BRPI0820415B1 - Hot or hot uniaxial isostatic pressing process, graphite matrix for use in this process and the component produced by this process - Google Patents

Hot or hot uniaxial isostatic pressing process, graphite matrix for use in this process and the component produced by this process Download PDF

Info

Publication number
BRPI0820415B1
BRPI0820415B1 BRPI0820415-2A BRPI0820415A BRPI0820415B1 BR PI0820415 B1 BRPI0820415 B1 BR PI0820415B1 BR PI0820415 A BRPI0820415 A BR PI0820415A BR PI0820415 B1 BRPI0820415 B1 BR PI0820415B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
matrix
process according
coating
component
layers
Prior art date
Application number
BRPI0820415-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Frederick Archer Geoffrey
Original Assignee
Advanced Interactive Materials Science Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Advanced Interactive Materials Science Limited filed Critical Advanced Interactive Materials Science Limited
Publication of BRPI0820415A2 publication Critical patent/BRPI0820415A2/pt
Publication of BRPI0820415B1 publication Critical patent/BRPI0820415B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22FWORKING METALLIC POWDER; MANUFACTURE OF ARTICLES FROM METALLIC POWDER; MAKING METALLIC POWDER; APPARATUS OR DEVICES SPECIALLY ADAPTED FOR METALLIC POWDER
    • B22F3/00Manufacture of workpieces or articles from metallic powder characterised by the manner of compacting or sintering; Apparatus specially adapted therefor ; Presses and furnaces
    • B22F3/12Both compacting and sintering
    • B22F3/14Both compacting and sintering simultaneously
    • B22F3/15Hot isostatic pressing
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C1/00Making non-ferrous alloys
    • C22C1/04Making non-ferrous alloys by powder metallurgy
    • C22C1/0433Nickel- or cobalt-based alloys
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22FWORKING METALLIC POWDER; MANUFACTURE OF ARTICLES FROM METALLIC POWDER; MAKING METALLIC POWDER; APPARATUS OR DEVICES SPECIALLY ADAPTED FOR METALLIC POWDER
    • B22F2999/00Aspects linked to processes or compositions used in powder metallurgy

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Powder Metallurgy (AREA)
  • Other Surface Treatments For Metallic Materials (AREA)
  • Filtering Materials (AREA)

Description

"PROCESSO DE PRENSAGEM ISOSTÁTICA A QUENTE OU UNIAXIAL A QUENTE, MATRIZ DE GRAFITE PARA USO NESTE PROCESSO E COMPONENTE PRODUZIDO POR ESTE PROCESSO” Campo da Invenção [001] Esta invenção refere-se a um processo de metalurgia de pó conhecido como “net ou near net shape", [002] A invenção refere-se particularmente, porém não exclusivamente, ao fornecimento de um filtro de difusão atômica entre uma matriz de grafite, usado para derivar a forma acabada “net ou near net shape" usada na fabricação de componentes de metalurgia de pó "net ou near net shape".
Antecedentes da invenção [003] Um método de fabricação conhecido usado para produzir componentes e materiais utiliza a consolidação de pós metálicos por Prensagem isostática a quente. Uma pré-consolidação dos pós metálicos pode ou não ser usada utilizando a Prensagem Isostática a Frio.
[Q04JEm síntese, o pó metálico é colocado em um refreamento e um vácuo é aplicado dentro do refreamento, e o refreamento é selado. Este pode ou não ser parcialmente consolidado em uma forma fria submetendo-se o refreamento a um processo isostático a frio (ClPing). O pó refreado é então submetido à Prensagem isostática a quente (HIPing).
[005JO processo HIPing utiliza a aplicação de aquecimento em aproximadamente, porém não essencialmente, 80% de sólidos do material do qual o pó é derivado. Este processo submete o pó metálico à tensão mecânica por meio da qual os pós metálicos são mecanicamente deformados em uma condição plástica superior. O contato intimo resultante e o movimento entre as partículas de pó resultam em um cisalhamento e tensões compressivas sendo colocados sobre elas. Como resultado deste processo, uma interação atômica (inter-difusâo) entre as partículas ocorre subsequentemente removendo toda a história prática anterior, desse modo criando um sólido metálico de forma homogênea.
[006] Existe uma necessidade com certos componentes de serem capazes de criar uma forma final precisa e/ou quase precisa para o componente que está sendo fabricado. Isto pode ser feito usando uma matriz de grafite usinada para um tamanho exato.
[007] Nós apreciamos que é desejável parcialmente inibir ou limitar (filtrar) a difusão de átomos de carbono do grafite no metat em pó que está sendo processado.
Declarações da Invenção [008] De acordo com um aspecto da invenção em um processo de prensagem ísos-tática a quente ou processo de prensagem uniaxial a quente, um filtro de difusão é provido entre uma matriz de grafite e o pó metálico a ser prensado.
[009] Preferimos aplicar o filtro à matriz que foi precisamente usinada.
[0010] Preferivelmente um depósito pulverizado por via úmida de uma suspensão aquosa de Nitreto de Boro é usado para criar a barreira/filtro. A espessura total do revestimento, determinada primariamente pelo número de revestimentos pode ser desenvolvida para controlar a quantidade de difusão de carbono desejada ou que pode ser tolerada.
[0011 ]0 método de pulverização é por meio de pulverização manual para aplicação geral, ou pelo uso de robóticas no caso de requisitos de alta precisão e em aplicações que requerem capacidade de repetição precisa.
[0012] Suspensões aquosas de nitreto de boro em diferentes percentagens de volume podem ser selecionadas por meio de uma série de testes tendo em vista a otimização da constituição de pulverização e possibilitando pulverização precisa ser empreendida.
[0013] A pulverização de nitreto de boro é preferivelmente aplicada substancialmente normalmente para fornecer uma pluralidade de múltiplas camadas finas. Muito cuidado é requerido para assegurar que a espessura das camadas seja controlada a fim de fornecer o nível de filtragem total correto do revestimento.
[0014] Em um método preferido de aplicação do revestimento de nitreto de boro, a adesão das camadas de revestimento inicial é empreendida pelo uso de revestimentos de aparência leve finos aplicados por pulverização. Isto ajuda a impedir a suspensão aquosa de escorrer e ajuda a prover adesão do revestimento à matriz de carbono/grafite antes da formação de revestimentos secundários de resistência normal serem aplicados.
[0015] 0 procedimento é de particular importância com respeito a componentes precisos grandes até e além de 2 metros de comprimento.
[0016] Pode ser necessário aquecer o componente para assegurar que o revestimento de aparência leve fina seque rapidamente antes que a barreira com base aquosa escorra e trabalhe para afastar o revestimento de nitreto de boro deixando a sem revestimento.
[0017] Pode requerer uma pluralidade de revestimentos de aparência leve; tanto quanto três pode ser requerido ou mais em alguns casos onde um acabamento de superfície elevado foi criado sobre a matriz carbono/grafite.
[0018jO controle preciso da espessura do revestimento é essencial no caso de formação “net-shape" para assegurar que as dimensões acabadas após a consolidação são precisas.
[0019jO número preciso de revestimentos secundários é regulado para essencialmente controlar o nível de difusão de carbono, porém a precisão do componente acabado é também influenciada pela espessura do revestimento.
[0020]Preferimos adaptar as dimensões da matriz de carbono/grafite para acomo- dar a espessura precisa/número de revestimentos de nitreto de boro aplicado. Este processo pode envolver equilibrar o nível de difusão com o requisito de precisão final requerido para a peça.
[0021 ]A superfície do pó consolidado adjacente ao filtro de nitreto de boro é essencialmente modificada pela difusão controlada de carbono da matriz de carbono/grafite durante a consolidação. A atividade de átomos de carbono é alta na temperatura de consolidação que é, em caso de ligas a base de níquel em, ou acima de 1000°C.
[0022] A capacidade de modificar a morfologia da superfície do pó consolidado é de importância em muitos casos e possibilita a superfície ser adaptada à aplicação específica. Por exemplo, aumentar a resistência ao desgaste e/ou rigidez embora as camadas de sub-superfície possam ser estruturadas para fornecer tenacidade aumentada e/ou resistência à corrosão.
[0023] A análise química dos pós pré-consolidados é preferivelmente ajustada para acomodar a difusão de carbono. Este é o caso tanto com ligas à base de níquel quanto ligas ferrosas.
[0024] A modificação de superfície pode ser utilizada para realçar peças formadas de pó já estruturado. Isto pode prover uma operação in situ que não requer nenhum processo de difusão e, particularmente no caso de algumas ligas à base de níquel, não requer nenhum outro processamento de tratamento térmico para obter dureza ideal.
[0025JA espessura do revestimento também controla/influencia o acabamento de superfície da interface consolidada do componente. As camadas espessas de nitreto de boro têm um nível elevado de conformidade ao pó de interface durante a consolidação e desse modo a superfície transportará a topografia da forma de partícula do pó. Revestimentos mais finos, com subsequentes níveis maiores de difusão de carbono, são menos conforman-tes e apresentam uma superfície mais próxima semelhante àquela da matriz de carbono/grafite. Neste caso, se um acabamento de grau elevado for aplicado à matriz o pó consolidado também apresentará um acabamento de superfície similar.
[0026] É essencial secar a matriz de grafite revestida cuidadosamente antes da consolidação, quando o nitreto de boro tiver sido aplicado em uma suspensão aquosa.
[0027] 0 nitreto de boro consolidar-se-á durante ambos HIPing e CIPing, e quando usando combinações de ambos, e as predições de tamanho podem ser desenvolvidas de uma série de testes.
[0028] lsto tem o efeito de aumentar a dureza da superfície, e é particularmente vantajoso visto que nenhuma outra usinagem é requerida para atingir o tamanho final. Outra usinagem de uma superfície dura de outra maneira seria difícil.
[0029] 0 uso de nitreto de boro sobre as matrizes de grafite pode apresentar uma outra e muito importante função. Isto é para permitir a expansão diferencial entre o metal em pó e a matriz de carbono/grafite. Isto é de maior importância durante o ciclo de resfriamento quando os dois materiais estão resfriando da temperatura de consolidação. Isto pode, por exemplo, ser de uma temperatura em excesso de 1000°C, e a expansão diferencial tipicamente entre uma superliga de níquel e algum grafite pode ser tão alta quanto 11x10'6/°C. Este diferencial de expansão pode tornar-se um problema maior. Entretanto, a presença de nitreto de boro pode I permite que o movimento entre os dois materiais ocorra e desse modo impedem que o trabalho seja destruído ou na melhor das hipóteses prejudicado.
[0030] Este aspecto é particularmente importante no caso de componentes longos tal como motores e/ou bombas lineares. Neste caso, componentes até e maiores do que 2 metros são produzidos por este método que não seria possível sem a utilização desta técnica. Em particular quando materiais duros e/ou pós compostos de matriz de metal duro são consolidados, nenhuma usinagem adicional e/ou formação de forma podem ser feitas, portanto, a incorporação deste tipo de técnica é essencial.
[0031 ]0 coeficiente de expansão térmica de grafite pode variar de 4x10'6/°C a aproximadamente 6x10 VO que é uma diferença significante, porém não tão significante quanto a diferença potencial entre os diferentes tipos de metais em pó que podem ser usados neste processo, o que pode variar entre ISxIO V^C e 9x10 $/°C. Pode ser claramente observado que grande cuidado é requerido para acomodar a diferença de GTE entre a matriz e os pós consolidados quando em resfriamento.
Exemplos de acordo com a invenção: [0032] No caso de formas de grafite usadas para produzir “net/near-net-shapes” em ligas à base de níquel PM contendo, por exemplo, camadas aquosas finas de Cr, Fe, B, Si, C 5 de BN entre 1 pm e 2 pm por camada funcionam satisfatoriamente. Isto permite uma quantidade controlada de carbono difundir-se na liga de Ni em profundidade entre 100 pm e 500 pm. Isto aumenta ligeiramente o tamanho do CrC precipitado dentro desta faixa de 100 pm e desse modo aumentando a macro dureza de no minai mente 55 Rc a aproximadamente 57Rc. Este ligeiro aumento na dureza aumenta a resistência ao desgaste do material consolidado, embora limitando o comportamento quebradiço. Os revestimentos formados de múltiplas camadas de 1 pm até e além de 250 pm têm sido aplicados para controlar e adaptar a morfologia da superfície e as propriedades dos materiais consolidados.
[0033] Além disso, nesta particular aplicação da invenção, a camada de BN também age como um agente de liberação permitindo a matriz de grafite ser removida seguindo Hl-Ping. Aqui o acabamento de superfície da peça “net-shape” é importante. Portanto, é de adicional importância assegurar que a camada de BN seja depositada uniformemente e precisamente.
[0034] (B) Paredes perfuradas traçadas na forma de rede de casca fina podem ser produzidas para a indústria automotiva de alto desempenho. É requerido que estas peças sejam fabricadas em liga de aço ferroso de alta qualidade, e nesta aplicação particular da invenção é essencial controlar o nível de difusão de carbono na peça de aço circundante e mantê-lo tão baixo quanto possível. Embora neste caso a precisão não seja tão importante, a qualidade e subsequente o desempenho do material são de grande importância. A barreira de difusão de BN nesta aplicação é aplicada em uma espessura que é desse modo escolhida de modo a reduzir a difusão de carbono no aço para um nível insignificante.
[0035] (C) Escolha de Ligas Adequadas para Tratamento de Superfície [0036] Materiais típicos adequados para modificação de superfície pela difusão de carbono são ligas à base de níquel contendo Si, B, Fe, Cr e C. Neste caso, o teor de carbono da liga é realçado pela difusão ainda do carbono durante o processo HIPing. Pode ser desejável ajustar o teor de carbono e/ou cromo especificado para otimizar as propriedades pós processo do material.
[0037] Foi descoberto ser benéfico orquestrar a difusão de carbono em diversos materiais com base em níquel e em ferro, porém aços de liga designados especificamente para carburização são em particular adequados para uso nesta aplicação.
[0038] Uma liga a base de níquel é tipicamente: Equilíbrio de Ni de C1,0, Cr15, Si 4.0, B3,5, Fe4,5, por porcentagem em peso.
[0039] Uma liga ferrosa é tipicamente: C 0,13, Si 0,20, Mn 0,50, P 0.020, S 0,020, Mo 0,18, Ni 3,40, por porcentagem em peso.
[0040] Além do material específico, a composição pode ser compilada para otimizar o potencial do processo para um requisito particular.
[0041 ]A difusão de carbono em outras ligas de aço seguida por um tratamento térmico apropriado pode ser benéfica para aumentar tanto a rigidez quanto o desempenho dos componentes da superfície mesmo se os materiais não forem usualmente tratados de tal maneira.
[0042]Em todos os casos a duração do pico de temperatura HIPing pode ser ajustada para otimizar a intensidade da difusão de carbono; contanto que o aumento no tempo não tenha um efeito prejudicial sobre a morfologia total do material consolidado. Por exemplo, crescimento do grão aumentado e/ou indesejavelmente afeta a fração de volume ou dimensões dos precipitados.
REIVINDICAÇÕES

Claims (13)

1. Processo de prensagem ísostática a quente ou processo de prensagem uníaxial a quente, CARACTERIZADO por ser para produção de um produto "net ou near net shape", em que um filtro de difusão compreendendo nitreto de boro é fornecido entre uma matriz de grafite e o pó metálico a ser prensado contra ela, em que o filtro de difusão compreende uma ou mais camadas de um material de revestimento de nitreto de boro, em que a camada ou as camadas são aplicadas à superfície da matriz de grafite antes do pó metálico ser disposto próximo á matriz pela aplicação de uma suspensão do material de revestimento à superfície,
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato da suspensão ser uma suspensão aquosa,
3. Processo, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato da suspensão ser aplicada por pulverização.
4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, CARACTERIZADO por uma ou mais camadas de revestimento de aparência leve e fina da suspensão serem aplicadas à superfície da matriz de grafite antes de uma ou mais camadas da suspensão de resistência normal serem aplicadas,
5. Processo, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato da camada de revestimento ser deixada secar/ ser secada antes da camada seguinte ser aplicada,
6. Processo, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato da matriz ser aquecida para secar pelo menos uma das camadas.
7. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pelo fato do pó metálico ser uma liga à base de níquel PM e da camada ou das camadas quando secas serem de espessura de 1 pm a 2 pm por camada.
8. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO por ser usado para criar um componente prensado de comprimento maior do que 2 m, contração relativa do componente e matriz durante o resfriamento do componente sendo acomodado pelo revestimento de nitreto de boro sobre a matriz,
9. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pelo fato do pó metálico ser uma liga à base de níquel tendo a seguinte composição: Equilíbrio de Ni com C 1,0, Cr 15, Si 4,0, B 3,5, Fe 4,5.
10. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pelo fato do pó metálico ser uma liga terrosa tendo a seguinte composição: C 0,13, Si 0,20, Μη 0,50, P 0,020, S 0,020, Mo 0,18, Ni 3,40.
11. Matriz de grafite para uso em um processo de prensagem isostática a quente ou processo de prensagem uniaxial a quente CARACTERIZADA por ser fornecida com um revestimento sobre a superfície da mesma que prensa contra o pó metálico em uso da matriz, o revestimento compreendendo múltiplas camadas de nitreto de boro para agir como um filtro de difusão, em que cada camada quando seca tem espessura de 1 pm a 2 pm por camada.
12. Componente produzido por um processo, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, CARACTERIZADO pelo fato da superfície do componente incorporar uma quantidade controlada de carbono que se difunde na superfície da matriz de grafite durante a prensagem, o teor de carbono da superfície do componente acabado tendo sido determinado por testes de como o teor de carbono varia com a espessura do revestimento de nitreto de boro sobre a matriz, e por escolha das dimensões da matriz não revestida, de acordo com a espessura do revestimento requerida e as dimensões finais requeridas do componente prensado.
13. Componente, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO por ser feito de uma liga à base de níquel PM e do carbono difundir a uma profundidade entre 100 pm e 500 pm.
BRPI0820415-2A 2007-11-22 2008-11-21 Hot or hot uniaxial isostatic pressing process, graphite matrix for use in this process and the component produced by this process BRPI0820415B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0722850.5A GB0722850D0 (en) 2007-11-22 2007-11-22 Net or near net shape powder metallurgy process
GB0722850.5 2007-11-22
US2293508P 2008-01-23 2008-01-23
US61/022.935 2008-01-23
PCT/GB2008/003906 WO2009066082A1 (en) 2007-11-22 2008-11-21 Net or near net shape powder metallurgy process

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0820415A2 BRPI0820415A2 (pt) 2015-05-19
BRPI0820415B1 true BRPI0820415B1 (pt) 2017-09-12

Family

ID=38925835

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0820415-2A BRPI0820415B1 (pt) 2007-11-22 2008-11-21 Hot or hot uniaxial isostatic pressing process, graphite matrix for use in this process and the component produced by this process

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20110038750A1 (pt)
EP (2) EP2217395B1 (pt)
CN (1) CN101868315B (pt)
BR (1) BRPI0820415B1 (pt)
CA (1) CA2744268A1 (pt)
EA (1) EA026007B1 (pt)
ES (1) ES2511843T3 (pt)
GB (1) GB0722850D0 (pt)
MX (1) MX336975B (pt)
WO (1) WO2009066082A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0922488D0 (en) 2009-12-23 2010-02-03 Advanced Interactive Materials Improvements in or relating to hot isostatic pressing
CN106319267A (zh) * 2015-06-26 2017-01-11 华中科技大学 一种原位生成连续空间网状结构的热等静压成形方法
CN105436505B (zh) * 2015-11-14 2017-10-13 华中科技大学 一种用于提高零件表面质量的热等静压成形方法
WO2019122958A1 (en) * 2017-12-19 2019-06-27 Arcelormittal A coated steel substrate

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB846292A (en) * 1957-04-02 1960-08-31 Atomic Energy Authority Uk Production of shaped boron bodies
US3049795A (en) * 1958-05-02 1962-08-21 Emery I Valyi Gas permeable body
GB941795A (en) * 1962-01-08 1963-11-13 Valyi Emery I Improvements in or relating to permeable bodies
GB1408572A (en) * 1972-01-19 1975-10-01 Lucas Industries Ltd Method of producing a boron nitride coating on an article
US3975121A (en) * 1973-11-14 1976-08-17 Smith International, Inc. Wafer elements for progressing cavity stators
DE2437208C3 (de) * 1974-08-02 1979-07-19 Mannesmann Ag, 4000 Duesseldorf Regalförderzeug für Frachtbehälter-Hochlager
ZA79440B (en) * 1978-02-10 1980-09-24 Oakes Ltd E T Drive arrangement
JPS56130451A (en) * 1980-03-13 1981-10-13 Daijietsuto Kogyo Kk Cubic boron nitride sintered body
JPS57181338A (en) * 1981-04-30 1982-11-08 Tatsuro Kuratomi Production of consolidated body of cubic boron nitride
JPS60184649A (ja) * 1984-02-29 1985-09-20 Sumitomo Electric Ind Ltd 高圧相型窒化硼素焼結体の製造方法
JPH02279575A (ja) * 1989-04-18 1990-11-15 Nkk Corp 緻密なセラミック膜を有するセラミック焼結体の製造方法
US5171139A (en) * 1991-11-26 1992-12-15 Smith International, Inc. Moineau motor with conduits through the stator
US5799238A (en) * 1995-06-14 1998-08-25 The United States Of America As Represented By The United States Department Of Energy Method of making multilayered titanium ceramic composites
US5832604A (en) * 1995-09-08 1998-11-10 Hydro-Drill, Inc. Method of manufacturing segmented stators for helical gear pumps and motors
US5822853A (en) * 1996-06-24 1998-10-20 General Electric Company Method for making cylindrical structures with cooling channels
JP3410326B2 (ja) * 1997-04-25 2003-05-26 日立粉末冶金株式会社 鉄系焼結合金の製造方法およびこの製造方法により製造された鉄系焼結合金並びにベアリングキャップ
JPH1121116A (ja) 1997-06-30 1999-01-26 Nippon Steel Corp 窒化ホウ素で被覆された炭素質粉末および炭素質繊維
CN1112460C (zh) * 1998-04-17 2003-06-25 清华大学 金属表面等离子喷涂后激光熔覆制备陶瓷涂层的方法
CN1076012C (zh) * 1998-04-24 2001-12-12 中国科学院上海硅酸盐研究所 透明氮化铝陶瓷的制备方法
US6241494B1 (en) * 1998-09-18 2001-06-05 Schlumberger Technology Company Non-elastomeric stator and downhole drilling motors incorporating same
US6837915B2 (en) * 2002-09-20 2005-01-04 Scm Metal Products, Inc. High density, metal-based materials having low coefficients of friction and wear rates
US7261855B2 (en) * 2004-03-26 2007-08-28 Igor Troitski Method and system for manufacturing of complex shape parts from powder materials by hot isostatic pressing with controlled pressure inside the tooling and providing the shape of the part by multi-layer inserts
US7739792B2 (en) * 2006-07-31 2010-06-22 Schlumberger Technology Corporation Method of forming controlled thickness resilient material lined stator

Also Published As

Publication number Publication date
WO2009066082A1 (en) 2009-05-28
MX2010005306A (es) 2010-08-31
EP2662167A2 (en) 2013-11-13
MX336975B (es) 2016-02-09
US20110038750A1 (en) 2011-02-17
BRPI0820415A2 (pt) 2015-05-19
EP2662167B1 (en) 2017-03-22
EP2662167A3 (en) 2014-03-05
EA201000852A1 (ru) 2010-10-29
CA2744268A1 (en) 2009-05-28
ES2511843T3 (es) 2014-10-23
CN101868315A (zh) 2010-10-20
EP2217395A1 (en) 2010-08-18
EA026007B1 (ru) 2017-02-28
EP2217395B1 (en) 2014-07-23
GB0722850D0 (en) 2008-01-02
CN101868315B (zh) 2013-06-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Wang et al. Microstructure and mechanical properties of stainless steel 316L vertical struts manufactured by laser powder bed fusion process
Toboła et al. Improvement of wear resistance of some cold working tool steels
Atık et al. The effects of conventional heat treatment and boronizing on abrasive wear and corrosion of SAE 1010, SAE 1040, D2 and 304 steels
JP5748150B2 (ja) テクスチャ面を具える低熱膨張係数のスラッシュ金型、その製造方法、及びその使用方法
Keddam et al. Kinetic investigation and wear properties of Fe 2 B layers on AISI 12L14 steel
JP2003328067A (ja) 漸進的な移行を示す組織構造を有する超硬合金構造部材
EP2570507A1 (en) A method for producing high speed steel
BRPI0820415B1 (pt) Hot or hot uniaxial isostatic pressing process, graphite matrix for use in this process and the component produced by this process
JPH0857560A (ja) 金属加工のための改良された型工具
Prabu et al. Investigations on dry sliding wear behaviour of sintered/extruded P/M alloy steels (Fe-CW-Ti)
Koç Effect of boro-sintering process on mechanical properties and wear behaviour of low alloy steel produced by powder metallurgy
Graf et al. Study on determination of flow behaviour of 6060-aluminium and AZ31-magnesium thin sheet by means of stacked compression test
JP4821810B2 (ja) 浸炭熱処理方法および浸炭源材
Eleöd et al. Deformability of the near surface layer of the first body
Natarajan et al. Influence of heat treatment on the tool life while machining SLM Inconel 718 with reference to C&W Inconel 718
CA2112545C (en) Article with wear resistant coating and method
Kříž et al. Properties and Testing of Cemented Carbides
Yilbas et al. Laser gas assisted nitriding of Hastelloy G Alloy: thermal stress analysis and characterization
JP2000301279A (ja) 複合材製鍛造金型
Huang et al. Effects of Mo Contents in Matrix on Microstructure and Properties of Vanadium Carbide Coating Formed by Thermal Diffusion Treatment
Wang et al. Effect of a Tempering Treatment on the Microstructural Evolution and Mechanical Properties of an M2 HSS/Ta Alloy Fabricated by Laser Metal Direct Forming
Aggoune et al. Optimization and control of gaseous nitriding of a 33CrMoV12-9 steel
Fazliana et al. Thermal Stability of Laser-Clad Tool Steel with Fine Tungsten Carbide Particle Addition
Volkov et al. Construction of surface layers with special properties in the hardening of steels
Leksycki et al. Evaluation of structural powder steel properties after high-temperature thermomechanical treatment and finish turning

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2604 DE 01-12-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.