BRPI0821494B1 - composição inibidora de urease e de nitrificação, utilização desta composição e composição fertilizante. - Google Patents

composição inibidora de urease e de nitrificação, utilização desta composição e composição fertilizante. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0821494B1
BRPI0821494B1 BRPI0821494A BRPI0821494A BRPI0821494B1 BR PI0821494 B1 BRPI0821494 B1 BR PI0821494B1 BR PI0821494 A BRPI0821494 A BR PI0821494A BR PI0821494 A BRPI0821494 A BR PI0821494A BR PI0821494 B1 BRPI0821494 B1 BR PI0821494B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
allium
composition according
urease
composition
fact
Prior art date
Application number
BRPI0821494A
Other languages
English (en)
Inventor
Yvin Jean-Claude
Garcia-Mina Josemaria
Urrutia Oscar
San Francisco Sara
Original Assignee
Agro Innovation Int
Centre Mondial Dinnovation
Timac Agro Int
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Agro Innovation Int, Centre Mondial Dinnovation, Timac Agro Int filed Critical Agro Innovation Int
Publication of BRPI0821494A2 publication Critical patent/BRPI0821494A2/pt
Publication of BRPI0821494A8 publication Critical patent/BRPI0821494A8/pt
Publication of BRPI0821494B1 publication Critical patent/BRPI0821494B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C05FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
    • C05GMIXTURES OF FERTILISERS COVERED INDIVIDUALLY BY DIFFERENT SUBCLASSES OF CLASS C05; MIXTURES OF ONE OR MORE FERTILISERS WITH MATERIALS NOT HAVING A SPECIFIC FERTILISING ACTIVITY, e.g. PESTICIDES, SOIL-CONDITIONERS, WETTING AGENTS; FERTILISERS CHARACTERISED BY THEIR FORM
    • C05G3/00Mixtures of one or more fertilisers with additives not having a specially fertilising activity
    • C05G3/90Mixtures of one or more fertilisers with additives not having a specially fertilising activity for affecting the nitrification of ammonium compounds or urea in the soil
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02PCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN THE PRODUCTION OR PROCESSING OF GOODS
    • Y02P60/00Technologies relating to agriculture, livestock or agroalimentary industries
    • Y02P60/20Reduction of greenhouse gas [GHG] emissions in agriculture, e.g. CO2
    • Y02P60/21Dinitrogen oxide [N2O], e.g. using aquaponics, hydroponics or efficiency measures

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Fertilizers (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)

Description

(54) Título: COMPOSIÇÃO INIBIDORA DE UREASE E DE NITRIFICAÇÃO, UTILIZAÇÃO DESTA COMPOSIÇÃO E COMPOSIÇÃO FERTILIZANTE.
(51) lnt.CI.: C05G 3/08 (30) Prioridade Unionista: 31/12/2007 FR 0760455 (73) Titular(es): AGRO INNOVATION INTERNATIONAL (72) Inventor(es): OSCAR URRUTIA; SARA SAN FRANCISCO; JOSEMARIA GARCIA-MINA; JEAN CLAUDE YVIN (85) Data do Início da Fase Nacional: 29/06/2010 “COMPOSIÇÃO INIBIDORA DE UREASE E DE NITRIFICAÇÃO,
UTILIZAÇÃO DESTA COMPOSIÇÃO E COMPOSIÇÃO
FERTILIZANTE”
A presente invenção tem por objeto uma nova composição inibidora de urease e de nitrificação, contendo um óleo essencial de Allium bem como sua utilização para a preparação de adubos à base de uréia.
A invenção encontra notadamente emprego no domínio agrícola.
O nitrogênio é um dos três elementos fertilizantes essenciais das plantas.
Consequentemente, numerosos compostos químicos que contêm nitrogênio foram utilizados como adubos. Entre estes compostos, a uréia, que contém cerca de 45% em peso de nitrogênio, é um dos mais utilizados atualmente no mundo.
No entanto, as composições fertilizantes à base de uréia podem perder uma quantidade significativa de seu nitrogênio quando são aplicadas sobre um solo. Com efeito, na superfície do solo, a uréia é transformada em amoníaco que é uma forma volátil do nitrogênio e este fenômeno é acelerado notadamente por hidrólise da uréia sob a ação da enzima urease. Além disso, uma parte do amoníaco assim formada é transformada em amônio em seguida em nitrito e nitrato (NO3), o que conduz igualmente às perdas de nitrogênio por desnitrificação ou lixiviação.
Assim, para aumentar a eficácia da uréia como adubo, propôsse associá-lo a compostos capazes de inibir a urease e o fenômeno de nitrificação.
Entre os diferentes inibidores de urease conhecidos, as fosforamidas e, em particular, a triamida N (n-butil) tiofosfórica (NBPT) se revelou particularmente eficaz.
A utilização comercial das fosforamidas em composições fertilizantes foi defrontada com dificuldade para desenvolver formulações estáveis que podem ser armazenadas antes de seu emprego sobre o solo.
Para superar esta dificuldade, propôs-se, notadamente na patente US 5.698.003, associar estes inibidores de urease de tipo fosforamida a um sistema solvente como em particular um glicol ou um derivado de glicol.
No entanto, a utilização de composições fertilizantes que compreendem tal sistema solvente não é inteiramente satisfatória:
- por um lado, em termos de eficácia no que diz respeito aos fenômenos de perda de nitrogênio mencionados precedentemente; e
- por outro lado, em função de sua incidência relativamente nefasta no meio-ambiente e na indução de problemas de fitotoxicidade como descritos por Krogmeier et al em Proc.Natl.Acad.Sci, vol 86, em 1989,
Nestas condições, a presente invenção tem por objetivo resolver o problema técnico que consiste no fornecimento de uma nova composição fertilizante à base de uréia que contém um fosforamida como inibidor de urease e que apresenta uma eficácia melhorada no que diz respeito às composições do estado da técnica sendo, ao mesmo tempo, mais respeitosa do ambiente e menos fitotóxica.
Descobriu-se, e isto constitui o fundamento da presente invenção que o óleo essencial de Allium constitui um solvente particularmente vantajoso dos inibidores de urease de tipo fosforamida que permite resolver este problema técnico de maneira satisfatória em escala industrial e agronômica, na medida em que:
- ela potencializa a atividade das fosforamidas notadamente conduzindo a uma maior redução da transformação da uréia em amoníaco e evitando perdas de nitrogênio por desnitrificação;
- ela protege o inibidor de urease contra os fenômenos de degradação química e/ou biológica; e
- ela permite a obtenção de composições mais respeitosas do meio-ambiente em função de seu caráter natural.
Assim, de acordo com um primeiro aspecto, a presente invenção tem por objeto uma composição inibidora de urease que compreende pelo menos um composto inibidor de urease de tipo fosforamida associado a um óleo essencial de Allium.
O óleo essencial de Allium utilizado no quadro da presente invenção pode ser obtido por métodos de extração conhecidos em si a partir de diferentes espécies de plantas monocotiledôneass da família Aliáceas, como em particular Allium Sativum, Allium ascalonicum, Allium moly, Allium neapolitanum, Allium roseum, Allium scorodoprasum, Allium sphaerocephalon, Allium tricoccum, Allium triquetru, Allium tuncelianum, Allium ursinum, Allium victoralis, Allium vineale.
De maneira preferencial, utilizar-se-á um óleo essencial de Allium sativum geralmente conhecido sob o nome de alho.
De acordo com um primeiro modo de realização, esta composição de acordo com a invenção se apresenta sob forma líquida, o composto inibidor de urease sendo dissolvido em um sistema solvente que compreende o referido óleo essencial de Allium e eventualmente um ou vários co-solventes.
Esta composição líquida pode, além disso, compreender um (ou vários) tensoativo(s).
O co-solvente pode de natureza ser variado e será escolhido notadamente entre os solventes mais respeitosos ao meio-ambiente.
A título de co-solvente, utilizar-se-á, por exemplo, um composto escolhido entre os ésteres metílicos e outros derivados de óleos vegetais, siloxanos e seus derivados, pirrolidonas, alquilas os pirrolidonas, mono, di, ou trietanolaminas e de maneira preferencial a trietanolamina.
O co-solvente poderá representar até 50% em peso e de preferência até 30% em peso do peso do sistema solvente.
Do mesmo modo, o tensoativo pode de natureza ser variado e será escolhido notadamente entre os tensoativos mais respeitosos do meioambiente.
A título de tensoativo, utilizar-se-á, por exemplo, um tensoativo não iônico, iônico ou zwiteriônico, em particular um tensoativo escolhido entre os alquilésteres sulfonatos, alquilsulfatos, alquilamidas sulfatos, sais de ácidos graxos saturados ou não saturados e/ou seus derivados alcoxilados, alquilsulfonatos primários ou secundários, alquilssucinamatos, alquilsulfossucinatos, os monoésteres ou diésteres de sulfossucinatos, sulfatos de alquilglicosídios, os soporolipídios. alquilfenóis alcoxilados, álcoois alifáticos, ácidos graxos alcoxilados, amidas de ácidos graxos alcoxilados, aminas alcoxiladas, amidoaminas alcoxiladas, óxidos de aminas, alquilpoliglicosídios.
O tensoativo poderá representar até 10% em peso e de preferência até 5% em peso do peso do sistema solvente.
De maneira geral, o composto inibidor de urease utilizado no quadro da presente invenção é um composto de tipo fosforamida. De preferência, utilizar-se-á a triamida N-(n-butil)tiofosfórica (NBPT) sozinha ou em mistura com um ou vários outros compostos inibidores de urease conhecidos.
As proporções relativas de composto(s) inibidor(es) de urease e de sistema solvente podem variar em amplos limites.
Geralmente, uma composição líquida de acordo com a invenção compreende:
- de 0,01 a 50 partes em peso, de preferência de 10 a 40 partes em peso, de um composto inibidor de urease;
- de 50 a 99,99 partes em peso, de preferência de 40 a 90 partes em peso, um sistema solvente à base de óleo essencial de alho, a relação ponderada entre o composto inibidor de urease e o sistema solvente de preferência compreendida entre 1:1 e 1:10, de preferência entre 1:2 e 1:5.
Vantajosamente, o pH de uma composição líquida de acordo com a invenção será compreendido entre 8 e 12, de preferência ainda entre 9 e
10. Dependendo do caso, um agente que permite ajustar o pH nestas gamas de valores será adicionado à composição. Tal agente pode ser, por exemplo, o hidróxido de potássio ou o hidróxido de sódio.
Uma composição líquida de acordo com a invenção pode ser preparada por simples mistura, de preferência sob agitação contínua, dos diferentes constituintes em um reator.
Esta mistura pode ser realizada em condições de pressão e de temperatura variadas. Vantajosamente, esta mistura será realizada a uma temperatura compreendida entre 25 e 60°C sob pressão atmosférica.
De acordo com uma variante de realização atualmente 15 preferida, uma composição líquida de acordo com a invenção pode ser preparada:
- misturando-se, dependendo do caso, o óleo essencial de Allium e um co-solvente e/ou um tensoativo;
- acrescentando-se ao óleo essencial de Allium ou ao sistema 20 solvente assim constituído um ou vários inibidores de urease;
- mantendo o meio reacional sob agitação durante uma duração suficiente para permitir a dissolução do composto inibidor de urease no referido sistema solvente;
- ajustando-se, dependendo do caso, o pH a um valor 25 compreendido entre 8 e 12, de preferência entre 9 e 10, por exemplo, pela adição de hidróxido de potássio ou hidróxido de sódio ao meio reacional.
De acordo com um segundo modo de realização, a composição inibidora de urease de acordo com a invenção se apresenta sob forma sólida e compreende um suporte sólido sobre o qual é absorvido uma composição líquida tal como descrita precedentemente.
Diferentes tipos de suportes sólidos podem ser utilizados.
Pelo termo “suporte”, designa-se uma matéria orgânica ou mineral, natural ou sintética cuja associação com a composição inibidora de urease de acordo com a invenção permite facilitar seu emprego sobre o solo ou sobre a planta.
Este suporte é consequentemente, de modo geral, inerte e deve ser aceitável em agricultura. Entre os suportes sólidos citar-se-á, em particular, os suportes de tipo argila como sepiolita, zeólito, atapulgita;
silicatos naturais ou sintéticos; sílica amorfa; ceras; resinas sintéticas, de preferência biodegradáveis tais como em particular as poliacrilamidas; assim como os materiais orgânicos naturais absorventes, como por exemplo a leonardita ou a turfa.
Tal composição sólida de acordo com a invenção pode ser preparada por qualquer processo que permite ao suporte sólido absorver a composição líquida descrita precedentemente.
Tal processo poderá compreender, por exemplo, uma etapa que consiste em apresentar as matérias primas eventualmente associadas às cargas minerais como, por exemplo, o cálcio marinho ou o litotâmnio, dolomita, sulfato de cálcio, fosfato natural, cloreto de potássio a um tratamento de granulação por malaxagem que emprega uma composição líquida de acordo com a invenção tal como descrita precedentemente.
As composições líquidas ou sólidas que acabam de ser descritas podem ser utilizadas por aplicação direta sobre um solo notadamente para inibir a transformação de uréia em amoníaco ou a transformação de amoníaco em nitrato.
Assim, de acordo com um segundo aspecto, a presente invenção tem por objeto a utilização de uma composição que compreende pelo menos um composto inibidor de urease de tipo fosforamida associado a um óleo essencial de Allium tal como descrito precedentemente, para inibir a transformação de uréia em amoníaco ou a transformação de amoníaco em nitrato.
Nesta aplicação, as composições inibidoras de urease de acordo com a invenção poderão ser utilizadas em uma quantidade geralmente compreendida entre 1 e 30 kg/ha, de preferência em uma quantidade compreendida entre 5 e 10 kg/ha que corresponde a uma quantidade de composto(s) inibidor(es) de urease respectivamente compreendida entre 0,25 e 5 kg/ha, de preferência entre 1,25 e 2,5 kg/ha.
As composições líquidas e sólidas que acabam de ser descritas podem ser utilizadas igualmente em associação com um adubo â base de uréia para a realização de composições fertilizantes.
Assim, de acordo com um terceiro aspecto, a presente invenção tem por objeto uma composição fertilizante que compreende:
- um adubo à base de uréia;
- uma composição com uso agrícola tal como descrita precedentemente.
Nestas composições fertilizantes, o adubo à base de uréia se apresenta de preferência sob forma sólida, vantajosamente sob a forma de granulados. Naturalmente, o adubo à base de uréia pode igualmente se apresentar sob forma líquida. Tais adubos à base de uréia são bem conhecidos no domínio agrícola.
A composição que associa o composto inibidor de urease de tipo fosforamida e o óleo essencial de Allium, vantajosamente escolhido como provindo de Allium sativum, pode ser acrescentada ao adubo à base de uréia, quer sob forma sólida, por exemplo, por simples mistura quando o adubo é ele mesmo sob forma sólida, quer sob forma líquida, por exemplo por simples mistura quando o adubo é está sob forma líquida, ou ainda por pulverização ou granulação quando o adubo está sob forma sólida.
Nesta aplicação, a composição inibidora de urease será utilizada geralmente em uma quantidade compreendida entre 1 e 10 Kg, de preferência entre 3 e 6 Kg por tonelada de adubos à base de uréia, correspondente a uma quantidade de composto(s) inibidor(es) de urease compreendido entre 0,25 e 2,5 kg/ha, de preferência entre 0,75 e 1,5 kg/ha.
Os exemplos não limitativos seguintes ilustrarão a presente invenção.
Nestes exemplos, a abreviação seguinte é utilizada:
- NBPT: N-(N-butil)tiofosfórico triamida.
EXEMPLO 1: Preparação de uma composição inibidora de urease de acordo com a invenção
Em um reator munido de uma agitação contínua, introduz-se:
- 749 g de óleo essencial de alho;
- 250 g de NBPT;
- 1 g de hidróxido de sódio.
O meio reacional é mantido sob agitação contínua a 25°C e sob pressão atmosférica até a dissolução total do NBPT.
Obtém-se assim uma composição líquida estável (ou seja, que não precipita e na qual a concentração em composto inibidor de urease é constante).
EXEMPLO 2: Preparação de uma composição inibidora de urease de acordo com a invenção
Em um reator munido de uma agitação contínua, introduz-se:
- 380 g de óleo essencial de alho;
- 250 g de NBPT;
- 370 g trietanolamina.
O meio reacional é mantido sob agitação contínua a 25°C e sob pressão atmosférica até a dissolução total do NBPT.
Obtém-se assim uma composição líquida estável (ou seja, que não precipita e na qual a concentração em composto inibidor de urease é constante).
EXEMPLO 3: Preparação de uma composição fertilizante de acordo com a invenção
Neste exemplo, utiliza-se um adubo à base de uréia que se apresenta sob a forma de granulados.
Uma composição inibidora de urease de acordo com o exemplo 1 ou 2 pulverizada sobre o adubo pré-citado de preferência na sequência do processo de granulação da uréia realizada, por exemplo, como descrito no Fertilizer Manual, Klewer Academic Publisher, 1998, páginas 259 a 268.
Neste exemplo, misturou-se assim:
- 1.000 Kg de uréia
- 5 Kg de uma formulação de acordo com o exemplo 1 ou 2.
O produto assim obtido se apresenta sob a forma de granulados revestidos pela composição inibidora de urease.
DESTAQUE DOS EFEITOS DAS COMPOSIÇÕES DE ACORDO COM A INVENÇÃO
A fim de destacar os efeitos vantajosos das composições inibidoras de urease de acordo com a invenção, comparou-se a taxa de transformação de uréia em amoníaco obtido após tratamento de um solo:
- por um lado, de uma composição comercial à base de NBPT; e
- por outro lado, de uma composição de acordo com o exemplo 2.
Nos dois casos, o solo foi precedentemente tratado por um adubo à base de uréia e uma matéria orgânica (palha de trigo) foi espalhada em uma quantidade de cerca de 0,1% trazida na quantidade de solo tratado na superfície do solo a fim de colocar este último nas condições máximas de “volatilização” do nitrogênio.
A título de comparação, mediu-se igualmente a taxa de transformação da uréia em amoníaco após o único pré-tratamento pelo adubo à base de uréia.
A taxa de transformação (porcentagem de volatilização) da uréia em amoníaco foi medida em conformidade com o método descrito no documento seguinte: Zhengping, W.; Van Cleemput, O.; Demeyer, P.; Baert, L. Effect of urease inhibitors on urea hydrolysis and ammonia volatilization. Biol. Fert. Soils 1991, 11,43-47.
As experiências foram realizadas em frascos de 250 ml contendo 100 g de solo calcário que incorporam 20% de areia (2 a 3 mm) e adicionando aí uma quantidade de adubos equivalente a 0,0874 g de nitrogênio.
As composições inibidoras de urease testadas foram aplicadas por pulverização em uma quantidade que corresponde a 0,5% em peso de NBPT levado ao peso de uréia.
As concentrações de uréia e de amônio no solo foram medidas utilizando-se o método descrito em Zhengping, W.; Van Cleemput, O.; Demeyer, P.; Baert, L. Effect of urease inhibitors on urea hydrolysis and ammonia volatilization. Biol. Fert. Soils 1991, 11, 43-47.
Os resultados obtidos após uma duração de 28 dias foram agrupados na tabela I a seguir.
TABELA I
Figure BRPI0821494B1_D0001
volatilização em função do tempo.
Nesta figura:
- a curva C corresponde aos resultados obtidos com a uréia sozinha;
- a curva C+N corresponde aos resultados obtidos com a uréia 10 em associação com o NBPT comercial;
- a curva C+F2 corresponde aos resultados obtidos com a composição de acordo com o exemplo 2.
Os resultados assim obtidos mostram que uma composição inibidora de urease de acordo com a invenção potencializa de maneira significativa (cerca de 17,8%) o efeito do NBPT sobre a volatilização da uréia.
Do mesmo modo, estes resultados mostram que uma formulação de acordo com a invenção permite aumentar de maneira bastante significativa o teor de amônio no solo assim como em comparação com a uréia sozinha (ganho de cerca de 159%) em comparação com uma composição comercial de NBPT (ganho de cerca de 38%).
Resulta disso que o óleo essencial de allium constitui efetivamente um solvente particularmente vantajoso para os inibidores de urease de tipo fosforamida e em particular para o NBPT.

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Composição inibidora de urease e de nitrificação, caracterizada pelo fato de que compreende pelo menos um composto inibidor de urease de tipo fosforamida associado a um óleo essencial de Allium.
  2. 2. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o óleo essencial de Allium é escolhido entre os óleos essenciais obtidos a partir de diferentes espécies de plantas monocotiledôneas da família Aliáceas, como em particular Allium Sativum, Allium ascalonicum, Allium moly, Allium neapolitanum, Allium roseum, Allium scorodoprasum, Allium sphaerocephalon, Allium tricoccum, Allium triquetru, Allium tunoelianum, Allium ursinum, Allium victoralis, Allium vineale.
  3. 3. Composição de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o óleo essencial de Allium é obtido a partir de Allium Sativum geralmente conhecido sob o nome de alho.
  4. 4. Composição de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que se apresenta sob forma líquida, o referido composto inibidor de urease sendo dissolvido em um sistema solvente que compreende o referido óleo essencial de Allium e eventualmente um cosolvente.
  5. 5. Composição de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o co-solvente pré-citado é escolhido entre os ésteres metílicos e outros derivados de óleos vegetais, siloxanos e seus derivados, pirrolidonas, alquilas pirrolidonas, mono, di, ou trietanolaminas.
  6. 6. Composição de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o co-solvente pré-citado é a trietanolamina.
  7. 7. Composição de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o composto inibidor de urease pré-citado é o NBPT.
  8. 8. Composição de acordo com uma das reivindicações 5 a 7, caracterizada pelo fato de que compreende;
    - de 0.01 a 50 partes em peso de um composto inibidor de urease;
    - de 50 a 99,99 partes em peso do referido sistema solvente à base de óleo essencial de Allium.
  9. 9. Composição de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que ela se apresenta sob forma sólida e compreende um suporte sólido sobre o qual é absorvida uma composição líquida de acordo com uma das reivindicações 4 a 8.
  10. 10. Composição de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que o suporte sólido pré-citado é escolhido no grupo que compreende os suportes de tipo argila como a sepiolita, zeólito, atapulgita; silicatos naturais ou sintéticos; sílica amorfa; ceras; resinas sintéticas, de preferência biodegradáveis tais como em particular as poliacrilamidas; assim como os materiais orgânicos naturais absorventes, como por exemplo a leonardita ou a turfa.
  11. 11. Utilização da composição de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que inibe a transformação de uréia em amoníaco ou a transformação de amoníaco em nitrato.
  12. 12. Utilização de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que a composição pré-citada se aplica em uma quantidade compreendida entre 1 e 30 kg/ha, de preferência em uma quantidade compreendida entre 5 e 10 kg/ha.
  13. 13. Composição fertilizante, caracterizada pelo fato de que ela compreende:
    - um adubo à base de uréia
    - uma composição de acordo com uma das reivindicações 1 a
BRPI0821494A 2007-12-31 2008-12-30 composição inibidora de urease e de nitrificação, utilização desta composição e composição fertilizante. BRPI0821494B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0760455A FR2925826B1 (fr) 2007-12-31 2007-12-31 Composition inhibitrice d'urease et de nitrification
PCT/FR2008/052432 WO2009083701A2 (fr) 2007-12-31 2008-12-30 Composition inhibitrice d'urease et de nitrification

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0821494A2 BRPI0821494A2 (pt) 2015-06-16
BRPI0821494A8 BRPI0821494A8 (pt) 2015-12-01
BRPI0821494B1 true BRPI0821494B1 (pt) 2018-10-09

Family

ID=39791697

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0821494A BRPI0821494B1 (pt) 2007-12-31 2008-12-30 composição inibidora de urease e de nitrificação, utilização desta composição e composição fertilizante.

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8430942B2 (pt)
EP (1) EP2225190B1 (pt)
AT (1) ATE545622T1 (pt)
BR (1) BRPI0821494B1 (pt)
CA (1) CA2710545C (pt)
ES (1) ES2382702T3 (pt)
FR (1) FR2925826B1 (pt)
PT (1) PT2225190E (pt)
WO (1) WO2009083701A2 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8617286B2 (en) * 2010-10-21 2013-12-31 John M. Rizzo Method for increasing crop yield
US10173935B2 (en) 2011-12-12 2019-01-08 Rhodia Operations Solvent systems of N-alkyl thiophosphoric triamides and methods of use in agricultural applications
WO2013090287A1 (en) * 2011-12-12 2013-06-20 Koch Agronomic Services, Llc Conditioned urea-based granular fertilizers and methods of making thereof
CN102557842A (zh) * 2012-03-08 2012-07-11 湖南省土壤肥料研究所 一种蔬菜种植用氮肥增效剂及其应用方法
BR112015003095A2 (pt) * 2012-08-15 2017-07-04 Koch Agronomic Services Llc composições líquidas contendo inibidores de urease e aril-alquila álcoois
DK2885261T3 (da) 2012-08-15 2019-08-12 Koch Agronomic Services Llc Flydende sammensætninger, der indeholder ureaseinhibitorer og glycolalkylethere
WO2014028715A1 (en) * 2012-08-16 2014-02-20 Helena Holding Company Solvent free n-alkyl thiosphoric triamide formulations
RU2502713C1 (ru) * 2012-08-21 2013-12-27 Федеральное государственное бюджетное учреждение науки Байкальский институт природопользования Сибирского отделения Российской академии наук (БИП СО РАН) Торфоцеолитовое удобрение пролонгированного действия, модифицированное фосфатом калия
WO2014036278A1 (en) * 2012-08-31 2014-03-06 Helena Holding Company Stabilized n-alkyl thiosphoric triamide solvent systems for use in nitrogen fertilizer
KR102022749B1 (ko) 2012-12-20 2019-09-18 로디아 오퍼레이션스 액체 디시안디아미드 및/또는 알킬 티오인산 트리아미드 조성물 및 농업 용품에 있어서의 이의 용도
DE102013012760B4 (de) 2013-03-27 2023-07-06 Dreiturm GmbH Zusammensetzungen, enthaltend einen dispergierten Ureaseinhibitor, und deren Verwendung zur Behandlung von harnstoffbasierten Düngemitteln
CA2958822A1 (en) 2013-08-23 2015-02-26 Koch Agronomic Services, Llc Urea and nitrogen stabilizer compositions and methods and systems of making and using thereof
CN103435393A (zh) * 2013-09-06 2013-12-11 燕贵学 一种含有坡缕石的复合肥料及其制备方法
EP3174841A4 (en) * 2014-04-17 2018-05-16 Basf Se Combination of novel nitrification inhibitors and biopesticides as well as combination of (thio)phosphoric acid triamides and biopesticides
WO2016064973A1 (en) 2014-10-21 2016-04-28 Rhodia Operations Improved solvent systems for dicyandiamide and/or alkyl thiophosphoric triamide and use in agricultural applications
US10501383B2 (en) 2014-10-31 2019-12-10 Koch Agronomic Services, Llc Nitrification inhibitor compositions and methods of making thereof
CA2889430C (en) * 2014-12-04 2016-09-13 Active AgriProducts Inc. Compositions and methods for reducing nitrogen volatilization of urea fertilizers
US10183897B2 (en) 2014-12-04 2019-01-22 Active Agriscience Inc. Compositions and methods for reducing nitrogen volatilization of urea fertilizers
AU2016223099B2 (en) 2015-02-24 2019-11-21 Koch Agronomic Services, Llc Granular urea fertilizer with nitrogen stabilizer additives
CA2992028C (en) 2015-07-13 2018-11-20 Koch Agronomic Services, Llc Highly concentrated phosphoric or thiophosphoric triamide formulation
BR112018002904B1 (pt) 2015-08-17 2023-04-11 Rhodia Operations Composição agrícola líquida estável em temperatura alta, método de fabricar uma composição fertilizante sólida ou líquida concentrada, método para estabilizar uma composição fertilizante líquida em temperaturas altas e composição fertilizante líquida concentrada
LT6961B (lt) 2021-05-06 2022-12-12 Akcinė bendrovė „ACHEMA“ Preparatas, naudojamas kaip ureazės inhibitorius, jo gavimo būdas ir karbamido trąšos
CN113387619A (zh) * 2021-05-17 2021-09-14 东南大学 一种高温条件下可控地产出碳酸钙的方法

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK137622B (da) * 1973-05-15 1978-04-10 Ivar Harry Sanick Fremgangsmåde og middel til beskyttelse af nærings- eller nydelsesmidler mod angreb af mikroorganismer.
US4517007A (en) * 1983-06-09 1985-05-14 Allied Corporation Phosphoroamide urease inhibitors and urease inhibited urea based fertilizer compositions
US4676822A (en) * 1986-07-24 1987-06-30 Tennessee Valley Authority Fluid fertilizers containing thiophosphoryl triamide
US5024689A (en) * 1988-02-08 1991-06-18 Freeport Mcmoran Resource Partners Nitrogen fertilizer
US5364438A (en) * 1993-11-12 1994-11-15 Freeport-Mcmoran Resource Partners, Limited Partnership Fluid urea-containing fertilizer
US5698003A (en) * 1995-12-19 1997-12-16 Imc-Agrico Company Formulation for fertilizer additive concentrate
US6231865B1 (en) * 1998-03-26 2001-05-15 Safer Gro Laboratories, Inc. Natural pesticide
US6336949B1 (en) * 1999-02-12 2002-01-08 Council Of Scientific & Industrial Research Slow release urea fertilizer composition and a process for the preparation of the said composition
US20040016275A1 (en) * 1999-12-08 2004-01-29 Richard Hartmann Stabilized enhanced efficiency controllable release calcium cyanamide compositions
AU779660B2 (en) * 2000-03-28 2005-02-03 Council Of Scientific And Industrial Research Formulation useful as a nitrification and urease inhibitor and a method of producing the same
DE602004002293T2 (de) * 2003-03-31 2007-04-26 Council Of Scientific And Industrial Research Eine synergistische fermentierte pflanzenwachstumsfördernde, biokontrolle-zusammensetzung
DE10317895A1 (de) * 2003-04-17 2004-11-11 Skw Stickstoffwerke Piesteritz Gmbh 1,3,4-Oxa-und 1,3,4-Thiadiazol-2-yl(thio)phosphorsäuretriamide, Verfahren zu ihrer Herstellung und deren Verwendung als Mittel zur Regulierung bzw. Hemmung der enzymatischen Harnstoff-Hydrolyse
AU2005210449A1 (en) * 2004-02-09 2005-08-18 Ballance Agri-Nutrients Limited Fertilizer compositions
ES2264386B1 (es) * 2005-06-07 2007-11-16 Inabonos, S.A. Nuevas formulaciones con la capacidad de inhibir la actividad ureasa y potencial uso agronomico.
GB0520726D0 (en) * 2005-10-12 2005-11-23 Plant Impact Plc Agricultural composition
BRPI0617387A2 (pt) * 2005-10-14 2011-07-26 Genaro Casas Jassan pesticida natural

Also Published As

Publication number Publication date
FR2925826B1 (fr) 2010-01-29
EP2225190B1 (fr) 2012-02-15
WO2009083701A2 (fr) 2009-07-09
WO2009083701A3 (fr) 2009-12-03
CA2710545C (fr) 2017-01-24
US20110113842A1 (en) 2011-05-19
US8430942B2 (en) 2013-04-30
FR2925826A1 (fr) 2009-07-03
ATE545622T1 (de) 2012-03-15
EP2225190A2 (fr) 2010-09-08
PT2225190E (pt) 2012-05-07
CA2710545A1 (fr) 2009-07-09
BRPI0821494A2 (pt) 2015-06-16
BRPI0821494A8 (pt) 2015-12-01
ES2382702T3 (es) 2012-06-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0821494B1 (pt) composição inibidora de urease e de nitrificação, utilização desta composição e composição fertilizante.
CA2931450C (en) Nitrification inhibitors designed for urea and manure based fertilizers
AU2015323953B2 (en) Solvent for thiophosphoric triamide or dicyandiamide solutions, and related methods
ES2694383T3 (es) Preparaciones con efecto inhibidor de ureasa mejorado y fertilizantes que contienen urea que las contienen
JP6409000B2 (ja) 液体ジシアンジアミドおよび/またはアルキルチオリン酸トリアミド組成物ならびに農業用途でのそれらの使用
EP2880004A1 (en) Nbpt solutions for preparing urease inhiited urea fertilizers prepared from n-alkyl; n, n-alkyl; and n-alkyl-n-alkoxy amino alcohols
BR112017028147B1 (pt) Composição contendo adutos de triamida n-(nbutil)tiofosfórica, métodos de fabricação de um concentrado de ureia-formaldeído inibidor de urease e método de formação de um fertilizante de ureia
BR112019014982A2 (pt) composições de fertilizante contendo aduto de inibidor de urease resistentes a ácido
BR112019014952A2 (pt) composição contendo produtos de reação e adutos de triamida n-(n-butil)-tiofosfórica
BR112020022827A2 (pt) composição melhorada à base de ureia compreendendo enxofre elementar e método para fabricação da mesma
CS270586B2 (en) Agent for nitrification prevention
BR112019010890B1 (pt) Misturas e uso de uma triamida de n-(2-nitrofenil)fosfórico (2-npt)
CN110997599B (zh) 制备改进的3,4-二甲基-1h-吡唑磷酸盐配制剂的方法
EP4263471A1 (en) Improved ammonium-based composition and method for the manufacture thereof
BR112020024656A2 (pt) emulsão para tratamento de fertilizantes contendo ureia, uso da mesma, fertilizante contendo ureia e processo para produção do mesmo
JPH0431382A (ja) 土壌に固定化されたリン酸化合物の活用剤
US11866383B1 (en) Nitrification inhibiting compositions and their use in agricultural applications
US3663198A (en) Increased component concentration of zinc nutrient solution
US4545802A (en) Soil treating method and composition for conserving nitrogen in soil
EA041686B1 (ru) Способ получения улучшенных 3,4-диметил-1н-пиразолфосфатных составов
BR102015001331A2 (pt) fertilizante à base de ureia micronizada e seu processo de obtenção
JP2006298861A (ja) 抑草剤

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: CENTRE MONDIAL D'INNOVATION (FR)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AGRO INNOVATION INTERNATIONAL (FR)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: AGRO INNOVATION INTERNATIONAL (FR)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/12/2008, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.