BRPI0900353A2 - bicicleta dobrável - Google Patents

bicicleta dobrável Download PDF

Info

Publication number
BRPI0900353A2
BRPI0900353A2 BRPI0900353A BRPI0900353A2 BR PI0900353 A2 BRPI0900353 A2 BR PI0900353A2 BR PI0900353 A BRPI0900353 A BR PI0900353A BR PI0900353 A2 BRPI0900353 A2 BR PI0900353A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tube
median
handlebar
lock
shoulder
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
De Paiva Tercio Caparros
Original Assignee
De Paiva Tercio Caparros
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by De Paiva Tercio Caparros filed Critical De Paiva Tercio Caparros
Priority to BRPI0900353 priority Critical patent/BRPI0900353A2/pt
Publication of BRPI0900353A2 publication Critical patent/BRPI0900353A2/pt

Links

Landscapes

  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)

Abstract

BICICLETA DOBRáVEL trazendo uma estrutura demasiadamente leve conformada num conjunto totalmente dobrável, onde seus elementos principais se dobram, convergem ou estendem de forma pantográfica e telescópica, compreendendo guidão (1), selim (2), aros (3), pedivelas (4), roda dentada (5), corrente (6), tubo superior frontal (7), tubo mediano frontal (8), pino trava (9), mesa de guidão (10), ressalto (11), pino trava mediano (12), tubo fêmea (13), tubo macho (14), mancal (15), tubo traseiro mediano (16), tubo inferior traseiro (17), ressalto em "L" (18), tubos paralelos (19), eixo móvel tubular (20), tubo central (21), tubo do selim (22), pinos trava (23), (24) e (25).

Description

"BICICLETA DOBRÁVEL" - O presente relatóriodescritivo de pedido de patente de invenção trata de umdiferenciado e inovador modeio de bicicleta, que se destaca dasdemais existentes em razão de apresentar uma conformação edisposição de partes e elementos que lhe permitem dobrar-setotalmente, reduzindo drasticamente suas proporções dimensionais,tornando-a apta a ser disposta em espaços reduzidos (porta-malas,pequenos cantos, armários adequados, etc.).
Além da possibilidade de dobrar-se, dita bicicleta éconfeccionada em alumínio ou demais materiais leves e resistentes,agregando a vantagem de poder ser facilmente carregada e/outransportada em bolsas, mochilas ou sacolas compatíveis, trazendo,portanto, praticidade, versatilidade e uma série de benefícios ao seurespectivo usuário.
Como é do conhecimento geral, em relação aosdemais veículos, a bicicleta figura como um dos mais baratos esimplificados meios de transporte e, inclusive, de lazer, sendotambém muito empregada para prática de esportes,condicionamento físico, dentre outras utilidades.
Sua característica não poluente, além da reconhecidae indicada utilização para manutenção do bem estar físico e mental,pedem e favorecem cada vez mais a adoção de providências e depolíticas públicas para o surgimento e construção de ciclovias,notadamente em grandes centros urbanos, onde a convivência comuma enorme quantidade de motos e veículos vem transformando avida das pessoas num verdadeiro e estressante caos, que sofremdiariamente com os infindáveis problemas de trânsito, acidentes,lançamento de gases poluentes na atmosfera, condutoresimpacientes, imprudentes, mal-educados e até mesmo violentos.
Muitas empresas públicas e privadas, organizaçõesnão governamentais, sindicatos, associações e instituições vêmlutando, investindo, divulgando, incentivando e até mesmofacilitando cada vez mais o acesso no sentido de que as pessoasadotem o hábito de se locomoverem através de bicicletas, embenefício não somente da saúde de seus usuários, mas, de toda asociedade, que irá ganhar com um trânsito menos carregado,redução do número de acidentes, melhora na qualidade de ar,contribuição na desaceleração do preocupante aquecimento global,dentre outros importantes benefícios.
Mesmo aqueles indivíduos de boa vontade e quegostam de usufruir de um bom passeio de bicicleta, acabam sendodesestimulados de pedalar em locais mais apropriadosnotadamente em razão das enormes distâncias que têm depercorrer. Para estes existem ainda acessórios que podem seradaptados no capô ou na parte traseira de veículos, sendo que oexaustivo trabalho de instalar adequadamente tais acessóriosaliados ao cuidado maior com que terão de dirigir, fazem com quemuitos desistam rapidamente de se aventurar.
Em relação ao estado da técnica, é conhecido ummodelo de bicicleta onde se propôs a possibilidade da mesmatambém dobrar-se. No entanto, sua dobra se realiza através deespécies de dobradiças dispostas nas partes centrais de suaestrutura que conforma o quadro, geralmente entre a parte medianados tubos superior e inferior, fazendo com que a parte traseira fiqueladeada com a parte frontal da mesma, sem falar nas trepidações eausência de estabilidade quando esta encontra-se em uso.
Em que pese sua eficiência, o referido modelodobrável reduz as dimensões de comprimento, aumentando, noentanto, sua largura, nem sempre permitindo que a mesma possaser acondicionada no porta-malas ou alocada em pequenos cantos.
Além disso, sua forma de dobrar revela-se um tanto trabalhosa,morosa e relativamente extenuante. Observou-se também que taismodelos são confeccionados em materiais que precisam serresistentes e conseqüentemente pesados, impossibilitando seutransporte em sacolas ou artefatos congêneres. Há relatos tambémde que os pinos ou demais elementos que perfazem o conjunto dedobradiças são passíveis de serem perdidos ou involuntariamentedeslocados, o que além de poder causar acidentes, acabainviabilizando a utilização da bicicleta.
Nesse mesmo aspecto e levando-se em consideraçãoapenas alguns dos problemas acima relatados, é que foi concebidoo presente modelo de bicicleta, trazendo uma estruturademasiadamente leve conformada num conjunto totalmentedobrável, onde seus elementos principais convergem ou seestendem de forma pantográfica e telescópica, de maneira prática,rápida, segura e, sobretudo eficaz, permitindo que a mesma possaser disposta em locais de pouco espaço e ainda, transportada embolsas, mochilas ou sacolas apropriadas, dispensando também autilização de acessórios adicionais de fixação em veículos, já queesta poderá ser facilmente acomodada no porta-malas ou atémesmo no interior do veículo, de acordo com o espaço, quantidadede objetos ou de ocupantes presentes no mesmo.
Visando um melhor entendimento e compreensão decomo se constitui o inovador modelo de bicicleta dobrável que aquise pleiteia, bem como, de suas características técnicas, construtivase funcionais, são apresentados desenhos ilustrativos, onde:
A figura 1 ilustra o modelo em questão em vistalateral, totalmente estendida, em condição de ser utilizada;
A figura 2 ilustra a referida bicicleta em posição dedobra, onde seus elementos começam a ser recolhidos e/ouinseridos entre si;
A figura 3 ilustra a bicicleta quase que totalmenterecolhida; e,
A figura 4 traz a mencionada bicicleta totalmentedobrada e recolhida, em posição de ser devidamente guardada empequenos espaços ou inserida em bolsas, mochilas ou sacolasapropriadas.
De conformidade com as mencionadas ilustrações, eem consonância à descrição ora apresentada, refere-se o presentepedido de patente de invenção a uma bicicleta dobrável,compreendendo guidão (1), selim (2), aros (3), pedivelas (4), rodadentada (5), corrente (6), a qual se caracteriza pelo fato deapresentar partes e elementos que se dobram, convergem ou seestendem de maneira pantográfica e/ou telescópica, abrangendoum primeiro tubo superior frontal (7) penetrante à mesa do guidão(10), fixa ao tubo mediano frontal (8) através do pino trava (9)disposto sobre a mesa de guidão (10), sendo que após a liberaçãoda trava (25), o referido guidão também desce e se dobra em duaspartes, uma para cada lado.
Unido ao mencionado tubo mediano frontal (8) atravésde um ressalto (11) que conforma um eixo livre, têm-se um segundoconjunto telescópico formado por um pino trava mediano (12)disposto entre o tubo fêmea (13) que recebe o tubo macho (14), porsua vez interligado a um mancai (15), fechando o quadro através daunião deste ao tubo traseiro mediano (16) e este ao tubo inferiortraseiro (17).
Partindo também do citado tubo mediano frontal (8),através de um ressalto em "L" (18), conforma-se o conjuntopantográfico formado pelos tubos paralelos (19), fixados ao eixomóvel tubular (20) e ao tubo inferior traseiro (17).
Dito eixo móvel tubular (20), liberável através de trava(24), movimenta-se sobre a extensão do tubo central (21),responsável também por receber internamente o tubo do selim (22),intercalado também por um pino trava (23), formando o terceiroconjunto telescópico.
Para se proceder a dobra e recolhimento da bicicleta,basta liberar os pinos trava (9), (12), (23), (24) e (25), soltar o eixomóvel tubular (20), inserir o tubo superior frontal (7) no tubomediano frontal (δ), dobrar para cada lado as hastes queconformam o guidão, descendo-o também, inserir o tubo do selim(22) no tubo central (21), subir o eixo móvel tubular (20) até este seencontrar com o mancai (15) e inserir o tubo macho (14) no tubofêmea (13), finalizando as etapas de fechamento da mesma. Parasua respectiva abertura e utilização, basta reverter toda a operação.
Diante de tudo quanto foi exposto e devidamenteilustrado, compreende-se que o presente pedido trata de uminovador modelo de bicicleta de características dobráveis,agregando uma série de vantagens inerentes à sua aplicabilidade,envolvendo novidade e atividade inventiva, além de suscetibilidadede aplicação industrial, fazendo-se merecedor da proteção comopatente de invenção, que ora se pleiteia.

Claims (2)

1.
"BICICLETA DOBRÁVEL" - compreendendo guidão(1), selim (2), aros (3), pedivelas (4), roda dentada (5), corrente (6),caracterizada pelo fato de apresentar partes e elementos que sedobram, convergem ou se estendem de maneira pantográfica e/outelescópica, abrangendo um primeiro tubo superior frontal (7)penetrante à mesa do guidão (10), fixa ao tubo mediano frontal (8)através do pino trava (9) disposto sobre a mesa de guidão (10),sendo que após a liberação da trava (25), o referido guidão tambémdesce e se dobra em duas partes, uma para cada lado; unido aomencionado tubo mediano frontal (8) através de um ressalto (11)que conforma um eixo livre, têm-se um segundo conjuntotelescópico formado por um pino trava mediano (12) disposto entreo tubo fêmea (13) que recebe o tubo macho (14), por sua vezinterligado a um mancai (15), fechando o quadro através da uniãodeste ao tubo traseiro mediano (16) e este ao tubo inferior traseiro(17); partindo também do citado tubo mediano frontal (8), através deum ressalto em "L" (18), conforma-se o conjunto pantográficoformado pelos tubos paralelos (19), fixados ao eixo móvel tubular(20) e ao tubo inferior traseiro (17), sendo que dito eixo móveltubular (20), liberável através da trava (24) movimenta-se sobre aextensão do tubo central (21), responsável também por receberinternamente o tubo do selim (22), intercalado também por um pinotrava (23), formando o terceiro conjunto telescópico.
BRPI0900353 2009-02-05 2009-02-05 bicicleta dobrável BRPI0900353A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0900353 BRPI0900353A2 (pt) 2009-02-05 2009-02-05 bicicleta dobrável

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0900353 BRPI0900353A2 (pt) 2009-02-05 2009-02-05 bicicleta dobrável

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0900353A2 true BRPI0900353A2 (pt) 2010-10-26

Family

ID=42990080

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0900353 BRPI0900353A2 (pt) 2009-02-05 2009-02-05 bicicleta dobrável

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0900353A2 (pt)

Cited By (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2014019393A1 (zh) * 2012-08-03 2014-02-06 苏州杰翔电动车有限公司 一种快速折叠电动车或自行车车架
CN105501364A (zh) * 2015-12-11 2016-04-20 苏州速蝶科技有限公司 具有缓震后车架的折叠电动车
CN105501365A (zh) * 2015-12-11 2016-04-20 苏州速蝶科技有限公司 一种折叠车架及折叠电动车
CN107434002A (zh) * 2016-05-26 2017-12-05 通用汽车环球科技运作有限责任公司 集成式电动自行车锁定系统

Cited By (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2014019393A1 (zh) * 2012-08-03 2014-02-06 苏州杰翔电动车有限公司 一种快速折叠电动车或自行车车架
CN103569276A (zh) * 2012-08-03 2014-02-12 苏州杰翔电动车有限公司 一种快速折叠电动车或自行车车架
CN105501364A (zh) * 2015-12-11 2016-04-20 苏州速蝶科技有限公司 具有缓震后车架的折叠电动车
CN105501365A (zh) * 2015-12-11 2016-04-20 苏州速蝶科技有限公司 一种折叠车架及折叠电动车
CN107434002A (zh) * 2016-05-26 2017-12-05 通用汽车环球科技运作有限责任公司 集成式电动自行车锁定系统

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0900353A2 (pt) bicicleta dobrável
US20110193304A1 (en) Combination scooter and messenger bag
CN102630206A (zh) 后装式自行车架
JP2012091586A (ja) 折畳み自転車
CN103129674B (zh) 能够折叠至箱体内的电动滑板车
JP5368496B2 (ja) 折り畳み自転車
WO2019108051A2 (es) Bicicleta plegable con ruedas, cuadro y manubrio plegables, con estructura integra que provee una mínima configuración de plegado
ES2398025B1 (es) Sistema de plegado longitudinal para bicicletas.
WO2010143155A2 (es) Bicicleta plegable compacta con compartimientos portaobjetos convertible en valija
JP5940275B2 (ja) キャリーカー兼用折り畳み自転車
CN208181288U (zh) 多用强效健身车
KR20140002340U (ko) 자전거용 공구가방
JP4817202B2 (ja) 自転車用脱着式パニアバッグ
CN207225563U (zh) 一种便于携带的小型折叠车
ES1237071U (es) Bicicleta plegable
CN209112370U (zh) 一种新型可折叠自行车
CA2975345A1 (en) Bonsai d-rack
JP3094277U (ja) ステッキサイクル
KR100982777B1 (ko) 접이식 경량 배낭 자전거
KR200464303Y1 (ko) 스트랩을 가진 접이식 자전거
ES1076279U (es) Maleta carrito convertible en patinete.
CN201002681Y (zh) 折叠式自行车
ES1094985U (es) Mini-moto infantil
ES2352989B1 (es) Estructura de compartimento portaobjetos para motocicleta.
ES2374253B1 (es) Vehículo a pedales de cuatro ruedas.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08L Application fees: final archiving

Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DAS 4A E 5A ANUIDADES.

B08I Application fees: publication cancelled

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.12 NA RPI NO 2257 DE 08/04/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE AS 4A, 5A, 6A, 7A, 8A, 9A, 10A E 11A ANUIDADES.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2602 DE 17-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.