd. Pneu radial
FR2757799B1 (fr) * 1996-12-27 1999-02-05 Michelin & Cie Armature de sommet pour pneumatique d'avion
JP3198077B2 (ja) * 1997-06-27 2001-08-13 住友ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ
US6352093B1 (en) * 1999-12-28 2002-03-05 The Goodyear Tire & Rubber Company Continuous folded belt and splice therefor
EP1477333B1 (en) 2002-01-24 2018-06-20 Bridgestone Corporation Pneumatic radial tire
EP1541379B1 (en) * 2002-06-28 2010-09-08 Bridgestone Corporation Pneumatic tire
US20040163748A1 (en) * 2003-02-24 2004-08-26 Kiyoshi Ueyoko Tire having a composite belt structure
US7360571B2 (en) 2003-09-16 2008-04-22 The Goodyear Tire & Rubber Company Pneumatic tire with composite belt structure
US7216684B2 (en) * 2003-12-29 2007-05-15 The Goodyear Tire & Rubber Company Pneumatic aviation tire
JP4938327B2 (ja) * 2005-04-21 2012-05-23 株式会社ブリヂストン 航空機用ラジアルタイヤ、及び、航空機用ラジアルタイヤの製造方法
JP4907976B2 (ja) * 2005-12-21 2012-04-04 株式会社ブリヂストン 航空機用空気入りラジアルタイヤ
JP4953632B2 (ja) * 2006-01-04 2012-06-13 株式会社ブリヂストン 航空機用ラジアルタイヤ
JP4953633B2 (ja) * 2006-01-04 2012-06-13 株式会社ブリヂストン 航空機ラジアルタイヤ
US20100154964A1 (en) * 2008-12-19 2010-06-24 Francois Pierre Charles Gerard Georges Pneumatic tire
US20100154961A1 (en) * 2008-12-19 2010-06-24 Francois Pierre Charles Gerard Georges Pneumatic tire

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0905061A2 (pt) 2011-02-08
US20100154965A1 (en) 2010-06-24
EP2202094B1 (en) 2013-01-16
EP2202094A1 (en) 2010-06-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9168789B2 (en) Truck tire
BRPI0904894B1 (pt) Método de fazer um pneumático
US20210178820A1 (en) Pneumatic tire
BRPI0904875A2 (pt) pneu pneumático
BRPI1005583A2 (pt) pneumÁtico de aeronave e mÉtodo de fabricaÇço
US20100154961A1 (en) Pneumatic tire
US20210178822A1 (en) Truck tire
BRPI1106955A2 (pt) pneumÁtico
BRPI0600113B1 (pt) Pneumático de talão travado com protetor de unha envolvente
US9199512B2 (en) Pneumatic tire with geodesic belt
JP2018047892A (ja) 重荷重用タイヤ及びトレッド
US20210323354A1 (en) Tire with cut protector belt structure
US8919403B2 (en) Pneumatic tire
BRPI0905061B1 (pt) Estrutura de correia em ziguezague deslocada para um pneumático
BR102017018263A2 (pt) Pneu para trabalho pesado
US3613762A (en) Fabric inserts for filament wound aircraft tires
BRPI0904870A2 (pt) pneumático
US20230064757A1 (en) Truck tire
US20100154962A1 (en) Pneumatic tire
BR102016006927A2 (pt) reforço de coroa para um pneumático
BR102016007056A2 (pt) construção de cinta única bidirecional para um pneumático
BR102021024572A2 (pt) Pneu não pneumático
US8776854B2 (en) Pneumatic tire with improved crown durability
US20080163969A1 (en) Pneumatic tire with buttressed sidewall
US20070144649A1 (en) Overlay configuration for a tire

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2701 DE 11-10-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.