BRPI0821688B1 - Fertilizante contendo ureia, e uso de mistura para tratamento do mesmo - Google Patents
Fertilizante contendo ureia, e uso de mistura para tratamento do mesmo Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0821688B1 BRPI0821688B1 BRPI0821688-6A BRPI0821688A BRPI0821688B1 BR PI0821688 B1 BRPI0821688 B1 BR PI0821688B1 BR PI0821688 A BRPI0821688 A BR PI0821688A BR PI0821688 B1 BRPI0821688 B1 BR PI0821688B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- mixture
- component
- urea
- fertilizer
- containing urea
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C05—FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
- C05C—NITROGENOUS FERTILISERS
- C05C9/00—Fertilisers containing urea or urea compounds
- C05C9/005—Post-treatment
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C05—FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
- C05G—MIXTURES OF FERTILISERS COVERED INDIVIDUALLY BY DIFFERENT SUBCLASSES OF CLASS C05; MIXTURES OF ONE OR MORE FERTILISERS WITH MATERIALS NOT HAVING A SPECIFIC FERTILISING ACTIVITY, e.g. PESTICIDES, SOIL-CONDITIONERS, WETTING AGENTS; FERTILISERS CHARACTERISED BY THEIR FORM
- C05G3/00—Mixtures of one or more fertilisers with additives not having a specially fertilising activity
- C05G3/90—Mixtures of one or more fertilisers with additives not having a specially fertilising activity for affecting the nitrification of ammonium compounds or urea in the soil
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C05—FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
- C05G—MIXTURES OF FERTILISERS COVERED INDIVIDUALLY BY DIFFERENT SUBCLASSES OF CLASS C05; MIXTURES OF ONE OR MORE FERTILISERS WITH MATERIALS NOT HAVING A SPECIFIC FERTILISING ACTIVITY, e.g. PESTICIDES, SOIL-CONDITIONERS, WETTING AGENTS; FERTILISERS CHARACTERISED BY THEIR FORM
- C05G5/00—Fertilisers characterised by their form
- C05G5/30—Layered or coated, e.g. dust-preventing coatings
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y02—TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
- Y02P—CLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN THE PRODUCTION OR PROCESSING OF GOODS
- Y02P60/00—Technologies relating to agriculture, livestock or agroalimentary industries
- Y02P60/20—Reduction of greenhouse gas [GHG] emissions in agriculture, e.g. CO2
- Y02P60/21—Dinitrogen oxide [N2O], e.g. using aquaponics, hydroponics or efficiency measures
Landscapes
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Pest Control & Pesticides (AREA)
- Soil Sciences (AREA)
- Fertilizers (AREA)
Abstract
MISTURA PARA TRATAMENTO DE FERTILIZANTES CONTENDO UREIA. A presente invenção refere-se a uma mistura para tratamento de fertilizantes contendo ureia que contem: a) pelo menos uma triamida de ácido (tio)fosfórico de fórmula geral (I) R1R2N-P(X)(NH2)2 e/ou diamida de ácido (tio)fosfórico de fórmula geral (II) R1O-P(X)(NH2)2, com o significado de X sendo oxigênio ou enxofre, R1 e R2 independentemente um do outro representam hidrogênio, respectivamente 2-nitrofelina substituído ou não substituído, C3-C10 - cicloalquila, C3C10 - heterocicloalquila, C6-10- arila, C6-10- heteroarila ou diaminocarbonila, sendo que R1 e R2 juntamente com o átomo de nitrogênio ligado a ele também podem formar um radical heterocíclico com 5 ou 6 membros, saturado ou insaturado, que pode conter opcionalmente também um ou dois outros heteroátomos, selecionados do grupo que consiste de nitrogênio, oxigênio e enxofre, como componente A, b) pelo menos um composto contendo um grupo amino com um ponto de ebulição maior do que 100ºC como componente B.
Description
[0001] A invenção se refere a uma mistura para tratamento de fer tilizantes contendo ureia, em particular com ação inibidora da urease aperfeiçoada, seu uso assim como fertilizantes contendo ureia, que contêm essa mistura.
[0002] No mundo todo nitrogênio é empregado para a adubação, principalmente, e em quantidades sempre crescentes na forma de ureia e fertilizantes contendo ureia. A própria ureia, entretanto, não é, ou quase não é, uma forma de nitrogênio assimilável, já que ela é hi- drolisada relativamente rapidamente pela enzima urease onipresente no solo, para formar amônia e dióxido de carbono (Mobley, H.L.T. Island, M. D. Hausinger, R. P. (1995) Molecular biology of microbial ureases, Microbiol. rev. 59, 452-480). Assim, sob certas circunstâncias, amônia na forma gasosa é liberado na atmosfera, e este então não está mais disponível no solo para as plantas, com o que a eficácia do fertilizante é reduzida.
[0003] Sabe-se que a utilização de nitrogênio no uso de fertilizan tes contendo ureia pode ser aperfeiçoada, quando fertilizantes contendo ureia são produzidos juntamente com substâncias que reduzem a dissociação enzimática de ureia ou podem inibi-la (para uma visão geral ver Kiss, S. Simihaian, M. (2002) Improving efficiency of Urea Fertilizers boy Inhibition of Soil Urease Activity, ISBN 1- 4020-0493-1, Kluwer Academic Publishers, Dordrecht, The Netherlands). Dentre os inibidores de urease conhecidos mais potentes estão as triamidas de ácido N-alquiltiofosfórico e triamidas de ácido N-alquilfosfóricos que são, por exemplo, descritas na EP 0 119 487.
[0004] Também são empregáveis misturas de triamidas de ácidoN-alquiltiofosfórico, tais como, N-(n-butil)tiofosfórico (NBPT) e triamida de ácido N-(n-propil)tiofosfórico (NPPT).
[0005] Esses inibidores de urease são descritos por exemplo na US 4 530 714. Para que essa classe de composto possa atuar como inibidora de urease, deve ocorrer primeiramente uma transformação na respectiva oxoforma. Em seguida essas reagem com a urease e efetuam sua inibição.
[0006] Aconselha-se introduzir sobre ou no solo o inibidor de urease juntamente com a ureia, por exemplo, já que desta forma assegura-se que o inibidor juntamente com o fertilizante entram em contato com o solo. A substância ativa pode assim ser incorporada na ureia, por exemplo, dissolvendo-se no fundido antes da granulação da ureia ou da colocação em grânulos, por exemplo, na forma de uma solução.
[0007] O respectivo processo para obtenção e o solvente apropri ado são descritos por exemplo na EP-A- 1 820 788.
[0008] A substância ativa apresenta apenas uma limitada estabili dade a armazenamento. A estabilidade ao armazenamento é tão menor quanto maior for a temperatura. Quando, por exemplo, ureia é armazenada sob condições de trópicos, em regra após cerca de quatro semanas de armazenamento, mais do que 60% da substância ativa é decomposta. Caso a substância ativa esteja impregnada no fundido de ureia, a decomposição é menor. Para a comercialização da ureia estabilizada com a substância ativa, entretanto, é muito frequentemente indispensável introduzir a substância ativa na ureia e armazenar o fertilizante tratado até a utilização.
[0009] Tarefa da presente invenção é a preparação de uma mistu ra para tratamento de fertilizantes contendo ureia, em particular para inibição de urease que, após a preparação do fertilizante contendo ureia, é estável a armazenamento por um espaço de tempo maior, re- siste melhor ao transcorrer das diversas etapas de distribuição e protege a substância ativa aplicada na ureia de uma decomposição ou uma perda. A mistura deve ser toxicologicamente não crítica e não influenciar negativamente a atividade da substância ativa.
[00010] A tarefa é solucionada de acordo com a invenção por uma mistura para tratamento de fertilizantes contendo ureia, contendo a) pelo menos uma triamida de ácido (tio)fosfórico de Fórmula Geral (I) e/ou diamida de ácido (tio)fosfórico de Fórmula Geral (II) onde X representa oxigênio ou enxofre, R1 e R2 independentemente um do outro representam hidrogênio, 2-nitrofenila respectivamente substituída ou não substituída, C2-10- alquila, C3-10- cicloalquila, C3-10- heterocicloalquila, Ce-10 -arila, C6-10-heteroarila ou diaminocarbonila, sendo que R1 e R2 juntamente com o átomo de nitrogênio ao qual estão ligados também podem formar um radical heterocíclico saturado ou insaturado, que opcionalmente também pode conter um ou dois outros heteroátomos, selecionados do grupo que consiste em nitrogênio, oxigênio e enxofre, como componente A, b) pelo menos um composto contendo um grupo amino, ou um grupo amino substituído como componente B, com um ponto de ebulição superior a 1oooC.
[00011] A invenção se refere, além disso, ao uso da mistura como aditivo e agente de revestimento para fertilizantes de nitrogênio contendo ureia.
[00012] A invenção se refere, além disso, ao uso da mistura para redução da perda de nitrogênio em fertilizantes orgânicos ou durante o armazenamento do estrume e para redução da carga de amoníaco emestábulos de animais.
[00013] A invenção se refere, além disso, a um fertilizante contendo ureia, compreendendo a mistura de acordo com a invenção em uma tal quantidade que o teor total do componente A relativo à ureia contida é de 0,001 até 0,5% em peso.
[00014] O componente B contém pelo menos um grupo amino, por exemplo grupo amino primário, secundário, ou terciário, sendo que quaisquer outros grupos funcionais e radicais, tais como por exemplo grupos hidróxi, grupos halogênio, grupos carbóxi, grupos carbamoíla, grupos carbonila, grupos oxialquila, grupos mercapto, grupos M- sulfeto, grupos sulfóxi, grupos sulfo, grupos fosfo, grupos silóxi, grupos amino, grupos amido, grupos imino, grupos imido, grupos oxiamido etc. podem estar presentes no composto. A seguir o componente B é minuciosamente esclarecido, por exemplo, como amina. O exposto vale também, em geral, para o componente B.
[00015] De acordo com a invenção, verificou-se que a substância ativa do componente A aplicada na ureia apresenta uma estabilidade a armazenamento visivelmente maior (pelo menos 2-3 meses), quando ela é empregada em combinação com pelo menos uma amina com um ponto de ebulição superior a 100oC como componente B. A amina do componente B apresenta assim, de preferência, um ponto de ebulição superior a 150oC, especialmente preferido superior a 200oC a uma pressão ambiente 0,1MPa(1 bar). Pode se tratar assim de uma amina ou poliamina primária, secundária ou terciária, que porta(m) vários desses grupos amino. De preferência são empregadas aminas secun-dárias e/ou aminas terciárias, que também podem estar presentes na forma polimérica. São de preferência empregadas aquelas aminas, que não sofrem nenhuma reação química com a substância ativa do componente A ou um solvente, opcionalmente co-empregado, do componente C. Como exemplos temos as aminas do componente Bselecionadas de metildietanolamina, tetra-hidroxipropiletilenodiamina, trimetilaminoetiletanolamina, N,N,N',N'-tetrametil-1,6-hexanodiamina, N,N',N”-tris(dimetilaminopropil)hexa-hidrotriazina, 2,2'-dimorfolinil- dietiléter ou suas misturas.
[00016] O componente B é empregado em uma quantidade suficiente de fertilizante contendo ureia para aumento da estabilidade a armazenamento da substância ativa do componente A. De preferência o componente B deveria ser empregado em pelo menos a quantidade 0,2 vezes molar do componente A, especialmente preferido na quantidade 0,5 até 3 vezes molar, em particular na quantidade 1 até 2 vezes molar.
[00017] Aminas com um ponto de ebulição elevado são vantajosas no uso também como base no aroma, assim como da proteção contra explosão.
[00018] Amidas, como por exemplo, N-metilpirrolidona (NMP), não apresentam surpreendentemente nenhuma eficácia estabilizante.
[00019] O efeito estabilizante é, assim, dependente de um uso conjunto de um solvente. A adição de amina mostra, tanto no uso de NMP como também no uso de alquilenodióis tais como 1,2-propanodiol, uma eficácia estabilizadora como solvente.
[00020] Através da adição de coadjuvantes poliméricos, a eficácia estabilizante pode, além disso, ser ainda mais reforçada.
[00021] Como componente A é empregada pelo menos uma triami- da de ácido (tio) fosfórico de Fórmula Geral (I) e/ou uma diamida de ácido (tio)fosfórico de Fórmula Geral (II). Aqui pode-se tratar de compostos individuais como também de misturas de dois ou mais compostos deste tipo. Por exemplo, pode-se tratar de misturas, como elas são descritas na EP-A- 1 820 788.
[00022] Os radicais R1 e R2 podem ser respectivamente substituídos ou não substituídos, por exemplo, por halogênio e/ou nitro.
[00023] Exemplos de grupos alquila são metila, etila, propila, iso- propila, n-butila, isobutila, sec-butila, terc-butila, pentila, isopentila, ne- opentila, terc-pentila, hexila, 2-metilpentila, heptila, octila, 2-etilhexila, isooctila, nonila, nonila, isononila, decila e/ou isodecila. Grupos cicloal- quila são por exemplo, ciclopropila, ciclobutila, ciclopentila, ciclo-hexila e ciclooctila, grupos arila são, por exemplo, fenila ou naftila ou 2- nitrofenila substituída. Exemplos de radicais heterocíclicos R1R2N - são grupos piperazinila, grupos morfolinila, grupos pirrolila, grupos pi- razolila, grupos triazolila, grupos oxazolila, grupos triazolila ou grupos imidazolila.
[00024] Tais compostos são, por exemplo, conhecidos da EP 0 119 487, WO 00/58317 e EP 1 183 220 como inibidores de urease.
[00025] Um exemplo de compostos da fórmula (II) é fenilfosforodi- amidato.
[00026] São preferidas preparações que contêm triamida de ácido N-n-butiltiofosfórico (NBPT) como uma das substâncias ativas. Pelo menos em uma outra substância ativa trata-se de preferência de um derivado, selecionado do grupo que consiste em triamida de ácido N- ciclo-hexilfosfórico, triamida de ácido N-pentilfosfórico, triamida de ácido N-iso-butilfosfórico e triamida de ácido N-propilfosfórico e as respectivas triamidas de ácido tiofosfórico correspondentes. Particularmente preferidos são aqueles preparados, que contêm NBPT em quantidades de 40 até 95% em peso, muito particularmente preferido de 60 até 80% em peso, respectivamente relativo à quantidade total de substância ativa do componente A.
[00027] Sabe-se que triamidas de ácido tiofosfórico são hidrolisadas de modo relativamente fácil formando as triamidas de ácido fosfórico correspondentes. A umidade, em regra, não pode ser completamente excluída, triamida de ácido (tio)fosfórico e a correspondente triamida de ácido fosfórico apresentam-se frequentemente em mistura. O termo “triamida de ácido (tio)fosfórico” denomina, portanto, nesse documento, tanto a triamida de ácido (tio)fosfórico ou a triamida de ácido fosfórico puras como também suas misturas.
[00028] Particularmente preferidas são as triamidas de ácido N- alquiltiofosfórico (com X = S e R2 = H) e triamidas de ácido N- alquilfosfórico (com X = O e R2 = H).
[00029] A preparação de tais inibidores de urease pode ocorrer por exemplo, por meio de processos conhecidos do cloreto de tiofosforila, aminas primárias ou secundárias ou amônia, tal como elas são descritas por exemplo na US 5 770 771. Aqui em uma primeira etapa reage- se cloreto de tiofosforila com um equivalente de uma amina primária ou secundária na presença de uma base, e em seguida reage-se o produto com um excesso de amônia até formar o produto final.
[00030] Outros inibidores de urease apropriados são, por exemplo, descritos nos WO 00/61522, WO 00/58317, WO 02/083697, WO 01/87898, WO 2006/010389. Nos compostos lá descritos trata-se, por exemplo, de triamidas de ácido tiofosfórico, triamidas de ácido (tio)fosfórico heterociclicamente substituídas, triamidas de ácido N-(2- pirimidinil)(tio)fosfórico e triamida de ácido N-fenilfosfórico.
[00031] Na EP-A- 1 820 788 são descritas particularmente misturas de triamida de ácido N-(n-butil)tiofosfórico e triamida de ácido N-(n- propil)tiofosfórico.
[00032] De acordo com a invenção, além das substâncias individuais, essas misturas podem ser particularmente e preferentemente empregadas.
[00033] As triamidas de ácido (tio)fosfórico de Fórmula Geral (I) ou diamidas de ácido (tio)fosfórico da Fórmula Geral (II), que são empregadas como componente A, podem ser substâncias puras ou misturas de duas ou mais substâncias puras. Elas também podem conter, devido à síntese, subprodutos da síntese das substâncias ativas. Em regrao componente A apresenta-se com uma pureza de pelo menos 70%.
[00034] As misturas de acordo com a invenção podem conter apenas os componentes A e B. Assim por exemplo, o componente B pode opcionalmente servir como solvente para o componente A, de modo que é produzida uma composição líquida ou levemente fundível. Também podem ser empregadas misturas sólidas dos componentes A e B de acordo com a invenção, como também misturas na forma de emulsão ou na forma de dispersão.
[00035] De acordo com uma forma de execução da invenção a mistura contém, além disso, um solvente para a triamida de ácido (tio)fosfórico como componente C. Assim podem ser empregados todos os solventes apropriados. Como solventes interessam em geral aqueles compostos que são polares e assim apresentam uma capacidade de dissolução suficiente para o componente A. Eles devem apresentar, de preferência, um ponto de ebulição elevado o suficiente para que, na captura, não se tenha que contar com uma grande quantidade de vapor. Exemplos de solventes apropriados são álcoois, aminas, derivados de ácido carboxílico tais como éster, amidas, derivados de ureia, compostos halogenados, aromáticos substituídos e suas misturas. Solventes apropriados são por exemplo, descritos na EP-A- 1 820 788. Solventes apropriados podem ser água, álcoois, glicóis, tais como também NMP ou ftalato de dimetila. Exemplos de formulações líquidas apropriadas podem ser encontradas no WO 07/22588. Lá são descritos solventes à base de glicóis ou derivados de glicol. Exemplos de glicóis apropriados são propilenoglicol e dipropilenoglicol. Os glicóis podem em geral ser descritos como C2-10 -alquilenodióis. Exemplos de outros glicóis são neopentilglicol, pinacol, 2,2-dietil-1,3-propanodiol, 2- etil-1,3-hexanodiol, 2-etil-2-butil-1,3-propanodiol, isobutenoglicol, 2,3- dimetil-1,3-propanodiol, 1,3-difenil-1,3-propanodiol, 3-metil-1,3- butanodiol. Exemplos de glicóis cíclicos são 1,4-ciclo-hexanodimetanol e p-xililenoglicol. Exemplos de poliglicóis são polietilenoglicol e poli- propilenoglicóis. Derivados apropriados podem ser ésteres tais como estearatos ou caprilatos. Podem ser empregados por exemplo, também glicerina ou éster de glicerina. Outros solventes adicionais apropriados podem ser amidas líquidas, 2-pirrolidona e N-alquil-2- pirrolidona tal como NMP.
[00036] Ftalato de dimetila é particularmente preferentemente empregado como solvente.
[00037] Alternativamente, também podem ser empregadas formulações sólidas, que além de uma mistura ainda podem conter aditivos tais como preenchedores, aglutinantes ou coadjuvantes de granulação, como cal, gesso, dióxido de silício ou caulinita. Misturas de acordo com a invenção podem abranger, além dos componentes A e B, também concomitantemente solventes ou misturas de solventes e aditivos, assim como estar presente como suspensão.
[00038] De acordo com a invenção, como outros componentes D podem estar contidos polímeros nas misturas, na forma dissolvida ou dispersa. Assim, são preferidos tais polímeros, que não entram em nenhuma reação química com os componentes A e B. Os polímeros podem estar presentes em solução, emulsão, ou na forma dispersa. De preferência são empregados polímeros solúveis que, de preferência, apresentam uma média numérica do peso molecular de pelo menos 5000. Polímeros apropriados podem ser derivados de monômeros vinílicos, por exemplo, de estirenos ou de (met)acrilatos ou acrilonitrila. Por exemplo, podem ser empregados poliestirenos solúveis, polímeros de poliestireno-acrilonitrila solúveis, ou também este tipo de polímeros contendo borrachas de enxerto. Além disso, podem ser empregados por exemplo, poliésteres ou polialquilenoglicóis. A estabilização dos inibidores de urease do componente A é aperfeiçoada mais uma vez pela adição dos polímeros. Eles também podem ser empregados para a liberação retardada da mistura no tipo de um “desprendimento controlado”. Os constituintes estão de preferência contidos na mistura nas seguintes quantidades.
[00039] O teor do inibidor de urease do componente A é, de preferência, de 5 até 90% em peso, particularmente preferido 10 até 40% em peso, particularmente 15 até 30% em peso. A fração da amina do componente B é, de preferência de 1 até 50% em peso, particularmente preferido de 2 até 25% em peso, em particular de 3 até 15% em peso. Desde que um solvente seja coempregado como componente C, o teor do solvente na mistura é de preferência de 10 até 94 % em peso, particularmente preferido de 20 até 88% em peso, em particular 30 até 82 % em peso. A quantidade do componente polimérico D, opcional é de preferência de 0 até 70 % em peso, particularmente preferido 0 até 50% em peso, em particular 0 até 25% em peso. Tratando-se do componente D, a quantidade é de preferência de 0,5 até 70% em peso, particularmente preferido de 1 até 50% em peso, em particular 2 até 25% em peso. A quantidade total dos componentes A, B, C e opcio-nalmente D perfaz assim 100% em peso.
[00040] As misturas de acordo com a invenção podem ser preparadas por uma simples misturação dos componentes A, B e opcionalmente C e D. Assim a mistura também pode ser realizada a temperaturas elevadas, por exemplo, de 30 até 60oC. A sequência de adição dos componentes individuais é aqui qualquer uma. Com o uso conjunto de um solvente primeiramente são tipicamente dissolvidos os componentes A e B no solvente, e em seguida componente D no polímero. Caso um aquecimento das misturas seja necessário na preparação, de preferência, o componente A é adicionado por último.
[00041] As misturas de acordo com a invenção são empregadas como aditivo ou agente de revestimento para fertilizantes de nitrogênio contendo ureia.
[00042] Como aditivos elas podem ser transportadas antes, depois ou juntamente com um fertilizante de nitrogênio contendo ureia. Assim a mistura de acordo com a invenção pode ser dosada separadamente do fertilizante de nitrogênio contendo ureia. Frequentemente, a mistura de acordo com a invenção é introduzida no fertilizante de nitrogênio contendo ureia, por exemplo, em um fundido, ou como um agente de revestimento no fertilizante de nitrogênio contendo ureia. No uso conjunto como aditivo para fertilizante de nitrogênio contendo ureia, as misturas de acordo com a invenção são empregadas, de preferência, em uma quantidade de 0,1 até 30% em peso, relativo ao peso do fertilizante de nitrogênio.
[00043] Paralelamente, ao aperfeiçoamento da utilização do nitrogênio do fertilizante mineral e orgânico contendo ureia, consegue-se através do uso desse agente, que seja produzido, em parte, um aumento significativo do rendimento ou produção da biomassa das plantas de cultura.
[00044] Igualmente, podem ser adicionados às misturas de acordo com a invenção, fertilizantes orgânicos, tais como estrume, já adicionados durante o armazenamento, para deste modo evitar a perda do nutriente nitrogênio devido a uma conversão desacelerada das formas de nitrogênio individuais em forma de gás e assim evitar compostos de nitrogênio voláteis, e para com isso ao mesmo tempo obter uma redução da carga de amoníaco em estábulos animais.
[00045] As misturas de acordo com a invenção apresentam uma eficácia biológica inesperadamente alta. Por isso, as taxas de aumento de produção, extraordinariamente elevadas devem ser particularmente louvadas.
[00046] Assim não é significativo se o agente de acordo com a invenção é introduzido no fertilizante, por exemplo, derretido, ou se é aplicado na superfície do fertilizante ou aplicado separadamente da preparação do fertilizante, por exemplo, na forma de um concentrado (em suspensão), de uma solução ou de uma formulação.
[00047] Segundo a invenção é particularmente preferido que as misturas de acordo com a invenção sejam empregadas como agentes de revestimento para fertilizantes de nitrogênio contendo ureia.
[00048] A invenção se refere também a um fertilizante contendo ureia, compreendendo uma mistura, conforme anteriormente descrito, em uma tal quantidade que o teor total do componente A em relação à ureia contida, é de 0,001 até 0,5% em peso. O teor do componente A em relação à ureia contida é particularmente preferentemente de 0,01 até 0,3% em peso, particularmente de 0,02 até 0,2 % em peso. Assim, nos fertilizantes contendo ureia, a mistura é aplicada de preferência na superfície do fertilizante contendo ureia.
[00049] Por fertilizante contendo ureia deve ser compreendido em primeiro lugar a própria ureia. Essas têm, na qualidade de fertilizantes usuais no mercado, uma pureza de no mínimo 90%, e por exemplo, e podem estar disponíveis na forma cristalina, granulada, compactada, em esférulas, ou triturada. Assim devem estar abrangidas também misturas de ureias com um ou mais outros fertilizantes de nitrogênio, tais como sulfato de amônio, nitrato de amônio, cloreto de amônio, ci- anamida, diciano diamida (DCD) ou nitrato de cálcio, assim como fertilizantes de longa duração, por exemplo, condensados de ureia- for- maldeído-, de ureia-acetaldeído ou ureia-glioxal. Além disso, também estão abrangidos nutrientes múltiplos contendo ureia os quais, além de nitrogênio, ainda contêm pelo menos um outro nutriente, tal como fósforo, potássio, magnésio, cálcio ou enxofre. Além disso, também podem estar contidos elementos traço, tais como boro, ferro, cobre, zinco, manganês ou molibdênio. Estes tipos de adubos com múltiplos nutrientes contendo ureia podem ser igualmente granulados, compactados, colocados na forma de esférulas, triturados ou estar presentes como mistura de cristais. Além disso, também são abrangidos fertilizantes líquidos contendo ureia, tais como, solução de nitrato de amô- nio-ureia ou também estrume. Os fertilizantes contendo ureia também podem conter, além disso, uma ou mais outras substâncias ativas, tais como por exemplo, inibidores de nitrificação, herbicidas, fungicidas, inseticidas, reguladores do crescimento, hormônios, feromônios ou outros agentes de proteção de plantas ou coadjuvantes de solo em quantidades de 0,01 até 20% em peso.
[00050] Os fertilizantes de acordo com a invenção são obteníveis por misturação das misturas de acordo com a invenção na forma líquida ou também na forma sólida com os fertilizantes contendo ureia, ou por granulação, compactação ou colocação na forma de esférulas nos mesmos, adicionando-as a uma mistura de fertilizante ou a uma maceração ou um fundido correspondente. São particularmente preferidas as misturas de acordo com a invenção tensoativas ou granuladas já prontas, compactadas ou em esférulas do fertilizante contendo ureia, por exemplo, por borrifo, empoamento ou impregnação. Isto pode ocorrer também por introdução de outros coadjuvantes, tais como, promotores de adesão ou materiais de envólucros. Dispositivos apropriados para realização dessa invenção são, por exemplo, pratos, tambores, misturadores ou aparelhos de leito turbilhonado, a invenção também pode ocorrer em correias transportadoras ou seus locais de descarga, ou por meio de transportadores de sólidos pneumáticos. Um tratamento final com agente antiaglomerante e/ou agente antiempoei- ramento é igualmente possível. Os fertilizantes ou misturas de acordo com a invenção são empregados na adubação com fertilizantes contendo ureia. De preferência a aplicação ocorre em uma superfície utilizada para agricultura ou para jardins.
[00051] A invenção é minuciosamente esclarecida pelos exemplos que se seguem.
[00052] Nos exemplos a seguir: NBPT significa triamida de ácido N-(n-butil)-tiofosfórico NPPT significa triamida de ácido N-(n-propil)-tiofosfórico NMP significa N-metil-pirrolidona MDFA significa metildietanolamina KAS significa nitrato de cálcio amônio
[00053] Os exemplos 1 e 2 referem-se à estabilidade a armazenamento da substância ativa nos fertilizantes tratados de acordo com a invenção e o exemplo 3 se refere à compatibilidade das plantas com as misturas de acordo com a invenção.
[00054] Em um ensaio de armazenamento de 60 dias a 30oC e uma umidade do ar de 60% foram medidas as seguintes perdas de NBPT (análise por HPLC). A NBPT foi aplicada no início do teste de armazenamento em uma concentração de 0,12 % em peso relativo ao adubo em uma solução com a seguinte composição. Como adubo carreador usou-se ureia granulada. Exemplo 2
[00055] Em um outro ensaio de armazenamento de 30 dias a 30oC e uma umidade do ar de 60% foram medidas as seguintes perdas de NBPT (análise por NPLC). A NBPT foi aplicada no início do ensaio de armazenamento em uma concentração de 0,12 % em peso relativo ao adubo em uma solução com a seguinte composição. Como adubo car- reador foi empregada ureia granulada. Exemplo 3:
[00056] Os ensaios botânicos realizados em estufa em 12 vasos plásticos mostraram a compatibilidade das plantas a metildietanolami- na, ftalato de dimetila a ureia ou, como comparação, a nitrato de amô- nio de cálcio. Usou-se solo de limburgo (areia e barro, pH 6,8) com repolho da china como cultura de teste. O solo apresentou as seguin-tes propriedades, determinadas segundo o método CAL:
Claims (11)
1. Mistura para tratamento de fertilizantes contendo ureia, caracterizada pelo fato de que compreende: (a) pelo menos uma triamida de ácido (tio)fosfórico da Fórmula Geral (I) e/ou uma diamida de ácido (tio)fosfórico da Fórmula Geral (II) nas quais X representa oxigênio ou enxofre, R1 e R2, independentemente um do outro, representam hidrogênio, em cada caso, 2-nitrofenila substituída ou não substituída, C1- io- alquila, C3-10- cicloalquila, C3-10- heterocicloalquila, C6-10 -arila, C6-10- heteroarila ou diaminocarbonila, sendo que R1 e R2 juntamente com o átomo de nitrogênio ao qual eles estão ligados também podem formar um radical heterocíclico de 5 a 6 membros saturado ou insaturado, que opcionalmente também pode conter um ou dois outros heteroátomos selecionados do grupo que consiste de nitrogênio, oxigênio e enxofre, como componente A; e (b) pelo menos uma amina selecionada a partir de metildietanolamina, tetrahidroxipropiletilenodiamina, trimetilaminoetiletanolamina, N,N,N',N'-tetrametil-1,6-hexanodiamina, N,N',N”-tris(dimetilaminopropil)hexahidrotriazina, 2,2'-dimorfolinildietiléter ou misturas dos mesmos, como componente B, em 0,2 a 3 vezes a quantidade molar do componente A.
2. Mistura, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as triamidas de ácido (tio)fosfórico de Fórmula Geral (I) usadas são triamidas de ácido N-alquiltiofosfórico com as definições X = S e R2 = H e/ou triamidas de ácido N-alquilfosfórico com as definições X = O e R2 = H.
3. Mistura, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que contém ainda um solvente à triamida de ácido (tio)fosfórico, como componente C.
4. Mistura, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizada pelo fato de que contém ainda um polímero na forma dissolvida ou dispersa, como componente D.
5. Uso de uma mistura, como definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que é como aditivo para fertilizantes de nitrogênio contendo ureia.
6. Uso, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a mistura é aplicada na forma de uma formulação, uma solução ou uma dispersão, separada ou concomitantemente com o fertilizante.
7. Uso, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que é para evitar a perda de nitrogênio em fertilizantes orgânicos ou durante o armazenamento de estrume líquido e para redução da carga de amoníaco em estábulos de animais.
8. Uso de uma mistura, como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que é como material de revestimento para fertilizantes nitrogenados contendo ureia ou para incorporá-la em fertilizantes contendo ureia por granulação, compactação ou granulação.
9. Uso, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a mistura é incorporada a um fertilizante, ou é aplicada na forma de uma formulação, uma solução ou uma dispersão.
10. Fertilizante contendo ureia, caracterizado pelo fato de que compreende uma quantidade de uma mistura, como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 4, sendo que a quantidade total do componente A, relativo à ureia presente, é de 0,001 a 0,5% em peso.
11. Fertilizante contendo ureia, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a mistura é aplicada na superfície do fertilizante contendo ureia.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE102007062614.4 | 2007-12-22 | ||
DE102007062614.4A DE102007062614C5 (de) | 2007-12-22 | 2007-12-22 | Mischung zur Behandlung von harnstoffhaltigen Düngemitteln, Verwendungen der Mischung und harnstoffhaltiges Düngemittel enthaltend die Mischung |
PCT/DE2008/002091 WO2009079994A2 (de) | 2007-12-22 | 2008-12-18 | Mischung zur behandlung von harnstoffhaltigen düngemitteln |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0821688A2 BRPI0821688A2 (pt) | 2016-08-30 |
BRPI0821688B1 true BRPI0821688B1 (pt) | 2023-05-16 |
Family
ID=40673669
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0821688-6A BRPI0821688B1 (pt) | 2007-12-22 | 2008-12-18 | Fertilizante contendo ureia, e uso de mistura para tratamento do mesmo |
Country Status (15)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8603211B2 (pt) |
EP (1) | EP2225188B1 (pt) |
CN (1) | CN101945837B (pt) |
AU (1) | AU2008340910B2 (pt) |
BR (1) | BRPI0821688B1 (pt) |
CA (1) | CA2710601C (pt) |
DE (1) | DE102007062614C5 (pt) |
ES (1) | ES2391138T3 (pt) |
HK (1) | HK1149542A1 (pt) |
MX (1) | MX300622B (pt) |
MY (1) | MY161575A (pt) |
NZ (1) | NZ586790A (pt) |
PT (1) | PT2225188E (pt) |
RU (1) | RU2505510C2 (pt) |
WO (1) | WO2009079994A2 (pt) |
Families Citing this family (70)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE102009034433A1 (de) | 2009-07-23 | 2011-01-27 | Skw Stickstoffwerke Piesteritz Gmbh | Zusammensetzungen, bestehend aus einem harnstoffbasierten Düngemittel und einem Ureaseinhibitor, sowie Verfahren zu dessen Herstellung |
BR112014011611A2 (pt) | 2011-11-14 | 2017-05-30 | Incitec Pivot Ltd | formulações inibidoras de urease |
EP2785668B1 (en) * | 2011-11-30 | 2019-11-13 | BI - EN Corp. | Fluid ionized compositions, methods of preparation and uses thereof |
EP2791083A1 (en) * | 2011-12-12 | 2014-10-22 | Koch Agronomic Services, LLC | Conditioned urea-based granular fertilizers and methods of making thereof |
US10173935B2 (en) | 2011-12-12 | 2019-01-08 | Rhodia Operations | Solvent systems of N-alkyl thiophosphoric triamides and methods of use in agricultural applications |
PL2797854T3 (pl) | 2011-12-30 | 2017-10-31 | K S Kali Gmbh | Kompozycja związku siarczanu magnezu-mocznika |
US20140037570A1 (en) * | 2012-08-02 | 2014-02-06 | Whitehurst Associates Inc. | NBPT solution for preparing urease inhibited urea fertilizers prepared from N-alkyl; N, N-alkyl; and N-alkyl-N-alkoxy amino alcohols |
US9682894B2 (en) | 2012-08-15 | 2017-06-20 | Koch Agronomic Services, Llc | Compositions of urea formaldehyde particles and methods of making thereof |
CA2881711A1 (en) * | 2012-08-15 | 2014-02-20 | Koch Agronomic Services, Llc | Liquid compositions containing urease inhibitors and aryl alkyl alcohols |
ES2739640T3 (es) * | 2012-08-15 | 2020-02-03 | Koch Agronomic Services Llc | Composiciones líquidas que contienen inhibidores de ureasa y aquiléteres de glicol |
NZ704958A (en) | 2012-08-15 | 2018-03-23 | Koch Agronomic Services Llc | Improved compositions of substantially spherical urea formaldehyde polymer particles |
WO2014028715A1 (en) * | 2012-08-16 | 2014-02-20 | Helena Holding Company | Solvent free n-alkyl thiosphoric triamide formulations |
NO336052B1 (no) * | 2012-08-29 | 2015-04-27 | Yara Int Asa | Sikre blandinger av ammoniumnitrat (AN) med urea, eller av et AN-omfattende produkt med et urea-omfattende produkt |
MX368841B (es) | 2012-10-01 | 2019-10-18 | Gary David Mcknight | Formulaciones liquidas mejoradas de inhibidores de ureasa para fertilizantes. |
EP2922805A4 (en) * | 2012-11-21 | 2016-08-10 | Ballance Agri Nutrients Ltd | FERTILIZER COMPOSITION |
US9266789B2 (en) | 2012-12-20 | 2016-02-23 | Rhodia Operations | Liquid dicyandiamide and/or alkyl thiophosphoric triamide compositions and their use in agricultural applications |
DE102012025141A1 (de) | 2012-12-21 | 2014-06-26 | K+S Aktiengesellschaft | Zusammensetzung einer Magnesium-Harnstoff-Verbindung |
DE102013012760B4 (de) | 2013-03-27 | 2023-07-06 | Dreiturm GmbH | Zusammensetzungen, enthaltend einen dispergierten Ureaseinhibitor, und deren Verwendung zur Behandlung von harnstoffbasierten Düngemitteln |
ES2741280T3 (es) * | 2013-07-04 | 2020-02-10 | Basf Se | Composiciones con efecto mejorado de inhibición de ureasa que comprenden triamida de ácido (tio)fosfórico y compuestos adicionales |
WO2015001391A1 (en) * | 2013-07-04 | 2015-01-08 | Basf Se | Compositions with improved urease-inhibiting effect comprising (thio)phosphoric acid triamide and further compounds |
US8888886B1 (en) | 2013-08-06 | 2014-11-18 | Garnett B Whitehurst | NBPT solutions for preparing urease inhibited urea fertilizers prepared from N-substituted morpholines |
AU2014309005A1 (en) * | 2013-08-19 | 2016-03-24 | The Mosaic Company | System and methods for addition of beneficial agricultural, biological, and/or dedusting additives to granular fertilizers |
AU2014351424A1 (en) * | 2013-11-21 | 2016-07-07 | Ballance Agri-Nutrients Limited | Fertiliser composition |
WO2015081116A1 (en) | 2013-11-26 | 2015-06-04 | Gary David Mcknight | Nitrification inhibitors designed for urea and manure based fertilizers |
SI3623362T1 (sl) | 2013-12-13 | 2023-03-31 | Eurochem Agro Gmbh | Gnojilna zmes, ki vsebuje nitrifikacijski inhibitor |
US10640430B2 (en) | 2014-01-31 | 2020-05-05 | Saudi Basic Industries Corporation | Fertilizer capsule comprising one or more cores and method of making same |
DE202014003261U1 (de) | 2014-04-16 | 2014-05-21 | Skw Stickstoffwerke Piesteritz Gmbh | Flüssige Zusammensetzungen, enthaltend einen Ureaseinhibitor, und deren Verwendung zur Behandlung von harnstoffbasierten Düngemitteln |
CA2955955C (en) * | 2014-04-17 | 2024-04-30 | Basf Se | Combination of (thio)phosphoric acid triamides and herbicides |
WO2015161195A1 (en) | 2014-04-17 | 2015-10-22 | Mcknight Gary David | Compositions and methods comprising ntrification inhibitors containing a mixture of protic and aprotic solvent systems |
WO2015170217A1 (en) | 2014-05-05 | 2015-11-12 | Sabic Global Technologies B.V. | Coated granular fertilizers, methods of manufacture thereof, and uses |
WO2015176076A2 (en) * | 2014-05-12 | 2015-11-19 | Gary David Mcknight | Improving the efficiency of man-made and/or natural organic based animal manure fertilizers by liberating the bound nutrients (macro and micro) through the use of organic, non-aqueous liquid delivery formulations containing organic poly (organicacids) and/or their salts |
EP3209129B1 (en) | 2014-10-21 | 2022-09-14 | Rhodia Operations | Improved solvent systems for dicyandiamide and/or alkyl thiophosphoric triamide and use in agricultural applications |
US10501383B2 (en) | 2014-10-31 | 2019-12-10 | Koch Agronomic Services, Llc | Nitrification inhibitor compositions and methods of making thereof |
US10577290B2 (en) * | 2014-12-23 | 2020-03-03 | Basf Se | Compositions with improved urease-inhibiting effect comprising (thio)phosphoric acid triamide and further compounds such as amines and colorants |
RU2675935C1 (ru) * | 2015-02-24 | 2018-12-25 | КОХ АГРОНОМИК СЕРВИСИЗ, ЭлЭлСи | Гранулированное удобрение на основе мочевины с добавками-стабилизаторами азота |
WO2016174648A1 (pt) * | 2015-04-30 | 2016-11-03 | Universidade Federal De Minas Gerais - Ufmg | Pérolas de ureia combinadas com aldiminas, processo de obtenção e usos na agricultura, e aplicações das aldiminas no tratamento de infecções bacterianas |
LT3109223T (lt) * | 2015-06-22 | 2018-11-12 | Eurochem Agro Gmbh | Junginys, skirtas karbamido turinčių trąšų apdorojimui |
WO2017011397A1 (en) | 2015-07-13 | 2017-01-19 | Koch Agronomic Services, Llc | Highly concentrated phosphoric or thiophosphoric triamide formulation |
CN108026118B (zh) | 2015-07-20 | 2021-11-05 | 沙特基础工业全球技术公司 | 肥料组合物及其制备方法和使用方法 |
US11104618B2 (en) | 2015-07-20 | 2021-08-31 | Sabic Global Technologies B.V. | Fertilizer composition and methods of making and using same |
BR112018002845B1 (pt) | 2015-08-12 | 2022-11-16 | The Mosaic Company | Produto fertilizante granulado e seu método de produção |
AU2016308719B2 (en) | 2015-08-17 | 2021-01-21 | Specialty Operations France | High temperature amine-stabilized DCD and/or alkyl thiophosphoric triamide solvent systems and use in agricultural applications |
BR112018009872B1 (pt) | 2015-11-16 | 2022-11-16 | Sabic Global Technologies B.V. | Processo de fabricação de um fertilizante revestido |
US11124463B2 (en) | 2015-11-16 | 2021-09-21 | Sabic Global Technologies B.V. | Coated granular fertilizers, methods of manufacture thereof, and uses thereof |
US11806689B2 (en) | 2016-02-08 | 2023-11-07 | Sabic Global Technologies B.V. | Method of making a fertilizer seed core |
ES2978722T3 (es) | 2016-04-01 | 2024-09-18 | Basf Se | Uso de una fuente de cationes para evitar la descomposición de los inhibidores de la ureasa triamida de ácido (tio)fosfórico cuando un fertilizante que contiene fósforo está presente |
KR20190027862A (ko) * | 2016-07-05 | 2019-03-15 | 로디아 오퍼레이션스 | 우레아제 억제제를 함유하는 조성물 |
CN109641812A (zh) * | 2016-10-13 | 2019-04-16 | 科氏农艺服务有限责任公司 | 来自尿素加工废物流的组分的回收和重新使用 |
EP3558896B1 (en) * | 2016-12-22 | 2022-08-17 | Basf Se | Use of aryl substituted phosphoric acid triamide urease inhibitors with phosphorus-containing urea fertilizers |
DE102017201608A1 (de) | 2017-02-01 | 2018-08-02 | Eurochem Agro Gmbh | 3,4-Dimethylpyrazol enthaltende Mischung und ihre Verwendung |
WO2018152369A1 (en) * | 2017-02-15 | 2018-08-23 | Mcknight Gary David | Compositions and methods for coating of nitrification inhibitors with a solution containing a high concentration of urease inhibitors |
DE102017104877A1 (de) | 2017-03-08 | 2018-09-13 | K+S Aktiengesellschaft | Magnesiumsulfat-Granulate auf Basis von synthetischem Magnesiumsulfat |
DE102017104876A1 (de) | 2017-03-08 | 2018-09-13 | K+S Aktiengesellschaft | Verwendung von Magnesiumsulfat-Granulaten |
CN110770194A (zh) | 2017-04-19 | 2020-02-07 | 沙特基础工业全球技术公司 | 具有在单独颗粒中的尿素酶抑制剂和硝化抑制剂的增效肥料 |
CN110809569B (zh) | 2017-04-19 | 2022-07-12 | 沙特基础工业全球技术公司 | 具有在同一颗粒内分开的尿素酶抑制剂和硝化抑制剂的增效肥料 |
US11345645B2 (en) | 2017-04-20 | 2022-05-31 | Sabic Global Technologies B.V. | Enhanced efficiency fertilizer with embedded powder composition |
WO2019012382A1 (en) | 2017-07-10 | 2019-01-17 | Basf Se | MIXTURES COMPRISING A UREASE INHIBITOR (UI) AND A NITRIFICATION INHIBITOR SUCH AS 2- (3,4-DIMETHYL-1H-PYRAZOL-1-YL) SUCCINIC ACID (DMPSA) OR 3,4-DIMETHYL PYRAZOLIUM GLYCOLATE (DMPG) |
DE102017212104A1 (de) | 2017-07-14 | 2019-01-17 | Eurochem Agro Gmbh | Beschichtete harnstoffhaltige Düngemittelteilchen und Verfahren zu ihrer Herstellung |
EP3665138A1 (en) * | 2017-08-09 | 2020-06-17 | SABIC Global Technologies B.V. | Extruded fertilizer granules with urease and/or nitrification inhibitors |
EP3508465B1 (de) * | 2018-01-08 | 2023-11-29 | thyssenkrupp Fertilizer Technology GmbH | Prallbleche im fliessbettkühler |
US11866383B1 (en) | 2018-04-04 | 2024-01-09 | Synsus Private Label Partners, Llc | Nitrification inhibiting compositions and their use in agricultural applications |
CN112004788A (zh) * | 2018-04-10 | 2020-11-27 | 巴斯夫欧洲公司 | 通过提供具有特定重量比的液体或固体预混物获得包含(硫代)磷酸三酰胺脲酶抑制剂的尿素基肥料组合物的方法 |
DE102018208770A1 (de) * | 2018-06-04 | 2019-12-05 | Eurochem Agro Gmbh | Emulsion zur Behandlung von harnstoffhaltigen Düngemitteln |
US11124462B1 (en) | 2018-08-27 | 2021-09-21 | Hocking International Laboratories, LLC | Compositions and their use in agricultural applications |
EP3680223A1 (en) | 2019-01-10 | 2020-07-15 | Basf Se | Mixture comprising an urease inhibitor (ui) and a nitrification inhibitor (ni) such as an ni mixture comprising 2-(3,4-dimethyl-1h-pyrazol-1-yl)succinic acid (dmpsa) and dicyandiamide (dcd) |
EP3725756A2 (en) | 2019-04-18 | 2020-10-21 | Basf Se | Compositions with improved urease-inhibiting effect comprising amines, or colorants, and an adduct of the three compounds n-(n-butyl) thiophosphoric acid triamide (nbpt), urea, and formaldehyde |
EP3725755A2 (en) | 2019-04-18 | 2020-10-21 | Basf Se | Compositions with improved urease-inhibiting effect comprising aromatic alcohols, or amines, or amides, and an adduct of the three compounds n-(n-butyl) thiophosphoric acid triamide (nbpt), urea, and formaldehyde |
EP4090643A2 (en) | 2020-01-16 | 2022-11-23 | Basf Se | Mixtures comprising a solid carrier comprising an urease inhibitor and a further solid carrier comprising a nitrification inhibitor |
DE102021108187A1 (de) | 2021-03-31 | 2022-10-06 | Skw Stickstoffwerke Piesteritz Gmbh | Granuliertes pH-neutrales Harnstoff-Ammoniumsulfat-Düngemittel mit Ureaseinhibitor |
FR3122179A1 (fr) | 2021-04-27 | 2022-10-28 | Novaem Bbtrade | Procédé de fabrication de triamide de phosphoryleou de thiophosphoryle, et utilisation de composé dans des formulations d’engrais azotiques |
Family Cites Families (26)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3565599A (en) * | 1969-05-05 | 1971-02-23 | Exxon Research Engineering Co | Urease inhibited urea-containing compositions |
EP0119494A1 (en) * | 1983-03-16 | 1984-09-26 | Allied Corporation | Urease inhibited urea based fertilizer compositions containing phosphorus compounds |
US4539037A (en) * | 1983-03-16 | 1985-09-03 | Allied Corporation | Urease inhibited urea based fertilizer compositions containing N-aryl-N-aliphatic phosphorotriamide compounds |
US4537614A (en) * | 1983-03-16 | 1985-08-27 | Allied Corporation | S-aryl and S-aliphatic diamidophosphorothiolates as urease inhibitors and urease inhibited urea based fertilizer compositions |
US4530714A (en) | 1983-03-16 | 1985-07-23 | Allied Corporation | N-aliphatic and N,N-aliphatic phosphoric triamide urease inhibitors and urease inhibited urea based fertilizer compositions |
US4518413A (en) * | 1983-06-06 | 1985-05-21 | Allied Corporation | Poly-phosphorodiamide urease inhibitors and urease inhibited urea based fertilizer compositions |
US4517004A (en) * | 1983-06-08 | 1985-05-14 | Allied Corporation | Aryl phosphoric triamide and aryl phosphorodiamidate urease and nitrification inhibitors and urease and nitrification inhibited urea and reduced nitrogen based fertilizer compositions |
US4517007A (en) * | 1983-06-09 | 1985-05-14 | Allied Corporation | Phosphoroamide urease inhibitors and urease inhibited urea based fertilizer compositions |
US5364438A (en) * | 1993-11-12 | 1994-11-15 | Freeport-Mcmoran Resource Partners, Limited Partnership | Fluid urea-containing fertilizer |
US5352265A (en) | 1993-11-12 | 1994-10-04 | Freeport-Mcmoran Resource Partners, Limited Partnership | Granular urea-based fertilizer |
US5770771A (en) | 1997-01-21 | 1998-06-23 | Albemarle Corporation | Preparation of N-hydrocarbylthiophosphoric triamides |
ATE239740T1 (de) | 1999-03-25 | 2003-05-15 | Piesteritz Stickstoff | (thio) phosphorsäuretriamide, zur regulierung der enzymatischen harnstoff-hydrolyse |
AU4397400A (en) | 1999-04-08 | 2000-11-14 | Skw Stickstoffwerke Piesteritz Gmbh | Agents for improving the n-utilization of mineral and/or organic fertilizers that contain urea |
DE10024622A1 (de) | 2000-05-18 | 2001-11-22 | Piesteritz Stickstoff | N-(2-Pyrimidinyl)(thio)phosphorsäuretriamide, Verfahren zu ihrer Herstellung und deren Verwendung als Mittel zur Regulierung bzw. Hemmung der enzymatischen Harnstoff-Hydrolyse |
DE10118322A1 (de) | 2001-04-12 | 2002-10-17 | Piesteritz Stickstoff | Heterozyklisch-substituierte (Thio)Phosphorsäuretriamide, Verfahren zu ihrer Herstellung und deren Verwendung als Mittel zur Regulierung bzw.Hemmung der enzymatischen Harnstoff-Hydrolyse |
US6830603B2 (en) * | 2002-08-07 | 2004-12-14 | Whitehurst Associates, Inc. | Volatility-inhibited urea fertilizers |
DE102004035742A1 (de) | 2004-07-23 | 2006-03-16 | Skw Stickstoffwerke Piesteritz Gmbh | N-Phenylphosphorsäuretriamide, Verfahren zu ihrer Herstellung und deren Verwendung als Mittel zur Regulierung bzw. Hemmung der enzymatischen Harnstoff-Hydrolyse |
CA2661448A1 (en) | 2005-08-25 | 2007-03-01 | Steven Michael Weiss | Reducing myocardial damage and the incidence of arrhythmia arising from loss, reduction or interruption in coronary blood flow |
DE102005053540A1 (de) * | 2005-11-08 | 2007-05-10 | Basf Ag | Verfahren zur Abtrennung von Säuren aus chemischen Reaktionsgemischen mit Hilfe unpolarer Amine |
DE102005053541A1 (de) * | 2005-11-08 | 2007-05-10 | Basf Ag | Verfahren zur Herstellung von Thiophosphorsäuretriamiden |
EP3098211B1 (en) * | 2006-01-12 | 2018-05-09 | Koch Agronomic Services, LLC | Additive containing n-(-n-butyl) thiophosphoric triamide for urea-based fertilizer |
EP1820788A1 (de) | 2006-02-16 | 2007-08-22 | BASF Aktiengesellschaft | Zubereitungen mit verbesserter Urease-hemmender Wirkung und diese enthaltende harnstoffhaltige Düngemittel |
CN1872806A (zh) * | 2006-06-09 | 2006-12-06 | 大连轻工业学院 | 一种含长效尿素的复合肥及其制法 |
US8377849B2 (en) * | 2007-01-22 | 2013-02-19 | Dow Agrosciences, Llc | Enhanced nitrification inhibitor composition |
US20100206031A1 (en) * | 2009-02-17 | 2010-08-19 | Whitehurst Associates, Inc. | Amino alcohol solutions of N-(n-butyl)thiophosphoric triamide (NBPT) and urea fertilizers using such solutions as urease inhibitors |
US8048189B2 (en) * | 2009-02-17 | 2011-11-01 | Whitehurst Associates Inc. | Buffered amino alcohol solutions of N-(n-butyl)thiophosphoric triamide (NBPT) and urea fertilizers using such solutions as urease inhibitors |
-
2007
- 2007-12-22 DE DE102007062614.4A patent/DE102007062614C5/de active Active
-
2008
- 2008-12-18 US US12/809,847 patent/US8603211B2/en active Active
- 2008-12-18 MY MYPI2010003411A patent/MY161575A/en unknown
- 2008-12-18 AU AU2008340910A patent/AU2008340910B2/en active Active
- 2008-12-18 PT PT08864100T patent/PT2225188E/pt unknown
- 2008-12-18 RU RU2010130660/13A patent/RU2505510C2/ru active
- 2008-12-18 ES ES08864100T patent/ES2391138T3/es active Active
- 2008-12-18 BR BRPI0821688-6A patent/BRPI0821688B1/pt active IP Right Grant
- 2008-12-18 EP EP08864100A patent/EP2225188B1/de active Active
- 2008-12-18 NZ NZ586790A patent/NZ586790A/en not_active IP Right Cessation
- 2008-12-18 CN CN200880127275.4A patent/CN101945837B/zh active Active
- 2008-12-18 CA CA2710601A patent/CA2710601C/en active Active
- 2008-12-18 MX MX2010006923A patent/MX300622B/es active IP Right Grant
- 2008-12-18 WO PCT/DE2008/002091 patent/WO2009079994A2/de active Application Filing
-
2011
- 2011-04-15 HK HK11103808.3A patent/HK1149542A1/xx unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
PT2225188E (pt) | 2012-10-04 |
RU2505510C2 (ru) | 2014-01-27 |
EP2225188B1 (de) | 2012-05-30 |
AU2008340910A1 (en) | 2009-07-02 |
AU2008340910B2 (en) | 2014-05-15 |
ES2391138T3 (es) | 2012-11-21 |
CN101945837B (zh) | 2015-04-15 |
MX2010006923A (es) | 2010-10-05 |
CA2710601C (en) | 2016-04-05 |
RU2010130660A (ru) | 2012-01-27 |
BRPI0821688A2 (pt) | 2016-08-30 |
MX300622B (es) | 2012-06-25 |
CA2710601A1 (en) | 2009-07-02 |
NZ586790A (en) | 2012-06-29 |
US8603211B2 (en) | 2013-12-10 |
CN101945837A (zh) | 2011-01-12 |
DE102007062614A1 (de) | 2009-06-25 |
HK1149542A1 (en) | 2011-10-07 |
MY161575A (en) | 2017-04-28 |
WO2009079994A3 (de) | 2009-11-12 |
EP2225188A2 (de) | 2010-09-08 |
DE102007062614B4 (de) | 2015-12-31 |
US20110154874A1 (en) | 2011-06-30 |
DE102007062614C5 (de) | 2019-03-14 |
WO2009079994A2 (de) | 2009-07-02 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0821688B1 (pt) | Fertilizante contendo ureia, e uso de mistura para tratamento do mesmo | |
ES2691371T3 (es) | Mezcla para el tratamiento de fertilizantes con contenido en urea | |
ES2787128T3 (es) | Composición que contiene aductos de triamida de N-(n-butil) tiofosfórico y productos de reacción | |
AU2014285758B2 (en) | Compositions with improved urease-inhibiting effect comprising (thio)phosphoric acid triamide and further compounds | |
CA2639995C (en) | Urease-inhibiting compositions conmprising thiophosphoric triamides and fertilizers comprising said compositions | |
NZ552812A (en) | N-phenylphosphoric acid triamides, method for the production thereof and their use as agents for regulating or inhibiting enzymatic urea hydrolysis | |
BR112017028147B1 (pt) | Composição contendo adutos de triamida n-(nbutil)tiofosfórica, métodos de fabricação de um concentrado de ureia-formaldeído inibidor de urease e método de formação de um fertilizante de ureia | |
BR112019014982A2 (pt) | composições de fertilizante contendo aduto de inibidor de urease resistentes a ácido | |
BR112016025651B1 (pt) | Formulação de aditivo fertilizante líquida e método para fazer a mesma | |
BR112019014952A2 (pt) | composição contendo produtos de reação e adutos de triamida n-(n-butil)-tiofosfórica | |
ES2935747T3 (es) | Emulsión para el tratamiento de fertilizantes que contienen urea |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE AS 3A E 4A ANUIDADES. |
|
B08G | Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B06A | Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette] | ||
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B09B | Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette] | ||
B12B | Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/12/2008, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO. |