BRPI0822635B1 - Tungsten carbide catalyst, its preparation process and its use in the preparation of ethylene glycol from cellulose - Google Patents

Tungsten carbide catalyst, its preparation process and its use in the preparation of ethylene glycol from cellulose Download PDF

Info

Publication number
BRPI0822635B1
BRPI0822635B1 BRPI0822635B1 BR PI0822635 B1 BRPI0822635 B1 BR PI0822635B1 BR PI0822635 B1 BRPI0822635 B1 BR PI0822635B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
catalyst
cellulose
ethylene glycol
wxc
tungsten carbide
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

CATALISADOR DE CARBETO DE TUNGSTÊNIO, SEU PROCESSO DE PREPARAÇÃO E SEU USO NA OBTENÇÃO DE ETILENO GLICOL A PARTIR
DE CELULOSE
Antecedentes da presente invenção Campo da invenção A presente invenção refere-se a um processo de sintetizar etileno glicol, e mais particularmente a catalisadores de carbeto de tungstênio e a preparação, bem como a aplicação na reação de preparar etileno glicol por degradação de hidrogenação de celulose.
Descrição da técnica relacionada Etileno glicol é um combustível de energia líquido importante e alimentação muito importante para síntese de poliéster. Por exemplo, etileno glicol é utilizado para síntese de tereftalato de polietileno (PET) e naftalato de polietileno (PEN). Também é utilizado como anticongelamento, lubrificantes, plastificantes, agente ativo superficial, etc. Desse modo, é um material químico orgânico com aplicações amplas. Nos últimos anos, sua demanda mantém uma taxa de crescimento de 6~7% no mundo inteiro. China tem um consumo imenso de etileno glicol. Em 2005, a demanda de mercado era de 5 milhões de toneladas, respondendo por 25% da produção total mundial, quase 80% da qual teve de ser importada. Etileno glicol é um dos "dez produtos importados chave" da China.
Atualmente, a produção industrial de etileno glicol depende principalmente de petróleo como a matéria prima. 0 etileno glicol é produzido através de oxidação de etileno para formar o epoxietano, seguido com hidratação para formar o produto final. [Referência 1: Shen, Ju-hua, OverView of ethylene glycol production, Chemical Technology Market, 2003, 26, (6), 12-15. Referência 2: Process for preparing ethanediol by catalyzing epoxyethane hydration, número da patente CN 1463960-A; CN 1204103-C]. Esse processo consome recursos não renováveis de petróleo. Além disso, o processo de produção inclui etapas de oxidação e epoxidação seletivas, que confronta muitas dificuldades técnicas, como baixa eficiência, grande quantidade de subprodutos, elevado consumo de material e poluição. 0 uso de biomassa para preparar etileno glicol pode reduzir a dependência humana nos recursos de energia fóssil porque é favorável ao meio ambiente e contribui para o desenvolvimento sustentável do mundo. Atualmente a pesquisa de conversão de biomassa em etileno glicol focaliza principalmente nas matérias primas como amido, glicose, sacarose e alcoóis de açúcar. [Referência 3: Process for the preparation of lower polyhydric alcohols, patente no. US 5107018. Referência 4: Preparation of lower polyhydric alcohols, Patente número US 5210335]. Essas matérias primas são elas próprias alimento para a humanidade, de modo que o uso das mesmas para preparar produtos químicos causará o conflito entre sobrevivência e desenvolvimento da humanidade. Ao contrário, celulose é a maior biomassa renovável com recursos ricos porém indigeríveis para o ser humano, como produção agrícola, restos de palha e refugos de silvicultura, de modo que é abundante e barato. O uso de celulose para preparar etileno glicol permite um novo processo sintético para obter produtos de valor elevado com baixo custo, embora isso não afete o fornecimento de alimentos. Além disso, a celulose é formada por policondensação de unidades de glicose através de ligações glicosídicas, contendo um número grande de hidroxila. No processo de conversão de celulose em etileno glicol, a hidroxila é totalmente retida, de modo que esse processo de transformação tem economia de átomo muito elevada. Desse modo, a conversão de celulose em etileno glicol tem diversas vantagens significativas não compatíveis com muitos outros processos de produção.
Entretanto, como a estrutura de celulose é muito mais estável do que outra biomassa, é um desafio considerável converter celulose em polióis de molécula pequena com elevada eficiência e elevada seletividade. De acordo com a pesquisa de literatura atual, não há relato sobre quaisquer trabalhos para a conversão de celulose em etileno glicol com elevada eficiência e elevada seletividade com catalisadores de carbeto de tungstênio. Sumário da presente invenção 0 principal objetivo da presente invenção é fornecer um tipo de catalisadores de carbeto de tungstênio e sua preparação e aplicação em produção de etileno glicol a partir de celulose por degradação de hidrogenação. Celulose é cataliticamente convertida em etileno glicol sob condições de hidrogenação hidrotérmica, com elevada eficiência e elevada seletividade.
Para realizar o objetivo acima, a presente invenção provê um tipo de catalisadores para a conversão catalítica de celulose em etileno glicol, que é expresso como: A-WXC/B. onde o componente ativo catalítico é A-WXC. A é um ou mais elementos metálicos selecionados do grupo que consiste em níquel, cobalto, ferro, rutênio, ródio, paládio, ósmio, irídio, platina e cobre. WXC é carbeto de tungstênio, em que 1 < x < 2. No catalisador, a carga total de metal ativo catalítico é 2 a 85% em peso. A carga de A é 0,05 a 30% em peso e a carga de W é 1 a 80% em peso. B é um suporte poroso, que compreende um ou mais complexos selecionados do grupo que consiste em carvão ativo, alumina, sílica, óxido de titânio, carbeto de silício, óxido de zircônio. 0 catalisador é carregado no suporte por impregnação de soluções de sal de componentes ativos catalíticos. A carga de tungstênio é preferivelmente 10 a 60% em peso e a carga do segundo metal A é preferivelmente 0,1 a 5% em peso. 0 precursor de catalisador obtido por impregnação é seco a 100 a 160 °C e então aquecido em hidrogênio ou metano/hidrogênio (concentração de metano em gás misturado é 10 a 100% v/v) a 600 a 900 °C para carburização com temperatura programada. A temperatura preferida está entre 700 a 800 °C e a atmosfera é hidrogênio ou metano/hidrogênio (concentração de metano em gás misturado é 20% v/v), tempo de carburização não é menor do que 1 hora.
As condições de reação para a conversão catalítica de celulose em etileno glicol são descritas como a seguir: a degradação de hidrogenação de celulose é executada em um reator vedado, a razão em massa de celulose para água é 1:200 a 1:5, a razão em massa de celulose para catalisador é 1:1 a 30:1, a pressão inicial de hidrogênio cheio no reator em temperatura ambiente é 1 a 10 MPa, a temperatura de reação é 120 a 300 °C e o tempo de reação é 10 min a 24 h. A presente invenção tem as seguintes vantagens: 1. Celulose tem a produção mais abundante na natureza, originando de fontes amplas como madeira, algodão, forragem de milho e palha de cultura. O uso da mesma para preparar etileno glicol é de baixo custo. Além disso, em comparação com o processo industrial existente para a síntese de etileno glicol que consome etileno como alimentação, a presente invenção não se baseia em recursos de energia fóssil, e tem as vantagens de utilizar matéria prima renovável e sendo compatível com desenvolvimento sustentável. 2. 0 custo do catalisador é baixo, porque o carbeto de tungstênio é utilizado como o componente ativo catalítico principal, e uma pequena quantidade de um ou vários metais de transição como níquel, cobalto, ferro, rutênio, ródio, paládio, ósmio, irídio e platina são adicionados como o segundo componente. 3. 0 processo tem economia muito boa de átomo, porque os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio das moléculas de celulose são altamente reservados após a degradação catalítica. 4. A degradação de hidrogenação de celulose é realizada sob condições hidrotérmicas, de modo que o sistema de reação é favorável ao meio ambiente, e livre de poluição. Como água é utilizada como meio de reação, embora nenhum ácido inorgânico ou base esteja envolvido, os problemas de poluição ambiental usuais são evitados no processo de degradação de celulose. 5. 0 processo catalítico tem rendimento e seletividade elevados para etileno glicol. Nas condições de reação ótima, o rendimento de etileno glicol pode ser mais de 60%, que promete boas possibilidades de aplicação.
Esses e outros objetivos, características e vantagens da presente invenção tornar-se-ão evidentes a partir da seguinte descrição detalhada, desenhos em anexo e reivindicações apensas.
Descrição detalhada da modalidade preferida Exemplo 1 Preparação de catalisador de Ni-W2C/AC: o metatungstato de amônio e nitrato de níquel são misturados em razão em peso de tungstênio/níquel de 15:1 para obter uma solução misturada, em que a concentração de massa de metatungstato de amônio é 0,4 g/ml. Então, carvão ativo (AC) é. impregnado com a solução misturada. Após secar a 120 °C por 12 horas, o precursor de catalisador é aquecido em atmosfera de H2 para carburização com temperatura programada. O processo de reação detalhado é como a seguir: 1,0 g do precursor de catalisador é carregado em reator de quartzo e aquecido a partir da temperatura ambiente até 400 °C em 1 hora, e então até 700 °C na taxa de 1 °C/min e mantido por 1 hora para carburização. A taxa de fluxo de hidrogênio é 60 ml/min. 0 catalisador Ni-W2C/AC obtido com a carga de tungstênio de 30% em peso e carga de níquel de 2% em peso é expresso como Ni-W2C/AC (2% em peso de Ni-30% em peso de W2C) .
Com a mesma condição exceto mudando a concentração de metatungstato de amônio e nitrato de níquel na solução de impregnação, ou por impregnação múltipla, catalisadores com cargas diferentes de componente ativo catalítico podem ser obtidos, em que a composição é como a seguir: um catalisador Ni-W2C/AC com carga de níquel de 2% em peso, carga de tungstênio de 5% em peso, 10% em peso, 151 em peso, 60% em peso ou 80% em peso, respectivamente, bem como um catalisador de Ni-W2C/AC com carga de tungstênio de 30% em peso, carga de níquel de 0,05% em peso, 0,2% em peso, 5% em peso, 10% em peso ou 30% em peso, respectivamente.
Exemplo 2 Preparação de catalisador Ni-WxC/AC: o processo é similar ao exemplo 1. A diferença é que a temperatura é 850 °C para obter um catalisador de Ni-WxC/AC com carga de tungstênio de 30% em peso e carga de níquel de 2% em peso, em que WXC é uma fase cristalina misturada de W2C e WC, 1 < x < 2, expresso como Ni-WxC/AC (2% em peso de Ni-30% em peso de WXC).
Exemplo 3 Preparação do catalisador WXC/AC: o processo é similar ao exemplo 1. A diferença é que somente metatungstato de amônio é utilizado para obter o precursor de catalisador sem adicionar nitrato de níquel, e a temperatura de carburização é 800 °C para obter catalisador de W2C/AC. De outro modo, uma temperatura de carburização mais elevada de 850 °C é definida para obter catalisador WXC/AC, que é uma fase cristalina misturada de W2C e WC, 1 < x < 2.
Exemplo 4 Preparação de catalisador Ru-W2C/AC: impregnar a amostra de W2C/AC como preparado na modalidade 3 com solução de RuC13, a seguir secar a mesma a 120 °C e reduzir a mesma a 350 °C por 2 h em hidrogênio. 0 Ru-W2C/AC (1% em peso de Ru-30% em peso de W2C) é obtido como 1% de carga de Ru e 30% em peso de carga de W2C.
Exemplo 5 Preparação de catalisador Co-W2C/AC: o processo é similar ao exemplo 1, a diferença é o uso de nitrato de cobalto em vez de nitrato de níquel para obter o precursor de catalisador. No catalisador, a carga W é 30% em peso e a carga de Co é 2% em peso, o catalisador de Co-W2C/AC é obtido.
Exemplo 6 Preparação de catalisador Fe-W2C/AC: o processo é similar ao exemplo 1. A diferença é o uso de nitrato de ferro em vez de nitrato de níquel para obter o precursor de catalisador. No catalisador, a carga W é 30% em peso e a carga de Fe é 2% em peso, o catalisador de Fe-W2C/AC é obtido.
Exemplo 7 Preparação de catalisador Pt-W2C/AC: o processo é similar ao exemplo 1. A diferença é o uso de ácido cloroplatínico em vez de nitrato de níquel para obter o precursor. No catalisador, a carga W é 30% em peso e a carga de Pt é 2% em peso, o catalisador de Fe-W2C/AC é obtido.
Exemplo 8 Preparação de catalisador NÍ-WC/AI2O3: 0 processo é similar ao exemplo 1. A diferença é 0 suporte de alumina em vez de carvão ativo. Enquanto isso, a atmosfera de carburização é CH4/H2 (razão de volume 1:4) em vez de hidrogênio. No catalisador, a carga W é 301 em peso e a carga de Ni é 2% em peso. O catalisador de Ni-WC/Al203 é obtido com a formação de fase WC.
Exemplo 9 Preparação de catalisador Ni-WC/Si02: 0 processo é similar ao exemplo 1, a diferença é 0 suporte de sílica em vez de carvão ativo. Ao mesmo tempo, a atmosfera de carburização é CH4/H2 (concentração de metano de 20% v/v), em vez de hidrogênio. No catalisador, a carga W é 30% em peso e a carga de Ni é 2% em peso. O catalisador de Ni- WC/Si02 é obtido com a formação de fase WC.
Exemplo 10 Experimento de conversão de celulose: 1,0 g de celulose, 0,3 g de catalisador de Ni-W2C/AC e 100 ml de água são carregados no reator de 200 ml. A seguir, hidrogênio é cheio no reator até 5 MPa após substituição três vezes do gás no mesmo. A reação é executada a 240 °C por 30 min sob agitação a 500 rpm. Após a reação, os produtos líquidos são analisados com uma cromatografia líquida de alto desempenho (HPLC) equipada com uma coluna de troca de íon de cálcio para determinar a concentração de etileno glicol. A conversão de celulose é calculada com base no peso seco do sólido restante. 0 rendimento de produção de liquido é calculado pela equação: rendimento (%) = (peso dos produtos) / (peso de celulose) x 100%. Os rendimentos de produção incluem somente os produtos alvo, que são etileno glicol e álcool hexahidrico (incluindo sorbitol e manitol) . Os rendimentos de outros produtos líquidos, incluindo propileno glicol, eritritol, componentes desconhecidos, e produtos de gás (CO2, CH4, C2H6, etc.) não são calculados.
Exemplo 11 A comparação de desempenho catalítico de Ni-W2C/AC (2% em peso de Ni-30% em peso de W2C), Ni-WxC/AC (2% em peso de Ni-30% em peso de WXC, 1 < x < 2) com W2C/AC (30% em peso), WXC/AC (30% em peso, 1 < x < 2) e Ni/AC (2% em peso), vide a tabela 1. A condição de reação é igual ao exemplo 10.
Tabela 1. A comparação de desempenho catalítico de Ni- W2C/AC, Ni-WxC/AC, W2C/AC e WXC/AC, Ni/AC
Como ilustrado na tabela 1, 0 catalisador de carbeto de tungstênio promovido por níquel tem rendimento excelente de etileno glicol.
Exemplo 12 A comparação do desempenho de catalisadores com segundos metais diferentes: Ni-W2C/AC (2% em peso de Ni-30% em peso de W2C), Ru-W2C/AC (1% em peso de Ru-30% em peso de W2C), Co-W2C/AC (2% em peso de Co-30% em peso de W2C), Fe-W2C/AC (2% em peso de Fe-30% em peso de W2C) e Pt-W2C/AC (1% em peso de Pt-30% em peso de W2C), vide a tabela 2. A condição de reação é igual ao exemplo 10.
Tabela 2. A comparação do desempenho de catalisadores com segundos metais diferentes: Ni-W2C/AC, Co-W2C/ACr Fe-W2C/AC
e Pt-W2C/AC
Como ilustrado na tabela 2, todos catalisadores de carbeto de tungstênio promovidos por metal de transição têm rendimento excelente de etileno glicol, onde 0 catalisador Ni-W2C/AC tem um rendimento de etileno glicol até 62%.
Exemplo 13 A comparação do desempenho de catalisadores com suportes diferentes: Ni-W2C/AC (2% em peso de Ni-30% em peso de W2C), Ni-WC/Al2C>3 (2% em peso de Ni-30% em peso de W2C), e Ni-W2C/Si02 (2% em peso de Ni-30% em peso de W2C), vide a tabela 3. A condição de reação é igual ao exemplo 10.
Tabela 3. A comparação do desempenho de catalisadores com suportes diferentes: Wi-W2C/AC, Ni-WC/Al203 e Ni-W2C/Si02 como nustraao na tabela 3, todos os catalisadores de carbeto de tungstênio de niquel com suportes diferentes têm bom rendimento de etileno glicol.
Exemplo 14 A comparação da conversão catalítica de celulose sobre catalisador Ní-W2C/AC (2% em peso de Ni-30% em peso de W2C) em temperaturas diferentes, vide a tabela 4. A condição de reação é igual ao exemplo 10 exceto a temperatura.
Tabela 4. A comparação da conversão catalítica de celulose em relação ao catalisador Ni-W2C/AC em temperaturas diferentes Como ilustrado na tabela 4, o catalisador de carbeto de tungstênio de níquel tem um rendimento excelente de etileno glicol em uma faixa de temperaturas. A temperatura preferida é aproximadamente 220 a 250 °C.
Exemplo 15 A comparação da conversão catalítica de celulose sobre catalisador Ni-W2C/AC (2% em peso de Ni-30% em peso de W2C) com tempo de reação diferente, vide a tabela 5. A condição de reação é igual ao exemplo 10 exceto o tempo de reação.
Tabela 5. A comparação da conversão catalítica de celulose sobre catalisador Ni-W2C/AC com tempo de reação diferente Como ilustrado na tabela 5, o catalisador de carbeto de tungstênio de níquel tem um rendimento excelente de etileno glicol em uma faixa de tempo de reação. O tempo de reação preferido é 30 min a 3 h.
Exemplo 16 A comparação da conversão catalítica de celulose sobre catalisador Ni-W2C/AC (2% em peso de Ni-30% em peso de W2C) em pressões de hidrogênio diferentes, vide a tabela 6. A condição de reação é igual ao exemplo 10 exceto a pressão de hidrogênio.
Tabela 6. A comparação da conversão catalítica de celulose sobre catalisador Ni-W2C/AC em pressões de hidrogênio diferentes Como ilustrado na tabela 6, o catalisador de carbeto de tungstênio de níquel tem um rendimento excelente de etileno glicol em uma faixa de pressão de hidrogênio. A pressão de hidrogênio preferida é 3 a 6 MPa.
Exemplo 17 A comparação da conversão catalítica de celulose sobre o catalisador Ni-W2C/AC (30% em peso de W2C) com cargas de níquel diferentes, vide a tabela 7. A condição de reação é igual ao exemplo 10.
Tabela 7. A comparação da conversão catalítica de celulose sobre catalisador Ni-W2C/AC com cargas de níquel diferentes Como ilustrado na tabela 7, a carga de níquel tem um certo efeito sobre o rendimento de etileno glicol pelo uso de catalisador de carbeto de tungstênio de níquel. A carga preferida de níquel é 0,1 a 5% em peso.
Exemplo 18 A comparação da conversão catalítica de celulose sobre catalisador Ni-W2C/AC (2% em peso de Ni) com cargas de carbeto de tungstênio diferentes, vide a tabela 8. A condição de reação é igual ao exemplo 10.
Tabela 8. A comparação da conversão catalítica de celulose sobre catalisador Ni-W2C/AC com cargas de carbeto de tungstênio diferentes Como ilustrado na tabela 8, 0 catalisador de carbeto de tungstênio de níquel pode realizar um rendimento excelente de etileno glicol em uma certa faixa de cargas de tungstênio. A carga preferida é 10 a 60% em peso.
Uma pessoa versada na técnica entenderá que a modalidade da presente invenção como mostrada nos desenhos e descrito acima é exemplar somente e não pretende ser limitadora.
Será desse modo visto que os objetivos da presente invenção foram total e eficazmente realizados. Suas modalidades foram mostradas e descritas para fins de ilustrar os princípios funcionais e estruturais da presente invenção e estão sujeitas à alteração sem se afastar de tais princípios. Portanto, a presente invenção inclui todas as modificações abrangidas no espírito e escopo das reivindicações a seguir.
REIVINDICAÇÕES

Claims (4)

1. Processo para a produção de etileno glicol a partir de celulose caracterizado por ser através da realização de degradação por hidrogenação utilizando catalisador de carbeto de tungstênio, o qual pode ser expresso como A-WXC/B, em que A-WXC é um componente ativo catalítico, em que A compreende um ou mais elementos metálicos selecionados do grupo que consiste em níquel, cobalto, ferro, rutênio, ródio, paládio, ósmio, irídio, platina e cobre, WXC é carbeto de tungstênio, em que 1 < x < 2; a carga total do componente ativo catalítico no catalisador é 2 a 85% em peso; em que a carga de A é de 0,05 a 30% em peso, a carga de W é de 1 a 80% em peso; e em que B em A-WXC/B é um suporte poroso, em que B compreende um ou mais materiais selecionados do grupo que consiste em carvão ativo, alumina, sílica, óxido de titânio e óxido de zircônio; em que a degradação por hidrogenação de celulose é realizada em um reator vedado com agitação, em que a razão de massa de celulose para água é de 1:200 a 1:5, em que a razão de massa de celulose para catalisador é de 1:1 a 30:1, em que a pressão inicial de hidrogênio cheio no reator em temperatura ambiente é de 1 a 10 MPa, a temperatura de reação é de 120 a 300°C e o tempo de reação é de 10 minutos a 24 horas.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a carga de tungstênio no catalisador é de 10 a 60% em peso; em que a carga de A no catalisador é de 0,1 a 5% em peso.
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o catalisador é preparado por um processo que compreende etapas de impregnar solução de sal dos componentes A e W sobre um suporte; secar o suporte a 100-160°C; e carburizar o catalisador em atmosfera de hidrogênio ou gás misturado de metano e hidrogênio, em que a concentração de metano no gás misturado é de 10 a 100%, em que a temperatura de carburização é de 600 a 900°C e o tempo de carburização é maior ou igual a 1 hora.
4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a temperatura de reação está na faixa de 220 a 250°C, a pressão inicial de hidrogênio cheio no reator em temperatura ambiente está na faixa de 3 a 6 MPa e o tempo de reação está na faixa de 30 minutos a 3 horas.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8338326B2 (en) Tungsten carbide catalysts, their preparation and application in synthesis of ethylene glycol from cellulose
BRPI0822634B1 (pt) método para a prepararação de etileno glicol a partir de celulose
JP5575911B2 (ja) 多価化合物からエチレングリコールを調製する方法
BRPI0912077B1 (pt) Method for preparing ethylene glycol from a polyidroxylated compound
CN106694009B (zh) 合金催化剂用于碳水化合物催化制备低碳二元醇的方法
WO2013170767A1 (zh) 一种高效催化转化纤维素类原料到二元醇的方法
JP5604589B2 (ja) バイオマス由来ポリオールの水相改質用触媒及びその製造方法
Chen et al. Progress in the aqueous-phase reforming of different biomass-derived alcohols for hydrogen production
CN109384750B (zh) 一种催化加氢5-羟甲基糠醛制备2,5-二甲基呋喃的方法
WO2022183578A1 (zh) 一种碳化钼-氧化钼催化剂及其制备方法和应用
CN104119207A (zh) 一种碳水化合物催化转化制备乙二醇的方法
BR112018010232B1 (pt) Processo para a preparação de monoetileno glicol a partir de material de partida compreendendo um ou mais sacarídeos
BRPI0822635B1 (pt) Tungsten carbide catalyst, its preparation process and its use in the preparation of ethylene glycol from cellulose
CN111217672B (zh) 一种碳水化合物制备乙醇的方法
Lin et al. Impact of hafnium dioxide morphology on catalytic transfer hydrogenation of methyl levulinate to γ-valerolactone: A comparative study
Ahangar et al. Role of activated carbon for metal-free catalysts
Bian et al. Insight into the catalytic mechanism of CuCeOx/C for the hydrogenation of 5-hydroxymethylfurfural to 2, 5-bis (hydroxymethyl) furan
CN111054336A (zh) 用于制生物质基乙二醇的催化剂及其制备方法
CN101342488A (zh) 用于生物柴油副产甘油蒸汽重整制氢的催化剂及制备方法
Jiang et al. Preparation and Performance of Single Walled Carbon Nanotubes Supported Anode Catalysts (20% Pt-10% Ru) of Direct Methanol Fuel Cell
RO126377B1 (ro) Catalizator pentru reformarea bioalcoolilor
CN103420799A (zh) 一种吸附剂在碳水化合物制小分子醇反应中的应用